Academic literature on the topic 'Coco seco'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Coco seco.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Coco seco"

1

Silveira, Elineide B., Viviane J. L. B. Rodrigues, Andréa M. A. Gomes, Rosa L. R. Mariano, and Júlio C. P. Mesquita. "Pó de coco como substrato para produção de mudas de tomateiro." Horticultura Brasileira 20, no. 2 (June 2002): 211–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362002000200019.

Full text
Abstract:
A produção de mudas constitui uma das etapas mais importantes do sistema produtivo hortícola, sendo altamente dependente da utilização de insumos. Avaliou-se o potencial do pó de coco, isolado e em combinação com outros substratos [pó de coco, PlantmaxÒ e húmus de minhoca e as misturas em iguais proporções (v/v) PlantmaxÒ + pó de coco, húmus de minhoca + pó de coco, PlantmaxÒ + húmus de minhoca e PlantmaxÒ+ pó de coco + húmus de minhoca], para produção de mudas de tomateiro 'Santa Adélia'. Avaliou-se aos 10 dias após semeadura, a variável germinação e, aos 25 dias após a semeadura, as variáveis número de folhas, altura da planta e matéria fresca e seca da parte aérea. A mistura entre substratos foi mais favorável à produção de mudas de tomateiro, com destaque para os tratamentos PlantmaxÒ + pó de coco + húmus de minhoca. A microbiota natural de cada um dos três substratos foi quantificada com relação às variáveis bactérias totais, fungos totais, Pseudomonas do grupo fluorescente, Bacillus e Trichoderma. Nos substratos pó de coco e húmus de minhoca a população bacteriana superou a fúngica. Húmus de minhoca e pó de coco se destacaram, respectivamente com maior população de bactérias totais (240,56 x 10(4) UFC/g de substrato seco) e fungos totais (86,98 x 10(4) UFC/g de substrato seco). Pseudomonas spp. fluorescentes foram detectadas em húmus de minhoca (1,65 x 10(4) UFC/g de substrato seco) e PlantmaxÒ (0,36 x 10(4) UFC/g de substrato seco); Bacillus spp. em húmus de minhoca (33,23 x 10(4) UFC/g de substrato seco) e; Trichoderma spp. apenas em pó de coco (2,42 x 10(4) UFC/g de substrato seco). Para avaliar o efeito do incremento da microbiota natural dos substratos na promoção de crescimento de plântulas de tomateiro foram adicionadas as misturas PlantmaxÒ + húmus de minhoca; PlantmaxÒ + pó de coco e; PlantmaxÒ + pó de coco + húmus de minhoca suspensões de cinco isolados de Trichoderma spp, quatro isolados de Pseudomonas fluorescentes, cinco isolados de Bacillus spp. e a mistura dos isolados Trichoderma + Pseudomonas fluorescentes + Bacillus. As suspensões foram adicionadas dois dias antes do plantio, na concentração de 0,52 A e 5 x 10(6) conídios/mL para bactérias e fungos, respectivamente. O incremento da população microbiana dos substratos não promoveu o crescimento das plântulas de tomateiro. Conclui-se que a utilização de pó de coco em mistura com outros substratos, principalmente com o PlantmaxÒ, é viável barateando o custo de produção de mudas de tomateiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Maurício Reginaldo Alves dos, Ana Luiza de Oliveira Timbó, Ana Cristina Portugal Pinto de Carvalho, and João Paulo Saraiva Morais. "Avaliação de substratos e adubos orgânicos na aclimatização de plântulas de Heliconia psittacorum." Pesquisa Agropecuária Brasileira 39, no. 10 (October 2004): 1049–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2004001000014.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de três substratos orgânicos - casca de arroz carbonizada, pó de casca de coco seco e verde - e dois adubos -Vitasolo® e húmus de minhoca -, na aclimatização de plântulas de Heliconia psittacorum L., provenientes da micropropagação. Aos 75 dias, avaliaram-se a altura das plantas, o diâmetro do pseudocaule, o número de folhas e a área da terceira folha. A casca de arroz foi mais eficiente que o pó de casca de coco, verde ou seco; o pó de casca de coco verde foi mais eficiente que o pó de casca de coco seco; e o húmus foi mais eficiente que o Vitasolo®.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Maurício R. A., Ana L. O. Timbó, Ana C. P. P. Carvalho, and João P. S. Morais. "Estudo de adubos e substratos orgânicos no desenvolvimento de mudas micropropagadas de helicônia." Horticultura Brasileira 24, no. 3 (September 2006): 273–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362006000300001.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a eficiência de combinações de substratos orgânicos (casca de arroz carbonizada, pó de casca de coco verde e seco) e adubos (Vitasoloâ e húmus de minhoca), em esquema fatorial 3x2, na proporção de 3:1 (v/v), na aclimatização de plântulas de Heliconia bihai, provenientes de cultivo in vitro. Foram estabelecidos contrastes ortogonais, definidos "a priori": pó de casca de coco x casca de arroz carbonizada; pó de casca de coco seco x pó de casca de coco verde; e Vitasoloâ x húmus de minhoca. Após 75 dias, avaliou-se a altura das plantas, o diâmetro do pseudocaule, o número de folhas e a área da terceira folha. Em relação a todas as variáveis estudadas, a casca de arroz carbonizada foi mais eficiente do que o pó de casca de coco; o pó de casca de coco verde ou seco não diferiram significativamente entre si; entre os adubos testados, o húmus de minhoca foi o que resultou em maior desenvolvimento das plântulas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Antunes, Lorenna A., Lucas G. Corrêa, Túlio N. Matos, Cleide S. T. Araújo, and Helén C. Rezende. "Efeito do pH na Utilização da Casca de Coco Seco (Cocos Nucifera l.) como Material Adsorvente na Adsorção de Íons Pb(II) em Sistemas Aquosos." Revista Processos Químicos 12, no. 23 (January 2, 2018): 115–17. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v12i23.439.

Full text
Abstract:
No presente trabalho, a variável pH foi analisada para verificar a capacidade de adsorver íons de Pb(II) quando a casca de coco (Cocos nucifera L.) é totalmente seca e peneirada. Os resultados foram obtidos por meio de análises no equipamento de Espectroscopia de Absorção Atômica por chama (FAAS). O pó de casca de coco seco exibiu um resultado mais satisfatório (98,89%) em uma dose de 1000 mg L -1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Soares, V. K. S., M. de A. Gomes, R. S. da Silva, Z. S. Macedo, and C. H. Hayasi. "Produção de nanopartículas de Al2O3 utilizando água de coco maduro (coco seco)." Cerâmica 59, no. 349 (March 2013): 160–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132013000100019.

Full text
Abstract:
O presente trabalho propõe o emprego de uma nova rota de produção de nanopartículas para aplicação em indústria cerâmica. Esta rota, conhecida como rota sol-gel proteico, usualmente utiliza água de coco verde para dissolver os sais precursores, em substituição aos alcóxidos metálicos empregados no processo convencional. No entanto, não existem relatos da utilização da água de coco maduro, geralmente descartada pelas indústrias de processamento de coco, para fabricação de nanopartículas. Nanopartículas de Al2O3 foram produzidas através da rota sol-gel proteico utilizando água de coco maduro como fluido precursor molecular e foram caracterizadas por meio de análises termogravimétrica-térmica diferencial, difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura e microscopia de força atômica. Amostras com água de coco verde também foram produzidas e usadas como referência. A fase γ-Al2O3 foi obtida após calcinação a 700 °C, permanecendo estável após calcinação a 1200 °C. Observou-se um aumento no tamanho das partículas à medida que a temperatura de calcinação aumentava, sendo os tamanhos estimados em ~ 400 nm para as amostras calcinadas a 1200 °C.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Rosiane de Lourdes Silva de, Dalmo Lopes de Siqueira, Olmar Baller Weber, and Paulo Roberto Cecon. "Teores de macronutrientes em mudas de aceroleira (Malpighia emarginata DC.) em função da composição do substrato." Ciência e Agrotecnologia 30, no. 6 (December 2006): 1110–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542006000600010.

Full text
Abstract:
A composição do substrato com diferentes fontes de matéria orgânica é considerado como um elemento chave na obtenção de mudas de boa qualidade. Assim, com este estudo objetivou-se avaliar a melhor fonte e a melhor quantidade de matéria orgânica que poderá ser usada para a produção de mudas de aceroleira (Malpighia emarginata DC.) de boa qualidade. Um fatorial quatro (20:80, 40:60, 60:40 e 80:20% de matéria orgânica:terra) por quatro (húmus de minhoca, casca de arroz carbonizada, pó de casca de coco seco e bagana de carnaubeira) níveis foi usado em delineamento em blocos casualizados com quatro repetições. O conteúdo de nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio nas folhas e caules foram quantificados na matéria seca das mudas. Os resultados demonstraram que a proporção de 80% de húmus:20% de terra permitiram bom desenvolvimento das plantas com níveis suficientes de N, P, K e Ca. Casca de arroz carbonizada, pó de casca de coco seco e bagana de carnaubeira não contribuíram para a obtenção de mudas de boa qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rocha, Eliana Lee Jorge, Ana Cristina Portugal Pinto de Carvalho, Benito Moreira de Azevedo, Albanise Barbosa Marinho, Thales Vinicius de Araujo Viana, and Denise Vieira Vasconcelos. "Aclimatização de mudas micropropagadas de helicônia em ambiente protegido em função do tipo de substrato." Ciência e Agrotecnologia 33, no. 6 (December 2009): 1457–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542009000600001.

Full text
Abstract:
A etapa de aclimatização é uma fase crítica da micropropagação vegetal, podendo ser responsável por altos índices de mortalidade, baixas taxas de crescimento e desuniformidade das plantas. Um fator fundamental na aclimatização é tipo de substrato a ser utilizado. Nesse trabalho, objetivou-se avaliar o efeito de diferentes substratos na aclimatização de mudas micropropagadas de helicônia (Heliconia lingulata Ruiz & Pav.). A pesquisa foi conduzida em um túnel alto de cultivo forçado pertencente à Embrapa Agroindústria Tropica,l situada no município de Fortaleza - CE, Brasil (3º44'S e 38º33'W). O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com cinco tratamentos e cinco repetições. Os substratos testados foram: T1 -pó-de-coco seco + húmus de minhoca + solo (PCS+H+S); T2 -pó-de-coco verde + vermiculita + composto de cama de frango (PCV+V+CCF); T3 -pó-de-coco verde + húmus de minhoca + solo (PCV+H+S); T4 -pó-de-coco seco + vermiculita + composto de cama de frango (PCS+V+CCF); e T5 - substrato comercial Hortimix® (HORT). As variáveis agronômicas, avaliadas no experimento foram: altura da planta, número de folhas e diâmetro do pseudocaule. Os resultados do experimento evidenciaram o maior desenvolvimento das mudas micropropagadas de helicônia, quando o substrato utilizado foi a combinação pó de coco verde + húmus de minhoca + solo (PCV + H + S).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nunes, Claudinéia Ferreira, Moacir Pasqual, Dalilhia Nazaré dos Santos, Telde Natel Custódio, and Aparecida Gomes de Araujo. "Diferentes suplementos no cultivo in vitro de embriões de pinhão-manso." Pesquisa Agropecuária Brasileira 43, no. 1 (January 2008): 9–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2008000100002.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do estádio de maturação dos frutos, no desenvolvimento de embriões de pinhão-manso (Jatropha curcas), cultivados em meio MS com diferentes suplementos: sacarose, água de coco e carvão ativado. Os frutos foram coletados, e os embriões de suas sementes extraídos assepticamente. Utilizaram-se duas condições experimentais: embriões oriundos de frutos em três estádios de desenvolvimento (imaturo, maduro e seco), colocados em meio de cultivo MS acrescido de sacarose (0, 15, 30 e 60 g L-1); embriões oriundos de frutos secos, colocados em meio MS acrescido de: 30 g L-1de sacarose, carvão ativado (0, 1, 2 e 3 g L-1) e de água de coco (0, 50, 100, 150, 200 e 250 mL L-1). O material foi mantido por 30 dias em sala de crescimento, sob condições ambientais controladas. Apenas os embriões zigóticos provenientes de frutos imaturos necessitam da suplementação de sacarose para sustentar sua germinação. O melhor desenvolvimento de embriões ocorre em meio MS suplementado com 60 g L-1 de sacarose. A associação de carvão ativado e água de coco proporcionam melhor crescimento de plântulas oriundas de embriões de sementes retiradas de frutos secos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Magalhães, Mário Jorge Maia de. "Utilização de fibra de coco seco e madeiras de paletes na estabilização de voçorocas." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 5, no. 1 (January 31, 2014): 198–211. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2014.001.0014.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo a verificação da possibilidade de uso de materiais de baixo custo, como a fibra do coco seco e madeiras de paletes, na reabilitação e estabilidade de um talude erodido. O estudo foi desenvolvido em um talude de corte de uma jazida de saibro, da Formação Barreiras, em uma fazenda no município de São Cristóvão – SE. O talude possui 1.300m² e dois níveis de declividade: um com 26% (α=14º 30’) e outro com 100% (α= 45º). Na parte de menor declividade foram construídas 6 (seis) valas de drenagem com espaçamento de 6m entre si e declividade de 1,7% para a condução das águas pluviais no sentido, transversal ao declive. Na parte de maior declividade foi realizada uma remodelagem topográfica retirando as arestas das voçorocas e aterrando os talvegues com o material removido, dando um aspecto mais suave à encosta, quanto ao relevo. Corrigiu-se o solo com calcário dolomítico na razão de 1.300Kg/ha e fez-se uma adubação de cobertura com adubo granulado NPK 10-10-10 na dosagem de 435kg/ha. Foram instaladas nos talvegues das depressões do talude, 12 (doze) paliçadas de madeira (0,2m x 1,0m), oriundas do aproveitamento de paletes, e uma paliçada maior (1,60m x 0,50m), para auxiliar no controle do escoamento superficial e na estabilidade do talude da voçoroca maior. Procedeu-se em seguida a semeadura com sementes de capim braquiária (Brachiaria decumbens) (40Kg) e sementes da leguminosa Estilosantes (Stylosantes capitata e Stylosantes macrocephala) (1Kg) e a cobertura do solo (mulching) com fibra de coco seco por toda a superfície, em uma camada de 2,0cm de espessura. Após três meses da semeadura observou-se que as paliçadas contiveram o fluxo de água excedente, auxiliando na diminuição do carreamento de sedimentos. Observou-se que a fibra de coco proporcionou condições para o estabelecimento não somente das espécies plantadas, mas, inclusive para o desenvolvimento de outras espécies herbáceas e arbóreas. A fibra de coco, também, auxiliou na diminuição aparente do escoamento superficial diminuindo os riscos de erosão do talude. Após 12 meses pôde-se concluir que a fibra de coco pode ser utilizada com sucesso na recuperação de taludes degradados bem como a utilização de madeiras de paletes para a confecção de retentores de sedimentos mostra-se viável para este tipo de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Elizio Sampaio, Gilberto Castro Mendonça Lima, José Jesus Pinto, Ademir Silva Menezes, Luis Gonzaga Pinheiro Neto, and Francisco José Carvalho Moreira. "FRUTOS DE COCO SECO EM SOLO COM E SEM PLÁSTICO DE RÁFIA." Revista Brasileira de Agricultura Irrigada 12, no. 7 (March 9, 2019): 3139–45. http://dx.doi.org/10.7127/rbai.v12n7001019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Coco seco"

1

Vilella, Priscila Costa. "Síntese e avaliação de bioadsorventes na separação de misturas contendo CO2 e CH4 para aplicação em upgrade de biogás originado a partir de resíduos sólidos orgânicos." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14601.

Full text
Abstract:
VILELLA, P. C. Síntese e avaliação de bioadsorventes na separação de misturas contendo CO2 e CH4 para aplicação em upgrade de biogás originado a partir de resíduos sólidos orgânicos. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil: Saneamento Ambiental) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Submitted by Marlene Sousa (mmarlene@ufc.br) on 2015-12-15T12:33:41Z No. of bitstreams: 1 2015_dis_pcvilella.pdf: 1861794 bytes, checksum: 44085eca3a473f9edce8c2167a8551bc (MD5)
Approved for entry into archive by Marlene Sousa(mmarlene@ufc.br) on 2015-12-18T18:57:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_dis_pcvilella.pdf: 1861794 bytes, checksum: 44085eca3a473f9edce8c2167a8551bc (MD5)
Made available in DSpace on 2015-12-18T18:57:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_dis_pcvilella.pdf: 1861794 bytes, checksum: 44085eca3a473f9edce8c2167a8551bc (MD5) Previous issue date: 2015-09-29
The generation of Municipal Solid Waste (MSW) is increasing every year in Brazil, being the organic matter responsible for more than half of the total MSW generated. Among the current alternatives to the use of organic solid waste, the anaerobic digestion is the most attractive as biogas production occurs in the process. Nevertheless, to increase its usage possibilities, biogas has to be purified and upgraded, in order to acquire characteristics similar to that of natural gas. The present work aims to prepare activated carbons (ACs) from coconut endocarp (Cocos nucifera), babassu coconut (Orbignya speciosa) and flamboyant pods (Delonix regia) by one step CO2 activation. The textural characteristics were determined by N2 adsorption isotherm at -196 °C. The best results of BET surface area and micropore volume were obtained for bioadsorbent synthesized from coconut shell, with values of 1452 m2/g and 0.6 cm3/g, respectively. ACs from coconut shell and babassu coconut were selected to analyze their efficiency in CO2/CH4 separation mixture for biogas upgrading application. Therefore, pure component (CO2 and CH4) and mixture (30% vol. CO2, 70% vol. CH4) adsorption equilibria were performed at 20 °C using a magnetic suspension balance. The CO2 adsorption capacity slightly differed between samples, presenting the AC from coconut shell better results. This sample had higher methane uptake above pressures of 3.0 bar. The experimental data were compared with the fit of Toth and IAST (Ideal Adsorbed Solution Theory) models for mono and multicomponent data, respectively. The Toth fitting was fairly accurate, while the IAST fit was moderate. The samples selectivity to CO2 over CH4 were calculated and compared with another commercial adsorbent. The AC from coconut shell presented better results than babassu coconut at low pressures, with a selectivity value of 4.2 at 1.0 bar, indicating to be a competitive material for the proposed application.
A geração de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) vem aumentando a cada ano no País, sendo a fração orgânica normalmente responsável por mais da metade da quantidade total de RSU gerada. Entre as alternativas existentes para o aproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos, destaca-se a digestão anaeróbia, uma solução atrativa, tendo em vista que há produção de biogás durante o processo. Entretanto, para que suas possibilidades de aplicação sejam mais abrangentes, é necessário que o biogás seja purificado e posteriormente submetido a um processo de upgrade, a fim de que adquira características similares ao do gás natural. O presente trabalho teve como objetivo sintetizar Carbonos Ativados (CAs) a partir de endocarpo de coco seco (Cocos nucifera), de coco babaçu (Orbignya speciosa) e a partir de vagem de flamboyant (Delonix regia) por meio de ativação com dióxido de carbono em única etapa. As características texturais das amostras foram determinadas por meio de isotermas de adsorção de N2 a -196 °C. Os maiores valores de área superficial específica e volume de microporos foram obtidos para o bioadsorvente sintetizado a partir do coco seco, com valores de 1452 m2/g e 0,60 cm3/g, respectivamente. Foram selecionados os CAs de coco seco e de coco babaçu para a análise de suas eficiências na separação de misturas CO2/CH4 para aplicação no upgrade de biogás. Para tanto, ensaios de equilíbrio de adsorção dos componentes puros (CO2 e CH4) e da mistura (30% vol. CO2, 70% vol. CH4) foram realizados a 20 °C utilizando uma balança de suspensão magnética. A capacidade de adsorção de CO2 pouco se diferenciou entre as duas amostras, apresentando o CA de coco seco melhores resultados. Essa amostra apresentou valores bem maiores de captura de metano a pressões acima de 3,0 bar. Os dados experimentais foram comparados com os obtidos pelo ajuste do modelo de Tóth e da IAST (Teoria da Solução Adsorvida Ideal) para os dados mono e multicomponentes, respectivamente. Os ajustes de Tóth foram bastante precisos, enquanto os da IAST se adequaram moderadamente. As seletividades das amostras para o CO2 em relação ao CH4 foram determinadas e comparadas com a de outros adsorventes comerciais. O CA do coco seco apresentou resultados melhores que o coco babaçu a baixas pressões, com valor de seletividade de 4,2 a 1,0 bar, indicando ser um material competitivo para a aplicação proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Paes, de Brito Izabele. "Caracterização e aproveitamento da água de coco seco (Cocus nucifera L.) na produção de bebidas." Universidade Federal de Pernambuco, 2004. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9017.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T23:04:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo8847_1.pdf: 746606 bytes, checksum: 2df1e6f57d384726ed913d95a032afa5 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2004
A água do coco seco, considerada resíduo da indústria de beneficiamento do coco, foi utilizada como matéria-prima em adição à polpa de maracujá, no processamento de um néctar de fruta e de um repositor hidroeletrolítico. Para isto, determinou-se a composição físico-química da água de coco, e realizou-se testes sensoriais para definir a formulação ideal de cada produto. Os produtos foram envasados em garrafas de vidro, e pasteurizados em batelada a 70ºC/5 min. Ao final do processamento, os lotes foram estocados a 25,5±1,03 ºC durante 90 dias. O efeito do tempo de armazenamento sobre as propriedades físico-químicas foi avaliado com 0, 15, 30, 60 e 90 dias de armazenagem. As características sensoriais foram avaliadas por análise descritiva quantitativa com 0, 30, 60 e 90 dias de armazenagem, utilizando uma equipe de 6 provadores treinados. Foram feitas contagens de bolores e leveduras, coliformes a 45 ºC e presença/ausência de Salmonella em 25g, com 0, 60 e 90 dias de estocagem. Quanto à composição da matéria-prima, verificou-se o predomínio de açúcares e minerais. Bons resultados sensoriais foram alcançados nas formulações com concentrações de 20% de polpa de maracujá, 80% de água de coco e 13 ºBrix para o néctar, e 20% de polpa de maracujá, 30% de água de coco, 50% de água mineral e 10 ºBrix para o repositor. Não houve alteração de pH e sólidos solúveis nos produtos durante o armazenamento, entretanto a acidez apresentou diferença significativa (p<0,05) no néctar entre os tempos. Concentrações de ácido ascórbico diminuíram significativamente em função do tempo, com 30 dias de estocagem para o néctar, e com 15 dias para o repositor. As médias das notas atribuídas no teste sensorial para o repositor não diferiram entre si (p<0,05) ao longo da armazenagem, entretanto, o néctar apresentou escurecimento, aumento de flavor estranho e diminuição da qualidade global no tempo final de armazenamento. As contagens de bolores e leveduras estiveram <10 UFC/g, Coliformes a 45 ºC < 10 UFC/g, e ausência de Salmonella para ambos os produtos ao longo dos 90 dias. A vida útil do néctar foi de 60 dias e a do repositor de 90 dias. Os resultados obtidos evidenciam a possibilidade de produção de bebidas elaboradas com água de coco seco e polpa de fruta, considerando especialmente a aceitabilidade sensorial. O estudo aponta alternativas tecnológicas de utilização da água rejeitada no processamento do coco seco
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Figueredo-Sobrinho, Francisco de Assis Avelino. "Poliuretanos à base de lignina do endocarpo do coco seco como potencial sistema de liberação controlada de fertilizantes." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2017. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23667.

Full text
Abstract:
FIGUEREDO-SOBRINHO, Francisco de Assis Avelino. Poliuretanos à base de lignina do endocarpo do coco seco como potencial sistema de liberação controlada de fertilizantes. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Química)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza,2017.
Submitted by Celia Sena (celiasena@dqoi.ufc.br) on 2017-06-20T20:50:29Z No. of bitstreams: 1 2017_dis_faafsobrinho.pdf: 4472087 bytes, checksum: 5de036ebe48f078c20d5ee74565972e6 (MD5)
Approved for entry into archive by Jairo Viana (jairo@ufc.br) on 2017-06-27T22:01:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_dis_faafsobrinho.pdf: 4472087 bytes, checksum: 5de036ebe48f078c20d5ee74565972e6 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-27T22:01:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_dis_faafsobrinho.pdf: 4472087 bytes, checksum: 5de036ebe48f078c20d5ee74565972e6 (MD5) Previous issue date: 2017
The uncontrolled increase in fertilizer consumption coupled with the low efficiency of nitrogen fertilizers has caused an increase in air and water pollution and the costs related to the applications and imports of these products. An alternative to this problem is the use of biodegradable polymers to coat fertilizers and release them in a controlled manner. Therefore, the aim of this work was to evaluate the use of (NH4)2SO4 coated with lignin based PUs as controlled release systems, through preliminary kinetics studies of their release. The lignin obtained in the optimized condition (LCO) was characterized by FTIR, GPC, NMR 1H and 13C, TGA/DTG, DSC and quantitatively in relation to their functional groups. In the formulations of the LCO-based PUs a CCDR 22 was employed. The PUs obtained were characterized by FTIR, TGA/DTG, DSC, SEM, diametrical compression tests, swelling tests and biodegradability assays. The (NH4)2SO4 coated with the selected formulations were subjected to NH4+ and SO42-release in water and in water-saturated sílica percolation columns. The extraction condition that produced a more suitable lignin to be used as input in the synthesis of PUs was at 130 °C for 73 minutes, which was confirmed by its characterization. Among the PUs obtained in the experimental design, the highest (PU 1, 98 %) and lowest porosity (PU E9, 79 %) were chosen, which presented lowest (89 %) and highest (95 %) degree of crosslinking, respectively, to be characterized and subsequently used in the (NH4)2SO4 coating. The characterization of these PUs showed that the thermal, mechanical, swelling and biodegradability properties were dependent on the lignin content used in the formulations. Controlled release assays of (NH4)2SO4 coated with LCO-based PUs in water and in water-saturated sílica percolation columns showed that the porosity and degree of swelling of the PUs influenced the kinetics and the amount of nutrients released in both cases, which it was always observed that the release of SO42-in greater quantity than NH4+. Moreover, it was also observed that the release medium influences the kinetics and the amount of nutrients released, since the rates of release of NH4+ and SO42-in the water-saturated sílica percolation columns were lower than in water. It is possible conclude that the proposed controlled release systems were efficient since they were in accordance with the standards required by CEN for controlled release fertilizers.
O aumento desenfreado no consumo de fertilizantes aliado à baixa eficiência dos pertencentes à categoria dos nitrogenados tem causado um aumento da poluição atmosférica e aquática e dos custos relacionados às aplicações e às importações desses produtos. Uma alternativa a esse problema é a utilização de polímeros biodegradáveis para revestir fertilizantes e liberá-los controladamente. Esse trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de PUs à base de lignina do ECS como revestimentos do fertilizante (NH4)2SO4, através de estudos preliminares da cinética de sua liberação. Na otimização da extração de lignina do pó do ECS, empregou-se um delineamento composto central rotacional (DCCR) 22. A lignina obtida na condição adequada (LCA) foi caracterizada por FTIR, GPC, RMN 1H e 13C, TGA/DTG, DSC e quantitativamente em relação aos seus grupos funcionais. Nas formulações dos PUs à base de LCA, empregou-se um DCCR 22. Os PUs obtidos foram caracterizados por FTIR, TGA/DTG, DSC, MEV, ensaios de compressão diametral, grau de inchamento e biodegradabilidade. Os sistemas de (NH4)2SO4 recobertos com as formulações de PU selecionadas foram submetidos à liberação dos nutrientes NH4+ e SO42- em água e em colunas de percolação preenchidas com sílica saturada com água. A condição de extração que produziu uma lignina adequada para ser utilizada como insumo na síntese de PUs foi a 130 °C por 73 minutos, o que foi confirmado pela caracterização dessa lignina. Dos PUs obtidos no delineamento, escolheu-se os de maior (PU 1, 98 %) e menor porosidade (PU 9/10/11, 79 %) e, os quais apresentaram menor (89 %) e maior graus de reticulação (95 %), respectivamente, para serem caracterizados e posteriormente utilizados no recobrimento do (NH4)2SO4. A caracterização desses PUs mostrou que as propriedades térmicas, mecânicas, de inchamento e de biodegradabilidade foram dependentes do teor de lignina utilizado nas formulações. Os ensaios de liberação controlada de (NH4)2SO4 recobertos com os PUs em água e em colunas de percolação preenchidas com sílica saturada com água mostraram que a porosidade e o grau de inchamento dos PUs influenciaram a cinética e a quantidade de nutrientes liberados para ambos os casos, sendo observado sempre a liberação do SO42- em maior quantidade em relação ao NH4+. Observou-se também que o meio da liberação influencia na cinética e na quantidade de nutrientes liberados, já que as taxas de liberação de NH4+ e SO42- nas colunas de percolação foram menores do que em água. Conclui-se que os sistemas de liberação controlada propostos foram eficientes, visto que estavam em conformidade com os padrões exigidos pelo CEN para fertilizantes de liberação controlada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santana, Michelline Nei Bomfim de. "Estudo do efeito de agentes de acoplamento nas propriedades mecânicas de compósitos de polipropileno com pó de coco seco." Universidade Federal de Sergipe, 2012. https://ri.ufs.br/handle/riufs/3523.

Full text
Abstract:
Several studies have been conducted using natural materials as fillers in polymeric matrices and many of them utilizes fillers from plants. The aim of these researches is to develop materials that have good mechanical properties employing renewable sources. In our work, we have investigated the influence of the styrene-butadiene-styrene (SBS) and coupling agents (graphitized polypropylene with maleic anhydride (PP-MA) and styrene-ethylene-butylene-styrene graphitized with maleic anhydride (SEBS-MA)) in the mechanical properties of composites of polypropylene (PP) - heterophasic copolymer containing husk coconut. The composites, containing 20wt% husk coconut, with and without the presence of coupling agents, were prepared by extrusion and molded by injection. The mechanical properties were evaluated by tensile test, three point bending and impact strength IZOD. The samples were characterized by differential scanning calorimetry (DSC). It was made by scanning electron microscopy (SEM) of all samples derived from the impact test. The test results demonstrated gain properties in composites of PP with husk coconut with the use of coupling agents. It was found that the yield stress and elastic modulus of tension and bend tests presented better results was used graphitized coupling agent in polypropylene instead of graphitized elastomer in this case SEBS-MA. Formulations containing 2.5% of SBS, 2.5% of SEBS-MA and 5.0% of MA-PP showed the best results properties. For the impact strength property maleic anhydride in the elastomer graphitized performed better than the PP graphitized in this case 5.0% of SEBS-MA. The addition of husk coconut reduced the tenacity of PP, making it more brittle.
Diversos estudos vêm sendo realizados sobre a utilização de materiais naturais empregados como carga em matrizes poliméricas, e grande parte das pesquisas aborda o emprego de cargas naturais de origem vegetal. Os objetivos dessas pesquisas consistem em desenvolver produtos que tenham boas propriedades mecânicas bem como aproveitar materiais de origem renovável. Neste trabalho foi analisada a influência do copolímero estireno-butadieno-estireno (SBS) e dos agentes de acoplamento (polipropileno grafitizado com anidrido maleico (PP-MA) e o estireno-etileno-butileno-estireno grafitizado com anidrido maleico (SEBS-MA)) nas propriedades mecânicas de compósitos de polipropileno (PP) - copolímero heterofásico, contendo pó da casca do coco seco. Compósitos contendo 20%, em peso, de pó de coco, com e sem a presença de agentes de acoplamento, foram preparados pelo processo de extrusão, e os corpos de prova para os ensaios foram moldados por processo de injeção. As propriedades mecânicas foram analisadas através de ensaios mecânicos de tração, flexão em três pontos e resistência ao impacto IZOD. As amostras foram caracterizadas por calorimetria exploratória diferencial (DSC). Foi realizada microscopia eletrônica de varredura (MEV) de todas as amostras resultantes do ensaio de impacto. Os resultados dos ensaios comprovaram o ganho de propriedades em compósitos de PP com pó de coco, com a utilização de agentes de acoplamento. Verificou-se que a tensão de escoamento e módulo de elasticidade sobre tração e flexão apresentaram melhores resultados quando foi empregado o agente de acoplamento grafitizado no polipropileno, ao invés do grafitizado em elastômeros, neste caso SEBS-MA. As formulações contendo 2,5% de SBS, 2,5% de SEBS-MA e 5,0% de PP-MA apresentaram os melhores resultados de propriedades. Para a propriedade de resistência ao impacto o anidrido maleico grafitizado no elastômero apresentou melhor desempenho que o grafitizado no PP, neste caso 5,0% de SEBS-MA. A adição de pó de coco reduziu a tenacidade do PP tornando-o mais frágil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vilella, Priscila Costa. "SÃntese e avaliaÃÃo de bioadsorventes na separaÃÃo de misturas contendo CO2 e CH4 para aplicaÃÃo em upgrade de biogÃs originado a partir de resÃduos sÃlidos orgÃnicos." Universidade Federal do CearÃ, 2015. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15705.

Full text
Abstract:
A geraÃÃo de ResÃduos SÃlidos Urbanos (RSU) vem aumentando a cada ano no PaÃs, sendo a fraÃÃo orgÃnica normalmente responsÃvel por mais da metade da quantidade total de RSU gerada. Entre as alternativas existentes para o aproveitamento dos resÃduos sÃlidos orgÃnicos, destaca-se a digestÃo anaerÃbia, uma soluÃÃo atrativa, tendo em vista que hà produÃÃo de biogÃs durante o processo. Entretanto, para que suas possibilidades de aplicaÃÃo sejam mais abrangentes, à necessÃrio que o biogÃs seja purificado e posteriormente submetido a um processo de upgrade, a fim de que adquira caracterÃsticas similares ao do gÃs natural. O presente trabalho teve como objetivo sintetizar Carbonos Ativados (CAs) a partir de endocarpo de coco seco (Cocos nucifera), de coco babaÃu (Orbignya speciosa) e a partir de vagem de flamboyant (Delonix regia) por meio de ativaÃÃo com diÃxido de carbono em Ãnica etapa. As caracterÃsticas texturais das amostras foram determinadas por meio de isotermas de adsorÃÃo de N2 a -196 ÂC. Os maiores valores de Ãrea superficial especÃfica e volume de microporos foram obtidos para o bioadsorvente sintetizado a partir do coco seco, com valores de 1452 m2/g e 0,60 cm3/g, respectivamente. Foram selecionados os CAs de coco seco e de coco babaÃu para a anÃlise de suas eficiÃncias na separaÃÃo de misturas CO2/CH4 para aplicaÃÃo no upgrade de biogÃs. Para tanto, ensaios de equilÃbrio de adsorÃÃo dos componentes puros (CO2 e CH4) e da mistura (30% vol. CO2, 70% vol. CH4) foram realizados a 20 ÂC utilizando uma balanÃa de suspensÃo magnÃtica. A capacidade de adsorÃÃo de CO2 pouco se diferenciou entre as duas amostras, apresentando o CA de coco seco melhores resultados. Essa amostra apresentou valores bem maiores de captura de metano a pressÃes acima de 3,0 bar. Os dados experimentais foram comparados com os obtidos pelo ajuste do modelo de TÃth e da IAST (Teoria da SoluÃÃo Adsorvida Ideal) para os dados mono e multicomponentes, respectivamente. Os ajustes de TÃth foram bastante precisos, enquanto os da IAST se adequaram moderadamente. As seletividades das amostras para o CO2 em relaÃÃo ao CH4 foram determinadas e comparadas com a de outros adsorventes comerciais. O CA do coco seco apresentou resultados melhores que o coco babaÃu a baixas pressÃes, com valor de seletividade de 4,2 a 1,0 bar, indicando ser um material competitivo para a aplicaÃÃo proposta.
The generation of Municipal Solid Waste (MSW) is increasing every year in Brazil, being the organic matter responsible for more than half of the total MSW generated. Among the current alternatives to the use of organic solid waste, the anaerobic digestion is the most attractive as biogas production occurs in the process. Nevertheless, to increase its usage possibilities, biogas has to be purified and upgraded, in order to acquire characteristics similar to that of natural gas. The present work aims to prepare activated carbons (ACs) from coconut endocarp (Cocos nucifera), babassu coconut (Orbignya speciosa) and flamboyant pods (Delonix regia) by one step CO2 activation. The textural characteristics were determined by N2 adsorption isotherm at -196 ÂC. The best results of BET surface area and micropore volume were obtained for bioadsorbent synthesized from coconut shell, with values of 1452 m2/g and 0.6 cm3/g, respectively. ACs from coconut shell and babassu coconut were selected to analyze their efficiency in CO2/CH4 separation mixture for biogas upgrading application. Therefore, pure component (CO2 and CH4) and mixture (30% vol. CO2, 70% vol. CH4) adsorption equilibria were performed at 20 ÂC using a magnetic suspension balance. The CO2 adsorption capacity slightly differed between samples, presenting the AC from coconut shell better results. This sample had higher methane uptake above pressures of 3.0 bar. The experimental data were compared with the fit of Toth and IAST (Ideal Adsorbed Solution Theory) models for mono and multicomponent data, respectively. The Toth fitting was fairly accurate, while the IAST fit was moderate. The samples selectivity to CO2 over CH4 were calculated and compared with another commercial adsorbent. The AC from coconut shell presented better results than babassu coconut at low pressures, with a selectivity value of 4.2 at 1.0 bar, indicating to be a competitive material for the proposed application.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lira, Gustavo Santos de Lucena. "Estudo da caracteriza??o de um comp?sito polim?rico com matriz de polipropileno e carga particulada do endocarpo seco do cocos nuc?fera linn." PROGRAMA DE P?S-GRADUA??O EM ENGENHARIA MEC?NICA, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22084.

Full text
Abstract:
Submitted by Automa??o e Estat?stica (sst@bczm.ufrn.br) on 2017-02-20T22:32:00Z No. of bitstreams: 1 GustavoSantosDeLucenaLira_DISSERT.pdf: 3769609 bytes, checksum: 905dd4b5e1b62301b226e882500c5d84 (MD5)
Approved for entry into archive by Arlan Eloi Leite Silva (eloihistoriador@yahoo.com.br) on 2017-02-23T22:29:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GustavoSantosDeLucenaLira_DISSERT.pdf: 3769609 bytes, checksum: 905dd4b5e1b62301b226e882500c5d84 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-23T22:29:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GustavoSantosDeLucenaLira_DISSERT.pdf: 3769609 bytes, checksum: 905dd4b5e1b62301b226e882500c5d84 (MD5) Previous issue date: 2016-09-29
A participa??o das cargas naturais nos comp?sitos tem possibilitado a melhoria de sua estrutura mec?nica, bem como, a economia de aplica??o de cargas sint?ticas, as quais al?m de possu?rem alto valor de mercado, envolvem processos de fabrica??o e reciclagem nocivos a sa?de do homem. Nesse sentido, foram fabricados comp?sitos polim?ricos ? base de polipropileno, como matriz, e o particulado do endocarpo do Cocos Nuc?fera Linn (10 e 20 %wt), na fun??o de carga. Com o objetivo de obter uma eficiente intera??o na interface do particulado com a matriz e uma distribui??o uniforme do particulado no pol?mero, foi utilizada uma faixa granulom?trica do particulado de 0,5 a 0,263 mm. J? para fabrica??o dos corpos-de-prova, o material foi processado por extrus?o, com extrusora dupla rosca, e, em seguida, a inje??o, variando a temperatura de processamento em at? 200 ?C, no intuito de atingir um valor acima da temperatura de transi??o v?trea do res?duo lignocelul?sico, a fim de que a resina natural (lignina) auxilie a ades?o com a matriz. Para a caracteriza??o do particulado do endocarpo do coco utilizou-se a an?lise termogravim?trica e a microscopia eletr?nica de varredura, enquanto para os comp?sitos foram utilizados os ensaios de densidade volum?trica, de tra??o, de flex?o e a microscopia eletr?nica de varredura. Dessa forma, apesar da presen?a da carga ter gerado diminui??o da ductilidade e resist?ncia mec?nica, concluiu-se que a adi??o do particulado na matriz de Polipropileno possibilitou aumento no m?dulo de elasticidade ? tra??o de 4,0% para o comp?sito com 10,0 %wt e de 11% para o de 20%wt. No ensaio de flex?o, a carga possibilitou aumento do m?dulo de elasticidade em 6,4% para comp?sito com 10%wt e em 8,8% para o de 20%wt em rela??o ao polipropileno puro. Para a an?lise termogravim?trica, foram obtidos os patamares de temperaturas de degrada??o dos res?duos lignoc?lulosicos, sendo: a degrada??o da hemicelulose entre 210,80 e 255,32 ?C, a da celulose entre 255,32 e 328,31 e, por fim, a da lignina entre 328,31 e 495,82 ?C. Para os ensaios de densidade, observou-se que os comp?sitos possuem valores de densidades pr?ximos ao polipropileno puro, permitindo a aplica??o destes em estruturas leves.
The use of natural residues as a reinforcement in the production of plastic composites has enabled the improvement of its mechanical structure and saved the utilization of synthetic reinforcement that has manufacturing processes and recycling harmful to human health. In this study were fabricated polypropylene composites with 10 and 20 %wt of coconut (Cocos Nuc?fera Linn) shell load. To the optimization of the interfacial bond between particulate and polymer matrix were utilized a granulometric range of 0,5 a 0,263 mm and fabricated using temperature maximum of 200 ?C, above the glass transition temperature of lignocellulosic residue, by extrusion and injection moulding. The properties of particulate, composites and polymers were investigated by density, tensile and flexural testing, thermogravimetry and Scanning electron microscope. The polymer had its ductility and mechanical resistance decreased with particulate addition, thus, its modulus of elasticity increased 4,0% to 10%wt and 11,0% to 20%wt in relation to polypropylene. The flexural modulus of elasticity increased 6,4% to 10%wt and 8,8 to 20%wt in relation to polypropylene. The thermogravimery demonstrated the degradation temperatures of lignocellulosic residues (hemicellulose between 210,80 and 255,32 ?C, cellulose between 255,32 and 328,31, lignin between 328,31 e 495,82 ?C. For density testing, it was observed that the composites have a density values close to polypropylene, allowing the application in lightweight structures.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cunha, Paulo Waldemiro Soares. "Estudo sobre as potencialidades de comp?sitos ? base de gesso e fibras de coco seco para aplica??o na constru??o civil." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12847.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-12-17T14:07:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PauloWSC_TESE.pdf: 3368472 bytes, checksum: 6f9f6907ea0f81a6a00e41d776e566c5 (MD5) Previous issue date: 2012-12-28
The use of gypsum, one of the oldest building materials for the construction industry in the country has been experiencing a significant and steady growth, due to its low cost and some of its properties that confer comparative advantage over other binder materials. Its use comprises various applications including the coating of walls and the production of internal seals and linings. Moreover, the fibers are being increasingly incorporated into arrays fragile in an attempt to improve the properties of the composite by reducing the number of cracks, the opening of the same and its propagation velocity. Other properties, depending on the function of the component material or construction, among these thermal and acoustic performances, are of great importance in the context of buildings and could be improved, that is, having better performance with this embodiment. Conduct a comparative study of physico-mechanical, thermal and acoustic composite gypsum incorporating dry coconut fiber, in the form of blanket, constituted the main objective of this work. Improving the thermal and acoustic performances of precast gypsum, used for lining and internal vertical fences of buildings, was the purpose of development of these composites. To evaluate the effect of fiber content on the properties of the composites were used to manufacture the composite layer with different thicknesses. The composites were fabricated in the form of plates with dimensions of 500x500x24mm. To facilitate the comparative study of the properties were also made with material gypsum boards only. We then determined the physico-mechanical, thermal and acoustical plaster and composites. The results indicated that the composites were significant gains in relation to thermal performance and also acoustic, in certain frequency range, increasing the thickness of the blanket. Concerning other physical-mechanical properties, the results showed that although the compressive strength was lower than for the composite did not occur after a fracture catastrophic failure. The same trend was observed with regard to resistance to bending, since the composites have not suffered sudden rupture and still continued after the load supporting point of maximum load
A utiliza??o do gesso, um dos mais antigos materiais de constru??o, pela ind?stria da constru??o civil no Pa?s, vem experimentando um sens?vel e constante crescimento, em fun??o do seu baixo custo e de algumas de suas propriedades que lhe conferem vantagem comparativa em rela??o a outros materiais ligantes. Sua utiliza??o compreende diversas aplica??es entre as quais o revestimento de paredes e a confec??o de veda??es internas e de forros. Por outro lado, as fibras v?m sendo, cada vez mais, incorporadas em matrizes fr?geis, na tentativa de melhorar as propriedades do comp?sito, atrav?s da redu??o do n?mero de fissuras, da abertura das mesmas e da sua velocidade de propaga??o. Dependendo da fun??o do material ou do componente da constru??o, os desempenhos t?rmico e ac?stico, assumem grande import?ncia no contexto das edifica??es e tamb?m poderiam ser melhoradoscom a incorpora??o de fibras. Dentre as fibras vegetais, a fibra de coco seco apresenta um grande potencial, superior ?s vantagens comparativas das demais fibras, tal como uma maior resist?nciafrente ? alcalinidade caracter?stica das matrizes ciment?cias. Realizar um estudo comparativo das propriedades f?sico-mec?nicas, t?rmicas e ac?sticas de comp?sitos ? base de gesso com incorpora??o de fibra de coco seco, sob a forma de manta, constituiu-se no objetivo geral deste trabalho. Para tanto os materiais comp?sitos foram confeccionados em forma de placas, pain?is sandu?ches, com dimens?es de 500x500x24mm, sendo as camadas externas constitu?das pelogesso e a central (recheio) pela manta de fibra de coco seco. Para avaliar a influ?ncia do teor de fibras nas propriedades dos comp?sitos foram utilizadas na confec??o dos mesmos mantas com espessuras de 8 e 10 mm. Para possibilitar o estudo comparativo das propriedades foram tamb?m confeccionadas placas apenas com gesso. Foram ent?o determinadas as propriedades f?sico-mec?nicas, t?rmicas e ac?sticas do gesso e dos comp?sitos. Os resultados indicaram que para os comp?sitos ocorreram ganhos significativos em rela??o aos desempenhos t?rmico e tamb?m ac?stico, na faixa de frequ?ncia de 102,28 Hz a 1.150,00 Hz, ganhos esses crescentes com a espessura da manta. Em rela??o ?s demais propriedades f?sico-mec?nicas, os resultados mostraram que embora a resist?ncia ? compress?o tenha sido inferior para os comp?sitos, as fibras apenas evitaram um rompimento brusco, uma vez que as mesmas n?o atuam como refor?o para esse tipo de solicita??o. O mesmo comportamento ocorreu em rela??o ? resist?ncia ? flex?o, uma vez que os comp?sitos n?o sofreram ruptura brusca e ainda continuaram suportando carga depois do ponto de carga m?xima
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Figueiredo, Aneli?se Lunguinho. "Pir?lise termoqu?mica de p?s da fibra de coco seco em um reator de cilindro rotativo para produ??o de bio-?leo." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12952.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-12-17T14:08:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AnelieseLF_DISSERT.pdf: 3198107 bytes, checksum: 808e93eb6952cb8e374d91afa53cabe1 (MD5) Previous issue date: 2011-07-01
Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior
This master thesis aims at developing a new methodology for thermochemical degradation of dry coconut fiber (dp = 0.25mm) using laboratory rotating cylinder reactor with the goal of producing bio-oil. The biomass was characterized by infrared spectroscopy with Fourier transform FTIR, thermogravimetric analysis TG, with evaluation of activation energy the in non-isothermal regime with heating rates of 5 and 10 ?C/min, differential themogravimetric analysis DTG, sweeping electron microscopy SEM, higher heating value - HHV, immediate analysis such as evaluated all the amounts of its main constituents, i.e., lignin, cellulose and hemicelluloses. In the process, it was evaluated: reaction temperature (450, 500 and 550oC), carrier gas flow rate (50 and 100 cm?/min) and spin speed (20 and 25 Hz) to condensate the bio-oil. The feed rate of biomass (540 g/h), the rotation of the rotating cylinder (33.7 rpm) and reaction time (30 33 min) were constant. The phases obtained from the process of pyrolysis of dry coconut fiber were bio-oil, char and the gas phase non-condensed. A macroscopic mass balance was applied based on the weight of each phase to evaluate their yield. The highest yield of 20% was obtained from the following conditions: temperature of 500oC, inert gas flow of 100 cm?/min and spin speed of 20 Hz. In that condition, the yield in char was 24.3%, non-condensable gas phase was 37.6% and losses of approximately 22.6%. The following physicochemical properties: density, viscosity, pH, higher heating value, char content, FTIR and CHN analysis were evaluated. The sample obtained in the best operational condition was subjected to a qualitative chromatographic analysis aiming to know the constituents of the produced bio-oil, which were: phenol followed by sirigol, acetovanilona and vinyl guaiacol. The solid phase (char) was characterized through an immediate analysis (evaluation of moisture, volatiles, ashes and fixed carbon), higher heating value and FTIR. The non-condensing gas phase presented as main constituents CO2, CO and H2. The results were compared to the ones mentioned by the literature.
O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia de degrada??o termoqu?mica da fibra do coco seco (dp = 0,25 mm) utilizando reator de cilindro rotativo em escala de laborat?rio, visando a produ??o de bio-?leo. A biomassa foi caracterizada por an?lise elementar (C, H, N), espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier - IVTF, an?lise termogravim?trica ATG, com avalia??o da energia de ativa??o no regime n?o isot?rmico com taxas de aquecimento de 5 e 10 oC/min, an?lise diferencial termogravim?trica - DTG, microscopia eletr?nica de varredura - MEV, poder calor?fico superior - PCS, an?lise imediata (avalia??o da umidade, materiais vol?teis, cinzas e carbono fixo) bem como avalia??o dos teores dos principais constituintes, ou seja, lignina, celulose e hemicelulose. No processo de pir?lise os seguintes par?metros foram estudados: temperatura da rea??o (450, 500 e 550 ?C), vaz?o do g?s de arraste (50 e 100 cm?/min) e velocidade de centrifuga??o para condensa??o do bio-?leo (20 e 25 Hz). O fluxo de alimenta??o da biomassa (540 g/h), a rota??o do cilindro rotativo (33,7 rpm) e o tempo de rea??o (30 33 min) foram mantidos constantes. Os produtos obtidos no processo da pir?lise da fibra do coco seco foram o bio-?leo, os finos de carv?o e a fase gasosa n?o condensada. Um balan?o de massa macrosc?pico aplicado tendo como base o peso de cada produto permitiu obter o rendimento dessas fases. O melhor rendimento de 18,1 % em bio-?leo foi obtido nas seguintes condi??es: temperatura de 500 ?C, vaz?o de g?s inerte 100 cm?/min e velocidade de centrifuga??o de 20 Hz. Nessas condi??es, o rendimento em finos de carv?o foi de 21,7 %, fase gasosa n?o condens?vel 37,6 % e perdas da ordem de 22,6 %. Algumas propriedades f?sicas do bio-?leo foram avaliadas, a saber, a densidade, viscosidade, pH, poder calor?fico superior, teor de finos de carv?o, an?lise por IVTF e CHN. A an?lise cromatogr?fica do bio-?leo mostrou que os principais constituintes de sua composi??o foram o fenol seguido do sirigol, aceto vanilona e vinil guaiacol. A fase s?lida (finos de carv?o) obtida foi caracterizada por an?lise imediata, poder calor?fico superior e IVTF. A fase gasosa n?o condensada apresentou como principais constituintes o CO2, CO e H2. Os resultados foram comparados com dados da literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Leite, Maraisa Cristiane de Oliveira. "Fabrica??o e caracteriza??o de um comp?sito hibrido com res?duo lignocelul?sico." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015. http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20778.

Full text
Abstract:
Submitted by Automa??o e Estat?stica (sst@bczm.ufrn.br) on 2016-06-23T20:06:05Z No. of bitstreams: 1 MaraisaCristianeDeOliveiraLeite_DISSERT.pdf: 2733334 bytes, checksum: d086f67ef0d47e95e151ff9ad376bcd7 (MD5)
Approved for entry into archive by Arlan Eloi Leite Silva (eloihistoriador@yahoo.com.br) on 2016-06-27T20:29:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MaraisaCristianeDeOliveiraLeite_DISSERT.pdf: 2733334 bytes, checksum: d086f67ef0d47e95e151ff9ad376bcd7 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-27T20:29:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MaraisaCristianeDeOliveiraLeite_DISSERT.pdf: 2733334 bytes, checksum: d086f67ef0d47e95e151ff9ad376bcd7 (MD5) Previous issue date: 2015-12-22
Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior (CAPES)
Este trabalho objetiva fabricar e caracterizar um comp?sito hibrido pl?stico, com matriz ? base de resina de poli?ster isoft?lica e tendo como refor?o fibras de vidro e o endocarpo do coco seco (Cocos Nuc?fera Linn) na forma de particulado como carga. O comp?sito foi confeccionado industrialmente na Tecniplas Ind?stria e Com?rcio LTDA. na forma de placa, e o processo de fabrica??o utilizado foi ? lamina??o manual (Hand Lay up). A partir da placa foram preparados corpos de prova para ensaios de densidade volum?trica, absor??o de umidade, tra??o uniaxial nos estados seco e ?mido, e ensaio de flex?o, al?m de estudos sobre o comportamento da fratura gerada nos ensaios mec?nicos por meio do MEV. Todos os ensaios foram feitos de modo a achar as aplica??es mais vi?veis ao comp?sito hibrido fabricado. Nos ensaios de tra??o e flex?o foram analisadas as propriedades de tens?o ?ltima, m?dulo de elasticidade e deforma??o. A partir dos resultados observa-se que o percentual de umidade absorvido foi de 3,03%, um valor razoavelmente alto, dado o intervalo de tempo que ocorreu esta absor??o. A presen?a de umidade no ensaio de tra??o significou uma queda de 19,77% da resist?ncia ?ltima, e 5,26% no m?dulo de elasticidade. Para os ensaios de flex?o obteve-se o valor m?dio de 69,13 MPa de resist?ncia ? flex?o. Os resultados apontam a aplica??o do comp?sito hibrido estudado em estruturas leves, ambientes internos, onde exijam solicita??es de tra??o de baixo/m?dio desempenho, e onde envolvem solicita??es de flex?o.
This work aims to manufacture and characterize a hybrid plastic composite with the matrix isophthalic polyester resin base and having as reinforcing glass fiber and the dry endocarp of coconut (Coco nucifera Linn) in the form of particles as filler. The composite was made industrially in Tecniplas Industry and Trade LTDA. in the form of plate, and was manufactured process made by the manual lamination (Hand Lay Up). From the plate they were prepared test specimens for testing density, water absorption, uniaxial traction in dry and wet states, and testing of bending, as well as studies on the behavior of the generated fractures, macroscopic and microscopic, in mechanical tests through. All tests were performed in order to find the most viable applications the hybrid composite manufactured. The tensile and bending tests were analyzed last tensile properties, elasticity and deformation module. After the studies, it is observed that the percentage moisture absorbed was 3.03%. The presence of moisture in the tensile test meant a decrease of 19.77% from last stand, and 5.26% in the elastic modulus. For bending tests gave an average value of 69.13 MPa flexural strength. The results show the application of hybrid composite studied in lightweight structures, indoors, which require low / medium performance traction demands, and which involve flexural requests.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Serafim, Felipe Morais Fernandes. "Desenvolvimento de um painel sandu?che com carga de particulado oriundo de res?duo lignocelul?sico para aplica??o em produtos na ?rea de equipamentos de prote??o." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015. http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20601.

Full text
Abstract:
Submitted by Automa??o e Estat?stica (sst@bczm.ufrn.br) on 2016-06-03T23:57:10Z No. of bitstreams: 1 FelipeMoraisFernandesSerafim_DISSERT.pdf: 2615030 bytes, checksum: c5cdd1f3e33cd45acd31d95163c78d6a (MD5)
Approved for entry into archive by Arlan Eloi Leite Silva (eloihistoriador@yahoo.com.br) on 2016-06-07T20:57:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FelipeMoraisFernandesSerafim_DISSERT.pdf: 2615030 bytes, checksum: c5cdd1f3e33cd45acd31d95163c78d6a (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-07T20:57:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FelipeMoraisFernandesSerafim_DISSERT.pdf: 2615030 bytes, checksum: c5cdd1f3e33cd45acd31d95163c78d6a (MD5) Previous issue date: 2015-11-16
O trabalho objetiva investigar o uso de uma estrutura de sanduiche h?brida formada com tecido de fibras de kevlar (Kevlar 49), manta de fibras de vidro do tipo E e particulado do endocarpo do coco seco (Cocos Nuc?fera Linn), tendo como matriz a base de resina termofixa de tereftalato de poli?ster para o uso em ?reas de equipamento de prote??o. O processo de fabrica??o adotado foi o de lamina??o manual (hand lay up) para confeccionar a estrutura h?brida. Para caracterizar o comportamento mec?nico e f?sico foi fabricada uma placa de 800x700 mm? do painel h?brido, da qual foram preparados corpos de prova para os ensaios de absor??o de umidade, tra??o uniaxial, densidade volumetrica, impacto (Charpy) e testes bal?sticos. Este ?ltimo foi aplicado para que fosse feito um estudo comparativo da fratura bal?stica causada pela penetra??o do projetil bal?stico de calibre 38 e 380, N?vel I e N?vel III, respectivamente. Houve tamb?m analise do di?metro de entrada e sa?da do projetil, como da ?rea de dano delaminada. Para o ensaio de Impacto (Charpy), foram analisadas a energia absorvida e a caracter?stica da fratura, para, assim, ser analisado o comportamento da configura??o proposta. Todos os testes realizados tem por finalidade a aplica??o nas ?reas de equipamento contra impacto bal?stico, tais como, capacetes; coletes ? prova de bala; blindagens; embalagens de prote??o entre outros itens a serem identificados nesta pesquisa. Os resultados obtidos apontam para aplica??es onde envolvem solicita??es trativas para este material, por?m, o mesmo obteve valores baixos de energia absorvida no ensaio de impacto. No teste bal?stico, houve penetra??o total das placas, mas com significativa ?rea delaminada.
This work aims to study and investigate the use of a hybrid composite polymer formed with blanket aramid (Kevlar 29) fiber blanket flax fiber and particulate dry endocarp of coconut (Cocos nucifera Linn), using as matrix an epoxy resin based thermoset for use in areas of protective equipment. Besides such material is used an aluminum plate, joined to the composite by means of glue based on epoxy and araldite commercial. The manufacturing process adopted was manual lamination (Hand Lay Up) to manufacture the hybrid composite. After the composite is prepared, an aluminum plate is subjected to pressure and glued to cure the adhesive. Layers of veil will also be used to separate the particulate from the linen blanket layer without disturbing the alignment of the fibers of the blankets. To characterize the mechanical and physical behavior was manufactured a plate of 800 x 600 mm of the hybrid composite, which were removed specimens for tests of water absorption to saturation; density; impact test (Charpy) and two test specimens for ballistic testing 220 mm x 200 mm to make a comparative study between the dry state and saturated water absorption and thus see the ballistic performance of these two conditions. The test was applied to make a comparative study of fracture in these two conditions, caused by penetrating ballistic missile (38 and 380). To test the impact (Charpy) will analyze the absorbed energy, fracture appearance and lateral contraction, also in dry condition and saturation of absorbed water, thereby analyzing situations where the impact load is relevant, such as bumps and shocks produced by stone, metal or wooden bars among others. The proposed configuration, along with the tests, has the purpose, application in the fields of equipment against ballistic impact, such as helmets; bullet proof vests; shields; protective packaging and other items to be identified in this research.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Coco seco"

1

Kugler, Rosi. Como un árbol seco. [Managua]: SI Mujer, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cardoza, Edgard. Como crujir de rama seca. Zacatecas, Zacatecas: Ediciones de Medianoche, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Como arena seca entre los dedos: Tiempo de inmigrantes. Buenos Aires: Milá, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Canobbio, Elisabetta. Pergamene della famiglia Mandelli: Archivio storico della Diocesi di Como, secc. XIII-XVII, regesti. Como: New press, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

La diosa erotica: Como aduenarte de tu potencia sexual. Argentina: Sudamericana, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Franczyk, Karen J. Depositional controls on the Late Campanian Sego Sandstone and implications for associated coal-forming environments in the Uinta and Piceance basins. [Washington, D.C.]: U.S. G.P.O., 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Franczyk, Karen J. Depositional controls on the Late Campanian Sego sandstone and implications for associated coal-forming environments in the Uinta and Piceance basins. Washington, DC: Dept. of the Interior, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ianantuoni, Stella. Tantra: El cuerpo como manifestación de la Realidad Suprema. Buenos Aires: Âgama Publicaciones, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Zarri, Gabriella Bruna, and Nieves Baranda Leturio, eds. Memoria e comunità femminili: Spagna e Italia, secc. XV-XVII – Memoria y comunidades femeninas. España e Italia, siglos XV-XVII. Florence: Firenze University Press, 2011. http://dx.doi.org/10.36253/978-88-6453-293-6.

Full text
Abstract:
Este libro presenta los resultados de un trabajo colectivo sobre un tema de relieve historiográfico internacional, los conventos femeninos como centros de cultura en el Renacimiento y el Barroco. Las investigaciones se centran en los tipos de escritura que sirven a la construcción y conservación de la memoria. Además se examinan otros tipos de comunidades – la corte, la familia – con las que guardan relaciones de parentesco o patronazgo. Aparte del valor de cada una de las contribuciones, el volumen plantea un sugestivo diálogo comparativo entre dos países europeos que comparten una larga historia común de intercambios culturales y sociales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Chia, Mantak. La pareja multi-orgásmica: Secretos sexuales que todo pareja debería conocer : como potenciar enormemente el placer, la intimidad y la salud de la pareja. Madrid: Neo Person, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Coco seco"

1

Araújo, Fernanda Benício Coelho de, Marcio Cleto Soares de Moura, and Gláucia Viana dos Santos. "CARACTERIZAÇÃO E SORÇÃO DE FÓSFORO NOS SEDIMENTOS DO RIO CORRENTE DOS MATÕES, PIAUÍ." In Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meo Ambiente - Vol. II, 142–55. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060910.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como propósito avaliar as concentrações de fósforo e nitrogênio nos sedimentos nas épocas seca e chuvosa e os parâmetros de adsorção de fósforo do rio Corrente dos Matões na região hidrográfica do Parnaíba/PI. A amostragem dos sedimentos foi realizada em nove pontos da microbacia, nos meses de setembro de 2013 (período seco) e fevereiro de 2014 (período chuvoso), compreendendo nascentes, segmentos intermediários e foz. Nos sedimentos foi realizada a granulometria e medidas as concentrações das frações de fósforo (fósforo total, fósforo inorgânico total, fósforo orgânico total) e nitrogênio total, além da determinação dos parâmetros de adsorção de fósforo. O período de amostragem (período seco) e a baixa capacidade de diluição do rio e algumas atividades antrópicas (fontes de poluição difusas) contribuíram para o aumento nas concentrações de fósforo e nitrogênio total em sedimentos do rio. Além disso, os parâmetros de adsorção de fósforo, através das isotermas de Langmuir e Freundlich, apresentaram o comportamento da adsorção de fósforo que foram maiores na região intermediária do rio, podendo estar associada às características dos sedimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Junior, Manoel Sotti, Ricardo Puziol de Oliveira, Juliano Katayama Groff, Marcos Vinícius de Oliveira Peres, and Yara Campos Miranda. "ÍNDICE DE ANOMALIA DE CHUVA (IAC) PARA AS DIFERENTES REGIÕES INTERMEDIÁRIAS DO ESTADO DO PARANÁ NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI." In Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meo Ambiente - Vol. II, 27–38. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060902.

Full text
Abstract:
Uma das formas de se estudar a precipitação pluvial de determinada região é por meio de Índices de Anomalia de Chuva (IAC). Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar o IAC nas seis diferentes regiões intermediárias presentes no Estado do Paraná, utilizando dados de precipitação mensais de 27 estações automáticas entre 2011 e 2020, evidenciando as características pluviométricas trimestrais ou sazonais de cada região. Com estes dados, foi possível observar de forma de geral que todas as regiões, exceto a de Curitiba, apresentaram mais anomalias secas do que úmidas no decorrer desses 10 anos. Curitiba também apresentou a maior média pluviométrica anual. Foi possível visualizar que no Inverno ocorre a maioria das anomalias de extrema seca, tendo na Primavera a maioria das anomalias extremamente úmidas e que o ano 2020 foi o mais seco da série histórica, tendo como possível explicação a atuação do fenômeno La Niña no estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Koga, Arisa, Gabriela Novais Guesso, and Rodrigo Tartari. "SAZONALIDADE MICROMETEOROLÓGICA E A CHEGADA DE UM EVENTO DE FRIAGEM NO SUDOESTE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA." In Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meo Ambiente - Vol. II, 61–74. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060904.

Full text
Abstract:
Sazonalmente, massas de ar frio provenientes do sul do continente atingem a região do sudoeste da Amazônia Brasileira em alguns dias do ano. Estes eventos são capazes de ocasionar perturbação atmosférica e alterar os parâmetros micrometeorológicos de forma a influenciar na vida biológica da floresta. O objetivo deste trabalho foi descrever a sazonalidade micrometeorológica, bem como a chegada de um evento de friagem e seus efeitos na região do município de Humaitá-AM, para o ano de 2017. Foram utilizados dados de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A precipitação total foi de 2710,6 mm.ano-1, sendo sua sazonalidade bem definida por duas estações características, seca e chuvosa. A umidade relativa do ar manteve-se com padrões típicos da região na ordem de 70-90% durante todo o ano. A radiação solar global incidente apresentou o menor valor no período de seca e o maior na transição do período seco para o chuvoso. A temperatura máxima atingiu valores na ordem de 35 ºC, e a pressão e velocidade do vento demonstraram um aumento expressivo no mês de julho e valores mínimos em novembro. O evento da passagem da friagem gerou alterações em todos os parâmetros analisados, com queda brusca na temperatura e aumento na pressão e velocidade dos ventos. A umidade relativa do ar apresentou valores baixos devido a friagem ter massa de ar seca e fria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Crisliane Camargo de, Sá, Pombo Joseane Cristina Pinheiro, and Botelho Vanessa Albres. "ELABORAÇÃO DO LICOR DE ROMÃ E CANELA: QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLOGICA." In CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DO CAMPO À MESA, 426–41. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-00-3.v.2.426-441.

Full text
Abstract:
O setor de bebidas alcoólicas apresenta relevância econômica no Brasil, com destaque para o crescimento do consumo de licores à base de frutas, o que impulsiona o processamento de frutas pouco exploradas tecnologicamente pela agroindústria, como a romã. O objetivo deste estudo foi elaborar um licor à base de romã e canela e avaliar sua qualidade físico-química e microbiológica. O licor foi avaliado quanto aos parâmetros físico-químicos como pH, acidez, densidade, teor alcoólico, cinzas, extrato seco, sólidos solúveis, açucares (redutores, não redutores e totais) e compostos fenólicos totais; e microbiológicos quanto a presença de Salmonella spp., coliformes, bolores e leveduras. O licor apresentou boa qualidade devido aos valores satisfatórios de pH (4,5), acidez (16,67 meq/L), densidade (1,09 g/mL), teor alcoólico (24 % v/v), cinzas (0,03 %), extrato seco (27,94 g/L), sólidos solúveis totais (30,40 °Brix), açúcares totais (50,20 %), açúcares redutores (13,13 %), açucares não redutor (35,21 %) e compostos fenólicos totais (1041 mg GAE/L). Os resultados da análise microbiológica estão de acordo ao estabelecido pela legislação, o que indica as boas condições sanitárias durante a fabricação da bebida devido a ausência de Salmonella spp., coliformes, bolores e leveduras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lima Araújo, Diessica, and Nayara Rosa Santos Torres. "ANÁLISE DE VELOCIDADE MÉDIA E RITMO EM UM DESAFIO DE CORRIDA DE RUA DURANTE A QUARENTENA." In EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES, 169–77. DIGITAL EDITORA, 2021. http://dx.doi.org/10.48140/digitaleditora.2020.002.14.

Full text
Abstract:
Objetivos: Nesse contexto, nosso estudo teve como objetivo analisar a velocidade média e ritmo desenvolvido em um desafio de corrida de rua durante a quarentena. Métodos: Participaram desse estudo 19 corredores sendo 11 do sexo feminino como também 8 do gênero masculino, assim foram analisadas variáveis do ritmo médio como velocidade média dos participantes. Resultados: houve uma diferença para as duas variáveis estudadas quando comparados homens e mulheres, visto que o público masculino obteve os melhores benefícios. Conclusão: Contudo, no presente estudo conclui-se que o gênero masculino apresentou resultados superiores no ritmo médio como na velocidade média quando comparado ao feminino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lucas Fernando da Costa, Lima, Santos Breno Barbosa dos, Santos Gabriel Garreto dos, Tavares Domingos Sávio Morais, and Gama Juliana Simões Nobre. "DESEMPENHO AGRONÔMICO DE VARIEDADES DE FEIJÃO-CAUPI NO PERÍODO DE ESTIAGEM EM CASTANHAL-PA." In Ciências agrárias: inovação e responsabilidade social, 33–46. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-991061-4-9.33-46.

Full text
Abstract:
O estudo da época de plantio do feijão-caupi tem grande importância para a sua produção, visto que, ele é bastante sensível à precipitação, temperatura, chuvas irregulares e mal distribuídas, juntamente com o período de estiagem, causam danos enormes às lavouras. Desse modo, este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de variedades de feijão-caupi (Vigna unguiculata L.) no período de estação seca, assim como, fazer um resgate das sementes crioulas produzidas no nordeste paraense. O experimento foi realizado em campo localizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Castanhal, conduzido de setembro a novembro de 2018. Foram utilizadas 4 variedades de feijão-caupi, sendo elas: BRS Novaera (conhecido como caupi branco), caupi vermelho (conhecido como mata fome) e caupi verde (conhecido como sempre verde), sendo todas encontradas em cidades pertencentes à região nordeste paraense, como Marapanim, Santa Maria do Pará, Irituia e Castanhal. O experimento foi conduzido em blocos casualizados com área de 9x5 m cada bloco, divididos em 4 parcelas de 4x2 m, respeitando o espaçamento de 1 metro entre parcelas dentro do bloco. As plantas foram observadas durante um período de 60 dias a partir da semeadura, sendo as variáveis de crescimento analisadas, diâmetro do caule, altura das plantas e massa seca da parte aérea, avaliados a cada 12 dias. Após a colheita foram avaliadas as variáveis de rendimento: número de vagens por planta, comprimento das vagens, número de sementes por vagem e peso de 100 sementes. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade. Para os períodos de avaliação, foi realizada uma análise de regressão polinomial. As variedades de feijão-caupi BRS Novaera, seguida da “sempre verde” e “mata fome” apresentam desempenho satisfatório no período de estiagem, sendo uma opção para o agricultor poder cultivar mais uma safra de feijão durante o ano. A variedade “mata fome” pode ser uma alternativa para adubação verde e recuperação de solos degradados, devido a produção expressiva de matéria seca e cobertura verde no solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

de Paula Silva, Adriano Reis, Lidiane Aparecida Alves, and Aline Franco Basso. "Expansão da cogeração de energia elétrica no setor sucroenergético no Brasil." In Estudos Cindínicos, 157–88. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2020. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-54942-7-9_8_7.

Full text
Abstract:
Neste artigo são tecidas algumas considerações sobre o processo de cogeração de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar no setor sucroenergético. Este estudo justifica-se pela procura de energia na sociedade atual, pelos impactes decorrentes da utilização dos recursos energéticos e, também como resultado da perspectiva de expansão da produção de biocombustíveis e bioenergia, especialmente no setor sucroenergético, graças à evolução tecnológica, dos instrumentos legais e do reconhecimento dos benefícios da utilização destas fontes alternativas de energia. No Brasil, a cogeração de energia pode assegurar diversificação da matriz energética e a disponibilidade de energia, sobretudo no período mais seco do ano, quando o nível das águas nos reservatórios das hidroelétricas reduz consideravelmente. Assim sendo, neste estudo analisa-se cogeração de energia a partir do caso de duas usinas (Frutal e Cerradão). Portanto, como metodologia recorreu-se às observações in loco bem como a leitura de textos científicos e normas legais referentes à temática abordada. Ratifica-se que, apesar dos benefícios da cogeração de energia há impactes ambientais, pois estes são inerentes a qualquer atividade humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cuadros, Lisa Stephany, and Isabela Ríos Castillo. "Desarrollo jurídico del genocidio." In Reflexiones jurídicas y sociojurídicas contemporáneas, 61–73. Editorial Universidad Santiago de Cali, 2016. http://dx.doi.org/10.35985/9789588920214.3.

Full text
Abstract:
Tras la acogida de los Estados partes de la Convención para la Prevención y Sanción del Delito de Genocidio, éste último se ha entendido como el delito perpetrado con la intención de destruir total o parcialmente a un grupo nacional, étnico, racial o religioso, como tal, incurriendo en la matanza o lesión grave a la integridad física o mental de sus miembros, al sometimiento intencional a condiciones de existencia que hayan de acarrear su destrucción física total o parcial, a la toma de medidas destinadas a impedir los nacimientos en el seno del grupo y al traslado por fuerza de niños del grupo a otro grupo (ONU, 1948, Art.2)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

CAVALCANTI, SANDRA LOPES, and DIVANISE SURUAGY CORREIA. ""A DEPENDÊNCIA FUNCIONAL DE PESSOAS IDOSAS EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA EM ALAGOAS"." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.077.

Full text
Abstract:
"ESTE ESTUDO OBJETIVOU AVALIAR A CAPACIDADE FUNCIONAL DE PESSOAS IDOSAS RESIDENTES EM INSTITUI??O DE LONGA PERMAN?NCIA. TRATA-SE DE UM ESTUDO QUANTITATIVO, TRANSVERSAL, DESCRITIVO REALIZADO EM UM MUNIC?PIO DO AGRESTE ALAGOANO EM DUAS INSTITUI??ES DE LONGA PERMAN?NCIA (ILP). A AMOSTRA INICIAL FOI COMPOSTA POR 38 IDOSOS RESIDENTES NAS INSTITUI??ES PESQUISADAS. PARA A COLETA DOS DADOS FOI UTILIZADO O MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL (MEEM) E A ESCALA DE ATIVIDADES INSTRUMENTAIS DA VIDA DI?RIA (AIVD). CONSIDEROU-SE COMO VARI?VEIS: IDADE, SEXO, RA?A, ESTADO CIVIL E ESCOLARIDADE; 53% DOS IDOSOS APRESENTARAM D?FICIT COGNITIVO O QUE REDUZIU O TAMANHO DA AMOSTRA FINAL PARA 18. ESTES CONTINUARAM NA PESQUISA POR N?O APRESENTAREM DECL?NIO COGNITIVO. A M?DIA DE IDADE FOI DE 75 ANOS, A MAIORIA DO SEXO MASCULINO, SOLTEIRO, ANALFABETOS, DE RA?A PARDA/NEGRA. A MAIORIA DOS IDOSOS N?O POSSUEM AUTONOMIA SIGNIFICANDO UM MAIOR COMPROMETIMENTO NAS AIVDS."
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

RIBEIRO, RADMILA RAIANNI ALVES, ADRIANA RAQUEL ARAÚJO PEREIRA SOARES, FÁBIO RODRIGO ARAÚJO PEREIRA, and MARIA DO CARMO GUIMARÃES PORTO. "AVALIAÇÃO DO DIABETES COMO CAUSA DE MORTES EM IDOSOS DO BRASIL." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.068.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: O DIABETES MELLITUS (DM) É UMA DOENÇA DE MÚLTIPLAS ETIOLOGIAS QUE AFETA INDIVÍDUOS DE TODAS AS RAÇAS/COR, ESCOLARIDADE, SEXO, IDADE E/O CONDIÇÃO SOCIAL, CAPAZ DE REDUZIR A QUALIDADE DE VIDA E ELEVAR MORTALIDADE NA POPULAÇÃO. ESTIMA-SE QUE NO BRASIL, DOS 9,1 MILHÕES DE DIABÉTICOS, 40%, TÊM 60 ANOS OU MAIS. OBJETIVO: AVALIAR A OCORRÊNCIA DE ÓBITOS DE IDOSOS BRASILEIROS EM DECORRÊNCIA DO DIABETES TIPO 1 E TIPO 2 ENTRE OS ANOS DE 2014 A 2018. METODOLOGIA: É UM ESTUDO QUANTITATIVO DA MORTALIDADE DE IDOSOS (≥ 60ANOS) BRASILEIROS POR DIABETES TIPOS 1 E 2 EM HOSPITAIS, AVALIADOS POR REGIÃO E DE ACORDO COM SEXO, ESCOLARIDADE E RAÇA SEGUNDO OS DADOS DO SIM/DATASUS (2014-2018). RESULTADOS: NO BRASIL, 21.621 IDOSOS MORRERAM POR DIABETES TIPO 1= 6.479 E DIABETES TIPO 2= 15.142, COM UMA MÉDIA DE 4.324 MORTES/ANO. HOUVE MAIS ÓBITOS DE MULHERES (57,03%). ENTRE AS REGIÕES BRASILEIRAS, O SUDESTE (28,34%) E NORDESTE (26,18%) FORAM AS QUE APRESENTARAM MAIORES VALORES. A BAHIA (25,72%) FOI O ESTADO NORDESTINO COM MAIOR MORTALIDADE. A PARAÍBA OCUPOU A SEXTA POSIÇÃO EM NÚMERO DE ÓBITOS NESSA MESMA REGIÃO. INDIVÍDUOS COM BAIXA ESCOLARIDADE (1 A 7 ANOS) MORRERAM APROXIMADAMENTE 2X E 4X MAIS QUE ANALFABETOS E QUE OS IDOSOS COM ALTA ESCOLARIDADE, RESPECTIVAMENTE. NESSE ESTUDO, REGISTROU-SE MAIS ÓBITOS ENTRE IDOSOS BRANCOS (52,5%) E PARDOS (37,8%), CONTRASTANDO COM OUTROS TRABALHOS SOBRE DM QUE TAMBÉM AVALIARAM RAÇA/COR DOS INDIVÍDUOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Coco seco"

1

de Freitas, Rayanne Brito, João Victor Nunes Oliveira, Elizama Shirley Silveira, Diogo Miron, and Luzia Kalyne Almeida Moreira Leal. "Resíduo do coco (Cocos nucifera): da matéria-prima in natura ao extrato seco (spray drying) padronizado (CLAE-PDA) antioxidante." In II Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Ceará e I Simpósio Norte-Nordeste de Ciências Farmacêuticas. Fortaleza - CE, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/ppgcf-2017-66358.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

ROCHA, ADONES ALMEIDA, AUDIRENE AMORIM SANTANA, ADONES ALMEIDA ROCHA, ANA KAROLINY DA SILVA RAPOSO, LOURYVAL COELHO PAIXÃO, HALINA LOOS BRITO, and AUDIRENE SANTANA AMORIM. "OBTENÇÃO E AVALIAÇÃO FÍSICA DE FILMES BIOPLÁSTICOS DE PECTINA COM ADIÇÃO DE FIBRAS DE MESOCARPO DO COCO-DA-BAÍA (COCOS NUCIFERA) SECO." In XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/cobecic2019-emn14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Elaine Lucas dos, Emérita Sátiro Opaleye, and Ana Regina Noto. "Álcool, sexo e pancadões: como pensam os adolescentes?" In Simpósio Nacional sobre Adolescência: Vulnerabilidades, Protagonismos e Desafios. UNIFESP, 2016. http://dx.doi.org/10.22388/2525-5894.2016.006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

MOTA, Bruno Cavalcante, Bruno ALBUQUERQUE, Samuel Goersch Fontenele De ALMEIDA, Thiago Frota MARANHÃO, and Francisca Das Chagas Soares REIS. "A piezoeletricidade aplicada em pavimentos como sistema gerador de energia." In I Mostra SEC UFC. Recife, Brazil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/110337.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sanitá, Isadora Lara, Marcelle Aparecida de Barros Junqueira, Caio Luis Lins Candeiro, Luiz Renato Paranhos, and Lauro Ricardo de Lima Santos. "Transtornos mentais comuns em travestis que atuam como profissionais do sexo." In I SIMPÓSIO DE ATENÇÃO À SAÚDE DE POPULAÇÕES NEGLIGENCIADAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, 2018. http://dx.doi.org/10.24281/rremecs.2018.09.15.saspnufu1.10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Andriolli, Elaine Marisa, and Guilherme Moraes Vargas. "O Uso de Selo Turístico Em Produtos Como Fortalecimento da Rota do Yucumã." In Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Educs, 2015. http://dx.doi.org/10.18226/610001/mostraxv.2015.47.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, F. A., R. S. Freitas, S. T. Santos, F. A. T. Alves, C. J. X. Cordeiro, and H. M. M. Neta. "ACÚMULO DE MASSA SECA EM COUVE RABANO BRANCA CULTIVADA EM FIBRA DE COCO FERTIRRIGADA COM DIFERENTES SOLUÇÕES NUTRITIVAS." In IV Inovagri International Meeting. Fortaleza, Ceará, Brasil: INOVAGRI/ESALQ-USP/ABID/UFRB/INCT-EI/INCTSal/INSTITUTO FUTURE, 2017. http://dx.doi.org/10.7127/iv-inovagri-meeting-2017-res1310111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

KEXUN, ZHANG, CAMILLA SARAIVA RODRIGUES COSTA ABREU, MAYANNE CAMARA SERRA, ALINE VIEIRA BELÉM, and EDUARDO MENDONÇA PINHEIRO. "O SEO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL: ESTUDO EM UMA ACADEMIA ESPORTIVA." In ENEGEP 2018 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2018 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2018. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2018_tn_stp_262_508_35809.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cruz, Luana B., José Denes L. Araújo, Jefferson A. Sousa, João D. S. Almeida, Geraldo B. Júnior, Aristófanes C. Silva, and Anselmo C. Paiva. "Classificação do Filme Lacrimal usando a Função K de Ripley como Descritor de Textura." In XVIII Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2018.3669.

Full text
Abstract:
A síndrome do olho seco é uma doença que afeta grande parte da população dificultando suas atividades diárias. O diagnóstico desta doença é uma tarefa desafiadora para oftalmologistas, devidoá sua etiologia multifatorial. Um dos testes mais utilizados consiste na classificação manual das imagens do filme lacrimal capturadas com o interferõmetro Doane. Assim, torna-seútil o uso de um sistema automático para suporte ao diagnóstico pelos especialistas. Neste trabalho é proposto um método para a classificação automática da camada lipídica do filme lacrimal, usando a função K de Ripley para extrair características e os classificadores Naive Bayes e Bayes Net. O método proposto apresenta taxas de classificação superiores a 95%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Allan Pereira Gomes da, David Willian Gonçalves Silveira, Fábio Cristian Alves Pinheiro Filho, Francisco César Silva Coelho Filho, Igor Antônio Alves Pereira, Pedro Henrique Castro do Nascimento, and Ana Verônica Gonçalves Borges. "UTILIZAÇÃO DO BIM COMO FERRAMENTA PARA OBTENÇÃO DO SELO CASA AZUL DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL." In Simpósio Nacional de BIM. Associação Brasileira de Patologia das Construções, 2020. http://dx.doi.org/10.4322/sinabim.2020.002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Coco seco"

1

Lopezosa, Carlos, Lluís Codina, Carlos Gonzalo Penela, and Carles Pont Sorribes. SEO y periodismo: marco de optimización global como parte del emprendimiento en cibermedios. Universitat Pompeu Fabra, 2020. http://dx.doi.org/10.31009/informesdcom.2020.01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, Douglas, and Claudia Costa. Impacto das condições atmosféricas em atividades da Vale ao longo do corredor Norte. ITV, 2020. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.ds.2020.38.ferreira.

Full text
Abstract:
A cadeia mineral da Vale ao longo do Corredor Norte, localizado no leste da Amazônia, entre os estados do Pará e Maranhão, ocorre a céu aberto e está frequentemente exposta aos fenômenos atmosféricos indutores de mau tempo, como tempestades, incidência de raios, rajadas de vento, etc. Neste sentido, o presente relatório técnico teve como objetivo evidenciar os impactos das condições atmosféricas ao longo da cadeia mineral, com ênfase nos sítios de Carajás e no Terminal Marítimo Ponta da Madeira (TMPM). A abordagem foi conduzida com base na análise de dados meteorológicos e na percepção de empregados da Vale alocados em ambos os sítios. Os resultados demonstraram que o Corredor Norte da Vale é influenciado por sistemas atmosféricos, que atuam em diferentes períodos do ano conforme a região. A climatologia regional da precipitação demonstrou uma sazonalidade marcante, com períodos chuvosos e secos distintos entre Carajás e o TMPM, característica que é considerada no planejamento logístico e operacional da Vale, como constatado nas entrevistas com alguns empregados da Vale. Os resultados capturados em tais entrevistas evidenciaram que as condições atmosféricas estão diretamente associadas a atividades da Vale, como citado por gerências operacionais e manutenção, por exemplo. Além disso, a percepção do entrevistado da gerência de segurança ocupacional, monitorar e prever a eventos meteorológicos vai muito além da questão da produção, mas principalmente no ato de salvaguardar a vida dos empregados da Vale, bem como das comunidades que residem em áreas de mineração. Particularmente no TMPM, a criação de um Comitê de Umidade para a mitigação dos impactos atmosféricos na cadeia mineral, como foco em ações para os próximos períodos chuvosos, reforça que a Vale tem dedicado atenção na redução as incertezas em relação aos eventos meteorológicos danosos às suas operações, bem como tem investido em tecnologias aplicadas ao monitoramento e previsão de tempo. Os resultados encontrados no presente relatório técnico corroboram com o uso de tecnologias em meteorologia, capazes de diagnosticar o estado momentâneo da atmosfera, de modo que as informações relevantes sejam disponibilizadas no formato de alertas aos usuários interessados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Celhay, Pablo, José Luis Márquez, Sebastián Martínez, Cristina Mecerreyes, Matías Muñoz, German Sturzenegger, and Cecilia Vidal. Efectos del Programa de Agua Potable y Saneamiento para Pequeñas Localidades y Comunidades Rurales en Bolivia: resultados de la evaluación de impacto intermedia. Inter-American Development Bank, July 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003417.

Full text
Abstract:
En este estudio, evaluamos la efectividad de una intervención de dotación de sistemas comunales de agua por cañería y soluciones individuales de saneamiento en pequeñas comunidades rurales dispersas de cuatro departamentos de Bolivia. Empleando datos de una encuesta de seguimiento intermedia y un diseño de evaluación experimental en el que las comunidades fueron asignadas aleatoriamente a grupos de tratamiento y control, encontramos que el Programa, respecto al grupo de control, incrementó en 47.2 y 72.3 puntos porcentuales (pp.) el uso autorreportado de fuentes mejoradas de agua e instalaciones mejoradas de saneamiento, respectivamente. Adicionalmente, el Programa mejoró la accesibilidad a baños secos ecológicos y a agua por cañería dentro del predio, y disminuyó los niveles de contaminación del agua en los hogares de tratamiento. Asimismo, el estudio da evidencia de un impacto estadísticamente significativo en la disminución del tiempo de acarreo de agua entre los hombres aunque este resultado no se observa entre las mujeres. A pesar de que el Programa también logró incrementar el acceso a infraestructura básica de higiene (26.4 pp.), no se encontraron efectos detectables en prácticas de higiene como el lavado de manos, ni en la percepción de su importancia. El análisis de información autorreportada de diarrea muestra que el Programa redujo la prevalencia de diarrea en 10.4 pp. respecto al grupo de control, tanto en niños y niñas entre 6 y 17 años como en adultos hombres entre 18 y 49 años. No se observaron efectos significativos de reducción de diarrea en menores de 0 a 5 años, ni en mujeres adultas, así como tampoco en otras enfermedades relacionadas al acceso a agua. La intervención incrementó en 62.4 pp. la probabilidad de que la comunidad cuente con un comité de agua, y en 26 pp. la probabilidad de que un miembro del hogar participe en estos comités y en actividades de capacitación. Si bien el Programa fue altamente efectivo en mejorar resultados intermedios relacionados al acceso, uso, disponibilidad y calidad de los servicios de agua y saneamiento, algunos resultados de más largo plazo asociados a mejoras en la salud de niños menores, cambios en prácticas de higiene y dedicación de mayor tiempo a actividades productivas no muestran aún cambios significativos. Los hallazgos indican que todavía es necesario seguir trabajando en las cadenas de causalidad establecidas en los programas de agua y saneamiento, e investigando para comprender mejor los factores que intervienen e influyen en la dinámica de las poblaciones rurales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography