Academic literature on the topic 'Código de ética do assistente social (1993)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Código de ética do assistente social (1993).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Código de ética do assistente social (1993)"

1

De Oliveira, Robson, Simone Sobral Sampaio, and Cristiane Sander. "Ética profissional e as instituições empregadoras." Textos & Contextos (Porto Alegre) 19, no. 2 (2020): e36917. http://dx.doi.org/10.15448/1677-9509.2020.2.36917.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga, a partir do Código de Ética Profissional (CEP) de 1993 e dos Códigos de Ética pregressos (1947, 1965, 1975 e 1986), a relação da assistente social com as instituições empregadoras. Para tanto, parte do imperativo legal desse instrumento às profissões liberais e suas particularidades para com a assistente social. Posteriormente, analisa essa regulação por meio dos capítulos, artigos e seções dos Códigos que tratam da relação entre profissional e instituição empregadora. A análise desse material permitiu evidenciar a mudança na forma como a profissão passou a responder tanto às requisições institucionais quanto aos objetivos profissionais durante e após o processo de renovação do Serviço Social brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guerra, Lenin Cavalcanti Brito, and Veronica Maria Aquino. "INSERÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS." HOLOS 2 (December 23, 2019): 1–14. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2019.5271.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute a inserção dos assistentes sociais na política pública de saúde sob a perspectiva da ampliação dos direitos sociais, uma vez que estes profissionais trabalham na prevenção, promoção da saúde e na constante busca por melhorias no sistema público de saúde no tocante ao acesso e ampliação dos direitos à saúde. Posto isso, temos como objetivo geral: analisar como se deu inserção dos Assistentes Sociais na saúde no marco do Movimento da Reforma Sanitária até a chegada do Neoliberalismo nos anos de 1990. Na revisão de literatura foram estudados autores que discutem a temática Serviço Social e Saúde como: Bravo (2006), Código de Ética do/a Assistente Social (1993), Minayo (1994) e Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde (2013), CFESS (1999) além da revisão documental das legislações referentes à saúde, tais como a Constituição Federal da República Federativa do Brasil (1988) e a Lei nº 8.080. Foi utilizada uma abordagem qualitativa a partir do método das narrativas, o qual irá abordar os principais marcos históricos que personalizam a inserção dos assistentes sociais na saúde, enfatizando principalmente a reforma sanitária, Resolução do CFESS e a chegada do Neoliberalismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Andrade, Roberta Ferreira Coelho de, Ana Paula Dias Corrêa, and Rayanne Roque Gama. "CURRÍCULO EM SERVIÇO SOCIAL: CONSTRUÇÃO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS." REVES - Revista Relações Sociais 1, no. 1 (2018): 0014–24. http://dx.doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp0014-0024.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é problematizar o currículo como construção social, que direciona a formação profissional e deve estar conectado às necessidades e ao movimento da sociedade. Interessa-nos dar destaque à sua construção no âmbito do Serviço Social, uma profissão que se redesenhou ao longo de sua trajetória sócio-histórica na sociedade brasileira. A metodologia se sustenta nas pesquisas bibliográfica e documental, as quais nos permitem reconhecer que os conteúdos curriculares do Serviço Social já foram predominantemente influenciados por variadas correntes de pensamento, como o neotomismo, o positivismo, o funcionalismo e, atualmente, o marxismo. Na contemporaneidade, temos um currículo voltado para atender as demandas das classes subalternas, construído a partir da união da categoria de assistentes sociais, baseando-se no tripé que sustenta a profissão, a saber: Lei de Regulamentação da Profissão, Código de Ética Profissional do Assistente Social e Diretrizes Curriculares. No entanto, este currículo não está plenamente materializado, e tem sofrido diversos ataques, devido à tendência de mercantilização do ensino superior no atual contexto brasileiro. Esta tendência conduz à construção de um novo perfil de profissional, com uma formação mais restrita, mais técnica, mais instrumental, uma perspectiva que vai na contramão do projeto coletivamente construído pela categoria nos anos 1990.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carnelossi, Bruna. "O trabalho do assistente social no Programa Bolsa Família: desafios ao Código de Ética profissional." Serviço Social & Sociedade, no. 125 (April 2016): 124–47. http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.059.

Full text
Abstract:
Resumo: O artigo analisa o trabalho do assistente social na execução do Programa Bolsa Família (PBF) no âmbito da política de assistência social. Apreende os desafios na efetivação dos valores e princípios do Código de Ética do Serviço Social perante as atribuições exigidas na execução das políticas sociais contemporâneas. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, observa um campo de tensão entre os valores intrínsecos ao formato condicionado e focalizado do PBF, o Código de Ética profissional e a política de assistência social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

SANTOS, DEBORA RODRIGUES. "CÓDIGO DE ÉTICA DO/A ASSISTENTE SOCIAL: 25 anos de história e desafios." XI Coloquio Internacional Educação e Conteiporaneadade 12, no. 01 (2018): 1–10. http://dx.doi.org/10.29380/2018.12.23.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bisco, Gabriela Cristina Braga, and Fernanda De Oliveira Sarreta. "Atuação profissional do Serviço Social na saúde para efetivação de direitos." Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social 8 (November 11, 2020): 1009. http://dx.doi.org/10.18554/refacs.v8i0.5018.

Full text
Abstract:
Esta é uma pesquisa documental, realizada em 2017, na Santa Casa de Franca/ São Paulo, com o objetivo de analisar o trabalho da/o assistente social para a efetivação do direito à saúde. A partir da análise do plano de trabalho nos atendimentos realizados, verificou-se que o trabalho se encontra bem estruturado neste espaço sócio ocupacional, direcionado pelos princípios do Código de Ética da Profissão e do Sistema Único de Saúde, comprometido em ampliar o acesso às ações e serviços de saúde. Considera-se que houve retrocessos no cenário de direitos e do próprio espaço de trabalho, de modo que a (o) assistente social na instituição apresentada tem uma atuação significativa e vem enfrentando os desafios e limites impostos, bem como, construindo respostas profissionais para a efetivação do direito à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Leal, Laura Marcelino, and Marina Monteiro de Castro e. Castro. "Política nacional de atenção hospitalar: impactos para o trabalho do assistente social." Serviço Social e Saúde 16, no. 2 (2018): 211. http://dx.doi.org/10.20396/sss.v16i2.8651464.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo problematizar o cotidiano de trabalho do assistente social no âmbito hospitalar, tendo por base as indicações da Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) a partir de elementos como apoio matricial, clínica ampliada, gerenciamento de leitos, horizontalização do cuidado, linha de cuidado, prontuário único e visita aberta; e aspectos presentes no cotidiano profissional, como as condições de trabalho, o sigilo profissional e o registro no prontuário único. A metodologia utilizada teve como base a abordagem qualitativa e o método crítico-dialético. A pesquisa de campo foi realizada com assistentes sociais que atuam no setor hospitalar em Juiz de Fora/MG. As estratégias de qualidade e humanização em saúde são gestadas num contexto tanto de reestruturação produtiva quanto de “reforma gerencial do Estado. Os eixos assistenciais apontam para a implementação incisiva de uma lógica empresarial na saúde, evidenciando a disputa de projetos para o setor. Além de ser marcado pela centralidade médica e pela ênfase no campo biológico. Apesar das dificuldades, há um esforço dos profissionais em atuarem em consonância com o Projeto Ético- Político e o Código de Ética profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nunes, Leandro, and Aline Aparecida Justino. "IDEOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL: UM DEBATE NECESSÁRIO PARA A INTERVENÇÃO PROFISSIONAL." Temporalis 18, no. 36 (2019): 274–89. http://dx.doi.org/10.22422/temporalis.2018v18n36p274-289.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo realizar análises preliminares no que se refere o complexo da ideologia em sua perspectiva histórica e categorial. Para sustentar nosso objetivo, nos apoiaremos na tese de György Lukács, o autor compreende que ideologia vai para além de “falsa consciência”, ela possui uma função específica explicitar e dirimir as relações de homens e mulheres na sociedade de classes. Realizado este debate introdutório, nosso objetivo se tratara de compreender qual a função que este complexo categorial exerce na intervenção profissional do/da assistente social, bem como, defender a necessidade de apreendemos a ideologia enquanto um complexo que explicita e regula as subjetividades e objetividades de homens e mulheres sob as relações sociais capitalistas, debate este tão necessário para a sustentação do Projeto Ético-Político, Código de Ética Profissional, Lei que Regulamenta a Profissão e Diretrizes Curriculares. Visto que, nos encontramos diante do contexto de agudização das contradições entre capital e trabalho, e reafirmar, a ideologia enquanto função social, não é senão, eminentemente necessário para que o/a profissional “dê” uma direção crítica e propositiva à sua intervenção com vistas a universalização dos direitos sociais e emancipação humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Paes, Paulo Cesar Duarte, and Olegna De Souza Guedes. "EMANCIPAÇÃO HUMANA E O DEBATE DOS DIREITOS HUMANOS." SER Social 17, no. 37 (2016): 310–25. http://dx.doi.org/10.26512/ser_social.v17i37.13434.

Full text
Abstract:
O presente artigo estuda a emancipação humana e sua relação com o debate dos direitos humanos, evidenciado no Código de Ética da/o Assistente Social. Dentre os fundamentos do estudo destacamos as obras escritas por Marx que abordam os conceitos em questão. A reflexão marxiana aponta para questões relevantes no atual momento de intensificação da crise de concentração do capital no mundo contemporâneo. Para o autor, a emancipação humana significa a ausência de qualquer forma de dominação, iniciando-se pelo não estranhamento caracterizado pela privatização do trabalho e do produto do trabalho pelo capital. Os direitos humanos, ao efetivarem-se imaginariamente no âmbito do Estado, mantém a dominação na esfera produtiva, no mundo material, e o entendimento do indivíduo burguês, egoísta e isolado do gênero. Uma reflexão relevante na dinâmica técnica interventiva presente no cotidiano profissional dos/as assistentes sociais chamados a gerenciar acesso a direitos fundamentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ramos, Iêda Vânia de Oliveira Tavares. "A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E SUA EFICÁCIA NOS ACORDOS JURÍDICOS NO BRASIL." Internacional Multidisciplinary Journal of the Brazil 2, no. 1 (2019): 53–66. http://dx.doi.org/10.46343/imjbr.v2i1.13.

Full text
Abstract:
Este estudo enfatiza a mediação de conflitos e sua eficácia nos acordos jurídicos no Brasil. O objetivo de limitado foi analisar os principais aspectos relevantes, juridicamente, no âmbito da mediação de conflitos. A metodologia foi norte da pela pesquisa Bibliográfica, utilizando-se, para tanto, de livros, artigos, revistas especializadas, fontes eletrônicas direcionadas ao enfoque em tela. Tais suportes trouxeram esclarecimentos, como resultados, evidenciando que a mediação apresenta requisitos que não somente prova a sua eficiência nas soluções de conflitos, como também é um instrumento jurídico utilizado nos mais diversos contextos sociais, o que demonstra credibilidade e, consequentemente, sua relevância.
 Referências
 ALMEIDA, D.; CUNHA, E. S. M. A análise da deliberação democrática: princípios, conceitos e variáveis relevantes. In: ROBERTO, R. C. (ed.). Efetividade das instituições participativas no Brasil: estratégias de avaliação. Brasília: IPEA, 2011.
 ALMEIDA, M. V. S. Harvardiana e a Mediação Transformativa. In: VI Congresso Mundial em Mediação. Província de Salta - AR: [s.n.], 2010.
 AZEVEDO, A. G. Estudos em Arbitragem, Mediação e Negociação. Brasilia: Brasília Jurídica, 2002.
 BRAGA NETO, A. Aspectos relevantes sobre mediação de conflitos. Revista de Arbitragem e Mediação, São Paulo, 2007.
 BRASIL. Código Civil. Código civil brasileiro e legislação correlata, 2008.
 CAETANO, L. A. Arbitragem e mediação: rudimentos. São Paulo: Atlas, 2002.
 CAHALI, F. J. Curso de Arbitragem. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.
 CALMON, P. Fundamentos da Mediação e da Conciliação. São Paulo: Forense, 2008.
 EGGER, I. Cultura da Paz e Mediação: uma experiência com adolescentes. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2008.
 FERRAND, F. Contrato e sua função social. Rio de Janeiro: Forense, 2004.
 FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: ApostilaUEC, 2002.
 FREITAS JUNIOR, A. R. Direito Sindical e controle corporativo: a insuficiência das proposições atualmente em debate. In: ___ (Ed.). Os direitos sociais e a Constituição de 1988: economia e políticas de bem estar. Rio de Janeiro: Forense, 1993.
 JAZZAR, I. S. M. Mediação e conflitos coletivos de trabalho. 212 p. Dissertação (Direito) — Universidade de São Paulo, 2008.
 LALANDE, A. Vocabulário técnico e crítico da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
 LIMA, F. M. D. de A. Mediação de conflitos: importância para o advogado e panorama internacional de mediação. In: Semana da Conciliação e da Mediação. Belo Horizonte: Palestra OAB/MG., 2010.
 LOPES, D.; PATRÃO, A. Lei da Mediação Comentada. Coimbra: Editora Almedina, 2014.
 LUZ, I. M. Justiça restaurativa: a ascensão do intérprete e a nova racionalidade criminal. 1. ed. São Paulo: Empório do Direito, 2015.
 MOORE, C. O processo de mediação. Porto Alegre: Artmed, 1998.
 MORAIS, J. L. B.; SPENGLER, F. M. O Estado e suas crises. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.
 MUNIZ, T. L. A ética na mediação. In: CASSELLA, P.; SOUZA, L. (org.). Mediação de conflitos: novo paradigma de acesso à justiça. Belo Horizonte: Forum, 2009.
 SADEK, M. T. Judiciário: mudanças e reformas. São Paulo: Estudos avançados, 2004.
 SALES, L. M. de M. Justiça e Mediação de Conflitos. Belo Horizonte: Del Rey, 2003.
 SAMPAIO, L. R. C.; BRAGA NETO, A. O Que É Mediação de Conflitos. São Paulo:
 Brasiliense, 2007.
 SILVA, A. O.; ARAUJO, C. R. Mediação Como Instrumento para Justiça da Paz.
 Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 1, n. 1, p. 21 – 39, 2016.
 SOUZA, W. A. de. Acesso à Justiça e Responsabilidade Civil do Estado por sua denegação. Tese (Pós Doutorado em direito) — Universidade de Coimbra, 2006.
 TUPINAMBÁ, F. C. M. O terceiro como fomentador da justiça em Levinas, a quem dar o pão? Revista Filosofazer, Passo Fundo, n. 43, p. 59 – 70, 2013.
 VASCONCELOS, C. E. de. Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas. Rio de Janeiro: Forense, 2012.
 VEZZULLA, J. C. Teoria e prática da mediação. Curitiba: Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, 2001.
 VILAS-BOAS, R. M. Princípios norteadores da mediação e do mediador. Brasilia: Editora Universal, 2009.
 WARAT, L. A. O ofício do mediador. Florianópolis: Habitus, 2001.
 WEIZENMANN, C. A Mediação como Meio de resolução de conflitos no direito de família. Monografia (Direito), 2009.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Código de ética do assistente social (1993)"

1

Almeida, Michelle Amanda Motta Thomaz de. "Compreensão acerca da liberdade no código de ética profissional do assistente social - 1993." Florianópolis, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100362.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social<br>Made available in DSpace on 2013-06-25T18:28:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 310272.pdf: 700961 bytes, checksum: 36d582a24f4e4959c0cf66e0fe4ac93f (MD5)<br>Esta dissertação é resultado de estudo acerca da compreensão do princípio liberdade no código de ética de 1993 dos Assistentes Sociais. Nosso objetivo geral foi estudar a categoria liberdade, identificando como tomou lugar central no código de ética de 1993, e como aparece na literatura que delimitamos como amostra da pesquisa. Desenvolvemos a compreensão do homem enquanto ser social, que nos levou ao entendimento acerca da atividade humano sensível e/ou trabalho, os seus desdobramentos na construção histórica, dinâmica e real do homem. Com esse embasamento, chegamos à ética calcada na teoria social crítica; estudamos a categoria liberdade no código de ética de 1993 da profissão de Serviço Social e compreendemos como ela aparece. Percebeu-se que a profissão já tem uma discussão acumulada sobre a liberdade como princípio fundamental, tanto em seu código, como na literatura profissional. Isto nos permitiu definir nossa pesquisa, optando pela bibliográfica. Desenvolvemos a pesquisa bibliográfica ao analisar ao todo 19 artigos, sendo 11 da Revista Serviço Social e Sociedade; 03 da Revista Cadernos ABESS e 05 da Temporalis: revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Esses artigos foram publicados entre os anos de 1991 à 2002. Foi um desafio considerável, relevante e necessário que construímos para crescimento enquanto pesquisador, porém, com grande interesse que este trabalho contribua para reflexão sobre a prática profissional do Serviço Social, seus fundamentos teóricos metodológicos, posicionamento ético-político e sua práxis. Esta pesquisa, voltada à concepção de liberdade no Código de ética de 1993, possui relevância acadêmica e para a atuação dos assistentes sociais, pois é fato que constantemente se vivenciará uma correlação de forças e poder, ou seja, de contraditoriedade sobre esta questão. Reconhecemos, pois, que este tema é inesgotável, visto que a realidade é dinâmica e requer o tempo todo uma análise estrutural para uma necessária e fidedigna análise conjuntural que subsidiem ações efetivas na luta pela conquista da liberdade.<br>This dissertation is the result of our study on understanding of the principle of freedom in the 1993 code of ethics of social services. Our overall objective was to study the category of freedom, identifying how it took the central place in the ethical code of 1993, and as it appears in the literature that we delimited as the research sample. We develop an understanding of man as social being, which led us to the comprehension of sensitive human activity and / or work, their developments in the historical, dynamic and real man. Whereas this foundation, we come to ethics grounded in critical social theory, we study the category of freedom in the 1993 code of ethics related to the profession of social work and understand how it appears. It was felt that the profession has already accumulated a discussion about freedom as a fundamental principle, both in your code, as in the professional literature. This allowed us to define our research, opting for literature. We developed the bibliographic research by analyzing the entire 19 articles, 11 of the Social Work and Society Magazine, 03 Magazine Notebooks ABESS Temporalis and 05: journal of the Brazilian Association of Education and Research in Social Work. These articles were published between the years 1991 to 2002. It was a considerable, relevant and necessary challenge, that we have built for growth as a researcher, however, with great interest that this work will contribute to reflection on the professional practice of social work, its theoretical, methodological, ethical-political and professional practice. This research, focused on the concept of freedom in the 1993 Code of Ethics, has academic relevance and the role of social workers because it is a fact that constantly experience a balance of forces and power, that is, inconsistency on this issue. While ackowledging that the subject is inexhaustible, because the reality is dynamic and requires a structural analysis time, required for reliable and conjunctural analysis that support effective actions in the struggle for freedom.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Carla Alexandra. "Ética e serviço social: análise dos valores que norteiam os laudos sociais nas ações de guarda das varas de família do tribunal de justiça de Minas Gerais." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17876.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-29T14:17:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carla Alexandra Pereira.pdf: 441949 bytes, checksum: b089fe0489d7e3b622001d15c6626907 (MD5) Previous issue date: 2008-03-13<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>This dissertation was designed to analyze social reports written by professional social workers who are employed by Family Court Divisions of Minas Gerais State Court of Justice (Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG), from the perspective of 1993 Ethical Code of Social Workers values and ethical principles. Particularly in TJMG, Family Court Divisions demanded written Social Studies and Investigations of social workers. Those professionals are commissioned as State Representatives to implement an intervention in family environment. Such intervention intends to produce a technical document (Social Study or Social Report) that must be able to support judicial decisions, as an expert analyses recommending whether is possible or not to concede a custody petition. In this way, social study reports need to demonstrate some aspects and determinants about social and family life of all those involved in law action, as: intrafamily relationship (affective links, socialization processes and potential physical and psychological violence occurrences); social questions those would be identified as family conflict causes or social questions those would can still provoking it; social relationships of family group and their general social and economical conditions. This research demanded closest approximation of this kind of social worker instrument of communication in the forensic universe and it had written keeping in mind how it could contribute to professional usage in this specific area. However, this research does not restrict itself on what those professionals have showed in their discourses about values, but it has driven itself through ethical commitment to the users that are involved on the intervention process and social report. From this assumption, this dissertation focuses institutional status, central elements and professional development of social worker, and a brief historical trajectory of Social Service in the Judiciary System of Minas Gerais State. After all, this research was built upon presuppositions of conservative though and 1993 Ethical Code of Social Worker s values and principles<br>A presente dissertação foi realizada com o objetivo de analisar os laudos sociais elaborados pelos assistentes sociais que atuam junto às Varas de Família dos Fóruns do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, sob o ponto de vista dos valores e princípios éticos presentes no Código de Ética do Assistente Social (1993). No TJMG, especificamente no que tange às Varas de Família, os assistentes sociais são solicitados para a realização de Estudos Sociais ou Perícias Sociais, ou seja, são demandados, enquanto representantes do Estado, a intervir no espaço familiar. A finalidade dessa intervenção é a elaboração de um documento técnico (laudo social ou relatório social), que ofereça subsídios para a decisão judicial, isto é, uma análise e um parecer sobre as possibilidades de efetivação da guarda pleiteada. Para isso, o estudo social precisa contemplar os aspectos/determinantes da vida sócio-familiar dos sujeitos envolvidos naquela ação judicial: suas relações intrafamiliares (vínculos afetivos, processos de sociabilidade, intercorrência de situações de violência física e psicológica); as questões sociais que provocaram ou provocam o conflito vivenciado, e as possíveis redes sociais de apoio; as relações sociais estabelecidas pelo grupo familiar e as suas condições sócio-econômicas. Ao realizar a pesquisa, buscamos nos aproximar desse instrumento de comunicação do assistente social no universo forense, na perspectiva de contribuir para uma reflexão sobre os valores e princípios éticos que pautam o exercício profissional nesse campo específico de atuação. Contudo, não nos baseamos apenas no que foi explicitado pelos profissionais em seu discurso sobre valores, mas no compromisso ético firmado com o usuário no processo de intervenção e na elaboração do laudo social. Dentro dessa proposta, a dissertação aborda o espaço institucional e seus elementos marcantes, além do desenvolvimento da profissão e um breve histórico sobre o Serviço Social no Judiciário Mineiro. Como eixos norteadores, nos apoiamos nos pressupostos do pensamento conservador e nos valores e princípios do Código de Ética do Assistente Social, de 1993
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dallago, Cleonilda Sabaini Thomazini. "O código de ética do serviço social de 1993 : sua operacionalidade no município de Toledo - PR." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Estudos Sociais Aplicados. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social, 2006. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000117271.

Full text
Abstract:
O presente estudo propõe como objeto o Código de Ética do Serviço Social de 1993 e, como objetivo central, analisar sua operacionalidade no dia-a-dia da prática profissional entre assistentes sociais no município de Toledo-Pr. Os objetivos específicos encontram-se assim delimitados: 1) buscar os fundamentos da ética; 2) contextualizar a trajetória do Serviço Social e seus diferentes Códigos de Ética; 3) verificar os artigos e alíneas do Código de Ética de 1993 correspondentes aos seus princípios; e 4) apreender, na perspectiva dos assistentes sociais supervisores, a operacionalidade do Código de Ética de 1993, no que diz respeito à relação com o usuário. Os dados foram colhidos por meio de questionários com questões abertas entregue a dezoito profissionais supervisores, e as respostas interpretadas por meio da análise temática. As conclusões apontam para a compreensão da dimensão ética como uma possibilidade de análise crítica sobre os preceitos morais, políticos, econômicos, sociais e culturais presentes na sociedade e indicam que o Código de Ética encontra espaço de operacionalidade e conquistas nos locais de atuação profissional.<br>The present study has for its aim The Social Work Ethic Code of 1993 and, as main objective, to analyze its operationalization in the day-by-day social workers professional practice in the city of Toledo-Pr. The specific objectives are delimited by: 1) to search the ethic beddings; 2) to contextualize trajects of social work and its differents Ethic Codes; 3) to verify articles and alineas of the Ethic Code of 1993 which correspond to its principles; and 4) to understand, in the perspective of the social assistants supervisors, the operationalization of the Ethic Code of 1993, the relation between the code and the social workers. The data had been taken by a questionare with open questions delivered to eighteen professional supervisors, and the answers were interpreted and analysed each one by theme. The conclusions lead to the comprehension of the ethic dimension as a possibility of critical analise about the moral rules, the politics, the economy, social and cultural present in the society and indicate that the Ethic Code finds place to operate and conquest the actual professionals working area.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Almeida, Nádia Tatiana Sequeira de. "A confidencialidade na prática profissional d@ assistente social: do princípio à operacionalização." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10071/15126.

Full text
Abstract:
A investigação que aqui se expõe assume como desígnio a compreensão da forma como os/as assistentes sociais gerem a informação que lhes é transmitida pelas pessoas em contexto de atendimento social, nomeadamente, quando se verifica a existência de um trabalho de articulação interpares, quer este seja numa dimensão interna como externa à instituição onde estes profissionais se inserem, o qual implica, inevitavelmente, a partilha de informação. Tal remete para a análise do conceito de confidencialidade, explanado no código de ética, passível de ser associado aos aspetos comunicacionais da relação profissional que se estabelece entre a pessoa e o/a assistente social. No que concerne à metodologia, esta é uma investigação qualitativa que utiliza como técnicas de recolha de dados a observação participante em cinco instituições, no período de uma semana em cada uma, e a entrevista semiestruturada a seis assistentes sociais. Pretendeu-se verificar os pontos convergentes e divergentes, quanto à temática em questão, entre o quotidiano profissional observado e o discurso proferido pelos/as assistentes sociais aquando da entrevista. Constatou-se que, apesar persistirem diferenças nos procedimentos institucionais e nas atuações dos/as assistentes sociais, a confidencialidade é um princípio que tem vindo a merecer atenção por parte destes dois elementos. Ainda assim, considera-se pertinente a procura pelo aprofundamento teórico deste conceito, principalmente, nos planos curriculares e a criação de espaços de reflexão e de suporte onde os profissionais tenham a oportunidade de expor livremente as suas dúvidas e obter respostas às mesmas tendo em vista a melhoria das suas práticas.<br>This piece of research aims to understand how social workers deal with the information users share with them in face-to-face relations, particularly when inter professional work is at stake, both in an internal and external institutional level, which leads to practices of information-sharing. Such work recalls the analysis of the concept of confidentiality, explained at the Code of Ethics, which can be linked to the communicational dimensions of the professional relation established between the individual and the social worker. In terms of methodology, this research is a qualitative study developed using participative observations (five institutions, one week of observation in each) and semi-structured interviews with six social workers. The analysis focused on the comparison between the daily activities observation and the discourses presented regarding confidentiality. The main findings are that, though the differences between institutions and professionals, the issue of confidentiality is regarded as a principle worth paying attention to. Nonetheless, further theoretical deepening of the concept should be endeavoured, mainly, in training programmes and the creation of reflective communities of support in which professionals get the chance to expose doubts and get answers for practice betterment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Código de ética do assistente social (1993)"

1

Barroco, Maria Lucia Silva. Código de ética do/a assistente social comentado. Cortez Editora, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zeli Machado de Castro Gallo. O código de ética profissional do assistente social comentado. 2nd ed. URI, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bolivia. Código de salud: Decreto Ley no. 15629 de 18 de julio de 1978 ; Código de ética médica : Ley no. 728 de 4 de agosto de 1993 ; Reglamento del servicio social de salud rural obligatorio : Decreto supremo no. 26217 de 15 de junio de 2001. U.P.S. Editorial, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Código de ética do assistente social (1993)"

1

Oliveira, Adriano Pereira Basilo de, Diego Augusto Rivas dos Santos, Erica Silva de Oliveira, and Vaniele Soares da Cunha Copello. "Ética e Serviço Social: Uma reflexão acerca dos onze (11) Princípios Fundamentais do Código de Ética da(o) Assistente Social de 1993 em tempos de resistência." In Tópicos em Ciências Sociais – Volume 3. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-34-8.cap.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Diego Augusto Rivas dos, and Vaniele Soares da Cunha Copello. "SERVIÇO SOCIAL E ÉTICA PROFISSIONAL EM TEMPOS DE RESISTÊNCIA AO CONSERVADORISMO: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS ONZE (11) PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO CÓDIGO DE ÉTICA DA (O) ASSISTENTE SOCIAL DE 1993." In O Caráter Sociopolítico e Interventivo do Serviço Social 3. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0282115037.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!