To see the other types of publications on this topic, follow the link: Coeficiente de transferência convectiva.

Journal articles on the topic 'Coeficiente de transferência convectiva'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Coeficiente de transferência convectiva.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Rasmussen, Pamela Pinheiro, and Keila De Souza Silva. "Estudo do efeito de coberturas comestíveis como pré-tratamento à secagem convectiva de mamão." Brazilian Journal of Food Research 10, no. 2 (December 31, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.3895/rebrapa.v10n2.6900.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da aplicação de coberturas comestíveis como pré-tratamento a secagem convectiva sobre a alteração da cor, cinética de secagem e coeficiente de difusão da água do mamão. Para tanto, mamões foram devidamente higienizados, descascados, fatiados e cortados no formato de cilindro. Algumas amostras foram mergulhadas em soluções de pectina (2% p/p), outras em alginato de sódio (2% p/p) e outras em fécula de mandioca (5% p/p), todas com acréscimo de sorbitol como plastificante. Amostras sem cobertura foram usadas como controle. Todas as amostras foram submetidas posteriormente à secagem convectiva a 60 °C. Observou-se que a segunda lei de Fick se ajustou bem aos dados experimentais e que as coberturas comestíveis não influenciaram na transferência de massa durante o processo de secagem. A aplicação das coberturas influenciou a cor do produto seco. Os resultados destacaram o potencial uso de revestimentos comestíveis como uma alternativa para melhorar a qualidade do produto após a secagem convectiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Amendola, Mariangela, Saul Dussán-Sarria, and Anderson A. Rabello. "Determinação do coeficiente convectivo de transferência de calor de figos submetidos ao resfriamento rápido." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 13, no. 2 (April 2009): 176–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662009000200011.

Full text
Abstract:
Este trabalho busca, como função principal, determinar o valor do coeficiente convectivo de transferência de calor através da metodologia de modelagem matemática e simulação numérica associada ao processo experimental previamente realizado, de resfriamento rápido com ar forçado de figos "Roxo de Valinhos". O objetivo foi comparar o resultado com o definido pelo ajuste entre os dados experimentais e o uso de equação empírica da literatura, já realizado. Para a predição da temperatura próximo ao centro das frutas, considerou-se o modelo da lei de Fourier em coordenadas esféricas e se implementaram algoritmos segundo os métodos de diferenças finitas e dos elementos finitos para os modelos unidimensional e tridimensional, respectivamente. O estabelecimento do referido valor se dá a partir da comparação desses dados simulados com os dados experimentais. Os valores resultantes dos dois modelos foram coincidentes e resultaram menores valores residuais que o obtido pela equação empírica; além disso, a representatividade da curva simulada mostra que a atual metodologia é mais precisa que a anteriormente realizada e, portanto, adequada para este e trabalhos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SANTOS, E. D. A., S. M. F. SILVA, A. C. A. SANTOS, A. M. OLIVEIRA JÚNIOR, and G. F. SILVA. "DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE CONVECTIVO DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR EXPERIMENTAL EM CUPCAKE DE CHOCOLATE RESFRIADO A TEMPERATURA AMBIENTE." ANAIS DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - SIMTEC 1, no. 1 (September 27, 2013): 399–403. http://dx.doi.org/10.7198/s2318-34032013001033.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Stephane Katherine Barbosa Moura da, Carlos José de Araújo, and Antonio Gilson Barbosa de Lima. "Estimação de parâmetros do processo de secagem de tijolos cerâmicos industriais via modelo de análise concentrada." Research, Society and Development 10, no. 7 (July 2, 2021): e57210716913. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16913.

Full text
Abstract:
A fabricação dos materiais cerâmicos, como atividade industrial, se deu em função do crescimento das grandes construções civis. A manufatura desses materiais compreende as etapas de extração, beneficiamento, homogeneização, conformação, secagem e queima. A secagem é um processo termodinâmico que antecede a queima, na qual, em função do fornecimento de energia térmica, ocorre a evaporação da água que foi adicionada ao sólido durante a sua conformação. É um processo que envolve fenômenos complexos de transferência de calor e massa e, por isso requer a geração de modelos matemáticos que descrevam o processo com grande realismo físico. A existência dos modelos matemáticos se dá, sobretudo, com o intuito de descrever determinados fenômenos, buscando entender e solucionar irregularidades existentes durante o processo. A estimação de parâmetros é uma técnica que possibilita a obtenção das variáveis de controle de processo e a descrição do fenômeno de secagem com precisão. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo, através da modelagem matemática e simulação numérica, analisar o comportamento térmico e gravimétrico de tijolos cerâmicos industriais durante o processo de secagem e estimar os parâmetros de processo. Para isso, modelos matemáticos baseados no método de análise concentrada foram propostos e ajustados aos dados experimentais obtidos na literatura, via software Statistica®. Resultados referentes ao comportamento dos tijolos cerâmicos durante o processo de secagem, foram expostos e analisados. Foi possível concluir que o modelo matemático proposto ajustou-se adequadamente aos dados experimentais coletados, com coeficiente de determinação superior à 0.9 e que, através da estimação de parâmetros, foi possível definir as variáveis de controle do processo, e obter os coeficientes convectivos de transferência de calor e massa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Amendola, Mariângela, and Bárbara Teruel. "Uso de um esquema implícito e de splines para a simulação numérica do processo de resfriamento de frutas esféricas." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 9, no. 1 (March 2005): 78–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662005000100012.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo desenvolver um estudo teórico através do modelo matemático de Fourier, em sua forma unidimensional e em coordenadas esféricas, o que é descrito por uma equação diferencial parcial linear de segunda ordem, para a obtenção das curvas e do tempo de resfriamento de frutas esféricas. Utilizou-se o Método das Diferenças Finitas (MDF) segundo o esquema implícito no ambiente computacional Matlab 6.1, analisando-se e comparando os principais resultados através do método de ajuste spline. O modelo matemático foi validado com dados experimentais do resfriamento de laranja Valência num sistema com ar forçado (Q = 1933 m³ h-1, e velocidade em torno de 1 m s-1), com temperatura inicial de 26,57 ºC e resfriada até 1 ºC. Os resultados teóricos obtidos com a simulação foram comparados com os encontrados com a aplicação de um modelo bidimensional desenvolvido em coordenadas esferoidais prolato, com o emprego do Método dos Volumes Finitos (MVF) implementado em Fortran 77. Os dois modelos e métodos aplicados mostram-se aptos para caracterizar o processo de resfriamento das frutas, principalmente em termos de valores práticos específicos, uma vez que geraram resíduos desprezíveis. Apesar destes resultados, o valor do coeficiente convectivo de transferência de calor foi significativamente diferente; tal variação mostra como este coeficiente é sensível a vários fatores do processo de resfriamento e, ainda, que se deve aprofundar as pesquisas para a determinação efetiva do valor do mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Elisiane Santana de, Wanderson Magno Paiva Barbosa de Lima, Stephane Katherine Barbosa Moura da Silva, Hortência Luma Fernandes Magalhães, Lucas Pereira Castanheira Nascimento, Ricardo Soares Gomez, Túlio Rafael Nascimento Porto, and Antonio Gilson Barbosa de Lima. "Secagem de tijolos cerâmicos industriais e estimativa de parâmetros do processo: uma abordagem concentrada avançada." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 31, 2020): e48391211391. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11391.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva estudar a secagem de sólidos porosos e com forma arbitraria usando o método da análise concentrada. Um modelo matemático fenomenológico avançado baseado numa análise concentrada e sua solução exata são apresentados para predizer as transferências de massa e calor em tijolos cerâmicos vazados industriais e estimar os coeficientes de transporte. Diferentes simulações foram realizadas para avaliar o efeito da temperatura do ar no processo de secagem. Resultados transientes do teor de umidade e temperatura do tijolo, e dos coeficientes de transferência de calor e massa convectivos são apresentados e discutidos. Verificou-se que, quanto maior a temperatura, maiores são os coeficientes de transferência de calor e massa convectivos na superfície do tijolo, e mais rápido o produto perde umidade e eleva sua temperatura. Do estudo, propõe-se uma condição otimizada de secagem do tijolo cerâmico industrial visando minimizar os defeitos no produto pós-secagem, aumentar sua qualidade para a etapa de queima, reduzir desperdícios de matéria-prima e economizar energia no processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Faria, Erica Victor, Nadia Guimarães Sousa, and Kassia Graciele dos Santos. "Estudo experimental e numérico do perfil de aquecimento de um forno solar aplicado à secagem." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 30, 2020): e555974368. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4368.

Full text
Abstract:
Dentre as técnicas de conservação de alimentos, pode-se destacar a secagem. No entanto, esta é uma operação que demanda um alto consumo energético e pode ser viabilizada pela aplicação de uma fonte energética alternativa não poluente e inesgotável, como a energia solar. Um equipamento aplicado a secagem que opera a partir da captação de raios solares é o forno solar. A partir de objetos refletores ocorre a reflexão dos raios solares para o interior desse secador, proporcionando o aumento da temperatura do ar contido no forno, para posterior aplicação como ar de secagem. A fim de melhor entender o funcionamento deste secador, diversos autores vêm estudando-o através de simulações computacionais. Considerando o exposto, o objetivo desse trabalho é realizar um estudo experimental e numérico do aquecimento de um forno solar. O experimento consistiu na exposição do forno aos raios solares e registro contínuo dos valores de temperatura ambiente e em diferentes posições no equipamento. O modelo matemático utilizado é constituído por balanços de energia individuais para cada componente do secador, sendo que o cálculo dos coeficientes de transferência de calor na forma convectiva e por radiação foram baseados em trabalhos da literatura. O modelo foi implementado no software livre Scilab®, utilizando o solucionador lsoda do pacote ODEPACK e os experimentos foram desenvolvidos na UFTM em Uberaba – MG. Os resultados mostraram que a abordagem de modelagem empregada foi eficiente na predição do comportamento térmico do secador, que atingiu temperaturas adequadas à secagem (Ts* = 82oC) apenas com utilização de energia solar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida, Raphael Lucas Jacinto, Newton Carlos Santos, Virginia Mirtes de Alcântara Silva, Victor Herbert de Alcântara Ribeiro, Eliélson Rafael Barros, Josilene de Assis Cavalcante, Anna Paula Rocha de Queiroga, Márcia Ramos Luíz, Aisla Rayanny Barbosa do Nascimento, and Jaqueline Siqueira Nunes. "Influência da espessura na cinética de secagem de fatias de beterraba." Research, Society and Development 9, no. 4 (March 18, 2020): e18942940. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2940.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência da espessura na cinética de secagem de fatias de beterraba e ajustar modelos matemáticos (empíricos e difusivos) aos dados experimentais. As beterrabas foram fatiadas em três diferentes espessuras (4; 6 e 8 mm) e a cinética de secagem foi realizada em estufa de circulção de ar com velocidade do ar de 1,5 m.s-1, na temperatura de 60 ºC. Os modelos matemáticos empíricos (Lewis, Page e Handerson e Pabis) e difusivos considerando a geometria de parede infinita e a condição de contorno do terceiro tipo foram ajustados aos dados experimentais. O modelo de Page apresentou como o de melhor ajuste quando comparado aos demais por apresentar valores superiores de R2 (R2 > 0,99) e valores inferiores da função qui-quadrado. A solução analítica da equação de difusão com geometria de parede infinita, apresentou aumento da difusividade e do coeficiente convectivo de transferência de calor com incremento da espessura das fatias e os baixos valores do número de biot indicam que a condição de contorno utilizada (terceiro tipo) descreveu de forma satisfatória o processo. No entanto, quando se teve aumento da espessura das fatias, menores foram as variações de umidade em seu interior no decorrer do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, L. D. da, W. P. da Silva, C. M. D. P. S. Silva, and V. S. O. Farias. "Descrição da secagem de placas cerâmicas por meio de um modelo de difusão." Cerâmica 59, no. 351 (September 2013): 409–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132013000300010.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estudar o transporte de água, através do modelo da difusão líquida, em placas cerâmicas que podem ser usadas como revestimento de alvenaria, bem como apresentar um algoritmo de otimização baseado no método inverso. Para atingir os objetivos o algoritmo apresentado foi acoplado à solução analítica da equação de difusão, possibilitando determinar os parâmetros de processo a partir dos dados experimentais da secagem das placas. A condição de contorno empregada foi a de terceiro tipo e a geometria considerada foi a de um paralelepípedo. Uma vez determinados os parâmetros de processo, a cinética de secagem das placas cerâmicas foi simulada para cada temperatura. Os revestimentos cerâmicos foram moldados com argila vermelha, que também é usada na fabricação de tijolos e telhas. Amostras do produto com teor de umidade inicial em ~ 0,110 (bs) foram colocadas dentro de uma estufa a 50,0, 60,0, 70,0 e 90,0 ºC, e os dados da cinética de secagem foram coletados. A análise dos resultados obtidos, por meio dos gráficos das cinéticas de secagem e dos indicadores estatísticos, permite concluir que o modelo de difusão líquida descreve de forma satisfatória a cinética de secagem do produto. Os valores obtidos para o coeficiente de transferência convectivo de massa e para a difusividade efetiva da água foram consistentes com valores disponíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dias, William Borges, Danylo de Oliveira Silva, and Luiz Gustavo Martins Vieira. "Determinação de coeficientes convectivos de transferência de calor por meio das técnicas de fluidodinâmica computacional." Brazilian Applied Science Review 4, no. 2 (2020): 729–40. http://dx.doi.org/10.34115/basrv4n2-021.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Fank, Marivone Z., Divair Christ, Décio L. Cardoso, Fábio L. Willrich, and Vinicius Lorenzi. "Coeficiente de transferência de carga nas fundações de silos verticais cilíndricos." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 19, no. 9 (September 2015): 887–91. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v19n9p887-891.

Full text
Abstract:
RESUMOO dimensionamento das estruturas armazenadoras de grãos carece de uma norma brasileira que prescreva sobre seus projetos e ações; contudo, existem muitas lacunas no estado atual do conhecimento sendo imprescindíveis pesquisas adicionais sobre o tema. Com o objetivo de determinar a distribuição das cargas nas fundações dos silos foram instrumentadas, por meio de células de carga, quatro estacas localizadas sob o anel de um silo protótipo. O experimento ocorreu durante o período de agosto a dezembro de 2009 em Palotina, PR. As leituras das células foram realizadas por sistema automático de aquisição de dados durante o carregamento de grãos de milho e, a partir dos resultados, pode-se destacar um coeficiente de transferência médio de 0,30 para o anel até o carregamento de 44% do silo, a partir do qual ocorreu um incremento na taxa de transferência. As cargas máximas atuantes nas estacas instrumentadas foram de 800, 845, 520 e 600 kN, correspondentes a coeficientes de transferência de 0,48; 0,51; 0,31 e 0,36, respectivamente. Assim, o coeficiente regionalmente adotado de 0,30 para o dimensionamento das fundações do anel está subestimado fazendo-se necessária uma análise mais criteriosa nas taxas de transferência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Bernardes, Ana Paula Donato, and Luiz Mário Nelson Góis. "Avaliação da eficiência e da transferência de massa em uma extratora pulsada com recheio." Research, Society and Development 9, no. 2 (January 1, 2020): e132922185. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2185.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo investigar os parâmetros operacionais no desempenho de uma coluna de extração pulsada com recheio de anéis de Raschig. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizado o sistema água + ácido acético + 1-butanol a 25°C e 1 atm. Após os experimentos o desempenho da coluna foi avaliado a partir do cálculo da eficiência e do coeficiente global de transferência de massa. Os modelos de Murphree (1925) e Kawase (1990) foram utilizados para o cálculo da eficiência. Os modelos escolhidos apresentaram valores coerentes. Já para o cálculo do coeficiente global de transferência de massa utilizou-se seis modelos distintos: Plug Flow Model (PFM), Safari et al. (2012), Kister (1992), Torab-Mostaedi e Safdari (2009b), Modelo de difusão e GhaffariTooran et al. (2009). Sendo que os modelos de Torab-Mostaedi e Safdari (2009b) e GhaffariTooran et al. (2009) não apresentaram valores coerentes. Com a análise dos resultados, notou-se que tanto para eficiência quanto para o coeficiente global de transferência de massa houve uma influência positiva dos parâmetros operacionais analisados. Sendo a razão das vazões quem mais influenciou na eficiência da coluna, apresentando um aumento percentual de 33,57%. Por fim, um modelo empírico foi desenvolvido com o intuito de correlacionar a eficiência da coluna com os parâmetros operacionais. A equação mostrou boa concordância com a equação de Murphree, apresentando um desvio médio de 7,35%. Assim foi possível constatar a eficácia da inserção do recheio e da pulsação na extratora como uma forma de potencializar a transferência de massa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Santos, Luiz André R. dos, and Gilberto Fisch. "Intercomparação entre quatro métodos de estimativa da altura da camada limite convectiva durante o experimento RaCCI - LBA (2002) em Rondônia - Amazônia." Revista Brasileira de Meteorologia 22, no. 3 (December 2007): 322–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862007000300005.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo fazer uma comparação entre quatro diferentes métodos de estimativa da altura da Camada Limite Convectiva (CLC), utilizando dados obtidos pelo equipamento SODAR e por radiossondas, durante a campanha DRY - to - WET do experimento RaCCI - LBA (2002) em Rondônia. Os quatro métodos de estimativa utilizados foram os seguintes: o das Parcelas; do Número de Richardson; dos Perfis; e um método de medição direta através do SODAR. Os resultados mostraram que o Método das Parcelas superestimou as alturas da CLC (em 15% para às 08:00 HL e 14:00 HL e 30% nos demais horários), em quase todos os casos analisados, obtendo índices baixos do coeficiente de determinação (r²), quando comparado com os outros métodos. O Método do Número de Richardon e o Método dos Perfis apresentaram alturas muito semelhantes, com diferenças médias de menos de 50 m, alcançando um valor de r² igual a 0,97, durante o período de início da estação chuvosa. As medidas realizadas com o SODAR não se mostraram adequadas nas primeiras horas da manhã, indicando que o equipamento mediu a Camada Limite Residual (do dia anterior) e não a Camada Limite Convectiva rasa, em fase de desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Lima Sousa, Edwallas, Djany Souza Silva, Antonia Mayara Brilhante de Sousa, Renata De Araujo Alves, Virgínia Kelly Gonçalves Abreu, and Ana Lúcia Fernandes Pereira. "ESTUDO DO PROCESSO DE SECAGEM CONVECTIVA DO PIMENTÃO (Capsicum annuum L.)." DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 7, Especial (March 26, 2020): 34–41. http://dx.doi.org/10.20873/uftsupl2020-8506.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estudar a cinética de secagem do pimentão (Capsicum annuum L.) em estufa com circulação forçada de ar a 80 °C, através de diferentes modelos matemáticos. Para isso, foram utizados pimentões, os quais foram fatiados nas dimensões 3,0 cm de comprimento, 2,5 cm de largura e 0,5 cm de espessura. As fatias foram dispostas em bandejas perfuradas de alumínio. As equações de Lewis, Page, Logarítmica e de Henderson e Pabis foram ajustadas para os dados experimentais e o grau de ajuste foi avaliado mediante o coeficiente de determinação (R²) e erro médio relativo. De acordo com os resultados, observou-se o tempo de secagem de 420 min para peso estável na temperatura de 80 ˚C e atividade de água (Aw) de 0,676. A manutenção de um baixo valor de Aw é essencial para garantir a estabilidade microbiológica do produto. O modelo de Lewis, para a faixa de tempo de secagem entre 0 a 180 min foi o que apresentou melhor ajuste matemático à curva experimental, obtendo o maior R² e menor valor de P. Desta forma, esse modelo apresenta-se com o mais recomendado para a predição do comportamento da secagem do pimentão à 80 °C.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Moraes Filho, Francisco Canindé de, Edson Leandro de Oliveira, Erly Maria Medeiros de Araujo Nobrega, Jackson Araújo de Oliveira, and Roberta Targino Pinto Correia. "SECAGEM CONVECTIVA DA ACEROLA (Malphigia emarginata DC.): APLICAÇÃO DE MODELOS SEMITEÓRICOS." HOLOS 1 (February 2, 2014): 86. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.970.

Full text
Abstract:
A acerola é uma planta medicinal originária da América do Sul, muito rica em vitamina C, que exerce um efeito preventivo e curativo em caso de doenças infecciosas. Estima-se que 40% dos frutos da acerola são desperdiçados após a colheita. Este fato está aliado a sua alta perecibilidade e também devido a sua maior comercialização na forma in natura. O presente trabalho visou avaliar preliminarmente as curvas de secagem do resíduo da acerola (Malphigia emarginata DC.) em secador de bandejas. A partir dessas curvas foram obtidos dados de taxa de secagem e as constantes de velocidade, além do ajuste de modelos semiteóricos aos dados experimentais. As curvas de secagem foram obtidas, utilizando-se um secador de bandejas nas temperaturas de 60, 70 e 80°C e com velocidade do ar de secagem de 4,0 e 6,0 m/s. Os dados experimentais foram ajustados aos modelos de Lewis e Henderson e Pabis, resultando, para todos os casos, em um coeficiente de regressão (R²) superior a 0,96. Com base nos resultados apresentados pode-se concluir que, para as condições operacionais utilizadas, a cinética de secagem do resíduo da acerola ocorreu nos períodos de taxa constante e decrescente; a cinética foi influenciada tanto pela velocidade do ar de secagem quanto pela temperatura de operação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Lima Neto, Iran Eduardo. "Transferência de massa em sistemas de aeração por jatos bifásicos." Engenharia Sanitaria e Ambiental 18, no. 1 (March 2013): 9–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522013000100002.

Full text
Abstract:
A injeção de misturas de ar e água na forma de jatos bifásicos é bastante usada para a aeração artificial em tanques e corpos hídricos. No presente trabalho, foram realizados experimentos para investigar a transferência de massa induzida por estes jatos em um tanque de aeração. Os resultados forneceram eficiências de transferência de oxigênio padrão variando entre aproximadamente 5 e 9%. Combinando-se os dados obtidos nesta pesquisa com os disponíveis na literatura, foram geradas correlações adimensionais para o coeficiente de transferência de massa em função da fração volumétrica de ar e do número de Froude densimétrico. Finalmente, os resultados foram aplicados a situações práticas envolvendo sistemas de aeração por jatos bifásicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Leite, Maria de Fatima Silva, and Davidson Martins Moreira. "Um Estudo Comparativo Entre Coeficientes de Difusão Verticais na Simulação da Dispersão de Poluentes em uma Camada Limite Convectiva." Revista Brasileira de Meteorologia 31, no. 4 (December 2016): 518–26. http://dx.doi.org/10.1590/0102-778631231420150088.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre diferentes coeficientes de difusão verticais aplicados em um modelo de dispersão para determinação da concentração de poluentes atmosféricos em uma camada limite convectiva. O modelo de dispersão é uma solução semi-analítica da equação de difusão-advecção tridimensional e estacionária, sendo que os resultados das simulações foram confrontados com dados experimentais da literatura. As melhores performances foram obtidas com o coeficiente de difusão proveniente da teoria estatística de Taylor e propriedades espectrais. Entretanto, resultados menos satisfatórios foram obtidos com a parametrização Asymmetric Convective Model version 2 (ACM2), muito usada como uma das opções para camada limite atmosférica no modelo de mesoescala Weather Research and Forecasting (WRF).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Reinehr, Thiago Olinek, Adair Gallo Junior, Eduardo Raizer, Caroline Bertagnolli, Carlos Eduardo Borba, and Edson Antônio Da Silva. "ESTUDO CINÉTICO DA TROCA IÔNICA DO SISTEMA BINÁRIO Cu2+-Na+ UTILIZANDO A RESINA AMBERLITE IR-120." Engevista 16, no. 2 (August 26, 2013): 232. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v16i2.467.

Full text
Abstract:
A presença de metais pesados em águas residuais industriais é uma relevante forma de poluição. O conhecimento das características cinéticas dos processos de transferência de massa é fundamental para o desenvolvimento de processos de troca iônica utilizados na remoção destes metais. Neste trabalho, foram testados quatro modelos cinético para descrever a troca iônica do sistema binário Cu+2 – Na+ sobre a resina Amberlite IR-120. Os modelos se distinguem pela etapa limitante da transferência de massa considerada do processo (resistência no filme externo e resistência intrapartícula) e pela força motriz para a transferência de massa utilizada (gradiente de concentração e gradiente de potencial químico). Os experimentos foram realizados na temperatura de 25oC e pH inicial 4. O modelo de resistência intrapartícula e força motriz em termos do gradiente de concentração foi o mais efetivo na representação dos dados experimentais, indicando que, possivelmente, a resistência intrapartícula é a etapa limitante do processo de transferência de massa. O valor encontrado para o coeficiente de transferência de massa foi de 3,698x10-2 min-1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Salla, Marcio Ricardo, and Harry Edmar Schulz. "Transferência de massa gás-líquido em coluna de aeração." Engenharia Sanitaria e Ambiental 13, no. 2 (June 2008): 189–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522008000200009.

Full text
Abstract:
Neste trabalho estuda-se a transferência de massa gás-líquido a partir de bolhas de ar para a água, geradas por um difusor de ar, em uma coluna de aeração, mudando a vazão de ar de 400 L/h a 2000 L/h, o nível de água de 0,50 m a 1,80 m, cujas taxas de aplicação superficial de ar variaram de 3,1 L/m².s a 15,4 L/m².s. Várias características hidrodinâmicas foram medidas, tal como a velocidade ascensional das bolhas de ar e seus diâmetros, fundamentais para verificar o coeficiente de transferência de massa que estão na literatura, usando um equipamento laser para velocimetria não-intrusiva. Após os estudos da transferência de massa, foi concluído que a vazão de ar entre 400 L/h e 800 L/h e o nível de água de 1,80 m apresentou a maior eficiência de transferência de massa, garantindo para estas medidas, dentro da coluna em estudo, maior quantidade de oxigênio dissolvido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Medeiros, Jesus Marlinaldo, Ingrid Elvira Cardoso, Andreza Silva Nascimento, Maria de Fátima Alves Figuereido Lacerda, Carlo Reillen Lima Martins, and Márcio Gomes Silva. "Estudo teórico e experimental da desidratação da tainha em secador alternativo e estufa comercial." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 30 (September 29, 2016): 87. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n30p87-99.

Full text
Abstract:
<p>A tainha é um dos peixes mais abundantes do litoral brasileiro. Os peixes marinhos, como a tainha, constituem um dos recursos alimentares de melhor qualidade e abundância, graças ao valor nutritivo, fácil digestibilidade e composição equilibrada. No entanto, grande parte do pescado extraído é desperdiçado, devido a sua deterioração rápida, que ocorre em menos de 24 horas. Para combater o desperdício, destaca-se o processo de secagem, método de conservação que influencia no tempo de preservação, qualidade e durabilidade dos alimentos. A escolha pela técnica de secagem convectiva se deve à simplicidade e ao baixo custo de instalação e operação dos equipamentos usados. A secagem convectiva utiliza ar quente, aumentando a sua temperatura, diminuindo a sua umidade relativa e absorvendo a umidade<br />contida no material a secar. Neste estudo, investigou-se o processo da secagem convectiva da tainha, visando determinar o tempo de secagem – por meio de ensaios numa bancada experimental construída em laboratório fazendo uso de materiais alternativos – e também testar o modelo matemático da segunda Lei de Fick, com a devida comparação com os dados experimentais obtidos. A secagem foi realizada em filés de tainha submetidos à temperatura de 48 °C e à velocidade de deslocamento do ar de 2,5 m/s, no secador alternativo com convecção forçada e também em estufa comercial com convecção natural, realizando-se medições da massa do pescado a cada 15 minutos. Os resultados experimentais mostraram que a desidratação do filé de tainha foi mais rápida no secador alternativo em comparação com o processo em estufa comercial. Um ajuste do coeficiente de difusividade efetiva resultou na faixa de 2.10-10 a 2.7.10-10 m2/s para os filés de tainha avaliados e erro relativo máximo de 5% entre os resultados numéricos e os dados experimentais. Os modelos empíricos de polinômios de quarto grau e logaritmo tiveram os melhores ajustes com os dados experimentais.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Gonçalves Cremonez, Victor, Dile Pontarolo Stremel, Jorge Luís Monteiro de Matos, and Ricardo Jorge Klitzke. "ESTIMATIVA DO COEFICIENTE DE TRANSFERÊNCIA DE MASSA E VALIDAÇÃO DE UM MODELO DINÂMICO NÃO LINEAR PARA UM SECADOR SOLAR." ENERGIA NA AGRICULTURA 35, no. 3 (September 29, 2020): 404–14. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2020v35n3p404-414.

Full text
Abstract:
ESTIMATIVA DO COEFICIENTE DE TRANSFERÊNCIA DE MASSA E VALIDAÇÃO DE UM MODELO DINÂMICO NÃO LINEAR PARA UM SECADOR SOLAR VICTOR GONÇALVES CREMONEZ1, DILE PONTAROLO STREMEL2, JORGE LUIS MONTEIRO DE MATOS3, RICARDO JORGE KLITZKE4 1 Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal, Universidade Federal do Paraná, Avenida Lothário Meissner, 632, Jardim Botâmico, Curitiba, Paraná, Brasil. Faculdade de Tecnologia de Curitiba – FATEC-PR, Itacolomi, 450, Portão, Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: victor.cremonez@gmail.com; direcaoacademica@fatecpr.edu.br 2 Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal, Universidade Federal do Paraná, Avenida Lothário Meissner, 632, Jardim Botâmico, Curitiba, Paraná, Brasil, E-mail: dile.stremel@gmail.com 3 Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal, Universidade Federal do Paraná, Avenida Lothário Meissner, 632, Jardim Botâmico, Curitiba, Paraná, Brasil, E-mail: mailjmatos.ufpr.br 4 Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal, Universidade Federal do Paraná, Avenida Lothário Meissner, 632, Jardim Botâmico, Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: rjkklitzke@gmail.com RESUMO: O objetivo deste trabalho foi estimar o coeficiente de transferência de massa e validar um modelo dinâmico não linear para um secador solar de madeira e biomassa. Para tal, foi construída uma estufa solar para secagem de madeira serrada e biomassa, com aproximadamente 1m³ de capacidade. Na estufa, foram secas tábuas de Eucalyptus spp.. Para a modelagem dinâmica foi proposto um balanço dinâmico em torno do material sólido, levando em conta a perda cinética da taxa de secagem em que esta depende do coeficiente de transferência de massa, parâmetro este que será ajustado levando em consideração a dinâmica do ambiente de secagem. Na otimização, foi utilizado o método dos mínimos quadrados não linear. Como resultado, foi possível elaborar um modelo dinâmico para a perda de umidade em relação ao tempo na secagem solar, bem como o coeficiente de transferência de massa. É possível concluir que o coeficiente de transferência de massa e os modelos encontrados podem ser utilizados para estimar os parâmetros de secagem em outras condições ambientais, como outra época do ano, outra cidade ou até outro país, melhorando assim as perspectivas do uso da secagem solar no meio rural. Palavras-chave: taxa de secagem, secagem de madeira, secagem de biomassa. ESTIMATION OF MASS TRANSFER COEFFICIENT AND VALIDATION OF A NON-LINEAR DYNAMIC MODEL FOR A SOLAR DRYER ABSTRACT: The aim of this work was to estimate the mass transfer coefficient and to validate a dynamic non-linear model for a solar wood and biomass dryer. For this purpose, a solar dryer greenhouse was built to dry sawn wood and biomass, with approximately 1m³ of capacity. In the solar dryer, were dried boards of Eucalyptus spp.. For dynamic modeling, a dynamic balance around the solid material was proposed, taking into account the kinetic loss of the drying rate, which depends on the mass transfer coefficient, a parameter that will be adjusted taking into account the dynamics of the drying environment. in optimization, the nonlinear least squares method was used. As a result, it was possible to develop a dynamic model for the loss of moisture in relation to time in solar drying, as well as the mass transfer coefficient. It is possible to conclude that the mass transfer coefficient and the models found can be used to estimate drying parameters in other environmental conditions, such as: another time of the year, another city or even in another country, thus improving the prospects for the use of solar drying in rural areas. Keywords: drying rate, wood drying, biomass drying.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Araújo, Leandro Santos de, Milton Dall'Aglio Sobrinho, and Dib Gebara. "Transferência de oxigênio em reatores de leito fluidizado com circulação em tubos concêntricos em meios bifásico e trifásico com variação da relação entre diâmetros." Engenharia Sanitaria e Ambiental 15, no. 3 (September 2010): 267–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522010000300010.

Full text
Abstract:
A eficiência do reator de leito fluidizado com circulação em tubos concêntricos depende das condições hidrodinâmicas que influem na transferência de oxigênio ao biofilme. Este trabalho investigou a influência da relação entre diâmetros dos tubos e da concentração de meio suporte (areia), sobre o coeficiente global de transferência de oxigênio (K La). Os ensaios - em reatores de 2,6 m de altura, com diâmetro externo de 250 mm e internos de 100, 125, 150 e 200 mm - empregaram vazões de ar até 2.500 L.h-1 e concentrações de até 150 g.L-1 de areia. O K La aumentou ligeiramente com 30 g.L-1 e diminuiu para concentrações maiores, confirmando relatos da literatura em condições semelhantes. Um modelo para K La em meio bifásico foi ajustado para as diversas relações ensaiadas entre a área externa e a interna, postulando-se uma redução na razão entre a transferência na fase líquida e o diâmetro da bolha com o aumento da vazão de ar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva, Heloísa Righi Pessoa da, Roberta Pazinato Cuco, Barbara Daniele Almeida Porciuncula, and Camila Da Silva. "AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS TERMODINÂMICOS E CINÉTICOS DE CENOURAS SUBMETIDAS A SECAGEM CONVECTIVA." e-xacta 10, no. 2 (November 30, 2017): 73. http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v10i2.2171.

Full text
Abstract:
<p>Este estudo tem como objetivo a obtenção de dados cinéticos da secagem de cenouras, bem como o ajuste de modelos matemáticos aos dados experimentais e determinação dos parâmetros termodinâmicos do processo. Buscando este propósito, experimentos foram conduzidos em estufa com renovação e circulação de ar, nas temperaturas de 50, 60, 70 e 80 °C. Os modelos matemáticos foram ajustados aos dados das cinéticas de secagem à diferentes temperaturas, e os modelos de Page e de Midilli apresentaram o maior coeficiente de correlação (R<sup>2</sup>) e menor valor de RMSE. Da análise termodinâmica verificou-se que a entalpia e a energia livre de Gibbs diminuíram com o aumento da temperatura, característico de um processo endotérmico. A entropia apresentou valores negativos e diminuiu com a diminuição na temperatura de secagem, isto indica que há um aumento no grau de ordem do sistema, considerado desfavorável entropicamente.</p><p> </p><p>ABSTRACT</p><p>This study aims to obtain kinetic data of carrot drying, as well as the adjustment of mathematical models to the experimental data and determination of the thermodynamic parameters of the process. For this purpose, experiments were conducted in an oven with renovation and circulation of air, at temperatures of 50, 60, 70 and 80 °C. The mathematical models were adjusted to the drying kinetics data at different temperatures, and the Page and de Midilli models presented the highest correlation coefficient (R<sup>2</sup>) and lowest RMSE values. From the thermodynamic analysis it was verified that the enthalpy and the free energy of Gibbs decreased with the increase of the temperature, characteristic of an endothermic process. The entropy presented negative values and decreased with the decrease in the drying temperature, this indicates that there is an increase in the degree of order of the system, considered as entropically unfavorable.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Silva, Hugo Rafael de Souza e., Kelsy Catherina Nema Areco, Paulo Bandiera-Paiva, Pauliana Valéria Machado Galvão, Anália Nusya de Medeiros Garcia, and Dartiu Xavier da Silveira. "Equivalência semântica e confiabilidade da versão em português da Bergen Facebook Addiction Scale." Jornal Brasileiro de Psiquiatria 64, no. 1 (March 2015): 17–23. http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000052.

Full text
Abstract:
Objetivo Avaliar a equivalência semântica e a confiabilidade da Bergen Facebook Addiction Scale para o português (Brasil). Métodos O processo consistiu em cinco passos: tradução; retradução; revisão técnica e avaliação da equivalência semântica por profissionais; avaliação do instrumento por compreensão verbal por uma amostra de profissionais (n = 10) e de estudantes (n = 37); análise de consistência interna e estabilidade por meio do coeficiente de Cronbach e coeficiente de correlação intraclasse (CCI) respectivamente, em uma amostra de 359 estudantes de graduação. Resultados O instrumento apresentou no fim um excelente nível de compreensão verbal pela população-alvo, alfa de Cronbach de 0,92 e CCI de 0,81. Conclusão A versão adaptada do instrumento para o uso em nosso ambiente resultou em um instrumento equivalente do ponto de visão de equivalência semântica, assegurando a transferência do significado geral e referencial, mantendo níveis satisfatórios de confiabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Almeida, Raphael Lucas Jacinto, Newton Carlos Santos, Tamires dos Santos Pereira, Virginia Mirtes de Alcântara Silva, Victor Herbert de Alcântara Ribeiro, Lucas Rodolfo Inácio da Silva, Fellype Diorgennes Cordeiro Gomes, Flávia Izabely Nunes Moreira, Soares Elias Rodrigues Lima, and Raphael da Silva Eduardo. "Cinética de secagem de sementes de melão descrita por um modelo de difusão." Research, Society and Development 9, no. 5 (March 27, 2020): e32953146. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3146.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo realizar a cinética de secagem das sementes de melão em diferentes temperaturas de secagem e ajustar o modelo de difusão aos dados experimentais considerando a geometria de um cilindro infinito. As secagens foram realizadas em estufa de circulação de ar nas temperaturas de 50, 60 e 70 ºC e com velocidade do ar de 1,5 m s-1, a partir dos dados obtidos e considerando as sementes de melão com geometria de um cilindro infinito foram calculados os parâmetros pela solução analítica por meio da equação de difusão. O coeficiente de determinação apresentou valores superiores a 0,99 e baixos valores da função qui-quadrado, indicando que o modelo de difusão apresentou ajuste satisfatório aos dados experimentais da cinética de secagem das sementes de melão. De acordo com os dados obtidos na cinética de secagem das sementes de melão foi visto que a difusividade efetiva, o coeficiente de transferência de calor e o número de Biot mostraram forte correlação positiva, indicando que o aumento da temperatura foi diretamente proporcional aos valores dos parâmetros de difusão calculados. O acréscimo da temperatura favorece a transferência de massa, diminuindo a umidade de equilíbrio dinâmico e o tempo de secagem que variou de 1020, 940 e 880 minutos paras as temperaturas de 50, 60 e 70 °C, visualiza-se que para o maior intervalo de tempo maiores eram as variações de umidade no interior da semente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Pirozzi, Daniela C. Z., and Mariângela Amendola. "Modelagem matemática e simulação numérica do resfriamento rápido de morango com ar forçado." Engenharia Agrícola 25, no. 1 (April 2005): 222–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162005000100025.

Full text
Abstract:
Este trabalho abordou o resfriamento rápido com ar forçado de morango via simulação numérica. Para tanto, foi empregado o modelo matemático que descreve o processo de transferência de calor, com base na lei de Fourier, escrito em coordenadas esféricas e simplificado para descrever o processo unidimensional. A resolução da equação expressa pelo modelo matemático deu-se por meio da implementação de um algoritmo, fundamentado no esquema explícito do método numérico das diferenças finitas, executado no ambiente de computação científica MATLAB 6.1. A validação do modelo matemático foi realizada a partir da comparação de dados teóricos com dados obtidos num experimento, no qual morangos foram resfriados com ar forçado. Os resultados mostraram que esse tipo de investigação para a determinação do coeficiente de transferência de calor por convecção é promissora como ferramenta no suporte à decisão do uso ou desenvolvimento de equipamentos na área de resfriamento rápido de frutos esféricos com ar forçado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Damasceno, Camila T., Gustavo R. Jordão, and Caridad N. Pérez. "Simulação de uma Unidade Piloto de Destilação de Água para uso em Laboratórios Químicos Empregando Energia Solar." Revista Processos Químicos 11, no. 22 (July 3, 2017): 11–24. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v11i22.402.

Full text
Abstract:
No presente trabalho foi construído e modelado um destilador solar de água. O equipamento foi instalado no Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia (16°40’S 49°15’W). A escolha do destilador solar se deve à alta incidência de irradiação solar no Brasil. Com os dados de irradiação solar e usando o modelo ambiental foi determinado que 20º seria o melhor ângulo para a inclinação da cobertura do equipamento. Além disso, usando os dados de temperatura da água e da cobertura de hora em hora das 7 às 18, e o balanço de energia, proposto por Dunkle em 1961, foram calculados os coeficientes de transferência de calor, as taxas de transferência de calor e de massa e a eficiência do destilador para a cidade de Goiânia. Os resultados obtidos permitiram concluir que o coeficiente de transferência de calor de evaporação e sua taxa correspondente foram maiores do que os respectivos de convecção, a produção de água destilada no inverno e no verão foram de 0,31 e 1,51 kgm-2dia-1, respectivamente e a eficiência do destilador foi de 5,4% no inverno e 41,33% no verão. A água obtida atende aos parâmetros da Farmacopeia Brasileira e pode ser usada nos laboratórios químicos em substituição à obtida nos destiladores elétricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rocha, Otávio Lima, José Marcelino Dias Filho, Thiago Antonio Costa, Angela Jesus Vasconcelos, Antonio Luciano Moreira, and Rafael Kikushi. "COEFICIENTE DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR NA INTERFACE METAL/MOLDE E VARIÁVEIS TÉRMICAS NA SOLIDIFICAÇÃO DIRECIONAL HORIZONTAL DA LIGA Al-6%Cu." HOLOS 5 (November 14, 2013): 28. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.1483.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é determinar o coeficiente de transferência de calor na interface metal/molde (hi) da liga Al-6%Si solidificada direcionalmente em um sistema horizontal refrigerado a água bem como as varáveis térmicas de solidificação velocidade da isoterma liquidus (VL) e taxa de resfriamento (TR). Um dispositivo experimental de solidificação horizontal foi desenvolvido e amostras da liga foram obtidas sob condições transientes de fluxo de calor. As variáveis térmicas são calculadas a partir dos perfis de temperatura obtidos para cinco termopares inseridos no metal que permitem correlacionar a posição da isoterma liquidus (P) com o tempo de solidificação. Um método baseado no confronto entre os perfis de temperatura teóricos e experimentais foi utilizado para determinar os valores hi. Para o cálculo dos perfis teóricos, aplicou-se um modelo numérico de transferência de calor e massa, consagrado na literatura, para solidificação direcional. Leis experimentais em forma de potência do tipo hi = A1(t)-n1, VL = A2(P)-n2 e TR = A3(P)-n3 foram obtidas. Um estudo comparativo entre os valores de hi obtidos neste trabalho e aqueles propostos na literatura, durante a solidificação unidirecional vertical ascendente das ligas investigadas, também é apresentado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Demczuk Junior, Bogdan, Jamal Basam Harati, and Maria Gabriela dos Santos. "Influência da geometria no processo de desidratação osmótica de abóbora." Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, no. 2 (May 23, 2021): 783–88. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8961.

Full text
Abstract:
A desidratação osmótica vem sendo utilizada como técnica de pré-tratamento para secagem por convecção com a intenção de fornecer ao consumidor um produto mais atrativo e com menores perdas causadas pelo calor. Alguns parâmetros influenciam na transferência de massa que ocorre durante a desidratação osmótica atingindo diretamente outros parâmetros como a perda de água, ganho de sólidos e perda de peso, obtendo-se a partir destes um coeficiente de desempenho. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência da geometria no processo de desidratação osmótica de abóbora. Foram comparados dois tratamentos, considerando o corte da abóbora em fatias e em cubos. A desidratação osmótica ocorreu em incubadora a 30ºC com agitação de 35 rpm, por 3 horas, utilizando uma solução de cloreto de sódio (20%) e relação amostra:solução de 1:10 (m/m). Durante o tempo de processo, as amostras eram retiradas e os parâmetros de perda de peso, ganho de sólidos, perda de água e coeficiente de desempenho foram obtidos gravimetricamente. Constatou-se que para a perda de água e de peso, as maiores perdas encontradas foram nas amostras de fatias com 59% e 53% respectivamente. Os cubos apresentaram menor ganho de sólidos (6%) e menor perda de água e peso. Com relação ao coeficiente de desempenho, as fatias alcançaram o desempenho máximo em um menor período de tempo de processo, apesar do maior coeficiente (14,39) ser verificado para abóboras em cubo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Magalhães, Sérgio Cruz, Luís Américo Calçada, and Cláudia Míriam Scheid. "DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE TRANSFERÊNCIA DE MASSA DO CLORETO DE SÓDIO EM ÁGUA EM SISTEMAS AGITADOS." Engevista 16, no. 3 (October 10, 2013): 330. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v16i3.464.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Nascimento, Lucas Pereira Castanheira, Stephane Katherine Barbosa Moura da Silva, Elisiane Santana de Lima, Hortência Luma Fernandes Magalhães, Wanderson Magno Paiva Barbosa de Lima, Ricardo Soares Gomez, Túlio Rafael Nascimento Porto, and Antonio Gilson Barbosa de Lima. "Secagem de tijolos cerâmicos argilosos industriais: uma investigação teórica usando modelos concentrados." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 21, 2020): e44291110064. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10064.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um estudo teórico da transferência de calor e massa durante a secagem de tijolos cerâmicos industriais em estufa. Foram propostos modelos matemáticos para descrever as cinéticas de secagem e aquecimento do tijolo em função do tempo de processo, considerando a existência das áreas superficiais interna e a externa e variações dimensionais do tijolo. Foram propostos modelos empíricos para predizer o comportamento do teor de umidade, temperatura superficial, volume e áreas superficiais interna e externa do produto. O estudo foi conduzido em diferentes condições operacionais do ar de secagem (50 a 100°C). Toda a modelagem foi ajustada a dados experimentais do teor de umidade médio, temperatura na superfície e dimensões médias do tijolo durante a secagem, em cada condição experimental, obtendo-se um bom ajuste e elevado coeficiente de determinação, evidenciando sua confiabilidade para ser usada na predição do problema físico. Da comparação, estimou-se o volume, as áreas superficiais interna e externa e os parâmetros de transferência de calor e de massa do tijolo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Carneiro, Leandro Marcondes, Mayla Cristina Costa, and Blênio Cezar Severo Peixe. "Receita da transferência de convênios: análise do efeito ano eleitoral nos municípios brasileiros." Enfoque: Reflexão Contábil 40, no. 1 (November 20, 2020): 105–18. http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v40i1.47922.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi analisar o efeito do calendário eleitoral sobre a alocação das receitas públicas por meio de convênios com a União nos municípios brasileiros, controlando aspectos da localização e região geográfica do município. Utilizou-se técnica de regressão com dados em painel para amostra de 1.824 municípios no período de 2008 a 2013. Os resultados apontam que o ano eleitoral para prefeitos exerce influência negativa sobre as receitas de convênios, enquanto para Presidente e Governador e primeiro ano de mandato (ano pós-eleição) exerceram influência positiva. Em relação à variável região geográfica, o resultado foi inverso. Em ambos os modelos, a variável eleição municipal foi negativa e significativa. Em contrapartida, a qualidade da gestão fiscal dos municípios foi representativa para municípios da Região Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e a variável Coeficiente de Gini se manteve significativa para municípios das Regiões Sul e Sudeste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Oliveira, Luma de, Marcelo Savino Portugal, and Mateus Boldrine Abrita. "Taxa de Desemprego Não Aceleradora da Inflação: Uma estimação da NAIRU para a economia brasileira no período de 2000 até 2013." Nova Economia 26, no. 2 (August 2016): 491–513. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/2585.

Full text
Abstract:
Resumo: Neste artigo são desenvolvidas estimativas da Taxa de Desemprego Não Aceleradora da Inflação (NAIRU) para a economia brasileira. Esta é estimada com dados trimestrais de 2000 ao segundo trimestre de 2013 da taxa de desemprego aberta no período de referência de 30 dias do DIEESE e da taxa de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A metodologia empregada condiz com uma equação de transferência. Os principais resultados dizem respeito à mudança do coeficiente de correlação entre a taxa de inflação e a taxa de desemprego, que passou de negativo para positivo e a permanência da taxa NAIRU acima da taxa de desemprego no período em questão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Peixoto, M. G. C. D., C. G. Fonseca, V. M. Penna, and M. T. T. Alvim. "Análise multivariada de resultados da ovulação múltipla seguida de transferência de embriões de doadoras zebuínas." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 54, no. 5 (October 2002): 492–500. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352002000500007.

Full text
Abstract:
Resultados de 1390 ovulações múltiplas seguidas de transferência de embriões foram submetidas à análise multivariada para estudo da relação entre algumas variáveis envolvidas no processo. As superovulações foram realizadas no período de 1989 a 1999 em várias doadoras zebuínas das raças Brahman (31), Gir (22), Guzerá (68) e Nelore (411), provenientes de 61 rebanhos de diversas regiões do Brasil. As doadoras tinham idades entre 1,5 e 19,5 anos. Analisaram-se apenas dados de primeira colheita e dados de colheitas consecutivas. As principais correlações encontradas com a análise de ambos os arquivos pelo método de Pearson foram de: 0,72 entre o total de estruturas recuperadas (ER) e o número de embriões viáveis (EV); 0,66 entre ER e o total de prenhezes positivas (PP); 0,53 entre ER e o número de corpos lúteos palpados (CL); 0,89 entre EV e PP; 0,33 entre EV e CL; e 0,30 entre PP e CL. Observou-se associação entre coeficiente de endogamia, idade das doadoras à superovulação, droga estimuladora, dose da droga estimuladora, ordem de colheita e número de inseminações. Foram estimados os seguintes fatores nas análises de colheitas consecutivas: fator 1 - que reduz a resposta à superovulação, fator 2 - que define os esquemas de superovulação de doadoras e fator 3 - que define o sucesso do esquema de superovulação. Com os dados de primeira colheita foram obtidos: fator 1 - que define a idade ótima à superovulação, fator 2 - que define os esquemas de superovulação de doadoras e fator 3 - que define esquema alternativo de superovulação. As análises indicaram que os resultados de superovulação são muito variáveis e que há grande efeito da idade da doadora à superovulação, do coeficiente de endogamia da doadora, da ordem de colheita, da dose da droga e do número de inseminações sobre esses resultados. O número de embriões viáveis por superovulação e a correlação entre número de embriões viáveis e total de prenhezes positivas podem ser indicadores da eficiência do MOET.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Justiniano, Marina Rangel, and Oldrich Joel Romero. "Mecanismos de redução de perda de carga no escoamento de óleos pesados em dutos terrestres." Latin American Journal of Energy Research 4, no. 1 (August 27, 2017): 30–40. http://dx.doi.org/10.21712/lajer.2017.v4.n1.p30-40.

Full text
Abstract:
A tubulação é o meio mais conveniente de transporte de óleo do campo produtor até a refinaria. Entretanto, quando se trata de óleos pesados esta etapa é um enorme desafio. A redução da viscosidade do óleo ou do arrasto são formas de viabilizar esta operação. Este artigo apresenta a modelagem matemática e numérica do escoamento monofásico de óleo pesado em um duto terrestre de 3.600 m. A influência do coeficiente global de transferência de calor nos gradientes de pressão e de temperatura é analisada. É estudado também o mecanismo de redução de perda de carga através da injeção de 3 agentes redutores de arrasto (DRA) distintos, identificados pelas constante de Burger, e , como se segue: DRA 1 ( e ); DRA 2 ( e ) e DRA 3 ( e ). O software PipelineStudio® é a ferramenta utilizada para resolver as equações governantes. Os resultados obtidos mostram que o uso de isolamento quando projetado apropriadamente é de grande importância para manter a transferência de calor em níveis baixos, objetivando uma maior vazão de produção. Além disso, quando associado à injeção de DRA, o terceiro se demonstrou mais eficiente. Entretanto há uma necessidade de avaliação econômica para definir a viabilidade do projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Aguiar, Davi Teves, and Marcelo de Aquino Martorano. "Modelo matemático determinístico para previsão da macroestrutura bruta de solidificação." Rem: Revista Escola de Minas 61, no. 4 (December 2008): 485–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672008000400013.

Full text
Abstract:
Um modelo multifásico determinístico foi implementado para simular a solidificação unidirecional com o objetivo de prever a estrutura de grãos bruta de solidificação. O modelo consiste nas equações macroscópicas de conservação da energia, massa e espécies químicas, acopladas a leis de crescimento dendrítico. Foi adotado um modelo de nucleação dos grãos equiaxiais baseado em uma distribuição Gaussiana de super-resfriamentos. Em determinadas condições de nucleação, ocorrem oscilações nas curvas de resfriamento que impossibilitam a correta previsão do tamanho de grão médio ao longo da estrutura. Diversas simulações foram realizadas fora dessas condições, possibilitando uma análise do efeito do coeficiente de transferência de calor no tamanho de grão médio e na posição da transição colunar-equiaxial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Martorano, Marcelo de Aquino, and José Deodoro Trani Capocchi. "MODELO MATEMÁTICO PARA O CÁLCULO DO COEFICIENTE DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR NA INTERFACE METAL-MOLDE DURANTE A SOLIDIFICAÇÃO DIRECIONAL." Tecnologia em Metalurgia e Materiais 1, no. 3 (2005): 50–54. http://dx.doi.org/10.4322/tmm.00103011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Oliveira, Alexandre Melo de, Lindomar Matias Gonçalves, Amir Zacarias Mesquita, Ênio Pedone Bandarra Filho, and André Guimarães Ferreira. "Desempenho termo-hidráulico de nanofluidos compostos por nanotubos de carbono de paredes múltiplas funcionalizados (MWCNT-OH/água)." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 6, 2021): e5910313031. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13031.

Full text
Abstract:
Com objetivo de avaliar a potencialidade de um novo fluido capaz de melhorar a eficiência dos processos de troca térmica nos sistemas de refrigeração, o presente trabalho propôs o estudo do desempenho termo-hidráulico de nanofluidos constituídos por nanopartículas de nanotubos de carbono do tipo MWCNT dispersos em água destilada. Foram utilizadas nanopartículas com grau de funcionalização -OH, 3%, 6% e 9% para produzir nove amostras de nanofluidos. Foi utilizado o método de “dois passos”, com auxílio de sonicação e homogeneização de alta pressão, para dispersar as nanopartículas no fluido base. Para a avaliação do desempenho termo-hidráulico foram realizadas as seguintes etapas: produção dos nanofluidos pelo método de dois passos. A utilização da bancada experimental permitiu obter os parâmetros necessários para a determinação do coeficiente de transferência de calor por convecção e desempenho termo-hidráulico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Santin, Janaina Rigo, and Elizete Marangon. "Instrumentos de política urbana para valorização do patrimônio histórico: outorga onerosa e transferência do direito de construir." Revista do Direito, no. 29 (January 30, 2008): 80–93. http://dx.doi.org/10.17058/rdunisc.v0i29.660.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objeto o Estatuto da Cidade (Lei n. 10257/2001), enfatizando dois instrumentos de política urbana previstos na Lei do Meio Ambiente Artificial para valorização e proteção do patrimönio histórico: a outorga onerosa e a transferência do direito de construir. Trata-se da possibilidade de, em caso de tombamento, o proprietário do imóvel transferir seu direito de construir a outro imóvel, edificando acima do coeficiente básico de construção daquela região, sem a necessidade de pagar ao Poder Público. A pesquisa evidencia a importância de uma gestão voltada aos interesses de sua população, capaz de preservar tanto a sua história quanto desenvolver alternativas susstentáveis de desenvolvimento para as futuras gerações, criando alternativas legais para que o proprietário de imóvel tombado não tenha apenas ônus com o tombamento, mas também bônus. Para tanto o artigo analisa a gestào democrática municipal, a fim de demonstrar que a qualidade de vida das pessoas que habitam o meio urbano, bem como a preservação de seus laços históricos e culturais, trata-se de um processo compartilhado entre poder público e cidadãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Almeida, Raphael Lucas Jacinto, Newton Carlos Santos, Tamires dos Santos Pereira, Eliélson Rafael Barros, Maysa Bernardino Cabral, Marcia Ramos Luiz, Neyliane Costa de Souza, Virgínia Mirtes de Alcântara Silva, Samuel Brito Ferreira Santos, and Fernanda Vieira Amorim. "Análise granulométrica diferencial da farinha da casca de jabuticaba (Myrciaria cauliflora Berg) Differential particle size analysis of jabuticaba bark flour (Myrciaria cauliflora Berg)." Research, Society and Development 9, no. 1 (January 1, 2020): e156911875. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1875.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo produzir e avaliar o perfil granulométrico diferencial da farinha da casca de jabuticaba. A farinha da casca de jabuticaba foi obtida através do processo de secagem convectiva, realizada em estufa de circulação de ar na temperatura de 50 °C e velocidade de 1,0 m/s durante 24 h. A análise granulométrica foi realizada através do peneiramento de 50 g de farinha de casca de jabuticaba, utilizado uma série de peneiras padronizadas na faixa de 9 a 200 Mesh. Os modelos matemáticos ajustados aos dados experimentais foram o de Gates-Gaudin-Schuhmann (GGS) e o de Modelo de Rosin-Rammler-Bennet (RRB). A partir dos dados experimentais obtidos foi verificado que, a farinha da casca de jabuticaba analisada está de acordo com os critérios da legislação para classificação granulométrica. Dentre os modelos matemáticos aplicados o de Rosin-Rammler-Bennet (RRB), foi o que melhor se ajustou aos dados experimentais com coeficiente de determinação (R2) superior a 0,99, além disso apresentando também o maior ângulo de inclinação da reta. Vale salientar que o diâmetro médio das partículas obtidas para farinha fina não diferiu do valor encontrado de forma experimental. E que 27,62% para um total de 50 gramas da farinha apresentou uma granulometria fina, menor que 60 mesh, o que é esperado e satisfatório para as características de farinha, apresentando potencial de utilização no desenvolvimento de novos produtos alimentícios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pinheiro, Elisangela, Ricardo Ruther, and Adalberto Lovato. "Aplicabilidade do algoritmo de levenberg-marquardt para análise de geração de energia elétrica de um sistema fotovoltaico." Revista Produção Online 17, no. 4 (December 15, 2017): 1204. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v17i4.2542.

Full text
Abstract:
Este trabalho avalia o uso de redes neurais artificiais para análise de geração de eletricidade para um sistema fotovoltaico conectado a rede. Inicialmente, são descritas as características e potencial matemático de tratamento de dados apresentados pelas redes. Em seguida, são testadas várias configurações com o objetivo de buscar a mais adequada ao caso. Foram utilizados dados de 2014 da geração de energia, de temperatura ambiente, de temperatura dos módulos da incidência de radiação solar e da hora do dia. A aplicação utilizou os algoritmos de Levenberg-Marquardt para obtenção dos parâmetros da rede e o critério do erro médio quadrado para medir o desempenho. O treinamento foi reealizado com 5, 10, 15, 20, 25, 30 e 60 neurônios na camada oculta. As funções de transferência foram logsigmoide e purelin. O melhor resultado foi realizado foi obtido com 25 neurônios, com coeficiente de correlação de 0,98.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Silva, Eberson, Tadayuki Yanagi Júnior, Roberto A. Braga Júnior, Marcos A. Lopes, Flávio A. Damasceno, and Gleice C. A. E. Silva. "Desenvolvimento e validação de um modelo matemático para o cálculo da área superficial de frangos de corte." Engenharia Agrícola 29, no. 1 (March 2009): 1–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162009000100001.

Full text
Abstract:
A área superficial de frangos de corte é importante parâmetro de entrada em modelos de transferência de calor e massa. Dessa forma, o presente trabalho teve o objetivo de desenvolver e validar modelo matemático empírico para estimar a área superficial (As) de frangos de corte. Para a realização desta pesquisa, foram utilizadas 84 aves de corte da linhagem Ross, sendo 37 machos e 47 fêmeas, com animais abrangendo todo o período da fase de criação. Em cada teste realizado em laboratório, uma ave, aleatoriamente selecionada, teve as suas dimensões (comprimento, largura e altura) e massa corporal avaliadas. A pele com penas da ave foi retirada para a determinação da As. Parte dos dados foi usada para ajuste da equação para a determinação da As e parte para a validação. Os resultados mostraram que a equação empírica para a determinação da As é estatisticamente significativa (P<0,0001) e apresenta coeficiente de determinação (r²) de 0,9886, sendo posteriormente validada pelo teste t (P>0,05).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Martins Ribeiro Giardini, Luísa Fernanda, and Álvaro Messias Binhonha Tibiriça. "MODELAGEM E SIMULAÇÃO CFD DE TROCADOR DE CALOR PARA CONDICIONAMENTO DE AR." Journal of Engineering and Exact Sciences 2, no. 4 (November 27, 2016): 040–42. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl2iss4pp040-042.

Full text
Abstract:
Em trocadores de calor, o lado do ar representa uma resistência de troca de calor de 85%. Como resultado, para melhorar o desempenho térmico e reduzir o tamanho e o peso, são acrescentadas aletas (superfícies, normalmente metálicas, com alto coeficiente de condução) para aumentar a superfície de contato (Bhuiyan et al., 2012). Principal componente em sistemas de ar condicionado, trocadores de calor do tipo tubo aletado são representantes de trocadores de calor compacto devido a sua elevada capacidade de troca de calor (Dogan et al., 2015). A transferência de calor ocorre por meio de um escoamento cruzado sobre bancos de tubos. Em tais equipamentos, um fluido moverá dentro dos tubos enquanto o outro (ar no caso de um sistema de ar condicionado) se move perpendicularmente aos tubos, direcionado por aletas (Çengel et al., 2012). O objetivo deste trabalho é validar um modelo computacional de um trocador de calor com base nos dados experimentais obtidos por Wang et al. (1996).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Andrade, Fabrícia Santos, Bruno Henrique da Silva Melo, Pablícia Oliveira Galdino, Ângela Maria Santiago, Plúvia Oliveira Galdino, Cecília Elisa de Sousa Muniz, Raphael Lucas Jacinto Almeida, Marcello Maia de Almeida, Newton Carlos Santos, and Israel Alves Luna. "Cinética de degradação do ácido ascórbico do mesocarpo do maracujá pré-tratado osmoticamente e o estudo da sua estabilidade." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 18, 2021): e47510413112. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13112.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tem como objetivo avaliar o efeito da temperatura na degradação do ácido ascórbico do mesocarpo de maracujá pré-tratado osmoticamente e o estudo da sua estabilidade no decorrer do armazenamento. As fatias do mesocarpo do maracujá foram desidratadas osmoconvectivamente (60 °Brix/60 °C), em seguida submetidas a secagem convectiva nas temperaturas de 50, 60 e 70 °C até massa constante. No decorrer do processo de secagem foram realizadas uma cinética de degradação do ácido áscorbico e aos dados experimentais foram ajustados modelos cinéticos de zero e primeira ordem, além de se calcular o tempo de meia vida, a energia de ativação e o coeficiente de reação (Q10). As fatias in natura, osmodesidratadas e no decorrer de 90 dias de armazenamento, foram submetidas as caracterizações físico-químicas. A desidratação osmoconvectiva promoveu uma maior incorporação de sólidos solúveis totais (19 °Brix) e menor percentual de água (58,51%) as fatias do mesocarpo de maracujá. O processo de secagem promoveu redução no teor de ácido ascórbico, no entanto, este composto foi mais preservado na temperatura de 60 ºC. O modelo cinético de primeira ordem, mostrou-se mais adequado para representar a cinética de degradação do ácido ascórbico, no qual apresentou uma energia de ativação de 83,33 kJ.mol-1. Durante 90 dias de armazenamento, as amostras obtiveram uma redução de 57,43% de ácido ascórbico, ficando ainda com o teor considerável, o teor de água na ordem de 10,77% e o pH abaixo de 4,5 impossibilitando o crescimento microbiano, consequentemente aumentando a vida de prateleira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Santos, Luan Gustavo dos, and Leandro Osmar Werle. "Influência da temperatura de secagem de fatias da polpa de abóbora menina brasileira nos parâmetros cinéticos e termodinâmicos." Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, no. 2 (May 22, 2021): 556–62. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8761.

Full text
Abstract:
A abóbora apresenta grande interesse nutricional devido seu conteúdo de carboidratos, fibras, carotenoides e compostos fenólicos. A abóbora menina brasileira é comumente encontrada no Brasil e apresenta grande susceptibilidade à degradação devido ao seu alto conteúdo de umidade, que promove a modificação das características físico-químicas e sensoriais, elevando a proliferação de micro-organismos e descarte deste alimento. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo realizar a secagem convectiva de fatias da polpa da abóbora menina brasileira nas temperaturas de 50, 60, 70 e 80 ºC, avaliando por meio de modelos matemáticos empíricos e semiempíricos os efeitos em relação a cinética de secagem e dos parâmetros termodinâmicos do processo. A cinética de secagem foi obtida por sucessivas pesagens de fatias de abóbora menina brasileira alocadas em secadora de bandeja ajustada a uma velocidade do ar de 1 m s-1. Os dados cinéticos foram ajustados a seis modelos matemáticos e a Segunda Lei de Fick foi utilizada para determinar o coeficiente de difusividade do material. A partir da equação de Arrhenius foram determinados os parâmetros termodinâmicos. Foi observado que o aumento da temperatura reduziu o tempo de secagem de 360 min para 180 min, elevando a difusividade efetiva de 1,3526x10-9 para 1,9352x10-9. Além disso, os modelos de Cavalcanti-Mata e Valcam representaram de forma preditiva e precisa o comportamento dos dados experimentais em todas as temperaturas avaliadas. Por fim, a partir dos parâmetros termodinâmicos, foi possível afirmar que o processo de desidratação é endotérmico e não ocorre de forma espontânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Ferreira, Murilo de Souza, Rafael Velozo de Oliveira, Luiz Eduardo da Silveira Urzêdo, Guilherme Barbosa Lopes Júnior, and Julio Cesar de Souza Inácio Gonçalves. "Estimativa do coeficiente de transferência de massa de oxigênio com o uso da técnica das sondas solúveis flutuantes: um estudo de laboratório." Engenharia Sanitaria e Ambiental 24, no. 2 (April 2019): 391–402. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019173205.

Full text
Abstract:
RESUMO A sonda solúvel flutuante (SSF) é considerada uma técnica de baixo custo para a estimativa do coeficiente de transferência de massa de oxigênio na interface ar-água (KL). Essa técnica se baseia no fato que KL pode ser correlacionado com a velocidade de dissolução do sólido solúvel (VS), uma vez que ambos os parâmetros são influenciados pela turbulência na superfície do escoamento. O objetivo do presente estudo consistiu em calibrar uma nova configuração da SSF. Experimentos de reaeração superficial e dissolução da sonda solúvel foram realizados em dois aparatos experimentais (tanque agitado por jatos e um canal hidráulico circular), de modo que diferentes níveis de turbulência foram produzidos. Os resultados mostraram forte correlação entre KL e VS; r = 0,953 para experimentos realizados no tanque e r = 0,895 para experimentos realizados no canal. A nova configuração da SSF forneceu razão KL.VS -1 crescente em função do número de Reynolds, indicando que a relação entre os dois parâmetros é dependente da turbulência. Conclui-se que a técnica SSF possui elevado potencial. Entretanto, para que se possa atribuir utilidade definitiva, verificações em cursos d’água naturais e em equipamentos com estrutura de turbulência diferentes das utilizadas neste estudo ainda são necessárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Santin, Janaína Rigo, and Elizete Gonçalves Marangon. "O estatuto da cidade e os instrumentos de política urbana para proteção do patrimônio histórico: outorga onerosa e transferência do direito de construir." História (São Paulo) 27, no. 2 (2008): 89–109. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-90742008000200006.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objeto o Estatuto da Cidade (Lei n. 10257/2001), enfatizando dois instrumentos de política urbana previstos na Lei do Meio Ambiente Artificial para valorização e proteção do patrimönio histórico: a outorga onerosa e a transferência do direito de construir. Trata-se da possibilidade de, em caso de tombamento, o proprietário do imóvel transferir seu direito de construir a outro imóvel, edificando acima do coeficiente básico de construção daquela região, sem a necessidade de pagar ao Poder Público. A pesquisa evidencia a importância de uma gestão voltada aos interesses de sua população, capaz de preservar tanto a sua história quanto desenvolver alternativas susstentáveis de desenvolvimento para as futuras gerações, criando alternativas legais para que o proprietário de imóvel tombado não tenha apenas ônus com o tombamento, mas também bônus. Para tanto o artigo analisa a gestào democrática municipal, a fim de demonstrar que a qualidade de vida das pessoas que habitam o meio urbano, bem como a preservação de seus laços históricos e culturais, trata-se de um processo compartilhado entre poder público e cidadãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Nogueira, M. R., D. B. Carvalho, A. L. Moreira, J. M. Dias Filho, and O. L. Rocha. "Espaçamentos dendríticos primários da liga Sn-5%Pb solidificada direcionalmente em um sistema horizontal." Matéria (Rio de Janeiro) 17, no. 2 (2012): 1009–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762012000200007.

Full text
Abstract:
Este trabalho desenvolve um estudo teórico-experimental sobre a correlação entre parâmetros térmicos e os espaçamentos dendríticos primários da liga Sn-5%Pb solidificada direcionalmente em um sistema horizontal sob condições transientes de extração de calor. Os perfis de temperatura foram medidos em diferentes posições do lingote e os dados obtidos foram armazenados automaticamente. São apresentados resultados para o coeficiente de transferência de calor na interface metal/molde o qual foi calculado a partir de uma análise comparativa entre os perfis térmicos experimentais e valores teóricos fornecidos por um modelo numérico. Um método teórico-experimental é aplicado para determinar as velocidades de deslocamento da isoterma liquidus e as taxas de resfriamento. Os resultados teóricos e experimentais levantados apresentaram boa concordância. Um estudo comparativo é realizado entre os dados encontrados neste trabalho e aqueles apresentados na literatura para os espaçamentos dendríticos primários da liga investigada quando solidificada direcionalmente nos sistemas verticais ascendente e descendente, sob as mesmas condições assumidas neste trabalho. A análise das microestruturas indica que os espaçamentos dendríticos primários são bastante influenciados pelos parâmetros térmicos de solidificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Carvalho, Josue De Lima, Salene Pinho Cordeiro, Ariane Lima Batista, Ynis Cristine de Santana Martin Lino Ferreira, and Ticiane Lima Dos Santos. "LIMITES E POTENCIALIDADES DO ICMS VERDE COMO MECANISMO DE TRANSFERÊNCIA FISCAL PARA GESTÃO DE BASE COMUM DE RECURSOS." Revista de Contabilidade e Gestão Contemporânea 1, no. 2 (December 26, 2018): 52. http://dx.doi.org/10.22409/rcgc2018.v1i2.a27091.

Full text
Abstract:
O presente artigo entender quais os limites e potencialidades do ICMS-V na receita pública dos Municípios do Estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório por ser um instrumento relativamente novo em termos de aplicação. As Unidades de Conservação, consideradas nessa pesquisa como base comum de recurso são abundantes no Estado do Pará e estão presentes em cerca de 60% dos municípios. Nesse contexto o ICMS-V assume o pressuposto de ser um incentivo fiscal para a preservação ambiental. Utilizou-se a pesquisa documental e dados secundários retirada de sites oficiais. Adicionalmente, utilizou-se uma abordagem quantitativa com a utilização do coeficiente de correlação de Pearson efetuado no software SPSS. As variáveis utilizadas foram: a) Cota-parte de repasse de ICMS-V cuja fonte foi o site do Programa Municípios Verdes, b) Incremento de Queimadas cuja fonte foi o Projeto Prodes/INPE, c) Áreas Protegidas, d) Unidades de Conservação e e) Terras indígenas, as últimas cujas fontes foram o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Pará. Os resultados observados para a correlação das variáveis selecionadas confirmam a associação que é pressuposta entre o valor do ICMS-V repassado aos municípios e seus respectivos desempenhos na questão da preservação de suas áreas protegidas, posto que os valores apresentados para o ICMS-V para o exercício de 2014 estão fortemente correlacionados de modo positivo com o incremento de áreas queimadas nos anos de 2013 (0,996) e de 2014 (0,992). Tal entendimento é ainda mais reforçando quando se observa a completa desassociação expressada nas baixas correlações dos valores totais de ICMS-V repassados com as quantidades de queimadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Rodrigues, Jean Robert Pereira, Tonnyfran Xavier de Araujo Sousa, Ricardo Batista de Andrade, Rezende Gomes dos Santos, and Mírian de Lourdes Noronha Motta Mello. "Influência do superaquecimento nas variáveis térmicas de solidificação e na formação da microestrutura de ligas de alumínio." Rem: Revista Escola de Minas 62, no. 4 (December 2009): 481–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672009000400011.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho é o desenvolvimento de uma análise comparativa do processo de solidificação da liga de alumínio com diferentes taxas de superaquecimento. Os principais parâmetros de solidificação foram determinados experimentalmente afetados pelo grau de superaquecimento e sua influência na formação da microestrutura. Foi escolhida a liga de AA5052 contendo 3% de magnésio pelo seu interesse comercial. A liga foi vazada com três diferentes graus de superaquecimento, em um dispositivo que permite a solidificação unidirecional e o monitoramento, através de um sistema de aquisição de dados, das variações de temperatura em diferentes posições da peça. A partir dos resultados de temperatura são determinados outros parâmetros do processo. Os espaçamentos interdendríticos são determinados a partir das micrografias. Através da análise experimental, é determinada a influência do grau de superaquecimento nos seguintes parâmetros relativos ao processo de solidificação: coeficiente de transferência de calor na interface metal/molde, velocidade de avanço da frente de solidificação, gradiente de temperatura em frente à isoterma liquidus, taxa de resfriamento, tempo local de solidificação e espaçamentos interdendríticos primário e secundário. Também é analisada a transição entre a estrutura colunar e equiaxial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography