Academic literature on the topic 'Coletores de energia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Coletores de energia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Coletores de energia"

1

De Souza, Carlos Roberto Pinto, Danylo Carvalho Mucury, Elaine Cristina Pereira Silva, Marco Antonio da Cruz Borba, Rafael Leite Pinto De Andrade, and Marcio Lima Da Silva. "PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA APLICADA A TECNOLOGIAS DE COLETA DE ENERGIA SOLAR." Cadernos de Prospecção 11, no. 4 (December 7, 2018): 1085. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i4.27116.

Full text
Abstract:
<p>O mundo moderno necessita de energia para sua sobrevivência, estando o acesso à energia diretamente ligado à melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento da sociedade. Os modos de produção de energia são vários, estando a energia produzida em usinas hidrelétricas e as energias à base de combustíveis fósseis como as mais utilizadas. Uma tecnologia que vem ganhando destaque é a captação de energia do sol por intermédio de equipamentos coletores de energia solar. Os equipamentos mais conhecidos podem ser estruturados em placas de vidro, os chamados fotovoltaicos ou em plástico vinílico, ambos tendo como suporte uma estrutura rígida. Neste trabalho foi avaliado um coletor com estrutura em plástico escurecido, mas com estrutura flexível, o que o diferencia dos demais. Ademais, a estrutura flexível lhe confere facilidades, especialmente no transporte do equipamento. A Fundação Universidade de Brasília (FUB) depositou o pedido de reivindicação da propriedade intelectual do equipamento no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) reivindicando a sua patente, sendo logo após mudada a reivindicação para Modelo de Utilidade, a qual foi concedida, pois o coletor tem em seu bojo o ato inventivo, a novidade, a aplicação industrial e uma alteração que trouxe melhora funcional em seu desempenho. Portanto, o presente artigo avaliou, com base no estado da arte, no histórico do pedido de patente, no grau de maturidade da tecnologia e possíveis rotas tecnológicas, a aplicação industrial e demais questões relacionadas ao equipamento, como a possibilidade de avanço no desenvolvimento, possível comercialização ou licenciamento, além da situação atual na instituição proprietária da tecnologia em estudo.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lemes, Silênia Priscila, Gabriela Sá Brito, Rogério Cattelan Antocheves de Lima, Almir Barros da S. Santos Neto, Gihad Mohamad, and André Lübeck. "INTEGRAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES TÉRMICOS." MIX Sustentável 2, no. 2 (September 12, 2016): 37. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2016.v2.n2.37-43.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta o conceito sustentabilidade na construção civil, onde a indústria da construção, principalmente o setor de edificações, apresenta uma elevada interligação com ambiente, sociedade e economia. A energia assume um papel importante no mundo, onde a maioria da nossa energia procede de combustíveis fósseis, essas reservas são limitadas e, a exploração dos mesmos se torna insustentáveis. Com o aumento do consumo de energia nos últimos tempos, principalmente em países desenvolvidos, em grande parte no setor doméstico, tem aumentado a dependência dos combustíveis fósseis, crescendo assim a necessidade de se apostar em energias alternativas, uma das alternativas é a da energia solar térmica. Portanto, este trabalho tem como principal objetivo o atual panorama da energia solar térmica para aquecimento de águas, além de relatar os tipos de sistemas solares para aquecimento de água, identificando suas funções e funcionamentos. Sendo os mais utilizados para energia solar térmica os coletores abertos, fechados e com tubos evacuados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moreira, Giuliana Chaves, and Jocelito Saccol de Sá. "ANÁLISE DO DESEMPENHO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO AQUECIMENTO DE ÁGUA POR MEIO DA ENERGIA SOLAR." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 6, no. 1 (May 10, 2017): 41. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e1201741-66.

Full text
Abstract:
É crescente a preocupação em buscar fontes energéticas renováveis visando à ampliação da oferta de energia para o desenvolvimento econômico e sustentável. O Brasil apresenta um significativo potencial para aproveitamento de energia solar, devido à grande radiação incidente sobre o território nacional. Os valores de irradiação solar global no Brasil são superiores aos da maioria dos países Europeus, onde existem inúmeros projetos para aproveitamento da energia solar difundidos, alguns realizados com incentivos governamentais. O objetivo desse trabalho foi avaliar composições de coletores solares de baixo custo (CSBC), por meio do uso de materiais recicláveis visando analisar o desempenho de cada configuração proposta no aquecimento de água para uso residencial. Foram confeccionados seis modelos de CSBC, e aferidas as temperaturas na saída de água quente de cada reservatório. Os modelos analisados apresentaram comportamento térmico semelhante e a temperatura média da água no interior dos reservatórios se manteve significativamente superior à temperatura média do ambiente. O maior aquecimento da água foi verificado no coletor constituído por placas de PVC (Coletor F), e o menor, no coletor construído somente por tubos de PVC pintados de preto (Coletor A).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Abreu, Mariana Varela de Andrade, and Emilio Rebouças Ferreira Abreu. "PROSPECÇÃO EXPLORATÓRIA DE PATENTES DE COLETORES SOLARES UTILIZADOS PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA COMO MEDIDA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA." Cadernos de Prospecção 11, no. 5 (December 10, 2018): 1752. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v12i5.23261.

Full text
Abstract:
<p>A demanda crescente de energia elétrica no mundo e no Brasil pelo setor residencial define o consumidor como um dos principais agentes de controle do consumo da energia elétrica. A substituição de chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar de água, cujo principal componente é o coletor solar, já é uma obrigação legal em muitos países e se constitui como uma<br />importante medida de eficiência energética. O Brasil possui alto índice de radiação solar e poderia utilizar amplamente esta tecnologia. No entanto, existem poucas patentes depositadas no Brasil neste tema, o que sinaliza como oportunidade de desenvolvimento de pesquisa e inovação desta tecnologia no país. A China, a Alemanha, a Coréia e os Estados Unidos são os países que tiveram maior quantidade de patentes depositadas nos últimos 20 anos, indicando domínio da tecnologia nesses países. Portanto, a prospecção tecnológica de patentes de coletores solares no Brasil e no mundo apontou para a necessidade de mudanças nas políticas de incentivo e na legislação existente<br />no Brasil a cerca do uso eficiente da energia elétrica por parte dos consumidores residenciais.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rocha, Arlem Hudson, Fabricio Ziviani, Marta Araújo Tavares Ferreira, Matheus De Mendonça Herzog, and Ricardo Viana Carvalho de Paiva. "CAPACIDADE INOVATIVA DA INDÚSTRIA DE COLETORES SOLARES: UM ESTUDO EM EMPRESAS BRASILEIRAS." Qualitas Revista Eletrônica 17, no. 3 (December 23, 2016): 43. http://dx.doi.org/10.18391/req.v17i3.3131.

Full text
Abstract:
<p>O presente artigo objetiva avaliar a capacidade inovativa das empresas brasileiras fabricantes de coletores solares, para a adoção de novo conhecimento tecnológico e da inovação decorrente da assimilação e transformação deste conhecimento, com vistas à fabricação de um equipamento de condicionamento de ar cuja fonte energética se origina de coletores solares de média capacidade. Trata-se de um artigo científico inédito e relevante, dada a atual conjuntura do setor energético brasileiro e da necessidade de buscar alternativas que combinem soluções de eficiência e utilização de energia oriunda de novas fontes sustentáveis de energia. O referencial teórico aferido aborda os conceitos de capacidade inovativa, bem como indicadores de inovação e formas de mensurá-las. Para apresentar e diagnosticar a capacidade inovativa dos fabricantes realiza-se uma pesquisa de natureza descritiva, foi desenvolvido e aplicado um instrumento de diagnóstico adaptado à realidade das empresas atuantes neste setor, instaladas no Brasil, contemplando 40 questionários, dos quais se obteve um percentual de 50% de respondentes. É possível concluir que a partir dos resultados apurados que as empresas brasileiras fabricantes de coletores solares, não apresentam capacidade inovativa madura e satisfatória para absorver a assimilação de um produto inovador, sendo aconselhável novas abordagens técnicas para desenvolvimento de novos estudos. Este desenvolvimento corrobora com as perspectivas de desenvolvimento de projetos de P&amp;D futuros.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Topulniak, Sílvia, Luci Fátima Pereira, Tayane Cristina Buggenhagen, and Ana Carolina de Deus Bueno-Krawczyk. "Comunidade de invertebrados bentônicos e estrutura trófica em dois lagos antrópicos." Biotemas 32, no. 1 (February 25, 2019): 31–38. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2019v32n1p31.

Full text
Abstract:
Os invertebrados bentônicos são importantes, tanto em ecossistemas lóticos como lênticos, por conta da contribuição ecológica na ciclagem de nutrientes, na passagem do fluxo de energia pelos níveis tróficos. Este trabalho teve por objetivo verificar a composição da comunidade de invertebrados bentônicos e caracterizar os respectivos grupos tróficos funcionais em dois lagos situados no Parque Ambiental dos Imigrantes (Mallet – PR). As amostragens foram realizadas através de uma peneira com diâmetro (30x30 cm e 0,05 mm de malha) em fevereiro de 2014, totalizando seis amostras em ambos os lagos. Foram coletados 271 invertebrados bentônicos, distribuídos em 24 táxons identificados no nível de gênero, e dentro de três grupos tróficos funcionais (GTF) (predadores, coletores e filtradores-coletores). Os taxa que mais contribuíram para a composição da comunidade foram Belostomatidae, Notonectidae, Chironomidae e Hydropsychidae. Foi observada maior abundância de espécies tróficas pertencentes aos predadores, seguida dos coletores e filtradores-coletores. Os resultados mostram que as características locais dos lagos influenciaram a abundância da comunidade bentônica amostrada, embora não tenha ocorrido diferença na estrutura dos grupos tróficos entre lagos estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Guedes, Helton de Paula, Fabrício Ziviani, Ricardo Viana Carvalho de Paiva, Marta Araújo Tavares Ferreira, and Matheus de Mendonça Herzog. "Mensuração da capacidade absortiva: um estudo nas empresas brasileiras fabricantes de coletores solares." Gestão & Produção 24, no. 1 (February 23, 2017): 50–63. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x2666-16.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo objetiva avaliar as empresas brasileiras fabricantes de coletores solares sob a óptica de sua capacidade absortiva (CA) de novo conhecimento tecnológico e da inovação decorrente da assimilação e da transformação desse conhecimento, com vistas à fabricação de equipamento de condicionamento de ar acionado por energia gerada por coletores solares de alta capacidade. Trata-se de artigo de importância relevante dada a atual conjuntura do setor elétrico brasileiro e diante da necessidade de se buscarem alternativas que combinem soluções de eficiência energética e utilização de energia oriunda de novas fontes, especificamente a solar. O referencial teórico aborda os conceitos de CA, bem como as formas de avaliá-la e mensurá-la. Para concretizar a avaliação da CA desses fabricantes, realizou-se uma pesquisa quantitativa, aplicando-se um instrumento de diagnóstico adaptado à realidade das empresas fabricantes de coletores solares instaladas no Brasil. Conclui-se, a partir dos resultados dessa pesquisa, que essas empresas ainda não possuem CA madura para o desenvolvimento de um produto inovador, apresentando uma maior tendência para a dimensão potencial da CA, quando comparada com a dimensão realizada. Essa constatação corrobora as perspectivas de desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) futuros, se fortalecida a aptidão das empresas respondentes na promoção de interações com outras organizações voltadas a esse propósito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Isaias Moura de Moraes, and Luis Arturo Gómez-Malagón. "Análise de Viabilidade Técnica da Aplicação de Energia Termossolar em Processos de Pasteurização." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 4, no. 4 (November 19, 2019): 82–92. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v4i4.1236.

Full text
Abstract:
O aumento da demanda mundial por energia tem propiciado o desenvolvimento de tecnologias voltadas para o uso de fontes renováveis de energia, como por exemplo, a energia solar térmica. O uso do sol para aquecer a água é particularmente interessante para alguns ramos da indústria, onde se utiliza água numa temperatura entre 60ºC e 260ºC, como a indústria de alimentos. O Estado de Pernambuco dispõe de um Arranjo Produtivo Local (APL) de laticínios, localizada no agreste meridional e central, onde a energia empregada para aquecimento de água é obtida principalmente a partir da combustão da lenha, a qual gera impactos negativos para o meio ambiente. Com o intuito de identificar o potencial do uso da tecnologia termossolar no processo de pasteurização de leite, foi empregado o software TRNSYS para simular a resposta térmica de uma pequena planta solar térmica que poderia ser usada nessas indústrias. Foi verificado que, o sistema de coletores solares de tubos a vácuo acoplado a um tanque de armazenamento e um sistema de aquecimento convencional, atende as demandas de calor no processo de pasteurização. Desta forma, o uso da energia termossolar nas indústrias de pasteurização pode gerar benefícios econômicos, impactos positivos ao meio ambiente e diminuição dos riscos de operação e manuseio em comparação às caldeiras a lenha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Tavares, Stella Ramos, and Nádia Guimarães Sousa. "Sistema de aquecimento solar de água: simulação e análise." Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação 4, no. 1 (May 7, 2019): 15. http://dx.doi.org/10.18554/rbcti.v4i1.3360.

Full text
Abstract:
Devido ao crescente aumento na demanda energética mundial, a busca por novas fontes de energia renováveis tem se tornado um dos principais desafios para a sociedade atual. O Brasil é um país privilegiado em termos de radiação solar, devido a isso, vem-se investindo no uso de aquecedores solares visando reduzir o consumo de energia elétrica e outras fontes de energia não renováveis. Partindo deste pressuposto, este trabalho propõe a simulação e análise do modelo matemático de sistemas de aquecimento de água utilizando coletores solares como fonte de energia. Foram avaliados dois modelos distintos: básico (sem efeito da tubulação) e estendido (com efeito da tubulação) e os cenários simulados levaram em consideração a convecção forçada (com o vento) ou convecção natural e o isolamento do sistema. Os resultados obtidos mostram que o vento possui uma grande influência tanto na eficiência quanto nas temperaturas atingidas. A eficiência foi reduzida em 58%, e a temperatura reduziu aproximadamente 5°C, quando há convecção forçada. Mesmo assim, ambos os sistemas são eficientes para o aquecimento de água na região do Triângulo Mineiro, chegando a eficiência de 53% e a temperatura máxima da água de aproximadamente 80oC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fonseca, João Pedro Stefano Marchesini, Edson Mauricio Marques Ferrari, and Rafael Balbino Cardoso. "Análise dos impactos energéticos e econômicos do programa brasileiro de etiquetagem energética (PBE/Inmetro) em coletores solares térmicos do Brasil." Research, Society and Development 7, no. 1 (January 1, 2018): e1071180. http://dx.doi.org/10.17648/rsd-v7i1.101.

Full text
Abstract:
O presente estudo avalia os impactos energéticos e econômicos do uso de coletores solares térmicos planos fechados, típicos do setor residencial, nas diferentes regiões geográficas do Brasil, considerando as classes de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem Energética – PBE/INMETRO. As avaliações energéticas mostraram que todas as classes de coletores solares, de A (mais eficiente) a E (menos eficiente), apresentam significativos ganhos energéticos, em substituição aos chuveiros elétricos. Foi definida uma cidade representativa para cada região geográfica do país, bem como sua temperatura média ambiente e nível de radiação mensal, o volume diário de água do banho a ser aquecida pelo sistema e o chuveiro elétrico e também a área média de painel solar para cada residência. Posteriormente, foram coletadas as informações de custos dos modelos representativos em relação as classes de eficiência energética, bem como taxa de juros e tarifas de energia elétrica e, assim, foram calculadas as frações solares anuais. As análises econômicas, utilizando a ferramenta de Benefício Anual Líquido – BAL, mostraram que nem sempre é viável o consumidor residencial utilizar equipamentos mais eficientes, classe A (com o Selo PROCEL).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Coletores de energia"

1

Capela, Diana Raquel Jesus. "Estudo de coletores solares térmicos poliméricos." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23392.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Física
O uso de coletores solares térmicos para a produção de águas quentes sanitárias é ainda baixo devido ao elevado custo associado aos sistemas tradicionais. A substituição de alguns dos materiais tradicionais como, por exemplo, o cobre e vidro por materiais poliméricos levará a reduções significativas nos custos de produção. Já existem painéis solares poliméricos no mercado porém, o seu uso é maioritariamente empregue no aquecimento de água de piscinas. Os elevados custos e o uso ainda baixo deste tipo de sistemas para aquecimento de água impulsou a realização desta dissertação. Na presente dissertação são propostos três protótipos, em diferentes configurações, de sistemas solares térmicos do tipo termossifão baseados em materiais poliméricos para a produção de águas quentes sanitárias. A novidade nos protótipos propostos, em relação aos já existentes no mercado, refere-se à utilização de um novo material polimérico como placa absorsora. Será apresentado todo o processo de construção, montagem e todos os testes realizados por forma a caraterizar o seu desempenho.
The use of solar thermal collectors for production of domestic hot water is still low due to the high cost associated with traditional systems. The replacement of some of the traditional materials such as copper and glass by polymeric materials will lead to significant reductions in production costs. The polymeric solar panels in mostly used in pool water heating. The high costs and the low use of this type of systems for heating water impelled the realization of this dissertation. In the present dissertation three prototypes are proposed, in different configurations, of thermosyphon type solar thermal systems based on polymeric materials for the production of hot waters. The novelty in the proposed prototypes, compared to those already on the market, refers to the use of a new polymeric material as an absorber plate. We will be presented the whole process of construction, assembly and all tests performed in order to characterize its performance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Iceri, Daiane Mieko [UNESP]. "Análise da relação desempenho/custo de alguns coletores solares comerciais." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/115973.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-03T11:52:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-07-18Bitstream added on 2015-03-03T12:07:02Z : No. of bitstreams: 1 000801347.pdf: 1246592 bytes, checksum: 2b850076b8670784bd0061c5d3757f39 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O uso da energia térmica provinda da energia solar a partir do uso de aquecedores solares de água residuais associados aos sistemas convencionais vêm crescendo, principalmente com o intuito da redução do uso dos chuveiros elétricos. Porém é necessário que tais equipamentos sejam dimensionados de maneira correta de acordo com cada aplicação e necessidade, já que se isso não ocorrer o sistema não apresentará vantagens. Um sistema de aquecimento de água é basicamente composto por um coletor de placa plana, um reservatório térmico e um sistema de aquecimento auxiliar. Coletores solares são capazes de transformar a energia da radiação solar em energia térmica, que na forma de calor, é transferida para um fluido. O sistema de um coletor solar depende da radiação solar sobre as placas, da temperatura do ar ambiente e da temperatura desejada da água quente. A radiação solar é dependente da localização em que o coletor foi instalado e para que a direção o mesmo está voltado, definindo assim a quantidade de calor útil absorvido pelo coletor e seu rendimento. A eficiência do coletor solar é definida como a razão entre o calor útil recebido pelo fluido e a radiação solar incidente sobre a superfície do coletor, na forma de radiação direta, difusa e a refletida de outras superfícies, em um dado intervalo de tempo. A eficiência do coletor depende de vários fatores de projetos, sendo os principais: o número de coberturas da placa, o tipo de vidro e suas características refletivas, o espaçamento entre o coletor e o vidro, o tipo e espessura do isolamento, o fator de absorção da placa absorvedora, entre outros fatores. Para o dimensionamento correto de sistemas de aquecimento solar de água para o uso doméstico, a partir das curvas de eficiência dos coletores, foram desenvolvidas algumas metodologias, baseadas na equação da energia útil, ou no cálculo da utilizabilidade diária da radição solar, ou na...
The thermal solar energy use for domestic water heaters associated with conventional system, have been growing, especially the aim of reducing the electric showers use. However it is necessary that the equipment is design correctly according to each application, since if that system does not fulfill this will not present advantages. A solar hot water system is composed by a flat-plate collector, a thermal storage and auxiliary heating system. Solar collectors are able to transform solar radiation into thermal energy and in the heat form that is transferred to al fluid. The solar collector depends on the solar radiation over the plates, the ambient temperature and the demand hot water temperature. Solar radiation is depended on the localion which the collector was collector was installed and the direction it is facing, thus the useful heat absorved by the collector and its performance can be define. The solar collector efficiency is defined as the ratio of useful heat received by the fluid and the solar radiation incident on the collector surface, which it is composed by the radiation direct, diffuse and reflected from other surfaces, in a given time interval. The collector efficiency depends on several projects factors, and the main factors are: the number of collectors covers, the kind of the glass and its reflective characteristics, the spacing between the absorber surface and the glass and the thickness of insulation, the absorption factor of the plate, the other factors. The correct design of the domestic solar hot water using, from the collectors efficiency curves, some methodologies based on the useful energy equation, or the calculation of daily utilizability of solar radiation, or the determination of solar fraction of the system that supplied the hot water demand. This paper proposes an analysis of different methods to desing solar hot water system, the economic study of solar heating systems and optimized analysis in order to...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Iceri, Daiane Mieko. "Análise da relação desempenho/custo de alguns coletores solares comerciais /." Bauru, 2014. http://hdl.handle.net/11449/115973.

Full text
Abstract:
Orientador: Vicente Luis Scalon
Banca: Santiago Del Rio Oliveira
Banca: João Batista Campos Silva
Resumo: O uso da energia térmica provinda da energia solar a partir do uso de aquecedores solares de água residuais associados aos sistemas convencionais vêm crescendo, principalmente com o intuito da redução do uso dos chuveiros elétricos. Porém é necessário que tais equipamentos sejam dimensionados de maneira correta de acordo com cada aplicação e necessidade, já que se isso não ocorrer o sistema não apresentará vantagens. Um sistema de aquecimento de água é basicamente composto por um coletor de placa plana, um reservatório térmico e um sistema de aquecimento auxiliar. Coletores solares são capazes de transformar a energia da radiação solar em energia térmica, que na forma de calor, é transferida para um fluido. O sistema de um coletor solar depende da radiação solar sobre as placas, da temperatura do ar ambiente e da temperatura desejada da água quente. A radiação solar é dependente da localização em que o coletor foi instalado e para que a direção o mesmo está voltado, definindo assim a quantidade de calor útil absorvido pelo coletor e seu rendimento. A eficiência do coletor solar é definida como a razão entre o calor útil recebido pelo fluido e a radiação solar incidente sobre a superfície do coletor, na forma de radiação direta, difusa e a refletida de outras superfícies, em um dado intervalo de tempo. A eficiência do coletor depende de vários fatores de projetos, sendo os principais: o número de coberturas da placa, o tipo de vidro e suas características refletivas, o espaçamento entre o coletor e o vidro, o tipo e espessura do isolamento, o fator de absorção da placa absorvedora, entre outros fatores. Para o dimensionamento correto de sistemas de aquecimento solar de água para o uso doméstico, a partir das curvas de eficiência dos coletores, foram desenvolvidas algumas metodologias, baseadas na equação da energia útil, ou no cálculo da utilizabilidade diária da radição solar, ou na...
Abstract: The thermal solar energy use for domestic water heaters associated with conventional system, have been growing, especially the aim of reducing the electric showers use. However it is necessary that the equipment is design correctly according to each application, since if that system does not fulfill this will not present advantages. A solar hot water system is composed by a flat-plate collector, a thermal storage and auxiliary heating system. Solar collectors are able to transform solar radiation into thermal energy and in the heat form that is transferred to al fluid. The solar collector depends on the solar radiation over the plates, the ambient temperature and the demand hot water temperature. Solar radiation is depended on the localion which the collector was collector was installed and the direction it is facing, thus the useful heat absorved by the collector and its performance can be define. The solar collector efficiency is defined as the ratio of useful heat received by the fluid and the solar radiation incident on the collector surface, which it is composed by the radiation direct, diffuse and reflected from other surfaces, in a given time interval. The collector efficiency depends on several projects factors, and the main factors are: the number of collectors covers, the kind of the glass and its reflective characteristics, the spacing between the absorber surface and the glass and the thickness of insulation, the absorption factor of the plate, the other factors. The correct design of the domestic solar hot water using, from the collectors efficiency curves, some methodologies based on the useful energy equation, or the calculation of daily utilizability of solar radiation, or the determination of solar fraction of the system that supplied the hot water demand. This paper proposes an analysis of different methods to desing solar hot water system, the economic study of solar heating systems and optimized analysis in order to...
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Slongo, Leonardo Kessler. "Circuitos coletores de energia solar para sistemas embarcados de baixo consumo." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122917.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2013.
Made available in DSpace on 2014-08-06T17:33:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 323183.pdf: 4600865 bytes, checksum: 07cbaa3d61f6a1619c39e2424976d4af (MD5) Previous issue date: 2013
A possibilidade de coletar energia do meio ambiente proporcionou aos sistemasembarcados uma nova perspectiva para o gerenciamento de energia.Aplicações de baixo consumo, no entanto, requerem circuitos coletores específicos,os quais possam maximizar a extração de energia de forma eficiente.Esta dissertação apresenta uma análise da eficiência de circuitos coletores deenergia solar para plataformas sensoriais de baixo consumo. Dois circuitosforam projetados com o intuito de operar um painel solar o mais próximopossível de seu ponto de máxima potência transferida. O primeiro circuitoutiliza a técnica de acoplamento direto, por meio de uma correlação ideal entreo painel solar e a bateria. O segundo circuito faz uso de uma técnica derastreamento do ponto de máxima potência, implementada por um circuitointegrado comercial. O trabalho discute o projeto dos dois circuitos, bemcomo compara a eficiência dos mesmos para diferentes condições ambientais.Ambos os circuitos possuem um circuito integrado monitor de bateria, oqual é responsável por informar à plataforma sensorial o estado de carga dabateria. Isto proporciona ao sistema embarcado uma maior eficácia no gerenciamentodas tarefas a serem executadas pelo processador e periféricos. Osresultados mostram que o circuito de acoplamento direto foi mais eficiente doque o circuito rastreador do ponto de máxima potência, quando testados comuma plataforma sensorial de baixo consumo de energia. Uma análise matemáticada energia consumida por ambos os sistemas confirma este resultado.Por fim, os resultados dos testes nortearam os estudos para uma proposta decircuito MPPT voltado à aplicações de baixo consumo de energia. O circuitoproposto possui uma técnica de controle em software, utilizando o métodoFractional Open Circuit Voltage.

Abstract : Energy harvesting has provided to embedded systems a new perspective onenergy management. Low power applications require specific harvesting circuits,which maximize the energy extraction in an efficient way. This dissertationpresents an efficiency analysis of solar energy harvesting circuits forsensor platforms. Two circuits were designed in order to operate a solar panelas close as possible to its maximum power point. The first circuit is basedon direct coupling technique, matching the solar panel to the batteries. Thesecond one is based on a maximum power point tracker, implemented by anintegrated circuit. This work discusses both circuit designs as well as comparescircuits efficiency over different environmental conditions. Both circuitsare provided with a battery monitoring IC, which is responsible for informingthe sensing platform regarding the batteries charge state. This improves theembedded system?s capability of managing the tasks to be executed by theprocessor and peripherals. Results have shown that the direct coupled circuitwas more efficient than the MPPT circuit when tested with a low power sensorplatform. A mathematical analysis on energy consumption has confirmedthe results. Finally, the results have oriented a research on MPPT circuitswhich led to a MPPT technique dedicated for low power applications. Theproposed MPPT control is implemented on software, based on the FractionalOpen Circuit Voltage technique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rebelo, Carla. "Cálculo de coletores solares térmicos [informação ocultada]." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/5722.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Energia
Versão para consulta pública onde as referências comerciais foram mascaradas por questões de confidencialidade
O objetivo pretendido neste relatório é apresentar um histórico da minha atividade profissional em particular, na empresa [informação ocultada]. É dado realce à colaboração na adaptação do programa de cálculo de coletores solares desenvolvido pela empresa. Com base na apresentação de um exemplo, um hotel 4 estrelas* em Setúbal, são apresentadas as considerações e equações de cálculo que estão por detrás deste programa informático. Os resultados são o número de coletores solares térmicos [informação ocultada] e a superfície absorvedora total do campo de coletores para a instalação em questão. A empresa tem todo o interesse que este programa seja aplicável a Portugal por constituir uma boa ferramenta de cálculo. Para tal foram feitas pesquisas e o enquadramento das normas europeias e nacionais nesta matéria, nomeadamente critérios descritos no Decreto-Lei 80/2006 e dados utilizados no Solterm. O programa de cálculo da [informação ocultada] simplifica o trabalho comercial junto dos gabinetes de projeto e instaladores, minimiza o tempo de resposta das propostas comerciais aos clientes, potenciando a venda deste equipamento, os coletores solares térmicos [informação ocultada]. É abordada a história da [informação ocultada] e o seu interesse em poder oferecer ao mercado Ibérico, avançados sistemas e técnicas para a poupança de energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ismanhoto, Wagner Aparecido [UNESP]. "Análise comparativa da viabilidade econômica da utilização de coletores solar para aquecimento de água." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2005. http://hdl.handle.net/11449/90579.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:24:42Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2005-02-25Bitstream added on 2014-06-13T20:32:00Z : No. of bitstreams: 1 ismanhoto_wa_me_botfca.pdf: 1095761 bytes, checksum: ebba0cf32d35002a3860cf928f62490c (MD5)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
O grande problema que a sociedade moderna deverá equacionar, sem dúvida, é a questão do abastecimento energético. A questão do crescimento e desenvolvimento econômico da humanidade passa, necessariamente, pelo desafio prático e material de buscar criar fontes energéticas alternativas que possam garantir a existência da indústria, nossos meios de transporte, a vida urbana e até mesmo a agricultura. Durante anos, a humanidade conseguiu sobreviver com fontes energéticas com base no trabalho braçal e de animais. A criação de fontes de energia inanimadas, como rodas hidráulicas e moinhos de vento, significaram um importante aumento na produtividade. O sol pode ser a solução para a questão do abastecimento energético no futuro. Estudos revelam que somente este ano, o sol lançará sobre o globo terrestre, 4.000 vezes mais energia que consumiremos. O presente estudo tem como objetivo analisar propostas, e fazer um estudo da viabilidade econômica de alguns sistemas para o aproveitamento desta fonte de energia limpa, inesgotável e gratuita, em se tratando de aquecimento de água para fins domésticos, principalmente como forma alternativa de propiciar às pessoas mais afastadas dos centros economicamente desenvolvidos, uma melhor qualidade de vida e fazer uma comparação com os sistemas tradicionais de aquecimento de água. Considerando que o homem do campo, por questões técnicas, geográficas e econômicas, foi ao longo do tempo sendo privado de alguns benefícios que são comuns nas cidades, mas não tão comuns a eles, e que estas privações têm impacto direto em sua qualidade de vida e na produtividade, se torna importante encontrar alternativas simples de geração de energia que possa ser difundida de forma a propiciar que cada cidadão construa de forma barata, através de materiais reciclados, utilizando elementos que lhe são...
The biggest problem that society should solve, unquestionably, is the matter of energetic supply. The question of economic and development growth of mankind go necessarily through practical and material challenge of trying to create alternative energetic sources, which may guarantee the industry existence, our means of transportation, the urban life and even the agriculture. For many years the mankind has managed to survive with energy sources based on country work and on animal traction. The creation of inanimate energy, such as hydraulic wheels and windmills, meant an important increase in the productivity. The sun may be the solution for the matter of energetic supply in the future. Studies show that only this year, the sun will throw out 4,000 times more energy on the Earth that we will consume. This study aims to analyze proposals and also to study economic viability of some systems in order to make the most of this clean, inexhaustible and free energy. By dealing with water heating for household use, mainly, as an alternative way to help people living far from economically well-developed centers, a better life quality and also to compare the existing and traditional water heating system. Whereas the country man, for technical, geographic and economic reasons, has been foregone from some benefits which are common in the city, but not so common to them, and these privations have direct impact on their life quality and also on their productivity, this becomes important to find simple alternatives of generating energy that can be spread in order to help each citizen build cheaply through recycled material, by using familiar elements, instruments that can collect and transform the most plentiful energy on the Earth: the solar energy. The present study analyzes the economic viability of the implantacion of alternative systems of heating of water, through the solar energy, mainly... (Complete abstract, click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cardoso, Leonardo Chamone. "Análise comparativa de métodos para cálculo da captação de energia em coletores solares planos /." Bauru, 2016. http://hdl.handle.net/11449/148569.

Full text
Abstract:
Orientador: Vicente Luiz Scalon
Coorientador: Alcides Padilha
Banca: Ismael de Marchi Neto
Banca: Celso Luiz da Silva
Resumo: Atualmente, a aplicação da energia solar térmica para aquecimento de água é uma solução técnica e economicamente viável permitindo a redução do consumo de energia elétrica no setor residencial, comercial e industrial. Diante disto, se faz cada vez mais necessário o domínio de metodologias que permitam quantificar a energia térmica útil captada pelos coletores solares e determinar a sua eficiência na geração de água quente. Como uma forma de contribuir para esta meta, este trabalho desenvolve uma análise comparativa da captação de energia térmica no coletor solar plano. A partir de dados experimentais e teóricos, diferentes modelos para tratamento dos dados foram aplicados e comparados. A metodologia do trabalho consistiu em monitorar um sistema de aquecimento solar residencial, em condições reais de uso e, a partir dos dados obtidos, calcular e comparar a captação de energia térmica útil nos coletores solares baseando-se no balanço energético pela Primeira Lei da Termodinâmica e pelo Método de Eficiência Térmica Instantânea. A irradiação solar global incidente nas placas da placa solar plano também foi monitorada e, portanto, seu valor foi comparado ao modelo teórico. Por fim, a demanda mensal de energia térmica para consumo de água quente da residência também foi monitorada e comparada à captação mensal de energia. A aplicação mostrou coerência entre os resultados experimentais e teóricos em grande parte dos casos, algumas inconveniências em determinadas situações e oportuni... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Currently, the application of solar thermal energy for water heating is a technical and economically viable solution allowing the reduction of electricity consumption in the residential, commercial and industrial sector. Given this, it is increasingly the domain methodologies that enable more necessary to quantify the useful thermal energy captured by solar collectors and determine their efficiency in the generation of hot water. As a way to contribute to this goal, this paper develops a comparative analysis of thermal energy harvesting in flat solar collector. From experimental and theoretical data, different models for processing the data were applied and compared. The methodology of the study was to monitor a residential solar heating system in real conditions of use and, from the data calculate and compare the uptake of useful thermal energy in solar collectors based on the energy balance of the First Law of Thermodynamics and by the Instantaneous Thermal Efficiency Method. The global solar radiation incident on the places of the solar collector plane was also monitored and therefore its value was compared to the theoretical model. Finally, the monthly demand for hot water thermal energy consumption of the house was also monitored and compared to the monthly energy harvesting. The application showed consistency between experimental and theoretical results in most cases, some inconveniences in certain situations and opportunities for improvements, in what is considered good design practice, as highlighted in the work
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rosa, Fabio Niemezewski da. "Aplicabilidade de coletores solares com tubo evacuado no Brasil." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/62073.

Full text
Abstract:
Os sistemas de aquecimento através da energia solar são uma fonte interessante de energia acessível e distribuída. No Brasil, a utilização de coletores solares planos já é bem conhecida e difundida. Os coletores solares de tubo evacuado até pouco tempo tinham um custo considerado elevado para o nosso mercado, mas atualmente esta tecnologia está cada vez mais difundida no mercado nacional com custos menores. Para se entender se o custo adicional deste coletor quando comparado aos tradicionais coletores planos é vantajoso, são necessários estudos comparativos para determinar as reais vantagens e quando as mesmas podem proporcionar uma maior economia financeira à instalação. Esta dissertação compara as tecnologias atuais de coletores planos com os de tubo evacuado disponíveis no mercado nacional, mostrando comparações em diferentes regiões do país e analisando se as vantagens encontradas são interessantes do ponto de vista do custo da instalação. Para realizar estas analises foram desenvolvidos testes para caracterização dos tubos destes coletores, de forma a determinar os parâmetros de desempenho dos mesmos. Também foi preparada uma bancada de testes para os coletores solares e foram realizados ensaios de comportamento térmico. Conhecendo os resultados foi possível adequar e utilizar um software de simulação desenvolvido no Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este software visa a simulação de sistemas de aquecimento de água com diferentes configurações em qualquer região do país. Com a implementação dos coletores de tubo evacuado, e com simulações do seu desempenho em diferentes regiões, é possível comparar o seu comportamento em relação ao coletor plano. Nesta dissertação as curvas de desempenho foram comparadas em diferentes situações, onde foi possível verificar em que momentos o coletor de tubos pode ser melhor que o plano. Também foram realizadas comparações entre a área ocupada e o custo destes coletores para instalações em 3 diferentes regiões do país. Com estas comparações ficou evidente que para climas mais frios o coletor de tubos evacuados pode apresentar melhor desempenho que os coletores planos, mas o seu custo ainda é muito maior que os coletores planos nacionais.
The solar water heating systems are a interesting source of accessible and distributed energy. In Brazil, the flat plate solar collector use is well known. The vaccum tube solar collectors until little time ago had an elevated cost for our market, but, today, the technology is available in our national market with lower costs. And to understand if this costs, that are higher than the flat plane collectors are worth it, some studies are necessary to understand the real benefits of this technology. This work aims to compare both technologies available in the national market, showing comparisons in different regions of the country and studying if the advantages are interesting in the economical point of view. To achieve that some tests were developed in order to obtain the performance parameters of this collectors. Also an external bench was developed to test this collectors according to the Brazilian standard. With the results and knowing the behavior of this collectors it was possible to program the simulation software that was developed in the Laboratório de Energia Solar of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. This software aims at the simulation of water heating systems in different regions of the country. With the implementation of the vacuum collectors in the software, it was possible to simulate different climate conditions over the country and compare the behavior with the flat plate collectors. In this work the performance curves were compared in different climate situations, so that was possible to understand when the vaccum collector can be better. Also some comparisons where made between the occupied area and the costs in three different regions of the country. With the results of this comparisons it is evident that for cold climates the vaccum collector can obtain a better performance than the flat plate collectors, but its cost is still higher.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pansanato, Cristiano. "Análise experimental do desempenho térmico de um sistema acoplado de coletores solares planos /." Bauru, 2016. http://hdl.handle.net/11449/148010.

Full text
Abstract:
Orientador: Vicente Luiz Scalon
Banca: Ismael de Marchi Neto
Banca: Geraldo Luiz Palma
Resumo: A busca mundial for fontes de energia que garantam um crescimento sustentável tem marcado o século XXI. Nesse cenário, o Brasil é beneficiado, com diversas fontes de energias viáveis nas condições atuais e outras promissoras num cenário de médio e longo prazo. A utilização da energia solar convertida em energia térmica ou elétrica apresenta-se como uma destas alternativas. Explorar a energia solar de forma viável economicamente e melhorar a eficiência de captação e transformação são os grandes desafios que se apresentam. Neste contexto, este estudo se propôs a analisar experimentalmente o desempenho de um Sistema Acoplado, composto por coletores planos com e sem cobertura. O objetivo é reduzir o custo de implantação de um sistema de aquecimento, uma vez que o os coletores sem cobertura são mais baratos. Além disso, dependendo das características de implantação, é ainda possível aumentar a eficiência global do sistema através de um pré-aquecimento da água no coletor sem cobertura, aproveitando a maior eficiência térmica para temperaturas de operação próximas a do ambiente. Para estudo do Sistema Acoplado, um outro sistema composto apenas por coletores com cobertura foi montado e denominado Sistema Simples. Desta forma, com os dois aparatos montados e devidamente instrumentados foi possível obter resultados para as mesmas condições ambientais de teste. Assim, diversos esquemas de controle também puderam ser testados e analisados tanto na operação do Sistema Acoplado como do Sis... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The global search for energy sources that ensure sustainable growth has market the 21 st century. In this scenario, Brazil is benefited, with several viable sources of energy under current conditions and other promising sources in a medium and long-term scenario. The use of solar energy converted into thermal or electric ones presents itself as one of these alternatives. Using solar energy in a cost-effective way and improving the performance for capturing and transforming are the major challenges nowadays. In this content, this study proposed to analyze experimentally the performance of a Coupled System, composed by glazed and unglazed flat collectors. The purpose of this system is to reduce the installation costs of a heating system, since the unglazed collectors are less expensive. In addition, depending on its implementation chareacteristics, it is possible to increase the overall eficiency of the system by preheating the water in an unglazed collector, taking advantage of its higher thermal efficiency at nearby operating and ambient temperatures. For analysis of Coupled System, another system composed only of glazed collectors was assembled and denominated as Simple System. In this way, with the two devices mounted and instrumented some results can be obtained for the same environmental test conditions. Thus, several control schemes could also be tested and analyzed in the operation of both systems. Comparative results evaluating the output conditions, useful and stored energy and thermal performances are presented and compared for the systems
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sá, Alexandre Bittencourt de. "Procedimento para modelagem de uma planta termossolar utilizando a tecnologia de coletores cilindro parabólicos." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123068.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2013.
Made available in DSpace on 2014-08-06T17:45:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 325236.pdf: 3781758 bytes, checksum: 76074b9a5d1a328a07ce12120e326584 (MD5) Previous issue date: 2013
No presente trabalho foi implementado um modelo de cálculo de uma planta termossolar, que utiliza a tecnologia de coletores cilindro parabólicos. Os diversos componentes da planta foram estudados separadamente e validados, utilizando dados de medição de uma planta real em operação e medições climatológicas e de radiação da região de onde a mesma está instalada. Com a finalidade de facilitar a reprodução do modelo como um todo, a modelagem de cada componente e suas respectivas considerações e simplificações físicas são detalhadamente descritas. Um sistema de ajuste automático de vazão foi adotado de forma a reproduzir o operador da planta, permitindo assim que se utilize a mesma ferramenta no estudo do comportamento da planta solar em outras regiões. Também se analisou o comportamento de uma planta termossolar hipotética, instalada em São João do Piauí - PI, para alguns dias típicos, utilizando dados de temperatura, velocidade do vento e radiação, medidos em uma estação solarimétrica naquela localidade. O mesmo foi efetuado para um ano típico meteorológico da região de Petrolina - PE, de forma a poder estudar o rendimento anual de uma planta termossolar em tal região.

Abstract : In this work a calculation model of a thermal power plant, which uses the technology of parabolic trough collectors, was implemented. The various components of the power plant were studied separately and validated using measurement data from a real operational power plant, climatological measurements and radiation from the region where it is installed. With the purpose of facilitating the reproduction of the entire model, the modeling of each component and their physical considerations and simplifications are detailed separately. A simplified automatic control system was adopted in order to reproduce the plant operator, thus enabling to use the same tool in the study of the behavior of a solar power plant elsewhere. Also, the behavior of a hypothetical thermo plant located in São João do Piauí - PI was analyzed, for a few typical days, using data of temperature, wind speed and radiation, measured by a solarimetric station at that locality. The same was done for a typical meteorological year in the region of Petrolina - PE, in order to study the annual yield of a thermal power plant in this region.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Coletores de energia"

1

Camelo, Raphaela Soares da Silva, Ícaro da Silva Misquita, Thais Andrade de Paula Lovis, Lizandra da Conceição Teixeira Gomes de Oliveira, Juliana Lobo Paes, and Camila Lucas Guimarães. "AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO COLETOR SOLAR PLANO ACOPLADO EM SECADOR HÍBRIDO." In Energia solar e eólica, 194–211. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.66719220113.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Felipe Augusto Santos da, and Leandro Oliveira Salviano. "INTENSIFICAÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM COLETOR SOLAR DE PLACA PLANA ATRAVÉS DE GERADOR DE VÓRTICE LONGITUDINAL DO TIPO DELTA." In Energia solar e eólica 2, 146–60. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.67419220111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Coletores de energia"

1

de Almeida de Araujo, Leandro Linton, and Samuel Ramos. "DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE COLETOR SOLAR DE BAIXO CUSTO PARA VIABILIZAR ECONOMIA DE ENERGIA ELETRICA." In XXVI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica. ABCM, 2019. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.creem2019.cre2019-0089.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography