To see the other types of publications on this topic, follow the link: Coletores de energia.

Journal articles on the topic 'Coletores de energia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Coletores de energia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

De Souza, Carlos Roberto Pinto, Danylo Carvalho Mucury, Elaine Cristina Pereira Silva, Marco Antonio da Cruz Borba, Rafael Leite Pinto De Andrade, and Marcio Lima Da Silva. "PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA APLICADA A TECNOLOGIAS DE COLETA DE ENERGIA SOLAR." Cadernos de Prospecção 11, no. 4 (December 7, 2018): 1085. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i4.27116.

Full text
Abstract:
<p>O mundo moderno necessita de energia para sua sobrevivência, estando o acesso à energia diretamente ligado à melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento da sociedade. Os modos de produção de energia são vários, estando a energia produzida em usinas hidrelétricas e as energias à base de combustíveis fósseis como as mais utilizadas. Uma tecnologia que vem ganhando destaque é a captação de energia do sol por intermédio de equipamentos coletores de energia solar. Os equipamentos mais conhecidos podem ser estruturados em placas de vidro, os chamados fotovoltaicos ou em plástico vinílico, ambos tendo como suporte uma estrutura rígida. Neste trabalho foi avaliado um coletor com estrutura em plástico escurecido, mas com estrutura flexível, o que o diferencia dos demais. Ademais, a estrutura flexível lhe confere facilidades, especialmente no transporte do equipamento. A Fundação Universidade de Brasília (FUB) depositou o pedido de reivindicação da propriedade intelectual do equipamento no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) reivindicando a sua patente, sendo logo após mudada a reivindicação para Modelo de Utilidade, a qual foi concedida, pois o coletor tem em seu bojo o ato inventivo, a novidade, a aplicação industrial e uma alteração que trouxe melhora funcional em seu desempenho. Portanto, o presente artigo avaliou, com base no estado da arte, no histórico do pedido de patente, no grau de maturidade da tecnologia e possíveis rotas tecnológicas, a aplicação industrial e demais questões relacionadas ao equipamento, como a possibilidade de avanço no desenvolvimento, possível comercialização ou licenciamento, além da situação atual na instituição proprietária da tecnologia em estudo.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lemes, Silênia Priscila, Gabriela Sá Brito, Rogério Cattelan Antocheves de Lima, Almir Barros da S. Santos Neto, Gihad Mohamad, and André Lübeck. "INTEGRAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES TÉRMICOS." MIX Sustentável 2, no. 2 (September 12, 2016): 37. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2016.v2.n2.37-43.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta o conceito sustentabilidade na construção civil, onde a indústria da construção, principalmente o setor de edificações, apresenta uma elevada interligação com ambiente, sociedade e economia. A energia assume um papel importante no mundo, onde a maioria da nossa energia procede de combustíveis fósseis, essas reservas são limitadas e, a exploração dos mesmos se torna insustentáveis. Com o aumento do consumo de energia nos últimos tempos, principalmente em países desenvolvidos, em grande parte no setor doméstico, tem aumentado a dependência dos combustíveis fósseis, crescendo assim a necessidade de se apostar em energias alternativas, uma das alternativas é a da energia solar térmica. Portanto, este trabalho tem como principal objetivo o atual panorama da energia solar térmica para aquecimento de águas, além de relatar os tipos de sistemas solares para aquecimento de água, identificando suas funções e funcionamentos. Sendo os mais utilizados para energia solar térmica os coletores abertos, fechados e com tubos evacuados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moreira, Giuliana Chaves, and Jocelito Saccol de Sá. "ANÁLISE DO DESEMPENHO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO AQUECIMENTO DE ÁGUA POR MEIO DA ENERGIA SOLAR." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 6, no. 1 (May 10, 2017): 41. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e1201741-66.

Full text
Abstract:
É crescente a preocupação em buscar fontes energéticas renováveis visando à ampliação da oferta de energia para o desenvolvimento econômico e sustentável. O Brasil apresenta um significativo potencial para aproveitamento de energia solar, devido à grande radiação incidente sobre o território nacional. Os valores de irradiação solar global no Brasil são superiores aos da maioria dos países Europeus, onde existem inúmeros projetos para aproveitamento da energia solar difundidos, alguns realizados com incentivos governamentais. O objetivo desse trabalho foi avaliar composições de coletores solares de baixo custo (CSBC), por meio do uso de materiais recicláveis visando analisar o desempenho de cada configuração proposta no aquecimento de água para uso residencial. Foram confeccionados seis modelos de CSBC, e aferidas as temperaturas na saída de água quente de cada reservatório. Os modelos analisados apresentaram comportamento térmico semelhante e a temperatura média da água no interior dos reservatórios se manteve significativamente superior à temperatura média do ambiente. O maior aquecimento da água foi verificado no coletor constituído por placas de PVC (Coletor F), e o menor, no coletor construído somente por tubos de PVC pintados de preto (Coletor A).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Abreu, Mariana Varela de Andrade, and Emilio Rebouças Ferreira Abreu. "PROSPECÇÃO EXPLORATÓRIA DE PATENTES DE COLETORES SOLARES UTILIZADOS PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA COMO MEDIDA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA." Cadernos de Prospecção 11, no. 5 (December 10, 2018): 1752. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v12i5.23261.

Full text
Abstract:
<p>A demanda crescente de energia elétrica no mundo e no Brasil pelo setor residencial define o consumidor como um dos principais agentes de controle do consumo da energia elétrica. A substituição de chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar de água, cujo principal componente é o coletor solar, já é uma obrigação legal em muitos países e se constitui como uma<br />importante medida de eficiência energética. O Brasil possui alto índice de radiação solar e poderia utilizar amplamente esta tecnologia. No entanto, existem poucas patentes depositadas no Brasil neste tema, o que sinaliza como oportunidade de desenvolvimento de pesquisa e inovação desta tecnologia no país. A China, a Alemanha, a Coréia e os Estados Unidos são os países que tiveram maior quantidade de patentes depositadas nos últimos 20 anos, indicando domínio da tecnologia nesses países. Portanto, a prospecção tecnológica de patentes de coletores solares no Brasil e no mundo apontou para a necessidade de mudanças nas políticas de incentivo e na legislação existente<br />no Brasil a cerca do uso eficiente da energia elétrica por parte dos consumidores residenciais.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rocha, Arlem Hudson, Fabricio Ziviani, Marta Araújo Tavares Ferreira, Matheus De Mendonça Herzog, and Ricardo Viana Carvalho de Paiva. "CAPACIDADE INOVATIVA DA INDÚSTRIA DE COLETORES SOLARES: UM ESTUDO EM EMPRESAS BRASILEIRAS." Qualitas Revista Eletrônica 17, no. 3 (December 23, 2016): 43. http://dx.doi.org/10.18391/req.v17i3.3131.

Full text
Abstract:
<p>O presente artigo objetiva avaliar a capacidade inovativa das empresas brasileiras fabricantes de coletores solares, para a adoção de novo conhecimento tecnológico e da inovação decorrente da assimilação e transformação deste conhecimento, com vistas à fabricação de um equipamento de condicionamento de ar cuja fonte energética se origina de coletores solares de média capacidade. Trata-se de um artigo científico inédito e relevante, dada a atual conjuntura do setor energético brasileiro e da necessidade de buscar alternativas que combinem soluções de eficiência e utilização de energia oriunda de novas fontes sustentáveis de energia. O referencial teórico aferido aborda os conceitos de capacidade inovativa, bem como indicadores de inovação e formas de mensurá-las. Para apresentar e diagnosticar a capacidade inovativa dos fabricantes realiza-se uma pesquisa de natureza descritiva, foi desenvolvido e aplicado um instrumento de diagnóstico adaptado à realidade das empresas atuantes neste setor, instaladas no Brasil, contemplando 40 questionários, dos quais se obteve um percentual de 50% de respondentes. É possível concluir que a partir dos resultados apurados que as empresas brasileiras fabricantes de coletores solares, não apresentam capacidade inovativa madura e satisfatória para absorver a assimilação de um produto inovador, sendo aconselhável novas abordagens técnicas para desenvolvimento de novos estudos. Este desenvolvimento corrobora com as perspectivas de desenvolvimento de projetos de P&amp;D futuros.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Topulniak, Sílvia, Luci Fátima Pereira, Tayane Cristina Buggenhagen, and Ana Carolina de Deus Bueno-Krawczyk. "Comunidade de invertebrados bentônicos e estrutura trófica em dois lagos antrópicos." Biotemas 32, no. 1 (February 25, 2019): 31–38. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2019v32n1p31.

Full text
Abstract:
Os invertebrados bentônicos são importantes, tanto em ecossistemas lóticos como lênticos, por conta da contribuição ecológica na ciclagem de nutrientes, na passagem do fluxo de energia pelos níveis tróficos. Este trabalho teve por objetivo verificar a composição da comunidade de invertebrados bentônicos e caracterizar os respectivos grupos tróficos funcionais em dois lagos situados no Parque Ambiental dos Imigrantes (Mallet – PR). As amostragens foram realizadas através de uma peneira com diâmetro (30x30 cm e 0,05 mm de malha) em fevereiro de 2014, totalizando seis amostras em ambos os lagos. Foram coletados 271 invertebrados bentônicos, distribuídos em 24 táxons identificados no nível de gênero, e dentro de três grupos tróficos funcionais (GTF) (predadores, coletores e filtradores-coletores). Os taxa que mais contribuíram para a composição da comunidade foram Belostomatidae, Notonectidae, Chironomidae e Hydropsychidae. Foi observada maior abundância de espécies tróficas pertencentes aos predadores, seguida dos coletores e filtradores-coletores. Os resultados mostram que as características locais dos lagos influenciaram a abundância da comunidade bentônica amostrada, embora não tenha ocorrido diferença na estrutura dos grupos tróficos entre lagos estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Guedes, Helton de Paula, Fabrício Ziviani, Ricardo Viana Carvalho de Paiva, Marta Araújo Tavares Ferreira, and Matheus de Mendonça Herzog. "Mensuração da capacidade absortiva: um estudo nas empresas brasileiras fabricantes de coletores solares." Gestão & Produção 24, no. 1 (February 23, 2017): 50–63. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x2666-16.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo objetiva avaliar as empresas brasileiras fabricantes de coletores solares sob a óptica de sua capacidade absortiva (CA) de novo conhecimento tecnológico e da inovação decorrente da assimilação e da transformação desse conhecimento, com vistas à fabricação de equipamento de condicionamento de ar acionado por energia gerada por coletores solares de alta capacidade. Trata-se de artigo de importância relevante dada a atual conjuntura do setor elétrico brasileiro e diante da necessidade de se buscarem alternativas que combinem soluções de eficiência energética e utilização de energia oriunda de novas fontes, especificamente a solar. O referencial teórico aborda os conceitos de CA, bem como as formas de avaliá-la e mensurá-la. Para concretizar a avaliação da CA desses fabricantes, realizou-se uma pesquisa quantitativa, aplicando-se um instrumento de diagnóstico adaptado à realidade das empresas fabricantes de coletores solares instaladas no Brasil. Conclui-se, a partir dos resultados dessa pesquisa, que essas empresas ainda não possuem CA madura para o desenvolvimento de um produto inovador, apresentando uma maior tendência para a dimensão potencial da CA, quando comparada com a dimensão realizada. Essa constatação corrobora as perspectivas de desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) futuros, se fortalecida a aptidão das empresas respondentes na promoção de interações com outras organizações voltadas a esse propósito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Isaias Moura de Moraes, and Luis Arturo Gómez-Malagón. "Análise de Viabilidade Técnica da Aplicação de Energia Termossolar em Processos de Pasteurização." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 4, no. 4 (November 19, 2019): 82–92. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v4i4.1236.

Full text
Abstract:
O aumento da demanda mundial por energia tem propiciado o desenvolvimento de tecnologias voltadas para o uso de fontes renováveis de energia, como por exemplo, a energia solar térmica. O uso do sol para aquecer a água é particularmente interessante para alguns ramos da indústria, onde se utiliza água numa temperatura entre 60ºC e 260ºC, como a indústria de alimentos. O Estado de Pernambuco dispõe de um Arranjo Produtivo Local (APL) de laticínios, localizada no agreste meridional e central, onde a energia empregada para aquecimento de água é obtida principalmente a partir da combustão da lenha, a qual gera impactos negativos para o meio ambiente. Com o intuito de identificar o potencial do uso da tecnologia termossolar no processo de pasteurização de leite, foi empregado o software TRNSYS para simular a resposta térmica de uma pequena planta solar térmica que poderia ser usada nessas indústrias. Foi verificado que, o sistema de coletores solares de tubos a vácuo acoplado a um tanque de armazenamento e um sistema de aquecimento convencional, atende as demandas de calor no processo de pasteurização. Desta forma, o uso da energia termossolar nas indústrias de pasteurização pode gerar benefícios econômicos, impactos positivos ao meio ambiente e diminuição dos riscos de operação e manuseio em comparação às caldeiras a lenha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Tavares, Stella Ramos, and Nádia Guimarães Sousa. "Sistema de aquecimento solar de água: simulação e análise." Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação 4, no. 1 (May 7, 2019): 15. http://dx.doi.org/10.18554/rbcti.v4i1.3360.

Full text
Abstract:
Devido ao crescente aumento na demanda energética mundial, a busca por novas fontes de energia renováveis tem se tornado um dos principais desafios para a sociedade atual. O Brasil é um país privilegiado em termos de radiação solar, devido a isso, vem-se investindo no uso de aquecedores solares visando reduzir o consumo de energia elétrica e outras fontes de energia não renováveis. Partindo deste pressuposto, este trabalho propõe a simulação e análise do modelo matemático de sistemas de aquecimento de água utilizando coletores solares como fonte de energia. Foram avaliados dois modelos distintos: básico (sem efeito da tubulação) e estendido (com efeito da tubulação) e os cenários simulados levaram em consideração a convecção forçada (com o vento) ou convecção natural e o isolamento do sistema. Os resultados obtidos mostram que o vento possui uma grande influência tanto na eficiência quanto nas temperaturas atingidas. A eficiência foi reduzida em 58%, e a temperatura reduziu aproximadamente 5°C, quando há convecção forçada. Mesmo assim, ambos os sistemas são eficientes para o aquecimento de água na região do Triângulo Mineiro, chegando a eficiência de 53% e a temperatura máxima da água de aproximadamente 80oC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fonseca, João Pedro Stefano Marchesini, Edson Mauricio Marques Ferrari, and Rafael Balbino Cardoso. "Análise dos impactos energéticos e econômicos do programa brasileiro de etiquetagem energética (PBE/Inmetro) em coletores solares térmicos do Brasil." Research, Society and Development 7, no. 1 (January 1, 2018): e1071180. http://dx.doi.org/10.17648/rsd-v7i1.101.

Full text
Abstract:
O presente estudo avalia os impactos energéticos e econômicos do uso de coletores solares térmicos planos fechados, típicos do setor residencial, nas diferentes regiões geográficas do Brasil, considerando as classes de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem Energética – PBE/INMETRO. As avaliações energéticas mostraram que todas as classes de coletores solares, de A (mais eficiente) a E (menos eficiente), apresentam significativos ganhos energéticos, em substituição aos chuveiros elétricos. Foi definida uma cidade representativa para cada região geográfica do país, bem como sua temperatura média ambiente e nível de radiação mensal, o volume diário de água do banho a ser aquecida pelo sistema e o chuveiro elétrico e também a área média de painel solar para cada residência. Posteriormente, foram coletadas as informações de custos dos modelos representativos em relação as classes de eficiência energética, bem como taxa de juros e tarifas de energia elétrica e, assim, foram calculadas as frações solares anuais. As análises econômicas, utilizando a ferramenta de Benefício Anual Líquido – BAL, mostraram que nem sempre é viável o consumidor residencial utilizar equipamentos mais eficientes, classe A (com o Selo PROCEL).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

El Hadi Perez Fabregat, Thiago, João Batista Kochenborger Fernandes, Laurindo André Rodriguez, Fernanda De Freitas Borges, Thiago Scremim Pereira, and Thiago Matias Torres do Nascimento. "DIGESTIBILIDADE APARENTE DA ENERGIA E DA PROTEÍNA DE INGREDIENTES SELECIONADOS PARA JUVENIS DE PACU Piaractus mesopotamicus." Revista Acadêmica: Ciência Animal 6, no. 4 (October 15, 2008): 459. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v6i4.11606.

Full text
Abstract:
Este estudo foi conduzido utilizando juvenis de pacu e teve o objetivo de determinar a digestibilidade aparente da energia e da proteína do amido de milho, do glúten de milho, do farelo de girassol e da celulose purificada. Foram utilizados 375 juvenis de pacu com peso médio de 50,53±5,70 gramas, distribuídos em 25 aquários de alimentação com capacidade de 100 litros. As coletas de fezes foram realizadas em cinco coletores cilíndricos (Sistema de Guelph modificado) com capacidade de 80 litros. A determinação dos coeficientes de digestibilidade da energia e da proteína dos alimentos foi realizada pelo método de coleta parcial de excretas e o óxido de cromo utilizado como marcador inerte. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro tratamentos (alimentos) e cinco repetições. Os resultados da digestibilidade aparente da energia variaram entre 27,62% para a celulose purificada e 99,98% para o amido de milho e as análises estatísticas demonstraram diferenças (P<0,05) entre os alimentos. Os valores de digestibilidade da proteína encontrados neste estudo foram relativamente elevados, variando entre 78,57% para o glúten de milho e 98,55% para a celulose purificada. A digestibilidade da proteína do glúten de milho foi menor (P<0,05) em relação aos outros alimentos. De maneira geral, observou-se que a digestibilidade da energia foi menor para os ingredientes fibrosos, indicando que a fibra provavelmente não é utilizada como fonte de energia. Por outro lado, os resultados indicam que os juvenis de pacu possuem alta eficiência de aproveitamento da proteína dos diferentes ingredientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

SALOMÃO, Gledson Renan, Renan Mastelari dos SANTOS, Carlos NASCIMENTO, and Danilo Agostini MACHADO. "OTIMIZAÇÃO DE AQUECEDOR SOLAR DE BAIXO CUSTO (ASBC)." REVISTA FUNEC CIENTÍFICA - MULTIDISCIPLINAR - ISSN 2318-5287 3, no. 5 (August 25, 2015): 187–204. http://dx.doi.org/10.24980/rfcm.v3i5.1589.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como propósito avaliar um aquecedor solar de baixo custo para que pudesse servir como método alternativo na obtenção de água quente nas torneiras e chuveiros das residências e ainda reduzir custos com energia elétrica. Diferente do aquecedor convencional de cobre e vidro, o aquecedor solar de baixo custo tem seu sistema basicamente inteiro de PVC o que o torna financeiramente mais viável e sua instalação muito mais econômica, chegando a ser até 5 vezes mais barata. Contudo, durante 1 (um) ano observou-se o comportamento deste e de vários coletores quanto à eficiência de absorção solar e geração de água quente para a Região Noroeste do Estado de São Paulo. De iní­cio, com base em estudos anteriores, foi desenvolvido um protótipo e coletada diversas medidas da temperatura da água. Assim pode-se deduzir um máximo rendimento para o material, PVC, já que em elevada temperatura poderia levá-lo a uma possí­vel deformação, e, até não aquecer a água na temperatura adequada caso houvesse pouca absorção de radiação solar. Os dados coletados serviram para dimensionar o sistema coletor/reservatório, e assim foram coletados valores de inclinação, temperatura e armazenamento de água aproximados do rendimento máximo. Após os dimensionamentos e a coleta de novos dados, constatou-se um ótimo rendimento do sistema, que alcançou ganho médio de 14°C, com coletor operando com inclinação de 30°, concluindo sua viabilidade na região devido à alta incidência de radiação solar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, Jorge Antonio Moreira da, Manoel Pereira-Filho, Bruno Adan Sagratzki Cavero, and Maria Inês de Oliveira-Pereira. "Digestibilidade aparente dos nutrientes e energia de ração suplementada com enzimas digestivas exógenas para juvenis de tambaqui (Colosssoma macropomum Cuvier, 1818)." Acta Amazonica 37, no. 1 (2007): 157–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672007000100021.

Full text
Abstract:
O experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar o efeito da adição de um compelxo multienzimático exógeno composto de amilase, protease, lipase e celulase, em rações de juvenis de tambaqui, sobre os coeficientes de digestibilidade aparente (CDa) da proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), carboidratos (ENN) e energia bruta (EB). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro tratamentos (quatro níveis de inclusão de enzimas, 0,0; 0,05; 0,10; e 0,15 %), três repetições (no tempo) e 10 peixes por unidade experimental. Foram utilizados 40 juvenis de tambaqui, com peso médio de 155,0 ± 0,49 g, distribuídos em quatro tanques de alimentação de 500 l, recebendo refeições à vontade das 8 às 12h, a cada hora. Em seguida os animais foram transferidos para coletores de fezes (200 l), onde permaneceram até às 18h, sendo a coleta de dejetos realizada a cada hora. A determinação dos CDa foi realizada pelo método indireto, sendo utilizado como indicador externo 0,5% de óxido de cromo-III (Cr2O3) incorporado à ração. Os resultados demonstraram que a suplementação das dietas com enzimas exógenas para juvenis de tambaqui aumenta a digestibilidade aparente dos nutrientes e energia bruta, no nível de inclusão de 0,05% (P<0,05%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Fogolari, Odinei, Maria Elisa Magri, and Luiz Sérgio Philippi. "Higienização de lodo de esgoto em reator com aquecimento solar: inativação de coliformes totais e Escherichia coli." Engenharia Sanitaria e Ambiental 23, no. 1 (February 2018): 91–100. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-4152201875680.

Full text
Abstract:
RESUMO O uso de lodo de esgoto na agricultura se tornou prática corrente em diversos países, sendo atrativa em muitos aspectos, principalmente no fornecimento de matéria orgânica e nutrientes ao solo. Embora os benefícios ambientais e agrícolas do uso de lodo sejam consideráveis, tal prática deve ser realizada de forma sanitariamente segura. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência de um processo de higienização térmica de lodo de esgoto utilizando energia solar. O lodo era aquecido através de um trocador de calor, construído com tubos de cobre e instalado dentro do reator, no qual circula água aquecida em coletores solares planos. Foram realizados 16 ensaios experimentais em diferentes condições de irradiação solar. A inativação térmica da Escherichia coli foi avaliada através do modelo cinético de primeira ordem em condições não isotérmicas. O processo mostrou-se eficiente em ensaios realizados com irradiação solar média do período acima de 500 W.h.m-2, com redução de E. coli entre 4,2 e 7,1 log10 e de coliformes totais entre 4,8 e 7,4 log10. Os ensaios realizados em dias com menores índices de irradiação solar tiveram a eficiência de higienização comprometida, devido às baixas temperaturas atingidas pelo lodo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Tanaka, Maria Aparecida S., Margarida F. Ito, Carlos A. S. Braga, and Geraldo Armond. "Tratamento térmico solar da água para controle de fitopatógenos." Fitopatologia Brasileira 28, no. 4 (August 2003): 386–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-41582003000400007.

Full text
Abstract:
Alguns microrganismos fitopatogênicos podem ser transportados pela água, que se constitui em importante e eficiente forma de disseminação. O controle de fitopatógenos pelo tratamento térmico da água infestada, utilizando a energia solar, constituiu o objetivo do trabalho. Quantificou-se a eficiência de um sistema automatizado de aquecimento solar desenvolvido para esta finalidade, baseado em processo misto de aquecimento da água em circuito fechado, com coletores planos e transmissão de calor por convecção natural e forçada. A automatização e a equalização da temperatura foram obtidas por termostatos localizados em diferentes pontos. Verificou-se boa eficiência do equipamento, trabalhando na temperatura de 60 ºC, tanto em rendimento de água processada como na eliminação do inóculo de fitopatógenos de importância econômica, como Botrytis cinerea, Colletotrichum spp., Fusarium spp., Pythium spp., Verticillium dahliae e Rhizoctonia solani. À exceção de F. oxysporum f. sp. phaseoli, os patógenos testados não sobreviveram ao tratamento térmico a temperaturas acima de 55 0C. A técnica mostrou-se promissora como uma opção na desinfestação da água para uso em irrigação de viveiros, casas de vegetação e diversas finalidades em pequenas ou médias propriedades agrícolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Franco, Fernando Silveira, Laércio Couto, Anor Fiorini de Carvalho, Ivo Jucksch, Elpídio Inácio Fernandes Filho, Elias Silva, and João Augusto Alves Meira Neto. "Quantificação de erosão em sistemas agroflorais e convencionais na Zona da Mata de Minas Gerais." Revista Árvore 26, no. 6 (November 2002): 751–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622002000600011.

Full text
Abstract:
A Zona da Mata de Minas Gerais é caracterizada por topografia forte ondulada, com solos intemperizados com baixa fertilidade natural e regime pluviométrico capaz de sustentar uma vegetação florestal. A ocupação da terra é minifundiária, predominando a agricultura familiar, que sofre as conseqüências da modernização da agricultura, exigindo uso intensivo do solo, o que, conseqüentemente, promove perdas de solo, água e nutrientes por erosão. Uma das alternativas propostas para redução das perdas por processos erosivos foi a implantação de sistemas agroflorestais. O objetivo deste estudo foi comparar as perdas por erosão em sistemas agroflorestais implantados em propriedades de pequenos agricultores com as perdas em sistemas convencionais. Os sistemas foram implantados como unidades experimentais de observação das condições socioambientais dos agricultores, utilizando metodologias participativas. Estas unidades experimentais apresentam dificuldades para quantificação da erosão, quando são usadas metodologias convencionais. A dinâmica do manejo utilizado pelos agricultores dificulta o uso de métodos que exigem a implantação de equipamentos permanentes. Além disto, os métodos que exigem o isolamento das parcelas produzem efeitos de borda que mascaram os resultados, quando comparados com os do sistema aberto conduzido por agricultores. Desta forma, foi desenvolvido um coletor de água e solo para superar tais limitações. O equipamento é composto por uma "mesa", que é inserida no solo, acoplada a uma calha móvel que sustenta um saco plástico. A água e o solo coletados no saco plástico são quantificados e analisados. Foram instalados coletores em 25 unidades de observação, sendo 14 em sistemas convencionais e 11 em sistemas agroflorestais. A energia dos eventos erosivos foi calculada a partir de pluviogramas, para estimar as perdas potenciais anuais dos sistemas. Os dados foram coletados na estação chuvosa de 1998/1999. As perdas totais de solo, carbono orgânico e nutrientes dos sistemas convencionais, estimadas para um ano, foram significativamente maiores que as dos sistemas agroflorestais, o que indica a maior sustentabilidade ecológica destes últimos e comprova que eles são capazes de conservar os recursos naturais, evidenciando a importância da conversão dos sistemas convencionais em sistemas ecologicamente sustentáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Pagliarini, Ana Maria, Rosaura Soares Paczek, Rafaela Garbini Casarin, Ana Karina Silva da Rocha Tanaka, Lisiane Paula Sordi Matzenbacher, Débora Machado Nascimento do Espírito Santo, Carina Galvan, and Nathalia Lima Pereira. "Necessidade de rede de apoio para usuários com nefrostomia: Relato de experiência." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 17, 2021): e25410716442. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16442.

Full text
Abstract:
Objetivo: relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem e enfermeiras no atendimento a usuários com nefrostomia. Metodologia: estudo tipo relato de experiência realizado em 2021 num centro de referência para atendimento a usuários com estomias numa cidade do sul do Brasil, sendo selecionados dados sobre usuários com nefrostomia, analisando qual o motivo da procura por atendimento com a enfermeira estomaterapeuta, durante a consulta de enfermagem. Resultados: foram observadas dificuldades na realização do autocuidado associados a troca do sistema coletor, pois a localização da estomia não favorece a fixação adequada da bolsa frente a tentativa do próprio usuário realizar a troca do equipamento coletor, dependendo sempre de uma outra pessoa para realizar essa troca. Os usuários do serviço relatam que mesmo com auxílio de espelhos, a manobra a ser utilizada impossibilita o posicionamento adequado do equipamento coletor, favorecendo vazamentos e diminuindo o tempo útil das bolsas coletoras. Considerações finais: o profissional enfermeiro deve avaliar a pessoa com nefrostomia, as condições do estoma e da pele periestomal, prescrevendo o equipamento coletor e adjuvantes mais adequados para cada caso, a posição da bolsa coletora deve proporcionar o esvaziamento da mesma pelo próprio usuário, sendo necessário realizar treinamento de familiar para auxiliar nas trocas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Santana, Otacílio Antunes, José Imaña Encinas, Flávio Luiz de Souza Silveira, and Gustavo Silva Ribeiro. "Produção de serapilheira em floresta de galeria e floresta mesofítica na dolina da garapa, Distrito Federal, Brasil." CERNE 16, no. 4 (December 2010): 585–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-77602010000400018.

Full text
Abstract:
A serapilheira acumulada sobre o solo das florestas tem papel importante na dinâmica desses ecossistemas, pois a maior parcela da energia que flui no sistema está concentrada nesse compartimento. Objetivou-se, neste estudo, quantificar e analisar a serapilheira formada abaixo do dossel da Floresta de Galeria e Mesofítica, presentes na Dolina da Garapa-DF, relacionando-a com variáveis meteorológicas e ecofisiológicas, buscando verificar diferenças significativas entre estes dois ambientes florestais e entre os meses de estudo. De janeiro de 2006 a dezembro de 2007, foram dispostos 50 coletores de serapilheira em cada ambiente florestal, em que foi coletada, pesada e classificada a serapilheira em folhas, caule e galhos, flores, frutos e sementes. Os valores médios encontrados de produção de serapilheira em massa total de folhas, flores e caules, galhos, frutos e sementes, foram diferentes significativamente nos dois ambientes estudados. Na correlação entre as variáveis meteorológicas e ecofisiológias e o valor de serapilheira registrado, observou-se, que apenas a variável temperatura não obteve significância do coeficiente de correlação (< 0,5) para produção de serapilheira. Pela produção total de serapilheira durante o período estudado mostrou-se que a Floresta Mesofítica é a mais vulnerável a fatores externos meteorológicos e a fatores ecofisiológicos de suas espécies, do que a Floresta de Galeria. Primeiro pelo fator espacial, a localização da Floresta de Galeria, em baixa altitude, não está exposta a fatores meteorológicos (por exemplo, radiação solar) como a Floresta Mesofítica, e segundo pela proximidade do curso d´água. Esse fator espacial e a menor influência dos fatores meteorológicos mantiveram a produção de serapilheira total com um menor desvio médio na Floresta de Galeria em uma escala temporal, sendo que a Floresta Mesofítica ficou susceptível a variações sazonais meteorológicas, tendo assim um maior desvio médio da produção de serapilheira, ao longo do período estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Pimentel Cavalcanti, Luiz Antonio. "Produção de Biodiesel Metílico de Soja com o Auxílio de um Coletor Solar Sustentável." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 29 (June 17, 2016): 105. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n29p105-109.

Full text
Abstract:
<em>A busca por fontes de energias alternativas tem aumentado substancialmente na última década, devido a expectativa de diminuição gradativa das reservas de petróleo e aumento da preocupação com as questões ambientais. O biodiesel vem se consolidando como potencial substituto para o diesel, porém, um dos gargalos da produção ainda é o custo operacional. Uma alternativa ao processo é utilizar coletores solares para realizar o aquecimento da reação de transesterificação. O presente trabalho propôs a construção de um protótipo de coletor solar constituído de matérias potencialmente recicláveis como garrafas PET e embalagens do tipo Tetra Pak. As garrafas PET foram recortadas na sua parte inferior para um encaixe futuro, tendo como função a proteção da parte absorvedora do painel do protótipo. As embalagens Tetra Pak foram pintadas de preto fosco em apenas um dos lados com intuito de absorver com maior eficiência os raios solares. Após a construção do coletor, foram realizados testes de aquecimento, para verificar se o mesmo forneceria a temperatura mínima desejada para haver a reação de transesterificação. O perfil de ésteres presentes no biodiesel, bem como, o seu teor de éster foram avaliados por cromatografia gasosa e seu valor enquadrado na resolução ANP N° 14 de 2012.</em>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Neto, Miguel Cabral de Macedo, Iverton Rodrigo Barbosa Gomes, Luiz Guilherne Meira de Souza, Zulmar Jofli dos Santos Junior, and Evanildo Vicente de Oliveira. "APLICAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O USO DA ENERGIA SOLAR." HOLOS 4 (August 4, 2014): 212. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.663.

Full text
Abstract:
Sabe-se que a maioria das tecnologias e fontes energéticas utilizadas atualmente, além de não serem renováveis, não são ecologicamente corretas. Nesse contexto, o uso de tecnologias alternativas para preservação do meio ambiente se faz necessário. Este artigo descreve a construção de um coletor solar constituído de materiais alternativos de baixo custo para aquecimento de água, no qual a viabilidade térmica e econômica será avaliada. Palavras – chaves: coletor solar, materiais alternativos, baixo custo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, Silas Tavares, and Nádia Guimarães Sousa. "Uso da energia solar como fonte alternativa para o aquecimento de utilidades: simulação e controle." Research, Society and Development 9, no. 3 (March 10, 2020): e188932730. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2730.

Full text
Abstract:
A energia solar se tornou uma das formas de energia alternativa mais utilizada, por ser uma fonte renovável e não poluente. Sendo assim, sistemas de aquecimento solar vêm sendo cada vez mais empregados nos setores residenciais e industriais. Todavia, em períodos com baixa ou nenhuma luminosidade solar, a sua eficiência fica prejudicada. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho propõe a modelagem matemática de um sistema auxiliar de aquecimento de utilidades industriais, empregando a energia solar como fonte alternativa. Sendo avaliados três tipos de configurações para o sistema de aquecimento: sistema I - sem coletor solar, sistema II - com coletor solar funcionando 24 h por dia, e sistema III - sistema híbrido, no qual coletor solar é acionado apenas durante o período em que há incidência de radiação solar (10h – 17h). Para o melhor aproveitamento das fontes de energia disponíveis (renovável e não renovável) propõe-se a implementação de controladores do tipo on/off e do tipo PI, nas configurações estudadas. O modelo matemático proposto foi simulado usando o software livre Scilab®. Analisando os resultados obtidos pela simulação, o sistema híbrido apresentou maior economia de energia, cerca de 8%, quando comparado ao sistema I. Para os casos utilizando controladores, quando comparados ao sistema sem controlador, aquele que se mostrou mais adequado foi o com controlador PI implementado ao sistema híbrido, apresentando uma economia de 60W de energia, por dia de operação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Medeiros, Ramon Rudá Brito, Arthur Vila Nova Albuquerque Lima, Gutembergy Ferreira Diniz, Vinicius Mafra Melo, Luiz Guilherme Meira de Souza, and Kelly Cristiane Gomes da Silva. "Estudo de desempenho de um sistema híbrido fotovoltaico/térmico." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 11, 2021): e1210716156. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16156.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um estudo de desempenho de um sistema híbrido fotovoltaico/térmico (PVT), comparando-o com um sistema fotovoltaico tradicional (PV). Foram analisadas a potência elétrica e térmica, a eficiência e a energia produzida pelos sistemas. O módulo fotovoltaico (PV) utilizado foi o MSX 77 da marca SOLAREX, composto por células solares policristalinas, cuja potência de pico é de 77 Watts. O sistema PVT analisado foi do tipo PVT-líquido, composto pelo mesmo módulo PV e um coletor solar plano do tipo placa, a alimentação de água do coletor foi do tipo forçada por gravidade. Para determinar as curvas características do módulo PV e por consequência a potência elétrica máxima gerada, foi desenvolvido um banco de carga formado por resistores de potência. A potência térmica foi quantificada aferindo a vazão da água que alimentava o coletor e a diferença de temperatura da água de entrada e saída. Com as potências e a radiação solar incidente sobre os sistemas, foram determinadas as eficiências. O sistema PVT proporcionou a redução da temperatura do módulo PV, aumentando a eficiência de geração elétrica, proporcionando um aumento na ordem dos 6,9% na energia elétrica média diária. O sistema PVT além de proporcionar um aumento de energia elétrica, ainda fornece energia térmica com uma eficiência superior à elétrica. A água aquecida pode ser utilizada para alimentar sistemas de aquecimento de água para banho, contribuindo para redução do consumo de energia elétrica de uma residência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Randig, O., C. A. B. Medeiros, and C. A. Sperandio. "Efeito da desinfestação do solo pelo uso da energia solar sobre fungos micorrízicos arbusculares." Revista Brasileira de Ciência do Solo 26, no. 1 (March 2002): 135–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832002000100013.

Full text
Abstract:
O uso da energia solar como método de desinfestação do solo apresenta como vantagens, além do baixo custo, ausência de riscos para a saúde humana e para o meio ambiente. Seus efeitos sobre microrganismos benéficos são, entretanto, pouco conhecidos. Objetivou-se, neste estudo, avaliar dois métodos de desinfestação do solo por meio da energia solar, quanto aos seus efeitos sobre fungos micorrízicos arbusculares (FMA). Os experimentos foram realizados na Embrapa Clima Temperado, Pelotas (RS), avaliando-se o efeito da solarização e de um coletor solar sobre uma população nativa de fungos micorrízicos. Após 30dias de tratamento, o potencial de inóculo de FMA, determinado pela técnica do número mais provável, foi reduzido em 93% pela solarização e em 99% pelo coletor solar. Verificou-se, ainda, que nas plantas de milho cultivadas em solo tratado durante dois dias no coletor solar, a colonização micorrízica foi, em média, inferior a 1%, não havendo colonização após nove dias de tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Altoé, Leandra, Delly Oliveira Filho, and Joyce Correna Carlo. "Análise energética de sistemas solares térmicos para diferentes demandas de água em uma residência unifamiliar." Ambiente Construído 12, no. 3 (September 2012): 75–87. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212012000300006.

Full text
Abstract:
Vários países têm utilizado a energia solar com a finalidade de reduzir a dependência de combustíveis fósseis e as emissões de gases de efeito estufa. Os edifícios comerciais, públicos e residenciais são responsáveis por 47,6% do consumo de energia elétrica no Brasil. O chuveiro elétrico é o equipamento com maior participação de consumo em residências brasileiras, seguido da geladeira e do ar-condicionado. Objetivou-se com este trabalho analisar a eficiência energética de um sistema solar térmico com apoio elétrico para atender diferentes demandas de água quente em uma residência unifamiliar, comparativamente ao uso de chuveiro elétrico. No dimensionamento do sistema solar foram considerados parâmetros do Programa Brasileiro de Etiquetagem de edifícios e da norma técnica NBR 15569/2008. O aquecedor solar foi simulado pelo programa EnergyPlus nas condições climáticas de Viçosa, Minas Gerais. Entre outras variáveis, foram avaliadas a fração solar do sistema, a energia transferida ao coletor solar, a energia armazenada no reservatório térmico e o consumo de energia elétrica pelas duas opções de aquecimento. Foi verificado que a substituição do chuveiro elétrico pelo aquecedor solar com backup elétrico provocou uma redução média de 70% no consumo de energia elétrica destinado a aquecimento de água e 36% no consumo total de energia elétrica da residência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Conceição, Mário Marcos Moreira da, Marcelo Coelho Marques, Emmanuelle Rodrigues Pereira, and Antônio Pereira Junior. "Estudo de viabilidade da implantação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) na Universidade do Estado do Pará, Campus VI: coleta de pilhas e baterias." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 13, no. 2 (June 30, 2018): 351–71. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2489.

Full text
Abstract:
A pesquisa teve como objetivo analisar as transformações no trato da relação entre a produção dos resíduos sólidos (especificamente pilhas e baterias), para viabilizar a implantação de Ponto de Coleta Voluntária na universidade do estado do Pará Campus VI. Os dados obtidos em relação a necessidade de existência da implantação de um coletor seletivo para pilhas e baterias no Campus VI - Paragominas, indicaram que, a maioria dos indivíduos amostrados (95,6%) perceberam tal necessidade. Com isso, foi comprovada a viabilidade de implantação desse tipo de coletor seletivo e que o Campus VI pode ser um Ponto de Entrega Voluntário para pilhas e baterias para determinar uma mitigação quanto a disposição final desses geradores de energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rocha, Rodrigo Barros, Abadio Hermes Vieira, Victor Mouzinho Spinelli, and José Roberto Vieira. "Caracterização de fatores que afetam a germinação de teca (Tectona grandis): temperatura e escarificação." Revista Árvore 35, no. 2 (April 2011): 205–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622011000200005.

Full text
Abstract:
A germinação lenta e irregular das sementes é uma limitação para a produção de mudas de teca (Tectona grandis). Embora métodos práticos estejam disponíveis poucos estudos quantificaram sistematicamente o efeito do aquecimento e da escarificação para a superação da dormência. O emprego de altas temperaturas pode ser realizado através de um coletor solar, aparelho de montagem simples que permite a captação da energia solar e transformação em energia calorífera. O objetivo deste trabalho foi avaliar a interação dos fatores "aquecimento" e "escarificação" na superação da dormência dos diásporos de teca avaliando o desempenho do coletor solar. Foi avaliado experimento em delineamento de fatorial completo com quatro níveis do fator "aquecimento" (A1 - solarizador, A2 - estufa a 80ºC (12h), A3 - estufa a 80ºC (4h/3dias), A4- sem aquecimento) e três níveis do fator "escarificação" (E1 - escarificação física, E2 - escarificação química e E3 - sem escarificação), totalizando 12 tratamentos com cinco repetições de 25 diásporos por parcela. O teste F a 1% de probabilidade indicou a ocorrência de interação significativa entre os fatores "aquecimento" e "escarificação", resultado da menor germinação dos diásporos que foram escarificados após aquecimento. A utilização de altas temperaturas na ausência de escarificação caracterizou os tratamentos de melhor desempenho para a superação da dormência. O menor desempenho associado aos maiores custos e riscos para manipulação desencorajaram o uso da escarificação química na superação da dormência. A alternância de temperaturas favoreceu a germinação, sendo que o coletor solar mostrou-se uma alternativa prática, viável e de menor custo para a superação da dormência em teca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Jordan, Rodrigo Aparecido, Orlando Moreira Junior, Bruno Machado Antunes, Anamari Viegas de Araujo Motomiya, Ítalo Sabião Sanches, Édipo Sabião Sanches, Agleison Ramos Omido, and Elton Aparecido Siqueira Martins. "Desempenho de um painel fotovoltaico (PV) convertido em um fotovoltaico térmico com coletor para água quente (PVT/w)." Research, Society and Development 10, no. 7 (July 4, 2021): e14210716438. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16438.

Full text
Abstract:
Foram realizados testes em ambiente aberto com dois painéis fotovoltaicos, na cidade de Dourados/MS, durante seis dias não consecutivos, entre os meses de junho a julho de 2018, onde um painel foi mantido original (PV), enquanto o outro sofreu modificações para operar como um módulo fotovoltaico-térmico utilizando água (PVT/w), sendo este conectado a um reservatório para acumulação de água quente. Nos ensaios foram feitas medições de tensão de circuito aberto (Voc), temperatura na superfície das células fotovoltaicas e temperatura da água do sistema de resfriamento e termoacumulação do PVT/w, para determinação da energia térmica produzida e estimativa do rendimento térmico. O aumento da temperatura da água de arrefecimento afeta de forma negativa o valor da tensão de circuito aberto, a qual foi, em média, 2,3% maior para o PVT/w, o qual apresentou menor temperatura superficial em todos os testes. O rendimento térmico médio do PVT/w foi de 242 W m-2, resultando numa estimativa de rendimento total (térmico e elétrico) de 349 W m-2, um aumento de 161% em relação ao rendimento energético do PV (apenas energia elétrica), estimada em 106 W m-2 com base nas informações do catálogo técnico do fabricante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Avila, Valdir Silveira de, Aline Paula, Paulo Antônio Rabenschlag de Brum, Waldomiro Barioni Júnior, and João Carlos Maier. "Uso da metodologia de coleta total de excretas na determinação da energia metabolizável em rações para frangos de corte ajustadas ou não quanto aos níveis de vitaminas e minerais." Revista Brasileira de Zootecnia 35, no. 4 suppl (August 2006): 1691–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982006000600016.

Full text
Abstract:
Avaliou-se neste estudo a influência dos teores de vitaminas e microminerais da ração-teste na determinação dos valores de energia metabolizável aparente (EMA) e energia metabolizável aparente corrigida pelo nitrogênio retido (EMAn) do farelo de soja. Foram comparadas rações-teste ajustadas ou não para as quantidades de cloreto de colina e premix de vitaminas e microminerais em relação à ração-referência. Adotou-se o método tradicional de coleta total de excretas utilizando-se 360 pintos de corte machos e fêmeas da linhagem Ross de 15 a 23 dias de idade, alojados em baterias metálicas com bandejas coletoras de excretas. As aves foram distribuídas em esquema de blocos casualizados, de acordo com o andar das baterias, com dois tratamentos e 12 repetições de dez aves (cinco machos e cinco fêmeas). Em um tratamento, efetuou-se a substituição de 40% da ração-referência por farelo de soja, enquanto no outro, além dessa substituição, ajustaram-se as quantidades de cloreto de colina e dos premixes de vitaminas e microminerais com base na ração-referência. Os valores médios e os respectivos erros-padrão para EMA e EMAn (kcal/kg) do farelo de soja, com base na matéria natural, foram 2.462±29,62 e 2.269±25,80 para ração ajustada e 2.353±26,18 e 2.191±23,88 para ração não ajustada. O ajuste das quantidades de cloreto de colina e do premix de vitaminas e microminerais na ração-teste propiciou maiores valores de EMA e EMAn do farelo de soja em relação à ração não-ajustada. É importante ajustar as quantidades de vitaminas e microminerais nas rações-teste em experimentos visando determinar a energia metabolizável de ingredientes para aves.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Jordan, Rodrigo A., Omar Seye, and Anamari V. de A. Motomiya. "Influência da vazão de água sobre o rendimento de um coletor solar plano construído em termoplástico." Engenharia Agrícola 35, no. 4 (August 2015): 665–75. http://dx.doi.org/10.1590/1809-4430-eng.agric.v35n4p665-675/2015.

Full text
Abstract:
Resumo Avaliou-se o rendimento térmico de um coletor solar plano construído em termoplástico, em condições reais de operação, registrando as temperaturas de entrada e de saída de água na placa, mediante quatro distintas vazões mássicas de água: 0,026 kg s-1; 0,04 kg s-1; 0,054 kg s-1; e 0,068 kg s-1. Os ensaios foram realizados no Laboratório de Termodinâmica e Energia da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp. Com base nos valores de temperatura da água na entrada e na saída das placas, foram calculados os valores de potência térmica [W m-2]. O maior valor médio diário de potência térmica (753 W m-2) foi obtido para a vazão de 0,054 kg s-1. Para a maior vazão (0,068 kg s-1), o valor de potência térmica foi similar ao obtido para a vazão de 0,04 kg s-1 (715 W m-2), mostrando a existência de uma vazão ótima de operação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Santo, Aliene Cristina dos, Maria Helena Pinto, Adriana Pelegrini dos Santos Pereira, João Júnior Gomes, Janderson Cleiton Aguiar, and Kellyngton Gomes da Silva. "Equipamentos coletores para estomias: Percepção do usuário de um Centro Especializado em Reabilitação." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 5, 2021): e65101018681. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18681.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi caracterizar a população com estomia atendido no Centro Especializado de Reabilitação e verificar a percepção do usuário em relação a qualidade, segurança, quantidade e a frequência de troca dos equipamentos fornecidos pelo serviço. Trata-se de um estudo transversal realizado em um Serviço de Atenção ao Estomizado, do interior do estado de São Paulo, Brasil. Foram entrevistadas 126 pessoas com estomias intestinais, entre os meses de abril a junho de 2019, no dia agendado para a aquisição dos equipamentos. Entre os participantes do estudo, 62,90% eram do sexo masculino e 64,29% com estomias definitiva; 80,16% afirmaram estar totalmente satisfeitos com a qualidade do material recebido e 67,46% manifestaram total segurança com o uso do equipamento coletor; 92,08% afirmaram estar satisfeitos com as orientações recebidas pela equipe de saúde e materiais recebidos. Os testes estatísticos não evidenciaram dependência entre qualidade do equipamento coletor com as demais variáveis (p > 0,05). A maioria dos entrevistados relatou estar satisfeito com a qualidade do equipamento e o atendimento fornecido pelo serviço. Destaca-se a importância do enfermeiro estomaterapeuta, que é essencial no cuidado de pacientes com estomias, desde o período pré-operatório e acompanhamento no pós-operatório, com indicação do equipamento coletor adequado para alcance da reabilitação e desenvolvimento da autonomia da pessoa que possui uma estomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Nascimento, Fabiano Almeida, and Luiz Antonio Pimentel Cavalcanti. "ALTERNATIVAS PARA O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL METÍLICO DE SOJA E ÓLEOS RESIDUAIS VISANDO À REDUÇÃO DE CUSTOS." Revista CIATEC-UPF 10, no. 1 (May 7, 2018): 43–52. http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v10i1.6768.

Full text
Abstract:
Considerando o alto valor financeiro final do biodiesel em relação ao diesel, estratégias tem sido buscadas para redução de custos dos processos de produção que viabilizem uma maior utilização do mesmo. Visando a potencial redução dos custos na produção de biodiesel através do processo de transesterificação alcalina homogênea utilizando misturas binárias de óleos de soja e residual o presente trabalho levanta a discute a proposta de redução de custo na produção através do uso de misturas de binárias de óleos em diferentes proporções observando o índice de acidez – limite de 0,5% – para que haja uma única etapa reacional. Trata-se ainda da projeção e construção de um reator para o processo transesterificação que seja alimentado de forma autossustentável pelo uso de energia solar: energeticamente através de um coletor solar sustentável, e eletricamente por um sistema solar fotovoltaico off-grid. O desenvolvimento do protótipo do reator para produção de biodiesel alimentado unicamente por energia solar atestou que o sistema é viável para o processo de transesterificação utilizando óleo de soja puro visto que o teor de éster do biodiesel produzido foi de 97,6%. Observou-se também sucesso na utilização de uma mistura binária com 16% (v/v) de óleo residual para produção de biodiesel no reator supracitado, onde apresentou em todas as análises teor de éster maior que 96,5%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Vargas, Beatriz Costalonga, Juliana Lobo Paes, Dhiego Santos Cordeiro da Silva, Milena Araújo Silva, Maxmillian Alves de Oliveira Merlo, and Pedro Luis Belfort Gomes Fernandes. "Eficiência térmica do coletor solar plano durante a secagem do café (Coffea arabica L.) sob diferentes condições climáticas." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 6 (July 6, 2020): 393–403. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.006.0032.

Full text
Abstract:
A etapa de secagem do café deve ser de forma eficiente visando sua qualidade de bebida e, a consequente competitividade do grão no mercado. Dentre as formas de secagem, pode-se adotar secador solar a fim de contornar desvantagens oriundas dos métodos convencionais. Diante dessa realidade, objetivou-se avaliar a eficiência térmica do coletor solar plano (CSP) acoplado ao secador híbrido solar elétrico (SHSE) em períodos ensolarados (PS) e com incidência de chuva (PC). A secagem do café arábica (Catuaí amarelo) foi feita no SHSE composto pelo coletor solar plano, câmara de secagem e sistema de exaustão do ar acionado por energia elétrica convencional ou fotovoltaica. O período efetivo de secagem solar foi de 51 h com intermitência de 15 h (período noturno). Durante a secagem, monitorou-se os parâmetros de temperatura, umidade relativa (UR), irradiação solar e índice pluviométrico. Os frutos separados em lotes de café despolpado e natural foram acondicionados em bandejas contendo cestas removíveis no interior da câmara de secagem. A temperatura e umidade relativa média do ar ambiente foi de 23,1 oC e 76,0%, respectivamente, sendo no PS de 26,4 oC e 62,0% e PC de 19,8 oC e 89,9%. A irradiação solar e o índice de pluviosidade médio foi, respectivamente, de 210,9 W m-2 e 10,4 mm ao longo de todo o período efetivo de secagem solar. A maior temperatura com a respectiva UR média atingida na saída do CSP ocorreu no primeiro dia do período ensolarado, sendo de 41,9 oC e 52,1%. Observa-se maior temperatura e menor umidade relativa do ar de secagem na saída quando comparado com a entrada do coletor solar plano, independente das condições climáticas do período de secagem. A eficiência térmica média máxima obtida do CSP foi de 71,6, 58,6 e 21,3% no PS, PC e global, respectivamente. A massa de frutos despolpado e natural reduziu, respectivamente, 27,4 e 34,2% devido à perda de água. Dessa forma, pode-se concluir que o SHSE foi eficiente na secagem solar dos frutos de café, independentemente do lote e condições climáticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Cenci, Jaci José, Juliano Daleaste, Erno Menzel, and Simone Sehnem. "PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ANÁLISE DA REALIDADE DE CHAPECÓ/SC." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 4 (December 16, 2015): 102. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e02015102-130.

Full text
Abstract:
O gerenciamento integrado dos resíduos sólidos é de fundamental importância para a qualidade de vida. O objetivo deste trabalho é analisar a atual situação da cidade de Chapecó (SC) no tocante ao gerenciamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) e identificar quais são os destinos dados a esses subprodutos descartados pela população urbana da cidade. E ainda, comparar os métodos modernos e sustentáveis da atualidade com o modelo empregado pelas empresas coletoras da cidade. Foi realizado um comparativo entre as oito premissas de Sachs (2007) com o plano de gerenciamento de resíduos sólidos no município de Chapecó (SC). A abordagem da pesquisa é qualitativa e quantitativa, e consiste em uma pesquisa descritiva, pois visa observar, registrar e analisar os fenômenos já expostos. Os resultados evidenciam que o município está em um processo evolutivo com o que contempla a Política Nacional de Resíduos Sólidos, pois possui vários instrumentos voltados à efetivação do gerenciamento integrado dos serviços de coleta, segregação e destinação adequada dos RSU, dentre deles o plano nacional, estadual e municipal de resíduos sólidos. Além disso, são apresentadas neste estudo novas alternativas que podem ser desenvolvidas na cidade a fim de melhorar a qualidade do destino, reuso do produto através de processos de transformação, como por exemplo, por meio da utilização da matéria prima como adubação para correção do solo e transformação do gás liberado na atmosfera em energia elétrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Denny, Danielle Mendes Thame, and Gabriel Augusto Costa Santos Nascimento Leão. "PUBLICIDADE LOTÉRICA: UMA ANÁLISE DAS PROMOÇÕES COMERCIAIS SOB ASPECTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA, DIREITO DO CONSUMIDOR E PROTEÇÃO A DADOS PESSOAIS." Revista de Direito Brasileira 23, no. 9 (February 11, 2020): 302. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2358-1352/2019.v23i9.5125.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve o contexto de comércio digital e a importância dos dados para viabilização das relações econômicas; uso das promoções comerciais como ferramentas publicitárias e coletora de dados e dos marcos regulatórios para a proteção de dados pessoais brasileiros e europeus; o potencial da Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria em contribuir na criação de valores sociais; e recentes promoções comerciais autorizadas sob o prisma da proteção de dados dos participantes; concluindo que pouquíssimo foi exigido das empresas para evitar indevido uso desses dados e que grande maioria não dispõe em seus regulamentos detalhes da utilização dos mesmos. O método empregado é o hipotético-dedutivo, com estudo de caso, levantamento de legislação e doutrina nacional e internacional. Os resultados apontam apenas três dos casos estudados mencionando superficialmente como os dados serão tratados, os demais casos se limitam a solicitar a autorização do uso de imagem e voz. O Brasil dispõe de proteção dispersa e a partir de 2020 também de específica sobre o tema proteção de dados. A Diretiva Europeia de Proteção de Dados Pessoais já opera. Se conclui que a proliferação do uso das promoções comerciais para coleta de dados, crescimento do volume de negócios digitais e utilização de novas tecnologias para a publicidade pressiona para existência de marcos legais específicos, porém demandantes dos órgãos públicos cobrando observação preventiva, estabelecendo um paradigma jurídico administrativo condutor para maior responsabilidade social corporativa e mais desenvolvimento tecnológico para proteções da economia e consumidor envolvendo dados do cidadão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Giacometti, Renato Alberto, Antônio Soares Teixeira, Paulo Borges Rodrigues, Rilke Tadeu Fonseca de Freitas, Antônio Gilberto Bertechini, Elias Tadeu Fialho, and Asdrubal Viana do Santos. "Valores energéticos do farelo de arroz integral suplementado com complexos enzimáticos para frangos de corte." Ciência e Agrotecnologia 27, no. 3 (June 2003): 703–7. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542003000300028.

Full text
Abstract:
Este experimento foi realizado com o objetivo de estudar o efeito de enzimas carboidrases exógenas com atividade xilanase sobre a energia metabolizável aparente (EMA) e aparente corrigida (EMAn) do farelo de arroz integral (FAI). As enzimas carboidrases com atividade xilanase utilizadas foram as da marca comercial Rovabio TM Excel AP, Allzyme Rice e Ronozyme WX, denominadas, respectivamente, neste trabalho, de enzimas A, B, e C. Foram utilizadas 240 aves de corte da linhagem Coob, com 21 dias de idade, alojadas em gaiolas metálicas com bandejas coletoras de excretas instaladas em uma sala de metabolismo com ambiente controlado. O delineamento foi inteiramente casualizado, constituído por 4 dietas-referência e 4 dietas-teste e 6 repetições, totalizando 48 parcelas com 5 aves cada uma. As dietas-referência e as dietas-teste estudadas foram as seguintes: Dieta-referência à base de milho, farelo de soja, vitaminas e minerais (DR); DR + enzima A; DR + enzima B; DR + enzima C; 70% de DR + 30% de FAI; 70% de DR + 30% de FAI + enzima A; 70% de DR + 30% de FAI + enzima B e 70% de DR + 30% de FAI + enzima C. Utilizou-se o método de coleta total de excretas (Sibbald & Slinger, 1963) durante 5 dias em cada unidade experimental, precedido de 5 dias de adaptação das aves às dietas. As determinações de EMA e EMAn foram realizadas conforme metodologia de Matterson et al. (1965). A EMAn do FAI foi de 2897 kcal/kg de MS. Com o uso das enzimas carboidrases, o melhor valor de EMAn do FAI foi obtido quando utilizou-se a enzima C, sendo de 3083 kcal/kg de MS, com um aumento percentual de 6,4%. A dieta-referência que recebeu a adição da enzima C teve sua EMAn aumentada, o que não ocorreu com a utilização das outras carboidrases.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Englert, Alexandre Hahn, Rafael Teixeira Rodrigues, and Jorge Rubio. "FLOTAÇÃO DE PARTÍCULAS ULTRAFINAS: ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO TÉCNICA SOBRE O PONTO DE MÍNIMO NA EFICIÊNCIA DE CAPTURA BOLHA-PARTÍCULA." HOLOS 5 (December 23, 2011): 39. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2011.789.

Full text
Abstract:
Partículas minerais ultrafinas (dp < 13 µm) apresentam baixa recuperação por flotação em células convencionais, principalmente à baixa eficiência de colisão e adesão das mesmas com as bolhas, tipicamente com diâmetros (db) entre 600 e 2500 µm. A probabilidade de contato físico entre bolhas e partículas é reduzida pelo baixo momentum das partículas e maior tendência de seguir as linhas de fluxo ao redor da bolha. Diversos autores têm discutido recentemente a existência de um ponto de mínimo na eficiência de captura (coleta) bolha-partícula em função do dp, evidenciando um diferente mecanismo de captura por difusão. Nesses ultrafinos, o movimento Browniano se torna significativo e a captura dependeria do movimento destas partículas, determinado por forças de difusão. Este trabalho mostra resultados de flotação de partículas micrométricas com microbolhas e uma revisão e discussão crítica acerca dos fatores envolvidos na localização do mínimo. Partículas de quartzo (dp volumétrico de 13,2 ± 0,3 μm) foram condicionadas com uma amina (coletor: 1 mg/g) e flotadas via FAD (flotação por ar dissolvido), com microbolhas (db médio aritmético de 56 ± 3 μm). A recuperação por flotação real em função de dp mostrou um mínimo (12 %) em aproximadamente 3-5 μm, embora as partículas fossem hidrofóbicas e na presença de um alto valor de Sb (e, portanto de uma alta probabilidade de colisão). Em outro estudo, esferas de sílica monodispersas com 1 µm de dp, hidrofobizadas ou não, apresentaram a mesma baixa flotação real (10-25 %). Os resultados mostram que o mínimo deve estar associado ao problema de deslocamento do filme de água, pela baixa energia de colisão que ocorre na difusão. A localização deste mínimo, controverso na literatura (100 nm ou 1-5 µm) deve depender também da densidade e momentum das partículas, hidrodinâmica do sistema e db médio das bolhas na célula de flotação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Leite Filha, Maria de Sousa, Michel Barros Silva, Ítalo de Andrade Gomes, Marcelo Bezerra Grilo, Nancy Lima Costa, João André Soares e. Sousa da Conceição, Vitor Leão Santana, and Jonas Fernando de Souza Fernandes. "Desenvolvimento de um coletor solar plano para um sistema de secagem utilizando o planejamento experimental fatorial." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 29, 2021): e39010716755. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16755.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem o objetivo de determinar a configuração ótima para um coletor solar plano de baixo custo, que fosse de fácil construção e manutenção e pudesse ser utilizado na secagem de frutas pela agricultura familiar. Para tanto aplicou-se a metodologia do planejamento experimental fatorial devido sua confiabilidade e por avaliar ao mesmo tempo o efeito de diversos fatores ou variáveis, a partir de um número mínimo de experimentos. Foram determinadas as variáveis a serem estudadas, seguindo com a realização do conjunto de experimentos necessários e com a análise das variáveis estatisticamente significativas para determinação da configuração ótima do coletor solar. Os resultados experimentais determinaram como sendo a configuração otimizada: Cobertura transparente de policarbonato alveolar e utilização de uma telha de zinco pintada de preto fosco como capacitor térmico. O cálculo do rendimento térmico do equipamento foi usando sua definição como sendo a razão entre a potência entregue pelo sistema e a potência disponível ao mesmo e o resultado obtido para a configuração ótima foi de 42,00%. O planejamento experimental fatorial desenvolvido possui acurácia de 96,10% e se mostrou significativo e preditivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Moreira, Francisca Nara Conceição, Patricia da Silva Chaves, Nellyana Borges dos Santos, and Ranilson Alves dos Santos. "Os desafios do acesso aos serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário ao Norte do Brasil, em tempos de pandemia da Covid-19." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 15, 2021): e40510817507. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17507.

Full text
Abstract:
Os desafios do acesso aos serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário em tempos de pandemia da Covid-19. A pesquisa foi dividida em 5 etapas. Inicialmente, foi realizado um levantamento de dados bibliográficos. Em seguida, foram definidos os indicadores de saneamento de trabalhados na pesquisa. Na etapa III, foi elaborado o formulário virtual para a coleta de dados. Finalizando, foram discutidos e analisados os dados obtidos. Como resultado dessa pesquisa, foi constatado que nem todos os moradores de CDA possuíam acesso aos serviços básicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Além disso, em 13,5% dos domicílios ocorria falta de água pelo menos uma vez por semana. Também, 73,7% das residências não tinham acesso à rede coletora de esgoto. Em 24,4% utilizava-se fossa negra para disposição do esgoto gerado. Diante desse cenário, é renovada a importância de planejamento e investimentos em estruturas básicas de saneamento tanto nas capitais quanto nos municípios do interior do Estado do Pará, pois entende-se que dessa forma será possível reduzir não só o contágio da COVID-19, mas, também, de tantas outras doenças ocasionadas pela ausência de serviços básicos de saneamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Correa, Ivo Botelho, and Jocelito Saccol De Sá. "ANÁLISE DA PERDA DE CARGA EM COLETORES SOLARES DE BAIXO CUSTO QUANTO ÀS CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS." Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade 6, no. 1 (August 1, 2019). http://dx.doi.org/10.15210/rbes.v6i1.15067.

Full text
Abstract:
A energia solar é uma forma efetiva e sustentável para a redução do consumo de energia elétrica. Os sistemas de aquecimento solar da água podem operar com uxo natural ou forçado, dependendo do porte da instalação. O objetivo desse estudo foi quanti car as perdas de carga em coletores solares de baixo custo em relação às características do condutor do uido, ao sentido do uxo do uido no interior do coletor e ao arranjo de montagem dos coletores, quando submetidos à variação de vazão. O coletor C1 foi constituído por tubos de Policloreto de Vinila (PVC) de 20 mm de diâmetro, garrafas de Politereftalato de Etileno (PET) e embalagens longa vida. O coletor C2 foi montado em forros de PVC com as dimensões de 0,2 m de largura e 0,08 m de espessura e o coletor C3 foi constituído por forros de PVC com 0,14 m de largura e 0,014 m de espessura. As dimensões dos condutos dos coletores e a vazão do uido in uenciam signi cativamente na perda de carga dos coletores. O layout construtivo que apresentou resultados positivos foi o coletor constituído de tubos de PVC, instalado em arranjo paralelo, com uxo de água no sentido paralelo e vazão inferior a 1,0 m3h-1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Penereiro, Júlio César. "Medidas das eficiências térmicas em aquecedores solares: uma alternativa complementar para o ensino de conceitos de física para estudantes das engenharias." Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia 9, no. 1 (August 29, 2016). http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v9n1.1598.

Full text
Abstract:
O presente trabalho descreve a construção de dois coletores solares planos visando um estudo comparativo da eficiência térmica entre eles em função das velocidades do vento. Um coletor foi feito com materiais de baixo custo e de fácil acesso à população, enquanto o outro é um coletor de metal à venda no mercado. O trabalho teve como meta aliar o ensino de física ao conhecimento envolvido na construção e funcionamento de um sistema de aquecimento solar de água. Trabalhou-se de forma prática com os conceitos de temperatura, irradiação solar, calor, eficiência térmica, dentre outros. Para tanto, desenvolveu-se um sistema automático de medidas de temperaturas, radiação solar e velocidade de vento, intermediadas por microcontroladores interfaciados com um microcomputador. Realizou-se o levantamento das curvas-respostas dos coletores devido a influência da velocidade do vento incidente, para medidas das suas eficiências térmicas por absorção de energia solar. Constatou-se que o coletor de metal é 14,4% mais eficiente que o de baixo custo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Machado, Pedro Leineker Ochoski, Kaciane Aparecida Basílio, Rogério De Oliveira Souza, Guilherme Antonio Bartmeyer, and Thiago Antonini Alves. "Contribuindo ao desenvolvimento sustentável: testes experimentais de um termossifão para aplicação em coletor solar de tubos a vácuo de alta pressão." Revista Gestão Industrial 15, no. 4 (December 31, 2019). http://dx.doi.org/10.3895/gi.v15n4.11880.

Full text
Abstract:
Coletores solares são dispositivos que aquecem um fluido de trabalho por meio da irradiação solar. Um tipo de coletor solar de destaque é o de tubos à vácuo que utiliza termossifões como meio de transporte de energia térmica, permitindo que esses coletores apresentem elevada eficiência e sejam mais compactos. Neste trabalho foi realizado um estudo experimental do desempenho térmico de um termossifão comercial para aplicação em coletores solares de tubos à vácuo de alta pressão na inclinação de 25° em relação à horizontal, referente à latitude da cidade de Ponta Grossa/PR: 25° 05' 42" Sul. O termossifão possui comprimento do evaporador de 1.700 mm, diâmetro do evaporador e da seção adiabática de 8,2mm, comprimento da seção adiabática de 40 mm, comprimento do condensador de 60 mm e diâmetro do condensador de 14,1 mm. O condensador foi arrefecido por convecção forçada de água. O evaporador foi aquecido utilizando um resistor elétrico simulando a irradiação solar. O termossifão foi testado com o condensador acima do evaporador para cargas térmicas de 20W a 60W. Os resultados experimentais mostraram que o termossifão comercial operou satisfatoriamente à inclinação de 25° em relação à horizontal e está apto a operar em um coletor solar de tubos a vácuo de alta pressão nessas condições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Rutsatz, Hilton De Souza, Cláudia Mendes Mählmann, and Adrianes Lawisch Rodríguez. "ESTUDO DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS BASEADOS EM POLIPROPILENO RECICLADO VISANDO APLICAÇÃO EM PLACAS PARA COLETORES DE ENERGIA SOLAR." Revista Jovens Pesquisadores 4, no. 1 (June 28, 2014). http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v4i1.4498.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

De Lima Santos, Ana Júlia, Letícia Toreti Scarabelot, and Giuliano Arns Rampinelli. "ANÁLISE DA COMPLEMENTARIDADE ENTRE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS E DE AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA EM UNIDADES PROSSUMIDORAS DO SUL DE SANTA CATARINA." Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão (ISSN: 2525-4782) 5, no. 8 (December 24, 2020). http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2020vol5n81361.

Full text
Abstract:
A energia solar pode ser convertida em energia térmica, utilizada no aquecimento de água através de coletores solares, ou em energia elétrica, por meio de sistemas fotovoltaicos. Visto que o chuveiro elétrico representa uma parcela significativa do consumo residencial brasileiro, o uso da energia solar para esta finalidade se justifica pelas suas aplicações. A proposta deste trabalho é analisar a complementaridade entre sistemas fotovoltaicos e sistemas de aquecimento solar de água, em termos técnicos (área disponível) e econômicos (custo de implementação), a fim de suprir a demanda de energia elétrica e de água quente para banho de residências do extremo sul catarinense. Foram analisados quatro sistemas fotovoltaicos (análise amostral) instalados nas cidades de Turvo, Criciúma e Meleiro, com potências nominais entre 1,25 e 4,16 kWp. Os sistemas que originalmente supriam toda a demanda de energia elétrica da unidade consumidora foram redimensionados a fim de excluir a demanda energética do chuveiro elétrico, a qual foi projetada para ser atendida por dois métodos diferentes: exclusivamente por um sistema de aquecimento solar de água ou por um sistema de aquecimento híbrido solar/elétrico. Os sistemas híbridos foram dimensionados conforme a norma ABNT NBR 15569, enquanto os sistemas de aquecimento puramente solar foram simulados através do software System Advisor Model (SAM), assim como o redimensionamento dos sistemas fotovoltaicos. Por fim, verificou-se que há área disponível suficiente na maioria dos casos analisados, porém, nas quatro unidades consumidoras observadas, a complementaridade entre sistemas fotovoltaicos e sistemas de aquecimento solar de água não é economicamente viável, sendo que a integração única do sistema fotovoltaico se apresenta mais oportuna e atrativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silveira, Flavia Aparecida, and Aloísio Leoni Schmid. "Design, energia solar por conversão fotovoltaica e artefato de medição." Estudos em Design 28, no. 3 (December 18, 2020). http://dx.doi.org/10.35522/eed.v28i3.1016.

Full text
Abstract:
Este estudo aborda a melhoria da integração dos sistemas fotovoltaicos na arquitetura e no design. Para isso, questiona-se como mensurar a variação da energia elétrica produzida pela conversão fotovoltaica da energia solar, considerando a orientação, a inclinação da superfície coletora e a tecnologia de conversão, na cidade de Curitiba, Paraná. Com base na teoria da conversão da energia fotovoltaica, simulações realizadas em estudos anteriores e utilizando características do Design Science Research é desenvolvido um artefato para medição de radiação solar em condições energeticamente sub-ótimas. Para isso são utilizados módulos de silício policristalino, silício amorfo e filme fotovoltaico orgânico como tecnologias de conversão. O artefato é criado com o intuito de demonstrar possibilidades de aplicação da tecnologia tanto em produtos de design quanto em projetos arquitetônicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Torsoni, Guilherme Botega, and Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido. "Ajuste da orientação de placas solares com técnicas de modelagem e sua influência na eficiência energética." Journal of Experimental Techniques and Instrumentation 1, no. 3 (October 18, 2018). http://dx.doi.org/10.30609/jeti.v1i3.6567.

Full text
Abstract:
Com o vasto crescimento da utilização de energia elétrica tanto residencial quanto industrial, viu-se a necessidade de implantação de outras formas de geração de energia renovável, principalmente a energia solar, que converte a luz do sol em energia elétrica. Estudos da viabilidade da implantação de placas fotovoltaicas residenciais e industriais têm sido realizados para se verificar se essas fontes de geração de energia são razoáveis do ponto de vista econômico. O desempenho de uma placa solar é altamente influenciado por sua orientação tanto azimutal quanto a inclinação. Isso se deve ao fato de que tanto a orientação quanto o ângulo de inclinação alteram a radiação solar que atinge a superfície do coletor. Esse trabalho afere esses parâmetros de orientação, aprimorando o processo de geração de energia pela determinação de uma inclinação ótima das placas tanto em relação ao azimute quanto em relação ao ângulo solar. A inclinação se mostrou diferente dos valores utilizados comercialmente na região de Naviraí. As orientações e o azimute que proporcionou a maior eficiência energética foram de 12⁰28’ e 50⁰01’, respectivamente. Com essas análises possibilitou em aumentar o desempenho das placas instaladas com o resultado da aplicação desse método para 16% maior que se comparada com placas instaladas pela orientação utilizada comercialmente. DOI: http://dx.doi.org/10.30609/JETI.2018-6567
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Nascimento, Fabiano Almeida, and Luiz Antonio Pimentel Cavalcanti. "PROTÓTIPO DE UM REATOR DE BIODIESEL SUSTENTÁVEL ALIMENTADO ENERGETICAMENTE POR ENERGIA SOLAR." Revista Brasileira de Energias Renováveis 6, no. 4 (October 11, 2017). http://dx.doi.org/10.5380/rber.v6i4.50507.

Full text
Abstract:
O estudo de vias para implementação e utilização de fontes de energia alternativas tem aumentado exponencialmente nas últimas décadas, haja vista a redução das reservas de petróleo e o prejuízo ambiental relacionado ao uso de combustíveis fósseis. Neste contexto, o biodiesel apresenta-se como potencial substituto para o diesel, porém, a não competitividade em termos econômicos, ainda é um empecilho para uma maior utilização do combustível. Alternativas de redução de custos operacionais do processo de produção do biodiesel, realizado mais comumente por meio de transesterificação metílica, se apoiam na utilização da energia solar para geração de eletricidade e obtenção de calor para a reação química. Neste sentido, o presente trabalho apresenta o processo de design, dimensionamento e construção de um reator de biodiesel sustentável alimentado energeticamente por um coletor solar construído com materiais reciclados, constituído de materiais potencialmente recicláveis como garrafas PET e embalagens do tipo Tetra Pak, e energizado eletricamente por um sistema fotovoltaico. O estudo solarimétrico e fotovoltaico foi feito levando em consideração a previsão do consumo das cargas elétricas. Ao término da construção do protótipo, foram realizados testes para verificar a necessária transferência de calor para a reação e o funcionamento do circuito elétrico visando atestar a confiabilidade. O produto final avaliado com auxílio da técnica de cromatrografia gasosa mostrou que o biodiesel apresentou rendimento em termos do teor de éster de 97,6%, resultado superior ao recomendado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em sua Resolução N° 45/2014 que é de 96,5%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Duque, Thaís Ferreira Marks Brasil, Achilles Junqueira Bourdot Dutra, and Marisa Bezerra de Mello Monte. "Influência do condicionamento em meio redutor na hidrofobicidade de amostras de pirita e hematita." Matéria (Rio de Janeiro) 22, suppl 1 (January 8, 2018). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620170005.0252.

Full text
Abstract:
RESUMO A oxidação da superfície da pirita é um problema sério na indústria de mineração, uma vez que diminui a sua hidrofobicidade dificultando a flotação desse mineral ou levando a um consumo elevado de coletor. Neste estudo, os produtos da reação entre os íons Fe2+ e HS-, formados na superfície da pirita oxidada e da hematita, foram estudados. As condições para a formação de uma camada hidrofóbica na superfície desses minerais também foram investigadas. Avaliou-se a influência do pH das soluções de hidrossulfeto de sódio (NaHS) para atingir uma condição de Eh-pH adequada para a formação de compostos de enxofre hidrofóbicos nas superfícies minerais. Medidas de ângulo de contato, difração de raios-X (DRX), microscopia eletrônica de varredura/espectroscopia de energia dispersiva (MEV/EDS) e espectroscopia Raman foram as técnicas analíticas empregadas para se verificar a natureza dos produtos formados na superfície desses minerais. Essas análises permitiram a identificação de cristais de enxofre elementar sobre a superfície da hematita e da pirita oxidada, após o condicionamento das amostras em meio redutor, e o melhor resultado foi obtido com condicionamento em pH 8,0 durante 96 horas com solução de NaHS 0,3 M para as duas amostras analisadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

NOGUEIRA, Catarina Ramis, and Rodrigo Soares Pereira de SKOWRONSKI. "Hydrodynamic Influence on Meiofauna Distribution on Two Sandy Beaches in Rio de Janeiro." Tropical Oceanography 31, no. 2 (December 30, 2003). http://dx.doi.org/10.5914/tropocean.v31i2.5019.

Full text
Abstract:
meiofauna de duas praias com diferentes características hidrodinâmicas no litoral do Rio de Janeiro foi estudada, uma em 1993 (SJB) e outra em 1994 (GB), com o objetivo de se fazer um levantamento inicial da comunidade para futuros trabalhos nestas áreas e de se entender melhor o papel que o hidrodinamismo possui na estruturação da comunidade meiofaunística. A praia de São José do Barreto (SJB), com 20 Km de extensão, localiza-se no litoral norte e caracteriza-se pela alta energia das ondas. Por outro lado, a Praia do Galeão (GB), com 500 m de extensão, localiza-se no interior da Baía de Guanabara e possui características estuarinas. As amostras foram obtidas com um coletor de PVC de 30 cm de altura e 3,5 cm de diâmetro interno, subdividido em 2 segmentos de 15 cm de altura cada um. Foram realizados dez perfis em SJB e cinco em GB, com dois pontos de coleta em cada um dos mesmos. As análises sedimentológicas mostraram serem ambas as praias caracterizadas por areias grossas. Os grupos dominantes foram Nematoda, Oligochaeta, Turbellaria e Copepoda em ambas as praias. As densidades médias variaram de 14 a 390 ind.10 cm-2 em SJB e de 241 a 989 ind.10 cm-2 na praia do Galeão. A Análise de Ordenação MDS demonstrou que a estrutura das comunidades da meiofauna foi direcionada principalmente pelas características granulométricas encontradas ao longo dos transectos e o hidrodinamismo parece estar influenciando diretamente o estabelecimento da meiofauna entre os estratos. Palavras chave: Meiofauna, praias arenosas, distribuição espacial, hidrodinamismo, Rio de Janeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Costa, Dayana Alves da, Eloísa De Oliveira Simões Saliba, and Antônio Arnaldo Costa Santana. "OVINOS ALIMENTADOS COM BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR TRATADO COM AMÔNIA ANIDRA." Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR 17, no. 4 (April 22, 2015). http://dx.doi.org/10.25110/arqvet.v17i4.2014.5029.

Full text
Abstract:
Entre os co-produtos existentes, o bagaço de cana-de-açúcar merece destaque, visto que são produzidas, anualmente no país, cerca de 75 milhões de toneladas por ano. Este bagaço proveniente de usinas de açúcar, álcool ou aguardente constitui um problema, por ser pouco utilizado, sendo muitas vezes queimado ao ar livre, enquanto poderia ser usado na alimentação de ruminantes. Neste estudo, objetivou-se avaliar o efeito da adição da amônia anidra (NH3) sobre o valor nutritivo do bagaço de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) em quatro carneiros adultos machos, castrados, sem raça definida, com peso inicial de 40,75 kg mantidos em gaiolas individuais de metabolismo, com sal mineralizado e água ad libitum. Quatro dietas isoproteicas, foram testadas e fornecidas aos animais em um delineamento em quadrado latino 4x4, sendo: Dieta 1 – Bagaço de cana-de-açúcar “in natura”, Dieta 2 - Bagaço de cana-de-açúcar + 2% de NH3, com base na matéria seca (MS), Dieta 3 - Bagaço de cana-de-açúcar + 3% de NH3, com base na MS, Dieta 4 - Bagaço de cana-de-açúcar + 4% de NH3, com base na MS. As dietas eram fornecidas duas vezes ao dia no período da manhã e tarde sempre nos horários de oito e 16 horas, respectivamente. Para a determinação da digestibilidade aparente utilizaram-se bolsas coletoras de fezes e as amostras do alimento e sobras eram mensuradas diariamente. A coleta da urina foi realizada utilizando-se baldes localizados sob as gaiolas de metabolismo, cujos baldes continham 100 mL de ácido clorídrico (HCL 2N) para prevenir fermentação e perda de nitrogênio. As amostras coletadas dos alimentos, sobras, fezes e urina foram acondicionadas em recipientes plásticos e conservadas em refrigeração, separando-se as amostras por tratamento e período experimental. Após descongelamento, as amostras de fezes, da dieta e suas respectivas sobras foram pré-secas em estufa a 55° C durante 72 horas, e posteriormente, moídas em moinha com peneira de malha 1,00 mm. As amostras de urina foram previamente desidratadas em estufa a 55° C acondicionadas em recipientes plásticos e posteriormente colocadas em calorímetro, para determinação do conteúdo energético. Os resultados do consumo e digestibilidade foram submetidos à análise de variância, seguido de pós Teste Student-Newman-Kewls com nível de significância de 5%. O consumo e digestibilidade da matéria seca (MS), proteína bruta (PB), energia bruta (EB) e energia metabolizável (EM) não diferiu entre os tratamentos (P>0,05). A digestibilidade e o consumo expresso em (g/kg0,75) da fibra em detergente neutro (FDN) foram de 51,1 e 17,2; 50,9 e 26,1; 52,14 e 19,2; 58,3 e 21,0. A digestibilidade da fibra em detergente ácido (FDA) no tratamento com 4% de NH3 foi superior (59,5%) ao tratamento sem adição de NH3 (50,9%). A digestibilidade da celulose no tratamento sem adição de NH3 foi inferior (56,3%) ao tratamento com 4% de NH3 (64,57%). Nas condições desse estudo, conclui-se que a amonização do bagaço de cana-de-açúcar provocou alterações na fração fibrosa do volumoso e contribuiu para o aumento dos coeficientes de digestibilidade e consumo da fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido e celulose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Souza, Walber Gonçalves de, and Miriam Rodrigues Ferreira de Souza. "Seleção De Serrapilheira E Fauna Associada Em Um Fragmento Florestal No Parque Municipal De Caratinga-MG." Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, June 1, 2021, 147–55. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/geografia/fauna-associada.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo avaliar a composição da serrapilheira em diferentes distâncias da borda do fragmento, a riqueza e diversidade da fauna associada à serrapilheira em diferentes distâncias da borda em um fragmento de Floresta Estacional Semi Decidual, situado no Parque Municipal de Caratinga, município de Caratinga – MG, a fim de avaliar o efeito de ações de degradação na biodiversidade desse fragmento. Foram definidas duas áreas (T1 e T2), ambos partindo da borda. De cada transecto foram medidas quatro parcelas, de onde foram retiradas 4 amostras, utilizando coletores de 0,25 m². Os organismos foram coletados e separados em morfoespécies e sua abundância determinada para os cálculos de diversidade, usando os Índices de Shannon-Weaver (base ln) e Equitabilidade de Pielou. Foram relacionadas 214 morfoespécies, dessas a maior parte pertencentes à classe Insecta. O fragmento sofre efeito de borda, não havendo variação de abundância entre borda e interior da mata. A maior parte da serrapilheira é composta por galhos, seguido de folhas. Houve uma variação na equitabilidade (abundância) e na diversidade entre as espécies, além de uma nítida semelhança na composição faunística das duas áreas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography