Academic literature on the topic 'Comissão de Desenvolvimento Econômico do Estado do Amazonas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Comissão de Desenvolvimento Econômico do Estado do Amazonas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Comissão de Desenvolvimento Econômico do Estado do Amazonas"

1

Silva, Roberto Pereira. "O debate entre Celso Furtado e Octávio Gouveia de Bulhões: uma outra controvérsia sobre o planejamento econômico no Brasil." História Econômica & História de Empresas 24, no. 1 (March 5, 2021): 65–97. http://dx.doi.org/10.29182/hehe.v24i1.787.

Full text
Abstract:
O artigo examina o debate entre os economistas Antônio Gouveia de Bulhões e Celso Furtado a respeito do planejamento econômico, ensejado pela apresentação do relatório da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), intitulado “Estudio preliminar sobre la tecnica de programación del desarollo económico”. Essa controvérsia fez com que os economistas mobilizassem diversos aspectos da teoria econômica. Contudo, argumentamos que os elementos principais do debate foram: o diagnóstico sobre o processo de desenvolvimento econômico em curso e o papel que o Estado deveria assumir frente a ele.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tenório, Fernando, and Sergio Wanderley. "Celso Furtado: um economista a serviço da gestão pública (1943-1964)." Revista de Administração Pública 52, no. 3 (June 2018): 507–26. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612173859.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste artigo é resgatar na biografia de Celso Furtado sua trajetória como servidor público entre 1943 e 1964. Mais conhecido por suas contribuições para o campo da economia, entretanto, Furtado iniciou sua carreira de funcionário e acadêmico, como pesquisador e professor, no campo da administração pública. Em 1943, Furtado entrou por concurso para o Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp) como assistente de organização e alcançou, 20 anos depois, a posição de ministro de Estado no governo de João Goulart (1961-1964). Durante o período investigado, Furtado trabalhou na Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), em Santiago (Chile), entre 1949 e 1957, retornou ao Brasil para se tornar diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), o que o levaria a organizar a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) da qual ele foi o primeiro superintendente. Furtado foi o principal disseminador das ideias da Cepal no Brasil que propunham a centralidade do Estado na promoção do desenvolvimento e a consequente necessidade de um novo perfil de gestor público para gerir esse processo. O período foi marcado pelo diálogo entre desenvolvimento econômico e administração do desenvolvimento, o que levou à tese da vinculação do desenvolvimento econômico ao desenvolvimento da técnica e arte de administração. Destarte, Furtado foi um dos pensadores cuja reflexão teórica e prática ajudou a consolidar as grandes empresas estatais do país. Resgatar a trajetória de Furtado como gestor público propicia uma reflexão ponderada sobre o papel do Estado na economia e sobre o papel do gestor público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marcelino, Marcelo Gonçalves. "As raízes do intervencionismo estatal e do projeto paranaense de desenvolvimento." Revista NEP - Núcleo de Estudos Paranaenses da UFPR 1, no. 1 (October 1, 2015): 107. http://dx.doi.org/10.5380/nep.v1i1.43266.

Full text
Abstract:
O presente artigo procura recuperar o processo de construção da fase desenvolvimentista brasileira e o tardio projeto paranaense em termos de planejamento econômico e social na sua fase inicial de elaboração; lembrando que o social raramente esteve presente nas prioridades das políticas públicas específicas dessa conjuntura. A denominada revolução burguesa de 1930 capitaneada por Getúlio Vargas tornar-se o marco nas transformações na base da infraestrutura econômica brasileira guiada pelo motor da industrialização a partir das políticas de Estado. No caso paranaense o projeto desenvolvimentista regional começa a ser pensado apenas no final do governo de Bento Munhoz, quando surgem os estudos do PLADEP (Comissão de Coordenação do Plano do Desenvolvimento Econômico do Estado do Paraná) em meados dos anos de 1950. Como essas transformações ocorreram ao longo dessa trajetória e como esse projeto costurou-se em termos de articulação política e econômica no Paraná no seu início; que transita entre o arcaico e o moderno, passa a ser o desafio a ser conhecido a partir dessa abordagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fernandes, Fabiana Silva. "Planejamento educacional: uma abordagem histórica." Revista de Educação PUC-Campinas 19, no. 1 (November 19, 2014): 25. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v19n1a2612.

Full text
Abstract:
A proposta do artigo é enfocar o planejamento educacional em uma perspectiva histórica, apontando os fatores econômicos, sociais e políticos que contribuíram para a criação do planejamento como ferramenta de intervenção racional, particularmente para a educação, na América Latina, nas décadas de 1950 e 1960. Para o desenvolvimento do texto, apresentam-se, em primeiro lugar, alguns acontecimentos históricos que estimularam a utilização do planejamento econômico nas sociedades capitalistas, como a Crise de 1929 e a Segunda Guerra Mundial, além do desenvolvimento teórico sobre o planejamento nas sociedades capitalistas. Em segundo lugar, discorre-se sobre a realidade latino-americana e os estímulos que organismos internacionais, fundamentalmente a Comissão Econômica para a América Latina e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, deram para o desenvolvimento da lógica de planejamento, orientado pelas perspectivas do subdesenvolvimento e do estado desenvolvimentista. Finalmente, apresentam-se algumas características do planejamento educacional que, no contexto de seu surgimento, estavam estreitamente vinculadas às intenções de desenvolvimento econômico dos países latino-americanos, assumindo uma posição setorial no planejamento econômico mais amplo dos governos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cavalieri, Henrique, and Lia Hasenclever. "Especialização produtiva — reflexos sobre o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro." Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, no. 16 (July 7, 2020): 11–25. http://dx.doi.org/10.12957/cdf.2019.52517.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é avaliar de que maneira a problemática do subdesenvolvimento, sugerida principalmente pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) nos anos 1950, apresenta- se contemporaneamente ao estado do Rio de Janeiro (ERJ), tendo em vista o movimento recente de a economia estadual concentrar sua estrutura produtiva em segmentos associados ao petróleo. Para tanto, lança-se mão de dados sobre a estrutura produtiva do ERJ em comparação com a nacional, caracterizando a composição setorial e o padrão de desenvolvimento recente em níveis estadual e nacional. As principais conclusões do trabalho são que a especialização produtiva fluminense na indústria extrativa do petróleo não tem se constituído em uma via de desenvolvimento virtuoso para o estado. Ao contrário, o padrão de desenvolvimento atual tem perpetuado e reproduzido heterogeneidades estruturais, baixo crescimento econômico e vulnerabilidade externa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Sidney, Geraldo L. de Souza Jr., and Waldemar Rocha de Souza. "Utilização de técnicas de regressão linear na estimação do PIB no Amazonas." Revista Controle - Doutrina e Artigos 7, no. 1 (June 30, 2009): 397–415. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v7i1.300.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho é implementar as técnicas de Regressão Linear com o intuito de fazer previsões e projeções do Produto Interno Bruto (PIB) amazonense. Este estudo é realizado devido à importância do cálculo do PIB para a formulação, direcionamento de políticas financeiras e estratégicas para o Estado e empresas privadas, posto que um “bom”PIB atrai investimentos para o Estado, uma vez que este apresenta uma “estabilidade” para os empresários e gestores públicos. Isto será possível a partir dos dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (SEPLAN), a qual apoiou inteiramente o presente trabalho. O cálculo do PIB do Estado do Amazonas apresenta uma defasagem de dois anos. Hoje, a SEPLAN, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está responsável por desenvolver esta atividade. Uma análise de regressão permitirá estimar o PIB para os anos subseqüentes, utilizando a série histórica de 1985 a 2005. O estudo da regressão linear possibilitará identificar a relação entre as variáveis PIB e Tempo para então, dessa forma, expressar seu relacionamento por meio de uma equação. Esta expressão matemática permitirá que se efetuem importantes projeções futuras do PIB. Por fim, foi produzida uma ferramenta computacional com o intuito de automatizar os cálculos, gerar os respectivos gráficos e, sobretudo, facilitar o acesso à informação e visualização das projeções do PIB Amazonas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Maganhini, Thais Bernardes, and Adriana Vieira da Costa. "POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS: APLICADAS AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E AMBIENTAL." REVISTA INTERNACIONAL CONSINTER DE DIREITO 8, no. 8 (June 28, 2019): 149–64. http://dx.doi.org/10.19135/revista.consinter.00008.09.

Full text
Abstract:
O presente artigo configura um estudo exploratório e analítico sob a emergente temática da compatibilização entre desenvolvimento econômico e as políticas públicas ambientais para concretização da dignidade da pessoa humana – desafio que se apresenta para as instâncias executivas em âmbito interno e externo. Entretanto, necessário se faz resguardar o meio ambiente para que tenha se vida com dignidade. Compatibilizar o meio ambiente, economia e desenvolvimento é um desafio constante. Assim, não se implanta uma política ambiental que não tenha como finalidade o desenvolvimento sustentável que contempla os aspectos sociais, ambientais e econômicos, financeiros e ideológicos e amparados pela dignidade humana. A partir da perspectiva crítica de desenvolvimento em Chang; e da teoria do desenvolvimento como liberdade de Amartya Sen, explora-se o tema da implementação de políticas públicas de incentivo à proteção e conservação do meio ambiente. Concentram-se as análises mais precisamente em relação às estratégias governamentais para cumprir a agenda do desenvolvimento sustentável, entre elas, destacam-se o Pagamento por Serviços Ambientais e o Bolsa Floresta na política institucional brasileira de atendimento às normas internacionais relativas à preservação ambiental. Conclui-se que há um importante esforço das instâncias executivas em implementar as políticas públicas ambientais. A tendência de expansão observada principalmente em relação à preservação do recurso natural “água” e a implementação do projeto Bolsa Floresta pelas instâncias executivas estaduais do Estado do Amazonas nos permite vislumbrar um futuro melhor do que se estas políticas fossem ignoradas. Cabe à sociedade a conscientização ambiental e a cobrança de novas elaborações das políticas públicas promotoras das boas práticas ambientais para um desenvolvimento sustentável de forma ordenada preservando tripé da economia, meio ambiental e o social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Borsagli, Alessandro, and José Flávio Morais Castro. "SÍTIO E POSIÇÃO GEOGRÁFICA DO ARRAIAL DE BELO HORIZONTE – MG: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA-HISTÓRICA." Revista de Geografia 36, no. 2 (September 18, 2019): 133. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2019.240655.

Full text
Abstract:
O arraial de Belo Horizonte foi escolhido para receber a nova capital do Estado de Minas Gerais após uma análise realizada a partir de condicionantes que possibilitaram a escolha da localidade mais apta a se construir uma cidade. O presente artigo procura analisar a escolha do sítio do arraial para sede administrativa do Estado e as condicionantes a partir da visão geográfica em relação ao sítio e a sua posição geográfica, assim como fatores importantes para a construção e desenvolvimento da cidade planejada. Os procedimentos metodológicos possibilitaram a reconstituição do tecido urbano do arraial de Belo Horizonte, sua localização e a posição geográfica das cinco localidades estudadas, assim como a análise das condicionantes estabelecidas pela Comissão para a escolha do sítio que receberia a nova capital de Minas Gerais. Os conceitos de sítio e posição geográfica permitiram a análise da localidade estudada, assim como dos fatores que possibilitaram a escolha do sítio do arraial, que se apresentou correta nas décadas seguintes, com o desenvolvimento urbano, econômico e social da cidade de Belo Horizonte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Chelala, Cláudia, and Charles Chelala. "ZONA FRANCA VERDE DE MACAPÁ E SANTANA: POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARA O ESTADO DO AMAPÁ." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 22, no. 3 (December 30, 2020): 162–79. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v22n3.725.

Full text
Abstract:
Regimes Aduaneiros Aplicados em áreas especiais constituem-se em uma importante estratégia de desenvolvimento regional, em todo o mundo. A Amazônia abriga a Zona Franca de Manaus, o primeiro modelo deste tipo de política pública para a região, além de cinco Áreas de Livre Comércio, nos Estados de Rondônia, Roraima, Acre, Amazonas e Amapá. Este artigo faz um resgate histórico do processo de instituição das Zonas Francas Verdes – ZFV na Amazônia, destacando os principais desafios e oportunidades para a efetivação da ZFV de Macapá e Santana, em razão de suas peculiaridades espaciais quando comparada às demais Zonas Francas Verdes criadas na Amazônia, no mesmo período. A ZFV de Macapá e Santana tem o potencial de alavancar segmentos do setor produtivo em função da obrigatoriedade de utilização da matéria-prima local. Ou seja, é um Regime Aduaneiro que contempla todas as etapas de produção, representando verticalização da produção, agregação de valor e geração de renda e riqueza para o sistema econômico local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Carina Chagas Madeira de, Marcos Antônio Souza dos Santos, Fabrício Khoury Rebello, and Cyntia Meireles Martins. "Evolução das aplicações e efeitos da política de crédito rural no estado do Amazonas." Desenvolvimento Socioeconômico em Debate 6, no. 2 (November 17, 2020): 143. http://dx.doi.org/10.18616/rdsd.v6i2.5940.

Full text
Abstract:
O crédito rural exerce papel fundamental no crescimento e desenvolvimento econômico, pois é um instrumento que viabiliza recursos financeiros para investimentos em infraestrutura produtiva, custeio e comercialização da produção agropecuária. Neste estudo, avaliou-se o perfil e a distribuição dos recursos de crédito rural no estado do Amazonas no período de 1990 a 2017. Utilizou-se a base de dados do Banco Central do Brasil (BACEN) para cálculo do Índice Normalizado de Crédito Rural (INCR), cujos resultados mostram a dinâmica espacial da alocação dos financiamentos. Estimou-se o Índice de Gini para aferir o nível de concentração no número de operações e valores financiados, adicionalmente foi realizada análise de correlação para avaliar a relação entre crédito rural e crescimento da produção agropecuária. Os resultados do Índice de Gini indicam forte concentração na alocação de recursos. O INCR permitiu identificar um maior número de municípios especializados em atividades agrícolas, principalmente do segmento de agricultura familiar, comparativamente as atividades pecuárias. A análise de correlação identificou que a aplicação de crédito rural está mais fortemente correlacionada com o crescimento da produção animal, principalmente, do rebanho bovino e da produção de ovos de galinha. A correlação com o crescimento da produção agrícola não se mostrou estatisticamente significativa. Conclui-se que a alocação dos recursos da política de crédito rural no Amazonas apresentam forte concentração espacial e setorial e que sua relação com o crescimento da produção tem sido mais evidente no setor pecuário. Espera-se que estes resultados possam ser utilizados no aperfeiçoamento da alocação dos recursos de crédito rural no estado do Amazonas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Comissão de Desenvolvimento Econômico do Estado do Amazonas"

1

Figueiredo, Carlos Alberto. "Contribuições para o estabelecimento de politicas de desenvolvimento com impactos energeticos no sistema isolado do Estado do Amazonas." [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/263956.

Full text
Abstract:
Orientadores: Ennio Peres da Silva, Elizabeth Ferreira Cartaxo
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Made available in DSpace on 2018-08-03T18:28:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Figueiredo_CarlosAlberto_D.pdf: 12335103 bytes, checksum: 6d3dd27216e143fcd57db524ed18761b (MD5) Previous issue date: 2003
Resumo: O Estado Brasileiro, para os setores de infraestrutura, vem assumindo uma postura de regulador de mercado, ao invés de investidor, denotando que a tarefa de produção e distribuição de energia elétrica deverá mesmo ficar a cargo de empreendedores, sejam nacionais ou estrangeiros. Por outro lado, reclames mundiais pela preservação ambiental para as gerações futuras, impõem estratégias de consenso no desenvolvimento da Região Amazônica, para que se possa definir o modo de atuação tanto das empresas privadas como quanto dos órgãos públicos. No processo de desenvolvimento da Amazônia, planejamento passa a ser fator decisivo para atingir qualquer que seja o objetivo. Portanto, criar um modelo de desenvolvimento, baseado na exploração sustentáveL onde os fatores políticos, econômicos, sociais e ambientais sejam concomitantemente levados em consideração torna se imperativo. Com suas opções energéticas, a partir de seus recursos naturais, há que coexistir uma cadeia produtiva auto sustentáveL adequada para a realidade do Amazonas. A partir deste contexto geraL o objetivo geral desta tese é apresentar contribuições para o estabelecimento de políticas de desenvolvimento com impactos energéticos nos sistemas isolados do Estado do Amazonas. A metodologia adotada, primeiramente, a partir da divisão geográfica do Estado do Amazonas, reuniu municípios e localidades isoladas nas suas respectivas mesorregiões, resultando regiões de maior peso econômico e representatividade. Efetuou-se pesquisa domiciliar de consumidores de energia elétrica, em comunidades representativas, visando evidenciar as relações entre consumo de energia elétrica e o desenvolvimento alcançado. Em seguida, implementou-se a metodologia para seleção de projetos de ocupação física e econômica para as regiões isoladas. Os principais resultados alcançados foram: i) a obtenção de uma nova ótica de mercado capaz de atrair empreendimentos adequados à realidade demonstrada para as mesorregiões estabelecidas; ii) a identificação da estrutura de consumo de energia elétrica das populações pesquisadas, provando que os atuais instrumentos e alternativas para o desenvolvimento do Estado do Amazonas, com base somente na expansão da oferta de energia elétrica, no que se refere às regiões isoladas, não são suficientes para induzir o desenvolvimento destes povos; iii) a identificação de setores e atividades produtivas, que possam promover o desenvolvimento das regiões isoladas e sob pressão ambiental; e, iv) a criação de um banco de dados, com informações sistematizadas, para auxiliar no planejamento e na formulação de políticas de desenvolvimento, com impactos no setor de energia elétrica
Abstract: The Brazilian State has assumed a posture of market regulator for the infrastructure sectors, instead of an investor. This denotes that the task of producing electric energy should be the entrepreneurs' position, being it national or foreigner. On the other hand, the world's claims for environmental preservation for the future generations impose consensus strategies for the development of the Amazon region in order to define the actions of private companies and public organizations. In the development process of Amazonia, planning becomes the decisive factor to reach any objective. Therefore, the design of a development model based on the sustainable exploration, where the political, economic, and social factors are concomitant1y taken into consideration, becomes imperative. According to its energy options and starting from its natural resources, there must be a self-sustainable productive chain proper for the reality of Amazonas. From this general context, the specific goal of this thesis is to introduce contributions for the establishment of development policies in isolated energy system of Amazonas state. As for the methodology adopted, first1y municipal districts and isolated places were gathered in their respective great political regions from the Amazon State geographical division, resulting in regions of larger economic weight and representativeness. As a second step, a survey of electric power consumers was carried out in representative communities aiming to evidence the connections between electric power consumption and development. Soon after, a methodology for the selection of projects of physical and economic occupation for the isolated regions was implemented. The main results were: i) the achievement of a new market view capable of attracting enterprises which are adequate to the reality of the designed regions; ü) the identification of the electric power consumption structure of the surveyed populations, proving that the current instruments and alternatives for the development of the Amazon State, based only on the expansion of the electric power offer and regarding the isolated regions, are not enough to induce the development of these peoples; iii) the identification of sectors and productive activities, which can promote the development of the isolated regions under environmental pressure; v) and the creation of a data bank, with systematized information, to assist in the planning and formulation of development policies impacting the electric power sector
Doutorado
Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Kátia Maria Motta Teixeira de. "Crescimento populacional: a correlação entre educação, número de filhos e renda per capita do Estado do Amazonas no ano de 2000." Universidade Federal do Amazonas, 2006. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2505.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-11T13:53:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO KATIA MARIA.pdf: 793030 bytes, checksum: 919d0e6a42496ed0217aba51d601f90f (MD5) Previous issue date: 2006-05-12
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This work do an analyse of the implications of the increasement populous incorrelation between education, numbers of children and amount of a rent in Amazon state, delimiting a research at one universe of little mothers of thirty years old of sons that had wasborn live in 2000. A methodology used was based in research biography and in view of collected in sensus demography of 2000. Publicaded by the Institute Brazian of Geograph and Estatistic. IBGE. With this analyse the increasement populous, in the tauch to the size of the family in this universe of mothers, and their implicating for the education and per capita income, where show that Amazon state go along with, tendency Brazilian with the fall of the ritme in Amazon don`t occur of form uniform, having in sight a parcel of their population above all the group of motheres pertains the class few schoolings and of revenue under resident, mainly in part of the interior and in the areas rurals of the states, still prevailed families numerous in 2000. In interior, 14% of these five sons. In the context, was contexted the stronger influence of the education in the maner of the women how much of have sons, but in Amazon there was a percentage very tail of mothers with more of five sons between a grupo of women of schoolings extremily under. Showalso, of accord with the datum verifield in the pass a way of the research, that how much big the level of schoolings few are the opportunities of the people have better revenue and obtain a better level of live, showing that education is a factor for the promotion of the development economic. Conclued, therefore e, that education and rent are negativament correlacioned with the level of increasement populous evidencing the tact of that the reduction of the size of the families reflect positively in situation partner-economic of the population.
Este trabalho faz uma análise das implicações do crescimento populacional, na correlação entre educação, número de filhos e renda per capita no Estado do Amazonas, delimitando a pesquisa num universo de mães menores de 30 anos de filhos tidos nascidos vivos em 2000. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisa bibliográfica e nos dados coletados no Censo Demográfico de 2000, publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Com isso, analisa o crescimento populacional, no tocante ao tamanho da família, nesse universo de mães, e suas implicações para a educação e renda per capita, onde mostra que o Estado do Amazonas acompanhou a tendência brasileira com a queda das taxas de fecundidade em razão do processo de transição demográfica, iniciada na década de 1940. Mostrou também que a queda do ritmo de crescimento populacional no Amazonas não ocorreu de forma homogênea, tendo em vista uma parcela de sua população, sobretudo o grupo de mães pertencentes às classes menos escolarizadas e de rendimentos baixos, residente, principalmente, em parte do interior e nas áreas rurais do Estado, ainda prevalecia famílias numerosas em 2000. No interior, 14% dessas mães tinham 1 filho e 34% mais de 5 filhos. Nesse contexto, foi constatada a forte influência da educação no comportamento das mulheres quanto à decisão de ter filhos, pois no Amazonas existia um percentual muito elevado de mães com mais de 5 filhos entre o grupo de mulheres de escolaridade extremamente baixa. Mostra também, de acordo com os dados verificados no decorrer da pesquisa, que quanto maior o nível de escolaridade, maiores são as chances das pessoas obterem melhores rendimentos e, por conseguinte, um melhor padrão de vida, mostrando que a educação é um fator condicionante para a promoção do desenvolvimento econômico. Conclui, portanto, que educação e renda estão negativamente correlacionadas com o nível de crescimento populacional evidenciando o fato de que a redução do tamanho das famílias reflete, positivamente, na situação sócio-econômica da população. Palavras-chave: Crescimento Populacional, Educação, Renda per capita, Desenvolvimento Econômico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Malagueta, Josino da Silva. "A aventura econômica na Amazônia: um estudo dos projetos de desenvolvimento econômico e social para o estado do Amazonas nos últimos 30 anos." Universidade Federal do Amazonas, 2008. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4129.

Full text
Abstract:
Submitted by Alisson Mota (alisson.davidbeckam@gmail.com) on 2015-06-17T19:17:47Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Josino da Silva Malagueta.pdf: 890418 bytes, checksum: e3392c49fb234dd03df8cfb84473d328 (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2015-06-18T17:57:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Josino da Silva Malagueta.pdf: 890418 bytes, checksum: e3392c49fb234dd03df8cfb84473d328 (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2015-06-18T18:00:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Josino da Silva Malagueta.pdf: 890418 bytes, checksum: e3392c49fb234dd03df8cfb84473d328 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-06-18T18:00:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Josino da Silva Malagueta.pdf: 890418 bytes, checksum: e3392c49fb234dd03df8cfb84473d328 (MD5) Previous issue date: 2008-09-12
Não Informada
The history of economic occupation of the Amazon and the State of Amazonas, in particular, is marked by great moments or cycles of development. The first one is the beginning of rational economic exploitation of the colony, started by Sebastiao Jose de Carvalho e Melo better known as Marquis of Pombal. The second is the extraction of latex from rubber trees, when the rubber produced from the latex of rubber trees was the great bulwark in the generation of wealth in the region. The third period is related to the historic moment of deploying "Great Projects" desenvolvimentistas for the region commanded by the federal government and up to the present day. This period, which also was known as the "Recent Occupation." It is this period the Bill of Manaus Free Zone (ZFM), emerged in the midst of the so-called "Operation Amazon." The Project ZFM has provided economic benefits to the region, particularly for Amazonas State and especially for Manaus city, because with the advent of the Manaus Free Zone, the state significantly increased its revenue. This study investigates the actions of state government to develop public policies to optimize these resources primarily on the generation of knowledge from the investment in education, particularly in high school and Vocational Education. Only a serious investment in education, not the perspective of economic theory of Human Capital, or the optics of Neoliberalism, but in view of the unitary school and polytechnic, you can leverage the development for the Amazon region in general and the Amazon in particular. Because despite the enormous financial resources by raising the state lacks public policies geared to the expansion of access to knowledge, especially through education.
A história da ocupação econômica da Amazônia e do Estado do Amazonas, em particular, está marcada por grandes momentos ou ciclos de desenvolvimento. O primeiro deles corresponde ao início da exploração econômica racional da colônia, iniciada por Sebastião José de Carvalho e Melo mais conhecido como Marquês de Pombal. O segundo corresponde à extração do látex da seringueira, período em que a borracha produzida a partir do látex da seringueira foi o grande baluarte na geração de riquezas na região. O terceiro período está relacionado ao momento histórico da implantação de “Grandes Projetos” desenvolvimentistas para a região capitaneados pelo governo federal e que se estende até os dias atuais. Período esse, que também ficou conhecido como da “Ocupação Recente”. É desse período o Projeto Zona Franca de Manaus (ZFM), surgido no bojo da chamada “Operação Amazônia”. O Projeto ZFM tem proporcionado vantagens econômicas para a região, sobremaneira para o Estado do Amazonas e principalmente para a cidade de Manaus, visto que com o advento da Zona Franca de Manaus o Estado elevou significativamente sua arrecadação. Este trabalho investiga as ações do governo estadual no sentido de desenvolver políticas públicas para otimização desses recursos principalmente na geração de conhecimento a partir do investimento em educação; particularmente no Ensino Médio e na Educação Profissional. Somente um investimento sério em educação, não na perspectiva economicista da Teoria do Capital Humano, nem na ótica do Neoliberalismo, mas na perspectiva da escola unitária e da politecnia, poderá alavancar o desenvolvimento para a Amazônia em geral e para o Amazonas em particular. Pois apesar dos vultosos recursos financeiros via arrecadação o Estado carece de Políticas Públicas voltadas para a ampliação do acesso ao conhecimento, principalmente via escolarização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Teixeira, Andre Frazão. "A geração de energia eletrica em um modelo de desenvolvimento endogeno para as comunidades isoladas do interior do estado do Amazonas." [s.n.], 2006. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/263028.

Full text
Abstract:
Orientador: Carla Kazue Nakao Carvaliero
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Made available in DSpace on 2018-08-08T04:27:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Teixeira_AndreFrazao_M.pdf: 351601 bytes, checksum: 3451aec5763178d2db19b2fff690c6a5 (MD5) Previous issue date: 2006
Resumo: Neste trabalho procurou-se enquadrar a geração de energia elétrica para as comunidades isoladas do interior do Estado do Amazonas em um contexto de desenvolvimento endógeno. Para isso, inicialmente explicou-se quais as características dos modelos de desenvolvimento adotados para o mesmo Estado, evidenciando as conseqüências socioeconômicas na atualidade para o interior do Amazonas. Logo após mostrou-se as características atuais socioeconômicas e energéticas do interior do Estado em questão, evidenciando a estagnação econômica e a exclusão energética destas comunidades, mostrando ainda as potencialidades regionais possivelmente aproveitáveis e o potencial energético local. Desta forma, propõe-se um desenvolvimento regional local, com a inclusão da geração de energia elétrica para estas comunidades em um contexto de desenvolvimento, e não de forma isolada como proposto pelo programa de eletrificação do Governo Federal ¿Luz Para Todos¿
Abstract: This work was developed to fit the generation of electric energy for the isolated communities of the interior of the Amazonas State in a context of endogenous development. Initially, the characteristics of the adopted models of development for the Amazonas State were explained with a focus on the social and economic consequences for the interior of Amazonas. The next step was to reveal the actual social, economic and energy characteristics of the interior of the State in question, revealing the economic stagnation and energy exclusion of these communities. The regional potentialities and the local energy potential were also taken into consideration. Based on the research mentioned above, a regional development is proposed, with the inclusion of the generation of electric energy for these communities in a context of development, rather than the isolated form proposed in the federal government electrification program of "Luz Para Todos" (Light For All)
Mestrado
Planejamento de Sistemas Energeticos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Macedo, Cristianne da Silva. "Infraestrutura de transporte hidroviário de carga no Estado do Amazonas: um diagnóstico a partir das políticas públicas de investimentos." Universidade Federal do Amazonas, 2012. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3517.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-22T22:10:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cristianne Macedo.pdf: 705142 bytes, checksum: 85ec1fecd1e78bf409c53c34cfcf0c99 (MD5) Previous issue date: 2012-01-10
The transportation infrastructure represents a significant role in the logistics process of a given region, for impacts on transportation costs, resulting in barriers to economic and social development. When a company decides to set up a production unit, one of the main criteria is analyzed the situation of local infrastructure of transportation available. The better the infrastructure, the greater the likelihood of attracting new investments. Therefore, the infrastructure can be considered as critical for maintaining the competitiveness of a country or region, which may indicate their level of development. In Brazil, the situation of its highways, railways, waterways and air transport collaborate so that it is classified as a country still in development. In addition, Brazil also has specific geographic, such as the state of Amazonas, where its long rivers, the flow of production become more complex. Given these facts, it is essential to understand how public policies for water transport cargo logistics bottlenecks contribute in the state of Amazonas. Therefore, this paper aims to conduct an assessment of public policies on infrastructure investments in water transportation of cargo by analyzing their contribution to the logistics process in the state of Amazonas. In this sense, we sought to analyze the infrastructure investments in water transportation of cargo in the state of Amazonas and evaluate its relationship with indicators of economic and social development. According to the results obtained, it is found that the concentration of investments in railroads does not mitigate the problems of product flow along the river. The waterway infrastructure is still poor and in need of investment to meet economic and social development of the region
A infraestrutura de transporte representa um papel significativo no processo logístico de determinada região, pois impacta nos custos de transportes, acarretando entraves para o desenvolvimento econômico e social. Quando uma empresa decide instalar uma unidade produtiva, um dos principais critérios analisados é a situação da infraestrutura local de transporte disponível. Quanto melhor for a infraestrutura, maior a probabilidade de atrair novos investimentos. Por isso, a infraestrutura pode ser considerada como elemento crucial para a manutenção da competitividade de um país ou região, podendo indicar seu patamar de desenvolvimento. No caso do Brasil, a situação de suas rodovias, ferrovias, hidrovias e transporte aéreo colaboram para que o mesmo seja classificado como país ainda em desenvolvimento. Além disso, o Brasil também apresenta especificidades geográficas, tais como no estado do Amazonas, onde seus extensos rios, tornam o escoamento da produção mais complexo. Diante de tais fatos, tornar-se imprescindível entender como as políticas públicas de transporte hidroviário de cargas contribuem nos gargalos logísticos no estado do Amazonas. Portanto, este trabalho tem como objetivo realizar um diagnóstico sobre as políticas públicas de investimentos em infraestrutura de transporte hidroviário de cargas, analisando sua contribuição para o processo logístico no estado do Amazonas. Neste sentido, buscou-se analisar os investimentos em infraestrutura de transporte hidroviário de cargas no estado do Amazonas e avaliar sua relação com os indicadores de desenvolvimento econômico e social. De acordo com os resultados obtidos, pode-se verificar que a concentração de investimentos no modal rodoviário não atenua os problemas de escoamento da produção ribeirinha. A infraestrutura hidroviária ainda é precária e necessita de investimentos para atender ao desenvolvimento econômico e social da região
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

SILVA, Renilson Rodrigues da. "O pólo industrial de Manaus como modelo de desenvolvimento econômico avaliado sob o enfoque da Lei de Kaldor-Verdoorn." Universidade Federal do Pará, 2006. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1978.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2011-03-23T21:19:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Item created via OAI harvest from source: http://www.bdtd.ufpa.br/tde_oai/oai2.php on 2011-03-23T21:19:48Z (GMT). Item's OAI Record identifier: oai:bdtd.ufpa.br:390
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
This study aims to analyze and measure the dynamic economy of Manaus Industrial Pole as a development model under the conditions advocated by Kaldor-Verdoorn Law, which has as one of the focus to analyze the relation between production and productivity, under the conditions advocated by Kaldor-Verdoorn Law applied to industries of Manaus Industrial Pole. The Kaldor-Verdoorn Law proposes that theres a trend to productivity growth as long as production grows. Economies of scale are generated in an endogen way by technical change and technological learning (learning by doing), which is a resulted of the demand growth that allows the exploitation of the dynamics economies of present scale mainly, in the manufacturing sector. Based on this statement, total productivity of factors and the partial productivity are estimated. The dynamic of this economy is analyzed through empirically related to the Industries production and performance from January of 1995 to December of 2004 through an Error Correction Model, Granger Causality Test and Structural VAR Model. The Results indicates a reasonable degree of dynamism in this economy, because of the effect combination of short and long term made possible the productivity growth in an accelerated rhythm with quick answers in a short term of productivity under changing shocks in production and employment total values. Shows also the existence of endogenous sources of growth productivity, showing in evidence the crescent scale economies.
Este estudo tem como objetivo mensurar e avaliar a dinâmica econômica do Pólo Industrial de Manaus como um modelo de desenvolvimento sob o enfoque da Lei de kaldor-Verdoorn. Especificamente, analisar a relação entre produção e produtividade, sob as condições preconizadas por esta lei, aplicadas às indústrias do Pólo Industrial de Manaus. A Lei de Kaldor-Verdoorn propõe que à medida que a produção aumenta, há uma forte tendência, ao longo do tempo, de crescimento da produtividade. Economias de escala são geradas endogenamente por mudança técnica e aprendizagem tecnológica (learning by doing), fruto do crescimento da demanda que permite que se explore as economias de escala dinâmicas presentes, principalmente, no setor manufatureiro. Dessa forma, estima-se a produtividade total de fatores e a produtividade parcial. Analisa-se a dinâmica dessa economia efetuando-se teste empírico para a indústria do Pólo Industrial de Manaus, no período de janeiro de 1995 a dezembro de 2004, através de um modelo de correção de erros, teste de causalidade de Granger e modelo VAR estrutural,. Os resultados obtidos indicam um razoável grau de dinamismo dessa economia, dado que a combinação de efeitos de curto e longo prazo fez com que a produtividade crescesse num ritmo mais acelerado, com respostas rápidas no curto prazo, da produtividade a choques de mudanças no valor total da produção e emprego. Comprovam também a existência de fontes endógenas de crescimento da produtividade, evidenciando economias de escala crescente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Comissão de Desenvolvimento Econômico do Estado do Amazonas"

1

Silva, Michele Lins Aracaty e., and Erick Alves de Brito Coelho. "A IMPORTÂNCIA DOS APLS DE FITOTERÁPICOS E FITOCOSMÉTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO AMAZONAS." In Desenvolvimento Regional na Amazônia: Infraestrutura, Capital Humano, Renda e Trabalho, 10–27. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4472011031.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

TEREZINHA TEIXEIRA DE, SOUZA, MENDONÇA GEAN AUGUSTO PEREIRA, SANTOS JUNIOR JAILTON RIBEIRO DOS, CONCEIÇÃO VANESSA ROCHA DA, and FREITAS DENISE RIBEIRO DE. "QUALIDADE E EFICIÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO DO LEITE CRU EM QUEIJO: UM ESTUDO DE CASO EM UM LATICÍNIO NO ESTADO DO AMAZONAS." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 1–20. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.1-20.

Full text
Abstract:
A falta de informações sobre a qualidade do leite produzido em Parintins-AM dificulta o desenvolvimento de indústrias laticinistas, uma vez que as mesmas precisam de matéria-prima de qualidade para alcançar um bom rendimento de seus produtos. Dessa forma, a caracterização da qualidade do leite torna-se indispensável tanto para a indústria quanto para os produtores de leite. Diante disso, esse trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a qualidade e a eficiência de transformação do leite cru em queijo Minas Frescal e queijo de Coalho processados em um laticínio do Amazonas. As amostras de leite, soro e queijo foram coletadas em um laticínio no Município de Parintins, e submetidas a análises físico-química (proteína, gordura, extrato seco total e desengordurado, lactose, cinzas, matéria gorna no extrato seco total, acidez, pH e densidade) e microbiológica (contagem bacteriana total). Para avaliação das perdas de proteína e gordura foi considerado a composição centesimal do leite e do soro, quanto aos rendimentos econômico e ajustado foram calculados com base no volume total do leite e o peso estimado de cada lote dos queijos. O coeficiente GL foi feito com base na composição centesimal do queijo. Os dados foram submetidos a análise estatística descritiva. Com base nos parâmetros avaliados para o leite cru de cada produtor, o resultado para extrato seco desengordurado esteve fora do padrão mínimo estabelecido e 45% das amostras avaliadas para contagem bacteriana total não atendiam a legislação vigente. Quanto ao rendimento de fabricação de ambos os queijos avaliados foram tecnicamente rentáveis, isso mostra que o leite utilizado na produção dos queijos atendia os requisitos mínimos de qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Comissão de Desenvolvimento Econômico do Estado do Amazonas"

1

Rodrigues, Samuel Lukas Dias. "REFLEXÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA." In I Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa em Geografia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1311.

Full text
Abstract:
Introdução: No dia 11 de março de 2020, foi declarado pela O.M.S. ( Organização Mundial de Saúde ) a pandemia de Covid-19.Tal medida, significou implementação do distanciamento social, que em síntese determina evitar circulação de pessoas em espaços púbicos ou privados. Portanto, a SEDUC (Secretaria de Estado de Educação Desporto) do estado do Amazonas, suspendeu as aulas presenciais no dia 17 de março de 2020. Diante desse contexto, a realização de estudos remotos tornou-se inevitável. Entender como ocorreu tal mudança é de fundamental interesse para o desenvolvimento da educação. Objetivo: O principal objetivo do presente texto, constitui-se em apresentar os desafios e as potencialidades do ensino de Geografia em tempos de pandemia da Covid-19. Materiais e Métodos: A realização deste resumo aconteceu através das observações ocorridas no Estágio Supervisionado II de Geografia, da Universidade Federal do Amazonas em parceria com a Seduc-AM. O estabelecimento de ensino foi o Centro Educacional de Tempo Integral Gilberto Mestrinho na cidade de Manaus-AM. Foi organizado em duas etapas: na primeira, descreve-se as metodologias e os recursos tecnológicos utilizados nas aulas; na segunda, refletimos sobre os desafios e as potencialidades que se apresentaram no período. Resultados: Durante o período observado entre 28 de setembro até 30 de novembro de 2020, foram observadas diversas atividades, desde atividades a distância via televisão ou encontros via WhatsApp, até encontros presenciais em salas de aulas. A falta de conhecimento em informática básica dificultou muito o processo de aprendizagem, portanto, uma lição a ser debatida futuramente é o desenvolvimento dessas habilidades a estudantes. O acesso à internet e a televisão demonstraram ser de difícil alcance pelos estudantes. Embora inúmeros esforços de agentes públicos, professores e pais muitos alunos abandonaram a escola. Conclusão: A aprendizagem envolve diversos fatores, entre eles familiar e econômico, fatores econômicos influenciaram de forma significativa o acompanhamento escolar por parte dos alunos. Portanto, se havia um receio da educação a distância no Brasil, a pandemia de Covid-19 confirmou a complexidade da sua utilização em um país tão desigual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography