Journal articles on the topic 'Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Silva, Darllan Collins da Cunha e., Renan Angrizani de Oliveira, Erik De Lima Andrade, Érico Tadao Teramoto, and Vanessa Cezar Simonetti. "Análise temporal da temperatura de superfície obtida por sensoriamento remoto." Holos Environment 20, no. 2 (March 8, 2020): 186. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v20i2.12374.

Full text
Abstract:
É crescente a preocupação com o aumento da temperatura que vem ocasionando diversos impactos à fauna e flora, neste sentindo, dados de sensoriamento remoto (SR) tem sido amplamente utilizados para a aquisição de informações sobre a temperatura da superfície terrestre. Portanto, o estudo objetivou correlacionar os dados de temperatura de uma estação automática da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), localizada no município de Sorocaba com os dados obtidos remotamente por meio do processamento digital de imagens do satélite Landsat-8 OLI entre os anos de 2013 a 2017. Para o processamento das imagens foi utilizado o software ArcGIS 10.4.1, utilizando os parâmetros fixos de conversão de níveis de cinza da imagem para radiância e posterior conversão dos dados em valores de temperatura. Para verificar a variação dos dados obtidos por SR comparados a estação de monitoramento, foi verificada a Raiz do Erro Quadrático Médio (REQM), coeficiente de correlação Pearson (r) e o índice de concordância (IC). Os valores obtidos de REQM indicam uma variação média de temperatura de 2,74 ºC, corroborando com os valores de r² igual a 0,664 que indicam que 66,4 % dos valores obtidos para a temperatura remotamente são diretamente relacionados aos valores obtidos na estação de monitoramento da Cetesb, apresentando valores de IC com concordância positiva de 0,88. Portanto, os resultados encontrados se mostraram satisfatórios para uma melhor aquisição de valores de temperatura obtidos remotamente indicando boa correlação com os dados obtidos pela estação de monitoramento da Cetesb.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Janzantti, Pedro Henrique Freire, Carla Mello Moreira, Carlos Alberto Mendonça, Felipe Lisbona Cavalcante, and Túlio Cordeiro Bicudo. "How to talk about contaminated land in scientific dissemination events?" Revista de Cultura e Extensão USP 16 (March 22, 2017): 80. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v16i0p80-93.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as possibilidades da extensão universitária e educação ambiental no Brasil, a partir da discussão sobre áreas contaminadas e sua relação com o cotidiano. Para tanto, baseia-se na análise de dados e informações diversas, principalmente da Relação de Áreas Contaminadas (RAC) da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), em um manual de gestão ambiental e nos materiais disponibilizados por órgãos públicos, institutos e associações. Nesse sentido, discute-se a adoção de um método cartográfico como tecnologia de informação e comunicação (TIC) para a apresentação do fenômeno, utilizando o Google Earth. Os resultados apontaram que os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) possibilitam o processamento dos dados, de forma a oferecer diferentes representações para o fenômeno e, por consequência, diversas abordagens. Dentre as principais considerações finais, aponta-se a tecnologia como caminho promissor no processo de informação e conscientização ambiental, auxiliando o despertar do senso de reivindicação política. Finalmente, são considerados alguns caminhos a ser seguidos na continuidade e aprimoramento desse trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sabino, Michelle de Stefano, and Cássio Chagas Montenegro Duarte. "A Integração do Gerenciamento de Projetos com a Proposta de Stage-Gate: O Relato do Caso Projeto Sintonia." Revista de Gestão e Projetos 2, no. 2 (December 29, 2011): 184–213. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v2i2.53.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem o objetivo de descrever e analisar a integração observada no projeto Sintonia® no que tange ao confronto dos processos de gerenciamento de projetos ao modelo do Stage-Gate®. A literatura trata destes assuntos conceitualmente, porém falta um alinhamento entre eles que seja evidenciado na prática. Como método foi utilizado o estudo de caso único. O relato tem como caso o projeto Sintonia, desenvolvido pela PRODESP - Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo. Os resultados mostram a integração dos processos de gerenciamento de projetos com o modelo Stage-Gate desenvolvido durante o ciclo de vida do projeto. A formalização dos processos do projeto foi definida em estágios, na qual permitiu a exploração de economias de repetição e recombinação para o desenvolvimento de novos projetos. Este estudo contribui com a visão técnica no que refere a integração de processos de gerenciamento de projetos. Concluiu-se que este sistema representa um caminho atrativo, em termos de criação de valor econômico e inovação tecnológica para a organização.DOI:10.5585/gep.v2i2.53
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

GARPELLI, Lia Nogueira, and Didier GASTMANS. "Potencial hidromineral dos aquíferos do estado de São Paulo." Pesquisas em Geociências 47, no. 3 (December 17, 2020): e100458. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.109987.

Full text
Abstract:
O estado de São Paulo lidera a produção brasileira de água mineral. Devido ao seu complexo arcabouço hidrogeológico, composto por vários aquíferos sedimentares e fraturados, as águas minerais apresentam diferentes características hidrominerais. Assim, o principal objetivo foi avaliar o potencial hidromineral dos aquíferos paulistas, fundamentado pelo Código de Águas Minerais (CAM) e legislações internacionais correlatas, a partir de uma base de dados pública de laudos analíticos de 276 poços de águas subterrâneas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Baseado nas concentrações de Sólidos Totais Dissolvidos (STD), observou-se que as águas subterrâneas possuem grau variável de mineralização, sendo as águas mais mineralizadas associadas aos sistemas aquíferos Serra Geral (SASG), Tubarão (SAT) e Bauru (SAB). Entretanto, apenas 8,7% das águas se enquadrariam como mínimo e baixo teores de STD pela legislação dos Estados Unidos. Similarmente, apenas duas amostras seriam enquadradas como muito pouco mineralizadas e 81,5% em pouco mineralizadas pela legislação europeia. Pelas classificações dispostas pelo CAM, as amostras foram caracterizadas pela temperatura, predominantemente, como frias e hipotermais, e uma pequena parcela como mesotermais e hipotermais. As águas mais frias prevaleceram no aquífero Cristalino (SAC), enquanto as águas de maiores temperaturas ocorreram no Guarani (SAG). Todo os aquíferos possuíram potencial hidromineral pela classificação química, pela concentração de flúor, seguido em ordem decrescente, pelo lítio no SAC, o vanádio no SASG, a alcalina bicarbonato no SAT, sulfato e selênio de forma mista no SAT e SASG.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliver, Sofia Lizarralde, and Helena Ribeiro. "Variabilidade climática e qualidade da água do Reservatório Guarapiranga." Estudos Avançados 28, no. 82 (December 2014): 95–128. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142014000300007.

Full text
Abstract:
O objetivo foi verificar correlação entre a presença de cianobactérias como indicadoras da qualidade da água do Sistema Guarapiranga e variáveis climáticas da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Analisaram-se dados meteorológicos do IAG/USP e análises laboratoriais da água do Reservatório Guarapiranga da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Verificou-se a correlação entre densidade de cianobactérias e variáveis meteorológicas. Dados climáticos de 1970 a 2012 indicam aumento de condições climáticas propícias à proliferação de cianobactérias. Conclui-se que há indicações de que a densidade de cianobactérias no reservatório do Sistema Guarapiranga tenha relação com pluviosidade e temperaturas mais elevadas durante o período chuvoso do ano e que a proliferação de cianobactérias pode aumentar caso se mantenha a tendência do clima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Galli, Juliana Altafin, Marcos Doniseti Michelotto, Luis Cláudio Paterno Silveira, and Antônio Lúcio Melo Martins. "Qualidade de mangas cultivadas no Estado de São Paulo." Bragantia 67, no. 3 (2008): 791–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052008000300030.

Full text
Abstract:
A manga (Mangifera indica L.) é uma das frutas mais consumidas no mundo. A escolha da variedade a ser plantada deve estar relacionada com as preferências do mercado consumidor, que incluem frutos com elevada porcentagem de polpa e alto teor de sólidos solúveis, propriedades de grande importância para o processamento industrial e para o mercado interno e externo. Foram avaliadas a qualidade dos frutos de 39 variedades de manga (Adams, Alda, Brasil, Cacipura, Carabao, Carrie, Castro, Edward, Eldon, Família, Foice, Haden, Haden 2H, Haden TR, IAC 10 Bourbon, Itamarati, Joe Welch, Julima, Lima Peru, M20-222 Winter, Mabrooca, Neves, Palmer, Pele de Moça, Petacon, Pope, Regina, Rocha, Rosa, Rubi, Sensation, Smith, Surpresa, Torbet, Torrinha, Ubá, Wesley, White Langra e Zill) da coleção do Pólo Apta Centro-Norte, localizado em Pindorama, São Paulo, objetivando a obtenção de informações sobre a qualidade dos frutos produzidos nesta região. Vinte frutos de cada variedade foram colhidos maduros e avaliados quanto à massa fresca, massa da casca, massa do caroço, porcentagens de polpa, casca e caroço, teor de sólidos solúveis totais (SST) e infestação por mosca-das-frutas. Para a análise dos dados de porcentagem de polpa e SST utilizou-se delineamento em blocos casualizados, e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Com base nos resultados, pôde-se concluir que a variedade Smith destacou-se pelos frutos com maior massa total (694 g), maior porcentagem de polpa (85,7 %), menor porcentagem de caroço (6,3 %) e maior teor de SST (24,9º Brix).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rocha, Aristides Almeida, Denise Navas Pereira, and Helcias Bernardo de Pádua. "Produtos de pesca e contaminantes químicos na água da Represa Billings, São Paulo (Brasil)." Revista de Saúde Pública 19, no. 5 (October 1985): 401–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101985000500003.

Full text
Abstract:
Através da análise dos surfactantes determinados pelo método colorimétrico com azul de metileno, e dos metais pesados determinados por espectrofotometria de absorção atômica, como o cádmio, chumbo, cobre, cromo, mercúrio e zinco, foi caracterizada a poluição na Represa Billings, SP (Brasil), enfatizando a qualidade sanitária da água e a contaminação dos peixes. Com base nos dados coligidos, é mostrado o perigo potencial que representa o consumo do pescado proveniente da Billings, se bem que a pesca comercial esteja hoje praticamente restrita às cabeceiras dos braços dos rios Capivari e Pequeno, na junção próxima a Ribeirão Pires e nos braços dos rios Curucutu e Taquacetuba. Os dados da CEAGESP - Companhia de Entreposto de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo - indicam que, no ano de 1980, apenas 64 toneladas de peixe provieram de São Bernardo do Campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Zavattini, João Afonso, and Pedro Augusto Breda Fontão. "As chuvas na grande São Paulo: implicações na produção de água para o abastecimento público." ENTRE-LUGAR 10, no. 19 (July 30, 2019): 38–83. http://dx.doi.org/10.30612/el.v10i19.9893.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa analisa as variações da pluviosidade e suas implicações nos mananciais e no abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Os dados utilizados provieram da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), responsável pela captação, armazenamento, tratamento e distribuição de água para mais de 21 milhões de pessoas, e da estação "Mirante de Santana" do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Foram analisadas as chuvas anuais (2003-2017) e mensais (janeiro/2003-junho/2018) em seis sistemas produtores de água: Cantareira, Alto Tietê, Guarapiranga, Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro; e, também, as chuvas diárias durante a "crise hídrica” de 2014-2015. O principal objetivo desta pesquisa foi o de compreender o ritmo de sucessão dos estados atmosféricos associado às chuvas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

BRAGA, Antonio Celso de Oliveira, Richard Fonseca FRANCISCO, Carlos Alberto BIRELLI, and Régis Gonçalves BLANCO. "APLICAÇÃO DA CONDUTÂNCIA LONGITUDINAL NA ESTIMATIVA DA VULNERABILIDADE NATURAL DO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI NO ESTADO DE SÃO PAULO." Geosciences = Geociências 37, no. 4 (December 28, 2018): 807–22. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v37i4.12833.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados provenientes do processamento de dados geofísicos, adquiridos através de sondagens elétricas verticais desenvolvidas no Sistema Aquífero Guarani (SAG), no Estado de São Paulo. Estes ensaios geoelétricos foram realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) nas décadas de 1970 e 1980. Com base nestes dados, o objetivo deste trabalho foi avaliar a vulnerabilidade natural do Sistema Aquífero Guarani no Estado de São Paulo, através do parâmetro geofísico condutância longitudinal unitária, considerando o pacote de rochas sobrepostas ao aquífero (sedimentos do Grupo Bauru e basaltos da Formação Serra Geral). Os ensaios geofísicos aliados a dados de poços tubulares produziram resultados satisfatórios, em termos de caracterização da geologia regional e delineamento do contorno de estruturas. O mapa de vulnerabilidade natural apresentou resultados robustos, indicando que as áreas mais vulneráveis estão situadas nas imediações da área de afloramento do SAG. Regiões menos vulneráveis se concentram na porção central da bacia sedimentar (área de confinamento do SAG). Portanto, a condutância longitudinal constitui um método bastante promissor na estimativa da vulnerabilidade natural de aquíferos. Assim, é viável sua aplicação como alternativa aos modelos tradicionais, principalmente em regiões com escassez de dados, constituindo uma importante ferramenta para a proteção de aquíferos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lemes, Murilo da Costa Ruv, Michelle Simões Reboita, and Bruno César Capucin. "Impactos das queimadas na Amazônia no tempo em São Paulo na tarde do dia 19 de agosto de 2019." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 3 (June 1, 2020): 983. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.3.p983-993.

Full text
Abstract:
No dia 19 de agosto de 2019, a cidade de São Paulo (SP) presenciou um evento incomum que deixou grande parte da população assustada com o ocorrido. Próximo às 15 h, o céu na cidade de São Paulo escureceu tornando o dia em noite. Diante desse contexto, o objetivo do estudo é descrever o ambiente atmosférico associado ao evento registrado em São Paulo. Para tanto, foram utilizados diferentes dados: cartas sinóticas e análises de modelos de tempo do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), imagens de satélite, dados de diferentes modelos, monitoramento da qualidade do ar Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e notícias veiculadas pela mídia. Nos dias prévios ao 19 de agosto foram documentadas queimadas na Amazônia e a presença de ventos em baixos níveis da atmosfera que auxiliavam o transporte do material particulado das regiões de queimadas para o sul do país. No dia 19, com a chegada de um sistema frontal em São Paulo, os ventos em baixos níveis passaram a escoar da Amazônia em direção ao sudeste, transportando o material particulado para tal região. O material particulado (pluma de fumaça) não foi registrado em superfície, já que as estações da CETESB não documentaram padrão anômalo nas observações. Sugere-se que o material particulado serviu como núcleo de condensação de nuvem, gerando muitas gotículas de nuvem que refletiram radiação para fora da atmosfera, deixando escura a tarde de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Caputo, Marina Maitto, Francisco de Assis Alves Mourão Filho, Simone Rodrigues da Silva, Horst Bremer Neto, Hilton Thadeu Zarate do Couto, and Eduardo Sanches Stuchi. "Seleção de cultivares de laranja doce de maturação precoce por índices de desempenho." Pesquisa Agropecuária Brasileira 47, no. 11 (November 2012): 1669–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2012001100015.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi selecionar cultivares de laranja doce de maturação precoce, adequadas para o mercado de frutas in natura e para o processamento industrial, por meio de índices de desempenho. Índices de desempenho para citros foram estabelecidos com base em dados coletados em experimento conduzido na região sudoeste do Estado de São Paulo, envolvendo 12 cultivares de laranja doce de maturação precoce. Resultados pioneiros foram obtidos na identificação de cultivares superiores. Em comparação com a laranja 'Hamlin', cultivar padrão de maturação precoce, identificaram-se as laranjas 'Valência 2' e 'Salustiana' com potencial para o mercado de frutas in natura, e a laranja 'Westin', para o processamento industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Venâncio, Sonia Isoyama, Renata Bertazzi Levy, Silvia Regina Dias Médici Saldiva, Lenise Mondini, and Maria Lúcia Rosa Stefanini. "Sistema de vigilância alimentar e nutricional no Estado de São Paulo, Brasil: experiência da implementação e avaliação do estado nutricional de crianças." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 7, no. 2 (April 2007): 213–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292007000200012.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: descrever a estratégia de implantação do aplicativo "SISVAN-SP" no Estado de São Paulo e analisar as informações geradas pelo Sistema quanto à distribuição e magnitude dos desvios nutricionais em crianças menores de cinco anos de idade. MÉTODOS: as Unidades Básicas de Saúde dos municípios foram responsáveis pela coleta, digitação e processamento de dados, utilizando um sistema de informações denominado "SISVAN-SP", aplicativo desenvolvido no Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP). Os dados disponíveis mensalmente no sistema são: Direção Regional de Saúde, município, unidade básica de saúde, número do prontuário, data de nascimento, data do atendimento, sexo e classificação do estado nutricional das crianças. Foram consideradas desnutridas as crianças com peso/idade < percentil 3 e em risco de sobrepeso com peso/idade > percentil 97 da curva de referência do National Center of Health Statisics. RESULTADOS: a prevalência de desnutrição variou de 3,1% a 4,2% e a de risco de sobrepeso 4,0 a 4,8% nos diferentes municípios; a qualidade das informações e a cobertura do Sistema, ainda que variáveis, mostraram-se consistentes com informações epidemiológicas. CONCLUSÕES: o aplicativo "SISVAN-SP", desenvolvido pela SES/SP e utilizado para o monitoramento nutricional de crianças até cinco anos de idade, atendidas nas Unidades Básicas de Saúde, mostrou-se útil para avaliar e discutir aspectos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), tais como cobertura e qualidade dos dados. Os resultados apontam para a definição de ações que visem a prevenção e controle de peso dessas crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Costa, Fernanda Araujo de Abreu, and Jairo Afonso Henkes. "Uma breve análise da qualidade do ar da cidade de São Paulo." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 2, no. 1 (June 12, 2013): 250. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v2e12013250-264.

Full text
Abstract:
O conhecimento da qualidade do ar que apresenta a cidade de São Paulo/SP, pode ser um indicador de grande valor para orientar a população da região, e, também, servir de alerta para que todos, inclusive os governantes, tomem as medidas cabíveis, a fim de buscar melhores índices de qualidade e, assim, aumentar o nível de vida dos cidadãos. A medição da qualidade do ar é realizada pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, várias vezes ao dia, e todos os dados são arquivados e disponíveis para a população. Foram examinados os boletins do mês de março dos anos de 2008 e 2009, onde foi realizada uma análise comparativa, através da média diária de todas as estações de medição, na qual foi constatado que os índices de qualidade do ar, no referente mês, foi menos aceitável, ou seja, com maiores índices de poluição, no ano de 2009 em relação a 2008,contabilizando um aumento progressivo de 4,4% .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Pereira, Alvaro Luis dos Santos, and Gabriel Maldonado Palladini. "Parceria público-privada para construção de moradia popular: fundamentos institucionais para a expansão do mercado de habitação em São Paulo." Cadernos Metrópole 20, no. 43 (December 2018): 879–903. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4312.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo trata da dinâmica das articulações entre Estado e mercado no setor habitacional em face da ascensão do neoliberalismo e da difusão de uma agenda de política pública calcada na hegemonia da "nova economia institucional". Com base em estudo de caso sobre um projeto de parceria público-privada para a provisão de habitação de interesse social promovida pela Agência Casa Paulista, apresentamos uma reflexão sobre as mudanças e as continuidades que o atual modelo de política habitacional do estado de São Paulo representa em relação ao modelo anterior, protagonizado pela Companhia Paulista de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Os dados coletados evidenciaram uma tendência de deslocamento da primazia nas atividades de formulação e financiamento de políticas habitacionais para o setor privado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Negri, Bruna Trevisan, and Antônio Nivaldo Hespanhol. "A implementação de políticas públicas voltadas ao meio rural no estado de São Paulo." Geografia em Atos (Online) 2, no. 7 (December 24, 2018): 178–94. http://dx.doi.org/10.35416/geoatos.v2i7.6094.

Full text
Abstract:
O Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS - Microbacias II - Acesso ao Mercado) é uma política pública do Governo do Estado de São Paulo que busca ampliar a competitividade e proporcionar o acesso ao mercado aos agricultores familiares organizados em associações e cooperativas, elevando a renda dos mesmos e também incentivando a adoção de práticas agrícolas que respeitem o meio ambiente, melhorando a segurança e a qualidade alimentar da população que tem acesso aos produtos. O PDRS, porém, também possui algumas limitações, como as exigências que impedem a maior participação dos agricultores e o foco do projeto em cadeias produtivas. A pesquisa, através de levantamentos bibliográficos, trabalhos de campo e sistematização de dados, analisou a atuação dos municípios (e de suas associações e cooperativas) que integram o EDR de Presidente Prudente na implementação do PDRS, com enfoque nos municípios de Presidente Prudente, Rancharia, Regente Feijó, João Ramalho e Indiana. Dentre os 5 municípios analisados, apenas os 4 primeiros têm projetos implementados com recursos do PDRS. O município de Indiana começou a implementação de um projeto de implantação de uma miniusina de processamento de leite através do Microbacias II, mas teve problemas relacionados ao terreno onde ela seria implantada e desistiu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Lima, Lorran. "SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o Autoritarismo Brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019, 294 pp." Revista EntreRios do Programa de Pós-Graduação em Antropologia 3, no. 01 (September 26, 2020): 109–11. http://dx.doi.org/10.26694/rer.v3i01.10121.

Full text
Abstract:
Lilia Schwarcz é doutora em antropologia e professora titular da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Seu último livro foi lançado em 2019 “Sobre o autoritarismo brasileiro” pela editora companhia das letras.Nesta obra, Lilia Schwarcz propõe o exercício de “lembrar” a história social e política do Brasil “essa é a melhor maneira de repensar o presente e não ‘esquecer’ de projetar o futuro” (p.20). Os pontos apresentados neste livro servem para entendermos o contexto político social e político que o Brasil vive hoje.No primeiro capítulo, Escravidão e racismo, Lilia Schwarcz apresenta dados e explica que a escravidão no Brasil não fomentou apenas um sistema econômico, mas moldou condutas e definiu desigualdades sociais. Entendendo que “enquanto persistir o racismo, não poderemos falar de uma democracia consolidada” (p. 39). A autora considera o passado nacional como um fantasma histórico e o atual movimento político conservador como uma peça na desvalorização de pautas e lutas em prol de uma sociedade democrática.No segundo capítulo, Mandonismo, o leitor é apresentado ao debate que explica traços do mandonismo patriarcal da colônia à república. Desde a lealdade aos senhores até a corrupção como “curral eleitoral” e “voto de cabresto” momentos em que o sistema coronelista estruturou-se como dominante na época. Lilia Schwarcz afirma que a política brasileira herdou o mandonismo do passado. E hoje, essa linguagem, é compartilhada e perpetuada por mídias digitais e ação segregacionista.O terceiro capítulo apresenta a discussão sobre Patrimonialismo. Lilia Schwarcz defende que “o certo é que persistirá no Brasil um sério déficit republicano enquanto práticas patrimoniais e clientelistas continuarem a imperar no interior do nosso sistema político e no coração de nossas instituições públicas” (p. 64). Movimento que torna a república frágil e vulnerável ao ataque das práticas patrimonialistas e de corrupção.O patrimonialismo sempre esteve presente na história do Brasil criando uma relação viciada entre estruturas públicas e privada. Fato que se apresenta hoje na política brasileira, como por exemplo, quando servidores públicos utilizam transportes do Estado para eventos pessoais; chefe do executivo ao indicar o próprio filho para ser embaixador; manipulação de leis para interesses pessoais. O que mostra a permanência da forma autoritária e personalista de lidar com a política. No quarto capítulo, o leitor é apresentado ao debate sobre Corrupção, onde é possível observar que a corrupção já estava presente desde a administração colonial. Lilia Schwarcz explica que a distância da administração lusitana e a colônia ter sido observada como terra de oportunidades contribuiu para o desenvolvimento da corrupção. Importante ressaltar que foi a estabilidade de um Estado democrático que possibilitou denúncias públicas de esquemas de corrupção. Porém, em governos autoritários a possibilidade de investigações é reduzida ou acobertada por seus próprios membros.No quarto capítulo, Desigualdade social, o leitor tem a oportunidade de conhecer dados referentes à desigualdade no Brasil, como por exemplo, “Segundo relatório da Oxfam Brasil de 2018, se em 2016 ocupávamos a 10° posição no ranking global de desigualdade de renda, em 2017 passamos para o 9° lugar, com o problema se aguçando em vez de melhorar” (p. 126). A desigualdade se apresenta de diferentes formas: desigualdade de gênero, raça, geração, desigualdade regional, econômica e de renda. Dificultando o acesso da população à saúde, transporte, lazer, moradia e outros direitos básicos que deveriam ser assegurados.Sexto capítulo, Violência, a autora apresenta informações preocupantes sobre a Violência urbana e segurança e Violência no campo. Demonstrando que a disputa pela posse de terras no campo é um dos maiores causadores de morte no Brasil, tendo como vítimas as populações indígenas. “Em razão do elevado de mortes de índios, resultado de disputas históricas em todo o território, em 2016 a UNU emitiu um alerta para o governo brasileiro, o qual, no entanto, não surtiu grande efeito” (p. 170).Raça e gênero é o título do sétimo capítulo. Lilia Schwarcz explana sobre os marcadores sociais da diferença, utilizando diferentes fontes para demonstrar as inúmeras formas de hierarquias e subordinações. Ao mostrar índices referentes às mulheres e a população negra, entende a intolerância racial como um dos principais fatores para a desigualdade no Brasil. Discorrendo também sobre Violência e desigualdade de gênero e sexo, onde mostra que “mulheres correspondem a 89% das vítimas de violência sexual no Brasil. Entre 2001 e 2011, 50 mil mulheres foram assassinadas, de acordo com dados do instituto de pesquisa econômica aplicada (Iepa)” (p. 184). Já o Mapa da violência de 2015 registrou que em 2013 a cada dia 15 mulheres morreram vítimas de feminicídio e que 30% foram cometidos pelos próprios maridos. Outro marcador importante para questões de gênero na sociedade brasileira é a figura da mulher na vida política, nas eleições de 2018 tivemos 77 mulheres eleitas para 513 homens, equivalendo a apenas 15% das cadeiras, em um país onde 51,5 % da população é feminina. A autora leva o leitor a uma discussão sobre Cultura do estupro ao mostrar que 88% das vítimas de assédio são do sexo feminino, 70% são crianças ou adolescentes, 51% são de cor parda ou preta. 24% das notificações apontam como agressores o próprio pai ou padrasto.A autora levanta dados sobre Feminicidio e a história da luta para criminalização da violência contra a mulher. Nesse mesmo capítulo, Lilia Schwarcz divaga sobre: Pessoas lgbttq alvos diretos da política autoritária, ao apresentar dados sobre violência cometida contra a comunidade LGBTTQ, como por exemplo, o registro de 445 mortes desse grupo no ano de 2017, ou os 486 assassinatos de travestis e transexuais entre 2008 e 2013. Dados que desenham uma sociedade patriarcal, machista e autoritária. Ao apresentar diferentes índices, a autora ressalta que “O empenho da sociedade civil, cidadã, é o único que pode ajudar a romper um ciclo que herdamos dos tempos coloniais, mas aprimoramos na contemporaneidade” (p. 197).Como oitavo capítulo, é apresentado um diálogo sobre Intolerância. Onde mostra como a intolerância fragiliza um Estado democrático. Ressaltando o momento em que entramos em um projeto político que desvaloriza a luta de grupos excluídos fomentando o discurso de ódio e a desigualdade entre os indivíduos. Diante de uma crise política, moral, ética, econômica, social e cultural em que paramos, resta resistir e combater modelos políticos autoritários, lutando por um projeto político ais inclusivo e igualitário. A autora defende a ideia de que o investimento em uma formação educacional de qualidade pode animar um futuro em que os sujeitos sejam mais informados, leitores críticos e capazes de dialogar.Para fechar a obra, Lilia Schwarcz apresenta o capítulo Quando o fim é também o começo: nossos fantasmas do presente, recapitulando o momento político em que vivemos, lembrando que as diferentes formas de violências que vivemos hoje foram herdadas de nosso passado. A autora comenta sobre pessoas e partidos que se consideram novos, mas vivem de política há muito tempo, apoiando-se em discurso moralista e em conceitos de “família, religião e nação” fomentando preconceitos, desigualdades e violências. Com essas considerações, Lilia Schwarcz, termina seu livro deixando um punhado de esperança para o leitor ao mencionar que “[...] toda crise é capaz de abrir uma fresta, pequena que seja de esperanças.” (p. 237).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Assis, Fernanda Santos de, Cinthya Cristina Ugliara Vieira, Bianca Assunção Iuliano, Eduardo Gonçalvez Rocha, Fabiano Carrion Silva, Fabiane Mendes da Câmara, and Anita de Souza Dias Gutierrez. "Avaliação das condições higiênico-sanitárias dos quiosques instalados na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP)." Segurança Alimentar e Nutricional 18, no. 2 (February 10, 2015): 33. http://dx.doi.org/10.20396/san.v18i2.8634676.

Full text
Abstract:
Mudanças no estilo de vida exigem alimentação fora do lar. No Brasil, são investidos cerca de 30% da renda mensal neste setor. Na Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP) estão instalados 28 quiosques onde circulam aproximadamente 30 mil pessoas diariamente. É imprescindível a observação das condições higiênico-sanitárias desses locais, pois os alimentos oferecidos podem trazer malefícios à saúde do indivíduo. Objetivou-se avaliar as condições higiênico-sanitárias dos 28 quiosques e classificá-los em ÓTIMO, BOM, REGULAR e RUIM de acordo com o cumprimento dos itens estabelecidos na legislação vigente. Os dados foram coletados e analisados através de documentos e observação. Foram utilizadas as legislações: RDC 275; CVS 6 e 18 e SMS-G 1210, de âmbito federal, estadual (SP) e municipal (São Paulo), respectivamente, para análise da estrutura e higiene do local e práticas de manipulação. Observou-se que: 78% dos quiosques obtiveram adequação REGULAR; inexistência de telas milimétricas nas janelas em 85,71% dos quiosques e em 100% dos quiosques ausência de material para higienização das mãos. Nenhum estabelecimento possuía termômetros nos refrigeradores ou nas estufas. Apenas 14,28% das estufas apresentaram temperatura adequada no momento da observação. As condições higiênico-sanitárias dos quiosques são insatisfatórias, sendo necessárias mudanças comportamentais e estruturais, além de treinamentos e maior fiscalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Pavoni, João. "A COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO HABITACIONAL E URBANO DO ESTADO DE SÃO PAULO E O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA NAS PEQUENAS CIDADES DE PROMISSÃO/SP E PENÁPOLIS/SP." Revista Geomae - Geografia, Meio Ambiente e Ensino 12, especial - SINAPEQ (June 10, 2021): 329–47. http://dx.doi.org/10.33871/21783306.2021.12.e.329-347.

Full text
Abstract:
As políticas habitacionais desenvolvidas pelo Estado brasileiro são fortes vetores de produção do espaço urbano, contribuindo para o acesso à moradia e ao mesmo tempo para o aumento das diferenças socioespaciais. No presente artigo, objetiva-se analisar a implantação das políticas habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (Estado de São Paulo) e do Programa “Minha Casa, Minha Vida” nas pequenas cidades de Promissão/SP e Penápolis/SP. Para a realização da pesquisa, foram realizados trabalhos de campo, entrevistas com os gestores locais, coleta de dados relativos à produção habitacional, leitura do referencial teórico específico e mapeamento dos empreendimentos por meio de softwares de geoprocessamento. Como resultados, pôde-se verificar os eixos de expansão urbana das cidades analisadas, considerando as localizações periféricas dos empreendimentos habitacionais construídos, que contribuem para o aumento das distâncias aos equipamentos e serviços urbanos e para processos de diferenciação socioespacial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Cardoso, Anna Carolina Dos Santos, and Pablo Luíz Maia Nepomuceno. "Classificação morfológica na escala de detalhe no Pontal do Paranapanema, SP." Geography Department University of Sao Paulo 39 (June 13, 2020): 102–11. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v39i0.156208.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa apresentar a viabilidade da classificação morfológica em escala de detalhe do relevo em bacias hidrográficas, de acordo com as legendas propostas por Colangelo (1996), correspondendo às Unidades Elementares do Relevo; e do quinto táxon da taxonomia proposta por Ross (1992), referente aos tipos e formas de vertentes com o uso de técnicas de geoprocessamento. Para tanto foi tomado como estudo de caso duas sub-bacias hidrográficas do Rio Santo Anastácio, localizadas na região do Pontal do Paranapanema. Os compartimentos morfológicos foram classificados através do processamento de Modelos Digitais de Elevação - MDE e ortofotos em ambiente de Sistemas de Informações Geográficas – SIG. Estes dados foram disponibilizados pela Emplasa (2011), e são provenientes do projeto “Mapeia São Paulo”, último levantamento sistemático de dados topográficos e aerofotogramétricos realizados para todo o território do estado de São Paulo. Como resultado foram obtidas as nove classes possíveis de Unidades Elementares do Relevo e, ao menos, seis classes diferentes de tipos e formas de vertentes, confirmando, portanto, a viabilidade técnica e metodológica dos procedimentos adotados no que se refere ao tratamento dos dados utilizados para a realização da classificação morfológica na escala de detalhe em bacias hidrográficas da região do Pontal do Paranapanema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Marques, Roberta Wanderley da Costa, and José Vicente Caixeta Filho. "Sazonalidade do mercado de flores e plantas ornamentais no Estado de São Paulo: o caso da CEAGESP-SP." Revista de Economia e Sociologia Rural 40, no. 4 (December 2002): 789–806. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032002000400003.

Full text
Abstract:
O presente artigo teve como objetivo principal avaliar o comportamento sazonal dos volumes e preços praticados na floricultura, através do uso de periodogramas e metodologia de Box e Jenkins (1976). Para tal, viu-se a necessidade de seleção dos produtos e entreposto a serem trabalhados. Os produtos escolhidos foram: rosa, crisântemo e violeta. Quanto ao entreposto, dados referentes à década de 90 foram levantados na CEAGESP-SP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Os resultados deste trabalho apontaram períodos de pico para a movimentação e para os preços praticados dos produtos escolhidos naquele entreposto. Informações a respeito do período sazonal são de extrema importância para o sistema de comercialização de cada produto agrícola. Tal fato não é diferente com relação às flores e plantas ornamentais. Tanto produtores como consumidores podem se beneficiar a partir do conhecimento do comportamento mais sistemático que seus produtos de interesse revelam. Conhecendo os picos sazonais, o produtor pode organizar sua produção de forma a intercalar e aumentar seus picos de comercialização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Dias, Franciele Miranda Ferreira. "Alguns elementos sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar no Brasil." Geosul 36, no. 79 (September 3, 2021): 116–42. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2021.e73805.

Full text
Abstract:
A cadeia produtiva da cana-de-açúcar refere-se ao plantio, processamento industrial e transformação nas commodities açúcar e/ou etanol e, por fim, o escoamento desses produtos. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é discutir os elementos que compõem a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, utilizando para tal finalidade, a bibliografia referente à temática e alguns dados estatísticos. Analisa-se também os desdobramentos do Proálcool quanto à expansão do cultivo de cana-de-açúcar no Brasil e no crescimento da produção das commodities analisadas. Observou-se que a produção das commodities etanol e, principalmente o açúcar, são elementos importantes para a economia brasileira. No Brasil, o estado de São Paulo figura como o maior produtor de cana-de-açúcar, área destinada a esse cultivo e concentra a maioria das agroindústrias processadoras, configurando-se como o principal exportador de etanol e açúcar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

De Moura, Cinthia Cristine, Didier Gastmans, Chang Hung Kiang, Rosângela Pacini Modesto, Paulo Fernando Rodrigues, Elaine Cristina Ruby, and Andrey Vetorelli Borges. "Concentrações de nitrato nas águas subterrâneas em áreas rurais do muni-cípio de São José do Rio Preto (SP)." Águas Subterrâneas 29, no. 3 (December 8, 2015): 268. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v29i2.27980.

Full text
Abstract:
<h1>Inúmeros estudos, realizados em diversos países, relacionam as tipologias agrícolas com a contaminação por nitrato em águas subterrâneas. Em São Paulo, o monitoramento da qualidade das águas subterrâneas realizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) indica aumento nas concentrações de nitrato no Sistema Aquífero Bauru (SAB), entretanto, em áreas rurais a extensão desse problema é desconhecida. O objetivo deste trabalho foi avaliar a extensão da contaminação por nitrato, a qualidade e o quimismo das águas do SAB na área rural de São José do Rio Preto (SP). Foram realizados o cadastramento de propriedades rurais, duas campanhas de amostragem de água subterrânea para análise química, tratamento estatístico dos dados e avaliação das possíveis relações entre as concentrações de nitrato observadas e os tipos de atividades desenvolvidas. Apenas duas amostras, nas duas campanhas, apresentaram concentrações de nitrato superiores ao limite de potabilidade estabelecido pela Portaria MS2914/2011. No entanto, várias amostras apresentaram indícios de contaminação, especialmente aquelas em que as concentrações de nitrato possuem correlação com as de cloreto, indicando comprometimento e alteração da composição das águas. Observou-se esses indícios em propriedades onde são desenvolvidas atividades pecuárias e agrícolas de maneira consorciada, e a fonte de contaminação está associada aos sistemas de saneamento <em>in situ</em>, além do acúmulo de dejetos animais. </h1>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Primi, Ricardo, José Maurício Haas Bueno, and Monalisa Muniz. "Inteligência emocional: validade convergente e discriminante do MSCEIT com a BPR-5 e o 16PF." Psicologia: Ciência e Profissão 26, no. 1 (2006): 26–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932006000100004.

Full text
Abstract:
A preocupação com a delimitação do construto inteligência emocional foi a principal razão da realização deste trabalho, cujo objetivo foi investigar a validade convergente-discriminante de uma medida de inteligência emocional (MSCEIT), com medidas de personalidade (16PF) e inteligência (BPR-5). A coleta de dados envolveu 107 sujeitos de ambos os sexos, com idades de 17 a 60 anos (M=29,8; DP=9,9), funcionários de empresas de diversos segmentos do interior do Estado de São Paulo. Uma análise fatorial exploratória possibilitou a extração de seis fatores ortogonais (rotação varimax) que foram interpretados como relacionados à inteligência, ao neuroticismo, à área estratégica da inteligência emocional, à extroversão, à área experiencial da inteligência emocional e a uma tendência ativo-agressiva. A análise dos dados permitiu concluir que as medidas de inteligência emocional se apresentaram como um construto distinto das medidas tradicionais de inteligência e personalidade, que se referem à capacidade específica de processamento cognitivo com informações emocionais engastadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Carrilho, Marcos. "Problemas de conservação do conjunto arquitetônico do Parque Ibirapuera." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 4, no. 1 (April 30, 2013): 50. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v4i1.8634558.

Full text
Abstract:
Por mais de cinco décadas o sentido celebrativo das edificações comemorativas do IV Centenário de São Paulo ficou subordinado a finalidades pouco condizentes à sua motivação inicial. Recentemente, contudo, o conjunto de edifícios vem assistindo a um processo estimulante de transformação. A saída do Gabinete do Prefeito do Pavilhão Manoel da Nóbrega e o esforço de administrações subsequentes permitiu desmobilizar a Companhia de Processamento de Dados do Pavilhão Armando Arruda Pereira, o DETRAN-SP do antigo Palacio da Agricultura e a desocupação da marquise, ainda que parcial, completaram as iniciativas visando retomar usos compatíveis com o propósito original de sua realização. Porém, se estas mudanças parecem sugerir algum otimismo, as adaptações promovidas nos edifícios têm entrado em choque com aspectos fundamentais de sua concepção. As exigências de atualização e as novas demandas de uso são inúmeras. Vão da adequação às normas de acessibilidade e de segurança aos recursos técnicos de funcionamento e de controle ambiental. Muitas delas têm sido apresentadas como imperativos incontornáveis aos quais as estruturas arquitetônicas devem se submeter. O artigo proposto tem o propósito de analisar três das principais intervenções recentes: a adaptação do antigo Palácio da Agricultura para sediar o Museu de Arte Contemporânea da USP, as adaptações às normas de segurança do Pavilhão Cicillo Matarazzo e o Pavilhão Armando de Arruda Pereira a ser transformado no Museu das Culturas Brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Alcântara, Rafaela Israel, Yanuzi Camilo, Wandir Netto Rodrigues, and Toshio Ogata. "Caracterização pós-colheita de variedades de tangerina com potencial de produção e comercialização no Estado de Goiás." Agrarian 11, no. 42 (November 7, 2018): 319–23. http://dx.doi.org/10.30612/agrarian.v11i42.7061.

Full text
Abstract:
A citricultura em Goiás vem se sobressaindo no cenário brasileiro, visando competir com o mercado de São Paulo. No entanto, as variedades cultivadas comercialmente no país e em Goiás são consideradas limitadas, visto o amplo mercado que esse tipo de fruta pode atingir. Assim, objetivou-se caracterizar física e quimicamente, 3 variedades de tangerinas (Citrus reticulata), produzidas em Goiás, visando qualidade para consumo in natura e/ou processamento, de forma a competir no mercado brasileiro. As 3 variedades analisadas foram: Ponkan, Kiomi tangor e Dekopon. Foram coletados 30 frutos de cada variedade, obtendo-se um delineamento inteiramente casualizado com 3 variedades e 30 repetições. Os frutos foram avaliados quanto ao peso, altura e diâmetro com casca e sem casca, número de sementes por fruto e rendimento de suco. Quimicamente foram analisadas o teor de sólidos solúveis totais (ºBrix), acidez titulável, e ratio (SST/acidez). Os dados foram submetidos à ANOVA e comparadas pelo teste Tukey a 5%. A dekopon apresentou o maior tamanho e peso de frutos, sendo que a ponkan a que apresentou os menores frutos. Não houve diferença significativa entre a dekopon e a Kiomi tangor para o rendimento de suco. A Dekopon se destacou pelo fato de não possuir sementes, o que seria uma preferência para consumo in natura e processamento. Esta também se sobressaiu quanto ao teor de sólidos solúveis totais, podendo ter maior comercialização in natura. As variedades analisadas apresentaram potencial para competir no mercado, sendo a Kiomi tangor indicada para indústria, e as demais para consumo in natura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Nogueira, Sonia Aparecida Abissi, Antonio Carlos Moretti Guedes, Hélio Shimada, Márcia Maria Nogueira Pressinotti, and Pilar Martin Pi Lopez. "A UTILIZAÇÃO DO GEOPROCESSAMENTO NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA ATIVIDADE MINERÁRIA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SOROCABA." Holos Environment 11, no. 2 (January 10, 2011): 188. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v11i2.5636.

Full text
Abstract:
A necessidade de um instrumento de apoio ao processo de licenciamento ambiental da atividade minerária praticada na Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba, São Paulo, levou o Instituto Geológico - IG a desenvolver, em parceria com a Companhia Ambiental do Estado – (CETESB) uma ferramenta computacional apta a executar entrada, edição, consultas e visualização de dados relativos a esta atividade econômica. Tal ferramenta teve como objetivo proporcionar ao órgão licenciador uma análise regional que favoreça a identificação e avaliação de áreas críticas e dos potenciais conflitos associados, segundo critérios de adensamento, degradação ambiental, comprometimento dos recursos hídricos, proximidade com áreas urbanas e unidades de conservação. Este trabalho contextualiza a atividade na região e descreve a estrutura e principais funcionalidades do Sistema de Informações Georreferenciadas da Atividade Minerária na Bacia do Rio Sorocaba - SOROMIN. O desenvolvimento deste Sistema, concebido em um ambiente cliente-servidor, compreendeu, essencialmente, a sua modelagem e a estruturação de um banco de dados, desenvolvidos a partir do levantamento das informações junto às Agências Ambientais da CETESB de Itu, Botucatu e Sorocaba, e envolveu a preparação e edição de diversos mapas temáticos. O sistema construído e em fase de implantação propicia o acesso e interação do usuário com um banco de dados georreferenciados sobre os empreendimentos e atividades de licenciamento, fiscalização e controle da mineração na área de abrangência da BHRS, o qual poderá ser estendido a outras agências ambientais do Estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Barbosa, Luciana Pereira, Ezequiel Vieira dos Santos, Hermon Sousa Lima, Gislane Pinho de Oliveira, Othávio Henrique Queiroz de Sousa, and Valéria Pereira de Abreu. "Levantamento de emissões veiculares na Cidade de Balsas – MA." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 4, 2021): e3010816791. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.16791.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um levantamento de emissões veiculares realizado a partir da coleta de dados em campo, através de estimativas de emissões veiculares locais com o auxílio de estudos levantados em bibliografia, levantamentos nos sites do Departamento de Trânsito do Maranhão – DETRAN MA de Balsas e de dados fornecidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB. Dessa forma realizou-se o levantamento de dados sobre a frota circulante na cidade de Balsas – MA, foram calculadas as emissões locais totais em algumas vias da cidade e compararam-se com a quantidade de veículos, suas possíveis emissões e poluentes liberados por tipo de veículo. Foram avaliadas emissões de Dióxido de carbono (CO2), Gás metano (CH4), Monóxido de carbono (CO), Hidrocarbonetos não metanos (NMHC), Oxidos de nitrogênio (NOx), Áldeídos (RCHO) e Material particulado (MP). No levantamento das emissões nas vias Luís Gomes e São Pedro os veículos que apresentaram maiores quantidades foram as motocicletas seguidos dos automóveis. As maiores quantidades de emissões de (CO2) e (CO) foram provenientes das motocicletas. Enquanto os caminhões foram os maiores responsáveis das emissões de NMHC e os automóveis de (NOx). Espera-se que com esse trabalho a problemática das emissões veiculares tenham mais relevância perante os órgãos ambientais da cidade para e propiciem incentivos fiscais para possibilitar o estudo e mitigações sobre a poluição atmosférica de Balsas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

David, Gleise Silva, Paloma Maria Silva Rocha Rizol, and Luiz Fernando Costa Nascimento. "MODELOS COMPUTACIONAIS FUZZY PARA AVALIAR EFEITOS DA POLUIÇÃO DO AR EM CRIANÇAS." Revista Paulista de Pediatria 36, no. 1 (November 13, 2017): 10–16. http://dx.doi.org/10.1590/1984-0462/;2018;36;1;00013.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: Construir um modelo computacional fuzzy para estimar o número de internações de crianças até 10 anos por doenças respiratórias, com base nos dados de poluentes e fatores climáticos da cidade de São José do Rio Preto, Brasil. Métodos: Foi construído modelo computacional utilizando a lógica fuzzy. O modelo tem 4 entradas, cada uma com 2 funções de pertinência gerando 16 regras, e a saída com 5 funções de pertinência, baseado no método de Mamdani, para estimar a associação entre os poluentes e o número de internações. Os dados de internações, de 2011-2013, foram obtidos no Departamento de Informática do Sistema de Saúde (DATASUS) e os poluentes material particulado (PM10) e dióxido de nitrogênio (NO2), a velocidade do vento e a temperatura foram obtidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Resultados: Foram internadas 1.161 crianças no período analisado, e a média dos poluentes foi 36 e 51 µg/m3 - PM10 e NO2, respectivamente. Os melhores valores da correlação de Pearson (0,34) e da acurácia avaliada pela curva Receiver Operating Characteristic - ROC (NO2 - 96,7% e PM10 - 90,4%) foram para internações no mesmo dia da exposição. Conclusões: O modelo mostrou-se eficaz na predição do número de internações de crianças, podendo ser utilizado como ferramenta na gestão hospitalar da região estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Bonfim, Osmar Toledo, Denilson Burkert, Mariana Ribeiro Fernandes, and Alan Lima dos Reis. "Análise da distribuição espacial e evolução do número de áreas contaminadas nas bacias hidrográficas dos rios Aguapeí e Peixe." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 9, 2021): e14710817264. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17264.

Full text
Abstract:
Área contaminada é definida como área, terreno, local, instalação ou edificação que contenha quantidades, ou concentrações de matéria, em condições que causem ou possam causar danos à saúde humana, meio ambiente ou a outro bem a proteger. Buscando obter um melhor entendimento a respeito das áreas contaminadas nas bacias hidrográficas do rio Aguapeí e do rio do Peixe (BHAP), o objetivo deste trabalho foi realizar o levantamento das áreas contaminadas nas BHAP, identificar as principais atividades potencialmente contaminantes e os meios físicos mais afetados, e simultaneamente, correlacionar os possíveis valores de contaminação com os parâmetros socioeconômicos dos respectivos municípios. Foram utilizados dados de áreas contaminadas no período de 2007 à 2019 dos municípios pertencentes às BHAP, obtidos através dos Relatórios de Áreas Contaminadas e Reabilitadas do Estado de São Paulo publicados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Foram identificados 26 municípios com áreas contaminadas, sendo os postos de combustíveis a principal atividade contaminante, enquanto os solventes aromáticos e os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos foram os contaminantes mais relatados. As águas subterrâneas e os subsolos foram, majoritariamente, os meios mais impactados pelos contaminantes. Uma correlação forte foi encontrada entre o maior número de contaminantes e as cidades com maior área e também com maior número de habitantes. De modo geral, a identificação dos locais contaminados em bacias hidrográficas configura-se como uma importante ferramenta que visa auxiliar no gerenciamento das áreas contaminadas e na adoção de ações mitigatórias e a produção de políticas públicas que visem amenizar os efeitos das contaminações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Pinto, Ana Paula Rodrigues, Maristela Camolesi, and Eduardo Roberto Alexandrino. "Orientações legais para diagnóstico da mastofauna em Estudos de Impactos Ambientais ajudam? Análise crítica no caso do Estado de São Paulo, Brasil." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 4, no. 8 (2017): 355–72. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.040810.

Full text
Abstract:
A apresentação de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é obrigatória em processos de licenciamento ambiental de diversos empreendimentos e para atividades consideradas potencialmente causadoras de significativa degradação ao meio ambiente. O diagnóstico ambiental do local a sofrer intervenção é uma das atividades técnicas que devem ser apresentadas em um EIA e considera, dentre outros parâmetros ambientais, o levantamento da mastofauna. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) é quem norteia tais levantamentos neste estado. O presente estudo revisou o diagnóstico da mastofauna de 20 EIAs iniciados em 2013 e 2014, atentando-se para possíveis deficiências no levantamento e análise de dados. Os resultados observados foram comparados com as diretrizes impostas em documentos legais da CETESB válidos a partir de 2014, para verificar o quanto estes documentos poderiam ser suficientes para minimizar tais deficiências em EIAs futuros. As principais deficiências encontradas foram a (1) não realização de levantamentos em campo, (2) listas de espécies incompletas, (3) não declaração sobre a forma e local de registro das espécies em campo, (4) ausência de caracterização da assembleia de mamíferos amostrada, (5) não declaração do esforço e suficiência amostral realizado, (6) ausência de análises quantitativas, bem como (7) ausência de comparação dos resultados obtidos com áreas similares. Argumenta-se que as quatro primeiras deficiências poderão ser evitadas em trabalhos futuros com os documentos legais vigentes na CETESB. Porém, as três restantes permanecerão, pois não há orientações robustas e claras nestes documentos sobre tais temas. Logo, salienta-se a necessidade de adequações nestes documentos e que o corpo técnico da CETESB continue atento nas avaliações dos diagnósticos realizados em EIAs no estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Corrêa, Fabio, Cláudio Paixão Anastácio de Paula, Jurema Suely de Araujo Nery Ribeiro, Renata de Souza França, and Eric de Paula Ferreira. "POLÍTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: DA TEORIA À PRÁTICA." Perspectivas em Gestão & Conhecimento 11, Especial (March 30, 2021): 18–34. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2236-417x.2021v11nespecial.57561.

Full text
Abstract:
As políticas de Gestão do Conhecimento são instrumentos que estabelecem norteamentos com impacto direto em múltiplos níveis e, nesse sentido, necessitam ser abordadas em uma perspectiva holística. Neste sentido, esta pesquisa objetiva analisar políticas de Gestão do Conhecimento para identificar os fatores que as fundamentam, visando elucidar se a visão holística teórica converge para a prática estabelecida por essas políticas. Por procedimentos metodológicos adotou-se as abordagens qualitativa e quantitativa, valendo-se da Análise de Conteúdo e método percentílico, respectivamente. Foram analisadas políticas de Gestão do Conhecimento atinentes ao intervalo temporal de 2001 a 2018 em organizações públicas, a saber: Serviço Federal de Processamento de Dados, Governo do Estado de São Paulo, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e Governo do Estado de Rondônia. Conclui-se que, dentre as políticas analisadas, nenhuma contempla todos os fatores indispensáveis para o sucesso da Gestão do Conhecimento, não atingindo os níveis necessários para o enquadramento na perspectiva holística. Contudo, a teoria converge com a prática, pois todos os fatores foram contemplados por pelo menos uma política de Gestão do Conhecimento e todas as políticas contemplam mais de um fator. Os resultados sugerem que as organizações tem capacidade para elaborar políticas que contemplem o gerenciamento do conhecimento de forma holística, porém, esses norteamentos devem ser operacionalizados na prática para que isso seja feito de modo exitoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Santos, Daniel Nery dos. "TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS NA BR-116, TRECHO DA CIDADE DE GUARULHOS (SP)." South American Development Society Journal 5, no. 13 (April 7, 2019): 255. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v5i13p255-267.

Full text
Abstract:
O Brasil é um país com dimensões continentais e conta com uma extensa malha rodoviária que proporcionou unidade nacional ao país. Contudo, sucessivos governos ao longo da história recente do país (últimos 70 anos) centralizou os investimentos no modelo de transporte rodoviário, que acabou produzindo um forte desequilíbrio na matriz de transporte. Neste estudo, investigou-se as características geológicas e a geoespacialização das emergências químicas na BR-116 no trecho do município de Guarulhos (SP). Para tanto, utilizou-se métodos de geoprocessamento e sensoriamento remoto em ambiente SIG – Sistema de Informação Geográfica, através do software QGis, versão 2.18.9. Os mapas foram confeccionados com base nas camadas vetoriais (shapefiles) adquiridas no sítio digital da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Os produtos cartográficos permitiram a compreensão dos aspectos geológicos ao longo da BR-116, assim como a distribuição dos pontos das ocorrências químicas. Além disso, os dados apresentados podem servir como suporte para estudos de caracterização de risco ambiental no transporte de produtos perigosos na área do estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva-Lima, Silvia Bandeira, Walcir Ferreira-Lima, Pedro Henrique Garcia Dias, Aryanne Hydeko Fukuoka Bueno, Mariane Lamin Francisquinho, Mariane Aparecida Coco, Thainá Silva Martins, Guilherme Ryuu Cruz Yoshimura, and Flávia Evelin Bandeira-Lima. "Aspectos determinantes para a prática de atividade física em escolares." Lecturas: Educación Física y Deportes 26, no. 279 (August 12, 2021): 37–48. http://dx.doi.org/10.46642/efd.v26i279.2495.

Full text
Abstract:
Procurando entender o declínio da atividade física objetivou-se identificar as barreiras e facilitadores para a prática de atividade física em estudantes de 11 a 16 anos da Região Sudeste do Estado de São Paulo e do Norte Pioneiro do Paraná. A amostra foi composta por 121 estudantes de escolas públicas e privadas. Para investigar as barreiras e os facilitadores foi utilizado um questionário de estilo de vida adaptado para brasileiros, de forma online, pela plataforma do Google Docs, composto por 25 perguntas fechadas. Os dados foram tabulados e analisados por meio do Statistical Package for the Social Science (SPSS), versão 26.0 e foi aplicado o Teste Qui-quadrado de Pearson. Os principais resultados foram: o principal facilitador para a prática de atividade física foi o incentivo da família. A falta de orientação profissional, apesar de não trazer um resultado estatisticamente significativo, apresentou valores expressivos (G - 11 a 14: 45,9%; G - 15 a 16: 40%). Já a falta de companhia, para o grupo G - 15 a 16 anos, se mostrou uma barreira, trazendo valor estatístico significativo (p=0,028).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Cecconello, Samanta Tolentino, Luana Nunes Centeno, and Hugo Alexandre Soares Guedes. "Índice de qualidade de água modificado pela análise multivariada: estudo de caso do Arroio Pelotas, RS, Brasil." Engenharia Sanitaria e Ambiental 23, no. 5 (October 22, 2018): 973–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522018165394.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo deste estudo foi desenvolver um índice de qualidade de água modificado (IQAMod), por meio de análises multivariadas, e comparar com o índice utilizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) (IQACETESB), para ser aplicado no Arroio Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Foram usados dados secundários de qualidade da água superficial do Arroio Pelotas, para o sítio de amostragem GER 48, localizado no município de Pelotas, monitorados e disponibilizados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (FEPAM), no período entre 1997 e 2013. Entre as análises multivariadas, empregou-se a análise fatorial (AF)/análise de componentes principais (ACP). Os resultados indicaram que a ACP extraiu duas componentes principais que explicaram 100% da variância total dos dados na matriz de correlação, enquanto os escores fatoriais para o cálculo do IQAMod foram extraídos do primeiro fator, que explicou 70,6% da variância total. Concluímos que o IQAMod mostrou demanda bioquímica de oxigênio (DBO5), turbidez (TH) e sólidos totais (ST) como as variáveis de mais importância na construção do índice, diferindo do IQACETESB, que apresentou as variáveis oxigênio dissolvido (OD), coliformes termotolerantes (CT) e potencial hidrogeniônico (pH) como as de mais relevância, demonstrando assim a necessidade da calibração do IQACETESB para aplicação nesse ecossistema específico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva Junior, Rosiberto Salustiano da, and Maria de Fátima Andrade. "Validação de poluentes fotoquímicos e inclusão do inventário de emissões no modelo de qualidade do ar WRF/CHEM, para a região metropolitana de São Paulo." Revista Brasileira de Meteorologia 28, no. 1 (March 2013): 105–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862013000100010.

Full text
Abstract:
Este trabalho mostra os resultados das aproximações feitas para o inventário de emissões de poluentes da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e transformações necessárias para serem implementadas no modelo fotoquímico WRF/CHEM ("Weather Research and Forecasting / CHEMistry"). Portanto, o objetivo é avaliar a eficiência do modelo WRF/CHEM em simular os poluentes fotoquímicos para a RMSP, utilizando as concentrações de monóxido de carbono (CO) e ozônio troposférico (O3). O WRF/Chem é um modelo de previsão de tempo, clima e qualidade do ar, que resolve em conjunto e de forma simultânea os modulos de meteorologia e química. A RMSP é considerada uma das dez maiores metropoles do mundo, e sofre igualmente a outros centros urbanos com o problema da poluição atmosférica. Pesquisas realizadas na RMSP mostram que os automóveis são as principais fontes de CO, hidrocarbonetos totais (HC) e Óxidos Nitrogenados (NOx). Para Óxidos de Enxofre (SOx), as indústrias e os automóveis são fontes importantes na emissão de SOx e emissão de partículas inaláveis (PM10). Outro fator muito importante é a ressuspensão de partículas do solo e formação de aerossóis secundários. Para estimar as emissões será usado o estudo do inventário feito pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) para o ano de 2006, onde estas informações serão trabalhadas para adequação ao formato de entrada do modelo WRF/Chem, pois esse levantamento anual de emissãos de poluentes é feito para toda a RMSP. Logo, algumas das propostas foram de gerar aproximações para tornar as emissões mais representativas, em termos de distribuição espacial e temporal. Os resultados mostraram que tais aproximações melhoram a previsão da concentração de ozônio (O3) e de CO em cerca de 25%, atingindo coeficientes de correlação de 0,79 para ozônio e 0,49 para monóxido de carbono, quando comparado os dados simulados e observados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Fonseca, Wagner Cleyton, and Carlos Eduardo Junqueira de Azevedo Tibiriçá. "Avaliação da influência da estação de tratamento de efluente de Catanduva (SP) na qualidade da água do rio São Domingos." Engenharia Sanitaria e Ambiental 26, no. 1 (February 2021): 181–91. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-415220180157.

Full text
Abstract:
RESUMO O efluente sanitário bruto é um dos responsáveis pela poluição de rios urbanos, e a instalação de estações de tratamento de efluentes (ETE) exige uma avaliação comparativa do comportamento desses rios antes e depois da ETE. Este trabalho objetivou avaliar a qualidade da água do rio São Domingos (RSD) após o início da operação da ETE Catanduva (SP), cujas eficiências médias de remoção foram: demanda bioquímica de oxigênio (93,71%), nitrogênio amoniacal (73,12%), fósforo total (25,70%), turbidez (85,16%) e ST (31,75%). Foram utilizados 768 dados coletados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo a montante e a jusante de Catanduva (SP). Obras de dragagem realizadas durante o período avaliado foram responsáveis por um significativo decréscimo temporário na qualidade da água do RSD em Catanduva. Após dois anos do início da operação da ETE, houve significativa melhoria na qualidade do RSD, com redução das concentrações médias de DBO (de 20,97 para 5,73 mg.L−1), nitrogênio amoniacal (de 3,84 para 0,99 mg.L−1) e Escherichia coli (de 105 para 104 UFC.100 mL−1) e aumento da concentração de oxigênio dissolvido (de 0,90 para 3,12 mg.L−1). A análise de componentes principais indicou que a qualidade do rio a jusante de Catanduva está-se aproximando da boa qualidade verificada a montante da cidade. Esses dados sugerem que o RSD pode futuramente ser classificado como Classe 3 (Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente — CONAMA n° 357/05) e até ser utilizado para abastecimento humano, reduzindo a elevada demanda de água subterrânea na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Hirai, Fabio Muller, and Monica Ferreira do Amaral Porto. "O desenvolvimento de ferramentas de predição de balneabilidade baseadas em níveis de precipitação: estudo de caso da praia de Cachoeira das Emas (SP)." Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, no. 4 (December 2016): 797–806. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016131249.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo apresenta resultados de um estudo realizado na praia Cachoeira das Emas, Rio Mogi-Guaçu, Pirassununga (SP), onde foram desenvolvidos modelos estatísticos simples de regressão linear utilizando níveis de precipitação como variáveis explanatórias, por meio da correlação positiva observada entre concentração de indicadores fecais na água e precipitação acumulada em 24, 48 e 72 horas anteriores à amostragem no rio. Os dados aplicados na calibração (período de 2009 a 2011) e validação (período de 2012) das ferramentas obtidas são oriundos das redes de monitoramento pluviométrico do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e de balneabilidade de água doce da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Como essas redes possuem objetivos distintos, nem todos os eventos de precipitação que ocorreram durante o período de estudo foram relacionados com um valor de concentração de indicador fecal na água, e vice-versa. Logo, as equações de regressão obtidas ficaram baseadas em um baixo número de observações. Os resultados sugerem que há potencial de aplicação prática desse tipo de ferramenta, porém requer-se monitoramento específico e conjunto dos parâmetros do modelo a fim de obter uma quantidade significante de dados para a calibração e a validação da ferramenta. A aplicação desse recurso de gerenciamento de balneabilidade seria ideal para um período específico do ano com maior afluência de pessoas, em praias cuja principal fonte de poluição seja difusa e consequente do escoamento de drenagem. Teoricamente, seria possível empregar outras variáveis ambientais ao modelo além dos níveis de precipitação, tais como turbidez e vazão, desde que os parâmetros fossem monitorados com a qualidade da água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Nery, Liliane Moreira, Vanessa Cezar Simonetti, Levi Pompermayer Machado, and Darllan Collins da Cunha e. Silva. "Geotecnologias aplicadas na análise do risco de contaminação de poços de água no município de Sorocaba, SP." Holos Environment 20, no. 2 (March 8, 2020): 214. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v20i2.12376.

Full text
Abstract:
Em decorrência do crescimento da cidade de Sorocaba e da quantidade de empresas que se instalam todos os anos no município, o presente estudo teve como objetivo avaliar os riscos de contaminação dos poços de água próximos a áreas contaminadas utilizando técnicas de geoprocessamento. Para o levantamento das áreas contaminadas foi utilizado o inventário disponibilizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), e a localização dos poços outorgados do município foram obtidos através da base de dados do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). A concentração de áreas contaminadas foi avaliada por meio do estimador de densidade de Kernel, e os valores foram ordenados em três diferentes classes de riscos de contaminação, sendo baixo, médio e alto. Os resultados demonstraram que 17,3% das áreas contaminadas estão inseridas na zona de alto risco, enquanto as zonas de risco médio obtiveram 50,0% dos pontos de contaminação. As zonas de alto e médio risco contemplam 57 poços de água, apresentando riscos de contaminação eminentes, podendo comprometer a saúde humana a partir do consumo e uso da água destes poços. A utilização de ferramentas de geoprocessamento na análise de riscos de contaminação mostrou-se eficaz, permitindo a seleção de zonas prioritárias para a gestão e monitoramento de poços de água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

MONTEIRO, Rubiana Cunha, Camila Boarini dos SANTOS, Rita de Cássia Tibério ARAÚJO, Danielle dos Santos Cutrim GARROS, and Aila Narene Dahwache Criado ROCHA. "Percepção de Professores em Relação ao Processamento Sensorial de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista." Revista Brasileira de Educação Especial 26, no. 4 (October 2020): 623–38. http://dx.doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0195.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este estudo objetivou identificar a percepção dos professores em relação ao processamento sensorial de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Participaram da pesquisa 19 professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I de escolas públicas de um município do interior do estado de São Paulo, bem como seus 62 estudantes. A coleta de dados foi realizada entre os meses de setembro de 2018 e maio de 2019. Foi utilizada a avaliação escalar Perfil Sensorial 2 de Acompanhamento Escolar, que avalia crianças e adolescentes a partir da perspectiva dos professores. A análise dos resultados ocorreu mediante categorias do instrumento. Em todas as categorias, Quadrantes (Exploração, Esquiva, Sensibilidade, Observação), Seções Sensoriais e Comportamentais (Auditivo, Visual, Tato, Movimentos e Comportamental) e Fatores Escolares (Fator Escolar 1, Fator Escolar 2, Fator Escolar 3 e Fator Escolar 4), a classificação de “Mais e Muito Mais que a Maioria dos Outros (as)” expressou a maior porcentagem, totalizando, em todos os aspectos avaliados pelo instrumento, 62,9%. O estudo identificou que estudantes com TEA que apresentam um perfil caraterístico de disfunções de Integração Sensorial sofrem impacto da condição de estrutura e função corporal nos processos de ensino e de aprendizagem e na participação em atividades dentro da sala de aula. Os resultados apontam para a importância das ações do terapeuta ocupacional no ambiente escolar por meio do trabalho colaborativo com o professor, visto que os resultados em relação ao perfil sensorial interferem diretamente no desempenho dos estudantes com TEA perante as demandas das atividades no contexto escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Chaves, Ana Paula Nunes, and Julio Groppa Aquino. "Rastros de uma heterotopia urbana: o caso do Parque Ibirapuera, SP." ETD - Educação Temática Digital 18, no. 4 (November 17, 2016): 802. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v18i4.8646408.

Full text
Abstract:
O presente artigo baseia-se nas reflexões de Michel Foucault acerca da temática da espacialidade com vistas a formular um panorama teórico sobre a noção de espaço e, especificamente, sobre os espaços heterotópicos. Acerca destes, Foucault propôs uma abordagem singular ao colocar em destaque espaços outros, os quais denotariam seu caráter marginal, conflitante e subversivo em relação à ordem instituída. A título de exploração de tal hipótese geral, apresentam-se os resultados de uma investigação acerca do Parque Ibirapuera, ícone urbano da cidade de São Paulo, segundo duas frentes de trabalho complementares: documentos oficiais sobre o Parque e discursos jornalísticos veiculados a seu respeito pelo jornal O Estado de S. Paulo de 1954 a 2014. Os dados analisados permitiram identificar um modo de governo que traslada a ortopedia social para o controle do espaço e das condutas, por meio do isolamento do desvio e da modulação econômica por ele gerada; detectou-se também que, mediante tal processamento, despontam rastros heterotópicos como respostas imprevistas às estratégias de governamento, ou seja, como imaginações criativas que, posicionando-se no desvio e em outros modos de existência possíveis, desafiam os mecanismos de controle vigentes. A argumentação final encaminha-se no sentido da defesa de novas perspectivas no que se refere ao trabalho analítico devotado às espacialidades urbanas, em favor de uma compreensão alargada dos vínculos que se estabelecem entre espaço, governo, resistência e (re)criação espacial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Gama, Rógers, and Israel Lobato Rocha. "APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DE ATERROS DE RESÍDUOS (IQR) EM ÁREA DE DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE RIACHO FRIO – PI." Cadernos Cajuína 1, no. 3 (December 23, 2016): 36. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v1i3.57.

Full text
Abstract:
<p>Atualmente o crescimento da população e a forte industrialização, contribuíram para o rápido aumento de resíduos sólidos, acelerando o processo contínuo de deterioração ambiental que gera sérias implicações na qualidade de vida da sociedade. No Brasil, é recente a preocupação com o gerenciamento adequado, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos. O atual sistema de coleta e disposição final de resíduos da cidade de Riacho Frio - PI vem funcionando com dificuldade operacional, onde pode classificar o local de depósito como lixão a céu aberto. Desta forma, é necessário que os municípios brasileiros busquem a adequação às normativas vigentes dos sistemas de coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos, viabilizando a sustentabilidade ambiental urbana. O estudo teve como objetivo, aplicar o índice de qualidade de aterro de resíduo - (IQR) para avaliar o sistema de disposição final do município de Riacho Frio - PI, a fim de aprimorar os mecanismos de controle sanitário ambiental. Para tanto, são apresentadas as atividades de concepção metodológica, levantamentos de dados, sistematização de informações, conforme proposta pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) nas quais atendem as condições mínimas ambientais e de operacionalização como: distância de corpos hídricos e áreas residenciais, cercamento e vias de acesso. O valor do IQR obtido foi de 1,84 mostrando que as condições da área são inadequadas, em razão do valor ser menor que 6,0. Isto revela que a área não atende de forma satisfatória muitos itens dentro das características locais, infraestrutura e condições operacionais.</p><p><strong>Palavras-Chave</strong>: Índice de qualidade de resíduos; disposição final dos resíduos sólido; lixão.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Modanez, Patricia Sawa, Silvia Helena Carvalho Ramos De Camargo, Valéria Rueda Elias Spers, and Mario Sacomano Neto. "Segmentação Psicográfica e Estilos de Vida de Consumidores de Venda Direta por Catálogo." Revista Brasileira de Marketing 8, no. 1 (March 24, 2010): 138–63. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v8i1.2130.

Full text
Abstract:
Este estudo aborda a segmentação psicográfica de mercado e analisa estilos de vida de consumidores do canal de venda direta que compram por meio de catálogo. A pesquisa, de caráter quali-quanti, dividiu-se em três fases. A primeira, qualitativa exploratória, objetivou conhecer a organização estudada, além de pesquisar o perfil de suas consumidoras. Para isso, utilizaram-se técnicas de estudo de caso, focus group associada à técnicas projetivas e entrevistas. A segunda fase desenvolveu-se por meio de uma pesquisa quantitativa descritiva, com o objetivo de quantificar e descrever as consumidoras que compram por catálogos. A amostra constituiu-se de 150 consumidoras da cidade de São Paulo e algumas cidades do interior do Estado. Após o processamento dos dados, por meio do software SPSS e da análise de cluster, os resultados das fases qualitativa e quantitativa foram comparados, possibilitando a realização da terceira fase. Esta última, qualitativa exploratória, envolveu a técnica de brainstorming. Para isso, gestores da empresa foram convidados para apresentação dos resultados e para discutirem estratégias a serem propostas à empresa. Como resultado, a empresa passou a conhecer seu público-alvo, permitindo uma retroalimentação referente ao planejamento do mix de produtos, comunicação e marketing. DOI: 10.5585/remark.v8i1.2130
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Rodella, R. A., N. V. Costa, L. D. N. C. Costa, and D. Martins. "Diferenciação entre Egeria densa e Egeria najas pelos caracteres anatômicos foliares." Planta Daninha 24, no. 2 (June 2006): 211–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582006000200002.

Full text
Abstract:
Dentre as plantas daninhas aquáticas imersas de maior importância nos reservatórios de usinas hidrelétricas e em represas de pequeno porte no Brasil, destacam-se as espécies Egeria densa e Egeria najas, cuja identificação pode ser difícil na fase vegetativa. O objetivo deste trabalho foi diferenciar cinco acessos de E. densa e três de E. najas, coletados nos reservatórios de Jupiá, Salto Grande, Três Irmãos, Promissão, Nova Avanhandava e Ibitinga, do complexo da Companhia Energética de São Paulo (CESP) do Estado de São Paulo, quanto às características anatômicas descritivas e quantitativas do limbo foliar, procurando-se obter melhor entendimento sobre as relações dessas estruturas anatômicas com a penetração e translocação de herbicidas, além de auxiliar na identificação de acessos suscetíveis e resistentes a determinado produto químico. Amostras do terço médio do limbo foram fixadas em FAA 50, cortadas transversalmente em micrótomo rotatório com 8 mm de espessura e coradas com azul-de-toluidina. Foi analisada a estrutura foliar e foram quantificados os caracteres anatômicos da nervura central (% epiderme das faces adaxial e abaxial, % feixe vascular e % parênquima) e da região situada entre a nervura e o bordo do limbo (% epiderme das faces adaxial e abaxial e espessura da folha). Os dados das variáveis quantitativas foram submetidos aos testes estatísticos multivariados de Análise de Agrupamento e Análise de Componentes Principais. Houve formação de três grupos principais: o primeiro foi constituído pelos três acessos de E. najas; o segundo, por quatro acessos de E. densa; e o terceiro, por apenas um acesso de E. densa. O caráter que mais contribuiu para a diferenciação entre os acessos foi a % feixe vascular da nervura central, seguido da % epiderme da face abaxial da nervura central e % epiderme das faces adaxial e abaxial da região entre a nervura e o bordo foliar. Concluiu-se que a utilização de caracteres anatômicos quantitativos permitiu auxiliar na diferenciação dos acessos e das espécies estudadas; entretanto, devem ser incrementados os estudos relacionando a estrutura anatômica com a resistência e suscetibilidade aos herbicidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Ferreira, Eduardo Rodrigues. "GESTÃO INTEGRADA E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NA UGRHI -PP." REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA 8, no. 1 (June 1, 2014): 81. http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v8i1.2985.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo apresenta os resultados a respeito das atividades de gestão integrada e gerenciamento de Resíduos <br />de Serviços de Saúde (RSS) na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Pontal do Paranapanema <br />(CBH-PP). Foram analisadas as atividades das vigilâncias sanitárias municipais e o gerenciamento interno e <br />externo dos RSS de 77 estabelecimentos geradores, distribuídos em 19 municípios. Os estabelecimentos <br />analisados foram unidades básicas de saúde, prontos socorros e laboratório de análises clínicas. O estudo <br />abrangeu também as atividades da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e do Comitê de <br />Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP). As técnicas empregadas para a realização desta <br />pesquisa foram: coleta de dados; pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; caracterização gravimétrica e <br />classificação dos RSS gerados pelos estabelecimentos geradores municipais, durante o período de oito dias, <br />como preconiza a Organização Pan-Americana de Saúde, aliada à Resolução CONAMA nº. 358/05. A <br />pesquisa demonstrou quatro principais dificuldades, sendo: das vigilâncias sanitárias municipais em relação às <br />atividades de fiscalização, monitoramento e controle de RSS; na segregação entre resíduos do Grupo A <br />(comuns) e Grupo D (Infectantes); e, no cumprimento da RDC ANVISA nº. 306/04; e, infraestrutura <br />inadequada para abrigar os RSS.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Escaldelai, Fernanda Martins Dias, Rosangela Aparecida Augusto, and José Maria Pacheco de Souza. "Fatores sociodemográficos e excesso de peso em crianças participantes de programa governamental de distribuição de leite fortificado." Journal of Human Growth and Development 28, no. 2 (June 26, 2018): 129. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.115676.

Full text
Abstract:
Introdução: Estudos anteriores mostraram a efetividade do programa VIVALEITE para o ganho de peso de crianças menores de dois anos. Como o programa é efetivo, é possível que crianças ingressantes com peso próximo ao limite considerado adequado para idade o ultrapassem no decorrer de sua participação. Objetivo: Analisar a associação entre fatores sociodemográficos e excesso de peso em participantes do programa VIVALEITE. Método: Estudo de coorte com dados de 1.039 crianças de famílias de baixa renda do interior do Estado de São Paulo, ingressantes no programa com seis meses de idade e peso próximo ao limite superior de adequação, entre janeiro/2003 e setembro/2008. Investigou-se a proporção de crianças que ficam com excesso de peso durante a participação no programa e associações com as condições sociodemográficas de cada criança (amamentação aos seis meses, sexo, peso ao nascer) e dos respectivos responsáveis (condição conjugal, idade, situação de trabalho, escolaridade). A modelagem foi feita por meio de regressão logística multinível das variáveis socioeconômicas e o conjunto das idades de pesagem. O processamento foi feito com o pacote estatístico Stata 10.1.Resultados: Conforme análise multinível, a categoria sim da variável aleitamento materno aos seis meses (OR=0,29, p=0,000) e a categoria trabalha da variável situação de trabalho materno (OR=0,36, p=0,012) foram associadas significantemente ao excesso de peso das crianças. As demais variáveis não foram associadas estatisticamente a excesso de peso. Conclusão: Não amamentação aos seis meses e ausência de trabalho materno são fatores sociodemográficos positivamente associados ao excesso de peso das crianças participantes do programa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Silveira, Antônio Carlos, Guilherme Rodrigues da Silva, and Aluízio Prata. "O Inquérito de soroprevalência da infecção chagásica humana (1975-1980)." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 44, suppl 2 (2011): 33–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822011000800006.

Full text
Abstract:
O Inquérito sorológico da prevalência de infecção chagásica no Brasil, 1975/1980, cujos resultados foram objeto de publicação anterior, em 1984 (Camargo e cols), é aqui detalhado em sua distribuição geográfica. Foi uma iniciativa da Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM/MS) e do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) através de seu Programa Integrado de Doenças Endêmicas (PIDE), tendo servido para delimitar e estratificar mais precisamente a área com transmissão endêmica da doença de Chagas e orientar as ações de controle vetorial, implementadas a partir da segunda metade da década de 1970. Mostrou uma soroprevalência estimada de 4,22% da infecção chagásica para a população geral residente em área rural no país. Observe-se que não foram incluídos o Estado de São Paulo e o Distrito Federal, para onde se acreditava já haver informação suficiente e recente. Abrangeu todas as demais unidades federativas, com o exame de 1.626.745 amostras de sangue, processadas por imunofluorescencia indireta. Destas, foram consideradas válidas para efeito de processamento e análise estatística 1.352.197, procedentes de 3.026 municípios de 24 estados, segundo a divisão política de então. Os resultados no geral foram confirmatórios em relação ao que era já conhecido. Alguns achados no entanto não corresponderam ao esperado, o que foi objeto de investigação ou se soube depois justificáveis, com base em dados de entomologia e outros que serviram à interpretação dos resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

LIMA, César Gustavo Da Rocha, José Augusto De LOLLO, Vitor Matheus BACANI, and Nídia Raquel COSTA. "Variabilidade espaçotemporal das águas subterrâneas do aquífero Bauru impróprias para o consumo humano: concentrações de Bário, Crômio Total e Vanádio." Pesquisas em Geociências 47, no. 2 (October 22, 2020): e096380. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.108582.

Full text
Abstract:
Dentre os parâmetros de qualidade da água pode-se destacar o Bário, o Crômio Total e o Vanádio, devido aos possíveis efeitos nocivos à saúde humana. Dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo têm apontado poços no Sistema Aquífero Bauru (SAB) com concentrações desses elementos acima dos Valores Máximos Permitidos (VMP). Deste modo, objetivou-se caracterizar a variabilidade espacial e temporal das águas impróprias para o consumo humano no SAB em função das concentrações de Bário, Crômio Total e Vanádio. Utilizou-se dados de análises trienais de qualidade de água subterrânea, considerando 74 (em 2013), 82 (em 2014) e 88 (em 2015) poços de monitoramento. Foi realizada a análise estatística descritiva e avaliada a dependência espacial por meio do variograma experimental. Posteriormente, realizou-se a integração dos mapas de krigagem por meio de simples operação de álgebra de mapas. A análise descritiva indicou que todos os parâmetros/períodos estudados apresentaram ocorrências de valores acima do VMP. As situações mais críticas foram para o Crômio Total que apresentou de 11-16 poços com valores acima de 50 μg L-1 e para o Vanádio que apresentou entre 4-7 poços com valores acima de 50 μg L-1. Foi observada a dependência espacial para todos os parâmetros estudados, cujos variogramas apontaram R2 entre 0,707 a 0,966 e coeficiente de correlação (r) da validação cruzada variando entre 0,606 e 0,902, indicando apreciáveis mapas de krigagem. Os alcances variaram entre 52,6-79,5 km (Bário), 81,0-120,3 km (Crômio Total), e 44,6-55,7 km (Vanádio). A área de maior atenção fica na região de Presidente Prudente, com estimativas acima do VMP combinados para o Crômio Total e Vanádio. Tais resultados merecem atenção das autoridades públicas, principalmente pelo fato da existência de poços particulares nessas áreas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Pereira, Rafael Morais, Felipe Mendes Borini, and Adalberto Américo Fischmann. "Estilo Cognitivo e as Dimensões do Processo de Estratégia em Micro e Pequenas Empresas." REGEPE - Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas 6, no. 3 (December 18, 2017): 525–52. http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v6i3.497.

Full text
Abstract:
O processo da estratégia empresarial apresenta três dimensões: o pensamento lógico ou criativo, a formação deliberada ou emergente e a mudança revolucionária ou evolucionária. Ademais, o estilo cognitivo do estrategista também ganhou ênfase no campo da estratégia, sendo caracterizado pelo padrão individual de processamento de informações. Alinhando a cognição às dimensões do processo estratégico, adotamos como recorte as micro e pequenas empresas, consideradas como organizações empreendedoras. O objetivo geral do artigo foi analisar a relação entre o estilo cognitivo divergente holístico do empreendedor e as três dimensões do processo de estratégia em micro e pequenas e empresas. Adotou-se uma abordagem quantitativa, com coleta de dados a partir de questionário aplicado a uma amostra de 92 micro e pequenas empresas de um município do estado de São Paulo. Os resultados, a partir da análise da modelagem de equações estruturais, demonstraram a relação entre o estilo divergente holístico com o pensamento estratégico do tipo criativo, com a formação estratégica deliberada e com a mudança estratégica de caráter tanto revolucionário quanto evolucionário. Como contribuições, delineamos que, diante de um estilo divergente holístico, o empreendedor assume um pensamento estratégico criativo e preconiza tanto mudanças revolucionárias quanto evolucionárias. Por outro lado, a criatividade, a inovação e a visão holista do estilo em questão não corroboram necessariamente uma formação estratégica emergente, flexível e colaborativa, pelo contrário, se associam a uma formação deliberada sob responsabilidade exclusiva do empreendedor proprietário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Bicalho, Daniela, and Betzabeth Slater Villar. "Efeito da lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar na qualidade nutricional dos cardápios escolares." Segurança Alimentar e Nutricional 26 (October 14, 2019): e019030. http://dx.doi.org/10.20396/san.v26i0.8655583.

Full text
Abstract:
Avaliar o efeito da implementação do artigo 14 da Lei Federal 11.947/09 na qualidade nutricional dos cardápios do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Trata-se de estudo transversal, com base na tríade de avaliação Estrutura – Processo – Resultado e elaboração de matriz avaliativa, conduzido no ano de 2013. Trinta e oito municípios do estado de São Paulo foram divididos em dois grupos: os que adquirem gêneros da agricultura familiar e os que não adquirem. A coleta de dados foi realizada por meio dos cardápios escolares e de um questionário estruturado com nutricionistas. Os alimentos dos cardápios foram analisados segundo critérios da Nova e a qualidade nutricional foi avaliada conforme os parâmetros da legislação vigente. Foram utilizadas estatística descritiva e teste exato de Fischer para análise de associação. Vinte e cinco municípios adquiriam alimentos da agricultura familiar e 18 não implementaram as compras. Os municípios que compraram alimentos dos agricultores familiares tiveram maior prevalência de cozinheiros escolares em número suficiente e realizaram ações de apoio com os agricultores familiares da região (p >0,05). A maioria das cidades atenderam a legislação vigente quanto a oferta mínima de frutas ou hortaliças e máxima de doces, embora a participação média de alimentos ultraprocessados seja elevada em ambos os grupos. O marco legal apresenta lacunas quanto a definição dos alimentos que devem compor os cardápios escolares, sendo permissivo quanto ao uso de alimentos de maior nível de processamento. As fragilidades da legislação para a aquisição de alimentos da agricultura familiar devem ser exploradas para promover cardápios escolares de melhor qualidade nutricional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Maurício Corrêa da Silva. "Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 12 – Número 1 – Ano 2020 (Jan./Jun. 2020)." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 12, no. 1 (January 3, 2020): i—vi. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2020v12n1id19630.

Full text
Abstract:
A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 23ª edição 16 (dezesseis) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil; 02 (duas) resenhas de livros; 04 (quatro) bancos de dados brutos de pesquisa; 06 (seis) artigos no idioma inglês e 02 (dois) no idioma espanhol. Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial Artigo 1 - Nível de aderência das empresas brasileiras listadas do setor de telecomunicações ao pronunciamento contábil CPC 47 de Rafael Xavier de Oliveira, Thais Mota Crabbi e Jomar Miranda Rodrigues com o objetivo de analisar o nível de aderência (compliance) das empresas brasileiras do setor de telecomunicações listadas na B3 ao pronunciamento contábil CPC 47. Artigo 2 - O impacto da adoção do IFRS 9 (CPC 48) nas perdas esperadas em crédito de liquidação duvidosa (PECLD) nas empresas brasileiras do setor de energia elétrica de Aline Thatyana Aranda da Rocha Branco Alcantara Alves, Maria Paula Ribeiro Bordin, Alexandre Gonzales e Fernando de Almeida Santos com o objetivo de ddentificar o impacto da adoção do IFRS 9 (CPC 48) nas Perdas Esperadas em Crédito de Liquidação Duvidosa (PECLD) antes baseadas em perdas históricas conforme o CPC 38. Artigo 3 - Determinantes dos fluxos de caixa de financiamento: um estudo iniciado sob a ótica da concentração acionária de Manuela Gonçalves Barros, Marina Oliveira Gomes, Jéssica Duarte de Andrade Teixeira, Kálita Santos Sá com o objetivo de verificar se a concentração acionária é um determinante dos fluxos de caixa de financiamento, buscando também identificar o impacto de outras determinantes sobre estes fluxos. Artigo 4 - A eficiência relativa das empresas brasileiras distribuidoras de energia elétrica de Chelida Maria dos Santos Bastos, Denise Maria Moreira Chagas Corrêa, Ana Lua Vilanova Alves, Ana Carolina Pereira Rodrigues e Sueli Maria de Araújo Cavalcante com o objetivo de examinar a eficiência relativa dos desempenhos econômico-financeiros das companhias brasileiras abertas e fechadas distribuidoras de energia elétrica. Artigo 5 - Disclosure nos relatórios de sustentabilidade de empresas do novo mercado da Bovespa em consonância com os objetivos de desenvolvimento sustentável publicados pela ONU de Larissa dos Reis, Vitor Paulo Rigo e Kemylli Farion com o objetivo de analisar se os relatórios de sustentabilidade divulgados pelas empresas, listadas no segmento do novo mercado da BOVESPA, estão alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável publicados pela ONU. Artigo 6 - Provável, possível ou remoto? Um estudo acerca das contingências tributárias dos bancos brasileiros de Matheus Schmitt, Ernando Fagundes e Alex Mussoi Ribeiro com o objetivo de identificar fatores determinantes na classificação das provisões e passivos contingentes nas Instituições Financeiras Brasileiras. Artigo 7 - O ensino de ciências contábeis e o processo de convergência ao international financial reporting standards de Giovana Bolzan, Maria Ivanice Vendruscolo, Jonatas Dutra Sallaberry e Willian Diehl com o objetivo de analisar o ensino de ciências contábeis diante da convergência aos padrões internacionais de contabilidade, sob a perspectiva da produção científica. Artigo 8 - Relação entre as características do comitê de auditoria e da auditoria independente das companhias abertas da B3 de Ana Carolina Vasconcelos Colares, Karinne Cruz Alves e Lidiane Tereza Fagundes Miranda com o objetivo de Investigar se existe relação entre as características do Comitê de Auditoria (tamanho; expertise; independência; participação feminina) constituído com as características da Auditoria Independente: (Audit Report Lag; Big Four; quantidade de principais assuntos de auditoria; opinião da auditoria no relatório), sendo essa análise realizada com as características de forma agregada e isolada. Seção 2: Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor Artigo 1 - Evidenciação contábil das entidades sem fins lucrativos de assistência social em Feira de Santana (BA): abordagem à luz das normas brasileiras de contabilidade de Acmar Feliz dos Santos de Santana e Tânia Cristina Azevedo com o objetivo de analisar a conformidade da evidenciação contábil das Organizações sem Finalidade de Lucros (OSFL), portadoras de Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) em Feira de Santana (BA), à luz das Normas Brasileiras de Contabilidade, mediante adoção da Interpretação Técnica Geral - ITG 2002 (R1). Artigo 2 - As informações contábeis dos balanços versus os indicadores de satisfação de usuários: os casos do Metrô e da CPTM em São Paulo de Bruna de Morais Holanda, Lucas Custódio Alexandrino e Jaime Crozatti com o objetivo de verificar se existe relação entre os dados contábeis e a satisfação dos usuários relativos à política de transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) pela análise de informações de demonstrativos contábeis e da satisfação dos usuários das empresas públicas Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM), de 2010 a 2017. Artigo 3 - Mapeamento de competências: necessidades de aprimoramento de analistas periciais em contabilidade do Ministério Público Federal de Ariel Prates, Jonatas Dutra Sallaberry, Leonardo Flach, Ivam Ricardo Peleias e Romina Batista de Lucena de Souza com o objetivo de analisar as competências dos analistas da área pericial contábil lotados no Ministério Público Federal (MPF), de forma a apresentar aquelas que possuem maior necessidade de aprimoramento por nível de importância, domínio e impacto. Artigo 4 - O nível de disclosure em Organizações do Terceiro Setor (OTS) no Estado do Ceará de Roberto Sérgio do Nascimento, Mirela Márjorie Silva Rabelo e Ricardo Viotto com o objetivo de avaliar o nível de disclosure apresentado pelas Organizações do Terceiro Setor no Estado do Ceará em relação aos usuários externos, como forma de reduzir a assimetria informacional entre os agentes internos e externos em alusão à Teoria da Agência. Artigo 5 - O aumento do imposto sobre a propriedade de veículo automotores em tempo de recessão econômica e o reflexo na sua arrecadação de Lauro Vinício de Almeida Lima, Josedilton Alves Diniz e Márcia Reis Machado com o objetivo de analisar o comportamento da arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em relação ao aumento de suas alíquotas ocorrido no ano de 2016, durante a recessão econômica brasileira iniciada no final de 2014. Artigo 6 - Indicadores de desenvolvimento sustentável das mesorregiões catarinenses: uma análise comparativa de Luana Caroline da Silva e de Fabricia Silva da Rosa com o objetivo de analisar o desempenho sustentável das mesorregiões catarinenses a partir dos indicadores de desenvolvimento sustentável propostos pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) Artigo 1 - Percepção da corrupção em ambiente acadêmico: análise empírica a partir de alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC) de Roberto Sérgio do Nascimento e Ruth Carvalho de Santana Pinho com o objetivo de analisar aspectos significativos do perfil social que influenciam a percepção da corrupção por parte dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará. Artigo 2 - Método do caso: um relato sobre sua efetividade e aplicabilidade no ensino de contabilidade de Alessandro Henrique de Araújo Januário, Cássia Marcelle Dias Pinho, Tadeu Junior de Castro Gonçalves e Aneide Oliveira Araújo com o objetivo de investigar a efetividade e a aplicabilidade do método do caso junto a alunos do mestrado em ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Seção 4: Casos de Ensino Aplicados a Contabilidade Não houve submissão. Seção 5: Resenhas de Teses, Dissertações e Livros sobre Contabilidade Resenha 1: Resenha do Livro: Análises das demonstrações contábeis públicas. Silva, M. C. (2019). (1a ed). São Paulo, SP: Editora Biblioteca 24Horas, 132 páginas, ISBN: 978-85-4161-395-8. Autora da resenha: Camila Rafaelly da Silva Câmara Revorêdo Resenha 2: Resenha do Livro: Auditoria governamental. Silva, M. C., Silva, R. A., & Silva, J. D. G. (2019). (1a ed). São Paulo, SP: Editora Biblioteca 24Horas, 86 páginas, ISBN: 978-85-4161-389-7. Autora da resenha: Edna Maria da Silva Medeiros de Oliveira Seção 6: Banco de Dados (Arquivos suplementares em Excel) Artigo 1 da Seção 1 - Nível de aderência das empresas brasileiras listadas do setor de telecomunicações ao pronunciamento contábil CPC 47 de Rafael Xavier de Oliveira, Thais Mota Crabbi e Jomar Miranda Rodrigues com o objetivo de analisar o nível de aderência (compliance) das empresas brasileiras do setor de telecomunicações listadas na B3 ao pronunciamento contábil CPC 47. Artigo 3 da Seção 1 - Determinantes dos fluxos de caixa de financiamento: um estudo iniciado sob a ótica da concentração acionária de Manuela Gonçalves Barros, Marina Oliveira Gomes, Jéssica Duarte de Andrade Teixeira, Kálita Santos Sá com o objetivo de verificar se a concentração acionária é um determinante dos fluxos de caixa de financiamento, buscando também identificar o impacto de outras determinantes sobre estes fluxos. Artigo 2 da Seção 2 - As informações contábeis dos balanços versus os indicadores de satisfação de usuários: os casos do Metrô e da CPTM em São Paulo de Bruna de Morais Holanda, Lucas Custódio Alexandrino e Jaime Crozatti com o objetivo de verificar se existe relação entre os dados contábeis e a satisfação dos usuários relativos à política de transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) pela análise de informações de demonstrativos contábeis e da satisfação dos usuários das empresas públicas Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM), de 2010 a 2017. Artigo 6 da Seção 2 - Indicadores de desenvolvimento sustentável das mesorregiões catarinenses: uma análise comparativa de Luana Caroline da Silva e de Fabricia Silva da Rosa com o objetivo de analisar o desempenho sustentável das mesorregiões catarinenses a partir dos indicadores de desenvolvimento sustentável propostos pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Seção 7: Internacional (S7) English Section 1 Article 1 - Level of adherence of the brazilian listed companies of the telecommunications sector to the accounting pronouncement CPC 47 of the Rafael Xavier de Oliveira, Thais Mota Crabbi and Jomar Miranda Rodrigues. The present work sought to analyze the level of compliance of the Brazilian companies in the telecommunications sector listed in B3 to accounting pronouncement CPC 47. Article 2 – The impact from adapting of the IFRS 9 (CPC 48) on expected credit losses (ECL) in Brazilian energy companies of the Aline Thatyana Aranda da Rocha Branco Alcantara Alves, Maria Paula Ribeiro Bordin, Alexandre Gonzales and Fernando de Almeida Santos. To identify the IFRS 9 (CPC 48) adoption impact on Expected Credit Losses, based on historical losses under CPC 38. Article 7 - Accounting teaching and the convergence process to international financial reporting standards of the Giovana Bolzan, Maria Ivanice Vendruscolo, Jonatas Dutra Sallaberry and Willian Diehl. The research analyzes the teaching of accounting sciences in view of the convergence with international accounting standards, from the perspective of scientific production. Section 2 Article 3 - Competency mapping: improvement needs of analysts from the area of expertise in accounting at the Federal Public Ministry of the Ariel Prates, Jonatas Dutra Sallaberry, Leonardo Flach, Ivam Ricardo Peleias and Romina Batista de Lucena de Souza. The study aims to analyze the skills of expert accounting analysts in the Brazilian Federal Public Ministry. Article 6 - Indicators of sustainable development of Santa Catarina mesoregions: a comparative analysis of the Luana Caroline da Silva and Fabricia Silva da Rosa. This study aims to analyze the sustainable performance of Santa Catarina mesoregions from the sustainable development indicators proposed by the Santa Catarina Federation of Municipalities (FECAM). Section 3 Article 1 – Perception of corruption in academic environment: empirical analysis from Accounting students at the Federal University of Ceará (UFC) of the Roberto Sérgio do Nascimento e Ruth Carvalho de Santana Pinho. The present work aims to analyze significant aspects of the social profile that influence the perception of corruption by Accounting students at the Federal University of Ceará. Español Sección 1 Articulo 7 - Enseñanza de ciencias contables y el proceso de convergencia a las international financial reporting standards de Giovana Bolzan, Maria Ivanice Vendruscolo, Jonatas Dutra Sallaberry e Willian Diehl. La investigación analiza la enseñanza de las ciencias contables en vista de la convergencia con los estándares internacionales de contabilidad, desde la perspectiva de la producción científica. Sección 2 Articulo 1 - Evidenciación contable de las organizaciones sin fines lucrativos de asistencia social en Feira de Santana (BA): enfoque de acuerdo con las normas brasileñas de contabilidad de Acmar Feliz dos Santos de Santana y Tânia Cristina Azevedo. El trabajo tenía como objetivo analizar la conformidad de la divulgación contable de las Organizaciones sin Ánimo de Lucro (en Brasil OSFL), poseedoras del Certificado de Entidad Benéfica de Asistencia Social (CEBAS) en Feira de Santana (BA), de acuerdo con las Normas Brasileñas de Contabilidad, y mediante la adopción de la Interpretación Técnica General – ITG 2002 (R1). Boa leitura. Cordiais saudações! Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva Editor Gerente da Revista Ambiente Contábil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography