To see the other types of publications on this topic, follow the link: Companhia Docas do Maranhão.

Journal articles on the topic 'Companhia Docas do Maranhão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 39 journal articles for your research on the topic 'Companhia Docas do Maranhão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Cortez, Luiz Cláudio Sayão, Lucas Rebello de Oliveira, Eduardo Ferraz Martins, Igor Rosa Dias de Jesus, and João Carlos Correia Baptista Soares de Mello. "Análise de eficiência na gestão de portos públicos brasileiros em relação ao papel das autoridades portuárias." Journal of Transport Literature 7, no. 2 (April 2013): 78–96. http://dx.doi.org/10.1590/s2238-10312013000200005.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é a realização de uma avaliação da eficiência das autoridades portuárias brasileiras no desempenho de suas funções, no período de 2007 a 2009, com a utilização da Análise Envoltória de Dados (DEA). Consideraram-se como inputs: Número de funcionários, Custo operacional, Investimento e como Outputs: Faturamento e Carga Movimentada. Destaca-se ainda a orientação a Output e a utilização na análise do estudo proposto da eficiência de escala e da avaliação cruzada. Foram consideradas oito autoridades portuárias em três anos totalizando 24 DMUs. O estudo proposto permitiu avaliar se as operações das Companhias Docas estão sendo eficientes do ponto de vista operacional e permitiu comparar o desempenho entre as autoridades portuárias para identificar quais elementos de gestão devem ser modificados para o alcance de um desempenho satisfatório. De forma consolidada, pôde-se perceber que a CODESP (São Paulo) foi a companhia Docas mais eficiente no período, seguida pela CODOMAR (Maranhão) e pela CDRJ (Rio de Janeiro).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Saes, Alexandre Macchione. "Luz, leis e livre-concorrência: conflitos em torno das concessões de energia elétrica na cidade de São Paulo no início do século XX." História (São Paulo) 28, no. 2 (2009): 173–234. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-90742009000200008.

Full text
Abstract:
O artigo discute o processo de introdução da energia elétrica na cidade de São Paulo no início do século XX. A Proclamação da República marcou o início da modernização das empresas de serviços urbanos, com a introdução da eletricidade. Foi neste contexto que dois grupos iniciaram uma intensa batalha no setor elétrico paulista: o grupo nacional da Companhia Brasileira de Energia Elétrica (CBEE) - conhecido também como Docas de Santos - e o canadense Light. A falta de uma legislação federal para o setor de energia elétrica legou às Câmaras Municipais o poder concedente para os serviços de eletricidade, garantindo que as relações políticas entre vereadores e empresários tivessem decisivo papel na instalação de tais serviços. Assim, o artigo descreve o processo de introdução da eletricidade em São Paulo mediante os debates sobre a regulamentação dos serviços públicos, desvendando os critérios políticos ou ideológicos que levaram a conformação de tais leis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Weslei Melo da, Eliel dos Santos Pereira, Alysson Sarmento Rodrigues, Eliseba dos Santos Pereira, and Salimara da Silva Rodrigues Arruda. "Conhecimento sobre as condições de saúde de policiais militares atuantes em uma Companhia Independente de Polícia Militar." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 19 (December 30, 2018): e228. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e228.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Conhecer as condições de saúde dos policiais militares atuantes em uma Companhia Independente de Polícia Militar situada em um município do interior do Maranhão. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva e os dados foram utilizados para mapear as possíveis causas dos problemas de saúde dos policiais militares da 15ª Companhia Independente de Polícia Militar de um município do Maranhão. Resultados: A maioria dos militares entrevistados não dispõe de orientação acerca dos cuidados com a saúde, da importância da prática de atividades físicas e de uma alimentação balanceada. A hipertensão e o diabetes se mostraram ausente na maioria dos participantes da pesquisa. Uma parcela significativa dos militares refere consumir bebidas alcoólicas. Na avaliação do IMC dos militares em questão, o sobrepeso aparece como sendo o problema mais comum. Conclusão: Torna-se evidente a necessidade de programas de inter­venção alimentar e de exercícios físicos que diminuam e controlem os problemas de saúde provo­cados por estilos de vida não saudáveis no que concerne aos policiais militares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pinheiro, Luiz Antonio, and Antônio Cordeiro Feitosa. "Um fenômeno urbano em São Luís, Estado do Maranhão: a Companhia Anil e o sistema de canalização do abastecimento d´água na urbe oitocentista (1855 a 1862) * An urban phenomenon in São Luís, State of Maranhão: the Anil Company and the plumbing system for water supply in the nineteenth century city (1855 a 1862)." História e Cultura 6, no. 3 (December 29, 2017): 252. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v6i3.2188.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa o problemático sistema de abastecimento de água em São Luís do Maranhão, entre 1855 a 1862, século XIX, quando implantada a Companhia Hidráulica do Anil. Verificam-se os conflitos gerados quando assinado o contrato e no processo de implantação e funcionamento da companhia de água encanada, versus o fornecimento de água pelo antigo sistema artesanal, controlado por ricos senhores. A análise estrutura-se a partir dos relatórios da companhia, das atas do Senado da Câmara e das matérias dos inúmeros jornais que circulavam na São Luís, oitocentista. Objetiva-se analisar a conjuntura que motivou a criação da Companhia Anil e sua importância no processo de modernização dos serviços públicos da cidade. Abordam-se de forma breve as questões relacionadas à modernização, urbanização e progresso na urbe do século dezenove. Nesse sentido, verifica-se a resistência de alguns atores sociais entronizados décadas no controle da água potável e os embates travados na esfera política e na impressa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Do Nascimento Freitas, Maria Eline, and Janaina Sales Holanda. "Fluxo de navios e cargas do Porto de Cabedelo (PB)." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 44 (April 5, 2019): 219. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n44p219-226.

Full text
Abstract:
Cabedelo, a port city, which is part of the Greater João Pessoa Metropolitan Region, is located on a peninsula between the Atlantic Ocean and the river Paraíba. Its port was inaugurated on January 23rd, 1935, after several unsuccessful attempts to build the Port of Capim in João Pessoa, due to the bad conditions of the river in that place. The port is very important for the municipality and for the state, as it is responsible for making Cabedelo the third GDP of the state. For this study, the Companhia Docas da Paraíba provided files with data of vessels that arrived at the port between the years 2010 to 2016. Using these data, electronic spreadsheets were drawn up showing information with the characteristics of the ships (total length, breadth and maximum draught) as well as the main product that disembarked or boarded the port, as import/cabotage or export. The information in this study is important for future studies and investments in port and/or in the port area.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lopes, Marcos. "LÓGICA E ALEGORIA: ARGUMENTAÇÃO E AÇÃO NOS SERMÕES DE VIEIRA." Síntese: Revista de Filosofia 35, no. 112 (April 12, 2010): 157. http://dx.doi.org/10.20911/21769389v35n112p157-165/2008.

Full text
Abstract:
Antônio Vieira nasceu em Lisboa, no dia 6 de fevereiro de 1608. Veio para o Brasil com sua família em 1614, com destino à Bahia. Entre a Bahia, Pernambuco e o Maranhão, Vieira passou mais da metade de sua vida no Brasil. Em 1623, à revelia dos pais, entrou para o noviciado da Companhia de Jesus. Em seus primeiros tempos na Ordem dos Jesuítas, o noviço se destacou de tal maneira — pela agudeza de espírito, pelo talento literário e conhecimento do latim — que seus superiores o encarregaram de escrever, em 1626, o conjunto dos sucessos relativos à ordem religiosa — a Carta Ânua —, relatório endereçado ao Geral da Companhia, em Roma. Depois de passar oito anos no Colégio dos Jesuítas de Olinda, recebe as ordens sacerdotais, em 1634.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cavalcante, Francisco Fábio Gadelha, Anna Caroline Nobre Gomes, Francisco Roberto de Araújo Nogueira, João Luís Melo de Farias, João Maurício Ribeiro Pinheiro, Emanuel Veras de Albuquerque, Antônio Leomar Peixoto Farias, Gabriel Barroso Cabral, Francisco Alexandre Cunha Magalhães, and Márcia Gomide. "Estudo sobre os riscos da profissão de estivador do Porto do Mucuripe em Fortaleza." Ciência & Saúde Coletiva 10, suppl (December 2005): 101–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232005000500013.

Full text
Abstract:
Os estivadores do Porto do Mucuripe são trabalhadores sem vínculo empregatício com a Companhia Docas do Ceará. Atuam no convés e no porão dos navios, fazendo o embarque, o desembarque e a organização dos contêineres. Neste ambiente de constante exposição a riscos, o médico do trabalho é fundamental na organização de planos de prevenção de acidentes, de educação dos trabalhadores e de monitorização dos riscos. O objetivo do artigo é caracterizar e conhecer o estivador, correlacionar o ambiente portuário e o seu processo produtivo com os fatores de risco e os agravos associados, bem como ressaltar a importância da medicina do trabalho para o controle de tais riscos. O trabalho de campo foi desenvolvido nos meses de janeiro e de fevereiro de 2003, com a aplicação de 60 questionários aos estivadores. A análise dos dados evidencia que os principais problemas de saúde inerentes à profissão de estivador são, entre outros, os distúrbios osteoarticulares (hérnia de disco e desgastes na articulação do joelho) e metabólicos (diabetes e hipertensão arterial). Estes se devem não só ao trabalho, mas também e, com grande influência, ao contexto de vida destes profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

WITTMAN, LUISA TOMBINI. "Adaptabilidade jesuítica e tradução cultural nas aldeias da América portuguesa * Jesuit adaptability and cultural translation in missions of Portuguese America." História e Cultura 3, no. 2 (September 22, 2014): 3. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v3i2.1005.

Full text
Abstract:
<p><strong>Resumo:</strong><strong> </strong>A análise da documentação histórica da Companhia de Jesus revela adaptações jesuíticas e traduções culturais, através da música, nas aldeias do Estado do Brasil e do Estado do Maranhão. A investigação atentará para as regras proibitivas da Companhia e para as flexibilizações ocorridas nas missões da costa e do planalto paulista, a partir da chegada dos jesuítas em 1549, e da Amazônia colonial, na segunda metade do século XVII. Busca-se, assim, reconstruir histórias de constantes negociações, na qual a música desempenha papéis plurais e os sujeitos envolvidos colocam em jogo sonoridades que se revelam indispensáveis ao contato entre ameríndios e missionários.<strong> </strong></p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Companhia de Jesus – Indígenas – Música – Missões – América Portuguesa.</p><p> </p><p><strong>Abstract:</strong> The analysis of the documentation of the Society of Jesus reveals adaptations and cultural translations, through music, in Jesuit Missions of Portuguese America (Brazil and the State of Maranhão). This article focuses on the prohibitive rules adopted by the Jesuits and on their adaptability within the missionary contexts of the sixteenth-century coast (and São Paulo plateau) and the seventeenth-century colonial Amazon. In sum, develops stories of constant negotiations, where music played multiple roles and where different historical agents exchanged sounds that proved to be indispensable in the contact between Amerindian peoples and European missionaries.</p><p><strong>Keywords:</strong> Society of Jesus – Indians – Music – Missions – Portuguese America.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Reis, Jose Rui Moreira. "SANEAMENTO AMBIENTAL NO MARANHÃO: uma análise do financiamento e do gasto público no período de 2009 a 2018." Revista de Políticas Públicas 24, no. 1 (June 24, 2020): 247. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v24n1p247-264.

Full text
Abstract:
Considerando a política de saneamento como um aspecto central da questão ambiental na contemporaneidade, o artigo aborda conceitos e princípios presentes na Lei Federal nº 11.445/07 e analisa o financiamento e o gasto público nas políticas de saneamento básico executados pelo Estado do Maranhão no período de 2009 a 2018, destacando o montante, relevância, gestão, destino e as fontes de financiamento dessas políticas. No plano metodológico fundamenta-se na análise crítica do financiamento e dos gastos orçamentários. Os resultados demonstram uma redução da relevância dos gastos em saneamento na última década, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão como principal instituição pública com atuação na área, os gastos com administração como principal destino dos recursos, a priorização de gastos com abastecimento de água, e as tarifas como principal fonte de recursos.Palavras-chave: Saneamento ambiental. Maranhão. Financiamento. Gasto público.ENVIRONMENTAL SANITATION IN MARANHÃO: an analysis of financing and public spending from 2009 to 2018AbstractConsidering sanitation policy as a central aspect of contemporary environmental issues, the article addresses to concepts and principles present in Federal Law 11.445/07 and analyzes the financing and public spending on basic sanitation policies implemented by the State of Maranhão from 2009 to 2018, highlighting the amount, relevance, management, destination and funding sources of these policies. At the methodological level it is based on the critical analysis of financing and budget spending. The results show a reduction in the relevance of sanitation spending in the last decade, the Maranhão Environmental Sanitation Company as the main public institution operating in the area, the administration expenses as the main destination of resources, the prioritization of water supply expenses, and tariffs as the main source of resources.Keywords: Environmental sanitation. Maranhão. Financing. Public spending.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SILVA, Francinaldo Soares, and José Manuel Macário REBÊLO. "Euglossine Bees (Hymenoptera: Apidae) of Buriticupu, Amazonia of Maranhão, Brazil1." Acta Amazonica 29, no. 4 (December 1999): 587–85. http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921999294599.

Full text
Abstract:
Male euglossine bees attracted to cineole, vanillin, methyl salicylate, eugenol and benzyl benzoate, were collected from October 1995 to September 1996, twice a month, between 06.00 and 12.00 hours, at the Companhia Vale do Rio Doce Forest Reserve, Buriticupu-MA. It were sampled 1740 individuals, 37 species and 4 genera. Euglossa was the most abundant genus (23 species), followed by Eufriesea (8), Eulaema (4) and Exaerete (2). The most frequent species were Euglossa pleosticta (33% of the collected individuals), Euglossa truncata (12,7%), Euglossa avicula (6,3%), Eufriesea superba (5,2%), Euglossa fimbriata (4,8%) Euglossa violaceifrons (4,4%), Eulaema nigrita (4,1%), Euglossa cordata (4,0%), Eulaema meriana (3,4%). Cineole attracted 66% of males and 70% of species, vanillin (20%; 59%), methyl salicylate (7,4%; 54%), eugenol (5,6%; 44%) and benzyl benzoate (0,7%; 10,8%). The highest abundance of individuals (78,3%) and species (34) occurred in the rainy season (January-June). The species of the genus Eufriesea occurred only in this period. Regarding the hourly activity, the euglossine bees were more frequently found between 10.00 and 11.00 hours, accounting for 33,5% of the individuals and 86,4% of the species.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

SILVEIRA, ARLINDYANE SANTOS DA, and ROBERTA LOBÃO CARVALHO. ""Para os que estimam as letras": livrarias jesuítas, colégios de nobres e conflitos político-religiosos na capitania do Maranhão (séc. XVIII) * "For those who estimate letters": jesuit libraries, schools of noble and political-religious conflict..." História e Cultura 3, no. 2 (September 22, 2014): 129. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v3i2.989.

Full text
Abstract:
<p><strong>Resumo</strong>: Objetivamos, nesse texto, analisar o cenário político-religioso da capitania do Maranhão em meados do século XVIII, com enfoque nas mudanças de cunho educacional processadas após a expulsão da Companhia de Jesus da região, atentando, principalmente, para as questões em torno da livraria dos jesuítas e sua relação com reordenações hierárquicas e os novos paradigmas educacionais emergentes. Utilizaremos, para tanto, um interessante conjunto documental que apontava para os conflitos jurisdicionais, as disputas de interesses diversos entre os diferentes grupos sociais e o surgimento de novas diretrizes civilizacionais que surgiram com as ideais do período pombalino.</p><p><strong>Palavras-chave</strong>: Livrarias – Companhia de Jesus – Educação.</p><p> </p><p><strong>Abstract: </strong>In this paper, we aim analyze the political and religious scene of the captaincy of Maranhão in the mid eighteenth century, with an emphasis on educational character changes processed after the expulsion of the Jesuits in the region, paying attention primarily to the issues surrounding the bookstore of the Jesuits and their relation to hierarchical reordering and new emerging educational paradigms. We use, therefore, an interesting set document that pointed to jurisdictional conflicts, disputes of various interests among different social groups and the emergence of new civilizational guidelines that emerged with the ideals of the Pombaline period.</p><p><strong>Keywords</strong>: Bookstores - Society of Jesus – Education. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Dias, Manuel Nunes. "Fomento Ultramarino e Mercantilismo: a companhia geral do Grão-Pará e Maranhão (1755-1778)(XI)." Revista de História 40, no. 81 (March 29, 2017): 91. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1970.128943.

Full text
Abstract:
E' claro que não cabe aqui, nas estreitas balizas dêste capítulo, um estudo sério, em profundidade, sôbre a administração que se se-guiu à morte de D . José I . A nosso intento — é preciso dizê-lo —basta, tão sômente, focar o arraigado espírito anti-pombalino do nô-vo govêrno — rainha e ministério — e de certas facções eclesiásticas, bem como da alta nobreza ofendida e das classes populares humilha-das .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Costa Júnior, Sérgio Henrique, Daniel Welligton Brito de Souza, Mikaelle Cristina Costa de Souza, Kamylla Martins Correia, Leandra Patrícia da Silva Almeida, Leandro Henrique Veiga de Sousa, Victória Torquato Fernandes dos Santos, and Larissa Fernanda Soares Lima. "Manejo nutricional de cães e gatos domiciliados em São Luís – Maranhão." Pubvet 15, no. 2 (February 2021): 1–5. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v15n02a741.1-5.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo consistiu na construção do perfil do manejo nutricional de animais de companhia da cidade de São Luís – Maranhão através da aplicação de questionário composto por questões objetivas e discursivas em 107 pessoas domiciliadas em 38 bairros do município. Foram avaliados o grau de conhecimento sobre a alimentação animal, hábitos na oferta de comida aos seus pets e nível socioeconômico. O principal alimento oferecido aos animais foi a ração comercial seca, com gasto médio mensal de 148 reais na assistência nutricional, no entanto ainda há tutores que dão alimentação humana diariamente sem conhecimento da segurança e qualidade dos nutrientes no alimento oferecido. A fonte de informação mais citada consistiu na consulta veterinária de rotina e a internet. A maioria dos tutores relatam obedecer às exigências nutricionais mínimas, porém foi percebido uma variabilidade de critérios. Os tutores demonstraram conhecimento relativo ao manejo nutricional básico e preconiza-se uma maior disseminação técnica acerca desse tema visto que é vital para a manutenção da saúde dos cães e gatos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Carvalho, Roberta Lobão. "Antijesuitismo na Amazônia portuguesa (primeira metade do século XVIII)." Revista Brasileira de História 39, no. 82 (December 2019): 153–73. http://dx.doi.org/10.1590/1806-93472019v39n82-08.

Full text
Abstract:
RESUMO As pesquisas sobre a Amazônia portuguesa colonial costumam abordar, sobretudo, os períodos mais agitados daquela região, como o de atuação do padre Antônio Vieira no século XVII ou o período pombalino na segunda metade do século XVIII. Esta pesquisa estuda justamente uma parte da História do Maranhão e Grão-Pará negligenciada porque, aparentemente, não houve grande agitação: a primeira metade do século XVIII. Em nossas análises, destacou-se a atuação de um agente com ideias peculiares, que compreendemos como uma espécie de projeto de governo conflituoso em pontos importantes com o projeto pensado para a região pela Coroa portuguesa. Esse agente é Paulo da Silva Nunes, inimigo acérrimo da Companhia de Jesus, que atuou na colônia e posteriormente na Corte realizando uma dura campanha contra a ação dos jesuítas naquela região e contra as leis que, em sua concepção, favoreciam apenas os padres. Para tanto, autointitulou-se Procurador dos Povos do Maranhão e Grão-Pará e fez de sua campanha antijesuítica um projeto político, social e econômico para a região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Damasceno, Alberto. "Notas sobre a reforma pombalina da instrução em Portugal e na América portuguesa." Revista HISTEDBR On-line 14, no. 60 (April 18, 2015): 346. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640565.

Full text
Abstract:
Com base em estudos sobre a educação no período dos oitocentos, este artigo defende que a reforma pombalina da instrução tem suas origens localizadas historicamente a partir da nomeação, por ordem régia datada de 1751, do Governador e Capitão-general do Estado do Grão-Pará e Maranhão, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, meio irmão do Marquês de Pombal, para residir em Belém do Pará, o que provocou acontecimentos que deflagraram a ordem da Corte, de extinguir do Império e suas colônias, a Companhia de Jesus e instituir escolas para os índios sob direção laica, no momento da transformação das aldeias em vilas e ensaio da administração preconizada no Diretório de 1757.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Souza Junior, José Alves de. "Negros da terra e/ou negros da Guiné: Trabalho, resistência e repressão no Grão-Pará no período do Diretório." Afro-Ásia, no. 48 (December 2013): 173–211. http://dx.doi.org/10.1590/s0002-05912013000200005.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende analisar o mundo do trabalho no Grão-Pará colonial durante o período pombalino, onde a tenaz resistência dos índios à disciplina de tempo e de trabalho imposta pela colonização, associada às altas taxas de mortalidade entre eles causadas pelas epidemias, intensificaram o tráfico negreiro para a capitania no século XVIII, durante a vigência da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão. A experiência colonial vivenciada por índios e negros, marcada pela excessiva exploração e opressão, levou-os a construir uma identidade de interesses e a desenvolver formas de resistência coletivas, o que justificou a radicalização das medidas repressivas por parte das autoridades coloniais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Faria, Andrelle Soares Dantas, Luiza Carla Girard Mendes Teixeira, Maria De Valdivia Costa Norat, and Cristiane Da Costa Gonçalves De Andrade. "ANÁLISE DA VIABILIDADE AMBIENTAL E ECONÔMICA DA SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADAS CONVENCIONAIS POR LÂMPADAS LED NO TERMINAL PETROQUÍMICO DE MIRAMAR DA COMPANHIA DOCAS DO PARÁ– CDP." Revista AIDIS de Ingeniería y Ciencias Ambientales. Investigación, desarrollo y práctica 14, no. 1 (April 6, 2021): 135. http://dx.doi.org/10.22201/iingen.0718378xe.2021.14.1.68488.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Raymundo, Letícia De Oliveira. "O Estado do Grão-Pará e Maranhão na nova ordem política pombalina: a Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão e o Diretório dos Índios (1755-1757)." Almanack Braziliense, no. 3 (May 1, 2006): 124. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1808-8139.v0i3p124-134.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Caire Silva, Regiane Aparecida, and Marília Martha França Sousa. "A Companhia de Jesus em São Luís do Maranhão: Considerações sobre pintura e talha na Catedral da Sé." Antiguos jesuitas en Iberoamérica 4, no. 1 (June 1, 2016): 31–50. http://dx.doi.org/10.31057/2314.3908.v4.n1.17631.

Full text
Abstract:
Este estudo aponta a importância da Companhia de Jesus em São Luís do Maranhão, sobretudo no que se refere ao contexto das práticas artísticas jesuíticas encontradas na Catedral da Sé e sua preservação. Para efetuar esta tarefa, relata-se a contribuição dos inacianos a partir do século XVII na edificação do Colégio e da Igreja da N. S. da Luz e o percurso até se transformarem no Palácio Episcopal e Catedral da Sé. Os edifícios sofreram intervenções significativas e drásticas, principalmente as realizadas para as comemorações do Centenário da Independência do Brasil, em 1922. A pesquisa mostra que apenas o retábulo do séc. XVII sobreviveu até a atualidade, e prova que, ainda no início do século XX, existia uma pintura realizada pelos jesuítas no forro da capela-mor considerada “magnífica”, entretanto, destruída com as inúmeras reformas do templo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Pinheiro, Juarez Mota, Luís Antônio Bittar Venturi, and Emerson Galvani. "Poluição atmosférica: estudo de caso do Município de São Luís do Maranhão." Sociedade & Natureza 32 (November 12, 2020): 808–19. http://dx.doi.org/10.14393/sn-v32-2020-56162.

Full text
Abstract:
As capitais brasileiras têm apresentado problemas ambientais atmosféricos de diversas ordens, repercutindo negativamente na qualidade de vida de seus habitantes. São Luís, capital do estado do Maranhão, com uma população de mais de 1 milhão de habitantes constitui um bom exemplo de capital brasileira que também convive com problemas ambientais atmosféricos. A pesquisa ao analisar a poluição atmosférica da cidade de São Luís procurou também correlacionar com seus aspectos geográficos (físicos e humanos) por entender que somente é possível compreender a complexidade do problema não se limitando apenas às suas fontes poluidoras e volumes emitidos. Os dados coletados foram obtidos de sete estações automáticas de monitoramento de qualidade do ar pertencentes à Companhia Vale S/A dentro do município de São Luís e orientados para uma análise evolutiva e integrada. Os resultados alcançados pela pesquisa indicaram que a estação EMAP, localizada na zona portuária do município, foi a única que apresentou valores que ultrapassaram os limites estabelecidos pela Lei com os seguintes valores de porcentagens para Particulados Inaláveis nos seguintes anos: em 2013 (68%); 2014 (87%); 2015 (110%) e 2016 (2%). Também foi possível identificar que entre os meses de julho a dezembro, na estação seca, foram identificados aumentos significativos dos índices de poluição atmosférica na ordem de 25,6% para Particulados Inaláveis e 35% para Particulados Totais em Suspensão. Concluímos que além das fontes poluidoras, no caso de São Luís, a pluviosidade e o vento são fatores geográficos preponderantes na determinação dos níveis de poluição na cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Lisboa, Danielle Cristina dos Santos, Mayara Souza Gomes, Lucas Nadler Rocha, Lucas Dos Santos Zenkner, Matheus Oliveira Sena, Claudemir Gomes de Santana, and Renata Medeiros Lobo Muller. "Estudo de caso avaliativo da construção de um aterro controlado entre duas linhas ferroviárias no Estado do Maranhão." Engineering Sciences 7, no. 3 (November 12, 2019): 1–8. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-3055.2019.003.0001.

Full text
Abstract:
O presente trabalho faz uma análise de linhas ferroviárias da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) e a Estrada de ferro Carajás (EFC). Onde o projeto visa absorver possíveis impactos de um desacarrilhamento ferroviário, devido ao solo ser argiloso com características moles. Sabemos que construções sobre solos moles acarreta inúmeros problemas é representa um grande desafio em obras ferroviárias. Hoje há diversos tipos de esforços que possibilitam construir sobre esses tipos de solos. Nesse trabalho será determinado quais ensaios em laboratórios e ensaios de campo são necessários para fazer a caracterização granulométrica do mesmo, além de exposição de técnicas construtivas como a substituição de solos moles, aterro sobre sobrecargas temporárias, a implantação de drenos como medidas para evitar o processo de recalque, avaliando as possíveis etapas que devem ser investigadas no projeto para implantação de uma dessas técnicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Marques, Mahéllia Cristina Braga, Manoel Cariolano da Silva Neto, Larissa Kelly Nogueira Vieira, Pollyanna Pedrosa Gonçalves, Thalissa Cantanhede Lindoso, Moisés Silva Santos Júnior, Wagner de Jesus Dias Gonzaga, and Nathalia Cunha Almeida Pinheiro. "UNIVERSALIZAÇÃO E INTEGRALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS – MARANHÃO." Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente 8, no. 2 (April 16, 2020): 63–76. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p63-76.

Full text
Abstract:
O saneamento básico é o conjunto de soluções relativas a abastecimento de água, disposição do esgoto sanitário, dos resíduos sólidos gerados e drenagem urbana. A Lei Federal nº 11.445, de 05 de janeiro de 2007, determina as diretrizes e a concepção de saneamento básico e apresenta princípios particulares ao serviço público de saneamento básico, tais como: universalização do acesso; integralidade do serviço que são um dos grandes desafios do Brasil. Em função disto, este trabalho objetivou a análise do cenário atual do processo de universalização e integralidade do serviço de esgotamento sanitário no município de São Luís – MA. Para a concretização deste trabalho, foram feitas pesquisas bibliográficas, análise de dados de caráter qualitativo e quantitativo com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) no período temporal de nove anos (2007 a 2016) e utilizou-se a Planta interativa de situação do sistema de esgotamento sanitário disponibilizado pela companhia de saneamento estadual. Diante do crescimento populacional na capital maranhense, notou-se o deterioramento da situação sanitária existente. Constatou-se algumas melhorias e os retrocessos que esses sistemas sofreram e o conflito entre o princípio da universalidade e da integralidade nas Bacias de esgotamento sanitário no Município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Costa, Kelerson Semerene. "Natureza, colonização e utopia na obra de João Daniel." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 14, suppl (December 2007): 95–112. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702007000500005.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa alguns aspectos do Tesouro descoberto no rio Amazonas, obra composta pelo padre João Daniel (1722-1776), missionário jesuíta no Estado do Maranhão e Grão-Pará entre 1741 e 1757, desterrado para Lisboa dois anos antes do banimento da Companhia de Jesus da América portuguesa. A obra, registro singular da Amazônia de meados do século XVIII, oferece um compêndio das riquezas e potencialidades da região. Sobretudo, apresenta um projeto para a colonização crítico ao modelo então em vigor e que se apresenta como um conjunto integrado que considera as condições ambientais, a técnica e as relações sociais na organização da sociedade local. Ao colocar no centro de seu projeto a questão do trabalho, João Daniel recupera, como metáfora, a idéia - marcante na literatura missionária do século XVII e praticamente abandonada no século XVIII - da Amazônia como paraíso terrestre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pinto, Ofélia, and Brian West. "Accounting, slavery and social history: The legacy of an eighteenth-century Portuguese chartered company." Accounting History 22, no. 2 (March 27, 2017): 141–66. http://dx.doi.org/10.1177/1032373217696512.

Full text
Abstract:
Based on extensive archival research, this study documents and analyses the accounting techniques that the Companhia Geral do Grão Pará e Maranhão applied to its slave trading operations during the second half of the eighteenth century. The surviving accounting records of this Portuguese chartered company reveal – in meticulous detail – the integral role that accounting technology played in enabling the slave trade to flourish. However, and paradoxically, while evidencing this culpability the same accounting records also document the essential humanity of the slaves and preserve details of the bleak circumstances of their existence. Slaves are typically lamented as a lost people consigned to a tragic and an eternal anonymity, but it is from accounting records that many aspects of their lives can be reconstructed. In this way, the accounting records studied are also shown to provide a latent source of social history that constitutes a profound mea culpa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Ricardino, Álvaro, and Sofie Tortelboom Aversari Martins. "Governança corporativa: um novo nome para antigas práticas?" Revista Contabilidade & Finanças 15, no. 36 (December 2004): 50–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772004000300008.

Full text
Abstract:
Em 1754, para tentar reverter a grave crise econômica que se abatia sobre o Estado do Grão-Pará e Maranhão, situado no noroeste do Brasil, o então Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado solicita ao seu irmão, o Marquês de Pombal, Primeiro Ministro de Portugal, que faça esforços junto ao rei para a aprovação de uma companhia de comércio destinada a transportar escravos negros para serem comercializados naquele Estado, como forma de substituir a mão-de-obra indígena, pouco acostumada ao trabalho. Objetivando adiantar o processo e contando apenas com sua memória e experiência, o Governador redigiu e encaminhou ao irmão a minuta dos estatutos daquele empreendimento. Seus vinte e sete parágrafos podem ser considerados avançados para a época e possuem diversos conceitos que hoje são práticas recomendáveis de Governança Corporativa. Considerando-se que mais de duzentos anos separam a iniciativa de Mendonça Furtado dos estudos sobre Governança Corporativa, vale perguntar: Governança Corporativa é um novo nome para antigas práticas?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

ARENZ, KARL HEINZ. "”SEM EDUCAÇÃO NáƒO Há MISSáƒO”: a introdução da formação jesuá­tica no Maranhão e Grão-Pará (Século XVII)." Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 13, no. 21 (June 30, 2016): 1–20. http://dx.doi.org/10.18817/ot.v13i21.511.

Full text
Abstract:
Em 1671, as casas jesuá­ticas de São Luá­s e Belém foram elevadas á categoria de colégio. Este simples ato contribuiu para consolidar a jovem Missão do Maranhão. Embora pouco contemplada pela historiografia, a implantação de todas as etapas do sistema educacional inaciano teve um papel fundamental dentro do contexto da formação da sociedade colonial amazônica. Educar os jovens candidatos desde as humanidades até a teologia constituiu, na concepção da ordem jesuá­tica, um dos pilares para garantir a adaptação dos futuros missionários e melhor enraizar o seu projeto sociorreligioso. O presente artigo objetiva retraçar este processo lento e complexo ao longo da segunda metade do século XVII, levando em conta tanto as dissensões internas da Companhia de Jesus quanto os impactos dos constantes conflitos entre colonos e religiosos acerca dos neófitos á­ndios.Palavras-chave: Jesuá­tas. Amazônia. Educação. Colégios. ”WITHOUT EDUCATION, THERE”™S NO MISSION”: the Introduction of the Jesuit Formation in Maranhão and Grão-Pará (17th Century)Abstract: In 1671, the Jesuit houses in São Luá­s and Belém were declared colleges. This simple act contributed to consolidate the young Mission of Maranhão. Poorly contemplated by historiography, the deployment of all stages of the Ignatian education system played a key role within the context of the formation of colonial society in the Amazon Region. Educating young candidates from the humanities up to theology was, in the design of the Jesuit order, one of the pillars to ensure the adaptation of future missionaries and to better root its social religious project. This article intends to retrace this slow and complex process throughout the second half of the 17th century, considering both the internal dissensions of the Society of Jesus as the impacts of the constant conflicts between settlers and religious concerning the Indian neophytes.Keywords: Jesuits. Amazon Region. Education. Colleges. ”SIN EDUCACIÓN NO HAY MISIÓN”: la introducción de la formación jesuá­tica en el Maranhão y Grão-Pará (Siglo XVII)Resumen: En 1671, las casas de los jesuitas de São Luá­s y Belém fueron elevadas a la categorá­a de colegio. Este simple hecho ha contribuido a consolidar la joven Misión de Maranhão. Aunque poco contemplada en la historiografá­a, la implantación de todas las etapas del sistema educativo ignaciano jugó un papel clave en el contexto de la formación de la sociedad colonial amazónica. Educar a los jóvenes candidatos de las humanidades hasta la teologá­a representó, en el diseño de la orden jesuita, uno de los pilares para garantir la adaptación de los futuros misioneros y mejor arraigar su proyecto socio-religioso. Este artá­culo objetiva analizar este proceso lento y complejo durante la segunda mitad del siglo XVII, llevando en cuenta tanto las disensiones internas de la Compañá­a de Jesús como los impactos de los conflictos constantes entre los colonos y los religiosos acerca de los neófitos indios.Palabras clave: Jesuitas. Amazonia. Educación. Colegios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Oliveira, Washington Bezerra de, and Luiz Cruz Lima. "Os portos e fluxos no meio técnico-científico-informacional: o caso do Porto de Fortaleza / Ports and flows in the technical-scientific-informational milieu: the case of the Port of Fortaleza." Caderno de Geografia 26, no. 46 (May 2, 2016): 597. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2016v26n.46p.597.

Full text
Abstract:
<p>Os portos na atualidade, período técnico-científico-informacional, são objetos essenciais para a fluidez de mercadorias entre os diversos territórios e, portanto, fundamentais para os negócios de empresas e Estados. Para atender às exigências do mundo globalizado e o crescente movimento de mercadorias em seus cais, os portos são modernizados. Como exemplo disso, o Porto de Fortaleza, através da Companhia Docas do Ceará e a iniciativa privada promovem mudanças no sistema técnico do porto para que os fluxos de mercadorias possam ser movimentados de forma mais rápida e dinâmica. Por sua vez, o avanço dos sistemas técnicos nos portos contribuiu para uma maior agilidade no movimento de mercadorias e a diminuição de tempo de espera de cargas e navios no cais. Este artigo possui como objetivo evidenciar as mudanças estruturais que o Porto de Fortaleza passou nas últimas décadas. Utilizamo-nos da concepção de análise de Milton Santos, a saber, as categorias do método geográfico: estrutura, processo, função e forma. As informações sobre o objeto de estudo foram coletadas em variadas fontes, dentre elas, pesquisas de campo com entrevistas e aplicações de questionários. Os portos são objetos dinâmicos que sempre estão a renovar os seus sistemas técnicos segundo a lógica produtiva de cada momento histórico, o Porto de Fortaleza não é uma exceção, suas transformações ao longo das décadas foram realizadas com intuito de atender os interesses das grandes empresas. </p><p><strong>Palavras-chave: </strong>Porto, fluxos, período técnico-científico-informacional, sistema técnico</p><p> </p><p><strong>Abstract</strong></p><p>Ports today, technical-scientific-informational period, objects are essential to the smooth flow of goods across several territories and thus fundamental to the business enterprises and states. To meet the requirements of the globalized world and the growing movement of goods in their docks, ports are modernized. As an example, thePortofFortaleza, by the Docas do Ceará Company and the private sector promote change in coach port system so that the flow of goods can be moved faster and dynamic. In turn, the advancement of technical systems in ports contributed to greater flexibility in the movement of goods and the reduction of waiting time of cargo and ships on the docks. This paper aims to highlight the structural changes that thePortofFortalezastarted in recent decades. We use us designing analysis Milton Santos, namely the categories of geographical method: structure, process, function and form. The information about the object of study were collected from various sources, among them field research with interviews and questionnaires applications. Ports are dynamic objects that are always renew its technical systems according to the productive logic of each historical moment, the Port of Fortaleza is no exception, its transformations over the decades were held aiming to serve the interests of big business.</p><p><strong>Keywords: </strong>Port, flows, technical-scientific-informational period, technical system</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Oliveira, Luiz Eduardo. "OS JESUÍTAS E AS REFORMAS POMBALINAS: RUPTURAS E CONTINUIDADES." Revista de Estudos de Cultura, no. 6 (January 20, 2017): 111–24. http://dx.doi.org/10.32748/revec.v0i6.5950.

Full text
Abstract:
Da mesma forma que a Europa representava, na legislação pombalina, a ideia de progresso e civilização, suplantando assim todas as contradições que tal pressuposto acarreta, o ataque aos jesuítas, fora do âmbito retórico, nem sempre tinha fundamento. É sabido, por exemplo, que os membros da Companhia de Jesus não eram tão atrasados ou ignorantes como afirmava a lei. Seu ideário e suas ações, do ponto de vista político-econômico, eram bastante arrojados para o tempo, como comprovam os escritos econômicos do padre jesuíta Antônio Vieira (1608-1697), que defendia a participação dos cristãos-novos na economia portuguesa e a criação de companhias de comércio, e a administração temporal de mais de vinte aldeias do Pará e Maranhão, empregando a mão-de-obra dos indígenas, que lhe granjearam um capital e um poder temidos e cobiçados pelos habitantes daquele importante domínio lusitano. Este artigo busca mostrar até que ponto as rupturas promovidas pelas reformas pombalinas significaram um rompimento ou continuidade com relação à pedagogia jesuítica.Palavras-chave: história da educação; Ilustração; jesuítas; legislação pombalina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

ARENZ, KARL HEINZ. "Além das doutrinas e rotinas: índios e missionários nos aldeamentos jesuíticos da Amazônia portuguesa (séculos XVII E XVIII) * Beyond doctrines and routines: indians and missionaries in the Jesuit Reductions of the Portuguese Amazon Region..." História e Cultura 3, no. 2 (September 22, 2014): 63. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v3i2.996.

Full text
Abstract:
<p><strong>Resumo: </strong>A presença da Companhia de Jesus no Estado do Maranhão e Grão-Pará entre 1653 e 1759 se fundamentou em uma extensa rede de missões nas quais foi engendrado um modo de vida peculiar, compartilhado por missionários e índios para além dos regulamentos oficiais. O artigo objetiva analisar a vida cotidiana nestas aldeias catequéticas enquanto lugares de intenso convívio social e crescente convergência simbólico-ritual. A leitura nas entrelinhas das fontes missionárias – de fato, documentos de caráter intercultural – permite retraçar os múltiplos processos de ressignificação cultural ocorridos durante o “século jesuítico” na Amazônia.</p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Vida cotidiana – Aldeamentos jesuíticos – Mediação cultural – Amazônia.</p><p> </p><p><strong>Abstract:</strong> The presence of the Society of Jesus at Maranhão and Grão-Pará States, between 1653 and 1759, was based on an extensive network of missions in which was engendered a peculiar way of life shared by missionaries and Indians, beyond the official regulations. This article aims to analyze the daily life in these catechetical villages as places of intense social interaction and increasing symbolic and ritual convergence. A reading between the lines of missionary sources – in fact, documents with intercultural character – allows to retrace the multiple processes of cultural redefinition which occurred during the “Jesuit century” in the Amazon Region.</p><p><strong>Keywords:</strong> Everyday life – Jesuit missions – Cultural mediation – Amazon region.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Barbosa, Luciana Pereira, Ezequiel Vieira dos Santos, Hermon Sousa Lima, Gislane Pinho de Oliveira, Othávio Henrique Queiroz de Sousa, and Valéria Pereira de Abreu. "Levantamento de emissões veiculares na Cidade de Balsas – MA." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 4, 2021): e3010816791. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.16791.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um levantamento de emissões veiculares realizado a partir da coleta de dados em campo, através de estimativas de emissões veiculares locais com o auxílio de estudos levantados em bibliografia, levantamentos nos sites do Departamento de Trânsito do Maranhão – DETRAN MA de Balsas e de dados fornecidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB. Dessa forma realizou-se o levantamento de dados sobre a frota circulante na cidade de Balsas – MA, foram calculadas as emissões locais totais em algumas vias da cidade e compararam-se com a quantidade de veículos, suas possíveis emissões e poluentes liberados por tipo de veículo. Foram avaliadas emissões de Dióxido de carbono (CO2), Gás metano (CH4), Monóxido de carbono (CO), Hidrocarbonetos não metanos (NMHC), Oxidos de nitrogênio (NOx), Áldeídos (RCHO) e Material particulado (MP). No levantamento das emissões nas vias Luís Gomes e São Pedro os veículos que apresentaram maiores quantidades foram as motocicletas seguidos dos automóveis. As maiores quantidades de emissões de (CO2) e (CO) foram provenientes das motocicletas. Enquanto os caminhões foram os maiores responsáveis das emissões de NMHC e os automóveis de (NOx). Espera-se que com esse trabalho a problemática das emissões veiculares tenham mais relevância perante os órgãos ambientais da cidade para e propiciem incentivos fiscais para possibilitar o estudo e mitigações sobre a poluição atmosférica de Balsas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Vaz, Ana Paula de Melo e. Silva, Sandra Martins Ramos, and Sandro José Froehner. "Bacia hidrográfica do rio balsas: diagnóstico físico e avaliação qualitativa de áreas suscetíveis à erosão." Engenharia Sanitaria e Ambiental 26, no. 1 (February 2021): 77–87. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-415220190257.

Full text
Abstract:
RESUMO Conhecer o comportamento geomorfológico de bacias hidrográficas é fundamental para a elaboração de políticas públicas de conservação dos recursos naturais, para subsidiar a ocupação humana de forma que os processos erosivos sejam minimizados. Considerando-se as escassas informações sobre a bacia hidrográfica do Rio das Balsas, no sul do estado do Maranhão, este estudo teve como objetivos realizar o diagnóstico físico e apresentar as áreas suscetíveis à erosão por meio de classificação qualitativa. Para tanto, utilizaram-se informações das bases de dados da Agência Nacional de Águas, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais e United States Geological Survey (modelo digital de elevação, hidrografia, solos e geologia). Por rotinas de geoprocessamento, foram delimitadas a bacia e as sub-bacias e obtidos os dados para o cálculo dos índices morfométricos. Além disso, foi feita a reclassificação das áreas suscetíveis a erosão, baseada no curve number, método que avalia o potencial de escoamento superficial por tipo de solo e respectivo uso. A reclassificação em quatro classes de suscetibilidade possibilitou elaborar o mapa de áreas suscetíveis à erosão. As características morfogenéticas encontradas na área mostram que são necessárias ações de manejo adequado, já que alguns tipos de solos combinados com 45% de declividade (44% da área) são as áreas mais vulneráveis aos processos erosivos. Com isso, conclui-se que o planejamento do uso e ocupação da bacia são extremamente importantes para que as características físicas da região não interfiram de maneira negativa no futuro da sua expansão, no que concerne tanto às atividades agrícolas quanto às urbanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Carvalho, Roberta Lobão, and Arlindyane Santos da Silveira. "O GáŠNERO EPIDáTICO NO DISCURSO JESUáTICO: história e exemplos nas crônicas do maranhão- XVII e XVIII." Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 9, no. 14 (December 1, 2012). http://dx.doi.org/10.18817/ot.v9i14.15.

Full text
Abstract:
Neste artigo, temos como objetivo demonstrar que a narrativa jesuá­tica no Maranhão dos séculos XVII e XVIII, como em outras partes do Império Português, esforçava-se por criar figuras paradigmáticas e exemplares, reescrevendo a biografia destes personagens e reforçando seu status polá­tico e religioso na região. Para tanto, iremos analisar a vida dos padres Luá­s Figueira, fundador da Missão no Estado, João de Souto Maior, ”exemplo de virtude e perseverança”, e a missão do padre Francisco Veloso, que, de acordo com os cronistas, ”desceu sozinho os Tupinambá pela graça divina”. Nessas diversas e recontadas narrativas encontram-se os fundamentos da escrita inaciana, o que reflete diretamente no seu ideal de História, que é edificante e, portanto, exemplar. Os relatos serão analisados a partir de três crônicas: a primeira é a Crônica dos Padres da Companhia de Jesus no Estado do Maranhão (1627-1698), escrita pelo padre João Felipe Bettendorff, a segunda se intitula Crônica da Companhia de Jesus da Missão do Maranhão, [1720] do padre Domingos de Araújo. A última crônica é do padre José de Moraes, a História da Companhia de Jesus no Antigo Estado do Maranhão e Pará,1759.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Meireles, Marinelma Costa. "AS CONEXá•ES DO MARANHáƒO COM A áFRICA NO TRáFICO ATLá‚NTICO DE ESCRAVOS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII." Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 6, no. 8 (December 15, 2009). http://dx.doi.org/10.18817/ot.v6i8.177.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda as conexões do Maranhão com a áfrica na segunda metade do século XVIII, quando da implantação da Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão, e esse empreendimento comercial obteve o monopólio do comércio de escravos africanos para a região maranhense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

COUCEIRO, LUIZ ALBERTO, and REJANE VALVANO CORRáŠA DA SILVA. "POSSáVEIS ANáLISES SOBRE A PRODUÇÃO DE ALGODáƒO NO MARANHáƒO (1755-1818): relacionando o conceito ”segunda escravidão” com práticas de crédito." Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 12, no. 20 (December 18, 2015). http://dx.doi.org/10.18817/ot.v12i20.489.

Full text
Abstract:
A partir de meados do século XVIII, inicia-se, no Maranhão, o cultivo extensivo de algodão. Não havia nem sequer investimentos metropolitanos no porto de São Luá­s. A Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão (1755-1788) impulsionou a produção do algodão, com aquisição de escravos e escoamento eficaz para a Europa, aproveitando a crise com a Guerra de Secessão e a ausência de monopólio. Esta Companhia foi fechada, no entanto, o cultivo do algodão continuou a crescer. Sabendo-se que nesta mesma época havia uma demanda industrial por algodão, perguntamo-nos: a) Quais atores sociais agiram no Maranhão? b) O que aconteceu para o algodão passar de moeda interna a mercadoria exportada? c) Qual a relação do conceito ”segunda escravidão” com o empreendimento algodoeiro? d) Qual foi a importá¢ncia do crédito para garantir esta produção? Para responder, analisaremos uma fonte primária e discutiremos a relação entre o conceito de ”segunda escravidão” e o crédito.Palavras-chave: Escravidão. Algodão. Maranhão. POSSIBLE ANALYSIS ON COTTON PRODUCTION IN MARANHáƒO (1755-1818): relating the concept of "second slavery" with credit practices Abstract: From the middle eighteenth century begins the extensive cultivation of cotton. There weren”™t even metropolitan investments in the port of São Luá­s. The Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão (General Company of Grão-Pará e Maranhão ´s Commerce - 1755-1788) boosted the cotton production with the acquisition of slaves and effective flow to Europe, taking advantage of American Civil War crisis and the absence of monopoly. This Company was closed, however, the cultivation of cotton continued to grow. Being aware that at this same time there was an industrial demand for cotton, we ask, mainly: a) which social actors were involved in Maranhão? b) what happened that the cotton has been changed from inner currency to commodity? c) what kind of connection between the ”second slavery” concept and the cotton enterprise can be done? d) What was the relevance of the credit to guarantee this production? In order to answer these questions we will analyze Gaioso”™s book and other documents. Keywords: Slavery. Cotton. Maranhão. ANáLISIS POSIBLE EN LA PRODUCCIÓN DE ALGODÓN EN MARANHáƒO (1755-1818): relacionando el concepto "segundo esclavitud" con prácticas de créditoResumen: Desde mediados del siglo XVIII comienza el cultivo extensivo de algodón. No habá­a ni siquiera inversiones metropolitanas en el puerto de São Luá­s. La Sociedad General de Comercio del Grão-Pará y Maranhão (1755-1788) impulsó la estructuración de la producción de algodón: adquisición de esclavos y el flujo efectivo a Europa, aprovechando la crisis de la Guerra Civil y la ausencia de monopolio. Esta empresa se cerró, sin embargo, el cultivo de algodón siguió desarrollando. Informados que en este mismo tiempo hubo una demanda industrial para el algodón, nos preguntamos, principalmente: a) cuales actores sociales participaron en Maranhão? b) Lo que sucedió que el algodón se ha cambiado de moneda interna para los productos básicos? c) Qué tipo de conexión entre el concepto de "segunda esclavitud" y la empresa de algodón se puede hacer? d) ¿Cuál fue la importancia del crédito para garantizar esta producción? Responder a estas preguntas analizamos libro Gaioso's y otros documentos. Palabras clave: Esclavitud. Algodón. Maranhão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Shikida, Cláudio Djissey. "Apontamentos sobre a Economia Política da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão." Revista de Economia e Administração 6, no. 2 (October 27, 2007). http://dx.doi.org/10.11132/rea.2002.152.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Do Socorro Santos de Sousa, Benedita, and Antonio Nogueira de Sousa. "Prática Missionária Jesuíta no Estado do Maranhão e Grão-Pará (Século XVII)." Revista de Educação da Unina 1, no. 1 (December 18, 2020). http://dx.doi.org/10.51399/reunina.v1i1.9.

Full text
Abstract:
A Companhia de Jesus nasce no seio da Igreja Católica para combater o protestantismo e, por meio da missionação, evangelização e educação, se torna a maior Congregação de ensino. A instrução, no Norte do Brasil, nos séculos XVII-XVIII, se desenvolve a partir de dois processos: a catequese (assistência e cristianização) e o ensino sistemático (Casas ou Colégios). Os jesuítas assumem as Missões no Maranhão e Grão-Pará através de Alvará de 25 de julho de 1638, e sua proibição de ensinar em escolas e aldeias são transcritas no Decreto de 28 de junho de 1759 com expulsão no mesmo ano (Bettendorff, 1910, 1990; Berredo, 1749; Chambouleyron, 2007; Arenz, 2009; Trigueiros, 2014). O estudo tem como principal objetivo caracterizar a importância das práticas missionárias jesuítas no estado do Maranhão e Grão-Pará (1638-1693). Abordagem consta de fenomenologia hermenêutica voltada ao estudo da experiência vivida (VanManen, 1997) sobre análise de documentos secundários (mais objetivos) (Ferrarotti, 2013) em comparação histórica (Laverty, 2003). Concluímos que o ensino e a educação no Maranhão e Grão-Pará se ergueram por meio da catequese ao ensinar os nativos da terra, com criação de vocabulários e compêndios para auxiliar os jesuítas no local, e do ensino sistemático na instrução aos filhos dos colonos portugueses e demais religiosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Carvalho, Roberta Loão. "OS PRIMEIROS MISSIONáRIOS E DESCOBRIDORES DO MARANHáƒO: História e retórica nas crônicas jesuá­ticas do Maranhão (séculos XVII e XVIII)." Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 8, no. 11 (May 5, 2011). http://dx.doi.org/10.18817/ot.v8i11.73.

Full text
Abstract:
Buscando compreender a ideia de história que perpassa a escrita jesuá­tica dos séculos XVII eXVIII, faço o exame de dois acontecimentos que marcaram a passagem da Companhia de Jesus noMaranhão. O primeiro foi a jornada empreendida pelo padre Francisco Pinto á Serra de Ibiapaba como intento de "conquistar" as terras do Maranhão, jornada esta interrompida com a morte domissionário em 1608. O segundo é a vida e morte do padre Luá­s Figueira na organização da missão dasmesmas terras. Esses dois acontecimentos são importantes, pois destacam a ideia de história exemplarpossuá­da pelos jesuá­tas, assim como evidencia a importá¢ncia da arte retórica empregada em seus textoscomo composição fundamental na busca deste sentido da história para os jesuá­tas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Fernandes, Fernando Roque. "Legislação indigenista: chefes indígenas, Antônio Vieira e a Lei de 09 de abril de 1655 no cotidiano da Amazônia portuguesa." albuquerque: revista de história 9, no. 18 (April 7, 2018). http://dx.doi.org/10.46401/ajh.2017.v9.5773.

Full text
Abstract:
O processo de colonização da Amazônia Portuguesa desenvolveu-se considerando as especificidades locais. Colonos, missionários e lideranças indígenas articularam inúmeras estratégias com o intuito de monopolizar a administração da mão de obra indígena. O controle sobre os índios foi assunto de primeira ordem na administração colonial do Estado do Maranhão e Grão-Pará em meados do século XVII. Nossa proposta é apresentar um breve resumo sobre o cotidiano deste espaço que foi palco de inúmeros debates sobre a evangelização e utilização do contingente indígena. Os cenários escolhidos para tal análise foram os aldeamentos missionários da Companhia de Jesus, onde padres jesuítas e índios Principais se articulavam na tentativa de materializar projetos pessoais, institucionais e coletivos. Através das cartas missionárias, da legislação indigenista vigente à época e de documentos do Arquivo Histórico Ultramarino, analisamos o cotidiano colonial, através dos embates e alianças das diversas lideranças políticas envolvidas nesse cotidiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Sodre, Giordani Rafael Conceicao, Bergson Cavalcanti De Moraes, Douglas Silva Ferreira, Juarez Ventura Oliveira, and Everaldo Barreiros Souza. "TELECONEXÕES OCEÂNICAS NOS PADRÕES CLIMATOLÓGICOS DA AMAZÔNIA ORIENTAL: ANÁLISE DOS ÚLTIMOS 40 ANOS (1974-2013) (OCEAN CLIMATOLOGICAL TELECONNECTIONS IN STANDARDS OF EASTERN AMAZON: ANALYSIS OF THE LAST 40 YEARS (1974-2013).)." Revista Brasileira de Climatologia 17 (December 31, 2015). http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v17i0.38113.

Full text
Abstract:
A região de Carajás (constituída principalmente das cidades de Marabá, Parauapebas, Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado dos Carajás) no estado do Pará e a região de São Luís no estado do Maranhão são os polos mais importantes para a companhia Vale do Rio Doce. Assim, nesta pesquisa foi realizada uma análise das variáveis meteorológicas, temperatura (máxima, mínima e amplitude térmica) e precipitação para essas duas localidades. Foi calculada a correlação entre o gradiente térmico continental e o marítimo com a variabilidade pluviométrica sazonal da Amazônia oriental objetivando identificar o principal modulador da precipitação da região de estudo. Observou-se que a variabilidade climática da temperatura, tanto do ar como do oceano, nas duas regiões estudadas, apresentam um padrão semelhante de crescimento, resultado que produz resultados diferentes sobre a precipitação de cada localidade. Foi identificado que a intensidade da anomalia térmica no Nino 4, localizado a 5N-5S, 160E-150W no oceano atlântico, interfere diretamente sobre as variáveis meteorológicas no sudeste da Amazônia oriental e que a anomalia de TSM do oceano Pacífico possui maior correlação com a variabilidade pluviométrica da cidade de São Luís. .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography