Academic literature on the topic 'Comportamento'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Comportamento.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Comportamento"

1

Bender Haydu, Verônica, and Maria Teresa Araujo Silva. "Induçâo de comportamento por esquema: análise metodológica e conceitual." ACTA COMPORTAMENTALIA 5, no. 1 (June 1, 1997): 31–57. http://dx.doi.org/10.32870/ac.v5i1.18264.

Full text
Abstract:
Uma análise dos principais problemas metodológicos e conceituais da área de estudos de induçâo de comportamenlos por esquema é apresentada, contendo: 1) breve descriçâo histórica da origem dessa área de estudos; 2) descriçâo da terminologia empregada na área, como por exemplo, as expressôes comportamento adjunto, comportamento induzido por esquema e comportamenlo interino; 3) análise dos principais critérios de induçâo propostos, como os de intensificaçâo e distribuiçâo temporal do comportamenlo, e a relaçâo entre a forçâ do comportamento e a duraçâo dos intervalos entre estímulos; e 4) breve apresentaçâo das duas principais abordagens teóricas atuais que explicam o fenômeno, sendo uma a que enfatiza o caráter excessivo dos comportamentos e a outra que aborda o mesmo do ponto de vista ecológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bueno, Lohanna Nolêto, and Nelson Alves Do Nascimento. "Transtornos Alimentares sob a Perspectiva da Análise do Comportamento." Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas 24, no. 6 (October 20, 2014): 37. http://dx.doi.org/10.18224/frag.v24i0.3563.

Full text
Abstract:
Resumo: o comportamento alimentar é adequado quando nutre o organismo para manutenção da vida. Quando não atende a essa função, depara-se com os chamados transtornos alimentares, os quais são entendidos pela Análise do Comportamento como comportamentos-problema. Assim, o objetivo deste artigo é discutir os transtornos alimentares como comportamentos controlados pelas consequências. Logo, o controle ocorrerá através da modificação comportamental e ambiental. Palavras-chave: Transtornos Alimentares. Comportamento Alimentar como Operante. Modificação do Comportamento. Análise do Comportamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Villas-Bôas, Alessandra, Verônica Bender Haydu, and Gerson Yukio Tomanari. "Ressurgência comportamental:." Perspectivas em Análise do Comportamento 1, no. 1 (August 23, 2017): 5–14. http://dx.doi.org/10.18761/perspectivas.v1i1.13.

Full text
Abstract:
Em uma dada situação, quando um comportamento recentemente reforçado deixa de sê-lo, comportamentos que foram previamente reforçados sob circunstâncias similares tendem a recorrer. Comportamentos que voltam a ocorrer em tais condições são objeto de estudo da análise do comportamento sob a denominação de ressurgência comportamental. No presente texto, iremos inicialmente historiar os estudos sobre ressurgência. Na sequência, vamos analisar comportamentos ressurgentes a partir de uma série de fatores que os afetam, entre os quais estão a extinção prévia do comportamento ressurgente, o grau de fortalecimento a que o comportamento ressurgente fora submetido, o papel do reforçador para a ressurgência, os efeitos das taxas de respostas e taxas de reforço do comportamento ressurgente, a demonstração de classes de estímulos ressurgentes, etc. Por fim, vamos proceder com uma análise crítica do conceito de ressurgência frente a outros fenômenos comportamentais inter-relacionados, por exemplo, a variação comportamental que tipicamente acompanha um processo de extinção e a recuperação espontânea de uma resposta. Com isso, procuramos identificar as especificidades do conceito de ressurgência, avaliando-o quanto à sua possível relevância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santarém, Erica Maria Machado, and Maria Teresa Araújo Silva. "Comportamento adjunto: controvérsias e contribuições teóricas." Psicologia: Teoria e Pesquisa 15, no. 3 (December 1999): 199–207. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37721999000300003.

Full text
Abstract:
A área de investigação sobre comportamento adjunto, cujas pesquisas tiveram início na década de 60, é extensa e controvertida. O presente trabalho analisa as interpretações mais importantes do fenômeno, e mostra que diversas características apresentadas como próprias do comportamento adjunto também estão presentes em outros comportamentos. Falk interpretou o comportamento adjunto como atividade deslocada, Staddon como comportamento induzido por esquema, Timberlake como parte de um sistema comportamental pré-programado, e Wetherington questionou a existência de uma terceira classe de comportamento. Conclui-se que as tentativas de sistematização têm se mostrado incompletas devido à diversidade de topografias de comportamentos adjuntos e a sua dependência de variáveis tanto do esquema como da espécie e do ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Semião, Patrícia, Sara Oliveira, and Cláudia Ferreira. "Comportamentos ortoréticos e experiências de vergonha: A sua relação e impacto no comportamento alimentar perturbado." Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social 6, no. 2 (November 29, 2020): 39–55. http://dx.doi.org/10.31211/rpics.2020.6.2.180.

Full text
Abstract:
Objetivos: O objetivo do presente estudo foi testar o comportamento ortorético (estilo atitudinal e comportamental que reflete uma preocupação intensa e persistente com o consumo de alimentos saudáveis) enquanto fator de risco para o desenvolvimento de comportamentos alimentares perturbados e comportamentos de ingestão alimentar compulsiva. No Estudo 1 foram testadas diferenças entre níveis moderados/severos e níveis baixos de comportamento ortorético em relação às experiências de vergonha (geral e focada na imagem corporal) e indicadores de comportamento alimentar perturbado (geral e compulsão alimentar). No Estudo 2 foi testado um modelo teórico que hipotetiza a associação entre o comportamento ortorético, vergonha geral e da imagem corporal como fatores de risco do comportamento alimentar perturbado e da compulsão alimentar, em mulheres da população geral. Método: A amostra foi constituída por 307 mulheres da população geral, com idades compreendidas entre 18 e 63 anos (M = 33,62 ± 11,73) que responderam a um protocolo online composto por medidas de autorresposta. Resultados: As participantes com níveis moderados/severos de comportamento ortorético revelaram níveis significativamente superiores de vergonha geral, vergonha da imagem corporal, comportamento alimentar perturbado e compulsão alimentar, comparativamente às participantes com níveis baixos de comportamento ortorético. Os resultados da path analysis indicaram que o comportamento ortorético, a vergonha geral e a vergonha da imagem corporal explicam 51,0% da variância do comportamento alimentar perturbado e 47,0% da variância da compulsão alimentar. Conclusões: O presente estudo sugere o comportamento ortorético como possível fator de risco para o desenvolvimento de Perturbações do Comportamento Alimentar. Os resultados deste estudo são importantes para a prática clínica, mostrando que os comportamentos ortoréticos, apesar de serem muitas vezes considerados como comportamentos socialmente aceitáveis, quando associados a experiências de vergonha geral e da imagem corporal, podem contribuir para maior severidade dos comportamentos alimentares perturbados, tanto do tipo restritivo como de ingestão alimentar compulsiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Rebeca de Assis, Rebeca Ferreira Pereira, and Vanessa Diana Di Rienzo. "Análise comportamental do personagem Arthur Fleck, do filme Joker (Coringa – Brasil)." Research, Society and Development 11, no. 4 (March 19, 2022): e30011427123. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27123.

Full text
Abstract:
O objetivo principal deste artigo foi realizar uma análise comportamental do personagem Arthur Fleck interpretado por Joaquin Phoenix do filme Joker (Coringa – Brasil), categorizado como drama, lançado em 2019, sob direção de Tood Philips e distribuído pela Warner Bros. Para a realização desta pesquisa foram selecionadas quinze cenas e, através delas, identificados os comportamentos problema do personagem. Foram levantadas possíveis hipóteses diagnósticas, com base nos critérios de diagnóstico do DSM-V, e realizada a análise funcional dos comportamentos com base na teoria analítico-comportamental. Através dos resultados obtidos, foi possível identificar que os comportamentos apresentados pelo personagem são efeitos colaterais de uma longa história de punição, mostrada em toda a trama. Para o analista do comportamento, o comportamento é multideterminado, ou seja, produto da filogênese, ontogênese e da cultura. Os analistas irão atuar sobre a ontogênese, realizando uma análise funcional. Os critérios diagnósticos descritos no DSM-V nos dizem o que é normal ou não e, para a Análise do Comportamento ele não é levado predominantemente em consideração em suas análises. A punição e outras formas de coerção foram introduzidas na cultura da sociedade como ações rotineiras e os seus efeitos colaterais podem gerar, na maioria das vezes, agressividade, comportamento de fuga e comportamento de esquiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Beltramello, Otávio, and Nádia Kienen. "Acompanhamento Terapêutico e Análise do Comportamento: Avanços e problemáticas nas definições deste fazer." Perspectivas em Análise do Comportamento 8, no. 1 (August 30, 2017): 61–78. http://dx.doi.org/10.18761/pac.2016.034.

Full text
Abstract:
Embora o fazer Acompanhamento Terapêutico tenha sua importância reconhecida na Psicologia e na Análise do Comportamento, não há consenso quanto às classes de comportamentos constituintes desse fazer e que têm sido utilizadas para defini-lo. Esta reflexão teórica objetivou caracterizar de forma crítica contribuições da Psicologia e da Análise do Comportamento para a definição do Acompanhamento Terapêutico, além de propor que a Análise do Comportamento e a Programação de Ensino possuem recursos teórico-conceituais e tecnológicos para contribuir com essa definição. A partir da análise da literatura, verificou-se que o Acompanhamento Terapêutico tem sido definido por meio do uso de metáforas e como um serviço necessariamente subordinado ao trabalho do psicólogo clínico, apesar de contribuições da Modificação de Comportamento, da Terapia Comportamental e da Análise Aplicada do Comportamento. Defende-se que a Análise do Comportamento e a Programação de Ensino possuem recursos para contribuir com uma definição mais precisa do fazer Acompanhamento Terapêutico na Psicologia, por meio da caracterização e sistematização das classes de comportamentos definidoras desse fazer a partir de seus diferentes graus de abrangência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De Sousa, Cleuber Cristiano, and Joana de Vilhena Novaes. "INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL PRECOCE NO AUTISMO." REVISTA FOCO 16, no. 6 (June 9, 2023): e2198. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n6-040.

Full text
Abstract:
Introdução: Os estudos sobre o behaviorismo de Frederic Burrhus Skinner fundamentam os princípios para empregar o condicionamento operante. A maioria dos comportamentos humanos é sujeito à modelagem e seguindo a história de reforçamento da população com TEA/Autismo é que se aplica a ciência Análise de Comportamento, a partir de um delineamento experimental de sujeito único cotejado em pesquisas e constatado como PEB – Prática Baseada em Evidências. Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar os métodos e as metodologias da Análise do Comportamento Aplicada na modelagem de comportamentos adaptativos e socialmente aceitos, assim como confirmar no estudo de caso de R.A. que os comportamentos operantes que são reforçados positivamente aumentam a probabilidade de sua ocorrência no futuro. Metodologia: A modelagem tem a finalidade de instalar um comportamento socialmente aceito ou desejável, primeiramente, por um processo de discriminação (seleção) e, posteriormente, por generalização, a partir de reforçamento de aproximações sucessivas. Este processo se fundamenta na linha de base/nível operante, identificação do comportamento a ser modelado e o respectivo reforço sucessivo. Para Skinner (2003, p. 101), o condicionamento operante modela o comportamento como o escultor modela a argila. Os correspondentes métodos utilizados nesta pesquisa foram Ensino Incidental, Ensino por Resposta Dinâmica, Ensino por Tentativas Discretas e Comportamento Verbal (Comportamento Verbal Espontâneo) se relacionando às metodologias e às estratégias e aos procedimentos para a intervenção precoce. A coleta informacional como processo foi registrada na avaliação funcional. Resultados: O comportamento circunscrito, perseverativo e estereotipado do aprendiz R.A. de colocar objetos incomuns na cabeça foi modelado para um comportamento socialmente aceito (desejável e com a mesma função de regulação e busca sensorial) e este comportamento foi instalado a partir do Procedimento de Reforçamento Diferencial Alternativo - PRD/DRA). A partir dos níveis de intervenção proximal, semi-estrurado e livre, houve um reforçamento de uma topografia de comportamento colocando outras respostas em extinção. Superando uma análise meramente topográfica, a função destes movimentos motores (B1/DSM-5/2013) está relacionada à auto-organização, tranquilização (calma), busca sensorial e de sensações e uma multimodalidade de reforçadores. Conclusão: A modelagem é uma técnica comportamental que a partir do nível operante, identificação do comportamento a ser modificado e reforçamentos sucessivos decorre uma contingência reforçadora. O currículo comportamental adaptado às habilidades desenvolvimentais e acadêmicas assegura ao aprendiz a modelagem de um comportamento desejável e socialmente aceito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silveira, Aline de Marco da, and Alessandra Turini Bolsoni-Silva. "Relacionamento conjugal e suas relações com parentalidade, habilidades sociais e problemas de comportamento dos filhos." Psico 53, no. 1 (August 9, 2022): e37313. http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.37313.

Full text
Abstract:
O relacionamento conjugal satisfatório depende de múltiplas variáveis, incluindo a própria interação conjugal, parentalidade e comportamentos infantis. O estudo simultâneo dessas medidas ainda é escasso na literatura. Objetivou-se verificar a influência da parentalidade (positiva e negativa) e do repertório comportamental infantil (habilidades sociais e problemas de comportamento) na ocorrência do relacionamento conjugal positivo, negativo e na satisfação conjugal. Participaram 106 mães e suas crianças que responderam a instrumentos de relato sobre conjugalidade, parentalidade e comportamentos infantis, em um delineamento transversal de comparação de grupos. Considerando as comparações estatisticamente significativas, verificou-se que a parentalidade e os comportamentos infantis influenciaram no relacionamento conjugal positivo (práticas positivas, habilidades sociais infantis) e negativo (práticas negativas, problemas de comportamento), quanto aos comportamentos de definição do cônjuge, comunicação e comportamentos positivos e negativos. Comportamentos conjugais positivos foram mais frequentes entre os respondentes que relataram estar satisfeitos e os comportamentos conjugais negativos foram mais citados pelas pessoas insatisfeitas com o relacionamento conjugal. Ressalta-se a multideterminação do relacionamento conjugal que é influenciada pela parentalidade (positiva e negativa) e pelos comportamentos infantis (habilidades sociais e problemas de comportamento).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bueno, Gina Nolêto, and Kassia Chalon Águes. "Analytical-Behavioral Therapy for Modification of Trichotillomania Behavior." Fragmentos de Cultura 27, no. 4 (February 27, 2018): 570. http://dx.doi.org/10.18224/frag.v27i4.4764.

Full text
Abstract:
This study aimed to identify the elicitors of trichotillomania problem-behavior of a participant, to design a behavior analytic intervention. It also aimed to control the target behavior and the negative emotional responses background trichotillomania, and to train alternative behaviors. The program consisted on phases: functional assessment, experimental functional analysis and final evaluation. Results: reduction of behavior-problem and the negative emotional responses. Terapia Analítico-Comportamental na Modificação do Comportamento de Tricotilomania Este estudo objetivou identificar os eliciadores do comportamento-problema tricotilomania de uma participante, para delinear uma intervenção analítico-comportamental. Objetivou também favorecer o controle do comportamento-alvo, das respostas emocionais negativas antecedentes à tricotilomania, e treinar comportamentos alternativos. O programa compôs-se das fases: avaliação funcional, análise funcional experimental e avaliação final. Resultados obtidos: redução de ocorrência do comportamento-problema e das respostas emocionais negativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Comportamento"

1

Barros, Lorrana Muriéli Araújo. "Inibição comportamental sob a perspectiva da análise do comportamento." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento, 2016. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000206519.

Full text
Abstract:
As disposições iniciais de retraimento e aproximação frente a eventos desconhecidos foram descritas como características do temperamento infantil. Jerome Kagan e colaboradores estudaram estas características como dois polos extremos denominados inibição e desinibição comportamental utilizando uma metodologia indutiva baseada na observação do comportamento e registro de medidas fisiológicas, utilizando técnicas correlacionais associadas a estudos longitudinais. Por meio destas pesquisas foi possível estudar a expressão da inibição comportamental, a forma como ocorre em diferentes contextos e seu grau moderado de continuidade. A pesquisa a respeito da inibição comportamental tem interessado a psiquiatras infantis e psicólogos clínicos, assim como a possibilidade de identificar precocemente os fatores de risco associados ao início de transtornos de humor e ansiedade em crianças. Tais pesquisas possuem abordagem desenvolvimentista referindo-se a dimensões gerais de comportamento, representando padrões universais de desenvolvimento e destacando o substrato biológico como responsável pela sua expressão. Por outro lado, a Análise do Comportamento estuda o desenvolvimento humano como uma relação organismo-ambiente e o descreve em termos de contingências de reforçamento. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é discutir o fenômeno denominado inibição comportamental sob a perspectiva da Análise do Comportamento. Utilizou-se como fonte de informação 11 artigos publicados entre 1984 e 2008 por Kagan e colaboradores, desses artigos foram extraídos trechos que se referiam aos componentes do comportamento. A análise revelou que as classes de estímulos antecedentes constituem-se de estímulos novos e desconhecidos para a criança, demandas de interação e situações de separação da mãe. As classes de respostas são caracterizadas por esquiva e baixa frequência de respostas, além da presença de respondentes. As classes de estímulos consequentes possuem características não-punitivas. Discute-se que a despeito de a abordagem de Kagan e a Análise do Comportamento utilizarem um método empírico e de indução, existem diferenças quanto a procedimentos de coleta, mensuração do fenômeno observado e análise e interpretação de dados. Mesmo que sejam perspectivas distintas, defende-se que a ciência comportamental possa utilizar os dados empiricamente sistematizados em procedimentos experimentais para o estudo do desenvolvimento humano.
The initial dispositions to withdrawal and to approach unfamiliar events were described as temperamental characteristics of children. Jerome Kagan and colleagues studied these characteristics as two extreme poles called behavioral inhibition and uninhibition to the unfamiliar using an inductive methodology based on observation of behavior and record of physiological measurements using correlational techniques associated with longitudinal studies. Through these reseachers, was likely to study the expression of behavioral inhibition, how it occurs in different contexts and its moderate degree of continuity. The research on behavioral inhibition has been of great interest to child psychiatrists and clinical child psychologists as they identify early risk factors associated with the onset of anxiety and mood disorders in children. Such researches have developmental approach referring to the overall dimensions of behavior, representing universal patterns of development and focusing on the biological substrate as responsible for its expression. Though, Behavior Analysis studies the development as an organism-environment relation and described it in terms of reinforcement contingencies. Thereby, the objective of this paper is to discuss the phenomenon denomineted behavioral inhibition from the perspective of Behavior Analysis. On such terms, 11 articles published between 1984 and 2008 by Kagan and colleagues were used as sources of information, from these articles were extracted passages that referred to the characteristics of each component of behavior. The analysis revealed that the antecedent stimuli classes constitute new stimuli and unknown to the child, interaction demands and mother separation situations. Responses classes are characterized by avoidance and low frequency responses and the presence of respondents. The consequent stimuli classes have non-punitive features. It is argued that despite of the approach of Kagan and Behavior Analysis use an empirical and induction method, there are differences in collection procedures, measurement and analysis of the observed phenomena and interpretation of data. Even if the different perspectives, it is argued that behavioral science may use the data empirically systematized in experimental procedures for studying human development.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Müller, Talissa Palma. "Classes de componentes de comportamentos constituintes da classe geral "comportamento assertivo"." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130911.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013.
Made available in DSpace on 2015-03-18T20:54:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 327315.pdf: 6645087 bytes, checksum: 4a5e098b40ce4e56744cb508d9472358 (MD5) Previous issue date: 2013
O que caracteriza o fenômeno nomeado pelo termo "assertividade"? O conhecimento da Psicologia, em especial a Análise Experimental do Comportamento, pode contribuir para melhor compreensão do fenômeno. Nomear o fenômeno pelos termos "Comportamento Assertivo" evidencia a sua natureza e é mais coerente com o conhecimento existente a respeito do comportamento humano. O conhecimento existente em relação aos componentes constituintes da classe geral comportamento assertivo, apesar de já indicar aspectos importantes (como a decorrência do comportamento para a pessoa e demais pessoas afetadas pelo comportamento, assim como para a relação entre essas pessoas), ainda pode ser complementado, e até reformulado, para caracterização da relação comportamental que a define. Há indicação na literatura de que o comportamento assertivo é incompatível com comportamentos-problema e promove benefícios para a pessoa que se comporta e para o grupo social ao qual ela pertence. Produzir conhecimento, então, que responda à pergunta: "?Quais são as classes de componentes de comportamentos que constituem a classe geral comportamento assertivo"? é relevante científica e socialmente. Em função do objetivo de identificar os três componentes de comportamentos denominados como assertivos, foi analisada uma obra cujo objetivo é caracterizar o fenômeno e que teve, e ainda tem, grande influência nos trabalhos de pesquisadores e terapeutas quando trabalham com o fenômeno "comportamento assertivo". A coleta de dados foi realizada em duas fases: A) Fase de identificação de componentes constituintes da classe geral de comportamentos denominada "comportamento assertivo" a partir da observação indireta do comportamento de interesse por meio de documentos, e B) Fase de proposição das classes de componentes de comportamentos que constituem a classe geral denominada "comportamento assertivo", a partir de conceitos básicos da Análise do Comportamento e produtos da etapa anterior. Os resultados do procedimento de coleta e tratamento dos dados caracterizam 22 classes gerais de situações que interferem, de alguma maneira, com a probabilidade de ocorrência de respostas consideradas assertivas. As 22 classes gerais de situações antecedentes foram agrupadas em oito conjuntos de potenciais (e prováveis) contingências de reforçamento favorecidas pelas características gerais da situação. As 22 classes gerais de situações que interferem, de alguma maneira, com a probabilidade de ocorrência de respostas consideradas assertivas foram decompostas em 156 classes de situações antecedentes mais específicas. Foram identificados ou derivados da fonte de informação, a partir do procedimento de coleta de dados, 206 classes de comportamentos assertivos diante das 156 classes de situações antecedentes mais específicas. As 206 classes de comportamentos identificadas ou derivadas foram analisadas funcionalmente a partir do procedimento de análise funcional de classes de comportamentos e do conhecimento existente a respeito da noção de comportamento (e suas propriedades cuja variação necessita ser observada para caracterizar uma classe de comportamentos) e de conceitos-chave para compreensão e caracterização da classe geral de comportamentos denominada Comportamento Assertivo. Alguns conceitos que foram considerados conceitos-chave para o exame de classe de comportamentos da classe geral Comportamento Assertivo foram: o conceito de sentimento na Análise Experimental do Comportamento, comportamento social e comportamento verbal, principalmente de mando e tato. Os dados possibilitam maior clareza a respeito das classes de componentes de comportamentos constituintes da classe geral Comportamento Assertivo e das possíveis relações estabelecidas entre os componentes que especificam relações comportamentais adjetivadas como assertivas. O conhecimento a respeito da classe Comportamento Assertivo é insumo para o desenvolvimento de programas de condições de ensino que promovam tal classe de comportamento e, possivelmente, para o delineamento de práticas e contingências culturais que selecionem e mantenham a classe de comportamentos no repertório das pessoas. Os dados a respeito das consequências e decorrências da classe de comportamentos assertivos indicam a relevância ética de tal classe ser desenvolvida e mantida no repertório de pessoas que interajam com outras pessoas em quaisquer contextos, seja ele profissional ou cotidiano.

Abstract : What characterizes the phenomenon named by the term "assertiveness"? The knowledge of psychology, in particular the Experimental Analysis of Behavior, can contribute to better understanding of the phenomenon. Name the phenomenon by "Assertive Behavior" reflects its nature and is more consistent with the existing knowledge about human behavior. Existing knowledge regarding the constituent components of the general class assertive behavior, despite already indicate important aspects (such as the result of the behavior to the person and other persons affected by the conduct, as well as the relationship between these people), can still be complemented, and even reworked to characterize the behavioral relationship that defines it. There is indication in the literature that assertive behavior is incompatible with problem behaviors and promote benefits for people who behave and the social group to which she belongs. Produce knowledge, then that answers the question: "What are the component classes of behaviors that constitute the general class assertive behavior?" is scientifically and socially relevant. With the purpose of identifying the three components of behaviors referred to as assertive, was analyzed a work whose aim is to characterize the phenomenon and still has great influence on the work of researchers and therapists when working with the phenomenon "assertive behavior". Data collection was conducted in two phases: A) Phase of identification of general classes? constituents of behaviors called "assertive behavior" from the indirect observation of the behavior of interest by documents, and B) Phase of proposition of component classes of behaviors that constitute the general class called "assertive behavior", from basic concepts of behavior analysis and the previous stage products. The results of the data collection and processing features 22 general classes of situations that interfere in any way with the likelihood of assertive responses. The 22 general classes of situations antecedents were grouped into eight sets of potential (and probable) contingencies of reinforcement favored by the general characteristics of the situation. The 22 general classes of conditions that interfere in some way with the occurrence of probables responses were decomposed into more 156 specific classes situations. 206 classes of assertive behaviors were identified or derived from the source of information from the data collection procedure, before the 156 classes to more specific antecedents situations. The 206 identified or derived classes of behavior were analyzed functionally from the functional classes of behavior analysis procedure and knowledge exists about the notion of behavior (and their properties whose change needs to be seen to characterize a class of behaviors) and key concepts for understanding and characterization of the general class of behaviors called Assertive behavior. Some concepts that were considered keyxxxiiconcepts for the examination of the general class of behaviors Assertive Behavior were: the concept of feelings in the Experimental Analysis of Behavior, social behavior and verbal behavior, particularly mand and tact. The data provide more clarity about the component classes of constituent behaviors of the general class Assertive behavior and the possible relations between the components that specify behavioral relationships named as assertive. Knowledge about Assertive Behavior class is an input to the development of conditions that promote educational programs and possibly to the design of practical and cultural contingencies that select and maintain the class of behaviors in the repertoire of people. Data concerning the impact and consequences of the class of assertive behaviors indicate the ethical importance of this class to be developed and maintained in the repertoire of people who interact with others in any context, be it professional or everyday .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Corrêa, Geovane Testa. "Características de componentes de comportamentos elementares constituintes da classe geral de comportamentos denominada comportamento econômico." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107543.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013.
Made available in DSpace on 2013-12-06T00:24:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 319873.pdf: 6390970 bytes, checksum: 940ab0282f2b4bcf6f5673134dd73405 (MD5) Previous issue date: 2013
A crise econômica mundial em 2008 deflagrou um processo de questionamento e debate acerca do conhecimento efetivo de membros da sociedade acerca do comportamento econômico. Influenciados por esse debate, pesquisadores têm mostrado que: (a) a população em geral desconhece aquelas características do comportamento econômico necessárias para o desenvolvimento de bem-estar em sociedade; e, (b) o conhecimento acerca de características do comportamento econômico está desatualizado em Economia, estando desconhecidas certas interações relevantes entre comportamento humano, variáveis econômicas e outras variáveis ambientais também constituintes do comportamento econômico. Esses fatos sinalizam que é necessário produzir conhecimento acerca de características relevantes relacionadas ao comportamento econômico, por meio da integração de perspectivas de diferentes áreas do conhecimento. Esse tipo de exame pode ser efetivado a partir de uma área específica, denominada de análise experimental do comportamento, cujos conhecimentos produzidos possibilitam caracterizar o comportamento econômico com elementos estudados em áreas do conhecimento científico distintas. Contudo, essas características ainda não foram examinadas dessa forma por membros da comunidade científica. Por isso, o objetivo deste trabalho foi responder a seguinte pergunta, sob a perspectiva de conhecimentos produzidos em análise experimental do comportamento: quais características de componentes de comportamentos elementares constituintes do comportamento econômico? De forma a caracterizar esses componentes, foram consultadas treze obras em ciências sociais e implementado um procedimento específico de caracterização, composto por doze etapas, que foi elaborado com base em conhecimentos produzidos no âmbito da análise experimental do comportamento, sendo: (1) selecionar trechos significativos nas fontes de informação, (2) transcrever trechos selecionados para formulário de armazenamento de dados, (3) excluir sentenças inapropriadas de cada trecho selecionado, (4) decompor cada trecho selecionado e depurado em orações absolutas, (5) excluir palavras e expressões inapropriadas de cada oração absoluta decomposta, (6) decompor cada oração absoluta depurada em verbo e complemento, (7) propor linguagem mais adequada a cada verbo e complemento decompostos de cada oração absoluta depurada, (8) compor cada verbo e complemento escritos com linguagem modificada em uma unidade básica de análise, (9) selecionar unidades básicas de análise para composição de comportamentos elementares constituintes da classe geral comportamento econômico, (10) compor comportamentos elementares constituintes da classe geral comportamento econômico, (11) organizar os comportamentos elementares constituintes da classe geral comportamento econômico em graus de abrangência e (12) organizar os comportamentos elementares constituintes da classe geral comportamento econômico em uma cadeia comportamental. A partir do procedimento utilizado foi possível identificar que um evento ou bit do comportamento econômico ocorre como um complexo sistema de inter-relações condicionais e probabilísticas entre aspectos (a) de classes de bens existentes antes de (ou junto com) uma classe de ações de uma pessoa; (b) dessa classe de ações da pessoa; e, (c) de classes de consequências produzidas pela maneira específica da pessoa agir com certos aspectos de classes de bens. E, mais precisamente, cada evento ou bit do comportamento econômico é constituído por três classes de comportamentos e doze comportamentos elementares compostos por cento e vinte e nove classes de estímulos antecedentes, doze diferentes classes de ações e cinquenta e seis classes de estímulos consequentes. O exame específico (e.g., procedimento e resultados) acerca de características de componentes de comportamentos elementares constituintes do comportamento econômico possibilita, ainda, (a) integrar estudos de partes desse comportamento no processo econômico como um todo; (b) integrar o procedimento elaborado com os procedimentos de gestão de processos organizacionais e modelagem de processos, que, por sua vez, pode promover um grau de observação de comportamentos existentes em organizações desde graus microscópicos até graus macroscópicos; e, (c) contribuir para o desenvolvimento da educação financeira ou educação econômica, pois leva em conta os requisitos exigidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) no teste do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de alfabetização financeira e características relevantes da Estratégia Nacional de Educação Financeira.

Abstract : The global economic crisis in 2008 influenced different members of society to start a debate process about the current "economic behavior" knowledge. Under the influence of this debate, researchers have shown that: (a) the population usually does not know basic characteristics of "economic behavior" that promote society wellbeing; and, (b) the knowledge about certain characteristics of "economic behavior" in economics is out-of-date, being unknown certain relevant interactions between human behavior, economic variables, and other environmental variables that also composes "economic behavior". These facts show that it is still necessary to produce knowledge about relevant characteristics related to the "economic behavior", by means of integrating different scientific perspectives. The kind of examination, that makes possible an integrated characterization of the "economic behavior", can be done by current knowledge produced and available in one specific area, which is called experimental analysis of behavior. However, members of the scientific community still did not undertake this characterization. In this context, the objective of this work was to answer the following question, under the knowledge produced and available in experimental analysis of behavior: what are the components characteristics of elementary behaviors constituents of the general class of behaviors called "economic behavior"? To carry this characterization out, thirteen parts of books on social sciences were consulted, and a specific procedure of characterization, which was based on experimental analysis of behavior current knowledge, was implemented in twelve stages: (1) selection of significant excerpts in the sources of information; (2) transcription of the selected excerpts to a data storage form; (3) exclusion of inappropriate sentences from each selected excerpt; (4) decomposition of each selected and debugged excerpt in absolute sentences; (5) exclusion of inappropriate words and expressions from each decomposed absolute sentence; (6) decomposition of each debugged absolute sentence into verb and rest of the sentence; (7) proposition of more adequate language to each verb and rest of the sentence identified in the stage six; (8) composition of each verb and rest of the sentence with modified language into a basic unit of analysis; (9) selection of basic unit of analysis to compose the elementary behaviors constituents of the general class called "economic behavior"; (10) composition of elementary behaviors constituents of the general class "economic behavior"; (11) organization of elementary behaviors constituents of the general class "economic behavior" in different microscopic levels; (12) organization of elementary behaviors constituents of the general class "economic behavior" in a behavioral chain. As a result of this procedure, it was possible to identify that an event or a bit of the ?economic behavior? occurs as a complex system of conditional and probabilistic interrelations between aspects of (a) existing classes of goods before (or during) an specific class of action; (b) this class of action; and, (c) classes of consequences produced by this specific class of action. More precisely, each event (or bit) of the "economic behavior" is composed by three classes of behaviors, twelve elementary behaviors, and, different variables that characterize each of the three components of each elementary behavior, which comprise one hundred twenty nine classes of antecedent stimulus, twelve classes of actions, and fifty six classes of consequent stimulus. This specific examination, which includes procedure and results, about the components characteristics of elementary behaviors constituents of the general class of behaviors called "economic behavior", still turns possible (a) to integrate studies of behavior elements and the "economic behavior" as a whole; (b) to integrate the procedure implemented here with procedures known in business and computer science as business process management and process modeling, that, in turn, could promote a wide range of observation and explanation of existing behavior in organizations from microscopic levels to macroscopic levels; and, (c) to develop financial education and/or economic education, since the results take into account all demands from Programme for International Student Assessment (PISA) test of financial literacy elaborated by Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) and important characteristics of the Brazilian Financial Education National Strategy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vieira, Filipe Lazzeri. "Categorias psicológicas ordinárias, comportamento e análise do comportamento." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-15072015-124136/.

Full text
Abstract:
Este trabalho diz respeito às três seguintes questões gerais (e que possuem certas inter-relações): (i) Qual seria o lugar do comportamento em uma análise plausível das categorias psicológicas ordinárias (tais como as emoções, os humores, as chamadas atitudes proposicionais, dentre outras)? (ii) O que é comportamento, isto é, quais são as condições que delimitam o que conta e o que não conta como tal? (iii) Seria ou não valiosa a adoção de conceitos psicológicos ordinários em análise do comportamento? Com respeito à questão (i), eu procuro: (i.1) clarificar o leque de categorias exatamente envolvidas nela, por meio da elaboração de uma taxonomia relativamente neutra dessas categorias; e (i.2) formular e apoiar uma forma de perspectiva comportamental como resposta, com base em algumas abordagens comportamentais anteriores, dentre outras. Com respeito à questão (ii), procuro: (ii.1) clarificar a noção de comportamento, elucidando suas diferentes acepções e, em especial, as fronteiras que delimitam o que conta como comportamento em uma acepção aqui relevante dela (a saber, comportamento como ocorrência de uma ação ou reação de um organismo), por meio de análise conceitual; e (ii.2) apontar dificuldades (conceituais) em várias definições de comportamento (naquela acepção específica) encontradas na literatura científica e filosófica. Com respeito à questão (iii), procuro: (iii.1) apresentar uma reconstituição semiformal de argumentos de Skinner (behaviorismo radical), Rachlin (behaviorismo teleológico) e Foxall (behaviorismo intencional) sobre ela, com base no modelo de solução de problemas de Laudan sobre a estrutura e a dinâmica de teorias; e (iii.2) oferecer um breve balanço crítico dessas três perspectivas nesse tocante, com base na abordagem que sugiro como resposta a (i).
This work deals with the following three (to some extent interrelated) questions: (i) What is the place of behavior in a plausible analysis of ordinary psychological categories (such as emotions, moods, so-called propositional attitudes, and so on)? (ii) What is behavior, that is, what are the conditions that distinguish behaviors from non-behaviors? (iii) Would it be useful enough to embrace ordinary psychological concepts in behavior analysis? Concerning question (i), I attempt (i.1) to clarify the range of categories pertaining thereto, by providing a relatively neutral taxonomy of these categories; and (i.2) to put forward and support a particular form of behavioral approach as an answer, by drawing upon some previous behavioral approaches, among others. Concerning question (ii), I attempt (ii.1) to clarify the concept of behavior, by distinguishing different senses thereof and elucidating, in particular, the boundaries of behavior qua occurrence of an organism\'s action or reaction; and (ii.2) to identify (conceptual) difficulties with some definitions of behavior (in that particular sense of the concept) found in the scientific and philosophical literature. Finally, concerning question (iii), I endeavor (iii.1) to present a semiformal reconstruction of arguments supported by Skinner (radical behaviorism), Rachlin (teleological behaviorism), and Foxall (intentional behaviorism), by taking advantage of Laudan\'s problem-solving model of the dynamic and structure of theories; and, based upon the approach outlined as an answer to (i), (iii.2) to provide a brief critical assessment of these three perspectives in this regard.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cruz, Patrícia Alves da. "Comportamento eleitoral." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2013. http://hdl.handle.net/1884/32121.

Full text
Abstract:
Resumo: Explicar o comportamento eleitoral tem sido uma das preocupações da ciência política. A eleição municipal é o "lócus" do processo eleitoral, momento no qual é possível perceber as particularidades do voto e as variáveis que tem maior influência para o resultado final do pleito local. A presente dissertação tem por objetivo fazer uma análise dos condicionantes do voto em São Paulo e em Salvador, nas eleições de 2008. A questão a ser respondida é se, em municípios que possuem características sociais e econômicas opostas o eleitor age/direciona seu voto de maneira; ou se, a avaliação de governo é variável importante para a escolha eleitoral, independente do contexto em que está inserto. A análise foi realizada a partir de pesquisa de intenção de voto, realizada em 2008, pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística - Ibope e pelo Instituto Datafolha, na qual analisamos o impacto das variáveis sociodemográficas e de avaliação das administrações na decisão do voto. Primeiramente, concluiu-se que os fatores explicativos para a decisão do voto foram diferentes nas duas capitais. Em São Paulo, as variáveis sociodemográficas tiveram impacto na decisão do voto, o que ocorreu em menor intensidade em Salvador. O que as duas capitais apresentaram em comum foi a importância das variáveis satisfacionistas, com ênfase na satisfação com a administração municipal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Sandra Avi dos. "Comportamento eleitoral." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2012. http://hdl.handle.net/1884/26511.

Full text
Abstract:
Resumo: Esta dissertação tem como tema os determinantes do voto no mandatário numa situação de reeleição municipal, problematizando-os à luz das teorias do comportamento eleitoral. Neste sentido, a indagação que pretendemos responder é: quais as variáveis que influenciaram no momento de reeleger um candidato a prefeito nas eleições municipais de 2008? Mais especificamente, o quanto as seguintes variáveis: 1) avaliação positiva da administração do prefeito; 2) rejeição ao prefeito; 3) rejeição ao principal adversário; 4) capacidade de capilaridade, isto é, de através de acordos garantir maior base partidária; e, 5) tempo de Horário gratuito de propaganda eleitoral, estiveram correlacionadas e explicaram o voto no candidato/prefeito nas situações em nove capitais em 2008? Nosso material empírico constitui-se de nove municípios brasileiros, durante as eleições municipais de 2008. Nosso arcabouço teórico parte, preliminarmente, dos estudos que abordam o comportamento eleitoral na literatura clássica internacional, onde três importantes correntes são categoricamente reconhecidas e recorrentemente usadas: a) sociológica; b) psicológica; c) teoria da escolha racional. Com esta dissertação busca-se avançar nesta discussão e testar a teoria institucional da escolha política (SNIDERMAN e LEVENDUSCKY, 2009), abordagem es a que unifica as teorias da racionalidade e a psicológica, e que tem como principal hipótese a idéia de que os eleitores não tomam suas decisões de maneira aleatória mas, ao contrário, elaboram suas escolhas a partir de um cardápio de opções. Nesse sentido, nossa intenção é contribuir para o debate sobre omportamento eleitoral no Brasil focando as eleições municipais, bem como as reeleições, ambas pouco exploradas nas últimas décadas. Além disso, procuramos ainda, ao incorporar a teoria institucional da escolha política, problematizar os limites quanto à tendência, nos estudos brasileiros sobre comportamento eleitoral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Paludo, Omar Felipe. "Comportamento pró." Florianópolis, SC, 2000. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78790.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
Made available in DSpace on 2012-10-17T19:23:27Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T18:20:53Z : No. of bitstreams: 1 171920.pdf: 47750071 bytes, checksum: fddaf930ac0e5d966b4e106221afc364 (MD5)
O objetivo desta pesquisa é verificar como a Prescrição e a Pressão Temporal no Trabalho interferem sobre o Comportamento do Ser Humano, através da Análise Ergonômica do Trabalho, considerando as condições e a organização do trabalho. Para alcançar este objetivo, foram considerados aspectos interativos a partir de análises dimensionais e da análise interdimensional dos fatores que compõem cada uma das dimensões, através de questões que refletem a inter-relação do cotidiano das pessoas dentro e fora do ambiente laboral. O método utilizado foi o estudo de caso. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário com questões qualitativas e quantitativas, a observação participante, que inferiu, com base nas situações vivenciadas pelo autor, um grupo de foco, que elucidou as dúvidas levantadas pelo questionário e inferidas pela observação participante e uma entrevista com o médico da instituição. A pesquisa foi desenvolvida no Setor de Cobrança da Agência Florianópolis/SC do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, abrangendo todos os funcionários que tenham trabalhado no setor estudado pelo menos dois anos no período de julho de 1995 a agosto de 2000, totalizando uma população representada por dez pesquisados. O estudo demonstrou que as percepções dos pesquisados estão "poluídas" pelo comportamento adestrado e conformado frente a prescrição e a pressão temporal que a organização do trabalho utiliza para explorar seu sofrimento, condicionando-os a internalizar os padrões impostos. Apesar do fato, as resistências dos indivíduos funcionam como enfrentamento dessa situação, mas esses mecanismos apenas regulam seu comportamento, acostumando sua saúde física e mental ao seu definhamento. Deste modo, suas percepções diretas quanto a satisfação no trabalho são contraditórias se analisarmos os elementos que levam a satisfação investigados através de questões correlacionadas e confrontadas com o conceito de satisfação. A discrepância na ótica perceptiva, devido ao medo ou vergonha, produzem sofrimentos, a princípio invisíveis aos indivíduos, gerando angústias, irritabilidade, stress, que comprometem seu desempenho não sendo úteis nem a si nem a empresa. Constatamos que nos níveis dimensionais que abordam a relação com o trabalho, a interferência da prescrição e da pressão temporal fazem com que os pesquisados revelem um descontentamento na grande maioria das questões que investigam os fatores condicionantes da satisfação pelo trabalho. Propomos, a partir da mudança de paradigma, uma ideologia prática para o surgimento de um Comportamento PRÓ, que possibilitará, senão a "libertação", a atenuação do efeito nocivo que a prescrição e a pressão temporal causam ao comportamento do Ser Humano, levando-o a adotar atitudes e valores que promovam uma integração que permita encontrar significado em seu trabalho e compatibilizar seus objetivos com os da Instituição, através da conscientização de seus valores próprios, inatos e adquiridos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Scherer, Flavia Luciane. "Comportamento estratégico :." Florianópolis, SC, 2000. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79200.

Full text
Abstract:
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico.
Made available in DSpace on 2012-10-18T00:30:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T19:01:40Z : No. of bitstreams: 1 152792.pdf: 10487177 bytes, checksum: 5c0bdfb4989d4bccc42c5318bab59a92 (MD5)
Trabalho desenvolvido com o objetivo de identificar qual tipo de comportamento estratégico é predominantemente adotado por organizações de médio porte da indústria de plásticos de Santa Catarina. Como objetivos específicos, procurou-se: confrontar o modelo teórico de Miles e Snow (1978) com a realidade observada nas organizações estudadas; caracterizar, estruturalmente, as empresas estudadas; e, descrever e analisar as dimensões que caracterizam o comportamento estratégico, segundo a visão dos dirigentes pesquisados. Realizou-se um estudo descritivo de multicasos, em duas fases. A primeira envolveu todas as organizações de médio porte da indústria. Na segunda fase, foi realizado um estudo de caso em uma das organizações participantes da primeira etapa, a fim de aprofundar a análise e ampliar o foco de coleta de dados. Como resultado global da coleta de dados, identificou-se que, conforme a tipologia de Miles e Snow, a grande maioria se auto-define como prospectora. Entretanto, a análise particular das onze dimensões caracterizadoras do comportamento estratégico, evidenciou divergências entre o perfil identificado, separadamente, em cada uma das dimensões estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Belineli, Lays Fernanda. "Análise do comportamento e esporte : capacitação comportamental com uso de feedback." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento, 2013. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000186898.

Full text
Abstract:
A psicologia no esporte, como estudo e prática, aplica-se a uma extensa faixa populacional e é um campo que possui muitos temas a serem investigados, entre eles cita-se a interação entre treinador e atleta. A importância do treinador remete-se a maneira de estruturar a situação esportiva, as metas estabelecidas e os valores transmitidos, os quais podem influenciar não só a participação da criança no esporte, como em outras áreas da vida. Assim, para ser um bom treinador, o indivíduo além de saber o que ensinar aos atletas deve saber como ensinar. Nesse aspecto a Análise do Comportamento pode contribuir com orientações comportamentais que visem instrumentalizar o treinador a ensinar da maneira mais adequada e eficiente. Deste modo, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a efetividade de um procedimento de capacitação comportamental com uso de feedback sobre os comentários emitidos por treinadores de futebol de categorias de base durante treinos. Participaram da pesquisa três treinadores da categoria sub 13 de escolinhas de futebol de uma cidade do estado do Paraná. A linha de base consistiu na gravação em áudio e transcrição dos comentários dos treinadores durante os treinos. A intervenção com os treinadores foi realizada em duas etapas ? capacitação comportamental (Etapa 1) e feedback (Etapa 2). Na Etapa 1 foram realizadas sessões de orientação comportamental, nas quais foram discutidos alguns temas relacionados a interação entre treinador e atleta e em uma sessão foi utilizado um manual que trabalha questões relacionadas à importância do uso de reforço e efeitos colaterais da punição no esporte. Na Etapa 2 a pesquisadora forneceu feedback aos treinadores, durante os treinos, a respeito dos comentários emitidos por eles. Para isso utilizou um clicker para sinalizar quando os treinadores emitissem comentários adequados de acordo com a capacitação comportamental. Os resultados mostraram que as instruções são as categorias com maior taxa de emissão, o que é compatível com a função de ensinar. Porém, mesmo com a ênfase dada às instruções completas durante a capacitação e o feedback, as instruções parciais foram mais frequentes. Houve aumento, ainda, na taxa de comentários categorizados como elogio parcial e elogio completo. Apesar do aumento os resultados não se mantiveram indicando que o procedimento empregado deve ser revisto em estudos futuros.
The psychology in the sport, how study and practice, applies to a wide range of population and is a field that has many issues to be investigated, among them mentions the interaction between coach and athlete. The importance of the coach refers to the structure way and the sports situation, the goals and values transmitted, which can affect not only the child's participation in sports, as in other areas of life. So to be a good coach, beyond the individual knows what to teach to the athletes should know how to teach them. In this aspect the behavior analysis can contribute to behavioral guidelines aimed equip the coach to teach in the most appropriate and efficient. In this way, the present study aimed to evaluate the effectiveness of a training program using behavioral feedback on the comments made by soccer coaches of youth teams during training. The participants were three coaches of under 13 football schools in a city in the state of Paraná. The baseline consisted of the audio recording and transcript of the comments of the coaches during practice. The intervention with the trainers was conducted in two stages - behavioral training (Step 1) and feedback (Step 2). In Step 1 was conducted sessions of behavioral orientation, in which were discussed some issues related to the interaction between coach and athlete and in one session was used a manual working issues related to the importance of the use of reinforcement and side effects of punishment in sports. In Step 2, the researcher provided feedback to coaches during training, regarding the comments made by them. For this, she utilized a clicker to signal when the coaches emit appropriate comments according to behavioral training. The results showed that the instructions are the categories with the highest emission rate which is compatible with the teaching. But even with the emphasis on complete instructions and feedback during training, the partial instructions were more frequent. There was an increase also in the rate of comments categorized as partial prizes and complete prizes. Despite the increase results not kept indicating that the procedure used should be revised in future studies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cassas, Fernando Albregard. "Contribuições da análise do comportamento ao estudo do comportamento político." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17224.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-29T13:31:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernando Albregard Cassas.pdf: 293134 bytes, checksum: 4b0cb1b994c750491ae04c6a6cec1b14 (MD5) Previous issue date: 2007-10-26
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Literature in the field of Political Psychology has been worried, to a large extent, about the study of the phenomenon of the Political Participation, having as data the participants of a collective action. However, in the same way that a great number of participant people exists, a number also exists that does not enter the social movement, a layer of the population who does not adhere to the movement. On this subject it has few studies in scientific literature. Our interest is the questioning concerning about what it determines the political participation and not the participation in the Student Movement, looked at through the lens of Behavior Analysis. However, we come across with a methodological problem. Behavior Analysis does not appear in research in Political Psychology in Brazil, therefore it s necessary that let us justify this choice as validates. Therefore our object of work will be a theoretical description of how we can bring Behavior Analysis for Political Psychology, followed for a proposal of analysis of the participation and not participation in the student movement of the PUC/SP as an example about the application of this kind of analysis. We raise some important aspects: first of them it is the fact of, when analyzing the data, exists a search for relating events thus to explain a phenomenon; as a aspect that also it deserves to be commented is the quarrel that the Behavior Analysis brings on the validity of the verbal story as given of research. In synthesis, we describe here what we understand as the main contribution that the Behavior Analysis can bring to the study of the political behavior. This perspective of understanding of the phenomenon politician while a successive and interrelation process of events, brings a historical perspective to the event and relation between individual and basic environment for the understanding of the political behavior
A literatura no campo da Psicologia Política tem se preocupado, em grande parte, no estudo do fenômeno da Participação Política, tendo como dados os participantes de uma ação coletiva. Porém, da mesma forma que existe um grande número de pessoas participantes, existe também um número que não ingressa no movimento social, uma camada da população que não adere ao movimento. Sobre este tema há poucos estudos na literatura científica. Nosso interesse é o questionamento acerca do que determina a participação política e a não participação no Movimento Estudantil olhado através da lente da Análise do Comportamento. Porém, aqui nos deparamos com um problema metodológico. A Análise do Comportamento não aparece nas pesquisas em Psicologia Política no Brasil, portanto é necessário que justifiquemos esta escolha como válida. Por isso nosso objeto de trabalho será uma descrição teórica de como podemos trazer a Análise do Comportamento para a Psicologia Política, seguida por uma proposta de análise da participação e não participação no movimento estudantil da PUC/SP como um exemplo de aplicação desta metodologia. Levantamos alguns aspectos importantes: primeiro deles é o fato de, ao analisar os dados, existe uma busca pelo relacionar eventos para assim explicar um fenômeno; um segundo aspecto que também merece ser comentado é a discussão que a Análise do Comportamento traz sobre a validade do relato verbal como dado de pesquisa. Em síntese, descrevemos aqui o que entendemos como a principal contribuição que a Análise do Comportamento pode trazer ao estudo do comportamento político. Esta perspectiva de compreensão do fenômeno político enquanto um processo sucessivo e interrelacional de eventos, traz uma perspectiva de historicidade ao evento e de relação entre indivíduo e ambiente fundamental para a compreensão do comportamento político
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Comportamento"

1

Neves, Frederico de Castro, Marco Aurélio Ferreira da Silva, and Simone Souza. Comportamento. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jussara Suzi Assis Borges Nasser Ferreira. Casamento por comportamento. Rio de Janeiro: Forense, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Semana Científica do Laboratório de Psicologia Experimental (8th 2005 Universidade Federal do Pará). Estudos do comportamento. Belém, Pará: Editora Universitária UFPA, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Semana Científica do Laboratório de Psicologia Experimental (8th 2005 Universidade Federal do Pará). Estudos do comportamento. Belém, Pará: Editora Universitária UFPA, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

(Portugal), Fundação de Serralves. Zero em comportamento. Porto: Fundação de Serralves, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Leyhausen, Paul. Il comportamento dei gatti. Milano: Adelphi Ed., 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Quaglino, Gian Piero. Appunti sul comportamento organizzativo. Torino: Tirrenia stampatori, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Hoffmann, Maria Helena, Roberto Moraes Cruz, João Carlos Alchieri, and Adriane Picchetto Machado. Comportamento humano no trânsito. São Paulo, SP, Brasil: Casa do Psicólogo, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ortona, Guido. Economia del comportamento xenofobo. Torino: UTET libreria, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Faria, Nuno. Jorge Molder: Comportamento animal. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Comportamento"

1

Gusman, Tancredi. "Performance or “comportamento”?" In Performance Cultures as Epistemic Cultures, Volume II, 217–34. London: Routledge, 2023. http://dx.doi.org/10.4324/9781003372844-13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Balestrieri, Matteo. "Disturbi del comportamento alimentare." In Vero come la finzione, 57–66. Milano: Springer Milan, 2010. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-1682-8_4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nehmzow, Ulrich. "L’analisi del comportamento di un robot." In Robotica mobile, 193–239. Milano: Springer Milan, 2008. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-0386-6_8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos Nascimento, Josean. "Levantamento preliminar sobre a observação comportamental de Callithrix jacchus em uma área rural do baixo São Francisco sergipano." In Temas atuais em Ciências Ambientais, 14–22. Editora Licuri, 2023. http://dx.doi.org/10.58203/licuri.83532.

Full text
Abstract:
O Etograma é uma das principais ferramentas utilizadas para a realização de observações e análises do comportamento animal. A espécie sagui de tufo branco (Callithrix jacchus) se destaca nos estudos etológicos. O presente estudo objetivou a descrição preliminar da observação comportamental, por meio de etogramas, de um grupo de Saguis (Callithrix jacchus) em área rural do município de Muribeca-SE. A região onde ocorreram as observações apresenta temperatura média anual de 25º C e a predominância de vegetação de Caatinga arbustiva arbórea. Foi considerada a observação de saguis de tufo branco (Callithrix jacchus) no dia 09 de setembro do ano de 2020. Para a elaboração dos etogramas foram consideradas quatro categorias comportamentais: Locomoção, alimentação, comportamentos fisiológicos e comportamentos agonísticos. Os etogramas foram elaborados e analisados, baseando-se no recurso de Planilha de Registro ou Check sheet. Foi observada no campo de estudo a presença de seis animais da espécie Callithrix jacchus. Na categoria locomoção os comportamentos mais observados foi o de parado ativo e do saltar, na categoria alimentação foram observados os comportamentos de ingerir, forragear e compartilhar, na categoria comportamentos fisiológicos o ato de vocalizar foi o mais presente, por fim, na categoria comportamentos agonísticos o ato de vocalizar eriçado foi o único comportamento observado. Os comportamentos dos espécimes de Callithrix jacchus observados estiveram concentrados em três Categorias (Locomoção, Alimentação e Comportamentos Fisiológicos). Desse modo, depreende-se que tais comportamentos são característicos desta espécie de primatas conforme é apontada pela literatura científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, André Furtini, and VITÓRIA AUGUSTA BRAGA DE SOUZA. "A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COMO MEIO PARA O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: estudo de caso da capacitação “Miniempresa”." In Comportamento Empreendedor, 110–34. Editora Pandion, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/540553.1-6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

AMARAL, ROBERTO ROGÉRIO DO. "PMGI: modelo de gestão empreendedora por processos." In Comportamento Empreendedor, 87–109. Editora Pandion, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/540553.1-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

WILLERDING, INARA ANTUNES VIEIRA, and Édis Mafra Lapolli. "COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR: um caminho para a autorrealização." In Comportamento Empreendedor, 7–18. Editora Pandion, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/540553.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

AMARAL, MELISSA RIBEIRO DO, WILLIAM ROSLINDO PARANHOS, Inara Antunes Vieira Willerding, and Édis Mafra Lapolli. "SÓ PODIA SER MULHER: mulheres empreendedoras superando barreiras no mundo digital." In Comportamento Empreendedor, 151–73. Editora Pandion, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/540553.1-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SARTOR, MARIA CAROLINA MILANI CALDAS, ALINE DEBIZE DE FRAGA, and MELISSA RIBEIRO DO AMARAL. "O IMPACTO DAS CARACTERÍSTICAS DA MULHER EMPREENDEDORA NOS SEUS NEGÓCIOS." In Comportamento Empreendedor, 43–66. Editora Pandion, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/540553.1-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SOUZA, VITÓRIA AUGUSTA BRAGA DE, and HÉLCIA DANIEL DA SILVA. "O EMPREENDEDORISMO DAS REDES COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES ALTERNATIVAS PARA PACIENTES COM COVID-19." In Comportamento Empreendedor, 135–50. Editora Pandion, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/540553.1-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Comportamento"

1

Lopes, Rafaella Marineli, and Rubens Beçak. "O comportamento judicial do STF." In O COMPORTAMENTO JUDICIAL DO STF. Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/125815.2020-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Luize Correa, Ana, Marcello Beckert Zapelini, and Maria Clara Figueiredo Dalla Costa Ames. "Decisão E Comportamento: Contribuições Da Economia Comportamental Para A Administração Pública." In Behavioral Science Lab Seminars. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/bels2021.354808.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

KIHARA, Wellington Minoru, Aguinaldo dos SANTOS, and Ana Lucia Alexandre de Oliveira ZANDOMENEGHI. "Design para o Comportamento Sustentável: estratégias para intervenção comportamental e ideação." In 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2022. http://dx.doi.org/10.5151/ped2022-1866133.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Felipe Araújo da Silva Lima, Gelyel, and Sildacio Lima da Costa. "COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR." In IV Semana Acadêmica. Recife, Pernambuco: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/ivsemanaacad.191390.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Enzo Sugahara, Leonardo, and Marcelo Dornbusch Lopes. "Simulação de Comportamento Humano." In Computer on the Beach. São José: Universidade do Vale do Itajaí, 2021. http://dx.doi.org/10.14210/cotb.v12.p347-354.

Full text
Abstract:
Each new generation, games present physics and ambiance closerto their inspirations in the external world (non-virtual reality).However, the non-playable human characters in these games sometimesdo not simulate the attitudes that a person would normallyperform in front of a certain situation. This case goes against theproposal of a physical and graphically realistic environment, withbehaviors and decision making not appropriate to the circumstancespresented. To solve the problem, it is proposed the developmentof a Human Behavior Simulation Model, planned to be used onnon-playable characters that will have constant contact with theplayer. This model was created based on concepts of Psychology,which were used to develop a personality that will be implementedin a character. To test the efficiency of the proposed model, it wasused in the development of Carlos, a character of a game prototype.Carlos went through a series of controlled situations, used as teststo validate the applicability of the model in non-playable characters.The result was a coherent simulation of human behavior, at the costof complexity in the application of the characteristics, described byCarlos’ personality, to the character inside the game.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

SAGRADAS, PAULO GUILHERME DEMINICIS, ALEXANDRE ALI GUIMARÃES, GABRIEL SOUZA RIBEIRO, RENATA SIMÕES SILVEIRA, and ROBSON LIMA RANGEL. "COMPORTAMENTO ÉTICO NAS ORGANIZAÇÕES." In CNEG 2022 - XVICongresso Nacional de Excelência em Gestão. CNEG 2022 - XVICongresso Nacional de Excelência em Gestão, 2022. http://dx.doi.org/10.14488/cneg2022_cneg_pt_004_0038_20205.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Jesus, Fabio Henrique Albuquerque de. "Desenvolvimento Territorial: Diálogo interdisciplinar entre geografia, análise do comportamento e ciência comportamental contextual." In Anais do IV Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável - SBDTS e do IV Seminário Internacional da Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança – SIDETEG. Recife, Brasil: Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/1206996.1-15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Juliana Priscila De Lucena Sousa, Maria Eduarda Carlindo Da Silva, Thamires Maria dos Santos Melo, and Pedro Gabriel de Moura Pereira. "MANEJO DE PACIENTES COM COMPORTAMENTO SUICIDA: UMA DIALÉTICA COM A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL." In Anais do Congresso Setembro Amarelo: continuar é preciso. Recife, Brasil: Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/1328876.1-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carvalho, Hanna V. F. de, Eduardo C. Carvalho, Helder Arruda, Vera Imperatriz-Fonseca, Paulo de Souza, and Gustavo Pessin. "Detecção de Anomalias em Comportamento de Abelhas Utilizando Redes Neurais Recorrentes." In IX Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2018.2931.

Full text
Abstract:
Abelhas tem um papel muito importante na polinização de espécies vegetais. Por meio da polinização, as espécies vegetais trocam gametas e tem frutos em maior quantidade e em melhor qualidade. Conhecer o comportamento das abelhas é importante pois auxilia produtores a entender melhor as atividades das abelhas relacionadas com a polinização. Neste trabalho avaliamos como técnicas de aprendizado de máquina podem ser empregadas na tarefa de identificação de anomalias em comportamento de abelhas. Mais de 1200 abelhas de oito colmeias foram monitoradas com etiquetas eletrônicas (RFIDs) num período de 4 semanas. Mostramos como diferentes topologias de redes recorrentes podem auxiliar na tarefa de classificação de anomalia comportamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Manginelli, Daniel, and Nilson V. Soares. "Comportamentos Emergentes na Jornada de Streamers em Limgrave, Elden Ring." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Sociedade Brasileira de Computação, 2022. http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225988.

Full text
Abstract:
Este short paper descreve como será efetuada a pesquisa de comportamentos de streamers jogando a área inicial de Elden Ring, buscando entender, através do prisma do comportamento emergente entre sistemas, como o jogo aplica o design Soulsborne ao gênero Open World.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Comportamento"

1

Torres, Vidal, and Juan Sotomayor. Calibração das instabilidades e comportamento dos taludes da cava N4WS. ITV, 2020. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.mi.2020.42.torres.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Veloso Ferreira, Fabiano. Determinação e análise do comportamento da propagação de vibrações – Complexo Itabira. ITV, 2021. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.mi.2021.40.torres.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Veloso Ferreira, Fabiano. Determinação e análise do comportamento da propagação de vibrações – complexo dos Carajás. Instituto Tecnológico Vale, 2022. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.mi.2022.25.torres.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Torres, Vidal. Caracterização da lei de atenuação e comportamento de ondas sísmicas em ambiente de mina. ITV, 2020. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.mi.2020.18.torres.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Torres, Vidal, and Fabiano Ferreira. Determinação do comportamento das ondas vibratórias no maciço entre a mina e a barragem do Mirim. ITV, 2020. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.mi.2020.51.torres.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira Lopes, Alexandra. Os Ciclos Económicos nos Países pertencentes à União Europeia: Breve comparação do comportamento cíclico dos Estados Membros. DINÂMIA'CET-IUL, 2003. http://dx.doi.org/10.7749/dinamiacet-iul.wp.2003.35.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marques Rosa, Tábada Samantha, Daniela Sanchotene Vaucher, Valdete Alves Valentins dos Santos Filha, and Anaelena Bragança de Moraes. Associação da postura corporal de escolares do ensino público (de enseñanza pública) com alterações de aprendizagem e de comportamento. Buenos Aires: siicsalud.com, July 2018. http://dx.doi.org/10.21840/siic/156431.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Magalhães Eloy, Claudia, Felipe de Jesús Ruiz Hernández, Jorge Armando Guerrero Espinosa, Juan José Cervantes Bautista, Luis Ignacio Joaquín Torcida Amero, and Renato Nardoni. Habitação de interesse social no Brasil: propostas sobre referencial nacional de preços de imóveis. Edited by María Paloma Silva de Anzorena and Clémentine Tribouillard. Inter-American Development Bank, September 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003630.

Full text
Abstract:
Estimativas confiáveis dos preços dos imóveis, tanto para compra, venda e aluguel, permitem várias aplicações, entre quais a calibragem dos subsídios, efetivos ou projetados, na política pública de habitação de interesse social (HIS). Portanto, essa publicação aborda a perspectiva da criação de um referencial nacional de índices de preços de imóveis no Brasil, que possibilite o monitoramento adequado do comportamento dos preços dos imóveis. Após trazer um panorama e uma análise dos diferentes índices de preços dos imóveis residenciais existentes no Brasil, o documento identifica fontes de informações disponíveis para a construção de um novo referencial nacional de preços de imóveis, e apresenta uma proposta neste sentido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Araujo, Erika Amorim. Repercussão da guerra fiscal do ICMS nos municípios brasileiros. Inter-American Development Bank, February 2014. http://dx.doi.org/10.18235/0007890.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é investigar o comportamento da cota-parte do ICMS distribuída entre os municípios de estados selecionados considerando sua evolução nos anos de 2002 a 2010. Foram selecionados os estados de Ceará (CE), Pernambuco (PE), Bahia (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Santa Catarina (SC), onde se verificou que o crescimento da arrecadação foi inferior ao de sua base, o que seria um indício de que as potencialidades do ICMS não estão sendo amplamente aproveitadas. Uma possível explicação é cada vez mais comum os governos estaduais se valerem da concessão de incentivos fiscais para atrair empreendimentos para os seus territórios - prática conhecida como guerra fiscal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Agrela, Fabiano de Abreu. Narcisismo patológico: A epidemia culturalmente aceita. CPAH REDAÇÃO, February 2023. http://dx.doi.org/10.56238/cpahciencia-004.

Full text
Abstract:
Uma doença que afeta o convívio social e é estimulada no Brasil pelo alto uso de eletrônicos e níveis de ansiedade. Epidemias geralmente geram muito debate e comoção, em especial quando seu país é mais propício a ela, no entanto, não é o que se nota no Brasil com o narcisismo patológico, uma doença destrutiva que é levada “na esportiva”. Narcisismo patológico e a sociedade brasileira O narcisismo é um desvio de personalidade que gera uma auto-valorização extrema, ego inflado e capacidade de manipular terceiros a fim de obter reconhecimento para si, geralmente considerada apenas como um traço de personalidade, ele pode ser, na verdade, uma doença que afeta gravemente o convívio social e afeta principalmente o Brasil. O Brasil possui um ambiente oportuno para a instalação da patologia, a sociedade brasileira é a mais ansiosa do mundo e a que mais passa tempo em frente às telas. A ansiedade leva a sensações de pendências que coloca o sujeito em questão, em uma atmosfera negativa de ameaça, podendo fazer com que desenvolva uma insegurança em relação à opinião dos outros, já o uso de eletrônicos estimula a reação numa recompensa instantânea do cérebro, o que pode servir de válvula de escape para quem sofre de ansiedade, entretanto, pode tornar-se viciante, acionando um gatilho interminável de dor e prazer. Perigos da normalização do narcisismo Pela convenção social de que se trata apenas de uma característica pessoal, o diagnóstico é difícil e a demora pode moldar o cérebro e acarretar em comportamentos que tornam-se culturais e desenvolvem a patologia. O comportamento moderno na rotina de redes sociais, mascara o narcisismo patológico, tornando-o uma epidemia, normalizada pela aceitação, a cultura atual, de precisar ser visto, chamar a atenção, aparecer sempre e não ter a percepção saudável dos limites cria uma exposição negativa e provoca adoecimento emocional. Estamos falando de uma doença que formata um cérebro e um DNA, que futuramente será transmitido de geração a geração, se enraizando cada vez mais em comportamentos culturalmente aceitos, porém trazendo consequências sérias para o futuro da humanidade estimulando psicopatologias futuras que se tornaram epidêmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography