To see the other types of publications on this topic, follow the link: Composição da assembleia.

Journal articles on the topic 'Composição da assembleia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Composição da assembleia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

SIERRA-ARANGO, Omaira Rosa, and Paulo A. SOUZA. "Variação da composição e estrutura da assembleia de diatomáceas do Páramo de Frontino (Cordilheira Ocidental dos Andes, Colômbia) durante o Holoceno." Pesquisas em Geociências 41, no. 3 (2014): 199. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.78096.

Full text
Abstract:
Neste trabalho é apresentada a variação temporal da composição e estrutura da assembleia de diatomáceas da Bacia Llano Grande, Páramo de Frontino, localizado a 3.460 m de altitude ao nordeste da Cordilheira Ocidental dos Andes, Colômbia. O material estudado é referente a um testemunho de 8,5 m perfurado na por- ção central da bacia, do qual 57 níveis holocênicos foram aleatoriamente amostrados para o estabelecimento da composição taxonômica da assembleia e sua densidade. Um total de 292 táxons foi reconhecido, incluindo 149 com nomenclatura taxonômica aberta, em nível de gênero. Estes últimos táxons podem correspondem a variações intraespecíficas de formas conhecidas ou novas espécies, demonstrando a riqueza biológica destes ambientes, sujeitos a condições particulares de estresse. Uma alta variabilidade na densidade, na composição e estrutura da assembleia de diatomáceas foi verificada ao longo do perfil sedimentar, com desaparecimento de 169 táxons, representando uma perda de 40,9 % da composição taxonômica. Os desaparecimentos são atribuídos a mudanças de temperatura, aportes externos de cinzas vulcânicas, desmineralização e diminuição da profundidade do corpo d’água. No trecho correspondente ao Holoceno inicial, as oscilações na composição, densidade e na estrutura da assembleia de diatomáceas são atribuídas a perturbações físicas e químicas da coluna d’água, que motivaram a diminuição da densidade e a substituição da maioria das espécies do intervalo por outras nos níveis correspondentes ao Holoceno médio e final. No Holoceno médio as variações são devidas às oscilações do volume e desmineralização do corpo d’água e ao aporte externo de cinzas dos vulcões. No final do Holoceno, as variações taxonômicas estão relacionadas à progressiva diminuição do nível d’água do ecossistema e colonização por macrófitas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Do Vale Júnior, José Frutuoso, Antonio Cesar Silva Lima, Márcia Patricia Nascimento Cidade, Hugo Falkyner Da Silva Bandeira, and Diego Lima de Souza De Souza Cruz. "Composição da assembleia de formigas em área de savana no norte da Amazônia." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 11, no. 2 (2017): 153. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v11i2.3813.

Full text
Abstract:
Os formicídeos constituem um dos grupos mais importante de insetos sociais do solo, apontados como potenciais indicadores biológicos da degradação ambiental e fornecedores de informações importantes em planos de manejo e conservação de uma dada região. Assim, objetivou-se com este trabalho inventariar a composição da assembleia de formigas e estabelecer as espécies predominantes, utilizando dois diferentes métodos de coleta (pitfall e isca de sardinha), em ecossistema de savana amazônica. As coletas das formigas foram realizadas em seis épocas, entre os meses de dezembro/2010 e janeiro/2011, em 12 parcelas de 250 m de comprimento, com 10 pontos de amostragens, distanciados 25 m um do outro. Em cada ponto, utilizou-se dois métodos de coleta: pitfall e isca de sardinha, totalizando 120 subamostras por método. Após as coletas, as amostras foram levadas ao Laboratório de Invertebrados Aquáticos do Centro de Biodiversidade (CBIO/ UFRR) para triagem, e os espécimes coletados foram acondicionados em frascos contendo álcool 70%, para posterior classificação taxonômica. A identificação dos formicídeos até espécie e morfoespécies foi realizada no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. O material testemunho se encontra depositado na coleção de invertebrados do INPA. Constatou-se que os gêneros de maior ocorrência foram: Camponotus, Crematogaster e Dorymyrmex; enquanto os de maior riqueza de espécies foram: Pheidole, Solenopsis e Camponotus. As espécies Crematogaster abstinens e Camponotus novogranadensis foram predominantes na savana estudada. Esse é o primeiro registro de Kalathomyrmex emeryi no estado de Roraima. As coletas realizadas com pitfall foram mais eficientes para a avaliação da riqueza de formigas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kipper, Darlon, Andréa Bialetzki, and Miriam Santin. "Composição taxonômica da assembleia de larvas de peixes no reservatório de Rosana, Rio Paranapanema, Brasil." Biota Neotropica 11, no. 1 (2011): 421–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032011000100039.

Full text
Abstract:
Em reservatórios, são escassos os estudos que consideram as fases iniciais do ciclo de vida de peixes, sendo que informações sobre a ecologia de larvas de peixes são úteis para o entendimento da biologia das espécies, visto que os estágios iniciais representam um período crítico no ciclo de vida dos peixes. Neste contexto, o conhecimento a respeito das assembleias de larvas pode ser valioso para a predição e o entendimento do recrutamento, auxiliando desta maneira, no manejo do ambiente. Desta forma, o presente trabalho pretende verificar a composição da assembleia de larvas de peixes em diferentes regiões do reservatório. As coletas foram realizadas trimestralmente (março, junho, setembro e dezembro) no ano de 2002, nas regiões limnética e litorânea das zonas fluvial, transição e lacustre do reservatório de Rosana. No laboratório, o material foi triado e as larvas foram separadas e identificadas ao menor nível taxonômico possível. Os táxons que tiveram maior contribuição na região limnética foram Plagioscion squamosissimus (Perciformes), Hypophthalmus edentatus, Pimelodus maculatus (Siluriformes), Astyanax spp. e Roeboides descalvadensis (Characiformes), enquanto na região litorânea Bryconamericus stramineus e Apareiodon affinis (Characiformes). As regiões limnética e litorânea do reservatório, assim como suas respectivas zonas apresentaram diferenças na composição de espécies de larvas e a segregação das assembleias pode estar sendo influenciada pela preferência por habitats ou por questões evolutivas que envolvem as estratégias reprodutivas das espécies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Artioli, Luiz G. S., João P. Vieira, Alexandre M. Garcia, and Marlise de A. Bemvenuti. "Distribuição, dominância e estrutura de tamanhos da assembleia de peixes da lagoa Mangueira, sul do Brasil." Iheringia. Série Zoologia 99, no. 4 (2009): 409–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212009000400011.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta a composição de espécies, os padrões de distribuição e dominância, e a estrutura de tamanhos da assembleia de peixes em diferentes unidades de hábitat (zonas litoral, profunda e limnética costeira) da lagoa Mangueira, no extremo sul do Brasil. As amostras foram obtidas no norte, centro e sul da lagoa, entre os anos de 2001 e 2007 utilizando-se de diversos amostradores (rede de emalhe, tarrafa, rede de arrasto de praia, puçá e rede de arrasto de fundo). Um total de 52 espécies foi identificado, 46 na zona litoral, 33 na limnética costeira e 26 na profunda, distribuídas em 17 famílias, das quais, Characidae, Cichlidae, Loricariidae e Atherinopsidae foram as mais diversas. As espécies dominantes somaram 91,1 %, 92,9 % e 82,7 % dos indivíduos capturados nas zonas litoral, profunda e limnética costeira respectivamente. A zona litoral é constituída de pequenos peixes, quase 70 % entre 25 e 50 mm de comprimento. Os padrões de dominância mostraram que, nesta zona, 19,5 % das espécies foram dominantes, embora quatro dessas também predominaram nas demais zonas. Na zona profunda, 7,6 % das espécies capturadas foram dominantes, com tamanhos semelhantes aos da zona litoral. Para as demais espécies, os tamanhos se assemelham aos da zona limnética costeira. A zona limnética costeira é constituída de peixes de maior porte, a maioria entre 150 e 200 mm de comprimento total, tais como os grandes caracídeos, o birú e os peixes-rei. Observou-se uma maior diferença na composição de espécies entre as zonas litoral e limnética costeira, com as espécies Jenynsia multidentata, Bryconamericus iheringii, Hyphessobrycon luetkenii e Gymnogeophagus gymnogenys dominando exclusivamente no litoral, e as espécies Oligosarcus jenynsii, Cyphocharax voga, Odontesthes perugiae e Astyanax fasciatus dominando exclusivamente a zona limnética costeira. A zona litoral apresentou diferenças na composição e dominância das espécies entre as porções norte e sul da lagoa. As 52 espécies registradas neste estudo representam uma alta riqueza de peixes na lagoa Mangueira, sobretudo quando comparada a outras lagoas costeiras do RS. Padrões diferenciados de composição e abundância de espécies parecem refletir características distintas dos habitats litorâneos amostrados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gomes, Diego S., Fábio S. Almeida, André B. Vargas, and Jarbas M. Queiroz. "Resposta da assembleia de formigas na interface solo-serapilheira a um gradiente de alteração ambiental." Iheringia. Série Zoologia 103, no. 2 (2013): 104–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212013000200004.

Full text
Abstract:
O estudo objetivou avaliar a resposta da assembleia de formigas que nidificam na interface solo-serapilheira a um gradiente de alteração ambiental. O estudo foi realizado em três ambientes com diferentes usos do solo: fragmento florestal, sistema agroflorestal (SAF) e pastagem situados em região de domínio da mata atlântica no sudeste do Brasil. Em cada ambiente foram demarcadas 10 parcelas de 1 m² e todos os ninhos de formigas encontrados foram registrados. Foram encontrados 215 ninhos (103 no fragmento florestal, 64 no sistema agroflorestal e 48 na pastagem), de 31 espécies. O número acumulado de espécies foi maior no fragmento florestal que na pastagem, mas não diferiu do SAF. A composição de espécies foi diferente entre o fragmento florestal e os outros dois ambientes. A riqueza média de espécies de formigas por parcela foi maior no fragmento florestal e menor na pastagem. A quantidade de serapilheira não foi um fator importante para as diferenças na riqueza de espécies. Atividades humanas que reduzam a heterogeneidade da vegetação alteram a composição e diminuem a riqueza de espécies das assembleias de formigas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Goulart, Monica Helena Harrich Silva. "Classe dominante e jogo político na Assembleia Legislativa do Paraná (1889 - 1930)." Revista NEP - Núcleo de Estudos Paranaenses da UFPR 1, no. 1 (2015): 150. http://dx.doi.org/10.5380/nep.v1i1.43268.

Full text
Abstract:
O presente texto é uma investigação sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no período da República Velha. Tem como objetivo compreender a organização interna da ALEP, a sua composição e a atuação de seus principais deputados, uma vez que se configurou como instituição fundamental para a efetivação e manutenção dos interesses da classe dominante no Paraná. Para a compreensão do objeto, são utilizadas as perspectivas teóricas de Pierre Bourdieu, os conceitos de campo e subcampo, jogo, e habitus. Nesse sentido, as ações dos parlamentares, através das discussões e da natureza dos projetos aprovados, refletem um jogo político peculiar e em conformidade com as determinações do poder executivo, isso porque a ALEP também legitimava as práticas políticas dos governadores, que estavam aglutinados em duas gerações específicas. Quanto aos dados, a pesquisa foi desenvolvida a partir de documentos variados, tais como: os Anais da Assembleia Legislativa, as Constituições, as mensagens governamentais e diversos jornais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vargas-Mena, Juan Carlos, Eugenia Cordero-Schmidt, Bernal Rodriguez-Herrera, Rodrigo A. Medellín, Diego de Medeiros Bento, and Eduardo M. Venticinque. "Inside or out? Cave size and landscape effects on cave-roosting bat assemblages in Brazilian Caatinga caves." Journal of Mammalogy 101, no. 2 (2020): 464–75. http://dx.doi.org/10.1093/jmammal/gyz206.

Full text
Abstract:
Abstract Cave bats have an intimate association with their roosts. Size, structural heterogeneity, and microclimatic conditions are traits of caves known to affect the structure of these assemblages. The effects of the natural and anthropogenic landscape factors around caves on the structure of these assemblages are poorly known, especially in areas with large cave clusters. We assessed the effects of cave size and surrounding landscape attributes on the richness and species composition of cave-roosting bats in 13 caves distributed in two landscapes with large cave clusters in Caatinga dry forests, Brazil. In a 1-km buffer around caves, we obtained 13 internal cave and external landscape variables. Candidate univariate models using generalized linear models were constructed and the Akaike information criterion was used for model selection. The cave size model explained richness and variance in the species composition; larger caves tended to have greater richness and assemblage composition varied depending on the cave size, hence affecting the occurrence of certain species, some of conservation concern (Natalus macrourus, Furipterus horrens). The cave connectivity model affected only the richness; caves located in denser cave clusters had higher richness likely attributed to movement of bats among caves by a more diverse array of species. Both environmental and anthropic variables affected species composition, but differently depending of the landscape context of cave location (protected versus nonprotected area). The extent these landscape variables affected the species composition was due to species-specific responses, and observed in the mean colony sizes of the species shared between the cave systems. All the landscape variables that we tested affected the structuring process of cave-roosting bats assemblages, and evidences that variables found in disturbed karstic landscapes also affect the structure of the assemblage (e.g., large colonies of vampire bats). However, the ubiquitous effect of cave size on both richness and species composition reinforces the critical importance of the roost in the life of these flying mammals. Os morcegos que se abrigam em cavernas têm uma associação muito íntima com seus abrigos. Sabe-se que as características de caverna, como o tamanho, heterogeneidade estrutural e condições microclimáticas estáveis, afetam a estrutura das assembleias dos morcegos cavernícolas. No entanto, os efeitos dos fatores externos naturais e antrópicos da paisagem em torno de cavernas na estrutura das assembleias destes morcegos são pouco conhecidos, especialmente em paisagens cársticas com grandes aglomerados de cavernas. Assim, avaliamos os efeitos do tamanho da caverna e dos atributos da paisagem circundante na riqueza e composição de espécies de morcegos em 13 cavernas distribuídas em duas paisagens de Caatinga com grandes aglomerados de cavernas no Rio Grande do Norte. Em um buffer de 1 km ao redor de cada caverna, obtivemos 13 variáveis de paisagem interna (tamanho da caverna) e externa (número de cavernas circundantes, variáveis antropogênicas e ambientais); Modelos candidatos univariados usando GLM foram construídos e o Critério de Informação de Akaike foi usado para a seleção dos modelos. O modelo de tamanho das cavernas explicou a riqueza e a variação na composição das espécies; cavernas maiores tendem a ter maior riqueza e composição da assembleia variando de acordo com o tamanho da caverna, afetando, portanto, a ocorrência de certas espécies, algumas vulneráveis (Natalus macrourus, Furipterus horrens). O modelo de conectividade da caverna afetou apenas a riqueza; cavernas localizadas em aglomerados maiores tinham maior riqueza. As variáveis ambientais e antrópicas afetaram diferentemente a composição das espécies dependendo do contexto da paisagem da localização da caverna (área protegida versus não protegida). As variáveis da paisagem afetaram a composição das espécies ocorreu de uma forma específica em algumas espécies e foi observada no tamanho médio das colônias das espécies compartilhadas entre os sistemas de cavernas. Todas as variáveis da paisagem que testamos afetaram o processo de estruturação de assembleias de morcegos cavernícolas, incluindo aquelas que são características de uma paisagem cárstica perturbada. Todas as variáveis de paisagem que testamos afetaram o processo de estruturação de assembleias de morcegos que pousam em cavernas e evidenciam que variáveis encontradas em paisagens cársticas perturbadas também afetam a estrutura da assembleia (por exemplo, grandes colônias de morcegos vampiros). No entanto, o efeito ubíquo do tamanho da caverna sobre a riqueza e a composição das espécies reforça a importância crítica do abrigo na vida desses mamíferos voadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Guimarães, Carolina Lucinda, Bruno Milanez, and Helton Lucinda Ribeiro. "Partido da mineração: a influência das mineradoras nas eleições de 2014 em MG." Revista Terceiro Incluído 9, no. 1 (2020): 81–92. http://dx.doi.org/10.5216/teri.v9i1.54217.

Full text
Abstract:
As empresas do setor de mineração estiveram historicamente entre as grandes doadoras de campanhas eleitorais. Com isso, essas empresas elegeram verdadeiras bancadas comprometidas com seus interesses. Apesar do financiamento de pessoas jurídicas não ser mais permitido, muitos dos políticos atualmente no poder foram eleitos com apoio de diferentes empresas. Para avaliar a dimensão da influência política do setor mineral, este trabalho analisa dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referentes às doações de campanha nas eleições para deputado estadual em Minas Gerais no ano de 2014. Os dados coletados foram confrontados com a composição das principais comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais dedicadas a temas relacionados com a atividade minerária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Teramoto, Elias Hideo, Juan Navarro, and Chang Hung Kiang. "Avaliação geoquímica das águas envasadas de aquíferos cristalinos no sul e sudeste do Brasil." Revista do Instituto Geológico 40, no. 2 (2019): 53–67. http://dx.doi.org/10.33958/revig.v40i2.647.

Full text
Abstract:
Os mecanismos relacionados à interação rocha-água são importantes processos para o entendimento da qualidade da água subterrânea. A composição química de 38 marcas de água envasada dos aquíferos cristalinos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil foram avaliadas para um diagnóstico preliminar dos processos de interação rocha-água atuantes. Os resultados apontam que as diversas amostras de água apresentam graus distintos de interação com a rocha, e que estes podem ser mensurados pela concentração do íon HCO3-. A análise exploratória indica que águas pouco mineralizadas, provavelmente provenientes de recarga recente, são do tipo misto. Por outro lado, águas mais mineralizadas são do tipo bicarbonatado, variando do sódico ao cálcico, ambas com elevada proporção de magnésio. A despeito da ampla variabilidade composicional das rochas que compõe os aquíferos analisados, nota-se que a assembleia mineralógica que mais contribui para a composição da água são os silicatos cálcio-magnesianos, representados predominantemente pela hornblenda. O sódio e parte do cálcio na água são provenientes da hidrólise de plagioclásios, enquanto o potássio é proveniente da dissolução de feldspato potássico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vieira, Luiza dos Santos, Victor Bastos Teixeira Lupinacci, Letícia Fernandes Lopes Osório dos Santos, Eduardo Arlé, and Rafael da Rocha Fortes. "Patterns of reef fish assemblage distribution on a Brazilian subtropical rocky shore: an approach to benthic association." Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza 5 (January 30, 2021): 1638. http://dx.doi.org/10.29215/pecen.v5i0.1638.

Full text
Abstract:
<p>Os ambientes recifais são caracterizados como formações de fundo consolidado de origem orgânica e/ou inorgânica. Em costões rochosos, fatores bióticos e abióticos determinam a sua biodiversidade. Na praia do Forno, onde o fenômeno da ressurgência ocorre, a assembleia de peixes recifais foi analisada por meio de censo visual. A cobertura bentônica do substrato foi classificada em quatro categorias. O uso do substrato foi determinado pela abundância relativa das espécies em cada um de seus tipos. Um total de 5414 indivíduos pertencentes a 31 espécies de peixes recifais foi observado. Os resultados demonstraram que a preferência por habitats, caracterizados pela cobertura por organismos bentônicos, foi um fator importante na determinação da composição da assembleia de peixes recifais, em uma microescala. A escolha de um habitat dentre os diversos tipos de substrato, poder ser em sua maior parte explicada pela disponibilidade de recursos alimentares.</p><p><strong></strong><strong>Palavras chave</strong>: Cobertura bentônica, padrões biogeográficos, interações bióticas, habitat, ictiofauna, costões rochosos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Nascimento Santos, Lorena Petersen, Helen Michelle De Jesus Affe, and José Marcos de Castro Nunes. "Microfitoplâncton na Baía de Todos Os Santos (Brasil): Composição, diversidade e abundância em um curto período de tempo." Acta Botanica Malacitana 45 (May 11, 2020): 27–36. http://dx.doi.org/10.24310/abm.v45i.5301.

Full text
Abstract:
No presente trabalho apresentamos a caracterização da assembleia microfitoplanctônica na Baía de Todos os Santos, considerando as condições abióticas locais, em uma curta série temporal, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os padrões de composição, diversidade e distribuição do fitoplâncton na baía. Foram realizadas amostragens em três dias consecutivos, no mês de setembro 2016, em cinco pontos distribuídos no setor nordeste da baía. Foram medidos in situ a temperatura, salinidade, oxigênio dissolvido e transparência da água. Amostras foram coletadas utilizando-se garrafa de Van Dorn (1L), em subsuperfície (~0,5m), para análises quantitativas do microfitoplâncton. Amostras de 20mL foram coletadas por meio de arrastos horizontais de rede de plâncton de 20μm de abertura de malha, para análises de composição da comunidade. Os taxa foram identificados com base em literatura especializada e as análises quantitativas foram realizadas segundo o método de Utermöhl. As variáveis abióticas evidenciaram um ambiente homogêneo, com uma massa d’água quente e salina, tipicamente marinha. Foram identificados 104 táxons e as diatomáceas apresentaram a maior riqueza e abundância de espécies, demonstrando um padrão típico encontrado em sistemas estuarinos tropicais. Considerando a importância da composição e estrutura da comunidade fitoplanctônica para o equilíbrio ecológico da baía e manutenção dos serviços ecossistêmicos, destacamos a ocorrência de espécies potencialmente nocivas, capazes de provocar danos ao sistema em caso de florações, a exemplo do que já ocorreu na ocasião da floração de Akashiwo sanguinea no ano de 2007.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Valadão, Erika Cristina Soares, Márcia Pamela de Paula Carvalho, Alexandre Gabriel Franchin, and Daniel Blamires. "Composição e estrutura de uma assembleia de aves em uma mata calcária de Israelândia, estado de Goiás." Multi-Science Journal 2, no. 1 (2019): 77. http://dx.doi.org/10.33837/msj.v2i1.983.

Full text
Abstract:
Este estudo analisou a composição e estrutura trófica da avifauna em um remanescente de mata calcária em Israelândia, no Cerrado goiano, com doze visitas mensais entre Agosto de 2016 a Julho de 2017, com o método das listas de Mackinnon. Noventa e seis espécies foram registradas. Aratinga auricapillus, espécie quase ameaçada de extinção (NT), foi documentada na área. A riqueza estimada de Jackknife1=119,92 e a curva de acumulação assintótica demonstram que os dados foram satisfatoriamente obtidos. Uma assimetria positiva e significativa (G1=1,81; Lilliefors p<0,01) foi observada para a distribuição da abundância relativa, um resultado esperado para esta variável. A maioria das espécies foi classificada como rara e pouco comum. A inspeção das categorias tróficas demonstrou um predomínio de indivíduos onívoros e insetívoros, devido provavelmente ao forte efeito da sazonalidade na vegetação. Predominaram espécies de sensitividade baixa e média a distúrbios ambientais, como esperado para aves de florestas secas: mais generalistas de habitat e tolerantes a distúrbios. Estudos futuros, com registros de espécies noturnas e a correlação entre a riqueza e abundância obtidas com variáveis ambientais certamente ampliarão o conhecimento avifaunístico tanto para Israelândia quanto todo o Cerrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Bigarella, Nadia, and Regina Tereza Cestari de Oliveira. "A trajetória histórica do conselho estadual de educação de Mato Grosso do Sul: organização, composição e representatividade." Revista HISTEDBR On-line 18, no. 1 (2018): 184–211. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v18i1.8645890.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a formação e a trajetória do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (CEE/MS) no contexto histórico da criação (1979) e construção do estado, até o período atual (2014). Com base na análise de fontes documentais (decretos, leis, mensagens à Assembleia Legislativa, atos normativos, regimento interno do CEE/MS), verificou-se a sua composição, representatividade, organização, funcionamento e as suas influências nas políticas educacionais para a educação básica. A análise permitiu evidenciar elementos da realidade socioeconômica e política que direcionaram a sua regulamentação e as condições concretas para o desempenho das suas funções e suas responsabilidades como órgão de gestão do sistema de ensino, ressaltando o seu caráter consultivo e normativo reforçado, ao longo do tempo, pela ausência de pluralidade na sua representatividade e pela falta de revezamento de conselheiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Machado, Carly Barboza. "Pentecostalismo e o sofrimento do (ex-)bandido: testemunhos, mediações, modos de subjetivação e projetos de cidadania nas periferias." Horizontes Antropológicos 20, no. 42 (2014): 153–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832014000200007.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe a análise da experiência de sofrimento do ponto de vista do algoz da violência, tomando como perspectiva privilegiada dessa questão suas imbricações com experiências religiosas, particularmente as pentecostais. Para tal, analiso testemunhos dos chamados "resgatados da morte": grupo de homens com alguma passagem pelo mundo do crime, membros da Assembleia de Deus dos Últimos Dias (Adud), com sede em São João de Meriti, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. A via de redenção oferecida pela Adud a esses sujeitos apresenta-se como uma composição complexa de elementos significativos nesse processo: o acolhimento do sofrimento e da dor do bandido; o perdão de seus pecados; e a reconfiguração de sua subjetividade de fama e poder dentro do evangelho, a partir da figura potente do "resgatado". Essas práticas e representações combinadas, sugiro, dão forma a um dispositivo pentecostal particularmente eficaz para lidar com o sofrimento através do contornamento da vitimização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Dos Santos, Gillyane Dantas, and Maria Inês Sucupira Stamatto. "O ato adicional de 1834 e a reorganização administrativa do ensino primário norte-rio-grandense." Research, Society and Development 7, no. 8 (2018): e1478394. http://dx.doi.org/10.17648/rsd-v7i8.394.

Full text
Abstract:
As normas jurídico-constitucionais consistem-se enquanto um campo fértil de investigação disponível à realização de pesquisas educacionais. O presente estudo tem por finalidade apresentar as medidas administrativas tomadas pela Assembleia Legislativa Provincial para a organização do sistema de ensino primário norte-rio-grandense, após a promulgação do Ato Adicional de 1834. Para composição das informações aqui registradas lançamos mão da pesquisa bibliográfica, sendo necessária para análise e reflexão a respeito dos acontecimentos educacionais em sua trajetória histórica. Além da pesquisa documental, utilizando como fontes para o estudo duas indispensáveis produções: a “Coleção Documentos da Educação Brasileira” em que estão catalogados e organizados 46 documentos de caráter oficial que regulamentaram a Instrução Pública na Província do Rio Grande do Norte; o livro “Um século de Ensino Primário” do historiador Nestor dos Santos Lima publicado em 1927 para análise dos benefícios causados pela Lei Geral de 15 de outubro de 1827, como arcabouço essencial para percepção das transformações educacionais da Província do Rio Grande do Norte. Com o levantamento bibliográfico e de fontes, percebemos que no tocante a legislação houve uma incessante tentativa de organização do ensino na referida província. As primeiras impressões que tivemos destacam que a Assembleia Legislativa norte-rio-grandense mostrou-se atuante durante o período de descentralização vivido pela educação imperial, demonstrando cuidado na organização administrativa e sistemática do ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Sacco, Anne Gomes, Fabiane Borba Bergmann, and Ana Maria Rui. "Assembleia de aves na área urbana do município de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil." Biota Neotropica 13, no. 2 (2013): 153–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032013000200014.

Full text
Abstract:
A urbanização altera a composição e diversidade das comunidades bióticas. Os objetivos do trabalho são apresentar a lista de espécies de aves que utilizam a área urbana do município de Pelotas (RS), no extremo sul do Brasil, e descrever a estrutura da assembleia com ênfase na riqueza, composição e abundância relativa de espécies e suas variações sazonais. A coleta de dados ocorreu entre outubro de 2007 e setembro de 2008, em 216 pontos fixos de observação distribuídos em grupos de seis pontos em ruas com todos os graus de urbanização, que foram amostrados uma vez por estação. O observador permaneceu oito minutos em cada um dos pontos, o que resultou no esforço amostral de 28,8 horas em cada estação e 115,2 horas no ano. Foram registrados 9.595 contatos de 84 espécies de aves pertencentes a 34 famílias e 14 ordens. Quanto à abundância relativa, 72 espécies apresentaram menos de 200 contatos; sete apresentaram entre 200 e 1000; e quatro apresentaram mais de 1000 contatos. As espécies com mais de 1000 contatos foram Furnarius rufus, Columba livia, Myiopsitta monachus e Pitangus sulphuratus, totalizando 5136 contatos. Das 84 espécies, 67 estiveram presentes em menos do que 20% dos pontos amostrados; sete foram registradas entre 20 e 40% e entre 40 e 60% dos pontos; e três foram visualizadas entre 80 e 100% dos pontos. As espécies com maior frequência de ocorrência foram P. sulphuratus, Passer domesticus e F. rufus. A riqueza variou de 55 espécies, no outono, até 61, no inverno. Das 84 espécies, 21 estiveram presentes em uma estação, 17 em duas, nove em três e 37 estiveram presentes em todas as estações. A estação em que se obteve maior abundância relativa foi a primavera, com 2936 contatos, e a menor foi o outono, com 2149 contatos. A assembleia de aves apresentou riqueza representativa se comparada com a região, porém, poucas espécies são abundantes e bem distribuídas. Esse padrão pode ser reflexo da baixa qualidade e heterogeneidade da matriz urbana, que possui poucas praças e parques, não possui áreas de reserva de vegetação nativa e lagos e possui baixo grau de arborização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

SCHORK, Gianfrancisco, and Evoy ZANIBONI-FILHO. "INFLUÊNCIA DO GRADIENTE ESPACIAL SOBRE A ESTRURURA DA ICTIOFAUNA EM UM RESERVATÓRIO SUBTROPICAL – ALTO RIO URUGUAI." Boletim do Instituto de Pesca 44, no. 2 (2018): 135. http://dx.doi.org/10.20950/1678-2305.2018.236.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência dos diferentes ambientes formados na área de influência de um reservatório – lêntico, transição e lótico – sobre a composição e estrutura da ictiofauna. Para isto, foram realizadas coletas com periodicidade sazonal no reservatório de Itá, Alto Rio Uruguai, no período compreendido entre 2001 e 2010. Os resultados demonstraram que o gradiente espacial desempenha importante papel para determinar a estrutura da assembleia íctica. O trecho lótico foi o local com os maiores valores de CPUE, tanto em número como em biomassa. Além disso, espécies presentes antes do barramento e com dependência de certas condições originalmente encontradas no ambiente fluvial conseguiram manter suas representatividades neste ambiente. Nestes trechos, as capturas de peixes considerados grandes migradores foram coincidentes com seus períodos reprodutivos. O trecho também foi caracterizado por uma maior instabilidade, com capturas que não responderam de forma clara a padrões sazonais. O trecho de transição apresentou a segunda maior produtividade e compartilhou espécies com os dois trechos djacentes, porém, teve maior similaridade com a zona lêntica. Nas zonas lênticas e de transição as espécies oportunistas se fizeram mais presentes. Para estes dois trechos, pôde-se associar as variações nas capturas a padrões sazonais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Braz, Andre Borges, Henrique Kahn, R. CONTESSOTTO, C. ULSEN, and M. M. M. L. TASSINARI. "CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM AMOSTRAS MINERALIZADAS A ESTANHO DO ESTADO DE RONDÔNIA." HOLOS 3 (July 28, 2014): 53. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.1793.

Full text
Abstract:
A crescente demanda por estanho no cenário mundial vem promovendo maior interesse no estudo de mineralizações primárias e mais complexas. Nesse contexto, estudos de caracterização tecnológica foram efetuados em duas amostras (sulfetada e oxidada), provenientes do norte do Brasil, Estado de Rondônia, com o objetivo de verificar as características da cassiterita e dos sulfetos presentes e suas associações com a ganga. Os estudos envolveram análises granulométricas, separações minerais e estudos de mineralogia quantitativa por microscopia eletrônica de varredura (MEV/EDS) utilizando análise de imagens automatizada (Mineral Liberation Analyser - MLA), possibilitando a obtenção da composição mineral, as características de associação e de liberação dos minerais de interesse e a partição dos elementos químicos nos minerais portadores. Os resultados indicam que as amostras têm teores semelhantes de estanho e de zinco e a mesma assembleia mineralógica, variando apenas a proporção relativa entre os minerais presentes. O grau de liberação da cassiterita para o material cominuído abaixo de 3,36 mm é da ordem de 40 a 50%. Os estudos sugerem que o processamento da cassiterita poderia ser efetuado em duas etapas de cominuição conjugados com concentração gravítica; os mistos e rejeitos, a depender dos teores de Sn e Zn, poderiam ser remoídos para a recuperação da esfalerita por flotação, obtendo-se ainda um eventual concentrado acabado de estanho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Miranda, Patricia Nakayama, Elder Ferreira Morato, Marco Antonio Oliveira, and Jacques Hubert Charles Delabie. "A riqueza e composição de formigas como indicadores dos efeitos do manejo florestal de baixo impacto em floresta tropical no estado do Acre." Revista Árvore 37, no. 1 (2013): 163–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622013000100017.

Full text
Abstract:
A sustentabilidade da extração madeireira seletiva depende de avaliações de impacto e monitoramento dos fatores abióticos, vegetação e fauna. Os objetivos deste trabalho foram estimar e comparar a riqueza e composição de formigas em área de manejo florestal sustentável de baixo impacto, no Projeto de Assentamento Chico Mendes, no Acre. As coletas foram realizadas com armadilhas pitfall e extrator de Winkler, em 30 parcelas de 10 x 10 m. As parcelas foram igualmente distribuídas em três tratamentos: (1) manejo - base de árvores exploradas em 2007; (2) queda natural - base de árvores caídas naturalmente em área não manejada; e (3) controle - parcela sem queda de árvore na mesma área não manejada. Para a caracterização da vegetação, foram tomadas medidas das variáveis: densidade arbórea e arbustiva, área basal arbórea e de árvores caídas, espessura de serapilheira e cobertura de dossel. A densidade arbórea foi significantemente maior no tratamento controle que no manejo. Diferenças significativas foram encontradas em cobertura de dossel entre os tratamentos controle e manejo e controle e queda natural. Foram coletadas 88 espécies de formigas, distribuídas em sete subfamílias. Não houve diferença na riqueza de espécies entre os tratamentos. Embora menor similaridade tenha sido encontrada entre os tratamentos manejo e controle, não foram observadas grandes diferenças na composição entre eles. Esses resultados indicaram que, nessa área, a atividade de extração madeireira de baixo impacto não afetou a assembleia de formigas, portanto, funcionalmente, essa forma de manejo não acarretou alterações no ecossistema em relação aos serviços associados às formigas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Illarraga, Rodrigo. "UNA LECTURA INTEGRAL DE REPÚBLICA Y EL TIMEO DE PLATÓN. SOBRE LA POSIBILIDAD DE UN ESTADIO BASAL DEL PENSAMIENTO POLÍTICO PLATÓNICO." Revista Dissertatio de Filosofia 33 (July 1, 2011): 247. http://dx.doi.org/10.15210/dissertatio.v33i0.8725.

Full text
Abstract:
Um problema particularmente dificil em torno da leitura do platonicum corpus é o pensamento político de Platão . Entre as muitas facetas que contém essa área temática, um foco emergente é a leitura dos diferentes textos de Platão em relação a temas político fazendo referência uns aos outros. Entre esses textos destacam, pela sua dimensão e sua importância no trabalho total de Platão, a República e Timeu-Crítias. O objectivo deste trabalho é encontrar uma interpretação possível das semelhanças evidentes entre a primeira seção do Timeu (17c1-19b1) e itens desenvolvidos nos livros II, III e V da República. Resumidamente, ambas seções delinean os elementos pragmáticos da configuração de uma cidade ideal: os sistemas que compõem os padrões sociais e educacionais. Contrariamente às posições que procuram explicar as semelhanças por meio da continuidade dramática dos dois diálogos e desafiando a hipótese de Proto-República, que suporta uma edição anterior a preservada agora, este trabalho propõe a existência de um estrato basal de pensamento político platônico. Em suma, esta abordagem suporta, mantendo as fontes selecionadas para a hipótese Proto-República (As Mulheres na Assembleia de Aristófanes, Busiris de Isócrates), que a interação entre a República eo Timeu-Critias que se baseava em propostas políticas fundamentais que percorrem a obra de Platão, foi concebida antes da República e mantida até a composição do Timeu-Critias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Ayres, Carla Simara Luciana Da Silva Salasário, Renata Andrade de Oliveira, and Éder Rodrigo Gimenes. "O LEGISLATIVO MUNICIPAL CATARINENSE SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO: ORIGEM, TRAJETÓRIA E ADESÃO À DEMOCRACIA / THE MUNICIPAL LEGISLATURE OF SANTA CATARINA IN GENDER PERSPECTIVE: ORIGIN, CAREER AND SUPPORT FOR DEMOCRACY." E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 10, no. 22 (2017): 25–43. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v10i22.301.

Full text
Abstract:
A agenda de pesquisas sobre elites políticas no Brasil despende pouca atenção à esfera municipal, bem como às diferenças que envolvem os acessos de homens e mulheres aos cargos representativos. Nosso objetivo é caracterizar os legisladores municipais catarinenses em termos sócio demográficos, associativo e de adesão à democracia, tendo em vista a importância de suas crenças ao fortalecimento do regime. Em torno disso, utilizamos os dados produzidos pelo projeto de extensão intitulado 1º Censo do Legislativo Municipal Catarinense, realizado por pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e à Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. A pesquisa inédita contou com vereadores de 230 municípios da legislatura de 2013-2016. Os principais achados demonstram que as desigualdades verificadas na sociedade como um todo refletem na composição dos legislativos municipais brasileiros, já que a participação política é mais custosa e exigente às mulheres, uma vez que necessitam acumular diversos recursos ou capitais em medida mais expressiva do que os homens. Além disso, apresentamos questões com vistas ao estabelecimento de uma agenda de pesquisa que relacione elites políticas locais e valores políticos, bem como reforçamos a necessidade de diálogos entre distintas categorias/temáticas de estudos, como comportamento político, elitismo e gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

de Carvalho, Soraia. "The End of the Oppression of Indigenous Peoples under Capitalism? Bolivia under the Morales Government." Latin American Perspectives 47, no. 4 (2020): 58–75. http://dx.doi.org/10.1177/0094582x20920271.

Full text
Abstract:
Examination of the indigenous issue under the Evo Morales government in the framework of class struggle points to the weakening of the labor movement with the implantation of neoliberal measures in the late 1980s and the rise of the indigenous movement. The constituent assembly restored the democratic illusions weakened by the upheavals of 2000 and 2003. Its predominantly indigenous and peasant composition brought the agrarian question and the recognition of indigenous nationalities to the center of the debate. This experience did not and could not change the class nature of the state. The maintenance and defense of large private capitalist property is incompatible with a practice of national sovereignty and self-determination of indigenous nationalities. Um exame a questão indígena sob o governo Evo Morales nos marcos da luta de classes aponta o enfraquecimento do movimento operário com a implantação de medidas neoliberais nos fins dos anos 1980 e a ascensão o movimento indígena. A constituinte recompôs as ilusões democráticas enfraquecidas com os levantes de 2000 e 2003. A composição predominantemente indígena e camponesa da assembleia constituinte e a presença das suas organizações no processo traziam para o centro do debate a solução da questão agrária e do reconhecimento das nacionalidades indígenas. Esta experiência não modificou e nem poderia modificar a natureza de classe do Estado. A manutenção e defesa da grande propriedade privada capitalista são incompatíveis com uma prática de soberania nacional e autodeterminação das nacionalidades indígenas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Macedo, Paola Priscilla Brueckheimer de, Setuko Masunari, and Ricardo Corbetta. "Crustáceos decápodos associados às cordas de cultivo do mexilhão Perna perna (Linnaeus, 1758) (Mollusca, Bivalvia, Mytilidae) na Enseada da Armação do Itapocoroy, Penha - SC." Biota Neotropica 12, no. 2 (2012): 185–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032012000200018.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo descrever a assembleia de crustáceos decápodos associados às cordas de cultivo de mexilhões em uma fazenda marinha localizada na Enseada da Armação do Itapocoroy, no Município de Penha, Santa Catarina, sul do Brasil. Os seguintes aspectos foram tratados: composição de espécies e peso total, sucessão de espécies e oscilação temporal da abundância, riqueza de espécies e diversidade (Shannon). O crescimento do mexilhão em (altura da concha e peso dos indivíduos) também, foram apresentados. Os decápodos foram amostrados de 15 cordas amostradas bimensalmente (três cordas a cada dois meses). Um total de 501 decápodos foram capturados, pertencentes a nove famílias, 15 gêneros e 21 espécies. A família dominante foi Porcellanidae, com sete espécies, seguida de Panopeidae (cinco) e de Pilumnidae (três), enquanto as demais foram representadas por uma espécie. A espécie mais abundante foi Pilumnus dasypodus (n = 244) que, junto com Synalpheus fritzmuelleri, Pachycheles laevidactylus, Pisidia brasiliensis, Menippe nodifrons, Pachycheles monilifer e Petrolisthes galathinus, somou 88% das ocorrências. A riqueza de espécies aumentou de três para 15 durante o experimento e a diversidade de espécies mostrou seu máximo no quinto mês seguido pelo nono, devido ao aumento da disponibilidade de refúgios no interior do substrato biológico composto por mexilhões vivos. O peso total dos decápodos representou apenas 3% do peso total das cordas de cultivo, devido ao seu tamanho reduzido. Isto indica que estes animais não podem ser considerados prejudiciais para o cultivou mexilhões. As cordas desempenham o papel de fornecer abrigo e fonte de alimento, já que a maioria destes decápodos passa todo o período bentônico do seu ciclo de vida neste biótopo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Dáttoli, Luan Cavalcante, Adejardo Francisco da Silva Filho, Ignez De Pinho Guimarães, et al. "Química mineral e condições de cristalização (P-T-ƒO2) do Plúton Maravilha, Domínio PEAL (Província Borborema)." Geologia USP. Série Científica 19, no. 3 (2019): 253–66. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v19-149116.

Full text
Abstract:
O Plúton Maravilha, localizado no Domínio Pernambuco-Alagoas, tem dimensão de aproximadamente 200 km2, alongado em direção WSW-ENE. Apresenta composição modal tonalítica, textura fanerítica inequigranular, por vezes porfirítica, com quantidades variáveis de plagioclásio, biotita, anfibólio e quartzo, por vezes microclínio, presença de epídoto magmático, tendo como principais fases acessórias titanita, apatita, zircão e allanita. Neste trabalho foram analisadas as principais fases minerais presentes no plúton, visando a compreender sua evolução petrogenética e condições de cristalização. Em porções mais deformadas, o plúton apresenta-se fortemente foliado, marcado pela presença de biotitas primárias, em vasta maioria, cloritizadas nas bordas, podendo ser produto de hidrotermalismo ou de estágios iniciais de reações metamórficas, sendo classificadas entre a solução sólida eastonita-siderofilita. Os anfibólios são predominantemente magmáticos, classificados em grande maioria como pargasita e ferro-pargasita. Cálculos geobarométricos mostram valores de 6 a 7,18 kbar, enquanto a geotermometria foi estimada entre 706 e 785ºC, utilizando o conteúdo de AlIV em plagioclásios e anfibólios em equilíbrio. A presença da assembleia magnetita+titanita+quartzo em equilíbrio, os valores de Fe# na biotita e anfibólios, assim como cristais de magnetita euédricos a subédricos associados à titanita euédrica losangular como fases precoces, indicam que o magma progenitor era relativamente oxidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Oliveira, M., A. Zanardo, S. G. de Carvalho, and R. R. da Rocha. "Características mineralógicas e granulométricas das fontes de poeiras no Polo Cerâmico de Santa Gertrudes - SP." Cerâmica 62, no. 362 (2016): 198–205. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132016623621973.

Full text
Abstract:
Resumo Estudos recentes relativos à presença de fluxos de poeiras que entram na atmosfera atestam que eles podem ser até oito vezes maiores do que as estimativas até então consolidadas. Com origem atribuída principalmente às novas demandas de usos dos solos, combustíveis e rochas, essa concentração pode modificar globalmente os principais componentes do Geossistema Climático e colocar em risco os limites ecossistêmicos que suportam a vida no planeta. Em que pese a relevância do Brasil como produtor de commodities minerais e agrícolas e, portanto, um grande produtor de poeiras minerais, poucos estudos dessa natureza têm sido realizados. O presente estudo aborda esse tema em uma região conhecida como Polo Cerâmico de Santa Gertrudes que, além de abrigar as maiores indústrias cerâmicas do Brasil, destaca-se pela sua grande produção agrícola. Técnicas de difração de raios X e difração a laser foram utilizadas para caracterizar a composição mineralógica e granulométrica relativamente dos solos (fonte pedológica), minério de argila (fonte litológica) e seus produtos de transformação (fonte terrígena e industrial), considerados como principais fontes emissoras de poeiras dessa região. A presença de uma assembleia de minerais silicatados ricos em alumínio e ferro que predominam nessas fontes de poeiras explica os altos teores de SiO2, Al2O3 e Fe2O3 encontrados no minério, solos e na atmosfera da região. O predomínio de argilas cauliníticas pode ser considerado como diagnóstico de fonte pedológica, enquanto que o predomínio de argilas ilíticas caracteriza a fonte litológica. Os estudos granulométricos revelaram que, entre as diferentes fontes, a pedológica é a que possui maior volume de materiais argilosos na fração MP10 e, portanto, a que mais tem condição de contribuir com os processos de ressuspensão que são eficientes na transferência de poeiras minerais da superfície para a atmosfera.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Barros, Antonio Teixeira de. "EDITORIAL." E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 16, no. 16 (2015): 3–4. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v16i16.240.

Full text
Abstract:
EDITORIAL A E-Legis selecionou para sua 16ª edição textos apresentados durante a última Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados, realizada em 2014, cujo tema foi Parlamento e Mídia. O artigo convidado, de autoria da Profa. Dra. Vera Chaia, da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), tem como título A cobertura jornalística do Legislativo: agenda de pesquisa. O texto apresenta um panorama da relevância política que essa agenda de pesquisa adquiriu nas últimas décadas, decorrência da complexidade da relação entre política e meios de comunicação, além dos processos cada vez mais intensivos de midiatização da política parlamentar e do próprio Poder legislativo. Na sequência, o levantamento apresentado pelos professores Antonio Barros, Cristiane Bernardes e Malena Rodrigues amplia o escopo dessa relação entre parlamento e mídia para a esfera digital com a análise da atuação dos parlamentares nas novas mídias. Em Atuação parlamentar virtual: as estratégias dos Deputados Federais em seus websites, a perspectiva adotada é que a internet tornou-se um espaço privilegiado para a ação política, especialmente pela possibilidade de uso tático das ferramentas digitais pelos atores políticos. Como mídias táticas, tais dispositivos tecnológicos podem, portanto, ser utilizados para reforçar temas e enquadramentos nem sempre privilegiados pelos veículos comerciais. Seguindo na trilha informacional da política, temos o artigo de autoria de Thiago Gomes Eirão, Terezinha Elizabeth da Silva e Raphael da Silva Cavalcante, cujo título é Para além do mercado comum do sul: estabelecendo relações entre as leis de acesso à informação dos países do Mercosul. O texto complementa a visão de que a midiatização do parlamento também inclui a ampliação do acesso à informação e mostra como os parlamentos do Mercosul estão engajados nesse projeto de democratização do acesso às informações públicas. A atuação dos órgãos legislativos no campo das políticas de informação pública torna-se mais acentuada numa sociedade em que a informação é cada vez mais um recurso simbólico e político para a cidadania e a qualidade e da democracia. Três outros artigos complementam a edição e ampliam o escopo temático da Jornada, que acolheu temas variados. O texto de Clay Souza Teles trata das Mudanças entre partidos na Câmara dos Deputados: sazonalidade, direção e o impacto da fidelidade partidária. As dinâmicas provocadas pela migração entre legendas e suas consequências no jogo político interferem diretamente na estrutura e na organização do Poder Legislativo. Ademais, impactam na formação de maiorias legislativas, um dos pilares da composição de alianças e coalizões internas. O estudo de Vanessa Albertinence Lopez e Cristiane Bernardes, Educação para cidadania na simulação parlamentar: o caso do programa “Deputado Por Um Dia” da ALRS, analisa como um projeto de simulação parlamentar juvenil pode contribuir para a formação política, tomando como referência um estudo de caso de uma assembleia legislativa estadual. Outra experiência de educação política realizada na Amazônia é objeto da análise da Profa. Tânia Regina do Nascimento Monteiro, da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o artigo Oralidade e cidadania: alunos da escola estadual “Maroja Neto”, de Belém (PA), ganham voz e voto no projeto Câmara Mirim. Trata-se de um estudo em que a questão da linguagem foi eleita como foco para o trabalho realizado pelos estudantes de uma escola estadual que participaram do Projeto Câmara Mirim. O projeto é uma iniciativa do Plenarinho, portal infantil da Câmara dos Deputados, que prima pela educação política infantil, com ênfase em valores democráticos como base para o protagonismo infantil. Boa leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Eduvirgem, Renan Valério, Mauro Parolin, Marcelo Galeazzi Caxambú, and Edemilson Luiz Siqueira. "Preservação de fitólitos em solo no Parque Nacional do Iguaçu, Paraná." Revista Brasileira de Geografia Física 14, no. 1 (2021): 189. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v14.1.p189-214.

Full text
Abstract:
O acompanhamento da evolução da vegetação é importante para compreensão das possíveis modificações naturais na composição das formações florestais. O presente trabalho tem por objetivo abarcar a conservação da assembleia fitolítica em solos do Parque Nacional do Iguaçu/Paraná (PNI). Os fitólitos são micropartículas silicosas produzidas por gramíneas e algumas famílias arbóreas, que no final do ciclo de vida da planta são incorporados aos solos. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em atividades de campo e de laboratório. Foram coletados 12 perfis de solo (trincheira 1, tubo de alumínio 1 e 10 tradagens). Os resultados tornaram possível a identificação e compreensão da distribuição fitolítica no PNI. Na discussão é abordada a correspondência das morfologias e comparação dos resultados obtidos, bem como a relação com a literatura. Identificou-se que as amostras que apresentaram os maiores valores no quantitativo fitolítico foram P1, T1, P4, P9, Fazenda Salinet, RPS, P8, P2, P5, P6, P3 e P7 respectivamente. Determinou-se que até as profundidades estudadas a vegetação arbórea e rasteira sempre coabitaram com prevalência do estrato arbóreo. No entanto, ressalta-se que ocorreram variações da vegetação com momentos de floresta mais e menos densa, e, com maior e menor sinais de umidade; tendo cada ponto amostrados peculiaridades. Concluiu-se que ocorreram diferenças tanto na Floresta Ombrófila Mista quanto na Floresta Estacional Semidecidual, bem como nos diferentes solos amostrados. Preservation of phytoliths on soil in the Iguaçu National Park, Paraná A B S T R A C T The monitoring evolution of vegetation is important to understand possible natural changes in the composition of forest formations. This work aims to cover the conservation of the phytolytic assembly in soils of the Iguaçu/Paraná National Park (PNI). Phytoliths are siliceous microparticles produced by grasses and some tree families, which at the end of the plant's life cycle are incorporated into the soil. The methodological procedures were based on field and laboratory activities. Twelve soil profiles were collected (trench 1, aluminum tube 1 and 10 edgings). The results made it possible to identify and understand the phytolytic distribution in the PNI. In the discussion, the correspondence of the morphologies and comparison of the results obtained is addressed, as well as the relationship with the literature. It was identified that the samples that presented the highest values in the phytolytic quantity were P1, T1, P4, P9, Fazenda Salinet, RPS, P8, P2, P5, P6, P3 and P7 respectively. It was determined that even the depths studied, tree and undergrowth vegetation always cohabited with prevalence of tree strata. However, it is noteworthy that vegetation variations occurred with moments of more and less dense forest, and with greater and lesser signs of humidity; having each point sampled peculiarities. It was concluded that differences occurred both in the Mixed Ombrophilous Forest and in the Seasonal Semideciduous Forest, as well as in the different sampled soils.Keywords: Conservation Unit, Proxy, Vegetation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Andreata, José V., Bruno C. Meurer, Maurício G. S. Baptista, et al. "Composição da assembléia de peixes da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil." Revista Brasileira de Zoologia 19, no. 4 (2002): 1139–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752002000400019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Baptaglin, Leila Adriana, and Tafinis Leandro Silva Said. "OBRAS DE ARTE E OS PROCESSOS COMUNICATIVOS EM ESPAÇOS PÚBLICOS: ENTALHANDO IDENTIDADES." Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação 3, no. 3 (2019): 76–92. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n3p76.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem objetivo discutir os processos comunicacionais estabelecidos pelas obras de arte expostas em locais públicos como elementos de formação da memória e da identidade Roraimense. A história da produção e compra dos painéis pela Assembleia Legislativa foi investigada a partir de entrevistas orais com o artista. Seu conteúdo também foi submetido à análise com a finalidade de identificar e interpretar signos e símbolos trabalhados pelo autor. Tomando como base teórica estudiosos como Nora (1992) e Pollack (1993), observou-se que essa manifestação artístico-cultural, produzida por encomenda, embora não tenha seu conteúdo previamente definido pelos agentes detentores do poder político, faz coro ao seu discurso e atua conjuntamente na busca pela determinação dos símbolos e signos que deveriam representar Roraima e seu povo. Para além das lendas que o autor pretendeu retratar, as obras são representativas de um discurso de poder, remetendo à história e à composição social de Roraima num momento de afirmação da identidade local – a transição do status político de Território para Estado.
 
 PALAVRAS-CHAVE: Arte; Comunicação; Identidade; Roraima.
 
 
 
 ABSTRACT
 This paper aims to discuss the communicational processes established by works of art exhibited in public places as elements of Roraimense memory and identity formation. The history of the production and purchase of the panels by the Legislative Assembly was investigated from oral interviews with the artist. Its content was also submitted to analysis in order to identify and interpret signs and symbols worked by the author. Taking as theoretical base scholars such as Nora (1992) and Pollack (1993), it was observed that this artistic-cultural manifestation, produced by order, although not previously defined by the agents holding the political power, is in line with their discourse and acts jointly in the search for the determination of symbols and signs that should represent Roraima and its people. Beyond the legends the author intended to portray, the works are representative of a discourse of power, referring to the history and social composition of Roraima in a moment of affirmation of local identity - the transition of political status from Territory to State.
 
 KEYWORDS: Art; Communication; Identity; Roraima.
 
 RESUMEN
 Este artículo tiene como objetivo discutir los procesos comunicacionales establecidos por las obras de arte exhibidas en lugares públicos como elementos de la memoria roraimense y la formación de la identidad. La historia de la producción y compra de paneles por parte de la Asamblea Legislativa fue investigada a partir de entrevistas orales con el artista. Su contenido también se sometió a análisis para identificar e interpretar signos y símbolos trabajados por el autor. Tomando como base teórica a académicos como Nora (1992) y Pollack (1993), se observó que esta manifestación artístico-cultural, producida por orden, aunque no previamente definida por los agentes que detentan el poder político, está en línea con su discurso y actúa conjuntamente en la búsqueda de la determinación de los símbolos y signos que deben representar a Roraima y su gente. Más allá de las leyendas que el autor pretendía retratar, las obras son representativas de un discurso de poder, que se refieren a la historia y la composición social de Roraima en un momento de afirmación de la identidad local: la transición del estatus político del Territorio al Estado.
 PALABRAS CLAVE: Arte; Comunicación; Identidad; Roraima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lolis, S. F., and S. M. Thomaz. "Monitoramento da composição específica da comunidade de macrófitas aquáticas no reservatório Luis Eduardo Magalhães." Planta Daninha 29, no. 2 (2011): 247–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582011000200002.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a composição e distribuição espacial e temporal da comunidade de macrófitas aquáticas diante de algumas variáveis abióticas no reservatório Luis Eduardo Magalhães, localizado no rio Tocantins. As coletas foram bimestrais, no período de março de 2005 a janeiro de 2006, em cinco regiões. Em cada região foram demarcados 15 pontos de coleta. Foram mensuradas a transparência da água e a condutividade elétrica em cada ponto de amostragem. Para avaliar a composição da comunidade e a distribuição das espécies, foi percorrida uma distância de cerca de 100 m de margem com embarcação em baixa velocidade, por aproximadamente 10 minutos. As espécies submersas foram inventariadas com um rastelo até 4 m de profundidade. Foi calculada a frequência de ocorrência e a diversidade beta. Os dados de presença e ausência das espécies foram analisados utilizando Análise de Correspondência Destendenciada DCA. Uma ANOVA One-Way foi empregada para avaliar o efeito dos períodos e regiões sobre as variáveis abióticas e bióticas. Foi aplicado o teste a posteriori de Tukey quando houve diferenças significativas entre as variáveis analisadas (P<0,05). Foi registrado um total de 50 espécies. As espécies com maior frequência foram Salvinia auriculata, Oxycaryum cubense e Najas microcarpa (submersa). A maior riqueza de espécies foi registrada nas regiões fluviais do reservatório (Areias e Tocantins). Os resultados evidenciam, ainda, que a variação espacial na composição das assembleias foi mais acentuada que a variação temporal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Cerda Costabal, José Manuel. "“Assembled as one man”. The councils of Henry II and the political community of England." Anos 90 26 (August 2, 2019): 1–12. http://dx.doi.org/10.22456/1983-201x.88529.

Full text
Abstract:
O estudo das origens parlamentares da Inglaterra — e de outros reinos — tem se concentrado tradicionalmente em aspectos como a composição social das assembleias e a representação territorial. Argumentou-se que as assembleias parlamentares nasceram quando os três estamentos da sociedade medieval foram convocados para se encontrar com o rei nos conselhos feudais. Contudo, tal abordagem levou a algumas conclusões anacrônicas que negligenciaram a importância da presença da comunidade política, das communitas ou universitas regni nessas assembleias como um fenômeno chave para compreender as origens parlamentares. Tal comunidade era o corpo de nobres, reunidos como um nos conselhos, não porque representassem o reino, mas porque eram o reino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Lutinski, Junir Antonio, Benedito Cortês Lopes, and Ana Beatriz Barros de Morais. "Diversidade de formigas urbanas (Hymenoptera: Formicidae) de dez cidades do sul do Brasil." Biota Neotropica 13, no. 3 (2013): 332–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032013000300033.

Full text
Abstract:
O processo de urbanização vem sendo tratado como uma das maiores ameaças à biodiversidade e, dentre os organismos encontrados em áreas urbanas, as formigas representam um grupo importante, porém ainda pouco estudado comparado a outros insetos. Conhecer a riqueza e a composição da mirmecofauna que habita áreas urbanas e os fatores que estão exercendo pressão sobre essas comunidades são imperativos para a elaboração de planos de manejo e conservação. Este estudo teve como objetivo avaliar a diversidade de formigas de dez cidades localizadas na região austral do Bioma Mata Atlântica. As assembleias foram avaliadas e comparadas por meio da análise de rarefação e estimativas de riqueza. Foram registradas 8.790 ocorrências de formigas, tendo sido identificadas 140 espécies, representantes de 37 gêneros, 19 tribos e nove subfamílias o que corresponde a 38,2% da mirmecofauna conhecida para o estado de Santa Catarina. As assembleias de formigas não diferiram marcadamente quanto à riqueza, entretanto, nove cidades apresentaram espécies exclusivas mostrando variação na composição das espécies. A existência e a conservação de ambientes como fragmentos florestais e áreas verdes no perímetro urbano podem explicar a riqueza e abundância dessas assembleias de formigas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Finotti, Ricardo, Bruno Coutinho Kurtz, Rui Cerqueira, and Irene Garay. "Variação na estrutura diamétrica, composição florística e características sucessionais de fragmentos florestais da bacia do rio Guapiaçu (Guapimirim/Cachoeiras de Macacu, RJ, Brasil)." Acta Botanica Brasilica 26, no. 2 (2012): 464–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062012000200022.

Full text
Abstract:
O presente trabalho compara a composição e estrutura de assembléias vegetais de fragmentos florestais, com diferentes características em relação ao tipo de propriedades rurais do entorno, tamanho e histórico de uso, com uma área localizada dentro de uma unidade de conservação (área controle), na bacia do rio Guapiaçu. Em cada fragmento foram delimitadas duas parcelas de 50 x 100m, na mesma orientação sudoeste, no interior das quais foram medidos os DAP (Diâmetro Acima do Peito) e altura de todos indivíduos com DAP ≥ 5 cm e identificados até o menor nível taxonômico possível. A densidade, área basal total, riqueza e diversidade foram calculados. As assembléias foram comparadas quanto aos seus valores diâmétricos e proporção de indivíduos em classes de diâmetro. Os parâmetros fitossociológicos foram calculados e as vinte espécies de maior cobertura foram selecionadas com vistas à comparação da composição específica e de suas caracteríticas sucessionais. Todas as assembleías estudadas apresentam alta riqueza e diversidade de espécies, sendo igualmente constatadas, em relação à área controle, diferenças significativas em pelo menos uma das caracteríticas analisadas. Todas apresentam uma menor proporção de indivíduos nas classes diâmetricas maiores e de espécies secundárias tardias que na área controle. No entanto, para algumas delas correspondem valores totais de diâmetro igual ou maiores que os da área controle por conta da maior proporção de indivíduos em classes diâmetricas intermediárias que parece contribuir mais para o aumento desses valores. De forma geral, há maior abundância de espécies pioneiras e secundárias iniciais nos fragmentos florestais, porém a proporção destas categorias sucessionais varia entre eles evidenciando diferenças dos estágios sucessionais em que se encontram. Estas diferenças poderiam estar relacionadas a certa variabilidade dos distúrbios identificados no entorno. Os resultados obtidos aqui sugerem que fragmentos de mata rodeados por pequenas propriedades encontram-se em estágios sucessionais mais inicias e sujeitos a distúrbios mais severos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Silva Filho, E. G., F. M. S. Santana, and W. S. Severi. "Ictiofauna do reservatório de Duas Unas, bacia do rio Jaboatão, Pernambuco: resultados preliminares da composição e estrutura da assembléia." Revista Brasileira de Ciências Agrárias - Brazilian Journal of Agricultural Sciences 6, no. 2 (2011): 351–61. http://dx.doi.org/10.5039/agraria.v6i2a1168.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Súarez, Yzel Rondon, and Sidnei Eduardo Lima-Junior. "Variação espacial e temporal nas assembléias de peixes de riachos na bacia do rio Guiraí, Alto Rio Paraná." Biota Neotropica 9, no. 1 (2009): 101–11. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032009000100012.

Full text
Abstract:
O presente trabalho procura caracterizar as comunidades de peixes relacionando a variação espacial e temporal com a organização das comunidades de peixes em riachos da bacia do rio Guiraí, Alto Rio Paraná. As amostragens foram realizadas bimestralmente em sete riachos, entre outubro/2006 e agosto/2007 e, para a análise destes dados, utilizamos análises de agrupamento, de similaridade, de variância, de correspondência canônica e árvore de regressão. Foram coletadas 64 espécies de peixes e a variação espacial das comunidades estudadas se mostrou mais evidente que a variação temporal. As variáveis mais importantes na determinação da ocorrência das espécies foram a altitude do trecho amostrado, largura e profundidade do riacho e velocidade da água, o que indica que há interação de fatores em escala regional (altitude) com fatores locais (profundidade, velocidade e largura) na definição da composição de espécies em cada um dos riachos amostrados. O turnover na composição de espécies foi significativamente influenciado pela profundidade e altitude dos riachos. A diferenciação na riqueza e composição de espécies entre os trechos superiores e inferiores da bacia pode permitir o incremento da riqueza em nível regional (bacia hidrográfica) através da diminuição da sobreposição de nichos, permitindo a manutenção de subconjuntos populacionais (para as espécies de distribuição ampla) que podem resistir melhor às alterações antrópicas na estrutura dos habitats.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Sydney, Nicolle V., Rodrigo B. Gonçalves, and Luiz R. R. Faria. "Padrões espaciais na distribuição de abelhas Euglossina (Hymenoptera, Apidae) da região Neotropical." Papéis Avulsos de Zoologia 50, no. 43 (2010): 667–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0031-10492010004300001.

Full text
Abstract:
Abelhas das orquídeas (Apini, Euglossina) apresentam distribuição principalmente Neotropical, com cerca de 200 espécies e cinco gêneros descritos. Muitos levantamentos locais de fauna estão disponíveis na literatura, mas estudos comparativos sobre a composição e distribuição dos Euglossina são ainda escassos. O objetivo deste estudo é analisar os dados disponíveis de 29 assembleias a fim de entender os padrões gerais de distribuição espacial nas áreas amostradas ao longo do Neotrópico. Métodos de ordenação (DCA e NMDS) foram utilizados para descrever os agrupamentos de assembleias de acordo com as ocorrências de abelhas das orquídeas. As localidades de florestas da América Central e da Amazônia formaram grupos coesos em ambas as análises, enquanto as localidades de Mata Atlântica ficaram mais dispersas nos gráficos. Localidades na margem leste da Amazônia aparecem como áreas de transição características entre esta sub-região e a Mata Atlântica. As análises de variância entre o primeiro eixo da DCA e variáveis selecionadas apresentaram valores significantes quanto à influência dos gradientes de latitude, longitude e precipitação, bem como das sub-regiões biogeográficas nos agrupamentos das assembleias. O padrão geral encontrado é congruente com os padrões biogeográficos previamente propostos para a região Neotropical. Os resultados do DCA auxiliam ainda a identificar, de forma independente, os elementos das faunas de cada uma das formações vegetais estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Silva, Ricardo J., Fabricio Coletti, Diogo A. Costa, and Fernando Z. Vaz-De-Mello. "Rola-bostas (Coleoptera: Scarabaeidae: Scarabaeinae) de florestas e pastagens no sudoeste da Amazônia brasileira: Levantamento de espécies e guildas alimentares." Acta Amazonica 44, no. 3 (2014): 345–52. http://dx.doi.org/10.1590/1809-4392201304472.

Full text
Abstract:
Os besouros rola-bostas são insetos copro-necrófagos e utilizam primariamente fezes e carcaça de mamíferos como fonte de alimento e nidificação. Estes insetos são sensíveis à modificação do habitat principalmente relacionados à cobertura da vegetação. A substituição da floresta Amazônica por pastagem altera drasticamente o habitat das espécies nativas e acarreta redução da riqueza de espécies e modificação na composição das assembleias locais. O objetivo deste trabalho foi compreender os efeitos da substituição da floresta nativa por pastagem introduzida na riqueza, abundância, composição de espécies e estrutura das guildas alimentares dos besouros rola-bostas no sudoeste da Amazônia brasileira. Foram coletados 10.073 indivíduos de besouros rola-bostas pertencentes a 84 espécies e 22 gêneros. As florestas (seis fragmentos de floresta secundária) apresentaram 71 espécies em sua maioria com abundância intermediária. As pastagens (áreas vizinhas onde a floresta original foi substituída por pastagens introduzidas) apresentaram redução significativa no número de espécies, e composição de espécies diferente. Nas florestas a maioria das espécies foi considerada generalista, enquanto as pastagens apresentaram maior abundância de espécies coprófagas o que demonstra uma modificação na guilda alimentar causado pela substituição da floresta por pastagem. Entre as 30 espécies coletadas nas pastagens, doze estão presentes em vegetação aberta nativa (cerrado e chaco). Isto retrata, provavelmente, um processo de colonização regional recente. Onde espécies de besouros rola-bostas, oriundas de áreas abertas, estão invadindo as pastagens amazônicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva, Ana Luiza Costa, and Lucena Rocha Virgilio. "The influence of sand extraction on fish assemblages in campinarana streams in Cruzeiro do Sul – AC, Brazil." Biotemas 32, no. 3 (2019): 73–85. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2019v32n3p73.

Full text
Abstract:
A destruição de habitats, promovida pela extração de areia de leitos de riachos, pode causar a perda de algumas espécies e a alteração na dinâmica das assembleias de peixes. Assim, o presente estudo investigou o efeito da extração de areia sobre as assembleias de peixes em riachos de Campinarana, localizados na região de Cruzeiro do Sul, Acre, entre junho a agosto de 2017 e 2018. Seis riachos foram avaliados, sendo três degradados (pela extração de areia) e três florestados. Riqueza, diversidade de Shannon, equitabilidade e abundância de espécies foram avaliadas. Para verificar diferenças entre esses parâmetros, foi realizado o teste t de Student. NMDS e PERMANOVA foram sumarizadas para avaliar a composição de espécies de peixes. Foram coletadas 60 espécies de peixes com 705 indivíduos. Houve uma diferença significativa entre as áreas com relação à riqueza (t = 11,1; p = 0,0001), à abundância (t = 4,5; p = 0,006) e à diversidade (t = 4,1; p = 0,01). A composição de espécies também variou (Pseudo-F = 3,79; p = 0,01), onde 35% das espécies foram restritas aos ambientes preservados. Assim, sugere-se que a perturbação antrópica nas campinaranas, causou perda das espécies mais sensíveis e especializadas, permitindo o aumento dos indivíduos oportunistas, alterando a organização das assembleias e reduzindo a diversidade local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

COSTA, IGOR, and CARLOS FREITAS. "Variación nictemeral en la conposición y abundancia de la ictiofauna en un extracto del rio urucu – coari/amazonas/Brasil." Revista Colombiana de Ciencia Animal - RECIA 2, no. 2 (2010): 355. http://dx.doi.org/10.24188/recia.v2.n2.2010.316.

Full text
Abstract:
A variação diária na estrutura de assembléias de peixes é bem documentada para ambientes temperados (LAYMAN, 2000; NAGELKERKEN et al., 2000; LÖK et al., 2002;). Mudanças na intensidade luminosa do ambiente nos períodos crepusculares promovem modificações na estrutura das assembléias (OKUN et al., 2005), sendo as alterações de abundância e riqueza de espécies atribuídas a mudanças diárias no uso de habitat, associada à atividade de forrageio, (PIET E GURUGE, 1997) e proteção contra predadores (GIBSON et al., 1998). O ciclo circadiano apresenta grande importância na atividade de peixes, onde a movimentação destes promove mudanças na composição das assembléias em resposta ao aumento da pressão de predação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Cunico, Almir M., Angelo A. Agostinho, and João D. Latini. "Influência da urbanização sobre as assembléias de peixes em três córregos de Maringá, Paraná." Revista Brasileira de Zoologia 23, no. 4 (2006): 1101–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752006000400018.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi avaliar padrões espaciais na composição, estrutura e distribuição das assembléias de peixes e suas relações com características abióticas em três córregos urbanos da cidade de Maringá, Paraná, Brasil. Peixes foram coletados ao longo de um gradiente longitudinal utilizando pesca elétrica nos meses de maio e novembro de 2004. Temperatura, nitrogênio, pH, oxigênio e fósforo foram as variáveis que mais influenciaram a análise de componentes principais (CPA). Riqueza, eqüitabilidade, índice de diversidade de Shannon-Wiener e o primeiro eixo da análise de correspondência com remoção do efeito do arco (DCA) foram diretamente correlacionados com características ligadas ao impacto químico urbano. Adição de espécies prevaleceu nas estações de amostragem do córrego Miosótis e entre a cabeceira e porção intermediária nos córregos Nazaré e Mandacaru. Substituição ocorreu entre as porções intermediárias e foz desses córregos. A dominância da espécie tolerante Poecilia reticulata Peters, 1859 indicou a influência do impacto do meio urbano sobre as assembléias de peixes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Viana Melo Lima, Diego, Maria De Fátima Teixeira de Almeida, and Jeferson Xavier Vicente. "EFEITOS DA SAZONALIDADE SOBRE A COMPOSIÇÃO E RIQUEZA DE LARVAS DE ODONATAS EM LAGOS URBANOS, RIO BRANCO (AC), BRASIL." Multidisciplinary Sciences Reports 1, no. 1 (2021): 1–16. http://dx.doi.org/10.54038/ms.v1i1.5.

Full text
Abstract:
Os odonatas são insetos com grande habilidade para voo durante a fase adulta, habitando locais com presença de água como lagos e rios ou mesmo pequenas poças d’água. Durante a fase larval, esses organismos habitam o ambiente aquático, compondo o importante grupo de insetos aquáticos. O conhecimento da composição e riqueza desses insetos é de fundamental importância para entendermos como eles se organizam em comunidade. O objetivo deste estudo foi analisar se a sazonalidade exerce influência sobre as assembleias de larvas de Odonata. O trabalho foi realizado nos lagos Piaba e Viveiro do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre. As amostras foram realizadas no inverno de 2015 e verão de 2016. As amostras biológicas foram identificadas até o nível de gênero. Neste estudo confirmamos a hipótese de influência da sazonalidade sobre a fauna de odonatas e a importância da vegetação ciliar para preservação de espécies aquáticas em áreas urbanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

POGGIO, Carolina de Almeida, José Maria Landim DOMINGUEZ, Paulo de Oliveira MAFALDA JUNIOR, and Orane Falcão de Souza ALVES. "CARACTERIZAÇÃO BIOFACIOLÓGICA DOS SEDIMENTOS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, BRASIL." Geosciences = Geociências 38, no. 1 (2019): 103–15. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v38i1.13049.

Full text
Abstract:
O estudo das partículas biogênicas dos sedimentos de fundo da Baía de Todos os Santos (BTS) foi realizado com o objetivo de investigar as biofácies como um instrumento de caracterização do ambiente sedimentar da baía. Através da análise de agrupamento foi possível estabelecer quatro biofácies bem definidas. Estas biofácies permitiram verificar uma transição da composição biogênica do interior da BTS onde, na maioria das vezes, os moluscos predominaram nos sedimentos, em relação à plataforma continental adjacente, onde as algas calcárias passaram a ser o componente principal. Com base nas características composicionais foi possível classificar a maior parte das assembleias biogênicas como parautóctones, ou seja, aquelas que não são transportadas para longe de seu hábitat original. Foi possível constatar que os processos tafonômicos registrados são o reflexo das condições ambientais da baía, um ambiente semi-fechado, apresentando geralmente energia baixa a moderada e uma grande diversidade de tipos de fundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

MACHADO, Carly. "CONEXÕES E RUPTURAS URBANAS: PROJETOS, POPULAÇÕES E TERRITÓRIOS EM DISPUTA." Revista Brasileira de Ciências Sociais 32, no. 93 (2017): 01. http://dx.doi.org/10.17666/329308/2017.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo discutir a política de pacificação, em franca atividade no Estado do Rio de Janeiro desde 2008, não como estratégia policial de segurança pública, mas a partir de seus efeitos no tecido associativo carioca. Uma característica marcante desta política foi a intensificação dos investimentos públicos para a composição de parcerias com atores da sociedade civil. Neste contexto, proponho uma análise das relações entre duas figuras de destaque no Rio de Janeiro nos anos de 1990 e início da década seguinte: José Júnior, líder do grupo cultural AfroReggae, e o pastor Marcos Pereira, da Assembléia de Deus dos Últimos Dias (Adud). A partir deste caso, procurei demonstrar que o emaranhado social urbano cria associações e dissociações situacionais e circunstanciais. Discuto ainda o “trabalho do tempo”, tal como abordado por Veena Das, na criação de uma coreografia dos atores nas tramas urbanas das periferias cariocas e o modo como se evidenciam estilos de articulação variáveis no tempo, na composição dos atores em conexão, na produção de conflitos e em sua inscrição territorial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Comparato, Fábio Konder. "Emenda e revisão na Constituição de 1988." RDAI | Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura 3, no. 8 (2019): 383–89. http://dx.doi.org/10.48143/rdai/008.fkc.

Full text
Abstract:
1. A Constituição promulgada em 5 de outubro 1988 prevê, no art. 3º de suas disposições transitórias, que “a revisão constitucional será realizada após cinco anos, contados da promulgação da Constituição, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão unicameral”.1Tanto pelo nomen iuris do instituto, quanto pela localização o conteúdo da norma transcrita, bem se vê que o constituinte entendeu de regular, nessa disposição transitória, algo diverso da emenda à Constituição, de que trata o art. 60 do texto permanente. Mas em que consiste, exatamente, a diferença? É o que me proponho investigar, nesta nota.2. Principiemos pela análise semântica.As sucessivas constituições brasileiras não apresentam uma uniformidade, quanto a esse ponto.A Constituição imperial de 1824, ao cuidar das alterações a serem introduzidas em seu texto, usava da expressão reforma (art. 174), a qual foi mantida na primeira Constituição republicana (art. 90).A Constituição de 1934, porém, estabeleceu uma distinção técnica entre emenda e revisão, como espécies de reforma constitucional (art. 178). A emenda era a modificação da Constituição que não atingisse a estrutura política dos Estados federados nem a organização e a competência dos Poderes. Caso contrário, haveria revisão. Por isso mesmo, o procedimento revisional era mais complexo, com acumulação de exigências em relação ao processo de aprovação das emendas.A rigor, essa duplicidade de procedimentos já havia sido, de certa forma, criada pela Carta de 1824. O primeiro constituinte brasileiro reconheceu uma diferença de natureza entre as diversas disposições do texto. “É só constitucional”, proclamava o art. 178, “o que diz respeito aos limites e atribuições respectivas dos poderes políticos, e aos direitos políticos e individuais dos cidadãos; tudo o que não é constitucional pode ser alterado, sem as formalidades referidas, pelas legislaturas ordinárias”. Ou seja, as normas não consideradas constitucionais ratione materiae não seriam objeto, propriamente falando, de reforma e, sim, de revogação ordinária.Na Constituição de 1934, porém, não obstante se reconhecer uma diferença específica de fundo entre dois conjuntos de normas constantes do seu texto, não se chegou a denegar, a um deles, a natureza de normas materialmente constitucionais.Fazendo-se abstração do vácuo constitucional instaurado em 1937, chegamos à Carta de 1946, onde a terminologia volta a ser unitária (art. 217). Toda e qualquer alteração do seu texto era considerada uma emenda. Essa orientação foi mantida na Constituição de 1967 (art. 47).Como se percebe, o direito constitucional anterior não serve como esclarecimento interpretativo do texto de 1988. O art. 60 de sua parte permanente e o art. 3º das disposições transitórias aplicam-se, à primeira vista, à alteração de qualquer norma da Constituição. Sob esse aspecto, portanto, a Carta Constitucional em vigor não estabelece nenhuma distinção ratione materiae entre as suas normas. São todas de idêntica intensidade, posição hierárquica ou grau de validez; o que torna mais intrigante a compreensão da ratio juris que levou o constituinte a estabelecer dois processos distintos do texto constitucional.3. No direito constitucional comparado, a análise semântica não é, tampouco, esclarecedora.
 O termo revisão aparece em algumas Constituições em vigor, mais ou menos recentes, para significar toda e qualquer alteração de seu texto. Assim, por exemplo, na Constituição suíça (arts. 118 e ss.), na italiana (arts. 138 e 139), na francesa (art. 89) e na portuguesa (arts. 286 e ss.).Na Constituição espanhola de 1978, porém – analogamente à Constituição da Áustria art. 44 – a revisão é uma espécie de reforma mais séria: é a reforma total da Carta, ou a reforma parcial de disposições consideradas mais importantes que as outras, porque dizem respeito à essência do regime (arts. 166 e seguintes). A decisão de rever totalmente a Constituição deve ser aprovada com um quorum qualificado, nas duas casas das Cortes Generales, e acarreta a dissolução automática destas, a fim de que o povo eleja novos representantes, especialmente encarregados de reconstitucionalizar o país. Uma vez aprovada no parlamento, a revisão constitucional é submetida a referendo popular.A distinção entre revisão total e revisão parcial aparece também na Constituição suíça. O texto em vigor, aliás, é o resultado de uma revisão total da Constituição de 1848, efetuada em 1874.
 Na Constituição americana, a possibilidade de reforma total é prevista implicitamente no article V, ao se falar na convocação de uma convenção especial para votar emendas, a serem ratificadas por pelo menos três quartos dos Estados.
 4. O texto constitucional brasileiro de 1988, porém não estabelece nenhuma distinção de âmbito ou alcance entre a emenda, regulada no art. 60 do corpo permanente de normas, e a revisão, prevista no art. 3º das disposições transitórias.Interpretar esta última como significado a reforma total da Carta seria incongruente, pois o procedimento de revisão é menos complexo e exigente que o das emendas (que seriam, portanto, nessa interpretação, reformas parciais). Em primeiro lugar, não há previsão de iniciativa exclusiva para desencadear-se o processo de revisão, ao contrário do que sucede com as emendas, que só podem ser propostas pelas pessoas ou órgãos indicados no art. 60. Ademais, a revisão é deliberada pelo Congresso em sessão unicameral; o que significa reduzir, sensivelmente, o poder do Senado, de composição bem menos numerosa que Câmara dos Deputados. Finalmente, enquanto que a proposta de emenda deve ser discutida e votada em dois turnos, com o quorum deliberativo de três quintos em ambas as Casas, para a aprovação de revisão basta o voto da maioria absoluta dos membros do Congresso.
 A distinção entre emenda e revisão, conforme o alcance da deliberação, foi por mim proposta antes da votação da Constituição de 19882. Emenda seria a “alteração de dispositivos da Constituição, que permanece em vigor”. A revisão constitucional consistiria “na substituição da vigente Constituição por outra” (art. 233 do meu anteprojeto). O objetivo claro da proposta era o de impedir, definitivamente, a reedição da lamentável farsa da reconstitucionalização do país pelo Congresso Nacional, sem se convocar uma autêntica Assembleia Constituinte e sem ratificação por referendo popular.A proposta, obviamente, não foi sequer considerada pelo constituinte de 1988.
 5. A impressão que se tem é de que o art. 3º do Atos das Disposições Constitucionais Transitórias procurou incorporar, deformadamente, o estatuído no art. 286, primeira alínea, da Constituição portuguesa. Deu-se, aí, à Assembleia da República, o poder de “rever a Constituição decorridos cinco anos sobre a data da publicação de qualquer lei de revisão”. Trata-se de revisão ordinária do texto, cujo processo, por isso mesmo, abre-se com a simples apresentação de um projeto no Legislativo3. Mas é um poder de revisão permanente, que renasce a cada cinco anos da publicação de alguma reforma da Constituição. Antes de vencido o quinquênio, é possível alterar-se a Constituição (revisão extraordinária), mas, para tanto, é indispensável haver a decisão preliminar de uma maioria qualificada de deputados (art. 286, alínea 2).
 O fato de a Constituição brasileira não atribuir exclusividade de iniciativa, para essa revisão do art. 3º do ADCT (LGL\1988\31), nem exigir um quorum deliberativo qualificado na sessão unicameral do Congresso está a indicar que se teve em mira, no caso, uma reforma simplificada da Constituição. A ideia subjacente parece ter sido a de se submeter o novo sistema constitucional a um ensaio probatório, de curta duração, a fim de se identificarem os pontos mais fracos do conjunto, suscetíveis de correção por um procedimento menos exigente.A colocação da norma entre as disposições transitórias reforça essa interpretação. O dispositivo em questão não é de vigência permanente, o que significa que o Congresso está autorizado a lançar mão desse processo de revisão uma única vez. Tudo o que não for votado na ocasião terá que ser apresentado, ulteriormente, sob a forma de emenda constitucional.6. A lacunosidade do dispositivo em exame não deixa, porém, de suscitar graves questões de interpretação.
 Já frisei que a Constituição não estabeleceu nenhum poder de iniciativa exclusivo para a abertura do processo de revisão. Parece razoável, portanto, entender-se que ele pode ser instaurado mediante proposta de qualquer das pessoas ou entidades enunciadas no art. 61, como se se tratasse de iniciativa em matéria de legislação complementar ou ordinária.
 Cabe, assim, a meu ver, iniciativa popular para a revisão constitucional prevista no art. 3º do ADCT (LGL\1988\31). Se o Congresso tomar conhecimento do projeto de iniciativa popular, sob o pretexto de que a norma do art. 61, §2º carece de complementação, pode-se lançar mão do mandado de injunção para superar esse obstáculo.Tendo em vista o fato, segundo penso incontestável, de que se trata de uma possibilidade única e excepcional de reforma, seria preciso concentrar todos os projetos de revisão apresentados num único processo, a ser ordenado segundo um só e mesmo procedimento. É claro que o termo inicial para a apresentação de projetos de revisão constitucional seria o dia 5 de outubro de 1993, não sendo admissível a abertura do processo revisional antes dessa data. Mas, não havendo data marcada para se concluir a revisão, seria curial que a Mesa do Congresso, desde que apresentado o primeiro projeto, fixasse um prazo razoável para a apresentação de outros com o mesmo objetivo, a fim de que todos eles fossem discutidos e votados em conjunto.Como proceder se, no momento de abertura do processo de revisão, houver em tramitação projetos de emenda constitucional?A rigor, não há interferência de um processo sobre outro, pois, como salientei, cuida-se de institutos distintos e separáveis. Iniciada, portanto, a revisão constitucional, não ficam prejudicados os processos de emenda eventualmente em curso. Mas o autor do projeto deveria ter o direito de convertê-lo em proposta de revisão, a fim de aproveitar a ocasião única que se apresenta, de reforma simplificada da Constituição.
 Um outro ponto a assinalar, não abrangido explicitamente pela disposição lacônica do art. 3º do ADCT (LGL\1988\31), é o de que se aplicam também à revisão as proibições constantes do § 4º do art. 60 da Constituição, pois tais vedações correspondem a um princípio cardeal de limitação do poder constituinte derivado. Somente o povo diretamente, ou seus representantes qualificados, reunidos em Assembleia Constituinte especialmente convocada, têm legitimidade para abolir a federação e a separação dos Poderes, suprimir o voto direto, secreto, universal e periódico, ou alterar a expressão constitucional dos direitos e garantias individuais.A essas proibições deve-se ainda acrescentar a de se alterarem, por meio de processo de revisão, o regime político e a forma de governo, os quais serão objeto de plebiscito em 7 de setembro de 1993 (ADCT (LGL\1988\31), art. 2º). Diante da expressão direta da vontade do soberano, nenhum órgão constituído pode repronunciar-se sobre o assunto e, menos ainda, contrariar a deliberação popular.Finalmente, não é inútil assinalar que o quorum deliberativo da revisão constitucional é o da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, reunidos em sessão unicameral; não o da maioria dos parlamentares presentes no momento da votação.
 Encerrado o processo deliberativo no Congresso Nacional, seria admissível submeter a revisão, assim aprovada, ao referendo popular?
 A resposta é, à primeira vista, negativa, pois a Constituição não prevê o referendo no processo de aprovação de emendas, e não se vê a priori, por que razão ele deveria se impor em matéria de revisão. Pode-se, nesse sentido, argumentar que a Carta de 1988 não consagrou a soberania popular direta como princípio absoluto e, sim, em posição concorrente ou complementar à soberania representativa. Este, aparentemente, o sentido da expressão final do art. 1º, parágrafo único: nos termos desta Constituição. Em suma, as manifestações da soberania popular direta seriam admissíveis, tão-só, nos casos expressamente previstos.Em sentido oposto, vale lembrar que, dos três instrumentos de participação popular no processo de criação do direito – a iniciativa, o referendo e o plebiscito -, enunciados no art. 14 como manifestações da soberania popular, somente o primeiro aparece regulado na Constituição (arts. 27, § 4º; 29, XI e 61, § 2º) e, ainda assim, incompletamente. Vale dizer, a Constituição, nessa matéria, limitou-se a enunciar princípios, sem construir institutos, perfeitos e acabados.Trata-se, no caso, de autênticos princípios substantivos e não de princípios adjetivos ou instrumentais, para retomarmos a classificação proposta pelo Prof. Jorge Miranda4. Quer isto significar que se está, aí, diante de um dos fundamentos da ordem política, qual seja, a soberania popular. Ainda que se sustente que a manifestação direta dessa soberania é constitucionalmente equipolente e não superior à sua manifestação indireta, por intermédio de representantes, não se pode negar que essa equipolência impede se considerem admissíveis de modo expresso no texto constitucional. Tal seria colocar a soberania popular direta em deste, o que não se coaduna com o enunciado do art. 1º, § 1º da Constituição de 1988. Assim, a fórmula final desse dispositivo – “nos termos desta Constituição” – significa, simplesmente, que o povo exerce sua soberania de modo direto pelas formas indicadas na Constituição, isto é, por meio da iniciativa popular, do plebiscito e do referendo (art. 14); e não que tais instrumentos são aplicáveis, tão-só, nos casos em que a Constituição expressamente o declara.Há mais, ainda.Não se deve confundir o princípio da soberania popular com as formas do seu exercício. Aquele é, realmente, a pedra angular da democracia e se acha consagrado, na consciência jurídica universal, como fundamento – efetivo ou ideal – de toda organização política. Já as formas de exercício da soberania popular são expressões instrumentais desta, são técnicas de sua realização, cuja modelagem depende, sempre, da deliberação do povo soberano, no momento constituinte originário. Logicamente, só o povo, como titular da soberania, é que pode declarar, ao constituir o Estado, de que modo pretende exercê-la.Ora, para que se pudesse dizer, com lógica certeza, que o povo se autolimitou no exercício da soberania, abrindo mão do poder de exercê-la diretamente, ou que, tendo o admitido, em princípio, o exercício direto do poder soberano, pretendeu fazê-lo apenas em casos especiais e taxativos, seria preciso que que a Constituição – que é a manifestação originária da soberania – o declarasse, explicitamente.
 Temos, assim, revertido o argumento acima exposto, em contrário à admissibilidade do referendo nas reformas constitucionais. Havendo a Constituição de 1988 admitido o exercício da soberania popular como princípio, a sua exclusão, para as emendas e a revisão, dependeria de uma norma explícita. Como esta não existe, deve-se concluir que toda e qualquer reforma da Constituição pode ser ratificada – como também iniciada – pelo voto popular. Seria, no entanto, da maior conveniência que esse princípio constitucional implícito fosse declarado e regulado por meio de lei complementar.São estas, segundo me parece, as principais questões suscitadas pelo adualismo da reforma constitucional – emenda ou revisão –, criado pela Carta de 1988.São Paulo, fevereiro de 1990.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Loebmann, Daniel, and João P. Vieira. "Distribuição espacial e abundância das assembléias de peixes no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Rio Grande do Sul, Brasil." Revista Brasileira de Zoologia 22, no. 3 (2005): 667–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752005000300023.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisou a distribuição espacial e a abundância relativa da ictiofauna ao longo do gradiente salino do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Em função de apresentar uma barra intermitente, que permite a entrada de água salgada dentro de um sistema alimentado constantemente por água de baixa salinidade, proveniente de banhados e arroios, a Lagoa do Peixe apresentou uma ictiofauna composta de espécies límnicas, estuarino-relacionadas e marinhas. Baseado na composição específica da ictiofauna, a Lagoa pode ser compartimentada em quatro subsistemas: pré-límnico raso, pré-límnico profundo, estuarino raso e estuarino profundo. A variabilidade espacial na composição da ictiofauna revelou que existe uma mudança gradual na dominância das principais espécies, havendo uma substituição gradativa das espécies marinhas-estuarino relacionadas por peixes de água doce, e uma redução pronunciada nas abundâncias das espécies na zona rasa. A localização geográfica da barra, no centro da Lagoa, induz a uma divisão espacial ambiental atípica, quando comparados aos outros estuários do estado do Rio Grande do Sul, pois tanto para o Norte como para o Sul, há presença de uma zona pré-límnica. Este comportamento faz com que a Lagoa do Peixe apresente uma ictiofauna semelhante nos extremos Norte e Sul, separados por espécies estuarina e marinhas associadas às águas próximas a desembocadura central.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Loebmann, Daniel, and João Paes Vieira. "O impacto da pesca do camarão-rosa Farfantepenaeus paulensis (Perez-Farfante) (Decapoda, Penaeidae) nas assembléias de peixes e siris do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Rio Grande do Sul, Brasil." Revista Brasileira de Zoologia 23, no. 4 (2006): 1016–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752006000400006.

Full text
Abstract:
Este trabalho avaliou do impacto da pesca do camarão-rosa Farfantepenaeus paulensis (Perez-Farfante, 1967) sobre a assembléia de peixes e crustáceos do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Constatou-se que, em média, a composição nas capturas da pesca do camarão-rosa, com a arte de pesca aviãozinho, é semelhantes àquelas descrita em para outros estuários do Rio Grande do Sul, quando considerada apenas a proporção das grandes categorias analisadas (espécie alvo - camarão-rosa 53%: captura acessória 24%: rejeito 23%). A composição da fauna acompanhante (captura acessória + rejeito) apresente diferenças pronunciadas ao longo do gradiente salino da laguna. No geral, ao nível específico, as espécies de peixes capturadas com maior intensidade - Brevoortia pectinata (Jenyns, 1842), Micropogonias furnieri (Desmarest, 1823) e Jenynsia multidentata (Jenyns, 1842) - diferem daquelas capturadas em outros estuários do Rio Grande do Sul, onde, além de M. furnieri, os bagres Genidens barbus (Lacepède, 1803) e Genidens genidens (Cuvier, 1829) dominam nas capturas. As estimativas do potencial de impacto das capturas acessório e do rejeito apresentaram valores, do ponto de vista pesqueiro, bastantes satisfatórios, quando comparados com outras artes de pesca do camarão, o que sugere que a decisão de proibir a pesca no Parque Nacional da Lagoa do Peixe não deve ser baseada no impacto da pesca do camarão-rosa sobre a fauna acompanhante, mas sim na atividade pesqueira em si, uma vez que a legislação Brasileira vigente proíbe a pesca dentro de Parques Nacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ferro, Viviane G., and Ivone R. Diniz. "Composição de espécie de Arctiidae (Insecta, Lepidoptera) em áreas de Cerrado." Revista Brasileira de Zoologia 24, no. 3 (2007): 635–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752007000300015.

Full text
Abstract:
O bioma Cerrado ocupa 23% do território brasileiro e abriga aproximadamente um terço da biota estimada para o país. O objetivo deste trabalho é conhecer a composição de espécies de Arctiidae noturnos e descrever os padrões de diversidade beta entre 14 áreas de Cerrado. Foram coletados 1.016 indivíduos, representando 197 morfo-espécies. Estimativas de riqueza utilizando Jackknife 2 e Chao 2 indicaram que a região deve conter, respectivamente, 375,7 e 383,8 espécies. A regressão entre a riqueza de espécies observada e o número de fitofisionomias existente nas áreas amostradas não foi significativa. A diversidade beta (distância de Sorensen) entre as localidades estudadas foi positivamente relacionada com as distâncias geográficas. A análise multivariada indicou que, com exceção de Pedregulho, as áreas do estado de São Paulo foram distintas daquelas dos estados de Goiás e Tocantins. Agrupando os sítios por fitofisionomia, foi verificado que a fauna das matas de galeria e dos cerradões foram similares e formaram um grupo distinto daquele composto por formações abertas (campo sujo e cerrado sentido restrito). Sugere-se que os tipos de vegetação e as distâncias geográficas são fatores importantes na determinação das assembléias de Arctiidae no Cerrado brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Milani, Valéria, Francisco de Arruda Machado, and Veviane Cristina Ferreira e. Silva. "Assembléias de peixes associados às macrófitas aquáticas em ambientes alagáveis do Pantanal de Poconé, MT, Brasil." Biota Neotropica 10, no. 2 (2010): 261–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032010000200029.

Full text
Abstract:
Este estudo avaliou a composição, riqueza e a biomassa das assembléias de peixes associadas às macrófitas aquáticas em ambientes temporários do Pantanal de Poconé - MT. A coleta foi realizada em abril de 2008, em cinco caixas de empréstimo e cinco locais na baía do Coqueiro, por meio de rede de cerco, em três pontos dentro de cada local. Foram capturados 9646 exemplares, distribuídos em sete ordens, 17 famílias e 59 espécies. A comunidade de peixes foi composta principalmente por espécies de pequeno porte (Characidae) e alguns juvenis de espécies de médio porte (Erythrinidae e Gymnotidae). Poucas espécies foram muito abundantes, algumas apresentaram abundância intermediária e a maioria apresentou baixa abundância. A análise de similaridade (Anosim) mostrou que não existe diferença na composição de espécies entre os ambientes. A riqueza de espécie e a biomassa dos peixes também não diferiram espacialmente. Desta forma, nossos resultados sugerem que a similaridade da ictiofauna é uma conseqüência da inundação, uma vez que esta permite a homogeneização das características abióticas e amplia a área de distribuição dos peixes. Este fato aparenta ser de grande importância para estes pequenos peixes, considerando que muitas espécies necessitam de lugares específicos em determinados estágios, como, por exemplo, esses ambientes temporários que podem servir de refúgio. Este aspecto pode garantir a sobrevivência de muitos indivíduos até atingirem uma fase da vida em que a predação sobre si diminui consideravelmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Antunes, Alexsander Zamorano, Bruna Gonçalves da Silva, Ciro Koiti Matsukuma, Marilda Rapp de Eston, and Ana Maria Rodrigues dos Santos. "Aves do Parque Estadual Carlos Botelho – SP." Biota Neotropica 13, no. 2 (2013): 124–40. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032013000200012.

Full text
Abstract:
O inventário da biodiversidade nas unidades de proteção integral implantadas em remanescentes da Mata Atlântica, além de ampliar o conhecimento sobre a distribuição das espécies, pode contribuir para ações de monitoramento e manejo que aprimorem a conservação dos ecossistemas. Os objetivos desse trabalho foram caracterizar as assembleias de aves do Parque Estadual Carlos Botelho, sudeste do estado de São Paulo, quanto à composição de espécies, abundância relativa e associação com fitofisionomias locais. A amostragem foi realizada entre abril de 2006 e dezembro de 2009 pelo método de trajetos de distância ilimitada, totalizando 1000 horas de esforço amostral. Foram registradas 331 espécies, predominando formas florestais residentes e com abundância relativa inferior a 100 detecções. Vinte e cinco espécies estão ameaçadas de extinção no estado de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Menezes, Júnior Bispo de, Maria Judite Garcia, Eduardo Premaor, et al. "Similarities of the K/Pc dinoflagellate cyst associations between South Atlantic and Indian proto-oceans." Geologia USP. Série Científica 16, no. 4 (2016): 135. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i4p135-149.

Full text
Abstract:
Nesta contribuição analisamos a composição de assembleias de cistos de dinoflagelados encontrados em sedimentos da Bacia de Pelotas, sul do Brasil, durante o intervalo Cretáceo Superior - Paleoceno, com o objetivo de produzir uma primeira comparação com a Índia e outros continentes pertencentes ao Gondwana tais como América do Sul (Argentina e Uruguai), África (Nigéria e Oeste de Gana), Antártica, Austrália e Nova Zelândia. Um total de 13 espécies foi identificado, dentre as quais se observaram táxons endêmicos e cosmopolitas, que permitiram o reconhecimento de paleoambientes que variaram de nerítico raso, lagunar ou pantanoso costeiro, com deposição de sedimentos em condições anóxicas. A presente análise de similaridade entre essas associações de cistos de dinoflagelados permitiu o estabelecimento da distribuição paleobiogeográfica para a Bacia de Pelotas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!