To see the other types of publications on this topic, follow the link: Comunidade pesqueira - Rio Jaguaribe.

Journal articles on the topic 'Comunidade pesqueira - Rio Jaguaribe'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 22 journal articles for your research on the topic 'Comunidade pesqueira - Rio Jaguaribe.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Sabry, Rachel Costa, Luiz Cayky Da Silva Lopes, Aldevan De Lima Silva, and Maximiano Pinheiro Dantas Neto. "Monitoramento do Status Sanitário da Ostra Nativa Crassostrea gasar (Bivalvia: Ostreidae) do Estuário do Rio Jaguaribe, Ceará." Conexões - Ciência e Tecnologia 11, no. 6 (2017): 100. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v11i6.1136.

Full text
Abstract:
No estuário do Rio Jaguaribe, Ceará, a ostra Crassostrea gasar é um importante recurso pesqueiro sendo comumente coletado pela comunidade para alimentação e também para o comércio local. Apesar da importância que esse bivalve representa para comunidade, na região, são poucas as pesquisas sobre a ocorrência de patógenos causadores de doenças, nesses animais. O objetivo desse trabalho foi investigar a ocorrência de parasitas em C. gasar do estuário do Rio Jaguaribe, Ceará. As coletas das ostras (N=600) foram realizadas no período de agosto de 2014 a março de 2016. Durante as coletas a temperatur
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mazzochi, Mariana Scain, and Caio José Carlos. "Pescadores e aves marinhas: etnobiologia de uma comunidade pesqueira no sul do Brasil." Biotemas 33, no. 2 (2020): 1–16. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2020.e71987.

Full text
Abstract:
Comunidades dependentes de recursos pesqueiros combinam informações acerca do comportamento da ictiofauna com características oceanográficas e interações ecológicas. Esse conhecimento é definido como tradicional: um complexo entre conhecimento histórico, prático e crenças, os quais evoluem por processos adaptativos e são transmitidos através das gerações. No litoral norte do Rio Grande do Sul, uma comunidade estabelecida nas margens do Rio Tramandaí realiza pesca de emalhe. A interação com animais marinhos ocorre em todas as artes de pesca na região, e a captura incidental de aves marinhas é r
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fassarella, Simone Simões. "O trabalho feminino no contexto da pesca artesanal:." SER Social 10, no. 23 (2009): 171–94. http://dx.doi.org/10.26512/ser_social.v10i23.12956.

Full text
Abstract:
A participação das mulheres no mercado de trabalho tem apresentado uma significativa progressão, mas ainda traz desafios que precisam ser confrontados. No âmbito da pesca, o pouco reconhecimento da atividade produtiva das mulheres reflete-se na divisão social e sexual do trabalho nas esferas pública e privada, interferindo na valorização e visibilidade do trabalho feminino. Ao abordar a questão, este artigo baseado em um estudo realizado numa comunidade pesqueira do município de Rio Grande (RS) trata da trajetória de mulheres que atuam na pesca local com enfoque nas percepções e interações cot
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferreira, Roberth Rodrigues, and Rubens Elias Da Silva. "Acordo de Pesca Como Gestão dos Recursos: O Caso da Ilha de São Miguel, Santarém, Pará." Amazônica - Revista de Antropologia 9, no. 1 (2018): 156. http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v9i1.5487.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo compreender a construção e consolidação do acordo de pesca de base comunitária como uma alternativa viável de gestão dos recursos pesqueiros na comunidade Ilha de São Miguel localizada na região de várzea do rio Amazonas no município de Santarém, Estado do Pará. A atividade pesqueira nesta localidade transformou socialmente de modo que produção econômica da pesca passou do status de subsistência à pesca comercial de caráter exploratório levando ao exaurimento de algumas espécies de pescado nos lagos locais. Como consequências disto, os comunitários da Ilha se enga
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fonseca, Marília, Fátima Alves, Márcio Chagas Macedo, and Ulisses M. Azeiteiro. "O Papel das Mulheres na Pesca Artesanal Marinha: Estudo de uma Comunidade Pesqueira no Município de Rio das Ostras, RJ, Brasil." Revista de Gestão Costeira Integrada 16, no. 2 (2016): 231–41. http://dx.doi.org/10.5894/rgci593.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Islana Carvalho Baia da, Bruno Rafael Dias de Lucena, and Welson De Sousa Cardoso. "Avaliação do Acesso às Políticas Públicas de Pesca Artesanal na Amazônia: caso de uma comunidade pesqueira ## Analysis of the Public Policies of Artisanal Fisheries in the Amazon: case of a fishing community." Amazônia, Organizações e Sustentabilidade 9, no. 2 (2020): 60. http://dx.doi.org/10.17648/aos.v9i2.2030.

Full text
Abstract:
ResumoA atividade pesqueira artesanal possui relevante importância social e econômica para a região amazônica, pois é fonte de alimento, renda e ocupação de mão-de-obra e destina-se tanto a subsistência das comunidades ribeirinhas quanto à comercialização nos centros urbanos. Esse artigo se propõe a compreender e caracterizar a atividade pesqueira na localidade Rio Guajará de Beja, Abaetetuba/PA, verificando o atual engajamento dos pescadores artesanais com as políticas públicas disponíveis, como o seguro defeso e o programa de subvenção econômica ao diesel pesqueiro, bem como a sua real capac
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Campos, Carolina Coelho, Tatiane Martins Garcia, and Maria Tarciana Vieira Fortaleza. "DENSIDADE LARVAL DE Ucides cordatus (LINNAEUS, 1763) E Goniopsis cruentata (LATREILLE, 1803) EM UM ESTUÁRIO SEMIÁRIDO, ESTADO DO CEARÁ." Arquivos de Ciências do Mar 49, no. 2 (2017): 77. http://dx.doi.org/10.32360/acmar.v49i2.6583.

Full text
Abstract:
A comunidade zooplanctônica estuarina é potencialmente limitada pelas correntes, que podem exportar esses organismos para o ambiente marinho. Espécies de braquiúros utilizam esse movimento das águas como estratégia de sobrevivência nos primeiros estágios de vida. Este trabalho teve como objetivo quantificar as larvas zoea I dos caranguejos Ucides cordatus e Goniopsis cruentata, através de amostras realizadas no estuário do Rio Jaguaribe durante os períodos de estiagem (julho – setembro de 2007) e de chuva (março – maio de 2008), um dia antes da maré de sizígia (lua nova). As larvas foram colet
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Christian Nunes, Hugo Pinon Sousa, Thiago Maciel Vilhena, Joandreson Barra Lima, and João Marcio Palheta. "MODO DE VIDA E TERRITORIALIDADES DE PESCADORES DA COMUNIDADE CAJUEIRO EM MOSQUEIRO (BELÉM-AMAZÔNIA-BRASIL)MODO DE VIDA E TERRITORIALIDADES DE PESCADORES DA COMUNIDADE CAJUEIRO EM MOSQUEIRO (BELÉM-AMAZÔNIA-BRASIL)/Lifesttyle and territorialities of fishermen of the comumnity Cajueiro in Mosqueiro (Belém-Amazon-Brazil)." REVISTA NERA, no. 40 (December 18, 2017): 246–72. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i40.5017.

Full text
Abstract:
O presente texto pretende realizar um breve diagnóstico e análise, a partir de dados de campo e de levantamentos cartográficos, sobre as atividades de subsistência – realizadas por populações de pescadores amazônidas – apresentando algumas categorias de análise territorial que podem ser trabalhadas no uso dos recursos naturais, levando em consideração os modos de vida dessa população, a abrangência territorial sob influência da pesca e os mecanismos de representação territorial elaborados com o auxílio de técnicas de mapeamentos participativos (SILVA; VERBICARO, 2016). Seguindo esse propósito,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Hübner, Juliana Conti, Kelen Rodrigues da Veiga, Andrine da Silva Longaray, et al. "CONFLITOS AMBIENTAIS RELACIONADOS À PESCA ARTESANAL NA ZONA COSTEIRA BRASILEIRA." Arquivos de Ciências do Mar 53, Especial (2021): 43–51. http://dx.doi.org/10.32360/acmar.v53iespecial.42686.

Full text
Abstract:
O trabalho teve como objetivo identificar e mapear os conflitos ambientais que abrangem a comunidade pesqueira artesanal na zona costeira brasileira, de forma a proporcionar maior visibilidade aos atores sociais, vitimizados pela desigualdade e injustiça ambiental, em favor de projetos econômicos. Para esta análise foram utilizados os dados do Mapa de Conflitos e Injustiça Ambiental em Saúde no Brasil elaborado pela Fiocruz, de forma a sistematizar uma proposta metodológica focada nos conflitos presentes nos estados costeiros do país e relacionados com a pesca artesanal. Os resultados apontam
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Christian Nunes da, Ricardo Ângelo Pereira de Lima, and Vicka Nazará Magalhães Marinho. "DESESTRUTURAÇÃO TERRITORIAL NA ATIVIDADE PESQUEIRA: A INSTALAÇÃO DE USINAS HIDROELÉTRICAS NA BACIA DO ARAGUARI (FERREIRA GOMES-AMAZÔNIA-BRASIL)/Territorial disruption in the fishery: the installation of hydroelectric power plants at Araguari river (Ferreira Gomes - Amazon - Brazil)." REVISTA NERA, no. 42 (March 29, 2018): 186–201. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i42.5692.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a desestruturação de territorialidades pesqueiras por grandes projetos hidrelétricos no Vale do Rio Araguari, no Estado do Amapá, particularmente, em comunidades ribeirinhas localizadas no muncípio de Porto Grande e Ferreira Gomes. Este processo acontece diante da apropriação do espaço de pequenos pescadores por Usinas Hidrelétricas (UHE), uma vez que o represamento do curso d’água altera a morfologia do rio, com a formação do lago a montante, provoca seca e cheias repentinas na jusante, o que põe em risco a sobrevivência destes pequenos pescadores. Também acontece a reorga
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Rolemberg, Karine Fernandes, Wilson Franklin Júnior, and Cristina De Almeida Rocha Barreira. "CARACTERIZAÇÃO DA MACROFAUNA BENTÔNICA EM VIVEIROS DE CULTIVO DO CAMARÃO-BRANCO-DO-PACÍFICO, Litopenaeus vannamei (BOONE, 1931), NO ENTORNO DO ESTUÁRIO DO RIO JAGUARIBE, CEARÁ, BRASIL." Arquivos de Ciências do Mar 49, no. 2 (2017): 41. http://dx.doi.org/10.32360/acmar.v49i2.6580.

Full text
Abstract:
A macrofauna bentônica no interior de viveiros de cultivo do camarão-branco-do-Pacífico, Litopenaeus vannamei, foi avaliada considerando-se as variações espaciais e temporais na estrutura da comunidade em um ciclo de engorda do camarão. Amostras de sedimento foram coletadas, com um coletor de PVC de 15cm de diâmetro, nas áreas de abastecimento, meio e drenagem dos viveiros, com cinco réplicas para cada área, antes do povoamento e antes da despesca do camarão. Os poliquetas apresentaram a maior densidade média, sendo a espécie Capitella spp. a mais abundante. A estrutura da macrofauna bentônica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Thaís, Thaís Bezerril Brandão de Lima Bezerril, Márcia Regina Farias Da Silva, Rodrigo Guimarães De Carvalho, and Fernanda Rízia Fernandes Rocha. "Caracterização socioeconômica e percepção ambiental dos pescadores artesanais do município de Canguaretama, Rio Grande do Norte – Brasil." Cadernos de Geografia, no. 40 (December 28, 2019): 67–78. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_40_5.

Full text
Abstract:
Na atualidade é evidente a condição de degradação e alteração dos bens naturais em que o planeta se encontra e a perda considerável do poder de recuperação inerente aos ecossistemas. Simultâneo a isso, todas os seres vivos sofrem as consequências dessas alterações. Dessa forma, o objetivo principal dessa pesquisa foi verificar o perfil socioeconômico, o papel da colônia de pescadores e a percepção ambiental de marisqueiras e pescadores artesanais do município de Canguaretama, estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Foram identificados 420 pescadores ativos cadastrados na colônia. Como procedime
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Achutti, Luiz Eduardo Robinson, and Maria de Nazareth Agra Hassen. "Caderno de campo digital: antropologia em novas mídias." Horizontes Antropológicos 10, no. 21 (2004): 273–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832004000100012.

Full text
Abstract:
A pesquisa apresenta uma experiência de etnografia e fotoetnografia com equipamento digital. Busca registrar as transformações por que passa uma comunidade rural e pesqueira pertencente a Viamão, na Grande Porto Alegre, RS, Brasil. Margeada pelo rio Guaíba (na verdade, lago) e pela lagoa dos Patos (na verdade, laguna), com a chegada do asfalto no ano de 2002 e a abertura à visitação de parque de reserva ambiental, a vila, chamada Vila de Itapuã, passou a atrair visitantes e a romper com o isolamento. Tal isolamento foi determinante para que na década de 1940 no local fosse construído o Hospita
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Luijk, Nicky Van, Zenilda Maria Da Silva, Maria Helena De Oliveira e. Silva, and Viviane Stern da Fonseca-Kruel. "MULHERES E A PESCA ARTESANAL: SALVAGUARDANDO CONHECIMENTOS TRADICIONAIS SOBRE PLANTAS DA RESTINGA EM ARRAIAL DO CABO, BRASIL." Ethnoscientia - Brazilian Journal of Ethnobiology and Ethnoecology 6, no. 2 (2021): 166. http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v6i2.10371.

Full text
Abstract:
A pesca artesanal é o principal meio de sobrevivência para cerca de 39 milhões de pessoas no mundo. As mulheres representam 50% da força de trabalho nos setores de pré e pós-captura, no entanto, seguem na invisibilidade. Tal espaço de labor ainda é majoritariamente masculino, tanto que no Brasil meio milhão de trabalhadoras da pesca continuam marginalizadas devido ao preconceito de gênero, ainda que sejam detentoras de conhecimentos que garantem a sobrevivência de suas famílias, como em Arraial do Cabo (RJ). O estudo, nesse contexto, objetivou investigar o papel delas nas atividades pesqueiras
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Luijk, Nicky Van, Zenilda Maria Da Silva, Maria Helena De Oliveira e. Silva, and Viviane Stern da Fonseca-Kruel. "MULHERES E A PESCA ARTESANAL: SALVAGUARDANDO CONHECIMENTOS TRADICIONAIS SOBRE PLANTAS DA RESTINGA EM ARRAIAL DO CABO, BRASIL." Ethnoscientia 6, no. 2 (2021): 166. http://dx.doi.org/10.22276/ethnoscientia.v6i2.388.

Full text
Abstract:
<p>A pesca artesanal é o principal meio de sobrevivência para cerca de 39 milhões de pessoas no mundo. As mulheres representam 50% da força de trabalho nos setores de pré e pós-captura, no entanto, seguem na invisibilidade. Tal espaço de labor ainda é majoritariamente masculino, tanto que no Brasil meio milhão de trabalhadoras da pesca continuam marginalizadas devido ao preconceito de gênero, ainda que sejam detentoras de conhecimentos que garantem a sobrevivência de suas famílias, como em Arraial do Cabo (RJ). O estudo, nesse contexto, objetivou investigar o papel delas nas atividades p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silva, Francisca Reijannya dos Santos da, Francisco Lucas Pacheco Cavalcante, Romário Bezerra Agostinho, Daniele Jovem da Silva Azêvedo, José Etham de Lucena Barbosa, and RAQUEL DA SILVA CORDEIRO. "COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA COMO INDICADORA DA QUALIDADE AMBIENTAL EM UM TRECHO URBANO DO RIO JAGUARIBE, SEMIÁRIDO CEARENSE." Gaia Scientia 13, no. 1 (2019). http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2019v13n1.46747.

Full text
Abstract:
As atividades antrópicas são uma das principais causas da poluição dos ambientes aquáticos, pois favorece o fenômeno da eutrofização. Esse processo é caracterizado pelo crescimento elevado do fitoplâncton, considerado como bioindicador da qualidade ambiental desses ambientes. Este trabalho objetiva investigar a qualidade ambiental em um trecho urbano do rio Jaguaribe por meio da comunidade fitoplanctônica e das características químicas da água. As amostragens ocorreram durante o período chuvoso (Abril/2018) e seco (Julho/2018), em cinco pontos distribuídos ao longo do trecho urbanizado do rio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Pereira, Luci Cajueiro Carneiro, Iracely Rodrigues Da Silva, and Rauquírio Marinho Da Costa. "Uso e ocupação em uma comunidade pesqueira, na margem estuário do rio Caeté (PA, Brasil)." Desenvolvimento e Meio Ambiente 13 (June 30, 2006). http://dx.doi.org/10.5380/dma.v13i0.4781.

Full text
Abstract:
Este estudo foi realizado no povoado de Bacuriteua-PA, localizado na zona costeira do nordeste paraense,às margens do estuário do rio Caeté. Para caracterizar o tipo de uso e ocupação na área em estudo foinecessário definir: (i) perfil socioeconômico da população local, (ii) tipo de uso dos recursos naturais,(iii) tipo de serviços e infra-estruturas e (iv) tipo de construções locais, para subsidiar futuros e necessáriosplanos de gerenciamento costeiro na região bragantina. Os estudos foram realizados por observaçãodireta e uso de questionários aplicados à população residente. O levantamento ce
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Medeiros, Monalisa Cristina Silva, and Josué Barreto da Silva Júnior. "ESTUDO DE CASO DA EXPANSÃO DO SHOPPING MANAÍRA E COMUNIDADE SÃO JOSÉ SOBRE O RIO JAGUARIBE EM JOÃO PESSOA-PB." polemica 16, no. 2 (2016). http://dx.doi.org/10.12957/polemica.2016.22903.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Azevêdo, Alessandro Augusto de, and Íris Campos de Andrade. "Caminhos e descaminhos de uma prática curricular numa escola do campo." Revista Educação em Questão 56, no. 48 (2018). http://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48id15182.

Full text
Abstract:
Artigo que apresenta uma reflexão a partir de investigação realizada numa escola situada na comunidade pesqueira de Barreiras, em Macau, município do Rio Grande do Norte, onde se instituiu um Grupo de Trabalho (GT) para discutir e definir um Projeto Político Pedagógico (PPP). Tem como objetivo analisar as dificuldades do GT em articular os saberes e as experiências emanadas do processo de conquista da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT), pelas comunidades locais, na proposta curricular da escola. Metodologicamente incorporou elementos da Pesquisa Colaborat
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

SOUZA, Marluce Rocha Melo de, and Sigrid NEUMANN-LEITÃO. "Conseqüências sócio-econômicas dos impactos antrópicos no rio São Francisco em Brejo Grande, Sergipe – Brasil." Tropical Oceanography 28, no. 1 (2000). http://dx.doi.org/10.5914/tropocean.v28i1.2722.

Full text
Abstract:
Estudos foram realizados no estuário do rio São Francisco, em Brejo Grande, Sergipe (Brasil) em 1997 e 1998, objetivando avaliar os efeitos dos impactos ambientais nas comunidades de pescadores da área, tentando relacionar homem-natureza. Dados sócio-econômicos foram obtidos através de formulários de entrevista padronizado com os pescadores, nos Povoados Cabeço e Saramém, e na sede municipal de Brejo Grande, além de informações com pessoas chave da área. Foi registrado que maioria dos pecadores vive com um a dois salários mínimos por mês, sendo que os do Cabeço e Saramém por dependeram mais da
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

GREGO, Christiana Kelly da Silva, Fernando Antônio Do Nascimento FEITOSA, Marcos HONORATO DA SILVA, and Manuel De Jesus FLORES MONTES. "DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E SAZONAL DA CLOROFILA A FITOPLANCTÔNICA E HIDROLOGIA DO ESTUÁRIO DO RIO TIMBÓ (PAULISTA – PE)." Tropical Oceanography 32, no. 2 (2004). http://dx.doi.org/10.5914/tropocean.v32i2.8025.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi realizado no estuário do rio Timbó, situado no litoral norte de Pernambuco. Trata-se de uma área com intensa atividade pesqueira e que vem sofrendo uma forte pressão antrópica por lançamento de efluentes domésticos, industriais, e atividade turística. Com o intuito de caracterizar o ambiente em função da comunidade fitoplanctônica e da hidrologia desenvolveu-se este trabalho, procurando-se também comparar os dados atuais com os pretéritos. As coletas foram realizadas no período seco (out, nov, dez/2002) e chuvoso (maio, jun, jul/2003) na baixa-mar e preamar. Exceto a temperat
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Carvalho, Raphaela Martins de, Vanielle Aparecida do Patrocinio Gomes, Mayra Jankowsky, and Rodrigo Randow de Freitas. "ESTUDOS AMBIENTAIS DA BACIA DO RIO DOCE NO CONTEXTO PRÉ E PÓS-ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE REJEITOS DE MINERAÇÃO." Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE, April 8, 2021, 63–84. http://dx.doi.org/10.47456/bjpe.v6i8.33947.

Full text
Abstract:
A Bacia Hidrográfica do Rio Doce configura-se como um mosaico complexo de paisagens, uma herança dos processos geo-históricos de ocupação e exploração dos seus recursos naturais. Nessa conjuntura, o maior impacto ambiental registrado nessa bacia ocorreu em 2015, com o rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, localizada no município de Mariana - MG. Dessa forma, esse estudo teve por objetivo desenvolver uma análise bibliométrica das publicações relacionadas à atividade pesqueira e aquícola na bacia, com ênfase nos estudos ambientais relacionados ao meio biótico, a fim de melhor compreender
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!