Academic literature on the topic 'Concentração de CO2'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Concentração de CO2.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Concentração de CO2"

1

Paula, Fabiana LM, Adalberto L. Paula, Jose A. Frizzone, Márcio A. Vilas Boas, Anthony WA Gomes, and Cristina Souza. "Concentração de capsaicinóides em pimenta Tabasco com doses de CO 2 aplicadas via irrigação." Horticultura Brasileira 35, no. 3 (September 2017): 390–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620170312.

Full text
Abstract:
RESUMO O trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos de diferentes doses de dióxido de carbono (CO2), aplicadas via irrigação por gotejamento na determinação da concentração de capsaicinóides nos frutos da pimenta cv. Tabasco (Capsicum frutescens) visando proporcionar frutos mais ardentes e maior produção dessas substâncias para o mercado de molhos picantes. Os tratamentos aplicados foram 0; 82,6; 92,6; 123,8; g CO2/L. O delineamento experimental utilizado foi de bloco casualizados com 4 tratamentos e 8 repetições. Foram coletados 20 frutos de pimenta na maturação máxima, porém antes do início do murchamento, apresentando cor vermelha nas colheitas, totalizando 12 amostras. Para cada amostra, foram analisadas duas repetições de capsaicina e dihidrocapsaicina. As análises foram realizadas por cromatografia líquida com detecção por ultravioleta no CROMA, na USP em São Carlos. A concentração de capsaicina nos frutos foi reduzida conforme a concentração de CO2 aplicado aumentava, até um valor mínimo de 297 mg/kg de fruto para 123,8 g CO2/L. O mesmo comportamento foi observado em relação à dihidrocapsaicina, com o mínimo de 108,46 mg/kg de fruto para 123,8 g CO2/L. Conclui-se que quanto maior a concentração de CO2 aplicado via água de irrigação por gotejamento, menor a concentração nos frutos das substâncias capsaicinóides analisadas. Entretanto, uma vez que a produtividade aumenta com o aumento das doses de CO2, o rendimento total dessas substâncias por planta foi maior, mesmo que não tenha proporcionado aumento da concentração desses capsaicinoides nos frutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Paula, Fabiana LM, Jose A. Frizzone, Adalberto L. Paula, Paulo A. Manfron, Tales M. Soares, and Juan SD Rojas. "Concentração foliar de nutrientes na pimenta 'Tabasco' em função da aplicação de CO2 via irrigação." Horticultura Brasileira 33, no. 2 (June 2015): 224–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620150000200014.

Full text
Abstract:
Foram avaliados os efeitos de diferentes doses de dióxido de carbono (CO2), aplicadas via irrigação por gotejamento na concentração de macronutrientes e micronutrientes nas folhas da pimenta 'Tabasco' (Capsicum frutescens) em ambiente protegido. O delineamento experimental utilizado foi aleatorizado em blocos, com quatro tratamentos e oito repetições. Os tratamentos foram constituídos inicialmente de quatro doses de CO2 (0; 206,6; 309,9 e 413,2 kg/ha) antes da poda das plantas, e posteriormente de mais quatro doses de CO2 (0; 245,4; 368,0 e 490,7 kg/ha) após a poda, respectivamente para T1, T2, T3 e T4. A análise da concentração de nutrientes nas folhas foi realizada aos 189, 404 e 484 dias após o transplantio (DAT). Verificou-se efeito linear significativo (p<0,05), para as doses de CO2 sobre as concentrações de N, Fe, Mn e, para o Zn efeito quadrático significativo (p<0.05) aos 187 DAT. Com relação à concentração de Ca, houve efeito linear decrescente significativo (p<0,01) aos 484 DAT. Observou-se que a concentração de N nas folhas aos 187 DAT aumentou em função das doses de CO2. Quanto ao Fe, verificou-se que a concentração na folha diminuiu em função das doses de CO2. Esse mesmo comportamento foi observado em relação ao Mn aos 189 DAT, mas com um aumento em T4 em relação aos demais tratamentos. A concentração de Zn diminuiu nos tratamentos T2 e T3, com um aumento em T4 em relação à testemunha. O CO2 teve efeito significativo nos teores de N, Fe, Mn e Zn aos 187 DAT e no Ca aos 484 DAT. O CO2 ocasionou aumento na concentração de nitrogênio (59.5 g/kg) e zinco (97 mg/kg) nas folhas de pimenta Tabasco comparado à testemunha com valores de 49,3 g/kg e 86 mg/kg para valores de N e Zn, respectivamente. A concentração de Fe (230 mg/kg), Mn (235 mg/kg) e Ca (13,8 g/kg) teve um decréscimo nas folhas quando comparado à testemunha, com valores de 235 mg/kg, 308 mg/kg e 26,4 g/kg, para Fe, Mn e Ca, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fagundes, Joelma Dutra, Gizelli Moiano de Paula, Isabel Lago, Nereu Augusto Streck, and Dilson Antônio Bisognin. "Aquecimento global: efeitos no crescimento, no desenvolvimento e na produtividade de batata." Ciência Rural 40, no. 6 (June 25, 2010): 1464–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782010005000091.

Full text
Abstract:
A concentração atmosférica dos gases do efeito estufa, principalmente o CO2, tem aumentado nas últimas décadas devido às atividades antrópicas. A concentração de CO2 aumentou de aproximadamente 280 partes por milhão por volume (ppmv) no período pré-industrial para a atual concentração de 380 ppmv. Há registros que, durante o século XX, houve um aumento da temperatura média da superfície global de 0,6±(0,2)°C, e projeções indicam um provável aumento de 1,1 a 6,4°C na temperatura média global até o final do século XXI, dependendo da região do planeta. O aumento da concentração de CO2 e da temperatura afeta diretamente processos fisiológicos, como fotossíntese e respiração das plantas, o que poderá alterar o desempenho das culturas, incluindo a batata. O objetivo desta revisão foi reunir informações da literatura sobre os possíveis efeitos do aumento na concentração de CO2 e da temperatura do ar no crescimento, no desenvolvimento e na produtividade da cultura de batata. O aumento do CO2, seguido de aumento na temperatura do ar, de maneira geral, resultará em menor crescimento, redução na duração do ciclo de desenvolvimento, menor produtividade e aumento da incidência de doenças da batata. Como estratégia para minimizar os efeitos de um possível aquecimento global sobre essa cultura, sugere-se que sejam desenvolvidas cultivares tolerantes a altas temperaturas, adaptadas as épocas de plantio em cada local, alteradas as práticas de manejo da cultura e até expandidas as áreas de cultivo para regiões mais frias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Walter, Lidiane Cristine, Nereu Augusto Streck, Hamilton Telles Rosa, and Cleusa Adriane Menegassi Bianchi Krüger. "Mudança climática e seus efeitos na cultura do arroz." Ciência Rural 40, no. 11 (November 2010): 2411–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782010001100028.

Full text
Abstract:
A partir da revolução industrial, houve um aumento da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, como o dióxido de carbono (CO2), o que poderá levar a um aumento na temperatura global até o final do século XXI. O efeito direto do incremento na concentração de CO2 nas plantas é a possibilidade de aumento da taxa de crescimento das plantas e produtividade das culturas, uma vez que o CO2 é o substrato para fotossíntese. Se o aumento da concentração de CO2 for acompanhado de aumento da temperatura do ar, poderá haver encurtamento do ciclo e aumento da respiração do tecido vegetal, reduzindo ou anulando os efeitos benéficos do CO2. No entanto, a resposta aos aumentos na concentração de CO2 e temperatura do ar varia de acordo com a cultura considerada. Assim, o objetivo desta revisão foi reunir informações da resposta ecofisiológica da cultura do arroz, um dos três cereais mais produzidos e consumidos pela população mundial, à mudança climática. Plantas com metabolismo C3, como o arroz, são mais beneficiadas pelo aumento da concentração de CO2 atmosférico do que plantas com metabolismo C4. Altas temperaturas diurnas e noturnas podem reduzir drasticamente o potencial produtivo da cultura do arroz devido ao encurtamento do ciclo da cultura e à esterilidade de espiguetas. Essa tendência pode ser mitigada com a seleção de genótipos mais resistentes às condições de alta temperatura do ar durante o florescimento, bem como a alteração da época de semeadura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Watanabe, M. J., A. Thomassian, F. J. Teixeira Neto, A. L. G. Alves, C. A. Hussni, and J. L. M. Nicoletti. "Alterações do pH, da P O2 e da P CO2 arteriais e da concentração de lactato sangüíneo de cavalos da raça Árabe durante exercício em esteira de alta velocidade." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 58, no. 3 (June 2006): 320–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352006000300006.

Full text
Abstract:
Avaliaram-se as alterações do pH, da P O2 e da P CO2 do sangue arterial e da concentração de lactato sangüíneo de 11 cavalos adultos da raça Árabe, submetidos a exercício progressivo em esteira de alta velocidade. Antes do exercício, no intervalo dos 15 segundos finais de cada mudança de velocidade e aos 1, 3 e 5 minutos após o término do exercício foram coletadas amostras de sangue arterial e venoso para a mensuração dos gases sangüíneos e da concentração de lactato. O exercício resultou em diminuição do pH, da pressão parcial de O2 (P O2) e da pressão parcial de CO2 (P CO2). A concentração de lactato sangüíneo elevou-se exponencialmente a partir da velocidade de 8,0m/s até os momentos após término do exercício.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pinto, José Maria, Tarlei Arriel Botrel, and Eduardo Caruso Machado. "Uso de dióxido de carbono na agricultura." Ciência Rural 30, no. 5 (October 2000): 919–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782000000500032.

Full text
Abstract:
O ciclo do carbono na biosfera tem sido significativamente alterado pela atividade do homem nos últimos 150 anos. O CO2 emitido pela atividade humana é da ordem de 8,5 bilhões de toneladas anuais, como conseqüência a concentração de CO2 atmosférico está aumentando. Estudos relacionando os efeitos do aumento artificial da concentração de CO2 nas plantas para obtenção de produtos em maior quantidade e melhor qualidade permitem conhecer a capacidade das plantas de adaptarem-se a esses ambientes. No entanto, fatores relacionados à aplicação de dióxido de carbono necessitam de estudos ecofisiológicos mais detalhados referentes às trocas de CO2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rezende, Fatima Conceição, Jose Antonio Frizzone, Anderson Soares Pereira, and Tarlei Arriel Botrel. "Plantas de pimentão cultivadas em ambiente enriquecido com CO2. II. Produção de matéria seca." Acta Scientiarum. Agronomy 24 (April 30, 2008): 1527. http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v24i0.2417.

Full text
Abstract:
O experimento foi conduzido na Esalq/USP, em Piracicaba, Estado de São Paulo, com o objetivo de estudar o efeito do aumento da concentração de CO2 e do volume de água aplicado em plantas de pimentão, Capsicum annum L. (Solanaceae), cultivadas em vasos, em ambiente protegido. Adotou-se quatro concentrações de CO2 (367, 600, 800 e 1000µmol mol-1) aplicado diariamente, através de microtubos instalados a 3m de altura. A irrigação foi por gotejamento com um gotejador por planta, com freqüência de dois dias e aplicou-se quatro volumes de água definidos pela evapotranspiração (30,89L, 40,7L, 61,86L e 82,83L), com quatro repetições. A matéria seca dos frutos, raiz, parte aérea e total da planta foi determinada após secagem em estufa ventilada, a 65oC. O aumento do volume de água aplicado e da concentração de CO2 aumentou a produção de matéria seca porém, no ambiente com maior concentração de CO2 a matéria seca da raiz foi menor para todos os volumes de água aplicados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vale, Roseilson Souza, Raoni Aquino Santana, Júlio Tóta, Scott Miller, Rodrigo Souza, Rardiles Branches, and Newton Lima. "Concentração e fluxo de CO2 sobre o reservatório hidrelétrico de Balbina (AM)." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 1 (February 2017): 187–93. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017143032.

Full text
Abstract:
RESUMO O reservatório de Balbina (59º 28’ 50’’ W, 1º 53’ 25’’ S), localizado próximo à cidade de Manaus, Amazonas, na Amazônia Central, é o segundo maior reservatório hidrelétrico em área localizado na Bacia Amazônica. Nesse reservatório foram realizadas medições de CO2 em alta frequência (10 Hz), do fluxo de CO2, com analisador de gás por infravermelho (IRGA) acoplado a uma câmara flutuante, e de variáveis meteorológicas, com uma boia instrumentada a 2 m da superfície do lago. A concentração média de CO2 foi de 392 e 426 ppm para o dia e a noite, respectivamente, e a taxa de emissão média diária, de 40.427±24.040 µmol.m-2.d-1. A acumulação da concentração de CO2 sobre o lago à noite, além da respiração, mostra ter sido afetada por baixas velocidades do vento e convecção do lado da água, processos físicos que trazem altas concentrações de CO2 para a superfície e a presença de brisa terrestre. Os fluxos não apresentaram diferenças estatisticamente significantes com as variáveis meteorológicas e foram consideravelmente mais baixos do que os encontrados em um estudo anterior para o mesmo lago. No entanto, os valores concordam com os encontrados em outros estudos em lagos tropicais amazônicos e outros reservatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dorneles, Keilor Da Rosa, Francine Zaiosc Simmi, Ihan Rebhahn, Kezia Aparecida Guidorizi, and Leandro José Dallagnol. "Parâmetros morfofisiológicos e rendimento de grãos do arroz em condições de incremento do CO2 atmosférico." Agrarian 12, no. 46 (December 8, 2019): 457–65. http://dx.doi.org/10.30612/agrarian.v12i46.8553.

Full text
Abstract:
O arroz é um dos cereais mais cultivados no Brasil. O incremento de CO2 atmosférico é uma das principais variáveis ambientais que podem afetar a produtividade das plantas cultivadas. Assim, o objetivo neste estudo foi avaliar os efeitos da elevação da concentração do CO2 atmosférico sobre características morfofisiológicas e rendimento de grãos em dois genótipos de arroz no Sul do Brasil. Para tal, plantas de arroz das cultivares BRS Querência e Inov CL foram cultivadas sob duas concentrações de CO2 (400 ou 700 ppm). As variáveis avaliadas foram trocas gasosas, alterações morfológicas e componentes de rendimento de grãos. Plantas cultivadas a 700 ppm de CO2 apresentaram aumento na taxa fotossintética e na concentração interna de CO2 e redução na condutância estomática de vapores de água e na taxa transpiratória. Nestas plantas ocorreu incremento na estatura, comprimento de raiz e massa seca da parte aérea e de raiz, em estágio vegetativo. No estágio reprodutivo, plantas cultivadas a 700 ppm de CO2 apresentaram incremento na estatura e na massa seca de raiz. Em relação ao rendimento, ocorreu incremento no número de grãos por panícula, no peso de mil grãos, no peso por panícula e redução de grãos chochos. Assim, concluímos que o incremento na concentração de CO2 atmosférica influência no desempenho agronômico do arroz cultivado no Brasil através de alterações fisiológicas, ganho de biomassa e no incremento do rendimento de grãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mariano, Neide Aparecida, Amandio da Cruz Pires, João Paulo Murolo, and Sebastião Elias Kuri. "Avaliação da resistência à corrosão em aço inoxidável martensítico do tipo Cr-Ni em meio marinho sintético simulando atividades em águas profundas." Rem: Revista Escola de Minas 59, no. 1 (March 2006): 135–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672006000100018.

Full text
Abstract:
Esse trabalho estuda a resistência à corrosão do aço inoxidável martensítico fundido em meio marinho sintético saturado com CO2 e também faz uma comparação com solução aerada. A liga foi usada na condição temperada e revenida. A corrosão foi avaliada usando a técnica de polarização potenciodinâmica cíclica. As medidas de polarização foram obtidas em meio marinho sintético com concentrações de cloreto de 20000ppm e 80000ppm na temperatura ambiente. As curvas de polarização cíclica obtidas mostram uma região de passivação definida para as condições adotadas para o ensaio, sendo possível para a identificação dos parâmetros eletroquímicos, o potencial de pite, o potencial de proteção e a susceptibilidade ao pite. Em solução saturada com CO2 e concentração de cloreto de 20000ppm, o potencial de proteção aumentou e a susceptibilidade ao pite diminuiu, em comparação com a solução aerada. Em contraste, os potenciais de pite e de proteção decresceram em solução saturada com CO2 e concentração de cloreto de 80000ppm, indicando que a resistência ao pite é influenciada por um sinergismo entre a concentração de cloreto e a solução saturada com CO2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Concentração de CO2"

1

Passarelli, Marco António. "QAI e eficiência energética: o dilema da concentração de CO2 em edifícios." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2010. http://hdl.handle.net/10773/5027.

Full text
Abstract:
Mestrado em Sistemas Energéticos Sustentáveis
A Directiva Europeia sobre o desempenho energético dos edifícios especifica diversos requisitos para a poupança de energia em edifícios, sem a negligência do conforto dos ocupantes. A regulamentação Portuguesa na área da térmica de edifícios e qualidade do ar interior (RSECE, Decreto-Lei 79/2006 de 4 de Abril), decorrente da transposição da Directiva, veio incrementar os níveis de exigência relativamente ao comportamento higrotérmico da envolvente dos edifícios e as condições de ventilação do ar interior. A ventilação nos edifícios, através da troca do ar ambiente interior pelo ar exterior, é uma das alternativas para resolver os problemas relacionados com qualidade do ar interior. Entretanto, os requerimentos de ventilação, pela recomendação de caudais mínimos de ar novo, podem estar em conflito com os requerimentos energéticos, devido ao facto da renovação do ar exigir energia para o seu condicionamento e para a manutenção das condições de conforto interiores. Neste trabalho foi desenvolvida uma ferramenta de simulação que permitiu analisar a evolução temporal da concentração de CO2 metabólico diária, pelo balanço mássico de CO2 no interior de edifícios de serviços, tendo como variável o caudal de insuflação de ar novo e o perfil de ocupação humana. Os caudais de ar novo, utilizados nas simulações, foram calculados conforme as quatro estratégias de ventilação propostas, as quais seguem critérios normativos ou não. Para melhores resultados e efeitos comparativos, simularam-se dois casos de estudo teóricos com actividades metabólicas distintas, que representam um ginásio e um escritório, em três climas Portugueses. Concluiu-se que no caso do sistema de ventilação ser projectado pelos caudais mínimos normativos prescritivos estes tanto podem ser exagerados, resultando na hiperventilação e no consequentemente consumo excessivo de energia como podem ser insuficientes para eliminar o CO2 metabólico a níveis de referência aceitáveis, particularmente em edifícios com actividade metabólica média e alta. As simulações realizadas indicaram a relevância do aquecimento, como principal necessidade energética para o condicionamento do ar interior, para as condições de conforto desejadas, devido somente à renovação do ar interior, em climas Portugueses, sem levar em consideração outros factores e suas influências no balanço higrotérmico do edifício.
The European Energy Performance of Buildings Directive specifies various requirements for energy saving in buildings, without the negligence of occupant comfort. The Portuguese legislation (RSECE) in the buildings thermal area and indoor air quality resulting from the transposition of the Directive has increased the demand levels for the hygrothermal behavior of the building envelope and the conditions of air indoor ventilation. Ventilation in buildings, changing the indoor air by outdoor air is an alternative to solve the problems associated with indoor air quality. However, the requirements for ventilation, by recommendation of minimum outdoor rate, may conflict with energy requirements, because air changes require energy for its conditioning and the comfort interior conditions maintenance. In this work was developed a simulation tool that allowed the analysis of temporal evolution of daily metabolic CO2 concentration, by CO2 mass balance, in services buildings, with the variable outdoor airflow and the profile of human occupation. The outdoor airflow used in the simulations was calculated according to the four ventilation strategies proposals, which followed or not the normative criteria. For better results and comparative purposes, it was theoretically simulated two study cases with different metabolic activities, which represent a gymnasium and an office building in three different Portuguese climates. It was concluded that ventilation systems designed for minimum outdoor airflow normative prescriptive may be exaggerated, resulting in hyperventilation and the consequent excessive energy consumption, but also may not be sufficient to eliminate the metabolic CO2 to acceptable reference levels, particularly in buildings with medium and high metabolic activity. The simulations indicated the importance of heating as the primary energy requirement for conditioning the indoor air to the desired comfort conditions due only to the renewal of the indoor air, in Portuguese climate, without taking into account other factors and their influence on the building hygrothermal balance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bevilacqua, Leticia Borges. "Sazonalidade da concentração de CO2 atmosférico em uma área agrícola no RS." Universidade Federal de Santa Maria, 2012. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9221.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
In this work an agricultural area in Cruz Alta/RS was used to evaluate the seasonality of CO2 concentration with respect to meteorological variables of temperature, global radiation and rainfall. The study period was January 2009 to February 2011. In this period occurred the rotation of croups: soybeans-oats- soybeans-corn. The CO2 concentration date ware obtained by an infrared gas analyzer installed in a micrometeorological tower in the center of the agricultural area. The meteorological variables were obtained form a station INMET approximately 400m of the study area. The monthly average maximum CO2 concentration occurred in May 2010, and minimum in December 2009. The month of January and June of each year were used for a detailed analysis of the relationship between atmospheric CO2 concentration ant meteorological variables. Through the daily and monthly average concentration of CO2, can be said that an annual seasonality and interanual variability exist and that it is closely linked to the regime of precipitation, air temperature and global radiation. Assessing inter-annual variability is concluded that there is an evolution of the mean CO2 concentration throughout the study period.
Neste trabalho uma área agrícola, no município de Cruz Alta/RS, foi utilizada para avaliar a sazonalidade da concentração de CO2 com relação às variáveis meteorológicas de temperatura, radiação global e precipitação. O período avaliado foi de janeiro de 2009 a fevereiro de 2011. Neste período ocorreu a rotação de culturas agrícolas: soja-aveia-soja-milho. Os dados de concentração de CO2 foram obtidos por um analisador de gás infravermelho instalado em uma torre micrometeorológica no centro da área agrícola. As variáveis meteorológicas foram obtidas de uma estação o INMET a aproximadamente 400m da área em estudo. A média mensal máxima de concentração de CO2 ocorreu em maio de 2010, e a mínima em dezembro de 2009. Os meses de janeiro e junho de todos os anos foram utilizados para uma análise detalhada da relação entre a concentração atmosférica de CO2 e as variáveis meteorológicas. Através das médias diárias e mensais da concentração de CO2, pode-se dizer que uma sazonalidade anual e uma variabilidade interanual existem e que elas estão intimamente ligadas ao regime de precipitação, temperatura do ar e radiação global. Avaliando a variabilidade interanual conclui-se que há uma evolução das médias da concentração de CO2 ao longo de todo o período estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Melo, Nayara Magry Jesus. "Respostas ecofisiológicas de plantas ocorrentes no cerrado frente à elevada concentração de CO2." Universidade Federal de Viçosa, 2015. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7007.

Full text
Abstract:
Submitted by Reginaldo Soares de Freitas (reginaldo.freitas@ufv.br) on 2015-12-14T08:36:31Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1195155 bytes, checksum: dc10974570aee2a7fd63c66ba63aea57 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-12-14T08:36:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1195155 bytes, checksum: dc10974570aee2a7fd63c66ba63aea57 (MD5) Previous issue date: 2015-07-30
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O Cerrado apresenta-se como o segundo maior domínio fitogeográfico brasileiro sendo superado em área apenas pela Amazônia. As mudanças nos padrões de precipitação, secas e enchentes são eventos claros das alterações climáticas do planeta que poderão influenciar todos os ecossistemas naturais. Com o aumento da concentração de CO2 ([CO2]) atmosférico previsto devido às mudanças climáticas globais (MCG), as espécies C3 e C4 poderão apresentar respostas ecofisiológicas que em curto prazo serão positivas, porém, em longo prazo devido às características de cada ambiente essas respostas poderão se alterar. O objetivo deste estudo foi o de determinar as respostas ecofisiológicas de três espécies ocorrentes no Cerrado: uma herbácea invasora com metabolismo fotossintético C4 (Melinis minutiflora P. Beauv.), uma espécie lenhosa endêmica C3 (Hymenaea stigonocarpa Mart. Ex Hayne) e uma espécie lenhosa generalista C3 (Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong.). Os experimentos foram realizados em câmaras de topo aberto localizadas na UFV, Campus Florestal. No primeiro capítulo foram mantidos nove indivíduos de H. stigonocarpa distribuídos em três parcelas com M. minutiflora nas densidades 0% (sem a presença de M. minutiflora), 50% (140 sementes em 0,84m2) e 100% (280 sementes em 0,84m2) em dois tratamentos com diferentes [CO2] (380 ppm e 700 ppm). Foram encontradas nas plantas de H. stigonocarpa respostas positivas ao aumento da [CO2] independente da ausência ou presença de M. minutiflora. Houve aumento das trocas gasosas, eficiência quântica efetiva do fotossistema II, dos índices de conteúdo de clorofila e crescimento. No segundo capítulo foram mantidos 20 indivíduos de E. contortisiliquum em vasos plásticos em dois tratamentos com diferentes [CO2] (380 ppm e 700 ppm). As plantas de E. contortisiliquum responderam de forma positiva ao aumento da [CO2] em seu desenvolvimento inicial, com aumento das trocas gasosas, índice de conteúdo de clorofila b e total, crescimento e massa seca da raiz. Conclui-se que as plantas de H. stigonocarpa (C3) com o aumento da [CO2] serão beneficiadas nas relações competitivas com as plantas de M. minutiflora (C4) e que as plantas de E. contortisiliquum deverão apresentar respostas ecofisiológicas positivas devido ao efeito isolado do aumento da [CO2].
The Cerrado is the second largest Brazilian phytogeographic domain surpassed in area only by the Amazon. Changes in rainfall patterns, droughts and floods are clear events of climate change in the planet which can influence all natural ecosystems. With increase concentration of atmospheric CO2 due to global climate change (GCC), C3 and C4 species may present ecophysiological responses that in short term will be positive, but in the long term due to the characteristics of each environment these responses may change. The objective of this study was to determine the ecophysiological responses of three species ocurring in the Cerrado: an herbaceous alien grass with C4 photosynthetic metabolism (Melinis minutiflora P. Beauv.), an endemic C3 woody species (Hymenaea stigonocarpa Mart Ex Hayne.) and a generalist C3 woody species (Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong.). The experiments were conducted in open-top chambers located at UFV, Campus Florestal. In the first chapter nine individuals of H. stigonocarpa were maintained in each of three plots with different M. minutiflora densities: 0% (without M. minutiflora), 50% (140 seeds of M. minutiflora in 0,84m2) and 100% (280 seeds of M. minutiflora in 0,84m2) in two treatments with different [CO2] (380 ppm and 700 ppm). It was found in the H. stigonocarpa plants positive responses to increase [CO2], independent of the absence or presence of M. minutiflora. There was an increase in leaf gas exchange, effective quantum efficiency of photosystem II, chlorophyll content index and growth. In the second chapter it was maintained 20 individuals of E. contortisiliquum in plastic pots in two treatments with different [CO2] (380 ppm and 700 ppm). E. contortisiliquum plants responded positively to the increase in [CO2] in its early development, with increased leaf gas exchange, chlorophyll b and total chlorophyll index, growth and root dry mass. We concluded that H. stigonocarpa (C3) plants grown in high [CO2] will benefit in competition with M. minutiflora (C4) and E. contortisiliquum plants will present positive ecophysiological responses due to the isolated effects of high [CO2].
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gória, Marina Meloni [UNESP]. "Impacto do aumento da concentração de CO2 do ar sobre a brusone do arroz." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009. http://hdl.handle.net/11449/97211.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:28:37Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-11-10Bitstream added on 2014-06-13T20:18:27Z : No. of bitstreams: 1 goria_mm_me_botfca.pdf: 385248 bytes, checksum: aedd73597ba4895b9c4451da9ed36770 (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
O impacto da elevação da concentração de CO2 do ar sobre a brusone do arroz foi avaliado em estufas de topo aberto (OTCs) na Embrapa Meio Ambiente, Jaguariúna/SP, por dois anos. Foram realizados ensaios com cultivares de arroz em estufas com injeção de CO2, estufas sem injeção de CO2, e campo aberto, sem injeção de CO2 e sem estufa. Avaliaram-se as características de desenvolvimento das plantas, a incidência e a severidade da brusone do arroz, a caracterização química e microbiológica da rizosfera de plantas de arroz, e o teor de silício acumulado na parte aérea das plantas. No primeiro ensaio foi avaliada também a ocorrência de bactérias diazotróficas endofíticas nas raízes das plantas. A concentração média de CO2 atmosférico do tratamento em campo aberto foi 459,4 e 447,4 μmol mol-1 na safra 2007/08 e safra 2008/09, respectivamente. Por outro lado, as concentrações médias de CO2 foram 490,1 e 480,4 μmol mol-1 para o tratamento em estufa sem injeção de CO2 e 531,9 e 608,6 μmol mol-1 para o tratamento com estufa com injeção de CO2 na safra 2007/08 e safra 2008/09, respectivamente. Nos resultados obtidos, verificou-se o aumento significativo na altura de plantas das cultivares Agulha Precoce e Shao Tiao Tsao, na safra 2008/09, no tratamento com injeção do gás. Nas cultivares Caloro e Agulha Precoce, nas safras 2007/08 e 2008/09, respectivamente, o ambiente com a concentração de CO2 do ar elevada aumentou a severidade da brusone nas folhas das plantas. A análise química e microbiológica da rizosfera não apresentou diferenças entre os ambientes com e sem injeção do gás. A massa seca da parte aérea das plantas, a massa das panículas e a massa dos grãos não sofreram alteração devido à elevação do CO2 atmosférico. O aumento da concentração de CO2 do ar pode alterar o crescimento das plantas e a severidade da brusone, acarretando...
The impact of elevated atmospheric CO2 concentration on rice blast disease was evaluated in open-top chambers (OTCs) in Embrapa Meio Ambiente, Jaguariúna /SP, for two years. Trials were developed under OTCs with injection of CO2, OTCs without injection of CO2, and field, without injection of CO2 and without OTC. The characteristics of rice plants growth, the incidence and severity of rice blast, chemical and microbial characterization of rizosphere of rice plants, and leaf silicon content were evaluated. On the first trial it was also examined the occurrence of diazotrophic bacteria in rice plant´s root. Actual season-long average CO2 concentration in field without injection of CO2 and without OTC were 459,4 e 447,4 μmol mol-1 in 2007/08 and 2008/09, respectively. For the other hand, actual season-long average CO2 concentration were 490,1 and 480,4 μmol mol-1 in OTCs without injection of CO2 and 531,9 and 608,6 μmol mol-1 for the treatment under OTCs with CO2 enrichment in 2007/08 and 2008/09, respectively. As results, Agulha Precoce and Shao Tiao Tsao, in 2008/09, it was found a significant increase on rice growth, on treatment with CO2 injection. On Caloro and Agulha Precoce, in 2007/08 and 2008/09, respectively, the atmosphere with elevated CO2 increased the severity of leaf blast. No significant difference was detected on rizhosphere chemical and microbiological analysis in the atmosphere with injection of the gas. CO2 enrichment resulted in a non-significant increase in grain weight, plant dry weight and the panicles weight. The increase of CO2 atmospheric concentration may alter the rice plant´s growth and the severity of rice blast, and consequently, the strategies of disease management.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gória, Marina Meloni 1984. "Impacto do aumento da concentração de CO2 do ar sobre a brusone do arroz /." Botucatu : [s.n.], 2009. http://hdl.handle.net/11449/97211.

Full text
Abstract:
Orientador: Raquel Ghini
Banca: Wagner Bettiol
Banca: Alfredo Seiti Urashima
Resumo: O impacto da elevação da concentração de CO2 do ar sobre a brusone do arroz foi avaliado em estufas de topo aberto (OTCs) na Embrapa Meio Ambiente, Jaguariúna/SP, por dois anos. Foram realizados ensaios com cultivares de arroz em estufas com injeção de CO2, estufas sem injeção de CO2, e campo aberto, sem injeção de CO2 e sem estufa. Avaliaram-se as características de desenvolvimento das plantas, a incidência e a severidade da brusone do arroz, a caracterização química e microbiológica da rizosfera de plantas de arroz, e o teor de silício acumulado na parte aérea das plantas. No primeiro ensaio foi avaliada também a ocorrência de bactérias diazotróficas endofíticas nas raízes das plantas. A concentração média de CO2 atmosférico do tratamento em campo aberto foi 459,4 e 447,4 μmol mol-1 na safra 2007/08 e safra 2008/09, respectivamente. Por outro lado, as concentrações médias de CO2 foram 490,1 e 480,4 μmol mol-1 para o tratamento em estufa sem injeção de CO2 e 531,9 e 608,6 μmol mol-1 para o tratamento com estufa com injeção de CO2 na safra 2007/08 e safra 2008/09, respectivamente. Nos resultados obtidos, verificou-se o aumento significativo na altura de plantas das cultivares Agulha Precoce e Shao Tiao Tsao, na safra 2008/09, no tratamento com injeção do gás. Nas cultivares Caloro e Agulha Precoce, nas safras 2007/08 e 2008/09, respectivamente, o ambiente com a concentração de CO2 do ar elevada aumentou a severidade da brusone nas folhas das plantas. A análise química e microbiológica da rizosfera não apresentou diferenças entre os ambientes com e sem injeção do gás. A massa seca da parte aérea das plantas, a massa das panículas e a massa dos grãos não sofreram alteração devido à elevação do CO2 atmosférico. O aumento da concentração de CO2 do ar pode alterar o crescimento das plantas e a severidade da brusone, acarretando... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The impact of elevated atmospheric CO2 concentration on rice blast disease was evaluated in open-top chambers (OTCs) in Embrapa Meio Ambiente, Jaguariúna /SP, for two years. Trials were developed under OTCs with injection of CO2, OTCs without injection of CO2, and field, without injection of CO2 and without OTC. The characteristics of rice plants growth, the incidence and severity of rice blast, chemical and microbial characterization of rizosphere of rice plants, and leaf silicon content were evaluated. On the first trial it was also examined the occurrence of diazotrophic bacteria in rice plant's root. Actual season-long average CO2 concentration in field without injection of CO2 and without OTC were 459,4 e 447,4 μmol mol-1 in 2007/08 and 2008/09, respectively. For the other hand, actual season-long average CO2 concentration were 490,1 and 480,4 μmol mol-1 in OTCs without injection of CO2 and 531,9 and 608,6 μmol mol-1 for the treatment under OTCs with CO2 enrichment in 2007/08 and 2008/09, respectively. As results, Agulha Precoce and Shao Tiao Tsao, in 2008/09, it was found a significant increase on rice growth, on treatment with CO2 injection. On Caloro and Agulha Precoce, in 2007/08 and 2008/09, respectively, the atmosphere with elevated CO2 increased the severity of leaf blast. No significant difference was detected on rizhosphere chemical and microbiological analysis in the atmosphere with injection of the gas. CO2 enrichment resulted in a non-significant increase in grain weight, plant dry weight and the panicles weight. The increase of CO2 atmospheric concentration may alter the rice plant's growth and the severity of rice blast, and consequently, the strategies of disease management.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Coelho, Maria Teresa Pita Pegado Gonçalves Rodrigues. "Influência da concentração de CO2 na aclimatização de plantas de castanheiro regeneradas in vitro." Master's thesis, Universidade de Évora, 1999. http://hdl.handle.net/10174/13550.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objectivo avaliar a influência da concentração de CO2 na fase de aclimatização de plantas de castanheiro regeneradas in vitro. Estudaram-se duas concentrações de CO2, 350 μL L-1 e 700 μL L-1 e os seus efeitos foram avaliados por análise de crescimento, anatomia foliar, concentração de clorofilas, parâmetros fotossintéticos e concentração foliar de proteína solúvel total. Não tendo tido influência na sobrevivência, o nível de CO2 provocou diferenças no desenvolvimento vegetativo das microplantas e parâmetros como crescimento relativo, razão de peso seco parte aérea / raiz, área foliar específica e razão de área foliar mostraram ser significativamente incrementados pela maior concentração de CO2. No caso das plantas aclimatizadas a CO2 ambiente só os parâmetros do sistema radicular se mostraram superiores. Verificou-se uma gradual adaptação das estruturas histológicas das folhas ao longo do decorrer do processo, como consequência dos decréscimos de humidade em que se foram desenvolvendo e não tanto como uma resposta ao nível de CO2 utilizado. As novas folhas formadas possuem células do mesófilo e do cilindro vascular mais diferenciadas e uma reduzida frequência estomática. Os estudos feitos sobre trocas gasosas revelaram taxas de fotossíntese aparente idênticas para os dois grupos de plantas, apesar dos valores de clorofila total serem superiores para as plantas aclimatizadas a CO2 ambiente. No entanto, as plantas aclimatizadas a CO2 elevado apresentaram uma razão clorofila a / clorofila b bastante superior, permitindo assim compensar a menor quantidade em clorofila total. Este facto poderá também contribuir para as diferenças significativas registadas na capacidade fotossintética (Amax.), em que as plantas aclimatizadas a CO2 elevado apresentaram valores próximos do dobro comparativamente aos das plantas aclimatizadas a CO2 ambiente. Idêntico comportamento se verificou com os valores do rendimento quântico e ponto de compensação para a luz sempre mais favoráveis para as plantas aclimatizadas a CO2 elevado. ### Abstract - The effects of two CO2 concentrations during acclimatization were investigated in micro propagated chestnut plants and evaluated by growth analysis, leaf anatomy, photosynthesis, chlorophyll's and soluble protein content. The used levels of CO2 have no effects on plant survival, but the higher level (700 μL L-1) was associated to a vigorous growth expressed by an increase on relative growth, shoot root ratio, specific leaf area and leaf area ratio. The lower CO2 level L L-1 (350μL L-1) only increased the root parameters. Leaf characteristics were modified during acclimatization as consequence of decreasing humidity, and not as a response between the two CO2 levels, and the new leaves formed had a more differentiated mesophyll cells, more vascular and support tissues in mid rib veins and a reduced stomatal frequency. Pigment content was higher in plants acclimatized at lower CO2 level, but chlorophyll a/b ratio was signifying scantly lower when compared to plants acclimatized under elevated CO2. The net photosynthesis rate was similar in both treatments but the plants acclimatized at elevated CO2 showed a significant increase in maximum photosynthetic rate (Amax), light saturated point and quantum yield and a lower light compensation point, which reveals their best physiological development.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Grandis, Adriana. "Respostas fotossintéticas e de crescimento da espécie amazônica Senna reticulata sob elevada concentração de CO2." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41132/tde-18012011-171004/.

Full text
Abstract:
Processos fisiológicos que modulam a aclimatação fotossintética e o crescimento de plantas ao aumento da concentração de CO2 atmosférico são desconhecidos para a maioria das espécies da região amazônica. Neste sentido, este estudo buscou compreender o comportamento fotossintético e a alocação de carbono em Senna reticulata. Esta espécie ocorre em regiões amazônicas que passam por períodos de seca e alagamento e como estratégia de estabelecimento possui crescimento rápido e alta capacidade fotossintética. O objetivo deste estudo foi comparar os parâmetros de trocas gasosas e de crescimento de plantas cultivadas em câmaras de topo aberto sob diferentes concentrações de CO2 (380ppm-ambiente e 760ppm-elevado). Foram realizadas 6 coletas a cada 15 dias, nas quais foram mensurados pontos relativos as curvas AxPAR e AxCi, calculando-se os parâmetros fotossintéticos de cada curva. Os parâmetros de crescimento foram medidos em coletas destrutivas (biomassa) e não destrutivas (área foliar, altura e nº de folhas). As plantas do tratamento elevado apresentaram maior assimilação fotossintética aos 30 e 45 dias de experimento. Após este período foi observada uma mudança no padrão de alocação (de folha para raízes) e as plantas do elevado apresentaram aclimatação na fotossíntese. A aclimatação foi caracterizada primeiramente por uma redução na velocidade de carboxilação da Rubisco, que foi concomitante com a redução na concentração de N e C foliar. A partir disso ocorreu aumento na senescência das folhas, redução na área foliar e redução na concentração de clorofilas. Somente aos 90 dias é que houve um aumento de 30% na biomassa total das plantas submetidas ao tratamento elevado, resultante do aumento de massa principalmente das raízes e folhas. A transpiração e a respiração das plantas do elevado tenderam a ser menores ao longo de todo o tempo, sendo esta diferença significativa apenas aos 75 dias. Apesar das folhas possuírem menor área foliar e número de folhas, foi observado pela análise de massa especifica das folhas que as plantas do tratamento elevado possuem maior massa em relação às do ambiente, possivelmente pelo maior acúmulo de amido. A eficiência no uso da água foi maior nas plantas do elevado aos 30, 75 e 90 dias. A partir desses dados é possível concluir que S. reticulata submetida ao dobro da concentração atual de CO2, desenvolve processos de aclimatação fotossintética sob longa exposição ao elevado CO2, porém consegue produzir mais biomassa.
Physiological processes that modulate growth and photosynthetic acclimation of plants to increased atmospheric CO2 concentration are unknown for most species in the Amazon region. This study aimed to understand the photosynthesis and carbon allocation in Senna reticulata. This species occurs in the Amazonian regions that experience periods of drought and flooding and it has a fast growth and a high photosynthetic capacity as a strategy for its establishment. S. reticulata plants were grown in open top chambers under different concentrations of CO2 (380ppm Ambient - 760ppm Elevated) and their gas exchange and growth were compared. The harvests were performed at 15, 30, 45, 60, 75 and 90 days of experiment. At each date, AxPAR and AxCi curves were carried out to calculate the photosynthetic parameters. Growth parameters included biomass, leaf area, height and number of leaves. The plants of elevated CO2 presented higher photosynthetic assimilation at 30 and 45 days of experiment. After this period was observed a change in the carbon allocation (e.g. root to leaf) and the plants at elevated CO2 demonstrated a photosynthetic acclimation. This acclimation was characterized primarily by a reduction in velocity of carboxylation of Rubisco, which was concomitant with the reduction in N and C concentration in leaves. Also, the plants at elevated CO2 showed an increase in leaf senescence and a reduction in leaf area and chlorophyll concentration. After 90 days there was an increase (i.e. 30%) in total biomass of plants growing under elevated CO2, due to increase of roots and leaves biomass. The transpiration and respiration rates of plants at elevated CO2 tended to be lower throughout the experiment and the significant difference was found at 75 days. Although the leaves have less leaf area and leaf number, it was observed that specific leaf area from elevated CO2 treatment showed higher biomass when compared to ambient CO2. That difference possibly occurred due to greater starch accumulation. The water use efficiency was greater in plants from the elevated CO2 at 30, 75 and 90 days. From these data we conclude that S. reticulata grown at the elevated CO2 produces more biomass despite occurs the photosynthetic acclimation under long exposure to high CO2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

BRAGA, J. H. O. "CRESCIMENTO E FOTOSSÍNTESE DE EUCALIPTO: EFEITOS DA CONCENTRAÇÃO DE CO2 ATMOSFÉRICO, DEFICIÊNCIA HÍDRICA E MICROCLIMA." Universidade Federal do Espírito Santo, 2016. http://repositorio.ufes.br/handle/10/7632.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2018-08-01T22:35:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_10032_Dissertação - José Hamilton de Oliveira Braga.pdf: 3077156 bytes, checksum: db7f5dc3040533ce2387746cfa7e3f7b (MD5) Previous issue date: 2016-07-14
O eucalipto mostra sua importância ao ser a espécie florestal com maior área plantada em todo o território brasileiro, sendo essencial componente econômico para o setor florestal. Além dos benefícios financeiros, sua importância ecológica também é notória, seu plantio faz com que diminua a pressão por produtos madeireiros de florestas nativas. Este estudo buscou avaliar as trocas gasosas e o crescimento de mudas de eucalipto submetidas a combinação de diferentes concentrações de CO2, disponibilidade hídrica no solo e demandas evaporativas da atmosfera. O estudo foi realizado em casas de vegetação climatizadas, localizadas na área experimental do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, situado no município de Jerônimo Monteiro ES, nas coordenadas geográficas 20º 47 22 S e 41º 23 42 O. Foram dispostas, em cada ambiente, seis OTCs (open top chambers), apresentando cada uma, quatro plantas. Os tratamentos foram submetidos a duas demandas evaporativas da atmosfera (baixa e alta demanda atmosférica), duas concentrações de CO2 (±450 e ±850 ppm) e dois manejos hídricos (50% e 100% de água disponível no solo), com seis repetições, em um período experimental de 96 dias. Ao final do experimento, realizou-se análise de crescimento das plantas através da obtenção da massa seca total, área foliar, área foliar específica, particionamento da biomassa, razão de área foliar e eficiência do uso da água de produtividade. O status hídrico das plantas, realizado ao final do período experimental, foi obtido a partir da verificação do conteúdo relativo de água nas folhas. A avaliação das trocas gasosas foi realizada a partir dos 88 dias de experimento, com medições as 8:00, 10:00, 12:00, 14:00 e 16: 00 hs para obtenção dos cursos diurno da fotossíntese, condutância estomática e transpiração. Também foram realizadas medições de trocas gasosas para ajuste de curvas A/FFFA e A/Ci, no período de 9:00 às 12:00 hs, para obtenção de parâmetros fotossintéticos e, por fim, a quantificação dos teores de pigmentos fotossintéticos. O experimento foi realizado em um delineamento inteiramente casualizado, utilizando arranjo fatorial 2x2x2. Os dados foram submetidos à análise de variância e, quando significativa, as médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. As mudas de eucalipto apresentaram maior quantidade de massa seca total, eficiência do uso da água de produtividade com o aumento da concentração de CO2, no microclima sob alta demanda atmosférica e com 100% de água disponível no solo. A fração de massa de raiz obteve maiores valores em altas demandas e com menor disponibilidade hídrica no solo. A fração de massa de parte aérea apresentou maiores valores sob alta demanda e maiores quantidade de água disponível no solo. Os valores de razão de área foliar foram menores sob condições de maior disponibilidade hídrica, alta concentração de CO2 e microclima de alta demanda atmosférica, denotando que estas condições são as que mais favorecem a produção de massa seca total. O conteúdo relativo de água nas folhas, foi maior em plantas nos tratamentos com 100% de água disponível no solo. O curso diurno de assimilação líquida de CO2, obteve maiores valores sob alta demanda, maior nível de água disponível e alta concentração de CO2. Pode-se observar que o tratamento sob baixa disponibilidade de água no solo em alta demanda, teve maior desempenho no crescimento e nas trocas gasosas, quando sob condições de alta concentração de CO2, em comparação ao tratamento sob baixa concentração. Os resultados de crescimento e trocas gasosas das mudas submetidas a baixa demanda mostraram-se indiferentes a altas concentrações de CO2, apresentando diferenças apenas para os diferentes níveis de água no solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mayorga, Adriana Yepes. "Desenvolvimento e efeito da concentração atmosférica de CO2 e da temperatura em plântulas juvenis de Hymenaea courbaril L., jatobá." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41132/tde-21022011-134614/.

Full text
Abstract:
O enriquecimento da atmosfera com CO2, produto principalmente das atividades humanas, e a consequênte elevação na temperatura ambiente têm se revelado como importantes fatores que afetam a produtividade das plantas. Hymenaea courbaril L. é uma espécie classificada como secundária tardia no processo de sucessão, de reconhecida importância ecológica por sua ampla distribuição ao longo das Américas. Esta árvore tem sido usada como planta modelo no estudo da mobilização de carboidratos de reserva de parede celular de cotilédones, no estudo das respostas de espécies do Neotrópico às elevadas concentrações de CO2, entre outras pesquisas. É conhecido que em jatobá a mobilização de XG de reserva é conduzida primeiramente às folhas em desenvolvimento. Às elevadas temperaturas favorecem o processo de mobilização. Também é sabido que as elevadas concentrações de CO2 diminuem a mobilização de XG dos cotilédones na fase de pós-germinação. O enfoque deste trabalho foi direcionado ao estudo do desenvolvimento inicial de plantas de jatobá e à compreensão dos processos fisiológicos e do metabolismo de carbono envolvidos nas respostas de plantas juvenis às elevadas concentrações de CO2 e à eT. Com esta pesquisa foi evidenciado que estes fatores se associam sinergicamente e favorecem o desenvolvimento de plantas juvenis de jatobá, acelerando o amadurecimento das folhas de enverdecimento tardio através de um maior e mais rápido acúmulo de clorofilas. Tal interação também parece anular a amortização da mobilização de XG e a aclimatação da fotossíntese, promovidos pelas eCO2. No presente estudo também foi evidenciado que as elevadas concentrações de CO2 favorecem as taxas de assimilação de CO2 e à produção de carboidratos não estruturais, como amido. As elevadas temperaturas aceleram o metabolismo das plantas de jatobá, sendo que o aumento no metabolismo depende do conteúdo de carboidratos. As eT favorecem a síntese de Sac, diminuem a produção de amido, portanto, diminuem a razão Amido/Sac à noite. A estratégia metabólica de jatobá reduziria a sensação por parte da hexoquinase do fluxo de hexoses, com o que se atenuaria o abatimento da síntese de enzimas da fotossíntese (aclimatação da fotossíntese). O desenvolvimento inicial de plantas de jatobá permitiu identificar duas fases de crescimento, que estão determinadas pelas suas fontes e reservas de carbono. A primeira fase é de crescimento linear, e conta com os carboidratos produto da mobilização de XG, a fotossíntese e um enorme armazenamento de amido no caule, este último usado possivelmente como fonte complementaria de carbono para a planta até o completo amadurecimento do sistema fotossintetizante. A segunda fase é de estabilização do crescimento, uma vez que são esgotadas as reservas de amido do caule. Neste ponto, a força do dreno de crescimento diminui e aumenta o acúmulo de amido nas folhas completamente expandidas. Considerando-se as estratégias adaptativas de jatobá, em ausência de estresse hídrico, as condições ambientais de e CO2 até 760ppm e eT até 3°C promovem o crescimento de plantas juvenis de H. courbaril.
The continuous rise in anthropogenic CO2 concentration has the potential to lead to an approximate 3°C increase in temperature worldwide and these is thought as being important factors that affect the plants productivity and distribution. Hymenaea courbaril L., jatobá, is a late-successional species that is recognized by its ecological importance and by their distribution from central America to the south of Brazil. This plant species has been used as a model for the studies of cell wall storage carbohydrates mobilization, as well as for the studies of Neotropic species responses to enrichment CO2 atmosphere. It is known that XG mobilization products are driven primarily to expanding leaves. Elevated temperatures promote this mobilization process. In the present work, he initial development of seedlings of Hymenaea courbaril was investigated in order to understand aspects of physiological bevavior and carbon metabolism under elevated CO2 concentrations (e CO2) and/or elevated temperature (eT, +3°C). The results showed that the e CO2 and eT, when associated, actively improved H. courbaril L. young plants development, promoting the maturation of its delayed greening leaves with a higher and a faster chlorophyll accumulation. Such interaction seems to block the reduction of XG mobilization and the photosynthesis acclimation, previously observed to be promoted by the elevated CO2 atmosphere. It was observed that eCO2 increases net assimilation CO2 rates and the non structural carbohydrates production, like starch. Elevated temperatures improved the metabolism in general and this seems to depend on the carbohydrates status. Elevated temperatures enhanced the sucrose synthesis, diminished the starch production, and the starch/sucrose ratio during the night. The metabolic features observed for Hymenaea courbaril are likely to be associated he sugar sensing mechanism, which reduces the photosynthetic enzymes synthesis reduction (photosynthesis acclimation). The jatobas initial development showed two phases determined by its storage compounds in the cotyledons. The first is a linear growth period during which XG mobilization, photosynthesis and a high starch level is stored in the stem, the latter possibly used as a supplementary carbon source until photosynthesis is fully established. The second phase is growth stabilization, once the stem starch reserves are utilized. At that point, the growth sink forces diminish and consequently an increased concentration of starch is obseved in the completed expanded leaves. Considering those strategies, without water stress, the conditions of elevated CO2 and elevated temperature promote growth of young H. courbaril plants.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Leal, Leila do Socorro Monteiro. "Variação sazonal do fluxo e da concentração de CO2 na região leste da Floresta Amazônica – PA." Universidade Federal de Viçosa, 2000. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/8131.

Full text
Abstract:
Submitted by Reginaldo Soares de Freitas (reginaldo.freitas@ufv.br) on 2016-06-29T17:16:52Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 243435 bytes, checksum: b21d34fa6d4b7e9969385cc884dd2ad3 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-29T17:16:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 243435 bytes, checksum: b21d34fa6d4b7e9969385cc884dd2ad3 (MD5) Previous issue date: 2000-12-19
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Na década de 70, a Floresta Amazônica era considerada o "pulmão" do mundo, em virtude de uma possível maior produção de O2 e consumo de CO2. Já na década de 80, o conceito de “clímax” foi estabelecido, acreditando-se estar a floresta em equilíbrio, isto é, internamente, tudo que era produzido era consumido. Hoje, ao contrário do que se acreditava, experimentos observacionais vêm evidenciando que a floresta está fixando CO2 atmosférico. Atualmente, os pesquisadores que estudam fluxos na Amazônia procuram entender a magnitude dos fluxos de CO 2 e suas variações inter e intra-anuais, assim como entre diferentes localidades da região. Este trabalho vem auxiliar neste assunto, tendo como objetivo analisar as variações diária e sazonal da concentração e dos fluxos de CO 2 acima e dentro do dossel da floresta, bem como a influência dos elementos do clima sobre essas variações na região leste da Amazônia. Os dados utilizados no presente trabalho são provenientes do Projeto ECOBIOMA, desenvolvido na região leste amazônica, e foram obtidos ao longo do ano de 1999. Coletaram-se dados meteorológicos e de fluxos de CO2 acima do dossel da floresta, sendo também coletados os dados da concentração de CO2 acima e dentro do dossel. O valor médio de fluxo de CO2 no período analisado foi sempre negativo, indicando que a floresta absorve mais CO2 do que produz. Em geral, observou-se maior fluxo de CO2 na época chuvosa em relação à seca, o que se explica pela maior disponibilidade de água nos solos. Em termos de médias, o acúmulo de carbono nessa localidade corresponde a 5,87 t C ha-1 ano-1. A variação da concentração de CO2 apresentou comportamento cíclico, observando-se aumento na concentração durante a noite e diminuição rápida após o nascer-do-sol. Desacoplamento entre os níveis inferiores e superiores do dossel também foi observado, apontando maior influência biótica na biossíntese dos níveis inferiores da floresta e maior contribuição atmosférica no nível da copa das árvores.
In the decade of 70, the Amazon forest was considered as the lung of the world, by virtue of a possible larger production of O2 and I consummate of CO 2. Already in the decade of 80, the climax " concept was established, being believed to be the forest in balance, that is to say, internally, everything that was produced was consumed. Today, unlike what it was believed, experiments observationals comes showing that the forest is fastening CO2 atmospheric. Actually, the studies on flows in Amazon try to understand the magnitude of the flows of CO2 and its variations interannual and intrannual, as well as among different places of the area. This work comes to aid in this sense, tends as objectives to analyze the daily and seasonal of the concentration variations and of the flows of CO2 above and inside of the canopy of the forest, as well as the influence of the elements of the climate about these variations in the area east of Amazon. The data used in the present work they are coming of the Project ECOBIOMA developed at the Amazon area east, and they were obtained along the year current. Meteorological data were collected and of flows of CO2 above the canopy of the forest. They were also collected above the data of the concentration of CO2 and inside of the canopy. The medium value of flow of CO 2, in the analyzed period, was always negative, indicating that the forest absorbs more CO2 than it produces. In general, larger flow of CO2 was observed at that time rainy, in relation to the drought, what is explained by the largest readiness of water of the soils. In medium terms, the accumulation of carbon in this place corresponds to 5,87 t C ha-1 ano -1. The variation of the concentration of CO2, showed a recurrent behavior, being observed an increase in the concentration during the night and a fast decrease after being born of the sun. A uncouplement among the inferior and superior levels of the canopy was also observed that indicate a larger influence biotic in the biosynthesis of the inferior levels of the forest and a larger atmospheric contribution for the levels of the cup of the trees.
Não foi encontrado o CPF do autor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Concentração de CO2"

1

Meli, Marco, ed. Le norme stabilite e infrante. Florence: Firenze University Press, 2018. http://dx.doi.org/10.36253/978-88-6453-777-1.

Full text
Abstract:
Le norme stabilite e infrante. Saggi italo-tedeschi in prospettiva linguistica, letteraria e interculturale raccoglie saggi di carattere linguistico-letterario che analizzano aspetti della scrittura di autori quali Vasari e Goethe, forme di comunicazione moderna, e aspetti teorici e normativi del linguaggio. Altri saggi si concentrano sull’opera di autori italiani del Novecento (Pirandello e Atzeni), indagandone la dimensione dell’intertestualità e polifonia dei linguaggi. Vengono inoltre studiati il rapporto tra poesia concreta e poesia visiva, nonché la tecnica espressiva del linguaggio in ambito cinematografico. Il volume si chiude con un’analisi delle caratteristiche della politica culturale di entrambi i paesi, illuminandone affinità e divergenze.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ciccarini, Marina, Nicoletta Marcialis, and Giorgio Ziffer, eds. Kesarevo Kesarju. Florence: Firenze University Press, 2014. http://dx.doi.org/10.36253/978-88-6655-572-8.

Full text
Abstract:
Questa raccolta di studi è dedicata a Cesare G. De Michelis per i suoi settant’anni. Vi hanno partecipato amici e allievi con il desiderio di richiamare il suo insegnamento e le sue ricerche, e insieme la varietà e l’ampiezza dei suoi interessi. Questo spiega l’eterogeneità dei contributi, che si concentrano in primo luogo intorno alla letteratura russa ma si allargano anche ad altre letterature slave, e poi alla storia russa, religiosa e non, ai rapporti culturali fra Italia e Russia, ad alcune pagine dell’antisemitismo moderno. Aprono il volume un profilo del festeggiato e la bibliografia, comprendente la sua vasta produzione scientifica e un fitto elenco di contributi di carattere pubblicistico in cui si rispecchiano il rigore dello studioso e la sua passione civile.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Zanetti, Melania. Dalla tutela al restauro del patrimonio librario e archivistico. Venice: Edizioni Ca' Foscari, 2018. http://dx.doi.org/10.30687/978-88-6969-215-4.

Full text
Abstract:
Il volume raccoglie gli atti di due convegni organizzati nel 2016 e nel 2017 dall’Università Ca’ Foscari in collaborazione con l’Università degli Studi di Padova e con l’Associazione Italiana dei conservatori e restauratori degli archivi e delle biblioteche (AICRAB). Il ritorno allo Stato nel 2015 delle funzioni di tutela dei beni librari, in precedenza delegate dallo Stato medesimo alle Regioni, è stato il tema del primo convegno ed è il filo conduttore delle riflessioni raccolte nella prima parte del volume. Esse si concentrano sull’organizzazione delle nuove Soprintendenze archivistiche e bibliografiche e sulle criticità comportate dalla riforma istituzionale. Il restauro, la più complessa tra le attività di conservazione del patrimonio storico, eppure irrinunciabile laddove la degradazione ne precluda la fruizione e ne metta a rischio la trasmissione al futuro, è stato l’argomento del successivo convegno. Nella seconda parte del volume, i diversi contributi riflettono sulle radici storiche e sull’evoluzione delle prassi di restauro del patrimonio manoscritto; si presentano inoltre alcuni casi di intervento metodologicamente esemplificativi, ponendo infine l’accento sull’apporto, oggi irrinunciabile, offerto dalla ricerca scientifica per migliorare la qualità degli interventi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Burroni, Luigi, ed. L'agenda del lavoro. Florence: Firenze University Press, 2005. http://dx.doi.org/10.36253/88-8453-281-7.

Full text
Abstract:
Questo volume raccoglie i migliori elaborati di tesi degli anni accademici 1999/00 e 2000/01 di studenti del Master Europeo in Scienze del Lavoro della Facoltà di Scienze Politiche "Cesare Alfieri" di Firenze. I contributi si concentrano sul tema del lavoro e della sua regolazione nei paesi europei, analizzando aspetti quali la flessibilità del lavoro, la formazione, le relazioni industriali aziendali, la responsabilità sociale delle imprese, la promozione della partecipazione al mercato del lavoro delle donne e dei disabili. Questi temi costituiscono dei punti di osservazione privilegiati per mettere in luce sia gli effetti di promozione del cambiamento del processo di integrazione politica europea sia il ruolo giocato dalla presenza di determinate architetture istituzionali relative ai sistemi di welfare, di regolazione dell'economia e del lavoro che continuano a essere differenti da paese a paese. Guardare a questa coesistenza tra stabilità e cambiamento con un approccio multidisciplinare e comparato come quello utilizzato nei lavori qui raccolti è come utilizzare un caleidoscopio che contribuisce a far luce sugli equilibri multipli e sui diversi percorsi di sviluppo che caratterizzano il cosiddetto "modello sociale europeo".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nigro, Giampiero, ed. Le crisi finanziarie. Gestione, implicazioni sociali e conseguenze nell’età preindustriale / The Financial Crises. Their Management, Their Social Implications and Their Consequences in Pre-Industrial Times. Florence: Firenze University Press, 2016. http://dx.doi.org/10.36253/978-88-6655-949-8.

Full text
Abstract:
L'attuale crisi finanziaria e la crisi monetaria dell'Unione Europea degli ultimi anni hanno condotto a una serie di studi analitici e altre pubblicazioni con un quadro di riferimento storico che, tuttavia, raramente va oltre il XIX e il XX secolo. Studi analoghi che si occupano di crisi finanziarie in tempi premoderni sono rari, tanto più quando si tratta di strategie di gestione delle crisi, delle conseguenze sociali e dello sfondo di queste crisi. Il volume si articola dunque intorno a questi temi principali: l’analisi delle crisi finanziarie, il ruolo dei (re)attori, la gestione delle crisi e il ruolo delle istituzioni. Sono qui presentati i risultati di ricerca del progetto bandito dalla Fondazione Istituto di Storia Economica “F. Datini” nel 2013 che si era posto come obiettivo, partendo da un approccio teorico sulle cause e i percorsi delle crisi finanziarie e le loro conseguenze economiche e sociali nel contesto dello sviluppo economico, quello di dimostrare o negare la significatività delle "teorie sulle crisi" del periodo pre-industriale. Se le conseguenze economiche delle crisi finanziarie sono ben note (i fallimenti delle imprese, le crisi commerciali e la depressione, le inadempienze e i crolli nelle reti dei pagamenti senza contanti, e la loro influenza sull’intero ciclo economico delle economie prese in considerazione), più sfumata risulta la visione del comportamento dell'individuo, o dell’intera società, che agisce economicamente in tempi di crisi finanziaria. Negli ultimi anni, il dibattito scientifico si è concentrato sulla questione di come agiscono o reagiscono gli homines oeconomici durante le crisi finanziarie. Dal punto di vista di casi studio del periodo pre-industriale, diventa chiaro che il ruolo dell'individuo è sostanzialmente più importante e grave sia per l’occorrenza della crisi sia per i tentativi di superarla, più di quanto appaia (ammesso che appaia) da ricerche precedenti. Infine, i contributi hanno indagato sulla gestione delle crisi in tempi di turbolenze finanziarie. L'analisi della gestione delle crisi in epoca pre-industriale può costituire infatti un essenziale passo avanti nella nostra comprensione della gestione della crisi attuale.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Delard R., Claudia, Ricardo Eduardo Jara Muñoz, Freddy Luis Mora Poblete, and Sandra Perret. Monografía de Acacia saligna (Labill.) H. Wendl. INFOR : FDI : CORFO, 2001. http://dx.doi.org/10.52904/20.500.12220/846.

Full text
Abstract:
La forestación con arbustos forrajeros ha sido el sustento de las estrategias de desarrollo implementadas para el sector rural de las zonas áridas y semiáridas del país. Sin embargo, los recursos se han concentrado casi en su totalidad en la especie Atriplex nummularia, haciéndose indispensable el contar con opciones productivas de manera de minimizar los riesgos asociados a los monocultivos y permitir diversificar el recurso y los potenciales usos de éste. Acacia saligna corresponde a la opción productiva capaz de servir como fuente alimenticia suplementaria para el ganado caprino de la región de Coquimbo, especialmente en períodos prolongados de sequía, permitiendo diversificar las masas arbustivas de la región, mejorar eficientemente la fertilidad de la pradera natural, y generar material leñoso para uso combustible de las familias campesinas. Estas propiedades hacen que la especie sea atractiva para el pequeño propietario e igualmente para las sociedades ganaderas a gran escala.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Relatos de Experiências em Engenharia de Produção 2021. Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2021. http://dx.doi.org/10.14488/encep.9786588212011.

Full text
Abstract:
Nesta terceira edição do relato de experiência a Comissão Local Organizadora e Científica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi a responsável por operacionalizar a confecção deste com o apoio da Diretoria da ABEPRO. Os objetivos são: • promover e incentivar experiências inovadoras na área de Educação em Engenharia de Produção no Brasil; • proporcionar um espaço para compartilhar experiências e construir conhecimentos que contribuam para a divulgação, replicação e desenvolvimento destas práticas. Após um ano de grandes transformações devido à pandemia da Covid-19, na rotina e nas práticas do ensino, compartilhar experiências de soluções em meio a problemas críticos da Educação em Engenharia de Produção, no âmbito da graduação e da pós-graduação, contribuem para o ENCEP, além de disponibilizar a possibilidade de permitir o compartilhamento e a formalização destes conhecimentos. Foram apresentados quatorze relatos, compreendendo as temáticas: • Vocação, ingresso e acolhimento; • Aplicação de metodologias ativas; • Integração graduação x pós-graduação; • Inovação e empreendedorismo; • Internacionalização; • Formação continuada e acompanhamento dos egressos. • Desafios da educação em tempos de pandemia • Educação a distância na Engenharia de Produção: sucessos e desafios Mais uma vez a temática internacionalização não teve relato submetido. Havendo uma concentração no foco de desafios da educação em tempos de pandemia e educação a distância na Engenharia de Produção. A Comissão Local Organizadora e Científica primeiramente agradece todo apoio da Diretoria da ABEPRO e consideramos que os Relatos de Experiência se consolidaram como uma excelente prática do ENCEP. Agradecemos a todos os autores que dedicaram parte de seu tempo para descrever e compartilhar suas experiências e aos avaliadores que propiciaram melhorias nos relatos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Orrego Arismendi, Juan Carlos. Indios de papel. Aproximaciones a la novela de tema indígena en Antioquia. Fondo Editorial FCSH, 2020. http://dx.doi.org/10.17533/978-958-5596-74-0.

Full text
Abstract:
De la novela de tema indígena puede decirse que es uno de los filones más visibles de la literatura latinoamericana, y frente a su estudio crítico puede concluirse que se ha consolidado en la obra de autores que, como José Carlos Mariátegui y Antonio Cornejo Polar, son hoy grandes referentes del pensamiento social. Con todo, la apropiación especializada del tema aqueja algunos problemas. Uno de ellos remite a la terminología empleada para describir y clasificar las novelas: no parece haber consenso sobre lo que podría entenderse por indigenismo, y lo mismo puede decirse de otros términos usados para distinguir las novelas según el grado de su proximidad o de su intención reivindicatoria respecto al universo indígena. Pero quizá no sea esa la dificultad cuya solución es más apremiante, pues, para cualquier estudio localizado, siempre será un conveniente punto de partida entender las obras recopiladas como novelas de tema indígena. Más problemático es el alcance de la iluminación crítica o, más exactamente, la manera como esta ha conformado sus corpus. Las novelas colombianas suelen no ser consideradas en los estudios sobre el indigenismo latinoamericano, los cuales se han concentrado en las ficciones que tienen como escenario a las sierras andinas y las tierras bajas de Ecuador, Perú y Bolivia. Pero la vida indígena que tiene lugar en espacios como esos ha sido, también, tema frecuente de la novela colombiana, y e incluso puede decirse lo mismo si apenas se considera la producción de una región particular del país. Los escritores antioqueños, por ejemplo, han publicado novelas de tema indígena al menos desde 1896, y ha ocurrido así hasta nuestros días. El presente libro pretende hacerlo patente, y no solo con la idea de llamar la atención sobre unas obras injustamente excluidas como objeto de la reflexión crítica continental: también lo hace –o sobre todo– con el propósito de aportar inventarios, datos y reflexiones que puedan dar pie a un estudio sistemático de la novela de tema indígena por parte de los mismos académicos colombianos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sepúlveda, Jovanny. Emociones y liderazgo en el desempeño laboral y el emprendimiento. CUA - Medellin, 2020. http://dx.doi.org/10.52441/ciadcon202003.

Full text
Abstract:
Es un enorme agrado presentar esta obra, producto de las disertaciones de expertos en áreas de ingeniería, humanidades y ciencias sociales, ciencias económicas, administrativas y contables, pedagogía, neuropsicología, comportamiento y aprendizaje; quienes de forma magistral han concentrado constructos de forma interdisciplinar para generar conocimiento de vanguardia aplicado a dichas áreas. Además de apreciar el trabajo de esta compilación, debo precisar que el mismo proporciona información sucinta de un sinnúmero de acontecimientos del quehacer organizacional, lo que permite al lector y lo invita a transitar en temas como el estrés y la depresión que afectan el estado de ánimo a profesores universitarios de la ciudad de Medellín, aportando estrategias claras para el mejoramiento del desempeño académico, la calidad de vida y la productividad de dicho grupo de estudio. También deja evidencia de cómo la telemedicina y la telepsicología se pueden convertir en estrategias útiles para prevenir y tratar las conductas depresivas que afectan al público en general, lo cual impacta en el desempeño laboral, en especial en momentos de crisis. En este momento de pandemia por Covid-19, algunos discursos dejan entrever la necesidad de definir el rol que espera el mundo de sus líderes, desde actuar con una perspectiva humana hasta guiar participativamente en la reconfiguración del mundo globalizado con responsabilidad social e invita a que los líderes que guían las instituciones de educación superior (IES), actúen con probidad y mantengan un acercamiento con sus egresados, a fin de construir con una mirada colectiva los cambios que el sector educativo demanda actualmente. Dicha demanda ha puesto foco en la prioridad que se tiene acerca de las competencias digitales, especialmente en los docentes universitarios, y cómo estos deben ser motivados para que impacten de manera positiva en los indicadores de desempeño laboral; ya que han tenido que responder de manera emergente con la llegada del Covid-19 al mundo. Por otro lado, han dejado evidencia acerca de cómo algunas empresas han incursionado en la construcción de plataformas que facilitan el quehacer docente, herramientas que apoyan las competencias funcionales del docente y, a su vez, ayudan a mitigar el síndrome de Burnout en los principales actores del ecosistema educativo. Se exhibe otro discurso sobre las formas poco equitativas e igualitarias a la que la comunidad LGBTI se ha visto enfrentada a la hora de buscar empleo en Medellín, discurso que pretende dejar prueba de las razones por las cuales la comunidad LGBTI sufre discriminación y es vulnerada. En cuanto a características grupales, la generación “Y” o generación millennials, no escaparon de la mirada investigativa, y se les relacionaron sus características neurocognitivas con la capacidad para el diseño, ejecución y seguimiento de los procesos empresariales a pesar de su inestabilidad laboral, la cual suma de manera importante al indicador rotación de personal de las organizaciones. En otro contexto, y no menos importante, se da prueba de las implicaciones legales negativas y los efectos en la consecución de recursos monetarios que una microempresa puede encarar por la no adopción de las normas internacionales de información financiera (NIIF), así como de los desaciertos que las empresas en general pueden tener por no conocer los procedimientos de internacionalización y de acompañamiento que debe seguir cuando deciden exportar y crecer. Además de su sencillez, la obra permite que los lectores sin conocimientos específicos del tema puedan comprender sin mayores dificultades cómo pueden articular una serie de sugerencias, competencias, habilidades, procesos y tecnologías en sus organizaciones. Agradezco el espacio para compartir con los lectores mi sentir de la obra y poder recomendarla.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Jovic, Sebastián Miguel. Geología y metalogénesis de las mineralizaciones polimetálicas del área El Tranquilo (Cerro León), sector central del Macizo del Deseado, provincia de Santa Cruz. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP), 2010. http://dx.doi.org/10.35537/10915/4346.

Full text
Abstract:
La presente investigación tiene como eje principal el estudio detallado de las mineralizaciones y la geología de un área del Macizo del Deseado con características geológicas y metalogénicas únicas. La elección del área del El Tranquilo o también conocido como “anticlinal” El Tranquilo, como zona de estudio, se ha basado en el reducido conocimiento y la presencia características atípicas en las mineralizaciones y la escasa representación, en el Macizo del Deseado, de las rocas y unidades geológicas aflorantes. La investigación ha sido realizada en tres etapas: una primera con recopilación de antecedentes y trabajo de campo, una segunda analítica con trabajos de laboratorio y una tercera etapa interpretativa. Se realizó el procesado de imágenes satelitales (TM, SPOT, IKONOS) y se ejecutaron mapeos geológico-estructurales de detalle y semidetalle (con elaboración de una cartografía digital), descripción de testigos de sondeos (gran parte de los 30.000 metros de las perforaciones ejecutadas en la propiedad minera), se realizaron estudios petrográficos, calcográficos, de rayos X, determinaciones geoquímicas, estudios de inclusiones fluidas, de microscopía electrónica, microsonda electrónica, determinaciones geocronológicas y análisis de isótopos estables e inestables. Además se participó de otros trabajos complementarios realizados durante las distintas etapas de exploración minera, tales como geoquímica de suelos, muestras de trincheras y relevamientos magnetométricos y geoeléctricos terrestres y la interpretación, para la zona de trabajo, de estudios previos de magnetometría aérea y líneas sísmicas. El área del “anticlinal” El Tranquilo, está caracterizada por la presencia de rocas y unidades geológicas con escasa representación en el Macizo del Deseado, y representa una “ventana geológica” que permite el estudio del intervalo Triásico superior - Jurásico inferior, períodos que se encuentran poco expuestos en esta provincia geológica. La secuencia estratigráfica de este sector se inicia con las sedimentitas continentales, areniscas a areniscas conglomerádicas con intercalaciones de pelitas, del Grupo El Tranquilo, del Triásico medio a superior (Jalfin y Herbst 1995). Por encima, se presentan las rocas volcaniclásticas de la Formación Roca Blanca (Herbst, 1965), del Jurásico inferior. Esta es la litología más desarrollada en el área y está compuesta por tufitas, areniscas y sabulitas ricas en componentes volcánicos. Intruyendo a las sedimentitas continentales y a las tufitas, se disponen rocas básicas a intermedias del Jurásico inferior, que se presentan como filones capa de diabasa en el sector este del área y como pórfidos andesíticos de formas subcirculares en el sector noroeste, de la Formación Cerro León (Panza, 1995 y de Barrio et al., 1999). En los sectores norte y noreste del área afloran volcánitas del Jurásico medio a superior, basaltos y andesitas de la Formación Bajo Pobre, y en el sector sudoriental pequeños asomos de ignimbritas riolíticas del Grupo Bahía Laura (Panza, 1995). Estas unidades se encuentran parcialmente cubiertas por el Basalto Las Mercedes del Cretácico superior y el Basalto Cerro del Doce correspondiente al Eoceno (Panza, 1982) y finalizan esta secuencia sedimentos modernos, aluviales, coluviales y de bajos. En la presente investigación se determinó la presencia de niveles ignimbríticos ácidos y coladas basálticas intercaladas en las tufitas de la Formación Roca Blanca. A partir de las edades obtenidas, relaciones estratigráficas y composición se desvincula a los intrusivos dioríticos de la Formación Cerro León y se los asocia con el magmátismo de la Formación La Leona (Jurásico inferior). Los basaltos aflorantes en el área presentan características de basaltos continentales que se corresponden a los primeros indicios del magmatismo sinextensional jurásico y representan magmas básicos de origen mantélico que alcanzaron la superficie. Se los desvinculan de la Formación Bajo Pobre por ser ligeramente más antiguos al estar intercalados entre las tufitas de la Formación Roca Blanca (Jurásico inferior) y por presentar diferentes características isotópicas y petrogenéticas. Se define así una nueva unidad formacional para estas rocas denominándolas Formación El Piche. Los pórfidos andesíticos de la Formación Cerro León y las andesitas de la Formación Bajo Pobre presentan similitudes geoquímicas, isotópicas, petrogenéticas y edades semejantes, por lo que se interpreta un mismo origen para estas rocas, siendo los pórfidos andesíticos partes de los conductos de emisión de las coladas andesíticas. A diferencia del resto del Macizo del Deseado donde predomina casi por completo deformación con comportamiento netamente frágil, en el área de estudio se reconoció deformación tanto dúctil como frágil en las secuencias triásicas y jurásicas. Los rasgos estructurales más sobresalientes son: un domamiento regional de entre 15 a 20 km de diámetro, definido por Di Persia (1956) como “anticlinal” El Tranquilo, domamientos y plegamientos con dimensiones menores a 1 km localizados dentro de la antiforma regional, un sistema de fracturas radiales asociado al domamiento y la falla El Tranquilo con un sistema de vetas controladas por fallas. Se determinó que el “anticlinal” El Tranquilo, se formó por el emplazamiento de un cuerpo intrusivo no aflorante del orden de 8 a 10 Km de diámetro y profundidad mínima hasta su techo de 1400 m, subyaciendo al Grupo El Tranquilo y a la Formación Roca Blanca, y generando por su intrusión, el domamiento regional y los domamientos y plegamientos con dimensiones menores a 1 km localizados corresponde a una deformación producida por lacolitos o stocks no aflorantes. En el área de estudio se reconocieron gran cantidad de mineralizaciones, las que totalizan ~80 km lineales de vetas, ubicadas principalmente en el sector central del área. Las vetas se concentran hacia el este de la estructura regional, la falla El Tranquilo, son subparalelas a esta estructura y están emplazadas en las tufitas de la Formación Roca Blanca y pelitas y areniscas del Grupo El Tranquilo. Se han discriminado dos tipos distintos de vetas según su composición y expresión superficial, vetas formadas por importantes zonas de oxidación que representan la expresión superficial de vetas de sulfuros, y vetas, brechas hidrotermales, vetillas y stockworks formados principalmente por cuarzo. A partir de las distintas características observadas y datos obtenidos (composición, signatura geoquímica, mineralogía, datos de inclusiones fluidas, isótopos, controles estructurales y litológicos y edades) se ha podido diferenciar dos estilos de mineralización. La mineralización polimetálica que presenta una compleja mineralogía de sulfuros asociada a una signatura geoquímica de In, Cu, Au, As, Sn, W, Bi, Zn, Pb, Ag, Cd y Sb. Las temperaturas y salinidades de los fluidos indican un sistema epitermal para la formación de estas vetas. Su génesis esta vinculada a los cuerpos intrusivos dioríticos reducidos por sedimentos ricos en materia orgánica, concentrando en los fluidos hidrotermales In, Sn, Ag, W, Bi. Se define a esta mineralización como un depósito epitermal vetiforme polimetálico rico en In semejante a los depósitos de Japón y Bolivia. Las características de esta mineralización y la edad Jurásica inferior (193 Ma) confirman la presencia de un nuevo tipo de deposito epitermal que difiere del clásico modelo de baja sulfuración del Macizo del Deseado y que no se encuentra asociado al importante volcanismo bimodal del Jurásico medio a superior (Complejo Bahía Laura), como la mayoría de las mineralizaciones del Macizo del Deseado. Este hecho potencia el hallazgo de otros tipos de depósitos epitermales polimetálicos, asociados a otras rocas y con diferentes asociaciones metalogénicas. La mineralización argentífera está formada por cuarzo, carbonatos y en menor medida sulfuros y sulfosales con una signatura geoquímica de Ag (Au), Pb, Cu y Zn. Las temperaturas y salinidades de los fluidos indican un sistema epitermal para la formación de estas vetas. Su génesis está vinculada al magmatismo intermedio de las Formaciones Cerro León y Bajo Pobre, atribuyéndole una edad Jurásica media (168 Ma). Según sus características esta mineralización puede ser definida como un depósito epitermal de sulfuración intermedia. Esta mineralización también representa una variación en el modelo de baja sulfuración del Macizo del Deseado, pero está genéticamente asociada al volcanismo bimodal del Complejo Bahía Laura (Fm. Bajo Pobre) por lo que podría incluirse dentro de las mineralizaciones de la Provincia auroargéntifera del Deseado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Concentração de CO2"

1

Lisangela, Bagatini, Azevedo Gabriela Diersmann, and Anna Voltaire Sant’. "INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE SECAGEM NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E NUTRICIONAIS DO BAGAÇO DE CERVEJA." In CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DO CAMPO À MESA, 184–98. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-00-3.v.2.184-198.

Full text
Abstract:
O bagaço de malte, considerado o maior resíduo sólido cervejeiro é conhecido por conter ricos componentes que permanecem inexplorados durante o processamento. Tendo em vista seu alto teor de umidade, este estudo avaliou os efeitos da secagem sobre características tecnológicas e nutricionais importantes para a indústria alimentícia. Avaliou-se a influência do processo de secagem por convecção natural, entre 60 e 100 ºC, na concentração de polifenóis totais, flavonóis, ésteres tartáricos, compostos com atividade antioxidante, pH, cor e capacidade de retenção de água e óleo do bagaço de malte proveniente do processo de produção da cerveja Pilsen. Amostras liofilizadas foram usadas para comparação. Amostras secas à 60 °C e 80 ºC apresentaram maior concentração de polifenóis totais, flavonóis, ácidos fenólicos e compostos com capacidade de eliminar radicais livres. O pH encontrado variou entre 5,0 e 5,6. Nenhuma das temperaturas empregadas impactaram em alteração significativa no parâmetro de cor em relação às amostras liofilizadas. A capacidade de retenção de água do bagaço de malte seco foi maior que a de óleo. Os resultados indicam que sua secagem a 80 ºC é a melhor alternativa por manter características funcionais do resíduo e apresentar maior eficiência do processo em termos de tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lopo, Alexandre Boleira. "CURVA DE KEELING - A MEDIDA DA CONCENTRAÇÃO DE DIÓXIDO DE CARBONO – CO2 – NA ATMOSFERA: UM ENSAIO DE MODELAGEM VIA MÉTODO UNIVARIADO SARIMA." In Geociências: Estabelecimento e Evolução da Civilização Humana 3, 31–46. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9602117034.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bazana, Simone de Lima, Flavia Sayuri Arakawa, Raquel Gutierres Gomes, and Rosângela Bergamasco. "USO DE CARVÃO ATIVADO VEGETAL PARA REMOÇÃO DE ZINCO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO." In AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA E MUNICÍPIOS LIMÍTROFES, 60–65. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060704.

Full text
Abstract:
Esse trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do processo de filtração, utilizando carvão vegetal de coco de dendê e babaçu para remoção de zinco em água destinadas para o consumo humano. A água foi padronizada com aproximadamente 10mg/L ZnCl2 utilizando separadamente como adsorventes 140 g carvão coco de dendê e babaçu para cada filtro, os testes foram realizados em duplicatas. A água padronizada foi filtrada nos adsorventes utilizando um formato de modelo de filtros convencional, e amostras foram coletadas antes e após a filtração. As amostras coletadas foram concentradas em chapa aquecedora utilizando solução de ácido nítrico posteriormente foram analisados os parâmetros de cor aparente, turbidez, pH, cloro livre e concentração de zinco. As análises dos íons metálicos foram realizadas por espectrometria de absorção atômica com atomizador de chama.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Jefferson Barbosa da, and Jales Teixeira Chaves Filho. "PERCEPÇÃO DA DORMÊNCIA E LONGEVIDADE EM SEMENTES DE COPAIFERA LANGSDORFFII DESF. (FABACEAE – CAESALPINIOIDEAE) ARMAZENADAS EM BANCO DE SEMENTES." In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia, 63–70. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.63-70.

Full text
Abstract:
A espécie arbórea neotropical Copaifera langsdorffii é uma das mais comuns nas florestas de galeria. Conhecida popularmente como copaíba, pode atingir até 35 metros de altura, distribuindo-se por todo território brasileiro. C. langsdorffii é apresentada na literatura cientifica de duas maneiras diferentes, e acordo com seu desempenho germinativo. Diversos trabalhos sugerem tratamentos de superação de dormência, enquanto outros afirmam que não é imprescindível de determinados tratamentos. Objetivo: o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de germinação da espécie Copaifera langsdorffii em sementes estocadas e avaliar a superação da dormência e o vigor das sementes de Copaifera langsdorffii associando tratamentos de escarificação mecânica e física. Método: o delineamento utilizado foi inteiramente casualizado em arranjo fatorial 6x3x5, (seis tratamentos, três armazenamentos e cinco repetições), sendo a unidade experimental representada por uma placa de Petri contendo sete sementes. Os tratamentos propostos foram: controle (T1); choque térmico (úmido), com água nas temperaturas de 60°C (T2) e 100°C (T3), imersas até alcançar temperatura ambiente; escarificação mecânica com lixa de parede (T4); escarificação química, com ácido sulfúrico em dois (2) tempos diferentes, os quais foram cinco (5) (T5) e dez (10) minutos (T6), respectivamente, seguida de lavagem em água corrente. Resultados: a germinação de C. langsdorffii iniciou-se a partir do 11º, havendo variação entre os armazenamentos. Foi observado que a germinação mais tardia foi em T1 (controle) recém-coletadas e T6 (escarificação química com H2SO4 concentrado a 10 minutos) armazenadas em freezer. Foi observado que em sementes armazenadas em freezer, choque térmico a 100 °C favoreceu a germinação das sementes; em sementes recém-coletadas, o choque térmico a 100° C favoreceu a germinação das sementes; enquanto em sementes armazenadas em prateleira foi obtida baixa taxa de germinação destacando o escarificação química com ácido sulfúrico a 98% por cinco (5) minutos. O armazenamento teve um efeito positivo na germinação quando associado aos tratamentos pré-germinativos. Conclusão: a espécie apresenta dormência física causada pela impermeabilidade do tegumento e existe ainda registros sobre dormência ocasional, causada pela presença de cumarina no tegumento, cuja concentração diminui à medida que as sementes amadurecem. Tratamentos como controle, choque térmico a 100°C e escarificação química H2SO4 concentrado a 5 minutos foram os mais eficientes na quebra da dormência. A espécie necessita de mais estudos em relação a dormência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Andrade, Fabrícia S., Pablícia O. Galdino, and Myrian S. G. Araújo. "ESTUDO DO PROCESSO DE DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA EM FATIAS DE ABACATE." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539626.19.

Full text
Abstract:
Buscando facilitar a procura dos consumidores por alimentos mais saudáveis, a desidratação osmótica proporciona o desenvolvimento de produtos prontos para o consumo com qualidades nutricionais e sensoriais atrativas. A desidratação osmótica aplicada às fatias de polpa de abacate apresenta um produto novo, com uma proposta de alimento funcional. Nesse contexto, foi realizada a caracterização físico-química do abacate in natura, e utilizada a metodologia de planejamento fatorial 22 com 3 repetições no ponto central para avaliar a influência das variáveis: concentração de sacarose (40, 50 e 60 °Brix) e temperatura de desidratação (25, 35 e 45°C) sobre as variáveis de resposta: perda de massa, perda de água e ganho de sólidos no processo de desidratação osmótica das fatias de abacate. Os resultados demostraram que a melhor condição de processo em que resultou na maior perda de água, maior perda de massa e maior ganho de sólidos foi resultantes do ensaio em que se utilizou a menor concentração de sacarose (40°Brix) e maior temperatura (45°C). As variáveis independentes concentrações de sacarose e temperatura influenciaram significativamente a perda de água das fatias durante o processo. Entretanto, para a perda de massa e ganho de sólidos, essas variáveis independentes não exerceram influência significativa a 95%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cunha, Fernando E. T., Maria I. C. Ferreira, Rafael S. Cruz, Maria J. G. Ferreira, Clarissa M. Aquino, and Francisco E. A. Magalhães. "POTENCIAL ANTIBACTERIANO IN VITRO E TOXICOLÓGICO IN VIVO DAS FOLHAS DO JAMBO VERMELHO (Syzygium malaccensis, Myrtaceae) FRENTE A ZEBRAFISH (D. rerio) ADULTO." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539626.26.

Full text
Abstract:
Este trabalho reporta o potencial antibacteriano in vitro e toxicológico in vivo das folhas do jambo (Syzygium malaccense) frente a zebrafish (Danio rerio) adulto (ZFa). As folhas de jambo foram submetidas a desidratação (35 ± 2°C) por 24 horas, trituração e posterior extração de metabólitos por decocção, infusão e maceração com água destilada. Os extratos obtidos foram liofilizados e submetidos a análise de atividade antibacteriana in vitro frente a Gram-negativas (Escherichia coli ATCC 25922, Salmonella Enteritidis IAL 1132) e Gram-positivas (Listeria monocytogenes ATCC 19115 e Staphylococcus aureus ATCC 27664), bem como ao potencial toxicológico in vivo frente ao ZFa. O extrato obtido por infusão se mostrou mais promissor, pois apresentou concentração mínima bactericida (CMB) e concentração mínima inibitória (CMI) com maior potencial frente às gram- positivas (CMB - 6,25 e CMI - 6,25 mg/ml), bem como às gram-negativas (CMB - 25,0 e 3,125 e CMI - 3,125 mg/ml). Todos os extratos testados não se mostraram tóxicos frente ao zebrafish adulto e não alteraram o sistema locomotor dos mesmos. Desta forma, conclui-se que o extrato aquoso das folhas do jambo vermelho (Syzygium malaccense) obtido por infusão é seguro e pode ser utilizado como conservante natural com maior ação antibacteriana. Este trabalho nos conduz a novos estudos de isolamento e caracterização de princípios bioativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Igor H. L., and Calionara W. B. Melo. "CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DAS PIRAZINAS NO AROMA DOS ALIMENTOS: UMA REVISÃO." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539626.14.

Full text
Abstract:
As pirazinas pertencem a uma classe de compostos voláteis que constituem o aroma de diversos alimentos e bebidas, contribuindo com notas de odor diversas, como pungência, doce, avelã, floral, torrado, caramelo, nozes, semelhantes ao café, cacau e amêndoas. Elas podem ser produzidas naturalmente nos alimentos, formadas a partir do tratamento térmico ou por meio de microrganismos, aumentando sua concentração em matrizes alimentícias de acordo com o grau de torrefação. Portanto, essa revisão tem como objetivo discutir dados já reportados na literatura sobre as características sensoriais desses compostos que compõem o aroma dos alimentos submetidos ao processo de torra ou cocção, assim como também a descrição dos principais métodos de análise dessas substâncias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Franco, Matheus Henrique Macedo, and Yara Campos Miranda. "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AR NA CIDADE DE SOROCABA – SP: UMA ABORDAGEM SOBRE AS PARTÍCULAS INALÁVEIS (MP 10)." In Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meio Ambiente - Vol. I, 167–79. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060812.

Full text
Abstract:
O aumento das fontes de emissão e da concentração dos poluentes atmosféricos nos últimos anos têm acarretado diversos impactos na sociedade e no meio ambiente, levando pesquisadores a estudar os fenômenos que influenciam a sua quantidade na atmosfera. Neste contexto, este artigo tem como objetivo analisar o efeito das variáveis meteorológicas na concentração de material particulado menor que 10 µm (MP₁₀) na cidade de Sorocaba-SP. Para tanto, foram analisados dados meteorológicos (precipitação, umidade relativa, velocidade do vento e temperatura) de maio de 2019 a maio de 2020 obtidos pelo banco de dados do INMET e associados aos índices de MP₁₀ fornecidos pela plataforma online do QUALAR. Com a análise dos índices de MP₁₀ observou-se que a cidade de Sorocaba está situada em sua maioria na categoria “Boa” de qualidade do ar segundo a resolução CONAMA 491/2018 o que pode estar relacionado a qualidade da arborização urbana do local. Ainda, a partir da construção dos gráficos de relação dos parâmetros e a análise da correlação de Pearson foi constatado que a umidade relativa e temperatura são os fatores mais relevantes na dispersão do material particulado. Desta forma, ressalta-se a importância do monitoramento da qualidade do ar para subsidiar políticas públicas que garantam a qualidade ambiental das cidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Layane Rosa da, Silva, Oliveira Antonio Alef Pereira de, Lafia Aliou Toro, Domingos José Douglas Bernardino, and Beltrão Fabiana Augusta Santiago. "DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE SORVETE SIMBIÓTICO COM SORO DO LEITE E EXTRATO DE SOJA." In CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DO CAMPO À MESA, 49–62. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-00-3.v.2.49-62.

Full text
Abstract:
O consumidor entende que alimentação saudável envolve a escolha de alimentos que, ao mesmo tempo, são capazes de fornecer os nutrientes necessários ao organismo e minimizar o risco de doenças. Portanto oobjetivo desse estudo foi desenvolverum sorvete simbiótico com soro do leite e extrato de soja,e realizar a caracterização físico-química.Assim, com o objetivo de atender as expectativas dos consumidores em consumir um alimento funcional e nutritivo. O sorvete desenvolvidoe analisadofoi adicionado uma concentração de 10% de soro do leite e 10%, 15% e 20% de extrato de soja.As análises físico-químicas realizadas seguiram a metodologia proposta pelo Instituto Adolfo Lutz, a saber: determinação de sólidos solúveis totais, lactose, determinação da acidez com resultados expressos em g de ácido lático por cento, e determinação de gordurapor Soxhlet.Os resultados mostraram valores diferentes para os diferentes tratamentos com exceção do teor de sólidos solúveis (°Brix), que correspondem a 1,20 em todos os tratamentos.Com relação aos resultados de gordura a formulação 3, corresponde ao maior percentual com 52, 33%. Os alimentos adicionados de microrganismos probióticos estão sendocada vez maisconsumidos, principalmente devido aos efeitos benéficos atribuídos a esses microrganismos. Pesquisas já feitas, informam que a administração de ingredientes probióticos e prebióticos na alimentação resultam em efeitos benéficos à saúde do consumidor. O sorvete, é uma opção promissora para o desenvolvimento do produto funcional proposto. Os resultados deste trabalho podem contribuir para o desenvolvimento de novos produtos para a indústria alimentícia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fonseca, Jussara Gonçalves, Fabricio Fagundes Pereira, Munir Mauad, Silvana de Paula Quintão Scalon, and Rosilda Mara Mussury. "A AÇÃO DOS EXTRATOS METANÓLICOS DE STRYPHNODENDRON ADSTRINGENS (MART) COVILLE SOBRE ALIMENTAÇÃO E REPRODUÇÃO DE PLUTELLA XYLOSTELLA L. (LEPIDOPTERA:PLUTELLIDAE)." In Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meo Ambiente - Vol. II, 91–102. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060906.

Full text
Abstract:
Esperando encontrar, na biodiversidade do Cerrado, plantas com potencial inseticida, buscamos espécies vegetais que ocorrem abundantemente e entre elas Stryphnodendron adstringens (Mart) Coville, tem sido utilizada para diversos fins no Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. O objetivo foi analisar o efeito de extratos metanólico de folhas e casca do caule de barbatimão sobre a alimentação e oviposição de Plutella xylostella. L. durante a fase imatura do desenvolvimento do inseto. Foi avaliado a preferência alimentar de larvas, supressão de oviposição e viabilidade dos ovos nas concentrações de 0,5 mg/mL; 1,0 mg/mL e 1,5 mg/mL e realizado o screening fitoquimico do extrato. A preferência alimentar de P. xylostella por folhas de couve tratadas com o extrato metanólico da folha e casca do caule de S. adstringens na concentração de 1,5 mg/mL foi reduzida. Quanto a supressão de oviposição de P. xylostella todos os extratos foram antixenóticos sendo que para o extrato metanólico nas concentrações de 1,0 mg/mL e 1,5 mg/ mL observou-se menor número de ovos e larvas eclodidas. Pelo screening fitoquímico foi constatada a presença de taninos, saponinas, esteróides, terpenos, alcalóides e flavonóides nos extratos tanto nas folhas como na casca e atribui-se a essas classes de compostos, com destaque aos taninos o efeito antixenótico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Concentração de CO2"

1

Ronquim, C. C., and J. C. Ronquim. "Concentração de CO2 e Potencial Hídrico Foliar em Coffea arabica." In II Inovagri International Meeting. Fortaleza, Ceará, Brasil: INOVAGRI/INCT-EI/INCTSal, 2014. http://dx.doi.org/10.12702/ii.inovagri.2014-a143.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues, Caio Castro, William De Brito Pantoja, Otavio André Chase, Antônio Thiago Madeira Beirão, José Felipe De Almeida, and Katiane Pereira da Silva. "Desenvolvimento de um Sistema Computacional Embarcado para Monitoramento de CO2 in Situ." In Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2021.15736.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema capaz de medir CO2 de forma autônoma in situ, baseado no uso da plataforma NodeMCU e do sensor MH-z19. Um App em tecnologia Blynk foi desenvolvido para exibir os dados de concentrações de CO2 em ppm com pontos de coletas georreferenciados, essas informações foram guardadas em um digital cloud. Foi realizado um experimento para determinar a concentração de CO2 em ruas movimentadas de Belém – PA, os resultados apresentaram a Av. Almirante Barroso como a via com maiores níveis de dióxido de carbono.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Azevedo, Rafaele Loureiro de, José Procópio Moreno Senna, and Álvaro Paiva Braga De Sousa. "SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA OBTENÇÃO DE ANTICORPO MONOCLONAL MURINO ANTI-PBP2A DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS RESISTENTE À METICILINA (MRSA) EM HIBRIDOMAS." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1389.

Full text
Abstract:
Introdução: Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) é um dos principais patógenos envolvidos em infecções nosocomiais, levando a altas taxas de morbidade e mortalidade em hospitais em todo o mundo. O anti-PBP2a é um anticorpo monoclonal (mAb) contra uma proteína de superfície do MRSA. Este mAb é produzido em sistemas de cultura de células animais, usando linhagem de células de hibridoma. A suplementação do meio de cultivo com componentes variados para o metabolismo celular está associada ao aumento da densidade celular e à obtenção do produto de interesse com qualidade. Objetivos: Estudar o aumento da produção do anticorpo monoclonal anti-PBP2a secretado por células de hibridoma. Materiais e métodos: Seis suplementos nutricionais comerciais, chamados de Cell Boosters (CB1, CB2, CB3, CB4, CB5 e CB6 / Cytiva®), foram preparados na concentração 10g/L em Meio Dulbecco MEM (DMEM) acrescido de 10% de soro fetal bovino (SFB). As células foram preservadas em nitrogênio líquido a -196°C. Após o descongelamento, foram cultivadas em frascos T25 cm2 contendo DMEM com 10% (v/v) SFB, volume de trabalho 5 mL, 2 mM Glutamina e mantidas a 37°C em atmosfera úmida de 5% CO2. Para os experimentos, os Cell Boosters foram inoculados em 10% (v/v) no dia 0 das culturas celulares. A quantificação do mAb anti-PBP2a foi realizada por imunoensaio enzimático direto (ELISA). Resultados: No final de cada cinética, verificou-se a concentração de anticorpos monoclonais do controle (42,5ug/mL) e dos suplementos CB3, CB5 e CB6 (55,2ug/mL, 49,9ug/mL e 51,6ug/mL), indicando um aumento de cerca de 30%, 17,5% e 21,5% na produção de mAb, respectivamente. Conclusão: Os suplementos 3, 5 e 6 aumentaram a produção do mAb, no entanto, o CB3 é mais relevante para melhorar a proliferação celular e concentração anti-PBP2a, principalmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

BRAZ, R. S., A. C. OLIVEIRA, F. I. F. OLIVEIRA, J. M. G. PEREIRA, A. L. R. NEVES, and C. F. LACERDA. "EFEITOS DA SALINIDADE E ADUBAÇÃO NITROGENADA SOBRE CONDUTÂNCIA ESTOMÁTICA E CONCENTRAÇÃO INTERNA DE CO2 NO MILHO." In IV Inovagri International Meeting. Fortaleza, Ceará, Brasil: INOVAGRI/ESALQ-USP/ABID/UFRB/INCT-EI/INCTSal/INSTITUTO FUTURE, 2017. http://dx.doi.org/10.7127/iv-inovagri-meeting-2017-res4120861.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

VALENÇA, R. M., W. V. MACÊDO, C. C. RODRIGUES, and S. W. NÓBREGA. "MONITORAMENTO DA CONCENTRAÇÃO DE CO2 NA ATMOSFERA DA CIDADE DE MACEIÓ-ALAGOAS ATRAVÉS DE ANALISADOR DE GASES PORTÁTIL." In Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeqic2017-226.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Martinez, Julian, and Vitória Rasmussen. "Extração de componentes funcionais do resíduo de mirtilo (Vaccinium myrtillus L.) por CO2 supercrítico seguida de concentração por membranas." In XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2015-37922.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Busato, Jader Galba, Nicole-Marie Dos Santos Butruille, Marcelo Oliveira Rodrigues, Alessandra Monteiro De Paula, and Ernandes Rodrigues De Alencar. "ESTÍMULO AO CRESCIMENTO DE MORANGUEIRO A PARTIR DA ADIÇÃO DE NANOCOMPOSTO DE CARBONO (ARBOLINA)." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1324.

Full text
Abstract:
Introdução: A agricultura do século 21 enfrenta os desafios de atender à crescente demanda por alimentos reduzindo o uso de recursos e os impactos ambientais. Nesse sentido, o uso de nanopartículas como bioestimulantes vegetais é promissor. A Arbolina®, produto a base de nanopartículas de carbono do tipo “Carbon Dots”, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Brasília e Embrapa Hortaliças, tem mostrado potencial para uso agrícola. O presente trabalho avaliou os efeitos de diferentes concentrações de Arbolina® e formas de aplicação sobre a produtividade e a qualidade dos frutos de morangueiro (Fragaria x ananassa Duch). Material e métodos: Um experimento fatorial com duas formas de aplicação (pulverização foliar ou substrato) e seis concentrações de Arbolina® (0, 20, 40, 80, 160 e 320 mg L-1) com morangueiro cv. “Portola” foi instalado em casa-de-vegetação, na Estação Experimental de Biologia da Universidade de Brasília. Foram avaliadas a produtividade, parâmetros de trocas gasosas (condutância estomática, concentração interna de CO2 e taxa líquida de fotossíntese), qualidade físico-química e composição nutricional dos morangos. Resultados: A produtividade de morango aumentou 41% com a aplicação, via substrato, de solução contendo 155,6 mg L-1 de Arbolina® (concentração modelada) em relação ao controle. Nenhum parâmetro associado às trocas gasosas foi alterado, independente da cocnentração ou forma de aplicação, provavelmente devido ao estágio avançado de desenvolvimento das plantas no momento da avaliação. A maior parte dos parâmetros de qualidade e composição dos morangos não foi alterada com adição da Arbolina®, com exceção do teor de lipídios, que foi até 62% menor nas três maiores concentrações avaliadas. Conclusão: A aplicação de soluções contendo 155,6 mg L-1 de Arbolina®, via substrato, em morangueiro Portola é capaz de aumentar a produtividade (41%), sem alterar a qualidade dos morangos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

CHAVES, B. B., T. M. M. SANTOS, M. M. CANARIO, E. C. M. CABRAL-ALBUQUERQUE, and S. A. B. VIEIRA DE MELO. "POLIMERIZAÇÃO DE METACRILATO DE METILA POR DISPERSÃO EM CO2 SUPERCRÍTICO: EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DO SURFACTANTE E MONÔMERO NO TAMANHO DA PARTÍCULA DO POLIMETACRILATO DE METILA." In XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/cobeq2018-pt.0867.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Paiva, Rutiléia de Jesus, Patrícia Oliveira Santos, Ana Alice Farias Da Costa, Yeraldin Ospino Gómez, and Vinícius Carvalho Da Silva. "INFLUÊNCIA DA AGITAÇÃO EM FOTOBIORREATORES PARA O CULTIVO DE MICROALGAS VISANDO A OBTENÇÃO DE COMPOSTOS BIOQUÍMICOS." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1337.

Full text
Abstract:
Introdução: Para o desenvolvimento de um fotobiorreator eficiente a penetração, transporte, distribuição e utilização de luz pelos microrganismos fotossintéticos dentro do sistema são fatores predominantes. Além disso, esses sistemas devem permitir o controle das condições ideias para o desenvolvimento do cultivo, como uma boa homogeneização. Esse parâmetro permite uma exposição de luz igualitária para as células, além de otimizar o ciclo claro/escuro dentro do recipiente, influenciando diretamente nas reações fotossintéticas. A eficiência do mesmo também traz como benefícios uma alta disponibilidade de CO2 levando assim a um melhor controle do pH. Dependendo da escala e do fotobiorreator definido para o cultivo, a mistura pode ser realizada por aeração, agitação mecânica e entre outros. Objetivos: Realizar uma revisão bibliográfica com o intuído de avaliar a influência da agitação na obtenção de compostos com autovalor agregado. Material e Métodos: Realizou-se um levantamento bibliográfico das principais variáveis através das bases cientificas de pesquisa, como Scopus, ScienceDirect e Google acadêmico. Resultados: Uma agitação eficiente em um fotobiorreator é conhecida por trazer grandes produtividades para o sistema, desempenhando deste modo um papel importante na distribuição de luz e nutrientes para as células. Segundo um estudo desenvolvido para avaliar o potencial de algumas microalgas em acumular compostos bioquímicos sob o efeito de diferentes condições de agitação mecânica, os autores obtiveram uma concentração máxima de biomassa de 2.423 mg/L sob velocidade de agitação de 1400 rpm para a espécie Dunaliella salina. Além disso, obtiveram um teor máximo de lipídeos totais, correspondendo a 23%, para a espécie Nannochloropsis oculata sob uma velocidade de agitação de 200 rpm. Conclusão: Portanto, a mistura desempenha um papel significativo no cultivo sendo um mecanismo eficaz para promover turbulência e aumentar a produtividade de um sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Borges, Carla Mirela Brito, Caio Carvalho Benigno, Marian Dos Santos Oliveira, Nara Lourdes Moreno Rodrigues, and Hegle De Assis Pereira. "EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: UMA FERRAMENTA NO COMBATE AO CORONAVIRUS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SINDROME DE DOWN." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1404.

Full text
Abstract:
Introdução: A população com síndrome de Down (sD), ou T21, é um grupo potencialmente vulnerável, num contexto de caos sanitário como o da Covid-19. Doença com alto poder destrutivo e que ataca as defesas do indivíduo, especialmente àqueles com baixa imunidade como os com T21 que, contraindo corona vírus, podem apresentar a forma grave da doença, necessitar de hospitalização, correr risco de morte. Métodos e Objetivo: Foi montado e aplicado um protocolo de atividades de “Educação em Saúde”. Tudo foi desenvolvido em 2020, pela equipe do Projeto Núcleo Saber Down (UESB). O intuito era gerar comportamentos de autocuidado e autopreservação, através de atitudes de higiene das mãos, uso de máscara, etc. Este trabalho é um relato da experiência das atividades. Foram realizados 04 (quatro) encontros com 07 (sete) pessoas com Down entre 7 e 18 anos de idade, para os quais foram montados e apresentados vídeos educativos, pelo YouTube, e slides focados em pontos chaves com definição da doença, modo de transmissão, sinais e sintomas e medidas preventiva, seguida de instruções sobre higienização das mãos com álcool em gel, com orientação e execução da correta higienização. Resultados: A pessoa com T21 apresenta déficit cognitivo o que pode, em certa medida, dificultar a concentração, compreensão e retenção de informações. Os resultados foram considerados a partir de três dimensões: concentração, compreensão e retenção de informação. As reações e respostas durante a aplicação das atividades e perguntas e atividade de desenho exigida ao final demonstraram alto nível de concentração, apreensão das informações e exteriorização coerente das informações e conceitos trabalhados Conclusão: Atividades de educação em saúde em tempos de pandemia podem ser vistas como ferramentas de enfrentamento ao combate do vírus, sobretudo em um grupo de risco como o das pessoas com T21. Os participantes demonstraram bom nível de recuperação dos temas abordados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Concentração de CO2"

1

Sánchez Álvarez, Carlos, Anaiane Pereira Souza, and Julián Andrés Castillo Vargas. Respuesta productiva de porcinos (pietrain × landrace) alimentados con una dieta compuesta de harina de maíz y girasol (66:34) frente a un concentrado comercial. Universidad Nacional Abierta y a Distancia, December 2020. http://dx.doi.org/10.22490/ecapma.4048.

Full text
Abstract:
Contextualización: la alimentación representa entre el 60 y 70% de los costos de un sistema de producción animal. Vacio del conocimiento: por lo tanto, se hace necesario el diseño de estrategias nutricionales de bajo costo y directamente en la propiedad para superar esta limitación. Propósito del estudio: el objetivo de este trabajo fue comparar las respuestas productivas de un concentrado experimental compuesto por harina de maíz y harina girasol (66:34) y la de un concentrado comercial, para la alimentación de cerdos en crecimiento. Metodología: fueron usados 10 machos castrados y cruzados Pietrain × Landrace de 12 kg de peso vivo inicial, los cuales fueron distribuidos aleatoriamente en dos grupos de 5 animales: el primer grupo fue sometido a una dieta control (DC, uso de concentrado comercial) y el segundo a una dieta experimental (DE, concentrado formado por 66% de harina de maíz y 34% de harina de girasol, preparado directamente en la propiedad). La comparación entre tratamientos se realizó usando un diseño completamente al azar mediante el paquete estadístico SAS y el nivel de significancia adoptado fue de P<0,05. Resultados y conclusiones: no se encontró diferencia estadística entre la dieta comercial (DC) y la experimental (DE) para el peso vivo (PV) inicial medio (DC = 12,2 vs DE = 12,1 kg; P = 0,388), sin embargo, si hubo diferencia para el PV final medio (DC = 65,5 vs DE = 62,9 kg; P < 0,01) y consumo díario de alimento (DC = 2,12 vs DE = 2,08 kg/día). El PV presentó una dinámica de aumento semejante entre las dos dietas en función del tiempo. Hubo diferencia estadística entre las dietas mencionadas para la ganancia diaria de peso (GDP; DC = 0,393 vs DE = 0,383 kg/día; P = 0,022), pero no para el índice de conversión alimentar (ICA; DC = 5,39 vs DE = 5,43; P = 0,545) entre los dos grupos de tratamientos. Por lo tanto, considerando los resultados anteriores, se puede concluir que el uso de una relación harina de maíz: harina de girasol (66:34) no genera respuestas productivas iguales o superiores a la alternativa comercial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Navas Duk, Cristián, Ángelo Guevara Cué, Elías Rubinstein, and Richard Mix Vidal. Análisis del estado del arte y experiencias de gestión de demanda de transporte urbano en América Latina y el Caribe. Inter-American Development Bank, October 2020. http://dx.doi.org/10.18235/0002895.

Full text
Abstract:
En las últimas décadas, la tasa de motorización en los países de América Latina y el Caribe (ALC) se ha incrementado, principalmente, por el crecimiento de los niveles de ingreso de las personas, lo que ha generado aumentos tanto en niveles de congestión, como también en variables medioambientales tales como la polución y el ruido. Una de las respuestas a este crecimiento de la tasa de motorización ha sido el desarrollo de políticas con enfoque en la oferta. A través de estas se ha propuesto aumentar la infraestructura vial con el objetivo de mejorar las condiciones de flujo y desplazamiento del tráfico vial, disminuyendo así las condiciones de congestión. Este enfoque se ha traducido en obras de infraestructura, como el ensanchamiento de calles y el desarrollo de nuevas vías y autopistas. A pesar de estos esfuerzos, existe evidencia en la literatura de que este tipo de respuesta podría resultar insostenible en el largo plazo, por su alto costo y porque promueve el uso del automóvil particular, generando aumentos en la congestión y contaminación entre otras externalidades. Una de las soluciones que ha planteado la literatura es abordar la problemática a través de medidas que gestionen la demanda por el uso de la infraestructura, promoviendo así una utilización más eficiente de la oferta vial disponible. El desarrollo de medidas de gestión de la demanda (Transportation Demand Management, TDM por sus siglas en inglés) ha sido ampliamente reportado y discutido como política de transporte a nivel global, donde su implementación se ha concentrado en intervenciones como la restricción de circulación de vehículos (pico y placa), la tarificación vial por congestión, la redistribución del espacio vial (vías de uso exclusivo o reversibles), y los impuestos a la compra y operación de vehículos particulares, entre otras. ALC no ha estado al margen de la implementación de este tipo de medidas, con distintos niveles de éxito en su implementación y desarrollo. El presente documento considera una recopilación no exhaustiva de casos y experiencias de la aplicación de medidas de gestión de demanda, tanto en ALC como en otras ciudades del mundo, con el objetivo de compartir estas experiencias de políticas públicas de transporte para contribuir a su discusión para potenciales implementaciones a futuro. Adicionalmente, este trabajo se plantea como instrumento de guía, apoyo y consulta para los distintos stakeholders de transporte urbano de las ciudades de ALC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bonilla-Mejía, Leonardo, Luz Adriana Flórez, Didier Hermida-Giraldo, Francisco Javier Lasso-Valderrama, Leonardo Fabio Morales-Zurita, José David Pulido, and Karen L. Pulido-Mahecha. Recuperación de la ocupación y dinámica reciente de la participación laboral. Banco de la República de Colombia, February 2021. http://dx.doi.org/10.32468/rml.17.

Full text
Abstract:
En la segunda mitad de 2020 el empleo continuó recuperándose, luego de su fuerte caída en el primer semestre. Sin embargo, en general, el mercado laboral todavía se encuentra bastante holgado como consecuencia de la crisis sanitaria por el covid-19, y muestra importantes disparidades entre grupos poblacionales y cambios en la composición de la ocupación. Respecto a las disparidades, las más notorias son las brechas de género, que se observan en ocupación, participación y desempleo. Por su parte, los cambios de composición del empleo son resultado de la recuperación más rápida de los segmentos no asalariado e informal vis a vis los segmentos asalariado y formal, algo previsible por su mayor flexibilidad y menores costos de entrada. Los ingresos laborales de los segmentos no asalariado e informal fueron los más afectados al inicio de la crisis y, aunque han registrado alguna recuperación, esta se debe fundamentalmente al aumento en sus horas trabajadas. La participación laboral también continúa recuperándose, pero los niveles siguen por debajo de los observados antes de la pandemia. Sin embargo, el crecimiento de la oferta laboral es menor que el de la ocupación, lo cual se ha visto reflejado en descensos consecutivos de la tasa de desempleo (TD). El ritmo de estos descensos, que fue importante al inicio de la recuperación del empleo, ha tendido a mermar en los últimos meses, dejando los registros de la TD en niveles aún considerablemente altos. Dadas estas altas TD y los bajos niveles que aún registran los índices de vacantes, la curva de Beveridge señala que el mercado laboral colombiano se encuentra significativamente holgado. Para 2021 se estima que la TD continuará decreciendo, aunque a un menor ritmo que el observado en la segunda mitad de 2020. Se espera que la TD nacional se ubique en promedio entre 12,5 % y 15,5 % en 2021, con 14 % como valor central. Las estimaciones de la TD de largo plazo consistente con una inflación estable (Nairu) sugieren una brecha de TD positiva de alrededor de 2,4 puntos porcentuales (pp) para 2021, por lo que la holgura del mercado laboral continuaría, aunque en menor grado que en 2020. Dado lo anterior, se esperaría que el mercado laboral no genere presiones al alza sobre la inflación durante 2021 por cuenta de costos salariales. Como es usual, este reporte se divide en dos secciones. En la primera se examinan en detalle los principales hechos coyunturales del mercado laboral. En la segunda se estudian los determinantes recientes de la participación laboral, y particularmente cómo la crisis sanitaria ha afectado la probabilidad de participación de distintos grupos poblacionales, de acuerdo tanto a sus características individuales como a las del hogar. Se encuentra que la pandemia provocó efectos negativos sobre la probabilidad de participar en mujeres, personas sin educación superior y pertenecientes a hogares con niños. En hogares con niños la pandemia aumenta la participación de hombres y reduce la de las mujeres, reflejando brechas importantes en la distribución de las actividades del cuidado. El efecto diferencial de la pandemia sobre las mujeres está concentrado en aquellas pertenecientes a hogares con niños, lo cual podría reflejar las limitaciones de los servicios de primera infancia y de los colegios durante la pandemia. A partir de este resultado se cuantifica la presión adicional sobre la oferta laboral y el desempleo que implicaría la total reapertura de estos servicios. Se estima que entre 159.000 y 205.000 mujeres regresarían a participar al mercado laboral, lo cual se traduciría en un aumento de la tasa global de participación entre 0,4 y 0,51 pp. En general, el efecto de este movimiento sobre el desempleo sería pequeño.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography