To see the other types of publications on this topic, follow the link: Concentração de CO2.

Journal articles on the topic 'Concentração de CO2'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Concentração de CO2.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Paula, Fabiana LM, Adalberto L. Paula, Jose A. Frizzone, Márcio A. Vilas Boas, Anthony WA Gomes, and Cristina Souza. "Concentração de capsaicinóides em pimenta Tabasco com doses de CO 2 aplicadas via irrigação." Horticultura Brasileira 35, no. 3 (September 2017): 390–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620170312.

Full text
Abstract:
RESUMO O trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos de diferentes doses de dióxido de carbono (CO2), aplicadas via irrigação por gotejamento na determinação da concentração de capsaicinóides nos frutos da pimenta cv. Tabasco (Capsicum frutescens) visando proporcionar frutos mais ardentes e maior produção dessas substâncias para o mercado de molhos picantes. Os tratamentos aplicados foram 0; 82,6; 92,6; 123,8; g CO2/L. O delineamento experimental utilizado foi de bloco casualizados com 4 tratamentos e 8 repetições. Foram coletados 20 frutos de pimenta na maturação máxima, porém antes do início do murchamento, apresentando cor vermelha nas colheitas, totalizando 12 amostras. Para cada amostra, foram analisadas duas repetições de capsaicina e dihidrocapsaicina. As análises foram realizadas por cromatografia líquida com detecção por ultravioleta no CROMA, na USP em São Carlos. A concentração de capsaicina nos frutos foi reduzida conforme a concentração de CO2 aplicado aumentava, até um valor mínimo de 297 mg/kg de fruto para 123,8 g CO2/L. O mesmo comportamento foi observado em relação à dihidrocapsaicina, com o mínimo de 108,46 mg/kg de fruto para 123,8 g CO2/L. Conclui-se que quanto maior a concentração de CO2 aplicado via água de irrigação por gotejamento, menor a concentração nos frutos das substâncias capsaicinóides analisadas. Entretanto, uma vez que a produtividade aumenta com o aumento das doses de CO2, o rendimento total dessas substâncias por planta foi maior, mesmo que não tenha proporcionado aumento da concentração desses capsaicinoides nos frutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Paula, Fabiana LM, Jose A. Frizzone, Adalberto L. Paula, Paulo A. Manfron, Tales M. Soares, and Juan SD Rojas. "Concentração foliar de nutrientes na pimenta 'Tabasco' em função da aplicação de CO2 via irrigação." Horticultura Brasileira 33, no. 2 (June 2015): 224–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620150000200014.

Full text
Abstract:
Foram avaliados os efeitos de diferentes doses de dióxido de carbono (CO2), aplicadas via irrigação por gotejamento na concentração de macronutrientes e micronutrientes nas folhas da pimenta 'Tabasco' (Capsicum frutescens) em ambiente protegido. O delineamento experimental utilizado foi aleatorizado em blocos, com quatro tratamentos e oito repetições. Os tratamentos foram constituídos inicialmente de quatro doses de CO2 (0; 206,6; 309,9 e 413,2 kg/ha) antes da poda das plantas, e posteriormente de mais quatro doses de CO2 (0; 245,4; 368,0 e 490,7 kg/ha) após a poda, respectivamente para T1, T2, T3 e T4. A análise da concentração de nutrientes nas folhas foi realizada aos 189, 404 e 484 dias após o transplantio (DAT). Verificou-se efeito linear significativo (p<0,05), para as doses de CO2 sobre as concentrações de N, Fe, Mn e, para o Zn efeito quadrático significativo (p<0.05) aos 187 DAT. Com relação à concentração de Ca, houve efeito linear decrescente significativo (p<0,01) aos 484 DAT. Observou-se que a concentração de N nas folhas aos 187 DAT aumentou em função das doses de CO2. Quanto ao Fe, verificou-se que a concentração na folha diminuiu em função das doses de CO2. Esse mesmo comportamento foi observado em relação ao Mn aos 189 DAT, mas com um aumento em T4 em relação aos demais tratamentos. A concentração de Zn diminuiu nos tratamentos T2 e T3, com um aumento em T4 em relação à testemunha. O CO2 teve efeito significativo nos teores de N, Fe, Mn e Zn aos 187 DAT e no Ca aos 484 DAT. O CO2 ocasionou aumento na concentração de nitrogênio (59.5 g/kg) e zinco (97 mg/kg) nas folhas de pimenta Tabasco comparado à testemunha com valores de 49,3 g/kg e 86 mg/kg para valores de N e Zn, respectivamente. A concentração de Fe (230 mg/kg), Mn (235 mg/kg) e Ca (13,8 g/kg) teve um decréscimo nas folhas quando comparado à testemunha, com valores de 235 mg/kg, 308 mg/kg e 26,4 g/kg, para Fe, Mn e Ca, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fagundes, Joelma Dutra, Gizelli Moiano de Paula, Isabel Lago, Nereu Augusto Streck, and Dilson Antônio Bisognin. "Aquecimento global: efeitos no crescimento, no desenvolvimento e na produtividade de batata." Ciência Rural 40, no. 6 (June 25, 2010): 1464–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782010005000091.

Full text
Abstract:
A concentração atmosférica dos gases do efeito estufa, principalmente o CO2, tem aumentado nas últimas décadas devido às atividades antrópicas. A concentração de CO2 aumentou de aproximadamente 280 partes por milhão por volume (ppmv) no período pré-industrial para a atual concentração de 380 ppmv. Há registros que, durante o século XX, houve um aumento da temperatura média da superfície global de 0,6±(0,2)°C, e projeções indicam um provável aumento de 1,1 a 6,4°C na temperatura média global até o final do século XXI, dependendo da região do planeta. O aumento da concentração de CO2 e da temperatura afeta diretamente processos fisiológicos, como fotossíntese e respiração das plantas, o que poderá alterar o desempenho das culturas, incluindo a batata. O objetivo desta revisão foi reunir informações da literatura sobre os possíveis efeitos do aumento na concentração de CO2 e da temperatura do ar no crescimento, no desenvolvimento e na produtividade da cultura de batata. O aumento do CO2, seguido de aumento na temperatura do ar, de maneira geral, resultará em menor crescimento, redução na duração do ciclo de desenvolvimento, menor produtividade e aumento da incidência de doenças da batata. Como estratégia para minimizar os efeitos de um possível aquecimento global sobre essa cultura, sugere-se que sejam desenvolvidas cultivares tolerantes a altas temperaturas, adaptadas as épocas de plantio em cada local, alteradas as práticas de manejo da cultura e até expandidas as áreas de cultivo para regiões mais frias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Walter, Lidiane Cristine, Nereu Augusto Streck, Hamilton Telles Rosa, and Cleusa Adriane Menegassi Bianchi Krüger. "Mudança climática e seus efeitos na cultura do arroz." Ciência Rural 40, no. 11 (November 2010): 2411–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782010001100028.

Full text
Abstract:
A partir da revolução industrial, houve um aumento da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, como o dióxido de carbono (CO2), o que poderá levar a um aumento na temperatura global até o final do século XXI. O efeito direto do incremento na concentração de CO2 nas plantas é a possibilidade de aumento da taxa de crescimento das plantas e produtividade das culturas, uma vez que o CO2 é o substrato para fotossíntese. Se o aumento da concentração de CO2 for acompanhado de aumento da temperatura do ar, poderá haver encurtamento do ciclo e aumento da respiração do tecido vegetal, reduzindo ou anulando os efeitos benéficos do CO2. No entanto, a resposta aos aumentos na concentração de CO2 e temperatura do ar varia de acordo com a cultura considerada. Assim, o objetivo desta revisão foi reunir informações da resposta ecofisiológica da cultura do arroz, um dos três cereais mais produzidos e consumidos pela população mundial, à mudança climática. Plantas com metabolismo C3, como o arroz, são mais beneficiadas pelo aumento da concentração de CO2 atmosférico do que plantas com metabolismo C4. Altas temperaturas diurnas e noturnas podem reduzir drasticamente o potencial produtivo da cultura do arroz devido ao encurtamento do ciclo da cultura e à esterilidade de espiguetas. Essa tendência pode ser mitigada com a seleção de genótipos mais resistentes às condições de alta temperatura do ar durante o florescimento, bem como a alteração da época de semeadura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Watanabe, M. J., A. Thomassian, F. J. Teixeira Neto, A. L. G. Alves, C. A. Hussni, and J. L. M. Nicoletti. "Alterações do pH, da P O2 e da P CO2 arteriais e da concentração de lactato sangüíneo de cavalos da raça Árabe durante exercício em esteira de alta velocidade." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 58, no. 3 (June 2006): 320–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352006000300006.

Full text
Abstract:
Avaliaram-se as alterações do pH, da P O2 e da P CO2 do sangue arterial e da concentração de lactato sangüíneo de 11 cavalos adultos da raça Árabe, submetidos a exercício progressivo em esteira de alta velocidade. Antes do exercício, no intervalo dos 15 segundos finais de cada mudança de velocidade e aos 1, 3 e 5 minutos após o término do exercício foram coletadas amostras de sangue arterial e venoso para a mensuração dos gases sangüíneos e da concentração de lactato. O exercício resultou em diminuição do pH, da pressão parcial de O2 (P O2) e da pressão parcial de CO2 (P CO2). A concentração de lactato sangüíneo elevou-se exponencialmente a partir da velocidade de 8,0m/s até os momentos após término do exercício.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pinto, José Maria, Tarlei Arriel Botrel, and Eduardo Caruso Machado. "Uso de dióxido de carbono na agricultura." Ciência Rural 30, no. 5 (October 2000): 919–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782000000500032.

Full text
Abstract:
O ciclo do carbono na biosfera tem sido significativamente alterado pela atividade do homem nos últimos 150 anos. O CO2 emitido pela atividade humana é da ordem de 8,5 bilhões de toneladas anuais, como conseqüência a concentração de CO2 atmosférico está aumentando. Estudos relacionando os efeitos do aumento artificial da concentração de CO2 nas plantas para obtenção de produtos em maior quantidade e melhor qualidade permitem conhecer a capacidade das plantas de adaptarem-se a esses ambientes. No entanto, fatores relacionados à aplicação de dióxido de carbono necessitam de estudos ecofisiológicos mais detalhados referentes às trocas de CO2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rezende, Fatima Conceição, Jose Antonio Frizzone, Anderson Soares Pereira, and Tarlei Arriel Botrel. "Plantas de pimentão cultivadas em ambiente enriquecido com CO2. II. Produção de matéria seca." Acta Scientiarum. Agronomy 24 (April 30, 2008): 1527. http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v24i0.2417.

Full text
Abstract:
O experimento foi conduzido na Esalq/USP, em Piracicaba, Estado de São Paulo, com o objetivo de estudar o efeito do aumento da concentração de CO2 e do volume de água aplicado em plantas de pimentão, Capsicum annum L. (Solanaceae), cultivadas em vasos, em ambiente protegido. Adotou-se quatro concentrações de CO2 (367, 600, 800 e 1000µmol mol-1) aplicado diariamente, através de microtubos instalados a 3m de altura. A irrigação foi por gotejamento com um gotejador por planta, com freqüência de dois dias e aplicou-se quatro volumes de água definidos pela evapotranspiração (30,89L, 40,7L, 61,86L e 82,83L), com quatro repetições. A matéria seca dos frutos, raiz, parte aérea e total da planta foi determinada após secagem em estufa ventilada, a 65oC. O aumento do volume de água aplicado e da concentração de CO2 aumentou a produção de matéria seca porém, no ambiente com maior concentração de CO2 a matéria seca da raiz foi menor para todos os volumes de água aplicados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vale, Roseilson Souza, Raoni Aquino Santana, Júlio Tóta, Scott Miller, Rodrigo Souza, Rardiles Branches, and Newton Lima. "Concentração e fluxo de CO2 sobre o reservatório hidrelétrico de Balbina (AM)." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 1 (February 2017): 187–93. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017143032.

Full text
Abstract:
RESUMO O reservatório de Balbina (59º 28’ 50’’ W, 1º 53’ 25’’ S), localizado próximo à cidade de Manaus, Amazonas, na Amazônia Central, é o segundo maior reservatório hidrelétrico em área localizado na Bacia Amazônica. Nesse reservatório foram realizadas medições de CO2 em alta frequência (10 Hz), do fluxo de CO2, com analisador de gás por infravermelho (IRGA) acoplado a uma câmara flutuante, e de variáveis meteorológicas, com uma boia instrumentada a 2 m da superfície do lago. A concentração média de CO2 foi de 392 e 426 ppm para o dia e a noite, respectivamente, e a taxa de emissão média diária, de 40.427±24.040 µmol.m-2.d-1. A acumulação da concentração de CO2 sobre o lago à noite, além da respiração, mostra ter sido afetada por baixas velocidades do vento e convecção do lado da água, processos físicos que trazem altas concentrações de CO2 para a superfície e a presença de brisa terrestre. Os fluxos não apresentaram diferenças estatisticamente significantes com as variáveis meteorológicas e foram consideravelmente mais baixos do que os encontrados em um estudo anterior para o mesmo lago. No entanto, os valores concordam com os encontrados em outros estudos em lagos tropicais amazônicos e outros reservatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dorneles, Keilor Da Rosa, Francine Zaiosc Simmi, Ihan Rebhahn, Kezia Aparecida Guidorizi, and Leandro José Dallagnol. "Parâmetros morfofisiológicos e rendimento de grãos do arroz em condições de incremento do CO2 atmosférico." Agrarian 12, no. 46 (December 8, 2019): 457–65. http://dx.doi.org/10.30612/agrarian.v12i46.8553.

Full text
Abstract:
O arroz é um dos cereais mais cultivados no Brasil. O incremento de CO2 atmosférico é uma das principais variáveis ambientais que podem afetar a produtividade das plantas cultivadas. Assim, o objetivo neste estudo foi avaliar os efeitos da elevação da concentração do CO2 atmosférico sobre características morfofisiológicas e rendimento de grãos em dois genótipos de arroz no Sul do Brasil. Para tal, plantas de arroz das cultivares BRS Querência e Inov CL foram cultivadas sob duas concentrações de CO2 (400 ou 700 ppm). As variáveis avaliadas foram trocas gasosas, alterações morfológicas e componentes de rendimento de grãos. Plantas cultivadas a 700 ppm de CO2 apresentaram aumento na taxa fotossintética e na concentração interna de CO2 e redução na condutância estomática de vapores de água e na taxa transpiratória. Nestas plantas ocorreu incremento na estatura, comprimento de raiz e massa seca da parte aérea e de raiz, em estágio vegetativo. No estágio reprodutivo, plantas cultivadas a 700 ppm de CO2 apresentaram incremento na estatura e na massa seca de raiz. Em relação ao rendimento, ocorreu incremento no número de grãos por panícula, no peso de mil grãos, no peso por panícula e redução de grãos chochos. Assim, concluímos que o incremento na concentração de CO2 atmosférica influência no desempenho agronômico do arroz cultivado no Brasil através de alterações fisiológicas, ganho de biomassa e no incremento do rendimento de grãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mariano, Neide Aparecida, Amandio da Cruz Pires, João Paulo Murolo, and Sebastião Elias Kuri. "Avaliação da resistência à corrosão em aço inoxidável martensítico do tipo Cr-Ni em meio marinho sintético simulando atividades em águas profundas." Rem: Revista Escola de Minas 59, no. 1 (March 2006): 135–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672006000100018.

Full text
Abstract:
Esse trabalho estuda a resistência à corrosão do aço inoxidável martensítico fundido em meio marinho sintético saturado com CO2 e também faz uma comparação com solução aerada. A liga foi usada na condição temperada e revenida. A corrosão foi avaliada usando a técnica de polarização potenciodinâmica cíclica. As medidas de polarização foram obtidas em meio marinho sintético com concentrações de cloreto de 20000ppm e 80000ppm na temperatura ambiente. As curvas de polarização cíclica obtidas mostram uma região de passivação definida para as condições adotadas para o ensaio, sendo possível para a identificação dos parâmetros eletroquímicos, o potencial de pite, o potencial de proteção e a susceptibilidade ao pite. Em solução saturada com CO2 e concentração de cloreto de 20000ppm, o potencial de proteção aumentou e a susceptibilidade ao pite diminuiu, em comparação com a solução aerada. Em contraste, os potenciais de pite e de proteção decresceram em solução saturada com CO2 e concentração de cloreto de 80000ppm, indicando que a resistência ao pite é influenciada por um sinergismo entre a concentração de cloreto e a solução saturada com CO2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

César dos Santos, Alex, Maricéia Tatiana Vilani, Luciana Sanches, and Carlo Ralph De Musis. "Uso da Técnica Wavelet para Análise da Concentração de CO2 no Solo." UNICIÊNCIAS 24, no. 1 (February 11, 2021): 20–23. http://dx.doi.org/10.17921/1415-5141.2020v24n1p20-23.

Full text
Abstract:
O bioma do Pantanal e a conservação de seus recursos naturais têm sido o foco de muitas discussões, tanto na comunidade científica como entre as autoridades governamentais. O crescente aumento da temperatura média, e a diminuição do regime de chuvas, surgem como um dos temas mais evidenciados por pesquisadores da área. Entre as variáveis estudadas na região do bioma pantanteiro, uma das mais importantes é a concentração de CO2 que adquire um grande valor em função de sua relação com as mudanças climáticas no Planeta. Para entender melhor o complexo bioma do Pantanal se faz necessária a utilização de diferentes métodos de análise, como as Transformadas de Wavelets, que demonstram as variações locais de potência dentro da série. Assim, o presente trabalho teve por objetivo utilizar a análise de Wavelets de Morlet nas medidas de concentração de CO2 do solo, em área do cerrado no Norte do Pantanal Mato-grossense. Através da relação entre tempo e frequência que se analisa o espectro de energia dos períodos sazonais do Pantanal. Sendo assim, foi possível verificar por meio das análises de sinal e espectros de energia, que as estações de estiagem e vazante apresentaram predominância da concentração de CO2, em que as Wavelets simuladas no software do Matlab, tornaram-se satisfatórios. Palavras-chave: Séries Temporais. Wavelet de Morlet, Modelagem Ambiental Abstract The Pantanal biome and the conservation of its natural resources has been the focus of many discussions, both in the scientific community and among government authorities. The increasing increase in average temperature, and the decrease in the rainfall regime, is one of the most highlighted themes by researchers in the area. Among the variables studied in the Pantanal biome region, one of the most important is the CO2 concentration that acquires a great value due to its relationship with climate change on the planet. To better understand the complex Pantanal biome, it is necessary to use different analysis methods, such as the Wavelet Transforms that demonstrate the local power variations within the series. Thus, the present study aimed to use Morlet's Wavelets analysis in measures of the soil CO2 concentration, in a cerrado area in the North of the Pantanal Mato-grossense. Through the relationship between time and frequency the energy spectrum was analyzed of the Pantanal seasonal periods. Thus, it was possible to verify through the signal and energy spectra analysis, that the drought and ebb stations showed a predominance of CO2 concentration, where the wavelets simulated in the Matlab software, became satisfactory. Keywords: Time Series. Morlet Wavelet. Environmental Modeling
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Tozzi, Fernanda Ribeiro Oliveira, and Raquel Ghini. "Impacto do aumento da concentração atmosférica de dióxido de carbono sobre a ferrugem e o crescimento do cafeeiro." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 8 (August 2016): 933–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000800005.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do aumento da concentração de dióxido de carbono atmosférico sobre o crescimento de plantas e a severidade da ferrugem (causada por Hemileia vastatrix) em cafeeiro (Coffea arabica). Utilizaram-se as cultivares 'Obatã IAC 1669-20' e 'Catuaí Vermelho IAC 144', moderadamente resistente e suscetível à doença, respectivamente. Os tratamentos consistiram de 400 e 508 μmol mol-1 de CO2 atmosférico, em dois tipos de estufas de topo aberto (OTC). As plantas das duas cultivares, cultivadas nas OTCs com adição de CO2, apresentaram aumento de área foliar, e da taxa de crescimento em altura e em diâmetro do caule, em comparação às plantas cultivadas em estufas à concentração ambiente de CO2; porém, as cultivares não diferiram quanto ao teor de cera das folhas. Em 'Catuaí Vermelho IAC 144', a severidade da ferrugem diminuiu com o aumento da concentração de CO2, quanto ao número de lesões, área foliar lesionada, número de lesões esporuladas, área lesionada esporulada, percentagem de área foliar lesionada e área abaixo da curva de progresso da doença; no entanto, em 'Obatã IAC 1669-20', a severidade da doença não variou. A incidência de folhas lesionadas por planta, o período latente, a germinação de urediniósporos e a formação de apressórios não são alterados, à dose de 508 μmol mol-1 de CO2, em ambas as cultivares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Furtado, Mario Tosi. "Modelo adiabático da atmosfera terrestre compatível com o aquecimento global e o efeito estufa." Revista Brasileira de Ensino de Física 34, no. 3 (September 2012): 1–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172012000300010.

Full text
Abstract:
Apresentamos um modelo adiabático da atmosfera terrestre, que descreve o aquecimento global atribuído ao efeito estufa. O regime adiabático assume as distribuições médias das grandezas termodinâmicas, que são dependentes apenas da altitude. As contribuições térmicas não radiativas são introduzidas através do ajuste do coeficiente adiabático do gradiente térmico da troposfera nas regiões dos trópicos, igual a 6,5 K/km. O aquecimento global deriva-se com o balanço energético entre o sol e as radiações emitidas na superfície e troposfera terrestres. Assume-se como principal causa do aquecimento global, o aumento da concentração de CO2 na troposfera na era pós-industrial. Derivam-se as expressões de emissividade do CO2 em função de sua concentração na troposfera, a partir do o forçamento radiativo associado ao efeito estufa sobre a terra. Ademais, estabelece-se uma relação quantitativa simples para descrever o comportamento do gradiente térmico com o aumento da concentração de CO2 na troposfera. Por fim, destacamos algumas técnicas de medidas visando uma possível detecção do aquecimento global nos próximos decênios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Andrade, Antonio Marcos Delfino de, Rodrigo Da Silva, Júlio Tota da Silva, Vinicius Dos Santos Moreira, Aurilene Barros dos Santos, Raoni Aquino Santana, and Joicy Da Silva Pinto. "Concentração de dióxido de carbono em ambiente de savana na amazônia: estudo de caso." Ciência e Natura 42 (August 28, 2020): e32. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x53214.

Full text
Abstract:
To investigate the correlation between two time series (CO2 versus air temperature and wind speed), we used coherency wavelets and phase angle. The datasets used in this study are in the October 16 of 2018, measured from micrometeorological tower in savanna natural area (2°49’30”S; 54°54’35”W; 82 m a.m.s.l.), Santarém (PA). The correlation between with CO2 concentration and air temperature detected high coherence (upper 0.8). When confronted with the wind speed, in microscale, detection a chaotic and disordered region, displaying very intermittent and showed “islands” (statistically significant), justified by the low amplitude between them. Naturally, the use of coherence wavelet and phase is fundamental to emphasize the between with CO2 and meteorological variables ration. It is evident, even for one day only, anti-phase relation between with the CO2 and air temperature signals. The temporal domain less than 32 minutes (microscale), the wind speed, at some moments, exerts a strong influence on the concentration of the referred gas ( 0.8), mainly from 09 to 15 local time.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pereira, Osvaldo Alves, Marcelo Sacardi Biudes, José de Souza Nogueira, Guilherme Barros Seixas, and Paulo Henrique Zanella Arruda. "Determinação do fluxo de CO2 no norte do Pantanal mato-grossense." Revista Brasileira de Meteorologia 28, no. 3 (September 2013): 341–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862013000300010.

Full text
Abstract:
No Pantanal, existem diversas comunidades de espécies monodominantes, que servem como indicadores de mudanças ambientais. O estudo da dinâmica das trocas de CO2 entre essas comunidades e a atmosfera contribui para avaliar o funcionamento desses ecossistemas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi determinar o fluxo de CO2 (Acf) de uma área monodominante de Cambará (Vochysia divergens Pohl) no norte do Pantanal. O fluxo de CO2 foi determinado por meio do método da razão de Bowen modificada. Para isso, utilizaram-se medidas de saldo de radiação, fluxo de calor no solo e gradientes de temperatura, umidade relativa e concentração de CO2 do ar realizadas em uma torre de 32 m, em uma área monodominante de Cambará. A concentração de CO2 ao longo do perfil vertical do dossel, durante o período noturno, foi maior nos dias de céu limpo. O Acf no dossel do Cambarazal foi positivo no período noturno e negativo no período diurno. Os maiores valores de Acf foram medidos nos dias de céu limpo, os quais foram 75% maiores do que em dias de céu parcialmente nublados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Vilas Boas, Brígida Monteiro, Mônica Elizabeth Torres Prado, Eduardo Valério de Barros Vilas Boas, Elisangela Elena Nunes, Francisca Marta Machado Casado de Araújo, and Edimilson Bosco Chitarra. "Qualidade pós-colheita de melão 'Orange Flesh' minimamente processado armazenado sob refrigeração e atmosfera modificada." Revista Brasileira de Fruticultura 26, no. 3 (December 2004): 424–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452004000300013.

Full text
Abstract:
Melões 'Orange Flesh' minimamente processados foram armazenados por 8 dias sob refrigeração (6 ± 1ºC e 90 ± 5% UR) e atmosfera modificada (passiva e ativas: 5% O2 + 5% CO2 e 2% O2 + 10% CO2). As variáveis pH, acidez titulável, sólidos solúveis e acetaldeído não foram influenciadas pelas atmosferas estudadas. Aumentos na concentração de CO2 ocorreram ao logo do armazenamento, sendo que a atmosfera modificada ativa (2% O2 + 10% CO2) foi mais eficaz no controle da produção de CO2 até o quarto dia de armazenamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Vieira, Kewen Antônio Souza, Cíntia Silva de Almeida, Raoni Aquino Silva de Santana, Julio Tóta, Antônio Marcos Delfino de Andrade, Rodrigo Da Silva, Roseilson Souza do Vale, et al. "Sazonalidade da Concentração de CO2 na camada limite atmosférica sobre o lago Curuá-Una, Santarém-Pará." Ciência e Natura 42 (August 28, 2020): e36. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x53218.

Full text
Abstract:
Rivers and lakes play an essential role in the global carbon cycle, not just in the transport of organic and inorganic particles to the oceans. Recently, it has been discovered that they also contribute greatly to the emission of CO2 into the atmosphere, assuming a prominent role as a greenhouse gas. This work aims to study the seasonality of the CO2 concentration in the Atmospheric Limit Layer (CLA) over the artificial lake of Curuá-Una, during the period from June 2015 to June 2016. The study was carried out at the hydroelectric power plant of Curuá-una, located 70 km southwest of the city of Santarém, in the state of Pará. The data were obtained using a micrometeorological buoy contained by a system of covariance of turbulent vortices, where the concentration of CO2, temperature, wind speed were obtained, as well as variables that describe the turbulent flow of the atmosphere. The results show that the average monthly concentration of maximum CO2 was 405 ppm in June 2015, while the lowest average concentration was observed in December of the same year. An interesting result found in this study was the relationship between the CO2 concentration and the intensity of vertical atmospheric turbulence (σw).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Morais, Michele Greque de, and Jorge Alberto Vieira Costa. "Perfil de ácidos graxos de microalgas cultivadas com dióxido de carbono." Ciência e Agrotecnologia 32, no. 4 (August 2008): 1245–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542008000400032.

Full text
Abstract:
As microalgas são consideradas fontes potenciais de diversos compostos químicos. Os ácidos graxos obtidos da biomassa podem apresentar efeitos terapêuticos em humanos e podem ser usados para produção de biodiesel. Objetivou-se, neste trabalho verificar o conteúdo lipídico e o perfil dos ácidos graxos das microalgas Spirulina sp., Scenedesmus obliquus, Chlorella kessleri e Chlorella vulgaris cultivadas em diferentes concentrações de dióxido de carbono e bicarbonato de sódio. A microalga Chlorella kessleri cultivada com 12% de CO2 apresentou a maior concentração de lipídios na biomassa seca (9,7% p/p). A máxima concentração de ácidos graxos insaturados foi 72,0% (p/p) para C. vulgaris cultivada com 12% de CO2. Para os ácidos graxos saturados o maior valor encontrado foi 81,6% (p/p), quando a microalga Spirulina sp. foi cultivada com 18% de CO2 e 16,8 g.L-1 de bicarbonato de sódio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Pinto, José Maria, Tarlei Arriel Botrel, Eduardo C. Machado, and José C. Feitosa Filho. "Aplicação de co2 via água de irrigação em relação à produtividade do meloeiro." Scientia Agricola 58, no. 1 (March 2001): 33–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90162001000100006.

Full text
Abstract:
A cultura do melão tem se firmado no Brasil como importante fonte de divisas para o agricultor, ocupando expressiva parcela na nossa pauta de exportações. A concentração do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera era de 250 mimolCO2 mol-1 antes da revolução industrial, atingiu a 315 mimolCO2 mol-1 em 1958, estando, hoje, próximo de 365 mimolCO2 mol-1, com tendência de aumentar ainda mais. O aumento da concentração de CO2 aumenta a fotossíntese e a absorção de nutrientes pelas plantas. Nesse trabalho avaliaram-se a produtividade e as características dos frutos de melão em função da aplicação de CO2 via água de irrigação por gotejamento. A aplicação de CO2 foi realizada diariamente, três vezes por semana e sem aplicação de CO2 (testemunha) em três maneiras de condução da cultura: com proteção lateral; solo coberto com plástico e solo sem proteção. A aplicação de CO2 via água de irrigação não modificou o ciclo da cultura. As maiores produtividades de melão foram obtidas nos tratamentos com aplicação de dióxido de carbono via água de irrigação. Aplicação de CO2 através da irrigação não alterou a qualidade do fruto de melão e nem os teores de macro e micronutrientes na folha do melão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Fernandez, G., R. A. Pitelli, and M. Cadenazzi. "Evolução de CO2 e atividades enzimáticas em amostras de solo tratado com herbicidas." Planta Daninha 27, no. 3 (2009): 601–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582009000300022.

Full text
Abstract:
Os efeitos dos herbicidas bentazon, metolachlor, trifluralin, imazethapyr, imazethapyr+lactofen, haloxyfop-methyl, glyphosate e chlorimuron-ethyl, testados em duas concentrações (duas e dez vezes a dose média recomendada por hectare), sobre a atividade microbiana foram estudados em amostras de solo que nunca haviam recebido tratamento com pesticidas. Como bioindicadores, utilizou-se a respiração microbiana, quantificando a emissão de CO2 aos 2, 4, 8, 12, 16, 20 e 24 dias após incubação, a atividade da enzima desidrogenase e a hidrólise de diacetato de fluoresceína (FDA), aos 8 e 28 dias. Bentazon e a mistura de imazethapyr+lactofen na maior concentração e o haloxyfop-methyl nas duas concentrações apresentaram efeitos inibitórios na respiração edáfica, embora diferentes em época e duração do efeito. Nenhum dos tratamentos herbicidas afetou a hidrólise da FDA. A atividade da desidrogenase foi inibida, o que foi verificado em análise realizada aos oito dias,nas amostras de solo com alta concentração de bentazon e imazethapyr; no entanto, foi estimulada nos tratamentos com baixa concentração de metolachlor e imazethapyr e na maior concentração de glyphosate. A respiração basal e a atividade da desidrogenase mostraram maior sensibilidade na detecção de efeitos dos herbicidas sobre a microbiota do solo que as determinações da hidrólise de FDA. Apenas foi encontrada correlação significativa entre a atividade da desidrogenase e a respiração basal aos oito dias de incubação. Os resultados destacam a importância da consideração de múltiplos indicadores na avaliação dos efeitos de herbicidas na microbiota do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Souza, Yuri Silva, and David Montenegro Lapola. "UMA APLICAÇÃO DE MODELAGEM DO CICLO HIDROLÓGICO E IMPACTOS DO AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO DE CO2 ATMOSFÉRICO NA AMAZÔNIA." Revista Univap 22, no. 40 (November 21, 2016): 144. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.477.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca validar um modelo de balanço hídrico para permitir sua aplicabilidade no bioma Amazônico, em linha com o projeto Amazon-FACE (free-air CO2 enrichment), buscando melhorar o entendimento dos efeitos do aumento de CO2 na dinâmica hídrica desse bioma. O modelo a ser utilizado trata-se do submodelo de balanço hídrico do modelo CPTEC-Potential Vegetation Model 2 (PVM2). A avaliação deste submodelo ocorrerá através dos protocolos desenvolvidos pelo International Land Model Benchmarking Project (I-LAMB). Para avaliar o efeito do aumento de CO2 no bioma amazônico será adicionado ao modelo 200ppmv de CO2 a mais que a concentração atual. As variáveis a serem avaliadas serão água no solo, evapotranspiração e escoamento superficial. O projeto ainda está em andamento, mas apresenta alguns resultados preliminares referentes a atualização do modelo hídrico, sendo a aplicação e validação os próximos passos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Dorneles, K. R., I. Rebhahn, A. R. Zeist, S. Deuner, and L. J. Dallagnol. "Aspectos morfofisiológicos e produção do tomateiro com incremento da concentração do CO2 atmosférico." Revista Brasileira de Ciências Agrárias - Brazilian Journal of Agricultural Sciences 14, no. 1 (March 30, 2019): 1–6. http://dx.doi.org/10.5039/agraria.v14i1a5605.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Braga, Fabíola Mendes, Evander Alves Ferreira, Maria Stêfany Silveira Freitas, Cássia Michelle Cabral, José Barbosa dos Santos, Ignácio Aspiazu, Luiz Arnaldo Fernandes, and Regynaldo Arruda Sampaio. "Crescimento de Bidens pilosa e feijoeiro submetidos a diferentes concentrações de CO¬2 e arranjos competitivos." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 23, 2021): e33410716651. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16651.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com esse estudo avaliar o efeito do incremento do nível de CO2 do ambiente no crescimento de plantas de picão-preto e feijoeiro em condição de competição. Para isso foi conduzido um experimento em DIC com quatro repetições. O efeito do picão-preto foi avaliado em esquema fatorial 3 x 4, sendo três concentrações de CO2 nas câmaras de crescimento (420; 840 e 1.680 µmol-1), e quatro arranjos: picão-preto cultivado isoladamente, picão-preto + Braquiária decumbens, picão-preto + milho e picão-preto + feijoeiro. Para as plantas de feijão o esquema fatorial foi de 3 x 3, sendo os três níveis de CO2 em câmara de crescimento citados e os diferentes arranjos: feijoeiro cultivado isoladamente, feijoeiro + picão-preto e feijoeiro + Braquiária decumbens. Maiores níveis de CO2 promovem o maior ganho em estatura e massa de matéria seca das raízes, caules e folhas da cultura e da planta daninha. O teor de clorofila total foi maior também nos maiores níveis de CO2 considerando as duas espécies avaliadas. O aumento da concentração de CO2 afetou a dinâmica de competição entre as espécies avaliadas. Na menor concentração de CO2 ambiente o feijoeiro mostrou-se mais competitivo com as plantas de picão-preto em relação às demais espécies avaliadas. Já nas concentrações de 840 e 1680 µmol mol-1 de CO2, tanto o milho quanto o feijoeiro afetaram o crescimento das plantas de picão-preto. Plantas de feijoeiro foram afetadas negativamente pela convivência com as plantas daninhas em todos os níveis de enriquecimento de CO2 analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Campos da Costa, Danielle Carolina, Jaciara De Souza Bispo, Gilmara Moreira De Oliveira, Francislene Angelotti, and Bárbara França Dantas. "Emergência e crescimento inicial de Amburana cearensis sob aumento da temperatura e dióxido de carbono." Journal of Environmental Analysis and Progress 2, no. 3 (July 31, 2017): 212–19. http://dx.doi.org/10.24221/jeap.2.3.2017.1455.212-219.

Full text
Abstract:
A concentração de dióxido de carbono [CO2] na atmosfera tem aumentado nos últimos anos, como consequência poderá causar efeitos diretos e indiretos nos agroecossistemas, e um dos biomas que mais sofrerá com esta mudança será a Caatinga. A Amburana cearensis é uma espécie nativa desse bioma e muito utilizada para fins medicinais, madeireiro, ornamental e forrageiro. Diante disso, objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito do aumento da [CO2] sobre a emergência e crescimento inicial de plântulas de A. cearensis. O experimento foi conduzido em câmaras de crescimento, tipo Fitotron, com controle de temperatura, [CO2], umidade e fotoperíodo. As sementes foram semeadas em tubetes contendo substrato comercial e submetidas a dois regimes de temperatura (18-24-30 °C e 22-28-34 °C) e duas [CO2] (390 e 770 ppm), durante 56 dias. Foram avaliados porcentagem de emergência, tempo médio de emergência, velocidade média de emergência, índice de velocidade de emergência, número de folhas, diâmetro do colo, índice relativo de clorofila, comprimento, peso fresco e seco total das plântulas. Quando avaliados de maneira isolada, a temperatura e a concentração de CO2 apresentaram influência sobre o peso fresco total das plântulas de A. cearensis. A interação entre temperatura e [CO2] não influenciou na emergência de plântulas. No crescimento inicial de plântulas apenas as variáveis diâmetro do colo e peso seco foram influenciadas por esta interação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Tatagiba, Sandro Dan, Anelisa Figueiredo Peloso, and Fabrício Avila Rodrigues. "GANHO DE DESEMPENHO FOTOSSINTÉTICO PROMOVIDO PELO AUMENTO NA CONCENTRAÇÃO FOLIAR DE MAGNÉSIO EM ARROZ." Revista Univap 22, no. 40 (May 10, 2017): 891. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1440.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi investigar o efeito do magnésio (Mg) sobre os parâmetros de trocas gasosas da fotossíntese [assimilação líquida de CO2 (A), condutância estomática (gs) e concentração interna de CO2 (Ci)], dos parâmetros de fluorescência da clorofila (Chl) a {fluorescência mínima (F0), fluorescência máxima (Fm), rendimento quântico do fotossistema II (Fv/Fm), coeficiente de extinção fotoquímica (qp), rendimento da fotoquímica [Y(II)], rendimento de dissipação de energia regulado [Y(NPQ)] e o rendimento das perdas de dissipação não reguladas [Y(NO)]}, bem como sobre as concentrações de pigmentos cloroplastídicos em plantas de arroz cultivadas em solução nutritiva contendo 0,5 ou 1,5 mM de Mg (-Mg ou +Mg nas plantas, respectivamente). As plantas com + Mg apresentaram aumento do desempenho fotossintético em relação as plantas com - Mg. O aumento do desempenho fotossintético promovido por + Mg esteve associado aos incrementos nos pigmentos cloroplastídicos, no aumento de A e do rendimento quântico fotoquímico da fotossíntese, demonstrado por qp e Y(II).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Tatagiba, Sandro Dan, Anelisa Figueiredo Peloso, and Fabrício Ávila Rodrigues. "GANHO DE DESEMPENHO FOTOSSINTÉTICO PROMOVIDO PELO AUMENTO NA CONCENTRAÇÃO FOLIAR DE MAGNÉSIO EM ARROZ." Revista Univap 22, no. 40 (April 11, 2017): 749. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1532.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi investigar o efeito do magnésio (Mg) sobre os parâmetros de trocas gasosas da fotossíntese [assimilação líquida de CO2 (A), condutância estomática (gs) e concentração interna de CO2 (Ci)], dos parâmetros de fluorescência da clorofila (Chl) a {fluorescência mínima (F0), fluorescência máxima (Fm), rendimento quântico do fotossistema II (Fv/Fm), coeficiente de extinção fotoquímica (qp), rendimento da fotoquímica [Y(II)], rendimento de dissipação de energia regulado [Y(NPQ)] e o rendimento das perdas de dissipação não reguladas [Y(NO)]}, bem como sobre as concentrações de pigmentos cloroplastídicos em plantas de arroz cultivadas em solução nutritiva contendo 0,5 ou 1,5 mM de Mg (-Mg ou +Mg nas plantas, respectivamente). As plantas com + Mg apresentaram aumento do desempenho fotossintético em relação as plantas com - Mg. O aumento do desempenho fotossintético promovido por + Mg esteve associado aos incrementos nos pigmentos cloroplastídicos, no aumento de A e do rendimento quântico fotoquímico da fotossíntese, demonstrado por qp e Y(II).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Pinto, Marcos Franke, Diego Augusto Bitencourt, Elisa Helena Giglio Ponsano, Manoel Garcia Neto, and Iderlipes Luiz Carvalho Bossolani. "Effect of electrical and controlled atmosphere stunning methods on broiler chicken behavior at slaughter, blood stress indicators and meat traits." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 53, no. 4 (December 9, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2016.84551.

Full text
Abstract:
O Brasil é o maior exportador e terceiro maior produtor mundial de carne de frango. A fim de manter a competitividade, o setor produtivo deve estar sempre alerta às exigências dos consumidores e a preocupação com o bem-estar animal é uma tendência crescente. Aspectos envolvendo bem-estar animal são particularmente críticos no abate de frangos de corte. Este estudo avaliou a insensibilização de frangos em uma câmara com atmosfera enriquecida de CO2 para reduzir o estresse das aves, em comparação com a insensibilização elétrica em cuba d’água, o método de atordoamento mais usual no abate de frangos. Foi comparada a reação das aves quando expostas a uma alta concentração de CO2 (30%) ou a uma concentração inicial de 10% de CO2, elevada gradualmente até 30%. O efeito da mistura de argônio com CO2 também foi avaliado, sempre visando a redução das reações de desconforto das aves. Cerca de dois terços das aves apresentaram reações evidentes de desconforto antes do atordoamento, em todos os parâmetros de insensibilização gasosa utilizados, porém, as concentrações sanguíneas de corticosterona e glicose, usados como indicadores de estresse, indicaram que a insensibilização com CO2 promoveu o bem-estar das aves. O tempo de exposição ao CO2 necessário para o atordoamento das aves e o tempo de recuperação da consciência após a saída da câmara de gás apresentou ampla variação. A insensibilização por atmosfera controlada de CO2 facilitou o manejo das aves durante o abate, mas serão necessários mais estudos para desenvolver essa alternativa tecnológica, de forma a torná-la viável para aplicação industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Braga, Fabíola Mendes, Evander Alves Ferreira, Cássia Michelle Cabral, Igor Costa de Freitas, Josiane Costa Maciel, Maria Stêfany Silveira Freitas, Ignácio Aspiazu, et al. "Revisão: Crescimento de plantas C3 e C4 em resposta a diferentes concentrações de CO2." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 23, 2021): e33810716701. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16701.

Full text
Abstract:
Plantas de metabólismo C3 tendem a apresentar respostas mais evidentes no seu crescimento quando há incremento do CO2 no ambiente. Tais observações não são tão evidentes em plantas com metabolismo C4, que são consideradas mais evoluídas naturalmente devido a sua anatomia funcional, que é capaz de concentrar maior quantidade de CO2 em suas células tornando a fotossíntese um processo mais eficiente. São encontrados diversos estudos que sugerem maior crescimento de plantas que utilizam tanto o metabolismo C3 quanto o C4 quando submetidas a concentrações de CO2 mais elevadas que as condições ambientes atuais. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão sobre a influência da concentração de CO2 atmosférico no crescimento de plantas cultivadas com ênfase na cultura do feijão e do milho e plantas daninhas. O aumento do gás carbônico beneficia o crescimento tanto das plantas de metabolismo C3 quanto de metabolismo C4. Sabendo-se que a tendência futura é de que a concentração de gás carbônico seja aumentada na atmosfera, devido às emissões principalmente de combustíveis fósseis, se tornará apropriado investir em mais insumos e tecnologias para reduzir a competição com plantas daninhas, pois o seu crescimento também será favorecido e poderá interferir na competição por nutrientes, e assim, reduzir a produtividade das culturas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Furlan, Raquel A., Fátima C. Rezende, Dálcio Ricardo B. Alves, and Marcos Vinícius Folegatti. "Lâmina de irrigação e aplicação de CO2 na produção de pimentão cv. Mayata, em ambiente protegido." Horticultura Brasileira 20, no. 4 (December 2002): 547–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362002000400007.

Full text
Abstract:
Avaliou-se o efeito da aplicação de diferentes lâminas de irrigação e do enriquecimento da atmosfera com CO2, em experimento com a cultura do pimentão (cultivar Mayata) em dois ambientes protegidos similares, em Piracicaba (SP). Em um deles, foi aplicado CO2 junto com a água de irrigação, elevando a concentração do gás na atmosfera para aproximadamente 800 mmolCO2/mol e, no outro, foi mantida a concentração do CO2 nas condições normais da atmosfera. Em cada ambiente, foram aplicadas quatro lâminas de irrigação, equivalentes a 60%, 80%, 100% e 120% da evaporação do tanque Classe A reduzido, arranjados no delineamento experimental inteiramente casualizado, com dez repetições de uma planta cada. O CO2 foi injetado na linha de irrigação, durante aproximadamente 40 minutos. Foram selecionadas dez plantas para colheita dos frutos, aos noventa dias após o transplantio, das quais foram avaliados o comprimento, o diâmetro, a espessura da polpa, a massa média e o número de frutos por planta; além do rendimento da cultura (kg/ha). No ambiente protegido, com aplicação de CO2, houve efeito da aplicação das lâminas de irrigação de 100 e 120% da evaporação do tanque reduzido, enquanto no ambiente protegido, sem aplicação de CO2, não houve efeito. No ambiente protegido com aplicação de CO2, foram encontradas diferenças significativas para comprimento, espessura de polpa, número de frutos por planta e rendimento, da ordem de 7,0%; 4,5%; 35,0% e 38,4%, respectivamente, superiores para lâminas de irrigação de 100% da evaporação do tanque reduzido comparando com os dados obtidos para as menores lâminas de aplicação de água. A aplicação de CO2 no ambiente protegido possibilitou obtenção de maiores comprimento, diâmetro e número de frutos por planta, além da massa e rendimento, na ordem de 12,4%; 11,9%; 21,4%; 20,0% e 51,3%, respectivamente, em relação ao ambiente protegido, sem aplicação de CO2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Sanches, Rodrigo Fazani Esteves, Ingrid Cristina Araujo Catarino, Marcia Regina Braga, and Emerson Alves da Silva. "Influência da alta concentração atmosférica de CO2(↑[CO2]atm) × disponibilidade hídrica nas relações hídricas, trocas gasosas e acúmulo de carboidratos em Coffea arabica L." Hoehnea 44, no. 4 (December 2017): 635–43. http://dx.doi.org/10.1590/2236-8906-33/2017.

Full text
Abstract:
RESUMO (Influência da alta concentração atmosférica de CO2 (↑[CO2]atm) × disponibilidade hídrica nas relações hídricas, trocas gasosas e acúmulo de carboidratos em Coffea arabica L.). O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da ↑[CO2]atm nas relações hídricas, trocas gasosas e acúmulo de carboidratos em Coffea arabica. Cafeeiros foram cultivados sob diferentes [CO2]atm (400 e 760 ppm) e submetidos a dois regimes hídricos: rega diária e ciclos de suspensão de regas por 7, 10, 14 e 37 dias, seguidos de reidratação diária por 7 dias. Alterações significativas no potencial hídrico foram observadas nas plantas sob restrição hídrica a partir do 10º dia com recuperação total após a reidratação. As A foram maiores nos cafeeiros cultivados sob ↑[CO2]atm, mesmo sob restrição hídrica se comparadas aos demais tratamentos. Cafeeiros cultivados em ↑[CO2]atm e restrição hídrica não apresentaram diminuição nos teores de carboidratos em comparação aos cultivados sob ↑[CO2]atm e rega diária. Entretanto, em plantas sob 400 ppm CO2 e restrição hídrica, reduções significativas nos teores de açúcares, principalmente em folhas, foram observadas. Os teores de amido não alteraram em resposta aos tratamentos de CO2 e água. Aumento no nível de prolina foi observado no início da restrição hídrica retornando a níveis basais ao longo do experimento. Nossos resultados apontam para um efeito mitigador do ↑CO2 sobre o déficit hídrico por meio da manutenção no acúmulo de carboidratos das plantas de café.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Brackmann, Auri, Glaucia Bortoluzzi, and Leandro Bortoluz. "Controle da degenerescência da polpa da maçã fuji com concentrações dinâmicas de O2 e CO2 e redução da umidade relativa durante o armazenamento em atmosfera controlada." Ciência Rural 29, no. 3 (September 1999): 459–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781999000300013.

Full text
Abstract:
O experimento teve como objetivo avaliar a influência da umidade relativa do ar (UR) e das concentrações dinâmicas de CO2 e O2 sobre a ocorrência de degenerescência da polpa e sobre a qualidade da maçã cv. Fuji após oito meses em atmosfera controlada (AC). Os frutos foram armazenados a 0,5°C, em condições de 1,5% de O2 + 0,5% de CO2, a 97% de UR (tratamento 1) e 92% de UR (tratamento 2) durante oito meses. Para o armazenamento em AC dinâmica, os frutos foram mantidos em condições de 0,5% de O2 + 0,5% de CO2 durante os quatro meses iniciais (tratamento 3) e finais (tratamento 4) de armazenamento e de 1,5% de O2 + 4% de CO2, durante os quatro meses iniciais (tratamento 5) e finais (tratamento 6) de armazenamento. Os frutos dos tratamentos 4 e 6 e dos tratamentos 3 e 5 foram mantidos no período inicial e final do armazenamento, respectivamente, em 1,5% de O2 + 0,5% de CO2. As avaliações foram realizadas no dia da saída dos frutos das câmaras e após os frutos permanecerem por nove dias em armazenamento refrigerado (sem controle da atmosfera), a 0,5°C e mais cinco dias à temperatura ambiente. A redução da concentração de O2 de 1,5% para 0,5%, em 0,5% de CO2, aumentou a degenerescência, principalmente quando utilizada nos meses finais do armazenamento. A elevação da concentração de 4% de CO2, nos quatro meses iniciais de armazenamento aumentou a incidência de degenerescência da polpa após exposição dos frutos à temperatura ambiente. Verificou-se que a redução da UR para 92% diminuiu significativamente a incidência de degenerescência e podridões. Os regimes de AC dinâmica não influenciaram na firmeza, SST e acidez dos frutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Guerra, Antonia Mirian Nogueira de Moura, Fabrício Ávila Rodrigues, Tricia Costa Lima, Paulo Geraldo Berger, Angélica Fátima Barros, and Yasmin Cristina Rodrigues da Silva. "Capacidade fotossintética de plantas de algodoeiro infectadas por ramulose e supridas com silício." Bragantia 73, no. 1 (March 2014): 50–64. http://dx.doi.org/10.1590/brag.2014.010.

Full text
Abstract:
Nas plantas atacadas por patógenos ocorrem danos nas células do mesofilo, colonização dos espaços intra e intercelulares e fechamento de estômatos, afetando a transpiração, influxo do CO2 e taxa fotossintética. O uso de silício (Si) é importante para reduzir a intensidade de inúmeras doenças em várias espécies de plantas, além de ter um efeito positivo sobre a capacidade fotossintética. Objetivou-se com este estudo investigar o efeito do Si sobre a capacidade fotossintética de plantas de algodoeiro das cultivares BRS Araçá e FM 993 infectadas por Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides supridas (+Si) ou não (-Si) com Si. Avaliaram-se as variáveis de trocas gasosas: taxa de assimilação líquida de carbono (A), condutância estomática (g s), transpiração (E), razão entre a concentração interna e ambiente de CO2 (Ci/Ca), a eficiência instantânea no uso da água (A/E) e a concentração de pigmentos. Houve redução de A, g s, fixação de carbono, concentrações de clorofila a (cl a), clorofila b (cl b) e carotenoides, matéria seca total (MST) e aumento na E e na A/E. Com o fornecimento de Si, as plantas das duas cultivares de algodoeiro aumentaram a A devido ao aumento na g s e na fixação de CO2, além de no uso mais eficiente da água. O suprimento de Si aumentou as concentrações de cl a, cl b e carotenoides e MST nas duas cultivares. O Si afetou a fisiologia das plantas de algodoeiro infectadas por C. gossypii var. cephalosporioides, aumentando a resistência à ramulose devido a incrementos na capacidade fotossintética, na concentração de pigmentos e no acúmulo de biomassa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Pereira, Elizandra Ribeiro de Lima, Marcos Barros de Medeiros, Janivan Fernandes Suassuna, Virgínia Maria Magliano Morais, Hélder Formiga Fernandes, Andréia Santos de Lima, Natanaelma Silva da Costa, and Pedro Dantas Fernandes. "Resposta fisiológica do algodão colorido em estresse salino." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 7, no. 16 (2020): 653–64. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2020)071613.

Full text
Abstract:
O estresse salino representa um dos mais sérios fatores que limitam o crescimento e a produção das culturas. Objetivou-se nesta pesquisa conhecer qual a conduta de resposta fisiológica de dez genótipos de algodão colorido, submetidos a três diferentes condições de estresse salino em ambiente telado. O experimento foi conduzido no Município de Campina Grande-PB. O delineamento experimental foi bloco casualizado com 10 tratamentos, três condições de salinidade e três repetições. Cada parcela foi constituída de 10 tubetes de 288 mL contendo uma planta cada utilizando NaCl, CaCl2, MgCl2. Foram avaliadas a condutância estomática (gs) (mol m-² s-¹), taxa de assimilação de CO2 (A) (µmol m-² s-¹), transpiração (E) (mmol m-² s-¹) e concentração interna de CO2 (Ci) (µmol mol-¹). Por meio da relação entre A/Ci obteve-se a eficiência instantânea de carboxilação, e entre a taxa de assimilação de CO2 (A) a transpiração. Conclui-se que o estresse salino causa alterações fisiológica pela perda da concentração interna e condutância estomática dos genótipos do algodoeiro colorido estudado. A variedade BRS Safira é mais sensível ao estresse salino. Duas variedades e quatro linhagens mostraram ser mais tolerantes ao estresse salino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Rupollo, Galileu, Luiz Carlos Gutkoski, Iure Rabassa Martins, and Moacir Cardoso Elias. "Efeito da umidade e do período de armazenamento hermético na contaminação natural por fungos e a produção de micotoxinas em grãos de aveia." Ciência e Agrotecnologia 30, no. 1 (February 2006): 118–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542006000100017.

Full text
Abstract:
Com o presente trabalho, objetivou-se avaliar a contaminação natural por fungos, produção de micotoxinas, composição em ácidos graxos e concentração de CO2 intergranular em grãos de aveia armazenados no sistema hermético por 12 meses. Grãos de aveia, da cultivar UPF 18 foram colhidos com 16% de umidade e realizado a secagem estacionária em protótipo silo-secador até as umidades de 15%, 12% e 9%. Para os tratamentos com 18% e 21% de umidade foi realizada a reidratação pela colocação dos grãos em atmosfera saturada por cinco dias. Determinou-se a composição centesimal aproximada, composição em ácidos graxos, contaminação natural por fungos, presença de micotoxinas e concentração de CO2 intergranular. Os resultados foram analisados pela análise de variância, comparação de médias pelo teste de Tukey e análise de regressão. Não foi detectada a presença das micotoxinas aflatoxina B1, B2, G1, G2, zearalenona e ocratoxina A. A quantidade de CO2 na atmosfera intergranular apresentou comportamento linear e foi proporcional à umidade dos grãos e tempos de armazenamento. O aumento do tempo de armazenamento e da umidade dos grãos intensificou a redução de ácidos graxos insaturados, com predominância de ação sobre linoléico e linolênico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Santelli, Paulo, Maria Elisa Ribeiro Calbo, and Adonai Gimenez Calbo. "Fisiologia pós-colheita de frutos da palmeira Syagrus oleracea (Mart.) Becc. (Arecaceae)." Acta Botanica Brasilica 20, no. 3 (September 2006): 523–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062006000300003.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar algumas das mudanças fisiológicas ocorridas durante o processo de amadurecimento pós-colheita dos frutos de Syagrus oleracea (gueroba), palmeira nativa da região Centro-Oeste brasileira, tais como: a perda de massa, volumes gasosos intercelulares, a concentração interna de CO2 e de O2 e a firmeza, as evoluções de CO2 e etileno tanto à temperatura ambiente (25 ºC) quanto à baixa temperatura (8 ºC). Para as análises foram utilizados frutos verdes desta palmeira, coletados no campus da Universidade de Brasília (UnB). Os frutos da gueroba se mostraram sensíveis à injúria por resfriamento. Quando armazenados à temperatura de 8 ºC, apresentaram sinais de injúria pelo frio e não amadureceram mesmo quando foram recolocados à temperatura ambiente (25 ºC). A ocorrência de pico de evolução de etileno e CO2 coincidente, no mesmo dia, e os padrões das curvas de concentração de CO2 e O2 na atmosfera interna com pico são evidências de que se trata de um fruto climatérico, bem como o fato da produção de etileno ter aumentado 12 vezes entre o verde-maduro e o pico. O valor obtido para os volumes gasosos intercelulares da gueroba coloca os seus frutos dentro da faixa de órgãos com média quantidade de volumes gasosos, média susceptibilidade à injúria de impacto e média susceptibilidade as injúrias de amassamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Gondim, Ancélio Ricardo de Oliveira, José Lucas Guilherme Santos, Renato Pereira Lira, Marcos Eric Barbosa Brito, and Francisco Hevilásio Freire Pereira. "Atividade fotossintética da beterraba submetidas a adubação mineral e esterco bovino." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 10, no. 2 (June 8, 2015): 61–65. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v10i2.3438.

Full text
Abstract:
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo avaliar os efeitos da adubação mineral e esterco bovino sobre as trocas gasosas em plantas de beterraba. O experimento foi conduzido em condições de campo, com delineamento em blocos casualizados, no esquema fatorial 5 x 2, com três repetições. Os tratamentos serão constituídos por cinco doses de esterco bovino (2,0; 4,0; 6,0; 8,0; e 10,0 kg m-2), na presença e ausência de adubo mineral. Foram avaliados os seguintes parâmetros: fotossíntese liquida (A), a condutância estomática (gs), a transpiração (E) e a concentração intercelular de CO2 (Ci), eficiência instantânea do uso da água (A/E), eficiência de carboxilação (A/Ci). As plantas de beterraba cultivadas na presença da adubação mineral e com a maior dose de esterco revelaram valores maiores para condutância estomática. O tratamento de 10,0 kg m-2 de esterco apresentou maior taxa de fotossíntese. Os valores de transpiração e concentração intercelular de CO2 na beterraba foram influenciados pelas doses de esterco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Ferreira, Tiago Borges, Jesús Fernández, and André Luís Teixeira Fernandes. "Efeito do dióxido de carbono e da radiação solar na biomassa algal produzida em fotobiorreator laminar." Ambiente e Agua - An Interdisciplinary Journal of Applied Science 11, no. 3 (June 23, 2016): 601. http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.1877.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo mensurar a influência do fornecimento artificial de CO2 e da variação da radiação fotossinteticamente ativa na biomassa algal em um fotobiorreator laminar. Utilizou-se para tanto, avaliações de produção e concentração de nitrogênio e fósforo na biomassa coletada semanalmente em cada uma das 36 subdivisões do sistema. Além disso, se determinou, por meio de cálculos baseados na produtividade, os intervalos de eficiências produtiva e energética. O fornecimento artificial de CO2 influenciou a produção de biomassa, incrementando a produtividade de 3,9 a 27,0%. A radiação fotossinteticamente ativa manteve estreita relação com a produção de biomassa, com variação de até 60,5%, produzindo entre 1,42 e 2,28 g m-2 d-1. A concentração de nitrogênio na biomassa não foi influenciada por nenhum dos fatores avaliados, porém o fósforo sofreu influência de ambos os fatores. As eficiências produtiva e energética tiveram as mesmas influências, variando de 0,28 a 0,44 g mol-1 e 2,12 a 3,34%, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Guedes, Jerson Vanderlei Carús, Gláucia Bortoluzzi, Auri Brackmann, and Ervandil Corrêa Costa. "Controle de Sitophilus zeamais Mots. através de diferentes concentrações de CO2 e O2." Ciência Rural 26, no. 2 (August 1996): 177–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781996000200001.

Full text
Abstract:
Instalou-se um experimento com objetivo de avaliar o efeito de diferentes concentrações dos gases: CO2 e O2 balanceado com N, no controle de Sitophilus zeamais. Utilizou-se parcelas subdivididas no tempo com parcela principal distribuída segundo o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. A unidade experimental constou de um vidro com volume de cinco litros, onde estavam acondicionados 0,15 kg de milho desinfestado e 200 insetos adultos não sexados. Foram avaliadas oito concentrações de gases (tratamentos): 0,03% de CO2 e 21% de O2 (testemunha), 10% de CO2 e 16% de O2, 15% CO2 e 16% O2, 20% CO2 e 16% O2, 0% CO2 e 5% O2, 0% CO2 e 1% O2, 75% CO2 e 5% O2, e 12% CO2 e 8% O2. Os resultados demonstraram que 20% de CO2 controla totalmente os insetos em cinco dias. Tratamento com 15% de CO2 associado com 5% de O2, controla a totalidade dos insetos após dez dias. Concentração de 1% O2, sem adição de CO2, também controla 100% da população de Sitophilus zeamais. após 15 dias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Maluf, Henrique José Guimarães Moreira, Raquel Ghini, Laura Beatriz Batista de Melo, and Carlos Alberto Silva. "Fertilidade do solo e estado nutricional do cafeeiro cultivado em atmosfera enriquecida com CO2." Pesquisa Agropecuária Brasileira 50, no. 11 (November 2015): 1087–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2015001100012.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de concentrações de CO2 atmosférico nos atributos químicos do solo, na linha (cafeeiro) e na entrelinha (braquiária), e nos teores de macronutrientes em folhas do cafeeiro. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e seis repetições. Os tratamentos consistiram de dois níveis de CO2 atmosférico, 390 e 550 μmol mol-1. A amostragem de solo foi realizada na linha e na entrelinha do cafeeiro, em 2013 e 2014, nas camadas de 0-5,0, 5,0-10, 10-20 e 20-40 cm, e de 0-10, 10-20 e 20-40 cm, respectivamente. Avaliaram-se pH, teores de Ca2+, Mg2+, K, P e S disponíveis, saturação por bases e matéria orgânica do solo. Em 2013 e 2014, houve redução nos teores de P na linha do cafeeiro, com o aumento da concentração de CO2. Em 2014, houve redução nos teores de K disponível no solo e aumento dos teores de K na folha do cafeeiro sob 550 μmol mol-1 de CO2. Em cafeeiro cultivado em atmosfera enriquecida com CO2, o teor de P disponível no solo é o que mais reduz, o que indica a necessidade de reposição adequada deste nutriente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Santelli, Paulo, Maria Elisa Ribeiro Calbo, and Adonai Gimenez Calbo. "Fisiologia pós-colheita de frutos da palmeira Mauritia vinifera Mart. (Arecaceae)." Acta Botanica Brasilica 23, no. 3 (September 2009): 697–702. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062009000300008.

Full text
Abstract:
Alterações pós-colheita no amadurecimento dos frutos de Mauritia vinifera (buriti), colhidos com coloração marrom clara, foram estudadas acompanhando-se: massa, volumes gasosos intercelulares, concentração de CO2 e O2 na atmosfera interna, firmeza e as evoluções de CO2 e etileno, tanto a 25 ºC quanto sob baixa temperatura (8 ºC). Os frutos apresentaram injúria de resfriamento quando armazenados a 8 ºC e não amadureceram ao serem retornados para 25 ºC. Sob umidade elevada, baixa transpiração, a conservação do buriti triplicou em comparação com os frutos armazenados em ambiente menos úmido (65 a 85%). A casca resistente destes frutos perde a firmeza e o arranjo compacto das escamas e torna-se mais frágil e mais permeável a gases durante o amadurecimento ou quando armazenados sob temperatura que causa injuria de resfriamento. Os frutos de buriti contém apenas cerca de 1% volume gasoso intercelular, o que é indicativo de susceptibilidade à injúria de impacto, mediante descolamento de escamas. No amadurecimento a polpa torna-se macia, conforme leitura de penetrômetro, diminuindo a resistência ao transporte dos frutos, que passam a ser facilmente amassados. Estes frutos apresentaram comportamento climatérico típico e o pico de evolução de CO2 ocorreu dois dias após o pico do etileno. As curvas de concentração interna de CO2 e de O2 no buriti foram diferentes de outros frutos previamente estudados pelo fato de sofrerem uma grande redução da resistência difusiva da casca, causada pela formação das aberturas entre as escamas durante o amadurecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Fonseca, Marcos José de Oliveira, Nilton Rocha Leal, and Sérgio Agostinho Cenci. "Padrão de ocorrência de doenças em mamão armazenado sob atmosfera controlada." Revista Brasileira de Fruticultura 26, no. 3 (December 2004): 547–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452004000300042.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a dinâmica de evolução de doenças pós-colheita do mamão armazenado sob atmosfera controlada, contendo 3,0% de O2 e 6,0% de CO2 ou 3,0% de O2 e 3,0% de CO2, em relação aos armazenados sob atmosfera ambiente, na simulação de condições de exportação refrigerada (10ºC) via marítima, e de comercialização no mercado europeu dos mamões 'Sunrise Solo' e 'Golden'. Constatou-se que a atmosfera controlada contendo 3% de O2 e 6% de CO2 promoveu maior perda de frutos, descartados devido à ocorrência das principais doenças pós-colheita: Antracnose, Podridão Peduncular, Mancha Chocolate e, principalmente, Pinta Preta, em ambas as cultivares. Acredita-se que a elevação da concentração de CO2 tenha provocado injúria fisiológica e que isto tenha favorecido a infecção dos tecidos e sua colonização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Albuquerque, Marcos Paulo Ferreira de, Fabrícia Kelly Cabral Moraes, Rodolfo Inácio Nunes Santos, Gledson Luiz Salgado de Castro, Edson Marcos Leal Soares Ramos, and Hugo Alves Pinheiro. "Ecofisiologia de plantas jovens de mogno-africano submetidas a deficit hídrico e reidratação." Pesquisa Agropecuária Brasileira 48, no. 1 (January 2013): 9–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2013000100002.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de plantas jovens de mogno-africano (Khaya ivorensis) em recuperar seu status hídrico e trocas gasosas após período de deficit hídrico. Plantas com aproximadamente 315 dias, irrigadas (controle) e não irrigadas, foram avaliadas aos 14 dias da suspensão da irrigação e após um, três e sete dias da retomada da irrigação (reidratação). No dia 14, o potencial hídrico foliar de antemanhã (Ψam) das plantas estressadas foi reduzido a -2,66 MPa. Com a restrição hídrica, foram observadas reduções significativas no conteúdo relativo de água na antemanhã (redução de 32%), na taxa de assimilação líquida de CO2 (90%), na condutância estomática (95%), na transpiração (93%) e na razão entre concentração intercelular e ambiental de CO2 (37%). Durante a reidratação, o status hídrico das plantas estressadas foi restabelecido após três dias. As trocas gasosas também se restabeleceram, mas de forma mais lenta que o status hídrico. Sob deficit hídrico, a concentração de prolina aumentou e a de carboidratos solúveis totais diminuiu. Plantas jovens de mogno-africano são tolerantes ao deficit hídrico moderado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Costa, Danielle Carolina Campos da, Giselle De Souza Pinheiro, Gilmara Moreira de Oliveira, Aline Thaiane Nunes dos Santos, Carmem Valdenia da Silva Santana, Francislene Angelotti, and Bárbara França Dantas. "Emergência e Crescimento Inicial de Plântulas de Cebola Sob o Aumento da Temperatura e Concentração de CO2 (Onion Seedlings Emergence and Initial Growth Under Increased Temperature and CO2)." Revista Brasileira de Geografia Física 8 (December 1, 2015): 471. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v8.0.p471-483.

Full text
Abstract:
As mudanças climáticas, especialmente o aumento da temperatura e da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera , afetarão o crescimento e desenvolvimento das plantas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de aumento da temperatura e da concentração de CO2 na emergência de plântulas de cebola das cultivares Alfa São Francisco, Franciscana IPA 10, Vale Ouro IPA 11 e Serena .O experimento foi conduzido em câmaras de crescimento, com controle de umidade, luminosidade, temperatura e CO2, durante 12 dias. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4x4x2, com quatro cultivares de cebola, quatro temperaturas (25 ºC; 28 ºC; 31 ºC e 34 ºC) e duas concentrações de CO2 (380 e 770 ppm) e , com quatro repetições e 36 sementes por tratamento. Sementes de cebola das cultivares Alfa São Francisco, Franciscana IPA 10, Vale Ouro IPA 11 e Serena foram semeadas em bandejas de polietileno com 36 células contendo substrato comercial e mantido nas diferentes concentrações de CO2 e temperatura. Foram avaliados a porcentagem de emergência, tempo médio de emergência, velocidade de emergência, índice de velocidade de emergência, comprimento da parte aérea e comprimento da raiz principal. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Scott Knott a 5% de probabilidade. As concentrações de CO2 e as diferentes temperaturas proporcionaram efeitos significativos entre as cultivares para a maioria das variáveis analisadas. O aumento de CO2 e temperatura influenciaram no processo de emergência de plântulas de cebola. Climate change, especially atmosphere temperature and concentration of greenhouse gases increase, will affect plant growth and development . The aim of this study was to evaluate the effect of increased temperature and CO2 concentration in emergence of seedlings of onion cultivars Alfa San Francisco, Franciscan IPA 10, Valley IPA 11 Gold and Serena. The experiment was conducted in growth chambers with humidity, light, temperature and CO2 control during 12 days. The experimental design was completely randomized in a 4x4x2 factorial scheme, with four onion cultivars , four temperatures (25 °C; 28 °C, 31 °C and 34 °C and two concentrations of CO2 (380 to 770 ppm), with four replications and 36 seeds per treatment. Seeds of onion cultivars Alfa São Francisco, Franciscana IPA 10, Vale Ouro IPA 11 and Serena were sown in plastic trays with 36 cells containing commercial substrate and placed in different CO2 concentrations and temperature. Emergence percentage, average time of emergence, emergence speed, emergence speed index, shoot length and root length was evaluated. The data were submitted to variance analysis and the averages compared by Scott Knott test at 5% probability. The CO2 concentrations and different temperatures produced different effects among cultivars for most of the variables. The increase of CO2 and temperature influence the emergence onion seedlings process. Key-words: climate change, impacts, agriculture
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Dorneles, K. R., D. A. Posso, I. Rebhahn, S. Deuner, P. C. Pazdiora, L. A. Avila, and L. J. Dallagnol. "Respostas morfofisiológicas e rendimento de grãos do trigo mediados pelo aumento da concentração de CO2 atmosférico." Revista Brasileira de Ciências Agrárias - Brazilian Journal of Agricultural Sciences 14, no. 1 (March 30, 2019): 1–7. http://dx.doi.org/10.5039/agraria.v14i1a5600.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

SILVA, SUZY CRISTINA PEDROZA DA, and GUSTAVO MACEDO DE MELLO BAPTISTA. "ANÁLISES ESPECTRAIS DA VEGETAÇÃO COM DADOS HYPERION E SUA RELAÇÃO COM A CONCENTRAÇÃO E O FLUXO DE CO2 EM DIFERENTES AMBIENTES NA AMAZÔNIA BRASILEIRA." Boletim de Ciências Geodésicas 21, no. 2 (June 2015): 354–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702015000200020.

Full text
Abstract:
A modelagem espectral é uma das ferramentas importantes para a determinação de estimativa de parâmetros biofísicos de um local. Correlacionar a concentração e o fluxo de dióxido de carbono, por meio de medições indiretas é um grande avanço na área das geociências. A metodologia desenvolvida para o sequestro florestal de carbono CO2flux, CO2fluxEVI e CO2fluxEVI2, a partir do sensor Hyperion envolveu ambientes naturais e antrópicos, tornando-o eficaz quando associada à variabilidade de ecótipos existentes na Amazônia Brasileira. Resultados desse estudo apontaram que os índices NDVI, EVI e EVI2 podem compor a estrutura do índice de sequestro florestal de carbono, CO2flux. Entretanto, fez-se necessário avaliar a potencialidade e comparação dos índices em relação à detecção do sequestro florestal de carbono, associado as medições diretas de CO2 nas torres micrometeorológicas. Após o processamento das imagens hiperespectrais e análises estatísticas dos índices sugeridos pôde-se inferir que o CO2flux com a utilização do NDVI tem melhor ajustamento, quando associado aos dados de concentração de CO2 (ppm) medidos no topo das torres, e com os dados de fluxo (mol.m-2.s-1), uma vez que as correlações possuem similaridades e são estatisticamente significativos com os dados do sensor Hyperion.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Campos, Josiane A., Ilda de F. F. Tinôco, Fernando da C. Baêta, Paulo R. Cecon, and Aldo L. Mauri. "Qualidade do ar, ambiente térmico e desempenho de suínos criados em creches com dimensões diferentes." Engenharia Agrícola 29, no. 3 (September 2009): 339–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162009000300001.

Full text
Abstract:
Em uma suinocultura, a fase de creche é considerada crítica, na qual o animal fica exposto às condições ambientais do recinto onde está alojado, sem a proteção da matriz e inserido em um meio social coletivo e desconhecido. Essa fase requer ambiente térmico mais aquecido e, por isso, em período de inverno, os abrigos são mantidos mais fechados, o que pode ser agravante em termos de renovação do ar. Este trabalho teve como objetivo avaliar duas creches de dimensões diferentes, em período de inverno, levando-se em consideração o ambiente térmico, a qualidade do ar e o desempenho dos animais alojados nessas instalações. Foram utilizadas duas creches com dimensões diferentes (I e II), ambas sem nenhum tipo de aquecimento. Foram feitas medições de concentrações instantâneas de NH3 (ppm), CO (ppm) e CO2 (ppm). Dados relativos ao conforto térmico ambiente (temperatura e umidade) foram coletados continuamente. Concluiu-se que a concentração dos gases CO2 e NH3, mensurados em ambas as creches, não atingiram níveis que possam causar danos à saúde dos animais; não houve concentração mensurável do gás monóxido de carbono em nenhuma das mesmas; o ambiente térmico nas creches, no período estudado, esteve em condições consideradas confortáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Lourençoni, Dian, Tadayuki Yanagi Junior, Alessandro T. Campos, Daniela D. Oliveira, and Renato R. de Lima. "Ambiente acústico e aéreo em galpão comercial para poedeiras Dekalb Brown cercados por tela PEAD." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 19, no. 9 (September 2015): 882–86. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v19n9p882-886.

Full text
Abstract:
RESUMODevido às ocorrências dos vírus de influenza aviária (H5N1 e H7N2), estudos relacionados à biosseguridade têm sido intensificados em que uma das soluções discutidas é o uso de tela para cercar a área dos galpões evitando o contato das galinhas poedeiras alojadas com outras aves. Neste contexto objetivou-se, com o presente trabalho, avaliar e comparar a utilização de tela para cercar o perímetro de um galpão visando à criação de galinhas poedeiras, sobre o ambiente acústico e aéreo no interior da instalação. Esta pesquisa foi realizada em um galpão comercial do tipo californiano para criação de galinhas poedeiras da linhagem Dekalb Brown. Metade da área do galpão foi cercada por tela de polietileno de alta densidade (PEAD) e a outra metade foi mantida totalmente aberta. Os níveis de ruído, concentração de amônia (NH3) e concentração de dióxido de carbono (CO2) foram mensurados durante 22 semanas. O uso de tela PEAD aumentou o nível de ruído e as concentrações de NH3 e de CO2 no interior da instalação; entretanto, esses valores foram inferiores àqueles que oferecem riscos à saúde das aves e dos trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Perin, Gismael Francisco, José Fernando Schlosser, Marcelo Silveira de Farias, Javier Solis Estrada, Helen Treichel, and Leandro Galon. "Emissões de motor agrícola com o uso de diferentes tipos de diesel e concentrações de biodiesel na mistura combustível." Pesquisa Agropecuária Brasileira 50, no. 12 (December 2015): 1168–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2015001200006.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi quantificar o efeito do tipo de diesel e da concentração de biodiesel na mistura combustível sobre as emissões de gases por motor agrícola submetido a diferentes cargas. Foram testados dois tipos de diesel: S10, com baixo teor de enxofre; e S500, com alto teor de enxofre; bem como suas misturas com 5, 10, 15, 20, 50 e 100% de biodiesel. O motor, de quatro cilindros, turboalimentado e com 105 cv de potência máxima, foi submetido a oito modos de operação, sob diferentes rotações e torques. O ensaio seguiu a metodologia prevista na norma NBR ISSO 8174-4:2012, tendo-se analisado as emissões de O2, CO2, NO2, NO, CO e de hidrocarbonetos (HC). Somente as emissões de HC foram influenciadas pelo tipo de diesel utilizado. As emissões de NO2 e O2 aumentaram com o aumento da concentração de biodiesel na mistura, enquanto as emissões de CO2, NO, CO e HC diminuíram. A carga aplicada ao motor esteve diretamente relacionada às emissões, exceto para O2. O combustível S10, com 20% de biodiesel, reduz as emissões, em comparação ao diesel comercial (S500), sem perda no desempenho do motor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Neves, Leandro Camargo, Adriana Corrent, Leonor Marini, Luciano Lucchetta, Marcio Roggia Zanuzzo, Emerson Dias Gonçalves, Jocemar Zanatta, Fernando Ruffino Cantillano, and Cesar Valmor Rombaldi. "Atmosfera modificada e 1-metilciclopropeno na conservação pós-colheita de kiwis cv. Bruno." Revista Brasileira de Fruticultura 25, no. 3 (December 2003): 390–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452003000300007.

Full text
Abstract:
Neste trabalho avaliou-se, em kiwis da cv Bruno, a ação do 1-Metilciclopropeno (1-MCP), na concentração de 625 ppb, associado ou não à atmosfera modificada gerada com o emprego de embalagem de polietileno de baixa densidade (PEBD), de 22µm. Os tratamentos testados foram: T1, controle (sem embalagem e 1-MCP); T2, sem embalagem com 1-MCP; T3, com embalagem de PEBD sem 1-MCP; T4, embalagem de PEBD mais o 1-MCP, sendo após armazenados em câmara fria a - 0,5 ± 0,5 ºC e 95 ± 5% de umidade relativa (U.R.). As avaliações foram realizadas após o pré-resfriamento, aos 45 dias, 45 + 5 dias (22 ± 3ºC e 75 ± 5% de U.R.), 90 dias e 90 + 5 dias (22 ± 3ºC e 75 ± 5% de U.R.). As variáveis analisadas foram: firmeza de polpa (FP), sólidos totais (ST), acidez titulável (AT), concentração de etileno e de CO2 e análise sensorial (somente ao final do experimento). A maior firmeza de polpa e acidez titulável, o menor conteúdo de sólidos totais, as menores concentrações de etileno e CO2 e a melhor aceitabilidade pelos julgadores foi obtida com os frutos acondicionadas em PEBD de 22 µm e tratadas com 1-MCP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Bittencourt, Renata Aparecida de Camargo, Hamilton Rosa Pereira, Sérgio Luís Felisbino, Priscila Murador, Ana Paula Ehrhardt de Oliveira, and Elenice Deffune. "Isolamento de células-tronco mesenquimais da medula óssea." Acta Ortopédica Brasileira 14, no. 1 (2006): 22–24. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522006000100004.

Full text
Abstract:
As Células-Tronco Mesenquimais (CTMs) têm alta capacidade de se renovar e diferenciar em várias linhagens de tecido conjuntivo. Este trabalho teve como objetivo isolar as CTMs da medula óssea de camundongos utilizando dois diferentes meios de cultura e caracterizá-las através de imuno-marcação com anti-vimentina. Foram utilizados 6 camundongos BALB/c com 15 dias de idade. A medula óssea foi coletada do canal medular das tíbias e fêmures dos camundongos e ressuspensas em uma concentração final 6x10(5), em meio Knockout- DMEM e DMEM alta concentração de glicose, suplementados com 10% SBF, mantidas em estufa a 37° C em uma atmosfera úmida a 5% de CO2 e 95% de ar por 72 horas, quando as células não aderentes foram removidas durante a troca do meio. O número e densidade de células com morfologia fibroblastóide foram maior no meio Knockout- DMEM em cinco dias de cultura versus 10-20 dias para conseguir a mesma concentração celular com o DMEM alta concentração de glicose. As células de ambos grupos apresentaram intensa marcação com anticorpo anti-vimentina, caracterizando-as como CTMs. A obtenção mais rápida das CTMs é fundamental para o campo da terapia celular, principalmente quando se deseja utilizar estas células no reparo de tecidos de origem mesenquimal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography