Academic literature on the topic 'Concentração de sólidos totais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Concentração de sólidos totais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Concentração de sólidos totais"

1

Leite, Valderi D., Wilton S. Lopes, José T. de Sousa, Shiva Prasad, and Salomão A. Silva. "Tratamento anaeróbio de resíduos sólidos orgânicos com alta e baixa concentração de sólidos." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 13, no. 2 (April 2009): 190–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662009000200013.

Full text
Abstract:
A finalidade principal deste trabalho foi estudar o tratamento anaeróbio de resíduos sólidos orgânicos com alta e baixa concentração de sólidos. O sistema experimental se compunha de dois reatores com capacidade unitária de 2.200 L, enquanto o substrato utilizado era composto de resíduos sólidos vegetais e lodo de esgotos sanitários, sendo um dos reatores alimentado com substrato contendo 20% de sólidos totais (80% de umidade) e o outro com apenas 5% de sólidos totais (95% de umidade). Verificou-se, quando da utilização de substrato contendo 5% (percentagem em peso) de sólidos totais, que o tempo de retenção de sólidos requerido para que fossem alcançados 80% de redução da massa de DQO aplicada, foi de 90 dias, propiciando uma taxa de produção de gás metano de 0,25 Nm³ CH4 kg-1 DQO Aplicada. Com relação ao substrato contendo 20% de sólidos totais, o tempo de retenção de sólidos requerido para bioestabilizar 80% da massa de DQO aplicada, foi de 270 dias, com taxa de produção de gás metano de 0,10 Nm³ CH4 kg-1 DQO Aplicada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barreto, Antônio Carlos, and Cláudio Milton Montenegro Campos. "Avaliação de um sistema de irrigação autopropelido aplicando água residuária de suinocultura." Ciência e Agrotecnologia 33, spe (2009): 1752–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542009000700009.

Full text
Abstract:
Este experimento foi conduzido na Unidade I do Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba (CEFET-Uberaba), em Uberaba, MG, durante o ano de 2006. Conduziu esse experimento, com o objetivo de avaliar a influência da concentração de sólidos totais contidos na água residuária de suinocultura: nas perdas de cargas ocorridas no sistema, na uniformidade de distribuição, na distribuição de sólidos totais ao longo do raio de alcance do aspersor, no raio de alcance do aspersor. Os tratamentos constaram das concentrações de sólidos totais contidos em cada camada da lagoa retirada durante o ensaio. Utilizou-se um sistema de irrigação autopropelido da marca Metal Lavras, modelo mini 63/150, equipado com um canhão da marca Plona modelo RL 250 e um sistema de bombeamento composto por uma bomba da marca Schneider modelo MSA-22 R 1 ¼" acoplada a um motor trifásico de 15 cv. As perdas de carga foram influenciadas diretamente pela concentração dos sólidos contidos na água residuária, chegando a acréscimos de 30,77% na adutora, 13,59% na turbina e 22,02% na mangueira, para a maior concentração de sólidos avaliada em relação a água sem resíduo. Na uniformidade de distribuição e no raio de alcance do aspersor, não houve influência significativa da concentração de sólidos. Na distribuição de sólidos ao longo do raio de alcance do aspersor, observou-se uma maior concentração nos coletores mais afastados do aspersor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Júnior, Josinaldo Ferreira da Silva, Ângela Maria Santiago, Pablícia Oliveira Galdino, Newton Carlos Santos, Sâmela Leal Barros, Wanda Izabel Monteiro de Lima Marsiglia, and Raphael Lucas Jacinto Almeida. "Aplicação da desidratação osmoconvectiva para o aproveitamento tecnológico da casca de banana." Research, Society and Development 9, no. 1 (January 1, 2020): e103911808. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1808.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo realizar a desidratação osmoconvectiva das cascas de banana e avaliar a influência das variáveis (concentração de sacarose e temperatura) no processo. As cascas in natura e desidratadas (condição otimizada) foram caracterizadas quanto aos parâmetros: pH, acidez total titulável (ATT), sólidos solúveis totais (SST), razão SST/ATT, teor de água e sólidos totais, cinzas, ácido ascórbico, açúcares redutores, cor (L*, a* e b*) e atividade de água (Aw). Foi realizado um planejamento fatorial 22+3 pontos centrais para avaliar o efeito das variáveis de entrada: concentração de sacarose variando entre 40 e 60 °Brix e temperatura entre 40 e 60 °C, sobre as variáveis de resposta: perda de água e de massa, e ganho de sólidos nas cascas das bananas. As cascas de banana utilizadas nos experimentos apresentaram alto conteúdo de água e quantidades razoáveis de carboidratos e cinzas. A condição que apresentou maior redução no teor de água e maiores ganhos de sólidos foi utilizando a temperatura de 60 °C e 60 °Brix, sendo considerada a otimizada. O processo de desidratação osmoconvectiva ocasionou uma maior incorporação de sólidos solúveis totais e maiores percentuais de sólidos totais as cascas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Rubens Alves, Paulo Luis Gonçalves Campelo, Antônio Teixeira Matos, Mauro Aparecido Martinez, and Paulo Roberto Cecon. "Influência da aplicação de águas residuárias de suinocultura na capacidade de infiltração de um solo Podzólico Vermelho-Amarelo." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 4, no. 2 (2000): 263–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662000000200022.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi conduzido na Área Experimental de Hidráulica, Irrigação e Drenagem do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, MG, com o objetivo de se avaliar a influência de aplicações sucessivas de águas residuárias de suinocultura, com diferentes concentrações de sólidos totais sobre a capacidade de infiltração de um solo Podzólico Vermelho-Amarelo. O experimento foi conduzido em delineamento experimental inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e três repetições, em que os tratamentos se constituíram da aplicação de água e de águas residuárias com concentrações de sólidos totais de 2,4, 7,0, 16,3 e 26,9 g L-1. Quinze infiltrômetros de anel foram instalados em uma área de 60 m², dividida em parcelas de dimensões 2 x 2 m, sendo que em cada uma delas foram conduzidos quatro testes de infiltração, com intervalo de 15 dias. Concluiu-se que o aumento da concentração de sólidos totais de águas residuárias de suinocultura provocou redução na capacidade de infiltração do solo, intensificada com aplicações sucessivas. A concentração de sólidos totais desse efluente foi mais importante na redução da capacidade de infiltração do solo que os níveis de razão de adsorção de sódio e de salinidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sampaio, Silvio C., Kátia Cilene, Márcio A. Vilas Boas, Manoel M. F. de Queiroz, Benedito M. Gomes, and Ajadir Fazolo. "Equação de Hazen-Williams corrigida para água residuária proveniente da suinocultura." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 11, no. 1 (February 2007): 5–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662007000100001.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho foi avaliar a perda de carga em tubulações comerciais de aço zincado, ferro galvanizado e PVC, com diferentes diâmetros, com o intuito de determinar fatores de correção para a equação de Hazen-Williams em função da concentração de sólidos totais, em águas residuárias oriundas da suinocultura. Os resultados mostraram que a perda de carga possui comportamento linear em função da concentração de sólidos totais da água residuária proveniente da suinocultura; as perdas de carga determinadas a partir dos fatores de correção parcial e global, apresentaram superestimativa e subestimativa média de 0,7 e 13%, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Leite, Valderi Duarte, Wilton Silva Lopes, José Tavares de Sousa, and Shiva Prasad. "Tratamento anaeróbio de resíduos orgânicos com baixa concentração de sólidos." Engenharia Sanitaria e Ambiental 9, no. 4 (December 2004): 280–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522004000400003.

Full text
Abstract:
O processo de digestão anaeróbia de resíduos sólidos orgânicos com baixa concentração de sólidos é realizado com substrato contendo em média cerca de 5% (percentagem em peso) de sólidos totais. Os problemas de ordem técnica associados a este tipo de tratamento, estão relacionados ao estudo das configurações de reatores que possam viabilizar uma boa eficiência de transformação do material carbonáceo em um período relativamente curto de tempo. Portanto, neste trabalho foi estudado o processo de digestão anaeróbia de resíduos sólidos orgânicos (RSO) com baixa concentração de sólidos em um reator anaeróbio compartimentado (RAC). O reator anaeróbio compartimentado tinha capacidade unitária de 2200 litros e foi operado com tempo de retenção de sólidos de 90 dias. A eficiência de transformação média de STV foi de 75% e o biogás produzido continha em média 60% de gás metano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lochoski, Marllus Rodrigues Valente. "Estudo da aplicação de água residuária de aves por micro aspersão." Multi-Science Journal 1, no. 7 (March 18, 2018): 05. http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i7.170.

Full text
Abstract:
Com este trabalho, objetivou-se estudar a variação na vazão de microaspersores operando com água residuária avicultura (ARA). Para isso, foram aplicadas quatros concentrações de ARA em microaspersores com cinco diâmetros distinto, avaliando-se a vazão efluente após 27 horas de funcionamento ininterruptos. De acordo com os resultados obtidos concluiu-se que a suscetibilidade ao entupimento de microaspersores que operam com ARA depende do diâmetro de bocal e da concentração de sólidos totais. As maiores reduções de vazão foram observadas nos microaspersores com bocais de 0,90 e 1,00 mmusando ARA com concentração de sólidos totais de 15.437 mg L-1, após 27 horas de teste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vieira, Ricardo Mancilio, Diego Hoefling Souza, Júlia Nercolini Göde, Bruno Dalledone Bittar, Viviane Trevisan, and Everton Skoronski. "Avaliação do desempenho operacional de uma estação de tratamento de lixiviado de aterro sanitário." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 1 (January 6, 2020): 131–45. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.001.0013.

Full text
Abstract:
Neste estudo foi realizada a avaliação do desempenho da estação de tratamento de lixiviados do aterro sanitário do município de Lages-SC. O sistema de tratamento é composto por uma lagoa anaeróbia, seguida de duas lagoas facultativas, duas lagoas aeradas, tratamento físico-químico baseado em coagulação e floculação, duas lagoas de decantação, desinfecção e posterior descarte no corpo receptor. Foram realizadas 10 coletas de efluente, em 9 pontos de amostragem distintos. Para cada amostra foi determinada a concentração de cloretos, cloro residual livre, coliformes fecais, cor, demanda bioquímica de oxigênio, ferro total, demanda química de oxigênio, fósforo total, nitrogênio amoniacal, oxigênio dissolvido, pH, sólidos dissolvidos totais, sólidos fixos totais, sólidos sedimentáveis totais, sólidos suspensos totais, sólidos totais, sólidos voláteis totais, sulfeto e turbidez. Para os parâmetros citados pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente nº 430/2011 e pela Lei do Estado de Santa Catarina nº 14.675/2009, os resultados obtidos foram comparados com os limites estabelecidos. Com exceção do nitrogênio amoniacal, todos os parâmetros apresentaram-se em conformidade com o exigido pelas legislações supracitadas. A execução deste trabalho pode auxiliar na identificação de oportunidades de melhorias e alternativas para a operação da estação de tratamento de efluentes de aterros sanitários em outros municípios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Meyer, Paula Marques, Paulo Fernando Machado, Arlei Coldebella, Laerte Dagher Cassoli, Karyne Oliveira Coelho, and Paulo Henrique Mazza Rodrigues. "Fatores não-nutricionais e concentração de nitrogênio uréico no leite de vacas da raça Holandesa." Revista Brasileira de Zootecnia 35, no. 3 suppl (June 2006): 1114–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982006000400024.

Full text
Abstract:
Estudou-se a relação de fatores não-nutricionais e a concentração de nitrogênio uréico no leite (NUL), com o objetivo de contribuir para sua avaliação como indicador da eficiência de utilização de dietas para vacas leiteiras. Foram utilizadas 7.006 observações provenientes de 855 vacas da raça Holandesa, incluindo dados coletados no dia da amostragem de leite referentes à produção de leite, ao peso vivo, ao número de dias em lactação (DEL) e ao número de lactações (NL). Nas amostras de leite coletadas mensalmente, foram determinadas as concentrações de gordura, proteína, lactose, sólidos totais (ST), a contagem de células somáticas (CCS) e NUL. Foram também calculadas as variáveis produção de leite corrigida para 4% de gordura (LCG4%) e relação gordura/proteína. Efetuaram-se análises de regressão linear simples utilizando os dados coletados como variáveis independentes e as concentrações de NUL como variável dependente. A concentração média de NUL foi 13,3 mg/dL e a produção de leite média foi 35,8 kg/dia. Houve associação negativa entre as concentrações de gordura, proteína, lactose e sólidos totais e a CCS (transformada em logaritmo natural) e associação positiva entre as produções de leite, lactose e sólidos totais (kg) e a concentração de NUL. A produção de leite corrigida para 4% de gordura, DEL, NL e a produção de gordura e proteína se correlacionaram com a concentração de NUL, porém, não houve ajuste da equação linear. Entretanto, o peso corporal e a relação gordura/proteína não se correlacionaram com as concentrações de NUL. Entre os fatores não-nutricionais, a produção de leite e a concentração de proteína do leite foram os fatores que mais se correlacionaram com as concentrações de NUL.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Werner, Elias Terra, Luiz Fernando Ganassali de Oliveira Junior, Ana Paula de Bona, Bruna Cavati, and Tarsila Daysy Ursula Hermogenes Gomes. "Efeito do cloreto de cálcio na pós-colheita de goiaba Cortibel." Bragantia 68, no. 2 (2009): 511–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052009000200026.

Full text
Abstract:
O objetivo desse trabalho foi prolongar o período de conservação e manter a qualidade de goiabas (Psidium guajava L.) Cortibel, por meio da aplicação de diferentes concentrações de cloreto de cálcio. Os frutos foram separados em quatro lotes, o controle (sem cálcio) e os tratamentos, que receberam a aplicação de CaCl2 a 1%, 2% e 3% (p/v) por imersão durante 15 minutos para posterior análise de perda de massa fresca, pH, determinação de firmeza, sólidos solúveis totais, acidez total titulável, relação entre sólidos solúveis totais e acidez total titulável, quantidade de clorofilas a e b e carotenóides, teor de ácido ascórbico na casca e na polpa e atividade da pectinametilesterase. A concentração de 1% foi responsável pela menor perda de massa fresca, maior firmeza e menor atividade da pectinametilesterase, demonstrando que o cálcio é importante para conservação do fruto, uma vez que atua na regulação do seu amadurecimento. Essa concentração retardou a perda de coloração e manteve o maior teor de ácido ascórbico na casca sem, contudo, diferir estatisticamente das outras concentrações no teor de sólidos solúveis totais e pH. Além disso, verifica-se que maiores concentrações de cálcio não beneficiam as características pós-colheita de goiaba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Concentração de sólidos totais"

1

Menezes, Jorge Marcell Coelho. "Influência da Concentração de sólidos totais e temperatura na bioestabilização anaeróbia de resíduos sólidos orgânicos." Universidade Estadual da Paraíba, 2012. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1719.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-09-25T12:18:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jorge Marcell Coelho Menezes.pdf: 2026265 bytes, checksum: 1b08242de0fd6c2d712d982021510d06 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
About 260 tons of municipal solid waste (MSW) is collected daily in Brazil and due to lack of proper management, these wastes are disposed of improperly usually impacting the environment. In the final destinations, the organic solid waste (OSW) present in MSW, undergo biodegradation, producing leachate and greenhouse gases. The vegetable solids wastes (VSW) portion of the OSW should be highlighted regarding the treatment, as they are generated in large quantities in central supply and can therefore be a major risk to the environment. An alternative that stands under the OSW treatment is anaerobic digestion, due produce CH as the final product, considering as a source of renewable energy. In this study was analyzed the behavior of the anaerobic digestion of VSW in anaerobic batch reactor (ABR), and the influence of ambient temperatures (average 21.5°C), 40 and 50°C and total solids of 36.2, 48.5 and 59.9 gST.L -1 in its biostabilization. The experimental system was installed and monitored on the premises of the Experimental Station for Biological Treatment of Sewage at the State University of Paraiba, Campina Grande - PB. The substrates used to feed the reactors were prepared from the mixture of VSW and anaerobic sewage sludge, originating from a UASB reactor. 27 ABR were monitored, 12 with 2.30 liters and 15 with 1.15 liter of volume unit, being allowed to about 15% of the volume for the head-space. The quantification of the volume of biogas was performed daily and determination of its composition, by gas chromatography, weekly. After 160 days of monitoring, the reactors were unloaded and the biostabilized substrate was characterized. Among the conditions studied, it was observed that the best treatment that favored the anaerobic digestion was for reactors with a substrate containing total solids of 36.2 gST.L-1 at room temperature, resulting in removal efficiency 28.5% of total COD, volume 23.85 liters of biogas, 9.05 liters of CH4 and CH maximum percentage of 56% in the biogas. Thus, anaerobic digestion can be considered a viable alternative for the treatment of VSW, taking advantage of its potential energy in a rational manner and reducing the volume of waste going to landfills and/or landfills.
Cerca de 260 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) são coletados diariamente no Brasil e devido à falta de gerenciamento adequado, o descarte desses resíduos geralmente causa impactos ambientais. Nas destinações finais, os resíduos sólidos orgânicos (RSO), presentes nos RSU, sofrem biodegradação, produzindo lixiviado e gases de efeito estufa. Os resíduos sólidos orgânicos vegetais (RSOV), parcela dos RSO, merecem destaque quanto ao tratamento, pois os mesmos são gerados em grandes quantidades nas centrais de abastecimento, portanto podem constituir grande risco ao ambiente. Uma alternativa que se destaca no âmbito do tratamento de RSO é a digestão anaeróbia, isto devido produzir CH como produto final, considerando-se como fonte de energia renovável. Neste estudo foi analisado o comportamento da digestão anaeróbia dos RSOV em reatores anaeróbios em batelada (RAB), verificando a influência das temperaturas ambiente (média 21,5ºC), 40 e 50ºC e concentração de sólidos totais de 36,2; 48,5 e 59,9 gST.L -1 em sua bioestabilização. O sistema experimental foi instalado e monitorado nas dependências da Estação Experimental de Tratamento Biológico de Esgoto Sanitário da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande PB. Os substratos utilizados na alimentação dos reatores foram preparados a partir da mistura de RSOV e lodo anaeróbio de esgoto sanitário, oriundo de reator UASB. 27 RAB foram monitorados, sendo 12 de 2,30 litros e 15 de 1,15 litros de capacidade volumétrica unitária, sendo reservado cerca de 15% deste volume para o headspace. A quantificação do volume do biogás foi realizada diariamente e a determinação de sua composição, por cromatografia gasosa, semanalmente. Após 160 dias de monitoramento, os reatores foram descarregados e o substrato bioestabilizado foi caracterizado. Dentre as condições estudadas, observou-se que o tratamento que melhor favoreceu o processo de digestão anaeróbia foi para os reatores com substrato contendo concentração de sólidos totais de 36,2 gST.L a temperatura ambiente, obtendo-se eficiência de remoção de DQO de 28,5%, volume de 23,85 litros de biogás, 9,05 litros de CH4 total e percentual máximo de CH no biogás de 56%. Assim, a digestão anaeróbia pode ser considerada alternativa viável para o tratamento dos RSOV, aproveitando seus potenciais energéticos de forma racional e reduzindo o volume de resíduos destinados a lixões e/ou aterros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Viriato, Crislânne Lemos. "Influência da granulometria e da concentração de sólidos totais de resíduos sólidos vegetais no processo de bioestabilização anaeróbia." Universidade Estadual da Paraíba, 2013. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1855.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-09-25T12:20:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Crislanne Lemos Viriato.pdf: 999955 bytes, checksum: d188456a9fec81608ef06cc2348919f2 (MD5) Previous issue date: 2013-03-28
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
One of the great problems of our time is associated with increased generation of municipal solid waste (MSW) from human activities, these arising, among other factors, industrialization and rapid growth of urban centers. In Brazil are daily collected about 260 tons of MSW, and due to lack of proper management, such waste is improperly discarded into the environment, which has about 50.8% disposal in dumps (IBGE, 2008). The MSW is constituted by about 50 to 60% of organic solid waste (RSO), which undergoes biodegradation organic material leached and generating greenhouse gases, contaminated soil, water and air. In this sense, it becomes necessary to apply methods which can be used as alternatives for treatment. One alternative that has been highlighted within the RSO treatment is anaerobic digestion to generate biogas, which is considered as a renewable energy source. Some factors may influence the efficiency of anaerobic biostabilization, including the particle size of the substrate and the concentration of total solids in the waste to be treated. This study aimed to evaluate the behavior of the RSO in biostabilization anaerobic batch anaerobic reactors (RAB), analyzing the influence of particle size and concentration of total solids in ambient temperature conditions. The experimental system was installed and monitored in physical dependencies Experiment Station Biological Sewage Treatment (EXTRABES) State University of Paraíba (UEPB), Campina Grande-PB, Northeast Brazil (7° 13´11˝ S, 35° 52´´31´). The substrates used to fuel the reactors were prepared from the mixture of solid vegetable (RSV) crushed anaerobic sludge and sewage coming from UASB (ratio of 80% to 20% of RSV sludge wet basis). The particle sizes of substrates were determined by the aperture size of the mesh sieves which the mixture was passed. Due to be analyzed the influence of two factors, each with three levels, nine different treatments were applied, and be performed in triplicate, totaled twenty and seven-RAB, with unit volume capacity of 2 liters, reserved 25% of this volume for the head-space. Quantification of the amount of biogas was performed daily with the aid of a manometer tube "U". After 200 days of monitoring the reactors were partially unloaded and substrates bioestabilizados subjected to physicochemical characterization. The results showed that among the conditions studied, the best treatment that favored the anaerobic biostabilization went to the substrate with smaller particle size (1.68 mm) and lower total solids (29.25 GST / L), yielding efficiency 37,77% removal of DQOapl, 37,49% and 32,60% of STV TKN and an average rate of approximately 17mL of biogas biogas/gDQOapl.
Um dos grandes problemas da atualidade está associado ao aumento da geração de resíduos sólidos urbanos (RSU), oriundos das atividades humanas, estes originados, dentre outros fatores, da industrialização e do crescimento acelerado dos centros urbanos. No Brasil são coletados diariamente cerca de 260 mil toneladas de RSU, e devido a falta de gerenciamento adequado, tais resíduos são descartados inadequadamente no meio ambiente, onde cerca de 50,8% tem destinação final em vazadouros (IBGE, 2008). Os RSU são constituídos por cerca de 50 a 60% de resíduos sólidos orgânicos (RSO), matéria orgânica que sofre biodegradação gerando lixiviado e gases estufas, contamina ndo o solo, a água e o ar. Neste sentido, faz-se necessário a aplicação de métodos que possam ser utilizados como alternativas de tratamento. Uma das alternativas que vem se destacando, no âmbito do tratamento de RSO é a digestão anaeróbia por gerar biogás, considerado como fonte de energia renovável. Alguns fatores podem influenciar na eficiência do processo de bioestabilização anaeróbia, dentre eles a granulometria do substrato e a concentração de sólidos totais presentes nos resíduos a serem tratados. Este estudo teve como objetivo avaliar o comportamento da bioestabilização anaeróbia dos RSO em reatores anaeróbios em batelada (RAB), analisando a influência da granulometria e da concentração de sólidos totais nas condições de temperatura ambiente. O sistema experimental foi instalado e monitorado nas dependências físicas da Estação Experimental de Tratamentos Biológicos de Esgotos Sanitários (EXTRABES) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande-PB, Nordeste do Brasil (7° 13΄11˝ S, 35° 52΄31˝ O). Os substratos utilizados para alimentar os reatores foram preparados a partir da mistura de resíduos sólidos vegetais (RSV) triturados e lodo anaeróbio de esgoto sanitário oriundo de reator UASB (proporção de 80 % de RSV para 20 % de lodo em base úmida). As granulometrias dos substratos foram determinadas pelo tamanho da abertura de malha das peneiras as quais a mistura foi passada. Devido ser analisadas a influência de dois fatores, com três níveis cada, nove diferentes condições de tratamentos foram aplicadas, e por serem realizadas em triplicata, totalizou-se vinte e sete RAB, com capacidade volumétrica unitária de 2 litros, sendo reservados 25% deste volume para o head -space. A quantificação do volume de biogás foi realizada diariamente com o auxílio de um Manômetro de tubo em U . Após 200 dias de monitoramento os reatores foram descarregados e os subst ratos parcialmente bioestabilizados submetidos a caracterização físico -química. Os resultados apontaram que, dentre as condições estudadas, o tratamento que melhor favoreceu o processo de bioestabilização anaeróbia foi para o substrato com menor granulomet ria (1,68mm) e menor concentração de sólidos totais (29,25gST/L), obtendo -se eficiência de remoção de 37,77% de DQOapl, 37,49% de STV e 32,60% de NTK, com taxa média aproximada de biogás de 17mL de biogás/gDQO apl.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barbosa, Larissa Barreto. "Influência da concentração de sólidos totais e da temperatura no processo de co-digestão anaeróbia de resíduos sólidos orgânicos." Universidade Estadual da Paraíba, 2016. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2414.

Full text
Abstract:
Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-08-10T12:13:20Z No. of bitstreams: 1 PDF - Larissa Barreto Barbosa.pdf: 1228913 bytes, checksum: 2ac5600e4706fd0ad2c049bb9b5dba33 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-10T12:13:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Larissa Barreto Barbosa.pdf: 1228913 bytes, checksum: 2ac5600e4706fd0ad2c049bb9b5dba33 (MD5) Previous issue date: 2016-04-09
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
In this study, we investigated the influence of the concentration of total solids and temperature in the process of anaerobic co-digestion of organic solid waste in one batch -1 -1 reactors, using three different concentrations of total solids: 30.5 g.L (ST1); 39.5 g.L -1 (ST2) and 48.2 g.L (ST3), and three levels of temperature: ambient (average 24 ° C) (T1), 35 ° C (T2) and 40C (T3). The experimental system was built, installed and monitored for 180 days in the physical facilities of the Experimental Biological of Sewage Treatment Station (EXTRABES) of the State University of Paraíba, Campina Grande - PB, Brazil. For power reactors was prepared substrate in a proportion of 80% of crushed vegetable solid waste and sieved at 2 mm mesh and 20% anaerobic sludge from UASB reactor treating domestic sewage. The best results with regard to removal of DQOT, TKN, proteins, carbohydrates, besides solubilization of COD and increase the concentration of N-NH4, were coming from the treatment at 35 ° C. On the other hand, the total solids -1 concentration of 30.6 g.L , provided the best efficiency in the bioconversion of organic matter. The highest yield of biogas and CH4 gas was observed for treating the substrate with a lower concentration of total solids and 35 ° C.
Neste trabalho foi investigada a influência da concentração de sólidos totais e da temperatura no processo de co-digestão anaeróbia de resíduos sólidos orgânicos em reatores de batelada única, aplicando três diferentes concentrações de sólidos totais: 30,5 -1 -1 -1 g.L (ST1) ; 39,5 g.L (ST2) e 48,2 g.L (ST3), e três níveis de temperaturas: ambiente (média 24ºC) (T1), 35ºC (T2) e 40ºC (T3). O sistema experimental foi construído, instalado e monitorado por 180 dias nas dependências físicas da Estação Experimental de Tratamentos Biológicos de Esgotos Sanitários (EXTRABES) da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – PB, Brasil. Para a alimentação dos reatores foi preparado o substrato numa proporção de 80% de resíduos sólidos vegetais triturados e peneirados em malha de 2 mm e 20% de lodo anaeróbio proveniente de reator UASB tratando esgoto sanitário. Os melhores resultados em relação às remoções de DQOT, NTK, proteínas, carboidratos, além da solubilização de DQO e aumento na concentração de N-NH4, foram advindo do tratamento à temperatura de 35°C. Por outro lado, a concentração de sólidos -1 totais de 30,6 g.L , propiciou a melhor eficiência na bioconversão da matéria orgânica. A maior produção de biogás e de gás CH4 observada foi para o tratamento do substrato com menor concentração de sólidos totais e temperatura de 35°C.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Assis, Geovânia Cordeiro de. "Influência da concentração de sólidos totais e da temperatura no processo de co-digestão anaeróbia de resíduos sólidos orgânicos." Universidade Estadual da Paraíba, 2016. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2415.

Full text
Abstract:
Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-08-10T12:27:01Z No. of bitstreams: 1 PDF - Geovânia Cordeiro de Assis.pdf: 2354639 bytes, checksum: ce1618c95a4673199ee7b5895baa2e85 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-10T12:27:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Geovânia Cordeiro de Assis.pdf: 2354639 bytes, checksum: ce1618c95a4673199ee7b5895baa2e85 (MD5) Previous issue date: 2016-02-26
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Much of the pollution potential adjunct to human activities is related to the emission of large volumes of household and industrial waste, which, even if treated by conventional methods available, have resistant and toxic chemical species that contaminate the water environment. As a result, many efforts have been devoted to the development of alternative technologies, especially the advanced oxidation processes and, in this context, for heterogeneous photocatalysis. The tin dioxide (SnO2) stands out as an excellent photocatalytic activity material. The objective was to study the photodegradation of rhodamine B mediated by UV irradiation / SnO2 and SnO2 impregnated polystyrene nanofoams in order to evaluate the use of the catalyst impregnated polystyrene nanofoams and its reuse. The nanoparticles of SnO2 were synthesized by the polymeric precursor method, based on the Pechini method, calcination temperatures investigated oxide were 700, 800 and 900 ° C. SnO2 nanoparticles were characterized by X-ray diffraction (XRD), Diffuse Reflectance Spectroscopy (DRS), surface area analysis (B.E.T) and Transmission Electron Microscopy (TEM). The nanoparticles of SnO2 were impregnated in nanofoams polystyrene by Thermally Induced Phase Separation mechanism (TIPS), forming the photocatalysts PS/SnO2-700; PS/SnO2-800 and PS/SnO2-900 ° C. The nanofoams PS/SnO2 were characterized by XRD, B.E.T and Scanning Electron Microscopy (SEM). The dye used for testing these photocatalysts is Rhodamine B. The tests showed the effectiveness of these catalysts in the degradation of rhodamine B dye, wherein the impregnation with the polystyrene matrix increased a little photocatalytic activity of all the catalysts and the photocatalyst that obtained the best results with 94% tin dioxide was calcined at 700 ° C and the nanofoams PS/SnO2-700 ° C with 98%. Reuse tests were made that catalyst calcined at 700 ° C powder and impregnated, where it was proven that besides having a photocatalytic activity nanofoams PS/SnO2 can be removed more easily, which facilitates the separation of solution and photocatalyst.
Grande parte do potencial poluente adjunto às atividades antrópicas está relacionado com a emissão de grandes volumes de resíduos domésticos e industriais, os quais, mesmo tratados pelos métodos convencionais disponíveis apresentam espécies químicas resistentes e tóxicas que contaminam o meio hídrico. Em função disso, muitos esforços têm sido dedicados ao desenvolvimento de tecnologias alternativas, com destaque para os processos de oxidação avançada e, dentro deste contexto, para a fotocatálise heterogênea. Dentre os óxidos metálicos aplicados na fotocatalise heterogênea, destaca- se o dióxido de estanho (SnO2) na forma nanoestruturada que apresenta propriedades que favorecem a atividade fotocatalítica. O objetivo do trabalho foi preparar nanoespumas de poliestireno e impregnar nanopartículas de SnO2 para degradação fotoquímica da Rodamina B. As nanopartículas de SnO2 foram sintetizadas através do método dos precursores poliméricos, baseado no método de Pechini, as temperaturas investigadas de calcinação do óxido foram 700, 800 e 900 °C. As nanopartículas de SnO2 foram caracterizadas através de Difração de Raio-X, Espectroscopia de Reflectância Difusa (DRS), Análise de área superficial (B.E.T) e Microscopia Eletrônica de Transmissão (TEM). As nanopartículas de SnO2 foram impregnadas em nanoespumas de poliestireno através do mecanismo de Separação de Fases Induzido Termicamente (TIPS), formando os fotocatalisadores PS/SnO2-700; PS/SnO2-800 e PS/SnO2-900 °C. As nanoespumas PS/SnO2 foram caracterizadas através de DRX , B.E.T e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). O corante utilizado para os testes desses fotocatalisadores foi a Rodamina B. Os ensaios mostraram a eficiência desses catalisadores na degradação do corante rodamina B, sendo que a impregnação na matriz de Poliestireno aumentou um pouco a atividade fotocatalítica de todos os catalisadores e o fotocatalisador que obteve o melhor resultado com 94 % foi o dióxido de estanho calcinado a 700 °C, bem como a nanoespuma PS/SnO2-700 °C com 98 %. Foram feitos ensaios de reuso desse catalisador, calcinado a 700 °C em pó, e impregnado, onde foi comprovado que além de ter uma atividade fotocatalítica a nanoespuma PS/SnO2 pode ser removida com mais facilidade, o que favorece a separação entre a solução e o fotocatalisador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bernardo, Nariane Marselhe Ribeiro [UNESP]. "Análise do potencial do sensor OLI (Operational Land Imager) a bordo do Landsat-8 em estimar a concentração de sólidos totais em suspensão no reservatório de Barra Bonita." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/138518.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-05-17T16:51:43Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-10-30. Added 1 bitstream(s) on 2016-05-17T16:55:33Z : No. of bitstreams: 1 000863661.pdf: 5687681 bytes, checksum: 00184ad8cf449051b4f3a043e116d300 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Dados de sensoriamento remoto são capazes de prover informações qualitativas e quantitativas sobre sistemas aquáticos. Em vista da disponibilidade dos dados gratuitos do sensor Operational Land Imager (OLI) a bordo do satélite Landsat-8, o presente trabalho teve por objetivo analisar o seu potencial para estimar sólidos suspensos totais no reservatório de Barra Bonita, sendo este o primeiro de uma série de reservatórios em cascata do Rio Tietê, no estado de São Paulo. Além de sua produtividade energética, o sistema aquático faz parte da hidrovia Tietê-Paraná, responsável pelo transporte de produtos agrícolas no Brasil. A modelagem de sólidos foi realizada quantitativamente por meio de modelos bio-ópticos, os quais expressam matematicamente a relação entre dados limnológicos e radiométricos. Além dos dados do sensor OLI/L8, os sensores Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) e Ocean Land Colour Instrument (OLCI) a bordo dos satélites Aqua e Sentinel-3, respectivamente, também foram analisados. Os resultados obtidos demonstraram que, para alguns modelos bio-ópticos, não há diferenças estatisticamente significativas quanto ao uso dos sensores MODIS, OLCI ou OLI. Em vista da melhor resolução espacial, o sensor OLI foi utilizado para mapear a dinâmica de sólidos em suspensão. A série temporal de imagens do sensor OLI, após ser processada para minimização dos efeitos atmosféricos, permitiu avaliar a dinâmica dos sólidos em suspensão no período de 2013 a 2015 do reservatório. Foi possível observar que, em períodos de seca os Rios Piracicaba e Tietê são os principais responsáveis pelas descargas de sólidos suspensos no sistema aquático, e em períodos de chuva, outros tributários são os principais responsáveis pelo aumento da concentração de sólidos...
Remote sensing data can provide quantitative and qualitative information about aquatic systems. Regarding on freely availability of Operational Land Imager sensor on board Landsat-8 satellite, this study aiming to analyze its potential to estimate total suspended matter in Barra Bonita hydroelectrical reservoir, which is the first reservoir in Tiete River cascade, in São Paulo State. Besides its energy productivity, this aquatic system is part of Tietê-Paraná hydroway, which is responsible to transport the Brazilian agricultural products. Suspended matter modelling was made based on bio-optical models that are able to use mathematical relationships between radiometric and limnological data. Besides OLI/L8 data, MODIS and OLCI data, sensors on board Aqua and Sentinel-3 satellites, respectively, were also investigated. The results showed that some bio-optical models can estimate suspended matter with MODIS, OLCI and OLI data without significant statistical difference. Based on better spatial resolution, OLI was choose for mapping suspended solid dynamic. OLI time-series, from 2013 to 2015, after being atmospherically corrected, allowed evaluating suspended matter dynamic. The dry periods showed lower suspended matter concentrations than wet periods, considering that in dry periods the main responsible to increase suspended matter levels are Piracicaba and Tiete Rivers, while in wet periods, this increase could be attributed to the others tributaries among the Barra Bonita channel. Furthermore, higher concentrations occurred in January and December months. Obtained results confirmed the initial hypothesis, which was based on the premise that OLI radiometric and spatial resolutions are able to provide data to map suspended matter in Barra Bonita reservoir
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bernardo, Nariane Marselhe Ribeiro. "Análise do potencial do sensor OLI (Operational Land Imager) a bordo do Landsat-8 em estimar a concentração de sólidos totais em suspensão no reservatório de Barra Bonita /." Presidente Prudente, 2015. http://hdl.handle.net/11449/138518.

Full text
Abstract:
Orientador: Enner Alcântara
Banca: Arcilan Trevenzoli Assireu
Banca: Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo
Resumo: Dados de sensoriamento remoto são capazes de prover informações qualitativas e quantitativas sobre sistemas aquáticos. Em vista da disponibilidade dos dados gratuitos do sensor Operational Land Imager (OLI) a bordo do satélite Landsat-8, o presente trabalho teve por objetivo analisar o seu potencial para estimar sólidos suspensos totais no reservatório de Barra Bonita, sendo este o primeiro de uma série de reservatórios em cascata do Rio Tietê, no estado de São Paulo. Além de sua produtividade energética, o sistema aquático faz parte da hidrovia Tietê-Paraná, responsável pelo transporte de produtos agrícolas no Brasil. A modelagem de sólidos foi realizada quantitativamente por meio de modelos bio-ópticos, os quais expressam matematicamente a relação entre dados limnológicos e radiométricos. Além dos dados do sensor OLI/L8, os sensores Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) e Ocean Land Colour Instrument (OLCI) a bordo dos satélites Aqua e Sentinel-3, respectivamente, também foram analisados. Os resultados obtidos demonstraram que, para alguns modelos bio-ópticos, não há diferenças estatisticamente significativas quanto ao uso dos sensores MODIS, OLCI ou OLI. Em vista da melhor resolução espacial, o sensor OLI foi utilizado para mapear a dinâmica de sólidos em suspensão. A série temporal de imagens do sensor OLI, após ser processada para minimização dos efeitos atmosféricos, permitiu avaliar a dinâmica dos sólidos em suspensão no período de 2013 a 2015 do reservatório. Foi possível observar que, em períodos de seca os Rios Piracicaba e Tietê são os principais responsáveis pelas descargas de sólidos suspensos no sistema aquático, e em períodos de chuva, outros tributários são os principais responsáveis pelo aumento da concentração de sólidos...
Abstract: Remote sensing data can provide quantitative and qualitative information about aquatic systems. Regarding on freely availability of Operational Land Imager sensor on board Landsat-8 satellite, this study aiming to analyze its potential to estimate total suspended matter in Barra Bonita hydroelectrical reservoir, which is the first reservoir in Tiete River cascade, in São Paulo State. Besides its energy productivity, this aquatic system is part of Tietê-Paraná hydroway, which is responsible to transport the Brazilian agricultural products. Suspended matter modelling was made based on bio-optical models that are able to use mathematical relationships between radiometric and limnological data. Besides OLI/L8 data, MODIS and OLCI data, sensors on board Aqua and Sentinel-3 satellites, respectively, were also investigated. The results showed that some bio-optical models can estimate suspended matter with MODIS, OLCI and OLI data without significant statistical difference. Based on better spatial resolution, OLI was choose for mapping suspended solid dynamic. OLI time-series, from 2013 to 2015, after being atmospherically corrected, allowed evaluating suspended matter dynamic. The dry periods showed lower suspended matter concentrations than wet periods, considering that in dry periods the main responsible to increase suspended matter levels are Piracicaba and Tiete Rivers, while in wet periods, this increase could be attributed to the others tributaries among the Barra Bonita channel. Furthermore, higher concentrations occurred in January and December months. Obtained results confirmed the initial hypothesis, which was based on the premise that OLI radiometric and spatial resolutions are able to provide data to map suspended matter in Barra Bonita reservoir
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Portela, Isabelita Pereira. "Crescimento, produtividade e qualidade das frutas de morangueiro em hidroponia: efeito da concentração de nutrientes e da densidade de plantio." Universidade Federal de Pelotas, 2011. http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2421.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-08-20T14:33:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Tatiane_Kuka_Valente_Gandra.pdf: 6435645 bytes, checksum: d575f0c3d4782ff59377ccfc558b3d8a (MD5) Previous issue date: 2011-02-23
The strawberry crop presents great importance for the Horticulture sector of the Southern part of Rio Grande do Sul due to its high yield and economic income, once the fruit has guaranteed market and high marketable price. Hydroponic cultivation allows optimizing the greenhouse vertical area, leading to a higher yield, reduces the diseases occurrence and also makes easier crop management and, as a consequence, enhances farmer life quality. However, there are few studies on the adaptation of the crop to this cultivation system, especially focusing concentrations of the nutrient solution and, overall, plant densities. Aiming to study growth, yield and fruit quality of strawberry crop in hydroponics system, two trials were conducted in a plastic greenhouse at Universidade Federal de Pelotas , RS. NFT (nutrient film technique) hydroponic system was employed. It consists of cement tiles cultivation benches. The first trial aimed to study different ionic concentrations of the nutrient solution for cultivar Camarosa and was replicated in two consecutive years (2009/2010). The analyzed experimental factor was the nutrient solution electrical conductivity (EC) at four levels: 0.9, 1.5, 2.1, 2.7dS m-1 (2009) and five levels: 0.7, 1.2, 1.7, 2.2, 2.7 dS m-1 (2010). The second trial was conducted in order to verify the effect of different plant densities on cultivar Camino Real. The experimental factor was plant density at four levels: 15.0, 12.5, 10.7, and 9.3 plants m-2. Fresh and dry matter of leaves, crown, roots and fruit, leaf area, fruit number and average fruit weight were evaluated. Samples of fruits were analyzed regarding to total soluble solids content (TSS), titratable total acidity (TTA)  for both trials of 2010  concentrations of anthocyanins, L-ascorbic acid, total phenolics compounds and 12 antioxidant capacity only for EC trial in 2010. The obtained results of the first trial indicated that EC from 1.2 to 1.5dS m-1 promotes plant growth and fruit yield. Growth and yield decreased when EC is below or above these values. The fruits total soluble solids content, antocyanin and L-ascorbic acid concentrations were increased at 1.7dS m-1 EC. The concentration of total phenolic compounds was increased reducing the EC to 1.2dS m-1. While soluble solids, anthocyanin and L-ascorbic acid content, respectively, decreased by 17, 17 and 15%, fruit yield was increased by 52% and phenolic compounds concentration by 22 %, when the EC decreased from 1.7 to 1.2dS m-1.The average fruit weight was reduced with increasing EC in 2009 and it was not affected in 2010, as well as the acidity and the antioxidant capacity. We can conclude that nutrient solution from 1.2 to 1.5 dS m-1 EC can be used to achieve higher yieldy, without great losses in fruit quality of cultivar Camarosa grown in NFT hydroponic system. The results obtained from the second trial indicated that growth and yield of individual plants of strawberry cultivar Camino Real was not affect by increasing plant density in the rage from 9.3 to 15.0 plants m-2. Growth and yield per square meter, as well as chemical characteristics related to the organoleptic quality of fruits (TSS and TSS/TTA), present linear response to increasing plant density. We suggest the adoption of the plant density of 12.5 plants m-2, which provides high yield, with appropriate organoleptic characteristics of fruits, and reduction in the number of plants required in relation to 15.0 plants m-2 plant density. However, it is necessary to carry out additional studies on cultivar Camino Real in order to promote changes in the system and its management and check the economic feasibility of its cultivation in hydroponics.
A cultura do morangueiro possui grande importância para o setor hortigranjeiro da Região Sul do Rio Grande do Sul, pois permite atingir altas produtividades e alto rendimento econômico, uma vez que as frutas tem mercado garantido e um alto valor. O cultivo hidropônico permite a otimização do espaço vertical do ambiente protegido, resultando em maior produtividade, diminuindo a ocorrência de doenças e, ainda, facilitando os tratos culturais e beneficiando a qualidade de vida do agricultor. Porém, há poucos estudos sobre a adaptação da cultura a este tipo de sistema de produção, principalmente em se tratando de concentrações da solução nutritiva e, sobretudo, de densidades de plantio. Com o objetivo de se estudar o crescimento, a produtividade e a qualidade das frutas de morangueiro em sistema hidropônico, dois experimentos foram realizados em condições de estufa plástica, no Campus da Universidade Federal de Pelotas, RS. O sistema hidropônico empregado era do tipo NFT (técnica da lâmina de nutrientes), constituído de bancadas de cultivo construídas com telhas de fibrocimento. O primeiro experimento teve o objetivo de estudar diferentes concentrações iônicas da solução nutritiva para a cultivar Camarosa e foi repetido em dois anos consecutivos (2009/2010). O fator experimental estudado foi a condutividade elétrica da solução nutritiva (CE) em quatro níveis: 0,9; 1,5; 2,1; 2,7dS m-1 (2009); e cinco níveis: 0,7; 1,2; 1,7; 2,2 e 2,7 dS m-1 (2010). O segundo experimento foi conduzido a fim de verificar o efeito de 9 diferentes densidades de plantio sobre a cultivar Camino Real. O fator experimental estudado foi a densidade de plantio em quatro níveis: 15,0; 12,5; 10,7 e 9,3 plantas m-2. Avaliaram-se a matéria fresca e seca de folhas, coroa, raízes e frutas, a área foliar, o número de frutas e o peso médio das frutas. Amostras das frutas foram analisadas em relação ao teor de sólidos solúveis totais (SST), à acidez total titulável (ATT)  em ambos os experimentos realizados em 2010, às concentrações de antocianinas, ácido L-ascórbico, compostos fenólicos totais e à capacidade antioxidante  somente no experimento sobre CE, em 2010. Os resultados obtidos no primeiro experimento indicam que a CE entre 1,2 e 1,5dS m-1 favoreceu o crescimento da planta e a produtividade das frutas. O crescimento e a produtividade diminuíram quando a CE foi mantida abaixo ou acima destes valores. Os teores de SST, de antocianinas e de ácido L-ascórbico das frutas foram aumentados com a elevação da CE para 1,7dS m-1. A concentração de compostos fenólicos totais elevou-se com a diminuição da CE para 1,2dS m-1. Enquanto os teores de SST, de antocianinas e de ácido L-ascórbico, respectivamente, diminuíram em 17, 17 e 15%, a produtividade foi aumentada em 52% e a concentração de compostos fenólicos totais em 22%, quando a CE diminuiu de 1,7 para 1,2dS m-1. O peso médio das frutas foi reduzido com a elevação da CE em 2009 e não foi afetado em 2010, assim como a ATT e a capacidade antioxidante. Conclui-se que a solução nutritiva com CE entre 1,2 e 1,5dS m-1 pode ser indicada para obter maior produtividade, sem grandes perdas na qualidade das frutas da cultivar Camarosa em sistema hidropônico NFT. Os resultados obtidos no segundo experimento indicam que o crescimento e a produtividade individual das plantas da cultivar de morangueiro Camino Real não foram afetados pela elevação da densidade de plantio, no intervalo entre 9,3 e 15,0 plantas m-2. O crescimento e a produtividade por unidade de área, bem como as características químicas relacionadas à qualidade organoléptica das frutas (concentração de SST e relação SST/ATT), apresentaram resposta linear ao incremento da densidade de plantio. Sugere-se a adoção da densidade de plantio de 12,5 plantas m-2, que proporciona rendimento elevado e frutas com adequadas características organolépticas e redução no número de mudas necessárias, em relação à densidade de 15,0 plantas m-2. Porém, existe a necessidade de desenvolver novos estudos com a cultivar Camino Real, a fim de promover adaptações no sistema e seu manejo e verificar a viabilidade econômica de seu cultivo em hidroponia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Joelmir dos. "Avaliação e aplicação de metodologia da técnica espectrométrica de fluorescência de raios X por reflexão total (TXRF) na caracterização multielementar em particulados sólidos de amostras ambientais." Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2016. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3571.

Full text
Abstract:
Submitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2018-04-25T00:28:56Z No. of bitstreams: 1 Joelmir_Santos_2016.pdf: 3759768 bytes, checksum: 953ccb765b5bea358bd87b6b493ab5cb (MD5)
Made available in DSpace on 2018-04-25T00:28:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joelmir_Santos_2016.pdf: 3759768 bytes, checksum: 953ccb765b5bea358bd87b6b493ab5cb (MD5) Previous issue date: 2016-02-29
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This study aimed the evaluation and application of methodology for multielement analyses by total reflection X-ray fluorescence spectrometry (TXRF) in order to provide analyte concentration measurements with accuracy and precision. Using the energy and intensity of the spectral lines of characteristic X-ray, a series of chemicals were identified and quantified, respectively, with a concentration below part per million to a few parts per billion, especially for transition metals. To ensure statistical reliability and reproducibility, a methodology based on the deposition of fine particles, less than 50 m, representative sample and uniformly spread on a quartz flat reflector, which was extremely clean and positioned at the angular condition of maximum reflectivity of monochromatic X-rays was applied. To ensure uniformity on the support surface and the sample representativeness, a number of replicas of specific quantities of samples, in the form of a fine powder was added in a diluted viscous organic solution containing a well-known concentration of an element choosing as internal standard. An aliquot of the viscous solution containing both the suspended particulate sample and an internal standard was deposited at the center of the quartz reflector and dried, yielding a very thin layer of particulates. First, the instrumental TXRF was previously evaluated for its operation, spectral response and recovery of transition metal concentrations in a test sample supplied by the manufacturer. The reproducibility of the elemental concentration measurements was tested with a combination of the number of experimental replicates (five) and analytical (three) for each type of environmental matrix samples, namely certified reference materials or CRMs. Six types of CRMs were tested: river sediment, tomato leaves, rice, fish muscle, bone and bovine liver. The data were statistically processed data, resulting in a series of average and uncertainty values of the analyte concentrations was compared to certified reference values, reported in the technical reports of CRM. Regarding the multielement character of the TXRF technique, there was a good recovery, about 100%, for most of the certified concentrations of the referenced analytes in the six CRMs within the margin of variability of results found by both the TXRF technique and reports. It was also found that the detection limit depends on the density matrix of the material under study. However, the transition elements were those with the lowest values of detection limits. Having a good recovery of majority analyte concentrations in Buffalo River sediment reference material, the same methodology was applied to sediment material analysis of Bezerra stream that was collected in three locations and for a period of three years. A number of chemicals has been identified through their spectral lines K and L and quantified following the internal standard method. The set of concentration data was statistically processed from the point of view of the normality of the data and an analysis of principal components, revealing a systematic presence of high concentrations of heavy metals such as lead and chromium, comparatively higher those recommended by current environmental legislation (CONAMA 420/2009) as the maximum permissible limits.
Este trabalho teve como objetivo a avaliação e aplicação de metodologia para análise multielementar por meio da espectrometria de fluorescência de raios X por reflexão total (TXRF), a fim de fornecer medidas de concentração de analitos com acurácia e precisão. Usando a energia e a intensidade das linhas espectrais de raios X característicos, uma série de elementos químicos foram identificados e quantificados, respectivamente, com concentração abaixo de parte por milhão até poucas partes por bilhão, principalmente para metais de transição. A fim de garantir a confiabilidade e reprodutibilidade estatística, foi aplicada uma metodologia que se baseia na deposição de particulados finos, menores que 50 m, representativos da amostra e uniformemente distribuídos sobre um refletor plano de quartzo, previamente limpo, na condição angular de máxima refletividade de raios X monocromáticos. Para garantir a uniformidade no suporte e a representatividade da amostra, uma série de réplicas de quantidades específicas de amostras, na forma de um pó fino, foi adicionada em solução orgânica viscosa diluída contendo uma concentração conhecida de um elemento na qualidade de padrão interno. Uma alíquota da solução viscosa contendo ambos o particulado de amostra em suspensão e o padrão interno foi depositada no centro do refletor de quartzo e seca, obtendo-se uma camada fina de particulado. Primeiramente, o instrumental TXRF foi previamente avaliado quanto a operação, resposta espectral e recuperação de concentrações de metais de transição de uma amostra de teste fornecido pelo fabricante. A reprodutibilidade das medidas de concentração elementar foi testada com uma combinação da série de réplicas experimentais (cinco) e analíticas (três) para cada tipo de matriz de amostras ambientais, chamadas de Materiais de Referência Certificados ou MRC. Foram testados seis tipos de MCRs: sedimento de rio, folhas de tomate, arroz, músculo de peixe, osso e fígado bovino. Foram processados estatisticamente a série de dados de concentrações elementares de cada MCR, obtendo-se o valor médio e incerteza da concentração de cada analito de referência o qual foi comparado ao reportado nos laudos técnicos dos MCR. Considerando o caráter multielementar da técnica TXRF, verificou-se uma boa recuperação, em torno de 100%, da maioria das concentrações referenciadas e certificadas dos analitos nos seis MCRs, dentro da margem de variabilidade dos resultados encontrados pela técnica TXRF e reportados pelos laudos. Verificou-se também que o limite de detecção depende da densidade da matriz do material sob estudo. Contudo, os elementos de transição foram os que apresentaram os menores valores de limites de detecção. Tendo a boa recuperação das concentrações de analitos maioritários no material de referência sedimento Buffalo River, foi aplicada a mesma metodologia para análise de material de sedimento do córrego Bezerra-Cascavel que foi coletado em três locais ao longo dele e por um período de três anos. Uma série de elementos químicos foram identificados através de suas linhas espectrais K e L, e quantificados seguindo o método do padrão interno. O conjunto de dados de concentração foi processado estatisticamente do ponto de vista da normalidade dos dados e feita uma análise de componentes principais, revelando uma sistemática presença de altas concentrações de metais pesados, tais como chumbo e cromo, comparativamente maiores daqueles preconizados pela atual legislação ambiental (CONAMA 420/2009) quanto aos limites máximos permissíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

ZANOTTI, L. C. M. "PODA VERDE NA PRODUÇÃO E QUALIDADE DE UVA CV. RUBI (Vitis vinifera L.) NO NORTE DO ESPÍRITO SANTO." Universidade Federal do Espírito Santo, 2013. http://repositorio.ufes.br/handle/10/5203.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-29T15:38:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_6453_29 - Dissertação Luiz Carlos Marozzi Zanotti20150904-132631.pdf: 1269146 bytes, checksum: 76ff6f81da4c7d55c1edd4b9a0862a74 (MD5) Previous issue date: 2013-04-05
A produção de uvas vem ganhando, cada vez mais, destaque na economia do Brasil. O nordeste brasileiro é responsável pela produção das melhores uvas finas de mesa do Brasil, inclusive com qualidade que possibilita a exportação para vários países do mundo. Portanto, não é uma novidade o cultivo da uva em regiões quentes, o que não existia ainda, eram pesquisas com a uva no norte capixaba. A videira Vitis Vinifera L. cv. Rubi é uma das uvas de mesa mais importantes no Brasil. Para o seu cultivo, temos o sistema de poda verde (desponte) que é realizada em videiras com o objetivo de equilibrar o desenvolvimento vegetativo e a produção, visando à alta produtividade e à melhoria da qualidade da uva. Devido à falta de parâmetros científicos em relação à uva cv. Rubi no estado do Espírito Santo, o experimento teve como objetivo avaliar o número ideal de folhas que deve ser deixado nos ramos para se obter melhor produtividade e qualidade de frutos para as condições encontradas na região. O experimento foi conduzido no Sítio São Lázaro, bairro Córrego do Ribeirão, município de São Mateus ES, no período de fevereiro de 2011 a agosto de 2012, com a videira cv. Rubi. O delineamento foi em blocos casualizados, com 5 tratamentos e 4 repetições, e as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Os tratamentos foram compostos de 15,20, 25, 30 folhas seguidas e 22 folhas alternadas, sendo que os ramos foram cortados a partir da última folha contada de cada tratamento. Foram avaliados 5 cachos por repetição, sendo que foi estabelecido um total de 50 bagas por cacho para uniformizá-los. As variáveis avaliadas nos tratamentos foram as características física e química dos cachos e da uva, características fisiológicas da folha e a média de crescimentos dos ramos. Depois de colhidos, os cachos e as folhas foram levados ao laboratório de Fitotecnia do Centro Universitário Norte do Espírito Santo - CEUNES para realização das análises. Após os resultados das análises, verificou-se que o número de folhas deixados através da poda verde (desponte) não influenciou a massa média dos cachos, porém, influenciou no número médio de cachos produzidos por planta, e no comprimento dos cachos, ou seja, influenciando diretamente na produtividade. O diâmetro da baga, o número de sementes por baga e a porcentagem não foram influenciados pelos tratamentos (número de folhas). As características químicas das bagas não foram influenciadas pelos tratamentos. O tratamento com 15 folhas proporcionou aumento na área foliar e também no teor de clorofila a, clorofila b e clorofila total. O crescimento dos ramos não foi influenciado pelos tratamentos, porém, os ramos que apresentavam cachos mostraram maior crescimento e consequentemente maior formação de novas folhas. Com isso, conclui-se que o desponte não influencia na qualidade dos frutos, mas sim na produtividade da videira cv. Rubi, em que 25 folhas obteve a maior produtividade comparado com os demais tratamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Miná, Vanessa Gomes. "Tratamento de água residuária com alta concentração de sólidos em reator de bateladas sequenciais." Universidade Estadual da Paraíba, 2011. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1729.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-09-25T12:18:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vanessa Gomes Mina.pdf: 1559864 bytes, checksum: da485cc60c2e580acfa53cffa023f08d (MD5) Previous issue date: 2011-02-25
In housing developments devoid of any sewage disposal system, a sustainable alternative is to decentralize management of the liquid and solid wastes generated by the residents. The trend in this type of establishment is to triturate the putrescible organic waste (leftovers from food and vegetable peelings), before discharging into the sewage network to be subsequently treated in an appropriate manner. In order to simulate a decentralized treatment system, two parallel treatment systems were operated in sequencing batch cycles with similar characteristics and monitored. The first system consisted of a sequential batch reactor (SBR 1) with a cell retention time (CRT) of 5 days and was fed with raw sewage, enriched with cooked and shredded cereals. The second system SBR 2, had a CRT of 3.36 days with a substrate of sewage mixed with ground up sludge as a carbon source. Respirometry tests were also performed as a tool to compare the biodegradability of the substrates used during the experimental period. The results with enriched sewage showed a satisfactory concentration of biodegradable COD, which provided greater efficiency during the COD, phosphorus and nitrogen removals, exceeding the concentration of biodegradable COD in SBR2 enriched with crushed sludge. The percentage COD removals for systems RBS1 and RBS2 were 93 and 80% respectively, and for phosphorus, 83 and 54% respectively, indicating that the available concentration of biodegradable organic matter in the cereal was enough to satisfactorily release phosphorus into the anaerobic zone. The percentage removals of ammonia in SBR1 and SBR2 were 98% and 40% respectively, almost all the ammonia was oxidized in SBR1 suggesting optimal conditions, which was not the case for SBR 2. The average concentration of nitrate in the effluent of SBR1 was 1.67mgN-NO 3 /L and 9.48mgN-NO /L in the effluent of SBR 2. These findings for ammonia and nitrate in the effluent, confirm the efficiency of nitrification in SBR 1 which approached 100% and that denitrification was completed successfully, whereas in SBR 2 nitrification was less than 50%, demonstrating the lack of available biodegradable COD which is necessary for denitrification and thus leading to a high concentration of nitrate in the effluent.
Em empreendimento habitacional desprovido de rede coletora de esgoto, uma alternativa sustentável é o tratamento descentralizado dos resíduos líquidos e sólidos gerados pela população residente. A tendência dos moradores, nesse tipo de empreendimento é triturar os resíduos orgânicos putrescíveis (resto de comida, legumes e verduras) e destiná-los na rede predial de esgoto para serem tratados adequadamente. Com o intuito de simular um tratamento descentralizado para atender essa demanda foram monitorados dois sistemas de tratamento em paralelo, operados em bateladas seqüenciais com ciclos de mesmas características. O primeiro sistema era constituído de um Reator em batelada seqüencial (RBS) com tempo de retenção celular (TRC) de 5 dias, alimentado com esgoto bruto enriquecido com cereais cozidos e triturados. O segundo sistema compreende de um RBS com TRC de 3,36 dias utilizando esgoto doméstico e lodo triturado como fonte de carbono. Também foram realizados testes respirométricos como ferramenta para comparar a biodegradabilidade dos substratos utilizados durante o período experimental. Os resultados constataram que o substrato esgoto enriquecido apresentou satisfatória concentração de DQO biodegradável, que proporcionou maior eficiência durante os processos de remoção de DQO, fósforo e nitrogênio, superando a concentração de DQO biodegradável verificada no lodo triturado. Os percentuais de remoção de DQO obtidos nos sistemas RBS1 e RBS2 foram respectivamente, de 93 e 80%, para fósforo foi de 83% (RBS1) e 54% (RBS2) indicando que o cereal disponibilizou concentração de matéria orgânica biodegradável suficiente para que ocorresse satisfatória liberação de fósforo na zona anaeróbia. Para a remoção de amônia no RBS1 e no RBS2 os percentuais foram 98% e 40%, quase toda a amônia do sistema 1 foi oxidada devido o favorecimento de condições ideais, o que não ocorreu no RBS2. A concentração média de nitrato no efluente do RBS1 foi de 1,67 mgN-NO e 9,48 mgN-NO 3 -- . L -1 no efluente do RBS2. Essa constatação de amônia e nitrato no efluente final, confirma que no RBS1 a eficiência da nitrificação se aproximou de 100% e a desnitrificação foi completada com sucesso, enquanto no sistema 2 ocorreu nitrificação abaixo de 50% e a necessidade de material solúvel expressa em DQO biodegradável durante a desnitrificação permitiu alta concentração de nitrato no efluente final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Concentração de sólidos totais"

1

Rios, Israel Henrique Ribeiro, and Alexsandro Fiscina de Santana. AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA E MUNICÍPIOS LIMÍTROFES. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060701.

Full text
Abstract:
A avaliação da qualidade das águas subterrâneas é uma das importantes etapas que subsidia o enquadramento dos corpos d’água e auxilia no processo de gestão dos recursos hídricos. Analisar as condições de qualidade das águas é um procedimento importante para o efetivo gerenciamento das bacias hidrográficas, na medida em que mostra a situação atual para nortear metas e ações para alcançar uma situação almejada. Essa análise se dá através de parâmetros físicoquímicos e biológicos de qualidade. Alguns dos parâmetros mais importantes no âmbito de águas subterrâneas são cloreto, dureza, ferro, fluoreto, nitrato e sólidos dissolvidos totais. Este trabalho visa observar a qualidade da água dos aquíferos da região de Feira de Santana e municípios limítrofes no período de 2008 a 2018, através destes parâmetros citados acima. Para obtenção dos dados foi utilizada a plataforma SIAGAS - Sistema de Informações de Águas Subterrâneas do país. Foi observada uma porcentagem alta de pontos acima do limite da Portaria para os parâmetros dureza, cloreto e sólidos dissolvidos totais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Concentração de sólidos totais"

1

Lisangela, Bagatini, Azevedo Gabriela Diersmann, and Anna Voltaire Sant’. "INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE SECAGEM NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E NUTRICIONAIS DO BAGAÇO DE CERVEJA." In CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DO CAMPO À MESA, 184–98. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-00-3.v.2.184-198.

Full text
Abstract:
O bagaço de malte, considerado o maior resíduo sólido cervejeiro é conhecido por conter ricos componentes que permanecem inexplorados durante o processamento. Tendo em vista seu alto teor de umidade, este estudo avaliou os efeitos da secagem sobre características tecnológicas e nutricionais importantes para a indústria alimentícia. Avaliou-se a influência do processo de secagem por convecção natural, entre 60 e 100 ºC, na concentração de polifenóis totais, flavonóis, ésteres tartáricos, compostos com atividade antioxidante, pH, cor e capacidade de retenção de água e óleo do bagaço de malte proveniente do processo de produção da cerveja Pilsen. Amostras liofilizadas foram usadas para comparação. Amostras secas à 60 °C e 80 ºC apresentaram maior concentração de polifenóis totais, flavonóis, ácidos fenólicos e compostos com capacidade de eliminar radicais livres. O pH encontrado variou entre 5,0 e 5,6. Nenhuma das temperaturas empregadas impactaram em alteração significativa no parâmetro de cor em relação às amostras liofilizadas. A capacidade de retenção de água do bagaço de malte seco foi maior que a de óleo. Os resultados indicam que sua secagem a 80 ºC é a melhor alternativa por manter características funcionais do resíduo e apresentar maior eficiência do processo em termos de tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Wallysson Wagner Vilela, Santos, Medeiros Ana Letícia Toté, Donato Maria Vitória Lima Costa, Silva Gustavo Henrique Daniel Santos, and Silva Suzana Pedroza da. "A INFLUÊNCIA DOS MÉTODOS DE EXTRAÇÃO NAS 329 CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DAS BEBIDAS DE CAFÉ: UMA REVISÃO." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 329–43. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.329-343.

Full text
Abstract:
O café está entre as bebidas mais consumidas no mundo e encontra-se em segundo lugar entre as commodities mais comercializadas mundialmente. Após o processo de torrefação e moagem dos grãos, é possível extrair a bebida café, devido a transferência de massa de sólidos solúveis presentes no pó para a água quente ou fria. Existem diversas formas de extrair a bebida de café (decocção, infusão, pressão, percolação e filtração). A escolha de como será preparada a bebida pode influenciar nos principais atributos de qualidade durante a degustação, tendo em vista que a bebida possui complexidade sensorial e em sua composição química. Este trabalho teve como objetivo realizar um minireview em relação a algumas características físicas e químicas da bebida café preparadas pelos métodos de extração filtrados conhecidos como Aeropress, Clever, V60 e Koar. Utilizou-se as principais plataformas de buscas como SciELO, Google Scholar, Portal de Periódicos CAPES, Springer e Science Direct para a coleta dos artigos relacionados aos métodos de extração e caracterização físico-química da bebida de café. Utilizaram-se as seguintes palavras-chave: Koar; Hario V60; Clever Dripp Coffee; Aeropress; Métodos de extração de café; Extraction coffee beverage; Extraction methods. Foram encontrados 23 artigos, entretanto apenas 7 destes foram selecionados para obtenção das informações mais robustas. Os dados referentes a caracterização físico-química das bebidas de café preparadas a partir de grãos da espécie Coffea arabica, pelos diferentes métodos de extração foram: pH, Sólidos Solúveis Totais, Cafeína, Ácido Clorogênico e Lipídeos. Os valores de pH diminuem para os métodos com menor tempo de solubilização dos ácidos orgânicos. O maior tempo de infusão aumenta a concentração dos sólidos solúveis totais, de cafeína e de ácidos clorogênicos presentes na bebida. Para o teor de lipídeos não foi possível se realizar uma comparação pela pouca quantidade de estudos realizados entre os métodos. Não foram encontrados artigos que tratassem do método de extração conhecido como Koar. Conclui-se que o tipo de extração dos filtrados com ou sem escoamento, acrescentados de infusão e/ou pressão levaram a alterações na composição química e características físico-químicas de suas bebidas, reforçando assim, a necessidade de serem realizados mais estudos quanto as especificidades dos métodos para melhor qualidade final da bebida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Layane Rosa da, Silva, Oliveira Antonio Alef Pereira de, Lafia Aliou Toro, Domingos José Douglas Bernardino, and Beltrão Fabiana Augusta Santiago. "DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE SORVETE SIMBIÓTICO COM SORO DO LEITE E EXTRATO DE SOJA." In CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DO CAMPO À MESA, 49–62. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-00-3.v.2.49-62.

Full text
Abstract:
O consumidor entende que alimentação saudável envolve a escolha de alimentos que, ao mesmo tempo, são capazes de fornecer os nutrientes necessários ao organismo e minimizar o risco de doenças. Portanto oobjetivo desse estudo foi desenvolverum sorvete simbiótico com soro do leite e extrato de soja,e realizar a caracterização físico-química.Assim, com o objetivo de atender as expectativas dos consumidores em consumir um alimento funcional e nutritivo. O sorvete desenvolvidoe analisadofoi adicionado uma concentração de 10% de soro do leite e 10%, 15% e 20% de extrato de soja.As análises físico-químicas realizadas seguiram a metodologia proposta pelo Instituto Adolfo Lutz, a saber: determinação de sólidos solúveis totais, lactose, determinação da acidez com resultados expressos em g de ácido lático por cento, e determinação de gordurapor Soxhlet.Os resultados mostraram valores diferentes para os diferentes tratamentos com exceção do teor de sólidos solúveis (°Brix), que correspondem a 1,20 em todos os tratamentos.Com relação aos resultados de gordura a formulação 3, corresponde ao maior percentual com 52, 33%. Os alimentos adicionados de microrganismos probióticos estão sendocada vez maisconsumidos, principalmente devido aos efeitos benéficos atribuídos a esses microrganismos. Pesquisas já feitas, informam que a administração de ingredientes probióticos e prebióticos na alimentação resultam em efeitos benéficos à saúde do consumidor. O sorvete, é uma opção promissora para o desenvolvimento do produto funcional proposto. Os resultados deste trabalho podem contribuir para o desenvolvimento de novos produtos para a indústria alimentícia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sanches, Marcio Augusto Ribeiro, Rodrigo Rodrigues Evangelista, Daniele Penteado Rosa, Tiago Carregari Polachini, and Javier Telis Romero. "INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE SÓLIDOS TOTAIS NA ELEVAÇÃO DO PONTO DE EBULIÇÃO DE SOLUÇÕES DE LEITE/SACAROSE." In Avanços das Pesquisas e Inovações na Engenharia Química, 45–53. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5392020035.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cecchi, Heloisa Máscia. "Umidade e sólidos totais." In Fundamentos teóricos e práticos em análise de alimentos, 37–48. Editora da Unicamp, 2003. http://dx.doi.org/10.7476/9788526814721.0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Crisliane Camargo de, Sá, Pombo Joseane Cristina Pinheiro, and Botelho Vanessa Albres. "ELABORAÇÃO DO LICOR DE ROMÃ E CANELA: QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLOGICA." In CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DO CAMPO À MESA, 426–41. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-00-3.v.2.426-441.

Full text
Abstract:
O setor de bebidas alcoólicas apresenta relevância econômica no Brasil, com destaque para o crescimento do consumo de licores à base de frutas, o que impulsiona o processamento de frutas pouco exploradas tecnologicamente pela agroindústria, como a romã. O objetivo deste estudo foi elaborar um licor à base de romã e canela e avaliar sua qualidade físico-química e microbiológica. O licor foi avaliado quanto aos parâmetros físico-químicos como pH, acidez, densidade, teor alcoólico, cinzas, extrato seco, sólidos solúveis, açucares (redutores, não redutores e totais) e compostos fenólicos totais; e microbiológicos quanto a presença de Salmonella spp., coliformes, bolores e leveduras. O licor apresentou boa qualidade devido aos valores satisfatórios de pH (4,5), acidez (16,67 meq/L), densidade (1,09 g/mL), teor alcoólico (24 % v/v), cinzas (0,03 %), extrato seco (27,94 g/L), sólidos solúveis totais (30,40 °Brix), açúcares totais (50,20 %), açúcares redutores (13,13 %), açucares não redutor (35,21 %) e compostos fenólicos totais (1041 mg GAE/L). Os resultados da análise microbiológica estão de acordo ao estabelecido pela legislação, o que indica as boas condições sanitárias durante a fabricação da bebida devido a ausência de Salmonella spp., coliformes, bolores e leveduras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Andrade, Fabrícia S., Pablícia O. Galdino, and Myrian S. G. Araújo. "ESTUDO DO PROCESSO DE DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA EM FATIAS DE ABACATE." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539626.19.

Full text
Abstract:
Buscando facilitar a procura dos consumidores por alimentos mais saudáveis, a desidratação osmótica proporciona o desenvolvimento de produtos prontos para o consumo com qualidades nutricionais e sensoriais atrativas. A desidratação osmótica aplicada às fatias de polpa de abacate apresenta um produto novo, com uma proposta de alimento funcional. Nesse contexto, foi realizada a caracterização físico-química do abacate in natura, e utilizada a metodologia de planejamento fatorial 22 com 3 repetições no ponto central para avaliar a influência das variáveis: concentração de sacarose (40, 50 e 60 °Brix) e temperatura de desidratação (25, 35 e 45°C) sobre as variáveis de resposta: perda de massa, perda de água e ganho de sólidos no processo de desidratação osmótica das fatias de abacate. Os resultados demostraram que a melhor condição de processo em que resultou na maior perda de água, maior perda de massa e maior ganho de sólidos foi resultantes do ensaio em que se utilizou a menor concentração de sacarose (40°Brix) e maior temperatura (45°C). As variáveis independentes concentrações de sacarose e temperatura influenciaram significativamente a perda de água das fatias durante o processo. Entretanto, para a perda de massa e ganho de sólidos, essas variáveis independentes não exerceram influência significativa a 95%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Diego Santos de, Jesus, Goes Jocelino Alves de, Barbosa João Batista, Souza Danilo Santos, and Reis Maycon Fagundes Teixeira. "DESENVOLVIMENTO E OTIMIZAÇÃO DE BEBIDA LÁCTEA FERMENTADA COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE SORO E ESTABILIZANTE/ESPESSANTE." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 456–75. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.456-475.

Full text
Abstract:
O presente trabalho foi desenvolvido com objetivo de avaliar as características físico-químicas, sensoriais e microbiológicas de bebidas lácteas elaboradas com leite de vaca e diferentes concentrações de soro de queijo coalho e estabilizante. Foram desenvolvidas doze formulações à base de soro de queijo coalho, variando respectivamente a porcentagem de soro e estabilizante. Os tratamentos foram: T1 = 22,95% e 0,24%; T2 = 37,05% e 0,24%; T3 = 22,95% e 0,45 %; T4 = 37,05 % e 0,45%; T5 = 20% e 0,35%; T6 = 40% e 0,35%; T7 = 35% e 0,20%; T8 = 35% e 0,50%; T9 = 35% e 0,35%; T10 = 35% e 0,35%; T11 = 35% e 0,35%; T12 = 35% e 0,35%. Para as bebidas foram determinadas acidez titulável (ºD), pH, sólidos solúveis totais (ºbrix). As bebidas lácteas fermentada foram avaliados os parâmetros; pH, acidez titulável (ºD), sólidos solúveis totais (brix), teste de aceitação sensorial com a escala hedônica de nove pontos, números de coliformes totais a 35ºC e termotolerantes a 45ºC. Os resultados foram avaliados no programa estatístico DCCR (Delineamento composto central Rotacional) Design Expert 6.0, onde obteve resultado das medias e os níveis de influência do soro e estabilizante dentre as amostras que foram as mais aceitas nas análises sensorial como na preferência dos julgadores. Para as análises de microbiológicas de coliformes totais a 35ºC e coliformes termotolerantes a 45ºC foram utilizados a tabela dos números NMP/mL de acordo com o RTIQ de bebidas lácteas (BRASIL, 2005), os NMP/mL de coliformes permitidos para bebidas lácteas fermentadas são de até 100NMP/mL de coliformes a 35ºC e 10NMP/mL de coliformes a 45ºC para amostras indicativas. Dentre os resultados obtidos das análises de microbiológicas 4 das amostras deram presença de coliformes estando fora do padrão estabelecido pela legislação vigente isso ocorre devido a alguma falha na hora do processo de produção ou a matériaprima apresenta alguma contaminação. As outras amostras das bebidas lácteas fermentadas estavam todas de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação vigente. Quanto aos atributos aroma, textura, aparência e sabor e quanto a aceitação global e intenção de compra obteve notas razoável isso é devido o hábito de consumir bebida láctea saborizada com frutas. Contudo esse produto merece um estudo, mas aprofundado para obter melhores resultados, na aceitação dos provadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Aline S., Eliane V. Silva, and José J. Toledo Neto. "DESENVOLVIMENTO DE GELEIA DIET DE MORANGO E YACON." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539626.4.

Full text
Abstract:
Os alimentos funcionais são considerados a nova tendência do mercado alimentício, devido a procura por produtos mais saudáveis. O objetivo deste trabalho foi desenvolver geleias de morango diet acrescida de yacon, a fim de atender diabéticos e como uma opção de alimento funcional, rico em fibra solúvel, além de avaliar as características físico-quimicas e microbiológicas do produto. As análises realizadas foram: pH; teor de sólidos solúveis (oBrix); atividade de água (Aw); acidez titulável; umidade; cinzas; proteínas; lipídios totais; fibra; carboidratos totais e bolores e leveduras e cor expressa como valores de L*, a*, b*. As geleias foram elaboradas em três formulações F1 (100% morango), F2 (75% morango e 25% yacon), F3 (25% morango e 75% yacon) com uma proporção de polpa e adoçante de 1: 0,06 e de polpa e goma xantana de 1: 0,002. Os dados foram submetidos à análise de variância (Anova), e as médias foram comparadas pelo teste de tukey (p>0,05) usando o programa BioEstat. Observou-se diferenças significativas entre as formulações nas análises de atividade de água, acidez titulável, proteína, cinzas e cor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Borges, Erika Joana Nabiça, Ivan Roberto Santos Araujo, and Eliane de Castro Coutinho. "Análise da concentração e dispersão de partículas totais em suspensão na área industrial de Monte Dourado/PA." In Condições de vida e tecnologias ambientais para a sustentabilidade na Amazônia brasileira. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-036-1.cap.06.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Concentração de sólidos totais"

1

SILVA, Natália Cristiane Gomes Da, Luiz Di SOUZA, Jesyka Macedo GUEDES, and Ewelanny Louyde Ferreira LIMA. "Influencia da seca prolongada na concentração de sólidos totais e na salinidade de águas da bacia hidrográfica do rio apodi/mossoró." In 5º Encontro Regional de Química & 4º Encontro Nacional de Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chenpro-5erq-fq10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

NUNES, Ronison Inocencio, Wadna Wanaganne de SOUZA, Paulo Ricardo Felipe dos SANTOS, Joyce Bezerra de OLIVEIRA, Judiclênia Macedo SANTANA, Ozanira Soares MACIEL, and Diogo Pereira BEZERRA. "Analise dos Parâmetros Físicos: Sólidos Totais, Sólidos Sedimentáveis, Sólidos Totais Dissolvidos e Sólidos Suspensos nas Águas do Vale do Açu." In 5º Encontro Regional de Química & 4º Encontro Nacional de Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chenpro-5erq-am17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

COSTA, A. R., P. C. SILVA, B. C. SANTOS, D. M. SANTOS, A. P. SANTOS, and M. H. MORAES. "DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO E SÓLIDOS SOLÚVEIS TOTAIS DE SORGO SACARINO SOB LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO." In IV Inovagri International Meeting. Fortaleza, Ceará, Brasil: INOVAGRI/ESALQ-USP/ABID/UFRB/INCT-EI/INCTSal/INSTITUTO FUTURE, 2017. http://dx.doi.org/10.7127/iv-inovagri-meeting-2017-res3550498.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

PASSOS, Felipe Francisco de Castro, Emiliano Lôbo de GODOI, and Ernando Soares ARAÚJO. "POLUIÇÃO DO AR: ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO DE PARTÍCULAS TOTAIS EM SUSPENSÃO EM GOIÂNIA, GOIÁS." In XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/engpro-eneeamb2016-qa-006-4954.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira Nascimento, Mayana, Naysa Flávia Ferreira do Nascimento, Lais Tomaz Ferreira, and Helder Farias Pereira de Araújo. "EFEITOS DIRETOS E INDIRETOS DE CARACTERES AGRONÔMICOS SOBRE SÓLIDOS SOLÚVEIS TOTAIS EM SORGO SACARINO." In IV Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido. Associação COMVERGIR Sustentável, 2019. http://dx.doi.org/10.18068/ivsbrns.2019.002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

COMIOTTO, C. E. G., M. A. LOPES, G. L. DOTTO, and L. A. A. PINTO. "REMOÇÃO DE TURBIDEZ E SÓLIDOS TOTAIS DE EFLUENTES DO PROCESSO DE OBTENÇÃO DE QUITINA." In X Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobec-ic-01-ea-024.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

OLIVEIRA, B. R., R. KLAIMI, A. S. F. S. FERRAZ, M. R. C. MARQUES, C. M. SCHEID, and L. M. CALÇADA. "EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE SÓLIDOS E DO PH NA REOLOGIA DE SUSPENSÕES." In Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeqic2017-427.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

GONÇALVES, SUÉLEN MARA, FERNANDA FALQUETO SALVADOR, LUIZ GUSTAVO MARTINS VIEIRA, and MARCOS ANTONIO DE SOUZA BARROZO. "INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO VOLUMÉTRICA DE SÓLIDOS NA ALIMENTAÇÃO DE UM HIDROCICLONE CONCENTRADOR OTIMIZADO." In XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/enemp2015-ps-541.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Granero, Filipe Oliveira, Celia Cristina Malaguti Figueiredo, Lucas Da Silva Visoná, and Regildo Márcio Gonçalves Da Silva. "DETERMINAÇÃO DO CONTEÚDO DE COMPOSTOS FENÓLICOS DE EXTRATOS DE FRUTOS DE SPONDIAS PURPUREA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1246.

Full text
Abstract:
Introdução: A biodiversidade brasileira apresenta diversas espécies vegetais que são fontes de compostos bioativos que promovem a saúde e apresentam benefícios nutricionais. Neste sentido, a seriguela é uma espécie que possui frutos com essas propriedades devido à presença de metabólitos como polifenois e flavonoides que podem prevenir doenças relacionadas aos processos de oxidação e de envelhecimento precoce. Objetivos: O presente estudo teve como objetivo avaliar o conteúdo de fenóis e flavonoides totais de extratos de frutos de seriguela. Material e métodos: Os frutos de S. purpurea foram coletados e suas polpas foram liofilizadas para obtenção de um pó. Este foi extraído por 24 horas (1:10 (p/v) - etanol 70%) e, após filtração, o processo foi repetido 2 vezes. O extrato resultante foi evaporado em rotaevaporador e posteriormente liofilizado a fim de obter o extrato seco. As amostras obtidas foram diluídas em diferentes concentrações (entre 0,5 e 2,5 mg/mL) para as análises fitoquímicas. Resultados: Na avaliação do conteúdo de fenóis totais do extrato dos frutos de seriguela destaca-se a presença de maior conteúdo na menor concentração (0,5 mg/mL), onde o extrato apresentou 60,07 mg EAG (equivalente de ácido gálico)/g, enquanto, na avaliação do conteúdo de flavonoides totais, o extrato apresentou 15,29 mg ER (equivalente de rutina)/g na mesma concentração. Conclusão: Diante dos resultados obtidos, foi possível observar a presença de compostos fenólicos, fenóis e flavonoides, no extrato dos frutos de S. purpurea. Estes resultados evidenciam a importância da biodiversidade brasileira e demonstram a possibilidade de aplicação da espécie avaliada neste estudo na área de cosméticos, fitoterápicos e fitoprodutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Serafim, Alex, Jéssica Mota, Joicy Maria, Jackson Mesquita, and José Geraldo. "AVALIAÇÃO DOS SÓLIDOS SOLÚVEIS TOTAIS DO FRUTO DA VIDEIRA ISABEL EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE BIOFERTILIZANTES." In I Congresso Internacional das Ciências Agrárias. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2016. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.icointerpdvagro.2016.00053.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography