Academic literature on the topic 'Concepções teórico-metodológicas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Concepções teórico-metodológicas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Concepções teórico-metodológicas"

1

Almeida, Natalia Regina. "Pesquisa em educação e concepções de conhecimento: a produção do conhecimento em questão." ETD - Educação Temática Digital 16, no. 1 (April 24, 2014): 24. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v16i1.1327.

Full text
Abstract:
No campo de conhecimento em educação, a discussão sobre o tratamento atribuído à sua definição como campo, objeto investigativo e diferentes possibilidades teórico-metodológicas, epistemológicas, foi frequente nas últimas décadas do século XX. Nessa perspectiva, os aspectos que dizem respeito ao processo de construção e de produção de pesquisas no campo do conhecimento em educação e das diferentes possibilidades teórico-metodológicas merecem mais investimento teórico-conceitual. Desse modo, o presente artigo, a partir da pesquisa bibliográfica, tem por objetivo apresentar uma breve discussão sobre as diferentes concepções de conhecimento na construção de pesquisas no campo do conhecimento em educação e duas posições teórico-metodológicas da prática da pesquisa em educação. A título de considerações finais, a intenção aqui não é a de esgotamento da problemática em questão, pois são muitos os assuntos que permeiam a prática da pesquisa em educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rosa, Cleci Werner da. "CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA NA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO." Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 5, no. 2 (December 2003): 94–108. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172003050203.

Full text
Abstract:
Resumo: O presente texto consiste na reflexão acerca do processo ensino-aprendizagem da Física no âmbito das atividades práticas/experimentais desenvolvidas em laboratório didático nos cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo. O objetivo principal consiste em elucidar as concepções teórico-metodológicas dos professores de Física desta instituição que utilizam aulas práticas/experimentais na sua ação docente. Fundamenta-se tal estudo na perspectiva dos processos cognoscitivos de aprendizagem, no processo de transposição didática e na identificação do laboratório em questão frente aos tipos de laboratório e às abordagens dadas no ensino de Física experimental do Brasil. A investigação decorre de entrevistas semi-estruturadas cujos dados coletados apontaram que o grupo de professores investigado atribui significativa importância às aulas práticas/experimentais e que tais atividades têm possibilitado a apropriação dos conceitos e fenômenos físicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bastos, Marisa Antonini Ribeiro. "A temática cultura organizacional nos estudos na área da saúde e da enfermagem." Revista Latino-Americana de Enfermagem 9, no. 4 (2001): 68–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692001000400012.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão da literatura sobre a temática cultura organizacional apontando os pressupostos subjacentes às diferentes concepções teórico-metodológicas. Focaliza os estudos na área da saúde a da enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes, Tiago Pereira, and Neide Cavalcante Guedes. "Formação de professores na educação infantil: elementos do ser professor." EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação 5, no. 12 (December 27, 2018): 82. http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3725.

Full text
Abstract:
Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado em Educação intitulada “Prática Docente na Educação Infantil: concepções teóricas e metodológicas no Município de José de Freitas-PI”. A pesquisa tem o objetivo de compreender como as contribuições teórico-práticas da formação de professores auxilia o desenvolvimento do ser professor, partindo do seguinte questionamento: como ocorre a formação de professores que atuam na Educação Infantil no município de José de Freitas-PI? O referencial teórico está embasado nas concepções de autores que trabalham com a formação de professores merecendo destaque Imbernón (2002, 2006, 2010), Day (2001) e Perrenoud (2001). Para a construção e análises dos dados optamos pela pesquisa narrativa, fazendo uso do memorial de formação e das rodas de conversas. Os resultados evidenciaram que as professoras têm conhecimentos sobre as concepções teóricas e metodológicas da prática docente na Educação Infantil e que estas concepções são modificadas por meio das reflexões críticas possibilitadas nos espaços formativos favorecendo elementos do ser professor, que envolvem diferentes saberes, habilidades e competências, principalmente em relação ao ensinar e aprender. Percebemos que os professores daquela etapa de ensino precisam se mobilizar e reivindicar as suas necessidades para um melhor desempenho, até porque as vozes silenciadas não ecoam mudanças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Werner da Rosa, Cleci, and Álvaro Becker da Rosa. "Discutindo as concepções epistemológicas a partir da metodologia utilizada no laboratório didático de Física." Revista Iberoamericana de Educación 52, no. 6 (May 25, 2010): 1–11. http://dx.doi.org/10.35362/rie5261769.

Full text
Abstract:
O trabalho apresentado neste texto refere-se a um estudo no qual se buscou identificar as concepções epistemológicas dos professores da disciplina de Física na Universidade de Passo Fundo, a partir de suas escolhas metodológicas nas aulas de laboratório. O objetivo é discutir as concepções epistemológicas subjacentes às concepções metodológicas, possibilitando uma reflexão nas atividades experimentais desenvolvidas pelo universo pesquisado. O estudo buscou responder aos questionamentos sobre as concepções de natureza do conhecimento científico presentes na ação pedagógica do grupo de professores investigados. Estariam eles enfatizando em sua prática docente uma concepção de sujeito neutro ou estariam perpassando a idéia de que o sujeito é não-neutro e, portanto, elemento presente na apropriação do conhecimento? Ou seja, qual o papel do sujeito nas atividades experimentais desenvolvidas na disciplina de Física? A análise nas categorias destacadas na concepção teórico-metodológica permitiu identificar que o laboratório caminha para uma concepção construtivista, entretanto, encontra-se fortemente arraigada a pressupostos do empirismo baconiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Colares, Anselmo Alencar. "História da educação na Amazônia. Questões de Natureza Teórico-metodológicas: Críticas e Proposições." Revista HISTEDBR On-line 11, no. 43e (July 2, 2012): 187. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639960.

Full text
Abstract:
O texto expressa a posição assumida pelo autor ao compor a mesa redonda que teve como tema: “Local e nacional: questões teórico-metodológicas”, durante a IX Jornada do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, ocorrida em Belém do Pará, junho de 2010. Questiona a denominação História da Educação na Amazônia, apontando elementos essenciais para que ela possa ser coerentemente efetivada. Sugere uma possibilidade teórico-metodológica para a pesquisa nesta área e aponta os limites presentes em concepções que não admitem que a história possa ser compreendida objetivamente, restando-nos a aceitação das diversas versões apresentadas, independente das fontes, e das análises nas quais se sustentaram. Por fim, apresenta uma contribuição para a escrita da história educacional da Amazônia, tendo como recorte o Grão-Pará na época colonial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Menezes, Harlon França de, Priscila Cristina Pereira de Oliveira da Silva, Maria Manuela Vila Nova Cardoso, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas, and Emilia Jales Simões de Souza. "The Theoretical-Methodological Conceptions of Jonh Thompson: Production Analysis and Its Contribution for the Nursing Research Field / Concepções Teórico-Metodológicas de Jonh Thompson: Análise de Produções e Contribuição para a Pesquisa em Enfermagem." Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online 11, no. 3 (April 2, 2019): 607. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.607-612.

Full text
Abstract:
Objetivos: Identificar produções acadêmicas, nos programas stricto sensu de enfermagem, onde se adota referencial de Thompson e discutir concepções teórico-metodológicas e contribuição de Thompson para o conhecimento e prática da Enfermagem. Método: Estudo descritivo-documental, reflexivo, cuja análise constituiu-se por resumos de teses/dissertações por enfermeiros no Brasil, relacionadas às concepções teórico-metodológicas de Thompson. Resultados: Identificou-se 17 produções, 07 teses de doutorado (41,17%), 10 dissertações de mestrado acadêmico (58,83%), com destaque para a Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Conclusão: Estudos de enfermagem permeados pela sociologia ampliam a visão de que uma técnica, uma estratégia educativa, uma tecnologia emergem em razão do cenário social, das necessidades permeadas por valores e da dinâmica existente entre ciência e sociedade. Acredita-se ser importante para o cenário cientifico e investigativo de enfermagem, compreender as modificações inerentes ao cuidar, advindas de um produto crítico-reflexivo social, que pode ser contemplado por adotarmos como norteador de análise, teóricos imersos no viés da sociologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pinto, Flávia Virgínia Melo, and Carlos Alberto Ávila Araújo. "Estudos de usuários: quais as diferenças entre os conceitos comportamento informacional e práticas informacionais?" Ciência da Informação em Revista 6, no. 3 (January 7, 2020): 15. http://dx.doi.org/10.28998/cirev.2019v6n3b.

Full text
Abstract:
<p>Nesse artigo, apresentamos uma revisão de literatura sobre os conceitos Comportamento Informacional e Práticas Informacionais, suas diferenças de concepção e aplicação nos Estudos de Usuários. Tais conceitos se tornaram guarda-chuva, abrigando diferentes concepções teórico-metodológicas. Concluímos com apresentação de uma definição para Práticas Informacionais considerando as múltiplas determinações da vida em sociedade.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Batistoni, Maria Rosângela. "O projeto da Escola de Serviço Social de Belo Horizonte - 1960-1975: uma reconstrução histórica." Serviço Social & Sociedade, no. 136 (December 2019): 538–58. http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.193.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo apresenta alguns dos caminhos e “achados” investigativos de uma pesquisa de reconstrução histórica do projeto da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais. Destaca suas bases sociopolíticas, as concepções teórico-metodológicas norteadoras da proposta, seus vínculos com as forças contestadoras da profissão nos países do continente latino-americano, influências e desdobramentos para o Serviço Social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bailer, Cyntia, Caique Fernando da Silva Fistarol, and Cleide Beatriz Tambosi Pisetta. "Apresentação Dossiê: Concepções teórico-metodológicas para o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras: contextos e perspectivas." Revista EntreLinguas 5, no. 1 (April 30, 2019): 100–103. http://dx.doi.org/10.29051/el.v5i1.12787.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Concepções teórico-metodológicas"

1

Santos, André das Chagas. "O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas do município de Cascavel (1990-2013): desafios e impasses teórico-metodológicos." Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2014. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/864.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-07-10T16:16:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andre parte 1.pdf: 8787498 bytes, checksum: 83b667c52b0403120245a5c716ef9e0b (MD5) Previous issue date: 2014-04-01
In this essay we aim to understand the theoretical-methodological assumptions of teaching the discipline History in public schools of the city of Cascavel in the period between 1990 to 2013, in the light of social, economic and political transformations. Specifically the process of elaboration of the curriculum for the municipal public education network of Cascavel and the implementation of the assumptions of the discipline of History. The adopted timeframe of Brazilian education reform takes place, with the launch of the basic curriculum for schools in the State of Paraná, with the deployment of new LDB (1996) and PCNs (1997) and also the AMOP curriculum (2007) and the municipality of Cascavel-PR (2008). Given these curriculum guidelines focusing on one State and region, we inquired what were the theoretical-methodological assumptions that paved the way the teaching of History, particularly in municipal public schools of Cascavel? And to what extent this new proposal has been implemented? We discussed some theoretical-methodological elements, noting its impact on the teaching of History. We conducted a bibliographical and documentary sources. We conducted field research with teachers of elementary school in Cascavel on new curricular proposal on teaching History in the studied period. We understand that there are problems such as: (i) right about the implementation of standoff theoretical-methodological assumptions of the curricular proposal of teaching History in the city of Cascavel due the intense flow of teachers in public municipal network; (ii) the primacy of form over content; (iii) difficulty of theoretical domain of the proposal on the part of teachers; (iv) the difficulty of understanding of the proposal; and (v) the distance between the formulation of the proposed curriculum and its applicability in practice, resulting in an organic and unitary process
Neste trabalho visamos compreender os pressupostos teórico-metodológicos do ensino de História da rede municipal de ensino de Cascavel no período entre 1990 a 2013, à luz das transformações sociais, econômicas e políticas. Especificamente o processo de elaboração do Currículo para a rede pública municipal de ensino de Cascavel e a implementação dos pressupostos da disciplina de História. O recorte temporal adotado refere-se ao período que compreende das reformas na educação brasileira, com o lançamento do Currículo Básico para as escolas do Estado do Paraná, com a implantação da nova LDB (1996) e dos PCNs (1997) e também do currículo da AMOP (2007) e do município de Cascavel-PR (2008). Diante dessas orientações curriculares incidindo em um mesmo Estado e região, indagamos quais foram os pressupostos teórico-metodológicos que embasaram o ensino de História, em especial nas escolas públicas municipais de Cascavel? E em que medida essa nova proposta vem sendo implementada? Discutimos alguns elementos teórico-metodológicos, verificando suas repercussões no ensino de História. Realizamos um levantamento bibliográfico e de fontes documentais. Realizamos pesquisa de campo com professores do Ensino Fundamental em Cascavel acerca da nova proposta curricular sobre o ensino de História no período estudado. Compreendemos que existem problemas como: (i) certo impasse quanto à implementação dos pressupostos teórico-metodológicos da proposta curricular do ensino de História no município de Cascavel devido ao intenso fluxo de professores na rede pública municipal; (ii) a primazia da forma sobre o conteúdo; (iii) dificuldade de domínio teórico da proposta por parte dos professores; (iv) a dificuldade de entendimento da proposta; e (v) a distância entre a formulação da proposta curricular e sua aplicabilidade na prática escolar, resultando num processo não orgânico e unitário
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Concepções teórico-metodológicas"

1

Simões, Maria da Graça, and Gercina Ângela de Lima. Do tratamento à organização da informação: reflexões sobre concepções, perspectivas e tendências. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1944-6.

Full text
Abstract:
Esta obra apresenta uma reflexão teórica e histórica sobre as noções clássicas de tratamento da informação e de organização da informação, com base na esfera epistemológica da organização do conhecimento. É Composta de oito capítulos que discorrem sobre (1) as variações terminológicas produzidas na Ciência e no Ensino Brasileiro e Português, (2) a discussão de aspectos teórico-conceituais da organização e representação da informação e a sua correlação com os aspectos práticos que envolvem os ambientes informacionais digitais; (3) o delineamento conceitual inerente à representação da informação feito a partir da discussão da catalogação como confluência de aspectos descritivos, temáticos, contextuais e de acesso à informação de modo que a interconexão entre eles esteja assegurada; (4) as diferentes perspectivas teóricas e metodológicas sobre a modelagem de domínios aplicados à elaboração de ferramentas de representação e recuperação de informação, no contexto das redes eletrônicas de informação e comunicação; (5) a identificação e exploração dos aspectos da variação terminológica na produção científica sobre Organização da Informação relativos aos termos Análise Documentária e Análise de Assunto; (6) as aplicações de representação de recurso informacional, os contextos e processos onde as inovações derivadas da ciência da computação, da inteligência artificial, da área de processamento de linguagem natural e de novas plataformas de bancos de dados têm transformado o contexto de produção de documentos, de sistemas de organização do conhecimento, de métodos de exploração semântica e de visualização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Desafios da educação na contemporaneidade: discursos emergentes e concepções de ensino. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dec139.1120-0.

Full text
Abstract:
Pensar a Educação no século XXI é um desafio intrigante. Já se fala em Educação 4.0, nomenclatura proveniente do desenvolvimento rápido e contínuo das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e da internet que tem, cada vez mais, invadido o cotidiano das escolas e das salas de aula. Enquanto se teoriza uma Educação que, supostamente, é 4.0 e tem acompanhado as tendências digitais, ousamos problematizar que os problemas e desafios que envolvem os espaços educativos ainda são da geração 1.0. O termo Educação 1.0, do final do século XVIII, conceitua um enfoque tradicional de educação, o professor é o protagonista e o processo de ensino e aprendizagem individualizado, reservado as elites. A educação 2.0 surgiu com o intuito de preparar o homem para trabalhar nas fábricas durante o século XIX, os processos eram pautados na repetição e memorização. Em meados do século XX, a partir da 3° Revolução Industrial, surgiu a educação 3.0 que, de maneira inovadora, incorporou as novas tecnologias aos processos de ensino e aprendizagem, tratando os alunos como protagonistas da sua aprendizagem, democratização do saber. Já a educação 4.0 aparece como consequência da quarta revolução industrial, buscando atender as supostas emergências e necessidades do século, informações mais acessíveis, digitalização dos processos e diversas possibilidades de inovação1 . A obra "Desafios da educação na contemporaneidade: discursos emergentes e concepções de ensino" contém artigos que levam a pensar nesses desafios, compreendendo que eles envolvem as tecnologias digitais, mas vão bem além delas. Há desafios emergentes nos processos de ensino e aprendizagem que por ora são silenciados em detrimento de outros. Esta obra é uma das aberturas das cortinas das escolas e salas de aula visando trazer à tona temáticas que, na maioria das vezes, ainda são invisibilizadas. Tais temáticas, abordadas ao longo dos capítulos, enfocam desafios das mais diversas ordens, tais como: Formação de professores, prática docente, educação e diretos humanos, projeto político pedagógico, educação e tecnologias, educação na 1 LENGEL, J. G. A evolução da educação: 1-2-3. In: Carvalho, M. T. (Org.). Educação 3.0: novas perspectivas para o ensino. Unisinos. São Leopoldo, RS: 2017. pandemia, ensino remoto, educação a distância, educação e cultura, relações étnicoraciais, educação inclusiva, estágio docente, dentre outras. A partir das temáticas abordadas pelos autores e pelas autoras, percebemos que ao falar dos desafios da educação na contemporaneidade e ao analisar esses desafios visando desnudar o chão dos espaços educativos, as discussões têm como objetivo central o encontro de possíveis caminhos que colaborem e motivem não apenas os profissionais da educação, mas também seus alunos e alunas. Enquanto os desafios se desenham como vielas aparentemente sem saída, caminhos bifurcados ou como o tão conhecido fundo do poço, o debate sobre eles aqui proposto tendem por ressignificálos à medida que transformam os desafios em molas propulsoras de esperança e de novas possibilidades. Problematizar e refletir sobre a educação contemporânea e seus desafios é uma forma de ser sensível ao que vivem os profissionais da educação espalhados por esse país em seu trabalho cotidiano com os alunos e as alunas. Essa sensibilidade é ainda mais urgente quando, além dos já conhecidos inúmeros desafios que assolam a educação brasileira, passamos a viver, de repente, um contexto de pandemia, a saber, a pandemia do novo coronavírus (COVID 19). Nesse contexto, as questões discutidas pelos autores, de maneira envolvente e interdisciplinar a partir de abordagens teórico-metodológicas, funcionam ainda como materiais de apoio, de colaboração e de esperança para os profissionais da educação. Falar sobre os desafios não significa esbarrar neles e estagnar. É preciso fazer, sem romantizar, o que os profissionais da educação desse país sabem fazer de melhor: Ousar, criar, redesenhar, esperançar, amar... Mesmo diante do caos. Que os desafios aqui discutidos sejam possibilidades de pensar além.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Concepções teórico-metodológicas"

1

Mororó, Leila Pio. "Pesquisa avaliativa e política de formação de professores: considerações metodológicas." In Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias, 55–74. EDITUS, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788574554938.003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

García, Maria Josefa Mosteiro, and Ana Maria Porto Castro. "La investigación en educación." In Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias, 13–40. EDITUS, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788574554938.001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Assis, Raimunda Alves Moreira de. "Pesquisa histórica: uma experiência em ato." In Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias, 41–54. EDITUS, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788574554938.002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gonçalves, Alba Lúcia. "A pesquisa sobre a formação de professores como metaformação." In Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias, 75–100. EDITUS, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788574554938.004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bertoni, Luci Mara, and Ana Lúcia Galinkin. "Teoria e métodos em representações sociais." In Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias, 101–22. EDITUS, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788574554938.005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Larchert, Jeanes Martins. "O estudo de caso do tipo etnográfico na pesquisa em educação." In Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias, 123–41. EDITUS, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788574554938.006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Couto, Maria Elizabete Souza. "A pesquisa educacional: a construção da professora como pesquisadora." In Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias, 143–65. EDITUS, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788574554938.007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography