To see the other types of publications on this topic, follow the link: Concepções teórico-metodológicas.

Journal articles on the topic 'Concepções teórico-metodológicas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Concepções teórico-metodológicas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Almeida, Natalia Regina. "Pesquisa em educação e concepções de conhecimento: a produção do conhecimento em questão." ETD - Educação Temática Digital 16, no. 1 (April 24, 2014): 24. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v16i1.1327.

Full text
Abstract:
No campo de conhecimento em educação, a discussão sobre o tratamento atribuído à sua definição como campo, objeto investigativo e diferentes possibilidades teórico-metodológicas, epistemológicas, foi frequente nas últimas décadas do século XX. Nessa perspectiva, os aspectos que dizem respeito ao processo de construção e de produção de pesquisas no campo do conhecimento em educação e das diferentes possibilidades teórico-metodológicas merecem mais investimento teórico-conceitual. Desse modo, o presente artigo, a partir da pesquisa bibliográfica, tem por objetivo apresentar uma breve discussão sobre as diferentes concepções de conhecimento na construção de pesquisas no campo do conhecimento em educação e duas posições teórico-metodológicas da prática da pesquisa em educação. A título de considerações finais, a intenção aqui não é a de esgotamento da problemática em questão, pois são muitos os assuntos que permeiam a prática da pesquisa em educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rosa, Cleci Werner da. "CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA NA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO." Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 5, no. 2 (December 2003): 94–108. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172003050203.

Full text
Abstract:
Resumo: O presente texto consiste na reflexão acerca do processo ensino-aprendizagem da Física no âmbito das atividades práticas/experimentais desenvolvidas em laboratório didático nos cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo. O objetivo principal consiste em elucidar as concepções teórico-metodológicas dos professores de Física desta instituição que utilizam aulas práticas/experimentais na sua ação docente. Fundamenta-se tal estudo na perspectiva dos processos cognoscitivos de aprendizagem, no processo de transposição didática e na identificação do laboratório em questão frente aos tipos de laboratório e às abordagens dadas no ensino de Física experimental do Brasil. A investigação decorre de entrevistas semi-estruturadas cujos dados coletados apontaram que o grupo de professores investigado atribui significativa importância às aulas práticas/experimentais e que tais atividades têm possibilitado a apropriação dos conceitos e fenômenos físicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bastos, Marisa Antonini Ribeiro. "A temática cultura organizacional nos estudos na área da saúde e da enfermagem." Revista Latino-Americana de Enfermagem 9, no. 4 (2001): 68–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692001000400012.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão da literatura sobre a temática cultura organizacional apontando os pressupostos subjacentes às diferentes concepções teórico-metodológicas. Focaliza os estudos na área da saúde a da enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes, Tiago Pereira, and Neide Cavalcante Guedes. "Formação de professores na educação infantil: elementos do ser professor." EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação 5, no. 12 (December 27, 2018): 82. http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3725.

Full text
Abstract:
Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado em Educação intitulada “Prática Docente na Educação Infantil: concepções teóricas e metodológicas no Município de José de Freitas-PI”. A pesquisa tem o objetivo de compreender como as contribuições teórico-práticas da formação de professores auxilia o desenvolvimento do ser professor, partindo do seguinte questionamento: como ocorre a formação de professores que atuam na Educação Infantil no município de José de Freitas-PI? O referencial teórico está embasado nas concepções de autores que trabalham com a formação de professores merecendo destaque Imbernón (2002, 2006, 2010), Day (2001) e Perrenoud (2001). Para a construção e análises dos dados optamos pela pesquisa narrativa, fazendo uso do memorial de formação e das rodas de conversas. Os resultados evidenciaram que as professoras têm conhecimentos sobre as concepções teóricas e metodológicas da prática docente na Educação Infantil e que estas concepções são modificadas por meio das reflexões críticas possibilitadas nos espaços formativos favorecendo elementos do ser professor, que envolvem diferentes saberes, habilidades e competências, principalmente em relação ao ensinar e aprender. Percebemos que os professores daquela etapa de ensino precisam se mobilizar e reivindicar as suas necessidades para um melhor desempenho, até porque as vozes silenciadas não ecoam mudanças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Werner da Rosa, Cleci, and Álvaro Becker da Rosa. "Discutindo as concepções epistemológicas a partir da metodologia utilizada no laboratório didático de Física." Revista Iberoamericana de Educación 52, no. 6 (May 25, 2010): 1–11. http://dx.doi.org/10.35362/rie5261769.

Full text
Abstract:
O trabalho apresentado neste texto refere-se a um estudo no qual se buscou identificar as concepções epistemológicas dos professores da disciplina de Física na Universidade de Passo Fundo, a partir de suas escolhas metodológicas nas aulas de laboratório. O objetivo é discutir as concepções epistemológicas subjacentes às concepções metodológicas, possibilitando uma reflexão nas atividades experimentais desenvolvidas pelo universo pesquisado. O estudo buscou responder aos questionamentos sobre as concepções de natureza do conhecimento científico presentes na ação pedagógica do grupo de professores investigados. Estariam eles enfatizando em sua prática docente uma concepção de sujeito neutro ou estariam perpassando a idéia de que o sujeito é não-neutro e, portanto, elemento presente na apropriação do conhecimento? Ou seja, qual o papel do sujeito nas atividades experimentais desenvolvidas na disciplina de Física? A análise nas categorias destacadas na concepção teórico-metodológica permitiu identificar que o laboratório caminha para uma concepção construtivista, entretanto, encontra-se fortemente arraigada a pressupostos do empirismo baconiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Colares, Anselmo Alencar. "História da educação na Amazônia. Questões de Natureza Teórico-metodológicas: Críticas e Proposições." Revista HISTEDBR On-line 11, no. 43e (July 2, 2012): 187. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639960.

Full text
Abstract:
O texto expressa a posição assumida pelo autor ao compor a mesa redonda que teve como tema: “Local e nacional: questões teórico-metodológicas”, durante a IX Jornada do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, ocorrida em Belém do Pará, junho de 2010. Questiona a denominação História da Educação na Amazônia, apontando elementos essenciais para que ela possa ser coerentemente efetivada. Sugere uma possibilidade teórico-metodológica para a pesquisa nesta área e aponta os limites presentes em concepções que não admitem que a história possa ser compreendida objetivamente, restando-nos a aceitação das diversas versões apresentadas, independente das fontes, e das análises nas quais se sustentaram. Por fim, apresenta uma contribuição para a escrita da história educacional da Amazônia, tendo como recorte o Grão-Pará na época colonial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Menezes, Harlon França de, Priscila Cristina Pereira de Oliveira da Silva, Maria Manuela Vila Nova Cardoso, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas, and Emilia Jales Simões de Souza. "The Theoretical-Methodological Conceptions of Jonh Thompson: Production Analysis and Its Contribution for the Nursing Research Field / Concepções Teórico-Metodológicas de Jonh Thompson: Análise de Produções e Contribuição para a Pesquisa em Enfermagem." Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online 11, no. 3 (April 2, 2019): 607. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.607-612.

Full text
Abstract:
Objetivos: Identificar produções acadêmicas, nos programas stricto sensu de enfermagem, onde se adota referencial de Thompson e discutir concepções teórico-metodológicas e contribuição de Thompson para o conhecimento e prática da Enfermagem. Método: Estudo descritivo-documental, reflexivo, cuja análise constituiu-se por resumos de teses/dissertações por enfermeiros no Brasil, relacionadas às concepções teórico-metodológicas de Thompson. Resultados: Identificou-se 17 produções, 07 teses de doutorado (41,17%), 10 dissertações de mestrado acadêmico (58,83%), com destaque para a Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Conclusão: Estudos de enfermagem permeados pela sociologia ampliam a visão de que uma técnica, uma estratégia educativa, uma tecnologia emergem em razão do cenário social, das necessidades permeadas por valores e da dinâmica existente entre ciência e sociedade. Acredita-se ser importante para o cenário cientifico e investigativo de enfermagem, compreender as modificações inerentes ao cuidar, advindas de um produto crítico-reflexivo social, que pode ser contemplado por adotarmos como norteador de análise, teóricos imersos no viés da sociologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pinto, Flávia Virgínia Melo, and Carlos Alberto Ávila Araújo. "Estudos de usuários: quais as diferenças entre os conceitos comportamento informacional e práticas informacionais?" Ciência da Informação em Revista 6, no. 3 (January 7, 2020): 15. http://dx.doi.org/10.28998/cirev.2019v6n3b.

Full text
Abstract:
<p>Nesse artigo, apresentamos uma revisão de literatura sobre os conceitos Comportamento Informacional e Práticas Informacionais, suas diferenças de concepção e aplicação nos Estudos de Usuários. Tais conceitos se tornaram guarda-chuva, abrigando diferentes concepções teórico-metodológicas. Concluímos com apresentação de uma definição para Práticas Informacionais considerando as múltiplas determinações da vida em sociedade.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Batistoni, Maria Rosângela. "O projeto da Escola de Serviço Social de Belo Horizonte - 1960-1975: uma reconstrução histórica." Serviço Social & Sociedade, no. 136 (December 2019): 538–58. http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.193.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo apresenta alguns dos caminhos e “achados” investigativos de uma pesquisa de reconstrução histórica do projeto da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais. Destaca suas bases sociopolíticas, as concepções teórico-metodológicas norteadoras da proposta, seus vínculos com as forças contestadoras da profissão nos países do continente latino-americano, influências e desdobramentos para o Serviço Social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bailer, Cyntia, Caique Fernando da Silva Fistarol, and Cleide Beatriz Tambosi Pisetta. "Apresentação Dossiê: Concepções teórico-metodológicas para o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras: contextos e perspectivas." Revista EntreLinguas 5, no. 1 (April 30, 2019): 100–103. http://dx.doi.org/10.29051/el.v5i1.12787.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

O'Connell, Daniel Mateus, and Dirce Charara Monteiro. "Concepções e práticas no ensino de leitura em inglês no ensino médio." Educação (UFSM) 41, no. 3 (December 15, 2016): 671. http://dx.doi.org/10.5902/1984644422612.

Full text
Abstract:
Tendo em vista os resultados insatisfatórios no ensino de leitura em língua inglesa bem como a escassez de investigações sobre o tema no ensino médio, esta pesquisa tem como objetivo identificar as concepções teórico-metodológicas de duas professoras de Inglês desse nível de ensino sobre as diferentes abordagens de leitura e como essas concepções se fazem presentes em sua prática. Nesta pesquisa de natureza qualitativa os dados foram obtidos por meio da observação da prática docente e da realização de entrevistas com as professoras participantes. Os resultados da pesquisa poderão oferecer indicadores para ações voltadas para a melhoria do ensino da leitura em inglês como língua estrangeira
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins, Joana Carolina Schossler, and Aline Vieira Carvalho. "Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História." Fronteiras 21, no. 38 (December 18, 2019): 55–70. http://dx.doi.org/10.30612/frh.v21i38.11485.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe refletir sobre as concepções da Educação Patrimonial e seu entrelaçamento com a História Pública nas proposições para o ensino de história no tempo presente. As concepções teórico-metodológicas de ensinar com o uso da Educação Patrimonial contribuem com as construções de identidades, de narrativas e de formação da consciência histórica, baseando-se nas concepções da educação histórica. E a perspectiva da História Pública que redimensiona o ensino em diferentes espaços educativos, aprofundando as utilizações de fonte e conceitos históricos. A problematização da história pública propõe a ampliação das ações históricas, com engajamento e utilização das fontes em diferentes espaços de produção do conhecimento histórico. Desde a análise dos meios e tipos de produção audiovisual em museus, internet, visitas guiadas pelas cidades, fundamentando o senso crítico e político no tempo presente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Angelucci, Carla Biancha, Jaqueline Kalmus, Renata Paparelli, and Maria Helena Souza Patto. "O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório." Educação e Pesquisa 30, no. 1 (April 2004): 51–72. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022004000100004.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um estudo introdutório do estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar na rede pública de ensino fundamental, partindo de uma retrospectiva histórica da pesquisa educacional no Brasil. A inserção da produção atual numa perspectiva histórica permite a percepção de continuidades e descontinuidades teórico-metodológicas, avanços e redundâncias na produção de saber sobre o objeto de estudo. O corpus sobre o qual incidiu a pesquisa é composto de teses e dissertações defendidas entre 1991 e 2002 na Faculdade de Educação e no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Foram encontradas e categorizadas 71 obras, das quais treze foram analisadas em profundidade, tendo como base as seguintes questões: como o tema é abordado? Qual a concepção teórica e metodológica subjacente? Há coerência entre teoria e método? Quais as concepções de escola e de fracasso escolar que fundamentam o trabalho? Quais as relações com o conhecimento já produzido? Que novos aspectos são anunciados? Revelaram-se vertentes que compreendem o fracasso escolar das seguintes formas: como problema essencialmente psíquico; como problema meramente técnico; como questão institucional; como questão fundamentalmente política. Verificou-se a existência de continuidades e rupturas teórico-metodológicas em relação aos caminhos percorridos pela produção de saber na área: há teses em que permanece o predomínio de concepções psicologizantes e tecnicistas de fracasso escolar; em outras, coexistem concepções inconciliáveis que resultam em um discurso fraturado; há também teses que dialogam e avançam a pesquisa crítica do fracasso escolar, inserindo-o nas relações de poder existentes numa sociedade de classes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Amorim, Henrique. "Regularidade e totalidade social." Tematicas 7, no. 13 (August 5, 1999): 53–88. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v7i13/14.11662.

Full text
Abstract:
O artigo discute algumas questões metodológicas das ciências sociais. Para tal, confrontamos os esquemas de análise de Gramsci e Weber, problematizando particularmente as noções de totalidade e regularidade sociais. Pensar a metodologia dstes autores é pensar como se expressam suas visões de mundo. Assim, faz-se necessário a análise das suas concepções teórico-politicas, isto é, de como eles conceberam o "homem" de sua época, como estava qualificada a inserção política na vida pública e em que medida o conhecimento teórico e científico fundamenta essa inserção. Este artigo é, sobretudo, uma crítica marxista à teoria weberiana divulgada, em vários momento, como um conhecimento desinteressado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Amador, Judenilson Teixeira, and Cely do Socorro Costa Nunes. "Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões." Revista @mbienteeducação 12, no. 1 (January 3, 2019): 33. http://dx.doi.org/10.26843/ae19828632v12n12019p33a49.

Full text
Abstract:
RESUMO: O artigo tem como objetivo analisar as concepções e os modelos de formação continuada de professores que circulam na literatura especializada brasileira, produzidas nas últimas décadas. Para tanto por meio de uma pesquisa bibliográfica buscamos situar o debate conceitual a respeito de concepções e modelos da formação continuada de professores. A formação continuada de professores (FCP) já se constitui um campo de investigação profícuo no Brasil com uma vasta produção científica em que diferentes abordagens teórico-metodológicas são priorizadas, privilegiando concepções, práticas e políticas, ora de forma indissociáveis ou não, ora nacional e local. Os resultados apontam campo da formação continuada de professores é, de fato, complexo, suscetível de múltiplas perspectivas e condicionado ao momento histórico da sociedade. Ao que nos parece, tudo cabe na seara da FCP, pois são múltiplas suas finalidades, seus termos, suas concepções e suas ações. Também podemos compreender que os modelos formativos de formação são múltiplos, mas que podem ser sintetizados em três modelos: o modelo clássico de formação, o modelo prático reflexivo e o modelo emancipatório político.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Benedini, Larissa Cristina Arruda de Oliveira. "Letramento crítico e ensino de espanhol como língua estrangeira: questões teórico-metodológicas no contexto dos Institutos Federais (IFs)." Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 48, no. 2 (July 16, 2019): 648–68. http://dx.doi.org/10.21165/el.v48i2.2292.

Full text
Abstract:
O letramento crítico tem sido apontado nos documentos que orientam a educação brasileira de nível médio como uma perspectiva de ensino de língua estrangeira. A formação do leitor crítico também tem sido um critério de seleção das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Nesse contexto, são nossos objetivos problematizar o conceito de letramento e leitor crítico que emerge dos documentos e dos livros didáticos, assim como a concepção de leitor crítico e letramento crítico dos professores de espanhol dos IFs. Para isso, aplicamos um questionário com vistas a obter dados sobre a concepção de leitor crítico e letramento críticos dos docentes, a fim de analisar se eles se apropriam das concepções expostas nos documentos e nos livros didáticos em suas práticas de ensino. Os resultados alcançados com as análises apontam a necessidade de maior esclarecimento quanto ao conceito de letramento crítico entre os docentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Moraes, Moema Gomes, and Joana Peixoto. "Estado do conhecimento como perspectiva crítica para as pesquisas em educação: "educação e tecnologias" em questão." Reflexão e Ação 25, no. 3 (September 9, 2017): 321. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v25i3.9722.

Full text
Abstract:
O propósito deste artigo é refletir, a partir das contribuições emergentes de uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, sobre algumas das fragilidades teórico-metodológicas que têm sido identificadas nas pesquisas em educação, quais sejam: a) “sincretismo teórico”, expresso pela falta de rigor teórico e de clareza epistemológica na construção do objeto de estudo e, por consequência, b) dispersão metodológica, considerando que as metodologias de pesquisa nem sempre são orientandas pelas concepções teóricas expressamente adotadas. A partir de considerações acerca da pesquisa educacional no Brasil (CUNHA, 1991; KUENZER; MORAES, 2005; MORAES, 2001; SOUSA; BIANCHETTI, 2007; TIBALLI; NEPOMUCENO, 2006; WARDE, 1990) o tema será desenvolvido tomando como base um estado do conhecimento que visou identificar a gênese e o movimento de constituição da temática “educação e tecnologias” nas teses publicadas em programas de pós-graduação em educação no Brasil, no período de 2008 a 2013.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Vieira, Maria Nilceia Andrade, Valdete Côco, and Silvana Ventorim. "Pesquisa em educação: desafios teórico-metodológicos e contribuições da perspectiva Bakhtiniana." Reflexão e Ação 25, no. 3 (September 9, 2017): 10. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v25i3.9707.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda as contribuições da perspectiva teórico-metodológica bakhtiniana (BAKHTIN, 2009; 2010; 2011; 2013) no desenvolvimento de pesquisas no campo educacional, destacando o percurso de uma pesquisa que tematiza a interlocução entre a avaliação institucional e a formação continuada na Educação Infantil. Pautando-se nas concepções de responsividade, excedente de visão, alteridade e relações dialógicas, o texto focaliza os princípios éticos articulados ao delineamento dos procedimentos metodológicos e à interação com os sujeitos participantes. As discussões apresentadas evidenciam que o aporte bakhtiniano, além de apoiar a trajetória desse processo investigativo em direção aos seus objetivos, constituiu-se como suporte formativo para as próprias questões metodológicas e seus entrelaçamentos com os diferentes movimentos da pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Sampaio, Maria das Mercês Ferreira, and Cláudia Valentina Assumpção Galian. "Norbert Elias e o conhecimento: contribuições para o debate sobre currículo." Cadernos de Pesquisa 46, no. 159 (March 2016): 132–57. http://dx.doi.org/10.1590/198053143514.

Full text
Abstract:
Partindo da análise desenvolvida por Norbert Elias, este artigo discute, em linhas gerais, o processo de produção do conhecimento, derivando daí o papel da instituição escola no desenvolvimento das sociedades modernas - em especial no que se refere ao currículo escolar. Assim, inicia-se a discussão pela identificação da perspectiva evolucionista do autor, claramente atrelada às concepções darwinianas, para, em seguida, ressaltando suas escolhas metodológicas, destacar sua visão do processo de construção do conhecimento pelos seres humanos. Por fim, busca-se enfrentar a discussão sobre o papel social da escola em consonância com o referencial teórico focalizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Lemos, Flávia Cristina Silveira. "História, cultura e subjetividade: problematizações." Revista do Departamento de Psicologia. UFF 19, no. 1 (2007): 61–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-80232007000100005.

Full text
Abstract:
Na atualidade, percebemos uma ampliação das discussões teórico-metodológicas do conceito de "cultura". Inúmeros autores têm travado debates e embates no campo das ciências sociais e também das ciências humanas, interrogando-os. Um dos eixos do debate articula-se com o processo de constituição das identidades culturais - tanto os modos de subjetivação produtores de subjetividades capitalistas homogeneizadas como os processos de singularização, na sociedade contemporânea. Este artigo se situa no campo de forças dos denominados estudos culturais, questionando as concepções de cultura que foram institucionalizadas: a cultura como unidade cristalizada; como cultura letrada versus cultura popular e a cultura determinando identidades fixas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Souza, Vilma Aparecida de, Maria Vieira Silva, and Leonice Matilde Richter. "Black Lives Matter!: pelo reconhecimento da igualdade de direitos para a população afrodescendente." Revista Educação e Políticas em Debate 9, no. 3 (October 24, 2020): 541–47. http://dx.doi.org/10.14393/repod-v9n3a2020-57848.

Full text
Abstract:
Esta edição da Revista Educação e Políticas em Debate apresenta aos leitores o dossiê temático “Políticas educacionais de igualdade racial: concepções, reflexões e pluralidades”, organizado pelos professores doutores Cairo Mohamad Ibrahim Katrib e Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, ambos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU). Nesta edição, o dossiê se direciona às políticas educacionais de promoção da igualdade racial, a partir da discussão de reflexões teórico-metodológicas e pesquisas educacionais, sem perder de vista a interlocução com a experiência docente, cujo ponto convergente abarca o reconhecimento da diversidade sociocultural e o combate ao racismo e à discriminação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Costa, Elzimar Goettenauer de Marins. "Práticas de letramento crítico na formação de professores de línguas estrangeiras." Revista Brasileira de Linguística Aplicada 12, no. 4 (2012): 911–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-63982012000400012.

Full text
Abstract:
O MEC vem nos últimos anos investindo em medidas que visam a dar um norte ao ensino regular, tomando como base estudos acadêmicos desenvolvidos no âmbito do ensino e da aprendizagem e levando em consideração as mudanças socioculturais geradas pela globalização e pelo avanço da tecnologia. Constata-se, no entanto, uma defasagem entre as concepções de educação e de linguagem subjacentes aos PCN, às OCEM e a outras iniciativas, como o PNLD, por exemplo, e sua implementação posta em prática na Educação Básica. No caminho a ser trilhado para diminuir essa defasagem, uma questão crucial se impõe: as concepções teórico-metodológicas que fundamentam as referidas iniciativas precisam repercutir significativamente na formação inicial e continuada para poderem repercutir na atuação dos professores na sala de aula do ensino regular. Partindo desse pressuposto, discuto neste artigo as implicações da incorporação de práticas de letramento crítico na formação inicial de professores de línguas estrangeiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Feijó, Glauco Vaz. "ADC, ACN E FONTES ORAIS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE E IDEOLOGIA." Cadernos de Linguagem e Sociedade 15, no. 2 (April 4, 2018): 8–25. http://dx.doi.org/10.26512/les.v15i2.7556.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado de reflexões teórico-metodológicas surgidas no contexto de uma pesquisa sobre representação discursiva de identidades em narrativas orais de imigrantes brasileiras/os na Europa. O trabalho com narrativas orais me levou à interdisciplinaridade envolvendo História Oral, Análise de Discurso Crítica (ADC) e Análise Crítica de Narrativa (ACN). Deste hibridismo metodológico vieram as reflexões teóricas sobre conceitos centrais das disciplinas com que dialogo a partir da perspectiva de um historiador da cultura. As reflexões teóricas se centram na crítica à concepção de ideologia adotada pela ADC. A crítica é construída com o apoio de concepções dos Estudos Culturais e da ACN.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Carola, Carlos Renato, and Gladir Silva Cabral. "Concepções de natureza e sensibilidade ambiental nos livros didáticos de História Natural (1934-1971)." Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 94, no. 238 (December 2013): 858–80. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-66812013000300011.

Full text
Abstract:
Teve por objetivo perceber e identificar sensibilidades ambientais e concepções de natureza cristalizadas nos manuais didáticos de História Natural que circularam pelas escolas brasileiras no período de 1934 a 1971. O trabalho situa-se no campo de pesquisa da História da Educação e, especificamente, foca-se na história de uma disciplina escolar. Foram identificados e catalogados 77 manuais didáticos de ensino de História Natural. Em termos mais específicos, procuramos perceber se os livros assimilaram o pensamento ecológico difundido por diversos intelectuais e cientistas que assumiram a causa da "proteção à natureza" no período histórico investigado. Os livros identificados e analisados foram encontrados na Biblioteca Nacional/Rio de Janeiro, na Biblioteca do Livro Didático da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), em bibliotecas de escolas públicas e em diversos sites. A metodologia de pesquisa fundamentou-se no método histórico, com orientações teórico-metodológicas de História da Educação e História Ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Machado, Samuel Henrique, and Rafael Eisinger Guimarães. "QUANDO AS SOMBRAS DA MODERNIDADE ILUMINAM O LEITOR PÓS-MODERNO." Miscelânea: Revista de Literatura e Vida Social 23 (September 12, 2018): 291–309. http://dx.doi.org/10.5016/msc.v23i0.1171.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é propor uma leitura do niilismo da personagem Meursault, do romance O estrangeiro de Albert Camus (2017), como um elemento potencialmente mobilizador de uma ética para os sujeitos leitores na chamada pós-modernidade. Para tanto, iremos analisar algumas das principais teorizações de pensadores da pós-modernidade, em especial Jean-François Lyotard (2004), Stuart Hall (2011) e Zygmunt Bauman (1998), no que tange, sobretudo, à crise de sentidos legitimadores para as identidades individuais na contemporaneidade. À luz de tais concepções, e lançando mão das ferramentas teórico-metodológicas da narratologia, verifica-se que o protagonista da obra em questão revela uma potência mobilizadora de afetos para a construção de novos referenciais simbólicos ao ethos contemporâneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Verissimo, Danilo Saretta. "A emergência da noção de comportamento simbólico em neuropsicopatologia." Estudos de Psicologia (Natal) 16, no. 1 (April 2011): 65–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2011000100009.

Full text
Abstract:
Neste artigo, apresentamos a noção de comportamento simbólico conforme estudos em neuropsicopatologia das primeiras décadas do século passado realizados, particularmente, no seio de investigações sobre as afasias. Tomamos como eixo condutor a presença da noção em questão na primeira obra de Merleau-Ponty, "A estrutura do comportamento". Com base nas pesquisas de Gelb e Goldstein, o filósofo apropria-se da semântica do símbolo e caracteriza a corporalidade humana a partir da sua capacidade de ultrapassar o caráter imediato das situações vividas. Mostramos, ainda, que a circunscrição do comportamento simbólico esteve condicionada a mudanças teórico-metodológicas que tornaram possível a passagem de concepções localizacionistas a atitudes globalistas diante dos eventos patológicos de origem cerebral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Oliveira, Alesca Prado de, and Alessandro Gomes Enoque. "Gênero e religião." Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião 22 (March 9, 2020): e020005. http://dx.doi.org/10.20396/csr.v22i00.13321.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho consiste em apresentar uma revisão de escopo da literatura disponível sobre a interseção dos estudos que abordam gênero e religião. A partir da técnica de revisão de escopo, foi realizada uma seleção da produção científica publicada em periódicos avaliados pelo sistema Qualis/CAPES. Foram levantados, assim, 33 artigos que abordavam a temática, os quais foram categorizados pelo seu periódico de origem, área temática pesquisada, metodologia e autoria. A partir da leitura, pudemos verificar as diferentes abordagens e técnicas metodológicas no sentido de compreender as diversas relações produzidas entre as concepções de gênero e religião. As multiplicidades de temáticas encontradas apresentam a possibilidade de crescimento e aprofundamento deste campo teórico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Santos, Dayane Ferreira, and Christiana Andrea Vianna Prudêncio. "O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO SOBRE MICRORGANISMOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA EM PERIÓDICOS E EVENTOS NACIONAIS." Investigações em Ensino de Ciências 25, no. 3 (December 26, 2020): 577. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p577.

Full text
Abstract:
As sequências, módulos ou unidades didáticas consistem em um importante instrumento no contexto do Ensino de Microbiologia, tendo em vista a sua potencialidade para a superação do modelo tradicional de ensino e a desconstrução de concepções equivocadas dos educandos em relação aos microrganismos. No entanto, ainda são pouco evidenciadas as escolhas teóricas e metodológicas que têm orientado a sua elaboração. Partindo destes pressupostos, o objetivo deste estudo é compreender quais escolhas teóricas e metodológicas têm orientado o desenvolvimento das Sequências Didáticas no Ensino de Microbiologia. Para entender esse cenário, revisamos trabalhos publicados nos periódicos e eventos nacionais mais relevantes para a área no período de 2009 a 2019, a fim de identificar as principais tendências relacionadas a este campo de estudo. Os estudos foram caracterizados e analisados com base na Análise Textual Discursiva (ATD), em que foi possível identificar: 1) duração da SD; 2) termo mais utilizado; 3) conteúdos contemplados; 4) referencial teórico-metodológico adotado; 5) relação das estratégias didáticas com os objetivos propostos; 6) relação do processo avaliativo com a aprendizagem a ser alcançada. Constatamos que os estudos sobre este campo são heterogêneos do ponto de vista teórico e metodológico, o que justifica a inexistência de uma nomenclatura em comum, e pesquisas sobre o uso de SD para o Ensino de Microbiologia apesar de crescente ainda são incipientes nos periódicos e eventos analisados. Quanto à duração, referencial teórico-metodológico, estratégias e processos avaliativos, ainda não estão explícitos os parâmetros utilizados para definir esses elementos, o que evidencia a necessidade de um maior rigor na elaboração e estruturação de planejamentos de ensino na forma de SD. Ressaltamos que as pesquisas envolvendo este tipo de planejamento devem evidenciar os seus elementos constituintes e as abordagens teórico-metodológicas utilizadas, bem como os parâmetros utilizados para definir o tipo de estratégia didática e avaliação de aprendizagem adotada e a duração da sequência. Diante dos resultados, entendemos que, será importante como próximo passo investigativo, a elaboração de planejamentos didático-pedagógicos, que incorporem e articulem todos os seus elementos, além de serem pautados em referenciais teórico-metodológicos consolidados e que considerem as teorias que envolvam sua construção, uma vez que, estudos com essas características no contexto do Ensino de Ciências ainda são incipientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro, and Renilson José Menegassi. "Perguntas de leitura na prática docente em sala de apoio." Revista Brasileira de Linguística Aplicada 14, no. 3 (June 17, 2014): 661–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-63982014005000015.

Full text
Abstract:
Neste artigo, aborda-se a construção de perguntas de leitura na prática docente em uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa (SAALP) - 6º ano do Ensino Fundamental, na região Centro-Sul do Estado do Paraná. A partir dos conceitos relacionados ao dialogismo do Círculo de Bakhtin e das contribuições da Linguística Aplicada, buscou-se orientar e acompanhar a prática de um professor de SAALP na elaboração de perguntas de leitura. A coleta de dados deu-se anterior e posteriormente a intervenções teórico-metodológicas de modo colaborativas com o docente, propiciando-lhe aportes teóricos e discussões orientadas a respeito das concepções e das etapas do processo de leitura e suas implicações no ensino e na aprendizagem da língua materna. Os resultados apontam a necessidade de se fornecer ao professor de SAALP subsídios teórico-metodológicos a respeito do processo da leitura, bem como acompanhar e orientar a sua prática pedagógica na elaboração de perguntas de leitura nesse contexto de ensino específico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Pereira, Réia Silvia Gonçalves. "“Juventude é curtição, o problema é se Jesus voltar”: cultura funk, pentecostalismo e juventudes nas camadas populares." Religião & Sociedade 38, no. 3 (December 2018): 41–62. http://dx.doi.org/10.1590/0100-85872018v38n3cap02.

Full text
Abstract:
Resumo: O artigo aborda o trânsito efetuado por jovens moradores das periferias que, negociando entre províncias de significados de aparência antagônica, circulam entre o suposto hedonismo da cultura funk e o aparente ascetismo pentecostal. São apresentados os relatos de Amanda e Yasmim, moradoras de uma favela localizada em Vitória, Espírito Santo. Mesmo pertencentes a berços pentecostais, as jovens se afastaram da religião e atualmente exercem sociabilidades que incluem a participação em bailes funk, demonstrando que, mesmo apresentando concepções marcadamente pentecostais, as jovens conseguem reinterpretar as doutrinas religiosas a partir de valores constantemente reconstruídos. Como ferramentas teórico-metodológicas, apresentam-se relatos biográficos, os quais revelam a complexidade com a qual Amanda e Yasmim concebem as próprias existências e o contexto em que vivem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Freitas, Juliana Lazzarotto, Leilah Santiago Bufrem, Ely Francina Tannuri de Oliveira, and Maria Cláudia Cabrini Grácio. "A pesquisa sobre o fazer pesquisa: uma análise de citação da literatura periódica em Ciência da Informação." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 3, no. 1 (September 1, 2014): 38. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v3i1.41332.

Full text
Abstract:
Introdução: Considera que a literatura na área de Ciência da Informação (CI) compreende uma diversidade temática com baixo destaque para assuntos relacionados aos modos de fazer pesquisa. Analisa a produção científica dos autores que tratam da temática metodologia de pesquisa na literatura de Ciência da Informação (CI) e o referencial no qual se fundamentam as questões metodológicas relativas à área. Discute as posições metodológicas e epistemológicas dos pesquisadores destacados como mais produtivos nacionalmente na temática. Metodologia: Adota a modalidade de análise de conteúdo aliada aos estudos métricos para contextualizar os indicadores gerados referentes à produção, à colaboração relacionada aos tipos de autoria e à análise de citação. Considera o acoplamento bibliográfico como uma modalidade de análise em que são estudadas as citações concomitantes. Desenvolve referencial teórico sobre a importância da análise de produção científica nos domínios do conhecimento. Explora concepções teóricas sobre metodologia de pesquisa e a complementaridade desta com a epistemologia no fazer pesquisa. Resultados: Evidencia, na produção dos autores, a metodologia como foco temático aplicado a contextos da CI e também como objeto de pesquisa da referida área. Considera que a produtividade proeminente dos autores justifica-se especialmente pelo aprofundamento nos metaestudos sobre modos de fazer pesquisa em CI. Identifica a tendência aos estudos de autoria única sobre o tema. Conclusão: Considera que a realização de metaestudos e também de estudos aplicados e metodológicos é importante para que se reconheça, na área de CI, um núcleo teórico e prático consistente. Em relação às influências epistemológicas identificadas com a análise de acoplamento, observa que a epistemologia racionalista crítica e a epistemologia social e política são destacadas na construção do referencial teórico dos autores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Farias, Angélica Miyuki. "O ensino de língua portuguesa no curso de contabilidade: os primeiros passos." Revista Brasileira de Ensino Superior 3, no. 2 (December 1, 2017): 114. http://dx.doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i2.1860.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar o traçado sócio-histórico-cultural que delineou os primeiros ensinamentos de Língua Portuguesa no Brasil a fim de compreender as tradições teórico-metodológicas que constituíram o currículo de tal disciplina do período colonial até o curso de Aula de Comércio da Corte. Sob as lentes Bakhtinianas de dois conceitos-chave: exotopia e cronotopo, seis decretos-lei são analisados para elucidar as concepções de ensino de Língua Portuguesa do período supracitado. Os resultados revelam uma concepção de ensino de língua portuguesa arraigada na formação clássica, influenciada pelos estudos greco-romanos. Também observa-se, por meio de tais documentos, uma característica volátil do ensino de língua portuguesa: ora era parte constituinte do curso, ora era ministrado juntamente com caligrafia, ora fazia parte do nível básico do curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Barbosa, Rejane Maria, and Clasy Maria Marinho-Araújo. "Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas." Estudos de Psicologia (Campinas) 27, no. 3 (September 2010): 393–402. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2010000300011.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta um panorama histórico da psicologia escolar no Brasil desde a transição do século XIX para o XX, com a formação dos primeiros laboratórios de psicologia para estudos de crianças com problemas de aprendizagem, constituídos, principalmente, a partir da influência norte-americana e francesa. Discutem-se, ainda, momentos posteriores de crise, localizados na década de 1980, e a busca por novas bases teórico-metodológicas para a atuação. O artigo está dividido em duas partes: em primeiro lugar, apresentam-se um panorama dos principais fatos históricos e dados de pesquisas acerca das concepções e da atuação em psicologia escolar no cenário brasileiro; posteriormente, discutem-se temas contemporâneos que emergiram a partir de um movimento de ressignificação das práticas de algumas ações que vêm sendo propostas a partir da década de 1990.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Gomes, Mara Helena de Andréa, Denise Martin, and Cássio Silveira. "Comentários pertinentes sobre usos de metodologias qualitativas em saúde coletiva." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 18, no. 50 (August 13, 2014): 469–77. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0271.

Full text
Abstract:
Com este texto visamos contribuir para o debate sobre a avaliação da produção e divulgação de pesquisas que se baseiam em metodologias qualitativas no campo da saúde coletiva. Procuramos relacionar as lacunas teóricas e metodológicas a indícios valorativos que atravessam os processos de pesquisa e avaliação de artigos publicados. Na ausência de explicitação dos valores que conduziram às escolhas imbricadas nas pesquisas, alguns periódicos recomendam recursos de avaliação que privilegiam procedimentos formais e técnicos. A avaliação é complementada com guias de confecção de artigos, dentre os quais os check-lists, que fornecem os itens valorizados. Estes fatores contribuem para reducionismos teórico-metodológicos e reforçam a crença na existência de um único método. Por fim, renovamos o apelo à imaginação e à diversidade de concepções sobre o que pretendemos conhecer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Stieg, Vanildo, and Regina Godinho de Alcântara. "O PERCURSO HISTÓRICO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E OS DOCUMENTOS OFICIAIS: DA LEI 5692/71 À BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC)." Revista de Estudos de Cultura, no. 7 (June 2, 2017): 15–30. http://dx.doi.org/10.32748/revec.v0i7.6552.

Full text
Abstract:
O trabalho objetiva tematizar as modificações conceituais e metodológicas que tangem ao ensino da Língua Portuguesa na educação brasileira, buscando sua materialização nos discursos produzidos nos/pelos documentos oficiais que objetivaram balizar as práticas educacionais. Busca evidenciar as concepções de língua e linguagem que subsidiaram o ensino da Língua Portuguesa desde a Lei 5692/71 até a atual Base Nacional Curricular Comum (BNCC), no sentido da identificação e problematização de avanços, recorrências e retornos de conceitos/concepções e metodologias. Trata-se de uma pesquisa de cunho documental, trazendo como referencial teórico-metodológico a abordagem Histórico-cultural na pesquisa em ciências humanas e a perspectiva bakhtiniana de linguagem. As considerações tecidas apontam, como resultados da pesquisa, para um retorno a(s) concepção(ões) de língua e linguagem de vertente estruturalista, evidenciando, assim, um retrocesso no que tange à possibilidade de uma abordagem dialógica e discursiva, na contramão da efetivação de enfoques metodológicos que trariam, para a sala de aula, a língua para além de seus aspectos estruturais, evidenciando as questões históricas, culturais e ideológicas que lhe são inerentes.Palavras-chave: Ensino da Língua Portuguesa. Base Nacional Comum Curricular.Concepções de língua e linguagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Júnior, Décio Gatti. "Lugares, tempos e saberes em história da educação nas instituições de formação de professores no Brasil." EccoS – Revista Científica 7, no. 2 (February 7, 2008): 369–95. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.v7i2.445.

Full text
Abstract:
Trata-se de comunicação de um estudo que analisa concepções de educação, de formação, de instituições e de disciplinas escolares presentes nos textos de autores brasileiros e estrangeiros, reconhecidos no campo da História da Educação, e que arrola aspectos institucionalizados e elementos organizadores da escola que permitem compreender as principais categorias de análise que compõem as investigações histórico-educacionais contemporâneas sobre as instituições escolares. Essas incursões teórico-metodológicas preliminares subsidiam a análise do processo de constituição e transformação das instituições escolares brasileiras dedicadas à formação de professores, em nível ginasial, secundário e superior, durante os séculos XIX e XX. Para garantir a exatidão das informações, fez-se o exame do histórico básico dessas instituições, da legislação que as organizava e dos saberes que disseminava, analisando-se o itinerário percorrido pela disciplina História da Educação nos cursos de formação de professores oferecidos no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Castro, Mayelli Caldas de. "DELINEAMENTO DE UM PERFIL ESTILÍSTICO TRADUTÓRIO DE HEART OF DARKNESS POR MEIO DA ANÁLISE DAS MUDANÇAS DA TRADUÇÃO." Trabalhos em Linguística Aplicada 59, no. 2 (August 2020): 1373–96. http://dx.doi.org/10.1590/01031813622101420190718.

Full text
Abstract:
RESUMO Este estudo pretende traçar um perfil estilístico individual de quatro tradutores, e das traduções, de Heart of Darkness (CONRAD, 1902) para o espanhol, por meio da análise dos padrões de mudanças nas traduções de palavras e itens lexicais formados a partir dos nódulos alg* e parec*, responsáveis pela construção do tema de incerteza nos textos traduzidos (TTs). Neste artigo, analisam-se as mudanças formais opcionais, de nível microestrutural, com base nas concepções teórico-metodológicas propostas por Pekkanen (2010). Considera-se, ainda, a metodologia de Estilística Tradutória (MALMKJAER, 2003, 2004) e a concepção de estilo como atributo pessoal e textual (SALDANHA, 2011). Os resultados mostraram que os tradutores estudados fizeram escolhas lexicais diferenciadas entre si, e em relação ao texto-fonte (TF), para a tradução de some*/any* e seem*, apresentando padrões de preferências no uso de mudanças como estratégias de tradução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Lima, Francisco Renato, and Damarys Alves da Silva Barbosa. "ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS EM SALA DE AULA." Cadernos Cajuína 6, no. 3 (March 25, 2021): 258. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i3.488.

Full text
Abstract:
<p>O presente estudo discute sobre o ensino de gramática na Educação Básica e como ele pode ser desenvolvido diante das diferentes concepções teórico-metodológicas que sustentam as práticas de ensino da língua materna na escola. Aponta-se, diante desse cenário, para a possibilidade de ensinar gramática de forma reflexiva para o aluno, afastando-se da abordagem de ensino tradicional, de base estruturalista, que historicamente se assentou sobre os bancos escolares. Objetiva-se, com isso, neste estudo, realizar uma reflexão sobre o ensino da língua e de que maneira se deve passar o conceito de gramática para o aluno, sem menosprezar os outros tipos de linguagem que se distanciam da norma padrão, ou seja, ensinar a gramática de forma que o sujeito respeite e saiba se expressar diante das variações linguísticas face às diversas situações de uso da língua, desde as variedades cultas, consideradas padrão às variedades menos prestigiadas, consideradas informais. Metodologicamente, partiu-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, amparados pelos estudos de Antunes (2007), Bagno (2013), Geraldi (2012), Martelotta (2013), Neves (2002), Perini (2010), Travaglia (2009), entre outros. Essa compreensão sobre o processo de ensino de gramática se divide em duas partes, na primeira, busca-se compreender as diferentes abordagens metodológicas de ensino, como a tradicional, a cognitiva, dentre outras. Já na segunda, são analisadas as concepções de gramática, desde a normativa a cognitiva funcional. Por fim, são apresentados posicionamentos acerca da necessidade de adoção de uma metodologia de abordagem do ensino de gramática na Educação Básica, que mais se adequa a atual conjuntura social, apresentando as contribuições dessa perspectiva metodológica para o ensino de gramática.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Bagetti, Sabrina, and Elena Maria Mallmann. "Design da Mediação Pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem colaborativo: fluência tecnológicopedagógica / Design of Pedagogical Mediation in collaborative teaching-learning virtual environments: technological-pedagogical fluency." Educação em Foco 21, no. 34 (September 20, 2018): 219–41. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v21i34.1637.

Full text
Abstract:
A preocupação temática geradora desta pesquisa está centrada no Design da Mediação Pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA), para o ensino técnico a distância. Investiga-se estratégias didático-metodológicas que favorecem a construção do processo ensino-aprendizagem colaborativo, mediado pelas tecnologias educacionais em rede. O contexto desta pesquisa ocorreu em meio as ações didático-pedagógicas da equipe Multidisciplinar do Curso Técnico em Fruticultura a distância, ofertado pela Rede e-Tec Brasil, na Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, no segundo semestre do ano de 2014. Para tanto, a orientação metodológica se findou com base nas concepções teórico-metodológicas da pesquisa-ação, ao estabelecer etapas cíclicas de planejamento, implementação, avaliação e replanejamento nas ações implementadas. A pesquisa-ação sustentou-se nas proposições de 03 (três) matrizes cartográficas: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz Temático-Organizadora (MTO) Matriz Temático-Analítica (MTA), as quais orientaram, respectivamente, a produção de dados, sua organização e análise. Os resultados, sustentados no método da triangulação dos dados, apontam que o desafio na elaboração do design pedagógico, em AVEA para cursos técnicos a distância, está centrado no desenvolvimento da fluência tecnológico-pedagógica para promover o ensino-aprendizagem colaborativo, apoiando em nos princípios de interação, interatividade e autonomia.Palavras-chave: Educação a distância; Fluência Tecnológico-pedagógica; Ambiente virtual de ensino-aprendizagem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Lapa de Aguiar, Maria Aparecida, Nelita Bortolotto, and Nilcéa Lemos Pelandré. "A alfabetização e o dialogismo: encontros com a palavra na vida." Perspectiva 33, no. 1 (June 18, 2015): 161–78. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2014v33n1p161.

Full text
Abstract:
Neste trabalho procura-se contextualizar a importância para a alfabetização da concepção dialógica da linguagem – da arquitetônica de Bakhtin –, e da perspectiva de aprendizagem de Vigotski, buscando contribuir com discussões que se põem desde a década de 1980 sobre o assunto, estendendo-se aos dias atuais. Para tal intento, são apresentadas, em linhas gerais, as orientações dos documentos oficiais no que diz respeito às concepções de linguagem e às propostas teórico-metodológicas em uma perspectiva de letramento e de interação social. Também se faz a defesa da alfabetização pela abordagem histórico-cultural e de práticas sociais de leitura e escrita constituídas na relação eu/outro. Discutem-se, ainda, algumas possibilidades metodológicas desenvolvidas com base em projetos de docência que possam edificar o processo alfabetizador pela atividade da comunicação verbal, ou seja, pela palavra real como enunciado concreto. Por fim, defende-se a consolidação de uma metodologia da alfabetização que propicie o desenvolvimento de práticas sociais no decorrer do processo de apropriação do sistema de escrita, ao mesmo tempo em que conduza à valoração do sujeito com responsabilidade sobre o pensar, falar e atuar. Preconiza-se assim o reforço de políticas públicas de formação em serviço de professores, fomentando atitudes responsivas perante os sujeitos-alunos, constituindo-os leitores e escritores competentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silva, Cícero da. "GÊNERO CADERNO DA REALIDADE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA." Trabalhos em Linguística Aplicada 58, no. 3 (September 2019): 1051–83. http://dx.doi.org/10.1590/010318135477615832019.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo deste artigo é analisar os aspectos constitutivos do Caderno da Realidade (CR), um instrumento didático-pedagógico das unidades de ensino que assumem o sistema educativo da Pedagogia da Alternância (PA). Na investigação, concebe-se o CR enquanto gênero do discurso na perspectiva bakhtiniana e objeto de ensino. A pesquisa é de abordagem qualitativa e interpretativa na análise dos dados. A amostra é constituída de textos de três exemplares do gênero Caderno da Realidade. Levando-se em consideração as concepções teórico-metodológicas do contexto de ensino da PA e os eventos dialógicos em que ocorre a produção do CR, constatou-se que esse gênero discursivo demanda várias práticas de escrita e interações envolvendo diferentes atores na sua composição, pois estas ocorrem no domínio social escola, família e comunidade. Tais práticas possibilitam ao estudante desenvolver capacidades de linguagem significativas para a sua formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Pacheco, Jorge Tércio, and Cibele Gadelha Bernardino. "Uma análise sociorretórica de Introduções em artigos originais da cultura disciplinar da área de Nutrição." Fórum Linguístico 14, no. 1 (March 1, 2017): 1749. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n1p1749.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n1p1749O presente trabalho tem por objetivo apresentar como a área de Nutrição constrói e entende a seção de Introdução em artigos acadêmicos originais. Para isso, apoiamo-nos nas concepções teórico-metodológicas de Swales (1990), acerca dos gêneros acadêmicos, e nas descrições sociorretóricas de artigos experimentais, realizadas por Nwogu (1997) e Costa (2015) para a área de Medicina. Em relação à descrição da comunidade disciplinar em questão, adotamos o conceito de cultura disciplinar, postulado por Hyland (2000). Assim, nossa pesquisa de natureza exploratório-descritiva dispôs de um corpus de trinta artigos acadêmicos, distribuídos em seis periódicos da área de Nutrição e Saúde, indexados no banco de dados WebQualis da Capes. Conforme a análise, percebemos que a Introdução se mostrou uma seção concisa e objetiva; no entanto, relevante para a construção da configuração retórica de artigos acadêmicos originais, considerando que, nessa área, não há uma unidade retórica voltada exclusivamente para a revisão de literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Trigueiro, Michelangelo Giotto Santoro. "O debate sobre a autonomia/não-autonomia da tecnologia na sociedade." Sociologias, no. 22 (December 2009): 158–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-45222009000200008.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta o debate a respeito da autonomia e não-autonomia da tecnologia na sociedade, a partir da discussão empreendida na sociologia da ciência e da recente literatura sobre a produção tecnológica, notadamente a que se inicia com o trabalho de Martin Heidegger, Question concerning technology. Considerando esse trabalho de Heidegger uma reflexão seminal sobre o tema da tecnologia, é proposta uma inversão "ontológica" na relação entre ciência e tecnologia, ao colocar esta última como uma realidade anterior à ciência. O texto procura contrastar diferentes acepções a respeito da tecnologia, mediante recortes analíticos os mais diversos, a saber, diferentes perspectivas teórico-metodológicas, concepções filosóficas e enfoques, entre os quais o econômico, o sociológico e o histórico. É dado destaque especial ao confronto entre o enfoque sociológico e o econômico. Ao final, pretende-se reunir elementos para a argumentação a respeito da não-autonomia da tecnologia na sociedade e do que tem sido chamado o conteúdo social da tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Rocha, Lourdes de Maria Leitão Nunes. "FEMINISMO, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS: desafios para fortalecer a luta pela emancipação." Revista de Políticas Públicas 20 (January 9, 2017): 305. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v20nep313-322.

Full text
Abstract:
O presente ensaio tece considerações sobre o feminismo na contemporaneidade, destacando a implementação de políticas públicas para as mulheres na perspectiva de gênero e de fortalecimento da luta pela emancipação humana. Apresentam-se aspectos da discussão sobre o feminismo em suas variadas expressões, explicitando concepções orientadoras e reflexões relativas à atual fase do movimento feminista. Busca-se resgatar elementos do debate sobre as tendências epistemológicas e teórico-metodológicas, bem como, da atuação e lutas do movimento feminista e seus fundamentos. A partir do entendimento das políticas públicas como processo histórico, social e político, destaca-se o papel relevante desse movimento como sujeito na formulação e execução das políticas públicas para as mulheres. Aborda-se, brevemente, a constituição dos organismos executivos, a realização das conferências e elaboração da política e dos planos de políticas para as mulheres no Brasil, questionando-os e indagando sobre lutas e construção de estratégias na direção da emancipação feminina e humana.Palavras-chave: Feminismo, gênero, políticas públicas para as mulheres, emancipação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Morais, Hugo Arruda de. "Michel Foucault e o discurso: as implicações teórico-metodológicas da análise do discurso a partir das perspectivas da arqueologia do saber e da genealogia do poder." Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais 6, no. 2 (November 27, 2017): 183. http://dx.doi.org/10.51359/2238-8052.2017.231065.

Full text
Abstract:
Este escrito possui como objetivo principal fazer reflexões acerca do Discurso na obra de Michel Foucault, respeitando os vários posicionamentos que ele tomou ao longo de sua trajetória intelectual. Claramente, pode-se distinguir duas grandes fases do pensamento foucaultiano: a primeira, composta pelos História da Loucura, O nascimento da Clínica e, principalmente, A Arqueologia do Saber; obras que compõem os estudos do que se denominou de Projeto Arqueológico; uma outra fase, diz respeito aos estudos do Projeto Genealógico, que contaram com a publicação de Vigiar e Punir e da História da Sexualidade I: A Vontade de Saber, além de uma série de conferências, palestras e aulas através das quais Foucault trouxe suas concepções da gênese do saber, a partir do entendimento do poder. A metodologia do escrito fundamentou-se, notadamente, nos procedimentos de pesquisa relativos à revisão bibliográfica, a partir da seleção das principais obras de Foucault, e interpretação livre do conteúdo destas. O resultado principal replicou-se na constatação de que existem implicações teórico-metodológicas do estudo do discurso a partir das abordagens da Arqueologia e da Genealogia, mas que essas implicações não significam fragmentação da obra e nem do pensamento de Michel Foucault.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Mosca, Maristela. "CURRÍCULO COMO JAZZ." Revista Espaço do Currículo 14, no. 1 (March 24, 2021): 1–8. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.56873.

Full text
Abstract:
O presente texto tem como objetivo apresentar dialogicamente o constructo Currículo como Jazz, seus pressupostos e implicações metodológicas no ensino de música em uma escola básica. Recorte de nossa investigação de doutoramento em Ciências da Educação – Especialidade Desenvolvimento Curricular, o texto, que se aporta em uma revisão bibliográfica, em interlocução com os processos investigativos, pretende inicialmente aproximar as concepções teórico-metodológicas dos conceitos de Música, Educação Musical, Inclusão e Interdisciplinaridade, propondo movimentos de conversação e improvisação, permitindo, dessa forma, a volta ao tema Currículo como Jazz para, assim, configurar um perfil pedagógico-musical inclusivo e interdisciplinar. Nessa narrativa curricular, acolhemos a metáfora do Currículo como Jazz, propondo uma narrativa com a Jam Session, bem como compartilhando nossas maneiras de dar sentido a Educação Musical e as possibilidades de desenhos curriculares que abarquem a conversação e improvisação. Nesse sentido, acolhemos uma Jam Session que envolva os sentidos de diálogo, trabalho coletivo, autoaprendizagem e igualdade de oportunidades, que valorize a tomada de decisões, a autonomia e a reflexão, e que articule, dessa forma, a inclusão e a interdisciplinaridade. Dessa forma, compreendemos a Jam Session como experiência coletiva, um espaço de aprendizagem social a partir do cultivo da individualidade musical. Nesse movimento, o ensino de Música se compõe em uma comunidade de aprendizagem recíproca, que se (re)descobre e (re)escreve a cada momento, no movimento performático de um Currículo como Jazz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

SANTOS, Geandra Cláudia Silva, and Albertina Mitjáns MARTÍNEZ. "A Subjetividade Social da Escola e os Desafios da Inclusão de Alunos com Desenvolvimento Atípico." Revista Brasileira de Educação Especial 22, no. 2 (June 2016): 253–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382216000200008.

Full text
Abstract:
RESUMO: a presente pesquisa objetivou analisar os principais elementos da subjetividade social de uma instituição de ensino público, para refletir sobre os desafios concretos a serem enfrentados ante a inclusão escolar de alunos com desenvolvimento atípico. A inclusão escolar constitui-se um desafio de natureza organizacional, política, pedagógica, cultural e subjetiva dos atores e das instituições que compõem os sistemas de ensino. A subjetividade social, uma das categorias centrais da Teoria da subjetividade, é o arcabouço teórico definido para fundamentar este estudo. Para atingir o objetivo proposto, optamos pela Epistemologia Qualitativa com o propósito de ancorar as construções teórico-metodológicas. A pesquisa foi realizada por meio de estudo de caso, que correspondeu ao acompanhamento da experiência pedagógica de uma escola pública de ensino fundamental. Optamos por instrumentos escritos e não escritos, dentre os quais citamos: entrevista, dinâmica conversacionais, observações, análise dos documentos da escola. Participaram da investigação membros do núcleo gestor e professores da escola. Tendo em vista o estudo de caso analisado, entendemos que a tendência dominante da subjetividade social da instituição de ensino mostrou-se desfavorável ao enfrentamento dos desafios propostos pela educação inclusiva à escola. Concluímos, assim, que o enfrentamento dessa realidade requer uma produção de sentidos subjetivos dos atores da escola que favoreça repensar concepções e ações educativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Peters, Itamara, and Eliana Merlin Deganutti de Barros. "Letramentos no contexto da educação hospitalar." Letras & Letras 33, no. 1 (July 31, 2017): 280. http://dx.doi.org/10.14393/ll63-v33n1a2017-12.

Full text
Abstract:
Este estudo aborda as concepções de letramento que emergem do discurso dos professores que atuam na área de Linguagem no Serviço de Atendimento à Rede Escolarização Hospitalar (SAREH) do Paraná, instrumentalizado pela aplicação de um questionário aos professores que atuam nesse contexto. A pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender de que modo o ensino da Língua Portuguesa é abordado no SAREH, a fim de elaborar orientações teórico-metodológicas para os docentes que atuam nessa área. Pauta-se metodologicamente na abordagem qualitativa e no estudo de caso, tomando como ferramenta de geração de dados o questionário misto, com questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado em nove unidades hospitalares conveniadas com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, para dez professores da área de Códigos e Linguagem. A análise do material coletado foi feita com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), a partir de categorias estabelecidas durante a observação dos dados. O trabalho tem como referencial teórico de base estudos sobre letramento, sua escolarização e seu desmembramento na educação escolar hospitalar. Para este texto, a finalidade é investigar as representações sobre letramento que emergem dos discursos dos referidos docentes em 2015. Busca-se, assim, contribuir para os estudos acerca dos processos de letramento no programa de escolarização hospitalar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Lopes, João Marcos de Almeida. "Pensamento em construção: Excurso sobre as possíveis maquinações metodológicas de Sérgio Ferro para orientar Estudos de Produção em Arquitetura, Projeto e Trabalho." arq.urb, no. 29 (December 8, 2020): 91–100. http://dx.doi.org/10.37916/arq.urb.vi29.483.

Full text
Abstract:
A obra escrita do professor, arquiteto e pintor brasileiro Sérgio Ferro tem sido cada vez mais visitada, estudada e comentada, não só no Brasil e na França – país em que se exilou, ao deixar o Brasil no início dos anos 1970, em virtude da ditadura civil-militar que se abateu sobre o país naquele período – como também em outras partes do mundo. A atenção dedicada à obra teórica de Ferro parece decorrer da forma como ele aborda seus objetos e lhes dá um tratamento crítico e teórico, particularmente instruída pela Economia Política, pela Lógica hegeliana e pelo materialismo dialético marxiano. Tomando como ponto de partida as bases materiais de sua produção, tanto da arquitetura como das artes plásticas, seus campos de investigação e reflexão histórica e teórica avançam por campos até então insondados, recolocando em julgamento concepções já consagradas e largamente consolidadas. Este trabalho ensaia algumas conjeturas sobre as estratégias metodológicas do autor, buscando estabelecer referências para a instituição de um novo campo de estudos em Arquitetura, Projeto e Trabalho, que estamos denominando Production Studies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Plantamura, Vitangelo. "Gramsci e a sustentabilidade: as possibilidades de uma consciência ambiental crítica." Revista Iberoamericana de Educación 49, no. 2 (April 10, 2009): 1–6. http://dx.doi.org/10.35362/rie4922099.

Full text
Abstract:
O artigo objetiva analisar as contribuições teórico-metodológicas que Gramsci oferece, com extrema atualidade, às grandes discussões que acontecem no mundo moderno sobre meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental. A pesquisa, os estudos e as experiências socioambientais produzidas na Amazônia devem assumir compromissos com um novo modelo de desenvolvimento, em que a qualidade de vida e a justiça social sejam metas permanentes a serem perseguidas. Nosso pressuposto básico assume uma racionalidade crítico-emancipatória que articule natureza, técnica e cultura. A questão central para a educação é a adoção de referenciais teórico-metodológicos para alimentar a práxis com coerência. O recurso a Gramsci faz-se necessário pela maneira como esse autor enfrentou com lucidez a luta pela hegemonia existente na sociedade e a necessidade de coerência nas concepções que cada educador deve construir para iluminar sua prática. As contribuições de Gramsci para a construção de uma concepção unitária e coerente de mundo podem ser uma ponte metodológica para o enfrentamento das discussões ambientais atuais. Gramsci nos obriga a reinserir o homem no meio ambiente, condição para transformar a si mesmo e à natureza através do trabalho, condição para discutir um desenvolvimento sustentável economicamente viável e socialmente justo, condição para aceitar as diversidades culturais e as contribuições dos diferentes povos da Amazônia, condição para relacionar ética e tecnologia, condição para a equidade e a solidariedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography