To see the other types of publications on this topic, follow the link: Concorrência - Serviços de informação.

Journal articles on the topic 'Concorrência - Serviços de informação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Concorrência - Serviços de informação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Herscovici, Alain. "Redes de troca de arquivos e novas formas de concorrência: Uma análise a partir das contribuições teóricas de Stiglitz, Grossman e Salop." Revista Nexos Econômicos 4, no. 2 (October 25, 2010): 33. http://dx.doi.org/10.9771/1516-9022rene.v4i2.5442.

Full text
Abstract:
A partir de uma série de evidências empíricas ligadas ao desenvolvi-mento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), este tra-balho propõe-se a estudar as novas formas de concorrência, próprias desta economia da informação, a natureza econômica e a dinâmica das redes eletrônicas, bem como as diferentes modalidades concretas de produção e de apropriação dos bens e serviços que circulam nessas redes. Para isto, utilizarei as ferramentas oferecidas pela economia da informação, a partir dos trabalhos seminais de Stiglitz, Grossman e Akerlof, e mostrarei como este tipo de instrumentos analíticos permite estudar a realidade desta economia da informação e da comunicação, no âmbito da fase atual que é possível qualificar de pós-fordista. Numa primeira parte, a partir de uma dimensão descritiva, mostrarei em que medida a fase atual do capitalismo se caracteriza por novas modalidades concorrenciais; estudarei igualmente os mecanismos a partir dos quais Stiglitz e Akerlof analisam as relações entre as assimetrias da informação, os componentes qualitativos dos bens e dos serviços e a eficiência paretiana dos mercados. Numa segunda parte, à luz desses elementos, mostrarei como é possível explicar o conceito de concorrência qualitativa, e utilizarei este conceito para estudar a economia das redes de compartilhamento de arquivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leão, Felipe, Leonardo Guerreiro Azevedo, Talles Santana, Fernanda Baião, and Claudia Cappelli. "Controle de Acesso a Dados com Propagação de Identidade em Aplicações Web baseadas em Serviços." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 7, no. 1 (October 22, 2014): 48–65. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2014.240.

Full text
Abstract:
Segurança de informação é uma das principais questões em organizações atuais. Neste contexto, destacam-se especialmente a necessidade de controle de acesso aos dados por perfil de usuário e a propagação da identidade do usuário em arquiteturas de múltiplas camadas. Este artigo propõe uma arquitetura para sistemas que fazem o uso de serviços Web envolvendo mecanismos para propagação de identidade e aplicação de regras de autorização. A implementação desta arquitetura está baseada no uso do protocolo SOAP e de handlers. Testes experimentais foram realizados e demonstraram bons resultados em relação à eficácia, eficiência e robustez da solução proposta em cenários com concorrência no acesso aos dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ramos, Anatália Saraiva Martins, and Fabrício de São Paulo H. A. Rubim Costa. "Serviços bancários pela internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes." Revista de Administração Contemporânea 4, no. 3 (December 2000): 133–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552000000300008.

Full text
Abstract:
O comércio eletrônico pela Internet ou Internet commerce, restrito no presente estudo ao segmento das instituições financeiras, será focado a partir da análise do uso de serviços bancários pela Internet, particularmente o serviço de personal banking do Banco do Brasil, em que serão abordados aspectos comparativos com seus principais competidores e a visão de seus usuários. O estudo se baseia em investigação de seis grandes sites de bancos e também se utiliza de uma pesquisa de campo, que envolve amostra de clientes de uma agência do Banco do Brasil para complementar o estudo a partir da visão do usuário. Por meio dos resultados da pesquisa, numa abordagem situacional de identificação das barreiras a superar e sugestões de melhorias, as áreas de tecnologia de informação e marketing de bancos poderão montar uma estratégia em face da concorrência, no sentido de melhorar a posição competitiva no mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pucci Junior, Alberto. "Investigação de práticas anticompetitivas: um sistema de informação para apoio à interpretação de legislação por agências reguladoras." Ciência da Informação 32, no. 3 (December 2003): 74–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652003000300009.

Full text
Abstract:
A inovação tecnológica, definida como a transformação de conhecimento em bens e serviços, gera produtos que são disponibilizados para a sociedade em uma economia capitalista altamente competitiva. Órgãos governamentais foram criados, no Brasil, com a intenção de estimular a inovação e evitar a concorrência desleal. A interpretação da conformação das práticas a leis e regulamentos existentes é a base de suas intervenções. Este trabalho apresenta uma proposta de ferramenta de apoio à interpretação jurídica. Um estudo de caso é utilizado para mostrar sua aplicação na análise de acordos de distribuição pelo comitê do governo britânico que investiga monopólios e fusões (Monopolies and Mergers Commission). O principal objetivo é estimular o debate sobre a viabilidade de um sistema de computador para ajudar neste tipo de interpretação legal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nascimento, Ires Naiare Simões do, Amilly Ribeiro Amorim, Thyego Rodrigo Passos Costa, and Rivanda Meira Teixeira. "PARCERIA INTERORGANIZACIONAL ENTRE UMA PEQUENA E UMA GRANDE EMPRESA DE TI." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 5, no. 1 (April 26, 2011): 1. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v5i1.16.

Full text
Abstract:
Esse estudo tem como objetivo principal analisar a parceria entre uma pequena empresa e uma grande, ambas atuantes no setor de tecnologia da informação, na perspectiva da pequena empresa. Especificamente, identifica como essa pareceria foi iniciada, as mudanças ocorridas na pequena empresa a partir dessa parceria, os produtos obtidos e os resultados alcançados. Através da análise do caso, foi possível perceber que a pequena empresa tem melhorado seu desempenho, se firmando no cenário sergipano através dessa parceria e ganhou uma fatia importante do mercado nordestino. A parceria possibilitou a pequena empresa atingir resultados satisfatórios, divulgar seus produtos e serviços e se fortalecer perante a concorrência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Da Silva, Franklin Menezes, and Priscila Rezende Da Costa. "Desenvolvimento da Capacidade Absortiva em Empresas de Base Tecnológica." Revista Inovação, Projetos e Tecnologias 7, no. 1 (June 25, 2019): 36–51. http://dx.doi.org/10.5585/iptec.v7i1.142.

Full text
Abstract:
As empresas de base tecnológica necessitam constantemente de novos produtos e serviços para enfrentar a concorrência em um mercado dinâmico e concorrido, como o que se apresenta atualmente. Apesar de necessitarem de novos conhecimentos para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, muitas ainda não têm um sistema de absorção do conhecimento externo estruturado e voltado para a inovação. Nesse contexto, o presente relato técnico tem o objetivo de elaborar um plano de ação com um sistema estruturado de absorção do conhecimento externo, desenvolvimento e inovação em duas empresas caracterizadas como de base tecnológica do setor de tecnologia da informação e comunicação do estado de São Paulo. O cumprimento das sugestões descritas no plano de ação por parte das empresas, possibilitará a absorção do conhecimento externo de forma estruturada e com maior eficiência. Utiliza-se como base, o processo de capacidade absortiva (aquisição e assimilação) para atingir o objetivo proposto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barcellos Malin, Ana Maria. "A desordem federal." Revista do Serviço Público 45, no. 3 (April 8, 2015): 161–68. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v45i3.847.

Full text
Abstract:
O Estado brasileiro enfrenta crise na capacidade de gerenciar informações para e de um ambiente complexo. Mas essa questão não está colocada enquanto tal, e se esgotaram as tentativas de reforma administrativa onde a informática ocupe lugar marginal. Não basta aplicar recursos e racionalidade às tecnologias de informação. É necessário também fazê-lo em relação à informação propriamente dita. Há que se rever normas e atribuições adaptando-as às novas realidades tecnológicas, assim como o monopólio de empresas federais de informática. Não há como dispensar a concorrência pelo melhor serviço. A informação deve ser usada como fio condutor da reforma administrativa, eliminando-se duplicidades de tarefas e constituindo-se os cadastros básicos. Em relação à sua disseminação, a norma deve ser sua ampliação, determinando-se as situações de restrição e o papel do setor privado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gonçalves, Marina, Claudia Aparecida De Mattos, and João Chang Junior. "Fatores Críticos de Adoção da Tecnologia da Informação (TI) em Saúde e o seu Impacto na Gestão: um estudo exploratório." Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas 14, no. 3 (July 1, 2019): 209. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v14i3.2621.

Full text
Abstract:
O progresso em tecnologias da informação em saúde oferece novas oportunidades, bem como novos cenários de aplicação, trazendo benefícios em qualidade dos serviços médicos e redução dos custos de saúde. Porém, a literatura científica relacionada com este tema parece ser ainda muito dispersa e fragmentada, demandando novos estudos. Assim, o objetivo geral deste trabalho é investigar a decisão de adoção de tecnologias informação em saúde, e desenvolver uma lista indicando os fatores críticos que influenciam sua adoção e o impactos na gestão da saúde. Para o desenvolvimento da pesquisa foi adotada a pesquisa Qualitativa através de um estudo de caso em um Organização de Saúde e a Tecnologia analisada foi a implantação do Prontuário Eletrônico. Com relação aos resultados, foram identificados os seguintes fatores críticos de adoção: elaboração de um plano diretor de TI, integração com os sistemas legados, tendências tecnológicas promovendo inovação, envolvimento da alta administração, gestão de projetos com equipes hibridas, plano de capacitação para equipe enfermagem, pressão da concorrência, perfil dos pacientes e a necessidade de novos modelos de negócio. Os principais impactos observados com a adoção dos sistemas foram: melhoria da segurança do paciente, redução do Índices de erro de medicamento, visibilidade das informações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Tucci, Vitor Ribeiro do Valle, and Helena Araujo Costa. "A NOVA ECONOMIA NO SETOR DE HOSPEDAGEM: influências do Airbnb sobre o mercado de hotelaria de Brasília." REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO 14, no. 1 (April 1, 2020): 60–80. http://dx.doi.org/10.17648/raoit.v14n1.5667.

Full text
Abstract:
A nova economia é uma formação de mercado descentralizada, flexível e colaborativa, baseada no uso de recursos tecnológicos e voltada para o compartilhamento de informação e de recursos subutilizados. As alternativas de serviços que surgiram dentro desta lógica tem sido apontadas como disruptivas de mercados, a exemplo da hotelaria. Este trabalho teve como objetivo investigar como a plataforma de compartilhamento de hospedagem Airbnbinfluencia a atuação do setor de hotelaria estabelecido em Brasília. O estudo, de caráter exploratório-descritivo e qualitativo, contou com entrevistas semiestruturadas sobre as dimensões: cliente, serviços, aspectos financeiros e setoriais. Para isso, foram realizadas entrevistas junto meios de hospedagem de categorias distintas, sendo hotéis 2, 4 e 5 estrelas, uma pousada e um hostel. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a técnica análise de conteúdo. Os resultados mostram pouca ou nenhuma percepção de influências por parte dos participantes na maioria das dimensões investigadas. As influências mais relatadas foram na dimensão financeira, tocantes à ampliação da oferta para o cliente, e com uma maior percepção por parte de acomodações categorias mais simples. Em conclusão, destaca-se uma interferência limitada do Airbnbsobre o mercado tradicional de hospedagem em Brasília e sua influência indireta a partir de uma mudança na concorrência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Clève, Clèmerson Merlin. "Proscrição da propaganda comercial do tabaco nos meios de comunicação de massa, regime constitucional da liberdade de conformação legislativa e limites da atividade normativa de restrição a direitos fundamentais." A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional 5, no. 21 (January 21, 2007): 137. http://dx.doi.org/10.21056/aec.v5i21.632.

Full text
Abstract:
O art. 220, §4o, da Constituição Federal, ao tratar da propaganda comercial, confere ao legislador a importante tarefa de dotar o cidadão dos meios necessários para, com autonomia, bem decidir sobre o consumo de produtos ou serviços nocivos à saúde ou ao meio ambiente. A matéria, envolvendo os direitos de informação, manifestação do pensamento, deexpressão, de comunicação, a liberdade de iniciativa e o princípio da livre concorrência, está submetida ao regime da reserva absoluta e qualificada de lei proporcional. Inconstitucionalidade do especificado no art. 3º, caput,da Lei nº 9.294, de 1996, com a redação oferecida pela Lei nº 10.167, de 2000, que suprimiu a propaganda comercial do tabaco, entre outros produtos, dos meios de comunicação de massa. Inconstitucionalidade dos§§2o a 5o da Lei nº 9.294, de 1996, com as alterações introduzidas pela Lei nº 10.167, de 2000 e pela Medida Provisória nº 2.190-34, de 2001, quando (i) autorizam delegação ao Executivo para tratamento de matériasujeita ao princípio da reserva absoluta de lei e (ii) quando admitem que a cláusula de advertência se converta em contrapropaganda por ofensa ao princípio da reserva de lei qualificada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pezzella, Maria Cristina Cereser, and Ricardo Antonio Lucas Camargo. "Grupos de Facto na Sociedade da Informática." Revista de Direito, Governança e Novas Tecnologias 1, no. 1 (December 6, 2015): 164. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0049/2015.v1i1.52.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente artigo reside em aferir a complexidade que envolve as novas personalidades jurídicas de fato e como estes novos grupos altamente qualificados podem seduzir e ofuscar a capacidade dos interessados e desavisados na busca de informações. Os veículos tradicionais de comunicação e informação, além dos novos meios de comunicação e interação disponíveis respondem não apenas ao público que busca informações, mas também as campanhas publicitárias, aos anunciantes e aos fabricantes que se utilizam de todos os veículos de comunicação para divulgar seus produtos e serviços. A partir da constatação da existência de necessidades que precisariam contar com um ente apto a satisfazê-las em caráter de continuidade determinou o surgimento das pessoas jurídicas, o evolver das relações sociais conduziu a que se reconhecesse a presença de sujeitos de direito que, em determinadas circunstâncias, assumem personalidade. Fundado no próprio conceito de controle empresarial, enquanto dominação, e que ganhou maior relevância num contexto em que o capitalismo deixava de basear o respectivo desenvolvimento na concorrência entre pequenas unidades para se voltar à concentração empresarial, a doutrina elaborou a distinção entre os grupos de direito e os grupos de facto, apresentando-se estes como sujeitos, embora sem constituírem uma sociedade. As mudanças tecnológicas conduziram à formação do denominado ciberespaço, que possibilitou uma modificação no próprio modo de se compreender a realidade pela difusão mais rápida de informações, permitindo-se, assim, não somente uma circulação mais ágil de informações, como também a modificação de hábitos voltados ao consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ferreira, Danielle Oliveira, and Max Leandro de Araújo Brito. "Qualidade do atendimento no comércio de confecções: Um estudo na cidade de Currais Novos-RN." Research, Society and Development 9, no. 2 (January 1, 2020): e93922093. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2093.

Full text
Abstract:
O atual cenário econômico e global apresenta constantes mudanças, o mercado do setor de confecções está em processo continuo de crescimento nos setores formais e principalmente informais, acirrando a concorrência do mercado, oferecendo aos clientes uma grande diversidade de opções para o consumo, partindo dessa premissa os clientes estão cada vez mais exigentes na busca de um atendimento de qualidade, que apresentem um diferencial que atenda suas expectativas. O presente artigo buscou analisar a Qualidade no atendimento no comércio de confecções na cidade de Currais Novos – RN. Para tanto, inicialmente é realizada uma pesquisa sobre Marketing de serviços e Atendimento ao cliente, seguida de aplicação de questionário com 04 (quatro) grupos com participantes de idades entre 09 (nove) e 60 (sessenta) anos. Desta forma, trata-se de um estudo de caso qualitativo com aplicação de questionário por e-mail. Por meio dos resultados das pesquisas, foi informado que o colaborador não identifica necessidade do cliente, atendem por meio de acepção de pessoas, bem como a falta de qualificação. O estudo conclui que a qualidade no atendimento na cidade de Currais Novos apresenta um despreparo em conhecer seus produtos e clientes por meio dos colaboradores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Fioravante, Alexandre Sette Abrantes, and Magnus Luiz Emmendoerfer. "INDÚSTRIAS CRIATIVAS: REFLEXÕES A LUZ DA MICROECONOMIA." Revista Gestão e Desenvolvimento 16, no. 2 (May 28, 2019): 170. http://dx.doi.org/10.25112/rgd.v16i2.1835.

Full text
Abstract:
O significativo processo de evolução da dinâmica dos padrões de comunicação, trazidos no contexto de surgimento do paradigma das tecnologias da informação e comunicação (TICs), das relações culturais, sociais e ambientais, que têm afetado nas últimas décadas setores fundamentais da economia global, evidencia o deslocamento do foco das atividades industriais para atividades intensivas em conhecimento e criatividade, localizadas no setor de serviços. O objetivo deste estudo teórico é analisar as indústrias criativas à luz de conceitos da área de microeconomia, tendo como contexto o paradigma das TICs e um novo formato de indústrias, que apresentam padrão de concorrência, tendo como base recursos intangíveis. Ao longo das discussões teóricas aqui apresentadas, procurou-se introduzir também conceitos microeconômicos para a reflexão deste setor, que apresenta uma nova classe de trabalhadores, especificamente centrando nas questões de análise da rivalidade e interdependência no campo das indústrias criativas e de barreiras à entrada nos mercados criativos. Em termos metodológicos, adotou-se um ensaio teórico com abordagem qualitativa tendo como base o método bibliográfico. Através deste, foi possível realizar o levantamento de informações em livros, artigos científicos e sites especializados sobre o tema tratado. Enquanto contribuição, este estudo possibilita a aproximação da microeconomia, resgatando discussões microeconômicas clássicas, à temática das indústrias criativas, um tema relativamente novo no cenário brasileiro, sendo necessário o desenvolvimento de estudos microeconômicos voltados para as indústrias criativas no intuito de aprofundar a dinâmica destes mercados que introduzem novo padrão de concorrência.Palavras-chave: Indústrias criativas. Microeconomia. Tecnologias da Informação e Comunicação.ABSTRACTThe communication patterns dynamics has been going under a significant process of evolution, brought in the context of the emergence of the paradigm of information and communication technologies (ICTs), and associated to the changes in the cultural, social and environmental relations. Such considerable changes that have affected in the last decades fundamental sectors of the global economy shows the displacement from the focus of industrial activities to the intensive activities in knowledge and creativity, located mainly in the services sector. In this context, the objective of this study is to make a theoretical effort to integrate the analysis of the creative industries to some concepts of the microeconomics area, having as a prior base the paradigm of ICTs and a new format of industries that present a standard of competition, which is based over the intangible resources. Throughout the theoretical discussions presented here, it was also tried to introduce microeconomic concepts for the reflection of this creative economy sector, which presents a new class of workers, specifically focusing on the issues of analysis of rivalry and interdependence in the field of creative industries, and barriers to entry creative markets. In methodological terms a theoretical essay with qualitative approach was adopted, based on the bibliographical method. Through this it was possible to carry out the collection of information in books, scientific articles and specialized websites on the theme discussed here. As contributions, it is possible to point that this study brings microeconomics, rescuing the classic macroeconomic discussions, closer to the theme of the creative industries, which is a relatively new topic, specifically in the Brazilian scenario, and it is necessary to develop microeconomic studies aimed at the creative industries, in order to dynamism of these markets which introduce a new pattern of competition.Keywords: Creative indústries. Microeconomics. Information and Communication Technologies.Palavras-chave: Indústrias criativas. Microeconomia. Tecnologias da Informação e comunicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Aragão, Alexandre Santos de. "Serviços públicos e concorrência." Revista de Direito Administrativo 233 (February 9, 2015): 311. http://dx.doi.org/10.12660/rda.v233.2003.45457.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Aragão, Alexandre Santos de. "Serviços públicos e concorrência." A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional 4, no. 17 (January 17, 2007): 171. http://dx.doi.org/10.21056/aec.v4i17.613.

Full text
Abstract:
1 A permeabilização do regime dos serviços públicos pela concorrência - 2 Elementos que propiciaram a concorrência nos serviços públicos - 3 Fatores de cautela na concorrencialização dos serviços públicos - 4 Proporcionalidade entre concorrência e necessidades de serviço público: concorrência-instrumento - 5 Instrumentos da concorrência - 5.1 Facilitação à entrada no mercado - 5.2 Redução do espaço de titularidade estatal exclusiva - 5.3 Relativa liberdade de preços - 5.4 Assimetria regulatória - 5.5 Desverticalização e desconcentração - 5.6 Separação entre gestão da infraestrutura e prestação dos serviços - 5.7 Competição entre setores distintos de serviços públicos - 5.8 Compartilhamento de infra-estruturas - 5.8.a A Teoria das Instalações Essenciais (Essential Facilities Doctrine) - 5.8.b A aplicação da Teoria das Instalações Essenciais aos serviços públicos no Direito positivo brasileiro - 5.8.c Natureza jurídica do acesso - 5.8.d Arbitramento administrativo dos conflitos - 6 Conclusão
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Oliveira, Gesner, and César Mattos. "Defesa da concorrência nos portos." Revista de Administração de Empresas 38, no. 3 (September 1998): 64–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901998000300008.

Full text
Abstract:
Este artigo procura avaliar o sistema portuário brasileiro à luz da questão concorrencial. A despeito de o governo ter obtido sucesso no estímulo à concorrência entre portos após 1990, o mesmo não ocorreu para os vários serviços de operação portuária. Como a concorrência entre portos no Brasil é imperfeita, dadas as grandes distâncias envolvidas, a falta de concorrência dos serviços nos portos tende a aumentar os preços cobrados acima dos níveis competitivos, incrementando o chamado "Custo Brasil". Há uma série de fatores que influenciam a falta de concorrência nos serviços portuários, sendo que o principal objetivo do artigo é avaliar as fontes possíveis de barreiras à entrada que podem bloquear a concorrência nos serviços portuários do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Carlos, Adam Cruz da Silva, and Fernando Porto. "Custos em saúde." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 12, spec (March 16, 2021): 1–2. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v12.1095.

Full text
Abstract:
A gestão de tecnologias na assistência hospitalar tem sido uma preocupação constante no setor saúde. A dinâmica da inovação tecnológica, por sua vez, tem sido considerada uma das razões para o crescimento dos gastos em saúde e representa um dos grandes desafios no setor público e privado. A avaliação da saúde assume um papel de destaque, exigindo que os gestores enfrentem novos desafios na busca contínua da eficiência e eficácia das atividades, garantindo a competitividade e qualidade dos serviços prestados à população. As questões de melhoria do desempenho econômico da organização, também são parte das exigências dos gestores, onde uma adequada gestão de custos auxilia o processo de tomada de decisões. Os hospitais são empresas prestadoras de serviços de saúde e objetivam manter atendimento de qualidade aos seus usuários. As empresas, mesmo prestadoras de serviço em saúde, buscam criar uma vantagem competitiva sustentável para sobreviver em um ambiente de maior crescimento da concorrência. A vantagem competitiva caracteriza-se pela criação de valor para o cliente a um custo igual ou mais baixo do que aqueles oferecidos pelos competidores. Os custos na área de saúde são relevantes, pois envolvem aspectos relacionados aos gastos públicos na área, aos problemas de financiamento desses gastos etc. Sendo assim, é necessário entender o conceito de custos para auxiliar nas decisões estratégicas, possibilitando um serviço de maior confiabilidade. Esse estudo apresentou como objeto verificar os conceitos de custos em saúde e a sua importância no gerenciar em saúde. O estudo proposto foi realizado através de uma revisão de literatura, que se utilizou a base de dados do google acadêmico. Para guiar este estudo, foi elaborada a seguinte pergunta de pesquisa: Quais serão os conceitos de custos em saúde? De que modo esses conceitos influenciam no gerenciamento em saúde? A contabilidade de custos é fundamental para auxiliar no controle e tomada de decisão nas organizações, ela desempenha um papel muito importante, sendo considerado um valioso instrumento de gestão para auxiliar as organizações hospitalares. Além disso, estuda os investimentos necessários para que se produza um bem de venda ou de serviços. O termo gasto trata-se de um sacrifício financeiro necessário para obter um produto e/ou serviço. Os gastos podem ser classificados como custo, despesa ou investimento. Pode-se dizer que o gasto só se transforma em um custo quando utilizado para produzir um bem ou prestar um serviço. Os custos são classificados quanto ao produto e quanto ao volume de produção. Quanto ao produto, podem ser classificados em diretos ou indiretos. Os custos diretos são aqueles que estão diretamente ligados a um determinado produto, linha de produto, departamento ou centro de custo. Os custos diretos não precisam ser submetidos a critérios de rateio, pois são apropriados diretamente aos produtos fabricados. Os custos indiretos são aqueles que não são identificados diretamente nos produtos e serviços. Existe a necessidade de serem devidamente alocados, através de critérios de rateio por exemplo. Quanto ao volume de produção ou venda, os custos podem ser classificados em custos fixos ou variáveis. O que é levado em consideração para classificar em um ou outro é a relação entre o valor total do custo no período e o volume de produção. Os custos fixos são aqueles que não sofrem alterações influenciadas pelo volume de produção, ou seja, independem do nível de atividade. Por sua vez, os custos variáveis são aqueles que estão ligados ao nível de produção da empresa, portanto, sofrem alterações influenciadas pelo volume de produção. Importante colocar, que os sistemas de custeio são fundamentais no gerenciamento da empresa, seja ela pública ou privada, e referem-se às formas como os custos são registrados e transferidos dentro da empresa. É o fundamento da Contabilidade de Custos ligado à decisão de como deve ser mensurado o custo do produto. A escolha do sistema de custeio adotado pela empresa se dá através do tipo de informação que a gerência espera obter a partir do sistema de custeio a ser implantado. Os métodos de custeio tradicionais são o custeio por absorção, o custeio variável (ou direto) e o custeio baseado em atividades. O custeio por absorção consiste na apropriação de todos os custos, sejam diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, à produção do período. Ou seja, o custeio por absorção traz os custos variáveis e fixos somados para o custo do produto, seja ele em elaboração ou acabado. O custeio por absorção é adotado pela legislação comercial e legislação fiscal, porém como ferramenta de gestão, nem sempre pode ser útil, pois possibilita distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços. O custeio variável, ou custeio direto, é um método de custeio que consiste na apropriação de todos os custos variáveis: diretos ou indiretos para os produtos; enquanto os custos fixos considerados despesas. Este método não é permitido pela legislação fiscal, portanto serve somente para fins gerenciais. Este método não é aceito na elaboração de relatórios contábeis. O custeio baseado em atividades ou ABC é utilizado com o objetivo de “reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos”. Este sistema identifica as atividades, rateia os custos às atividades e estas para os produtos ou serviços finais. Conclui-se que as empresas possuem um grande desafio de encontrar a maneira adequada de gerenciar seus custos para se tornarem competitivas no mercado, ao encontrar uma forma de gerenciar seus custos elas irão adquirir uma vantagem competitiva definindo seus preços não apenas pelos custos incorridos, mas sim, pelos preços praticados no mercado em que atuam. Por fim, ratifica-se a importância da temática de custos em saúde e suas influências positivas ou negativas no gerenciamento em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Silva, Jonathas Luiz Carvalho, and Maria Giovanna Guedes Farias. "Abordagens conceituais e aplicativas da mediação nos serviços de informação." InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação 8, no. 2 (October 4, 2017): 106. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p106-123.

Full text
Abstract:
Apresenta a mediação da informação como um campo profícuo de estudos e práticas profissionais no campo da Ciência da Informação (CI) e no espectro biblioteconômico-informacional, relacionado a diversos outros conceitos como serviços de informação, competências em informação, produtos de informação, tecnologias de informação, gestão da informação. Objetiva abordar as perspectivas teórico-conceituais e tipológicas da mediação da informação, estabelecendo intercorrências com os serviços de informação, contemplando aplicações mútuas no desiderato da mediação implícita e explícita. Utiliza como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica, estabelecendo diálogo com obras diversas como livros e artigos sobre as temáticas “mediação” e “serviços de informação”. Os resultados demonstram que há várias possibilidades de aplicação da mediação implícita e explícita, tanto para a fundamentação das pesquisas sobre mediação da informação, quanto para práticas profissionais em ambientes de informação. Conclui-se que as relações entre mediação e serviços de informação demonstram o amplo caráter técnico, pedagógico e institucional na CI e nas práticas profissionais nos ambientes de informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Borges, Mônica Erichsen Nassif. "O essencial para a gestão de serviços e produtos de informação." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 5, no. 1 (October 29, 2008): 115. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v5i1.2007.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda aspectos conceituais e gerenciais sobre serviços e produtos de informação. Apresenta conceitos, características e tipologias de serviços e produtos de informação. Discute a respeito de questões-chave que devem ser consideradas para a gestão de serviços e produtos de informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Mollica, Rogerio, and Olavo Figueiredo Cardoso Junior. "REGULAÇÃO E CONCORRÊNCIA NA SEARA NOTARIAL." Revista de Direito Brasileira 24, no. 9 (December 1, 2019): 274. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2358-1352/2019.v24i9.5710.

Full text
Abstract:
O presente artigo abordou a regulação e a concorrência notarial. Para tanto, teve-se como objetivo principal descrever o regramento incidente sobre a atividade e a concorrência existente entre os tabeliães de notas, e, para tanto, inicialmente contextualizou-se o aspecto histórico, econômico e legal da concorrência, de forma a esclarecer o leitor sobre a importância da preservação desta prática como forma salutar de incentivo à melhora constante de seus serviços, sendo a sociedade a maior beneficiária. Na sequência, explicou-se a regulação e a concorrência dos serviços notariais brasileiros, as quais assumem uma característica especial pelo fato que não vigem no tabelionato brasileiro o sistema de livre iniciativa, já que eles exercem atividade jurídica. Pode-se afirmar que, embora a atividade seja exercida com finalidade lucrativa, isso não é o suficiente para caracterizá-la como uma atividade empresarial, podendo-se afirmar que, neste cenário, reina uma realidade de oligopólio, onde vários tabeliães disputam entre si o cliente, mas com as mesmas restrições em relação às comarcas onde atua somente um profissional. O princípio metodológico adotado para elaboração do presente artigo foi a de pesquisas em materiais secundários compostos por livros, trabalhos acadêmicos científicos e legislação pertinente ao tema, possibilitando responder o objetivo proposto. Pode-se chegar à conclusão que, ainda que haja inúmeras restrições para que a concorrência notarial possa ser exercida, é possível ao tabelião se destacar dos demais, dando concretude ao princípio da livre escolha do tabelião, dentro das regras existentes, sem praticar nenhuma ilicitude tal como a adoção de estratégias mercadológicas ou redução de emolumentos, como costumam fazer alguns maus tabeliães.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Senra, Nelson de Castro. "Informação estatística: direito à privacidade versus direito à informação." Transinformação 17, no. 1 (April 2005): 17–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862005000100002.

Full text
Abstract:
A demanda de estatística vem crescendo. Deseja-se estatísticas sobre tudo, e se as quer como informação fundamental ao conhecimento das realidades complexas, num mundo global, sob intensa concorrência (talvez também cooperação). Mas, dada a natureza das estatísticas, sua forma de produção, ao direito à informação se contrapõe em negação o direito à privacidade. De fato, para produzirem-se as estatísticas é essencial convencer (ou obrigar) os informantes a quebrar suas privacidades, revelando aspectos selecionados de suas individualidades. Para convencer os informantes a participarem, cedendo suas privacidades, dá-se-lhes garantia de reservas (sigilo) no uso das informações individuais reveladas às instituições estatísticas. Vale dizer, suas informações individuais só serão usadas em agregações que jamais levarão à individualização dos informantes, donde a divulgação de informações sofrerá limitação inevitável, com cortes ao direito à informação. Pois tratar desse dilema, através da análise das questões da obrigação e do sigilo, que se quer tornar renovadas, é o objetivo deste texto, fruto de diversas reflexões e aproximações intelectuais feitas pelo autor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Quevedo do Amaral, Marcelo. "OS SERVIÇOS DE INTERESSE ECONÔMICO GERAL (SIEG) NO DIREITO COMUNITÁRIO EUROPEU." Revista Direito e Política 10, no. 4 (December 10, 2015): 2209. http://dx.doi.org/10.14210/rdp.v10n4.p2209-2232.

Full text
Abstract:
<p>O processo de integração da Comunidade Europeia constituiu um sistema de defesa da concorrência priorizando sua função instrumental de harmonização e integração dos mercados e sistemas jurídicos dos Estados-membros. Por decorrência, o Direito Comunitário desenvolveu a noção de serviço de interesse geral e serviço econômico de interesse geral – SIEG, justamente com a função de mediar os efeitos da liberalização econômica e da abertura à concorrência com os objetivos comunitários de proteção ao interesse geral, público e social. Assim, a experiência do Direito Comunitário, em face de inúmeras semelhanças de objetivos e condições socioeconômicas observadas em relação ao Brasil, pode ser de grande valia na constituição de novos instrumentos de prestação de políticas públicas, no aperfeiçoamento do sistema jurídico existente e, inclusive, na interpretação e resolução de questões controvertidas que envolvem o tema.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silveira, Murilo Mauro, Cezar Karpinski, and Gregório Varvakis. "Serviços informacionais: aspectos históricos e conceituais." Informação & Sociedade: Estudos 30, no. 3 (August 23, 2020): 1–27. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52634.

Full text
Abstract:
O objetivo é identificar pontos de convergência e/ou divergência nos pressupostos teórico-metodológicos dos estudos sobre serviços informacionais em bibliotecas. Especificamente, se objetiva discorrer sobre o aspecto histórico dos estudos voltados aos serviços informacionais e descrever os principais conceitos de serviços de informação, problematizando o seu aspecto teórico-prático. Justifica-se pela necessidade de verificar, na literatura científica, as configurações epistemológicas relacionadas aos estudos em serviços de informação em bibliotecas, ligados não somente à sua historicidade, mas também à sua relação com outras áreas e a caracterização de conceitos e abordagens atuais. Trata-se de um estudo comparativo e analítico de caráter exploratório. Resultou na identificação da aderência epistemológica da Ciência da Informação - CI aos Serviços Informacionais. Conclui que os serviços informacionais se modificam de acordo com as demandas sociais, se adaptam e oferecem recursos, buscando cada vez mais se aproximar dos usuários. Estudos atuais abordam a co-criação de valor na relação usuário-biblioteca, considerando um universo de complexidade, onde produtos e serviços se fundem em meio aos avanços cada vez mais disruptivos das tecnologias da informação. No aspecto conceitual, concluiu-se que existe dificuldade de definição, uma vez que os serviços de informação se caracterizam como “atividade meio”. Contudo, acredita-se que, para fins epistemológicos, os estudos devem considerar as especificidades conceituais a partir do contexto sócio-histórico da produção científica e prático da atividade e questão. Palavras-chave: Epistemologia da Ciência da Informação. Serviços Informacionais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Spudeit, Daniela, and Jackellynni Ferreira. "Empreendedorismo e consultoria informacional na área jurídica." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 13, no. 2 (March 22, 2020): 548–69. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.23030.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa os serviços de informação na área jurídica para a prestação de consultoria por bibliotecários. Para isso, foram mapeados os profissionais que prestavam serviços de consultoria na área jurídica, foram identificadas as necessidades de informação na referida área e foram propostos serviços que podem ser ofertados por bibliotecários. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, bibliográfico e descritivo. Para desenvolver este trabalho, foi aplicado um questionário com bibliotecários registrados no Conselho Regional de Biblioteconomia de Santa Catarina (14ª região) que trabalham com informação jurídica em Florianópolis para que fosse possível mapear bibliotecários que prestassem serviços de consultoria na área jurídica, identificar necessidades de informação e propor serviços que possam ser ofertados na área jurídica. Conclui-se que inexistem bibliotecários trabalhando como consultores na área jurídica na cidade, dentre aqueles que foram localizados e aceitaram participar da pesquisa. Por outro lado, verificou-se que há muitos serviços que podem ser explorados nesse ramo tais como Disseminação Seletiva da Informação, serviço de referência, projetos internos e externos, programas e cursos de capacitação para a utilização de fontes de informação jurídica, dentre outros nichos. Também observou-se que durante a pesquisa a maioria dos bibliotecários que trabalha com a informação jurídica são servidores públicos, poucos trabalham no setor privado e nenhum presta serviços na área como consultor informacional de forma autônoma. Portanto, cabe ao bibliotecário se capacitar e conhecer as possibilidades existentes para acompanhar este nicho de atuação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Cristofoli, F., and E. P. V. Prado. "Terceirização de Serviços de Tecnologia da Informação." Revista Eletrônica Gestão e Serviços 2, no. 2 (December 31, 2011): 360–77. http://dx.doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v2n2p360-377.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Cepik, Marco Aurélio C. "Serviços de inteligência na era da informação?" Revista de Sociologia e Política, no. 18 (June 2002): 153–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782002000100010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Perroti, Edmir. "PROESI - Programa Serviços de Informação em Educação." Comunicação & Educação, no. 1 (December 30, 1994): 107. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i1p107-109.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Gonçalves, Maiara. "TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS POR PARTICULARES." Revista da ESMESC 27, no. 33 (November 11, 2020): 421–49. http://dx.doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v27i33.p421.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como tema a aplicabilidade da Lei de Acesso à Informação (LAI) - Lei n. 12.527/2011 - aos particulares prestadores de serviços públicos, diante das novidades trazidas pelo Código de Defesa do Usuário de Serviço Público (CDUSP) - Lei n. 13.460/2017. A LAI abrange expressamente os órgãos públicos no dever de transparência e acesso à informação. No entanto, não subordina os delegatários de serviços públicos, pessoas físicas ou jurídicas que recebem autorização para prestar o serviço no lugar da Administração Pública, o que provoca uma lacuna no ordenamento jurídico. O CDUSP estabelece que o acesso à informação por parte dos usuários de serviços públicos será regido pelos termos da LAI, além de ser aplicável subsidiariamente aos particulares prestadores de serviços públicos. Dessa forma, analisou-se a possibilidade de aplicação da LAI aos delegatários de serviços públicos no Brasil a partir do CDUSP, tomando-se como ponto de partida o direito constitucional de acesso à informação, a transparência na Administração Pública, o regime da Lei de Acesso à Informação, a prestação de serviços públicos no Brasil e as formas de delegação à iniciativa privada. Em que pese a ausência de fontes doutrinárias acerca do tema, a análise efetuada neste trabalho reforçou o entendimento de que é possível a aplicação da LAI aos particulares prestadores de serviços públicos em decorrência das novidades trazidas pelo CDUSP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Nascimento, Raimundo Benedito do, Nicolino Trompieri Filho, and Francisca Giovania Freire Barros. "Avaliação da qualidade dos serviços prestados nas unidades de informação universitárias." Transinformação 17, no. 3 (December 2005): 235–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862005000300003.

Full text
Abstract:
A avaliação de uma unidade de informação é um instrumento de vital importância para a gestão da qualidade dos serviços oferecidos. Este instrumento pode ser desenvolvido através do estabelecimento de padrões, medidas e indicadores, os quais servirão de guias aos gerentes das unidades informacionais no que se refere à qualidade dos serviços. O presente estudo teve por objetivo avaliar a qualidade dos serviços encontrados e compará-la com o grau de importância dos serviços desejados nas unidades de informação universitárias de Fortaleza. O estudo foi realizado junto a uma amostra de 564 usuários que compareceram às unidades de informação envolvidas, no período de março a novembro de 2003. De um modo geral, observou-se que os usuários desejam uma melhoria na qualidade dos serviços encontrados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Guimarães, Olavo. "Concorrência bancária e o Open Banking no Brasil." Revista de Defesa da Concorrência 9, no. 1 (June 17, 2021): 125–47. http://dx.doi.org/10.52896/rdc.v9i1.709.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa os possíveis efeitos do Open Banking no mercado bancário brasileiro. Para isso, inicialmente o movimento de sistemas financeiros abertos é explanado. Ato contínuo, examinam-se características do mercado sensíveis à abertura de dados, utilizando-se como base informações dos mercados bancários inglês e brasileiro. Em especial, assimetrias de informação, seleção adversa e custos de transferência são contemplados. Conclui-se que as imperfeições apontadas podem ser atenuadas pelo sistema financeiro aberto, que deve conferir mais dinamismo ao setor, pulverizando informações estratégicas entre os players, difundindo a cultura da portabilidade e auxiliando os consumidores a diferenciar produtos e perceber suas próprias necessidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Herscovici, Alain. "Economia de redes, externalidades e estruturas de mercado: o conceito de concorrência qualitativa." Revista Brasileira de Inovação 12, no. 1 (February 6, 2013): 45. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v12i1.8649054.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho consiste em realizar, a partir do modelo de Rohfls, uma análise micro e mesoeconômica das redes eletrônicas e da internet. Em função da complexificação dos Sistemas de Informação e Comunicação (SIC) , acrescentarei as variáveis que correspondem a essas evoluções, e analisarei as novas formas concorrenciais que caracterizam esses mercados. A este respeito, proporei uma tipologia dos diferentes mercados, e mostrarei porque os mercados nos quais se exerce uma concorrência qualitativa são os mais concorrenciais. Em uma primeira parte, apresentarei o modelo de Rohlfs (1974), mostrarei em que medida a complexificação do SIC se traduz por novas modalidades de concorrência, e ressaltarei os limites explicativos deste modelo diante dessas evoluções. Numa segunda parte, acrescentarei uma série de variáveis ao modelo original de Rohlfs, e construirei assim uma tipologia das diferentes formas de concorrência e das estruturas de mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Borges, Mônica Erichsen Nassif, and Natália Guiné de Mello Carvalho. "Produtos e serviços de informação para negócios no Brasil: características." Ciência da Informação 27, no. 1 (1998): 76–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19651998000100010.

Full text
Abstract:
Informações sobre mercados, companhias, produtos, estatísticas e legislação, denominadas "informações para negócios", são muito pouco exploradas no Brasil, e essa área de estudos encontra-se desorganizada no país. A demanda por produtos e serviços de informação para negócios cresce gradativamente, em função da necessidade das empresas de acompanhar o mercado em constante mudança. O objetivo deste projeto, desenvolvido em nível de iniciação científica, é caracterizar e analisar produtos e serviços de informação sobre mercado existentes no país, identificando organizações públicas e privadas que desenvolvam atividades voltadas para essa área. Os resultados demonstram algumas características dos produtos e serviços identificados no que diz respeito aos tipos de empresas atendidas, ao âmbito de atendimento, a produtos e serviços mais requisitados e seu formato de apresentação, à maneira como o cliente chega até o prestador de serviços, à comercialização e conteúdo dos produtos e serviços e também às fontes de informação utilizadas em sua elaboração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Mello, Mariana Rodrigues Gomes de, Everton Da Silva Camillo, João Carlos Gardini Santos, and Daniel Martínez-Ávila. "Usuários da informação como fim em bibliotecas universitárias: uma análise a partir da Teoria Crítica em Adorno e Horkheimer." Em Questão 27, no. 3 (June 30, 2021): 141–71. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245273.141-171.

Full text
Abstract:
O estudo objetiva averiguar se a razão emancipatória na Teoria Crítica da Escola de Frankfurt se alinha à expectativa de uso dos serviços e recursos de informação de usuários da informação vinculados a universidades com programas de pós-graduação em Ciência da Informação na região Sudeste do Brasil. Tem como hipótese que os usuários da informação vinculados aos programas constituem o fim da oferta de serviços e recursos de informação pela biblioteca universitária do campus onde cada unidade de informação se localiza. Apresenta relações da Teoria Crítica em Theodor Adorno e Max Horkheimer com as abordagens dos estudos de usuários da informação. Discorre sobre as abordagens tradicional e alternativa dos estudos de usuários e suas relações com a função das bibliotecas universitárias. Os dados da pesquisa foram coletados por meio da aplicação da técnica de questionário. Utilizou-se o método de pesquisa análise de conteúdo. Foram elaborados cinco temas e 15 categorias de análise. Resultou que os temas 'Acesso/organização da biblioteca e do acervo' e 'Colaboradores' foram integralmente considerados alinhados à razão emancipatória. Os temas 'Produtos' e 'Serviços' obtiveram uma categoria alinhada com a razão instrumental cada um, por isso não foram integralmente considerados emancipatórios. A hipótese foi refutada. Conclui-se que tanto os serviços, quanto os recursos de informação são fundamentais para os usuários da informação se emanciparem. Contudo, para que as bibliotecas universitárias consigam atuar socialmente de acordo com a razão emancipatória, elas necessitam focar o usuário da informação como o fim das suas ações, e não como meio para atingi-las.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Silva, Jonathas Luiz Carvalho, and Andreia Santos Ribeiro Silva. "A mediação da informação como prática pedagógica no contexto da biblioteca escolar: algumas considerações." Biblioteca Escolar em Revista 1, no. 2 (January 10, 2013): 1. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2012.106561.

Full text
Abstract:
Apresenta como objetivo investigar as perspectivas de aplicação da mediação da informação no âmbito da biblioteca escolar contemplando a realidade pedagógica, organizacional e dos serviços desenvolvidos, a partir da mediação implícita e explícita apresentada por Almeida Júnior (2009). Partindo dessas percepções o presente estudo estabelece perspectivas de mediação da informação na biblioteca escolar, objetivando contemplar a realidade pedagógica da mediação a luz de teóricos como Piaget (1978), Vygotsky (1998) e Freire (1978), organizacional com Vergueiro (1989) e dos serviços desenvolvidos nas bibliotecas escolares com Figueiredo (1996). Evidencia que a mediação da informação contribui para a biblioteca escolar como uma atribuição pedagógica e também em outros aspectos convergentes e/ou divergentes. Conclui que a mediação da informação na biblioteca escolar é um importante instrumento para a prática pedagógica, tanto no contexto implícito (sinalização, formação e desenvolvimento do acervo e organização/representação da informação), quanto no contexto explícito (mediação para leitura, pesquisa e serviços de referência, informação utilitária, além do uso das tecnologias digitais).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Carvalho Neto, José Teixeira de, Douglas Gomes Ferreira, and Anderson Rodrigues Ribeiro. "Proposta de uma ferramenta de código aberto para o gerenciamento do portfólio de serviços de TI nos órgãos públicos." Revista Brasileira de Administração Científica 4, no. 2 (September 6, 2013): 199–213. http://dx.doi.org/10.6008/ess2179-684x.2013.002.0014.

Full text
Abstract:
O portfólio de serviços representa a lista completa de serviços gerenciados por um provedor de Tecnologia da Informação (TI), possibilitando a adequada visão e gestão dos mesmos no nível estratégico, além do alinhamento entre a TI e o negócio, e a maximização da entrega de valor. Entretanto, a função de Tecnologia da Informação, destacadamente no setor público, possui grande dificuldade em gerenciar adequadamente o seu portfólio de serviços de TI, seja por utilizar-se de uma abordagem tradicional para gestão da TI, totalmente operacional, seja por falta de conhecimento e ferramentas de suporte ao modelo orientado a serviços. Nesse contexto, este artigo apresenta uma proposta de aplicação de código-aberto para auxiliar o processo de Gerenciamento de Portfólio de Serviços, que é a base para um gerenciamento de serviços efetivo. No desenvolvimento da aplicação todos os requisitos foram identificados e detalhados conforme estabelecido no processo documentado pelo framework ITIL 2011. Como parte formal do trabalho, um estudo de caso foi realizado no provedor de serviços de TI (Diretoria de Tecnologia da Informação) do Tribunal de Justiça da Paraíba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Santos, Luciano Costa, Gleisy Regina Bóries Fachin, and Gregorio Varvakis. "Gerenciando processos de serviços em bibliotecas." Ciência da Informação 32, no. 2 (August 2003): 85–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652003000200010.

Full text
Abstract:
À medida que a importância da informação aumenta na sociedade atual, os usuários de serviços informação passam a ser mais exigentes, dando maior destaque à gestão de serviços em bibliotecas. Este artigo apresenta uma técnica de gestão de processos que tem o objetivo de dar suporte à melhoria da qualidade em serviços, em especial os serviços de bibliotecas. A técnica proposta, denominada Servpro, incorpora a filosofia de "foco no usuário" e permite que administradores de bibliotecas visualizem os serviços na perspectiva do usuário. Para comprovar a aplicabilidade da técnica, foi utilizado estudo de caso em uma biblioteca universitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Maravilhas-Lopes, Sérgio Paulo. "A Web 2.0 como ferramenta de análise de tendências e monitorização do ambiente externo e sua relação com a cultura de convergência dos media." Perspectivas em Ciência da Informação 18, no. 1 (March 2013): 126–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362013000100009.

Full text
Abstract:
Analisamos a utilização das ferramentas da Web 2.0 para a monitorização do ambiente externo das organizações, com a consequente obtenção de informação acerca da concorrência e tendências de mercado e a sua relação com a denominada cultura de convergência dos media, incidindo, essencialmente, em dois pontos-chave: a convergência tecnológica e a cultura de convergência, que permitem a todos os membros da organização a recolha de informação relevante para o desempenho das suas funções e do sucesso da organização onde colaboram e a sua partilha com os restantes membros dessa organização, melhorando a comunicação. Na convergência dos media, convém realçar a dimensão do relacionamento entre pessoas e destas com a tecnologia, assim como os benefícios daí resultantes. Atualmente é possível a qualquer membro da organização, não só os especialistas, recolher informação válida para efeitos de monitorização, graças à democratização no acesso às ferramentas designadas Web 2.0. Qualquer pessoa, com um mínimo de formação em tecnologia e análise de mercados, é capaz de proceder a essa tarefa, enriquecendo a visão comum acerca da concorrência. A convergência reside essencialmente nessa troca, na partilha e colaboração, potencializadas pela tecnologia, que promovem a interação entre as pessoas e a construção de um conhecimento mais alargado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Gomes Eirão, Thiago. "Disseminação seletiva da informação: uma abordagem." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 7, no. 1 (August 5, 2009): 20. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v7i1.1972.

Full text
Abstract:
A efetividade na prestação nos serviços oferecidos pelas bibliotecas é produto de um conjunto de fatores humanos, tecnológicos e de planejamento. A adoção de ferramentas que permitam à biblioteca melhorar seus serviços/produtos é a grande preocupação para tais instituições, exatamente neste ponto surgem serviços com a finalidade de atingir cada usuário de forma personalizada e mais eficaz, como por exemplo, a Disseminação Seletiva da Informação (DSI) e a tecnologia Rich Site Summary (RSS). Tais serviços são centrados na necessidade e interesse do usuário, capaz de antecipar e atender efetivamente cada indivíduo de acordo com um perfil de interesse previamente mapeado. Este serviço tende a ser uma alternativa para diminuir os efeitos do caos documental que se anuncia no futuro. AbstractThe effectivity of services offered by libraries is the result of human, technologic and planning factors. The adoption of tools that allow the library to improve its services/products is the main concern of such institutions, in this exact point appear services with the purpose of reaching each user in a personalized and effective way, for instance, Selective Dissemination of Information (SDI) and Rich Site Summary (RSS) technology. These services are focused in the user’s needs and interests, so, capable to anticipate and attend each individual effectively, according to a previously interest profile surveyed. This service tends to be an alternative to reduce the effects of the documental chaos that the future announces.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Rodrigues, Vitor Manuel Costa Pereira. "Transmissão e obtenção de informação em saúde." Ciência & Saúde Coletiva 15, no. 5 (August 2010): 2639–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000500038.

Full text
Abstract:
Ao identificar os benefícios resultantes da aplicação de um programa de informação (constituído por folhetos escritos e acompanhado por informações verbais), quer na mudança de comportamento dos enfermeiros relativamente à transmissão de informações, quer na obtenção das mesmas por parte dos doentes, foi possível desenvolver um conhecimento sistematizado que permitiu clarificar o papel dos enfermeiros no internamento hospitalar. Este estudo teve como objectivos identificar de que forma a aplicação de um programa de informação produz alterações no comportamento dos enfermeiros relativamente à transmissão de informações e verificar a eficácia da introdução de um programa de informação no que diz respeito à obtenção de informações por parte dos doentes. Tratou-se de um estudo quase experimental e as populações que estiveram na base deste estudo são compostas por doentes internados em serviços de medicina e serviços de cirurgia e por enfermeiros que exercem a sua profissão em serviços de medicina e em serviços de cirurgia. A partilha de informação é maior em enfermeiros do grupo submetido a um programa de informação do que em enfermeiros do grupo não submetido ao programa; os doentes do grupo submetido a um programa de informação obtêm mais informações do que os doentes do grupo que não foi submetido ao programa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Siqueira, Rosana Rocha, and Maria Augusta Mundim Vargas. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMBATE AO “GREENWASHING”." Revista Ambivalências 1, no. 1 (August 12, 2013): 53. http://dx.doi.org/10.21665/2318-3888.v1n1p53-64.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo apresentar algumas contribuições normativas de com -bate ao Greenwashing, considerando a necessidade de diálogo com as práticas de educação ambiental, uma vez que os educadores devem estar atentos para ações publicitárias em produtos e serviços que propagam, mas não colaboram verda -deiramente com ações sócio ambientais. Desta forma considera-se greenwashing como uma prática no âmbito da comunicação e marketing que busca “eco-embran -quecer” a imagem pública de produtos, serviços e instituições, com vistas a agregar valores sócio-ambientais destacando-se da concorrência...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Santana, Sérgio Rodrigues de, Carla Daniella Teixeira Girard, Levi Cadmiel Amaral da Costa, Cristiane Marina Teixeira Girard, and Daniel Jackson Estevam da Costa. "Os desafios dos serviços psicológicos mediados pelas TIC no contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-2020." Folha de Rosto 6, no. 1 (April 16, 2020): 59–71. http://dx.doi.org/10.46902/2020n1p59-71.

Full text
Abstract:
No contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-20 os serviços psicológicos mediados pelas Tecnologia da Informação e Comunicação se tornaram essenciais para o equilíbrio da saúde mental da população em distanciamento social, isolamento domiciliar e/ou em quarentena, embora, desafiador ao considerar a ambiguidade da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Estes serviços são atividades clínicas realizadas por psicológicos cadastros nos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia através do e-Psi. O objetivo deste artigo versa na reflexão crítica sobre a tecnologia visualizando os atendimentos psicológicos mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-20 mentalizando a reconfiguração e/ou rompimento de paradigmas/obstáculos a partir de seus usos na Psicologia. O artigo caminha pela abordagem qualitativa, método descritivo-compreensivo-interpretativo e inclinação interdisciplinar de autores como possibilidade de edificação de um novo prisma acerca da construção, acesso e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Psicologia na mediação dos serviços clínicos. O aporte teórico caminha pela área da Ciência da Informação e se apoia nas teorias da Revolução da Tecnologia da Informação e Filosofia da Tecnologia. Quando se considera a relação tecnologia, Psicologia, comportamento humano e serviços clínicos a Psicologia utiliza teorias clássicas na interpretação de novos construtos comportamentais e sociais originados na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Entre 1995 a 2012 na perspectiva histórica-epistémico houve avanços significativos acerca dos estudos teóricos, técnicos e epistêmicos sobre os atendimentos psicológicos mediados pelas Tecnologia da Informação e Comunicação. Contudo, no contexto da contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-20 emergem as necessidades de repensar as reservas, desconfianças e desafios quanto ao uso das tecnologias na psicologia clínica, visualizando os serviços posológicos como atividade efetiva, eficiente, eficaz, de qualidade e de alcance para os grupos sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Pereira, Lucas Falcão, Michael Cabral Melville de Souza Tenório, and Mônica Ximenes Carneiro da Cunha. "Terceirização de sistemas de informação em Maceió: uma visão do provedor de serviços." Revista Brasileira de Administração Científica 4, no. 2 (September 6, 2013): 228–38. http://dx.doi.org/10.6008/ess2179-684x.2013.002.0016.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados iniciais de uma pesquisa sobre o mercado de terceirização de sistemas de informação, em Maceió, que foi realizada com o intuito de conhecer a realidade das empresas prestadoras desses serviços na cidade, especialmente aquelas que desenvolvem sistemas de informação. O artigo inicia com uma breve revisão bibliográfica sobre terceirização. Em seguida apresenta os resultados preliminares das entrevistas com profissionais que estão ou estiveram à frente de entidades responsáveis pela organização de empresas prestadoras de serviços, sejam em arranjos produtivos locais ou associações, bem como com gestores de empresas fornecedoras de serviços de sistemas de informação em Maceió.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Parchen, Charles Emmanuel, and Cinthia O. A. Freitas. "Crise da Informação: A Quem Pertence?" Revista de Direito, Governança e Novas Tecnologias 2, no. 1 (October 21, 2016): 22. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0049/2016.v2i1.787.

Full text
Abstract:
A sociedade contemporânea defronta-se com a imediatidade, fluidez, liquidez e efemeridade das informações veiculadas por meio da Internet e serviços online. Tecnologias como redes sociais e computação em nuvem são analisadas, possibilitando verificar se os dados e informações digitais constituem-se em patrimônio economicamente aferível ao seu originador e espólio passível de ser transmitido e partilhado pelos herdeiros quando do falecimento daquele, especialmente em contraposição às cláusulas contratuais de produtos e serviços online. O artigo é resultado de projeto de pesquisa e segue método dedutivo com caráter explicativo e passando pelas fases de pesquisa exploratória e descritiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Santos, Gildenir Carolino, and Danielle Thiago Ferreira. "Editorial: Aperfeiçoamento nos serviços, gestão e métodos bibliométricos." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 13, no. 3 (September 25, 2015): 464. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v13i3.8640641.

Full text
Abstract:
Aqui iremos falar do aperfeiçoamento desses serviços dignamente voltados para os direitos humanos dos usuários, um paralelo com a informação e as leis de Ranganathan, Moody e Walsh para o nosso cotidiano; falar das competências que se deve ter para gestar a informação, bem como gestar projetos, praticar a inovação aplicada às indústrias e apoiar a produção científica com normas e procedimentos. Além disso, falaremos um pouco da estruturação de dados e metadados, como a aplicação e utilização de software para a gestão de acervos diferenciados. Enfim, teremos por meio da RDBCI, um canal de informação que borbulham ideias e experiências de pesquisadores, profissionais e alunos nas diversas áreas do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Hübner, Marcielly, Mariana Emídio Oliveira Ribeiro, Anna Ariane Araújo de Lavor, and Antônio Carlos Alves da Silva. "Os 7 Ps como Ferramenta para aumentar a lucratividade." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 11, no. 38 (November 30, 2017): 1–15. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v11i38.865.

Full text
Abstract:
Com o crescimento do setor de serviços, o marketing tem se tornado uma ferramenta muito importante para os profissionais dessa área. Neste artigo procurou-se demonstrar a importância da aplicação do Marketing no setor de serviços, com foco nos 7 Ps do composto de marketing de serviços, como estratégia para garantir o sucesso de novas prestadoras, e para melhorar a prestação de serviços de empresas que estão no mercado há algum tempo. Utilizou-se de revisão de literatura para comprovar a importância dessa estratégia de marketing no setor de serviços, através de citações retiradas de livros e artigos de quem estuda e dedica-se a esta área. Verificou-se que existe a necessidade de uma propagação do marketing no setor, devido os empresários acreditarem que o marketing é apenas para produtos, e devido à alta concorrência, para que haja uma maior competição no mercado, e que com a correta aplicação da estratégia, gere maior satisfação nos clientes, com entrega de serviços de maior qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Schweitzer, Fernanda, Joana Carla Felício, Patrícia Régis Da Silva, and Flávia Da Silva De Souza. "ANÁLISE DOS SERVIÇOS DE REFERÊNCIA VIRTUAIS “RESEARCH HELP NOW” E “ASKAWAY”." PontodeAcesso 1, no. 2 (December 14, 2007): 37. http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v1i2.1563.

Full text
Abstract:
Discorre sobre serviços de referência virtuais. Aponta algumas características dos serviços de referência virtuais “Research Help Now” e “Askaway”. Analisa e compara estes serviços utilizando como parâmetros os critérios de qualidade para avaliação de fontes de informação na Internet, propostos por Tomaél et al. (2001). Evidencia o papel do profissional bibliotecário nesta atividade. Conclui que cada vez mais o profissional da informação deve estar preparado para executar sua função em novos ambientes de trabalho, com novas ferramentas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ramos e Côrte et al., Adelaide. "Os serviços de informação documental do Poder Executivo." Revista do Serviço Público 45, no. 3 (April 8, 2015): 169–77. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v45i3.848.

Full text
Abstract:
Retrata a situação do setor de documentação, responsável pela preservação da memória institucional e difusão dos conhecimentos produzidos no processo de gestão pública frente às recentes reformas administrativas. A tarefa que ora se coloca para a administração pública consiste, praticamente, em construir um novo setor de informação documental no poder Executivo, garantindo, assim, preceito constitucional de facilitar o acesso à informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Enei, José Virgilio Lopes. "Serviço público pode ser prestado em ambiente de concorrência ou pressupõe um regime de privilégio ou exclusividade?" RDAI | Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura 1, no. 2 (September 30, 2017): 229–49. http://dx.doi.org/10.48143/rdai/02.jvle.

Full text
Abstract:
A noção de serviço público teve suas bases conceituais formatadas sobretudo pelo trabalho da doutrina e da jurisprudência francesas, em meados do século XIX. Entretanto, com o passar do tempo, o instituto do serviço público evoluiu para se adaptar às novas demandas sociais. No Brasil, especialmente após um programa de Reforma do Estado, iniciado nos anos 1990, o regime de prestação dos serviços públicos sofreu grandes modificações. O recuo do modelo de Estado-Empresário e a ampliação dos modelos de articulação entre o Poder Público e os particulares ensejaram a possibilidade de determinados serviços públicos serem prestados em ambiente de concorrência, embora tal noção ainda seja questionada por determinados setores da doutrina. O presente artigo se propõe a discutir justamente essa possibilidade e os eventuais benefícios dessa prestação concorrencial de serviços públicos; ou, se remanesce a concepção de que a prestação dos serviços públicos pressupõe um regime necessário de privilégio e exclusividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Lara, Marilda Lopes Ginez de, and Vivaldo Luiz Conti. "Disseminação da informação e usuários." São Paulo em Perspectiva 17, no. 3-4 (December 2003): 26–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-88392003000300004.

Full text
Abstract:
A disseminação é analisada segundo a perspectiva da transferência de informação em face à reconfiguração da idéia de cidadão e cidadania. Contextualiza a discussão focando o universo das informações estatísticas e mostra as ações, serviços e produtos do Seade nessa direção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Salman, Jamili El Akchar, and Jorge Shiguemitsu Fujita. "INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS BASEADAS NA ECONOMIA COLABORATIVA OU ECONOMIA COMPARTILHADA E A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: O CASO UBER." Revista de Direito, Economia e Desenvolvimento Sustentável 4, no. 1 (August 20, 2018): 92. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0057/2018.v4i1.4243.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda aspectos jurídicos das inovações tecnológicas baseadas em economia compartilhada, que têm rompido com modelos de negócio tradicionais, democratizado o acesso aos bens e serviços e fomentado a economia. Porém, tem gerado diversos conflitos sociais e desafios ao Direito, como é o caso da UBER, plataforma tecnológica que aproxima prestadores de serviços de transporte aos demandantes, usuários (peer-to-peer). Taxistas alegam inconstitucionalidade e ilegalidade do serviço, apesar de nossa Constituição defender a livre iniciativa, a livre concorrência e a busca do pleno emprego. A pacificação social somente foi alcançada através da regulamentação do transporte remunerado privado individual de passageiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography