Academic literature on the topic 'Condição de Marshall-Lerner'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Condição de Marshall-Lerner.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Condição de Marshall-Lerner"

1

Arruda, Elano Ferreira, and Gabriel Martins. "Taxa de câmbio e exportações líquidas: uma análise para os estados brasileiros." Nova Economia 30, no. 1 (January 2020): 111–42. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/4180.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo analisa os impactos de curto e de longo prazo das desvalorizações cambiais sobre as exportações líquidas totais, de básicos e de industrializados para um painel de estados brasileiros a partir da aplicação de modelos Panel Vector Autoregression (PVAR), para testar a ocorrência do fenômeno da curva J, e do Panel Dynamic Ordinary Least Squares (PDOLS), para investigar a validade da condição de Marshall-Lerner. Em todos os modelos considerados a resposta das exportações líquidas dos estados brasileiros a uma depreciação cambial se mostra positiva, validando, portanto, a condição de Marshall-Lerner. Essa resposta é maior para os bens industrializados. Como previsto pela teoria, a renda doméstica apresenta impacto negativo e estatisticamente robusto sobre o saldo comercial, enquanto a renda externa apresenta repercussão positiva. Os resultados indicam a ocorrência da curva J para os totais e os industrializados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Scalco, Paulo Roberto, Henrique Duarte Carvalho, and Antonio Carvalho Campos. "Choques na taxa de câmbio real e o saldo da balança comercial agropecuária brasileira: evidências da Curva J entre 1994 e 2007." Revista de Economia e Sociologia Rural 50, no. 4 (December 2012): 595–610. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032012000400001.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos de curto e longo prazo de choques na taxa de câmbio real sobre o saldo da balança comercial agropecuária brasileira, após a implantação do Plano Real. O procedimento metodológico empregado foi a análise multivariada descrita em Johansen (1991). Os resultados indicam que existem duas relações de longo prazo entre o saldo da balança comercial agrícola e renda doméstica com relação à renda do estrangeiro e à taxa de câmbio real. Verificou-se que, no longo prazo, um aumento de 1% da taxa de câmbio e na renda externa leva à expansão de 2,04% e 1,95%, respectivamente, no saldo da balança comercial. Esse resultado é consistente com a condição de Marshall-Lerner, que afirma: no longo prazo, o efeito volume deve superar o efeito preço, aumentando, assim, o saldo da balança comercial. Entretanto, no curto prazo, rejeita-se a hipótese de existência da Curva J.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Machoski, Eduarda, Carlos Eduardo Caldarelli, and Marcia Regina Gabardo da Camara. "VARIAÇÕES CAMBIAIS E BALANÇA COMERCIAL NO BRASIL: UM EXAME DA CONDIÇÃO DE MARSHALL-LERNER." Revista Econômica 21, no. 1 (September 12, 2019). http://dx.doi.org/10.22409/economica.0i0.p302.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo investigar a validade da Condição de Marshall-Lerner – CML – e a existência do fenômeno de Curva-J para a balança comercial brasileira, desagregada por categoria de uso, para o período de 2000 a 2013. Foram utilizadas ferramentas de econometria de séries temporais – modelos VAR/VEC. Os resultados encontrados reforçam que choques cambiais são mais efetivos para os segmentos de bens de capital e de bens intermediários e matérias-primas, respectivamente. A Condição de Marshall-Lerner foi verificada para três das quatro categorias de uso estudadas, porém, no que se refere à Curva-J, o fenômeno não foi verificado em nenhuma destas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Condição de Marshall-Lerner"

1

Moura, Guilherme Valle. "Condição de Marshall-Lerner e quebra estrutural na economia brasileira." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2005. http://hdl.handle.net/10183/7827.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo analisar empiricamente a desempenho da balança comercial brasileira em resposta a depreciações cambiais no período entre janeiro de 1990 e dezembro de 2003. A condição de Bickerdike-Robinson- Metzler, bem como a de Marshall-Lerner afirmam que existe uma relação positiva entre estas variáveis. Porém, os trabalhos empíricos sobre o assunto têm obtido resultados divergentes, principalmente no que se refere à resposta de curto prazo. Vários autores estimam uma relação negativa entre a balança comercial e o câmbio no curto prazo, confirmando a hipótese da curva J. Utilizamos a metodologia MSVECM (Markov-switching vector error correction model) para capturar os vários choques e mudanças ocorridos na economia brasileira. Concluímos que nos períodos de maior volatilidade, a resposta da balança comercial é menor. Porém, as condições de Bickerdike-Robinson-Metzler e de Marshall-Lerner são válidas para a economia brasileira no período analisado, independentemente do regime em vigor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Machoski, Eduarda. "Variações cambiais e balança comercial no Brasil : um exame da condição de Marshall-Lerner." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Estudos Sociais Aplicados. Programa de Pós-Graduação em Economia Regional, 2016. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000204549.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo investigar a validade da Condição de Marshall-Lerner (CML) e a existência do fenômeno de Curva-J para a balança comercial brasileira desagregada por categoria de uso, para o período de 2000 a 2013. O recorte temporal contempla oscilação cambial e maior abertura econômica pela via comercial, o que justifica a escolha. Para a presente análise, foi desenvolvido um modelo econométrico para cada categoria de uso, com base na literatura nacional e internacional sobre o assunto. Fez-se uso da Análise de Regressão Vetorial (VAR) e da Análise de Regressão Vetorial Estrutural (SVAR). Ademais, utilizou-se o teste de Cointegração de Johansen, a fim de verificar a existência de relações de longo prazo entre as balanças comerciais e a taxa de câmbio nominal. Para as categorias cointegradas, o Modelo de Correção de Erros (VECM) foi estimado. Quatro categorias de bens foram analisadas: bens de capital, bens de consumo durável, bens de consumo não durável e bens intermediários e matérias primas. Os resultados são expressos a partir de matrizes de relações contemporâneas e das funções impulso-respostas das balanças comerciais em relação a choques contemporâneos no câmbio. Os resultados encontrados reforçam que os choques cambiais são mais efetivos para os segmentos de bens de capital e de bens intermediários e matérias primas, respectivamente. A Condição de Marshall-Lerner foi verificada para três das quatro categorias de uso estudadas, porém, no que se refere à Curva-J, o fenômeno não foi verificado em nenhuma destas.
This paper aims to investigate the validity of the Marshall-Lerner Condition (CML) and the existence of the J-curve phenomenon for the Brazilian trade balance broken down by category of use, from 2000 to 2013. The time frame includes exchange variation and greater economic openness by trade route, which justifies the choice. For this analysis, an econometric model was developed for each category of use, based on national and international literature on the subject. The methodologies Vector Regression Analysis (VAR) and Structural Vector Regression Analysis (SVAR) were used. In addition, we used the Cointegration Johansen test in order to verify the existence of long-term relationships between the trade balances and the nominal exchange rate. For cointegrated categories, Vector and Correction Model (VECM) were estimated. Four categories of goods were analyzed: capital goods, consumer durables, consumer non-durable goods and intermediate goods and raw materials. Results are expressed as arrays of contemporary relationships and impulse-response functions of trade balances in relation to contemporaneous shocks in exchange. The results reinforce that exchange rate shocks are most effective for the segments of capital goods and intermediate goods and raw materials, respectively. The Marshall-Lerner condition was observed for three of the four categories studied, however, in respect to the J-curve, the phenomenon was not observed in any of these.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alencar, José Jonhson Alves. "Análise da condição de Marshall-Lerner e da curva J por categorias de uso no Brasil." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2014. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9621.

Full text
Abstract:
ALENCAR, José Jonhson Alves. Análise da condição de Marshall-Lerner e da curva J por categorias de uso no Brasil. 2014. 32f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2014.
Submitted by Mônica Correia Aquino (monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2014-10-31T14:45:32Z No. of bitstreams: 1 2014_dissert_jjaalencar.pdf: 652702 bytes, checksum: 8bb176af0f63b9857c43d9e9b84293b5 (MD5)
Approved for entry into archive by Mônica Correia Aquino(monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2014-10-31T14:45:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_dissert_jjaalencar.pdf: 652702 bytes, checksum: 8bb176af0f63b9857c43d9e9b84293b5 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-10-31T14:45:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_dissert_jjaalencar.pdf: 652702 bytes, checksum: 8bb176af0f63b9857c43d9e9b84293b5 (MD5) Previous issue date: 2014
The aim of this work is investigate the presence of Marshal-Lerner condition (CML) and the J curve for categories of use of goods and services. To do this, will be used two methodologies: a Johansen’s cointegration test, to analyze the long run effects, and an Impulse Response Function, to obtain the short run impacts. The novelty of this work is the concern with sectorial analyses of trade balance and their impacts due changes in exchange rates. Four categories will be studied: durable goods, non-durable goods, intermediate goods and capital goods. The results appointed that the CML is accepted for all goods. About the J curve, only durable and non-durable goods showed adjustment problems.
Este trabalho tem o objetivo de investigar a presença da condição de Marshall-Lerner (CML) e da curva J para as categorias de uso dos bens e serviços. Para tanto, foi realizado um teste de cointegração de Johansen com fito de verificar a existência de relações de longo prazo positivas sobre a balança comercial desses bens na presença de uma desvalorização cambial. Para a curva J, foi estimado as funções impulso resposta e se valeu das relações de curto prazo entre as variáveis. A grande novidade deste trabalho está na consideração de impactos setoriais sobre a balança comercial devido a variações na taxa de câmbio real regional. Quatro categorias de bens foram analisadas segundo sua utilização: bens de consumo durável, bens de consumo não durável, bens intermediários e bens de capital. Dos resultados, foi constatado que a CML é válida para todos os tipos de bens. E a curva J é verificada para bens de consumo durável e não durável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nascimento, Gabriel Martins do. "Taxa de câmbio e exportações líquidas: Uma análise para os Estados Brasileiros." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2017. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25998.

Full text
Abstract:
NASCIMENTO, Gabriel Martins do. Taxa de Câmbio e Exportações Líquidas: Uma Análise para os Estados Brasileiros / Gabriel Martins do Nascimento. – 2017. 41 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Economia, Fortaleza, 2017.
Submitted by Mônica Correia Aquino (monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2017-09-21T20:05:49Z No. of bitstreams: 1 2017_dis_gmnascimento.pdf: 788577 bytes, checksum: 370860c1032eb009a812c5c0a27168fb (MD5)
Approved for entry into archive by Mônica Correia Aquino (monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2017-09-21T20:06:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_dis_gmnascimento.pdf: 788577 bytes, checksum: 370860c1032eb009a812c5c0a27168fb (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-21T20:06:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_dis_gmnascimento.pdf: 788577 bytes, checksum: 370860c1032eb009a812c5c0a27168fb (MD5) Previous issue date: 2017
This paper analyses the short and long run effects of exchange rate devaluation on the net exports, in the total balance, as well as in the balances of basics and industrial goods for a panel of Brazilian states, making use of Panel Vector Autoregression (PVAR) models and Panel Dynamic Ordinary Least Squares (PDOLS) estimators. The first technique is used to investigate the existence of the J curve phenomenon, and the latter, the validity of Marshall-Lerner condition. In all cases, the response of the net exports from that states after an exchange rate devaluation is shown to be positive, thus confirming the Marshall-Lerner condition. This response is greater for trade balance of basic goods. As described by the theoretical model, domestic income presents a negative and statistically robust impact in all net exports considered, while foreign income presents a positive effect. The results still show evidence of the J curve for the total and industrialized goods.
O estudo analisa os impactos de curto e de longo prazo das desvalorizações cambiais sobre as exportações líquidas totais, de básicos e de industrializados para um painel de estados brasileiros a partir da aplicação de modelos Panel Vector Autoregression (PVAR), para testar a ocorrência do fenômeno da curva J, e do Panel Dynamic Ordinary Least Squares (PDOLS), para investigar a validade da condição de Marshall-Lerner. Em todos os modelos considerados, a reposta das exportações líquidas dos estados brasileiros a uma depreciação cambial se mostra positiva, validando, portanto, a condição de Marshall-Lerner. Essa resposta é maior para os bens básicos. Como previsto pela teoria, a renda doméstica apresenta impacto negativo e estatisticamente robusto sobre o saldo comercial, enquanto que a renda externa apresenta repercussão positiva. Os resultados indicam a ocorrência da curva J para os totais e industrializados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alencar, Josà Jonhson Alves. "Analysis of the Marshall-Lerner condition and J-curve by use categories in Brazil." Universidade Federal do CearÃ, 2014. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11455.

Full text
Abstract:
nÃo hÃ
The aim of this work is investigate the presence of Marshal-Lerner condition (CML) and the J curve for categories of use of goods and services. To do this, will be used two methodologies: a Johansenâs cointegration test, to analyze the long run effects, and an Impulse Response Function, to obtain the short run impacts. The novelty of this work is the concern with sectorial analyses of trade balance and their impacts due changes in exchange rates. Four categories will be studied: durable goods, non-durable goods, intermediate goods and capital goods. The results appointed that the CML is accepted for all goods. About the J curve, only durable and non-durable goods showed adjustment problems.
Este trabalho tem o objetivo de investigar a presenÃa da condiÃÃo de Marshall-Lerner (CML) e da curva J para as categorias de uso dos bens e serviÃos. Para tanto, foi realizado um teste de cointegraÃÃo de Johansen com fito de verificar a existÃncia de relaÃÃes de longo prazo positivas sobre a balanÃa comercial desses bens na presenÃa de uma desvalorizaÃÃo cambial. Para a curva J, foi estimado as funÃÃes impulso resposta e se valeu das relaÃÃes de curto prazo entre as variÃveis. A grande novidade deste trabalho està na consideraÃÃo de impactos setoriais sobre a balanÃa comercial devido a variaÃÃes na taxa de cÃmbio real regional. Quatro categorias de bens foram analisadas segundo sua utilizaÃÃo: bens de consumo durÃvel, bens de consumo nÃo durÃvel, bens intermediÃrios e bens de capital. Dos resultados, foi constatado que a CML à vÃlida para todos os tipos de bens. E a curva J à verificada para bens de consumo durÃvel e nÃo durÃvel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography