Academic literature on the topic 'Conhecimento empírico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Conhecimento empírico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Conhecimento empírico"

1

Gonzalez, Rodrigo Valio Dominguez, and Tatiana Massaroli de Melo. "Inovação por exploração e explotação do conhecimento: um estudo empírico do setor automobilístico." Gestão & Produção 25, no. 1 (November 13, 2017): 1–15. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x3899-17.

Full text
Abstract:
Resumo Diante de ambiente dinâmico, como é o caso do setor automobilístico, alvo deste estudo, as organizações são desafiadas a estabelecer flexibilidade estratégica, conquistada por meio de inovações, que exigem a exploração e explotação do conhecimento. Estudos prévios apontam que a combinação de exploração e explotação do conhecimento é a estratégia ideal para inovação, pois a organização acessará novas tecnologias por meio da exploração de novos conhecimentos e refinará e aperfeiçoará a tecnologia dominante por meio da explotação do conhecimento primário. Grande parte dos estudos sobre o tema foca suas contribuições em analisar o impacto das iniciativas de gestão do conhecimento e da exploração e explotação do conhecimento sobre o desempenho inovativo e financeiro da firma; entretanto, percebem-se poucos estudos que investigam os fatores organizacionais que sustentam os processos de exploração e explotação do conhecimento. Os resultados da pesquisa mostram que os processos de exploração e explotação do conhecimento são impactados de forma distinta por cinco fatores contextuais, considerados nesta pesquisa: gestão de recursos humanos, liderança colaborativa, cultura de aprendizagem, autonomia e sistemas de tecnologia de informação (TI). Enquanto exploração é mais impactada por cultura de aprendizagem, autonomia e sistemas de TI, explotação está mais relacionada com liderança colaborativa e cultura de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bauab, Fabrício Pedroso. "(RE) SIGNIFICAÇÕES DO EMPÍRICO NO DECORRER DA HISTÓRIA DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: UM DIÁLOGO EM TRÊS MOMENTOS." Boletim de Geografia 38, no. 1 (September 29, 2020): 73–90. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v38i1.42887.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata da história e da epistemologia da Geografia - apesar da interdisciplinaridade inerente ao seu conteúdo -, mais especificamente do significado do saber empírico ao longo do tempo para o conhecimento geográfico. Para tanto, estruturamos o texto em três momentos, que são comparados e enredados. O primeiro abrange o período medieval e sua predileção pelo elemento textual e apologético, embasados em premissas basilares do cristianismo. Aqui, ao elemento empírico são sobrepostos conteúdos textuais de diferentes épocas, objetivando equiparar a grafia do mundo a elementos religiosos. O segundo momento refere-se ao período conhecido como Grandes Navegações. Nele, novas gentes e terras são desveladas pela Europa – principalmente por espanhóis e portugueses - que, pelas evidências empíricas das novas paragens, viu-se obrigada a pôr em questionamento algumas verdades da tradição medieval fortemente presentes nos séculos XV e XVI. Por fim trataremos da viagem de Alexander von Humboldt à América Espanhola (1769-1859). Aqui, o sábio prussiano vai (re) significar o empírico mediante uma complexa simbiose entre procedimentos científicos convencionais, elementos do Romantismo Alemão, bem como do aporte pretensamente científico de Johann Wolgang von Goethe (1749-1832). Cabe mencionar que o artigo tem como premissa basilar a relação intrínseca entre o tipo de relevância dado ao empírico e a conjuntura histórica em que tal relevância ganha contornos próprios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Soares, Susel Tais, Marcela Marques, and Leandro Carbo. "A desconexão do conhecimento químico com o conhecimento pedagógico para o ensino de Química." Research, Society and Development 10, no. 14 (November 1, 2021): e286101421743. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.21743.

Full text
Abstract:
A literatura aponta a falta de conhecimento pedagógico por parte de professores que possuem bom domínio do conteúdo como uma das grandes problemáticas no ensino de Química. No entanto a abordagem deste aspecto se baseia principalmente em impressões pessoais dos atores das pesquisas. Para que uma pesquisa constate de modo mais empírico esta desconexão entre o conteúdo e a didática no ensino da Química faz-se necessário que os conhecimentos mobilizados durante a prática docente sejam evidenciados, descritos e identificados como conhecimentos Químicos ou Pedagógicos. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi averiguar a hipótese apresentada na literatura sobre a falta de conexão do Conhecimento Químico com o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, utilizando o modelo Conhecimento Especializado de Professores de Química analisando episódios de ensino, seguido de tratamento matemático dos dados. Conforme apontado na literatura, tal desconexão entre os conhecimentos foi comprovada, através da discrepância significativa entre estes conhecimentos evidenciados em episódios de ensino de química.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Seneda, Marcos César. "Conhecimento histórico e conhecimento racional." Estudos Kantianos [EK] 6, no. 2 (January 29, 2019): 37–44. http://dx.doi.org/10.36311/2318-0501.2018.v6n2.09.p37.

Full text
Abstract:
Conquanto seja utilizada somente no terceiro capítulo da Doutrina Transcendental do Método, designado “A arquitetônica da razão pura”, a distinção entre conhecimento histórico e conhecimento racional é um topos básico das Lógicas de Kant, marcando a diacronia de suas reflexões metafísicas. No percurso aqui proposto para esclarecer essas duas noções, remontamos a Christian Wolff. Para situar a posição epistemológica da Filosofia, no Discurso preliminar sobre a filosofia em geral, Wolff explicita a diferença entre os conhecimentos histórico, filosófico e matemático, na tentativa de alocar toda a aquisição do nosso conhecimento no interior dessa tripartição. Kant acolhe essa divisão tripartite, mas vai reduzi-la à oposição entre conhecimento histórico e conhecimento racional, equacionando o conhecimento empírico com o histórico, e situando filosofia e matemática no interior do último modo de conhecimento. Procurou-se aqui mostrar que essas duas noções decisivas e contrapostas são conversíveis entre si, articulando-se no interior daquilo que Kant denomina uma arquitetônica. Mediante essa distinção, Kant procura um princípio metodológico de unificação, opondo as noções de agregação e subordinação, que darão origem às noções de agregado e sistema. Sendo ciência sistemática, a filosofia é projetada no vértice da disposição racional de todas as ciências, guardando consigo a responsabilidade de abrigar a meta final de todo o uso da razão humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Queiroz, Radames Assis, Aluísio Vasconcelos de Carvalho, and Luís Fernando Albarello Gellen. "Relação do conhecimento empírico com os bioativos presentes em Connarus suberosus Planch. (Connaraceae)." Revista Fitos 15, no. 4 (December 17, 2021): 474–81. http://dx.doi.org/10.32712/2446-4775.2021.1098.

Full text
Abstract:
O estudo e caracterização dos grupos químicos presentes nos mais diversos vegetais é de grande valia para a comunidade científica, sendo que, através destas pesquisas comprova-se a eficácia dos tratamentos utilizados na medicina popular que, por sua vez, utiliza chás, garrafadas, xaropes e tinturas para tratar as mais diversas enfermidades que acometem o ser humano. O objetivo desse estudo foi realizar a caracterização fitoquímica do Pau de Brinco (Connarus suberosus Planch. (Connaraceae)) e compará-la com os conhecimentos empíricos para os quais são aplicados os tratamentos. Foram realizados testes fitoquímicos para os bioativos saponinas e leucoantocianinas que, por vez, têm a capacidade de comprovar a eficácia dos tratamentos que utilizam a espécie como medicamento. Foram realizadas as investigações fitoquímica e atividade antioxidante através da pesquisa qualitativa dos bioativos presentes nas suas entrecascas e da técnica de 1,1difenil-2-picrilhidrazil (DPPH), as informações quanto ao conhecimento empírico foram obtidas no livro de Garrafadas pertencente a uma das moradoras do município de Goiatins - TO que possui informações como preparo e indicações de tratamento a partir da planta pau de brinco (Connarus suberosus Planch. (Connaraceae)). Através dos estudos fitoquímicos pode-se comprovar que a planta é capaz de exercer funções que são descritas no conhecimento popular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Madureira, Valéria Silvana Faganello. "Os saberes da enfermagem." Revista Brasileira de Enfermagem 57, no. 3 (June 2004): 357–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672004000300021.

Full text
Abstract:
Trata-se de uma revisão de literatura sobre os conhecimentos da enfermagem, que toma como eixo principal a classificação dos os quatro padrões de conhecimento identificados e propostos por Carper: empírico, ético, estético e pessoal. O material de pesquisa foi composto por artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas últimas duas décadas do século vinte. A análise aponta na direção de uma ampliação dos padrões de conhecimento com inclusão de outros três, além dos propostos inicialmente: sócio-político, histórico e o desconhecer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Francisco, Alyson Bueno. "A restauração do conhecimento geológico e geomorfológico: reflexões epistemológicas." Boletim Campineiro de Geografia 7, no. 2 (December 31, 2017): 429–39. http://dx.doi.org/10.54446/bcg.v7i2.341.

Full text
Abstract:
Este artigo visa apresentar uma revisão sobre a história epistemológica da Geologia e das concepções de Davis na Geomorfologia, tendo como embasamento a filosofia de Francis Bacon. Durante sua sistematização, a Geologia esteve dependente de concepções teóricas relacionadas à mitologia greco-romana e aos dogmas cristãos. Entretanto, com a realização dos trabalhos de campo, os geólogos passaram a questionar estas teorias dedutivas e intuitivas para garantir a cientificidade da Geologia. Partindo da importância do resgate empírico a partir da investigação científica pelos fatos particulares, idealizada por Bacon, busca-se o questionamento das dependências teóricas na Geologia e na Geomorfologia e propõe-se a necessidade de prática empírica e experimental com os exemplos da Geologia de Engenharia e do planejamento ambiental na Geomorfologia. O diálogo entre as ciências a partir de experiências de campo é fundamental na restauração das Geociências, diante do atual cenário de busca pela recuperação ambiental e pelo diagnóstico das condições ambientais para orientar as políticas pelo conhecimento científico aprimorado com o avanço das geotecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rusin, Tiago, Luiz Fernando Silva Pinto, Luiz Medeiros de Araujo Neto, Vívian Aline Carolino, and Gisela Demo. "UMA AVALIAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES EM LEALDADE DO CONSUMIDOR EM PERIÓDICOS BRASILEIROS." Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI 3, no. 2 (December 4, 2016): 110. http://dx.doi.org/10.26694/2358.1735.2016.v3ed24619.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta uma síntese da literatura e uma análise bilbiométrica da produção nacional do campo de conhecimento constituído pelo conceito de lealdade ou fidelidade do consumidor, estudado nos últimos cinco anos relevantes à área da administração. No total foram encontrados 42 artigos que atenderam aos critérios de busca em 27 revistas selecionadas. Os artigos foram tabulados e analisados de acordo com as seguintes categorias: nome do artigo, autores, qualis, ano de publicação, instituições participantes, enquadramento (teórico ou teórico-empírico), e, quando enquadrado como teórico-empírico: natureza do estudo, setor da economia, ramo de atuação, instrumentos de coleta de dados e técnicas de análise de dados. Verificou-se que existe uma predominância de pesquisas teórico-empíricas de natureza quantitativa sobre o tema. Os resultados permitiram identificar a crescente demanda de conhecimento sobre o tema da lealdade do consumidor, bem como lacunas na literatura que subsidiaram a proposição de uma agenda de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sobanski, Adriane, and Rita De Cássia Santos. "EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES, ENSINO DE HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO." História Revista 23, no. 2 (March 9, 2019): 53–67. http://dx.doi.org/10.5216/hr.v23i2.52719.

Full text
Abstract:
Discute teoricamente o papel do professor e de como ele utiliza o seu conhecimento do passado para se desenvolver enquanto professor – pesquisador. Apresenta discussões teóricas, a partir de aportes bibliográficos e empíricos sobre o desenvolvimento do professor pesquisador e do papel da sua experiência e do passado. Debate a formação deste profissional e como a perspectiva da Educação Histórica auxilia o desenvolvimento da consciência histórica de alunos, tendo como ponto de partida o reconhecimento de que o professor e suas experiências estão intrinsicamente ligados a um trabalho pedagógico bem desenvolvido. Apresenta resultado de trabalho empírico junto a professores da rede estadual de ensino do Paraná. Está ancorado, teoricamente, nas discussões apresentadas por Schmidt (2015), Barca (2012), Rüsen (2001, 2007 e 2012), Peter Seixas (1994, 1998) e Lowenthal (1989, 1998).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Maíra Batistoni e., and Sílvia Luzia Frateschi Trivelato. "A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO E EMPÍRICO NA PRODUÇÃO DE EXPLICAÇÕES E ARGUMENTOS NUMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA DE BIOLOGIA." Investigações em Ensino de Ciências 22, no. 2 (August 17, 2017): 139. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p139.

Full text
Abstract:
Pautando-nos na ideia da Alfabetização Científica como um propósito do Ensino de Ciências e nas recentes proposições de que para alcançá-la devemos favorecer o engajamento dos estudantes em práticas da cultura científica, este trabalho pretende analisar a produção de explicações e argumentos numa atividade didática baseada em investigação a fim de caracterizar a mobilização pelos estudantes do conhecimento teórico e empírico ao se engajarem nessas práticas. Analisando os relatórios científicos elaborados pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio ao final da atividade investigativa sobre dinâmica populacional, evidenciamos a importância do conhecimento empírico referente ao contexto de investigação como repertório para a construção de explicações, especialmente quando os estudantes lidavam com dados anômalos ao modelo explicativo já conhecido. Esse conhecimento também se revelou importante para a produção de argumentos válidos, visto que a maior parte das justificativas empreendidas foi de natureza empírica, independente se os dados estavam ou não de acordo com o modelo explicativo já conhecido. Esses resultados reforçam a importância da participação dos estudantes em atividades investigativas, como já defendido por diferentes autores desta área de pesquisa, como também indicam que a prática de investigação propiciou o engajamento em práticas epistêmicas, pois o conhecimento sobre as condições experimentais e os procedimentos de coleta de dados forneceu repertório para a produção de explicações e argumentos. Por fim, discutimos a relevância desta pesquisa para o campo do Ensino de Biologia, buscando defender a promoção de atividades investigativas com enfoque experimental como possibilidade de integrar objetivos conceituais e epistêmicos e ultrapassar as dificuldades geradas pelas especificidades desta área do conhecimento em relação às demais disciplinas do campo das Ciências da Natureza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Conhecimento empírico"

1

Machado, Thiago Felipe Von Fruhauf. "A (RE) significação do conhecimento empírico na constituição da modernidade." Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2018. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3969.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabielle Cheuczuk (fabielle.cheuczuk@unioeste.br) on 2018-10-10T13:35:46Z No. of bitstreams: 2 dissertação thiago f.v. f.m..pdf: 4702304 bytes, checksum: 0d85c481a1d38e7035f19efbaee054c6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-10-10T13:35:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 dissertação thiago f.v. f.m..pdf: 4702304 bytes, checksum: 0d85c481a1d38e7035f19efbaee054c6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-07-13
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The research referred here aims to identify and re-signify empirical knowledge. Therfore, significance and re-signification of empirical knowledge. Therefore, it was necessary to investigate the historical processes involving the relevant transformations to the empirical knowledge. It was necessary to recognize and read elements from several areas of knowledge. In this regard, after dealing with empirical knowledge in the Middle Ages, it was followed by empirical knowledge in the face of a gradual paradigmatic transformation, referring to the period of the Discoveries. With the presented elements, two interfaces are exposed that represents a period of changes that culminate in intellectual transformations and a resignification of the empirical. It is against this background that aspects that make up the theoretical, social, philosophical, geographic and economic fields of different periods. They were listed aspirations and productions of the Middle Ages, as well as of the time of the Discoveries, were necessary to understand the meaning and resignification of the empirical in their respective historical moments. The Middle Ages allows us to notice elements such as intertextuality and analogy. By these precepts, are established points for the understanding of the world. It is necessary to unfold such precepts and to understand how they were able to give meaning to the empirical. In this way it is possible to understand empirical knowledge itself in this period. And it is in this unfolding of history that we begin to understand that if there was a re-signification of the empirical in Modernity, it is certainly necessary to know what it meant previously. It is only through this movement that research has its follow-up. If there is a transformation between a signification in one period and a redetermination in another, there must be an explanation for such a transformation. In this sense, the research traverses the path of the Discoveries, which was involved between one time and another. Precisely, at the moment that Discovery happen, there is an effervescence of the Renaissance. Thereout the possibility of recognizing how the Discoveries were able to give new contours to empirical knowledge. Therefore, it is essential to demonstrate what these discoveries have been and what they meant. Through this necessity, the meaning of Discovery is conceptually demonstrated, its impacts, which also lead to the construction of another way of thinking the world, understanding the different as alterity. For the construction of the hypotheses, the arguments and theories were used documents and scientific literature that made possible to understand the presented research object.
A pesquisa aqui referida tem como objetivo reconhecer a significação e ressignificação do conhecimento empírico. Para tanto, foi necessário averiguar os processos históricos, envolvendo as transformações relevantes ao conhecimento empírico. Para isso, foi necessário reconhecer e ler elementos de diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, após tratar do conhecimento empírico na Idade Média, seguiu-se tratando do conhecimento empírico diante de uma transformação paradigmática gradual, referindo-se à época dos Descobrimentos. Com os elementos apresentados, ficam expostas duas interfaces que representam um período de mudanças, os quais culminam em transformações intelectuais e, em consequência, uma ressignificação do empírico. É frente a este contexto que são apresentados aspectos que compõe o campo teórico, social, filosófico, geográfico e econômico de distintos períodos. Também foram elencadas aspirações e produções da Idade Média, bem como da época dos Descobrimentos, necessárias à compreensão da significação e ressignificação do empírico em seus respectivos momentos históricos. Referindo-se à Idade Média estão ressaltados elementos como a Intertextualidade e analogia. Mediante estes preceitos, são estabelecidos nortes para a compreensão de mundo. Diante disso é preciso desdobrar tais preceitos para entender como eles foram capazes de dar significação ao empírico, bem como, compreender o próprio conhecimento empírico neste período. E é neste desenrolar da história que se começa a ter entendimento de que, se existiu uma ressignificação do empírico na Modernidade, certamente é preciso saber o que ela significou anteriormente. É somente mediante este movimento que a pesquisa tem seu seguimento. Se há uma transformação entre uma significação em um período e uma ressignificação em outro, tem de existir uma explicação para tal transformação. Neste sentido, a pesquisa percorre o caminho dos Descobrimentos, que esteve envolto entre uma época e outra. Precisamente, no momento em que ocorrem os Descobrimentos há uma efervescência do Renascimento. Com isso surgiu a necessidade de reconhecer como os Descobrimentos foram capazes de dar novos contornos ao conhecimento. Tornando-se imprescindível demonstrar o que foram e o que significaram estes descobrimentos. Mediante esta necessidade fica demonstrado conceitualmente o significado de Descobrimento, bem como de seus impactos, que também levam à construção de uma outra forma de pensar o mundo, entendendo o diferente enquanto alteridade. Para a construção das hipóteses, dos argumentos e teorias, foram utilizados documentos e literatura científica que possibilitaram compreender o objeto de pesquisa apresentado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Andreia de Matos. "Afetos e comportamento ambiental : um estudo empírico." Master's thesis, FEUC, 2015. http://hdl.handle.net/10316/29699.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.
Os problemas ambientais que a população mundial enfrente atualmente, nomeadamente o aquecimento global provocado pelas emissões excessivas de dióxido de carbono e outros gases, têm vindo a provocar diversas alterações a nível do comportamento. Tornou-se clara a necessidade de uma mudança tanto por parte das empresas como por parte dos consumidores, que passa principalmente pela alteração de processos de produção e pela mudança de hábitos de consumo. Vários cientistas têm investido o seu tempo na investigação do consumidor verde e dos comportamentos ambientais. São vários os estudos que têm vindo a estudar os comportamentos ambientais dos consumidores, procurando compreender as motivações e os fatores que levam os consumidores a adotarem comportamentos mais ambientalmente amigáveis. De acordo com estes estudos, tronou-se claro que determinados fatores, como por exemplo o conhecimento ambiental, as atitudes ambientais e a eficácia percebida pelo consumidor das suas ações de preservação têm um efeito significativo no comportamento ambiental. À vontade de estudar o comportamento ambiental dos consumidores portugueses, relacionando as variáveis descritas acima com o comportamento ambiental, acrescentou-se a vontade de conhecer qual o efeito que o afeto positivo e o afeto negativo, que os consumidores sentem em geral, exercem sobre o comportamento. Assim, com o presente estudo pretende-se entender em que medida as variáveis eficácia percebida pelo consumidor, atitude ambiental, conhecimento ambiental, afeto positivo e afeto negativo influenciam os comportamentos ambientais dos consumidores portugueses. Para tal, foram estabelecidas 12 hipóteses que serviram como base para este estudo. Os resultados indicam que as atitudes ambientais e o conhecimento ambiental têm um efeito positivo e significativo no comportamento, enquanto o afeto negativo influencia negativamente os comportamentos ambientais dos consumidores portugueses. Confirma-se, ainda, uma relação positiva entre o conhecimento ambiental e a atitude ambiental, assim como um efeito mediador destas variáveis na relação entre o afeto positivo e o comportamento ambiental. Para além disso, verificou-se uma relação positiva entre o conhecimento ambiental e a atitude ambiental. Quanto à eficácia percebida pelo consumidor, esta variável foi excluída das análises, por apresentar uma fraca consistência interna. Assim, sete das nove hipóteses restantes verificadas são suportadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lemos, Bernardo Noronha. "Fatores relevantes de sucesso à transferência do conhecimento tácito: evidências empírico-exploratórias em uma empresa petrolífera brasileira." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2008. http://hdl.handle.net/10438/11209.

Full text
Abstract:
Submitted by Marcia Bacha (marcia.bacha@fgv.br) on 2013-10-09T13:04:34Z No. of bitstreams: 2 bernardo_noronha_v1.pdf: 548527 bytes, checksum: 97432c6f81c0d347435f2924a2ed9313 (MD5) Bernardo_noronha_Entrevistas_v2.pdf: 259829 bytes, checksum: 4f15dd73324bab755c23f5964083c795 (MD5)
Approved for entry into archive by Marcia Bacha (marcia.bacha@fgv.br) on 2013-10-09T13:05:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 bernardo_noronha_v1.pdf: 548527 bytes, checksum: 97432c6f81c0d347435f2924a2ed9313 (MD5) Bernardo_noronha_Entrevistas_v2.pdf: 259829 bytes, checksum: 4f15dd73324bab755c23f5964083c795 (MD5)
Approved for entry into archive by Marcia Bacha (marcia.bacha@fgv.br) on 2013-10-09T13:05:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 bernardo_noronha_v1.pdf: 548527 bytes, checksum: 97432c6f81c0d347435f2924a2ed9313 (MD5) Bernardo_noronha_Entrevistas_v2.pdf: 259829 bytes, checksum: 4f15dd73324bab755c23f5964083c795 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-10-09T13:07:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 bernardo_noronha_v1.pdf: 548527 bytes, checksum: 97432c6f81c0d347435f2924a2ed9313 (MD5) Bernardo_noronha_Entrevistas_v2.pdf: 259829 bytes, checksum: 4f15dd73324bab755c23f5964083c795 (MD5) Previous issue date: 2008
O conhecimento tem sido estudado há bastante tempo dentro da administração. Entretanto, a partir da década de 1990, com as mudanças nos fundamentos das economias industriais dos recursos naturais para os ativos intelectuais, as empresas passaram a preocupar-se com o conhecimento existente em suas organizações e seu gerenciamento. Um dos aspectos mais relevantes para o gerenciamento do conhecimento é a sua transferência. O conhecimento tácito, por não poder ser estruturado e codificado, é difícil de ser transferido pela organização. O gerenciamento de ativos intangíveis como o conhecimento tácito é percebido como importante capacitação para a competição e como fonte de vantagem competitiva sustentável. O objetivo desse trabalho é identificar, através de um estudo de caso, se os fatores relevantes à transferência do conhecimento tácito estão presentes em uma grande empresa petrolífera brasileira. A presente pesquisa analisa parte relevante da bibliografia acerca da transferência do conhecimento tácito em organizações e coleta evidências para propor um modelo heurístico que possa explicar como ocorre essa transferência de conhecimento tácito, baseado em fatores idiossincráticos e nos fatores organizacionais cultura organizacional, estrutura organizacional e estratégia de gestão do conhecimento. Como resultado, o fator idiossincrático e os fatores estrutura organizacional e estratégia de gestão do conhecimento foram corroborados pelas evidências empíricas, entretanto o fator cultura organizacional não foi identificado. A partir dos resultados alcançados, um novo modelo é proposto. Verifica-se que alguns fatores identificados ajudam a transferência do conhecimento tácito enquanto outros criam barreiras a essa transferência. São sugeridos mecanismos para auxiliar as organizações na transferência do conhecimento tácito.
Knowledge has long been studied in the management field. However, since the shift of the principles of industrial economy from natural resources to intellectual assets in the 1990’s, firms have been concerned about the management of its internal knowledge. The transfer of knowledge is one of the most important issues in knowledge management. Tacit knowledge, that cannot be codified, is more difficult to be transferred through the organization. The management of intangible assets like tacit knowledge is an important source if sustained competitive advantage. The objective of this study is to identify the presence in a major Brazilian oil company of key factors to the tacit knowledge transfer. This research revises relevant part of tacit knowledge transfer literature and gathers evidences to suggest a heuristic model to explaining how tacit knowledge is transferred within the organization, relied on idiosyncratic aspects and organizational aspects like organizational culture, organizational structure and knowledge management strategy. As a result, this work showed that idiosyncratic aspects, organizational structure and knowledge management strategy aspects were corroborated by empirical findings. However, organizational culture aspects were not identified. A new model of tacit knowledge transfer is drawn from the empirical results. Some of aspects identified in the organization studied help the transfer of tacit knowledge while others hamper its flow. Some tools to improve tacit knowledge transfer within organizations are proposed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Igor Antonio Lourenco da. "Conhecimento experto em tradução: aferição da durabilidade de tarefas tradutórias realizadas por sujeitos não-tradutores em condições empírico-experimentais." Universidade Federal de Minas Gerais, 2007. http://hdl.handle.net/1843/ALDR-797K7C.

Full text
Abstract:
This thesis reports on an ongoing project EXPERT@ Expert knowledge in translation: modeling peak performance (CNPq 479340/2006-4), developed at LETRA (Laboratory for Experimentation in Translation), at Faculdade de Letras, UFMG. The thesis presents threedifferent and complementary approaches to data pertaining to two translation tasks carried out under experimental conditions with a keylogging software (Translog©) by four medicine expert researchers. The first approach draws on Shreves (2006) proposal of interface between translation studies and expertise and expert knowledge studies and examines the impact of the independent variable domain knowledge (SCARDAMALIA; BEREITER, 1991) on the tasks on the basis of the following dependent variables: pauses and recursiveness (ALVES, 2005;BUCHWEITZ; ALVES, 2006), segmentation (DRAGSTED, 2004, 2005), cognitive rhythm (JAKOBSEN, 2002), task representation (CHI, 2006b) and durability (ALVES; GONÇALVES, 2007). Results show that (i) there is significant impact of domain knowledge on recursiveness, the orientation phase and the level of segmentation; and (ii) durability of the translation task is related to task representation and the translation project implemented by the subjects, both related in turn to the type of segmentation. The second approach examines durability (ALVES; GONÇALVES, 2007) drawing on Rhetorical Structure Theory (RST)(TABOADA; MANN, 2006a, 2006b). The analysis shows that building a target text along the lines of the rhetorical structure of the source text does not necessarily entail more durable and coherent target texts, the implication being that choosing rhetorical structures unlike those inthe source text, particularly at low levels, may have a positive impact on target text coherence and consequently on task durability. The results in both the first and second approaches single out one of the subjects as having a different profile and performing more durable tasks. The third approach in this thesis focuses on that particular subject and analyses his text production from the perspective of (de)metaphorization (STEINER, 2001a, 2002) as one of the sources of target texts properties. Results point to high metaphoricity in both source and target texts, (de)metaphorization being a relevant feature in the subjects translation process, for which he relies on his domain and discourse knowledge. Results also show a regular pattern of orientation pauses before each clause complex and ongoing revision, so that the subject attains a highly durable output by the end of the drafting phase.
Esta dissertação está vinculada ao projeto EXPERT@ Conhecimento experto em tradução: modelagem do processo tradutório em altos níveis de desempenho (CNPq 479340/2006-4), desenvolvido no LETRA (Laboratório Experimental de Tradução), na Faculdade de Letras da UFMG. São apresentadas três abordagens distintas e complementares ao mesmo objeto de estudo, qual seja: duas tarefas tradutórias realizadas em ambiente Translog©, sob condições experimentais, por quatro pesquisadore(a)s experto(a)s da área da medicina. Na primeira abordagem, que parte da proposta de Shreve (2006) de interface entre os estudos da tradução e os estudos sobre expertise e desempenho experto, o impacto da variável independente do experimento, conhecimento de domínio (SCARDAMALIA; BEREITER, 1991), sobre a realização das tarefas tradutórias é aferido a partir dos seguintes parâmetros (variáveis dependentes): pausas e recursividade (ALVES, 2005; BUCHWEITZ; ALVES, 2006), segmentação (DRAGSTED, 2004, 2005), ritmo cognitivo (JAKOBSEN, 2002), representação da tarefa (CHI, 2006b) e durabilidade (ALVES; GONÇALVES, 2007). Nessa abordagem, verifica-se que, para a amostra sob escrutínio, (i) há impacto significativo do conhecimento de domínio sobre a recursividade do processo tradutório, a fase de orientação desse processo e a extensão dos segmentos textuais e (ii) a durabilidade da tarefa tradutória do(a)s pesquisadore(a)s está vinculada à representação da tarefa tradutória e ao projeto tradutório implementado pelos sujeitos, os quais podem ser correlacionados com o tipo de segmentação observado no processo tradutório. Na segunda abordagem, que busca coadunar o conceito de durabilidade (ALVES; GONÇALVES, 2007) com o arcabouço teórico-metodológico da Teoria da Estrutura Retórica (RST) (TABOADA; MANN, 2006a, 2006b), constata-se que a coerência de um texto de chegada não está necessariamente correlacionada com a produção de relações retóricas com base naquelas encontradas nos níveis inferiores do texto de partida. Assim, escolhas nos níveis inferiores do texto de chegada vinculadas a realizações léxicogramaticais que determinam os tipos de relações retóricas ou o componente lógico dos complexos oracionais não comprometem níveis superiores da estrutura retóricas. Os resultados obtidos apontam para uma configuração diferenciada na tarefa executada por um dos sujeitos do experimento, a qual pode ser correlacionada com maior durabilidade e um perfil de desempenho superior. Haja vista o destaque desse sujeito em particular, a sua produção textual é analisada na terceira abordagem desta pesquisa, em que se analisa o papel da (des)metaforização (STEINER, 2001a, 2002) como um processo de compreensão subjacente à tradução (entendida como produção orientada de significado). Observa-se, nessa abordagem, que tanto o texto de chegada como o texto de partida são, do ponto de vista da Gramática Sistêmico-Funcional, altamente metafóricos, sendo a (des)metaforização pautada no conhecimento de domínio e/ou no conhecimento discursivo desse sujeito um importante processo para a produção de seus textos de chegada. Constatam-se ainda pausas de orientação ao início de cada complexo oracional e revisões que se dão concomitantemente com a fase de redação, de modo tal que o sujeito chega, ao final da fase de redação, com um produto tradutório altamente durável (como mostrado na abordagem anterior, em termos de estrutura retórica).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rosa, Marcos Grilo. "Modelo empírico para analisar a robustez de redes semânticas." Faculdade de Educação, 2016. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21237.

Full text
Abstract:
Submitted by Marcos Grilo Rosa (grilo@uefs.br) on 2017-01-05T19:11:59Z No. of bitstreams: 1 tesevsfinalMarcosGrilo.pdf: 11311408 bytes, checksum: 3ce07aff3fe0fb9dc534e80e667eeb5b (MD5)
Rejected by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br), reason: Prezado Marcos, Favor registrar os nomes completos dos participantes da banca; inserir o "abstract" e as "key words". Saudações, Maria Auxiliadora Lopes UFBA/Faced/Biblioteca on 2017-01-09T14:10:18Z (GMT)
Submitted by Marcos Grilo Rosa (grilo@uefs.br) on 2017-01-09T17:16:07Z No. of bitstreams: 1 tesevsfinalMarcosGrilo.pdf: 11311408 bytes, checksum: 3ce07aff3fe0fb9dc534e80e667eeb5b (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2017-01-19T14:35:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tesevsfinalMarcosGrilo.pdf: 11311408 bytes, checksum: 3ce07aff3fe0fb9dc534e80e667eeb5b (MD5)
Made available in DSpace on 2017-01-19T14:35:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tesevsfinalMarcosGrilo.pdf: 11311408 bytes, checksum: 3ce07aff3fe0fb9dc534e80e667eeb5b (MD5)
No campo da inteligência artificial, redes semânticas são utilizadas para a representação de conhecimento e processamento de linguagem natural. Redes semânticas são sistemas de representação do conhecimento baseados em grafos cujos vértices são palavras e as arestas, os relacionamentos entre as palavras estabelecidos por alguma regra. Lidar com redes semânticas é uma atividade bastante complicada, principalmente, quando se manipula redes com milhares de palavras. Conjecturamos a possibilidade de se representar uma dada rede semântica baseada em títulos de artigos de periódicos científicos (RST) por meio de uma RST uniforme, de modo que esta possua a mesma estrutura topológica e reflita o vocabulário da RST original. O problema da nossa tese consiste em saber qual o menor tamanho de uma RST uniforme que pode ser obtida de uma dada RST. Esta pesquisa visa determinar o ponto crítico no qual ocorre uma mudança topológica de uma RST de modo que a rede obtida reflita o vocabulário da RST original. Realizamos um experimento que consistiu em submeter RST a estratégias de remoção de vértices. Os resultados apontam a existência de uma fração fp de vértices removidos aleatoriamente e uniformemente que mantém a estrutura topológica e reflita o vocabulário da RST original. Desta forma, RST podem ser representadas por RST uniformes mínimas. A representação do conhecimento é determinante em processos e cientes de busca de informações e difusão de conhecimento. Ademais, RST uniformes mínimas poderão auxiliar pesquisadores na busca mais e ciente de temas relacionados ao seu objeto de investigação.
Abstract In the field of artificial intelligence, semantic networks are used for knowledge representation and natural language processing. Semantic networks are graph-based knowledge representation systems whose vertices are words and edges, relationships between words set by a rule. Dealing with semantic networks is a very complicated activity, mainly, when it handles networks with thousands of words. We conjecture the possibility of representing a given semantic network based on titles of scientific papers (RST) by a uniform RST, so that this has the same topological structure and reflect the vocabulary of the original RST. The problem of our thesis is to know what a uniform smaller RST can be obtained from a given RST. This study aims to determine the critical point at which there is a topological change of a RST so that the network obtained reflect the vocabulary of the original RST. We conducted an experiment that it consists to submit RST removing vertices strategies. The results indicate the existence of a fraction fp vertices removed randomly and evenly preserving the topological structure and reflect the vocabulary of the original RST. Thus, RST may be represented by minimum uniform RST. The representation of knowledge is determinant in efficient processes search of information and diffusion of knowledge. In addition, minimum uniform RST can assist researchers in the most efficient search issues related to its investigation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Curado, Carla. "O efeito mediador das estratégias de gestão de conhecimento entre componentes do capital intelectual: um estudo realizado na indústria bancária portuguesa." Doctoral thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2006. http://hdl.handle.net/10400.5/754.

Full text
Abstract:
Doutoramento em Gestão
A presente tese de doutoramento estuda o efeito mediador das estratégias de gestão de conhecimento entre componentes do capital intelectual. A relevância do tema é suportada por ampla revisão de literatura, que sustenta a importância do capital intelectual e a gestão do conhecimento nesta nova economia de serviços, consistente com a teoria da empresa baseada no conhecimento. Existem diversos estudos estabelecendo relações entre componentes do capital intelectual, assim como pesquisa sobre estratégias de gestão do conhecimento, e a possibilidade de integrar teoricamente ambos os domínios já foi apresentada na literatura. Contudo, tanto quanto sabemos, esta tese é a primeira a utilizar constructos destas duas áreas de pesquisa num único modelo estrutural, testando empiricamente a integração dos dois campos científicos. Esta tese utiliza o nível de análise da organização e apresenta um modelo para testar. Este é um estudo com teste de hipóteses, correlacional e cross-sectional. Ele estabelece um estudo de campo no sector de serviços (indústria bancária) em Portugal, com a menor interferência possível de investigador. O inquérito foi precedido por um pré-teste e um teste piloto. A análise estatística envolveu a utilização de um modelo de equações estruturais. O estudo apresenta ainda uma análise qualitativa complementar, baseada na análise de conteúdo de entrevistas.
This Ph D thesis addresses the issue of the mediator effect of knowledge management strategies between intellectual capital components. The relevancy of the issue is supported by large literature review stating the importance of intellectual capital and knowledge management in the new, services economy, consistent with the knowledge based view of the firm. There are several studies establishing relationships between intellectual capital components, as well as research on knowledge management strategies, and the possibility of integrating theoretically both domains has been already presented in the literature. However, to our knowledge, this Ph D thesis is the first to use constructs from these two research areas in one single structural model, testing an empirical integration of these two scientific fields. This Ph D thesis focuses on a firm level analysis presenting a model to test. This is a hypothesis testing, cross-sectional, correlational study. This Ph D project establishes a field study in the services sector (banking industry) in Portugal, with the smallest possible interference from the researcher. This survey application has been preceded by a pre-test and a pilot-test. Statistical analysis involved the use of a structural equation model. The study also presents a complementary qualitative analysis, based upon interviews' content analysis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Miriam Elisabeth Mibielli dos Santos. "A relação entre sensação e percepção na teoria do conhecimento empírico de Thomas Reid: uma análise do realismo direto em epistemologia." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009. http://hdl.handle.net/10923/3416.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:55:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000414799-Texto+Completo-0.pdf: 393719 bytes, checksum: e09801b5cd51426472def038700b8bf1 (MD5) Previous issue date: 2009
The objective of this study is to establish the relationship between sensation and perception in the theory of empirical knowledge of Thomas Reid, making an analysis of direct realism in epistemology. The topic is discussed based mainly on two of her major works, An Inquiry into the Human Mind on the Principles of Common Sense and Essays on the Intellectual Powers of Man, but without leave to present the ideas of major contemporary philosophers, interpreters of Reid as well as John Greco, James van Cleve, among others. At first, he was critical of Reid to the theory of ideas, setting up a distinction between sensation and perception. The theory of sensation and the theory of perception are treated separately, as the methodology adopted by Reid suggests. To finish up, the last chapter deals with the direct realism of Thomas Reid, where he attempts to demonstrate, through his theory of perception, human mind’s ability to relate directly with the world, without need of any other element, as the "idea" itself.
O objetivo do presente trabalho é estabelecer a relação entre sensação e percepção na teoria do conhecimento empírico de Thomas Reid, efetuando uma análise do realismo direto em epistemologia. O tema é abordado com base, principalmente, em duas de suas grandes obras, An Inquiry into the Human Mind on the Principles of Common Sense e Essays on the Intellectual Powers of Man, mas sem deixar de apresentar as ideias de grandes filósofos contemporâneos, intérpretes de Reid como John Greco, James van Cleve, entre outros. No primeiro momento, ressalta-se a crítica de Reid à teoria das ideias, estabelecendo-se em seguida uma distinção preliminar entre sensação e percepção. A teoria da sensação e a teoria da percepção são então tratadas separadamente, conforme a metodologia adotada por Reid. Para finalizar, o último capítulo trata do realismo direto de Thomas Reid, que, na teoria da percepção, demonstra a capacidade que a mente possui de se conectar diretamente com o mundo, sem precisar de qualquer outro elemento, como a própria "ideia".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lobo, Damon Alves. "ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS E O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS." Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2018. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3977.

Full text
Abstract:
Submitted by admin tede (tede@pucgoias.edu.br) on 2018-05-28T17:48:46Z No. of bitstreams: 1 Damon Alves Lobo.pdf: 685603 bytes, checksum: 6916d8178a2800843d1fe52ec79a3fd2 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-28T17:48:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Damon Alves Lobo.pdf: 685603 bytes, checksum: 6916d8178a2800843d1fe52ec79a3fd2 (MD5) Previous issue date: 2018-02-27
The research aimed to observe and analyze teaching practices of a teacher of the Initial Years, in a public school, in relation to the formation of concepts in Sciences, with reference to the historical cultural theory of Vygotsky and Davidov 's theory of developmental teaching. Research carried out by this author in Russian schools (1972, 1988) and confirmed by Rosa and Sylvio (2016), Peres and Freitas (2013), among others, verified the predominance, in Elementary School, of education based on empirical knowledge, not knowledge theoretical-scientific. From the premise of developmental theory that it is the theoretical-scientific knowledge that best contributes to the development of the students' higher psychological processes, this study was designed to make observations of science classes with students of the fourth year of elementary school, after previous studies of the theory made with the teacher. It was assumed that knowledge organized and taught in the form of concepts could contribute more effectively to the development of theoretical-scientific thinking and thus promote the mental development of students. The basic question was: are the students appropriating theoretical-scientific knowledge, that is, are they learning by concepts or by mere memorization of content? The observation of classes was done through written and video records, and semi-structured interviews with the teacher. The prevalence in the classes of empirical knowledge teaching can be pointed out as results, with rare manifestations in the students of internalization of theoretical-conceptual knowledge and the identification of limitations in the pedagogicaldidactic knowledge of the content by the teacher. However, evidence has been observed in a few students of movements of thought towards the formation of theoretical-scientific thinking.
A pesquisa teve como objetivo observar e analisar práticas de ensino de uma professora dos Anos Iniciais, numa escola pública, em relação à formação de conceitos em Ciências, tendo como referência a teoria histórico cultural de Vigotski e a teoria do ensino desenvolvimental de Davídov. Pesquisas realizadas por esse autor em escolas russas (1972, 1988) e confirmadas por Rosa e Sylvio (2016), Peres e Freitas (2013), entre outros, constataram a predominância, no Ensino Fundamental, do ensino baseado no conhecimento empírico não no conhecimento teórico-científico. A partir da premissa da teoria do ensino desenvolvimental de que é o conhecimento teórico-científico que melhor contribui para o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores dos alunos, este estudo foi planejado para realizar observações de aulas de Ciências com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental, após estudos prévios da teoria realizados com a professora. Presumia-se que conhecimentos organizados e ensinados na forma de conceitos poderiam contribuir mais efetivamente com o desenvolvimento do pensamento teórico-científico e, assim, promover o desenvolvimento mental dos alunos. A pergunta básica proposta foi: os alunos estão se apropriando de conhecimentos teórico-científicos, isto é, estão aprendendo por conceitos ou por mera memorização do conteúdo? A observação de aulas deu-se por meio de registros escritos e vídeo, e de entrevista semi-estruturada com a professora. Podem ser apontados como resultados a prevalência nas aulas do ensino de conhecimentos empíricos, com raras manifestações nos alunos de internalização de conhecimentos teóricoconceituais e a identificação de limitações no conhecimento pedagógico-didático do conteúdo por parte da professora. No entanto, foram observados indícios, em uns poucos alunos, de movimentos do pensamento em direção à formação do pensamento teóricocientífico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

ARAÚJO, Paulo Roberto Freitas. "A crítica de David Hume ao ceticismo pirrônico na obra "Investigação sobre o entendimento humano" e a crítica contemporânea ao pirronismo de "Sexto empírico"." Universidade Federal do Pará, 2017. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9536.

Full text
Abstract:
Submitted by Hellen Luz (hellencrisluz@gmail.com) on 2018-03-06T19:51:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CriticaDavidHume.pdf: 2037363 bytes, checksum: b505aee84f338294e6cfbe421fccc594 (MD5)
Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2018-03-12T15:03:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CriticaDavidHume.pdf: 2037363 bytes, checksum: b505aee84f338294e6cfbe421fccc594 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-12T15:03:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CriticaDavidHume.pdf: 2037363 bytes, checksum: b505aee84f338294e6cfbe421fccc594 (MD5) Previous issue date: 2017-08-11
Nosso objetivo com este trabalho é desenvolver uma exposição da crítica que David Hume lança contra os céticos pirrônicos na obra Investigação Sobre o Entendimento Humano, mostrando que se mantém de pé à luz da contemporânea compreensão que se tem do ceticismo esboçado por Sexto Empírico no Livro I das Hipotiposes Pirrônicas. Veremos por qual argumento Sexto defende, ao pirrônico, uma vida sem crenças. Então cotejamos o trabalho de Sexto com, principalmente, as conclusões do debate travado entre Michael Frede e Myles Burnyeat (interpretações urbana e rústica) sobre a possibilidade de o pirrônico ser coerente com seu pirronismo, i. é, o modus vivendi pirrônico sem crenças, endossando a posição de Burnyeat sobre sua inviabilidade. Apresentaremos, ainda, uma bibliografia virtual pela qual Hume poderia ter-se educado sobre Sexto e seu pirronismo, objeções apresentadas por Julia Annas à compreensão de Hume do ceticismo antigo e, finalmente, ponderaremos a posição de alguns comentadores que veem no ceticismo mitigado de Hume, antes de tudo, uma espécie de pirronismo. Munidos dessas análises, na medida em que o cerne da crítica de Hume é a suspensão total das crenças pelos pirrônicos, como assim também a inescapável natureza humana calcada no mecanismo instintivo do hábito ou costume como gerador de crenças relativas aos objetos empíricos de nossos raciocínios, então, não se pode negar a validade da crítica de Hume.
Our goal with this work is to develop a exposition of the David Hume’s criticism against the Pyrrhonean Skeptics in the work An Enquiry Concerning Human Understanding, showing that it stands in the light of the contemporary understanding of skepticism outlined by Sextus Empiricus in Book I of Outlines of Pyrrhonism. We will see by what argument Sextus argues, in the side of the pyrrhonist, a life without beliefs. Then, we compare the work of Sextus with, mainly, the debate’s conclusions between Michael Frede e Myles Burnyeat (urbane and rustic interpretations) concern the possibility of the pyrrhonist engage coherently in his Pyrrhonism, t. is, the Pyrrhonean modus vivendi without beliefs, endorsing the Burnyeat’s position about it infeasibility. We will present, furthermore, a virtual bibliography by which Hume could have educated himself concerning Sextus and his Pyrrhonism, objections presented by Julia Annas against the comprehension of Hume about ancient skepticism and, finally, we will ponder the position of some commentators who see in the mitigated skepticism of Hume, first of all, a sort of Pyrrhonism. Armed with this analyzes, to the extent that the core of Hume’s criticism is the total suspension of beliefs by the pyrrhonists, as well as the inescapable human nature grounded in the instinctive mechanism of habit or custom as the generator of beliefs concerning the empirical objects of our reasoning, then, one cannot deny the validity of Hume’s critique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Grácio, Maria Luísa Fonseca. "Cocepções do aprender em estudantes de diferentes graus de ensino. Do final da escolaridade obrigatória ao ensino superior: uma perspectiva fenomenológica." Doctoral thesis, Universidade de Évora, 2002. http://hdl.handle.net/10174/11236.

Full text
Abstract:
Esta investigação baseia-se nos paradigmas dos estudos empíricos realizados numa perspectiva fenomenográfica, sendo seu objectivo a descrição das concepções dos estudantes sobre o fenómeno aprendizagem nas seguintes dimensões: concepção geral da aprendizagem, suas funções, conteúdos, temporalidade, processos, condições necessárias à sua ocorrência e aspectos dificultadores. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-directivas, tendo sido utilizados procedimentos qualitativos e quantitativos na sua análise e tratamento. A amostra é constituída por 48 estudantes, diferenciados em função do ano de escolaridade: 9° ano, 12° ano e 4° ano de cursos de licenciatura em ensino. Os principais resultados reportam-se, por um lado, ao mapeamento das diversas concepções dos estudantes relativamente a cada uma das dimensões do fenómeno aprendizagem assim como ao conhecimento da estrutura dessas mesmas dimensões, e, por outro, às semelhanças e diferenças entre as concepções nos diversos anos de escolaridade. Em cada dimensão encontrámos sempre concepções directamente decorrentes do tópico do aprender em causa (aspecto "o que é") e concepções relativas a outros aspectos da aprendizagem. A sua análise permite-nos concluir que a estrutura global do fenómeno "aprender" se reporta essencialmente a cinco aspectos interligados: "o que é", "como ocorre", "conteúdos", "função" e "valor". Somente nas dimensões "Como se aprende" e "O que torna difícil aprender" se encontram ausentes associações estatisticamente significativas entre as concepções expressas e os anos de escolaridade. Em todas as outras dimensões foram encontradas semelhanças e diferenças entre as concepções expressas e o ano de escolaridade. A análise das duas dimensões "O que é aprender" e "Para que serve aprender" permite-nos concluir que as concepções relativas ao que é a aprendizagem se encontram intimamente associadas às funções que lhe são atribuídas. Em três dimensões (i.e., "O que é aprender"; "Para que serve" e "O que se aprende") verificam-se indícios de um movimento evolutivo que parte de concepções instrumentais, ou seja, ligadas à aquisição e aplicação (mais referidas no 9° ano) para concepções transformativas da aprendizagem, i.e., enquanto procura de significado e transformação pessoal (mais referidas no 12° e 4° anos). Na dimensão "Quando se aprende" verificamos também que com o aumento da escolaridade existe uma tendência para o incremento da concepção de que se aprende ao longo de todo o ciclo de vida humano e de factores que influenciam a aprendizagem No que concerne às dimensão "Como se aprende" e "O que é preciso para aprender" salientam-se as semelhanças das concepções entre os três anos de escolaridade. Também relativamente ao "Que torna difícil aprender" se destacam sobretudo semelhanças conceptuais dos estudantes dos três anos de escolaridade em análise, os quais percepcionam maioritariamente o que dificulta a aprendizagem em relação a três pólos: um constituído pelo sujeito que aprende; outro contextua) e um terceiro relativo ao sistema de ensino e, sobretudo, à acção concreta do professor. A análise conjunta unta dos dados permite-nos ainda concluir que estes estudantes percepcionam a aprendizagem no contexto geral e alargado da sua vida no mundo. iii /Abstract - The present study is based on the paradigms of empirical studies based on phenomenographic perspective. Our aim is to describe students' views about the learning phenomenon in the following dimensions: general conception of learning, its functions, contents, temporality, processes, needs and difficulties. This research employed a phenomenographic methodology that involved semistructured interviews which were analysed by means of qualitative and quantitative procedures. The total sample consisted of 48 students: 16 of the ninth grade, 16 of the twelfth grade and 16 of the fourth university year of an educational course. The main results are referred, on the one hand, to the mapping of the students conceptions both in what concerns each of the dimensions of learning and to the structure of those dimensions themselfes and, on the other hand to the identification of similarities and differences between their conceptions in what concerns different degrees of learning. In each dimension we found always conceptions directly derived from the learning topic in question ("what is" aspect) and conceptions related to other learning aspects. This analyse seems to allow us the conclusion that the global structure of the learning phenomenon is essentially reported to five interconnected aspects: what is it?, how does is occur?, how about contents, functions and values. Only the dimension "How do people learn" and " What makes learning difficult" didn't show statistically significative associations between the expressed conceptions and the school level. In all other dimensions we found similarities and differences between the expressed conceptions and the school level. The analyses of the dimensions "What is learning" and "What learning is for" seems to point out that learning conceptions are associated to their functions. In three dimensions (i.e., "What is learning"; "What is learning function" and "What is learned") we found signals of an evolutive movement from instrumental conceptions, that is, connected to acquisition and application (reported specially in the ninth grade) towards learning transformative conceptions that is to say, search for meaning and self transformation (mainly referred both by secondary students -12th grade- and college students). In the dimension "When does learning occur" we also verified that educational progress tends to produce a progressive tendency to improve the conception that learning occurs along live span and the factors that affect learning. In what concerns the dimensions "How do we learn" and " What is necessary for learning',' we can stress the conceptual similarities in the three referred school levels. In what concerns the dimension "What makes learning difficult" we'd like to stress the conceptual similarities in the three school levels students analysed. They have a clear perception about what makes learning difficult and point out three factors: one concerning the learner himself; another, which is contextual) and a third one that points to educational system, mainly referred to teacher's praxis. The global data analysis seems to allow us the conclusion that the sample students have a learning perception in the general context of their life.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Conhecimento empírico"

1

Ferreira, Nelson Henrique da Silva. Galeno de Pérgamo. As faculdades dos alimentos. Livro I. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1693-3.

Full text
Abstract:
O presente livro apresenta a primeira tradução para português do livro I de uma das obras mais relevantes de Galeno de Pérgamo. Este tratado sobre as propriedades dos alimentos oferece uma visão geral do saber de Galeno sobre as ciências naturais, mais precisamente, no âmbito do domínio da medicina e do conhecimento empírico sobre as propriedades da comida e da fisiologia. Ao abordar a natureza das coisas, Galeno de Pergamon tende a usar um processo analítico baseado na relação entre diferentes elementos que interagem em um sistema particular. Relativamente aos antigos hábitos alimentares e à saúde, este modo de obter informação e formular hipóteses tem potencial para gerar hierarquias e está atestado no De alimentorum facultatibus I, no qual os alimentos são avaliados considerando o resultado particular do seu efeito no metabolismo de um paciente. Em suma, este livro é um paradigma da ciência de Galeno e pode explicar por si só o impacto de Galeno na ciência moderna. Este livro inclui uma tradução do De alimentorum Facultatibus I, uma breve introdução ao contexto da produção intelectual de Galeno e um estudo sobre o texto antigo e as informações que este traz a propósito do conhecimento dos estudiosos antigos sobre a fisiologia e as propriedades dos alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Conhecimento e Diversidade em Psicologia: Abordagens Teóricas e Empíricas. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.321192319.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Clécio Danilo Dias da, Milson dos Santos Barbosa, and Danyelle Andrade Mota. Agenda da sustentabilidade no Brasil: Conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.259212308.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Conhecimento e Diversidade em Psicologia: Abordagens Teóricas e Empíricas 2. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.164200603.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Basquerote, Adilson Tadeu. Agenda da sustentabilidade no Brasil: Conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos 2. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.465210212.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Conhecimentos Teóricos, Metodológicos e Empíricos para o Avanço da Sustentabilidade no Brasil. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.943203001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Conhecimentos Teóricos, Metodológicos e Empíricos para o Avanço da Sustentabilidade no Brasil 2. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.463200508.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Gustavo Henrique Silva de. Administração e empreendedorismo: temas emergentes e aplicações contemporânea. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.aet474.1121-0.

Full text
Abstract:
Nos dias atuais, a administração (de empresas ou pública) tem assimilado conceitos e características de natureza empreendedora, que levam a mudanças de paradigmas dentro da própria área do conhecimento. Nesse limiar, a administração e o empreendedorismo se tornaram indissociáveis não apenas a nível acadêmico, mas na prática gerencial cotidiana. Com efeito, esse cenário chama a atenção dos pesquisadores e, cada vez mais, estudos são desenvolvidos com o foco em novas aplicações do conhecimento gerencial. É pensando nessa indissociabilidade, que este livro surge. Organizado em duas partes, o livro traz 15 capítulos que abordam temas extremamente atuais e emergentes que partem, ora de uma compreensão macro, ora de uma compreensão micro dos fenômenos que impactam diretamente as organizações, passando por temas, como: perfil empreendedor, liderança, pandemia, gestão estratégica, gestão de serviços, gestão de pessoas, gestão pública. A esse respeito, as implicações da pandemia da COVID-19 para as organizações e o mercado também ganham espaço contundente nesta obra, frente a uma série de rápidas mudanças que tornaram a gestão significativamente desafiadora neste ambiente complexo e instável. A obra foi concebida para ser utilizada, principalmente, por estudantes, professores, pesquisadores das subáreas ligadas às Ciências Sociais Aplicadas, mais enfaticamente a Administração. Apesar disso, empresários e gestores perceberão que podem se beneficiar de modo contundente desta obra, uma vez que são trazidas temáticas das mais diferentes ordens e cujo dimensionamento está na aplicabilidade prática da gestão empreendedora. Na primeira parte, “Discussões em Empreendedorismo”, abordam-se questões relacionadas conceitualmente e empiricamente ao empreendedorismo e à inovação, compreendendo o contexto empresarial e mercadológico em 7 capítulos. O Capítulo 1, “Barreiras e Facilitadores ao Empreendedorismo: Aspectos Teóricos e Instrumentação”, apresenta uma medida psicométrica inédita que mapeia a capacidade de desenvolvimento empreendedor individual a partir da identificação das principais barreiras (inibidores) e facilitadores (incentivadores). A ferramenta demonstra aplicabilidade para a realização de novas pesquisas e também fornece um mapeamento fidedigno do perfil empreendedor, considerando variáveis comportamentais e contextuais. O Capítulo 2, “Aversión Al Riesgo de Fracasar al Emprender un Negocio en México: Un Acercamiento con algunos Factores Educativos” (em tradução livre, Aversão ao Risco de Fracassar ao abrir um Negócio no México: Uma abordagem com alguns Fatores Educacionais), traz um estudo desenvolvido no México que relaciona a baixa escolaridade, a falta de acesso à educação e, consequentemente, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho como condicionantes para a intenção de empreender. Trazendo dados demográficos e socioeconômicos, o estudo contribui com uma discussão extremamente pertinente para a compreensão do empreendedorismo por necessidade e seu impacto direto no desenvolvimento produtivo local – um cenário muito semelhante ao contexto brasileiro. O Capítulo 3, “A Importância da Gestão em Tempos de Crises: Uma Reflexão sobre a Pandemia da Covid-19”, trata de uma temática emergente e, por meio de uma interessante revisão de literatura, destaca práticas e ações a nível gerencial que impactam diretamente a vida nas organizações no momento pandêmico. Nos Capítulos 4 e 5, “Financiamento para Inovação: Pontos Positivos e Negativos do Crowdfunding” e “Financiamento da Inovação por Meio do Crowdfunding: Fatores de Sucesso”, descrevem os principais pontos (positivos e negativos) da prática de financiamentos coletivos ou crowdfunding, por meio de uma análise focada na inovação tecnológica. Os capítulos trazem contribuições principalmente para micro e pequenas empresas que atuam com inovação e necessitam superar dificuldades de acesso a recursos financeiros. No Capítulo 6, “Empresas Familiares: Gestão e Características Empreendedoras em Tempos de Pandemia da COVID-19”, tem-se um levantamento com gestores de empresas familiares, em que são discutidas as relações gerenciais e sociais com implicação direta no cotidiano organizacional, com um enfoque direto neste tipo de organização. Além disso, é um estudo extremamente atual, pois traz uma contextualização sobre os desafios e impactos da Pandemia da COVID-19 no mundo empresarial. O Capítulo 7, “A Liderança Feminina nas Organizações de Trabalho: Desafios e Construções Sociais”, traz uma importante discussão sobre a igualdade de gênero e os desafios que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho e no mundo empresarial. Por meio de uma pesquisa empírica, o capítulo aponta para uma profunda reflexão sobre o enfrentamento à desigualdade que envolve, de maneira coletiva, diversas áreas do conhecimento, instâncias e organizações sociais e educacionais. Fechando a primeira parte do Livro, o Capítulo 8, “Emergencia de Nuevos Modelos de Gestión Estrategica” (em tradução livre, Surgimento de Novos Modelos de Gestão Estratégica), embarca em uma análise teórica visando responder à seguinte questão: quais novas perspectivas e modelos de gestão estratégica estão surgindo para dar suporte ao desenvolvimento das empresas na atualidade? Dentro dessa perspectiva, tem-se um estudo que discute e reflete sobre o dinamismo e a complexidade dos ambientes social, econômico, tecnológico e natural, compreendendo a influência destes ambientes nas formas de gestão e de empreendedorismo. Na segunda parte, “Processos Gerenciais e Administrativas em Foco”, este livro aborda questões relacionadas às técnicas e ferramentas gerenciais e administrativas que se aplicam às organizações privadas e públicas, compreendendo variadas áreas do ambiente organizacional em 8 capítulos. No Capítulo 8, “Abordagem de Servicescape: Análise e Influência da Experiência do Consumidor em um Ambiente de Serviço”, analisa-se a influência da servicescape (ambiente físico onde acontece o serviço) na experiência do consumidor no processo de aquisição do serviço. Por meio de um estudo bibliométrico, o capítulo aprofunda sobre o servicescape e sobre o experienscape, levando em consideração também o que tem sido produzido academicamente na temática. O Capítulo 9, “A Importância do Treinamento como Estratégia de Potencialização do Desempenho dos Colaboradores nas Organizações”, faz uma breve análise sobre Treinamento, Desenvolvimento & Educação (TD&E), identificando os fatores que tornam esse processo tão relevante para as organizações, especialmente como estratégia de potencialização do desempenho dos colaboradores. Trazendo alguns conceitos gerais sobre a temática, o capítulo traça uma relação entre o processo de treinamento a nível de gestão de pessoas e o aumento da produtividade e a redução de custos. O Capítulo 11, “Cultura Organizacional: Uma Revisão Narrativa acerca das Tipologias e Influências na Gestão”, analisa os eventuais impactos que a cultura organizacional perfaz na gestão das organizações. Compreendendo as diversas tipologias culturais existentes, o capítulo oferece uma visão da gestão da cultura organizacional em prol da eficiência e do aumento da produtividade. No Capítulo 12, intitulado “Aplicação da Teoria das Filas em uma Hamburgueria: Um Estudo de Caso”, descreve uma pesquisa empírica realizada em um restaurante, do tipo hamburgueria, abordando-se a concepção do sistema de filas. O capítulo traz resultados interessantes para a compreensão dos fatores que envolve a gestão de filas dentro um ramo de negócio em extrema expansão no Brasil, que é o mercado de hambúrgueres e lanches. A partir deste momento, o livro se foca em estudos relacionados à gestão pública, trazendo 3 estudos que, individualmente, abordam a administração a nível municipal, estadual e federal. No Capítulo 13, “A Maturidade da Gestão do Conhecimento na SEAPI – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (RS)”, tem-se um estudo que analisa como a gestão do conhecimento está inserida no ambiente organizacional de uma secretaria de estado, fazendo um paralelo teórico-empírico com o nível de maturidade gerencial. Este capítulo contribui especialmente para o mapeamento da maturidade em gestão do conhecimento em organizações públicas, apresentando ferramentas e técnicas para este tipo de análise. No Capítulo 14, intitulado “Avaliação dos Processos Gerenciais da Prefeitura de Luis Gomes/RN à Luz do Modelo de Excelência em Gestão Pública”, abordam-se os processos administrativos e de prestação de serviços de uma prefeitura. Neste capítulo, é utilizado um modelo padrão de análise baseado em excelência, cuja principal contribuição está em propor pontos de correção nos processos gerenciais cotidianos e ações estratégicas a serem realizadas para a melhoria da prestação de serviços aos cidadãos. Dando continuidade aos estudos relacionados à gestão pública, tem-se, por fim, o Capítulo 15, “Pregão Eletrônico nas Aquisições Públicas Federais: Economia e Impactos a Luz da Normativa 03/2011”, que trata do impacto causado na economia creditada ao uso do Pregão Eletrônico, após a implementação da Instrução Normativa nº 3/2011 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Nesse sentido, o capítulo traz uma análise sobre a teoria dos leilões e a dinâmica do Pregão Eletrônico, à luz das demandas e necessidades da administração pública federal. Cabe ressaltar que este livro é fruto do esforço de cooperação desenvolvido por pesquisadores de diversas Instituições nacionais e estrangeiras, em que cada estudo apresentado perfaz uma particular contribuição para a área do conhecimento. E embora não se pretenda responder a todas as questões relacionadas à Administração e ao Empreendedorismo, esta obra traz algumas reflexões e discussões atuais que podem, de algum modo, contribuir positivamente com o avanço do conhecimento e incrementar a literatura na área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Melo, Raquel Maria de, and Alessandra Rocha de Albuquerque. Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita: investigações empíricas e diálogos com outras áreas de conhecimento - Volume 2. 2021st ed. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. http://dx.doi.org/10.36311/2021.978-65-5954-076-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ensino médio público no Distrito Federal: trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula. Editora Universidade de Brasília, 2018. http://dx.doi.org/10.26512/9788523012144.

Full text
Abstract:
Esta obra traz a debate alguns desafios que se impõem para a escola de ensino médio em termos pedagógicos, apresentando resultados de pesquisas empíricas sobre o ensino médio público no Distrito Federal e de estudos decorrentes do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio no DF (PNEM). Os estudos partem da convicção de que um dos maiores desafios para uma escola que se pretende constituir “para todos” é, justamente, conseguir estabelecer-se como espaço de aprendizagens de todos. Nesse sentido, a discussão em torno de como a escola organiza seu trabalho pedagógico é essencial, tendo em vista que as ações pedagógicas e escolares precisam ser coletivas, planejadas e com intenção inequívoca de promover aprendizagens com qualidade social. Desse modo, Ensino médio público no Distrito Federal constitui um conjunto de reflexões sobre como a organização do trabalho pedagógico da escola e, particularmente, da sala de aula deve ser capaz de favorecer uma dinâmica que reconfigure a aula como um espaço-tempo de interação, diálogo, reflexão, construção de conhecimento, formação humana, contextualização e, sobretudo, de aprendizagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Conhecimento empírico"

1

Soares, Roseli Maria de Jesus, Renata Ramos Rocha de Mattos, and Geisila Patricia da Silva Saar. "GESTÃO DE RESÍDUOS: A PARTIR DO CONHECIMENTO EMPÍRICO." In Gestão de Resíduos Sólidos 4, 138–46. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.20620180613.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Kesia Filadelfia Dionizio, Cremilda Maria Cardoso Santos, and Anyelly Gomes Santos. "APLICANDO O CONHECIMENTO EMPÍRICO DA ECOQUÍMICA NA ESTÉTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." In Biologia: Ensino, Pesquisa e Extensão - Uma Abordagem do Conhecimento Científico nas Diferentes Esferas do Saber, 40–48. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210404398.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

FARIAS, Tiago Sousa de, and Suania Maria do Nascimento SOUSA. "CONHECIMENTO EMPÍRICO ACERCA DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO BAIRRO TANCREDO NEVES, CAPANEMA, PARÁ." In PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. RFB Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786599261893.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Teixeira, Umberto Torres, and Ailton Jesus Dinardi. "A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS MEDICINAIS A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE CONHECIMENTO EMPÍRICO DOS JUGEIROS." In Educação Ambiental: Tecendo experiências, costurando vivências, alinhavando caminhos para construir o futuro, 94–115. Diálogos, 2021. http://dx.doi.org/10.52788/9786589932345.1-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Karolinne Victória, and Marcela Barbosa Leite. "O (Re)conhecimento dos marcadores sociais da diferença e práticas pegadógicas: Um breve estudo teórico-empírico." In Educação Contemporânea – Volume 17 – Reflexões. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-053-8.cap.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

CRISTINA COSTA DE JESUS, AILA, ALINE DOS SANTOS LIMA, and ANGELA ANDRADE CALHAU. "EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE QUESTÃO AGRÁRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS." In Escola em tempos de conexões - Volume 02. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.02.067.

Full text
Abstract:
O PRESENTE TEXTO TEM POR OBJETIVO TECER REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A QUESTÃO AGRÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DAS ESCOLAS DO/NO CAMPO TENDO COMO BASE EMPÍRICA A REALIZAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO EM EXPERIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA ESCOLAS DO CAMPO. EXECUTADO PELO GRUPO DE PESQUISA EM QUESTÕES AGRÁRIAS DO IF BAIANO/CNPQ (NEQA-IF BAIANO/CNPQ), COMO PARTE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO PROJETO DE EXTENSÃO “DEBATENDO COM/NA ESCOLA BÁSICA: O USO DE TÓXICOS NO AGRO BRASILEIRO", O CURSO TEVE COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ARTICULADOS COM A SISTEMATIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRODUZIDOS NAS ESCOLAS DO CAMPO. METODOLOGICAMENTE, O TRABALHO EM TELA RECORRE: 1) LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO; 2) OBSERVAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL; 3) COLETA DE DADOS E REGISTRO (ORAIS E ESCRITOS) E, POR FIM, 4) SISTEMATIZAÇÃO, ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS COLETADOS. A REALIZAÇÃO DO CURSO É FRUTO DAS REFLEXÕES TEÓRICO-EMPÍRICAS REALIZADAS PELO NEQA-IF BAIANO/CNPQ POR MEIO DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE PESQUISA-ENSINO-EXTENSÃO AO LONGO DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS E SURGE COMO IMPORTANTE ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DAS LUTAS DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO CAMPO PARA A CENTRALIDADE DA DISCUSSÃO E DO FAZER DOCENTE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sales, Márcea Andrade. "Prefácio do livro "Transições agroecológicas: evoluindo em sistemas produtivos"." In Transições agroecológicas: evoluindo em sistemas produtivos, 15–16. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21091898.

Full text
Abstract:
Afagar a terra é uma atitude a ser potencializada para habitar a Terra; uma transição necessária para a vida neste planeta. Transição que resulta de movimento e, consequentemente, mudança de uma etapa, uma fase, um estado para outras configurações possíveis. Etimologicamente, carrega o sentido de alteração, trânsito, troca, transferência, passagem... Epistemologicamente, demanda engajamento e comprometimento frente a fluxos e processos que envolvam articulações coletivas. No campo da pesquisa e, esta, realizada em Instituições públicas de ensino, cumpre dar relevo ao trânsito das informações, à troca de saberes, transferência de tecnologias, passagens com caminhos construídos coletivamente e de modo horizontal entre quem produz o conhecimento científico sistematizado, em respeito e alinhamento ao conhecimento empírico, forjado no campo da prática. A trajetória dos/as pesquisadores/as que apresentam seus textos neste livro, intitulado Transições Agroecológicas - evoluindo em sistemas produtivos, traz o percurso de cada um/a e suas implicações com a Agroecologia no Semiárido brasileiro, notadamente, na região circunvizinha da cidade de Juazeiro/BA. Os textos, aqui apresentados, são resultados de pesquisas realizadas por professores/as e estudantes que têm sua inserção profissional em uma Universidade pública, multicampi e, por isto, diversa, pois está em todos os Territórios de Identidade do nosso Estado – a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Inserção esta que se dá, também, na articulação com a sociedade, seus setores e movimentos sociais. Assim, a produção científica, aqui apresentada, resulta de compromisso público com a responsabilidade social de envolver atores em atos de pesquisa, com vistas a uma organização social referenciada. Atos estes que traduzem concepções de educação para a formação do sujeito. Humberto Maturana, neurobiólogo chileno, criador da teoria da autopoiese e da biologia do conhecer, nos provoca a pensar que, ... não se pode refletir sobre a educação sem antes, ou simultaneamente, refletir sobre essa coisa tão fundamental no viver cotidiano que é o projeto de país no qual estão inseridas nossas reflexões sobre a educação. Temos um projeto de país? (MATURANA, 2002, p. 12). Certamente, temos um projeto de país, mas como temos participado desse projeto, e de que país podemos falar? No campo da agroecologia, expressões como processos socioeducativos; abordagens sustentáveis; sistemas biodiversos; agricultura orgânica; cultivo sustentável; segurança alimentar e ambiental, dentre outras que lemos nos textos, aqui, nos são caras, pois se vinculam a um projeto de país que nos provoca a pensar sobre práticas sociais para habitar nosso Planeta, sustentadas em produção ambientalmente correta e socialmente justa (ARAÚJO, BARROS, BOMFIM, 2021), segundo abordagens conceituais apresentadas neste livro. Assim, Transições agroecológicas são fundamentais para que possamos, Debulhar o trigo Recolher cada bago do trigo Forjar no trigo o milagre do pão E se fartar de pão (Milton Nascimento e Chico Buarque, 1979) Que assim seja! Que pesquisadores/as e produtores agrícolas tenham a devida força e coragem para este feito, e possamos todos/as nos fartar de pão!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Figueirêdo, Priscila Izidro de, Fabrina de Sousa Luna, José Lopes Viana Neto, Francinilda de Araújo Pereira, Maria Letícia Rodrigues Gomes, Francisco Israel Amâncio Frutuoso, Janiele Santos de Araújo, et al. "INTERLOCUÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICO E EMPÍRICO SOBRE PALMA FORRAGEIRA EM UMA COMUNIDADE RURAL." In Ciências Agrárias: Conhecimentos Científicos e Técnicos e Difusão de Tecnologias, 96–102. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.93020170710.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Roseane Santos da. "UTILIZANDO A TÉCNICA DE PROTOCOLO VERBAL PARA DELIMITAÇÃO DE CONHECIMENTO NA ÁREA DO DESIGN DE BRINQUEDOS." In Ciências sociais aplicadas: Desafios metodológicos e resultados empíricos 2, 1–13. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3482114101.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Prado, Alexsandro Gonçalves da Silva, Fábio Lúcio Rodrigues, Kelly Cristina de Oliveira, and Marta Aurélia Dantas de Lacerda. "UMA ANÁLISE EMPÍRICA DA VOLATILIDADE DO RETORNO DO BOI GORDO PARA O BRASIL." In O Conhecimento Científico na Fronteira das Diversas Áreas da Economia 2, 73–83. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0782017097.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Conhecimento empírico"

1

Ragazzi, Alexandre. "Os modelos plásticos auxiliares e a realização de escorços: disputas entre conhecimento científico e conhecimento empírico." In Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2007. http://dx.doi.org/10.20396/eha.3.2007.3742.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Welter, Márcio, Lyvia Mendes Corrêa, and João Bosco da Mota Alves. "INOVAÇÃO ABERTA PARA UMA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA." In Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2020. http://dx.doi.org/10.48090/ciki.v1i1.957.

Full text
Abstract:
As mudanças tecnológicas e sociais estão cada vez rápidas, com elas as barreiras à inovação exigem ampliar a gestão do conhecimento por intermédio do trabalho em redes colaborativas. Cabe ao setor público perceber que as novas gerações possuem um comportamento muito mais engajado, contestador e inovador com a sociedade global e com as causas que defendam. Assim, o objetivo do artigo é propor ações de inovação aberta no âmbito de uma Assembleia Legislativa. A metodologia é exploratória, qualitativa, com observação e levantamento empírico com análise descritiva e proposta orientada pelo método de Planejamento Estratégico Situacional (PES). As conclusões apontam para a pertinência em adotar a participação de diferentes atores e da sociedade na inovação na administração pública, contribuindo com a inovação social na democracia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Almeida, André, Eliane Araújo, and Jorge Figueiredo. "Avaliando a Construção do Conhecimento em Programação Através da Taxonomia SOLO." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1813.

Full text
Abstract:
Um dos grandes desafios no ensino de programação é avaliar o processo de construção deste conhecimento. Mecanismos de avaliação automática de programas avaliam o produto final gerado. Entretanto, o processo de construção envolve escolha de estruturas adequadas para implementar a solução do problema e revelam mais sobre o conhecimento do iniciante em programação. Neste trabalho, avaliamos o progresso dos alunos considerando a complexidade das respostas de seus exercícios utilizando um framework que estende a taxonomia SOLO através de blocos de construção dos programas. No estudo empírico realizado, exploramos a correlação entre o domínio das habilidades básicas de design e a avaliação automática dos programas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rosa, Sophia Loren Dos Santos. "O PAPEL DA FARMÁCIA CLÍNICA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS." In III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbracif/14.

Full text
Abstract:
Introdução: Sabe-se que o emprego de plantas medicinais no tratamento de doenças é de conhecimento milenar. Bem como, os medicamentos vegetais, antes conhecida como medicina empírica, despontaram-se atualmente em um grande mercado que investe fortemente em pesquisas no mundo todo a procura de novas moléculas sucedidas da natureza. Objetivo: Este resumo objetivou expor os recentes estudos acerca do papel da farmácia clínica e atenção farmacêutica no uso racional de medicamentos fitoterápicos. Material e métodos: O presente estudo representa uma revisão dos conhecimentos sobre o tema proposto. Diante disso, este estudo trata-se de uma revisão de literatura, de caráter descritivo e exploratório realizado a partir da seleção de publicações entre os anos de 2019 a 2022 sobre Atenção Farmacêutica, Fitoterápicos e Farmácia Clínica nas bases de dados indexadas como PubMed, LILACS e SciELO. Resultados: Por meio da análise dos estudos, constatou-se que o uso indiscriminado de fitoterápicos a partir apenas do conhecimento empírico e de comercialização irregular estão tornando cada vez mais crítico a situação de interação medicamentosa, intoxicação, reações alérgicas devido ao uso inadequado dessas plantas. Deste modo, pode-se salientar que assim como os medicamentos alopáticos os medicamentos fitoterápicos devem estar inseridos na farmacovigilância, uma vez que diversos fitoterápicos apresentam reações tóxicas e efeitos que podem prejudicar a saúde do consumidor. Assim sendo, entra em cena a farmácia clínica e a atenção farmacêutica papeis fundamentais executados pelo profissional farmacêutico. Estudos demonstram que a sociedade não possui entendimento sobre esta atribuição do farmacêutico, fato pouco divulgado, que poderia auxiliar a população, já que o farmacêutico está inserido no sistema de saúde sendo o profissional detentor do conhecimento sobre interações toxicológicas e medicamentosas, entre outras. Conclusão: Portanto, cabe ao profissional farmacêutico informar sobre os riscos do uso indiscriminado de fitoterápicos a população, ressaltando que a presença do farmacêutico proporcionando atenção farmacêutica, acompanhando, orientando e prescrevendo o uso desta classe de fármacos será imprescindível para um emprego seguro, eficaz e efetivo, prevenindo e impedindo a ocorrência de presumíveis intoxicações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Câmara, Mauro. "A autoconfrontação como mecanismo para despertar e preservar o conhecimento tácito nas organizações." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0410.

Full text
Abstract:
Na sociedade atual, grande ênfase tem sido dada à gestão da informação e do conhecimento, fortemente amparada pelo uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação. Porém, entende-se que a capacidade das organizações em criar vantagem competitiva está diretamente relacionada ao conhecimento desenvolvido pela experiência prática de seus colaboradores: o conhecimento tácito. Este artigo tem o objetivo de apresentar um estudo de caso que utilizou a técnica de autoconfrontação como mecanismo de promover o despertar para esse conhecimento como forma de preservá-lo na organização. Guiada pelos fundamentos da Grounded Theory, do curso da ação e da percepção, a pesquisa buscou identificar habilidades tácitas envolvidas na tarefa de calcular o PIB trimestral em Minas Gerais. O trabalho empírico foi realizado em uma instituição de pesquisa e ensino do governo estadual, procurando estimular os servidores envolvidos a reconhecer tais habilidades e compreender por que a tarefa não poderia ser realizada de forma automatizada. Após o acompanhamento e análise da atividade em curso, conclui-se que a técnica de autoconfrontação pode despertar a consciência dos indivíduos sobre o seu próprio conhecimento tácito, e ainda, de forma focalizada, desenvolver capacitações que incentivem o desenvolvimento das habilidades requeridas pela tarefa. Este mecanismo poderia ser implementado de forma sistemática como instrumento de preservação do conhecimento construído ao longo do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Câmara, Mauro. "A autoconfrontação como mecanismo para despertar e preservar o conhecimento tácito nas organizações." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0410.

Full text
Abstract:
Na sociedade atual, grande ênfase tem sido dada à gestão da informação e do conhecimento, fortemente amparada pelo uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação. Porém, entende-se que a capacidade das organizações em criar vantagem competitiva está diretamente relacionada ao conhecimento desenvolvido pela experiência prática de seus colaboradores: o conhecimento tácito. Este artigo tem o objetivo de apresentar um estudo de caso que utilizou a técnica de autoconfrontação como mecanismo de promover o despertar para esse conhecimento como forma de preservá-lo na organização. Guiada pelos fundamentos da Grounded Theory, do curso da ação e da percepção, a pesquisa buscou identificar habilidades tácitas envolvidas na tarefa de calcular o PIB trimestral em Minas Gerais. O trabalho empírico foi realizado em uma instituição de pesquisa e ensino do governo estadual, procurando estimular os servidores envolvidos a reconhecer tais habilidades e compreender por que a tarefa não poderia ser realizada de forma automatizada. Após o acompanhamento e análise da atividade em curso, conclui-se que a técnica de autoconfrontação pode despertar a consciência dos indivíduos sobre o seu próprio conhecimento tácito, e ainda, de forma focalizada, desenvolver capacitações que incentivem o desenvolvimento das habilidades requeridas pela tarefa. Este mecanismo poderia ser implementado de forma sistemática como instrumento de preservação do conhecimento construído ao longo do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Júnior, Edivan Lourenço da Silva, and Luisa Fernanda Camacho Gonzalez. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O USO DE PLANTAS MEDICINAIS." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1692.

Full text
Abstract:
Introdução: A educação ambiental visa a sensibilização dos seres humanos para a preservação e restauração do meio ambiente e a melhoria das condições de vida atuais e futuras. O ambiente escolar pode consistir num meio para a manutenção e disseminação de conhecimentos tradicionais relativos ao uso de plantas medicinais. Objetivos: Analisar técnicas de educação ambiental relacionadas ao uso de plantas medicinais que possibilitem um maior envolvimento e aquisição de conhecimentos pelos alunos. Material e métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica através de consultas nas bases de dados Scielo, PubMed, Lilacs e Google Acadêmico com as palavras-chave: “Educação Ambiental” e “Plantas Medicinais”. Foram encontrados 26 artigos e teses de corte empírico e teórico, e selecionados 16 artigos por fazer alusão direta ao tema de Educação Ambiental. O critério de exclusão foi a não abordagem de uma perspectiva de análise desde a educação formal ou informal e a publicação nos últimos cinco anos. Resultados: A pesquisa aponta que o conhecimento dos recursos vegetais sofre a influência de fatores como: variáveis socioeconômicas e nível de contato com recursos terapêuticos tradicionais. Conhecimentos adquiridos através da prática e observação e transmitidos através de gerações podem constituir uma rica fonte de informação para o tratamento das mais diversas enfermidades. Alguns autores indicam que para a preservação destes saberes é muito importante que haja, no ensino das ciências, um espaço aberto ao diálogo e a realização de atividades que potencializem o interesse dos discentes. Entre as estratégias pedagógicas propostas se destacam: a aprendizagem significativa, que permite uma melhor associação das experiências com os conteúdos assimilados, e a interdisciplinaridade, que visa a ligação entre diversas áreas do conhecimento e o estabelecimento de termos transversais, como o meio ambiente. Conclusão: Visando a preservação da saúde coletiva, os autores ponderam a disseminação dos conhecimentos tradicionais vinculados ao uso de plantas medicinais ao ambiente educativo formal e informal. Como boa parte deste conhecimento é transmitido verbalmente, sugere-se uma constante ênfase em sua disseminação para a preservação ecológica, e o estímulo do contato com o meio ambiente de forma cuidadora, com esforços para que os ensinamentos tradicionais possam ser ouvidos e dialogados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fassbinder, Marcelo, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, and Ellen Francine Barbosa. "VideoMOOC-PL: Uma Linguagem de Padrões de Design Educacional para Apoiar a Produção de REAs na Forma de Vídeos para o Contexto dos MOOCs." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.142.

Full text
Abstract:
Vídeos para Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) são geralmente produzidos utilizando conhecimento empírico ou experiências com o ensino presencial ou virtual formal. Dessa forma, grande parte dos vídeos produzidos não apresenta características desejáveis para cursos nesse formato. Sendo assim, este artigo discute os aspectos teóricos e práticos do desenvolvimento e avaliação da VideoMOOC-PL – uma Linguagem de Padrões de Design Educacional que apoia a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) na forma de vídeo, para o contexto dos MOOCs. Os resultados mostram que os vídeos produzidos utilizando a VideoMOOC-PL apresentam características mais desejáveis para REAs na forma de vídeos para o contexto dos MOOCs do que decisões ad hoc.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nascimento, Dynasandy Gomes do, Sefisa Quixadá Bezerra, Levi Silva, and Elsa Morgado. "Ambiente Organizacional: importância e competências das soft skills." In INNODOCT 2021. Valencia: Editorial Universitat Politècnica de València, 2021. http://dx.doi.org/10.4995/inn2021.2021.13348.

Full text
Abstract:
No decorrer da história, as práticas organizacionais sofreram diversos avanços e mudanças. Assim, as organizações passaram a trabalhar as competências associando à traços de personalidade chamando-as de soft skills, nos levando a compreender que a individualidade humana passou a ser o elemento chave para o avanço da organização. O presente estudo visa aprofundar conhecimento sobre soft skills e identificar em vários segmentos de negócios como são reconhecidas empiricamente e cientificamente pelos gestores e como são destacadas no ato de contratação para funções estratégicas. Como objetivos específicos, será abordado um estudo conceitual sobre competências nas organizações, contextualizando no atual mundo VUCA, fazendo um registro do período da pandemia resultante da Covid19; conhecer o que são as skills, suas classificações e aplicações identificando as principais exigências para cargos estratégicos; e por fim, fazer um levantamento em campo com empresas em Sobral-CE, objetivando saber se, no ato do recrutamento e seleção para funções estratégicas, as soft skills são consideradas e quais são as mais priorizadas. Estudo classificado como empírico descritivo com análise qualitativa, tendo sido realizado através de entrevistas feitas de forma on line e também presencial em representações de segmentos de negócios. Percebeu-se que o reconhecimento das soft skills acontece nas organizações seja de forma empírica ou factual pela própria existência dos processos bem definidos, sendo sua aplicação real e necessária por se tratarem de pessoas e por essas se conectarem com outras pessoas e não somente com cargos. A necessidade de possuir colaboradores detentores das soft skills é real, independente da empresa conhecer o termo ou não. A coleta em campo, promovida diretamente com gestores da área de pessoas, promoveu a visualização desse fato nas organizações visitadas, como também possibilitou conhecer os métodos que são trabalhados no objetivo de valorização do indivíduo na organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Naranjo Quezda, Amairani, Silvana Astudillo Durán, Ana Lucía Serrano, and David Toledo Pacheco. "Innovación cultural evidencia empírica en empresas ecuatorianas." In Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2020. http://dx.doi.org/10.48090/ciki.v1i1.995.

Full text
Abstract:
Las estrategias de innovación en las micro, pequeñas y medianas empresas (Mipymes) pertenecientes al sector cultural son primordiales para su competitividad. El objetivo de este estudio es analizar las actividades de innovación que realizan las Mipymes culturales en la ciudad de Cuenca-Ecuador en la tipología del producto, proceso, promoción y organización, así como los efectos que generan las innovaciones. Se utilizó un análisis descriptivo transversal a 80empresas culturales y los resultados evidencian que existe predominancia de innovaciones incrementales por sobre las innovaciones radicales, en especial con mejoras en lamercadotecnia de sus productos culturales. Los hallazgos sugieren impulsarla creación de valor y de procesos de cambio disruptivos en la digitalización de la industria cultural ecuatoriana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography