To see the other types of publications on this topic, follow the link: Conhecimento empírico.

Journal articles on the topic 'Conhecimento empírico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Conhecimento empírico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Gonzalez, Rodrigo Valio Dominguez, and Tatiana Massaroli de Melo. "Inovação por exploração e explotação do conhecimento: um estudo empírico do setor automobilístico." Gestão & Produção 25, no. 1 (November 13, 2017): 1–15. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x3899-17.

Full text
Abstract:
Resumo Diante de ambiente dinâmico, como é o caso do setor automobilístico, alvo deste estudo, as organizações são desafiadas a estabelecer flexibilidade estratégica, conquistada por meio de inovações, que exigem a exploração e explotação do conhecimento. Estudos prévios apontam que a combinação de exploração e explotação do conhecimento é a estratégia ideal para inovação, pois a organização acessará novas tecnologias por meio da exploração de novos conhecimentos e refinará e aperfeiçoará a tecnologia dominante por meio da explotação do conhecimento primário. Grande parte dos estudos sobre o tema foca suas contribuições em analisar o impacto das iniciativas de gestão do conhecimento e da exploração e explotação do conhecimento sobre o desempenho inovativo e financeiro da firma; entretanto, percebem-se poucos estudos que investigam os fatores organizacionais que sustentam os processos de exploração e explotação do conhecimento. Os resultados da pesquisa mostram que os processos de exploração e explotação do conhecimento são impactados de forma distinta por cinco fatores contextuais, considerados nesta pesquisa: gestão de recursos humanos, liderança colaborativa, cultura de aprendizagem, autonomia e sistemas de tecnologia de informação (TI). Enquanto exploração é mais impactada por cultura de aprendizagem, autonomia e sistemas de TI, explotação está mais relacionada com liderança colaborativa e cultura de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bauab, Fabrício Pedroso. "(RE) SIGNIFICAÇÕES DO EMPÍRICO NO DECORRER DA HISTÓRIA DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: UM DIÁLOGO EM TRÊS MOMENTOS." Boletim de Geografia 38, no. 1 (September 29, 2020): 73–90. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v38i1.42887.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata da história e da epistemologia da Geografia - apesar da interdisciplinaridade inerente ao seu conteúdo -, mais especificamente do significado do saber empírico ao longo do tempo para o conhecimento geográfico. Para tanto, estruturamos o texto em três momentos, que são comparados e enredados. O primeiro abrange o período medieval e sua predileção pelo elemento textual e apologético, embasados em premissas basilares do cristianismo. Aqui, ao elemento empírico são sobrepostos conteúdos textuais de diferentes épocas, objetivando equiparar a grafia do mundo a elementos religiosos. O segundo momento refere-se ao período conhecido como Grandes Navegações. Nele, novas gentes e terras são desveladas pela Europa – principalmente por espanhóis e portugueses - que, pelas evidências empíricas das novas paragens, viu-se obrigada a pôr em questionamento algumas verdades da tradição medieval fortemente presentes nos séculos XV e XVI. Por fim trataremos da viagem de Alexander von Humboldt à América Espanhola (1769-1859). Aqui, o sábio prussiano vai (re) significar o empírico mediante uma complexa simbiose entre procedimentos científicos convencionais, elementos do Romantismo Alemão, bem como do aporte pretensamente científico de Johann Wolgang von Goethe (1749-1832). Cabe mencionar que o artigo tem como premissa basilar a relação intrínseca entre o tipo de relevância dado ao empírico e a conjuntura histórica em que tal relevância ganha contornos próprios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Soares, Susel Tais, Marcela Marques, and Leandro Carbo. "A desconexão do conhecimento químico com o conhecimento pedagógico para o ensino de Química." Research, Society and Development 10, no. 14 (November 1, 2021): e286101421743. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.21743.

Full text
Abstract:
A literatura aponta a falta de conhecimento pedagógico por parte de professores que possuem bom domínio do conteúdo como uma das grandes problemáticas no ensino de Química. No entanto a abordagem deste aspecto se baseia principalmente em impressões pessoais dos atores das pesquisas. Para que uma pesquisa constate de modo mais empírico esta desconexão entre o conteúdo e a didática no ensino da Química faz-se necessário que os conhecimentos mobilizados durante a prática docente sejam evidenciados, descritos e identificados como conhecimentos Químicos ou Pedagógicos. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi averiguar a hipótese apresentada na literatura sobre a falta de conexão do Conhecimento Químico com o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, utilizando o modelo Conhecimento Especializado de Professores de Química analisando episódios de ensino, seguido de tratamento matemático dos dados. Conforme apontado na literatura, tal desconexão entre os conhecimentos foi comprovada, através da discrepância significativa entre estes conhecimentos evidenciados em episódios de ensino de química.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Seneda, Marcos César. "Conhecimento histórico e conhecimento racional." Estudos Kantianos [EK] 6, no. 2 (January 29, 2019): 37–44. http://dx.doi.org/10.36311/2318-0501.2018.v6n2.09.p37.

Full text
Abstract:
Conquanto seja utilizada somente no terceiro capítulo da Doutrina Transcendental do Método, designado “A arquitetônica da razão pura”, a distinção entre conhecimento histórico e conhecimento racional é um topos básico das Lógicas de Kant, marcando a diacronia de suas reflexões metafísicas. No percurso aqui proposto para esclarecer essas duas noções, remontamos a Christian Wolff. Para situar a posição epistemológica da Filosofia, no Discurso preliminar sobre a filosofia em geral, Wolff explicita a diferença entre os conhecimentos histórico, filosófico e matemático, na tentativa de alocar toda a aquisição do nosso conhecimento no interior dessa tripartição. Kant acolhe essa divisão tripartite, mas vai reduzi-la à oposição entre conhecimento histórico e conhecimento racional, equacionando o conhecimento empírico com o histórico, e situando filosofia e matemática no interior do último modo de conhecimento. Procurou-se aqui mostrar que essas duas noções decisivas e contrapostas são conversíveis entre si, articulando-se no interior daquilo que Kant denomina uma arquitetônica. Mediante essa distinção, Kant procura um princípio metodológico de unificação, opondo as noções de agregação e subordinação, que darão origem às noções de agregado e sistema. Sendo ciência sistemática, a filosofia é projetada no vértice da disposição racional de todas as ciências, guardando consigo a responsabilidade de abrigar a meta final de todo o uso da razão humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Queiroz, Radames Assis, Aluísio Vasconcelos de Carvalho, and Luís Fernando Albarello Gellen. "Relação do conhecimento empírico com os bioativos presentes em Connarus suberosus Planch. (Connaraceae)." Revista Fitos 15, no. 4 (December 17, 2021): 474–81. http://dx.doi.org/10.32712/2446-4775.2021.1098.

Full text
Abstract:
O estudo e caracterização dos grupos químicos presentes nos mais diversos vegetais é de grande valia para a comunidade científica, sendo que, através destas pesquisas comprova-se a eficácia dos tratamentos utilizados na medicina popular que, por sua vez, utiliza chás, garrafadas, xaropes e tinturas para tratar as mais diversas enfermidades que acometem o ser humano. O objetivo desse estudo foi realizar a caracterização fitoquímica do Pau de Brinco (Connarus suberosus Planch. (Connaraceae)) e compará-la com os conhecimentos empíricos para os quais são aplicados os tratamentos. Foram realizados testes fitoquímicos para os bioativos saponinas e leucoantocianinas que, por vez, têm a capacidade de comprovar a eficácia dos tratamentos que utilizam a espécie como medicamento. Foram realizadas as investigações fitoquímica e atividade antioxidante através da pesquisa qualitativa dos bioativos presentes nas suas entrecascas e da técnica de 1,1difenil-2-picrilhidrazil (DPPH), as informações quanto ao conhecimento empírico foram obtidas no livro de Garrafadas pertencente a uma das moradoras do município de Goiatins - TO que possui informações como preparo e indicações de tratamento a partir da planta pau de brinco (Connarus suberosus Planch. (Connaraceae)). Através dos estudos fitoquímicos pode-se comprovar que a planta é capaz de exercer funções que são descritas no conhecimento popular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Madureira, Valéria Silvana Faganello. "Os saberes da enfermagem." Revista Brasileira de Enfermagem 57, no. 3 (June 2004): 357–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672004000300021.

Full text
Abstract:
Trata-se de uma revisão de literatura sobre os conhecimentos da enfermagem, que toma como eixo principal a classificação dos os quatro padrões de conhecimento identificados e propostos por Carper: empírico, ético, estético e pessoal. O material de pesquisa foi composto por artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas últimas duas décadas do século vinte. A análise aponta na direção de uma ampliação dos padrões de conhecimento com inclusão de outros três, além dos propostos inicialmente: sócio-político, histórico e o desconhecer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Francisco, Alyson Bueno. "A restauração do conhecimento geológico e geomorfológico: reflexões epistemológicas." Boletim Campineiro de Geografia 7, no. 2 (December 31, 2017): 429–39. http://dx.doi.org/10.54446/bcg.v7i2.341.

Full text
Abstract:
Este artigo visa apresentar uma revisão sobre a história epistemológica da Geologia e das concepções de Davis na Geomorfologia, tendo como embasamento a filosofia de Francis Bacon. Durante sua sistematização, a Geologia esteve dependente de concepções teóricas relacionadas à mitologia greco-romana e aos dogmas cristãos. Entretanto, com a realização dos trabalhos de campo, os geólogos passaram a questionar estas teorias dedutivas e intuitivas para garantir a cientificidade da Geologia. Partindo da importância do resgate empírico a partir da investigação científica pelos fatos particulares, idealizada por Bacon, busca-se o questionamento das dependências teóricas na Geologia e na Geomorfologia e propõe-se a necessidade de prática empírica e experimental com os exemplos da Geologia de Engenharia e do planejamento ambiental na Geomorfologia. O diálogo entre as ciências a partir de experiências de campo é fundamental na restauração das Geociências, diante do atual cenário de busca pela recuperação ambiental e pelo diagnóstico das condições ambientais para orientar as políticas pelo conhecimento científico aprimorado com o avanço das geotecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rusin, Tiago, Luiz Fernando Silva Pinto, Luiz Medeiros de Araujo Neto, Vívian Aline Carolino, and Gisela Demo. "UMA AVALIAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES EM LEALDADE DO CONSUMIDOR EM PERIÓDICOS BRASILEIROS." Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI 3, no. 2 (December 4, 2016): 110. http://dx.doi.org/10.26694/2358.1735.2016.v3ed24619.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta uma síntese da literatura e uma análise bilbiométrica da produção nacional do campo de conhecimento constituído pelo conceito de lealdade ou fidelidade do consumidor, estudado nos últimos cinco anos relevantes à área da administração. No total foram encontrados 42 artigos que atenderam aos critérios de busca em 27 revistas selecionadas. Os artigos foram tabulados e analisados de acordo com as seguintes categorias: nome do artigo, autores, qualis, ano de publicação, instituições participantes, enquadramento (teórico ou teórico-empírico), e, quando enquadrado como teórico-empírico: natureza do estudo, setor da economia, ramo de atuação, instrumentos de coleta de dados e técnicas de análise de dados. Verificou-se que existe uma predominância de pesquisas teórico-empíricas de natureza quantitativa sobre o tema. Os resultados permitiram identificar a crescente demanda de conhecimento sobre o tema da lealdade do consumidor, bem como lacunas na literatura que subsidiaram a proposição de uma agenda de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sobanski, Adriane, and Rita De Cássia Santos. "EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES, ENSINO DE HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO." História Revista 23, no. 2 (March 9, 2019): 53–67. http://dx.doi.org/10.5216/hr.v23i2.52719.

Full text
Abstract:
Discute teoricamente o papel do professor e de como ele utiliza o seu conhecimento do passado para se desenvolver enquanto professor – pesquisador. Apresenta discussões teóricas, a partir de aportes bibliográficos e empíricos sobre o desenvolvimento do professor pesquisador e do papel da sua experiência e do passado. Debate a formação deste profissional e como a perspectiva da Educação Histórica auxilia o desenvolvimento da consciência histórica de alunos, tendo como ponto de partida o reconhecimento de que o professor e suas experiências estão intrinsicamente ligados a um trabalho pedagógico bem desenvolvido. Apresenta resultado de trabalho empírico junto a professores da rede estadual de ensino do Paraná. Está ancorado, teoricamente, nas discussões apresentadas por Schmidt (2015), Barca (2012), Rüsen (2001, 2007 e 2012), Peter Seixas (1994, 1998) e Lowenthal (1989, 1998).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Maíra Batistoni e., and Sílvia Luzia Frateschi Trivelato. "A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO E EMPÍRICO NA PRODUÇÃO DE EXPLICAÇÕES E ARGUMENTOS NUMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA DE BIOLOGIA." Investigações em Ensino de Ciências 22, no. 2 (August 17, 2017): 139. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p139.

Full text
Abstract:
Pautando-nos na ideia da Alfabetização Científica como um propósito do Ensino de Ciências e nas recentes proposições de que para alcançá-la devemos favorecer o engajamento dos estudantes em práticas da cultura científica, este trabalho pretende analisar a produção de explicações e argumentos numa atividade didática baseada em investigação a fim de caracterizar a mobilização pelos estudantes do conhecimento teórico e empírico ao se engajarem nessas práticas. Analisando os relatórios científicos elaborados pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio ao final da atividade investigativa sobre dinâmica populacional, evidenciamos a importância do conhecimento empírico referente ao contexto de investigação como repertório para a construção de explicações, especialmente quando os estudantes lidavam com dados anômalos ao modelo explicativo já conhecido. Esse conhecimento também se revelou importante para a produção de argumentos válidos, visto que a maior parte das justificativas empreendidas foi de natureza empírica, independente se os dados estavam ou não de acordo com o modelo explicativo já conhecido. Esses resultados reforçam a importância da participação dos estudantes em atividades investigativas, como já defendido por diferentes autores desta área de pesquisa, como também indicam que a prática de investigação propiciou o engajamento em práticas epistêmicas, pois o conhecimento sobre as condições experimentais e os procedimentos de coleta de dados forneceu repertório para a produção de explicações e argumentos. Por fim, discutimos a relevância desta pesquisa para o campo do Ensino de Biologia, buscando defender a promoção de atividades investigativas com enfoque experimental como possibilidade de integrar objetivos conceituais e epistêmicos e ultrapassar as dificuldades geradas pelas especificidades desta área do conhecimento em relação às demais disciplinas do campo das Ciências da Natureza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Rosario, Samuel Antonio Silva do, and Carlos Aldemir Farias da Silva. "A física da argila: diferentes formas de sentir e interpretar fenômenos físicos." Research, Society and Development 9, no. 8 (July 5, 2020): e294985306. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5306.

Full text
Abstract:
O presente artigo faz parte de uma pesquisa de doutoramento em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. Uma das temáticas abordadas é o ensino da Física por meio do processo de fabricação de panelas de barro relacionando o saber tradicional ao conhecimento acadêmico. A pesquisa tem como lócus empírico a comunidade tradicional Vila Que Era, localizada às margens do rio Caeté, no espaço rural do município de Bragança, estado do Pará, Brasil. Entre os objetivos da pesquisa, pretendemos registrar os conhecimentos empíricos dos artesãos ceramistas sobre sua produção e principais técnicas. O procedimento metodológico escolhido privilegia técnicas etnográficas no sentido de facilitar o entendimento da relação da Física com a produção de cerâmicas na comunidade escolhida, em especial panelas, buscando estabelecer laços que auxiliem o processo de construção dos saberes etnofísicos observados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Albuquerque, Ester Alves de Faria de. "CIÊNCIAS EM CENA: O CINEMA COMO REGISTRO HISTÓRICO-FILOSÓFICO DAS VISÕES DOS EDUCANDOS SOBRE AS CIÊNCIAS DA NATUREZA." Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477 7, no. 3 (February 17, 2017): 149. http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.521.

Full text
Abstract:
Investigação empírica acerca da contribuição do cinema como recurso didático-pedagógico para o desenvolvimento do Ensino das Ciências da Natureza na educação básica por meio de uma abordagem Histórico-Filosófica das Ciências da Natureza foi realizada em 2012 com educandos da terceira série do Ensino Médio. Com abordagem quali-quantitativa-descritiva foram coletadas informações acerca das percepções dos educandos sobre a imagem das ciências da natureza e dos cientistas e sobre a natureza do conhecimento científico. Os resultados apontam que a visão dos educandos acerca do objeto de estudo, em geral, é bastante distorcida, predominando uma visão empírico-indutivista, porém indicam que os educandos reconhecem a natureza dinâmica e mutável do conhecimento científico. Acredito que a utilização histórico-crítica de filmes comerciais por meio de abordagem Histórico-Filosófica das Ciências da Natureza possa auxiliar o educador na contextualização dos conteúdos e na discussão sobre a natureza das ciências da natureza e evolução do conhecimento científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Albuquerque, Ester Alves de Faria de. "CIÊNCIAS EM CENA: O CINEMA COMO REGISTRO HISTÓRICO-FILOSÓFICO DAS VISÕES DOS EDUCANDOS SOBRE AS CIÊNCIAS DA NATUREZA." Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477 7, no. 3 (February 17, 2017): 149. http://dx.doi.org/10.22407/issn.2176-1477.2016v7i3521.

Full text
Abstract:
Investigação empírica acerca da contribuição do cinema como recurso didático-pedagógico para o desenvolvimento do Ensino das Ciências da Natureza na educação básica por meio de uma abordagem Histórico-Filosófica das Ciências da Natureza foi realizada em 2012 com educandos da terceira série do Ensino Médio. Com abordagem quali-quantitativa-descritiva foram coletadas informações acerca das percepções dos educandos sobre a imagem das ciências da natureza e dos cientistas e sobre a natureza do conhecimento científico. Os resultados apontam que a visão dos educandos acerca do objeto de estudo, em geral, é bastante distorcida, predominando uma visão empírico-indutivista, porém indicam que os educandos reconhecem a natureza dinâmica e mutável do conhecimento científico. Acredito que a utilização histórico-crítica de filmes comerciais por meio de abordagem Histórico-Filosófica das Ciências da Natureza possa auxiliar o educador na contextualização dos conteúdos e na discussão sobre a natureza das ciências da natureza e evolução do conhecimento científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Persegona, Karin Rosa, Daniele Laís Brandalize Rocha, Maria Helena Lenardt, and Ivete Palmira Sanson Zagonel. "O conhecimento político na atuação do enfermeiro." Escola Anna Nery 13, no. 3 (September 2009): 645–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452009000300027.

Full text
Abstract:
O artigo tem por objetivo refletir acerca do conhecimento empírico, ético, estético e pessoal proposto por Carper e de um quinto padrão de conhecimento denominado sociopolítico segundo White. A Enfermagem, ao delimitar seu campo de atuação, necessita explicitar suas formas de conhecer, produzir e validar o conhecimento, para consolidar-se como disciplina e profissão que se organiza e expressa socialmente com identidade singular em um complexo campo de conhecimento. O padrão de conhecimento sociopolítico contribui para que o enfermeiro tenha uma visão abrangente, na qual se particulariza a responsabilidade e o compromisso como agente de mudança organizacional, social e política, investindo na inovação e sustentabilidade do processo de trabalho da enfermagem em defesa da saúde individual e coletiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pupo, Fabricio Palermo, and Delane Botelho. "CONHECIMENTO E USO DE MÉTRICAS DE MARKETING." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 5, no. 1 (April 26, 2011): 38. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v5i1.19.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é identificar na literatura métricas de marketing e o nível de conhecimento e uso de métricas pelos gestores de IES. A metodologia utilizada neste estudo de natureza exploratória foi a pesquisa qualitativa por meio de entrevista em profundidade, realizada com oito dirigentes de marketing de IES privadas, da cidade de Curitiba - PR. Concluiu-se que o conhecimento empírico existe, mas se fazem necessários o uso de métodos e técnicas. E verificou-se que essas ações começaram a ser praticadas nos últimos cinco anos pela maioria das instituições pesquisadas e a tendência é que exista maior desenvolvimento sobre o tema. Pesquisas futuras são discutidas à luz da teoria de marketing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Vitorino, Manuela Fausto, Mariana Sousa Dantas Rodrigues, Carla Braz Evangelista, Keyth Sulamitta Lima Guimarães, Jaqueline Brito Vidal Batista, Ana Gláucia Santos Fonsêca, Ana Lúcia Belarmino Araújo, and Fabrícia Maria Araújo Bustorff Melo. "Síndrome de Burnout: conhecimento da equipe de enfermagem neonatal." Revista de Enfermagem UFPE on line 12, no. 9 (September 8, 2018): 2308. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i9a234632p2308-2314-2018.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem neonatal acerca da Síndrome de Burnout. Método: estudo qualitativo e exploratório realizado com 23 profissionais de enfermagem, que atuam nas unidades de neonatologia de uma maternidade pública, localizada no município de João Pessoa. Para a coleta do material empírico foram aplicados um questionário e um roteiro de entrevista semiestruturada, com Análise de Conteúdo e construção de eixos temáticos. Resultados: o material empírico indicou o perfil da equipe de enfermagem que cuida de neonatos e os seguintes eixos temáticos foram observados: profissionais de saúde e o acometimento por Burnout; sobrecarga de trabalho e o risco de Burnout; esgotamento físico e estresse; Burnout e as consequências para a saúde dos trabalhadores. Conclusão: conclui-se que este trabalho servirá de suporte para auxiliar na indispensabilidade de disseminação do conhecimento sobre a Síndrome de Burnout, com destaque para a enfermagem, já que grande parte dos profissionais de saúde não conhece essa patologia. Descritores: Saúde do Trabalhador; Estresse Ocupacional; Esgotamento Profissional; Equipe de Enfermagem; Enfermagem Neonatal; Conhecimento.ABSTRACTObjective: to evaluate the knowledge of the neonatal nursing team about Burnout Syndrome. Method: qualitative and exploratory study carried out with 23 nursing professionals, who work in the neonatology units of a public maternity unit, located in the city of João Pessoa. For the collection of the empirical material, a questionnaire and a semi-structured interview script were applied, with Content Analysis and construction of thematic axes. Results: the empirical material indicated the profile of the nursing team that cares for neonates and the following thematic axes were observed: health professionals and burnout; work overload and risk of burnout; physical exhaustion and stress; Burnout and the health consequences of workers. Conclusion: it is concluded that this work will serve as a support to help in the indispensability of dissemination of knowledge about Burnout Syndrome, with emphasis on nursing, since most health professionals do not know this pathology. Descriptors: Worker Health; Occupational stress; Professional Exhaustion; Nursing team; Neonatal Nursing; Knowledge. Descritores: Occupational Health; Occupational Stress; Burnout, Professional; Nursing Team; Neonatal Nursing; Knowledge.RESUMEN Objetivo: evaluar el conocimiento del equipo de enfermería neonatal acerca del Síndrome de Burnout. Método: estudio cualitativo y exploratorio, realizado con 23 profesionales de enfermería que actúan en las unidades de neonatología de una maternidad pública, ubicada en el municipio de João Pessoa. Para la recolección del material empírico, se aplicaron un cuestionario y un guión de entrevista semiestructurada, con análisis mediante técnica de Análisis de Contenido, y construcción de ejes temáticos. Resultados: a partir del material empírico se apuntó el perfil del equipo de enfermería que cuida de neonatos y se formalizaron los siguientes ejes temáticos fueron observados: profesionales de salud y el afecto por Burnout; sobrecarga de trabajo y el riesgo para Burnout; el agotamiento físico y el estrés; y Burnout y las consecuencias para la salud de los trabajadores. Conclusión: se concluye que este trabajo servirá de soporte para auxiliar en la indispensabilidad de diseminación del conocimiento sobre el Síndrome de Burnout, con destaque para la enfermería, ya que gran parte de los profesionales de salud no conoce esa patología. Descritores: Salud Laboral; Estrés Laboral; Agotamiento Profesional; Grupo de Enfermería; Enfermería Neonatal; Conocimiento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Bertoldo, Juliano Garcia, Jefferson Luís Meirelles Coimbra, Altamir Frederico Guidolin, Aquidauana Miqueloto, and Diego Toaldo. "Uso ou abuso em testes de comparações de média: conhecimento científico ou empírico?" Ciência Rural 38, no. 4 (August 2008): 1145–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782008000400039.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi identificar quais os principais erros e acertos na aplicação de testes de comparação de médias em trabalhos científicos, demonstrando alternativas viáveis no sentido de aumentar a imparcialidade dos resultados obtidos pelos pesquisadores. Um dos maiores desafios do pesquisador é a interpretação dos resultados de forma fidedigna. Apesar da preocupação com a análise dos dados, muitas vezes pode ser observado certo descaso com a interpretação dos resultados, em que a aplicação incorreta de testes estatísticos pode levar à divulgação de informações pouco confiáveis. Foram revisados 226 trabalhos científicos publicados na revista Ciência Rural de 2002 a 2006, somente na área de Fitotecnia, sendo utilizados 148 trabalhos para discussão. A maioria dos trabalhos que estudaram mais de um fator foram classificados como incorretos (72%) devido ao abuso dos testes de comparações de médias. Por outro lado, 4 e 24% foram classificados como parcialmente corretos e corretos, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Pinto, Rodrigo Hayasi. "Pascal e a questão dos limites do conhecimento." Cadernos Espinosanos, no. 24 (December 15, 2010): 67. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2010.89418.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo principal operar uma discussão em torno da teoria do conhecimento do filósofo francês Blaise Pascal (1623-1662). A partir do opúsculo intitulado “Do Espírito Geométrico e da Arte de Persuadir”, tentaremos mostrar as preocupações epistemológicas de Pascal relativas à idéia de uma fundamentação da ciência. Destacaremos uma noção que parece permear grande parte da sua obra, enquanto físico experimental e filósofo: a constatação dos limites do conhecimento. Segundo pensamos, a compreensão de tais limites é essencial para o entendimento de como são produzidos novos teoremas na geometria e justificadas as hipóteses em âmbito empírico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Soares, Eliane Veras, and Aline Adelaide Alves. "Literatura e materialismo cultural: uma proposta de análise." Sociedade e Estado 30, no. 2 (August 2015): 371–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-699220150002000006.

Full text
Abstract:
ResumoNeste artigo, propomos uma discussão sobre o lugar da literatura na construção do conhecimento. Tendo em mente o pressuposto de que o conhecimento científico deve ser compreendido como forma de conhecimento, mas não como o conhecimento por excelência, perguntamos se a literatura também poderia ser concebida como uma forma de conhecimento da realidade, ainda que esta não seja sua função nem mesmo o que a define como literatura. De modo que procuramos aqui problematizar a relação entre literatura, conhecimento e sociedade, a partir do materialismo cultural, tomando como estudo empírico a formação da literatura em Moçambique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Figueiredo, Vinicius de. "Pressupostos da dedução transcendental (B)." Discurso, no. 19 (August 9, 1992): 123–34. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.1992.37952.

Full text
Abstract:
A investigação transcendental pressupõe um exercício de abstração, que na Crítica da Razão Pura se aplica ao conhecimento da experiência. Sua bipartição em dois modos-de-representação, contudo, levanta duas dificuldades à teoria da objetividade kantiana: como conciliar os, elementos separados pela análise e como assegurar a legitimidade da abstração sobre o conhecimento empírico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silveira, Pedro Castelo Branco, and Júlia Costa Rosas. "Práticas colaborativas em redes agroecológicas no agreste pernambucano." Revista de Antropologia 61, no. 1 (April 27, 2018): 269. http://dx.doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2018.145526.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda as contribuições das redes agroecológicas para os debates sobre o acesso aos conhecimentos tradicionais. O material empírico que trazemos é o de pesquisa no agreste pernambucano, sobre as redes de produção de conhecimento de que fazem parte agricultores que desenvolvem práticas agroecológicas. Neste campo, agricultores e organizações de assessoria estão envolvidos em uma série de experiências que se baseiam na incorporação de conhecimentos dos agricultores, de técnicos e em testes e experimentos, não necessariamente em bases científicas, de novas práticas agrícolas. O pano de fundo destas experiências é o fortalecimento de propostas ecopolíticas conhecidas como “convivência com o Semiárido” que se afastam de pacotes tecnológicos e se aproximam de modos criativos e colaborativos de praticar conhecimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Cohn, Amélia. "Ciências sociais e saúde pública/coletiva: a produção do conhecimento na sua interface." Saúde e Sociedade 22, no. 1 (March 2013): 15–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902013000100003.

Full text
Abstract:
O artigo trata das relações entre ciências sociais e saúde na produção doe conhecimento em Saúde Pública/Coletiva. Aborda os desafios de se articular as várias áreas do conhecimento que compõem esse campo; as dificuldades de construção de uma agenda de pesquisa frente às demandas das políticas públicas de saúde, da marca de seu surgimento enquanto um campo de conhecimento não só empírico mas também militante a favor da construção da saúde como um direito e um bem público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Cunha, Eduardo Vivian da, and Washington Jose de Sousa. "Administração e indígenas no Brasil: conhecimento e interesse na pesquisa stricto sensu." Cadernos EBAPE.BR 20, no. 1 (January 2022): 20–34. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120200189.

Full text
Abstract:
Resumo Apesar de relevante nos contextos histórico e atual, temas indígenas detêm limitada atenção no domínio da ciência administrativa no Brasil, fato que motivou a análise aqui sintetizada. A abordagem é de natureza epistemológica, sob a forma de sistematização de esforços intelectuais e produção do conhecimento na pesquisa acadêmica. Desse modo, o artigo objetiva delimitar categorias analíticas da pesquisa em temáticas indígenas, tomando como base interesse e conhecimento derivados da produção em nível de pós-graduação stricto sensu no Brasil, no domínio da ciência administrativa. Trata-se de revisão bibliográfica integrativa, ancorada em análise léxica com auxílio do software Iramuteq. O processamento das informações gerou quatro classes: “universidade e acesso de minorias ao ensino superior”, “terra e conflitos”, “organizações, gestão e sustentabilidade” e “organização sociopolítica indígena, Estado e políticas públicas”. As classes reúnem bases teóricas e empíricas, procedimentos de pesquisa, lócus e foco, com perfis não gerencialistas e abordagens sociológicas híbridas que se harmonizaram em interesses prático, técnico e emancipatórios à luz de Conhecimento e interesse, de Habermas, e de Círculo das matrizes epistêmicas, de Paes de Paula. Elas revelam diversidade nas escolhas epistemológicas da pesquisa em administração, em temas indígenas, com vieses hermenêutico, empírico-analítico e crítico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Huf, Samuel Francisco, Dionísio Burak, and Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro. "MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DO CAMPO." Educere et Educare 16, no. 38 (April 23, 2021): 451–75. http://dx.doi.org/10.17648/educare.v16i38.21216.

Full text
Abstract:
Este artigo trata da Modelagem Matemática aplicada à Educação do Campo. A Modelagem Matemática é uma atividade diferenciada do ensino tradicional e passível de ser aplicada nas mais diversas situações. Assim, investiga-se as contribuições da modalidade quando aplicada na Educação do Campo. Para tanto é realizado trabalho prático com vinte estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola do Campo no Interior do Paraná, tendo como base a fundamentação teórica de estudiosos da modalidade. Os resultados evidenciam que a Modelagem Matemática desenvolvida na educação do campo, ao valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes dá sentido a sua realidade e potencializa as aulas de Matemática. Verifica-se, pois, que com a sistematização do conhecimento empírico dos estudantes, avança-se para a aquisição do conhecimento matemático científico, com mais motivação e facilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Andrade, Celana Cardoso, and Adriano Furtado Holanda. "Apontamentos sobre pesquisa qualitativa e pesquisa empírico-fenomenológica." Estudos de Psicologia (Campinas) 27, no. 2 (June 2010): 259–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2010000200013.

Full text
Abstract:
Este estudo visa apresentar, numa perspectiva teórica, a pesquisa qualitativa e o método fenomenológico, tomando por base o modelo empírico-compreensivo de Amedeo Giorgi. Na busca por minimizar as dificuldades encontradas na aplicação do método fenomenológico, no que concerne à grande variedade de interpretações, e explicitar como se constituem os resultados dessa prática de pesquisa, foi necessário esclarecer a natureza qualitativa da realidade investigada, o modelo de relação entre investigador-investigado e o modo como se obtiveram o conhecimento do problema e os aspectos intrinsecamente relacionados. Com o intuito de abranger esse conteúdo, o artigo dividiu-se em três partes. Foi feita, inicialmente, uma introdução sobre a pesquisa qualitativa; posteriormente, propôs-se discutir a fenomenologia e seus principais conceitos, e, na terceira parte deste artigo, foi estudado o método fenomenológico, em especial o modelo desenvolvido por Giorgi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Baum, Paula Délis, Denilson Ramos Otomar, and Renata Maria de Carvalho Schimitz. "A Matemática Informal: sua Aplicação no Canteiro de Obras por meio do Conhecimento Empírico." Perspectivas da Educação Matemática 14, no. 36 (December 17, 2021): 1–20. http://dx.doi.org/10.46312/pem.v14i36.13529.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo principal analisar situações reais de um canteiro de obras para utilização da construção do conhecimento matemático abordado em sala de aula. Inicialmente identificando como a matemática está inserida na construção civil, e assim, associar exemplos do cotidiano de um pedreiro à matemática formal, ressaltando a importância da Etnomatemática como proposta educacional. As atividades desenvolvidas de pesquisa foram realizadas com cinco pedreiros do município de Rebouças-PR. O referencial teórico tem como base a literatura da Etnomatemática, a partir da abordagem qualitativa. Metodologicamente utilizou-se de entrevista e relato de experiências dos construtores. Como principal resultado, verificamos que a Matemática está ligada ao cotidiano de um canteiro de obras, por exemplo, realização do orçamento, cálculo para manter a estrutura no “esquadro”, proporções de água e massa para a obtenção do concreto adequado ao tipo de finalidade, inclinação do telhado, nivelação dos pisos e diversas outras aplicações. Via de regra, os cálculos e previsões utilizam a Regra de Três. A exceção a esta regra está relacionada à área e volumes. Dessa forma, torna-se imprescindível criar relações entre a matemática formal, abordada em sala de aula, com o saber empírico, presente na comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Américo, Bruno Luiz, and Adriana Roseli Wünsch Takahashi. "Estudos organizacionais de aprendizagem e conhecimento à luz das abordagens situada e da tecnociência." Cadernos EBAPE.BR 11, no. 4 (December 2013): 588–607. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512013000400008.

Full text
Abstract:
Em virtude das lacunas apontadas pela literatura de conhecimento e aprendizagem organizacional, este artigo constitui uma reflexão sobre conhecimento e aprendizagem organizacional por meio das abordagens situada e da tecnociência. Desse modo, a aprendizagem é considerada uma teoria do movimento organizacional e social, portanto, de caráter processual e relacional. Essa alternativa permite lançar um olhar diferenciado para o fenômeno por meio de duas abordagens ainda incipientes nos estudos da área, uma vez que ambas têm interesse no processo pelo qual um "objeto novo" torna-se um "objeto menos novo". Destaque é dado às obras de Latour, autor que explora os conceitos de agência e tempo/espaço como construídos localmente. A organização é tida, nessa perspectiva, como sistema de autoridade. Um estudo teórico-empírico realizado com plantas industriais é utilizado neste artigo como base para explorar o enfoque dinâmico do conhecimento e para compreender a aprendizagem como parte de uma prática social da vida organizacional. Destaca-se, ainda, o potencial das abordagens situada e da tecnociência para analisar o conhecimento e a aprendizagem organizacional, considerando-os de uma forma mais ampla e relacional, em uma realidade na qual há dinâmica e movimento implícito. Apontam-se as implicações que permanecem, tanto em relação ao conteúdo como à metodologia, e salienta-se a necessidade de novos estudos teóricos e teórico-empíricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Da Fonseca, Eduardo Ribeiro. "Os modos de conhecimento da ciência e da arte em Schopenhauer e Freud." Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 8, no. 2 (December 1, 2017): 55. http://dx.doi.org/10.5902/2179378633602.

Full text
Abstract:
Nosso texto pretende evidenciar aspectos da relação entre arte, filosofia e conhecimento empírico na filosofia de Schopenhauer, tomando como exemplo as narrativas dos casos clínicos de Freud e a sua consideração, simultaneamente como peças de ficção e como narrativas factuais de processos clínicos ligados a psicologia, de um modo geral, e aos “Estudos sobre a histeria” (1893-1895), de um modo particular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Peres, Eldrinei Gomes, and Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi. "A farinha de mandioca e as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) como valorização do conhecimento tradicional no ensino de ciências." Revista Insignare Scientia - RIS 3, no. 5 (December 18, 2020): 439–55. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11499.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, os estudos no ensino de Ciências têm expressado uma preocupação em possibilitar a construção de conhecimentos científicos com intuito de permitir ao indivíduo agir criticamente e consciente na sociedade, exercendo plenamente sua cidadania. Verifica-se, no entanto, que inúmeros problemas são enfrentados pelos docentes na metodologia a seguir na abordagem dos conteúdos ministrados em sala de aula. Desta forma, este trabalho teve como objetivo uma abordagem diferenciada no ensino de Ciências, agregando conhecimento científico ao conhecimento tradicional dos alunos. A metodologia empregada apresentou caráter qualitativo e quantitativo, com aplicação de questionário inicial e final contendo questões abertas e fechadas. O trabalho foi desenvolvido em uma escola Municipal no interior do Amazonas (Alvarães), no 9º ano do Ensino Fundamental, com aulas expositivas, atividade lúdica e aula de campo. Por meio deste trabalho pode proporcionar um ensino dialogado e dinâmico com os alunos, relacionando conhecimento científico e conhecimento empírico dos alunos, como forma de valorização das experiências cotidianas dos alunos e conservação da cultura local. Pode-se conciliar e relacionar ciência-tecnologia-sociedade e ambiente (CTSA), através da produção de farinha de mandioca, buscando promover um aprendizado significativo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Peres, Paula, and Vilson Batista. "A Gestão do Conhecimento nas Organizações Públicas Brasileiras - Diagnóstico em uma Instituição Federal de Ensino." RTIC 2, no. 1 (April 13, 2021): 059–78. http://dx.doi.org/10.29073/rtic.v2i1.359.

Full text
Abstract:
O conceito de Gestão do Conhecimento (GC) está compreendido essencialmente no nível estratégico das organizações. O seu estudo é considerado um recurso relativamente novo às organizações públicas e privadas no Brasil. Neste trabalho de investigação, inicialmente foi realizado um estudo bibliográfico por meio de Revisão Integrativa da literatura e, num segundo momento, realizou-se um trabalho empírico de abordagem qualitativa por meio do estudo de caso como metodologia de investigação e utilizou-se a entrevista com questões semiestruturadas para a coleta dos dados. A partir da revisão de literatura restou evidente que a grande maioria das organizações públicas no Brasil ainda não possuem modelos ou práticas de GC instituídas. Os resultados do estudo empírico permitiram concluir que o Departamento investigado realiza alguns tipos de práticas simples de GC, mas são práticas aleatórias, alternadas e não intencionais. Acredita-se que as contribuições do estudo serão muito úteis a gestores de organizações públicas no país com foco nos princípios da eficiência da Administração Pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Costa, Lucia De fátima lúcio gomes da, Cláudio Marcio Mendonça, Giovani Rodrigues Júnior, Maria Veleria P. Araújo, and Joméria M. Lima Alloufa. "CONFLITOS ORGANIZACIONAIS ENTRE GERAÇÕES: UM ESTUDO EMPÍRICO COM A EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DO IFRN." HOLOS 4 (August 2, 2014): 361. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.898.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem o objetivo de compreender como as relações entre os indivíduos de gerações diferentes são desenvolvidas através do trabalho em equipes de TI. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa através da técnica de análise conteúdo. Observou-se que o conhecimento específico pode ser uns dos balizadores da liderança ou da proporão de novos conflitos e que as gerações Y e X não apresentam distinções, porém o conhecimento específico em equipes de TI é quem gera distinções no comportamento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Gonzaga Motta, Luiz. "Explorações epistemológicas sobre uma antropologia da notícia." Revista FAMECOS 9, no. 19 (April 11, 2008): 65. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2002.19.3187.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo principal avançar a reflexão sobre uma teoria da notícia. Pretendo explorar a extensão em que as notícias, como forma de conhecimento da realidade, permanecem próximas do referente empírico ou distanciam-se dele sugerindo mundos virtuais na imaginação dos leitores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Karnopp, Erica, and Jaime Miguel Weber. "Agroecologia: experiência em construção no contexto do Desenvolvimento Regional." Ágora 22, no. 1 (January 2, 2020): 4–21. http://dx.doi.org/10.17058/agora.v22i1.15289.

Full text
Abstract:
Neste artigo analisa-se a base teórica da agroecologia e o conhecimento empírico, com ênfase na agricultura familiar. Buscou-se estabelecer uma relação dessa base teórica com o conhecimento empírico em unidade familiar agrícola do município de Santa Cruz do Sul, RS/Brasil. As tendências mundiais mostram que a agricultura convencional ainda tem preferência, embora o desenvolvimento da agricultura de base ecológica, nos últimos anos, tenha crescido consideravelmente. A continuidade do desenvolvimento da agricultura de base ecológica depende do aumento pela procura por produtos orgânicos, por um lado, e por outro, de uma nova reestruturação da comercialização, bem como da organização dos agricultores familiares e da criação de políticas públicas para esse fim. Resultados positivos para o desenvolvimento sustentável dependem muito do desenvolvimento adequado e combinado da produção, industrialização e comercialização da produção, bem como das formas de organização e engajamento dos "atores sociais", mas, sobretudo do planejamento da sociedade regional sobre o seu futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Lottermann, Osmar, Elisângela Siqueira, and Isabella Alves De Cesaro. "MEDIAÇÕES DO CONHECIMENTO ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, O MUNDO DO TRABALHO E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA." Revista Contexto & Educação 35, no. 112 (September 9, 2020): 200–216. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.200-216.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia com egressos do Ensino Médio oriundos de escolas públicas, matriculados em cursos técnicos subsequentes ofertados pela instituição. Trata-se de uma análise sobre os reflexos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1998 e 2012), em meio à aprovação e implementação da reforma dessa etapa da escolarização – que retoma a pedagogia das competências – e como eles ganham materialidade na vida desses egressos inseridos no mundo do trabalho e no exercício da cidadania. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo uma bibliográfica e documental, enquanto a outra é um levantamento de campo (GIL, 2008). A pesquisa bibliográfica e documental possibilitou aprofundar o estudo sobre as categorias definidas a priori para auxiliar a análise do campo empírico. As respostas dos pesquisados permitiram identificar maior ou menor incidência das diretrizes de 1998 e 2012, apresentando-se, em diversas circunstâncias, de forma contraditória e mais afinada com o pensamento hegemônico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Adamchesk, Juciléia, and Adriana Moro Wieczorkievicz. "Conhecimentos das mulheres relacionados ao período do puerpério." Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar 2, no. 1 (August 20, 2013): 69–83. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v2i1.411.

Full text
Abstract:
O puerpério compreende o intervalo entre o nascimento do bebê e retorno dos órgãos ao estado não gravídico e ocorrem muitas transformações com a finalidade de restabelecer o organismo da mulher. Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar os conhecimentos empíricos das mulheres frente às práticas sexuais após o parto e como objetivos específicos: Levantar o número de mulheres cadastradas em uma ESF que se encontram no período do puerpério; Identificar os conhecimentos empíricos das mesmas em relação ao puerpério; Conhecer os medos e dificuldades encontrados na retomada da atividade sexual após o parto e avaliar a influência de fatores socioeconômicos, tipo de parto, número de filhos em relação a retomada da atividade sexual. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa. A amostra foi composta por 20 puérperas cadastradas na Estratégia da Saúde da Família Bom Jesus do Município de Itaiópolis-SC, que se encontram no puerpério mediato e até seis meses após o parto, maiores de 18 anos. Pode-se observar que todas as mulheres realizaram consultas de pré-natal conforme preconiza o Ministério da Saúde, mas não obtiveram orientações satisfatórias em relação aos cuidados, medos e dificuldades que este período pode apresentar. Sendo assim o conhecimento empírico que trazem consigo culturalmente adquiridos, torna-se a única informação obtida. Grande parte das mulheres pesquisadas referiu sentir medo da dor e de engravidar novamente. A equipe de enfermagem tem papel fundamental na atenção da mulher, fornecendo orientações referentes ao período vivenciado e oferecendo suporte educativo para potencializar o autocuidado da puérpera.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Engelmann, Arno. "Dois Tipos de Consciência: a Busca da Autenticidade." Psicologia USP 8, no. 2 (1997): 25–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65641997000200003.

Full text
Abstract:
No conhecimento científico atual, duas ocorrências são autênticas: (1) o desenvolvimento rápido da ciência empírica e (2) o uno e momentâneo da consciência. Denominei essa consciência de consciência-imediata. Em toda a aquisição de um conhecimento científico empírico ou natural, passo de uma observação individual e momentânea a um universo coletivo e temporal. É a alteração de uma verdade absoluta por um conhecimento probabilístico. Sete hipóteses básicas são apresentadas para permitir o conhecimento desse universo probabilístico. Na descrição desse universo, opto por uma explicação emergentista, isto é, uma explicação evolucionista em termos de níveis crescentes. Há a explicação presente dos vários níveis, mas, ao mesmo tempo, há a interação causal entre estes mesmos níveis. Portanto, o universo é um só. Na maioria dos animais há um nível de organismo, o nível que abarca o animal como um todo. No organismo dos seres humanos e de muitos outros animais, há uma pequena parte que pode conhecer-se a si mesma. Essa parte denominei de consciência-mediata. A consciência-mediata pode ser constituída pelo passado do próprio observador, consciência-mediata-do-observador, ou ser parte do organismo de outras pessoas ou outros animais não-humanos, consciência-mediata-de-outros. A consciência-mediata-de-outros pode ser pesquisada da mesma forma como quaisquer outras partes dos animais. A consciência-mediata-de-outros é uma das partes do universo em relação à qual há uma busca contínua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Rochadel, Willian, Josi Zanette do Canto, Juarez Bento da Silva, Manuel A. González Delgado, and Miguel A. González Rebollo. "Ensino a distância na educação básica: a integração pedagógica de jogos digitais em ambientes virtuais." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 9, no. 1 (July 29, 2016): 32–54. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v9i1.824.

Full text
Abstract:
O uso das tecnologias na educação exige uma adequada integração dos conhecimentos a fim de evitar frustrações e desperdícios de tempo. Logo, um plano de aplicação precisa delinear as reflexões não apenas didáticas, mas também tecnológicas e do conteúdo, uma proposta de gestão do conhecimento relacionada ao TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). Assim, o objetivo desse artigo é apresentar o desenvolvimento de um plano de aplicação de jogos digitais que permita a observação ampla dos conhecimentos necessários para a realização das atividades pedagógicas a distância baseada no TPACK. Desse modo, o plano permite sistematizar a integração dos jogos em uma concepção pedagógica de extensão da sala de aula e ampliação dos conhecimentos expostos. Além disso, a análise em um estudo empírico com uma turma do ensino fundamental permitiu validar o plano. Apesar das limitações em relação as extensões dos jogos disponibilizados, a EaD se mostrou viável no complemento dos conteúdos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rodriguez, Milagros Elena. "Somos natureza na Terra-pátria: visões decoloniais do complexo planetário." Revista Educar Mais 6 (February 21, 2022): 209–20. http://dx.doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2723.

Full text
Abstract:
Na presente investigação rizomática transmetodológica, com o transparadigma complexo analisamos o lema: somos natureza no planeta terra, a partir de visões decoloniais complexo-planetárias, como objetivo complexo de estudo cogitativo. A investigação é realizada com a hermenêutica compreensiva, ecosófica e diatópica nos momentos: analítico, empírico e proposicional; na linha de investigação: transepistemologias do conhecimento-conhecimento e transmetodologias transcomplexas. No momento propositivo, a religação faz sentido e com ela a reforma do pensamento do que é a vida no planeta-terra e com ela a devida consciência-consciência em favor da vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Gomes, Vicente. "O vínculo entre infra estrutura e superestrutura na perspectiva contemporânea." Cadernos Cemarx 2, no. 2 (July 18, 2005): 127–34. http://dx.doi.org/10.20396/cemarx.v2i2.10832.

Full text
Abstract:
Um dos insights mais fecundos no estudo do conhecimento humano concerne àcompreensão de que esse fenômeno não constitui um fato independente. Ao contráriodo que defendem as filosofias inatistas e aprioristas, o conhecimento é concebido comorelativo a, ou dependente de determinado contexto. Uma das primeiras formulaçõesreflexivas sobre essa relação coube ao marxismo. Talvez nenhuma outra proposiçãomarxista seja tão conhecida quanto à de que a “infraestrutura determina a superestrutura”.Essa matriz reflexiva abriu um imenso campo de investigação sobre o conhecimento,capitaneado pela chamada Sociologia do Conhecimento. As reflexões atuais avançarammuito na compreensão desse fenômeno, notadamente em relação a dois aspectos:ao processo de universalização da relativização do conhecimento e à discussão sobre anatureza do vínculo entre contexto e conhecimento. Com relação à relativização doconhecimento, nenhum ponto de vista, “progressista” ou “conservador”, e nenhumtipo de conhecimento, seja empírico ou formal, foge a essa caracterização. Isso temlevado à ampliação da compreensão do fenômeno da ideologia. Com relação à naturezado vínculo entre contexto e conhecimento, a defesa de uma perspectiva determinista écada vez mais suplantada por uma visão de uma correlação estatística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Figueirêdo da Silva Pascoal, Francilene, Carla Braz Evangelista, Kelly Patrícia Medeiros Falcão Pascoal, Jaqueline Brito Vidal Batista, Mariana de Sousa Dantas Rodrigues, and Gabrielle Porfirio Souza. "Burnout syndrome: occupational health team’s knowledge / Síndrome de burnout: conhecimento da equipe saúde do trabalhador." Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online 13 (March 9, 2021): 302–8. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.8567.

Full text
Abstract:
Objetivo: investigar o conhecimento da equipe de Saúde do Trabalhador, sobre a Síndrome de Burnout. Métodos: pesquisa exploratória, qualitativa, realizada com nove trabalhadores de um hospital universitário. Aplicaram-se para a coleta de dados, um questionário e um roteiro de entrevista semiestruturado, analisados por meio da técnica de Análise de conteúdo. Resultados: emergiram-se, pelo material empírico oriundo das entrevistas, as seguintes categorias: Conhecimento sobre a Síndrome de Burnout; Sinais e sintomas do burnout; Vulnerabilidade ocupacional para o desenvolvimento de Burnout; Consequências do burnout para a saúde do trabalhador. Conclusão: é imprescindível disseminar o conhecimento sobre o burnout entre os trabalhadores, para se propor estratégias eficazes de prevenção e promoção de saúde em um hospital universitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Luís, Mónica, and José Carrillo. "O modelo do conhecimento especializado do professor de Biologia (btsk)." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 11, no. 07 (November 20, 2020): 19–36. http://dx.doi.org/10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2788.

Full text
Abstract:
A investigação que aqui se apresenta teve como objetivo a adaptação do modelo do conhecimento especializado do professor de matemáticas (MTSK) a uma disciplina de natureza epistemológica significativamente diferente, a biologia. Para a construção deste modelo foram observadas 14 aulas no decorrer do ensino do tema da reprodução das plantas a crianças de 8 e 12 anos de idade, a frequentar o 3º e o 6º ano de escolaridade. Foram igualmente realizadas 3 entrevistas. O desenho da investigação enquadra-se num um estudo de casos instrumental, no qual foi estudado o conhecimento de duas professoras, escolhidas entre os seus pares pela sua relevância para o estudo. A informação foi recolhida a partir de vídeogravação e audiogravação e analisada usando o instrumento de análise em construção, o BTSK, e a metodologia de análise de conteúdo. O resultado foi a caracterização do modelo do conhecimento especializado do professor quando ensina tópicos da biologia. Este modelo empírico é composto por três domínios do conhecimento: conhecimento da biologia, conhecimento pedagógico do conteúdo da biologia e domínio das crenças, divididos em subdomínios e categorias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Ferreira, E. G., M. A. Franklin, L. S. Cardoso, R. T. Mochizuki, and T. G. Costa. "A Gestão do Conhecimento Aplicada à Gestao de Serviços: Um Estudo Empírico - O Caso Aurora EADI." Revista de Administração da Unimep 12, no. 2 (August 30, 2014): 85–107. http://dx.doi.org/10.15600/1679-5350/rau.v12n2p85-107.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Sousa, Clarice Francisco de, and Elisabete Gonçalves de Souza. "Comunidades de prática: aprendizado e compartilhamento de conhecimento entre trabalhadores nas organizações." Em Questão 25, no. 2 (April 26, 2019): 348–69. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245252.348-369.

Full text
Abstract:
Analisa em que medida a participação em uma comunidade de prática, estratégia de gestão do conhecimento comumente usada em organizações, pode apoiar o processo de aprendizagem de trabalhadores. Realiza discussão sobre o processo de reestruturação produtiva e seus impactos nas políticas e diretrizes educacionais, o que vem provocando o desenvolvimento de novos modelos de educação e estratégias de capacitação dos trabalhadores em ambientes empresariais. Apresenta conceitos e pilares da gestão do conhecimento, abordando os processos de conversão adotados para transformar conhecimentos individuais em coletivos. Discute, a partir de uma abordagem crítica, conceitos e principais processos de uma comunidade de prática. Busca mapear ações que, em uma perspectiva contra-hegemônica, gerem contrapartidas para o trabalhador que participa desses ambientes de aprendizagem coletiva. Tem como campo empírico uma comunidade de prática do setor de óleo, gás natural e energia, onde, por meio da aplicação de questionários e entrevistas direcionadas aos trabalhadores, procurou-se averiguar quais são os benefícios e vantagens que esses membros adquirem ao participarem de uma comunidade de prática. Conclui que, embora uma comunidade de prática seja desenhada prioritariamente para responder necessidades da organização e proporcionar melhoria e inovação em processos de trabalho, ao se aproximar desse tipo de iniciativa, o trabalhador tem acesso a conhecimentos que não seriam obtidos de outro modo. Conhecimentos esses que, de acordo com a visão dos próprios trabalhadores, podem ser aplicados em outros contextos, gerando novas oportunidades de trabalho, no mesmo setor ou em outras organizações do mesmo ramo de atividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silva, Juliana Silvestre. "Memórias botânicas de um raizeiro: manutenção do saber local e da biodiversidade." Research, Society and Development 11, no. 5 (April 8, 2022): e32011528216. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28216.

Full text
Abstract:
É sabido que a exploração dos ambientes naturais por povos tradicionais fornece subsídios para estratégias de manejo e, por isso, o resgate do conhecimento tradicional acerca do uso das plantas é de grande importância. Nesse contexto, a etnobotânica assume um papel fundamental. No Brasil, as informações etnobotânicas têm subsistido de pai para filho, através da transmissão oral, e podem ser obtidas nas feiras livres, por meio de raizeiros e vendedores de plantas medicinais. No entanto, essa prática diminui à medida que a urbanização e a tecnologia avançam para além das grandes cidades. Com o objetivo de resgatar esse saber empírico e valorizar o conhecimento tradicional foram realizadas entrevistas, do tipo “interlocução livre”, com um antigo raizeiro de Cuiabá-MT. As entrevistas ocorreram nas feiras onde o raizeiro mantém suas barracas e registraram seus conhecimentos e experiências, bem como sua relação com as plantas. Do total de espécies comercializadas em sua barraca, 71,5% são nativas, valor que reforça a necessidade de projetos e políticas que visem a preservação da flora nativa e o desenvolvimento econômico das populações humanas que dependem destes recursos. O raizeiro mostrou preocupação com a crescente degradação ambiental e com a falta de conexão existente entre pais e filhos, que prejudica a transmissão oral necessária para a manutenção do conhecimento local. Este estudo confirma que raizeiros são detentores do saber tradicional e não apenas carregam consigo informações a respeito das plantas, mas também são fontes de conhecimentos acerca da ecologia e sustentabilidade ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Martins, Humberto E. P. "Território Local: um estudo sobre capacitação tecnológica em cidades selecionadas." Revista Brasileira de Inovação 6, no. 1 (August 18, 2009): 153. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v6i1.8648944.

Full text
Abstract:
Este trabalho desenvolve uma investigação sobre capacitação tecnológica em um grupo de empresas localizadas em três cidades selecionadas na Região Sudeste brasileira, a saber: Uberlândia e Pouso Alegre, em Minas Gerais, e Resende, no Estado do Rio de Janeiro. Depois da introdução, na segunda seção são discutidas novas abordagens e concepções acerca da inovação tecnológica, que consideram a importância das interações e do território local para a inovação. Na terceira seção apresentam-se a estrutura do estudo empírico e a caracterização das cidades selecionadas. Por fim, na quarta seção, são apresentados e discutidos os resultados do estudo empírico, que se referem à capacidade inovativa, às fontes de conhecimento das empresas e às práticas de terceirização do processo produtivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Bezerra, Valter Alnis. "Por que o pluralismo interessa à epistemologia?" Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea 6, no. 1 (December 10, 2018): 187–208. http://dx.doi.org/10.26512/rfmc.v6i1.20237.

Full text
Abstract:
Neste texto faz-se uma reflexão acerca do valor cognitivo do pluralismo, pensado tanto no âmbito do conhecimento científico quanto do conhecimento filosófico. Inicialmente, são apresentadas diferentes formas de pluralismo que caracterizam várias dimensões do conhecimento científico (com destaque para o pluralismo de temas científicos, de estilos de pensamento, de teorias, de metodologias, e de formas de racionalidade). Em seguida, são apresentados os contornos de um argumento visando estabelecer a importância do pluralismo como um valor do conhecimento científico, na medida em que, dentro de uma visão coerencial, o pluralismo seria conducente a uma maior robustez do conhecimento. Finalmente, procura-se transpor esse argumento para o âmbito do conhecimento filosófico, e estabelecer o pluralismo como um valor cuja realização seria desejável também em filosofia. Para possibilitar essa transposição entre domínios, faz-se necessário considerar o problema da distinção entre filosofia e ciência enquanto formas de conhecimento, bem como a suposta ausência de caráter empírico da filosofia. Procura-se dar conta de certas objeções de caráter geral à visão de conhecimento proposta, sustentando que uma realização em alto grau do pluralismo não conduz, necessariamente, nem à estagnação e ao conservadorismo, nem à fragmentação do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Xavier, Antônio Roberto, Luana Mateus de Sousa, and José Lucas Martins Melo. "Saberes tradicionais, etnobotânica e o ensino de ciências: estudo em escolas públicas do Maciço de Baturité, Ceará, Brasil." Educação & Formação 4, no. 11mai/ago (May 1, 2019): 215–33. http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v4i11mai/ago.3355.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou compreender como os saberes tradicionais da Etnobotânica podem contribuir para o ensino-aprendizagem de Ciências. O estudo foi desenvolvido em duas escolas públicas de ensino fundamental II do Ceará. Caracteriza-se como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no início do primeiro semestre de 2016, através da aplicação de um questionário com 50 discentes do 7º ano de duas escolas públicas. Após a interpretação dos dados, realizou-se uma oficina nas duas escolas, o que permitiu a troca de conhecimento e experiências entre os discentes. O estudo revelou que os estudantes possuem um amplo nível de informações acerca das plantas medicinais, porém esse conhecimento não é disseminado dentro do ambiente escolar, demonstrando a necessidade de valorização do conhecimento empírico dos discentes para promover uma aprendizagem contextualizada, fomentando a elaboração significativa do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Bolognesi, Mário. "Experiência e história na pesquisa em artes." ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes 1, no. 1 (May 1, 2014): 75–87. http://dx.doi.org/10.36025/arj.v1i1.5258.

Full text
Abstract:
Um objeto de pesquisa se delimita a partir dos parâmetros de tempo e espaço. O tempo direciona imediatamente a investigação para a história, tanto do objeto em si, como do conhecimento, a seu respeito, acumulado. O espaço o insere nas correlações simbólicas e, portanto, culturais e sociais. Com isso, objeto de investigação e sujeito conhecedor e/ou produtor se aproximam, uma vez que o resultado do trabalho (artístico e de investigação) está diretamente inscrito no âmbito das práticas simbólicas. A experiência, a prática e o conhecimento empírico do pesquisador apresentam-se, então, como elementos diferenciadores para a pesquisa em artes. Como ilustração o conto La Busca de Averroes, de Jorge Luis Borges.Palavras-chave: pesquisa científica e pesquisa em artes; conhecimento em artes; experiência na pesquisa em artes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Almeida, Jackson Roberto Guedes da Silva, Paulo Roberto Marinho Meira, Ilze Braga de Carvalho Nobre, and Juliana dos Reis Tupiná. "Uso de plantas medicinais em uma unidade de saúde da família no município de Juazeiro-BA." Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente 1, no. 1 (September 29, 2012): 09–18. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3798.2012v1n1p09-18.

Full text
Abstract:
O uso de plantas para a prática da medicina popular é bastante antigo, tendo a sua importância na cura e na prevenção de enfermidades. Por outro lado, há uma corrida contra a perda do conhecimento popular tradicional de plantas e ervas para a cura das mais diversas patologias. Realizou-se um estudo no município de Juazeiro-BA com profissionais de saúde e usuários de plantas medicinais acerca de plantas utilizadas terapeuticamente, e a transmissão desse conhecimento às gerações mais novas. O objetivo deste trabalho é contribuir para dar um suporte científico ao uso de plantas medicinais no Vale do São Francisco. Os resultados sugerem ações mais efetivas na capacitação dos profissionais quanto ao uso de plantas, bem como um bom conhecimento empírico por parte da população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Bicalho, Rute Nogueira de Morais, and Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira. "O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 16, no. 41 (June 19, 2012): 469–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832012005000028.

Full text
Abstract:
A Educação a Distância (EAD) se expande em diferentes níveis de ensino, sobretudo no âmbito do Ensino Superior, levando à necessidade de estudos que colaborem para a compreensão da qualidade dos processos educativos em EAD. Este trabalho explora a noção de intercognição como categoria para análise de processos de construção do conhecimento no Ensino Superior a distância, em uma perspectiva dialógica. Baseia-se em estudo empírico sobre interações de professores-tutores e cursistas em fóruns de discussão de um curso de Licenciatura a distância, para avaliar o papel do professor-tutor e identificar indicadores de intercognição presentes nas interações. Resultados apontam relação significativa entre o engajamento dialógico dos interlocutores e a qualidade dos processos de aprendizagem. Entre os indicadores apontados, está a participação ativa, frequente e pertinente dos interlocutores na discussão via fórum, fundamentada em leituras acadêmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography