Academic literature on the topic 'Conhecimentos atitudes e prática'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Conhecimentos atitudes e prática.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Conhecimentos atitudes e prática"

1

Carvalho, Rodolfo Xavier da Costa, and Telma Maria Evangelista de Araújo. "Conhecimentos, atitudes e práticas de adolescentes universitários sobre sífilis." Revista de Saúde Pública 54 (December 16, 2020): 120. http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054002381.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar conhecimentos, atitudes e práticas de adolescentes universitários sobre a sífilis. MÉTODOS: Estudo transversal, analítico, do tipo censitário, desenvolvido com o universo de adolescentes de 18 e 19 anos (n = 598), matriculados em três instituições de ensino superior presencial em município do Piauí (n = 598), que juntas totalizam 20 cursos nas áreas de Ciências da Saúde, Sociais Aplicadas, Exatas e da Terra, Engenharias e Linguística, Letras e Arte. A coleta de dados ocorreu de março a maio de 2019, a partir de um questionário adaptado da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas da População Brasileira de 2013, do Ministério da Saúde, constituído por perguntas referentes a variáveis sociodemográficas (sexo, idade, arranjo familiar, escolaridade dos pais, cor ou raça, atividade remunerada e renda familiar), conhecimento, atitude e prática em relação à doença, sendo as três últimas classificadas por escores. As variáveis que apresentaram valor de p ≤ 0,20 na análise bivariada, por meio do teste do qui-quadrado de Pearson, foram incluídas em três modelos logísticos multivariados, e os desfechos em cada modelo foram o conhecimento, a atitude e a prática, respectivamente; permanecendo ao final aquelas a nível de p < 0,05. RESULTADOS: O sexo masculino possui chance 39,6% menor de ter conhecimento adequado/regular (ORa = 0,604; IC95% 0,415–0,878), enquanto as maiores chances estão associadas a “morar sozinho, com parentes e amigos” (ORa = 4,567; IC95% 1,417–14,719) e a ter atitude muito positiva/positiva (ORa = 6,937; IC95% 4,562–10,550). Menores chances de prática adequada estão associadas ao sexo masculino (ORa = 0,480; IC95% 0,301–0,766) e à menor escolaridade paterna (ORa = 0,440; IC95% 0,241–0,806). CONCLUSÃO: O conhecimento e a atitude da maioria dos participantes do estudo em relação à sífilis não foram suficientes para adoção de uma prática sexual adequada para a prevenção da doença, revelando a necessidade de se investigar outras variáveis que possam estar implicadas nesta incoerência cognitiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fernandes, José Veríssimo, Silvia Helena Lacerda Rodrigues, Yuri Guilherme Alexandre Silva da Costa, Luiz Cláudio Moura da Silva, Alípio Maciel Lima de Brito, Judson Welber Veríssimo de Azevedo, Ermeton Duarte do Nascimento, Paulo Roberto Medeiros de Azevedo, and Thales Allyrio Araújo de Medeiros Fernandes. "Conhecimentos, atitudes e prática do exame de Papanicolaou por mulheres, Nordeste do Brasil." Revista de Saúde Pública 43, no. 5 (October 2009): 851–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102009005000055.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar conhecimentos, atitudes e práticas das mulheres em relação ao exame citológico de Papanicolaou e a associação entre esses comportamentos e características sociodemográficas MÉTODOS: Inquérito domiciliar com abordagem quantitativa. Foram entrevistadas 267 mulheres com idade de 15 a 69 anos, selecionadas de forma estratificada aleatória, residentes no município de São José do Mipibu, RN, em 2007. Utilizou-se questionário com perguntas pré-codificadas e abertas, cujas respostas foram descritas e analisadas quanto à adequação dos conhecimentos, atitudes e prática das mulheres em relação ao exame preventivo de Papanicolaou. Foram realizados testes de associação entre as características sociodemográficas e os comportamentos estudados, com nível de significância de 5%. RESULTADOS: Apesar de 46,1% das mulheres entrevistadas terem mostrado conhecimento adequado, proporções de adequação significativamente maiores foram observadas em relação às atitudes e prática quanto ao exame: 63,3% e 64,4%, respectivamente. O maior grau de escolaridade apresentou associação com adequação dos conhecimentos, atitudes e prática, enquanto as principais barreiras para a realização do exame relatadas foram descuido, falta de solicitação do exame pelo médico e vergonha. CONCLUSÕES: O médico é a principal fonte de informação sobre o exame de Papanicolau. Entretanto, mulheres que vão a consultas com maior freqüência, embora apresentem prática mais adequada do exame, possuem baixa adequação de conhecimento e atitude frente ao procedimento, sugerindo que não estejam recebendo as informações adequadas sobre o objetivo do exame, suas vantagens e benefícios para sua saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guimarães, Raquel Xavier, Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Andrea Carvalho Araújo Moreira, Ivaldinete de Araujo Delmiro Gemes, and Juliana Solon Furtado. "Conhecimentos, atitudes e práticas de profissionais do sexo sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, antes e após uma intervenção educativa." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 9, 2021): e543101119857. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19857.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou avaliar conhecimentos, atitudes e práticas de mulheres profissionais do sexo sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), antes e após uma intervenção educativa. Estudo descritivo, transversal, do tipo intervenção, com abordagem quantitativa, realizada com 75 mulheres profissionais do sexo que trabalhavam em ambientes privados na cidade de Sobral - CE. Utilizou-se formulário com variáveis sociodemográficas e de conhecimento, atitude e prática sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (inquérito CAP). A coleta de dados ocorreu nos meses de abril e maio de 2016, sendo as entrevistas transcritas, analisadas e classificadas pelo conhecimento, atitude e práticas, antes e após a intervenção educativa. Os resultados mostraram que as mulheres têm conhecimento adequado sobre como se prevenir em relação às IST, reconhecendo que o preservativo masculino é um dos métodos mais seguros para evitar as IST/HIV. Entretanto, suas atitudes e práticas encontram dissonância ao aceitarem realizar programas sem preservativos por um valor mais alto e não os utilizando com parceiros fixos e cliente preferenciais. Após a intervenção, detectou-se a ampliação do conhecimento sobre saúde sexual. Concluiu-se que o fator financeiro no comércio do sexo sobrepõe ao conhecimento, levando às mulheres a não assumirem atitudes e práticas adequadas sendo obstáculos a serem considerados na promoção da saúde sexual do público estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gamarra, Carmen Justina, Elisabete Pimenta Araújo Paz, and Rosane Harter Griep. "Conhecimentos, atitudes e prática do exame de Papanicolaou entre mulheres argentinas." Revista de Saúde Pública 39, no. 2 (April 2005): 270–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102005000200019.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar os conhecimentos, atitudes e prática acerca do exame de Papanicolaou e verificar sua associação com variáveis sociodemográficas entre mulheres. MÉTODOS: Por meio de inquérito domiciliar foram entrevistadas 200 mulheres da localidade de Puerto Leoni, Misiones, Argentina, selecionadas de forma aleatória simples. As respostas foram descritas quanto ao conhecimento, atitude e prática, e suas respectivas adequações para o exame de Papanicolaou, previamente definidas. A adequação foi comparada entre as categorias das variáveis de controle pelo teste chi2, com nível de significância de 5%. RESULTADOS: O conhecimento e prática do exame de Papanicolaou foram adequados em 49,5% e 30,5% das entrevistadas, respectivamente, embora a atitude frente ao exame tenha sido considerada adequada em 80,5% das entrevistadas. A falta de solicitação pelo médico ou por outros profissionais de saúde foi referida por 58,9% das mulheres como principal motivo para não realização do exame. CONCLUSÕES: Os resultados revelaram a necessidade, sobretudo entre os profissionais de saúde, de fornecerem mais informações sobre o exame, gerando conhecimento à população sobre as vantagens e benefícios do exame Papanicolaou.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Aragão, Joyce Mazza Nunes, Hiara Rose Moreno Amaral, Francisco Willian Melo de Sousa, Eliany Nazaré Oliveira, and Maristela Inês Osawa Vasconcelos. "Conhecimento, atitude e prática de adolescentes escolares em relação ao uso do preservativo masculino." Revista Enfermagem Contemporânea 10, no. 1 (March 31, 2021): 67. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i1.3446.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar conhecimentos, atitudes e práticas de adolescentes escolares em relação ao preservativo masculino, como método contraceptivo de primeira escolha para os adolescentes. MÉTODO: Estudo com abordagem quantitativa, realizado com 143 adolescentes de uma escola estadual de ensino médio, no perído de outubro a novembro de 2019. Para a coleta de dados, aplicou-se o inquérito Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) sobre o uso do preservativo masculino. RESULTADOS: Evidenciou-se que 133 (93%) dos adolescentes apresentaram conhecimento inadequado, 105 (73,4%) atitude inadequada e 130 (90,9%) prática inadequada a respeito do uso do preservativo masculino. Esses desfechos se mostram preocupantes, uma vez que a atividade sexual na adolescência está cada vez mais precoce, gerando, também, maior exposição a riscos, como IST/HIV/Aids e gravidez indesejada, principalmente quando esta prática é realizada sem uso ou com uso inadequado do preservativo.CONCLUSÃO: As fragilidades nas informações obtidas pelos adolescentes refletem o conhecimento inadequado pela quase totalidade deles, seguidas pela atitude e prática inadequadas quanto ao uso do preservativo masculino. Dessa forma, visualiza-se a necessidade de potencializar estratégias educativas, com intuito de ampliar o conhecimento de adolescentes acerca do uso do preservativo masculino e, consequentemente, desenvolver prática adequada desse método contraceptivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Araújo, Telma Maria Evangelista de, Fabíola Santos Lino, Dayse Joanne Coutinho do Nascimento, and Francisca Sora Rodrigues da Costa. "Vacina contra influenza: conhecimentos, atitudes e práticas de idosos em Teresina." Revista Brasileira de Enfermagem 60, no. 4 (August 2007): 439–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672007000400015.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva levantar os conhecimentos, atitudes e práticas dos idosos de uma área do Programa de Saúde da Família (PSF) sobre a vacina contra influenza e identificar os motivos que levaram alguns a não se vacinarem. Consiste em um inquérito domiciliar, em uma área do PSF de Teresina, com 74 idosos a partir de 60 anos. Os resultados evidenciaram que não obstante 85,3% tenham conhecimento inadequado sobre a vacina, 89,1% são favoráveis. Os motivos mais freqüentes para a não vacinação foram doença e temor dos eventos adversos. Conclui-se que a atitude favorável a respeito da vacinação pode modificar a prática frente a ela, instaurando comportamento de autoproteção e maior adesão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira, Renata Martins da Silva, João Vitor Jaconi Conceição, Sabrina Alves Queiroz, Severina Rodrigues da Silva, and Clarissa Ferreira Pontual de Oliveira. "CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICA DE UNIVERSITÁRIAS SOBRE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 6 (July 3, 2021): e26404. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i6.404.

Full text
Abstract:
Este estudo teve o objetivo de avaliar conhecimentos, atitudes e práticas de jovens universitárias sobre a prevenção do câncer de colo uterino. Trata-se de um estudo transversal, descritivo utilizando a metodologia de inquérito do tipo CAP (conhecimentos, atitudes e prática). O instrumento de coleta de dados foi um formulário do Google forms. Participaram do estudo 105 estudantes universitárias dos cursos de Design, Direito, e das Engenharias: ambiental, civil, elétrica, mecânica e de produção. A maioria das acadêmicas têm conhecimento sobre o exame preventivo, a influência do Papilomavírus Humano (HPV) no desenvolvimento do câncer de colo uterino e tinham ciência da prevenção da doença através da imunização. Em relação as atitudes frente a prevenção do câncer de colo uterino, ficou evidenciado que 12% das participantes procuram um profissional de saúde quando sentem algum sintoma, 57% procuram com periodicidade de 1 ano, e 31% nunca fizeram o preventivo. Sobre a prática referente ao tratamento realizado após o preventivo quando necessário, 47% das universitárias nunca precisaram fazer tratamento a partir do resultado, 37% responderam que não realizaram o tratamento e 16% realizaram algum tratamento. 28% das universitárias afirmaram que fizeram o tratamento completo e 72% não fizeram o tratamento completo. Conclui-se que no ambiente universitário, é mister tornar prática cotidiana a orientação sobre cuidados preventivos, pois representa-se por um público jovem com vida sexual ativa, tornando-se necessária a educação em saúde da mulher para a melhoria dos níveis de conhecimentos, atitudes e práticas em relação à prevenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barros, Mayana Batista, Brenda Diniz Rodrigues, Lara Khaled Porto, Ilma Pastana Ferreira, and Nara Macedo Botelho. "Atitudes e Conhecimentos de Estudantes de Medicina sobre Nutrição Clínica." Revista Brasileira de Educação Médica 43, no. 1 suppl 1 (2019): 127–34. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20180250.

Full text
Abstract:
RESUMO Resultados O cuidado nutricional é considerado importante por estudantes de Medicina, médicos e educadores médicos em todo o mundo. É inegável o papel da nutrição na prevenção e tratamento das principais causas de doenças não comunicantes no mundo atual. Assim, o ensino de conhecimentos em nutrição clínica torna-se parte essencial do currículo médico. Embora a prática de nutrição clínica no Brasil, como em muitos países, seja responsabilidade dos médicos, a formação curricular desses médicos é rara. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar atitudes e conhecimentos de estudantes de Medicina sobre o ensino de nutrição clínica numa escola médica. Trata-se de um estudo exploratório, analítico, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada numa instituição de ensino superior privada de Belém (PA), no período de maio a junho de 2018. Foi elaborado um questionário para a pesquisa, uma adaptação de protocolos utilizados em trabalhos anteriores com questões sobre atitudes e conhecimentos em nutrição clínica. Participaram os alunos que cursavam o 11 o e 12 o semestre (último ano) da graduação em Medicina. A pesquisa seguiu as normas que regulamentam pesquisas que envolvem seres humanos, contidas na Resolução nº 466/12 CNS/Conep. A análise estatística utilizou o programa Bioestat ® . Dos 92 alunos que receberam o questionário, 87 completaram a pesquisa. A maioria deles (94,3%) demonstrou atitude positiva sobre nutrição clínica na prática clínica e concordou com frases como “orientação nutricional deve fazer parte do cuidado de rotina de todos os médicos”. Quanto à avaliação de conhecimentos, a média de acertos foi de 61,3% das questões, com melhor desempenho em áreas como doenças cardiovasculares, gastrointestinais, endocrinologia, obesidade e metabolismo de vitaminas. Por outro lado, foram identificadas lacunas de conhecimentos em temas como nutrição no paciente cirúrgico, nefrologia e ginecologia/obstetrícia. Não foi observada correlação significante entre a atitude positiva dos estudantes e seus conhecimentos em nutrição clínica. Conclui-se que, apesar de apresentarem atitudes positivas sobre nutrição na prática clínica, os estudantes de Medicina no último ano da graduação têm dificuldades sobre os conhecimentos necessários para fornecer tais orientações nutricionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Wilton Silva dos. "Organização curricular baseada em competência na educação médica." Revista Brasileira de Educação Médica 35, no. 1 (March 2011): 86–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022011000100012.

Full text
Abstract:
Competência, para fins de organização de currículos na área de saúde, deve ser concebida como a capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho efetivo das atividades requeridas no contexto do trabalho. Currículos orientados por competência devem alinhar metodologias de ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas, diferentes contextos e cenários de aprendizagem, métodos de avaliação e atividades de pesquisa com esse princípio de organização curricular. Caracteristicamente, são centrados na busca ativa pelo conhecimento, interdisciplinaridade, integração teórico-prática e interação ensino-sociedade, trazendo o desenvolvimento da identidade profissional para o centro das atividades de aprendizado. Sua construção envolve, inicialmente, a identificação e definição das competências necessárias à boa prática profissional. Em seguida, a definição de seus componentes e os níveis de desempenho. Posteriormente, deve ser elaborado um programa de avaliação que esteja prioritariamente a serviço do aprendizado (avaliação formativa) e que seja voltado para a detecção de conhecimentos, habilidades e atitudes assimilados pelos estudantes e não para sua classificação dentro de um grupo normativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Alves, Aline Salheb, and Maria Helena Baena de Moraes Lopes. "Conhecimento, atitude e prática do uso de pílula e preservativo entre adolescentes universitários." Revista Brasileira de Enfermagem 61, no. 1 (February 2008): 11–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672008000100002.

Full text
Abstract:
Foram avaliados o conhecimento, atitude e prática em relação à pílula e ao preservativo entre adolescentes, ingressantes de uma universidade pública paulista. Um questionário foi aplicado a 295 universitários. Observou-se que os adolescentes apresentaram atitudes positivas em relação à prática contraceptiva, já que 92,6% opinaram que devem utilizar métodos anticoncepcionais, e dentre os adolescentes com vida sexual ativa, aproximadamente 82% responderam que utilizavam algum método em todas as relações sexuais. Demonstraram ter maior conhecimento do que prática. Quando comparados o preservativo e a pílula, os adolescentes apresentam maior conhecimento e prática em relação ao preservativo. Conclui-se que embora os adolescentes tenham conhecimento e atitudes adequadas, precisam modificar algumas de suas práticas para uma anticoncepção eficaz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Conhecimentos atitudes e prática"

1

Nicolau, Ana Izabel Oliveira. "Conhecimento, atitude e prática de presidiárias quanto ao uso do preservativo masculino e feminino." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2010. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1917.

Full text
Abstract:
NICOLAU, Ana Izabel Oliveira. Conhecimento, atitude e prática de presidiárias quanto ao uso do preservativo masculino e feminino. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2010.
Submitted by denise santos (denise.santos@ufc.br) on 2012-01-09T11:49:13Z No. of bitstreams: 1 2010_dis_aionicolau.pdf: 5251493 bytes, checksum: df113ca53a0982a7f090c3d20236654c (MD5)
Approved for entry into archive by Eliene Nascimento(elienegvn@hotmail.com) on 2012-02-02T16:32:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_dis_aionicolau.pdf: 5251493 bytes, checksum: df113ca53a0982a7f090c3d20236654c (MD5)
Made available in DSpace on 2012-02-02T16:32:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_dis_aionicolau.pdf: 5251493 bytes, checksum: df113ca53a0982a7f090c3d20236654c (MD5) Previous issue date: 2010
Given the greater vulnerability to acquisition of Sexually Transmitted Diseases (STD)/HIV by women prisoners, decided to develop the study. It is an evaluative study of type Knowledge, Attitude and Practice (KAP) held in a female prison in the state of Ceará, with the following objectives: Assess the knowledge, attitude and practice regarding the use of prisoners male and female condoms as a measure prevention of STD/HIV; Verify the sociodemographic, sexual, reproductive and lifestyle habits of prisoners; Investigate vulnerability factors in prisoners; Associate predictor variables with the knowledge, attitude and practice of male and female condoms by prisoners; Compare the knowledge and attitude to the practice of male and female condoms by prisoners. Search with quantitative approach, involving a sample of 155 prisoners. Data collection was conducted from January to March 2010. The instrument included data on sociodemographics, sexual, reproductive and lifestyle habits. Then we applied the KAP survey about condoms, adapted from research Brenna et al. (2001). The data were compiled, stored and associated in the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 17.0. The chi-square test was used as statistical tool. The sociodemographic profile pointed to a majority of young Brazilian, single, low education level and family income, trapped for drug trafficking. The history of sexual precocity revealed the occurrence of first sexual intercourse, stability and little variety of sexual partners. However, drug use, be male or female prisoner, and has tattoos/ piercings were the principal characteristics of the partnerships. The homo/ bisexuality and prostitution was attended by about 35%. STDs acquired before or after the arrest showed low percentages, 13.5% and 5.8% respectively. Only 15% were granted the right to conjugal visits. Smoking habits, alcoholism, and illicit drug use were presented in more than 60% of women. Knowledge about condoms proved to be superficial. Although they had heard of and/ or correctly knew the reasons for use, 120 (77.4%) couldn’t report three necessary cares for the proper use of male condoms and 143 (92.3%) females. Were diagnosed less favorable attitudes about the use of female and during oral sex. The practice proper condom had little representation, particularly females. Homosexuality, gender issues, lack of knowledge and access difficulties represented obstacles. The attitude was significantly associated with the variables age and age of first sexual intercourse. The proper use of condoms and the history of prostitution were statistically associated. The components of the KAP didn’t showed statistical associations between them. Therefore, knowledge and attitudes weren’ot adequate enough to ensure appropriate practices. Possible clarifications are in the context of difficulties in negotiating the use of the partners, restricting access and the "illegality" that occur in homosexual relations. Strengthening the autonomy of individuals, as the essence of the educational process, and consider the knowledge and opinions, should bring together the contexts of environmental vulnerability, social, cultural and emotional.
Diante da maior vulnerabilidade à aquisição de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/HIV por mulheres presidiárias decidiu-se desenvolver este estudo. Trata-se de uma pesquisa avaliativa do tipo Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) de mulheres internas na penitenciária feminina do Estado do Ceará, com os seguintes objetivos: avaliar o conhecimento, a atitude e a prática de presidiárias quanto ao uso do preservativo masculino e feminino como medida preventiva às DST/HIV; verificar o perfil sociodemográfico, sexual, reprodutivo e de hábitos de vida de presidiárias; investigar fatores de vulnerabilidade de presidiárias às DST/HIV; associar as variáveis preditoras com o conhecimento, a atitude e a prática do uso do preservativo masculino e feminino por presidiárias; comparar o conhecimento e a atitude com a prática do uso do preservativo masculino e feminino por presidiárias. Pesquisa transversal, de abordagem quantitativa, envolveu uma amostra de 155 presidiárias. A coleta de dados foi realizada de janeiro a março de 2010. O instrumento de coleta contemplou dados de caracterização sociodemográfica, sexual, reprodutiva e de hábitos de vida. Em seguida, foi aplicado o Inquérito CAP em relação a preservativos, adaptado da investigação de Brenna et al.(2001). Os dados foram compilados, armazenados e associados ao programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 17.0. O teste Qui-quadrado de Pearson foi aplicado. Os resultados indicaram uma maioria de jovens brasileiras, solteiras, com baixa escolaridade e renda familiar mensal, reclusas por tráfico de drogas. Pela história sexual evidenciou-se coitarca precoce, estabilidade e pouca variedade de parceiros sexuais. Usar drogas, ser presidiário ou presidiária e possuir tatuagens/piercings representaram as principais características das parcerias. A homo/bissexualidade e a prostituição estiveram presentes em aproximadamente 35% das mulheres pesquisadas. As DST que se manifestaram antes ou após a prisão apresentaram baixas porcentagens: 13,5% e 5,8%, respectivamente. A 15% foi concedido o direito à visita íntima. Hábitos tabagistas, etilistas e uso de drogas ilícitas se apresentaram em mais de 60% das mulheres. O conhecimento sobre os preservativos mostrou-se superficial. Embora tivessem ouvido falar e/ou soubessem corretamente as finalidades do uso, 120 (77,4%) não souberam citar três cuidados necessários para a utilização adequada do preservativo masculino, e 143 (92,3%), do feminino. Foram diagnosticadas atitudes menos favoráveis quanto ao uso do preservativo feminino durante o sexo oral. A prática adequada dos preservativos apresentou pouca representatividade, em especial do feminino. A homossexualidade, as questões de gênero, a falta de conhecimento e as dificuldades de acesso representaram obstáculos. A atitude apresentou associação significativa com as variáveis idade e idade da coitarca. O uso adequado dos preservativos e a história de prostituição se associaram estatisticamente. Os componentes do CAP não resguardaram associações estatísticas entre si. Portanto, conhecimentos e atitudes adequadas não foram suficientes para assegurar práticas adequadas. Possíveis elucidações se encontram na conjuntura de dificuldades na negociação do uso entre os parceiros, na restrição ao acesso e na “ilegalidade” em que ocorrem as relações homossexuais. O fortalecimento da autonomia dos sujeitos como essência do processo educativo, além de considerar os saberes e opiniões, deve congregar os contextos das vulnerabilidades ambientais, sociais, culturais e emocionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Altamira Mendonça Felix. "Conhecimento, atitude e prática de mulheres com câncer de mama sobre os métodos de detecção precoce." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2016. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21367.

Full text
Abstract:
GOMES, A. M. F. Conhecimento, atitude e prática de mulheres com câncer de mama sobre os métodos de detecção precoce. 2016. 71 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Submitted by Erika Fernandes (erikaleitefernandes@gmail.com) on 2016-12-21T13:10:31Z No. of bitstreams: 1 2016_dis_amfgomes.pdf: 1574816 bytes, checksum: b9a51e739fe02b2b558f4e7407213a8c (MD5)
Approved for entry into archive by Erika Fernandes (erikaleitefernandes@gmail.com) on 2016-12-21T13:10:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_dis_amfgomes.pdf: 1574816 bytes, checksum: b9a51e739fe02b2b558f4e7407213a8c (MD5)
Made available in DSpace on 2016-12-21T13:10:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_dis_amfgomes.pdf: 1574816 bytes, checksum: b9a51e739fe02b2b558f4e7407213a8c (MD5) Previous issue date: 2016-07-20
Early detection of breast cancer actions are increasingly necessary in order to achieve the reduction of morbidity and mortality caused by this. Among these actions are the incentive to carry out the clinical breast exam and mammography. When this cancer is detected in its earliest form the patient is subjected to more aggressive and harmful treatments. Poor knowledge of the population in relation to these aspects ultimately makes it more prone to non-adoption of secondary prevention practices of breast cancer and the population turns out to have the disease at more advanced stages. In the quest for understanding on these aspects, this research aims to assess the knowledge, attitude and practice of women with breast cancer on screening methods (clinical breast exam and mammography). This is a cross-sectional study associated with the CAP survey conducted in women with breast cancer undergoing chemotherapy met by a referral center for oncology in the city of Fortaleza, Ceará. The sample consisted of 108 women who were asked to sign the consent form and answer questionnaires sociodemographic, gynecologic, obstetric and clinical as well as the Survey CAP in November 2015 to March 2016. All data were tabulated and analyzed using version 20.0 of the Statistical Package for Social Sciences (SPSS). The aspects of Resolution 466 ̸ 2012 National Health Council were respected. The results showed that the knowledge and practice of women with regard to screening tests were inadequate among most participants. The approach was considered appropriate in most of the sample. Deficiency of knowledge was the contribution of the misconception that screening tests can prevent breast cancer. The evaluation of the practice presented frequency of inadequate achievement with respect to the two exams, with many participants carrying out the practice only once, where she was diagnosed the disease. Statistical significance was found between age and religion with inadequate practice, between the time of breastfeeding and age at menarche and inadequate knowledge and inappropriate practice with how often held mammography. More educational activities focused on the needs of women with breast cancer in relation to early detection of the disease are essential.
Ações de detecção precoce do câncer de mama são cada vez mais necessárias a fim de se alcançar a diminuição da morbidade e mortalidade ocasionadas por esta. Dentre estas ações encontram-se o incentivo para a realização do exame clínico das mamas e da mamografia. Quando este câncer não é detectado em sua forma mais precoce o paciente é submetido a tratamentos mais agressivos e deletérios. O conhecimento deficiente da população com relação a estes aspectos acaba por torna-la mais propensa a não adoção de práticas de prevenção secundária do câncer de mama e a população acaba por apresentar a doença em fases mais avançadas. Na busca pela compreensão relativa a estes aspectos, a realização desta pesquisa tem o objetivo de avaliar o conhecimento, a atitude e a prática de mulheres com câncer de mama sobre os métodos de rastreamento (exame clínico das mamas e mamografia). Trata-se de um estudo transversal associado a Inquérito CAP (conhecimento, atitude e prática) aplicado em mulheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico atendidas por um centro de referência em oncologia localizado na cidade de Fortaleza, Ceará. A amostra se compôs de 108 mulheres que foram convidadas a assinar o Termo de Consentimento e a responder questionários sociodemográficos, ginecológicos, obstétricos e clínicos, bem como ao Inquérito CAP nos meses de novembro de 2015 a março de 2016. Todos os dados foram tabulados e analisados através da versão 20.0 do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os aspectos da resolução 466 ̸ 2012 do Conselho Nacional de Saúde foram respeitados. Os resultados apontaram que o conhecimento e a prática das mulheres com relação aos exames de detecção precoce estavam inadequados entre a maioria das participantes. A atitude foi considerada adequada em grande parte da amostra. A deficiência do conhecimento teve a contribuição da concepção errônea de que os exames de detecção precoce podem prevenir o câncer de mama. A avaliação da prática apresentou periodicidade de realização inadequada, com relação aos dois exames, com muitas participantes realizando as práticas apenas uma vez, onde foi diagnosticada a doença. A significância estatística foi verificada entre idade e prática inadequada e entre religião e prática inadequada, bem como entre o tempo de amamentação e conhecimento inadequado e entre idade da menarca e conhecimento inadequado. Mais ações educativas voltadas para as necessidades das mulheres com câncer de mama no que diz respeito à detecção precoce da doença são fundamentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Marinna Maria de Andrade. "Conhecimento, atitude e prática de mulheres acerca de medidas de controle para o câncer de mama." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2016. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22585.

Full text
Abstract:
COSTA, M. M. A. Conhecimento, atitude e prática de mulheres acerca de medidas de controle para o câncer de mama. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Submitted by Erika Fernandes (erikaleitefernandes@gmail.com) on 2017-04-25T16:10:16Z No. of bitstreams: 1 2016_dis_mmacosta.pdf: 2816691 bytes, checksum: 39dacb7019f9aba9120f615b0586d311 (MD5)
Approved for entry into archive by Erika Fernandes (erikaleitefernandes@gmail.com) on 2017-04-25T16:10:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_dis_mmacosta.pdf: 2816691 bytes, checksum: 39dacb7019f9aba9120f615b0586d311 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-25T16:10:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_dis_mmacosta.pdf: 2816691 bytes, checksum: 39dacb7019f9aba9120f615b0586d311 (MD5) Previous issue date: 2016-07-29
Breast cancer is the type of cancer that affects more women worldwide, accounting for 22% of new cases each year. The nurse takes vital role in breast cancer control actions. But the success of breast cancer control program is directly dependent on, among other factors, the participation of users, since they must attend gynecological consultations, conduct examinations, participate in educational activities and put into practice the knowledge acquired. Given the importance of strategies to reduce mortality from breast cancer and the role of women seen in primary care, the study aimed to assess the knowledge, attitude and practice of women about control actions for cancer breast. Treat It will be an evaluative study, cross-sectional survey using the Knowledge, Attitude and Practice (KAP). The study was developed in the city of Fortaleza-CE. hey were listed 43 units of Primary Health Care distributed among the six Regional Executive Secretariats. The users that are accompanied by the ESF and that are in the age of risk for incidence of breast cancer (> 20 years), according to the Ministry of Health, composed the sample, totaling 387 women. Data will be collected with from an interview using two instruments: the questionnaire adapted from Oliveira (2014) and the questionnaire that corresponds to the Economic Classification Criteria of Brazil Brazilian Association of Research Companies (ABEP).The data will be analyzed based on analytical statistics and presented in tables and charts with absolute and relative frequencies. The results showed us that 368 women (94.8%) had adequate knowledge, but 214 (55.1%) had inadequate and attitude 279 (71.9%) inadequate practice in relation to early detection methods of breast cancer. These factors were influenced by age and Executive Secretary Regional (SER) in which women lived. This knowledge about the characteristics of the population, identifying gaps in knowledge, difficulties in adhering to exams and the cultural behavior of women subsidizes the actions of health professionals, guiding them in the development of techniques and strategies for population mobilization for adoption and maintaining a healthy behavior that direct self-care and health promotion.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. O enfermeiro assume papel essencial nas ações de controle do câncer de mama. Porém o sucesso do programa de controle do câncer de mama é diretamente dependente, entre outros fatores, da participação das usuárias, já que as mesmas devem comparecer às consultas ginecológicas, realizar os exames, participar de atividades educativas e colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Tendo em vista a importância de estratégias para redução da mortalidade por câncer de mama e o papel das mulheres assistidas na atenção primária, o estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento, atitude e prática das mulheres acerca de ações de controle para o câncer de mama. Trata-se de um estudo avaliativo, de corte transversal, com a utilização do Inquérito Conhecimento, Atitude e Prática (CAP). O estudo foi desenvolvido no município de Fortaleza-CE. Foram elencadas 43 Unidades de Atenção Primária à Saúde distribuídas entre as seis Secretarias Executivas Regionais. As usuárias que são acompanhadas pela ESF e que estão na faixa etária de risco para incidência do câncer de mama (> 20 anos), segundo o Ministério da Saúde, compuseram a amostra, que totalizou 387 mulheres. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista utilizando dois instrumentos: o questionário adaptado de Oliveira (2014) e o questionário que corresponde ao Critério de Classificação Econômica Brasil da Associação Brasileira de Empresa de Pesquisa (ABEP). Os dados foram analisados com base na estatística analítica e apresentados através de tabelas e gráficos com frequências absolutas e relativas. Os resultados nos mostraram que 368 mulheres (94,8%) tiveram conhecimento adequado, porém 214 (55,1%) apresentaram atitude inadequada e 279 (71,9%) prática inadequada em relação aos métodos de detecção precoce do câncer de mama. Esses fatores foram influenciados pela idade e Secretária Regional Executiva (SER) em que as mulheres residiam. Esse conhecimento acerca das características da população, com identificação das lacunas no saber, dificuldades para a adesão aos exames e o comportamento cultural das mulheres subsidia as ações dos profissionais da saúde, guiando-lhes no desenvolvimento de técnicas e estratégias para mobilização da população para adoção e manutenção de um comportamento saudável que direcionem ao autocuidado e promoção da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gonçalves, Isabela Cristina de Miranda. "Conhecimentos, atitudes e práticas de profissionais da saúde frente à transmissão vertical da hepatite B." Universidade Federal do Amazonas, 2011. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3443.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-22T22:06:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Isabela Cristina.pdf: 723065 bytes, checksum: 9508f492e02f57b2bfce00e38da1dc45 (MD5) Previous issue date: 2011-02-21
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Viral hepatitis have epidemiological importance in the world and especially in Brazil, where all of the forms of hepatitis are a severe public health problem, among them hepatitis B, in view of the possibility of vertical transmission of the disease. Therefore, the Ministry of Health in Brazil established the National Program for Prevention and Control of Viral Hepatitis, in which the prevention of child transmission should be incorporated into prenatal care. This study aims to identify the knowledge of physicians and nurses, from the family health strategy and from a public maternity hospital, in the west area of Manaus, and relate to their attitudes and practices regarding the vertical transmission of hepatitis B, and sociodemographic characteristics of the professionals. This is a study on primary data collected through self-filling questionnaire, applied in the maternity and with the teams of the Family Health Strategy (FHS), Manaus, Amazonas. We surveyed 167 nurses and doctors distributed as follows: 68 from FHS and 99 of the maternity ward. The questionnaires were structured and entered in Epi Info software and database exported to the STATA 9.0 statistical program. The data were analyzed in two stages: descriptive and analytical. The answers were described as knowledge, attitudes and practices for hepatitis B and its transmission. Associations were evaluated by chi-square test or Fisher as appropriate to the level of 5%. The standardized residuals of chi-square tests were evaluated, with significance was greater than 1.96. The results showed the prevalence of females, the predominant age group in FHS was 30 to 39 years 60.3% and 47.5% in the maternity. Associations were observed among knowledge, attitudes and practices with the type of bachelor degree (nurse and doctor), workplace (ESF and maternity), opportunity for professional training about viral hepatitis, and use the manual of the Ministry of Health and the attitudes and practices. These results show a need for training, especially for professionals involved in prenatal, delivery and / or postnatal. We suggest measures aimed at increasing the use of textbooks for professionals as they provide knowledge and attitudes and practices appropriate to the care and prevention of vertical transmission of hepatitis B. Also, it is necessary the commitment of professionals, services, and the establishment and enforcement of clearly defined protocols.
As hepatites virais têm importância epidemiológica no mundo e especialmente no Brasil, onde todas as formas de hepatite constituem-se em grave problema de saúde pública, dentre elas a hepatite B, tendo em vista a possibilidade de transmissão vertical da doença. Portanto, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais, cujas ações preventivas da transmissão vertical devem ser incorporadas no pré-natal. Este trabalho objetiva identificar os conhecimentos de médicos e enfermeiros da estratégia saúde da família e de uma maternidade pública da zona oeste de Manaus e relacionar com suas atitudes e práticas a respeito da transmissão vertical da hepatite B, e algumas características sociodemográficas dos profissionais. Este é um estudo de dados primários coletados por meio de questionário de auto preenchimento, aplicados em uma maternidade e junto às equipes da Estratégia Saúde da Família, do distrito oeste da cidade de Manaus-Amazonas. Foram pesquisados 167 enfermeiros e médicos distribuídos da seguinte forma: 68 da ESF e 99 da maternidade. Os questionários foram estruturados e digitados no software Epi Info e o banco de dados foi exportado para o programa estatístico STATA 9.0. Os dados foram analisados em duas etapas: descritiva e analítica. As respostas foram descritas quanto aos conhecimentos, atitudes e práticas, para a hepatite B e sua transmissão vertical. Associações foram avaliadas pelo qui-quadrado de Pearson ou Fisher conforme o caso ao nível de 5%. Os resíduos padronizados do qui-quadrado foram avaliados, considerando-se a significância quando maior que 1,96. Os resultados mostraram prevalência do sexo feminino; a faixa etária predominante na ESF foi 30 a 39 anos 60,3% e na maternidade foi 47,5%. Evidenciou-se associação entre os conhecimentos, atitudes e práticas com o tipo de graduação (enfermeiro e médico), local de trabalho (ESF e maternidade), oportunidade de treinamento dos profissionais para hepatites virais, e uso do manual do Ministério da Saúde e as atitudes e práticas. Os resultados revelaram a necessidade sobretudo de capacitação para os profissionais envolvidos no processo de pré-natal, parto e/ou puerpério. Sugerem-se medidas voltadas ao aumento do uso dos manuais pelos profissionais, pois estes proporcionam conhecimentos e atitudes e práticas adequados à assistência e à prevenção da transmissão vertical da hepatite B. Além disto é necessário o comprometimento dos profissionais, dos serviços, bem como o estabelecimento e cumprimento de protocolos claramente definidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rocha, Ana Carolinne Portela. "Conhecimentos, atitudes e prática de médicos e enfermeiros da estratégia saúde da família em relação à incontinência urinária feminina." Universidade Federal de São Carlos, 2015. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6930.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:45:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 6736.pdf: 3120923 bytes, checksum: 2dd17cbfec9fe83d0e343f029a88e1b4 (MD5) Previous issue date: 2015-02-02
Urinary incontinence (UI) is defined as the complaint of any involuntary loss of urine. It is a highly prevalent condition in women which impacts strongly their quality of life. In spite of this, it remains underdiagnosed and undertreated because a great number of women doesn´t seek for treatment, health professionals don´t ask them about these symptoms and/or they don´t provide appropriate treatments to women. In Family Health Strategy (FHS), physicians and nurses, who are general professionals, provide urogynecology assistance. This study aimed to examine knowledge, attitudes and practice of physicians and nurses from the FHS in a city into São Paulo state about female UI. This is a cross sectional study, classified as a survey on primary care. At total 33 FHS´s professionals participate of the study, being 15 physicians and 18 nurses. To collect data was developed and used a self-application questionnaire with open and closed questions. Results show that most professionals have an adequate level of knowledge about UI´s clinical propaedeutic. However, a great number of them doesn´t know complementary tests and treatment for the initial management of UI in women, mainly for the Urgency UI. In general, there wasn´t significant difference at level of knowledge between physicians and nurses about UI, except the fact that nurses were more familiar with the current definition of UI than doctors. Related to the attitudes, the majority considers that doing diagnostic investigation and treatment of non-complicated UI are part of their attribution. About the practice, an expressible amount of these professionals doesn´t prescribe pelvic floor strengthening exercises, doesn´t perform popular education in health actions with the women or doesn´t promote permanent education with the health team in their working places. These findings suggest the requirement for investment in matrix support teams, such as Support Centre for Family Health (NASF) or by the partnership with graduation and post graduation health courses from local universities.
A incontinência urinária (IU) é definida como a queixa de qualquer perda involuntária de urina. É uma condição altamente prevalente na população feminina, que impacta substancialmente a qualidade de vida. Apesar disso, permanece subdiagnosticada e subtratada pelo fato de muitas mulheres não procurarem assistência, pelos profissionais não as questionarem acerca dos sintomas e/ou não ofertarem as opções terapêuticas apropriadas. Na Estratégia Saúde da Família (ESF) médicos e enfermeiros com formação generalista são os responsáveis pela assistência uroginecológica. O objetivo deste estudo foi analisar conhecimentos, atitudes e prática de médicos e enfermeiros da ESF de um município no interior de São Paulo em relação à IU feminina. Trata-se de um estudo de corte transversal do tipo inquérito na atenção primária. Participaram do estudo 33 profissionais da ESF, sendo 15 médicos e 18 enfermeiros. Para a coleta de dados foi desenvolvido e utilizado um questionário autoaplicável com questões abertas e fechadas. Os resultados demonstram que a maioria dos profissionais possui um nível de conhecimento adequado em relação à propedêutica clínica da IU. No entanto, uma parcela significativa desconhece os exames complementares e a conduta terapêutica para a abordagem inicial das mulheres com IU, principalmente naquelas com IU de Urgência. De modo geral, não houve diferença significativa no nível de conhecimento de médicos e enfermeiros sobre a IU, exceto pelo fato de os enfermeiros estarem mais familiarizados do que os médicos com a definição atual da IU. Em relação às atitudes, a maioria considera que realizar a investigação diagnóstica e o tratamento da IU não complicada faz parte de suas atribuições. Quanto à prática, um número expressivo desses profissionais não prescreve exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, não realiza ações de educação em saúde com as mulheres ou promove atividades de educação permanente com a equipe de trabalho. Os resultados sugerem a necessidade de investimento em equipes de apoio matricial, seja mediante os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) ou por meio de parcerias com cursos de graduação e pós graduação das universidades locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Marconi Eduardo Sousa Maciel. "O conhecimento de pais ou responsáveis sobre avulsão de dentes permanentes." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2006. http://hdl.handle.net/10923/475.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2011-12-27T14:14:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 000385857-0.pdf: 1169830 bytes, checksum: c9ad7d18b6192a2a5654a59083bfbfc3 (MD5) license.txt: 581 bytes, checksum: 44ea52f0b7567232681c6e3d72285adc (MD5)
Dentoalveolar injuries in children and adolescents are a common problem that affects directly the teeth and their supporting structures contributing for the appearance of important psychosocial and economic burden. Avulsion of permanent teeth in children resulting from trauma is an dentistry emergency. The prognosis of avulsed teeth depends on prompt and appropriate emergency management, which often relies knowledge on lay people such as children’s parents or their responsible who are present at the site of the accident, prior to the initial management. The aim of this research was to evaluate the knowledge level of children’s parents or responsible on the management of dental avulsion and to associate this knowledge level to their schooling degree, monthly familiar income and age. In this study, a total of 107 children’s parents or responsible were interviewed by means of a 12- questions questionnaire with answers ranged from 0 to 3 points. The results demonstrated that, over 90% of the parents felt they should seek professional service immediately following an avulsion, but 71% were unaware of what was a dental avulsion, only 3% would use the milk as conservation media and 5% would promote the reimplant of avulsed tooth. The final averages followed a distribution of 44,63% for degree 3, 15. 88% for degree 2, 17. 99% for degree 1 and 21. 47% for degree 0. Concluded that the knowledge level of the children’s parents or responsible on dental avulsion was poor and the variables had not been significant association with the scores gotten on the questionnaire.
Traumatismos dentoalveolares em crianças e adolescentes são freqüentes e afetam diretamente os dentes, as estruturas de suporte e os tecidos moles adjacentes, contribuindo para o aparecimento de problemas psicossociais e econômicos importantes. A avulsão dentária é considerada a lesão dentoalveolar que maior dano provoca no paciente e constitui-se em uma urgência odontológica. O prognóstico de dentes avulsionados depende de forma significativa de condutas rápidas e eficientes ainda no local do acidente, exigindo, portanto, que pais ou responsáveis tenham conhecimentos sobre maneiras de atuar frente a tais lesões. O objetivo desta pesquisa é avaliar o nível de conhecimento de pais ou responsáveis sobre as condutas adotadas frente às avulsões dentárias e associar esse nível de conhecimento às variáveis grau de escolaridade, faixa de renda familiar mensal e idade. Neste estudo, um total de 107 pais ou responsáveis foram entrevistados por meio de um questionário composto de 12 perguntas objetivas, diretas e com respostas graduadas entre 0 e 3 pontos. Os resultados demonstraram que, apesar de 90% dos entrevistados responderem que procurariam de imediato, um serviço profissional, 71% desconheciam o que era avulsão, apenas 3% utilizariam o leite como meio de conservação e 5% promoveriam o reimplante do dente avulsionado. As médias finais seguiram uma distribuição de 44,63% para o grau 3, 15,88% para o grau 2, 17,99% para o grau 1 e 21,47% para o grau 0. Concluiu-se que o nível de conhecimento dos pais ou responsáveis sobre avulsão dentária é baixo e que as variáveis não tiveram associação significativa com a pontuação obtida ao longo do questionário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Serralheiro, Tatiane Dias. "Formação de professores: conhecimentos, discursos e mudanças na prática de demonstrações." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11285.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T16:58:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tatiane Dias Serralheiro.pdf: 1075397 bytes, checksum: 2ad000dfb80f3c1d74de73e32599f93e (MD5) Previous issue date: 2007-11-01
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
The present research boards the following questions: which represent the initial knowledge about Demonstration presented by teachers participating in the project The deductive reasoning in the teaching/apprenticeship of Mathematics in the final degrees of the Fundamental Teaching ? May the teacher s participation in the project also reflect any kind of change in the practice in Geometry? The theoretical part worked on general aspects related to the demonstration and formation of teachers. Referring to the demonstrations, it was adopted the definition proposed by Balacheff (1982), having been done a survey about their importance, as means of convincing, and to explain, discover, communicate, challenge and systematize basing on the ideas of De Villiers (2002). Besides that, their importance was related to the PCN proposals (1998). Regarding to the teacher s formation, the ideas of Shulman (1986), Schön (1995) and Nóvoa (1995), were shared, among other authors with regard to initial and continuous formation processes focused in the reflection to be the starting point for any change. In this sense, some results obtained in other researches were discussed, involving the teachers formation and/or changes and/or demonstration in Geometry. The concept of belief and how it acts in the teaching speech was also reported. In order to answer the first research question, it was used data obtained from the applied questionnaires. It was checked that the initial knowledge of the teachers about demonstrations was very abstract and some of them not even knew what it is to demonstrate in Mathematics. It was, also, found the existence of many saturated voices in the teachers speeches which act as beliefs in their opinions, as well as several observations in which the responsibility for the impossibility of working with demonstrations in Mathematics in the basic school would be totally in the initial formation processes. The answers found in the second research question represented some subtle changes as: the autonomy of the participating teachers before the process of developing a demonstration in Geometry, starting from a diffident condition to a critical condition and confidence in the moment of drawing up a demonstration, as well as alterations in the practice in classroom, even in our own practice. These changes are due to the desire of developing the argumentation process, first step for the construction of a demonstration
A presente pesquisa aborda as seguintes questões: Quais são os discursos e conhecimentos iniciais sobre demonstração em Matemática apresentados pelos professores participantes do projeto O raciocínio dedutivo no processo ensinoaprendizagem da Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental ? A participação desses professores no projeto refletiria em que tipos de mudanças na prática em Geometria? A parte teórica trabalhou os aspectos gerais relacionados à demonstração e à formação de professores. Quanto às demonstrações, foi adotada a definição proposta por Balacheff (1982), sendo feito um levantamento sobre sua importância, como meio de convencer, explicar, descobrir, comunicar, desafiar e sistematizar baseado nas idéias de De Villiers (2002). Além disso, sua importância foi relacionada com as propostas dos PCN (1998). No que se refere à formação de professores, as idéias de Shulman (1986), Schön (1995) e Nóvoa (1995), foram compartilhadas, dentre outros autores quanto aos processos de formação inicial e continuada focados na reflexão ser ponto de partida para qualquer mudança. Neste sentido, foram discutidos alguns resultados obtidos em outras pesquisas, envolvendo a formação de professores e/ou mudanças e/ou demonstração em geometria. O conceito de crença e como ela atua no discurso docente também foi relatado. Para responder a primeira questão de pesquisa, foram usados os dados obtidos com a aplicação de questionários. Foi verificado que os conhecimentos iniciais dos professores sobre demonstrações eram muito abstratos e que alguns nem ao menos sabiam o que é demonstrar em Matemática. Foi encontrada, também, a existência de muitas falas impregnadas nos discursos desses professores que agem como crenças em suas opiniões além de diversas observações em que a responsabilidade pela impossibilidade de trabalho com as demonstrações em Matemática na escola básica estaria inteiramente nos processos de formação inicial. As respostas encontradas na segunda questão de pesquisa foram algumas mudanças sutis como: a autonomia dos professores participantes diante do processo de desenvolver uma demonstração em Geometria, partindo de um estado de timidez para um estado crítico e de confiança no momento de redigir uma demonstração, além de alterações na prática em sala de aula, até mesmo na nossa própria prática. Estas mudanças dizem respeito ao desejo de desenvolver o processo de argumentação, primeiro degrau para a construção de uma demonstração
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Benevides, Jordana Prado. "Conhecimento, atitude e prática dos enfermeiros no controle do câncer de mama na estratégia saúde da família." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2016. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22209.

Full text
Abstract:
BENEVIDES, J. P. Conhecimento, atitude e prática dos enfermeiros no controle do câncer de mama na estratégia saúde da família. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Submitted by Erika Fernandes (erikaleitefernandes@gmail.com) on 2017-03-15T16:31:39Z No. of bitstreams: 1 2016_dis_jpbenevides.pdf: 4214605 bytes, checksum: be06d3c6722e2feeeebe481bfba92343 (MD5)
Approved for entry into archive by Erika Fernandes (erikaleitefernandes@gmail.com) on 2017-03-15T16:31:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_dis_jpbenevides.pdf: 4214605 bytes, checksum: be06d3c6722e2feeeebe481bfba92343 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-15T16:31:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_dis_jpbenevides.pdf: 4214605 bytes, checksum: be06d3c6722e2feeeebe481bfba92343 (MD5) Previous issue date: 2016-07-22
This study aimed to assess the knowledge, attitude and practice of nurses working in the Family Health Strategy (FHS) in Fortaleza-CE on the early detection of breast cancer; it is a descriptive, cross-sectional, using the Survey Knowledge, Attitude and Practice (KAP) conducted from September to November 2015 with 122 nurses who make up teams of FHS Fortress health system. To collect the data we used a tool Oliveira (2015), which characterizes and assesses the knowledge, attitude and practice of nurses in Primary Care Units Health (UAP) in relation to the early detection of breast cancer. Data were organized in tables and graphs. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Ceará (COMEPE / UFC) with the protocol No. 1233383/15. Regarding the profile of nurses, it was found that most belong to an age group 30-49 years, 92.6% female, 62.3% between 10-20 years of graduate and 82.1% are experts , 75.4% has been operating for over 5 years in the ESF and 60.3% have some training on the subject. Regarding the knowledge of nurses, the majority (46.7%) were classified as regular (41.8%) as inadequate and only (11.5%) had adequate knowledge. As the attitude and practice, it was observed that (73.8%) had an adequate attitude and the majority (57.4%) resulted in a poor practice. Despite the associations between knowledge, attitude and practice did not achieve statistical significance, it is known the influence of knowledge in the perception of the value of adopting health prevention measures (attitude), processing and development of personal skills (practice) for achievement of health promotion. Based on these, the lack of knowledge, attitudes and inadequate practices for early detection of breast cancer reveal the need for ongoing training of professionals involved in the control of breast cancer.
Objetivou-se avaliar o conhecimento, a atitude e a prática dos enfermeiros atuantes na Estratégia Saúde da Família (ESF) de Fortaleza-CE acerca da detecção precoce do câncer de mama; trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, com a utilização do Inquérito Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) realizado no período de setembro a novembro de 2015 com 122 enfermeiros que compõem as equipes da ESF do sistema de saúde de Fortaleza. Para a coleta dos dados foi utilizado um instrumento de Oliveira (2015), que caracteriza e avalia o conhecimento, atitude e prática dos enfermeiros nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) no que se refere à detecção precoce do câncer de mama. Os dados foram organizados em tabelas e gráficos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Ceará (COMEPE/UFC) com o protocolo de nº 1.233.383/15. Quanto ao perfil dos enfermeiros, verificou-se que a maioria pertence a uma faixa etária de 30 a 49 anos, sendo 92,6% do sexo feminino, 62,3% entre 10 a 20 anos de graduado e 82,1% são especialistas, 75,4% atua há mais de 5 anos na ESF e 60,3% tem alguma capacitação sobre a temática. Em relação ao conhecimento dos enfermeiros, a maioria (46,7%) foi classificada como regular, (41,8%) como inadequado e apenas (11,5%) apresentaram um conhecimento adequado. Quanto à atitude e à prática, observou-se que (73,8%) apresentaram uma atitude adequada e a maioria (57,4%) resultou em uma prática inadequada. Apesar das associações entre conhecimento, atitude e prática não terem alcançado uma relevância estatística, sabe-se da influência do conhecimento na percepção do valor em adotar medidas de prevenção à saúde (atitude), na transformação e desenvolvimento de habilidades pessoais (prática) para a conquista da promoção da saúde. Frente ao exposto, a falta de conhecimento, das atitudes e práticas inadequadas à detecção precoce do câncer de mama revelam a necessidade de capacitação permanente dos profissionais envolvidos no controle do câncer de mama.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Américo, Camila Félix. "Efeitos de intervenções de enfermagem voltadas à promoção do uso consistente de anticoncepcional oral combinado." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2014. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8562.

Full text
Abstract:
AMÉRICA, Camila Félix. Efeitos de intervenções de enfermagem voltadas à promoção do uso consistente de anticoncepcional oral combinado. 2014. 152 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2014.
Submitted by denise santos (denise.santos@ufc.br) on 2014-07-31T13:29:19Z No. of bitstreams: 1 2014_tese_cfamérico.pdf: 1408165 bytes, checksum: 9dbf6bbe689c947f217a97ac1c8e6b36 (MD5)
Approved for entry into archive by denise santos(denise.santos@ufc.br) on 2014-07-31T13:29:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_tese_cfamérico.pdf: 1408165 bytes, checksum: 9dbf6bbe689c947f217a97ac1c8e6b36 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-07-31T13:29:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_tese_cfamérico.pdf: 1408165 bytes, checksum: 9dbf6bbe689c947f217a97ac1c8e6b36 (MD5) Previous issue date: 2014
A pesquisa testa os efeitos de duas intervenções educativas, sendo uma individual e que tomou o folder como apoio ao processo ensino-aprendizagem, e a outra, grupal, que adotou o álbum seriado como o referido apoio. Ambas as intervenções eram de promoção ao uso consistente do anticoncepcional oral combinado. Tratou-se de pesquisa experimental, a comparar três grupos: grupo com intervenção por folder, grupo com intervenção por álbum e grupo controle. Foi desenvolvida em dois centros de saúde da família, pertencentes ao sistema municipal de saúde de Fortaleza, Ceará, Brasil. A população do estudo foi composta por usuárias de anticoncepcional oral combinado de baixa dose, atendidas na rede pública de saúde. A amostra de 146 usuárias do método foi determinada pela fórmula que calcula tamanho amostral para comparação de grupos, adotando-se como critério de inclusão, estar em uso atual do respectivo método. Aplicou-se o inquérito Conhecimento-Atitude-Prática (CAP) pré-intervenções e pós-intervenções (imediatamente e após 60 dias) para avaliar o conhecimento, a atitude e prática de mulheres quanto ao uso consistente de anticoncepcional oral combinado. A coleta de dados foi realizada nos meses de junho de 2013 a janeiro de 2014. Os dados foram analisados através do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 13.0. As participantes apresentaram idade média de 26 anos, tempo médio de uso de anticoncepcional oral combinado de 3 anos, predominando renda familiar baixa, nível médio de escolaridade e parceria estável. O inquérito CAP pré-intervenções de Enfermagem revelou preponderância de Conhecimento Mínimo, correspondendo 45 % das mulheres; atitude desfavorável ao uso consistente do AOC, representada por 56% das mulheres e prática habitual ou inconsistente do método, constatada em 48% do grupo pesquisado. Após a aplicação das intervenções, mudanças estatisticamente significativas (p < 0,05) ocorreram nos inquéritos CAP (imediatamente e após 60 dias) entre as participantes dos grupos experimentais quando comparadas ao grupo controle. Nesse contexto, ambas as intervenções educativas apresentaram efeitos positivos e semelhantes sobre o conhecimento, atitude e prática de usuárias de AOC. Conclui-se, portanto, que a implementação de intervenção de Enfermagem na modalidade estratégia educativa individual apoiada em folder apresenta eficácia semelhante à intervenção de Enfermagem na modalidade estratégia educativa grupal apoiada em álbum seriado, na promoção do uso consistente de AOC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gontijo, Mouzer Barbosa Alves. "Práticas integrativas e complementares: conhecimentos. concepções, percepções e atitudes dos profissionais do Serviço Público de Saúde." Universidade Federal de Goiás, 2014. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4257.

Full text
Abstract:
Submitted by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2015-03-06T17:05:02Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Mouzer Barbosa Alves Gontijo - 2014.pdf: 1923784 bytes, checksum: e486f24990e6410a65c1d40a1a6f2995 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2015-03-06T17:06:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Mouzer Barbosa Alves Gontijo - 2014.pdf: 1923784 bytes, checksum: e486f24990e6410a65c1d40a1a6f2995 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-06T17:06:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Mouzer Barbosa Alves Gontijo - 2014.pdf: 1923784 bytes, checksum: e486f24990e6410a65c1d40a1a6f2995 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2014-11-14
The present study sought to identify knowledge and attitudes towards Integrative and Complementary Practices (PIC) among health professionals of the public service in three Brazilian municipalities. We conducted an exploratory cross-sectional study with professionals from top-level health of the municipalities of Araporã - Minas Gerais; Itumbiara - Goiás and Panamá -Goiás. For data collection was used a questionnaire with open and closed questions. The data were processed using SPSS version 17. Descriptive analysis was performed of data and cluster analysis (two-step cluster). The response rate was n = 118 participants (78.7%). The age of the respondents ranged from 23 to 66 years, with a mean of 33.6 years (± 9.6). The majority of respondents were nurses and doctor n = 24, followed by psychologists n = 15 and physiotherapists n = 13. Among the 117 who claim to know the PIC, the best known are: acupuncture n = 115, herbal medicine n = 104 and homeopathy n = 93. The lesser known are: anthroposophy n = 7, hydrotherapy n = 15 and Ayurvedicn = 20. Among the professionals who know these practices, n = 114 believe in acupuncture, n = 100 and only n = 24 believe in homeopathy. As the experience with the Integrative and Complementary Practices, n = 24 professionals have read or have had experience through the family. Among the respondents n = 109 considered the PIC efficient, n = 102 that they are important to the profession, n = 112 that they are important for the SUS and only n = 36 felt that their concerns are related to what was taught during graduation. As for the inclusion of PIC in the curriculum matrices, n = 113 responded that they should be included in undergraduate as compulsory or optional courses. Only n = 19 professionals knew the National Policy on Integrative and Complementary Practices. The analysis in clusters allowed us to find two groups with different profiles. It is concluded in this study that the majority of respondents are doctor and nurse; partially meets the PIC and were considered more efficient acupuncture and herbal medicine; unaware of the National Integrative and Complementary Practices Policy (PNPIC); asserts that the knowledge was obtained by reading and family experience, however, few consider that graduation was important to obtain this knowledge; considers that the PIC should be inserted at graduation; experienced the PIC through herbal medicine, acupuncture and homeopathy; considers the efficient PIC and that these are important to the Abstract xv profession and the SUS. The cluster analysis identified two groups that differ as to the PIC and the PNPIC by knowledge, beliefs, perceptions, conceptions and skills.
O objetivo do presente estudo foi identificar conhecimentos e atitudes em relação às Práticas Integrativas e Complementares (PIC) entre profissionais da saúde do serviço público de três municípios brasileiros. Realizou-se um estudo transversal exploratório com profissionais da saúde de nível superior dos municípios de Araporã- Minas Gerais; Itumbiara- Goiás e Panamá-Goiás. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário composto por questões abertas e fechadas. Os dados foram processados por meio do Programa SPSS versão 17. Foi realizada análise descritiva dos dados e análise de cluster (two-step cluster). A taxa de resposta foi de n=118 participantes (78,7%). A idade dos respondentes variou de 23 a 66 anos, sendo a média de 33,6 anos (±9,6). A maioria dos respondentes era enfermeiro n=24 e médico n=24, seguido por psicólogos n=15 e fisioterapeutas n=13. Dentre os 117 que afirmam conhecer as PIC, as mais conhecidas são: acupuntura n=115, fitoterapia n=104 e homeopatia n=93 e as menos conhecidas são: antroposofia n=7, termalismo n=15 e ayurvédica n=20. Dentre os profissionais que conhecem essas práticas, n=114 acreditam na acupuntura, n=100 na fitoterapia e, embora a homeopatia seja conhecida por mais de n=93 dos pesquisados, apenas n=24 destes, acreditam na mesma. Quanto à experiência com as Práticas Integrativas e Complementares, n=24 dos profissionais já leram ou tiveram experiência através da família. Dentre os profissionais entrevistados n=109 consideram as PIC eficientes, n=102 que elas são importantes para a profissão, n=112 que elas são importantes para o SUS e apenas n=36 consideram que suas considerações têm relação com o que foi ensinado durante a graduação. Quanto à inserção das PIC nas matrizes curriculares, n=113 dos participantes desta pesquisa responderam que elas devem ser inseridas na graduação como disciplinas obrigatórias ou optativas. Apenas n=19 dos profissionais conheciam a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. A análise em agrupamentos (Clusters) permitiu encontrar dois grupos com perfis diferentes. Conclui-se neste estudo que a maioria dos respondentes é médico e enfermeiro e estes são adultos jovens; conhece parcialmente as PIC e destas foram consideradas mais eficientes a acupuntura e a fitoterapia; desconhece a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC); afirma que os conhecimentos foram obtidos através da leitura e da experiência em família, no entanto, poucos consideram que a graduação foi importante para a obtenção destes conhecimentos; considera que as PIC devem Resumo xiii ser inseridas na graduação; vivenciou as PIC por meio da fitoterapia, da acupuntura e da homeopatia; considera as PIC eficientes e que estas são importantes para a profissão e para o SUS. A análise de cluster permitiu identificar dois grupos que se diferenciam quanto às PIC e a PNPIC pelos conhecimentos, concepções, percepções e atitudes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Conhecimentos atitudes e prática"

1

Pascom, Ana Roberta Pati. Pesquisa de conhecimento, atitudes e práticas na população brasileira de 15 a 54 anos, 2004. Brasília: Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST e Aids, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Yongye, Wirba Alidu. Inquérito de conhecimentos, atitudes e práticas (CAP) sobre higiene e doenças sexualmente transmissíveis em tres municípios da Província de Benguela. [Luanda]: UNICEF Angola, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Palme, Mikael. Condições culturais e sociais para a introdução de educação sexual na escola primária em Moçambique: Um Olhar sobre a educação sexual na família e atitudes dos pais em relação à̀ educação sexual na escola e conhecimentos e práticas em relação à sexualidade no seio dos jovens. Maputo, Moçambique: Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bianchessi, Cleber. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES CURRICULARES: experiências, desafios e conquistas. Editora BAGAI, 2020. http://dx.doi.org/10.37008/978-65-87204-81-9.18.11.20.

Full text
Abstract:
O objetivo desta obra, em sua constituição e percurso, é analisar saberes docentes e discentes presentes no currículo escolar e que permeiam o trabalho pedagógico. O interesse por este livro surge de diferentes experiências desde a formação inicial até o exercício do magistério pelos docentes e nos vários momentos que constitui a aprendizagem do aluno em contextos diversos de ensino. Assim, é possível perceber que as práticas pedagógicas exigem e se constituem por diversos saberes em múltiplos contextos. Estão incluídos relatos de experiências e descrição de práticas pedagógicas nas diversas áreas do conhecimento como o uso das tecnologias digitais na educação, experiências na EaD, discussões sobre a prática docente e o processo de formação inicial e continuada dos professores no cotidiano do trabalho escolar, investigação que compreendem os processos formativos discentes e docentes que se dão no cotidiano escolar por meio de observações, entrevistas, pesquisa de campo, análises de documentos entre outros. Apresenta narrativas das atividades desenvolvidas no espaço da sala de aula ou fora dela se apresentando como campo de diálogo das dimensões teoria e prática revelando e expressando a constituição dos saberes curriculares. Desse modo, a execução das práticas pedagógicas mantém constante diálogo com a versatilidade dos saberes curriculares e experienciais pelas diferentes formas de manifestação não se configurando desconectadas de um todo ou de modo avulso. Alguns capítulos apresentam descrição de experiências e análise curricular da modalidade presencial e a distância, sobre suas práticas educativas ao incorporar novos saberes e fazeres. Discute as possibilidades teóricas e saberes curriculares provenientes da articulação das categorias de análise “saber docente” e “conhecimento escolar” por meio de saberes que englobam conhecimentos, competências, habilidades ou aptidões e atitudes, ou seja, o saber, o saber fazer e o saber-ser a partir de vários saberes, provenientes de diferentes fontes: saberes pessoais e/ou profissionais, saberes disciplinares, saberes da experiência e pedagógicos, em especial os curriculares, que correspondem à seleção e organização dos saberes produzidos pelas ciências, que se transformam nos programas escolares constituídos com a interação dos sujeitos pela ação pedagógica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Suzani, Cassiani, ed. Lugares, sujeitos e conhecimentos: A prática docente universitária. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Martins, Raimundo, and Irene Tourinho. Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 2011. http://dx.doi.org/10.32379/9786557160206.

Full text
Abstract:
Este volume da coleção Cultura Visual e Educação reúne autores que destrincham particularidades epistemológicas, metodológicas e práticas da Educação da cultura visual. O livro expõe uma paisagem diversificada, ancorada em experiências e contextos de autores que se dedicam à formação de educadores, à pesquisa e à produção de conhecimento articulado com a docência no campo da cultura visual. Atitude crítica, jogo entre prazer e conhecer, mobilidade do olhar, deslocamentos de usos e funções da arte, das imagens e do ensino encontram, nestes textos, ressonância que atrai e estimula perspectivas nas quais a cultura visual deflagra rumos educativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

DST e AIDS no local de trabalho: Um estudo sobre conhecimentos, atitudes e práticas nas empresas trabalhadas pelo SESI. Brasília: A Coordenação, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vasconcelos, Carlos Alberto. Formação de professores e experiências em tempos de pandemia. Editora SertãoCult, 2021. http://dx.doi.org/10.35260/87429977-2021.

Full text
Abstract:
O cenário atual, marcado pela pandemia do coronavírus (Covid-19) e principalmente pela crise na saúde, coloca-nos diante de temas cruciais da vida, entre os quais a educação. Os profissionais da educação, em especial os professores, dispõem de uma variedade de interfaces tecnológicas e pedagógicas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e disponibilizar um ambiente de aprendizagem colaborativo. Estamos todos (re)aprendendo a conhecer, a comunicarmo-nos, a ensinar e a aprender, a integrar o humano e o tecnológico. Ressaltamos, especificamente neste período pandêmico, que as tecnologias são extensões inerentes ao ser humano dentro do ciberespaço e cada vez mais exercem primazia como recursos para a educação. Assim, os capítulos que compõem esta obra proporcionam espaços e reflexões para a (re)construção do saber, ao ensinar e aprender, a fim de que os sujeitos envolvidos possam construir conceitos científicos e produzir significados em suas práticas e áreas do conhecimento, buscando ressaltar os valores e atitudes de um profissional que busca atualização contínua, a partir da formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Olhares e práticas em diferentes ambientes de aprendizagem: 1ª jornada de estágio do curso de matemática da UEPA. Editora da Universidade do Estado do Pará - Eduepa, 2020. http://dx.doi.org/10.31792/978-85-8458-04-39.

Full text
Abstract:
O E-book é reúne trabalhos selecionados durante a I Jornada de Estágio do Curso de Licenciatura em Matemática da UEPA. Nesse exercício inicial da prática profissional de ensino os jovens professores aproveitaram a oportunidade para vivenciar diversos aspectos da prática profissional e ainda extrair os conhecimentos que são reproduzidos e compartilhados neste livro. Novas perspectivas metodológicas e reflexões interessantes sobre o papel motivacional na atividade de ensino, são só alguns dos exemplos das contribuições presentes nessa obra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

BULATY, A., and F. W. M. MARTINEZ, eds. O estágio na formação profissional. Eulim, 2020. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-87698-07-6.

Full text
Abstract:
A vida é feita de etapas, tanto no âmbito pessoal como profissional, e no campo do trabalho o estágio é a fase basilar da formação. Sabemos que as universidades são repertórios de conhecimentos e saberes, mas a absorção dos mesmos em partes se dá sentado, estudando nas salas de aulas, sendo importante estudar no meio externo, nos espaços de atuação dos futuros profissionais, que se absorve conhecimentos provenientes do cotidiano da profissão, com os profissionais que ali estão. O estágio é de grande relevância par a formação de profissionais atuantes na sociedade, vai além de simples cumprimento de carga horária. O mesmo configura- se como campo de conhecimento, assegurando-lhe o espaço de processo formativo, que supera a visão tradicional de redução a atividade prática instrumental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Conhecimentos atitudes e prática"

1

Taciana Melo, Cruz, Zelykovic Patrícia Clarindo, Silva Vitória Beatriz da, Melo Mirtes Queiroz de Alencar, and Silva Tatiana de Paula Santana da. "CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19 REALIZADAS POR ESTUDANTES DURANTE A PANDEMIA." In Perspectivas das Ciências da Saúde na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 45–57. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-04-1.45-57.

Full text
Abstract:
A pandemia por COVID-19 trouxe à tona mudanças significativas em todos os setores da sociedade mundial. Devido a sua alta capacidade de infecção, mortalidade e inexistência de protocolos efetivos de tratamento, a adoção de medidas preventivas tem sido o grande foco para conter a disseminação do vírus. Nesse sentido o conhecimento das práticas corretas de prevenção torna-se um dos instrumentos mais importantes na contenção da pandemia, não apenas nos domicílios, mas em todos os serviços, setores e instituições. Dessa forma a investigação sobre os conhecimentos, atitudes e práticas para o enfrentamento da COVID-19, realizadas pelos estudantes universitários torna-se um importante ponto de análise, sendo este o objetivo do estudo. Foi realizado um estudo transversal com amostra do tipo conveniência composta por 77 estudantes do curso de Fonoaudiologia de uma faculdade particular do estado de Pernambuco. A pesquisa foi realizada de forma remota e recebeu aprovação do comitê de ética (parecer nº 4.076.216). Os dados formam analisados pela estatística descritiva. A maioria dos estudantes (84,2%) não pertenciam ao grupo de risco para COVID-19. Observou-se que a grande maioria dos estudantes tem conhecimento sobre todas as medidas de prevenção. Quanto as atitudes e práticas preventivas realizadas verificou-se que a grande maioria tem realizando as ações onde destacase o uso do álcool gel, a lavagem das mãos e o uso de máscaras. As atitudes menos realizadas foi o distanciamento e isolamento social. Conclui-se com base nos achados que apesar do bom nível de conhecimento, os estudantes apresentam uma tendência a realizar apenas algumas das atitudes e práticas destacadas como relevantes para o enfrentamento da pandemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Jozicleide Barbosa dos, Viviane Cordeiro de Queiroz, Edna Samara Ribeiro César, Eliane Cristina da Silva Buck, and Smalyanna Sgren da Costa Andrade. "CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS DE GESTANTES E PUÉRPERAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO." In AMPLAMENTE: ESPECIALIDADES E DEMANDAS EM SAÚDE, 210–25. Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2020. http://dx.doi.org/10.47538/ac-2020.13-17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marinho, Manoel Vitor Martins, Margarete Feio Boulhosa, William Dias Borges, Maria Liracy Batista de Souza, and Maria da Conceição Nascimento Freitas. "CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM PARA GESTÃO E GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE." In A Prática Humanizada da Enfermagem na Virada do Novo Milênio, 84–99. Editora da Universidade do Estado do Pará - Eduepa, 2019. http://dx.doi.org/10.31792/isbn.978-85-8458-045-3.84-99.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

CECILIA PINHEIRO DE CARVALHO, MIRTA, and FRANCE FRAIHA MARTINS. "DESENVOLVENDO O HÍDRIDO: POSSIBILIDADE AO ENSINO DE ANGIOSPERMAS COM O USO DE TECNOLOGIAS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.198.

Full text
Abstract:
O MATERIAL DIDÁTICO APRESENTADO É FRUTO DE UM CONTEXTO DE PESQUISA SURGIDO PELA DIFICULDADE VIVENCIADA POR UMA DAS AUTORAS, EM MOTIVAR E MEDIAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS AO ENSINAR BOTÂNICA. EM SALA DE AULA FOI DESENVOLVIDA UMA PRÁTICA DE ENSINO HÍBRIDO, NO MODELO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES, QUE USA TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA AUXILIAR A COMPREENSÃO DO ALUNO SOBRE O OBJETO DE ESTUDO. PARA ESTA COMUNICAÇÃO PRIVILEGIAMOS TRÊS ESTAÇÕES DE ESTUDO SOBRE ANGIOSPERMAS E SEUS RESPECTIVOS ROTEIROS DE ATIVIDADES. O ENSINO HÍBRIDO É UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA QUE ASSOCIA ATIVIDADES PRESENCIAIS E ATIVIDADES REALIZADAS POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. NA PRÁTICA, OBSERVAMOS ATITUDE ATIVA E AUTÔNOMA DOS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS, CRIATIVIDADE E ARGUMENTAÇÃO E COLABORAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DESTE MODO RESSALTAMOS QUE POR ESTIMULAREM ESSES PONTOS ESSENCIAIS NO PROCESSO EDUCATIVO, A PRÁTICA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO CIDADÃO E CONSCIENTE DOS ALUNOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

BARBOSA, Aline Maria Lôbo, Dailton Santos SILVA, Gilson Agostinho BEZERRA, Jameson Moreira BELÉM, and Milton Jorge Lôbo BARBOSA. "CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS DE GESTANTES ACERCA DO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: REVISÃO INTEGRATIVA." In AMPLAMENTE: PESQUISA EM SAÚDE, 176–98. Amplamente Cursos, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/516302.1-14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barbosa, Aline Maria Lôbo, Dailton Santos Silva, Gilson Agostinho Bezerra, Jameson Moreira Belém, and Milton Jorge Lôbo Barbosa. "CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS DE GESTANTES ACERCA DO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: REVISÃO INTEGRATIVA." In AMPLAMENTE: PESQUISA EM SAÚDE, 183–206. Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2020. http://dx.doi.org/10.47538/ac-2020.07-14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

CANDITO, VANESSA, and MICHELE DE SOUZA FANFA. "INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR UTILIZANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO ENSINO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.319.

Full text
Abstract:
ESSE ESTUDO ANALISA UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NA ESCOLA, ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS, MEDIADAS POR PRÁTICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE, CONTRIBUINDO PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, PROPORCIONANDO OPORTUNIDADES, CONHECIMENTOS, VALORES, ATITUDES ACERCA ESSA TEMÁTICA. AS ATIVIDADES FORAM ORGANIZADAS E MINISTRADAS PELA DOCENTE DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FREDERICO WESTPHALEN/RS, COM 73 ESTUDANTES DOS 6º AOS 8° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DURANTE TODAS AS ETAPAS DAS ATIVIDADES, A DOCENTE INDAGOU AS PROBLEMÁTICAS IDENTIFICAS DE FORMA CRÍTICA E CONTEXTUALIZADA, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, QUE SE TRADUZEM NO ENVOLVIMENTO DE DISCUSSÕES SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS DETECTADAS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE APÓS A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, HOUVE MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS NOS ESTUDANTES, E QUE OS EDUCANDOS SE SENTIRAM RESPONSÁVEIS POR TAIS MUDANÇAS, SOBRETUDO O INCENTIVO À SUSTENTABILIDADE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Quinteiro, Norma Mejias, and Helaine Maria Besteti Pires Mayer Milanez. "CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DE TOCOGINECOLOGISTAS FRENTE PREVENÇÃO DA SÍFILIS CONGÊNITA." In Difusão do Conhecimento Através das Diferentes Áreas da Medicina, 101–13. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.79319231210.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Navarro, Jacqueline Pimenta, Mariano Martinez Espinosa, Ana Cláudia Pereira Terças-Trettel, Juliana Herrero da Silva, Lavinia Schuler-Faccini, and Marina Atanaka. "CONHECIMENTO, ATITUDES E PRÁTICAS EM RELAÇÃO A ARBOVIROSES EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA LEGAL." In A enfermagem a partir de uma visão crítica: Excelência das práticas de cuidado 2, 85–96. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5632116098.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

FANTINEL, C. C. T., and A. M. CHIAPINOTO. "GINCANA ESCOLAR: POR UMA CULTURA DE PAZ INTEGRANDO CONHECIMENTOS." In AUTORIA E SABERES DOCENTES, 70–75. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-15-14588-5.

Full text
Abstract:
Vivemos em uma realidade com diferentes tipos de violência na sociedade atual. Essa violência gera atitudes de indisciplina e falta de respeito consigo mesmo e com o outro perante o meio social em que os indivíduos estão envolvidos, inclusive dentro da escola, onde são evidenciados comportamentos desapropriados em sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Conhecimentos atitudes e prática"

1

Graça, Vânia Dias, Paula Alves Quadros-Flores, and Maria Altina Silva Ramos. "A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente." In INNODOCT 2020. Valencia: Editorial Universitat Politècnica de València, 2020. http://dx.doi.org/10.4995/inn2020.2020.11911.

Full text
Abstract:
A formação inicial docente assume uma responsabilidade ímpar na formação de futuros educadores e professores que devem sair dotados de saberes e competências científicas, técnicas, deontológicas e pedagógicas adequadas ao uso de tecnologias digitais de forma consciente, critica e criativa. Só deste modo a formação pode contribuir para uma nova profissionalidade docente. O presente estudo tem como objetivo conhecer o pensamento de futuros docentes relativamente aos seus saberes e atitudes face à integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Este trabalho desenvolve-se no âmbito do Projeto IFITIC que tem como objetivo repensar a prática educativa com TIC na formação inicial de futuros docentes de modo a promover a inovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Recorreu-se a uma pesquisa/metodologia survey. Para a recolha de dados aplicou-se um inquérito por questionário, com questões fechadas, a estudantes da Educação Básica e Mestrado Profissionalizante de duas instituições de Ensino Superior público do Norte de Portugal. Neste estudo serão analisadas três questões desse questionário. Os resultados revelam que a) que a maioria dos futuros docentes avalia a formação recebida como “Boa”; b) têm mais conhecimentos de ferramentas de recolha de informação e de apresentação do que de ferramentas que favorecem a compreensão, a construção de conhecimentos, a avaliação, a comunicação e a publicação e partilha; c) a maioria assume uma atitude positiva quanto ao uso educativo das TIC e sente-se apoiada pela Instituição de Ensino Superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

MORAES, REINALDO WASHINGTON, INÊS REGINA WAITZ, and CARLOS ALBERTO DO NASCIMENTO JUNIOR. "DESENVOLVENDO HABILIDADES POR MEIO DE ESTRATÉGIAS ATIVAS NO ENSINO HÍBRIDO DA ENGENHARIA CIVIL." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.56990.

Full text
Abstract:
A BUSCA POR NOVAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM VOLTADAS PRINCIPALMENTE AOS CURSOS DE ENGENHARIA TÊM SIDO NECESSÁRIAS AO LONGOS DOS ANOS. DESDE 2012, O CURSO TRABALHA COM O CONCEITO DE FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS, O QUAL REQUER PROTAGONISMO DO ESTUDANTE PARA O ATO DE APRENDER. ESTE CONCEITO SÓ É POSSÍVEL QUANDO SE ALIA UM CONJUNTO DE CONHECIMENTOS COM APLICAÇÃO DE HABILIDADES, GERANDO ATITUDES. O PRESENTE ARTIGO COMPARTILHA OS RESULTADOS DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA, QUE ALIOU INOVAÇÕES METODOLÓGICAS E TECNOLÓGICAS (COMO ENSINO HÍBRIDO, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E OUTROS) APLICADAS A UMA DAS UNIDADES DE ESTUDO DE MAIOR DIFICULDADE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, A UNIDADE DE ESTUDO (DISCIPLINA) DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS. OS RESULTADOS ALCANÇADOS DEMONSTRAM COMO O PROJETO DE FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS DA INSTITUIÇÃO ESTÁ CONSOLIDADO E ESTIMULA NOVAS PROPOSTAS DE APRENDIZAGEM QUE TRANSFORMAM ESTUDANTES EM VERDADEIROS PROTAGONISTAS DE SUAS TRILHAS PROFISSIONAIS E, POR QUE NÃO DIZER, DE SUAS VIDAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Madeira, Charles, José Guilherme Santa Rosa, Angelica Veronica de Oliveira Martins, Cristiane Dos Santos, Juliana Magro, and Noélia Barbosa Costa de Queiroz. "Formação de Professores na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência visual: relato de experiência com elementos de gamificação." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.802.

Full text
Abstract:
A inclusão de alunos com deficiência na escola se tornou um desafio para a maioria delas. Acreditando que este processo inclusivo perpassa pela formação dos professores e que esta formação precisa acontecer de forma significativa e envolvente é que foi desenvolvida uma ação em formato de oficina em uma escola pública estadual do Rio Grande do Norte. Com o objetivo de sensibilizar e motivar o corpo docente para o desenvolvimento de práticas e atitudes inclusivas em contexto escolar, a oficina foi ministrada em três etapas envolvendo elementos da gamificação e utilizando o celular como dispositivo de coleta de conhecimentos prévios dos participantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pereira, Ana Catarina, Elsa Sampaio, Paula Quadro-Flores, and Daniela Mascarenhas. "Outros modos de ensinar a aprender no 1. º CEB: Escape Room." In INNODOCT 2019. Valencia: Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/inn2019.2019.10104.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas as tendências globais do desenvolvimento social, económico, tecnológico e cultural trouxeram mudanças nos modos de vida que impõem um olhar atento para os modos de educar esta geração nascida na era digital (Prensky, 2001). A formação inicial docente assume uma responsabilidade elevada nos processos de inovação procurando responder aos problemas da atualidade (Flores &amp; Ramos, 2016). Neste contexto, relevam-se os estudantes estagiários, também investigadores que atuam em contextos reais e interpretam o design inovador nas suas práticas educativas. Este estudo tem o propósito de determinar o impacto da abordagem Escape Room nas seguintes dimensões: desafios, satisfação, empenho, resultados. Também, pretende compreender que mudanças ocorrem no perfil do aluno e do professor. A opção pela abordagem metodológica Escape Room visou promover o reforço de conhecimentos e de competências dos alunos, tal como estimular a motivação e interesse da criança, tornando o processo de aprendizagem mais atrativo, lúdico, interativo, conferindo sentido e significado ao conhecimento (Guigon, Humeau, &amp; Vermeulen, 2018). Nesta experiência participaram 25 crianças, a frequentar o 3º ano de escolaridade (1.º CEB), uma professora titular da turma e duas professoras estagiárias. Seguiu-se uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, devido à “natureza aberta, globalizante e compreensiva” das questões orientadoras do presente trabalho (Martinho, 2011, p. 105). Para a recolha de dados foi aplicado um questionário às crianças, uma entrevista à professora titular e notas de campo resultantes da observação participada das estagiárias. Os resultados revelam que a abordagem Escape Room teve impacto na mobilização de conhecimentos para a construção de novos conhecimentos, no desenvolvimento de competências, nomeadamente, autonomia, capacidade de resolução de problemas e de decisão, na promoção de atitudes positivas face aos desafios propostos e na relação entre pares. Além disso, observou-se satisfação nas crianças, tal como estimulou ritmos de trabalho mais intensivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Poliana dos Santos, Roberto da Silva, and Ana Paula dos Santos Silva. "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs): ESTRÁTEGIAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO A DISTÂNCIA." In I Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/848.

Full text
Abstract:
Introdução: O processo de ensino e aprendizagem se revela na prática do professor e dos alunos quando utilizam os recursos tecnológicos disponíveis. Objetivo: O presente trabalho tem como propósito refletir sobre a prática educativa, focando nas Estratégias Tecnológicas digitais em sala de aula, identificando as ferramentas de grande valia na construção das informações durante os processos de ensino e de aprendizado. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo explicativo, mostrando a importância das TICs diante da nova era das tecnologias na qual podem ser usadas na modalidade de EAD conhecido como ensino por meio de ferramentas tecnológicas, para aprimorar os estudos onde permite várias maneiras para concretizar os métodos educacionais trazendo soluções eficazes em projetos que envolvam a participação ativa dos discentes. Para tanto a pesquisa foi realizada por meio do estudo de caso de um curso de Graduação à distância. Resultados: Assim foi possível analisar que, a evolução tecnológica tem acolhido um desempenho eficaz nessa modalidade de ensino, atendendo assim as necessidades daqueles que buscam, e quanto ao ensino, tem garantido a formação dos discentes com qualidade e segurança em seus procedimentos, capacitando profissionais formadores de opiniões que, no exercício de suas atribuições possam demonstrar suas atitudes, aptidões e conhecimento. Conclusão: Sendo assim, cabem ao governo investir na produção de novos softwares, para que os docentes tenham as ferramentas nas mãos, podendo assim colocar em prática as estratégias de ensino-aprendizagem. Por isso que a categoria da EAD vai proceder da fomentação do estudante que deve buscar todas as informações essenciais para sua aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Machado, Victoria Miranda, Markel Adriel Sousa Farias, and Francisco Igo Leite Soares. "O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGRICULTURA FAMILIAR (PEAAF) COMO INCENTIVO A PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1727.

Full text
Abstract:
Introdução: Problemas relacionados ao uso ineficiente dos recursos naturais tem se configurado como pauta constante acerca da temática em todo o mundo. Neste sentido, a educação ambiental (EA) pode ser caracterizada como uma alternativa, capaz de promover uma maior consciência ambiental, sobretudo, no que diz respeito ao uso eficiente desses recursos. Aliado a EA, a agricultura familiar (AF) vem se destacando como uma importante alternativa para dinamização da economia, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento de práticas que remetem à sustentabilidade. Objetivos: Sob essa ótica, o estudo tem o objetivo descrever as principais ações do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF), como política pública de incentivo à preservação da natureza. Material e métodos: A pesquisa desenvolveu-se por meio de revisões bibliográficas a partir de trabalhos publicados. Resultados: Assim sendo, o PEAAF é um programa de EA voltado ao público da AF, instituído pela Portaria do Ministério do Meio Ambiente n° 169, de 23 de maio de 2012 e materializado pelas contribuições da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e da Política Estadual de Educação Ambiental. Acerca da operacionalização do programa, inicialmente são realizadas oficinas para orientar sua implementação nos estados, através de diferentes órgãos federais, estaduais, municipais e organizações da sociedade civil. Desde sua criação, o mesmo vem sendo realizado em diversos estados do país, tais como, o Acre, Amazonas, Bahia, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. O PEAAF visa estimular processos educacionais participativos capazes de promover a formação, capacitação, comunicação e mobilização social; colaborar com o desenvolvimento rural mais sustentável; auxiliar a regularização ambiental dos estabelecimentos rurais da AF; e, promover a agroecologia e as práticas produtivas sustentáveis. Conclusão: Por fim, nota-se que o PEAAF é uma política pública promissora, pois estimula os agricultores familiares a participarem de um processo de educação emancipatória, que incorpora a agroecologia nas práticas produtivas sustentáveis. Enquanto segmento produtivo e social, a agricultura familiar é uma grande aliada para o desenvolvimento rural sustentável e as ações educativas disseminadas, promovem a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alves, Thallytah Leite, and Sebastião Vitor Trindade Colares. "HORTIM: UM RECURSO DIDÁTICO PARA ESTIMULAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO BAIXO AMAZONAS." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1711.

Full text
Abstract:
Introdução: A temática ambiental deve ser incluída no contexto escolar visando sempre novas metodologias e estímulos que empreguem práticas simples e interdisciplinares, como por exemplo a implantação de uma horta. As ações desenvolvidas em uma horta escolar favorecem a mudança de hábitos e atitudes dos alunos quanto à percepção que eles possuem acerca do meio ambiente, ampliando a construção do conhecimento bem como a ação reflexiva da prática docente. Objetivo: Portanto, este trabalho objetivou relatar as atividades realizadas com a inserção de um projeto intitulado HORTIM, utilizando a horta como recurso didático, visando a formação de cidadãos conscientes e críticos com as questões ambientais, além do estímulo ao cultivo e consumo de hortaliças, bem como também a reutilização de embalagens descartáveis do dia a dia. Material e Métodos: O projeto HORTIM, foi desenvolvido na Escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra, situada no bairro de Palmares da cidade de Parintins/AM, juntamente com os alunos das turmas do 4º ano B e 5º ano B vespertino, com faixa etária entre 8 a 12 anos. Contou-se ainda com a colaboração voluntária dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do Centro de Estudo Superiores de Parintins (CESP) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que por hora faziam estágio na referida escola. Resultados: A implantação de uma horta no ambiente escolar mostrou-se como uma alternativa que ressignifica o fazer pedagógico, possibilitando o estudo da Educação Ambiental encantador aos olhos dos alunos, motivando a curiosidade em relação ao tema, compreendendo o seu conceito e a sua importância. O contato com a natureza desde o início da vida escolar faz com que as crianças vejam as consequências das ações do homem no meio ambiente e adquiram uma postura ecologicamente correta, pois a construção de valores críticos deve estar presente ao longo de todo o processo educativo para que assim estabeleçam desde cedo relações saudáveis com o meio ambiente e busquem soluções para as problemáticas sociais e ambientais. Conclusão: Vale ressaltar que a escolha do nome HORTIM, provém da junção das palavras “horta” e “jardim”, visto que na escola estes se encontravam num só espaço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lucchetta, Rosa, Geovana Schiavo, Mariane de Nadai, Gabriela Modolo de Souza, Marcela Forgerini, and Patricia Mastroianni. "ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR O CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA NA COVID-19: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA." In ANAIS ONLINE DO "HEALTH TECHNOLOGY RESEARCH IN BRAZIL: CHALLENGES FOR THE NEW DECADE". Galoa, 2021. http://dx.doi.org/10.17648/htbr-2021-125079.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nunes Ferreira, Caroline, Gislaine Ricci Leonardi, and Tais Galvao. "Fotoeducação: estudo preliminar sobre conhecimentos e atitudes dos Universitários." In XXV Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2017-78937.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

da Silva Costa, Roberta, and Flavia Freitas de Paula Lopes. "Institucional e Transferência Positiva de Conhecimentos, Habilidade e Atitudes." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM SERVIçOS E SISTEMAS DE SAúDE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/qualihosp-2019-112362.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Conhecimentos atitudes e prática"

1

Moher, David, Lex Bouter, Sabine Kleinert, Paul Glasziou, Mai Har Sham, Virginia Barbour, Anne-Marie Coriat, Nicole Foeger, and Ulrich Dirnagl. Princípios de Hong Kong para a Avaliação de Pesquisadores: Promovendo a Integridade em Pesquisa. ABEC PUBLICAÇÕES, July 2020. http://dx.doi.org/10.21452/rode2021.01.

Full text
Abstract:
Para que o conhecimento beneficie a pesquisa e a sociedade, ele deve ser confiável. A pesquisa confiável é robusta, rigorosa e transparente em todos as etapas relativas ao desenho, execução e relato. Apesar desse avanço, a inclusão de considerações relacionadas à confiabilidade, ao rigor e à transparência continua sendo rara. Os Princípios de Hong Kong (HKPs) foram desenvolvidos como parte da 6a Conferência Mundial sobre Integridade em Pesquisa, com foco sobre a necessidade de impulsionar o aprimoramento da pesquisa, garantindo que os pesquisadores sejam explicitamente reconhecidos e recompensados por atitudes que fortalecem a integridade. Apresentamos cinco princípios: práticas de pesquisa responsáveis; relato transparente; ciência aberta (pesquisa aberta); valorização da diversidade de tipos de pesquisa; reconhecimento de todas as contribuições para a pesquisa e atividade acadêmica. Para cada princípio, oferecemos uma justificativa, com exemplos que ilustram onde esses princípios já estão sendo adotados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moher, David, Lex Bouter, Sabine Kleinert, Paul Glasziou, Mai Har Sham, Virginia Barbour, Anne-Marie Coriat, Nicole Foeger, and Ulrich Dirnagl. Princípios de Hong Kong para a Avaliação de Pesquisadores: Promovendo a Integridade em Pesquisa. ABEC PUBLICAÇÕES, July 2020. http://dx.doi.org/10.21452/abec.2021.abec.001.

Full text
Abstract:
Para que o conhecimento beneficie a pesquisa e a sociedade, ele deve ser confiável. A pesquisa confiável é robusta, rigorosa e transparente em todos as etapas relativas ao desenho, execução e relato. Apesar desse avanço, a inclusão de considerações relacionadas à confiabilidade, ao rigor e à transparência continua sendo rara. Os Princípios de Hong Kong (HKPs) foram desenvolvidos como parte da 6a Conferência Mundial sobre Integridade em Pesquisa, com foco sobre a necessidade de impulsionar o aprimoramento da pesquisa, garantindo que os pesquisadores sejam explicitamente reconhecidos e recompensados por atitudes que fortalecem a integridade. Apresentamos cinco princípios: práticas de pesquisa responsáveis; relato transparente; ciência aberta (pesquisa aberta); valorização da diversidade de tipos de pesquisa; reconhecimento de todas as contribuições para a pesquisa e atividade acadêmica. Para cada princípio, oferecemos uma justificativa, com exemplos que ilustram onde esses princípios já estão sendo adotados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography