Academic literature on the topic 'Conservação de crustáceos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Conservação de crustáceos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Conservação de crustáceos"

1

Braga, Adriane Araújo, Ana Carolina Machado de Oliveira, and Camilah Antunes Zappes. "Caracterização da pesca e importância dos crustáceos a partir da percepção de pescadores artesanais do sul do Espírito Santo, Brasil." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais 16, no. 1 (May 4, 2021): 59–71. http://dx.doi.org/10.46357/bcnaturais.v16i1.208.

Full text
Abstract:
O conhecimento tradicional de pescadores acerca da biologia e da ecologia dos recursos naturais é importante para sua preservação e conservação. O presente estudo descreveu a importância dos crustáceos a partir da percepção de pescadores artesanais que atuam no litoral sul do estado do Espírito Santo, Sudeste do Brasil. Essas observações foram realizadas entre setembro de 2016 e fevereiro de 2017, totalizando 92 entrevistas. Os pescadores são do sexo masculino, com idades entre 18 e 71 anos e possuem baixa escolaridade. Para os entrevistados, os crustáceos apresentam importância ecológica, pois fazem parte da cadeia alimentar e do ecossistema, sendo utilizados para comercialização e consumo próprio. Relatam também o uso de siris e caranguejos na confecção de isca. Os pescadores consideram o período do defeso importante, porém incorreto para a região. Os resultados demonstram a importância dos estudos etnoecológicos para compreender a percepção de atores locais envolvidos na pesca artesanal e, com isso, facilitar o diálogo entre gestores e comunidades pesqueiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ribeiro, Crislene Cristo, Larissa Bettcher Brito, Adriane Araújo Braga, and Erika Takagi Nunes. "LEVANTAMENTO FAUNÍSTICO DOS CRUSTÁCEOS DECÁPODES (ANOMURA, BRACHYURA) NO LITORAL CAPIXABA." Revista Univap 22, no. 40 (February 10, 2017): 517. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1121.

Full text
Abstract:
Levantamento faunístico dos crustáceos decápodes é de fundamental importância para o conhecimento das comunidades, servindo de base para a conservação da biodiversidade. O objetivo deste estudo foi analisar a fauna dos Anomura e Brachyura em dois costões rochosos, localizados em Anchieta e Guarapari, litoral do Espírito Santo, com ênfase na análise dos índices de diversidade e similaridade entre as espécies. Em cada região, foram amostrados quatro pontos (P1, P2, P3 e P4), durante o período de outubro/2014 a setembro/2015. A diversidade de Shannon Wiener e equitabilidade foram calculados, bem como, o grau de semelhança entre as espécies. Foram coletados 3.156 indivíduos (1.022 em Anchieta e 2.134 em Guarapari), sendo representados por oito famílias e 14 espécies. O maior valor de diversidade foi encontrado no P1 e P2 em Anchieta, além do P1 ter apresentado o maior valor de equitabilidade. As espécies com abundância e ocorrência semelhantes foram agrupadas com maior similaridade. Os locais estudados apresentam condições favoráveis para o desenvolvimento e estabelecimento desses crustáceos anumuros e braquiúros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kellermann, Aline, Derien Vernetti Duarte, Janina Huk, Lais Gliesch Silva, Roberta Aguiar dos Santos, Roberto Bruno Fabiano, and Walter Steenbock. "Conhecimento Ecológico Local (CEL) na Avaliação do Estado de Conservação de Espécies de Interesse Socioeconômico: Integrando Saberes na Gestão do REVIS Ilha dos Lobos." Biodiversidade Brasileira - BioBrasil, no. 3 (October 20, 2020): 41–55. http://dx.doi.org/10.37002/biobrasil.v10i3.1639.

Full text
Abstract:
A avaliação do estado de conservação de espécies da fauna brasileira, atribuição do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tem representado um esforço imenso e qualificado, agregando centenas de pesquisadores de diferentes instituições. Entretanto, neste processo, ainda é um desafio o envolvimento do conhecimento ecológico local (CEL) de usuários das espécies, o que tende a possibilitar tanto um arcabouço maior de informações para a avaliação quanto a ampliação da articulação social e institucional para a conservação. Essas possibilidades também são almejadas para a gestão participativa de unidades de conservação (UCs), visando maior eficiência e eficácia de suas metas em suas regiões de influência. Neste trabalho, relata-se a aplicação de uma metodologia que pode ser útil nestes dois escopos – no processo de avaliação do estado de conservação de espécies da fauna e na gestão de UCs. A partir da identificação, por pescadores artesanais, de 68 espécies aquáticas (entre teleósteos, elasmobrânquios e crustáceos) que ocorrem na região do Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Ilha dos Lobos/RS, foram selecionadas espécies consideradas importantes para a pesca nos ambientes de estuários/lagoas e oceânico (diferenciando-se os ambientes entre a UC e a costa, e em mar aberto). Sobre essas espécies, foram caracterizadas, de acordo com o CEL, a tendência populacional e as principais ameaças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Almeida, Eduardo Vianna de, Janaina Oliveira dos Santos, Giselle Azevedo da Silva, and Rodrigo Gaião Brault de Miranda. "Distribuição espaço-temporal de crustáceos decápodes meroplanctônicos, com ênfase nas larvas do caranguejo-uçá, na baía de Guanabara, Rio de Janeiro." Revista CEPSUL - Biodiversidade e Conservação Marinha 6 (January 7, 2017): e2017001. http://dx.doi.org/10.37002/revistacepsul.vol6.651e2017001.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de caracterizar a assembleia de crustáceos decápodes planctônicos da baía de Guanabara, foram feitas amostragens de zooplâncton em sete campanhas, de dezembro de 2012 a janeiro de 2014, principalmente nos meses de verão - período de desova do caranguejo-uçá, Ucides cordatus. Ao todo, foram analisadas 105 amostras, provenientes de cinco pontos do eixo norte-sul da baía. As amostragens foram feitas na margem leste, da APA de Guapimirim à saída da baía. Foram identificados 51 táxons zooplanctônicos, sendo 30 de crustáceos decápodes. No holoplâncton, Copepoda e Cladocera apresentaram as maiores densidades populacionais. Os decápodes foram encontrados em todas as amostras, sendo a maioria na fase larval, especialmente zoés. Dentre eles, observou-se predomínio de braquiúros (caranguejos e siris), especialmente larvas zoé I-II de Uca spp., Ucides cordatus, Eurytium limosum, Neohelice granulata e Pachygrapsus transversus e das Famílias Portunidae e Sesarminae. A diversidade média de decápodes foi baixa, sendo de 0,78 ± 0,34 bits.org-1. Foram encontradas larvas e pós-larvas do caranguejo-uçá, em todos os estádios de desenvolvimento, sendo o período de ocorrência coerente com o previsto. As maiores densidades larvais dessa espécie foram observadas em dezembro, na região intermediária da baía, com máximo de 106,9 org.m-3 (zoés l-ll). Apesar da degradação ambiental histórica, a riqueza de crustáceos decápodes observada na baía, apontou enorme potencial ecológico, especialmente como berçário e habitat. Contudo, comparando-se com ecossistemas mais conservados, densidades populacionais das larvas do caranguejo-uçá foram baixas, apontando a necessidade de maior conservação dos manguezais e das populações adultas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

COSTA-NETO, Eraldo Medeiros. "Restrições e preferências alimentares em comunidades de pescadores do município de Conde, Estado da Bahia, Brasil." Revista de Nutrição 13, no. 2 (August 2000): 117–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732000000200006.

Full text
Abstract:
Restrições e preferências de recursos pesqueiros por pescadores do município de Conde, Norte do estado da Bahia, são analisadas. Dados foram obtidos através de entrevistas abertas e semiestruturadas realizadas com 114 informantes de cinco comunidades. Peixes, moluscos, crustáceos, cetáceos e tartarugas marinhas são recursos disponíveis aos pescadores, que percebem aspectos marcantes desses animais no momento de considerá-los itens comestíveis. Peixes de "couro", como arraias e cações, são os mais evitados durante enfermidades, enquanto peixes "brancos", como os robalos, são as espécies mais preferidas. Muitos desses recursos são também usados na medicina popular local. O comportamento alimentar dos pescadores deveria ser levado em consideração no planejamento ambiental, em estudos de impacto ambiental e no manejo, conservação e monitoramento dos recursos pesqueiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Jorge Luis dos, Amanda Aparecida Carminatto, Álvaro Luiz Diogo Reigada, and Miguel Petrere Júnior. "Carcinofauna do Complexo baía-estuário de Santos-São Vicente e canal de Bertioga, com destaque para Decapoda da Baía de Santos, São Paulo, Brasil." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 14, 2021): e17210110682. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.10682.

Full text
Abstract:
Apesar da relevância geoeconômica da Baía de Santos, estudos sobre a composição de sua carcinofauna ainda são incipientes. Assim, este estudo fornece informações sobre a fauna de crustáceos da Baía de Santos, também copilando dados para Complexo baía-estuário de Santos-São Vicente e canal de Bertioga (CBESSB), localizado no litoral centro do estado de São Paulo. Foram realizadas quatro campanhas amostrais entre abril e dezembro de 2017 em seis pontos distintos, utilizando uma embarcação do tipo bote camaroeiro com esforço de captura padronizado. Também foi realizado um levantamento das espécies registradas no CBESSB. No total, foram registradas 102 espécies, pertencentes a 67 gêneros, 31 famílias, sete infraordens e três ordens. O monitoramento registrou um total de 13.404 exemplares (91.890,07 g), pertencentes a 18 espécies, 15 gêneros, 11 famílias, quatro infraordens e uma ordem. As espécies com a maior abundância numérica e em peso foram Xiphopenaeus kroyeri, Callinectes danae e Callinectes ornatus. No inverno, a faixa de média profundidade e o lado oeste da Baía de Santos apresentaram as maiores abundâncias. Apesar da antropização, o CBESSB apresenta elevada riqueza de crustáceos e sugere-se que seja monitorado constantemente com o objetivo de apoiar medidas de conservação e manejo, devido sua elevada importância ecológica, econômica e social para toda a região do litoral central do estado de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Andrade, Kele Sousa Pires, Ivaneide De Oliveira Nascimento, Marina De Sá Leitão Câmara de Araújo, and Jorge Luiz Silva Nunes. "Camarões de água doce de bacias hidrográficas do cerrado: distribuição geográfica e chave de identificação." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 4 (April 27, 2020): 102–13. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.004.0009.

Full text
Abstract:
Os camarões de água doce do gênero Macrobrachium (Spence Bate, 1868) encontram-se amplamente distribuídos nas Américas e, numericamente este é o gênero dominante da família Palaemonidae. O Estado do Maranhão não dispõe de trabalhos voltados para crustáceos de água doce, sendo este o primeiro estudo realizado com o objetivo de apresentar informações taxonômicas das espécies registradas, com mapa de ocorrência geográfica, características biológicas e ecológicas, uma chave de identificação do gênero Macrobrachium para o Estado, bem como aspectos de conservação. Para isso, oito riachos do Leste do Maranhão, foram amostrados com puçás, peneiras e rede de arrasto, passados no fundo e na vegetação marginal submersa por um período de 20 minutos em um trecho de 150m. Em laboratório, os espécimes foram identificados, mensurados e sexados. Um total de 526 espécimes foram coletados, distribuídos em cinco espécies, sendo: M. carcinus (N=01), M. olfersii (N=55), M. acanthurus (N=116), M. amazonicum (N=119) e M. jelskii (N=235). Somente em M. acanthurus e M. jelskii foram registradas fêmeas ovígeras, M. jelskii apresentou fecundidades de 1 a 65 ovos, ao passo que para a única fêmea ovígera de M. acanthurus foram contados 662 ovos. Também foi elaborado uma chave de identificação do gênero Macrobrachium para o Maranhão. Assim, confirmou-se os registros destas espécies para o Estado e ampliação da área de distribuição, com mapas de ocorrência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Jéssica Pereira, Isa Rosete Mendes Araujo Nascimento, Maria Fabiene de Sousa Barros, Athina da Silva Carvalho, Pâmella da Silva Brito, Ádila Patrícia Chaves Silva, and Zafira da Silva de Almeida. "Ecologia alimentar do robalo Centropomus undecimalis Bloch 1792 (Teleostei, Centropomidae) na região costeira do Maranhão." Research, Society and Development 10, no. 9 (August 1, 2021): e52010918194. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18194.

Full text
Abstract:
A ecologia alimentar de uma determinada espécie faz parte e interfere diretamente na dinâmica de sua população, se tornando relevante para a conservação do ecossistema. Desta forma, este estudo permitiu estudar os principais aspectos da ecologia trófica, além da estratégia alimentar e possíveis variações ontogenéticas na alimentação do robalo Centropomus undecimalis no município de Tutóia - MA. A metodologia realizada constou na identificação e retirada dos dados biométricos e dissecação de 147 estômagos para análise do conteúdo estomacal, com auxílio de microscópio estereoscópico. Além disso, foi realizada a classificação dos estágios de digestão, com base no índice de repleção e grau de digestão, bem como a identificação dos itens alimentares até o menor nível taxonômico possível. Como principais resultados, foi possível caracterizar através das análises de Frequência de Ocorrência (Fo), Frequência Volumétrica (Fv) e índice de Importância alimentar (IAi) que o item peixe com 79% prevaleceu na dieta alimentar da espécie, seguido por crustáceos, camarão 21%. Ao grau de repleção, todas as categorias foram representativas, sendo estômagos vazios e com pouco alimento (1/2) os mais frequentes. Já ao grau de digestão, a categoria digerida teve maior predominância dentre os outros. Deste modo, conforme as análises estomacais, pode-se inferir que a espécie é um predador oportunista generalista já que não se alimenta somente de peixe e possui comportamento carnívoro com estratégia alimentar dominante para piscívora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Meneses, Rafael Freitas, Danielle Dos Santos Lima, and Mário Augusto Gonçalves Jardim. "Influência da precipitação e a temperatura na dieta de lontra [(Lontra longicaudis (Olfers, 1818)] em área de influência de reservatório hidrelétrico no rio Jari, Amapá, Brasil." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 07 (December 11, 2020): 3351. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.07.p3351-3369.

Full text
Abstract:
Foi avaliada a dinâmica sazonal da precipitação e da temperatura na dieta de Lontra longicaudis nas áreas de influência direta e indireta do reservatório Hidrelétrico Santo Antônio do Jari, Amapá, Brasil, para testar a hipótese do predomínio de itens de peixes no total de fezes e o aumento de itens de crustáceos e da diversidade de presas no período menos chuvoso. O estudo foi realizado na Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari (UHE) localizada cerca de 150 km da foz do rio Jari com as coletas de fezes a cada trimestre durante 2016, 2017 e 2018 na montante e jusante dos rios em período chuvoso e período menos chuvoso, e os itens alimentares encontrados foram quantificados para cada categoria alimentar por meio da frequência de ocorrência relativa (FOr%) e calculada a média e o desvio padrão. Para verificar a relação entre a frequência alimentar e as variáveis climáticas foi realizada a ordenação por meio da Análise de Componentes Principais (PCA) com a auxílio do software estatístico R. Em 542 amostras de fezes analisadas, os peixes e crustáceos foram as classes mais consumidas ao longo dos três anos principalmente na jusante. Houve correlação positiva entre itens de peixes e precipitação, e itens de crustáceos temperatura. As informações obtidas são fundamentais como indicadoras ambientais para o manejo e conservação de lontra em ambientes naturais/ou impactados, principalmente quando associados com os aspectos climáticos na região amazônica. Precipitation and temperature as environmental indicators in the Neotropical Otter diet [(Lontra longicaudis (olfers, 1818)] in an area of influence of a hydroelectric reservoir on the Jari river, Amapá, Brazil A B S T R A C TWere evaluated the seasonal dynamics of precipitation and temperature in the Lontra longicaudis diet in the areas of direct and indirect influence of the Santo Antônio do Jari Hydroelectric Reservoir, Amapá, Brazil, to test the hypothesis of the predominance of fish items in the total of feces and the increase of crustacean items and the diversity of prey in the less rainy period. The study was carried out at the Santo Antônio do Jari Hydroelectric located about 150 km from the mouth of the Jari River with the collection of feces every quarter during 2016, 2017 and 2018 in the upstream and downstream rivers in the rainy season and less rainy season, and the food items found were quantified for each food category using the frequency of relative occurrence (FOr%) and the mean and standard deviation were calculated and to check the relationship between food frequency and climatic variables, ordering was performed by means of of Principal Component Analysis (PCA) with the aid of the statistical software R. In 542 samples of feces analyzed, fish and crustaceans were the most consumed items over the three years, mainly upstream. There was a positive correlation between fish items and precipitation, and temperature and crustaceans items. The information obtained is fundamental as environmental indicators for the management and conservation of otters in natural / or impacted environments, especially when associated with climatic aspects in the Amazon region.Keywords: Otter, environmental factors, diet, dam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Maria Eduarda Garcia de Sousa, Voyner Ravena Cañete, Marllen Karine da Silva Palheta, Francisco José da Silva Santos, Bianca Bentes da Silva, Roberta Sá Leitão Barboza, and Grazielle Evangelista-Gomes. "Contribuição dos atores da pesca para a bioecologia do Camurim Centropomus undecimalis (CENTROPOMIDAE – PERCIFORMES) capturado no litoral Amazônico brasileiro." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 2, 2020): e4119108691. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8691.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi conhecer e descrever a bioecologia do Centropomus undecimalis (Bloch, 1792), quanto a sua nomenclatura local, hábitat, alimentação, reprodução e migração, a partir do conhecimento dos atores da pesca, bem como, traçar o perfil socioeconômico desses trabalhadores. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas junto aos pescadores, mestres e donos de embarcações, entre março e maio de 2019 no município de Bragança, por meio da técnica snowball. Os dados foram tabulados e analisados em planilhas eletrônicas dos Software Microsoft Office Excel, Past e IRAMUTEQ. O perfil socioeconômico dos atores da pesca foi similar em relação a idade, escolaridade, tempo na pesca e renda, exceto o último, que variou significativamente em função da ocupação/profissão. Essa espécie é conhecida localmente como camurim, robalo e camurim-preto. Sendo encontrado ao longo do litoral amazônico brasileiro, distribuído em 20 etno-habitats. Destes, 49,1% encontram-se no ambiente costeiro/marinho, 47,1% no estuarino e 3,8% no dulcícola. Alimentam-se, preferencialmente de peixes, seguido de crustáceos e insetos. Essa espécie reproduz ao longo do ano, porém, com maior frequência entre os meses de junho e dezembro (período de transição chuvoso-seco e período seco). A migração ocorre em função da sazonalidade local, fase de vida e habitat, influenciando na alimentação, reprodução e crescimento. Os resultados apresentados, a partir de uma perspectiva integrada de conhecimentos, pode ser peça chave no ponto de partida para o manejo e conservação dessa espécie no litoral amazônico brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Conservação de crustáceos"

1

Blanck, Danielly Veloso. "SNPs no gene da HSC70 e suas implicações na carcinicultura e conservação dos estoques de camarão-daamazônia (Macrobrachium amazonicum)." Universidade Federal de São Carlos, 2013. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5413.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:20:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 5383.pdf: 8938173 bytes, checksum: 7745ba92d6e324eb3bfdfdadb149d797 (MD5) Previous issue date: 2013-06-14
Financiadora de Estudos e Projetos
Macrobrachium amazonicum is an endemic species in South America, which has been exploited by artisanal fisheries in northern and northeastern Brazil. The overexploitation of this species has led to the decline of its natural stocks. This scenario affects the riverine communities and the genetic status of populations of this crustacean. In this context, the aquaculture emerges as a sustainable alternative to soften this impact over the natural stocks. A molecular view of adaptations and modifications in response to environmental variables is important for understanding the biology, distribution and capacity of this crustacean to adapt to different conditions and geographic regions, either in its natural habitat or in captivity. Considering these aspects, SNPs markers within fitness-related candidate gene emerge as promising tools for selection and detection of genetic structure in natural populations and to verify their correlation with complex traits of interest in farming. In this study, the aim was to investigate SNPs in the HSC70 (70-kilodalton Heat Shock Cognate) gene under two approaches: (1) the prospection and association of SNPs to growth traits in a captive population of M. amazonicum (CAUNESP); and (2) the SNPs prospection, characterization of the variability and genetic structure of two wild stocks of M. amazonicum (Tocantins and Paracauari rivers, both in Para state). To the firsty study, were carried out an experimental performance of these prawns, undergone to two stocking densities (normal and intensification conditions). Growth traits (total and abdominal length, and total abdominal and hepathopancreas weight) and sex were determined during the harvesting. The SNPs effects on these phenotypic variables were tested in a mixed model conducted by the Proc Mixed of the SAS program. Twelve SNPs were identified. Among them, only two SNPs (C256T and T907C) and two haplotypes (H7 and H10) presented effects of interest. These effects comprised several traits, including density and population class interactions. The most important effects were found in the normal density of the farming and on females. SNPs effects were not detected in high stocking density treatment. xix So, this fact excludes the possibility of using this information to the farming intensification of M. amazonicum. However, these results consist of relevant information for the development of high performing culture lines of M. amazonicum by Marker Assisted Selection. The SNPs effects on females may indicate the involvement of the HSC70 gene in the reproductive development of the species. In the second study, 13 SNPs were characterized in the Tocantins river population and six SNPs in the Paracauari river population. No significant deviation from Hardy Weinberg equilibrium was found. However, linkage disequilibrium was detected among some pairs of SNP loci. Both stocks showed high haplotype diversity. The haplotype diversity was 0.712 and 0.596 for the Tocantins and Paracauari river populations, respectively. These values were significantly different between the populations (P ≤ 0.05). AMOVA indicated that almost all variability occurs within the populations and these stocks are not genetically differentiated (FST = -0,00048). Apparently, if based on the diversity and the absence of genetic structure information, the anthropic action has not caused drastic effects on the genetic status of these two populations of M. amazonicum. These results prove that SNP markers within HSC70 gene are useful in establishing strategies for managing breeding programs as well as programs for the conservation of the species focus of this study.
O Macrobrachium amazonicum e uma especie endemica da America da Sul que tem sido muito explorada pela pesca artesanal principalmente nas regioes norte e nordeste brasileira. A superexploracao da especie tem levado a diminuicao dos estoques naturais, afetando as relacoes socioeconomicas de populacoes ribeirinhas e o status genetico deste crustaceo. Nesse contexto, a aquicultura surge como uma alternativa sustentavel para amenizar este impacto nos estoques naturais. Uma visao molecular das adaptacoes e modificacoes em resposta as variaveis ambientais e importante para se entender a biologia, distribuicao e capacidade que este crustaceo possui para se adaptar a diferentes condicoes e regioes geograficas, quer seja em seu habitat natural ou em cativeiro. Um modo de resposta a essas situacoes e a adaptacao atraves de mudancas na composicao genetica de populacoes como resultado da selecao. Considerando estes aspectos, marcadores SNPs (Polimorfismos de Base Unica) localizados em genes candidatos relacionados ao fitness surgem como ferramentas promissoras para deteccao de selecao e estruturacao genetica em populacoes naturais, bem como para verificar a sua correlacao com caracteristicas complexas de interesse na aquicultura. No presente trabalho objetivou-se estudar SNPs no gene da HSC70 (forma constitutiva do gene da Proteina do Choque Termico de 70 kDa) em duas abordagens: (1) a prospeccao e associacao destes SNPs as caracteristicas de crescimento em uma populacao cativa de M. amazonicum (CAUNESP); e (2) a prospeccao de SNPs, caracterizacao da variabilidade e estruturacao genetica de duas populacoes naturais de M. amazonicum (rios Tocantins e Paracauari, ambos no Para). Para o primeiro estudo, desenvolveu-se um experimento de desempenho zootecnico destes camaroes, submetidos a duas densidades de estocagem (condicao normal e de intensificacao). No momento da despesca, mensuraram-se variaveis de crescimento (comprimentos total e abdominal e pesos total, abdominal e do hepatopancreas) e determinou-se o sexo dos individuos. Os efeitos dos SNPs sobre estas variaveis fenotipicas foram testados em modelo xvii linear misto, conduzidos pelo Proc Mixed do programa SAS. Dentre 12 SNPs identificados nesta populacao, houve efeito de interesse para dois SNPs (C256T e T907C) e dois haplotipos (H7 e H10), efeitos estes que compreendem varias caracteristicas de crescimento, incluindo interacoes de densidade e classe populacional. Os efeitos mais importantes foram encontrados na densidade normal de cultivo e nas femeas. O fato de nao terem sido detectados efeitos significativos de SNPs na alta densidade de estocagem neste primeiro estudo exclui a possibilidade de uso desta informacao para a intensificacao do cultivo do M. amazonicum. De qualquer maneira, estes resultados consistem de informacao relevante para aplicacao no desenvolvimento de linhagens com alto potencial de crescimento, atraves da Selecao Assistida por Marcadores. O efeito detectado nas femeas pode ser indicio do envolvimento do gene da HSC70 com o desenvolvimento reprodutivo da especie. Na segunda abordagem feita, detectouse 13 SNPs na populacao do rio Tocantins e seis na populacao do rio Paracauari. Todos os SNPs apresentaram-se sem desvios do equilibrio de Hardy-Weinberg, porem em alguns pares de locos SNPs foi detectado desequilibrio de ligacao. As duas populacoes apresentaram alta diversidade haplotipica. A diversidade de haplotipos para a populacao do rio Tocantins foi 0,712 e para a populacao do rio Paracauari foi 0,596, diferindo significativamente entre as populacoes (P ≤ 0,05). A AMOVA indicou que toda a variabilidade esta presente dentro das populacoes, fazendo com que estas duas populacoes nao estejam diferenciadas geneticamente (FST = - 0,00048). Aparentemente, baseando-se somente nas informacoes de diversidade e na ausencia de estrutura genetica, a acao antropica nao tem causado efeitos drasticos no status genetico destas duas populacoes de M. amazonicum. Estes resultados provam que marcadores SNPs localizados no gene da HSC70 sao uteis no estabelecimento de estrategias de manejo em programas de selecao genetica, bem como em programas de conservacao da especie foco deste estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Ana Carla da Silva Caetano. "Efeitos da radiação ionizante na qualidade do camarão branco do pacífico (litopenaeus vannamei)." Universidade Federal da Paraí­ba, 2014. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/4076.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-17T14:49:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1978136 bytes, checksum: a9cd28a7bb9e6c41002d095af3139436 (MD5) Previous issue date: 2014-03-17
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The shrimp is a food well appreciated by consumers and represent important source of nutrients for the human diet. It is also a very perishable product that needs conservation treatments to maintain their freshness. Thus, the use of ionizing radiation, combined with cooling, may be a promising treatment for acting in disinfecting and increase its useful life. This study aimed to evaluate the effects of different doses of ionizing radiation and lifetimes of peeled shrimp (no cephalothorax and carapace) and headless (without the cephalothorax) when combined cooling. The first step was to analyze different doses of ionizing radiation (2, 3 and 4 kGy) and storage time (10, 15 and 20 days) on the characteristics of pH, TVB, TBA and profile analysis of texture (hardness, chewiness, elasticity and cohesiveness) in headless shrimp peeled and stored at a temperature of (3±2 °C), with planning factorial of 22 full and 3 central points, totaling 7 tests. In the second step were selected the tests who maintained the best quality shrimp according to current legislation. Analyzes of moisture, protein, lipid, ash, water activity, instrumental color, cholesterol, fatty acid profile and microbiological analyzes (Staphylococcus coagulase positive (CFU/g); psychrotrophic aerobic (CFU/g) and Salmonella sp./25g) were performed. The results revealed a progressive decrease in the quality of the peeled shrimp (DCC) and headless (DCB) with the storage time, and irradiated samples maintained their quality with fifteen and twenty days of storage, while control samples have durability ten days. It was found that ionizing radiation did not influence the content of the shrimp studied (DCC and DCB). The cholesterol content presented next in all samples and the color remained of aspect of healthy shrimp. The main acid fatty saturated was palmitic (C16: 0), the monounsaturated featured was oleic acid (C18: 1 n-9) and the polyunsaturated was linoleic acid (C18: 2  6). Thus, can be detach the ionizing radiation as efficient in conserving the Litopenaeus vannamei, and that ensures the chemical composition of both types of maintenance of the physical and chemical composition of this food.
O camarão é um alimento bastante apreciado pelos consumidores e representa importante fonte de nutrientes para a dieta humana. É também um produto muito perecível que necessita de métodos de conservação para manter seu frescor. Assim, o uso da radiação ionizante, combinado com a refrigeração, pode ser um tratamento promissor por atuar na desinfecção e aumentar sua vida de prateleira. Este trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos de diferentes doses de radiação ionizante e tempos de vida de prateleira do camarão descascado (sem carapaça e cefalotórax) e descabeçado (sem o cefalotórax) quando combinado a refrigeração. A primeira etapa consistiu em analisar diferentes doses de radiação ionizante (2, 3 e 4 kGy) e tempo de armazenamento (10, 15 e 20 dias) sobre as características de pH, BVT, TBA e o perfil de análise de textura (dureza, mastigabilidade, elasticidade e coesividade) em camarão descascado e descabeçado armazenado sob temperatura de (3±2 ºC), com o planejamento fatorial de 22 completo e 3 pontos centrais, totalizando 7 ensaios. Na segunda etapa foram selecionados os ensaios que mantiveram a melhor qualidade do camarão de acordo com a legislação vigente. Análises de umidade, proteínas lipídeos, cinzas, atividade de água, cor instrumental, colesterol, perfil de ácidos graxos e análises microbiológicas (Staphylococcus coagulase positiva (UFC/g); bactérias psicrotróficas aeróbias (UFC/g) e Salmonella sp./25g) foram realizadas. Os resultados mostraram uma diminuição progressiva na qualidade do camarão descascado (DCC) e descabeçado (DCB) com o tempo de armazenamento, sendo que as amostras irradiadas mantiveram sua qualidade com quinze e vinte dias de armazenamento, enquanto que amostras controle tiveram durabilidade de dez dias. Constatou-se que a radiação ionizante não influenciou negativamente no teor da composição química nos dois tipos de camarões estudados (DCC e DCB). O teor de colesterol apresentou-se próximo em todas as amostras e a cor permaneceu característica do camarão sadio. O principal ácido graxo saturado foi o palmítico (C16:0), o monoinsaturado em destaque foi o ácido óleico (C18:1 n-9) e o poliinsaturado foi o ácido linoléico (C18:26). Assim, pode-se destacar a radiação ionizante como eficiente na conservação do Litopenaeus vannamei, e que assegura a manutenção da composição física e química deste alimento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Luciana Cavalcanti Maia. "A pesca nos manguezais no Estuário do Rio São Francisco: uma abordagem sócio-ecológica com ênfase no caranguejo Ucides cordatus (Linnaeus, 1763)." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41134/tde-20052015-090603/.

Full text
Abstract:
No Nordeste do Brasil, o estuário do Rio São Francisco apresenta extensas áreas de manguezais (32 km2) cujos recursos são utilizados por populações humanas. Este estudo considerou a metodologia de sistemas sócio-ecológicos complexos para analisar a pesca nos manguezais desse estuário, com ênfase no caranguejo Ucides cordatus. Por meio da integração de dados de diferentes áreas (etnobiologia, levantamentos socioeconômicos, estrutura populacional do caranguejo, características da vegetação, arranjo espacial da paisagem, sensoriamento remoto e geoprocessamento) em uma análise multicritério foi determina e mapeada a aptidão dos manguezais para a conservação e a pesca dessa espécie. Uma diversidade de recursos pesqueiros do manguezal (por exemplo, peixes, caranguejos e moluscos), constitui a principal base da economia de subsistência local, em que o caranguejo U. cordatus é o mais importante. As populações locais possuem um vasto conhecimento sobre o tamanho populacional e corporal, ciclo de vida, diferenciação sexual e habitat dessa espécie, e aplicam práticas conservacionistas no uso da redinha. A estrutura populacional do caranguejo revelou um alto potencial pesqueiro, com maior abundância de caranguejos de tamanho comercial do que os de tamanho não comercial. Os manguezais mais aptos para a conservação de U. cordatus (9,4 km2) estão localizados próximos à foz e apresentam alta abundância de caranguejos não comerciais, baixa densidade de caranguejos comerciais e baixo grau de utilização para a pesca. Os manguezais mais aptos para a pesca (10,2 km2) estão distantes da foz e apresentam alta abundância de caranguejos de tamanho comercial, baixa densidade de caranguejos em tamanho não comercial, caranguejos grandes, médio a alto grau de uso e estão próximos aos povoados. Os mapas de aptidão gerados podem auxiliar as agências governamentais no delineamento de áreas extrativistas e de exclusão da pesca, como sugerido no Plano Nacional de Gestão para o Uso Sustentável do Caranguejo-uçá
In Northeastern Brazil, the São Francisco River Estuary comprises a significant mangrove area (32 km2) used by local human populations. This study considered the framework of socio-ecological systems to analyze the mangrove fishery in this estuary, with emphasis on the crab Ucides cordatus. By the integration of data from different fields (etnobiology and socio-economic surveys, crab population structure, vegetation features, landscape arrangement, remote sensing and geoprocessing) in a multi-criteria analysis, we determined and mapped the suitability of the mangroves for the conservation and fishery of this species. We found that a diversity of mangrove fisheries (e.g. fish, crabs and mollusks) constitute the main base of the local subsistence economy, wherein the Ucides cordatus is the most important. The local populations have a substantial knowledge about this crab population and body sizes, life cycle, sexual differentiation, behavior and habitat, and apply conservation practices in the use of the \"redinha\". The population structure of the crab U. cordatus revealed a high fishery potential, with higher abundance (frequency and density) of crabs in commercial size than the non-commercial sized crabs. The mangroves more suitable for the crab conservation (9.4 km2) are those close to the river mouth, showing high abundance of non-commercial crabs, low density of commercial crabs and low degree of use for fishery. On the other hand, the mangroves more suitable for the crab fishery (10.2 km2) are those located far from to river mouth, showing high density and frequency of crabs in commercial size, low density of crabs in non-commercial size, big sized crabs, medium to high degree of use, and are close to the fishery villages. The maps of suitability can aid government agencies in delineating extractive and fishery exclusion areas, as stated by the Proposal of a National Management Plan for this crab, in order to achieve a sustainable fishery
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cansi, Edison Rogério. "Comportamento de escape de Emerita brasiliensis (Crustacea, Anomura Hippidae) ; Schmitt, 1935." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3111.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, 2007.
Submitted by wesley oliveira leite (leite.wesley@yahoo.com.br) on 2009-12-10T19:12:58Z No. of bitstreams: 1 2007_EdisonRogerioCansi.pdf: 1367519 bytes, checksum: 94b9841f352fb07cecda71996cd74d89 (MD5)
Approved for entry into archive by Lucila Saraiva(lucilasaraiva1@gmail.com) on 2010-01-11T22:11:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_EdisonRogerioCansi.pdf: 1367519 bytes, checksum: 94b9841f352fb07cecda71996cd74d89 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-01-11T22:11:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_EdisonRogerioCansi.pdf: 1367519 bytes, checksum: 94b9841f352fb07cecda71996cd74d89 (MD5) Previous issue date: 2007-02
O comportamento de escape é uma estratégia adaptativa da relação predador- presa influenciado pela interação entre as estruturas fisiológicas e abióticas. As praias arenosas são ambientes em constantes mudanças que representam fortes desafios para seus habitantes. Para se adaptar aos estressores, crustáceos desenvolveram diversas estratégias comportamentais. A espécie Emerita brasiliensis, componente importante da macrofauna brasileira, escapa dos predadores e de alguns agentes estressores enterrando-se nas praias. Este estudo tem como objetivo entender e avaliar as adaptações do comportamento de escape e relacioná-la aos desafios físicos, químicos, biológicos e antrópico em E. brasiliensis. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases. Nas duas situações a metodologia consistia em coleta dos indivíduos que eram conduzidos a seguir a um aquário teste. Em seguida os indivíduos eram soltos na linha média do aquário, com a porção caudal orientada para a linha de rebentação. Observou- se a latência de soltura-imersão completa. Foram realizadas as mensurações abióticas dos locais de pesquisa e biometria dos animais coletados. Na primeira fase do projeto, realizada na praia urbanizada de Bombinhas (Sul do Brasil), observou-se a variação na abundância e o comportamento de enterrar/escape da espécie após um acidente que resultou na descarga de esgoto urbano na região. Quando comparados, o período anterior (dois dias) e posterior (um dia) ao acidente, houve um substancial aumento na concentração de amônia na água do mar, porém o pH, a temperatura da água, a salinidade e as condições microclimáticas mantiveram-se estáveis. Durante a fase da elevação do nível de amônia, houve uma menor quantidade de animais capturados e de menor tamanho, mas a latência do teste enterrar/escapar, manteve-se inalterada. A segunda fase foi realizada na praia preservada de Siriú e urbanizada de Garopaba. Analisaram-se as diferenças da latência de escape por praias, categorizando por estágios reprodutivos, empregando o mesmo teste, comparando fatores abióticos e bióticos entre os dois locais. Verificamos associados a latência de escape associado a estes fatores abióticos e aos diferentes estágios reprodutivos. Em relação a latência de escape verificou-se que a população de tatuíra foi mais lenta e menor na praia de Garopaba, independente da categoria de estágio reprodutivo. Em relação ao tamanho e estágio reprodutivo verificou-se que os animais maiores enterraram-se mais rapidamente. Fêmeas ovígeras e não-ovígeras apresentaram maior eficiência no comportamento de escape por enterramento. As diferentes estratégias adotadas pelas tatuíras sugere uma capacidade de adaptação limitada e segmentada, em resposta às alterações induzidas pela ação humana no ambiente litorâneo. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The escape behavior is an adaptable strategy from the predator-prey relationship influenced by the interaction between the physiology and abiotic structures. The sandy beaches are environments in constant changes that represent difficult challenges to their habitants. To adapt themselves to the stress, crustacean developed several behavior strategies. The species E. brasiliensis, important Brazilian macrofauna component, escapes from the predators and from the stress agents burying itself in the beaches. The aim of this study is to understand e evaluate the behavior adaptations of the escape behavior and relate it to the physical, chemical, biological and antropical challenges in Emerita brasiliensis. The research was developed in two phases. In both situations the methodology consisted in collecting the individuals which were conducted to a test aquarium then. Next, the individuals were released in the aquarium middle line, with the tail portion turned to the surfaction line. We could observe the complete latency of free-immersion. The abiotics measurements were made in the research places and the biometry were collected from the animals. On the first phase of the project, realized in an urban beach called Bombinhas (South Brazil), it was observed a variation in the abundance and the burying/escape behavior of the species after suffering an accident that ended up into an urban drain flush in that area. When compared, the earlier period (two days) and later (one day) to the accident, there was a substantial raise in the ammonia concentration in the sea water, however, the pH, the temperature of water, the salt water and the microclimate conditions kept stable. During the ammonia level elevation phase, there was less and smaller captured animals, the latency of burying/escape from the test, kept untouchable. The second phase was realized in the preserved Siriú and urbanized Garopaba beach. The differences of latency of escape for beachs were a analyzed, categorizing it in reproductive stages, applying the same test, comparing abiotics and biotics factors between both areas. We verified associated to the latency of escape associated to this abiotics factors and to the different reproductive stages. Related to the latency of escape we verified that the mole crab population as slower and smaller at Garopaba´s beach, no matter the reproductive stage category. Related to the size and the reproductive stage, we noticed that the bigger animals buried themselves faster. Female ovigerous and not ovigerous show higher efficiency in the escape behavior for burying. The different strategies adopted by the mole crab suggests a capable limited and segmented adaptation, answering the human inducted changes on the beach environment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Inácio, Mónica Isabel Marreiros. "Transporte de crustáceos vivos a bordo em ambiente refrigerado." Master's thesis, 2008. http://hdl.handle.net/10400.1/760.

Full text
Abstract:
Dissertação mest., Biologia Marinha, Universidade do Algarve, 2008
Os crustáceos são um recurso muito importante no Algarve, devido ao seu elevado valor comercial. Este valor aumenta quando são comercializados vivos. Este estudo focou-se num método de transporte e acondicionamento a bordo, desde a captura à chegada ao porto, baseado na criação de um ambiente com temperatura e humidade estáveis e refrigerado com gelo, em particular na avaliação da sua eficácia para a manutenção da qualidade e sobrevivência de crustáceos comercializados vivos. Foram estudadas duas espécies, a lagosta, Palinurus elephas e o lagostim, Nephrops norvegicus, com dois sistemas de pesca, a pesca artesanal (ambas as espécies) e a pesca de arrasto de crustáceos (para o lagostim). Em ambos os casos o trabalho de campo foi feito a bordo de embarcações comerciais e ao longo de operações de pesca de rotina para as respectivas embarcações. O trabalho realizado com a frota artesanal desenvolveu-se na costa Sudoeste a partir de uma embarcação baseada em Sagres e o trabalho com o arrastão desenvolveu-se na costa Sul, a bordo de uma embarcação baseada em Portimão. No caso da pesca artesanal, os crustáceos já são normalmente desembarcados vivos e são mantidos a bordo em caixas com água bombeada da superfície, um sistema que designaremos por método tradicional. Neste caso o sistema testado neste trabalho foi comparado com o tradicional, dividindo a captura de cada lanço de pesca em dois grupos que foram comparados quando da chegada ao porto. No caso da frota de arrasto, o desembarque é feito com os crustáceos já mortos pois são conservados num porão de refrigeração mas com ambiente muito seco. Nesta embarcação a avaliação da condição e sobrevivência com o sistema proposto foi feita em intervalos de 12 horas até às 72 horas, tempo máximo em que os crustáceos são mantidos a bordo entre desembarques. A condição e a sobrevivência foram avaliadas com 3 critérios diferentes: (1) parâmetros bioquímicos, através das concentrações de glucose e lactato da hemolinfa, (2) estado de viveza, através de uma escala de condição com 3 estados relacionados com as reacções ao manuseamento e (3) estado de condição, através de uma escala também com 3 estados relacionada com os danos (perdas de apêndices e danos na carapaça) Os resultados demonstraram que a utilização do sistema proposto é vantajosa para a pesca polivalente quando a temperatura da água à superfície é mais elevada. No caso da pesca de arrasto, os resultados foram positivos até um período máximo de 24 horas, após o qual a proporção de lagostins inactivos aumenta, não sendo garantido o valor comercial elevado associado à venda em vivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vicente, Ângela V. Heleno. "Manutenção de lagostins (Nephrops norvegicus) vivos, a bordo de arrastões comerciais." Master's thesis, 2008. http://hdl.handle.net/10400.1/749.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Leitão, Ana Sofia Rodrigues. "Biology of the invasive crayfish species in two freshwater marshes." Master's thesis, 2008. http://hdl.handle.net/10451/1384.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Conservação de crustáceos"

1

Lucena, I. C., D. B. Correia, H. S. Landim, L. S. Lima, G. S. G. N. Pitombeira, D. B. Correia, A. L. L. Silva, J. G. Araújo, W. M. Nascimento, and A. P. Pinheiro. "IMPLICAÇÕES PARA A CONSERVAÇÃO DO GUAJA-DO-ARARIPE KINGSLEYA ATTENBOROUGHI (BRACHYURA: PSEUDOTHELPHUSIDAE) EM UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DO NORTESTE DO BRASIL." In X Congresso Brasileiro sobre Crustáceos. Sociedade Brasileira de Carcinologia, 2018. http://dx.doi.org/10.21826/2178-7581x2018159.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, L. C., W. M. Nascimento, and J. R. F. Silva. "A DISTRIBUIÇÃO DO CARANGUEJO DE ÁGUA DOCE, FREDIUS REFLEXIFRONS (ORTMANN, 1897), EM UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL NO PLANALTO DA IBIAPABA – NORDESTE DO BRASIL, COM NOVOS REGISTROS E COMENTÁRIOS SOBRE SUA CONSERVAÇÃO." In X Congresso Brasileiro sobre Crustáceos. Sociedade Brasileira de Carcinologia, 2018. http://dx.doi.org/10.21826/2178-7581x2018132.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Freitas, Luiza Isaia de. "MANEJO ALIMENTAR DE BEM-TE-VI (PITANGUS SULPHURATUS) PROVENIENTE DE ECOSSISTEMA URBANO DURANTE REABILITAÇÃO." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1796.

Full text
Abstract:
Introdução: Pitangus Sulphuratus, ou Bem-te-vi, é uma ave rústica nativa brasileira de alta adaptabilidade alimentar. Em seu habitat, sua base alimentar é composta por insetos, frutas, ovos de outros pássaros, flores, anelídeos, anfíbios (principalmente girinos), pequenos répteis, peixes e crustáceos, além de parasitas como carrapatos presentes no gado. Nas áreas urbanas exploram os recursos alimentares disponíveis, adaptando-se facilmente e reconhecendo fontes alternativas de alimento, como ração de animais domésticos. Essa amplitude da dieta faz com que o bem-te-vi seja eficiente em se adaptar em novos ambientes com diferentes formas de alimento disponíveis. Objetivo: O objetivo deste trabalho é descrever através de metodologia qualitativa a alimentação durante a reabilitação de Bem-te-vi acometido por fratura de asa devido à queda do ninho. Material e métodos: A ave era um filhote, com peso de 26 gramas, recolhido de um pátio residencial. Resultados: Devido ao animal estar na fase de introdução alimentar realizada naturalmente pelos pais, o manejo alimentar durante a reabilitação foi vasto. Era oferecido polpas e pedaços de frutas da estação (frutas que a ave poderia encontrar após a soltura, tais como mamão, manga, amora, framboesas, goiabas, etc.), insetos variados, carne moída (gado e frango), pequenos peixes, ração para aves, ração para cães e gatos, restos de alimento humano, flores, ovos, anelídeos, e com base em estudo sobre a alimentação natural fornecida pelos pais desta ave, além dos alimentos eram oferecidos materiais não comestíveis, como barbantes e pedaços de madeira, afim de familiarizar a ave com estes. A ave aceitava bem a maior parte dos alimentos, porém foi observado que, ao oferecer o mesmo alimento em refeições seguidas quando havia opção de escolha esta optava por outro. Enquanto aos materiais não comestíveis oferecidos, como esperado, ela rejeitou a todos. Após a reabilitação a ave foi devolvida a seu habitat. Conclusão: Desta forma, concluímos que a base alimentar do Pitangus Sulphuratus é ampla, sendo uma ferramenta adaptativa da ave nos ecossistemas urbanos. Quando estas são submetidas ao manejo em cativeiro a alimentação oferecida deve ser ampla, para quando esta ave for reestabelecida no habitat não apresente dificuldade em reconhecer e capturar o alimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

e Silva, Isabella Dias, NICHOLAS KRIEGLER, MÁRCIO CAMARGO ARAÚJO JOÃO, and MARCELO ANTONIO AMARO PINHEIRO. "EFEITOS DAS FASES LUNARES NO RECRUTAMENTO DO CARANGUEJO-AMARELO, JOHNGARTHIA LAGOSTOMA (H. MILNE EDWARDS, 1837) (CRUSTACEA: BRACHYURA), NA ILHA DA TRINDADE, BRASIL." In I Congresso Brasileiro de Biodiversidade Virtual. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1114.

Full text
Abstract:
Introdução: O recrutamento é um processo biológico que trata do ingresso de indivíduos jovens (recrutas) em populações naturais. Em crustáceos braquiúros (caranguejos), diversos aspectos desta fase são importantes ao melhor entendimento da distribuição, crescimento e de sua história de vida. No entanto, tais informações ainda são desconhecidas para diversas espécies, como é o caso de Johngarthia lagostoma, que é um braquiúro endêmico das ilhas oceânicas do Atlântico Sul. Avaliações desenvolvidas pelo ICMBio (2010-2014) indicaram esta espécie como “Em Perigo (EN)” de extinção, o que trás prioridade aos estudos sobre sua biologia, com vistas às estratégias que podem ser adotadas em sua conservação e manejo. Objetivo: Este estudo aborda o recrutamento de J. lagostoma, na Ilha da Trindade (Brasil), com base nas fases lunares. Materiais e métodos: Assim, 113 indivíduos juvenis de J. lagostoma foram coletados de dezembro/2019 a fevereiro/2020, coabitando as galerias dos adultos desta espécie. Em cada fase lunar cerca de 25 galerias foram examinadas, aleatoriamente, totalizando 128 galerias amostradas, onde os recrutas foram coletados manualmente, crioanestesiados e armazenados em Eppendorfs com álcool 70%, para análises posteriores. O número de recrutas/galeria (densidade) foi estabelecido por fase lunar e os dados submetidos a ANOVA, com posterior contraste das médias pelo teste de Tukey, visando verificar a prevalência de recrutamento. Resultados: Do total de galerias avaliadas (n=128), a frequência de galerias com recrutas por fase lunar seguiu a seguinte sequência hierárquica: cheia (65,9%); minguante (45,7%); nova (23,1%); e crescente (15,4%). Deste total, 41% (n=53) das galerias possuíam recrutas, com densidade média de 2,1±2,0 ind./galeria, com variação de 1 a 3 ind./galeria (CV%, coeficiente de variação = 95,2%), coabitando galerias habitadas (ou não) por adultos. A média de recrutas por galeria diferiu significativamente entre as fases lunares (F=13,01; P<0,01), com densidade maior e mais variável na lua cheia (2,1 ± 2,5 ind./galeria; CV=119%), com as densidades nas demais fases lunares similares entre si. Conclusão: Embora outras perguntas ainda persistam sobre o recrutamento de J. lagostoma, o conhecimento das principais épocas de recrutamento é crucial à conservação desta espécie.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography