Academic literature on the topic 'Conservação dos recursos naturais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Conservação dos recursos naturais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Conservação dos recursos naturais"

1

De Barros, W. Duarte. "A conservação dos recursos naturais." Revista do Serviço Público 76, no. 01 (January 23, 2020): 39–62. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v76i01.4261.

Full text
Abstract:
No processo de organização da vida brasileira, em todos os sentidos, nãose pode deixar à margem, como até agora temos feito, os problemas un amentais do reconhecimento e do uso dos bens existentes em este. o naturana terra. Uma constante de boa ocupação do espaço íísico deve ser posta emtêrmos paralelos com o sentido moderno da melhor ocupação dos espaços políticos,religiosos, econômicos e sociais. Ou, em mais claro rumo, o espaço 6eográfico deverá ser aproveitado, nos totais aspectos de sua conjuntura, na cobertura,reta da complexidade de fatos, fenômenos e aspectos que o conformam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silveira, Tissiano da. "História Ambiental: fronteiras, recursos naturais e conservação da natureza." História (São Paulo) 32, no. 2 (December 2013): 256–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-90742013000200016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Luiz Everson da Silva Everson da, Ulysses Paulino de Albuquerque, and Wanderlei do Amaral. "Uso sustentável da biodiversidade e conservação de recursos naturais." Guaju 3, no. 1 (July 13, 2017): 2. http://dx.doi.org/10.5380/guaju.v3i1.53845.

Full text
Abstract:
Neste número da GUAJU - Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável trazemos à reflexão de estudantes, pesquisadores e comunidade, os aspectos conjunturais e analíticos que traduzam as inquietudes sobre o uso sustentável da biodiversidade e a conservação dos recursos naturais em articulação com o Desenvolvimento Territorial. A ideia deste número temático foi possibilitar a reflexão sobre o sistema de ciência e tecnologia regional, primando por artigos e pesquisas focalizados no desenho e no teste de modelos de territórios sustentáveis para os diferentes tipos de regiões no país. Recebemos artigos relacionados a estudos de caso, exemplos de processo de agregação de produtos da biodiversidade com o intuito de geração de trabalho e renda para as comunidades locais, além de relatos sobre a cooperação possível entre os saberes tradicionais e a ciência. Tudo isso com o intuito de comunicar uma conservação da biodiversidade inspirada por valores para além do mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guimarães, Carlos Sérgio da Silva, Marcos André Braz Vaz, and Rafael Bel Prestes da Silva. "Aplicações do empreendedorismo na conservação ambiental dos recursos naturais." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 2 (January 20, 2021): 591–602. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.002.0051.

Full text
Abstract:
A relação sociedade/natureza utilizando a metodologia do materialismo histórico e dialético, bem como essas relações e a questão ambiental mediante o conhecimento do processo de produção do espaço, considerou a produção como um processo pelo qual o homem, por intermédio de seu trabalho, modifica as formas de satisfazer suas necessidades, criando assim, valores de uso. Identificar os benefícios econômicos sociais e ambientais gerados a partir do conhecimento dos produtos florestais gera benefícios aos atores envolvidos ao estimular novas relações, propiciando a criação de novos negócios na região, impulsionando ações voltadas ao desenvolvimento sustentável gerando mútuos benefícios. A pesquisa aponta que o empreendedorismo aplicado a análises econômicas bem planejadas e um estudo da melhor utilização dos recursos naturais podem ser trabalhados à medida que as dimensões da sustentabilidade são consideradas. A cadeia produtiva de um determinado produto extrativista, no caso o açaí (Euterpe oleraceae), pode ser um bom indicativo de que o produtor/empreendedor consiga aumentar sua renda e conservar o meio ambiente em que vive. O estudo de potencialidades regionais propalado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus indica a possibilidade de se operar um bom estudo de viabilidade econômica que potencialize a oportunidade de geração de renda e melhor distribuição de riquezas com foco no empreendedorismo e na melhor utilização dos produtos extrativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Arruda, Rinaldo. ""Populações tradicionais" e a proteção dos recursos naturais em unidades de conservação." Ambiente & Sociedade, no. 5 (December 1999): 79–92. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x1999000200007.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a pretensa oposição entre populações tradicionais e as necessidades de conservação dos recursos naturais, avaliando criticamente as características da política de preservação ambiental vigente no Brasil, centrada na criação de Unidades de Conservação de caráter restritivo à ocupação humana. Como superação dos equívocos deste modelo, o autor propõe outra via: a da inclusão da perspectiva das populações rurais no conceito de conservação e o investimento no reconhecimento de sua identidade, na legitimação de seu saber, na melhoria de suas condições de vida, na garantia de sua participação na construção de uma política de conservação da qual sejam também beneficiados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lopes, Elfany Reis do Nascimento, and Adriana Melo Santos. "Turismo e recursos naturais: o lugar das unidades de conservação no ecoturismo." Nature and Conservation 7, no. 1 (September 29, 2015): 48–60. http://dx.doi.org/10.6008/spc2318-2881.2014.001.0004.

Full text
Abstract:
Os recursos naturais têm sido utilizados como importantes atributos para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Ao longo do tempo, com a necessidade de áreas de lazer, as unidades de conservação passaram a ser vistas como áreas potenciais para a prática do turismo. As tipologias de unidades de conservação permitem diferentes objetivos e utilização de seus espaços territoriais, e podem ser utilizadas, dentre outros, para o turismo ecológico. Os recursos naturais, nestas áreas, são vistos como o principal aspecto de atração turística. As dificuldades encontradas na relação dos recursos naturais e turismo residem hoje na necessidade de uma exploração sustentável destes recursos, assim como, a ausência de uma educação ambiental crítica entre gestores e visitantes, trazendo a tona problemas ambientais, e a consequente degradação ambiental das áreas conservadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gonçalves, Záira Lisley Teixeira, Marcelo Igor Araújo Cabral, Tamires Macena Neves, Carlos Alberto Batista dos Santos, and Eliane Maria de Souza Nogueira. "Sociedades tradicionais e conservação da natureza." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 13, no. 4 (December 30, 2018): 79–86. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2566.

Full text
Abstract:
Este ensaio investiga a situação ambiental/territorial que envolve os povos e comunidades tradicionais, apontando fundamentos étnicos e culturais da socioiodiversidade desses grupos. Apresentamos conceitos e representações sobre sociedades e territórios tradicionais, seguido de um debate teórico sobre o uso de recursos naturais pelas comunidades tradicionais. A vasta diversidade sociocultural brasileira é investigada de diferentes formas, buscando apontar elementos de autoidentificação que permitam caracterizá-la como povos tradicionais e territórios sociais. Para tanto, as reflexões aqui trazidas buscam entender os fatores que intermediam as relações com a fauna e consequente manejo sustentável, a partir da compreensão das relações existentes entre essas sociedades e os recursos naturais presentes nos territórios ocupados. Afirma-se assim a importância da promoção dos direitos étnicos e culturais que assistem os povos e comunidades tradicionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dalmolim, Décio, and Jairo Afonso Henkes. "A DEGRADAÇÃO NAS MARGENS DE ARROIOS NO MUNICIPIO DE IPIRANGA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 3, no. 2 (November 11, 2014): 363. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v3e22014363-383.

Full text
Abstract:
A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, tendo como referencial básico os desafios e diretrizes das necessidades atuais, têm procurado articular esforços integrados com as demais instituições públicas e privadas,com objetivo de construir a necessária convergência entre as políticas de desenvolvimento agropecuário e a recuperação e conservação dos recursos naturais, visando o desenvolvimento sustentável e mais equilibrado das diferentes regiões do Estado. O programa análise das áreas degradadas em margens de arroios em (UPFS – unidades de produção familiar) do projeto de diversificação nas unidades produtoras de tabaco no município de Ipiranga– PR, sintetiza uma iniciativa do Governo Estadual, através do Instituto Emater, para apoiar os produtores rurais interessados em promover, de forma planejada, a conjugação de ações de conservação e recuperação dos recursos naturais, simultaneamente à melhoria da produtividade agrícola, com ganhos econômicos. Em síntese, o Programa incorpora o desafio de ampliar a cobertura florestal com essências nativas e avançar na adoção de boas práticas agrícolas nas atividades agrícolas mais expressivas em termos de ocupação do solo, com incentivos aos produtores interessados, através do fornecimento de assistência técnica ao planejamento individual da propriedade, à implantação das atividades de recuperação e conservação de recursos naturais, e à renovação ou implantação de lavouras. Trata-se de uma iniciativa inovadora e estruturante que, ao mesmo tempo, se constitui em importante experiência piloto, em vista das dificuldades e obstáculos a superar, considerando os padrões atuais de degradação dos recursos naturais e os elevados custos que sua recuperação impõe aos produtores rurais. Nossa expectativa é a de que as propriedades rurais beneficiadas se constituam, nos próximos anos, em unidades de referências e de demonstração em recuperação agroambiental, para as várias regiões do município. Ao mesmo tempo, tais experiências se constituirão em bases sólidas para estender à todos os produtores rurais, através dos instrumentos de políticas públicas de crédito rural e de incentivos econômicos, as oportunidades de avançar na agricultura paranaense, conservando e recuperando os recursos naturais. Este é o verdadeiro caminho da sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bursztyn, Maria Augusta Almeida. "Conservação e utilização racional dos recursos hídricos." Revista do Serviço Público 40, no. 4 (July 4, 2017): 113–18. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v40i4.2154.

Full text
Abstract:
Fator condicionante na organização e desenvolvimento das sociedades humanas, a água é responsável, em grande parte, pelo fenômeno da maior concentração populacional nos vales dos grandes rios e nas regiões costeiras. Em função da renovação contínua da água através do ciclo hidrológico, ela é potencialmente inesgotável, fato que a diferencia dos outros recursos naturais, tais como petróleo, gás, carvão, etc. Estima-se que o volume total de água sobre a terra atinja aproximadamente 1.330 milhões de km3, o que representaria uma espessura de água de 2.600 m repartida sobre toda a superfície terrestre. Entretanto, as reservas mais facilmente utilizáveis são bem mais reduzidas: em primeiro lugar, 98% deste enorme volume são constituídos de água salgada (cuja dessalinização exige o emprego de uma tecnologia dispendiosa); em segundo lugar, grande parte das reservas mundiais de água doce (70%) se concentra sob a forma de gelo nas calotas polares e nos glaciares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SILVA, Maria do Socorro Ferreira da, and Rosemeri MELO E SOUZA. "Unidades de conservação como estratégia de gestão territorial dos recursos naturais." Terra Plural 3, no. 2 (December 21, 2009): 241–60. http://dx.doi.org/10.5212/terraplural.v.3i2.241260.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Conservação dos recursos naturais"

1

Silva, Carlos Norberto Freire. "Marketing e conservação dos recursos naturais em Manacapuru - AM." Universidade Federal do Amazonas, 2011. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2540.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-11T13:54:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 carlos.pdf: 3387044 bytes, checksum: 1986dc11874381294e086258c766af85 (MD5) Previous issue date: 2011-08-22
The need for establishing new forms of relationship between man and the environment has become evident since the Stockholm Convention, in 1972, where the term Sustainable Development was coined. The term was further established during the ECO 92 conference, in Rio de Janeiro, where the Agenda 21 document determined the parameters for achieving sustainable development. Since then, the implementation of sustainable development programs or practices have been countlessly attempted. Studies carried by the Konrad Adenauer Foundation in Brazil show that the majority of these attempts does not succeed, being incapable of promoting the necessary changes to achieve the aimed increase in quality of life, within the parameters of sustainable development. Considering the co-existence between sustainable initiatives and capitalism as opposing ideas, it is noticeable that the first are hampered by the second, preventing the achievement of its best results. Aiming to find a better equilibrium between sustainable initiatives and capitalism, in the sense of improving the life conditions of the people practicing sustainable development, the present research evaluates the possibility of reaching sustainable development goals while using and applying modern marketing tools, within the capitalist framework. For that, we applied a questionnaire to the small household farmers from Ramal Nova Esperança, in the township of Manacapuru, Amazonas, Brazil, to evaluate wether the use of marketing tools was a viable option, capable of bringing tangible gains to the population. The questionnaire evaluated the concept of development within the participants, as well as their work methods and work conditions, together with the random use of marketing practices. The conclusion reached was that modern marketing concepts can significantly contribute for the improvement of quality of life and for the conservation n of natural resources among the small household farmers in Ramal Nova Esperança, as long as other aspects of sustainable development are concurrently implemented in a systemic manner.
A necessidade do estabelecimento de novas formas de relacionamento entre o Homem e o Ambiente tornou-se evidente desde a Convenção de Estocolmo, 1972. Nesta época começou a ser conceituado o Desenvolvimento Sustentável que veio a se firmar na Convenção do Rio de Janeiro ECO 92, quando foi elaborado um documento denominado Agenda 21 e que estabelecia os parâmetros do Desenvolvimento Sustentável. Desde então, inúmeras tentativas de implantação de programas ou mesmo de práticas de Desenvolvimento Sustentável vêm se sucedendo sendo que, segundo estudos realizados no Brasil pela Fundação Konrad Adenauer, a maioria não consegue se efetivar, incapazes de promover as mudanças necessárias e a consequente melhoria da qualidade de vida, dentro dos parâmetros do Desenvolvimento Sustentável. Considerando a convivência entre as iniciativas sustentáveis e o capitalismo, ainda que excludentes entre si, percebe-se que as primeiras são prejudicadas pelo segundo, impedindo seus melhores resultados. Com o intuito de buscar maior equilíbrio entre iniciativas sustentáveis e capitalismo, no sentido de melhorar as condições dos praticantes do desenvolvimento sustentável, o presente trabalho verifica a possibilidade de alcançar tais objetivos utilizando e aplicando junto às iniciativas sustentáveis as ferramentas do marketing moderno. Para isso focalizou, dentre os diversos segmentos que compõe as populações tradicionais, os agricultores familiares, mais especificamente, os agricultores familiares estabelecidos no Ramal Nova Esperança, no município de Manacapuru, Amazonas, realizando junto aos mesmos pesquisa que levasse a concluir sobre a viabilidade ou não, do emprego das ferramentas do marketing com ganhos concretos para os agricultores. Para isso foram avaliados os conceitos de desenvolvimento dos participantes da pesquisa, as condições e os métodos de trabalho, assim como, a utilização aleatória de práticas do marketing. A conclusão a que se chegou foi de que, o marketing moderno pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida e conservação dos recursos naturais dos agricultores familiares do Ramal Nova Esperança, desde que, de forma sistêmica, outros aspectos sejam também desenvolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Maciel, Bruno de Amorim. "Mosaicos de Unidades de Conservação : uma estratégia de conservação para a Mata Atlântica." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/2722.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2007.
Submitted by Kathryn Cardim Araujo (kathryn.cardim@gmail.com) on 2009-12-14T15:44:44Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Bruno.pdf: 902856 bytes, checksum: b4de3db9feb73000bdbcd8f87a00106e (MD5)
Approved for entry into archive by Lucila Saraiva(lucilasaraiva1@gmail.com) on 2009-12-15T21:37:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissert_Bruno.pdf: 902856 bytes, checksum: b4de3db9feb73000bdbcd8f87a00106e (MD5)
Made available in DSpace on 2009-12-15T21:37:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Bruno.pdf: 902856 bytes, checksum: b4de3db9feb73000bdbcd8f87a00106e (MD5) Previous issue date: 2007-04-27
A destruição da vegetação nativa provocada pelo homem é uma das principais causas da perda da biodiversidade no mundo. A criação de unidades de conservação, por sua vez, é uma das principais estratégias de conservação in situ, mas não consegue evitar a fragmentação que impede o fluxo de genes e movimentação da biota, necessários à manutenção das espécies, habitats e ecossistemas em longo prazo. Para tentar contornar o problema, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação criou a estrutura dos mosaicos, que podem proporcionar a gestão do território de forma socialmente participativa levando-se em conta a conservação da biodiversidade. Este trabalho tem o objetivo de verificar em que medida a boa gestão dos mosaicos de unidades de conservação pode contribuir para a conservação da biodiversidade, em particular da Mata Atlântica. Para tanto, analisou experiências na gestão de mosaicos e corredores ecológicos, tanto no Brasil como no exterior. Constatou-se que existem, no Brasil e no mundo, poucas experiências relativas à gestão territorial através dos mosaicos, e nenhuma delas ainda permite uma avaliação qualitativa. Mesmo no meio científico, não existem evidências tão claras quanto a eficiência dos corredores que conectam os fragmentos no mosaico. As experiências observadas permitem inferir que os mosaicos são uma aposta na solução para o problema da perda da biodiversidade pela fragmentação de habitats. A estrutura do mosaico promove a complementaridade entre as várias estratégias disponíveis. Existem instrumentos suficientes para a gestão territorial dos mosaicos com vistas à conservação da biodiversidade no caso brasileiro, mas que, no entanto, precisam ser bem organizados e planejados para se atingir este fim. Os projetistas devem estar atentos não apenas aos elementos biofísicos, mas também a fatores socioeconômicos e políticos. O fluxo de genes e a movimentação da biota podem ser obtidos de formas distintas a partir das várias opções de gestão territorial propiciadas pelos mosaicos, respeitando os limites impostos pelos instrumentos de normatização do uso do solo e zoneamento. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The destruction of primary vegetation aggravated by human beings is one of the main reasons of biodiversity loss in the entire world. The creation of protected areas, on the other hand, is one of the major strategies for in situ conservation. However, it is not enough to shun the fragmentation, which avoids the free flow of genes and biota movement, required to the maintenance of species, habitats and ecosystems in a long-term basis. In order to circumvent this problem, the National System of Protected Areas in Brazil – SNUC has created the arrangement of mosaics, which are able to promote land management with social participation, considering biodiversity conservation. The objective of this dissertation is to examine in which level the good management of protected areas mosaics are able to contribute to biodiversity conservation, primarily in the Atlantic Rainforest biome. To do so, it analyzed mosaics and biologic corridors administration both in Brazil and in foreign countries. It became noticeable that there are, in Brazil and in the world, few experiences related to land management through the mosaic structure, and none of them still allows qualitative evaluations. Even inside the academy, there is no clear evidence concerning the effectiveness of biological corridors, which connect fragments inside the mosaic. Observed experiences allow deducing that mosaics might be, in fact, a good solution for the problem of habitat fragmentation and biodiversity loss. Mosaic structure promotes complementary efforts among several available strategies. There are enough instruments for mosaic land management in Brazil with regard to biodiversity loss. However, they need to be well organized and planed to achieve such a goal of protecting biodiversity. Designers must be aware not only of biophysical elements, but also of socioeconomic e political factors. The flow of genes e biota movement can be obtained through different strategies provided by the mosaic structure, respecting the limits imposed by other land management instruments.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalhais, Helder Bicalho. "Conservação ambiental no planejamento da psicultura : estudo de casos: Juquia, SP." [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/257912.

Full text
Abstract:
Orientador: Rozely Ferreira dos Santos
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil
Made available in DSpace on 2018-07-23T12:05:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carvalhais_HelderBicalho_M.pdf: 4575532 bytes, checksum: ed1f0290eb68ca6601600b3340aed459 (MD5) Previous issue date: 1998
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a definição da viabilidade de instalação de empreendimentos de piscicultura no município de Juquiá - SP, sob a perspectiva de conservação ambienta!. Para tanto foram avaliadas a potencialidade e fragilidade da área de estudo, de acordo com os princípios de planejamento ambiental, definindo normas e critérios para a implantação de projetos desta natureza. Utilizando um Sistema de Informações Geográficas - SIG, foi elaborado o cenário potencial da região para o desenvolvimento desta atividade, baseado na análise integrada dos indicadores físico-bióticos indicados pela bibliografia. Os impactos referentes a esta atividade foram identificados e os resultados mostraram que estes eram causados pela falta de técnica na construção das barragens e viveiros. Seguindo a seqüência de etapas do planejamento ambiental, foram definidas e hierarquizadas alternativas locacionais e propostas algumas diretrizes para a mitigação/solução destes impactos
Abstract: The main objective of this paper is study the viability of implementation of fish farms in Juquiá municipality - SP, under a conservationist perspective. Using a Geographic Information System - GIS, a potential cenary was built concerning the development of this activity, based on physical-environmental parameters. The impacts related to the activity were identified and its analisys has shown the building tecnichs of dams and ponds as the main cause of them. Following the sequence of environmental planning, location alternatives were defined and hierarchized, and some directions for the mitigation and solution of these problems were proposed.
Mestrado
Saneamento e Ambiente
Mestre em Engenharia Civil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Diel, Ricardo. "Gerenciamento de recursos hídricos." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95139.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2011
Made available in DSpace on 2012-10-25T21:07:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 297532.pdf: 2214071 bytes, checksum: fecfca172b9f41bb887253641d9f04e9 (MD5)
É imprescindível a manutenção dos recursos naturais. A degradação dos mesmos é considerada uma atitude humana irracional, já que estes são fundamentais à sua própria existência. Processos de gestão participativa, integrado e alicerçado na cooperação, têm se apresentado com potencial de promoção de uma gestão sustentável dos recursos naturais de uso comum. A participação direta dos usuários nestes processos contribui substancialmente na manutenção efetiva dos recursos manejados. Este trabalho foi realizado no assentamento Filhos de Sepé, localizado no município de Viamão, no estado do Rio Grande do Sul, o qual tem mais de uma década de experiência em gestão dos recursos hídricos utilizados para a produção de arroz irrigado. A apropriação comunal associada à apropriação estatal do recurso proporcionou ao assentamento uma base que possibilitou o desenvolvimento de um processo de gestão em busca de sustentabilidade. Este trabalho teve como objetivo contribuir com a experiência da gestão dos recursos hídricos neste assentamento; foram descritos o processo histórico e a atual situação, assim como se realizaram análises e proposições a partir do ponto de vista da racionalidade da manutenção dos recursos naturais. Em pesquisa de campo, houve coleta de informações de fontes documentais às quais se puderam acrescentar percepções do autor. A complexidade e intensidade de fatos ocorridos em função do uso e da implantação da gestão dos recursos hídricos no assentamento, bem como interesses antagônicos de algumas famílias, promoveram certa resistência a este processo. Mas principalmente, a oportunidade de participar efetivamente da gestão deste recurso e o fato de poder decidir sobre ele têm despertado a compreensão da importância deste processo para a redução de conflitos, melhoria da produção de arroz e manutenção dos recursos naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Déstro, Guilherme Fernando Gomes 1980. "Estudos para implantação de reservas legais : uma nova perspectiva na conservação dos recursos naturais /." Botucatu : [s.n.], 2006. http://hdl.handle.net/11449/90465.

Full text
Abstract:
Orientador: Sérgio Campos
Banca: Osmar de Carvalho Bueno
Banca: Osmar Delmanto Junior
Abstract: According to the Forestry Code of 1965, it is mandatory that every rural estate destine part of its land to the establishment of Reservas Legais. When a diagnosis is made all over Brazil, such reality is quite different from what is demanded by law. There are scarce Reservas Legais in the rural area, and it is even more difficult to find a rural unity that has its reservation registered in a notary office. Part of the responsibility is attributed to the Brazilian government which, besides not stimulating the establishment of reservations, do not make available to the rural estate owner models to allocate reservations and where technical-scientific subsidies - decision-making facilitators - are grouped. Therefore, this work has as a general objective to propose ways of establishing Reservas Legais based on the analysis of the environmental deterioration in a river basin, and since it aims at the conservation of natural resources and the sustainable development of the region. For this purpose, a study on the experimental river basin of Rio Claro, which separates the counties São Manuel and Pratânia, São Paulo State, was carried out. Environmental deterioration was detected based on three diagnoses: physicalconservationist, socioeconomic, and environmental quality. This way, from a quantitative and qualitative diagnosis, it was possible to identify the main aggressive factors to the river basin studied and to indicate the main vulnerabilities the area is subjected. According to such diagnoses, some proposals for the establishment of Reservas Legais are discussed here based on papers aimed at the conservation of water resources, soil and biodiversity. Hopes are that from this study the environment receives a new tool for diagnosis, population control, recovery and conservation of natural resources.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Déstro, Guilherme Fernando Gomes [UNESP]. "Estudos para implantação de reservas legais: uma nova perspectiva na conservação dos recursos naturais." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2006. http://hdl.handle.net/11449/90465.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:24:39Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006-01-20Bitstream added on 2014-06-13T20:31:54Z : No. of bitstreams: 1 destro_gfg_me_botfca.pdf: 1507477 bytes, checksum: 04a81ccb751778f0e03d6a7e2eaf53bf (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
According to the Forestry Code of 1965, it is mandatory that every rural estate destine part of its land to the establishment of Reservas Legais. When a diagnosis is made all over Brazil, such reality is quite different from what is demanded by law. There are scarce Reservas Legais in the rural area, and it is even more difficult to find a rural unity that has its reservation registered in a notary office. Part of the responsibility is attributed to the Brazilian government which, besides not stimulating the establishment of reservations, do not make available to the rural estate owner models to allocate reservations and where technical-scientific subsidies - decision-making facilitators - are grouped. Therefore, this work has as a general objective to propose ways of establishing Reservas Legais based on the analysis of the environmental deterioration in a river basin, and since it aims at the conservation of natural resources and the sustainable development of the region. For this purpose, a study on the experimental river basin of Rio Claro, which separates the counties São Manuel and Pratânia, São Paulo State, was carried out. Environmental deterioration was detected based on three diagnoses: physicalconservationist, socioeconomic, and environmental quality. This way, from a quantitative and qualitative diagnosis, it was possible to identify the main aggressive factors to the river basin studied and to indicate the main vulnerabilities the area is subjected. According to such diagnoses, some proposals for the establishment of Reservas Legais are discussed here based on papers aimed at the conservation of water resources, soil and biodiversity. Hopes are that from this study the environment receives a new tool for diagnosis, population control, recovery and conservation of natural resources.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Wallauer, Martha Tresinari Bernardes. "Sistema de unidades de conservação federais no Brasil : um estudo analítico de categorias de manejo /." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1998. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77575.

Full text
Abstract:
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
Made available in DSpace on 2012-10-17T05:29:32Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-08T23:24:09Z : No. of bitstreams: 1 137796.pdf: 7447364 bytes, checksum: c247bd6efc48372c990c7b53df1d67a6 (MD5)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Anthony Állison Brandão. "Conselhos gestores de unidades de conservação." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3650.

Full text
Abstract:
Orientação: Jeanine Maria Felfili Fagg
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2008.
Submitted by Rosane Cossich Furtado (rosanecossich@gmail.com) on 2010-02-14T19:39:46Z No. of bitstreams: 1 2008_AnthonyAlissonBrandaoSantos.pdf: 2449767 bytes, checksum: 4a8daa79812167c5a68f3338df2b6355 (MD5)
Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2010-02-18T23:27:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_AnthonyAlissonBrandaoSantos.pdf: 2449767 bytes, checksum: 4a8daa79812167c5a68f3338df2b6355 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-02-18T23:27:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_AnthonyAlissonBrandaoSantos.pdf: 2449767 bytes, checksum: 4a8daa79812167c5a68f3338df2b6355 (MD5) Previous issue date: 2008-11-21
O tema do presente trabalho são as unidades de conservação. O objeto da pesquisa é o estudo da natureza técnica e jurídica dos conselhos gestores de Áreas de Proteção Ambiental, bem como o estudo da disciplina de formação e funcionamento desses órgãos. A primeira etapa do trabalho se concentra na pesquisa bibliográfica sobre os temas da Biologia da Conservação e do Direito Ambiental, buscando aí a natureza e finalidade dos conselhos gestores de unidades de conservação e notadamente dos conselhos gestores de Áreas de Proteção Ambiental. De posse do conceito, da natureza e dos objetivos desses conselhos gestores, o trabalho prossegue para buscar identificar na legislação brasileira vigente as lacunas e questões relacionadas à disciplina de formação e funcionamento dos conselhos gestores de unidades de conservação. Foram estudados a Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o Decreto Federal nº 4.340, de 22 de agosto de 2002, que regulamentou o SNUC, e a Instrução Normativa nº 02/2007 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, dentre outras normas. Em seguida, com base nas questões e lacunas identificadas e no arcabouço teórico levantado, foi realizada pesquisa documental junto aos órgãos ambientais federais e distritais sobre a formação e o modo de funcionamento dos conselhos gestores das APAs do Distrito Federal que já possuem conselhos implantados, quais sejam, as APAs Gama e Cabeça de Veado, do Lago Paranoá e do Planalto Central. As APAs foram escolhidas por serem unidades de conservação de uso direto, compostas por unidades de conservação de proteção integral e por seu entorno, onde usos urbanos, rurais e outros devem ser controlados para permitir a conservação das unidades de proteção integral e onde se espera o envolvimento da comunidade na definição e controle desses usos. Na seqüência do trabalho, descreve-se, a partir da análise bibliográfica, legislativa e dos dados documentais, o histórico de formação e a situação de funcionamento dos conselhos gestores das APAs do Distrito Federal, apresentando, qualitativa e quantitativamente, como essas APAs enfrentaram e estão enfrentando as lacunas e as questões suscitadas pelo SNUC e seu Decreto Regulamentar e qual é a realidade da sua gestão hoje. Verifica-se que os conselhos gestores das unidades de conservação (consultivos ou deliberativos) são instrumentos de cogestão e participação civil voltados para a conservação in situ, a gestão territorial e para a prevenção e resolução de conflitos em torno dos recursos naturais e que as APAs do Distrito Federal que apresentaram maior sucesso na concretização de seus objetivos foram aquelas que mais investiram num processo negociado, flexível e adaptado à sua realidade ecológica e cultural para a formação do seu conselho gestor e que, ao mesmo tempo, desenvolveram trabalhos concretos e permanentes em prol da conservação da biodiversidade e da educação ambiental de seus habitantes. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is on Conservation Units aiming to study the technical and legal nature of the Management councils of the environmentally protected areas in Brazil. The objective was to analyze the legislation that established them, their current nature, composition and functioning and make propositions for their management.. A literature review on conservation biology and environmental law regarding the nature and objectives of the management councils of conservation units, especially of the “Environmentally Protected Areas-APAs” was the first step of this research. After acquiring the concepts and objectives of the management councils, further researches were undertaken to seek in the current Brazilian law, the gaps and main questions related to the ordinations of the management councils of the Conservation Units (SNUC). The law nº 9.985, of July the 18th 2000, that established the National System of Conservation Units, the Federal Decree nº 4.340, of 22 of August of 2002, that regulamented the SNUC, and the Normative Instruction nº 02/2007 of the Chico Mendes Institute for Conservation of the Biodiversity (the brazilian governamental agency to promote biodiversity conservation), amongst other legislations were analyzed. Based on the questions and gaps identified in those laws and rules and in theoretical grounds, a research was conducted in documents produced by the governmental organizations, at a federal level and also at a local level in the Federal District on the functioning of the management councils of the APAs. . APAs were selected because they are conservation units that cointain preserves but also urban, rural and other uses in their territory, unders control of specific rules to allow their sustentability. The APAs that had councils already established were APA Gama e Cabeça de Veado, APA do Lago Paranoá e APA do Planalto Central. Based on the researches, the history of the composition of the councils and their funtioning were presented showing how these APAs have been dealing with the gaps and questions posed by the SNUC and the Decree nº 4.340 and also presenting the reality of their current management. The reserach showed that the Management Councils (either Consultive or Deliberative) are participatory instruments that allow the civil society to share the administration of the conservation units towards in situ conservation, to define the occupation of the territory and also to prevent and solve conflits related to the use of natural resources.The APAs of the Federal District that showed greater success in reaching their objectives were those that invested in negociation and adopted a flexible process for negociation adapted to the ecological and cultural reality of their territory to form their management council. The more successful APAs were those that developed tangible and long term efforts to conserve the biodiversity and for environmental education of their inhabitants.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Medeiros, Sandro. "Método para análise de projetos em unidades de conservação, usando lógica Fuzzy." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84568.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-20T10:31:16Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um método de análise de projetos, candidatos à implantação em Unidades de Conservação (UC´s), onde o processo de apoio à decisão considera prioritariamente os critérios de ordem ambiental, econômica e social. Este método implementa a análise de projetos tradicional, onde o processo de apoio à decisão considera relevante apenas o critério econômico, deixando os critérios ambiental e social, como informação assessória. O método contempla a análise de indicadores usualmente aceitos na economia, sociologia e ecologia, operados por Lógica Fuzzy. São estruturadas árvores de decisão, onde as entradas são os indicadores primários e cada output é resultado de operações em um bloco de regras do tipo "se, e, ou, então". A Lógica Fuzzy foi escolhida em função da sua transparência nas operações de informações, permitindo aos decisores a clara compreensão sobre as conseqüências que a interação das decisões tomadas ao longo do processo de análise tem no resultado final. Como objeto de análise, foi considerada a possibilidade da implantação do projeto "Golfe Público" em uma área pertencente ao Estado de Santa Catarina, que já manifestou a intenção de lá instalar um parque. A área é uma restinga na Ilha de Santa Catarina, conhecida pelo nome fantasia de "Parque do Rio Vermelho". O resultado da aplicação do método mostra que ele foi capaz de indicar aos decisores os níveis de apropriação (alta, média ou baixa) daquele projeto específico às condições dadas. Ao final conclui-se também que a apropriação de um projeto para uma Unidade de Conservação (UC) pode variar muito em função da importância que o(s) decisor(es) coloca(m) nos critérios ambiental, econômico e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Paula Oddone [UNESP]. "Conexão florestal em áreas mais favoráveis à infiltração na APA Botucatu-SP." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/110963.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-12-02T11:16:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-08-15Bitstream added on 2014-12-02T11:21:36Z : No. of bitstreams: 1 000800029.pdf: 2989574 bytes, checksum: c8bba6a98744894b06c05ae0c30a176c (MD5)
A substituição de paisagens naturais por culturas agrícolas tem comprometido a quantidade e qualidade de habitat de diversas espécies , por meio da fragm entação dos maciços florestais e sua conexão é essencial para manter o fluxo gênico entre as populações e , consequentemente , a segurança das espécies . As unidades de conservação (UC) foram constituídas com o o bjetivo de preservar as áreas relevantes para conservação da biodiversidade e dos recursos naturais. A APA Botucatu trata - se de uma UC de uso sustentável, cuja consolidação data de 1983 e possui importantes atributos naturais como as Cuestas Basálticas, as áreas de recarga do Sistema Aqu ífero Guarani , importante manancial de água subterrânea, além dos remanescentes de vegetação nativa e a fauna local. Contudo , seu plano de manejo não se encontra em vigência, podendo comprometer a preservação dos recursos na turais e da biodiversidade . Desse modo , este trabalho estabeleceu áreas prioritárias para conexão florestal entre os fragmentos mais importantes para a conectividade da paisagem da APA Botucatu, priorizando áreas mais favo ráveis à infiltração , por meio de técnicas de Geoprocessamento. As áreas mais favoráveis à infiltração e percolação para abastecimento do lençol fre ático foram delimitadas por meio de cinco fatores para compor a Combinação Linear Ponderada e s ão eles: geologia, pedologia, declividade, formas do terreno e uso do solo. As áreas resultantes foram então sobrepostas aos fragmentos prioritários para a conectividade ...
The replacement of natural landscapes for agricultural crops has compromised the quantity and quality of habitat among species due fragmentation of forest regions. The connection of these patches is essential to maintain gene tic flow between populations and consequently the security of the species. Preservation Areas (PA) were established with the objective of preserving the relevant areas for conservation of biodiversity and natural resources. The Environmental Protection Are a Botucatu belongs to sustainable use category of PA, which was consolidated in 1983 and has significant natural attributes such as the Basaltic Cuesta, recharge areas of the Guarani Aquifer System, an important source of groundwater, in addition to remai ning native vegetation and the local wildlife. However, its management plan is not in effect, compromising the preservation of natural resources and biodiversity. Therefore, this paper established priority areas for forest connection between the most impor tant patches for landscape connectivity located EPA Botucatu, prioritizing areas more favorable to infiltration using geoprocessing techniques. The most favorable to infiltration and percolation to groundwater supply areas were obtained from five factors t o compose the Weighted Linear Combination (WLC) , which were: geology, type of soil, slope , geomorphology , land use. Those areas areas were then overlaid by the priority areas for landscape connectivity, obtained through the Integral Index of Connectivity, resulting on the map with the priority areas for connection of landscape fragments. It was observed that the choice of method is feasible to establishment of priority areas for forest connection in areas that promote infiltration and the five factors adopt ed for the WLC were important to delimit the most favorable to infiltration and groundwater supply areas . The information generated from this study will enable ...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Conservação dos recursos naturais"

1

Silva, Alessandro Costa da. Diversidade biológica, uso e conservação de recursos naturais do Maranhão. São Luís, MA: Editora UEMA, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ana Luisa K. M. Albernaz. Conservação da várzea: Identificação e caracterização de regiões biogeográficas. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis, Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Melo, Mario Sergio de. Patrimônio natural dos Campos Gerais do Paraná. Ponta Grossa, Paraná: Editora UEPG, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gardner, Gary T. State of the world 2008: Innovations for a sustainable economy : a Worldwatch Institute report on progress toward a sustainable society. Edited by Worldwatch Institute. 2nd ed. New York: W.W. Norton, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Serra, Carlos. Estado, pluralismo e recursos naturais. Lisboa: Escolar Editora, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sitoe, Almeida. Papel dos recursos naturais renováveis. Maputo, Moçambique: Escolar Editora, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Chiras, Daniel D. Natural resource conservation: Management for a sustainable future. 8th ed. Upper Saddle River, N.J: Prentice Hall, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brazil. Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia. Recursos naturais e turismo na Amazônia. Belém: SUDAM, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Angola. Colectânea de legislação de recursos naturais. Luanda: Universidade Agostinho Neto, Faculdade de Direito, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bellia, Vitor. Rodovias, recursos naturais e meio ambiente. Niterói, RJ: Editora Universitária, Universidade Federal Fluminense, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Conservação dos recursos naturais"

1

Araujo, Jenifer Priscila de, Luiz Everson da Silva, and Wanderlei do Amaral. "RECURSOS NATURAIS NO LITORAL DO PARANÁ: SUBSÍDIOS PARA CONSERVAÇÃO DA FLORESTA ATLÂNTICA." In Biodiversidade Brasileira: Aspectos do Estado Atual, 66–78. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4191915087.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Luiz Everson da, Elaine Cristina Oliveira de Menezes, and Marcio Rosário do Carmo. "ANÁLISE DO USO DOS RECURSOS NATURAIS E TERRITORIAIS NA COMUNIDADE DE AMPARO NO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ - PR." In Águas e Florestas: desafios para conservação e utilização, 52–74. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210504472.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Campos, Sérgio, Ana Paola Salas Gomes Di Toro, Marcelo Campos, Bruno Timóteo Rodrigues, Gabriel Rondina Pupo da Silveira, Daniela Polizeli Traficante, Fábio Villar da Silva, and Mikael Timóteo Rodrigues. "GIS APLICADO NA ANÁLISE MORFOMÉTRICA DE UMA MICROBACIA, VISANDO A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS." In Interfaces entre Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sustentabilidade 2, 15–24. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5712115033.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Vanessa Dantas da, Clécio Danilo Dias da Silva, Priscila Daniele Fernandes Bezerra Souza, and Lúcia Maria de Almeida. "Uso e conservação dos recursos naturais: investigando a percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental." In Integrando saberes em educação ambiental e sustentabilidade, 58–70. AYA Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.47573/aya.88580.2.24.5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Filipe Salomão de Sousa, Larissa Marques Rodrigues, Marco Aurélio Neri Torres, and Antonio Cordeiro Feitosa. "Gestão costeira para a conservação dos recursos naturais do municipio de Cedral, estado do Maranhão, Brasil." In Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento, 3059–64. INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - UNICAMP, 2017. http://dx.doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2284.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Díaz, Gastón Vergara, Víctor Sandoval Vásquez, and Miguel Ángel Herrera Machuca. "ALTERACIÓN DE LOS RECURSOS NATURALES Y SU EFECTO EN EL PAISAJE EN ZONAS DE INTERÉS TURÍSTICO AL SUR DE CHILE." In Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Socioambiental, 57–69. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7662027055.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Fernanda Imada de, and Juliano Costa Gonçalves. "POR QUE COMPRAMOS TANTO? REVISÃO NARRATIVA SOBRE O COMPORTAMENTO CONSUMISTA CONTEMPORÂNEO." In Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meio Ambiente - Vol. I, 72–84. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060805.

Full text
Abstract:
A industrialização vinculou a ideia de prosperidade ao incremento contínuo de desejos materiais, sendo o crescimento econômico constante o meio de realizá-la. Contudo, esse ideal de desenvolvimento conduziu o mundo a um impasse designado dilema do crescimento. Qualquer declínio do crescimento tem consequências desastrosas e imediatas para a economia global. Por outro lado, a manutenção do atual paradigma degrada o meio ambiente e, provavelmente, provocará crises e rupturas. Diante deste contexto, este estudo pretendeu compreender as raízes históricas do consumismo por meio de uma revisão bibliográfica narrativa. Como aspectos positivos do modelo econômico capitalista destaca-se a oferta do mesmo poder de escolha e oportunidades de prosperar a todos os indivíduos, ao menos na teoria, e a capacidade de produzir riquezas suficientes para promover o progresso tecnológico. Porém, o estímulo ao crescimento econômico e consumo constantes inerente a esse sistema, produz efeitos bastantes negativos como a superexploração dos recursos ambientais, poluição, exclusão e desigualdade social e perda da qualidade de vida devido às longas jornadas de trabalho. A extração de matérias- -primas necessárias para alimentar a cadeia produtiva é mais rápida do que a capacidade de recuperação do meio ambiente. Nesse ritmo, a sobrevivência da humanidade e o equilíbrio dos ecossistemas correm sérios riscos. Por isso, é importante discutir com seriedade sobre os caminhos para libertar a sociedade deste dilema. Um consumo menos guiado pela busca por felicidade, bem-estar e prestígio social pode contribuir bastante para a conservação dos recursos naturais e a construção de uma sociedade mais igualitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva Júnior, Antonio Rodrigues da, Bruno Monteiro Ferreira, and Ivon Gleidston Silva Nunes. "O PAPEL DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA FRONTEIRA DA REGIÃO SUDOESTE DA AMAZÔNIA PARAENSE: UMA ALTERNATIVA DE GESTÃO E COMBATE AO DESMATAMENTO." In Gestão Ambiental nos Trópicos Úmidos: Impactos das Ações Humanas nos Recursos Naturais das Fronteiras Amazônicas, 50–70. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210102884.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

"Recursos naturais e questões ambientais." In Brasil : uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI, chair Rosangela Garrido Machado Botelho and Judicael Clevelário Júnior. IBGE, 2016. http://dx.doi.org/10.21579/isbn.9788524043864_cap.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Zubiolo, Claudia, Lucas Lemos Pereira, Hortência E. P. Santana, Lisiane Santos Freitas, Denise S. Ruzene, and Daniel P. Silva. "CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS LIGNOCELULÓSICOS E AVALIAÇÃO DE SEUS PRODUTOS DE PIRÓLISE." In Recursos Naturais: Energia de Biomassa Florestal, 22–34. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210203264.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Conservação dos recursos naturais"

1

"MAPEAMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE A CONSERVAÇÃO NA CAATINGA." In II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido. Associação CONVERGIR Sustentável, 2015. http://dx.doi.org/10.18068/iisbrns2015.convsa401.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santana, Mônica da Silva, Bruna Barbosa Costa, Vitória Rodriguês de Oliveira, Vanderlise Giongo, and Eunice Maia de Andrade. "CONSERVAÇÃO SOLO E DIVERSIDADE DE FORMIGAS (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) EM CULTURAS IRRIGADAS." In IV Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido. Associação COMVERGIR Sustentável, 2019. http://dx.doi.org/10.18068/ivsbrns.2019.028.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

"MAPA DE APTIDÃO AGRÍCOLA DO SOLO COMO UMA FERRAMENTA PARA A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL." In II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido. Associação COMVERGIR Sustentável, 2015. http://dx.doi.org/10.18068/iisbrns2015.geoap236.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

"CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO NORDESTINO." In II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido. Associação CONVERGIR Sustentável, 2015. http://dx.doi.org/10.18068/iisbrns2015.biod434.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho, Júlia Valentina Aranha, Maria Madalena da Silva Sores, and Flávia de Campos Martins. "OCUPAÇÃO ANTRÓPICA DAS ILHAS FLUVIAIS NO RIO SÃO FRANCISCO: IMPACTOS PARA A CONSERVAÇÃO DA AVIFAUNA." In IV Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido. Associação COMVERGIR Sustentável, 2019. http://dx.doi.org/10.18068/ivsbrns.2019.048.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barros, Caio Martim, Emannuel Diego Gonçalves de Freitas, Antonio Rafael Braga, Isac Gabriel Abrahão Bomfim, and Danielo G. Gomes. "Aplicando Redes Neurais Convolucionais em Imagens para Reconhecimento Automatizado de Abelhas Melíferas (Apis mellifera L.)." In Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2021.15733.

Full text
Abstract:
O reconhecimento de espécies de abelhas e demais polinizadores pode contribuir diretamente para a conservação de ecossistemas. O objetivo desse trabalho é desenvolver um modelo de processamento digital de imagens, para reconhecimento automático de abelhas melíferas (Apis mellifera L.) entre as demais espécies de abelhas e outros insetos, por meio do uso de redes neurais convolucionais. Para treinamento do modelo proposto foi utilizado um conjunto de dados composto por 2.300 imagens, separadas entre a espécie de abelha melífera e demais insetos (incluindo outras abelhas nessa classe), as quais foram denominadas de "Não Apis". O modelo de rede neural proposto respondeu com 94% de acurácia, culminando em um modelo de predição com um alto índice de precisão capaz de reconhecer imagens de abelhas melíferas e diferenciá-la das demais abelhas e outros insetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins, Patrick, and Joselisa Chaves. "Áreas prioritárias à recuperação e à conservação de florestas naturais no entorno da represa Santa Branca, São Paulo-SP." In II Seminário de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul. Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHi), 2009. http://dx.doi.org/10.4136/serhidro.36.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

CONSELHO, Ana Carla Pereira Martins, Artur Gomes Lima Dias (ORIENTADOR), and Carlos Alberto Batista Santos (CO-ORIENTADOR). "REPRESENTAÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NAS EXPRESSÕES CULTURAIS EM ESPAÇOS INFORMAIS." In III Seminário do Grupo de Estudos em Etnobiologia e Conservação dos Recursos Naturais: Comunidades Tradicionais, Usos e Conservação da Biodiversidade. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/127718.1-10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

LINS, Sandra Valéria Silva. "EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E O ENSINO DE JOVENS INDÍGENAS." In III Seminário do Grupo de Estudos em Etnobiologia e Conservação dos Recursos Naturais: Comunidades Tradicionais, Usos e Conservação da Biodiversidade. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/127718.1-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

BRANDÃO, Maria Aparecida Ventura, Carlos Alberto Batista Dos Santos (ORIENTADOR), and Wbaneide Martins De Andrade (CO-ORIENTADORA). "ESTAMPAS ECOLÓGICAS: ESPIRITUALIDADE, MEMÓRIA E IDENTIDADE DOS POVOS QUILOMBOLAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO." In III Seminário do Grupo de Estudos em Etnobiologia e Conservação dos Recursos Naturais: Comunidades Tradicionais, Usos e Conservação da Biodiversidade. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/127718.1-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Conservação dos recursos naturais"

1

Detoeuf, D., M. Wieland, and D. Wilke. O NRGT, Ferramenta de Governação dos Recursos Naturais: Versão 2. Wildlife Conservation Society, 2020. http://dx.doi.org/10.19121/2018.report.39577.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Detoeuf, D., M. Wieland, and D. Wilke. O NRGT, Ferramenta de Governação dos Recursos Naturais: Versão 2. Wildlife Conservation Society, 2020. http://dx.doi.org/10.19121/2020.report.39577.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ramalhete, Filipa, Ricardo Lima, and Sérgio Silva. Estudo de atuação e promoção dos recursos culturais, naturais e paisagísticos na Cova do Vapor. CEACT/UAL, November 2019. http://dx.doi.org/10.26619/ual-ceact/wp012019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography