To see the other types of publications on this topic, follow the link: Conservação dos recursos naturais.

Journal articles on the topic 'Conservação dos recursos naturais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Conservação dos recursos naturais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

De Barros, W. Duarte. "A conservação dos recursos naturais." Revista do Serviço Público 76, no. 01 (January 23, 2020): 39–62. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v76i01.4261.

Full text
Abstract:
No processo de organização da vida brasileira, em todos os sentidos, nãose pode deixar à margem, como até agora temos feito, os problemas un amentais do reconhecimento e do uso dos bens existentes em este. o naturana terra. Uma constante de boa ocupação do espaço íísico deve ser posta emtêrmos paralelos com o sentido moderno da melhor ocupação dos espaços políticos,religiosos, econômicos e sociais. Ou, em mais claro rumo, o espaço 6eográfico deverá ser aproveitado, nos totais aspectos de sua conjuntura, na cobertura,reta da complexidade de fatos, fenômenos e aspectos que o conformam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silveira, Tissiano da. "História Ambiental: fronteiras, recursos naturais e conservação da natureza." História (São Paulo) 32, no. 2 (December 2013): 256–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-90742013000200016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Luiz Everson da Silva Everson da, Ulysses Paulino de Albuquerque, and Wanderlei do Amaral. "Uso sustentável da biodiversidade e conservação de recursos naturais." Guaju 3, no. 1 (July 13, 2017): 2. http://dx.doi.org/10.5380/guaju.v3i1.53845.

Full text
Abstract:
Neste número da GUAJU - Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável trazemos à reflexão de estudantes, pesquisadores e comunidade, os aspectos conjunturais e analíticos que traduzam as inquietudes sobre o uso sustentável da biodiversidade e a conservação dos recursos naturais em articulação com o Desenvolvimento Territorial. A ideia deste número temático foi possibilitar a reflexão sobre o sistema de ciência e tecnologia regional, primando por artigos e pesquisas focalizados no desenho e no teste de modelos de territórios sustentáveis para os diferentes tipos de regiões no país. Recebemos artigos relacionados a estudos de caso, exemplos de processo de agregação de produtos da biodiversidade com o intuito de geração de trabalho e renda para as comunidades locais, além de relatos sobre a cooperação possível entre os saberes tradicionais e a ciência. Tudo isso com o intuito de comunicar uma conservação da biodiversidade inspirada por valores para além do mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guimarães, Carlos Sérgio da Silva, Marcos André Braz Vaz, and Rafael Bel Prestes da Silva. "Aplicações do empreendedorismo na conservação ambiental dos recursos naturais." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 2 (January 20, 2021): 591–602. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.002.0051.

Full text
Abstract:
A relação sociedade/natureza utilizando a metodologia do materialismo histórico e dialético, bem como essas relações e a questão ambiental mediante o conhecimento do processo de produção do espaço, considerou a produção como um processo pelo qual o homem, por intermédio de seu trabalho, modifica as formas de satisfazer suas necessidades, criando assim, valores de uso. Identificar os benefícios econômicos sociais e ambientais gerados a partir do conhecimento dos produtos florestais gera benefícios aos atores envolvidos ao estimular novas relações, propiciando a criação de novos negócios na região, impulsionando ações voltadas ao desenvolvimento sustentável gerando mútuos benefícios. A pesquisa aponta que o empreendedorismo aplicado a análises econômicas bem planejadas e um estudo da melhor utilização dos recursos naturais podem ser trabalhados à medida que as dimensões da sustentabilidade são consideradas. A cadeia produtiva de um determinado produto extrativista, no caso o açaí (Euterpe oleraceae), pode ser um bom indicativo de que o produtor/empreendedor consiga aumentar sua renda e conservar o meio ambiente em que vive. O estudo de potencialidades regionais propalado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus indica a possibilidade de se operar um bom estudo de viabilidade econômica que potencialize a oportunidade de geração de renda e melhor distribuição de riquezas com foco no empreendedorismo e na melhor utilização dos produtos extrativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Arruda, Rinaldo. ""Populações tradicionais" e a proteção dos recursos naturais em unidades de conservação." Ambiente & Sociedade, no. 5 (December 1999): 79–92. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x1999000200007.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a pretensa oposição entre populações tradicionais e as necessidades de conservação dos recursos naturais, avaliando criticamente as características da política de preservação ambiental vigente no Brasil, centrada na criação de Unidades de Conservação de caráter restritivo à ocupação humana. Como superação dos equívocos deste modelo, o autor propõe outra via: a da inclusão da perspectiva das populações rurais no conceito de conservação e o investimento no reconhecimento de sua identidade, na legitimação de seu saber, na melhoria de suas condições de vida, na garantia de sua participação na construção de uma política de conservação da qual sejam também beneficiados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lopes, Elfany Reis do Nascimento, and Adriana Melo Santos. "Turismo e recursos naturais: o lugar das unidades de conservação no ecoturismo." Nature and Conservation 7, no. 1 (September 29, 2015): 48–60. http://dx.doi.org/10.6008/spc2318-2881.2014.001.0004.

Full text
Abstract:
Os recursos naturais têm sido utilizados como importantes atributos para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Ao longo do tempo, com a necessidade de áreas de lazer, as unidades de conservação passaram a ser vistas como áreas potenciais para a prática do turismo. As tipologias de unidades de conservação permitem diferentes objetivos e utilização de seus espaços territoriais, e podem ser utilizadas, dentre outros, para o turismo ecológico. Os recursos naturais, nestas áreas, são vistos como o principal aspecto de atração turística. As dificuldades encontradas na relação dos recursos naturais e turismo residem hoje na necessidade de uma exploração sustentável destes recursos, assim como, a ausência de uma educação ambiental crítica entre gestores e visitantes, trazendo a tona problemas ambientais, e a consequente degradação ambiental das áreas conservadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gonçalves, Záira Lisley Teixeira, Marcelo Igor Araújo Cabral, Tamires Macena Neves, Carlos Alberto Batista dos Santos, and Eliane Maria de Souza Nogueira. "Sociedades tradicionais e conservação da natureza." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 13, no. 4 (December 30, 2018): 79–86. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2566.

Full text
Abstract:
Este ensaio investiga a situação ambiental/territorial que envolve os povos e comunidades tradicionais, apontando fundamentos étnicos e culturais da socioiodiversidade desses grupos. Apresentamos conceitos e representações sobre sociedades e territórios tradicionais, seguido de um debate teórico sobre o uso de recursos naturais pelas comunidades tradicionais. A vasta diversidade sociocultural brasileira é investigada de diferentes formas, buscando apontar elementos de autoidentificação que permitam caracterizá-la como povos tradicionais e territórios sociais. Para tanto, as reflexões aqui trazidas buscam entender os fatores que intermediam as relações com a fauna e consequente manejo sustentável, a partir da compreensão das relações existentes entre essas sociedades e os recursos naturais presentes nos territórios ocupados. Afirma-se assim a importância da promoção dos direitos étnicos e culturais que assistem os povos e comunidades tradicionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dalmolim, Décio, and Jairo Afonso Henkes. "A DEGRADAÇÃO NAS MARGENS DE ARROIOS NO MUNICIPIO DE IPIRANGA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 3, no. 2 (November 11, 2014): 363. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v3e22014363-383.

Full text
Abstract:
A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, tendo como referencial básico os desafios e diretrizes das necessidades atuais, têm procurado articular esforços integrados com as demais instituições públicas e privadas,com objetivo de construir a necessária convergência entre as políticas de desenvolvimento agropecuário e a recuperação e conservação dos recursos naturais, visando o desenvolvimento sustentável e mais equilibrado das diferentes regiões do Estado. O programa análise das áreas degradadas em margens de arroios em (UPFS – unidades de produção familiar) do projeto de diversificação nas unidades produtoras de tabaco no município de Ipiranga– PR, sintetiza uma iniciativa do Governo Estadual, através do Instituto Emater, para apoiar os produtores rurais interessados em promover, de forma planejada, a conjugação de ações de conservação e recuperação dos recursos naturais, simultaneamente à melhoria da produtividade agrícola, com ganhos econômicos. Em síntese, o Programa incorpora o desafio de ampliar a cobertura florestal com essências nativas e avançar na adoção de boas práticas agrícolas nas atividades agrícolas mais expressivas em termos de ocupação do solo, com incentivos aos produtores interessados, através do fornecimento de assistência técnica ao planejamento individual da propriedade, à implantação das atividades de recuperação e conservação de recursos naturais, e à renovação ou implantação de lavouras. Trata-se de uma iniciativa inovadora e estruturante que, ao mesmo tempo, se constitui em importante experiência piloto, em vista das dificuldades e obstáculos a superar, considerando os padrões atuais de degradação dos recursos naturais e os elevados custos que sua recuperação impõe aos produtores rurais. Nossa expectativa é a de que as propriedades rurais beneficiadas se constituam, nos próximos anos, em unidades de referências e de demonstração em recuperação agroambiental, para as várias regiões do município. Ao mesmo tempo, tais experiências se constituirão em bases sólidas para estender à todos os produtores rurais, através dos instrumentos de políticas públicas de crédito rural e de incentivos econômicos, as oportunidades de avançar na agricultura paranaense, conservando e recuperando os recursos naturais. Este é o verdadeiro caminho da sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bursztyn, Maria Augusta Almeida. "Conservação e utilização racional dos recursos hídricos." Revista do Serviço Público 40, no. 4 (July 4, 2017): 113–18. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v40i4.2154.

Full text
Abstract:
Fator condicionante na organização e desenvolvimento das sociedades humanas, a água é responsável, em grande parte, pelo fenômeno da maior concentração populacional nos vales dos grandes rios e nas regiões costeiras. Em função da renovação contínua da água através do ciclo hidrológico, ela é potencialmente inesgotável, fato que a diferencia dos outros recursos naturais, tais como petróleo, gás, carvão, etc. Estima-se que o volume total de água sobre a terra atinja aproximadamente 1.330 milhões de km3, o que representaria uma espessura de água de 2.600 m repartida sobre toda a superfície terrestre. Entretanto, as reservas mais facilmente utilizáveis são bem mais reduzidas: em primeiro lugar, 98% deste enorme volume são constituídos de água salgada (cuja dessalinização exige o emprego de uma tecnologia dispendiosa); em segundo lugar, grande parte das reservas mundiais de água doce (70%) se concentra sob a forma de gelo nas calotas polares e nos glaciares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SILVA, Maria do Socorro Ferreira da, and Rosemeri MELO E SOUZA. "Unidades de conservação como estratégia de gestão territorial dos recursos naturais." Terra Plural 3, no. 2 (December 21, 2009): 241–60. http://dx.doi.org/10.5212/terraplural.v.3i2.241260.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Hoffmann-Horochovski, Marisete T. "Editorial." Guaju 3, no. 1 (July 13, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.5380/guaju.v3i1.53797.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Barros, José Deomar de Souza. "Educação ambiental no ecoturismo: potencialidades e estratégias de conservação dos recursos naturais." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 8, no. 1 (February 1, 2014): 42–49. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1767.

Full text
Abstract:
O presente trabalho consiste em um estudo sobre a relação entre Ecoturismo e Educação Ambiental – EA. Pretende-se mostrar a relevância da EA no desenvolvimento de competências na efetivação de práticas de ecoturismo voltadas à conservação da natureza. A capacidade de suporte da terra mostra de forma de terminante evidencias de seu esgotamento, devido à exploração excessiva dos recursos naturais do planeta. Dessa forma, torna-se imprescindível rever as bases do paradigma social dominante, caso contrário, será comprometido de forma significativa os índices satisfatórios de desenvolvimento humano e conservação ambiental. Assim a EA torna-se uma ferramenta essencial para a implantação de um turismo que atenda os preceitos do desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Miranda, Katiuscia, Manuel Amaral Neto, Romier Sousa, and Roberta Coelho. "Manejo Florestal Sustentável em Unidades de Conservação de uso comunitário na Amazônia." Sociedade & Natureza 32 (November 11, 2020): 778–92. http://dx.doi.org/10.14393/sn-v32-2020-51621.

Full text
Abstract:
Historicamente, o uso dos bens ou recursos naturais pelos povos e comunidades tradicionais, apresentam algumas características comuns, a partir de modos de vida específicos, marcado pela intensa simbiose e relativa harmonia com o meio ambiente em que vivem, desenvolvendo técnicas de baixo impacto ambiental, baixa articulação com o mercado, intenso conhecimento da biodiversidade que os cerca e modo de produção baseado na mão de obra familiar Na atualidade, a discussão sobre o uso desses recursos adquiriu grande relevância em decorrência do seu uso excessivo. Impulsionados pelo debate e mobilização em torno da importância dos povos e comunidades tradicionais no manejo e proteção dos recursos naturais, o Estado promove políticas públicas que reconhece e evidencia o papel das comunidades tradicionais sobre o direito de explorar a floresta, como também na proteção dos recursos naturais em geral. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar dados atualizados do potencial de manejo sustentável em áreas protegidas de uso comunitário na Amazônia, responsável por garantir o uso sustentável da biodiversidade e a manutenção dos povos e populações tradicionais que habitam no território Brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Jesus, Josângela Da Silva, and Vanice Santiago Fragoso Selva. "Ecoturismo como contribuição à gestão de Unidades de Conservação." Nature and Conservation 2, no. 1 (May 1, 2009): 43. http://dx.doi.org/10.6008/ess1983-8344.2009.001.0006.

Full text
Abstract:
O ecoturismo tem sido a modalidade do turismo que mais tem crescido, buscando nos espaços naturais levar a sociedade a ter um contato mais íntimo com a natureza e contribuindo para benefícios socioeconômicos onde acontece. Visualizando isto, o presente estudo teve como objetivo analisar a contribuição do Ecoturismo e da Educação Ambiental para a conservação de áreas naturais, através das Unidades de Conservação. Para atender ao objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre Ecoturismo, Educação Ambiental, Unidades de Conservação e temas correlatos, além de estudos de caso onde o ecoturismo trouxe benefícios para UCs e comunidades vizinhas, a fim de embasar uma discussão sobre o assunto. Percebeu-se a necessidade de aprofundamento de estudos nessa área, na tentativa de maximizar a contribuição da atividade ecoturística na gestão de UCs, conciliando o uso dos recursos naturais e culturais com a conservação dos mesmos, apresentando-se como um instrumento de educação ambiental para todos os atores envolvidos. De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC, todas as UCs aceitam visitação, entretanto, cada uma limita de que forma esta visitação deve ser feita. O Parque Nacional é uma das categorias que permitem visitação para fins de recreação e turismo ecológico, sendo a visitação um dos objetivos primários de sua existência. Desta forma, é possível justificar e, principalmente, incentivar o desenvolvimento ecoturístico em áreas protegidas, em especial na categoria Parque. A importância do ecoturismo em áreas naturais protegidas é tal que está, cada vez mais, sendo considerado uma estratégia de gestão para tais áreas. Para isso, o ecoturismo deve estar a todo o momento relacionado aos seus objetivos de conservação da área. Assim, as oportunidades recreativas precisam estar bastante definidas, de forma que os gestores conheçam os recursos recreacionais oferecidos e desenvolvam ferramentas para o manejo das visitações. Portanto, é fundamental que haja um planejamento integrado do ecoturismo em Unidades de Conservação, a fim de oferecer à sociedade espaços de interação com a natureza, ao mesmo tempo que à sensibiliza para a importância da conservação dos recursos naturais. Conclui-se com isso, que o ecoturismo em Unidades de Conservação pode se constituir numa atividade sustentável, trazendo benefícios para a sociedade, para a gestão da área e para as comunidades vizinhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Sena, Nathália Kneipp. "Jamais Fomos Ambientalistas." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 4, no. 1 (July 31, 2015): 275. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i1.p275-285.

Full text
Abstract:
Este trabalho corresponde ao exercício de conclusão da disciplina “Tópicos Especiais em História Social – Fronteira, Recursos Naturais e Conservação da Natureza”, oferecida na Universidade de Brasília. Segue-se a proposta de inter-relacionar e buscar um posicionamento frente ao ideário dos textos debatidos em sala de aula. Abordam-se alguns aspectos a respeito de como as diferenças na construção do conceito de fronteira, ao longo do tempo, podem servir como demarcações para uma busca de posicionamento sobre se fomos, se procuramos ser ou se seremos ambientalistas algum dia.Palavras chave: Fronteira; Ambientalismo; Conservação dos Recursos Naturais; Proteção do Meio Ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Havrelhuk, Juliano Junior, Luiz Paulo Prestes de Medeiros Stieber, Carolina Novicki, Felipe Weber Ferrarez, and Karine Louise Dos Santos. "Educação ambiental como estímulo à conservação dos recursos naturais e à produção de alimentos saudáveis." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 18, no. 38 (April 28, 2021): 237–50. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e75180.

Full text
Abstract:
A conservação dos recursos naturais e a produção de alimentos saudáveis recebem destaque na educação ambiental. Nesse contexto, o objetivo do projeto foi estimular alunos da rede pública de educação do município de Curitibanos/SC, em relação à importância da produção de alimentos saudáveis e a conservação da Floresta de Araucárias. Nesse sentido, em resposta às demandas das escolas municipais, foram realizadas atividades lúdicas salientando a importância desses recursos de 2017 até 2019, atendendo a 801 alunos. Foram realizadas duas visitas para cada turma, sendo um primeiro encontro na escola para apresentar conceitos básicos e diretrizes de produção e consumo de alimentos saudáveis. No segundo encontro, as crianças visitaram os espaços da Horta Agroecológica e/ou Trilha Ecológica do Pessegueirinho - Campus Curitibanos/UFSC. As manifestações de interesse e avaliação das atividades permitiram verificar que as experiências proporcionaram aos alunos a sensibilização quanto à conservação dos recursos naturais e produção de alimentos saudáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Silva, Fredson Pereira da, and Carlos Alberto Batista Santos. "Impactos sobre a conservação de recursos naturais em áreas de exploração mineral." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 7, no. 17 (2020): 1471–82. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2020)071727.

Full text
Abstract:
As questões que envolvem a conservação da diversidade de seres vivos no mundo vem sendo abordados frequentemente em todos os níveis de organização social, entre os temas está a extinção das espécies, como consequência das agressões ao meio ambiente, ás áreas de exploração mineral, são áreas susceptíveis a causarem dados não só ao solo, mas também a toda a diversidade de vida no local, com repercussões no seu entorno, que provoca redução ou destruição de hábitat, afugentamento da fauna, promovendo a morte de espécies da fauna e da flora terrestres e aquáticas. O objetivo deste estudo é apresentar uma lista de espécies da fauna e flora encontradas na Região da Vila Renascer, Petrolina, Estado de Pernambuco, e discutir os impactos na região, que ameaçam essa diversidade. Este estudo foi realizado a partir de entrevistas com a população local residente no entorno de uma mineradora de gnaisse, acerca dos impactos e importância da mineração. A amostragem foi aleatória, sendo selecionados 87 informantes, como critério para inclusão dos participantes na pesquisa foi adotado a idade > 18 anos e escolaridade, optando-se pelos alfabetizados. Os resultados registra que a exploração da rocha, é apontada pelos moradores como redução de espécies da fauna está o Galea spixii, o tatu Euphractus sexcinctus e cascavel Crotalus durissus terrificus pelas mudanças climáticas e pela atividade de caça desses animais e da flora Caesalpinia pyramidalis e o Spondias tuberosa devido ao desmatamento para retirada da rocha, queimadas e abertura de novas vias de acesso para mineração. Diante do exposto, a paisagem como também toda a dinâmica do meio ambiente é alterada, levando extinção de espécies da caatinga, transtornos na saúde da população e também depredação do patrimônio particular, diante disso, não se vislumbra compatibilidade entre a extração de minérios e os objetivos de proteção da fauna e da flora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Lima, Luiza Luiza Gabriela Fulgêncio de. "Programação do II Workshop de Conservação de Recursos Naturais do Cerrado (2017)." Multi-Science Journal 1, no. 8 (December 12, 2017): 2. http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i8.513.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Lima, Luiza Luiza Gabriela Fulgêncio de. "Sobre o II Workshop de Conservação de Recursos Naturais do Cerrado (2017)." Multi-Science Journal 1, no. 8 (December 13, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i8.514.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Córdula, Eduardo Beltrão de Lucena, Glória Cristina Cornélio do Nascimento, and Reinaldo Paiva Farias de Lucena. "Comunidade, meio ambiente e etnociência: saberes locais na conservação dos recursos naturais." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 13, no. 2 (June 30, 2018): 85–103. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2551.

Full text
Abstract:
Na busca de uma mudança da percepção e ações da população humana sobre o planeta e o ambiente natural, o conhecimento transgeracional das Comunidades Locais podem restaurar e transformar os saberes e práticas da sociedade para com o meio ambiente, fortalecendo vínculos para a gênese de uma Etnoconservação, que poderá se refletir ao longo do tempo no sistema sócio-político e econômico. Objetivando contribuir para o processo de discussão à cerca da relação ser humano e meio ambiente, com foco do local para o global, este artigo contribui com a etnociência, revelando sua importância para inserção destes saberes no sistema educacional, em todos os níveis de ensino, para que estas e as futuras gerações possam discutir e desenvolver a sustentabilidade na manutenção do patrimônio natural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, José Irivaldo Alves Oliveira. "Conservação de recursos naturais no semiárido e desenvolvimento: análise do caso das reservas privadas." Ambiente & Sociedade 16, no. 1 (March 2013): 79–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x2013000100006.

Full text
Abstract:
A pesquisa sociológica tem se interessado crescentemente pelas formas discursivas e práticas pelas quais a chamada "questão ambiental" passa a influenciar escolhas políticas e as figurações sociais. Analisou-se o modelo de conservação empreendido pela criação destas unidades de conservação em propriedades rurais privadas. As dinâmicas sociais analisadas envolveram proprietários, populações rurais do entorno e representantes de órgãos públicos, tratados neste trabalho em termos dos processos combinados de mudança ambiental, políticas conservacionistas e marginalização de grupos sociais no quadro da abordagem da ecologia política. A pesquisa de campo revelou as contradições deste modelo de política conservacionista. Estas contradições são potencializadas no Semiárido, de um lado tem-se políticas que absorvem o meio ambiente como um elemento exclusivamente de conservação, por outro existem políticas que incorporam a questão ambiental como um elemento a mais na política de desenvolvimento e, além dessas, permanecem políticas de caráter compensatório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Oviedo, Antonio, and Marcel Bursztyn. "A quem confiamos os recursos comuns - estado, comunidade ou mercado? - lições aprendidas com o manejo da pesca na Amazônia." Sociedade e Estado 18, no. 1-2 (December 2003): 177–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922003000100010.

Full text
Abstract:
A ausência de práticas de manejo sustentável da base comum de recursos naturais é decorrente de várias causas, tais como: insegurança fundiária, instituições locais pouco representativas, políticas públicas inadequadas para a gestão participativa e ausência de incentivos e créditos adequados. Este modelo de exploração dos recursos comuns tem provocado a degradação ambiental e conflitos sociais entre os diversos usuários do recurso. Este artigo trata do uso e conservação da base comum de recursos naturais, visando fornecer subsídios para uma avaliação da gestão ambiental na Amazônia e do papel das estruturas institucionais. O artigo apresenta experiências de gestão ambiental da pesca na Amazônia, com ênfase na participação das comunidades locais organizadas, as quais apontam novas possibilidades para os processos de tomada de decisão, fortalecendo um sistema descentralizado, e configurando um marco regulatório da gestão ambiental participativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Castro, Érima Jôyssielly Mendonça, Adriano Oliveira Macedo, Allyson Luis Ramos da Silva, Thiago Frazão Talhari, Denilson Da Silva Bezerra, and Fabrício Silva Brito. "USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS: caso do macrozoneamento ecológico econômico do Maranhão." Revista Ceuma Perspectivas 30, no. 1 (December 3, 2018): 49. http://dx.doi.org/10.24863/rccp.v30i1.205.

Full text
Abstract:
A disponibilidade de recursos naturais limita o crescimento populacional e seu desenvolvimento. O uso e manejo inadequado provenientes das ações antrópicas refletem negativamente na disponibilidade desses recursos e na qualidade ambiental. Através da gestão ambiental é possível administrar a sua utilização de maneira sustentável, favorecendo tanto o crescimento econômico quanto a conservação dos recursos naturais. O uso de geotecnologias torna a gestão ambiental mais eficaz e eficiente, subsidiando-a com bases de dados espaciais que permitem avaliar o potencial ambiental e identificar possíveis conflitos no aproveitamento desse potencial quanto à utilização dos recursos naturais. Nos últimos anos a utilização do sensoriamento remoto e técnicas de geoprocessamento têm sido efetivas, principalmente no monitoramento ambiental do Brasil, possibilitando diagnósticos de áreas de difícil acesso por meio de transportes e de acordo com a resolução temporal dos satélites pode-se realizar um monitoramento satisfatório destas áreas mais restritas. O presente artigo objetiva propor uma gestão dos recursos naturais do Maranhão através do uso de dados espaciais. Buscando-se identificar e analisar ações de gestão ambiental aplicadas ao território maranhense. Para o estudo, utilizaram-se dados referentes a geotecnologias com o intuito de reconhecer as áreas prioritárias para conservação e a disposição hidrográfica. Foram feitas análises a partir da construção de mapas resultantes do Macrozoneamento Econômico Ecológico do Maranhão (macroZEE-MA). Obtiveram-se como resultados dados vetores e imagens que apontam que é possível realizar uma gestão ambiental capaz de assegurar sustentavelmente o maior aproveitamento do potencial ambiental nas suas possíveis destinações de uso junto à qualidade do meio.PALAVRAS-CHAVE: Geotecnologias; Macrozoneamento; Recursos Naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Ribeiro, Eduardo Magalhães, Flávia Maria Galizoni, Juliana Sena Calixto, Thiago De Paula Assis, Eduardo Barbosa Ayres, and Luiz Henrique Silvestre. "Gestão, uso e conservação de recursos naturais em comunidades rurais do Alto Jequitinhonha." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 7, no. 2 (November 30, 2005): 77. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2005v7n2p77.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa como lavradores de comunidades do Alto Jequitinhonha, Minas Gerais, Sudeste do Brasil, regulam o acesso às dotações naturais para extrair alimentos e utensílios, conservar recursos e perpetuar sua descendência na terra. Essas comunidades dispõem de terras, recursos e bens, e instituem normas e sanções coletivas de regulação do acesso, que variam de uma para outra comunidade, são prescritas e obedecidas. Elas podem ser a base para programas de conservação de florestas, campos e águas, substituindo o interminável conflito que há entre as normas propostas pela legislação e agências públicas e as normas locais. Palavras-chave: agricultura familiar; ambiente; recursos comuns; cerrados; Minas Gerais. Abstract: The article analysis how rural workers communities at the High Jequitinhonha Valley, in the state of Minas Gerais, southern Brazil, regulate access to natural goods in order to extract food and make tools, conserve resources and reproduce their descendence on the land. These communities have establish norms and collective sanctions to regulate access to land, resources and goods. These norms vary from one another community, being enforced and obeyed. They can be the possible base for forest, open fields and water conservation programs, replacing the unfinished conflict between norms imposed by state legislation and local norms.Keywords: family-based agriculture; environment; common property resources; cerrados; Minas Gerais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Souza, Amanda Monteiro Martins de, Augusto Eduardo Miranda Pinto, and Marcos Antonio Cruz Moreira. "Análise dos requisitos aplicáveis à efetividade da gestão de parques naturais municipais." Nature and Conservation 14, no. 2 (April 1, 2021): 160–73. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-2881.2021.002.0015.

Full text
Abstract:
A necessidade de proteção e conservação de ecossistemas naturais tem se tornado cada vez mais emergentes para a manutenção do equilíbrio ecológico e qualidade de vida do ser humano. O avanço das ações antrópicas e os impactos sob os recursos naturais já apresentam consequências e impactos negativos na natureza. Diante disso, tem-se as unidades de conservação, estas têm como finalidade proteger espaços naturais a fim de se conservar a biodiversidade nos ecossistemas. No entanto, mesmo após aproximadamente duas décadas da criação do Sistema Nacional do Unidades de Conservação - SNUC, nem todas as unidades de conservação criadas possuem implementados todos os requisitos legais estabelecidos, mesmo considerando que estes visem, sobretudo, alcançar a qualidade ambiental da região em questão. Assim sendo, este estudo teve como objetivo analisar o cenário da efetividade da gestão de parques naturais municipais no Rio de Janeiro e Brasil, e definir requisitos que a serem avaliados em unidades de conservação, baseando-se em métodos identificados na literatura existente e em documentos oficiais de instituições ligadas à área ambiental, com ênfase nas unidades de conservação, além de analisar a legislação aplicável ao tema e a norma internacional que trata de gestão ambiental, a ISO 14001:2015. Desse modo, foi possível analisar e concluir a pesquisa fornecendo requisitos mínimos aplicáveis aos parques naturais municipais necessários para atingir a efetividade da gestão destes espaços protegidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Déjardin, Isabelle Pedreira. "Ecoturismo em áreas protegidas: análise da trajetória da gestão participativa como estratégia de conservação." Nature and Conservation 2, no. 1 (May 1, 2009): 40. http://dx.doi.org/10.6008/ess1983-8344.2009.001.0003.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve por objetivo desvelar a trajetória da gestão participativa no processo de conservação de recursos naturais, tomando-se como base conceitual o surgimento da noção de inclusão de atores locais para atingir-se os princípios gerais de preservação de espécies e ecossistemas em nosso planeta. A partir da construção introdutória do referido quadro teórico, demonstra-se que o surgimento do ecoturismo mundial nos anos 1980 inicia-se em meio à dinâmica de inclusão de comunidades e populações locais na orientação de estratégias de conservação da natureza, culminando para esta análise no ecoturismo praticado em áreas naturais protegidas. Para isso, e atendendo uma análise geral constituída em referencial teórico, são citadas organizações internacionais de grande porte como IUCN (International Union Conservation Nature) e UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), cujas atuações políticas e institucionais desenvolvidas nesse sentido ¬– sobretudo a partir da década de 1970 ¬– foram determinantes para a instauração de um programa organizacional único de proteção aos Patrimônios Naturais no mundo e de seus ecossistemas. Em seguida, a elaboração sistemática de prerrogativas de conservação respaldadas nestes organismos orienta-nos paulatinamente a uma gestão participativa ou comunitária da biodiversidade, revelando-nos pertinentemente a importância dessa dinâmica adotada como estratégia mundial de conservação, e o posterior surgimento do ecoturismo em áreas naturais protegidas. Dessa forma, em sua construção metodológica, este trabalho comporta duas partes e uma conclusão. Na primeira seção abordam-se os principais quadros teóricos com referência à conservação dos recursos naturais, sendo introduzido o pressuposto evolutivo de uma gestão participativa; na segunda seção, desenvolve-se a estrutura teórica do ecoturismo em nível mundial, desde os seus primórdios à preemência de um turismo sob a ótica da participação, cujos atores sociais envolvidos passam a gerir a conservação. Conclui-se com este estudo que o ecoturismo em áreas protegidas não teria surgido sem as diretrizes de organismos como IUCN e UNESCO. Do mesmo modo entende-se que as dificuldades em alcançar objetivos de conservação são maiores à medida em que se diminuem as chances de incluir comunidades em sua gestão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Togni, P. H. B., K. R. Cavalcante, L. F. Langer, C. S. Gravina, M. A. de Medeiros, C. S. S. Pires, E. M. G. Fontes, and E. R. Sujii. "CONSERVAÇÃO DE INIMIGOS NATURAIS (INSECTA) EM TOMATEIRO ORGÂNICO." Arquivos do Instituto Biológico 77, no. 4 (December 2010): 669–76. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v77p6692010.

Full text
Abstract:
RESUMO A adoção de práticas culturais como o consórcio de culturas e o tipo de irrigação podem beneficiar a comunidade de inimigos naturais no agroecossistema ao disponibilizar micro-habitas mais favoráveis e recursos alternativos, principalmente em períodos de baixa precipitação pluviométrica. O objetivo deste trabalho foi avaliar como o consórcio tomate + coentro e o tipo de irrigação (gotejamento e aspersão) podem beneficiar a comunidade de inimigos naturais no agroecossistema do tomateiro. O trabalho foi realizado no campo experimental da Embrapa Hortaliças, Gama, DF, de setembro a novembro de 2008. Os tomateiros foram plantados em monocultura ou consorciados com o coentro e irrigados por gotejamento e por aspersão (três repetições por tratamento), formando dois conjuntos de parcelas experimentais de acordo com o tipo de irrigação. A comunidade de inimigos naturais foi amostrada por observações diretas em 20 plantas de tomate por parcela e nas plantas de coentro sacudindo-se as plantas em cima de uma bandeja onde eram coletados os insetos. A abundância, riqueza e diversidade das espécies de inimigos naturais foram maiores nas parcelas cultivadas com coentro, independente do sistema de irrigação. Nas parcelas plantadas em monocultura foram encontradas mais espécies quando o tomateiro foi irrigado por aspersão. No entanto, a resposta de cada espécie de inimigo natural ou grupo de espécies foi distinta para o consórcio ou o tipo de irrigação. Portanto, em períodos de baixa precipitação, o consórcio tomate + coentro e a irrigação por aspersão podem favorecer a conservação de inimigos naturais no agroecossistema do tomateiro orgânico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Andrade, Roberta Ferreira Coelho de, and Antonio Carlos Witkoski. "Mundos do trabalho e conservação dos recursos naturais no beiradão do Rio Amazonas." Somanlu - Revista de Estudos Amazônicos 12, no. 1 (2012): 105–27. http://dx.doi.org/10.29327/233099.12.1-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Della Giustina, Carlos Christian, and José Luiz de Andrade Franco. "O Uso Insustentável dos Recursos Naturais no Estado de Goiás: Efeitos da agricultura na conservação do bioma Cerrado." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 3, no. 1 (June 17, 2014): 55. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2014v3i1.p55-65.

Full text
Abstract:
Até a metade do século XX, a viabilidade das práticas agrícola em Goiás dependeu de condições edáficas naturais favoráveis para esta atividade. As florestas, como o Mato Grosso de Goiás, foram objeto de uso intensivo pelas diferentes sociedades, ao longo da história. Após a Revolução Verde, na década de 1970, o aspecto "fertilidade natural do solo" perdeu a importância que detinha para a viabilidade de projetos agrícolas. Novas técnicas agronômicas foram empregadas para o desenvolvimento de áreas naturais, possibilitando que outros ecossistemas fossem incorporados ao sistema de produção. Assim, o Cerrado sentido restrito, que ocorre em solos de baixa fertilidade, passou a ser o alvo dos desmatamentos em Goiás. Esse modelo de ocupação, por destruir preferencialmente um único tipo de ecossistema, ameaça a conservação de áreas naturais com dimensões suficientes para abrigar populações viáveis da fauna silvestre e com representatividade ecossistêmica.Palavras-Chaves: Bioma Cerrado, Agricultura, Conservação Da Natureza
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Matteucci, Magda Beatriz de Almeida, Rosângela Vera, and Reginaldo Santana Figueiredo. "A redefinição do espaço natural para o lúdico: a interação ecoturismo educação ambiental e preservação do patrimônio natural tendo as reservas particulares do patrimônio natural-RPPNS como elemento mediador / The Redefinition of Natural Space for the Ludic: The Interaction Among Ecotourism. Environmental Education and Preservation of the Natural Asset Taking Account The Particular Reserves of the Natural Heritage-RPPN’s as a Mediating Elemen." Brazilian Journal of Animal and Environmental Research 4, no. 3 (July 5, 2021): 2843–52. http://dx.doi.org/10.34188/bjaerv4n3-004.

Full text
Abstract:
As Unidades de Conservação - UCs representam territórios apropriados ao turismo sustentável na natureza por se tratar de áreas destinadas à proteção, por vezes, integral dos recursos naturais, admitindo-se, a depender da modalidade de UC, a visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais. O objetivo deste foi estudar as RPPNs como estratégia para legitimar o ecoturismo como atividade sustentável geradora de renda tendo a educação ambiental como instrumento de preservação ambiental. O estudo foi realizado através da observação participante. A coleta de dados foi realizada por meio de 10 (dez) visitas a UC entre março de 2016 e maio de 2017. A principal observação foi o número de pessoas que visitavam a UC e quais os procedimentos foram utilizados pelo proprietário visando a proteção dos atributos naturais. Esse estudo sinaliza que, de um modo geral, a estratégia conservacionista do meio ambiente necessita de uma política consistente com o ecoturismo, articulada com a política de Educação Ambiental e a política de conservação da natureza visando harmonizar as ações turísticas com a conservação da natureza, garantindo o bem-estar das populações envolvidas e oferecendo aos turistas um contato íntimo e prazeroso com os recursos naturais e culturais de uma dada região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Madeira, João Paulo. "Gestão Participativa dos Recursos Naturais no Arquipélago dos Bijagós." AmbientalMENTEsustentable 26, no. 1-2 (May 22, 2020): 71–78. http://dx.doi.org/10.17979/ams.2019.26.1-2.6553.

Full text
Abstract:
A sociedade Bijagó articula-se em torno de aldeias, unidades políticas e económicas de base que gozam de autonomia de decisão e de uma quase autossuficiência. Os clãs estão organizados por sexo e classes de idade, cada um desempenhando um papel e possuindo deveres na comunidade. Cada ilha ou aldeia possui as suas próprias formas de adoração que estão voltadas para ídolos ou deuses - irãs - entidades dotadas de poder para fazer o bem ou o mal e às quais as preces são dirigidas. Cada ilha é considerada propriedade do clã e do seu irã como guardião. Existem áreas consideradas sagradas, o que significa que ninguém se pode estabelecer nelas, sendo interdito o seu uso continuado. Este é o caso de certos espaços em Rubane, Enu, Orango e Carache. Estas áreas são particularmente importantes para a conservação da natureza, uma vez que misturam vários tipos de ambientes, desde as savanas e mangueirais até aos bancos de areia, entre os canais de mar. Pretende-se com este artigo compreender como se articula a gestão das terras e a divisão dos espaços e explicar como se processam as decisões relativamente à preservação do ambiente e dos recursos naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Gonzaga, Carlos Alberto Marçal, Patrícia Denkewicz, and Rui Pedro Julião. "Conservação, comunidades locais e território: natureza para quem?" Geosul 36, no. 79 (September 3, 2021): 372–92. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2021.e76757.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta conflitos socioambientais de uma ilha turística no sul do Brasil. A Ilha do Mel, situada à entrada da Baía de Paranaguá, constituiu-se em um commons de recursos naturais para pescadores de populações tradicionais caiçaras. A criação de duas Unidades de Conservação impôs um plano de uso do solo que remanejou populações, restringiu-lhes acesso a recursos comunitários e originou conflitos relacionados à regulação territorial. O estudo baseou-se em observação participante e análise documental. Os resultados evidenciam que a normatização estatal afrontou direitos humanos e constitucionais das comunidades nativas tradicionais. Argumentamos que o modelo de proteção ambiental utilizado é paradoxal aos objetivos de desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Ponte, Maxwell Luiz da, and Joseli Maria Piranha. "INFORMAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS." Ambiente: Gestão e Desenvolvimento 12, no. 1 (July 15, 2019): 53–62. http://dx.doi.org/10.24979/194.

Full text
Abstract:
Considerando o quadro de degradação acentuada dos bens naturais, não obstante a importância de sua conservação, no presente estudo, uma pesquisa documental, avaliou-se aspectos relacionados à gestão ambiental na Estância Hidromineral de Ibirá, São Paulo, com o objetivo de avaliar, em especial, aspectos relacionados à disponibilidade hídrica face ao uso e à ocupação territorial, tanto em área urbana quanto rural. A Estância tem sua economia relacionada ao geoturismo, ao agronegócio e à extração mineral de águas. Os resultadosrevelaram aspectos históricos importantes para a gestão e conservação dos recursos hídricos e do ambiente, tais como episódios de escassez hídrica em fontes de águas minerais do Balneário Municipal e a diminuição progressiva observada nos indicadores de disponibilidade hídrica no período analisado. Em decorrência, aponta-se a necessidade de implantação de planos e estratégias de gestão que promovam mudanças urgentes da forma de uso das águas no município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Ziglio, Luciana Aparecida Iotti, and Maria Angela Comegna. "Movimentos socioambientais e gestão dos recursos naturais no cenário amazônico: ações da confederação dos povos indígenas da Bolívia." Sociedade & Natureza 25, no. 3 (December 2013): 513–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132013000300006.

Full text
Abstract:
Fornecer elementos para a análise da formação e da atuação de movimentos socioambientais e repensar as formas de gestão dos recursos naturais e os conflitos decorrentes que estão em andamento são justificativas para esse estudo. Pretende-se, assim, oferecer elementos que possam tanto contribuir com estudos de modelos de gestão de recursos naturais quanto subsidiar políticas de promoção do desenvolvimento sustentável regional. Dessa maneira, à luz dos conceitos "desenvolvimento sustentável" e "racionalidade ambiental", verificou-se a atuação do movimento socioambiental Confederación de Pueblos Indígenas de Bolivia - CIDOB, e sua influência sobre práticas sociais relacionadas à conservação e sustentabilidade dos recursos naturais. Para tanto, utilizou-se como metodologia de trabalho análise de bibliografia sobre o tema e documentos produzidos pela CIDOB, muitos deles acessados eletronicamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Santos, Maria Rosenildes Guimarães dos, Maria Mirtes Cortinhas dos Santos, and Helionora Da Silva Alves. "DISTRIBUIÇÃO E MOBILIDADE POPULACIONAL EM UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA." Revista Presença Geográfica 6, no. 2 (December 18, 2019): 4. http://dx.doi.org/10.36026/rpgeo.v6i2.2957.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi descrever a distribuição e a mobilidade da população na Flona de Itaituba II, e propor uma estimativa demográfica baseada em trabalho de campo realizado no período de 25 de junho a 20 de agosto de 2009. A metodologia adotada baseou-se na combinação de métodos e instrumentos como Survey e georreferenciamento de todas as unidades domésticas e indivíduos no interior da FLONA e, um recorte das bacias e sub-bacias, para entendimento do uso dos recursos naturais no interior ou no entorno da unidade, a partir dos seguintes fatores de espaços: local de residência, características sócio-demográficas, entre outros atributos socioeconômicos. Na análise dos dados considerou-se as perspectivas de restrição quanto à presença humana e uso dos recursos naturais, visando compreender a relação da dinâmica das populações e suas características com as ações verificadas na Unidade de Conservação (UC). Na FLONA de Itaituba II a população é pequena está organizada em aglomerados distribuídos nas margens da BR-163, ao longo de rios e igarapés, assim pode-se destacar que existe mobilidade interna na UC. Há occorrência de técnicas produtivas incompatíveis com os objetivos de uma UC, por exemplo, o garimpo. As condições identificadas no processo social que se reflete na composição da população residente na UC, sendo fundamental que o poder publico promova ações que levem a transformação de comportamento da população local diante das regras estabelecidas para o manejo dos recursos naturais em área de UC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Rezende, Marília Gabriela Gondim, Antonio Carlos Witkoski, and Therezinha de Jesus Pinto Fraxe. "Estratégias de conservação ambiental e a materialização da gestão cibernética na Comunidade São Francisco (Careiro da Várzea, Amazonas)." Acta Scientiarum. Human and Social Sciences 41, no. 3 (November 26, 2019): e46415. http://dx.doi.org/10.4025/actascihumansoc.v41i3.46415.

Full text
Abstract:
Os estratagemas conservacionistas têm sido amplamente utilizados pelos camponeses, em áreas de várzea e de terra firme, contribuindo significativamente para a resiliência dos agroecossistemas da várzea amazônica. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi analisar as estratégias de conservação ambiental utilizado pelos camponeses da Comunidade São Francisco, localizada na Ilha do Careiro, estado do Amazonas. Dentre os instrumentos metodológicos utilizados pode-se destacar a aplicação de formulários, entrevistas abertas, registros fotográficos, e a Matriz de Estratégias de Conservação dos Agroecossistemas. Após a sistematização e análise dos dados coletados tornou-se possível a construção de fluxogramas, quadros e tabelas representativas das estratégias de conservação utilizadas e do ordenamento territorial da área de estudo. Pode-se inferir, com base nos resultados da pesquisa, que há uma gestão cibernética na Comunidade São Francisco, pautada na resiliência ecossistêmica e na conservação dos recursos naturais. Essa gestão é oriunda de uma diminuição da entropia, ou seja, da degradação de energia, e do aumento na neguentropia, que é o reaproveitamento da exergia do sistema ambiental varzeano. Portanto, as estratégias de conservação são orientadas pelo saber ambiental camponês, que estabelece modos específicos de exploração dos recursos naturais, centrados no respeito à resiliência ecossistêmica e na manutenção da autopoiese dos agroecossistemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Ferreira, Helena Catão Henriques, and Maria José Carneiro. "Conservação ambiental, turismo e população local." Cadernos EBAPE.BR 3, no. 3 (2005): 01–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512005000300004.

Full text
Abstract:
A criação de Unidades de Conservação da Natureza, tem desencadeado processos de mudanças nas localidades. Devido as regulações impostas pela legislação as populações moradoras são impelidas a modificar suas formas de apropriação dos recursos naturais, A conservação destas unidades vem ao encontro de uma demanda das populações urbanas por um contato maior com os ambientes tidos como "naturais"estimulando um fluxo crescente de turistas em direção a elas. Os habitantes, cerceados em suas atividades e práticas costumeiras e também impelidos pela pressão econômica do turismo voltam-se para a prestação de serviços a estes visitantes. O espaço rural passa então a ser apreendido como espaço ambiental e visto como "paraíso", dando origem a novos territórios sociais. No caso da Vila do Aventureiro, na Ilha Grande, estes processos ocorrem em razão do estabelecimento de duas unidades de conservação: a Reserva Biológica da Praia do Sul e o Parque Estadual Marinho do Aventureiro. A proposta deste trabalho é refletir sobre o contraste entre a perspectiva preservacionista instalada na localidade e as transformações sociais que este processo desencadeia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Araos, Francisco, and Lúcia da Costa Ferreira. "A construção de uma arena ambiental para a conservação da biodiversidade marinha no Chile." Ambiente & Sociedade 16, no. 3 (September 2013): 119–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x2013000300008.

Full text
Abstract:
A implementação de Áreas Marinhas Protegidas intensificou-se nos últimos anos. Na América do Sul este fenômeno tem evidenciado a tensão entre o aumento da exploração pesqueira e a conservação da biodiversidade. No entanto, experiências recentes mostram alternativas locais de conservação que conseguem conciliar uso e proteção dos recursos naturais. O artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de uma arena ambiental para a conservação marinha no Chile através da análise da trajetória institucional de exploração e manejo de recursos pesqueiros de pequena escala na Província de Cardenal Caro. Os resultados mostram que a implementação de uma Área Marinha Protegida na região insere-se em um contexto institucional baseado no uso sustentável dos recursos pesqueiros, em relações sociais de cooperação e conflito e na conformação de uma arena ambiental municipal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Moura, Raylane Silva, Leonardo Oliveira da Silva Coelho, Louize Nascimento, Rogério Taygra Vasconcelos Fernandes, and Jônnata Fernandes de Oliveira. "IMPACTOS CAUSADOS PELA IMPLANTAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS EM CAROLINA, MARANHÃO." Acta Tecnológica 15, no. 2 (April 7, 2021): 11. http://dx.doi.org/10.35818/acta.v15i2.806.

Full text
Abstract:
<p class="04CorpodoTexto">As Unidades de Conservação são criadas com o intuito de promoverem o desenvolvimento local, regional e nacional, a partir do fomento do ecoturismo e do uso sustentável dos recursos naturais. Neste sentido, o Parque Nacional (PARNA) da Chapada das Mesas foi criado com o objetivo de preservar a riqueza biológica e atributos naturais, assim como promover pesquisas científicas, ações de educação ambiental e fomentar o ecoturismo na região. Entretanto, a criação do parque não considerou a territorialidade das populações tradicionais que habitam essa área há aproximadamente um século, as quais vivem em profunda relação com o meio ambiente. Um dos objetivos desta pesquisa foi identificar relações entre o perfil econômico, cultural e social de moradores da cidade de Carolina e os impactos da implantação do Parque Nacional da Chapada das Mesas para as comunidades tradicionais que vivem no local. A pesquisa foi realizada a partir da aplicação de questionários buscando explorar e descrever quais impactos a unidade de conservação trouxe para as comunidades tradicionais do PARNA Chapada das Mesas. Entre os resultados alcançados, constatou-se que a população rural em questão foi afetada, pois seu território tradicionalmente ocupado foi transformado em Unidade de Conservação, restringindo seu acesso aos recursos naturais dos quais dependem para trabalhar e viver.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Assêncio, Flórida Rosa Mali, and João Alberto da Silva Sé. "Relações Ambiente/Agricultura/ Sustentabilidade: Da Degradação Ambiental à Necessidade de Conservação dos Recursos Naturais." Revista Brasileira Multidisciplinar 11, no. 2 (January 10, 2008): 60. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2007.v11i2.178.

Full text
Abstract:
Este texto faz uma breve abordagem, destacando alguns aspectos históricos, sobre aspectos ambientais em relação ao desenvolvimento da agricultura no mundo e especialmente no Brasil. Com base em autores das Ciências Ambientais, de modo geral, e especificamente da Agroecologia, são apresentadas algumas características da degradação socioambiental decorrente de processos de produção convencional da agricultura, bem como a necessidade de se buscar novos modelos de desenvolvimento segundo o recente paradigma da sustentabilidade (social, econômica e ambiental), presente nos encontros e documentos internacionais sobre meio ambiente e desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Faxina, Fabiana, Salvador Dal Pozzo Trevizan, and Paulo Cesar Pontes Fraga. "DESENVOLVIMENTO LOCAL E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS NO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU E ENTORNO." Revista da Anpege 07, no. 08 (2011): 107–18. http://dx.doi.org/10.5418/ra2011.0708.0008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Paez, Joaquin, and Juliana García. "OFERTA RECREATIVA ADAPTADA AOS OBJETIVOS DE CRIAÇÃO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO - RESERVA NATURAL MILITAR LA CALERA, CÓRDOBA - ARGENTINA." Anais do Uso Público em Unidades de Conservação 3, no. 6 (December 31, 2015): 01–12. http://dx.doi.org/10.47977/2318-2148.2015.v3n6p1.

Full text
Abstract:
O Estado argentino, como outros países, transformou algumas áreas militares em reservas naturais militares, seja por seu valor estratégico para a conservação dos recursos culturais e naturais ou para cumprir os tratados internacionais de superfície de conservação. Esta nova modalidade de unidades de conservação é a menos estudada do país. Este artigo apresenta um diagnóstico geral da Reserva Natural Militar La Calera (Córdoba, Argentina), com o fim de encontrar alternativas para o desenvolvimento correto de uma oferta de lazer adaptado aos objetivos da criação da unidade de conservação. Considerado este diagnóstico, conclui-se que a melhor solução seria criar um plano de gestão participativa de acordo com as normas estabelecidas pelo órgão responsável pela administração da área. Apresenta-se também parte do plano de uso público proposto pelos autores - o zoneamento mais especificamente - como exemplo a ser replicado em todas as outras reservas militares do país cujos problemas são similares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Senff, Sindi Elen, Karine Louise Dos Santos, Enio Paulo Belotto, and Danielle Remor. "Projeto Agroação: incentivando a alimentação saudável e a conservação da biodiversidade em Curitibanos/SC." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 15, no. 30 (October 26, 2018): 147–57. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n30p147.

Full text
Abstract:
A discussão sobre segurança alimentar e educação ambiental vêm crescendo constantemente, devido a baixa diversidade de na dieta alimentar, a problemas de saúde, e aos problemas ambientais vinculados ao sistema produtivo. Por isso, existe a necessidade de incentivar projetos de educação que discutam a alimentação saudável e a possibilidade de obtenção de alimentos de qualidade, em consonância com a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade. Com esse objetivo em mente, as atividades do projeto agroação estão sendo conduzidas na horta agroecológica e na Trilha do Pessegueirinho localizadas na UFSC, Campus de Curitibanos, juntamente com crianças entre 07 a 12 anos. Até o momento, o projeto atendeu 442 alunos em 13 visitas, beneficiando cinco escolas públicas do município de Curitibanos/SC. Essa troca de experiência esta proporcionando aprendizado para os alunos e professores no que se refere a produção de alimentos e a conservação dos recursos naturais e biodiversidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Santos, Joana da Silva Castro, and Maria Constança Madureira Homem De Carvalho. "TURISMO EM PARQUES NACIONAIS BRASILEIROS: CONHECER PARA CONSERVAR." Anais do Uso Público em Unidades de Conservação 3, no. 5 (December 31, 2015): 104–12. http://dx.doi.org/10.47977/2318-2148.2015.v3n5p104.

Full text
Abstract:
O Brasil está entre os países detentores dos mais expressivos números de áreas naturais protegidas. O turismo, sendo uma forma de lazer, se populariza cada vez mais pela necessidade de eliminar o estresse advindo do processo de urbanização e industrialização das cidades. Desse fato decorre um dos motivos para o número crescente de viajantes em busca de lugares exóticos, de beleza cênica e recursos naturais. As Unidades de Conservação (UC) são áreas voltadas para a proteção da natureza e uso responsável de seus recursos, buscando causar o menor impacto possível, em especial, naqueles onde há visitação, como nos parques nacionais. A criação de UCs envolve mais do que questões ecológicas, pois contribui também para a geração de emprego e renda, e garante a satisfação da população e dos visitantes. Este trabalho pretende explicitar o papel do turismo em parques nacionais em prol do desenvolvimento socioeconômico e da conservação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Dias, Natália Oliveira, and Carlos Frederico Baumgratz Figueirôa. "POTENCIALIDADES E USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA GESTÃO E PLANEJAMENTO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO." Revista de Geografia - PPGEO - UFJF 10, no. 2 (December 4, 2020): 283–302. http://dx.doi.org/10.34019/2236-837x.2020.v10.30000.

Full text
Abstract:
Desde os tempos remotos das civilizações a natureza sempre foi vista principalmente como um fornecedor incessável de matérias primas, não havendo uma preocupação com o uso indiscriminado de recursos naturais. Tendo em vista a redução de tais recursos, no Brasil, por meio da lei federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000, cria-se o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Entretanto, somente a criação de Unidades de Conservação (UC), não assegura a proteção aos recursos naturais e culturais previstos na legislação. Desta maneira, a utilização de geotecnologias está estreitamente relacionada às questões ambientais, sendo observada sua utilização em várias partes do mundo. O presente artigo tem como objetivo, por meio de revisão bibliográfica apresentar e discutir potencialidades de técnicas e ferramentas de geotecnologias que podem ser especificamente eficientes para a gestão e planejamento de UC. Conclui-se que a utilização dessas técnicas complementadas com outras fermentas também de geotecnologias, auxiliam em diversas etapas do planejamento, criação, pesquisa e monitoramento de UC, principalmente na consecução do planjo de manejo, principal documento da área protegida, favorecendo o uso público, oferecendo atrativos para turistas, quando permitido, e dão subsídios para a tomada de decisão pela gestão da unidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Santos, Taumaturgo Bonfim, Geraldo Jorge Barbosa Moura, and Andrea Karla Pereira Silva. "RECICLAGEM INDUSTRIAL COMO AGENTE PROPULSOR DA PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 5, no. 1 (May 12, 2016): 395. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v5e12016395-410.

Full text
Abstract:
Esta retórica observa a intenção motivacional das indústrias primarem pelos intentos de conservação dos recursos naturais através do envio de resíduos recicláveis para empresas competentes do segmento específico de soluções ambientais com o objetivo fim de inseri-los no ciclo produtivo de materiais compostos por papelão, plástico e vidro que são gerados nos processos fabris. Tem como objetivo investigar os ganhos que a natureza recebe com a implantação de uma gestão ambiental concernente ao acondicionamento e destinação correta desses resíduos recicláveis, ocorrendo desta forma a mitigação dos impactos do extrativismo e consequentemente do estimulo a ganhos na preservação dos recursos naturais. A empresa estudada é do segmento de engarrafamento e distribuição de destilados e vinhos, localizada no entorno do Porto Industrial de Suape em Pernambuco. Foram utilizados na metodologia critérios de abordagens quantitativa e qualitativa evidenciando instrumentos de coleta de dados voltados para o levantamento bibliográfico, entrevista e observação participante. Os resultados mostraram que o reaproveitamento dos rejeitos servíveis gera a economia de novos insumos que seriam coletados na natureza, logrando desta forma, consonância automática na preservação dos recursos naturais, através da minimização de extração nos polos de origem da natureza, desencadeando uma abordagem de estímulo a “conscientização planetária” das empresas e no intento de participação nas boas relações com desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Déstro, Guilherme F. G., and Sérgio Campos. "Implantação de Reservas Legais: uma nova perspectiva na conservação dos recursos naturais em paisagem rural." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, no. 8 (2010): 887–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010000800014.

Full text
Abstract:
A partir do Código Florestal de 1965, tornou-se obrigatória, a toda propriedade rural, a destinação de parte de suas terras para implantação da Reserva Legal. Quando se faz um diagnóstico pelo Brasil verifica-se que são raras as unidades produtivas que cumprem tal instrumento legal. Este trabalho teve como objetivo geral debater formas para a implantação de Reservas Legais a partir da análise da deterioração ambiental em uma bacia hidrográfica, razão pela qual se realizou um diagnóstico ambiental com base em três diagnósticos correlatos: físico-conservacionista, socioeconômico e qualidade ambiental. Conseguiu-se, através deste estudo, identificar os relevantes fatores de agressão à Bacia estudada e indicar as principais vulnerabilidades às quais a área estava sujeita. Com base nesses resultados, algumas propostas locacionais para Reservas Legais foram debatidas pautando-se em argumentos técnico-científicos voltados para a conservação dos recursos hídricos, solos e biodiversidade. Espera-se, a partir deste estudo, que o meio rural ganhe um novo estímulo para conservação dos recursos naturais, controle da poluição e recuperação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Carvalho, Nathália Leal, Paulo Hentz, Josemar Marques Silva, and Afonso Lopes Barcellos. "Reutilização de águas residuárias." Revista Monografias Ambientais 13, no. 2 (March 14, 2014): 3164–71. http://dx.doi.org/10.5902/2236130812585.

Full text
Abstract:
Tendo em vista que a água é um recurso natural limitado e imprescindível à vida, questões sobre a conservação e preservação dos recursos hídricos tem sido o foco de estudos, por órgãos conservacionistas que buscam alternativas para uma melhor utilização dos recursos naturais. As tecnologias de aproveitamento de água são soluções sustentáveis e contribuem para uso racional da água, proporcionando a conservação dos recursos hídricos para as futuras gerações. O aumento contínuo da população mundial é responsável pela crescente escassez de água natural, bem como a disposição inadequada de efluentes líquidos, a heterogeneidade na distribuição de água e falta de cuidado na sua utilização. Portanto, é urgente implementar o uso racional da água e a preservação das fontes de água, abrangendo os mecanismos, tais como políticas efetivas para os recursos hídricos e seu uso adequado adoção obrigatória do uso da água adequada, tratamento de esgoto doméstico e industrial, e práticas de reutilização. O estudo apresenta um levantamento sobre a conceituação de “reuso de água”, faz uma análise desta prática, e descreve algumas tecnologias de sistemas de tratamento que propiciam a recirculação do efluente, citando suas etapas, processos utilizados, vantagens e desvantagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Marotta, Humberto, Roselaine Oliveira dos Santos, and Alex Enrich-Prast. "Monitoramento limnológico: um instrumento para a conservação dos recursos hídricos no planejamento e na gestão urbano-ambientais." Ambiente & Sociedade 11, no. 1 (June 2008): 67–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x2008000100006.

Full text
Abstract:
O processo de urbanização está diretamente relacionado ao de degradação da qualidade das águas naturais. Este artigo discute o papel do diagnóstico de qualidade de água advindo do monitoramento limnológico para subsidiar o planejamento e a gestão urbano-ambientais. Um modelo Pressão-Condição-Resposta foi utilizado para descrever a importância do monitoramento limnológico para a conservação dos recursos hídricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Santos, Patrício Rinaldo dos, Valdilene Valdice de Santana, Michelle Cristina Varela dos Santos, and Valdemir dos Santos Lopes. "Breve análise da importância dos órgãos executores da política ambiental brasileira frente aos agravos ambientais em unidades de conservação." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 7, no. 15 (2020): 211–23. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2020)071515.

Full text
Abstract:
Objetivamos com este trabalho descrever a importância das unidades de conservação (UCs) para a preservação dos recursos naturais no Brasil e competências desempenhadas pelos órgãos executores da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA) junto a esses espaços especialmente protegidos. As unidades de conservação são ambientes notadamente tutelados pela legislação ambiental brasileira, em especial pela Lei nº 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), cuja historicidade tem fundamento em normatizações significativas como o antigo Código Florestal de 1934. O advento da Lei nº 11.516/2007 institucionalizou o controle e fiscalização das UCs como sendo de competência do ICMBio, bem como exercer o poder de polícia ambiental, executar ações da política nacional de unidades de conservação da natureza, e dentre outras. Os serviços prestados por estes entes fiscalizatórios IBAMA e ICMBio, respectivamente, são de extrema acuidade para implemento dos atos de inspeção e gestão das unidades de conservação, sendo imperativo a continuidade da admissão e permanência de autonomia dos órgãos executores da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) para manutenção dos recursos ambientais e qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography