To see the other types of publications on this topic, follow the link: Consolidação dos solos - Moçambique.

Journal articles on the topic 'Consolidação dos solos - Moçambique'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 40 journal articles for your research on the topic 'Consolidação dos solos - Moçambique.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Napido, Pedro. "A literatura moçambicana: caminhos da consolidação." Revista Internacional em Língua Portuguesa, no. 37 (August 4, 2020): 73–91. http://dx.doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2020.37/pp.73-91.

Full text
Abstract:
O presente artigo é uma parte da tese de doutorado sobre a história da emergência da literatura infantil e juvenil em Moçambique através dos autores, obras e das fontes. O mesmo tem por objetivo demonstrar o percurso da literatura moçambicana e os caminhos da consolidação assim como sua contribuição na construção da identidade e da nacionalidade. A leitura do arcabouço teórico de partida, desenvolvido por Candido (1999), Leite (2008), Mendonça (2011), Matusse (2015) e Noa (2008) permitiu compararmos a realidade literária no Brasil em relação a de Moçambique e concluímos que neste último, enquanto país jovem e em construção, a literatura caminha para a sua consolidação, enquanto sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Chaves, Rita. "Autobiografias em Moçambique." Revista de História, no. 178 (October 8, 2019): 1–22. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.143657.

Full text
Abstract:
O artigo tem como foco textos de caráter autobiográfico publicados em Moçambique a partir de 2001, nos quais as relações entre memória e poder projetam-se como uma aliança determinante na condução da história recente do país. Compreendendo a escrita como uma arena, os autores recolhem/selecionam/produzem as lembranças do período da luta armada de libertação e propõem uma leitura em que a história é delineada por vozes que, mesmo procurando incorporar uma carga de subjetividade aos discursos que registram, confluem no esforço de consolidação da macronarrativa oficial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Wissenbach, Maria Cristina Cortez, Juliana Paiva Magalhães, and Lia Dias Laranjeira. "Moçambique em perspectiva." Revista de História, no. 178 (November 26, 2019): 1–12. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.164388.

Full text
Abstract:
Uma possível perspectiva analítica para o devir dos estudos africanos no Brasil é pensá-los a partir de suas inflexões, uma vez que o desenvolvimento do campo parece ter dado saltos qualitativos nos últimos anos. Nessa direção, a configuração e a própria concepção do dossiê Moçambique em perspectiva: histórias conectadas, interdisciplinaridade e novos sujeitos históricos, desde o diálogo estabelecido entre as organizadoras até a publicação dos artigos, estão relacionadas à trajetória de implantação e consolidação da área cujos marcos políticos, legais e institucionais são retomados no escopo desta apresentação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Laisse, Cláudio J. M., Matheus V. Bianchi, Paula R. Pereira, Cíntia De Lorenzo, Saulo P. Pavarini, and David Driemeier. "Infecção pelo vírus influenza A em suínos no sul de Moçambique." Pesquisa Veterinária Brasileira 38, no. 8 (August 2018): 1484–90. http://dx.doi.org/10.1590/1678-5150-pvb-5291.

Full text
Abstract:
RESUMO: A influenza suína (IS) é uma doença aguda e altamente contagiosa do trato respiratório de suínos, causada pelo vírus influenza A (VIA). A doença provoca perdas econômicas na suinocultura e também, tem importância na saúde pública devido ao seu potencial zoonótico. O objetivo deste trabalho foi relatar a infecção pelo VIA em suínos de Moçambique e realizar a caracterização anatomopatológica e imuno-histoquímica (IHQ) das lesões pulmonares associadas. Pulmões de 457 suínos abatidos foram avaliados e coletados 38 (8,3%) pulmões de suínos com áreas de consolidação pulmonar em um abatedouro na cidade da Matola, no Sul de Moçambique. As áreas de consolidação em cada lobo pulmonar foram classificadas em 4 graus de acordo com a extensão da lesão. Amostras de pulmões com consolidação foram submetidas ao exame histopatológico e IHQ para a detecção de antígenos do VIA, Circovírus suíno tipo 2 (PCV2) e Mycoplasma hyopneumoniae. Os pulmões coletados apresentaram áreas multifocais ou coalescentes de consolidação pulmonar, frequentemente, observadas nos lobos craniais, mediais e acessório. Estas lesões acometiam principalmente um ou três lobos pulmonares e as lesões de grau 1 e 2 foram as mais frequentes. As principais lesões histopatológicas observadas foram bronquiolite necrotizante (23/38), infiltrado de neutrófilos nos alvéolos (24/38), hiperplasia de pneumócitos tipo II (26/38), hiperplasia de tecido linfoide peribronquiolar (28/38), e pneumonia intersticial mononuclear (29/38). No exame de IHQ, antígenos do VIA foram detectados em 84.3% (32/38) dos pulmões com pneumonia, e a nucleoproteína do vírus foi visualizada, no núcleo de células epiteliais de brônquios e bronquíolos e em macrófagos alveolares. Suínos positivos para o VIA na IHQ eram provenientes do distrito de Matutuine (5/32), distrito da Moamba (2/32), distrito de Namaacha (21/32), distrito de Boane (3/32) e Cidade da Matola (1/32). Todas as amostras foram negativas para PCV2 e Mycoplasma hyopneumoniae pelo exame de IHQ. Os resultados demonstram que o VIA está presente e é causa de pneumonia em suínos em Moçambique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Macaringue, Ilídio Enoque Alfredo, and Maria Elena Pires-Santos. "Políticas linguísticas." Letras & Letras 35, especial (October 23, 2019): 53–74. http://dx.doi.org/10.14393/ll63-v35nesp2019-3.

Full text
Abstract:
Analisamos, neste artigo, as políticas linguísticas de Moçambique a partir da sua história e da colonização portuguesa até a independência nacional, formação e consolidação do Estado-Nação, tendo como pressuposto o fato de que a diversidade linguística e cultural representada pelas línguas autóctones foi invisibilizada no período da colonização portuguesa e no pós-independência, em 1975, com a justificativa de que colocavam em causa os esforços da integração da população para a sua dominação, administração e consolidação da unidade nacional, da integridade territorial e do Estado-Nação. Entende-se, assim, que as políticas linguísticas de Moçambique resultaram da interface entre a herança colonial universalista/hegemônica e o desafio de construir a unidade na diversidade como estratégia de aprofundamento do pertencimento a uma sociedade plural, fazendo com que a independência política alcançada não tenha significado a independência linguística em virtude de que no país prevalece a norma-padrão do Português Europeu como regulador dos usos da língua portuguesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rosário, Nelson Maria. "AGRONEGÓCIO EM MOÇAMBIQUE: UMA BREVE ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE ESTRANGEIRIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO." Sociedade e Território 31, no. 1 (August 26, 2019): 183–200. http://dx.doi.org/10.21680/2177-8396.2019v31n1id12862.

Full text
Abstract:
Moçambique possui um elevado potencial agrícola, as condições agro-climáticas são ideais,com 36 milhões de ha de terra arável, clima tropical e subtropical com solos férteis e precipitação abundante e os principais rios oferecem enorme potencial de irrigação. O setor agrícola é ainda dominado pelo subsetor familiar que representa cerca de 90% da área cultivada. Este subsetor está fortemente dependente de técnicas rudimentares e culturas onde a irrigação depende exclusivamente da chuva, resultando deste modo em baixos rendimentos. Hoje, muitas explorações de grande dimensão têm sido revitalizadas através de investimentos estrangeiros e através de companhias de empresas em joint-venture e não só. E um dos grandes exemplos sobre o investimento estrangeiro no agronegócio moçambicano é a expansão do agronegócio Brasileiro para Moçambique, expansão essa feita através do programa Prosavana. O Prosavana é uma iniciativa tripartida entre os governos de Moçambique, Brasil e Japão, que tem como finalidade de desenvolver a agricultura ao longo do corredor de Nacala, abrangendo as províncias de Nampula, Niassa e Zambézia. Portanto, o presente estudo faz uma breve análise da estrangerização do agronegócios em Moçambique. Portanto, o estudo traz um tema da maior importância, qual seja, as limitações da modernização da agricultura de Moçambique e as contradições da influência brasileira sobre o projeto ProSavana. Palavras Chaves: Moçambique, Agronegócios, estrangerização e Prosavana
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Riambau Pinheiro, Vanessa. "Entre fronteiras marítimas e corpóreas: apontamentos sobre os rumos da poesia moçambicana contemporânea." SOLETRAS, no. 36 (October 8, 2018): 148–65. http://dx.doi.org/10.12957/soletras.2018.33751.

Full text
Abstract:
RESUMOO propósito deste estudo é analisar a produção lírica moçambicana contemporânea a partir de alguns autores representativos cuja poética revela-se especialmente intimista. Inicialmente, retomaremos alguns elementos da formação da literatura dos países africanos de língua oficial portuguesa, em especial a de Moçambique, a fim de compreender a motivação épico-coletiva no momento de sua consolidação, nos períodos que antecederam e que sucederam a descolonização portuguesa. Após, nos deteremos em quatro poetas de Moçambique que foram recentemente publicados no Brasil, a saber: Ana Mafalda Leite, Sangare Okapi, Sónia Sultuane e Hirondina Joshua, tendo em conta aspectos que os diferenciam da poética de períodos anteriores, como a valorização do individual, do feminino e do erótico, além da revisitação de autores que os precederam e da retomada de temas como a Ilha de Moçambique e o Índico. Para embasar nosso estudo, recorreremos a Paz (2012), Mbembe (2014) e Noa (2002), entre outros.Palavras-chaves: poesia moçambicana; Índico; erótico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Macaringue, Ilídio Enoque Alfredo. "Políticas Linguísticas de Moçambique: Controvérsias e Perspectivas." Revista Internacional em Língua Portuguesa, no. 31 (April 19, 2021): 47–69. http://dx.doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2017.31/pp.47-69.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, analisamos o contexto histórico, político-ideológico e sociolinguístico a partir do qual Moçambique adoptou as suas políticas linguísticas, tendo em conta a diversidade linguístico-cultural que caracteriza o país e problematizar a sua eficácia decorrente das ambivalências geradas em torno da oficialização do Português Europeu sem o nacionalizar e da nacionalização das línguas autóctones sem as oficializar. Além disso, observamos o facto de a lógica do que está institucionalizado estar a ser subvertida pela prática consuetudinária dos usos da linguagem, isto é, o Português Europeu como norma-padrão no país está nativizado e endogeneizado à ecologia sociocultural e linguística concomitante à moçambicanidade, pelo que devia ser normatizado e consagrado como língua oficial e nacional de Moçambique. Isso se deve ao fato de que a norma-padrão europeia é uma hipóstase e cada vez menos relacionada com as dinâmicas sociolinguísticas e culturais em curso. Essa afirmação pode ser constatada por meio de estudos já consolidados de linguistas como Firmino (2006) que apontam para a consolidação de características específicas desta outra língua portuguesa nas áreas do léxico, sintaxe e semântica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Goncalves, Gisela, and Stelia Neta Mboene. "Relações públicas governamentais e construção da identidade nacional: o caso das presidências abertas de Armando Guebuza em Moçambique." Media & Jornalismo 18, no. 33 (November 12, 2018): 141–54. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_33_9.

Full text
Abstract:
Moçambique é uma democracia recente e fortemente dividida a nível socioeconómico, cultural, político e linguístico. Armando Guebuza, presidente de Moçambique entre 2005 e 2014, colocou no centro da sua estratégia governativa a comunicação com os cidadãos. Com a “Presidência aberta e inclusiva” (PAI), uma estratégia de relações públicas governamentais, instaurou um ciclo de grande proximidade com o povo, especialmente nas zonas rurais. Neste artigo, desenvolve-se uma análise crítica dos discursos de Guebuza no âmbito das PAI, enquanto texto, prática discursiva e sociocultural através de cinco dimensões: (i) léxico; (ii) temas; (iii) contexto histórico; (iv) relacionamento com o público; e (v) identidade nacional. Os resultados indicam que as PAI e as suas práticas discursivas foram desenhadas com o propósito de influenciar significados contribuindo para a consolidação da identidade nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Esteves, Paulo, Geovana Zoccal Gomes, and João Moura Fonseca. "A REDE DE POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICA E A COOPERAÇÃO SUL-SUL: OS CASOS DE MOÇAMBIQUE E ANGOLA." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, no. 98 (August 2016): 199–230. http://dx.doi.org/10.1590/0102-6445199-230/98.

Full text
Abstract:
Resumo Análises da cooperação brasileira para o desenvolvimento frequentemente tomam o Ministério das Relações Exteriores e a Agência Brasileira de Cooperação como ponto de partida institucional. Contudo, pesquisas de campo realizadas pelos autores no Brasil, Angola e Moçambique sugerem ser necessário conferir maior ênfase analítica ao papel das chamadas agências executoras e das redes de políticas de que fazem parte. Com foco no setor da saúde, este artigo parte da Rede de Políticas de Saúde Pública para então analisar as ações de cooperação brasileira em Moçambique e Angola. Baseado nos processos de constituição e consolidação dessa rede, o argumento avança no sentido de que o engajamento dos agentes da rede em projetos de cooperação Sul-Sul deve ser compreendido de forma mais ampla, paralela à da extensão internacional da própria rede, elemento que pode ser verificado no portfólio de projetos brasileiros na área da saúde nos dois países africanos. Conclusões alcançadas com essa abordagem sinalizam, do ponto de vista da formulação de políticas, a necessidade de consolidação do que os cooperantes brasileiros do campo da saúde denominam cooperação estruturante. O texto defende, ainda, maior investimento em trabalhos de campo como meio para melhor compreender a articulação entre cooperantes brasileiros e seus parceiros na África lusófona.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Bussotti, Luca, and Reginaldo Albino Gundane. "Políticas culturais em Moçambique entre identidade nacional e instâncias locais (1975-2009)." Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais 9, no. 2 (May 28, 2020): 172. http://dx.doi.org/10.51359/2179-7501.2019.245717.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objectivo analisar a implementação das políticas culturais em Moçambique de 1975 a 2009. Apesar de muitos esforços, os resultados conseguidos foram modestos. A implementação das políticas culturais em Moçambique pode ser subdividida em três gerações ou fases, nomeadamente a consolidação da identidade e preservação do património, a regulação econômica do setor cultural e a produção e difusão do setor cultural. A abordagem metodológica adotada foi de tipo qualitativo, centrada na análise documental e legislativa do material disponível, segundo uma perspectiva histórica. O que resultou da investigação foi que no período socialista a política cultural expressava uma visão enraizada numa ideologia clara (o socialismo), que porém não considerou adequadamente as instâncias culturais a nível local, ao passo que, com a “Segunda República”, o Estado se tornou cada vez menos interventivo e mais regulador, deixando largo espaço às forças do mercado, e por vezes utilizando algumas manifestações culturais e tradicionais como meio de controlo político das massas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Streck, Carlos Arnoldo, Dalvan José Reinert, José Miguel Reichert, and Rainer Horn. "Relações do parâmetro S para algumas propriedades físicas de solos do sul do Brasil." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, spe (December 2008): 2603–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000700001.

Full text
Abstract:
O parâmetro S representa o valor da inclinação da curva de retenção de água no seu ponto de inflexão. Um aumento nos valores de S indica uma ampla distribuição de tamanho de poros, condizente com condições estruturais que estabelecem um adequado funcionamento físico do solo. Neste trabalho, testou-se a sensibilidade do parâmetro S, proposto na literatura, em relação a algumas propriedades físicas de solos do Sul do Brasil. O parâmetro S não se relacionou com o teor de argila total, nem com o teor de argila dispersa dos sete solos utilizados neste trabalho. Para o grupamento dos solos argilosos e muito argilosos, o parâmetro S apresentou decréscimo exponencial com o aumento da densidade do solo e um crescimento exponencial com o aumento da matéria orgânica do solo. Nesses solos, a água disponível às plantas aumentou de forma linear (ADP= 3,19*S) passando pela origem e a pressão de pré-consolidação reduziu exponencialmente com o aumento do valor de S. Conclui-se que o parâmetro S apresentou sensibilidade para determinar a qualidade física dos solos de textura argilosa e muito argilosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Riambau Pinheiro, Vanessa. "A condicionante exógena e a homogeneização cultural: reflexões sobre a formação do cânone em Moçambique." Gragoatá 22, no. 43 (August 30, 2017): 876–97. http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.v22i43.33502.

Full text
Abstract:
O propósito desta pesquisa é problematizar a formação do cânone literário em Moçambique, investigando que processos concorrem para sua constituição e de que lugar teórico opinam os críticos que o determinam. Após discorrer sobre estas questões – quem define o cânone e em que fatores se baseia –, procuraremos analisar instâncias específicas relativas à constituição da moçambicanidade como elemento de consolidação literária interna. Dentre elas, verificaremos a recorrência de temáticas de cunho essencialista e a consequente representação de uma pseudo homogeneização cultural praticada no país africano. A fim de respaldar nosso estudo, nos apoiaremos nos estudos teóricos de Appiah (1997), Bhabha (1998), Mbembe (2014), Anderson (2008), Leite (2012, 2014) e Martinho (2001), entre outros. ---DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n43a932.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Campos, Luciana Martins. "O lugar social e político da diversidade étnica nos processos de descentralização política em Moçambique." Áskesis - Revista des discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar 4, no. 2 (December 18, 2015): 18. http://dx.doi.org/10.46269/4215.67.

Full text
Abstract:
Temáticas sobre identidades étnicas e seus diálogos com a consolidação do Estado-nação e o fortalecimento da cultura democrática continuam a dominar as discussões políticas sobre a África Subsaariana. O apelo a sentimentos étnicos e a importância dos poderes tradicionais para o tecido social rural emergem nos jogos políticos regionais e nacionais, quanto ao acesso ao poder e aos recursos governamentais, o que pode potencializar clivagens regionais, religiosas e espaciais associadas à identidade de pertencimento étnico. Ao mesmo tempo, há o desafio de compreender os processos de construção de espaços políticos e as lógicas de sociabilidade no âmbito do poder tradicional, que indicam novas possibilidades de legitimação e de refundação do político.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Bernardo, Bernardino Jose, Zacarias Ombe, Octávio Manuel De Jesus, and David Benjamin Chichango. "A Geodiversidade do Baixo Umbelúzi, usos e impactos sócio-ambientais: Caso do Bairro 7 de Setembro, Boane – Moçambique." Cadernos de Geografia, no. 42 (December 28, 2020): 93–102. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_42_7.

Full text
Abstract:
A Geologia de Moçambique está repartida em dois grandes terrenos, o Pré-câmbrico e Fanerozóico. Estes dois complexos geológicos são responsáveis por uma diversidade de recursos naturais, dentre eles os recursos da geodiversidade, que são variedades de elementos da geologia (rochas, minerais, fósseis, solos) e os elementos da geomorfologia (formas de relevo), e esses recursos são aplicados para vários fins. O objectivo desta pesquisa consiste em analisar os impactos sócio - ambientais derivados dos usos da geodiversidade do baixo Umbelúzi no Bairro 7 de Setembro em Boane, entre os anos 2005 e 2018. Esta pesquisa, apoiou-se na abordagem qualiquanti e nos métodos descritivos, explicativo, observação, cartográfico, análise e síntese. Os resultados demonstram que as actividades de uso e extracção da geodiversidade presente (areias inertes, solos mistos, cascalho, argila e sebes vivas) levam a degradação ambiental e alteração da paisagem. Consta também que as mesmas actividades apresentam impactos sociais como produção de alimentos, geração de empregos, produção de material de construção civil, pastoreio entre outros. Contudo, o crescimento da população e pressões económicas, algumas ligadas a crise global tem o seu impacto negativo na disponibilidade destes recursos e na emergência de desafios ligados ao uso da terra havendo muitas vezes sobreposição de interesses de uso sobre o mesmo espaço. Desta forma, a pesquisa recomenda um uso sustentável dos recursos que perpassa por um zoneamento ecológico. Palavras-chave: Geodiversidade, Baixo Umbelúzi, Usos e Impactos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Matule, Euclides Délio, and Lucrêncio Silvestre Macarringue. "Avaliação da vulnerabilidade à perda de solo no distrito de Boane em Moçambique." Sociedade & Natureza 32 (April 6, 2020): 225–35. http://dx.doi.org/10.14393/sn-v32-2020-46916.

Full text
Abstract:
O estudo da vulnerabilidade à perda de solo das unidades de paisagemconstitui um dos mecanismos para o desenho de práticas sustentáveis de uso eocupação da terra e dos recursos naturais. Atendendo a esse facto, estapesquisa teve como objectivo avaliar a vulnerabilidade à perda do solo nodistrito de Boane em 2018 aplicando a metodologia proposta por Crepani. Osmateriais utilizados incluem as imagens OLI do Landsat-8 e ASTER GDTMV2 que permitiram a geração dos mapas de uso e cobertura de terra edeclividade respectivamente, o banco de dados de solos, litologia, epluviosiodade disponível no CENACARTA. Estes dados foram processados emambiente SIG em função da metodologia proposta por Crepani para análise davulnerabilidade à perda de solo. Os resultados obtidos mostraram que cerca de53,3% do distrito apresentou estabilidade mediana, 34,7% moderadamentevulnerável, 11,4% moderadamente estável, 0,6% estável e 0% vulnerável.Estes resultados revelam uma situação considerada favorável, porém não sedeve ficar numa situação de conforto pois com o ritmo de urbanização que seassiste nas últimas décadas e suas consequências sobre o meio ambiente,aliada à não implementação dos planos de ordenamento, pode colocar emcausa esta situação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Mangue, Manuel Valente. "Consolidação do processo de informatização em sistemas de bibliotecas universitárias na África do Sul, Brasil e Moçambique." Perspectivas em Ciência da Informação 12, no. 2 (August 2007): 233. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362007000200023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

ten Caten, Alexandre, Ricardo Simão Diniz Dalmolin, Maria de Lourdes Mendonça-Santos, and Elvio Giasson. "Mapeamento digital de classes de solos: características da abordagem brasileira." Ciência Rural 42, no. 11 (November 2012): 1989–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782012001100013.

Full text
Abstract:
O solo é cada vez mais reconhecido como tendo um importante papel nos ecossistemas, assim como para a produção de alimentos e regulação do clima global. Por esse motivo, a demanda por informações relevantes e atualizadas em solos é crescente. Pesquisadores em ciência do solo estão sendo demandados a gerar informações em diferentes resoluções espaciais e com qualidade associada dentro do que está sendo chamado de Mapeamento Digital de Solos (MDS). Devido ao crescente número de trabalhos relacionados ao MDS, faz-se necessário reunir e discutir as principais características dos estudos relacionados ao mapeamento digital de classes de solos no Brasil, o que irá possibilitar uma perspectiva mais ampla dos caminhos, além de nortear trabalhos e demandas futuras. O mapeamento de classes de solos empregando técnicas de MDS é recente no país, com a primeira publicação em 2006. Entre as funções preditivas utilizadas, predomina o emprego da técnica de regressões logísticas. O fator de formação relevo foi empregado na totalidade dos estudos revisados. Quanto à avaliação da qualidade dos modelos preditivos, o emprego da matriz de erros e do índice kappa têm sido os procedimentos mais usuais. A consolidação dessa abordagem automatizada como ferramenta auxiliar ao mapeamento convencional passa pelo treinamento dos jovens pedólogos para a utilização de tecnologias da geoinformação e de ferramentas quantitativas dos aspectos de variabilidade do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Lima, João Carlos Mendes. "Os Circuitos da Economia e as Desigualdades Sociais em Mocuba: uma Abordagem Espacial e Escalar." Espaço Aberto 5, no. 1 (June 11, 2015): 121–43. http://dx.doi.org/10.36403/espacoaberto.2015.3315.

Full text
Abstract:
Um olhar dos espaços urbanos de Moçambique nos remete a uma investigação sobre as razões que podem influenciar as desigualdades nas formas de ocupação de solos urbanos nas cidades moçambicanas e as desigualdades sociais a elas adstritas. Este artigo tem como pressuposto pensar as relações sociais na sua dimensão espacial que influenciam as desigualdades espaciais no município de Mocuba, a segunda maior cidade da província da Zambézia. Conclui-se que a ocupação do espaço, em Mocuba, resulta da práxis das comunidades locais na sua interação com a natureza e a experiência histórica por elas vivenciadas até a atualidade, mas que tem forte influência do capital. Além disso, no município de Mocuba existe um espaço híbrido constituído pelo setor inferior e superior da economia, com as suas desigualdades que neste estudo foram abordadas a diferentes escalas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

SILVA, Claiton Márcio da. "Entre Fênix e Ceres: A grande aceleração e a fronteira agrícola no Cerrado." Varia Historia 34, no. 65 (August 2018): 409–44. http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752018000200006.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo tem por objetivo discutir a história do avanço da fronteira agrícola em direção aos campos cerrados e seu papel na intensificação da ação humana relativa aos processos de governança dos ciclos biogeoquímicos - a Grande Aceleração. Mais especificamente, este trabalho discute como a pesquisa em fertilidade dos solos, o incentivo à migração sulista e a intensificação da monocultura ocuparam papel central na ruptura com os processos tradicionais de ocupação de campos e savanas na região central do Brasil. Por fim, observa-se como tais elementos serviram como instrumento para a consolidação de programas de desenvolvimento não limitado aos cerrados, mas também como modelos para a expansão agrícola em áreas de savana nos continentes americano e africano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Finato, Tatiana, Paulo César do Nascimento, Fábio de Lima Beck, Carlos Gustavo Tornquist, Luís Augusto Martins Caetano, and Thiago Zilles Fedrizzi. "Percepções Locais Sobre os Solos e seu Uso no Município de Gravataí, RS." Revista Brasileira de Ciência do Solo 39, no. 3 (June 2015): 915–23. http://dx.doi.org/10.1590/01000683rbcs20140514.

Full text
Abstract:
Gravataí é um município da região metropolitana de Porto Alegre com potencial para desenvolvimento agrícola, a partir de uma maior integração entre os produtores e os serviços de pesquisa e extensão. Os objetivos gerais deste trabalho foram compreender as percepções e os conhecimentos locais sobre o recurso natural “solo” e as terras, bem como a lógica dos sistemas de produção; e relacionar tal conhecimento com a classificação e avaliação dos solos por critérios acadêmicos. Realizou-se uma entrevista semiestruturada em cinco unidades produtivas (UP), fazendo um levantamento de dados referente à família e às UP; a caminhada transversal nas UP e o levantamento expedito de solo com participação dos produtores e integrantes das famílias. As observações de campo dos produtores foram relacionadas com a descrição morfológica e os resultados analíticos obtidos a partir da amostragem dos perfis de solo. Os resultados evidenciaram a sistematização dos conhecimentos dos produtores em relação aos solos e demais fatores do ambiente, permitindo estabelecer uma distribuição geográfica, relação com o ambiente e critérios para uso e manejo. É perceptível a relação entre as formas de conhecimento local e acadêmico, constituindo potencial para planejamento e consolidação de sistemas de produção sustentáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Macorreia, Munossiua Efremo. "Contribuição da Educação Ambiental no âmbito de desenvolvimento de gestão residual no Instituto Agrário Chókwè, Moçambique." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 13, no. 3 (September 30, 2018): 245–62. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.1806.

Full text
Abstract:
Atualmente a educação ambiental, é o único instrumento que desempenha maior influência na sensibilização nas pessoas no âmbito social, econômico e socioambiental, proporcionando consciência que possibilita contribuir positivamente na construção duma sociedade sustentável que envolve a participação ativa dos munícipes, visando a diminuição da quantidade de matéria orgânica e produtos reutilizáveis ou recicláveis disponível nos resíduos sólidos de origem domiciliar, comercial e industrial. Para o efeito, a pesquisa em causa é qualitativa, com abordagem descritiva, exploratória e empírica Pois, com base desta pesquisa, permitiu o pesquisador fazer a observação, seleção, consolidação, análise documental e a entrevista semi-estruturada através de contacto direto com os formandos, agentes públicos, professores e a comunidade em geral. Assim, foram realizadas entrevistas com 90 formandos do primeiro, segundo e terceiro ano do curso de Agro-Pecuária, com uma amostra de 27 formandos, subdivididas em dois grupos: Sendo 15 homens com 55.6% e 12 mulheres com 44.4%. Todos foram interrogados sobre conteúdos relacionados com a gestão dos resíduos sólidos, visando identificar a quantidade e tipo de resíduo gerado pela escola, na perspetiva de responder a seguinte questão: Quais os níveis de conhecimentos e as práticas educativas que podem ajudar no âmbito escolar para a mitigação e a gestão seletiva dos resíduos sólidos? Assim, O presente estudo tem como objetivo: Analisar a contribuição da educação ambiental na coleta seletiva do lixo, de forma que os aprendizes possam assumir posições significativas com valores referentes ao seu comportamento no âmbito da gestão dos resíduos sólidos, identificando qual o nível de compreensão em relação ao meio ambiente em seu dia-a-dia. Face a isso, os resultados revelam a existência de carência nos serviços de limpeza pública oferecidos pelo município, o que desestimula os aprendizes a separação dos resíduos, já que não há coleta seletiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Gomes, Ronaldo Lima, Eduardo Antonio Gomes Marques, and Gustavo Barreto Franco. "Aptidão da Bacia Hidrográfica do Rio Almada diante da implantação de áreas para disposição ambiental de rejeitos." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 4 (August 2017): 731–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017157490.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho objetivou identificar a adequabilidade da Bacia Hidrográfica do Rio Almada (BHRA) diante da implantação de áreas para a disposição de rejeitos por intermédio do reconhecimento das características dos atributos do meio físico e de uso e ocupação do solo. A metodologia adotada teve, inicialmente, as suas atividades associadas ao levantamento dos estudos ambientais e à consolidação dos mapeamentos temáticos já realizados na área da BHRA. Em seguida, os planos de informações temáticas, a exemplo de substrato rochoso, solos e formas de relevo, tiveram as suas características enquadradas em classes de adequabilidade à implantação de rejeitos de acordo com a proposta de Zuquette. Os resultados encontrados atestam o cenário em que a área da BHRA apresenta mais concentração de adequabilidades severas e restritivas localizadas nas porções oeste, norte e leste, em virtude da extensa ocorrência de áreas de preservação permanente (APPs) associadas às áreas de declividade superior a 45º e em porções de topo de morros, além da presença marcante de bolsões de floresta densa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Fortes, António Gonçalves, and Castro Baptista Elias. "IMPORTÂNCIA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS NO COTIDIANO: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ANCUABE – SEDE." Revista de Extensão 4, no. 1 (February 25, 2021): 1. http://dx.doi.org/10.18616/re.v4i1.5312.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo descrever as percepções dos alunos da 10ª classe da Escola Secundária de Ancuabe – sede (ESAs), Cabo Delgado – Moçambique, sobre a importância das energias renováveis (ER) no seu quotidiano. A pesquisa foi realizada em Abril e Maio de 2019. Em termos metodológicos, a pesquisa foi um estudo de caso, do tipo qualitativo, de carácter exploratório-descritivo e com observação direta. Para a coleta de dados aplicou-se, entrevista estruturada para 10 alunos e questionário para 20 alunos, com 6 questões objetivas, que pediam respostas optativas e justificações descritivas. A metodologia usada e o tema em análise despertaram interesse e permitiram troca de experiências entre os alunos e estes com os pesquisadores. Os resultados demonstram que os alunos da ESAs têm conhecimento aprofundado sobre a matriz energética local, apesar de demonstrar conhecimento superficial sobre a importância das energias no seu cotidiano, pelo fato da maior parte delas não ser fonte do uso local e o tema não constar na grade curricular do ensino moçambicano. Concluindo-se que a aprendizagem através de situações concretas e de vivência dos alunos é importante na consolidação dos conhecimentos científicos e a diminuição da distancia entre o conhecimento científico e o senso comum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Magalhães, Daniela Vieira, Ayure Gomes da Silva, Rodrigo Fernandes de Souza, and Dyb Youssef Bittar. "PRODUÇÃO DE RÚCULA EM FUNÇÃO DE DIFERENTES DOSAGENS DE FÓSFORO." Ipê Agronomic Journal 3, no. 2 (February 7, 2020): 70–76. http://dx.doi.org/10.37951/2595-6906.2019v3i2.5473.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este trabalho de pesquisa foi identificar a dosagem ideal de fósforo para a cultura da rúcula (Eruca sativa Miller), em latossolo. O experimento foi conduzido na área da fazenda escola da Faculdade Evangélica de Goianésia, localizada no Vale São Patrício, O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com 4 doses de Fósforo (P), Cada parcela foi constituída de vaso com capacidade para 5 dm-3. Utilizou-se da cultivar Folha Larga (Sakata ®). As características morfológicas avaliadas foram Altura de Planta (AP), Número de Folhas (NF), Comprimento da Folha (CF), Largura da Folha (LF), Massa fresca da Parte Aérea (MFPA), Massa Seca da Parte Aérea (MSPA), Massa Fresca da Raiz (MFR) e Massa Seca da Raiz (MSR). De forma geral para todas as características avaliadas não houve efeito significativo, a cultura não respondeu à adubação fosfatada, desta forma pela rúcula se tratar de uma cultura bastante rápida, sugere-se que, em solos de alta fertilidade, a adubação desta cultura com fósforo (P₂O₅), pode ser dispensada. Contudo, novos experimentos devem ser realizados, para melhor consolidação acerca da adubação fosfatada da rúcula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Francisca Marmentini Rovani, Franciele, and Márcio Viera. "ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DE SILVEIRA MARTINS – RS." Boletim Goiano de Geografia 37, no. 1 (April 5, 2017): 140. http://dx.doi.org/10.5216/bgg.v37i1.46249.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo elaborar o Zoneamento Ecológico-Econômico do município de Silveira Martins – RS, integrando informações da vulnerabilidade natural à perda de solo, potencialidade social e áreas de preservação permanente. Para tanto, criou-se um banco de dados espaciais em um ambiente de Sistemas de Informações Geográficas com auxílio do software Spring versão 5.0.6. Utilizou-se informações referentes à geomorfologia, geologia, solos, declividade, rede de drenagem, uso e ocupação da terra, população, economia,educação e saneamento básico. A integração das informações foi realizada por meio da álgebra de mapas. Como resultado destaca-se o mapa do zoneamento com seis zonas. A maior zona é a de conservação (40,72%), caracterizada pela alta vulnerabilidade e restrição de potencial social, seguida da zona de consolidação (37,76%), compreendendo as áreas produtoras. As zonas de restrição de uso (10,20%), constituídas pelas áreas com inclinação entre 25º a 45º, e de recuperação (2,50%), merecem maior atenção quanto às práticasagrícolas. A zona de área de preservação permanente (7,92%) também merece destaque quanto às áreas conflitantes. E, por último, a zona urbanizada (0,90%), que é constituída pela área urbana. Este cenário atualindica as áreas que merecem maior atenção e intervenção quanto ao planejamento e gestão territorial.Palavras-chave: Zoneamento ecológico-econômico, vulnerabilidade natural, potencialidade social,geoprocessamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Theodoro, Suzi Huff, Jean Pierre Tchouankoue, António Olimpio Gonçalves, Othon Leonardos, and Julia Harper. "A Importância de uma Rede Tecnológica de Rochagem para a Sustentabilidade em Países Tropicais (The Importance of a Stonemeal Technological Network for Sustainability in Tropical Countries)." Revista Brasileira de Geografia Física 5, no. 6 (January 21, 2013): 1390. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v5i6.232929.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa em desenvolvimento por cientistas brasileiros e de três países africanos (Angola, África do Sul e Camarões). O fio condutor da pesquisa foi a tecnologia da rochagem, que prevê a adição de rochas moídas, que contenham uma ampla variedade de agrominerais, para melhorar os índices de fertilidade dos solos. A partir de interesses comuns - a expansão da pesquisa sobre remineralização dos solos agrícolas e a difusão da tecnologia, o grupo visa principalmente a formalização e consolidação de uma rede de cooperação científica Sul-Sul (afro-brasileira) com ênfase em tecnologias agroecológicas. O incremento dos níveis de fertilidade permite o aumento da produção e contribuí para de segurança alimentar/nutricional e ambiental em meio aos agricultores familiares desses países. Apesar dos diferentes estágios em que se encontram as pesquisas nos quatro países, os resultados já alcançados são muito positivos, pois indicam que pressupostos científicos, socioeconômicos e políticos, até então intransponíveis, podem ser alterados. Palavras-Chave: Rochagem, Agricultores Familiares Afro-brasileiros e Agroecologia The Importance of a Stonemeal Technological Network for Sustainability in Tropical Countries ABSTRACT This paper presents the results of a research being developed by scientists from Brazil and three African countries: Angola, South Africa and Cameroon. The main guide line of the research was stonemeal technology, which provides improvements on the rates of soil fertility by the addition of crushed rocks, which contain a wide variety of Agrominerals. Starting from interests in common – such as the expansion of research on soil remineralization and the diffusion of agricultural technology -, the group aims mainly to formalize and consolidate a South-South (African-Brazil) cooperation network in science with emphasis on agro-ecological technologies. Despite allowing an increased on production levels, the enhance of fertility levels also contributes to the food / nutrition and environmental security among small farmers in those countries. In spite of the different stages of the research is taking place in the four countries, the achieved already are very positive, once they indicate that scientific, socioeconomic and political assumptions hitherto insurmountable, can in fact be changed. Keywords: Stonemeal, Afro-Brazilian Small Farmers and Agroecology
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Palma, Marcos Antonio Zambillo, Carlos Eduardo Silva Volpato, Jackson Antonio Barbosa, Roger Toscan Spagnolo, Murilo Machado de Barros, and Lidiane do Amaral Vilas Boas. "Efeito da profundidade de trabalho das hastes sulcadoras de uma semeadora-adubadora na patinagem, na força de tração e no consumo de combustível de um trator agrícola." Ciência e Agrotecnologia 34, no. 5 (October 2010): 1320–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542010000500034.

Full text
Abstract:
A consolidação do sistema de semeadura direta trás grandes benefícios ao meio ambiente e, também, é notável a redução dos custos de produção devido a desnecessidade das operações como aração, subsolagem, escarificação e gradagem. Porém, nesse sistema se têm muitos problemas relacionados a compactação das camadas superficiais em função do tráfego de máquinas e a consorciação lavoura-pecuária. A solução encontrada pelos agricultores tem sido a substituição, na semeadora-adubadora, do sulcador disco duplo pela haste sulcadora que atua em profundidades superiores. O presente estudo teve como objetivo avaliar diferentes profundidades de trabalho da haste sulcadora, analisando o consumo de combustível, força de tração, índice de patinagem, potência na barra de tração, consumo específico de combustível e capacidade de campo teórica de um trator agrícola tracionando uma semeadora-adubadora em solo compactado pela integração lavoura-pecuária. Os tratamentos foram 100, 150, 200 e 250 mm de profundidade de trabalho da haste sulcadora, sendo os ensaios desenvolvidos no Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, utilizando delineamento experimental de blocos, casualisados, composto por quatro tratamentos e três repetições. Dessa forma, conclui-se que o aumento da profundidade de trabalho da haste sulcadora em semeadoras-adubadoras de semeadura direta de milho em solos compactados ocorre o aumento no consumo de combustível, no índice de patinagem e no esforço de tração dos tratores agrícolas. Porém, quando a ponteira da haste sulcadora trabalhou posicionada 50 mm abaixo da camada mais compactada se teve reduções nos parâmetros força de tração e índice de patinagem, aumentando a capacidade de campo teórica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Silva, Arystides Resende, Moacir de Souza Dias Junior, and Fernando Palha Leite. "Avaliação da intensidade de tráfego e carga de um forwarder sobre a compactação de um Latossolo Vermelho-Amarelo." Revista Árvore 35, no. 3 (June 2011): 547–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622011000300017.

Full text
Abstract:
A operação de baldeio florestal está relacionada ao uso de máquinas, as quais trafegam numa mesma linha várias vezes ou aleatoriamente, o que pode causar compactação do solo, alterando o meio onde o sistema radicular se desenvolve e reduzindo a produtividade. Além do número de passadas, a carga de madeira transportada pode afetar a compactação do solo quando as pressões aplicadas pelas máquinas excederem a capacidade de suporte de carga desse solo. Os objetivos deste estudo foram: a) propor modelo de capacidade de suporte de carga para Latossolo Vermelho-Amarelo no Município de Santa Maria de Itabira, MG, em razão da pressão de pré-consolidação e da umidade; e b) determinar, com o uso deste modelo, o efeito da intensidade de tráfego e da carga de Forwarder sobre a estrutura do solo. Para a obtenção dos modelos de capacidade de suporte de carga, 20 amostras indeformadas de solo foram coletadas nas profundidades de 0-3 e 10-13 cm no local onde não houve tráfego. Foram também coletadas 10 amostras indeformadas em cada profundidade, onde o Forwarder trafegou duas, quatro e oito vezes e no local onde o Forwarder trafegou quatro vezes com 1/3 (3 m³), 2/3 (6 m³) e 3/3 (9 m³) de sua carga. As amostras indeformadas foram utilizadas nos ensaios de compressão uniaxial. Determinaram-se também a textura, o teor de matéria orgânica e a densidade de partículas e densidade dos solos. O modelo de capacidade de suporte de carga do LVA é expresso pela equação s p = 10(2,71 - 1,36 U). Todas as intensidades de tráfego causaram compactação no solo nas duas profundidades estudadas, sendo quatro passadas as que causaram maior compactação do solo, e, à medida que a carga do Forwarder aumentou, a compactação do solo também aumentou nas duas profundidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, R. B., M. S. Dias Junior, F. L. Santos, and C. A. B. Franz. "Influência do preparo inicial sobre a estrutura do solo quando da adoção do sistema plantio direto, avaliada por meio da pressão de preconsolidação." Revista Brasileira de Ciência do Solo 27, no. 6 (December 2003): 961–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832003000600001.

Full text
Abstract:
Os efeitos do tráfego e do tipo de preparo sobre a estrutura dos solos agrícolas, quando da adoção do sistema plantio direto na região dos Cerrados, têm sido pouco pesquisados. Os estudos desenvolvidos são apenas qualitativos e utilizam-se, geralmente, de propriedades, tais como: a densidade do solo e a resistência do solo à penetração, as quais não possibilitam predizer quanto de pressão o solo pode receber de forma que, em manejos futuros, a compactação possa ser evitada. Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do preparo inicial do solo quando da adoção do sistema plantio direto sobre a estrutura de um Latossolo Vermelho distrófico por meio da pressão de preconsolidação (sigmap). Os valores de sigmap foram obtidos a partir da elaboração de modelos de compressibilidade, os quais consideraram a influência dos seguintes fatores: (1) preparo inicial do solo: arado de aivecas (AA), arado de discos (AD), grade aradora (GA) e vibrosubsolador (VS); (2) manejo: sistema plantio convencional (PC), o qual foi utilizado como testemunha para avaliar a influência dos preparos e (3) profundidade: superficial (SP - 0,00 a 0,05 m) e profundidade média de trabalho dos implementos (PMT- 0,24 a 0,27 m). Os resultados evidenciaram que a sigmap mostrou-se eficiente na avaliação da influência do preparo inicial sobre a estrutura do solo quando da instalação do sistema plantio direto no Latossolo Vermelho distrófico, tendo o seu valor variado entre preparos e profundidades estudados. A sigmap evidenciou maior resistência mecânica e, portanto, maior consolidação da estrutura do solo na profundidade SP dos tratamentos da área sob plantio direto. Verificou-se, também, que os preparos iniciais avaliados reduziram a resistência mecânica do solo na profundidade PMT, quando comparados à do sistema plantio convencional. Todavia, são o vibrosubsolador e o arado de discos os implementos recomendados para alívio dessa resistência, isto é, para a melhoria da estrutura do solo nas profundidades SP e PMT, respectivamente, quando da adoção do sistema plantio direto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Bortoluzzi, Edson Campanhola, Vanderlei Rodrigues da Silva, Claudia Petry, and Dileta Cecchetti. "Porosidade e retenção de água em um argissolo sob manejos convencional e direto submetido a compressões unidimensionais." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, no. 4 (August 2008): 1447–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000400009.

Full text
Abstract:
A dinâmica da ocupação do espaço poroso pela água e ar em solos sujeitos ao estresse mecânico ainda é pouco conhecida, principalmente quando as pressões situam-se sobre a reta de pré-consolidação. Assim, este trabalho foi realizado com o intuito de quantificar as mudanças no espaço poroso de um Argissolo sob dois sistemas de preparo, submetido a compressões unidimensionais, dando-se ênfase à densidade do solo e ao conteúdo de água retida em dois potenciais. Foram coletadas amostras sob os sistemas plantio convencional (SPC) e plantio direto (SPD), em triplicata e com estrutura preservada, do horizonte superficial Ap (0-0,075 m) de um Argissolo Vermelho-Amarelo distrófico abrúptico, do campus da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Uniformizou-se o conteúdo de água das amostras a -32 kPa sobre placa porosa em membrana de Richards (panela de pressão), sendo submetidas, em célula odométrica com dreno aberto, às pressões uniaxiais finais de zero, 50, 100 e 200 kPa. Após o ensaio, torrões foram separados com as mãos por tração e submetidos, em quadruplicata, a dois potenciais de água (-1.600 e -100 kPa), utilizando-se membrana de Richards (célula). O volume das amostras e o teor de água gravimétrica foram determinados por pesagens sob empuxo e após secagem em estufa a 105 °C. Aplicou-se a análise de variância nos resultados, e uma análise de regressão foi aplicada quando necessária. A densidade do solo respondeu linearmente para o SPD e de forma quadrática para o SPD com o aumento das pressões. O conteúdo de água variou de forma quadrática com o aumento das pressões aplicadas em ambos os sistemas de preparo do solo. Explica-se 85 % da retenção de água do solo pela variação da pressão unidimensional aplicada, sendo a resposta positiva para o SPC e negativa para o SPD. As mudanças na densidade do solo e no conteúdo de água gravimétrica foram importantes em ambos os sistemas de preparo no potencial de água de -100 kPa. Pode-se inferir que o solo sob sistema de preparo convencional foi mais sensível ao estresse mecânico que aquele sob plantio direto, evidenciando a diminuição da porosidade e consequentemente da proporção de ar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Leite, José Yvan Pereira. "Editorial." HOLOS 8 (January 13, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.3954.

Full text
Abstract:
Este é o último volume do periódico no ano de 2015, assim se faz necessário apresentar um balanço deste ano. Com esta publicação são 220 artigos, perfazendo uma média de 27,5 artigos, por volume. De acordo com o Google Analytics, em 2015 o periódico teve 99,28 mil usuários com 429,44 mil visualizações, os quais acessaram em média 3,2 páginas, com duração de 2,41 minutos. Comparando estes resultados aos do ano de 2014, foi identificado um crescimento no número de usuários (15,64%), nas visualizações de páginas (19,76%) e na duração média (13,32%).Neste ano, os quinze principais países que acessaram a HOLOS foram: Brasil (94,4%), Portugal (0,93%), USA (0,64%), Índia (0,54%), Espanha (0,48%), Moçambique (0,34%), França (0,31%), Reino Unido (0,16%), Rússia (0,14%), México (0,12%), Colômbia (0,12%), Quênia (0,11%), Chile (0,10%) e Alemanha (0,08%). As quinze cidades que mais acessaram a Holos foram: Natal (12,39%), São Paulo (6,12%), Belo Horizonte (4,51%), Rio de Janeiro (4,40%), Fortaleza (4,14%), Recife (3,40%), Salvador (2,61%), Brasília (2,22%), Curitiba (2,08%), Mossoró (1,99%), Goiânia (1,86%), Teresina (1,57%), Porto Alegre (1,55%), João Pessoa (1,42%) e Belém (1,20%). Estes números revelam um periódico de âmbito nacional, associado a uma presença em vários países (Google Analytics, 2015).Esta editoria trabalha de forma estratégica para ampliar a presença em países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, Chia e África do Sul). Assim, foram enviados convites a pesquisadores destes países para submeterem artigos ao periódico e comporem o grupo de avaliadores Ad Hoc. Muito em breve, teremos a presença de representantes destes países no Conselho Editorial. A inclusão do periódico em indexadores internacionais, em particular no WoS – Thomson Reuters, deve consolidar a internacionalização do periódico nos próximos anos.É importante informar que a trajetória online do periódico foi iniciada em 2004, sob a guarda dos editores Professores André Calado de Araújo e José Yvan Pereira Leite e foram publicadas 55 edições, com 1.084 artigos. Este ambiente se caracteriza pela valoração acadêmica e estímulo às ações voltadas para consolidar políticas científicas no âmbito de publicações, seja em nível de periódicos ou livros, nos contextos nacional e internacional.Neste último volume são publicados 33 artigos das seguintes áreas do conhecimento: agronomia (03), administração/gestão (04), educação (08), engenharia ambiental (01), engenharia de produção (01), engenharia mecânica (01), engenharia química (01), engenharia de software (01), ensino (06), geociências (02), letras (02), saúde coletiva (02) e serviço social (01). A característica interdisciplinar do periódico apresenta artigos que discutem da diversidade florística do semiárido do nordeste do Brasil, passando pela sempre presença de temas importantes da educação (jovens e adultos; políticas educacionais da cidade de São Paulo; Plano Nacional de Educação; avaliação da aprendizagem; formação de professores; ensino fundamental), pelo ensino (botânica; química; matemática; artes); pela administração (relações de poder; teoria do comportamento; gestão/empreendedorismo; políticas públicas); pela literatura (discussão sobre obra Jubiabá de Jorge Amado; resenha da obra Inventando Milhões, dos australianos Simon Torok e Paul Holper); por temas da engenharia (uso e ocupação de solos em Maxaranguape/RN; avaliação de colunas para remediação de biogás; modelo matemático para cortes em aço; implantação da lógica tambor-pulmão-corda; gerenciamento de redes usando Zabbix); pelo serviço social (cidadania participativa no sistema único de assistência social); pela saúde coletiva (formação de profissionais cuidadores; recortes espaciais utilizados nas análises de saúde) e por temas das geociências (ensino de paleontologia; revisitando a geologia do pegmatito alto da Serra Branca – Pedra Lavrada/PB).As metas planejadas para 2015 foram atingidas em quase a totalidade, no entanto a meta de publicar 10% de artigos em língua inglesa (Leite, 2015) não obteve êxito. 7,3% dos artigos foram publicados em língua estrangeira, sendo 5% em inglês e 2,3% em espanhol. São necessários esforços para elevar este número em 2016, com vistas a elevar a visibilidade dos artigos publicados no periódico. Este ano foram publicados seis edições regulares e duas edições especiais e estuda-se uma forma de perenizar esta iniciativa em 2016.Enfim, agradecemos a confiança dos autores, avaliadores e conselho editorial pelo caminho de sucesso trilhado pelo periódico em 2015. Continuaremos neste ritmo para elevar a HOLOS ao convívio de um ambiente global.Boa leitura!Natal, 31 de dezembro de 2015.Prof. José Yvan Pereira Leite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Leite, José Yvan P. "Editorial." HOLOS 1 (February 15, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.4197.

Full text
Abstract:
Este primeiro volume de 2016 marca o décimo segundo ano do periódico online e o trigésimo segundo ano da criação, em 1985, do periódico na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte. A qualidade e regularidade, nestes doze anos, credenciou o periódico para além das suas fronteiras, o que garante, de forma perene, sua internacionalização. Agora, o esforço segue para elevar o número de artigos publicados em inglês visando aumentar a visibilidade dos artigos e suas citações por periódicos de elevados impactos. Neste sentido, este volume apresenta 32 artigos, dos quais sete estão escritos em inglês e um em língua espanhola.Dados extraídos do Google Analytics (2016), nos dois primeiros meses do ano de 2016 demonstram o acesso de 11,803 mil usuários ao periódico com 70,30 mil visualizações, os quais acessaram, em média, 4,12 páginas, com uma duração de 3,52 minutos. Observando estes dados em relação aos valores de 2015 (Leite, 2015), nota-se uma pequena redução no número de usuários nestes meses iniciais. Entretanto, há um crescimento nos números de visualizações, acessos por páginas e duração do acesso ao periódico. Em relação às origens dos acessos, observa-se que o Brasil (92,1%), Rússia (1,33%), Portugal (1,29%), Espanha (0,77%), USA (0,57%), Índia (0,47%), México (0,29%), França (0,26%), Cuba (0,26%), Moçambique (0,24%), Chile (0,18%), Angola (0,17%), Quênia (0,17%), Reino Unido (0,14%) e Equador (0,13%). É interessante observar que existe um olhar da Rússia para o periódico, confirmado pela elevação do fluxo de acessos.O periódico adere às iniciativas do ORCID – http://orcid.org, o qual fornece um registro único da identificação do pesquisador e facilita o registro e cruzamentos com outras bases disponíveis no mundo. Os repositórios institucionais podem instalar o plugin para a importação dos artigos dos seus pesquisadores com ORCID neste periódico. Assim, todos aqueles com artigos aprovados deverão incluir seu número do ORCID no sistema.Informo, também, que o periódico passa a publicar de forma regular oito números por ano, visando atender o fluxo crescente de artigos que são submetidos. Assim, a cada três meses serão publicados dois volumes.Em janeiro deste ano foi publicado o Ranking Web of Universities pelo Cybermetrics Lab do Consejo Superior de Investigaciones Científicas da Espanha. Neste, o IFRN avança sete posições, passando da 121a colocação para a 114a, entre as instituições brasileiras. Na Rede Federal de Educação Tecnológica do Brasil, o IFRN ocupa o segundo lugar, assim como entre as instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte. Certamente a HOLOS impacta de forma positiva estes indicadores.A HOLOS também trocou seu software de análise de plágio, passando a utilizar o CrossCheck, software. Este é uma iniciativa chancelada pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) para os seus associados.O acesso aberto e a consolidação de periódicos com este conceito ganham espaço na academia e possibilita fortalecer colaborações, difundir o conhecimento científico, reduzir custos e impactos ambientais. Este acesso aberto à discussão científica disponível à sociedade como elemento de prestação de contas do que nela é investido para possibilitar transparência ao esforço e investimento público.Com característica multidisciplinar, este volume apresenta 32 artigos das várias áreas do conhecimento, a saber: agronomia, cinema, educação, engenharias (ambiental, computação, elétrica, materiais, minas, produção, química), literatura, inovação. Os artigos têm origens nas instituições indicadas: CETEM, CEFET-RJ, CEFET-MG, Empresa Harver & Boecker, IFRN, IFPB, IF Sertão PE, IFPR, IF Sudeste MG, UNESP, UFCG, UFPB, UFES, UFRJ, UFRN, UFRS, UFPR, UFERSA, UFTO, UFSM, UNIFESP, UEM, UMESP, UFV, UNP, UTFPR e Universidade do Minho.O contexto sócio-científico apresenta amplas possibilidades para as colaborações, entre estas, aquelas que definem temas relevantes em grande escala. É necessário estimular temas portadores de identidade que apontem para a solução de problemas com impacto na melhoria da qualidade socioeconômica. Neste contexto, esta editoria estimula a divulgação de demandas e a formação de redes colaborativas para elevar o número de artigos que reflitam em soluções para o desenvolvimento de uma sociedade plural.Expresso agradecimentos aos autores pelo encaminhamento dos artigos, aos avaliadores e conselho editorial pela disponibilidade em colaborar.O conselho editorial deste periódico foi ampliado com a presença de pesquisadores da Rússia. Assim, se inicia a colaboração científica deste país com o periódico, neste momento com a avaliação de artigos e submissão dos primeiros artigos, que se encontram em processo de avaliação.Esta editoria deseja boas vindas aos colegas, Elena Bondarenko (Russian Academy of education) e a Sergey G. Korkonosenko (Saint Petersburg State University), que se somam para colaborar com a difusão científica entre nossos países.Uma excelente leitura! Natal, 29 de fevereiro de 2016Prof. José Yvan Pereira Leite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Bacelar Gouveia, José. "O Constitucionalismo de Moçambique e a Constituição de 2004." Boletín Mexicano de Derecho Comparado 1, no. 152 (October 31, 2018). http://dx.doi.org/10.22201/iij.24484873e.2018.152.12914.

Full text
Abstract:
O Constitucionalismo de Moçambique deve ser entendido pela análise da sua evolução histórico-política, na qual se evidenciam quatro períodos: (i) o período colonial da ocupação portuguesa; (ii) o período da I República, com a Constituição de 1975, de influência do modelo da democracia popular; (iii) o período da implantação da II República, com a aprovação da Constituição de 1990 e a celebração do Acordo Geral de Paz de 1992; (iv) o período de consolidação do Estado de Direito Democrático através da substituição da Constituição de 1990 pela Constituição de 2004, já aprovada por um órgão parlamentar multipartidário. A atual Constituição da República de Moçambique de 2004 aprofunda o programa político-constitucional da II República, correspondendo à sua plenitude, sendo notórios como traços fundamentais do Constitucionalismo Moçambicano, observando o texto constitucional vigente, os princípios fundamentais de um Estado de Direito, republicano, unitário e autárquico, democrático e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Amâncio, Hélder Pires, and Vera Fátima Gasparetto. "RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÓMICO EM MOÇAMBIQUE." Revista Brasileira de Estudos Africanos 3, no. 5 (August 17, 2018). http://dx.doi.org/10.22456/2448-3923.81240.

Full text
Abstract:
A palavra relação sugere uma conexão, ligação, vinculação entre uma coisa e outra. Neste caso concreto, esta proposta de comunicação pretende discutir a natureza da relação entre a pesquisa em educação e o desenvolvimento sócio-económico a partir de Moçambique. Desde a independência em 1975, a educação em Moçambique figura no topo das prioridades na Governação. A educação é encarada pelo governo moçambicano “como um direito humano e um instrumento chave para a consolidação da paz, da unidade nacional e para o desenvolvimento económico, social e político do país através da formação de cidadãos com elevada auto-estima e espírito patriótico” (Plano Estratégico da Educação 2012, 11). Para que a educação assuma este papel, a pesquisa nesta área é fundamental e ela pode seguir por duas vias: uma realizada por órgãos governamentais, que serve para avaliar o sistema de ensino e verificar aquilo que precisa ser melhorado, em termos de infraestrutura e na formação de professores, e a outra, realizada por pesquisadores e profissionais da educação, referente à produção de conhecimento teórico que seja aplicado nas diversas situações do processo educativo. Entretanto, ambas as vias são interdependentes. Esta comunicação centrar-se-á na segunda via, buscando refletir em torno de questões como: o que é a pesquisa em educação e em que ela consiste ou como se faz? De que é que estamos a falar quando nos referimos ao desenvolvimento sócio-económico, no caso particular de Moçambique? Quando é que a educação e o desenvolvimento sócio-económico passaram a ser pensados como conceitos interligados e/ou interdependentes? Como a pesquisa em educação pode contribuir para o desenvolvimento de Moçambique? Estas perguntas serão respondidas com base numa análise da literatura sobre o assunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Nascimento, Paulo César, Alberto Bracagioli Neto, Flávia Charão Marques, Ingrid Bergman Inchausti de Barros, Gustavo Ristow Vodzik, Patrícia Lima De Lima, and Nickolas De Menezes. "Entre "solos" e "terras": etnopedologia, assentamentos rurais e processos participativos." Sociedade & Natureza 31, no. 1 (April 17, 2019). http://dx.doi.org/10.14393/sn-v31n1-2019-42940.

Full text
Abstract:
A atividade de produção agrícola tem presença pequena, mas de importância expressiva na região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Esta importância tem motivado a busca por formas de consolidação desta atividade, principalmente a agricultura familiar. Com o objetivo de avaliar as características dos solos, relacionando-os as percepções e avaliações dos agricultores locais, dois assentamentos da RMPA foram visitados, e lotes de moradia e produção familiar escolhidos para este trabalho. Foram utilizados recursos de entrevista semiestruturada, caminhamento e escolha de algumas glebas para amostragem e observação dos solos. Os resultados mostraram que estes solos têm limitações ao uso, como textura arenosa, baixa fertilidade natural e drenagem restrita em algumas áreas. Os assentados conseguem distinguir estas características, e para isto foi importante a comparação com os solos de suas localidades de origem. Este público demonstrou maior familiaridade com abordagens no campo, evidenciando serem estas as formas mais produtivas de diálogo com técnicos e pesquisadores. Foi percebida a identidade entre várias observações do público, e critérios e atributos técnico-científicos utilizados em levantamentos e avalição de aptidão de uso das terras, mostrando a aproximação entre estas diferentes formas de saber, e viabilizando trabalhos no sentido de planejamento de sistemas de produção sustentáveis, de forma participativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Macarringue, Lucrêncio Silvestre, Edson Eyji Sano, Joselisa Maria Chaves, and Edson Luis Bolfe. "CONSIDERAÇÕES SOBRE PRECIPITAÇÃO, RELEVO E SOLOS E ANÁLISE DO POTENCIAL DE EXPANSÃO AGRÍCOLA DA REGIÃO NORTE DE MOÇAMBIQUE." Sociedade & Natureza 29, no. 1 (May 18, 2017). http://dx.doi.org/10.14393/sn-v29n1-2017-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

França, Alex Santana. "As contradições do projeto da nação moçambicana pós-independência em Virgem Margarida (2012), de Licínio Azevedo." Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual 6, no. 2 (July 24, 2018). http://dx.doi.org/10.22475/rebeca.v6n2.381.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende investigar que problematizações o filme Virgem Margarida (2012), dirigido pelo cineasta brasileiro-moçambicano Licínio Azevedo, pode ainda trazer ao debate sobre o processo de construção e/ou consolidação da nação moçambicana pós-independência, assim como para o entendimento da experiência pós-guerra e pós-colonial no país. A metodologia de análise fílmica proposta nesse trabalho segue a perspectiva de interpretação sócio-histórica (VANOYE, 2014) e análise de imagem e som (PENAFRIA, 2015). Acredita-se que ao retomar o ano de 1975, quando Moçambique torna-se oficialmente um país independente, e em que se dará, na prática, o projeto de nova nação, em parte delineado ainda no período de luta de libertação, Virgem Margarida traz alguns questionamentos à funcionalidade desse projeto, apresentando falhas que não estavam previstas quando então elaborado. Defende-se que a recorrência ao passado no filme não funciona como um desejo retrógrado de reviver o irrecuperável, e sim, estabelecer uma reflexão crítica sobre determinados acontecimentos históricos, a fim de, inclusive, oferecer outras narrativas e olhares sobre esse fatos, que não necessariamente dialoguem com os discursos oficiais, como a opressão e violência sofrida pelas personagens femininas no filme, desde a captura em Maputo pelos soldados do exército da FRELIMO até o treinamento militar ao qual são submetidas para que atingissem o status de “mulher nova”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Nunes, Elizon Dias, and Selma Simões Castro. "Degradação de fitofisionomias do Cerrado e impactos erosivos hídricos lineares no sudoeste de Goiás – Brasil." Sociedade & Natureza 33 (August 26, 2021). http://dx.doi.org/10.14393/sn-v33-2021-60606.

Full text
Abstract:
Mudanças na cobertura e uso do solo vêm se tornando um dos principais fatores de degradação ambiental, especialmente na forma de erosão dos solos. Neste contexto, nas últimas quatro décadas os ambientes de Cerrado passaram por intenso processo de conversão da cobertura vegetal em uso antrópico, em especial agricultura, solo exposto e, principalmente, pastagem. O objetivo deste trabalho é avaliar a relação entre essas mudanças e os processos erosivos hídricos, ressaltando as fitofisionomias mais afetadas e o consequente surgimento de áreas críticas quanto a degradação. A metodologia compreendeu a correlação entre a dinâmica do fator CP (cobertura/uso e práticas de manejo) de cada classe de fitofisionomia e uso de 1985 a 2014 e a densidade de focos e respectiva área de contribuição erosiva em 2014. Os resultados indicam que o período 1985-1995 foi marcado pela conversão de Cerradão, Cerrado Ralo e Cerrado Típico em Agricultura, Solo Exposto e Pastagem e no período 1995-2005 houve consolidação desses tipos de uso. No período 2005-2014 houve pouca conversão de fitofisionomias e aumento da consolidação por uso antrópico. As áreas com elevada densidade de focos, de até 3,5/km², e elevado percentual de contribuição erosiva de até 48 %, bem como aquelas em estágios críticos de degradação estão associadas à conversão dessas três fitofisionomias para Solo Exposto e, principalmente, Pastagem, ambos de elevados valores CP. Em todo o período 53,32 % da área de contribuição erosiva resultaram deste mesmo tipo de conversão e outros 33,88 % ocorreram em áreas nas quais em 1985 já predominavam esses mesmos tipos de uso e que permaneceram nessa condição por todo o período analisado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Noronha, Carlos Silveira, Alfredo De Jesus Dal Molin Flores, Ana Helena Karnas Hoefel Pamplona, Luiza Linhares Moreira Petersen, Renata Pozzi Kretzmann, and Guilherme Tumelero Macedo. "Prefácio." Revista da Faculdade de Direito 1, no. 40 (August 31, 2019). http://dx.doi.org/10.22456/0104-6594.95899.

Full text
Abstract:
PREFÁCIO Neste agosto de 2019, a Revista da Faculdade de Direito da UFRGS celebra, após setenta anos de história, seu quadragésimo número. Não passa despercebido o sucesso da Revista que carregou, em seu nascimento, os escritos de Oswaldo Aranha, Hernani Estrella e Ruy Cirne Lima – à época, a Revista da Faculdade de Direito de Porto Alegre – e que seguiu se enriquecendo com as palavras de Galeno Lacerda, Clóvis do Couto e Silva, Teori Zavascki, entre tantos outros. Pois é precisamente este o traço fundante da atividade editorial: oferecer o veículo de divulgação do conhecimento, amplificar as vozes de destaque e colaborar no infindável processo do conhecer.Para a consecução dessa tarefa, apresentamos o resultado dos esforços da equipe editorial da revista, renovada em sua quase inteireza. Buscou-se, então, preservar a qualidade do trabalho já estabelecida nos anos anteriores, assumindo-se os deveres para com o correto planejamento e execução de todas as atividades. Publicamos, afinal, mais um número com quinze artigos científicos elaborados por autores nacionais e internacionais, compreendendo três continentes ao todo.Os autores convidados para essa edição foram três. Primeiramente, a professora Maria Fabiana Compiani, da Universidade de Buenos Aires (UBA), apresenta a direção tomada pela jurisprudência argentina no que tange o tema dos limites da importância assegurada nos contratos de seguro, bem como os contrapontos às soluções concebidas pelos tribunais em meio à rápida desvalorização da moeda nacional. Em seguida, o professor Eduardo Martiré, catedrático de História do Direito da UBA, desenvolve seu argumento quanto à posição do historiador do direito em relação à Dogmática Jurídica e à História Geral em texto que homenageia o historiador do direito espanhol Alfonso García-Gallo. Ainda, o professor Javier Hervada, emérito da Faculdade de Direito da Universidade de Navarra, indica em seu texto o estranhamento provocado pelos Direitos Humanos aos filósofos do direito – indicando como uma solução, por outro lado, a temática do Direito Natural. Quanto aos outros artigos, estão apresentados textos elaborados por acadêmicos do Rio de Janeiro, Paraíba, Pará, Paraná, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Sul e, ainda, de Moçambique. Abordam-se as discussões jusnaturalistas clássicas e contemporâneas; as causas, as manifestações e os limites de alguns dos Direitos Fundamentais materiais e processuais cristalizados na Constituição Federal, bem como sua importância para a consolidação do Estado Democrático de Direito; algumas contestações aos às práticas vigentes no Direito Penal e no Direito de Família; e questões de metodologia e interpretação jurídica sob um marco juspositivista.Cabe-nos, é claro, agradecer aos avaliadores dos artigos pela sua disponibilidade e pela sua colaboração, ambas essencialíssimas para o êxito da revista. Foram também de igual importância as orientações recebidas pelo antigo editor-executivo da revista, professor Wagner Silveira Feloniuk, dadas sempre com imensa presteza. Além deles, merecem agradecimento os autores que submeteram seus trabalhos à revista. Graças a tamanha – e espontânea – mobilização, tornou-se possível a publicação de mais um número.Por fim, gostaríamos de desejar a todos uma boa leitura. Esperamos que os artigos aqui apresentados sejam valiosos para a renovação de debates e para a construção de pesquisas dos mais variados ramos do Direito. Porto Alegre, 31 de agosto de 2019.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography