Academic literature on the topic 'Construção civil - normas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Construção civil - normas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Construção civil - normas"

1

Mendes de Avellar Junior, Luiz Antonio Avellar, Beatriz Da Rocha Pereira Menezes, Luiz Antonio Mendes de Avellar Junior, Tatiana Ignácio Diniz, Diego Henriques Motta Eiras, Gustavo José da Costa Gomes, and Cleber José Fermiano Paschoal. "Alvenaria estrutural na construção civil." Revista Eletrônica TECCEN 11, no. 2 (December 4, 2018): 16–22. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v11i2.1282.

Full text
Abstract:
A alvenaria estrutural é uma tecnologia construtiva tradicional que vem sendo utilizada há milhares de anos, tendo apresentado nas últimas décadas, grandes e visíveis avanços, tornando-se um processo construtivo racionalizado com normas técnicas consistentes e específicas. Torna-se uma solução bastante viável para o grande déficit habitacional do Brasil, uma vez que é mais rápida, racional e barata, quando comparada com a construção tradicional. O presente artigo tem como foco pesquisar o processo de execução da Alvenaria Estrutural visando demonstrar que a mesma, por ser um sistema construtivo que adota os princípios de racionalização, industrialização, qualidade e economia, é bastante adequada para a realidade brasileira. O presente artigo tem como objetivo apresentar o processo de execução da alvenaria estrutural, demonstrando seus princípios de racionalização, industrialização, qualidade e economia, que tornam este sistema construtivo bastante adequado para a realidade brasileira. Para tanto, é realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa incluindo obras utilizando este tipo de alvenaria, sendo criteriosamente analisadas e selecionadas. Também são apresentadas fotos de acompanhamento de uma obra utilizando-se alvenaria estrutural, para exemplificação da simplicidade de execução. Como resultado final é verificado que a alvenaria estrutural proporciona uma economia real de dinheiro e de tempo no processo construtivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sousa, Ivo Arcaro de, and Maria José Nascimento Soares. "REFLEXÕES LEGAIS SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL." Semioses 12, no. 4 (December 19, 2018): 163–83. http://dx.doi.org/10.15202/1981996x.2018v12n4p163.

Full text
Abstract:
A indústria da construção civil é um importante setor para o desenvolvimento econômico e social, pois está diretamente associada à geração de emprego e renda, além de promover melhoria no cenário urbano mediante a implementação de diversos tipos de empreendimentos. Contudo, é preciso que a construção civil atente para que a dimensão ambiental seja inserida no planejamento e execução dessas atividades, evitando impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade. Para tanto, faz-se necessário que as indústrias atendam as normas vigentes sobre os aspectos ambientais de cada atividade, no tocante à gestão ambiental e às condições do meio ambiente na indústria da construção civil, que são balizadoras para uma construção sustentável. Esse estudo parte do pressuposto de que os empresários e os trabalhadores do setor da construção civil são agentes ativos nas condições encontradas nos locais de trabalho por meio do descumprimento dos requisitos exigidos pelas normas. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é descrever aspectos relativos às empresas da construção civil quanto a sua política interna em manter o meio ambiente salubre ancorado nas legislações em vigor. O presente artigo foi ancorado em revisões bibliográficas acerca do tema principal e na legislação vigente que normatiza a Construção Civil e o Meio Ambiente. Concluindo, por hora, que é necessário que todos os setores responsáveis pela implementação das leis e os gestores das empresas consigam fazer um trabalho coletivo e aliem seus objetivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Luiz da Costa, Tiago, Mateus Bravo De Aguiar, Wesley Luiz Mendes Moraes, Erico Tiago Dias, Diego Silva, and Antônio Pires Azevedo Junior. "A produção de blocos de concreto confeccionados com rejeitos da construção civil para execução em alvenaria de vedação: a busca por alternativas sustentáveis." Percurso Acadêmico 7, no. 14 (July 3, 2018): 504–18. http://dx.doi.org/10.5752/p.2236-0603.2017v7n14p504-518.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa consiste na produção de blocos de concreto com rejeitos provenientes da construção civil para alvenaria de vedação. A pesquisa é justificada devido aos problemas enfrentados na construção civil, tendo como foco o desperdício de materiais de pequenas e grandes construções e seu, consequente, dano ao meio ambiente. O objetivo da pesquisa é a confecção de blocos de concreto para alvenaria de vedação, utilizando rejeitos da construção civil, que atendam as normas técnicas brasileiras vigentes, quanto à resistência a compressão, empregando o mesmo na construção civil como material reciclado, uma vez que o bloco de vedação não exige alta resistência mecânica, podendo contribuir como uma solução mais econômica. O entulho foi separado, triturado e peneirado para que se obtivesse a granulometria desejável, posteriormente adicionado ao cimento, areia e pó de pedra, moldados conforme preceitos das normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Estudou-se a resistência à compressão, dos blocos após a cura, comparando com a resistência dos blocos convencionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carmo, Kellen Rhaynara Mota, and Ângelo Ricardo Balduíno. "A segurança do trabalho em obras residenciais no Brasil e o papel do engenheiro civil na diminuição dos acidentes de trabalho: uma revisão bibliográfica." Engineering Sciences 9, no. 1 (March 26, 2021): 40–52. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-3055.2021.001.0005.

Full text
Abstract:
No cenário econômico brasileiro, a indústria da construção civil se apresenta como um dos setores mais importantes, destacando-se como um dos que mais geram empregos no país. Por esse motivo, a construção civil possui uma participação demasiada no Produto Interno Bruto do país. Apesar da sua importância, a construção civil apresenta-se como um dos setores da indústria que mais possuem índice de acidentes e mortes no trabalho. Dentre as áreas que apresentam mais condições para a ocorrência de acidente no trabalho, encontram-se as obras de pequeno porte, incluindo as obras residenciais, em virtude de possuírem poucos empregados, serem de curta duração, e, desse modo, a fiscalização torna-se difícil e negligente, além de haver muita informalidade e uma falta de conscientização dos empregadores e trabalhadores quanto à importância da segurança no trabalho, deixando de cumprir as exigências das Normas Regulamentadoras. Frente ao exposto, buscou-se realizar um levantamento de dados quanto aos acidentes de trabalho na construção civil e enfatizando a importância do engenheiro civil na diminuição desses acidentes e garantia da segurança do trabalho. Verificou-se que os índices de acidente de trabalho na construção civil são preocupantes, e há uma necessidade de cumprimento das normas de segurança do trabalho, onde o engenheiro civil possui conhecimento necessário para aplicação das mesmas, além de conhecer o ambiente da construção civil. Apesar disso, o papel de mudança da realidade de acidente de trabalho na construção civil deve incluir todos os envolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Andrade, Clarice de, Vsevolod Mynrine, Dimas Agostinho da Silva, Sandra Lucia Soares Mayer, Rodrigo Simetti, and Fernanda Marchiori. "Compósito para a construção civil a partir de resíduos industriais." Matéria (Rio de Janeiro) 21, no. 2 (June 2016): 321–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620160002.0031.

Full text
Abstract:
RESUMO Os estudos que visam à utilização dos resíduos industriais vêm se intensificando diante da pressão das organizações ambientais, escassez de recursos naturais, busca de certificações para ganho de mercado e minimização de impacto ambiental. O presente trabalho desenvolveu um novo compósito a base de resíduos industriais como cinzas de madeira, lodo de estação de tratamento de água (ETA) e resíduos de produção de cal com propriedades mecânicas que atendem às exigências da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - NBR 15270-1/2005, NBR 15270-2/2005 e NBR 5739/2007, objetivando a sua utilização na construção civil sem o acréscimo de cimento Portland. As resistências à compressão variaram de 2,35 a 16,48 MPa. O índice de absorção de água das amostras testadas também atendeu às normas aplicadas, demonstrando que ao longo do tempo de cura houve diminuição da porosidade com possível hidratação da cal. Os resultados do ensaio de resistência à compressão apresentaram variações durante o tempo de cura que podem ser justificadas pela presença de material orgânico no lodo de ETA e pelo tamanho das partículas de cinza de madeira que durante a homogeneização não foram destruídas completamente. Apesar das variações observadas nos resultados, as resistências dos compósitos se enquadram na classificação para blocos cilíndricos de concreto e blocos cerâmicos para alvenaria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Amanda Souza, Fabiana Aparecida Iselle, and Leonardo Henrique Dias-Silva. "RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: CONCEITOS, HISTÓRICO E GERENCIAMENTO." Organizações e Sociedade 8, no. 10 (December 3, 2019): 5. http://dx.doi.org/10.29031/ros.v8i10.466.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como tema resíduos sólidos, que por sua vez esta diretamente ligada às questões ambientais na construção civil e a melhor qualidade na vida das pessoas e do ambiente em que elas vivem. Tem por objetivo fazer uma pesquisa bibliográfica e apresentar as formas corretas de tratamento a ser realizada sob as orientações da Resolução CONAMA n° 307, de 2002 que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, uma vez que os resíduos gerados não recebem o devido tratamento causam diversos problemas com o meio ambiente e transtornos a sociedade, que ao receberem o tratamento correto aumenta a produtividade em diversos campos da produção humana. Os resíduos ao serem descartados podem ser reaproveitados e transformados em matéria prima para outros novos materiais e produtos. A redução de desperdícios, reciclagem e reutilização podem reduzir o uso de recursos naturais e o impacto negativo ocasionado pelo descarte inadequado no meio ambiente culminado em economia de gastos na construção civil. A metodologia utilizada foi baseada em revisão bibliográfica, com avaliação documental em sites acadêmicos, revistas, livros, normas e leis, visando fornecer dados atuais e relevantes relacionados ao tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Patricio, S. M. R., S. S. Figueiredo, I. M. T. Bezerra, G. A. Neves, and H. C. Ferreira. "Blocos solo-cal utilizando resíduo da construção civil." Cerâmica 59, no. 349 (March 2013): 27–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132013000100003.

Full text
Abstract:
Novas técnicas vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável e tentar minimizar a degradação ambiental causada pela extração indiscriminada de recursos naturais além da constante geração de resíduos de construção e demolição. Esta pesquisa objetiva avaliar a utilização de resíduos da construção civil, oriundos de demolição, como agente pozolânico na fabricação de blocos solo-cal. As matérias primas convencionais e alternativas (resíduos) foram caracterizados por meio dos seguintes ensaios: massa especifica real, área específica, análise granulométrica por peneiramento e por difração á laser,limites de liquidez e plasticidade, análise química e difração de raios X. Para os ensaios tecnológicos foram confeccionados corpos de prova solo-cal no traço 1:10 em peso, com substituição da cal por resíduos nas seguintes proporções: 0, 10, 20, 25, 30, 40, 50 e 75%. Os corpos de prova foram curados por períodos de 28, 60 e 90 dias, em câmara úmida com 100% de umidade relativa, em seguida determinada sua resistência à compressão simples e absorção de água. Com os melhores resultados de resistência a compressão simples, foram moldados blocos solo-cal e solo-cal-resíduo. Os resultados obtidos com os blocos solo-cal incorporados com resíduo evidenciaram valores dentro das especificações das normas da ABNT, apontando que existe viabilidade técnica no aproveitamento de resíduos de demolição para uso na fabricação de blocos solo-cal sem função estrutural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Baptista, Maria Paula Viana, and Cleber José Fermiano Paschoal. "Abordagem do Manejo de Resíduos na Construção Civil, a luz da Legislação." Revista Eletrônica TECCEN 12, no. 1 (June 28, 2019): 08–22. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v12i1.1827.

Full text
Abstract:
Com a depravação cada vez maior do meio ambiente ha a necessidade do cuidado os resíduos gerados e com isso o estudo das legislações vigentes e normas. As leis e normas referentes a este tema abrange um leque grande de parâmetros e diretrizes a serem seguidos, fazendo com que o responsável pela obra não so cumpra as obrigações, como aumenta a produtividade do serviço, evite desperdícios e problemas futuros com a justiça, fazendo com que custos desnecessários sejam conjurados e evite penalizações, tais como multas, restrições de serviço, embargo e demolição da obra. Tendo em vista que a Construção Civil é um dos setores que mais geram resíduos no país, é indispensável o estudo das variáveis relacionadas, sua gestão e penalidades vigentes. Com o objetivo de trazer uma abordagem clara a luz da legislação por não se tratar de uma disciplina técnica dos cursos afins, para que o profissional possa fazer uma reflexão sobre a importância do assunto tratado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ethur, Eduardo Miranda, Juzélia Santos da Costa, and Benedito Ilmar de Moraes. "Produção de tijolos prensados com agregados reciclados da construção civil." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 3 (January 12, 2021): 182–92. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.003.0017.

Full text
Abstract:
O setor da construção civil provoca grandes impactos ambientais decorrentes de suas atividades, sendo que a elevada geração de resíduos, denominados de Resíduos da Construção Civil (RCC), e está associada a várias problemáticas críticas e urgentes no contexto urbano. Este artigo, fruto da dissertação de mestrado em Ambiente e Desenvolvimento, realizado no Programa de Pós-Graduação do Univates Centro Universitário - RS, evidencia a possibilidade do reaproveitamento deste material (RCC) como alternativa de incorporá-lo na fabricação de tijolos, com o objetivo de realizar a utilização dos resíduos da construção civil. Para viabilizar a produção de tijolo prensado, foram utilizados Agregados Reciclados da Construção Civil (RCC). A partir das informações e dados levantados, foram estudadas as legislações vigentes priorizando o tema, com ênfase nos instrumentos legais estipulados para a gestão ambiental de RCC. Os tijolos prensados com RCC foram utilizados na execução de alvenarias de vedações, tendo como objetivo proporcionar um destino adequado ao RCC, a fim de contribuir com a sustentabilidade na construção, atenuando, assim, os problemas enfrentados pelos órgãos ambientais e sociais. Para a caracterização dos materiais, foram realizados ensaios laboratoriais, conforme as normas: ensaios de análise granulométrica, ensaios de compressão simples de absorção de água e capilaridade. Foi utilizado o solo miúdo onde se escolheu a porcentagem com teor de argamassa (51%), aplicando nos traços definidos (1:7, 1:9, 1:11 e 1:20). Foram produzidos tijolos com RCC que foram analisados e testados numa primeira etapa nas idades de 07, 14, 28 dias, sendo que o final dos estudos ocorreu na idade de 180 dias, conforme as normas estabelecidas de ensaios para a absorção de água por imersão, absorção de água por capilaridade, resistência à compressão axial simples entre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mendonça de Souza, Maelson, André Luiz de Oliveira Silva, and Lara Virgínia Gomes Pina. "CARACTERIZAÇÃO DE AGREGADO MIÚDO FORNECIDO NA MICRORREGIÃO DO AGRESTE POTIGUAR, POPULARMENTE DENOMINADO “AREIA BARRADA”." HOLOS 4 (September 19, 2017): 395. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.5954.

Full text
Abstract:
Profissionais de diversas áreas do conhecimento buscam incessantemente descobrir ou criar novos materiais para aplicação no setor da construção civil visando a proporcionar avanços tecnológicos e redução dos custos. Dessa forma, até a areia lavada, material básico para construção civil, dentro da qual seu uso está consolidado, possui novos concorrentes, os quais se apresentam com algum diferencial em relação ao agregado miúdo em questão. Antes de chegar ao canteiro de obras, um agregado deve necessariamente passar por uma série de avaliações a fim de se garantir que é realmente confiável. Para tanto, o setor da construção civil conta com o auxílio das normas técnicas elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Tendo isso em vista, este artigo pretende caracterizar um agregado miúdo popularmente denominado “areia barrada”, amplamente utilizado na produção de argamassas e de concretos estruturais na microrregião agreste do estado Rio Grande do Norte. Ensaios de massa unitária, massa específica, granulometria, inchamento, determinação do teor de argila em torrões, determinação do teor de materiais pulverulentos e determinação de impurezas orgânicas, permitiram a avaliação da qualidade e a aplicabilidade deste material para construção civil. Assim, foi possível observar que o agregado miúdo apresentou uma série de inconformidades, fato preocupante, uma vez que vem sendo aplicado indiscriminadamente sem um atestado de conformidade balizado pelas normas técnicas vigentes. Diante disso, a pesquisa objetiva garantir a qualidade das argamassas e dos concretos estruturais produzidos na região mencionada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Construção civil - normas"

1

Martins, Monalisa Coelho. "O tratamento da resistência térmica superficial nas normas técnicas brasileiras e seu impacto no consumo energético estimado para edifícios." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2017. http://hdl.handle.net/1884/49397.

Full text
Abstract:
Orientador : Prof. Dr.-Ing. Aloísio Leoni Schmid
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 02/06/2017
Inclui referências : f. 108-112
Resumo: O aprimoramento do desempenho térmico de edificações pode contribuir para o uso eficiente da energia e conservação do meio ambiente. Um dos parâmetros utilizados no cálculo do desempenho térmico é a resistência térmica superficial, cujo cálculo envolve o coeficiente convectivo de transmissão de calor. A norma brasileira ABNT NBR 15220-2 "Desempenho térmico de edificações Parte 2: Métodos de cálculo da transmitância térmica, da capacidade térmica, do atraso térmico e do fator solar de elementos e componentes de edificações", de 2005, sugere alguns valores de coeficientes convectivos a serem usados em projetos. Contudo, a norma não fornece informações sobre o cálculo utilizado para a obtenção desses valores. Após revisão bibliográfica, foi identificado o cálculo, bem como outros métodos para determinar os coeficientes convectivos. Constatou-se que a obtenção dos coeficientes convectivos externos depende principalmente do vento, e os coeficientes convectivos internos dependem da diferença de temperatura entre a superfície e o ambiente interno. Após inserir tais valores de velocidade de vento e de temperatura, foi evidenciado que os resultados obtidos se mostraram diferentes para cada método. Devido a variação climática no Brasil foi definida, para cada zona bioclimática, uma cidade representativa, e foram realizadas simulações de cálculo de demanda de energia, considerando valores diferentes de coeficientes convectivos. Os resultados demonstraram que o método sugerido pela NBR 15220-2 (ABNT 2005) na maioria dos casos pode fornecer valores de demanda energética acima daquela obtida por outros métodos, resultando em um superdimensionamento de sistemas de condicionamento térmico, com potência até 57,3,0% maior. Contudo, em alguns casos, houve evidências de subdimensionamento, deixando clara a importância da análise para diferentes condições climáticas. Palavras-chave: Coeficiente convectivo. Resistência térmica superficial. Desempenho térmico de edifícios.
Abstract: Improving the thermal performance of buildings can contribute to energy efficiency and conservation of the environment. One of the parameters used in the calculation of the thermal performance is the thermal resistance, whose calculation involves the convective coefficient of heat transmission. The Brazilian standard ABNT NBR 15220-2 "Thermal performance of buildings Part 2: Methods of calculation of thermal transmittance, thermal capacity, thermal delay and solar factor of elements and components of buildings" of 2005 suggests some values of convective coefficients to be used in projects, however, the standard does not provide information on the method used to obtain these values. After a bibliographic review, this method was identified, as well as several others, for the calculation of the convective coefficients. It was verified that the methods to obtain the external convective coefficients depend mainly on the wind, and the internal convective coefficients depend on the temperature difference between the surface and the internal environment. After inserting the same values of wind velocity and temperature, it was evidenced that the results obtained were different for each method. The climatic variation in Brazil was verified to comprise eight bioclimatic zones, classified according to data on maximum average temperature, minimum average temperature and relative humidity. For each bioclimatic zone, a representative city was defined, and energy demand calculation simulations were performed, considering different values of convective coefficients. The results showed that the method suggested by NBR 15220-2 (ABNT 2005) in most cases can provide values of energy demand above that obtained by other methods, resulting in an oversizing of air conditioning systems, with power up to 57,3% higher than other methods. However, in some cases, there was evidence of undersizing, making clear the importance of the analysis being performed for different climatic conditions. Keywords: Convective coefficient. Surface thermal resistance. Thermal performance of buildings.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Matos, Viviane Cavalcante de Mello. "Contribuições para a sistematização do processo de inspeção e manutenção de fachadas e marquises." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2008. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=730.

Full text
Abstract:
Danos materiais e humanos podem ocorrer devido à falta de inspeções e manutenções programadas em fachadas e marquises. A criação de normas e roteiros, contendo orientações técnicas de manutenção e inspeção dos elementos construtivos de fachadas e marquises pode diminuir a ocorrência destes danos. Esta tese tem como objetivo oferecer contribuições para a sistematização do processo de inspeção e manutenção de fachadas e marquises fornecendo subsídios para a eventual implantação, no Brasil, de legislação, dedicada a regulamentar as inspeções periódicas, baseado na discussão de experiências internacionais e nacionais, assim como promover a cultura de manutenção preventiva, auxiliando assim, na prevenção de acidentes e na melhoria do estado de conservação das construções. Esta tese inclui também material técnico para o desenvolvimento de um manual dedicado a fachadas e marquises servindo de apoio para a execução das inspeções e manutenções periódicas. O material disponível nesta tese tem como base os conceitos de inspeção e manutenção, principais manifestações patológicas, principais fatores ambientais de degradação, pesquisa de opinião sobre o assunto, fichas de manutenção para orientação técnica, na execução de inspeções, manutenções preventivas e planejamento e periodicidade das inspeções. Como função social, esta tese busca ser uma contribuição para a população ter a oportunidade de conhecer mais sobre a importância das inspeções e manutenções programadas e como o nosso país e o exterior têm trabalhado para prevenção de acidentes e para o bom estado de conservação de fachadas e marquises.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Leite, Elizabeth Spengler Cox de Moura. "Stress térmico por calor." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82436.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
Made available in DSpace on 2012-10-19T15:02:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 257295.pdf: 1340494 bytes, checksum: fe964473c2571edc4d1f5472eac1e789 (MD5)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Nina Celeste Macario Simões da. "Análise da vida útil estimada das edificações baseada na norma de desempenho (ABNT NBR 15.575:2013)." Universidade Católica de Pernambuco, 2016. http://www.unicap.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1204.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
A análise da vida útil (VU) de uma edificação exige a observação de muitas variáveis, especialmente aquelas voltadas para o desempenho e durabilidade. Nesse sentido, a ABNT NBR 15.575:2013 Edificações habitacionais Desempenho estabelece requisitos, critérios e métodos de avaliação para analisar o desempenho das construções, e ao mesmo tempo subsidiar os projetistas a determinar a vida útil de projeto (VUP) condizente com o nível de desempenho desejado pelo construtor e usuário. Acrescente-se que o cálculo para a vida útil estimada (VUE) das construções leva em consideração o envelhecimento natural dos componentes dos sistemas construtivos, mas não contempla o efeito dos danos provocados pela entrada em operação e uso da edificação ou ausência de manutenção. Além disso, a ABNT NBR 5674:2012 - Manutenção de edificações Requisitos para o sistema de gestão de manutenção, indica quais os sistemas e serviços devem passar pelo processo de manutenção e em qual período, possibilitando a gestão da manutenção com qualidade. Entretanto, não é sempre o que ocorre nas edificações após a entrada em operação e uso. Na pesquisa, procurou-se, então, verificar qual a relação entre a vida útil estimada e os prazos de garantia das obras. Para medir a diferença percentual entre a VUP e a VUE, após a intervenção da ATPO foi utilizado o método dos fatores previsto na ISO 15.686:2000 - Building and construction assets service life planning e recomendado pela NBR 15.575-1:2013. As informações analisadas foram cedidas por uma construtora atuante na cidade do Recife, coletadas de um banco de dados proveniente da assistência técnica pós-obra (ATPO) de oito empreendimentos construídos na Região Metropolitana do Recife. A frequência de ocorrência de danos nas edificações foi analisada através da determinação da taxa de falhas dos empreendimentos. Os resultados assinalam para um percentual de redução da vida útil de projeto (VUP), da ordem de 20% da vida útil de referência (VUR), valores adotados da NBR 15.575:2013; apontam também, para uma concentração de avarias no estágio inicial da construção, acima de 50%, que correlacionando com a curva de probabilidade condicional de falha (curva da banheira) obtém-se um alto índice de falha brusca, classificando a edificação na fase da mortalidade infantil. Esses resultados refletem uma variação não planejada do nível de desempenho proposto para a edificação. Diante desse contexto, sugere-se vincular o prazo de garantia da obra com o nível de desempenho efetivo da construção. A aplicação de conceitos de confiabilidade permite inferir sobre os prazos de garantia da obra e fazer comparações com o valor previsto no aparato legal brasileiro.
Analysis of service life of a building requires the observation of many variables, especially corre-lating to the performance and durability. In this meaning, the NBR 15.575:2013 - Residential Buildings - Performance establishes requirements, criteria and methods assessment for analyz-ing the performance of buildings, and sometimes subsidize designers to determine the design life consistent with the performance level desired by the builder and user. Adding that the calculation of the estimated service life of buildings takes into account the natural aging of the building sys-tems components, but not contemplates of the damage effect caused by the entry into operation and use of the building or absence conservation. Moreover, the NBR 5.674:2012 - Buildings Maintenance - Requirements for the maintenance management system, indicates which systems and services that must go through the maintenance process and in what period, enabling mainte-nance management quality. However, it is not always what happens in the buildings after entry into operation and use. In the survey, we tired so verify the relationship between the predicted service life and the warranty period of the building. The information analyzed were provided by an active construction of Recife, collected in a database from the technical assistance after work eight buildings in the Metropolitan Region of Recife. To measure the percentage difference be-tween the design life and estimated service life, following the intervention of the technical assis-tance after work was used the factors method set out in ISO 15.686:2000 - Building and construc-tion assets - Service life planning and recommended by NBR 15575-1:2013. The frequency of occurrence damage in buildings was analyzed by determining the rates of failure in the buildings. The results show to a reduction of the design life of the order of 20% of the reference service life, from values adopted in the Performance of Brazilian Standard; also point to a concentration of damage in the initial stage of construction, above 50%, which correlate with the conditional prob-ability of failure curve (Bathtub Curve) sorting a high abrupt failure rate, ranking the building at the stage of infant mortality. These results reflect an unplanned variation in performance level proposed for the building. In this context, it is suggested to link the period of the works guarantee to the level of actual performance of the building. The application of reliability concepts allows infer about warranty period of the Building and make comparisons with the requirement of Brazi-lian law enforcement.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nascimento, Heider Josué de Aquino. "Reconhecimento de receita e despesa em empresas de construção civil no Brasil: um estudo da aderência às normas contábeis." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1677.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-25T18:40:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Heider Josue de Aquino Nascimento.pdf: 4436567 bytes, checksum: 65467293939b009bdcb5e01ae0282676 (MD5) Previous issue date: 2007-10-15
The civil construction activity is one of the most interesting among those performed by human kind, not only because it answers its most basic necessities such as housing, but, also due to its grandness. Hydroelectric plants, roads, ports, airports etc., everything seems extremely grand. In the field of Accounting, the effort to monitor these enterprises also becomes grand, as: How to determine a result that is accrued throughout months or even years? This is the endeavor that International and Brazilian Accounting bodies have already answered. However, another question arises: How adherent are Brazilian civil construction companies to the norms issued by these bodies? Throughout this dissertation, the different niches of civil construction and different accounting standards that exist to answer them will be discoursed. On the other hand, it will also be shown that there are not only different standards to answer these distinct needs, but above all, fiscal norms that conflict with the accounting norms, and it is that conflict that ends up determining the predominance of one norm in detriment of the other. This dissertation is based, primordially, on a field research, that aims to validate which practices are adopted by the companies in that segment in Brazil. Complementing, as technical support, there is a bibliographical review on the main norms and procedures foreseen for this activity in Brazil. The main conclusions point towards a partial adherence to the norms issued by the accounting bodies, by Brazilian civil construction companies, and also different adherences among the researched niches of this activity
A atividade de construção civil é uma das mais interessantes dentre todas as realizadas pela humanidade, não só por ela servir para atender às necessidades mais primitivas como a questão da moradia, mas muito ainda em função da sua grandiosidade. Hidrelétricas, estradas, portos, aeroportos etc., tudo parece extremamente grandioso. No campo da Contabilidade, o esforço para acompanhar estes empreendimentos também se torna grandioso, pois: Como apurar resultados que serão auferidos ao longo de meses ou mesmo de anos? Este é o esforço que os organismos de Contabilidade internacionais e brasileiros já responderam. Entretanto, surge uma outra dúvida: O quanto as empresas brasileiras de construção civil estão aderentes às normas emanadas desses órgãos? Ao longo desta dissertação, será discorrido sobre os diferentes nichos de atuação da construção civil e diferentes normas contábeis existentes para atendê-los. Por outro lado, também será demonstrado que não apenas existem normas diferentes para atender às necessidades distintas, mas, sobretudo, existem normas fiscais conflitantes com as normas contábeis, e é justamente este conflito que acaba por determinar a predominância de uma norma em detrimento de outra. Esta dissertação está pautada, primordialmente, numa pesquisa de campo, que busca validar quais são as práticas adotadas pelas empresas deste segmento no Brasil. Complementarmente, como suporte teórico, existe uma revisão bibliográfica sobre as principais normas e procedimentos previstos para esta atividade no Brasil. As principais conclusões apontaram para uma aderência parcial às normas emanadas pelos organismos contábeis, por parte das empresas brasileiras de construção civil. E foi apresentada uma aderência diferente entre os nichos pesquisados dessa atividade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santo, Amabeli Dell. "O Impacto da Janela no Conforto Térmico: Edificações Multifamiliares Ventiladas Naturalmente." Universidade Federal do Espírito Santo, 2014. http://repositorio.ufes.br/handle/10/3969.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-29T15:10:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_7447_Amábelli Dell Santo.pdf: 15621899 bytes, checksum: 4e01deecba0533012b07e586a27fa2b1 (MD5) Previous issue date: 2014-01-23
CAPES
A edificação atua como mecanismo de controle das variáveis do clima, através de sua envoltória (paredes, cobertura e aberturas) e deve ser projetada de modo a proporcionar conforto e eficiência energética. Entre os componentes da envoltória, em edificações de múltiplos andares, as janelas merecem especial atenção devido à carga térmica recebida pela mesma. Os vidros das janelas funcionam, particularmente, como um dos elementos de maior potencialidade de aquecimento interno para climas tropicais, devido principalmente à sua transparência à radiação solar, possibilitando facilmente o ingresso de grande parte dessa energia que se converte em carga térmica. Nesta pesquisa foi analisado o desempenho térmico de ambiente de longa permanência (dormitório) em edifícios residenciais multifamiliares ventilados naturalmente, para a cidade de Vitória, considerando-se o comparativo entre dois modelos de janelas. A metodologia envolveu: 1) revisão bibliográfica visando o aprimoramento dos conceitos fundamentais de conforto térmico; estabelecimento de critérios para definição dos modelos de janela selecionados para estudo comparativo; e identificação de normas e metodologias de análise de conforto e desempenho térmico. 2) teste da metodologia que investigou o procedimento de análise mais adequado, através do software de simulação DesignBuilder. As análises buscaram especialmente o confronto com os critérios para avaliação de desempenho térmico propostos pela ABNT NBR 15575 utilizando a simulação computacional e referenciais de conforto do usuário considerandose o modelo de conforto adaptativo da ASHRAE. 3) ajuste final do procedimento para o estudo comparativo entre modelos de janelas. 4) avaliação dos resultados. Os resultados indicam, em média, uma redução de 45% da Frequência de Desconforto Térmico e redução de até 70% da Intensidade de Desconforto Térmico, para o ambiente analisado quando utilizado o modelo de janela com venezianas ao invés do modelo que não possui venezianas. Comprova-se assim, a eficiência do uso de venezianas como estratégia de condicionamento térmico passivo em dormitórios para a condição climática de Vitória, ES.
The building acts as a mechanism of control of climate variables, through its envelope (walls, roof and vents) and should be designed so as to provide comfort and energy efficiency. Among the components of the envelope, in multistory buildings, the windows deserve special attention due to thermal load they receive. The window panes work, particularly, as one of the elements of greater internal heating capability for tropical climates, mainly due to its transparency to direct solar radiation, easily allowing the inflow of much of this energy, which turns into thermal load. In this research it was analyzed the thermal performance of long permanence environment (dormitory) in free-running multifamily residential buildings, for Vitória city, considering the comparison between two models of windows. The methodology involved: 1) literature review aiming at the improvement of the fundamental concepts of thermal comfort; establishment of criteria for definition of models of window selected for comparative study; and identification of standards and methodologies of analysis of thermal comfort and performance. 2) testing of the methodology that investigated the most appropriate analysis procedure through the DesignBuilder simulation software. The analyses specially aimed the confrontation with the criteria for assessing thermal performance proposed by ABNT NBR 15575 using computater simulation and user comfort benchmarks considering the model of adaptive comfort of the ASHRAE. 3) final adjustment of the procedure for the comparative study between models of windows. 4) evaluation of the outcomes. The results indicate that, on average, a reduction of 45% in the frequency of thermal discomfort and reduction of up to 70% of the intensity of thermal discomfort, for the environment evaluated when the model of window was used with shutters instead of the model with no shutters. Thus, it is proved the efficiency of using blinds as a strategy of passive thermal conditioning in bedrooms for the climate condition of Vitória, ES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marçal, Vitor Hugo Silva. "Análise comparativa de normas técnicas internacionais para o emprego do bambu : colmo em estruturas prediais." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33936.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O uso do bambu em sistemas construtivos é realidade em diversos países, apresentando diferentes tipos e tamanhos de estruturas prediais. Alguns países possuem normas técnicas que oferecem orientações e recomendações para a produção do material de construção bambu - colmo, para o projeto e confecção das conexões, e para o correto dimensionamento e posicionamento dos colmos de bambu para um adequado projeto estrutural. Devido a inexistência de normas nacionais para utilização do bambu, essas normas internacionais foram analisadas e traduzidas, de forma a facilitar um melhor entendimento das mesmas. Separando as informações selecionadas de forma a melhor apresenta-las, referenciando assim, informações sobre o uso do bambu em estruturas. Também é apresentada a construção de um protótipo, de uma construção de bambu e suas etapas, apresentando um cenário real de construção com bambu, suas dificuldades e detalhes construtivos. Resultando em uma dissertação onde os interessados em utilizar o bambu de forma estrutural possam buscar informações normatizadas internacionalmente. As normas estudadas podem ser utilizadas para um melhor desenvolvimento de estruturas prediais com bambu. A norma Equatoriana se mostrou a mais completa e compatível com a realidade de aproveitamento do bambu no Brasil.
The use of bamboo in construction systems is a reality in several countries, that presents different types and sizes of building structures. Some countries have technical standards that provide guidelines and recommendations for the production of bamboo construction material for the design and construction of connections, and for the correct sizing and positioning of bamboo culms for an adequate structural design. Due to the lack of national standards for the use of bamboo, these international standards have been analyzed and translated in order to facilitate a better understanding, separating the selected information in a way to better presentation, thus referencing information on the use of bamboo in structures. In addition it is also presented a construction of a prototype, a bamboo construction and its stages, presenting a real bamboo construction scenario, its difficulties and constructive details. Resulting in a dissertation where those interested in using bamboo in structures can seek internationally standardized information. The norms studied can be used for a better development of building structures with bamboo. The Ecuadorian standard proved to be the most complete and compatible with the reality of the use of bamboo in Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Frosch, Renato. "Análise e avaliação dos modelos de padronização de dados e procedimentos eletrônicos para desenhos e projetos da construção civil: estudo de caso." Universidade Federal de São Carlos, 2004. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4683.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:09:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissRF.pdf: 3425323 bytes, checksum: 6fdfedf09bd08a52559902ffc71da500 (MD5) Previous issue date: 2004-11-24
This present work intends to analyze and evaluate a set of proposals, in discussion, about the utilization feasibility of preceding pattern models (AsBEA proposal, AIA-CSI, ISO), related to the CADD technology development used in civil construction projects, emphasizing a graphical representation and the information transference. From the previous proposal, there were checked alterations caused on the elaboration routine of projects through a questionnaire application to active professionals on the elaboration, edition and review of electronic drawings and case study. (builder and projects office). Aiming verify the adaptation of a set of old rules (NBRs related to traditional technical drawing) to a new concept based on a system of standard computerized technical drawing, finally, this work intends to put up subsidies for a national technical rule/manual elaboration. Expecting that the development of this work can contribute to the deepen of projects related studies, specifically, on the organization feasibility aspects and nomenclature definition, and the graphical representation appreciation suited to electronic drawings.
O presente trabalho analisa e avalia o conjunto de propostas, em discussão, sobre a viabilidade da utilização de modelos de padronização de procedimentos (propostas AsBEA, AIA-CSI, ISO), relacionados com o desenvolvimento da tecnologia CADD empregada nos projetos para a construção civil, enfatizando-se a representação gráfica e a transferência de informação. A partir da proposta anterior, foram verificadas as alterações provocadas na rotina de elaboração de projetos por intermédio de aplicação de questionários a profissionais atuantes na elaboração, edição e revisão de desenhos eletrônicos e estudo de casos (construtora e escritório de projetos). Com intuito de verificar a adaptação de um conjunto de normas antigas (NBRs relacionadas ao desenho técnico tradicional) para um novo conceito baseado em um sistema de desenho técnico informatizado padronizado, finalmente, este trabalho fornece subsídios para elaboração de manual/norma técnica nacional. Espera-se que este trabalho possa contribuir para o aprofundamento dos estudos relacionados ao projeto, especificamente, nos aspectos da viabilidade de organização e definição de nomenclaturas, e da valorização da representação gráfica adequada aos desenhos eletrônicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Magalhães, Carlos Wagne Ferreira de Souza. "Análise comparativa do custo da estrutura de edifícios de concreto armado quando projetados pela NBR-6118:2003 e NBR-6118:1978." Universidade Católica de Pernambuco, 2006. http://www.unicap.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=34.

Full text
Abstract:
Em Março de 2004 entrou em vigor a nova versão da norma brasileira para projeto de estruturas de concreto, a NBR 6118(2003), substituindo sua antecessora que estava em vigor desde 1978. Dentre os novos conceitos apresentados, os de maior impacto no meio técnico estão relacionados à questão da durabilidade das estruturas de concreto. Assim o presente trabalho pretende avaliar a magnitude destas alterações, com ênfase à análise de custos, que ocorrem devido à aplicação dos novos conceitos normativos no Projeto estrutural de três edifícios de concreto armado de alturas variadas. Desta forma, será avaliado o impacto econômico sobre o Projeto dos edifícios, para valores de cobrimentos de concreto relativos as classes de agressividade ambiental CAA=II e CAA=III, a influência nos custos das estruturas, do valor da resistência à compressão do concreto fck, as vantagens da utilização dos modelos I e II para o cálculo das armaduras de cisalhamento de vigas. Também serão abordados o Projeto dos pilares com os novos critérios do momento mínimo de 1 ordem e imperfeições geométricas locais, a ordem de grandeza dos esforços devidos ao desaprumo frente aos esforços devidos ao vento, e finalmente o impacto no custo global das estruturas dos edifícios, quando dimensionados segundo os critérios presentes na NBR-6118(1978) e NBR-6118(2003). Os resultados mostraram que, apesar do maior volume de concreto nos projetos de acordo com a NBR 6118(2003), a quantidade de aço foi reduzida, principalmente nos pilares,em relação a NBR 6118(1978). A diferença entre os custos finais das estruturas foi a favor da NBR 6118(2003)
In March of 2004 the new version of the Brazilian Code for design of concrete structures, the NBR 6118(2003), has replaced its predecessor the NBR 6118(1978). Amongst the new presented concepts, the greatest impact is related to the question of the durability of the concrete structures. The present work evaluates the influence of the new normative criteria, with emphasis to the analysis of costs, in the structural design of three buildings of reinforced concrete of varied heights. The influence in the costs of the structures is analyzed, when designed in the different exposure classes related environmental conditions II and III, of the value adopted for the compressive resistance fck, of the use of models I and II for the calculation of the reinforcement of shear of beams, of the influence of the design of them columns with the new criteria of the minimum moment of first local order and geometric imperfections. Finally, it has been compared the global costs of the structures of the three buildings when designed according to criteria of NBR-6118(1978) and NBR- 6118(2003). The results had mainly shown that, despite the increase in concrete volume in accordance with the NBR 6118 (2003), the amount of steel was reduced, in them columns, in relation the NBR 6118(1978). The difference in final costs of the structures was favorable to the NBR 6118(1978), but it can be considered relatively low, in comparison with the increasing quality and durability proportioned by the adoption the NBR 6118(2003)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Watanabe, Léo. "A primeira adoção das normas internacionais de contabilidade: ensaio nas demonstrações financeiras das empresas brasileiras do setor da construção civil e incorporação imobiliária." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1757.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-25T18:40:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leo Watanabe.pdf: 2803397 bytes, checksum: 029847eb3c4e7e94de0959d4c91b9be1 (MD5) Previous issue date: 2009-12-17
The recent changes in accounting in Brazil as result of the strong global effort toward universal accounting language, fact that has lead many nations to participate in accounting standardization processes pursuant to the publications of the International Accounting Standards Board (IASB), have forced the Brazilian capital market to mandate the adoption of international accounting standards by companies listed in the BOVESPA stock exchange as of the beginning of 2008. In this scenario of change there are many questions arising from the new accounting practices. Accounting, as the major instrument of keeping record of equity changes, is tasked with efficiently providing users the outcome of its analysis, i.e. equity information. The focus of this paper is therefore the question that is raised: Do the international accounting standards affect the reporting of this equity through the financial indexes of companies? Thus, the purpose of this paper is to investigate if in the civil construction industry, with the First Time Adoption (IFRS 1), showed relevant difference in said financial indicators. To this end, 25 civil construction companies listed in the BOVESPA stock exchange underwent analysis. The tests used were the t-student, for parametric matched samples, and the Wilcoxon, for non-parametric matched samples. The results reveal the existence of significant difference in the financial indexes presented below: General Liquidity Index, General Solvency Index, Current Liquidity Index, Dry Liquidity Index, Indebtedness Ratio, Gross Margin and Global Mark-up. Only one financial index did not allow for statistical verification of significant changes in the Net Margin. As secondary purpose, it is verified if the average of the differences in the proportions of each equity group in order to show the major causes of this change. It revealed that companies suffer impacts of different magnitude, with high discrepancies of values both positively and negatively
As recentes mudanças na contabilidade no Brasil, causadas por uma forte corrente mundial em pró de uma linguagem universal contábil, fato que tem levado muitos países a entrarem em um processo de convergência das normas de contabilidade seguindo os pronunciamentos editados pelo International Accounting Standards Board (IASB), fizeram com que o mercado de capitais brasileiro obrigasse as principais companhias listadas na BOVESPA, a partir do ano calendário de 2008, a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade. Neste cenário de mudanças surgem dúvidas relacionadas às novas práticas contábeis. A contabilidade, como principal instrumento de verificação das mutações patrimoniais, tem a responsabilidade de melhor informar aos usuários o objeto de seu estudo, o patrimônio. Deste modo, surge em forma de problema o principal foco deste trabalho: se as Normas Internacionais de Contabilidade afetam a evidenciação deste patrimônio através dos índices financeiros das companhias. Assim, o objetivo principal deste trabalho é verificar se no ramo da construção civil, com a primeira adoção das normas internacionais IFRS 1 First Time Adoption , houve diferença relevante nos citados indicadores financeiros. Para tanto, analisaram-se as 25 companhias listadas na BOVESPA do segmento da construção civil. Foram utilizados os testes estatísticos t-student para amostras emparelhadas paramétricas e Wilcoxon para as amostras emparelhadas não-paramétricas. Os resultados demonstraram que existe diferença significativa nos seguintes índices financeiros: Índice de Liquidez Geral, Índice de Solvência Geral, Índice de Liquidez Corrente, Índice de Liquidez Seca, Grau de Endividamento, Margem Bruta e Mark-up Global. Apenas em um índice financeiro não foi possível constatar estatisticamente uma mudança significante, na Margem Líquida. Como objetivo secundário, verificou-se a média das diferenças das proporções de cada grupo patrimonial, a fim de evidenciar as principais causas desta mudança. Isso demonstrou que dentre as companhias há impactos de magnitude diferente, com altas discrepâncias de valores, tanto positivos como negativos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Construção civil - normas"

1

Diálogos entre políticas públicas e direito: participação e efetividade na sociedade contemporânea. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dpp146.1120-0.

Full text
Abstract:
Esta obra se debruça sobre diálogos entre políticas públicas e direito, trazendo artigos científicos de diversos autores brasileiros acerca da participação e da sua efetividade na sociedade contemporânea. O livro apresenta um olhar interdisciplinar, sendo composto por capítulos escritos por pesquisadores não só da área jurídica, como também de Psicologia, Biologia, Odontologia e Pedagogia. A divisão dos capítulos parte de temas mais relacionados à participação política por diferentes vias, passando pelas demandas por efetivação dos direitos humanos, sem retrocesso social. Em seguida, transita por violações específicas no âmbito dos direitos a educação, igualdade racial e de gênero, moradia, dignidade física, psíquica e sexual, segurança pública e saúde. O primeiro capítulo discute em que medida foi eficaz a participação popular na tramitação da reforma política na Câmara dos Deputados do Brasil. Descreve as vias de participação popular nesse âmbito e discute seus efeitos na tramitação da referida reforma, a partir dos procedimentos metodológicos de revisão bibliográfica, análise de documentos, estudo de caso e process tracing com elite interviewing, em abordagem qualitativa. Os resultados indicam que, embora tenha havido aumento da participação popular institucional no período sob enfoque, o parlamento aplicou não decisões em relação à reforma política intencionada pelas entidades da sociedade civil que organizaram as provocações ao Poder Legislativo. Em seguida, o segundo capítulo tem como principal objetivo a análise acerca do Portal e-Democracia e o seu papel para uma maior democracia participativa de, principalmente, inclusão das minorias sociais. Estuda a relação entre a democracia brasileira e a participação popular, investiga o porquê do Portal e-Democracia ser tão necessário para a defesa dos direitos das minorias sociais, bem como explica a importância da participação popular legislativa das minorias sociais. Esta pesquisa parte de fontes bibliográficas primárias e secundárias, com revisão bibliográfica e análise do próprio portal em estudo. O estudo conclui que é essencial a criação de políticas públicas para a participação política das minorias sociais, sendo uma delas o mencionado portal eletrônico, porém esta medida isolada não resolve a presente questão, sendo necessárias políticas públicas de fácil acesso a todos e todas. O terceiro capítulo aborda as relações que conectam o princípio da vedação ao retrocesso social com as manifestações que apoiam o movimento de retorno da ditadura militar no Brasil no século XXI. Para tanto, no primeiro momento, os autores elucidam os conceitos de vedação ao retrocesso social, bem como o significado do chamado efeito cliquet, o qual corrobora com os ditames fixados do respectivo princípio, haja vista que, no alpinismo, significa que quando atingida uma determinada altura, não se pode mais voltar. Contextualizam, ademais, as heranças e as consequências da ditadura militar no Brasil, além de analisarem as manifestações que têm ocorrido na atualidade em prol de um retrocesso ao período ditatorial. O trabalho comprova que a volta da ditadura militar seria uma afronta ao princípio da vedação ao retrocesso social, uma vez que extinguiria e revogaria direitos fundamentais já consolidados no ordenamento jurídico brasileiro e regressaria a um período autoritário, que não se coaduna com o Estado Democrático de Direito. Conectando-se à discussão acerca de retrocessos e inefetividade de direitos, o quarto capítulo mergulha no debate democrático acerca da expansão da educação superior brasileira e das políticas de acesso que promoveram um significativo acréscimo de ingressantes nos cursos de graduação no Brasil. O trabalho atende a pesquisa bibliográfica e fundamenta-se na revisão de literatura com o suporte teórico de autores e legislações da área afim, refletindo sobre o processo de evolução e inclusão mediante a implementação de programas e ações afirmativas para a educação superior que corroboraram para dirimir o caráter elitista impregnado no perfil deste nível de ensino. Embora distante de reparar as injustiças sociais no Brasil, tais políticas geraram um número maior de ingressantes das camadas menos favorecidas da sociedade e, com isso, a representatividade dos grupos denominados de minorias aumentou, ainda que de modo tímido, mas refletindo na redução do déficit de acesso ao ensino superior. Ainda sobre desigualdades na educação no país, no quinto capítulo as autoras investigam como a discussão sobre o mito da democracia racial no Brasil impulsionou práticas racistas ao longo do tempo e como, a partir de um viés multiculturalista, se assentam as políticas afirmativas, com destaque para a política de cotas para ingresso de negros e pardos nas Universidades, implementadas a partir de 2012. Apontam, para tanto, que a construção deste mito não se coaduna com questões mais modernas e de relevo econômico e social que pautaram a promoção de políticas afirmativas no Brasil. Nesta senda, as políticas sociais afirmativas de cotas são medidas tomadas pelo Estado, de cunho temporário ou especial, com o objetivo de assegurar igualdade de oportunidades e que foram negadas historicamente para a população afro. Para embasar este artigo, foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica e a análise documental das políticas afirmativas de cotas. O capítulo seguinte aventa que as relações sociais são produtos da vida em sociedade e caracterizam-se, essencialmente, pela interação que há entre seus componentes considerando territórios, culturas, identidade e ideias. Contudo, é da natureza dessa dinâmica social que alguns grupos sociais se sobressaiam sobre os demais e imponham seus interesses pessoais acima dos interesses públicos, prejudicando, assim, a concretização de interesses gerais. Dessa maneira, com o intuito de explicar como essas relações de poder e de domínio influenciam na concretização de políticas públicas, o trabalho se propôs a analisar qual o protagonismo que os agentes sociais têm nessa fase. Como exemplo prático dessa discussão acadêmica, analisa-se como a elite governante brasileira busca conciliar seus interesses com a efetivação de políticas públicas habitacionais. Em outro aspecto de violação de direitos através de deficiências de políticas públicas, o sétimo capítulo analisa a evolução da taxa de homicídios no Brasil, verificando grande heterogeneidade entre os estados. Isso constitui uma deficiência estrutural grave, que compromete as bases do desenvolvimento no país. Assim, o propõe-se o entendimento da correlação das taxas de homicídios no Brasil em um período de 10 anos, verificando que os estados do Rio Grande do Norte, Goiás, Maranhão e Piauí se correlacionaram positivamente, apresentando um aumento na taxa de homicídios, enquanto Espírito Santo e Paraíba obtiveram redução. Diante dos resultados, destaca-se a atenção às políticas de segurança pública e conclui-se que é possível identificar padrões estruturais das distintas dinâmicas de homicídios contribuindo para e informações relevantes que possam subsidiar a implantação e efetividade das políticas públicas no país. Na seara das violências, o oitavo capítulo destaca aquelas cometidas contra mulheres no ambiente doméstico no bairro de Narandiba, em Salvador-BA. O artigo tem como objetivo geral analisar a possibilidade ou não de ampliação no atendimento às mulheres que sofrem violência doméstica através da unidade do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), órgão vinculado ao Tribunal de Justiça da Bahia, localizado no bairro de Narandiba, em Salvador. Como primeiro objetivo específico, examina se o acolhimento dessas vítimas estaria em conformidade com o regulamento e a missão que fundamenta o trabalho do CEJUSC. Como segundo objetivo específico, reflete sobre a demanda de mulheres, vítimas de agressão doméstica, que passam pela unidade de Narandiba em busca de um apoio ou uma orientação jurídica. Em termos metodológicos, o artigo é qualitativo e analisa o tema proposto utilizando a revisão bibliográfica, a análise de documentos e a observação da autora durante o período de janeiro a outubro de 2019. As violências domésticas atingem, não raro, a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Assim, a conexão para o nono capítulo apresenta as etapas da perícia psicológica nos casos de suspeita de abuso sexual, tendo como enfoque os instrumentos e testes psicológicos mais utilizados nestas avaliações. Os objetivos específicos englobam conceituar avaliação psicológica e abuso sexual, bem como trazer técnicas da Psicologia que melhor respaldem o psicólogo nesse processo de avaliação. O método deste estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica. A avaliação psicológica pericial difere de outros tipos de avaliação psicológica em função de sua meta final onde atua subsidiando decisões legais quando estas dependem de um entendimento de funcionamento psicológico do(s) envolvidos(s) nos casos de suspeita de abuso sexual de crianças e adolescentes. Abuso sexual é qualquer contato ou interação entre uma criança ou adolescente e alguém em estágio psicossexual mais avançado do desenvolvimento, na qual a criança ou adolescente estiver sendo usado para estimulação sexual do perpetrador. As avaliações psicológicas têm sido requisitadas em todas as fases de encaminhamento dos casos, da notificação ao processo judicial. Desde a fase inicial ou investigativa, a criança pode passar por inúmeras intervenções (entrevistas, aplicação de testes psicológicos, etc), inclusive de psicólogos que não atuam diretamente com a justiça, mas que acabam colaborando no processo quanto à veracidade da situação de abuso. Não obstante possam ser vítimas de diversas violações de direitos, por vezes crianças e adolescentes entram em conflito com a lei. Nesse contexto, o décimo capítulo investiga a contribuição da aplicabilidade da entrevista terapêutica no processo de avaliação psicológica de adolescentes em conflito com a lei, descrevendo as características de adolescentes, explicando a função da Psicologia e elucidando entrevista terapêutica como ferramenta diferencial na avaliação psicológica desses adolescentes. Como metodologia foi realizada uma revisão bibliográfica, com base em livros e artigos científicos, com tratamento particular de publicações da área de Psicologia e da legislação específica sobre os direitos do adolescente. Como resultados, os adolescentes em conflitos com a lei apresentam características que se fundamentam em aspectos históricos, sociais e culturais e a entrevista terapêutica mostrou-se como importante na contribuição da avaliação psicológica desses adolescentes, uma vez que se dispõe como uma técnica de analise aberta, capaz de se ajustar a diferentes situações clínicas, com possibilidades de descobrir as subjetividades, conhecer comportamentos, indicar encaminhamentos ou fazer intervenções. Diante de uma realidade vivencial complexa e aprisionadora, a avalição psicológica é uma prática relacional, que visa com alteridade contribuir para incluir socialmente os adolescentes. É certo que a mudança comportamental dos adolescentes infratores requer apoio familiar e um trabalho multidisciplinar, que não comporta apenas o papel do Psicólogo, mas, o envolvimento do Estado e da sociedade como um todo em ações conjuntas, para efetivamente produzir transformações. Conclui-se que o estudo produziu uma discussão importante, por dispor conhecimentos para área da Psicologia, profissionais que atuam e para a sociedade, que podem melhor conhecer os espaços de intervenção, meios de atuação e a importância da psicologia neste contexto. Nessa linha de discussão que abarca questões relacionadas à saúde, o capítulo seguinte analisa a judicialização do direito à saúde. Esse direito, conforme o artigo 196 da Constituição Federal, pertence a todos e é dever do Estado fornecê-lo por meio de políticas públicas. Entretanto, a possibilidade de exercício por todos do referido direito fica limitada aos recursos disponíveis e por ações judiciais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo geral, portanto, é analisar se a judicialização da saúde é a solução mais adequada para se obter uma vaga de leito de UTI no SUS. Assim, o trabalho descreve como o SUS regula a distribuição de leitos e reflete sobre o fenômeno da judicialização e o seu potencial ou não de efetivar esse direito com isonomia. Para a sustentação metodológica, o estudo utilizou de uma pesquisa qualitativa, com método fundamentado em análise de documentos e revisão bibliográfica a respeito do tema. Os resultados mostram que, embora o SUS estabeleça a quantidade de leitos de UTIs, alguns hospitais carecem de mais ofertas de leitos. Desta forma, é relevante ter um políticas públicas que efetivem o direito à saúde, em cumprimento às previsões legais. Nesse contexto de inefetividade do direito à saúde, o capítulo seguinte descreve o perfil das demandas judiciais referentes a medicamentos no município de Cuiabá – Mato Grosso, realizado na Defensoria Pública, em 2013, utilizando indicadores de Pepe. Foram analisadas 135 ações judiciais relativas às solicitações de medicamentos e 166 medicamentos requeridos nas mesmas. Em quatro dimensões (sócio demográficas do autor da ação judicial; processuais das ações judiciais; médico sanitárias das ações judiciais; político-administrativas das ações judiciais). As informações obtidas e delineadas no capítulo expõem o cenário da saúde frente a judicialização de medicamentos e as características dos indivíduos que abriram demandas contra o Estado ou o Município. Em preocupação com a saúde e a segurança alimentar dos brasileiros, o décimo terceiro capítulo discute o cabimento de arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) contra a nova política brasileira de agrotóxicos. A evolução clássica da política brasileira de agrotóxicos foi marcada pela ótica da proteção. Todavia, novos desafios, hoje, contrariam a política até então vigente e faz surgir um movimento, cada vez mais forte, pela flexibilização de normas. Nesse cenário, percebe-se o surgimento de uma nova política sobre tema, mas desta vez, tendo o agronegócio como protagonista. Desse modo, os efeitos desta nova política já são tangíveis, o que nos leva a discutir a constitucionalidade de tais ações. Posto isso, este trabalho tem como objetivo promover um debate acerca da existência de uma nova política brasileira sobre agrotóxicos em suas principais questões. Para realizar este trabalho, foram utilizados os tipos de pesquisa bibliográfica e documental, através da abordagem qualitativa. Conclui-se que a nova política de agrotóxicos é inconstitucional e, por consequência, atacável por meio da ADPF. Avançando na busca de efetivação de direitos humanos através de políticas públicas, o último capítulo investiga a necessidade de ressignificação das bases da teoria da execução para efetivar ações civis públicas em que se discutem tais políticas. Para tanto, utiliza-se de procedimento monográfico e bibliográfico. O estudo expõe as razões que levaram à judicialização da política, bem como traça diretrizes gerais sobre o atual panorama da execução. Aborda, ainda, a crise de efetividade da execução, que insiste em se valer de multas pelo descumprimento – que vêm sendo inefetivas para o cumprimento. Após essa discussão, o trabalho traz instrumentos jurídicos hábeis a colaborar com a concretização dos direitos. Espera-se que esta seleção de artigos científicos contribua, como obra coletiva, para avanços no conhecimento sobre políticas públicas como efetivadoras de direitos humanos, bem como sobre as múltiplas formas de participação popular na luta por tais direitos na sociedade contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Construção civil - normas"

1

Pierin, Igor, Maraia Dela Justina May, Sueli Mieko Miamoto, and Yutaka Mario Kobaiashi Junior. "Análise sobre prevenção de incêndio em imóveis residenciais do tipo geminados - sobre a ótica da norma de desempenho de edificações habitacionais - NBR 15575/2013 e normas complementares." In Tecnologia e inovação na Construção Civil, 81–92. EduFatecie, 2018. http://dx.doi.org/10.33872/tec.engcivil.unifatecie.2018.cap7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santiago, Josicarla Soares, Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante, Fabiano Ferreira Batista, and Yara Magaly Albano Soares. "ALTERAÇÕES NAS NORMAS E OS EFEITOS NAS VARIÁVEIS FUNDAMENTALISTAS: UM ESTUDO NAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL LISTADAS NA B3." In Organizações Públicas e Empresas Privadas: Estratégia, Inovação e Tecnologia, 234–46. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.41321160118.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Construção civil - normas"

1

Moreira, Bruno Sampaio, José Arthur Filgueira Felizardo, and Juan Carlos Vieira de Sousa. "Acompanhamento de turmas nas disciplinas de projeto e construção de edifícios." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.326.

Full text
Abstract:
BIM é uma metodologia inteligente baseada em modelagem da informação utilizada por profissionais de arquitetura, da engenharia e da construção que dispõem de ferramentas que lhes permitem planejar, projetar, construir, gerenciar edificações e infraestrutura com mais eficiência. Nas últimas duas décadas o BIM vem sendo difundido e implementado em diversos países, no Brasil foi publicado o Decreto N° 10.306 de 2 de abril de 2020 que incentiva a utilização dessa nova tecnologia. Tendo em vista esse decreto que estabelece a utilização do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, fomentou-se a necessidade do compartilhamento dessa tecnologia nas universidades. Diante disso, alunos do curso de graduação de engenharia civil da UFCA tiveram a ideia de fundar uma liga acadêmica para a disseminação dessa tecnologia. Nasce, por conseguinte, a LABIM (Liga Acadêmica de Building Information Modeling), que veio com a premissa inicial de suprir essa deficiência curricular presente no curso. Essa tecnologia possui diversos benefícios em sua utilização, dentre eles a integração dos projetos e o detalhamento do modelo construtivo, são alguns fatores que mais atraem a atenção dos alunos e dos projetistas. Voltando para a modelagem, softwares como Revit, aumentam bastante o rendimento por conta das tarefas automatizadas e da introdução da informação, tais como cortes, fachadas, quantitativos de materiais e renderizações. Isso posto, torna-se evidente a necessidade da inserção do BIM nas atividades curriculares, visando à formação completa dos futuros engenheiros e a modernização dos modelos construtivos como um todo. Destarte, a LABIM em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), realizou o acompanhamento voltado para alunos da Universidade Federal do Cariri Com o objetivo inicial de ajudar a disseminar a metodologia BIM na Universidade Federal do Cariri, a LABIM iniciou um projeto de acompanhamento de turmas no curso de Engenharia Civil, no segundo semestre de 2019. O público-alvo escolhido para este acompanhamento foram os alunos das disciplinas obrigatórias de Projeto e Construção de Edifícios 1 e 2, a fim de introduzir de uma maneira mais intuitiva a metodologia BIM, foi utilizado como ferramenta de estudo o software Revit. Visto que a princípio, é a ferramenta BIM com maior aproveitamento dos assuntos abordados durante a disciplina. Aos alunos de Projetos e Construção de Edifícios 1, foi dado apoio aos conteúdos de projeto arquitetônico, estrutural e criação de cortes e fachadas. Já aos alunos da disciplina de Projeto e Construção de Edifícios 2 foi dado apoio aos conteúdos de alvenaria modular, criação de coberta e escoamento de águas pluviais, de forma que nenhuma teoria sobre os assuntos das disciplinas foi abordada, apenas a execução no software Revit. Ao todo, foram assistidos 58 alunos, sendo 26 alunos na disciplina de Projeto e Construção de Edifícios 1 e 32 alunos na disciplina de Projeto para Construção de Edifícios 2. O acompanhamento foi feito por meio de tira-dúvidas e capacitações para nivelar os estudantes, houve também alguns dias reservados apenas para auxílio no uso do software, onde os membros da liga reservaram salas para a realização desse acompanhamento. Desse modo, o índice de aprovação da turma de Projeto e Construção de Edifícios 1 foi 100% e da turma de Projeto e Construção de Edifícios 2 foi de 97%, o objetivo final de introduzir o ensino do BIM no curso não pôde ser concluído por conta da rigidez do método de ensino tradicional quanto às mudanças necessárias, o mesmo, por normas técnicas, não proporcionou a oportunidade de abordar conceitos da metodologia. Nesse sentido, o ensino tradicional dificulta a inserção da tecnologia no Brasil, isso vai em contramão a estratégias adotadas em grande parte do mundo, como no Reino Unido e em Singapura, que são países referência no uso do BIM. Em vista disso, nota-se que o meio acadêmico ainda se encontra dissonante quanto às medidas de implantação do BIM, pois da mesma forma como houve um incentivo à adoção de práticas envolvendo essa ferramenta em obras públicas, logo, deveria haver também um estímulo à inserção dessa metodologia no meio acadêmico. Isso posto, a LABIM prevê a importância de universalizar o conhecimento da metodologia estudada e servir de ajuda na disseminação das novas tecnologias na construção civil. Desta forma, notou-se por meio do acompanhamento que há um grande estímulo por parte dos alunos em aprender ferramentas e conceitos do BIM. Nesse sentido, o projeto foi também um grande incentivo aos professores das disciplinas de projetos a estimularem o uso da metodologia BIM nos trabalhos desenvolvidos. Logo, como não é previsto no plano de ensino ministrar aulas sobre as ferramentas da tecnologia BIM, a liga pôde servir de apoio para essas disciplinas, por ser um dos primeiros projetos realizados pela LABIM, houve um grande avanço no que diz respeito ao aprendizado interno e melhores qualificações de seus integrantes, além de proporcionar um melhor entendimento acerca da necessidade do ensino do BIM nas universidades. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/XnTG0BLo3Eg
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Albuquerque, Enzo Aldo Cunha, Luisa Resende Kanno, Thaynara Lima de Oliveira, and Leonardo da Silveira Pirillo Inojosa. "Plano de execução BIM para sistema de manutenção de edificações." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.294.

Full text
Abstract:
A construção civil vem se desenvolvendo junto à revolução tecnológica e assim necessitando de uma integração com as tecnologias digitais. Nesse contexto a metodologia Building Information Modeling (BIM) permite ter informações sobre todo o ciclo de vida da construção, desde a fase de concepção do projeto até a fase de manutenção, sendo este o ponto focal da pesquisa. O uso do BIM será obrigatório no gerenciamento e na manutenção do empreendimento após a sua construção, cujos projetos de arquitetura e engenharia e cujas obras tenham sido desenvolvidos ou executados com aplicação do BIM a partir de 1° de janeiro de 2028 de acordo com o decreto n° 10.306 (BRASIL, 2020). Para a aplicação da metodologia é necessário um plano de execução BIM a fim de planejar os processos de elaboração de um modelo BIM, de monitoramento da edificação e de gerenciamento de ativos. A partir de um plano de execução BIM bem definido é possível: criar modelos virtuais tridimensionais da edificação; propor uma base de dados padrão para receber informações relativas aos sistemas e elementos construtivos com documentação, especificações técnicas e histórico de manutenções; sistematizar informações relativas às manifestações patológicas com descrição de causas, processo de degradação, método de recuperação/reparo ou substituição. Neste aspecto, foi elaborado um plano de execução e testado parte deste em um estudo de caso do Bloco C da Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade de Brasília (UnB). O Bloco C abriga o Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, com salas de aula, centros acadêmicos, empresa júnior e projetos de extensão. Assim, este bloco tem sido um local de intensa atividade acadêmica, social e profissional. Este trabalho pretende apresentar um plano de execução BIM e parte da sua aplicação em uma edificação existente visando o melhor gerenciamento da mesma, como também, servir de conteúdo teórico-prático da metodologia BIM sobre aplicação nas fases de operação e manutenção da edificação. A metodologia utilizada foi baseada no BIM Project Execution Planning Guide de Messner et al. (2019). A partir das metas do plano, são definidos os potenciais usos BIM e ,de acordo com estes, são propostos fluxogramas de processo de trabalho, os quais incluem as etapas do processo, a interação entre equipes e os entregáveis. Desta forma, neste estudo de caso, foi necessário realizar o as-built do Bloco C complementando com as condições atuais e desenvolver um programa de manutenção. As ferramentas utilitárias da tecnologia BIM selecionados foram: modelagem de condições existentes, modelagem de registros, análise do sistema de construção, análise estrutural, análise de outras engenharias, gestão de ativos, gerenciamento de espaços/rastreamento e planejamento de manutenção; usos estes definidos por Messner et al. (2019). Para a execução destes processos são necessários softwares BIM, como o Revit Autodesk®, para modelagem, Robot Autodesk® para análise estrutural. No primeiro momento, procurou-se utilizar o QiBuilder AltoQi® para as instalações hidráulicas, no entanto, por este não possibilitar a inserção de informações individuais em cada elemento foi utilizado o Revit. As competências necessárias predominantes foram a gestão das informações e manipulação dos softwares visando a interoperabilidade e a obtenção dos resultados estipulados. Para realizar a modelagem tridimensional foi primeiramente solicitada a documentação existente na Prefeitura do Campus no Centro de Planejamento Oscar Niemeyer, órgão responsável pelo planejamento físico e ambiental, patrimônio histórico e projetos de arquitetura do Campus Darcy Ribeiro da UnB. Porém, houve demora para conseguir o acesso à documentação, que estava incompleta, além de estar desatualizada, fato que demonstra a dificuldade enfrentada pelos gestores das edificações, o que reforça a necessidade de levantamentos e análises in loco. Com parte da documentação em mãos foi realizado o levantamento de forma presencial, usando de registros fotográficos e trena manual e a laser para modelagem das condições atuais da edificação. Foram realizadas duas visitas ao Bloco C, a primeira, antes do início da modelagem e uma posterior para obter informações mais detalhadas para a elaboração do modelo BIM. Foi definida uma nomenclatura padrão para nomear arquivos e pastas, baseada nos manuais de práticas em BIM (BLUMENSCHEIN et al., 2019 & 2020); a plataforma de hospedagem utilizada foi o Dropbox. As modelagens das disciplinas de arquitetura, estrutura e instalações hidráulicas foram realizadas no software Revit Autodesk® na versão estudantil de 2021. Através do plano de execução BIM traçado obteve-se fluxogramas para coordenar os processos. Estes foram divididos em nível 1 e nível 2, sendo o nível 1 contendo um fluxograma do processo de planejamento de execução BIM com os usos BIM previstos e os entregáveis em cada uso. Dentro do nível 2, cada uso BIM foi explorado com os processos necessários para a execução – da modelagem de condições existentes e de registro, análise do sistema de construção, planejamento de manutenção, gestão de ativos e gerenciamento de espaços – evidenciando as informações de referência e como pode ser feito o intercâmbio de informações. Este plano foi aplicado no estudo de caso, resultando em um modelo de arquitetura, estrutura e instalações hidráulicas com a possibilidade de visualização da edificação em três dimensões permitindo uma identificação e compreensão mais rápida do edifício, além de possuir as informações associados aos elementos. Foram feitas análises de deslocamento do sistema estrutural submetido ao peso próprio. As instalações foram estimadas considerando a posição das peças de utilização e os diâmetros baseados nas normas atuais. O estado de conservação dos componentes foi baseado na metodologia “Grau de Deterioração da Estrutura” (GDE/UnB) (FONSECA, 2007), a qual faz uma análise dos níveis de deterioração na estrutura e informa propostas de intervenção. Verificou-se que as tabelas do Revit são uma boa forma de compilar as informações dos ativos de forma que estejam sempre vinculadas ao modelo BIM, o qual visa representar as condições atuais da edificação. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/e0eBTM6Flko
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Baldasso, Paulo César Pérez. "A NORMA DE DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES E SEU IMPACTO NA CADEIA PRODUTIVA DA CONSTRUÇÃO CIVIL BRASILEIRA." In 9a Conferência Internacional da LARES. Latin American Real Estate Society, 2009. http://dx.doi.org/10.15396/lares2009_220-350-1-rv.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Souza, Andrea Moreira de, Thiago Augusto Terra, and Rafael de Oliveira Tiezzi. "LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS DE UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO CIVIL E PRODUÇÃO DE BLOCOS: FERRAMENTA BÁSICA PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SGA BASEADO NA NORMA ISO 14001/2015." In IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/xveneeamb-006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography