To see the other types of publications on this topic, follow the link: Construção civil - normas.

Journal articles on the topic 'Construção civil - normas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Construção civil - normas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Mendes de Avellar Junior, Luiz Antonio Avellar, Beatriz Da Rocha Pereira Menezes, Luiz Antonio Mendes de Avellar Junior, Tatiana Ignácio Diniz, Diego Henriques Motta Eiras, Gustavo José da Costa Gomes, and Cleber José Fermiano Paschoal. "Alvenaria estrutural na construção civil." Revista Eletrônica TECCEN 11, no. 2 (December 4, 2018): 16–22. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v11i2.1282.

Full text
Abstract:
A alvenaria estrutural é uma tecnologia construtiva tradicional que vem sendo utilizada há milhares de anos, tendo apresentado nas últimas décadas, grandes e visíveis avanços, tornando-se um processo construtivo racionalizado com normas técnicas consistentes e específicas. Torna-se uma solução bastante viável para o grande déficit habitacional do Brasil, uma vez que é mais rápida, racional e barata, quando comparada com a construção tradicional. O presente artigo tem como foco pesquisar o processo de execução da Alvenaria Estrutural visando demonstrar que a mesma, por ser um sistema construtivo que adota os princípios de racionalização, industrialização, qualidade e economia, é bastante adequada para a realidade brasileira. O presente artigo tem como objetivo apresentar o processo de execução da alvenaria estrutural, demonstrando seus princípios de racionalização, industrialização, qualidade e economia, que tornam este sistema construtivo bastante adequado para a realidade brasileira. Para tanto, é realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa incluindo obras utilizando este tipo de alvenaria, sendo criteriosamente analisadas e selecionadas. Também são apresentadas fotos de acompanhamento de uma obra utilizando-se alvenaria estrutural, para exemplificação da simplicidade de execução. Como resultado final é verificado que a alvenaria estrutural proporciona uma economia real de dinheiro e de tempo no processo construtivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sousa, Ivo Arcaro de, and Maria José Nascimento Soares. "REFLEXÕES LEGAIS SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL." Semioses 12, no. 4 (December 19, 2018): 163–83. http://dx.doi.org/10.15202/1981996x.2018v12n4p163.

Full text
Abstract:
A indústria da construção civil é um importante setor para o desenvolvimento econômico e social, pois está diretamente associada à geração de emprego e renda, além de promover melhoria no cenário urbano mediante a implementação de diversos tipos de empreendimentos. Contudo, é preciso que a construção civil atente para que a dimensão ambiental seja inserida no planejamento e execução dessas atividades, evitando impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade. Para tanto, faz-se necessário que as indústrias atendam as normas vigentes sobre os aspectos ambientais de cada atividade, no tocante à gestão ambiental e às condições do meio ambiente na indústria da construção civil, que são balizadoras para uma construção sustentável. Esse estudo parte do pressuposto de que os empresários e os trabalhadores do setor da construção civil são agentes ativos nas condições encontradas nos locais de trabalho por meio do descumprimento dos requisitos exigidos pelas normas. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é descrever aspectos relativos às empresas da construção civil quanto a sua política interna em manter o meio ambiente salubre ancorado nas legislações em vigor. O presente artigo foi ancorado em revisões bibliográficas acerca do tema principal e na legislação vigente que normatiza a Construção Civil e o Meio Ambiente. Concluindo, por hora, que é necessário que todos os setores responsáveis pela implementação das leis e os gestores das empresas consigam fazer um trabalho coletivo e aliem seus objetivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Luiz da Costa, Tiago, Mateus Bravo De Aguiar, Wesley Luiz Mendes Moraes, Erico Tiago Dias, Diego Silva, and Antônio Pires Azevedo Junior. "A produção de blocos de concreto confeccionados com rejeitos da construção civil para execução em alvenaria de vedação: a busca por alternativas sustentáveis." Percurso Acadêmico 7, no. 14 (July 3, 2018): 504–18. http://dx.doi.org/10.5752/p.2236-0603.2017v7n14p504-518.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa consiste na produção de blocos de concreto com rejeitos provenientes da construção civil para alvenaria de vedação. A pesquisa é justificada devido aos problemas enfrentados na construção civil, tendo como foco o desperdício de materiais de pequenas e grandes construções e seu, consequente, dano ao meio ambiente. O objetivo da pesquisa é a confecção de blocos de concreto para alvenaria de vedação, utilizando rejeitos da construção civil, que atendam as normas técnicas brasileiras vigentes, quanto à resistência a compressão, empregando o mesmo na construção civil como material reciclado, uma vez que o bloco de vedação não exige alta resistência mecânica, podendo contribuir como uma solução mais econômica. O entulho foi separado, triturado e peneirado para que se obtivesse a granulometria desejável, posteriormente adicionado ao cimento, areia e pó de pedra, moldados conforme preceitos das normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Estudou-se a resistência à compressão, dos blocos após a cura, comparando com a resistência dos blocos convencionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carmo, Kellen Rhaynara Mota, and Ângelo Ricardo Balduíno. "A segurança do trabalho em obras residenciais no Brasil e o papel do engenheiro civil na diminuição dos acidentes de trabalho: uma revisão bibliográfica." Engineering Sciences 9, no. 1 (March 26, 2021): 40–52. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-3055.2021.001.0005.

Full text
Abstract:
No cenário econômico brasileiro, a indústria da construção civil se apresenta como um dos setores mais importantes, destacando-se como um dos que mais geram empregos no país. Por esse motivo, a construção civil possui uma participação demasiada no Produto Interno Bruto do país. Apesar da sua importância, a construção civil apresenta-se como um dos setores da indústria que mais possuem índice de acidentes e mortes no trabalho. Dentre as áreas que apresentam mais condições para a ocorrência de acidente no trabalho, encontram-se as obras de pequeno porte, incluindo as obras residenciais, em virtude de possuírem poucos empregados, serem de curta duração, e, desse modo, a fiscalização torna-se difícil e negligente, além de haver muita informalidade e uma falta de conscientização dos empregadores e trabalhadores quanto à importância da segurança no trabalho, deixando de cumprir as exigências das Normas Regulamentadoras. Frente ao exposto, buscou-se realizar um levantamento de dados quanto aos acidentes de trabalho na construção civil e enfatizando a importância do engenheiro civil na diminuição desses acidentes e garantia da segurança do trabalho. Verificou-se que os índices de acidente de trabalho na construção civil são preocupantes, e há uma necessidade de cumprimento das normas de segurança do trabalho, onde o engenheiro civil possui conhecimento necessário para aplicação das mesmas, além de conhecer o ambiente da construção civil. Apesar disso, o papel de mudança da realidade de acidente de trabalho na construção civil deve incluir todos os envolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Andrade, Clarice de, Vsevolod Mynrine, Dimas Agostinho da Silva, Sandra Lucia Soares Mayer, Rodrigo Simetti, and Fernanda Marchiori. "Compósito para a construção civil a partir de resíduos industriais." Matéria (Rio de Janeiro) 21, no. 2 (June 2016): 321–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620160002.0031.

Full text
Abstract:
RESUMO Os estudos que visam à utilização dos resíduos industriais vêm se intensificando diante da pressão das organizações ambientais, escassez de recursos naturais, busca de certificações para ganho de mercado e minimização de impacto ambiental. O presente trabalho desenvolveu um novo compósito a base de resíduos industriais como cinzas de madeira, lodo de estação de tratamento de água (ETA) e resíduos de produção de cal com propriedades mecânicas que atendem às exigências da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - NBR 15270-1/2005, NBR 15270-2/2005 e NBR 5739/2007, objetivando a sua utilização na construção civil sem o acréscimo de cimento Portland. As resistências à compressão variaram de 2,35 a 16,48 MPa. O índice de absorção de água das amostras testadas também atendeu às normas aplicadas, demonstrando que ao longo do tempo de cura houve diminuição da porosidade com possível hidratação da cal. Os resultados do ensaio de resistência à compressão apresentaram variações durante o tempo de cura que podem ser justificadas pela presença de material orgânico no lodo de ETA e pelo tamanho das partículas de cinza de madeira que durante a homogeneização não foram destruídas completamente. Apesar das variações observadas nos resultados, as resistências dos compósitos se enquadram na classificação para blocos cilíndricos de concreto e blocos cerâmicos para alvenaria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Amanda Souza, Fabiana Aparecida Iselle, and Leonardo Henrique Dias-Silva. "RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: CONCEITOS, HISTÓRICO E GERENCIAMENTO." Organizações e Sociedade 8, no. 10 (December 3, 2019): 5. http://dx.doi.org/10.29031/ros.v8i10.466.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como tema resíduos sólidos, que por sua vez esta diretamente ligada às questões ambientais na construção civil e a melhor qualidade na vida das pessoas e do ambiente em que elas vivem. Tem por objetivo fazer uma pesquisa bibliográfica e apresentar as formas corretas de tratamento a ser realizada sob as orientações da Resolução CONAMA n° 307, de 2002 que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, uma vez que os resíduos gerados não recebem o devido tratamento causam diversos problemas com o meio ambiente e transtornos a sociedade, que ao receberem o tratamento correto aumenta a produtividade em diversos campos da produção humana. Os resíduos ao serem descartados podem ser reaproveitados e transformados em matéria prima para outros novos materiais e produtos. A redução de desperdícios, reciclagem e reutilização podem reduzir o uso de recursos naturais e o impacto negativo ocasionado pelo descarte inadequado no meio ambiente culminado em economia de gastos na construção civil. A metodologia utilizada foi baseada em revisão bibliográfica, com avaliação documental em sites acadêmicos, revistas, livros, normas e leis, visando fornecer dados atuais e relevantes relacionados ao tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Patricio, S. M. R., S. S. Figueiredo, I. M. T. Bezerra, G. A. Neves, and H. C. Ferreira. "Blocos solo-cal utilizando resíduo da construção civil." Cerâmica 59, no. 349 (March 2013): 27–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132013000100003.

Full text
Abstract:
Novas técnicas vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável e tentar minimizar a degradação ambiental causada pela extração indiscriminada de recursos naturais além da constante geração de resíduos de construção e demolição. Esta pesquisa objetiva avaliar a utilização de resíduos da construção civil, oriundos de demolição, como agente pozolânico na fabricação de blocos solo-cal. As matérias primas convencionais e alternativas (resíduos) foram caracterizados por meio dos seguintes ensaios: massa especifica real, área específica, análise granulométrica por peneiramento e por difração á laser,limites de liquidez e plasticidade, análise química e difração de raios X. Para os ensaios tecnológicos foram confeccionados corpos de prova solo-cal no traço 1:10 em peso, com substituição da cal por resíduos nas seguintes proporções: 0, 10, 20, 25, 30, 40, 50 e 75%. Os corpos de prova foram curados por períodos de 28, 60 e 90 dias, em câmara úmida com 100% de umidade relativa, em seguida determinada sua resistência à compressão simples e absorção de água. Com os melhores resultados de resistência a compressão simples, foram moldados blocos solo-cal e solo-cal-resíduo. Os resultados obtidos com os blocos solo-cal incorporados com resíduo evidenciaram valores dentro das especificações das normas da ABNT, apontando que existe viabilidade técnica no aproveitamento de resíduos de demolição para uso na fabricação de blocos solo-cal sem função estrutural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Baptista, Maria Paula Viana, and Cleber José Fermiano Paschoal. "Abordagem do Manejo de Resíduos na Construção Civil, a luz da Legislação." Revista Eletrônica TECCEN 12, no. 1 (June 28, 2019): 08–22. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v12i1.1827.

Full text
Abstract:
Com a depravação cada vez maior do meio ambiente ha a necessidade do cuidado os resíduos gerados e com isso o estudo das legislações vigentes e normas. As leis e normas referentes a este tema abrange um leque grande de parâmetros e diretrizes a serem seguidos, fazendo com que o responsável pela obra não so cumpra as obrigações, como aumenta a produtividade do serviço, evite desperdícios e problemas futuros com a justiça, fazendo com que custos desnecessários sejam conjurados e evite penalizações, tais como multas, restrições de serviço, embargo e demolição da obra. Tendo em vista que a Construção Civil é um dos setores que mais geram resíduos no país, é indispensável o estudo das variáveis relacionadas, sua gestão e penalidades vigentes. Com o objetivo de trazer uma abordagem clara a luz da legislação por não se tratar de uma disciplina técnica dos cursos afins, para que o profissional possa fazer uma reflexão sobre a importância do assunto tratado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ethur, Eduardo Miranda, Juzélia Santos da Costa, and Benedito Ilmar de Moraes. "Produção de tijolos prensados com agregados reciclados da construção civil." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 3 (January 12, 2021): 182–92. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.003.0017.

Full text
Abstract:
O setor da construção civil provoca grandes impactos ambientais decorrentes de suas atividades, sendo que a elevada geração de resíduos, denominados de Resíduos da Construção Civil (RCC), e está associada a várias problemáticas críticas e urgentes no contexto urbano. Este artigo, fruto da dissertação de mestrado em Ambiente e Desenvolvimento, realizado no Programa de Pós-Graduação do Univates Centro Universitário - RS, evidencia a possibilidade do reaproveitamento deste material (RCC) como alternativa de incorporá-lo na fabricação de tijolos, com o objetivo de realizar a utilização dos resíduos da construção civil. Para viabilizar a produção de tijolo prensado, foram utilizados Agregados Reciclados da Construção Civil (RCC). A partir das informações e dados levantados, foram estudadas as legislações vigentes priorizando o tema, com ênfase nos instrumentos legais estipulados para a gestão ambiental de RCC. Os tijolos prensados com RCC foram utilizados na execução de alvenarias de vedações, tendo como objetivo proporcionar um destino adequado ao RCC, a fim de contribuir com a sustentabilidade na construção, atenuando, assim, os problemas enfrentados pelos órgãos ambientais e sociais. Para a caracterização dos materiais, foram realizados ensaios laboratoriais, conforme as normas: ensaios de análise granulométrica, ensaios de compressão simples de absorção de água e capilaridade. Foi utilizado o solo miúdo onde se escolheu a porcentagem com teor de argamassa (51%), aplicando nos traços definidos (1:7, 1:9, 1:11 e 1:20). Foram produzidos tijolos com RCC que foram analisados e testados numa primeira etapa nas idades de 07, 14, 28 dias, sendo que o final dos estudos ocorreu na idade de 180 dias, conforme as normas estabelecidas de ensaios para a absorção de água por imersão, absorção de água por capilaridade, resistência à compressão axial simples entre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mendonça de Souza, Maelson, André Luiz de Oliveira Silva, and Lara Virgínia Gomes Pina. "CARACTERIZAÇÃO DE AGREGADO MIÚDO FORNECIDO NA MICRORREGIÃO DO AGRESTE POTIGUAR, POPULARMENTE DENOMINADO “AREIA BARRADA”." HOLOS 4 (September 19, 2017): 395. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.5954.

Full text
Abstract:
Profissionais de diversas áreas do conhecimento buscam incessantemente descobrir ou criar novos materiais para aplicação no setor da construção civil visando a proporcionar avanços tecnológicos e redução dos custos. Dessa forma, até a areia lavada, material básico para construção civil, dentro da qual seu uso está consolidado, possui novos concorrentes, os quais se apresentam com algum diferencial em relação ao agregado miúdo em questão. Antes de chegar ao canteiro de obras, um agregado deve necessariamente passar por uma série de avaliações a fim de se garantir que é realmente confiável. Para tanto, o setor da construção civil conta com o auxílio das normas técnicas elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Tendo isso em vista, este artigo pretende caracterizar um agregado miúdo popularmente denominado “areia barrada”, amplamente utilizado na produção de argamassas e de concretos estruturais na microrregião agreste do estado Rio Grande do Norte. Ensaios de massa unitária, massa específica, granulometria, inchamento, determinação do teor de argila em torrões, determinação do teor de materiais pulverulentos e determinação de impurezas orgânicas, permitiram a avaliação da qualidade e a aplicabilidade deste material para construção civil. Assim, foi possível observar que o agregado miúdo apresentou uma série de inconformidades, fato preocupante, uma vez que vem sendo aplicado indiscriminadamente sem um atestado de conformidade balizado pelas normas técnicas vigentes. Diante disso, a pesquisa objetiva garantir a qualidade das argamassas e dos concretos estruturais produzidos na região mencionada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Monteiro, Rayra Ribeiro, Dinah Amaral da silva Paula, Stéfani Delgado Fonseca, Jonas Dos santos Pacheco, and Gustavo josé Da costa Gomes. "Utilização de resíduos provenientes da construção e demolição de reforma residencial como agregado miúdo para fabricação de concreto." Revista Eletrônica TECCEN 10, no. 2 (December 1, 2017): 23. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v10i2.1136.

Full text
Abstract:
A exploração infrene por recursos naturais para aplicação na construção civil é foco por estudos que visam maximizar a reutilização de resíduos que seriam descartados inadequadamente. Dessa maneira, esta pesquisa visa elaborar um concreto utilizando resíduos de construção e demolição como agregado miúdo, de forma a obter uma boa aplicabilidade na construção civil. A diversidade de resíduos coletados pode desencadear reações com os demais compostos do concreto, alterando a sua qualidade e consequentemente o resultado final. A aplicabilidade do concreto na construção civil dependerá, dentre outros fatores, da resistência aos esforços de compressão que são analisados em equipamento apropriado. Os resultados apresentaram a possibilidade de inserção do material em estudo em algumas modalidades de concreto, desde que atendam aos requisitos das normas vigentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ferreira, Marinaldo Loures. "Gestão da saúde e segurança do trabalho na construção civil." Entrepreneurship 4, no. 2 (April 7, 2020): 43–51. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2595-4318.2020.002.0005.

Full text
Abstract:
O setor da construção civil apresenta índices de acidentes de trabalho elevados. As práticas de gestão da segurança e saúde no trabalho através de suas ferramentas gerenciais, podem minimizar os perigos e riscos de acidentes nos canteiros de obras, preservando o maior capital da empresa, a vida humana. Este artigo tem como objetivo verificar o cenário da gestão da segurança e saúde no trabalho nos empreendimentos da construção civil do município de Unaí, suas principais dificuldades, assim como o uso de EPI’s nos canteiros de obras. A coleta de dados se deu por meio de observação in loco e entrevistas semiestruturadas com gestores e colaboradores. O estudo mostra que 84% dos envolvidos nas atividades da construção civil receberam treinamentos sobre uso adequado dos EPIs e orientações sobre os riscos de sua função. Conclui-se que os responsáveis pelos empreendimentos estudados visam apenas atender as normas regulamentadoras e outros requisitos legais pertinentes ao setor da construção, tendo a figura do técnico de segurança apenas no início do empreendimento, para ajudar com a documentação exigida, passível de fiscalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Freitas, Gabriel Sousa de, and Patricia Bulbovas. "OS AVANÇOS DA CONSCIENTIZAÇÃO A RESPEITO DA COLETA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL." Revista Geociências - UNG-Ser 19, no. 1 (October 26, 2020): 15. http://dx.doi.org/10.33947/1981-741x-v19n1-4426.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva avaliar, por meio da literatura, os avanços da conscientização a respeito da coleta dos resíduos sólidos na construção civil. Tal avaliação se dá pelo fato que a construção civil é responsável por grande parte da geração de resíduos, sendo um deles o RCC que afeta a economia, a sociedade e o meio ambiente. O engenheiro civil está ligado a geração deste resíduo e é um dos responsáveis pelo descarte de forma adequada. Apesar das normas e leis existentes, nota-se que existe falta de educação ambiental referente ao local de descarte, bem como a falta de uma fiscalização e indicação de local apropriado para evitar o descarte irregular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Paschoalin Filho, João Alexandre, Diego Gonçalves Camelo, David de Carvalho, António José Guerner Dias, and Brenno Augusto Marcondes Versolatto. "Caracterização de resíduos de construção e demolição para uso em engenharia civil." Journal of Urban Technology and Sustainability 3, no. 1 (December 1, 2020): 28–35. http://dx.doi.org/10.47842/juts.v3i1.20.

Full text
Abstract:
Resíduos de construção e demolição têm sido estudados por meios técnicos para desenvolver ferramentas de gestão para reduzir os impactos ambientais. Dentre essas, a reciclagem pode ser destacada. Este artigo demonstra a obtenção e avaliação de parâmetros de engenharia para resíduos de construção de concreto obtidos em uma usina de reciclagem de RCD próxima a São Paulo. Para tanto, foram realizados ensaios laboratoriais de acordo com as normas técnicas pertinentes para determinação das seguintes características: peso específico, integridade por ultrassom, resistência à compressão, módulo de elasticidade e absorção. Os parâmetros obtidos podem servir para melhor caracterizar os resíduos em estudo, bem como valores iniciais para o desenvolvimento de projetos básicos de engenharia civil com baixa responsabilidade estrutural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Haubrick, Suelen Oliveira, and José Roberto Moreira Ribeiro Gonçalves. "MEDIDAS DE REDUÇÃO DE GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL COMO ATENDIMENTO DOS REQUISITOS DE SUSTENTABILIDADE DO PBQP-H/SIAC." Revista Augustus 25, no. 50 (March 23, 2020): 12–32. http://dx.doi.org/10.15202/1981896.2020v25n50p12.

Full text
Abstract:
O setor da construção civil é grande fonte geradora de resíduos sólidos no país. Estudos apontam que a quantidade de resíduos gerados pelas construções se intensificaram devido ao crescimento da população urbana. Resíduos sólidos não tratados e sem destinação final adequada trazem consequências negativas para o meio ambiente e população. A problemática se dá pelo fato de grande parte do setor da construção civil negligenciar as normas e leis que contemplam o tema sustentabilidade e por desconhecerem os custos deploráveis da geração de resíduos sólidos. O presente artigo tem como objetivo apresentar, através de pesquisas exploratórias, como o setor da construção civil poderá gerenciar a redução da geração de resíduos sólidos de forma que se tenha um controle e monitoramento em todo o ciclo de vida da obra. Por fim, através do presente artigo foi possível concluir que a redução da geração de resíduos sólidos será obtida ao desenvolver um adequado plano de gerenciamento de resíduos sólidos estruturado no PBQP-H/SiAC, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat e Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil, que estabelece critérios para redução dos resíduos sólidos gerados. Planejar estratégias para a redução desses resíduos é um ato que beneficia a natureza no quesito sustentabilidade e também traz consequências positivas para o setor da construção civil através da redução de custos com melhoria da qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Ferraz, Cristine. "TÉCNICAS PARA APLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE RISCOS E OS BENEFÍCIOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL." Revista Científica FAEMA 9, no. 2 (December 15, 2018): 767–73. http://dx.doi.org/10.31072/rcf.v9i2.662.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata da importância do gerenciamento de risco dentro das organizações com enfoque no setor da construção civil. A partir de pesquisas bibliográficas como metodologia principal, o caráter teórico do trabalho permitiu a apresentação de conceitos fundamentais dos processos envolvidos na gestão de riscos baseados em normas vigentes. Ao abordar tais conceitos, como resultados positivos foi possível expor métodos de identificação e análise de riscos e técnicas de maneira simplificada para sua aplicação. Enfatizam-se também, em caráter predominante, os benefícios da implantação de uma gestão de riscos estruturada nas empresas, porém faz-se uma ressalva sobre a necessidade de uma metodologia mais dinâmica para utilização no canteiro de obras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

De Souza Sampaio, Nilo Antonio, and Gabriela Alves da Silva. "ESTUDO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO CIVIL NA CIDADES DE BARRA MANSA, RESENDE E VOLTA REDONDA." Revista Valore 4, no. 1 (July 12, 2019): 709–27. http://dx.doi.org/10.22408/reva412019116709-727.

Full text
Abstract:
O trabalho baseia-se na aplicação de ferramentas de gestão da qualidade, no setor de gestão de resíduos da construção civil, apontando volume de resíduos gerados nas cidades de Barra Mansa, Resende e Volta Redonda. Levando em consideração, logicamente, as normas do meio ambiente que regem a gestão correta dos resíduos. A utilização do fluxograma é o passo inicial do estudo, pois ela foi extremamente importante no mapeamento do processo, no caso, como é o caminho que o resíduo da construção civil faz até chegar no seu destino correto e se o seu manejo também está sendo realizado segundo as normas que o regem. Logo, o estudo segundo os dados encontrados, forneceu um volume de resíduos gerados pelo setor da construção civil, então foi utilizado o histograma para facilitar a visualização das partes críticas. De maneira geral, nessa fase do estudo já permitiu perceber a falta de apoio dos órgãos públicos, para diminuir os impactos ambientais e os gastos municipais excedentes com remoção dos resíduos que são lançados em lugares inadequados. A principal ferramenta aplicada e o foco do trabalho estão na ferramenta de qualidade FMEA, que é uma ferramenta que permite a identificação de falhas em um processo ou sistema antes mesmo de ocorrer. A escolha dessa ferramenta foi devida a falta de modelos de gestão de processo no setor da engenharia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Tavares, Laryssa Lopes, and Eduardo Gouveia Santiago Lage. "Avaliação da segurança no trabalho em obras de pequeno porte no setor Jardim Aeroporto, Porto Nacional/TO." Inventionis 1, no. 2 (December 30, 2019): 30–38. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6395.2019.002.0004.

Full text
Abstract:
A construção civil é um setor de grande representatividade para a economia brasileira, e tem apresentado um crescimento considerável ao longo dos anos. Entretanto, aliado ao seu crescimento, apresenta-se o aumento do número de acidentes do trabalho nesse ambiente. Isso acontece pela falta da aplicação das Normas Regulamentadoras no ambiente de trabalho da construção, onde há a ausência de segurança e saúde no trabalho. Verifica-se que esta ausência é bastante presente nas obras de pequeno porte, caracterizadas por haver até 20 funcionários, devido muitas vezes serem serviços artesanais e sem planejamento. Frente ao exposto, buscou-se realizar uma investigação quando a segurança no trabalho existente em obras de pequeno porte da construção civil, através da verificação de obras no setor Jardim Aeroporto, em Porto Nacional – TO, por se tratar de um setor novo, com constantes construções residenciais, além de ser um setor afastado, contribuindo para a dificuldade na fiscalização, e consequentemente no aumento de irregularidades que prejudiquem a segurança no trabalho. A pesquisa investigou três obras no setor mencionado, e identificou que há um descumprimento muito grande das normas regulamentadoras, oferecendo riscos à saúde e segurança dos trabalhadores e favorecendo a ocorrência de acidente no trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva, Debora Duarte Torres da, Elysson Marcks Gonçalves de Andrade, Ricardo Ricelli Pereira de Almeida, and Guilherme Urquisa Leite. "Segurança no Trabalho pela Redução de Infortúnios Laborais na Construção Civil: Uma Revisão de Literatura / Safety at Work for the Reduction of Labor Informs in Civil Construction: A Literature Review." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 15, no. 54 (February 28, 2021): 571–81. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v15i54.3007.

Full text
Abstract:
Resumo: A segurança do trabalho na construção civil se apresenta, no contexto atual, como uma basilar preocupação para garantia de resultados positivos durante o processo construtivo. Dessa forma, o objetivo deste estudo é desenvolver uma análise acerca da importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S) no contexto da engenharia civil. A área da construção civil é um dos setores que mais gera emprego e renda no Brasil, tendo em vista o número elevado de vagas no mercado de trabalho, justificado pelo efetivo surgimento de novas obras, porém, juntamente a tal prática aparece a realidade de acidentes no trabalho com os profissionais que as executam. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura na base de dados Scielo. Foram aplicadas as palavras-chave: "Acidentes de trabalho" AND "construção civil". A revisão selecionou artigos publicados entre janeiro de 2005 e dezembro de 2019. Após triagem, 9 artigos foram incluídos para esta síntese qualitativa. Como resultados alcançados, há uma urgente necessidade de que haja, por parte dos profissionais mais esclarecidos uma campanha em prol da importância da implantação de medidas preventivas com o objetivo de conscientizar tanto empresário, proprietários das construtoras, quanto os profissionais diretamente envolvidos na construção, para a importância da proteção sistemática e, consequentemente, preservação da vida. A conclusão chegada é que o uso correto de equipamentos e o cumprimento das normas regulamentadoras pode promover consideravelmente a segurança no contexto laboral da construção civil e reduzir pela metade os riscos de acidentes entre os construtores e obreiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Ribeiro Barros Silva, Ana Beatriz. "“Ciganos da construção”: a divulgação de acidentes de trabalho na construção civil pela imprensa durante a ditadura militar brasileira." Sæculum – Revista de História 39, no. 39 (December 17, 2018): 149. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2018v39n39.41393.

Full text
Abstract:
Partindo da concepção de que os acidentes e doenças do trabalho representam a culminância do processo de exploração capitalista e, portanto, têm o potencial de revelar as condições de vida e trabalho vigentes nas conjunturas estudadas, o presente artigo discute como os índices oficiais de sinistros laborais elaborados pela Previdência Social, e demais questões relacionadas à infortunística, foram tratados pela imprensa nos primeiros anos da década de 1970, sobretudo pelos jornais O Estado de São Paulo, Opinião e Movimento. De forma complementar, também serão evocadas algumas fontes oficiais ligadas ao Ministério do Trabalho, e que, portanto, veiculavam o posicionamento oficial do governo no campo da sinistralidade laboral. Com enfoque nos “ciganos das construções”, como eram chamados os operários da construção civil, setor que passou por notável expansão durante o período, buscaremos apontar alguns aspectos que muito revelam sobre o modelo de desenvolvimento excludente adotado pela ditadura militar, baseado na super-exploração da força de trabalho e no favorecimento ao grande capital: a migração, a informalidade, a fiscalização dos ambientes de trabalho, a extensão das jornadas, a pressão pelo cumprimento de prazos, o desrespeito pelas normas de higiene e segurança do trabalho, a descartabilidade das vidas dos trabalhadores – tanto nas obras de pequeno porte quanto nas grandes catástrofes, como a Gameleira e a ponte Rio-Niterói.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Braga, Paula Graciely da Silva, Carlos Henrique Silva do Carmo, and Moisés Ferreira da Cunha. "Value relevance: efeitos das especificidades contábeis das empresas brasileiras do segmento de construção civil e incorporação imobiliária." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 13, no. 1 (January 2, 2021): 134–50. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n1id19894.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar se a relevância da informação contábil, em relação ao valor de mercado, possui características diferentes nas empresas do segmento de construção civil e incorporação imobiliária em comparação com entidades dos demais segmentos. Metodologia: A janela temporal da pesquisa abrangeu o período de 2011 a 2017, sendo a amostra final composta por 182 empresas listadas na Bovespa, das quais 20 são do setor de construção civil e incorporação imobiliária. Foi estimada regressão com dados em painel de efeitos fixos com base no modelo econométrico desenvolvido por Barth, Clinch e Israeli (2016). Resultados: Os resultados apontam que, em relação às empresas que não são do segmento de construção civil, o mercado atribui relevância a todas as variáveis contábeis presentes no modelo. Já em relação às empresas do setor de construção civil e incorporação imobiliária os resultados trazem evidências estatísticas de que, em relação ao valor de mercado, os números contábeis das entidades do setor de construção civil e incorporação imobiliária possuem relevância informacional diferente das entidades brasileiras dos demais segmentos. Os resultados também indicam que os métodos de reconhecimento de receitas específicos adotados pelo setor de construção civil e incorporação refletem na relevância de seus números contábeis em relação ao valor de mercado das empresas. Contribuições do Estudo: O estudo contribui com a literatura atual ao analisar a o poder informacional dos relatórios financeiros em um setor específico. Os resultados contribuem com os profissionais que elaboram as demonstrações financeira pois sinaliza a necessidade de melhoria da qualidade informacional. Também sinaliza aos agentes normatizadores que as normas destinadas especificamente a estes setores, podem estar acarretando a redução da qualidade informacional das demonstrações financeiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ribas, Carolline Leal, Rosane Cristina Oliveira, and Jacqueline de Cássia Pinheiro Lima. "REGRAS NÃO-DITAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS FAVELAS." Revista da Seção Judiciária do Rio de Janeiro 22, no. 43 (December 17, 2018): 110. http://dx.doi.org/10.30749/2177-8337.v22n43p110-127.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo investigar o processo de construção de favelas sob um aspecto geral, tendo como foco o surgimento de normas locais vistas como não jurídicas. Para tanto, pretende-se inicialmente apresentar uma breve digressão histórica, desde o surgimento do termo em 1896, até a sua atual concepção, como modo de demonstrar como ocorreu a formação de favelas no cenário brasileiro. Na sequência, pretende-se destacar como esses grupos sociais são vistos na sociedade moderna, tidos como minorias descriminadas e, muitas vezes, rejeitadas e excluídas das políticas de Estado. Nesse sentido, nota-se que favela é vista como sinônimo de pobreza, residência de malandros, portal para o tráfico e fonte de doenças, o que gera, aos morados, um sentimento de esquecimento por parte do resto da população, caindo em uma situação de esquecimento e isolamento social. Por fim, trabalha-se com a proliferação de regras não-ditas que vigoram nesses ambientes periféricos. Percebe-se que o surgimento de um ordenamento não jurídico decorre da própria conjectura histórica que colocou favela como uma sociedade paralela à civil, o que impõe uma necessidade de reflexão acerca do reconhecimento dessas normas alternativas como forma de se viabilizar o convívio harmônico nos espaços urbanos brasileiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Buzo, Ana Laura Soler Cunha, Estéfani Suana Sugahara, Sérgio Augusto de Mello da Silva, Elen Aparecida Martines Morales, and Maximiliano dos Anjos Azambuja. "Painéis de pínus e bagaço de cana empregando-se dois adesivos para uso na construção civil." Ambiente Construído 19, no. 4 (December 2019): 183–93. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212019000400350.

Full text
Abstract:
Resumo O presente trabalho objetivou produzir e avaliar painéis aglomerados empregando-se partículas de bagaço de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) e de pínus (Pinus taeda, Pinus elliottii), comparando-se a eficiência de dois adesivos, ureia-formaldeído e poliuretano derivado do óleo de mamona. Os painéis foram preparados com 60% de partículas de pínus e com 40% de partículas de bagaço de cana. Foram avaliadas propriedades físicas (densidade, teor de umidade e inchamento em espessura após 24 h de imersão em água) e mecânicas (módulo de elasticidade, módulo de resistência à flexão estática e tração perpendicular às faces) dos painéis de acordo com os requisitos de uso das normas NBR 14810-1 (ABNT, 2013a), NBR 14810-2 (ABNT, 2013b) e EN-312. Os painéis confeccionados com poliuretano de mamona apresentaram maior eficiência, sendo compatíveis com os requisitos físicos e mecânicos das normas brasileiras e europeia para painéis do tipo P6 (painéis estruturais para uso em condições severas de carga, em condições secas). Os painéis produzidos com ureia-formaldeído são compatíveis com painéis classificados como P2 (painéis não estruturais para uso em condições secas). Dessa forma, os resultados alcançados comprovaram a eficácia dos painéis produzidos, que podem ser empregados nas indústrias moveleira e da construção civil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Velloso de Souza, Gustavo Augusto, Enilson Braga, Luis Arvellos, and José Thomaz De Carvalho. "A GESTÃO DO EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NA SEGURANÇA COMPORTAMENTAL." Revista Eletrônica TECCEN 10, no. 2 (December 1, 2017): 13. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v10i2.973.

Full text
Abstract:
Resumo: Este trabalho buscou apresentar os equipamentos de proteção individual (EPI) na construção civil, onde a utilização do mesmo torna-se necessária cada vez mais para a saúde e segurança dos trabalhadores. A obrigatoriedade das empresas no cumprimento das leis relativas à Segurança e Medicina no Trabalho, trouxe preocupação em evitar acidentes ou doenças ocupacionais. As inovações tecnológicas e a disseminação de informações sobre prevenção destes riscos tornam-se decisivas para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.Neste artigo foi apresentado os equipamentos de proteção individual (EPI) que podem neutralizar ou minimizar as doenças ocupacionais ou até mesmo evitar as lesões decorrentes dos acidentes. O estudo visa, a abordagem preventiva, onde os profissionais envolvidos na construção civil devem atuar de forma consciente, no que se refere a segurança no trabalho. Para que tal conscientização ocorra se faz necessário levar até profissionais treinamento e capacitação. O objetivo deste trabalho é obter conhecimento, por meio de revisão bibliográfica, no ambiente de trabalho na área da construção civil para que possa ser minimizado o risco de acidentes no trabalho, levando aos futuros leitores o conhecimento necessário dos equipamentos de proteção individual (EPI) no ambiente da construção civil. Desta forma foi desenvolver prevenção em relação aos acidentes, por meio da segurança comportamental através do 5S. Palavras-chave: normas regulamentadoras, segurança do trabalho, EPI, trabalho em altura e 5S.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Amorim, Adriana Eloá Bento, Lucila Chebel Labaki, Paulo Alves Maia, Thais Maria Santiago Barros, and Luiz Roberto Monteiro. "Exposição ocupacional ao calor em atividades a céu aberto na construção de estruturas de edifícios." Ambiente Construído 20, no. 1 (March 2020): 231–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212020000100371.

Full text
Abstract:
Resumo Na construção civil a excessiva exposição ao calor pode causar sobrecarga térmica e danos à saúde do trabalhador. Este estudo apresenta uma análise da exposição ao calor de 64 trabalhadores que desenvolvem atividades sobre lajes de concreto em construção de estruturas de concreto em edifícios. Para tanto, utiliza-se o índice de bulbo úmido termômetro de globo (IBUTG), obtido a partir das temperaturas de bulbo úmido natural, de bulbo seco e de globo, medidas sobre as lajes, e analisado em conjunto com taxas metabólicas estimadas para cada função de trabalho, conforme as normas da International Standardization for Organization (ISO). A avaliação foi feita de acordo com os critérios da legislação brasileira, aplicando-se a Norma Regulamentadora Nº 15 (NR-15), do Ministério do Trabalho. Os resultados demonstram que há necessidade de gerenciamento e adoção de medidas de controle, em especial de pausas para descanso térmico visando ao resfriamento corporal para evitar doenças oriundas do calor. Conclui-se que, como o número de horas de pausa para recuperação térmica é significativo em relação ao número de horas totais de trabalho medidas (39% para atividades pesadas e 20% para atividades moderadas), o regime trabalho/descanso adequado tem potencial para afetar o ritmo de trabalho na construção civil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silva, Cícera Adailza Mourão da, João Marcos Pereira de Morais, Eliezio Nascimento Barboza, Eduarda Morais da Silva, Bruno Barbosa de Oliveira, and Jefferson Heráclito Alves de Souza. "Gestão da qualidade na construção civil: Análise do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no habitat em Juazeiro do Norte, Ceará." Research, Society and Development 9, no. 7 (June 20, 2020): e983974962. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4962.

Full text
Abstract:
No setor da construção civil, assim como nas demais atividades econômicas, nos últimos anos aumentou o interesse por obtenção de certificações de qualidade, no qual o interesse pela melhoria de processos referente à qualidade e produtividade está se mostrando cada vez mais competitivo. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat em empresas de construção civil em Juazeiro do Norte, Ceará. Esse estudo visa apresentar suas motivações, características e importância no cenário atual da construção civil. Foi realizado um levantamento no banco de dados do site do programa, primeiramente no estado do Ceará e depois com maior ênfase para a cidade de Juazeiro do Norte. Com base em toda pesquisa sobre qualidade e sobre o programa, foi elaborado um questionário que foi respondido por funcionários de quatro empresas construtoras que atuam na cidade. As empresas que participaram do estudo estão no nível A de certificação e atuam no setor da construção civil com construções residenciais. Com base nos dados levantados, foram identificadas as motivações e as dificuldades para implantação do sistema. Verificou-se que os principais motivos que levaram as empresas a aderirem o PBQP-h foram o aumento da qualidade e a necessidade da certificação para a obtenção de financiamentos. Quanto às dificuldades apontadas pelas empresas pode-se destacar a elaboração de documentos, adequação as normas e treinamentos, visto que há resistência por parte dos operários na aceitação das mudanças. Com isso 100% das empresas pesquisadas optaram por contratar consultoria externa para agilizar o processo de certificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Aires, Ana Paula de Brito, Sanderson Quixabeira da Silva, Mateus Silva Batista, and Ítalo Carlos Soares do Nascimento. "EVIDENCIAÇÃO DE RECEITAS DE CONTRATOS COM CLIENTES: ANÁLISE EM EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL LISTADAS NA B3." Revista Gestão e Organizações 6, no. 3 (June 18, 2021): 100. http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v6n3p100-114.

Full text
Abstract:
<p>Em meio as alterações introduzidas pelo processo de convergência às normas internacionais de contabilidade, destaca-se a divulgação do pronunciamento técnico CPC 47, que trata da receita de contrato com o cliente, substituindo os pronunciamentos CPC 17 (Contratos de construção) e CPC 30 (Receitas), trazendo uma série de benefícios no processo de reconhecimento de receitas, com a padronização e unicidade de modelo proporcionados pelo novo pronunciamento. No Brasil, a B3 é a instituição regulamentadora do mercado financeiro e de capitais; com isso, vale ressaltar a importância da Governança Corporativa (GC) neste meio, pois ela gera uma participação positiva no mercado de ações. Diante disso, o estudo teve como objetivo verificar o nível de evidenciação de itens exigidos pelo CPC 47 nas empresas do setor de construção civil listadas na B3. A pesquisa se caracteriza como descritiva, e para obtenção dos resultados foram verificados os Balanços Patrimoniais, Demonstrações do Resultado do Exercício e Notas Explicativas das empresas do setor de construção civil listadas na B3, no período de 2019 e 2020, por meio de um <em>checklist</em> composto por oito itens, adaptado de Oliveira, Crabbi e Rodrigues (2020). Os resultados da pesquisa apontaram para uma baixa menção e evidenciação do CPC 47 nas empresas do ramo de Construção Civil listadas na B3, mesmo aquelas que adotam níveis diferenciados de GC, seguindo as evidências teóricas anteriores.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Vanessa Gomes da, and Andrea Fonseca Pardini. "Contribuição ao entendimento da aplicação da certificaçao LEED TM no Brasil com base em dois estudos de caso." Ambiente Construído 10, no. 3 (September 2010): 81–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212010000300006.

Full text
Abstract:
No setor da construção civil, a busca por sustentabilidade ainda é incipiente. Este trabalho tem por objetivos analisar a aplicação da certificação LEED TM a empreendimentos brasileiros, entendendo as restrições de uso em uma realidade diferente da referência original norte-americana, e disseminar os resultados obtidos para dois estudos de caso nacionais. Os resultados obtidos confirmaram que (a) a certificação LEED TM não é tarefa fácil e, no Brasil, significa, para vários aspectos, saltar da completa ausência de referência para atender a normas americanas; e (b) mesmo em centros avançados da construção civil brasileira, o mercado ainda não está preparado para os "selos verdes" internacionais. Apesar dos obstáculos e limitações existentes, a entrada de certificações no Brasil abre a discussão para assuntos antes nunca abordados. Certificações, iniciativas voluntárias e instrumentos de market pull possuem o importante papel de propulsores da transformação do mercado da construção civil na busca da sustentabilidade. Não se pode perder de vista que estas pressupõem uma base anterior - composta de pesquisa e desenvolvimento e transferência de conhecimento e tecnologia ao mercado - para que possam se desenvolver plenamente. Deve-se evitar a ansiedade pela busca de certificação sem o preparo do mercado. Caso contrário, corre-se o risco de fragilizar o papel transformador das certificações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Da Silva, Rogerio Borba. "A RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE E O SURGIMENTO DO DANO AMBIENTAL FUTURO NO DIREITO BRASILEIRO." Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito 12, no. 1 (October 10, 2013): 76. http://dx.doi.org/10.22409/conflu12i1.p20008.

Full text
Abstract:
A Constituição da República Federativa do Brasil de1988 tutela o direito ao meio ambiente em seu art. 225, mas, para a sua melhor aplicação, deve ser apreciado em conjunto com outras normas, como as referentes à Responsabilidade Civil. Para tanto, neste artigo estudam-se as instituições jurídicas essenciais à compreensão do tema, como a Responsabilidade Civil Ambiental: suas teorias, implicações e demais conseqüências; a Função Social da Propriedade e sua relação com o Meio Ambiente, o Conceito e Princípios de Direito Ambiental, bem como a construção do conceito de Dano, nas suas modalidades Material e moral e, especificamente, Dano Moral Ambiental Futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Da Silva, Antonia Keely Araujo, Emilly Silva Castelo Branco, Kellen Fernanda Da Silva Rego, and Flávio Henrique De Jesus Pestana Sousa. "INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL: USO DO SEIF COMO MONITORAMENTO E GESTÃO DE SEGURANÇA NO TRABALHO." Revista Ceuma Perspectivas 34, no. 2 (November 5, 2019): 6. http://dx.doi.org/10.24863/rccp.v34i2.450.

Full text
Abstract:
Devido ao atual cenário da indústria da construção civil nasce a necessidade de programas que aperfeiçoem os métodos de planejamento e controle de segurança, o SEIF surgiu como proposta para promover um comportamento seguro no ambiente de produção ocasionando uma diminuição de acidentes e de custos com ações trabalhistas. Essa proposta visa o cumprimento das Normas Regulamentadoras vigentes de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), possibilitando que os gestores, as equipes e responsáveis pela preservação da saúde acompanhem em tempo real a condição de segurança dos trabalhadores no canteiro de obra. PALAVRAS-CHAVE: Segurança do trabalho. SEIF. Controle de segurança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Aguiar, Mateus Bravo, Francine Alves Martins, Milene Gabriela Gomes, Laura Francis Porto, Laerson Felipe Ribeiro, and Profª Dra Raquel Sampaio Jacob. "AVALIAÇÃO DE VIABILIDADE TÉCNICA PARA INCORPORAÇÃO DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO." Percurso Acadêmico 9, no. 17 (April 24, 2019): 177–97. http://dx.doi.org/10.5752/p.2236-0603.2019v9n17p177-197.

Full text
Abstract:
A destinação apropriada dos rejeitos constitui um grande desafio, principalmente no que se refere aos resíduos de construção e demolição (RCD). Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo geral, o estudo dos parâmetros físicos dos RCD’s retirados na Usina de Reciclagem e Entulho da Pampulha em Belo Horizonte, com a finalidade de estudar sua resistência para que seja utilizado em obras de pavimentação. Para tanto, foi feito um estudo de modo a avaliar a viabilidade técnica, financeira e ambiental desse material. Com o propósito de o material ser aprovado, comparou-se com o solo-argila fornecido pelo laboratório de ensaios e campo da (PUC Minas)- Campus Coração Eucarístico. Foram realizados ensaios de granulometria, compactação para determinação da massa específica aparente seca e umidade ótima, Índice de Suporte Califórnia (CBR) e expansão, utilizando-se 50% de RCD mais 50% de solo-argila e 100% de RCD, visando atestar a qualidade do produto em estudo. Tais testes seguiram as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Constatou-se que o material adquirido na usina (agregado reciclado) apresentou uma boa resistência comparando-se os ensaios realizados com 100 % de RCD e 50% RCD com 50% solo-argila doado pelo Laboratório da PUC Minas Campus Coração Eucarístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Aguiar, Mateus Bravo, Francine Alves Martins, Milene Gabriela Gomes, Laura Francis Porto, Laerson Felipe Ribeiro, and Profª Dra Raquel Sampaio Jacob. "AVALIAÇÃO DE VIABILIDADE TÉCNICA PARA INCORPORAÇÃO DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO." Percurso Acadêmico 9, no. 17 (April 24, 2019): 227–47. http://dx.doi.org/10.5752/p.2236-0603.2019v9n17p227-247.

Full text
Abstract:
A destinação apropriada dos rejeitos constitui um grande desafio, principalmente no que se refere aos resíduos de construção e demolição (RCD). Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo geral, o estudo dos parâmetros físicos dos RCD’s retirados na Usina de Reciclagem e Entulho da Pampulha em Belo Horizonte, com a finalidade de estudar sua resistência para que seja utilizado em obras de pavimentação. Para tanto, foi feito um estudo de modo a avaliar a viabilidade técnica, financeira e ambiental desse material. Com o propósito de o material ser aprovado, comparou-se com o solo-argila fornecido pelo laboratório de ensaios e campo da (PUC Minas)- Campus Coração Eucarístico. Foram realizados ensaios de granulometria, compactação para determinação da massa específica aparente seca e umidade ótima, Índice de Suporte Califórnia (CBR) e expansão, utilizando-se 50% de RCD mais 50% de solo-argila e 100% de RCD, visando atestar a qualidade do produto em estudo. Tais testes seguiram as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Constatou-se que o material adquirido na usina (agregado reciclado) apresentou uma boa resistência comparando-se os ensaios realizados com 100 % de RCD e 50% RCD com 50% solo-argila doado pelo Laboratório da PUC Minas Campus Coração Eucarístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Ramos, Marco Aurélio, Antonio Carlos dos Passos Pinto, and Alfredo Alves de Oliveira Melo. "O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DE DEMOLIÇÃO NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 2, no. 2 (October 14, 2013): 45. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v2e2201345-68.

Full text
Abstract:
Atualmente exige-se das empresas ampliação de capacidade produtiva, inovação, pesquisa e desenvolvimento para crescer de forma sustentável. A questão da sustentabilidade é complexa e envolve diversos setores da sociedade, desde pequenas construções familiares às grandes indústrias, bem como governos Municipais, Estaduais e Federais. Este artigo tem como objetivo identificar e analisar a política e os meios de controle, utilizados pelo poder público de Belo Horizonte, para o recebimento e destinação dos resíduos sólidos da construção civil e de demolição, (RCD). A unidade de análise é uma Usina de Reciclagem de Entulho, situada na região noroeste de Belo Horizonte. Para atingir o objetivo proposto, adotou-se o método de estudo de caso, com uma pesquisa qualitativa e descritiva. As técnicas utilizadas para a obtenção dos dados foram entrevistas semi-estruturadas e observação “in loco”. As entrevistas foram realizadas com um gerente, quatro transportadores de caçambas e dois carroceiros. O resultado apresentado demonstra a política adotada pelo poder público, normas, programas, unidades e meios de controle, para o recebimento e destinação dos resíduos sólidos da construção civil e de demolição (RCD), em Belo Horizonte, além de serem apontados alguns aspectos de relevância e benefícios para a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Penedo, Rafaella Cristina Teixeira, and Maria Lúcia Gondim da Rosa Oiticica. "Isolamento sonoro aéreo de partições verticais de um apartamento em Maceió-AL Brasil." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 5, no. 2 (December 31, 2014): 7. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v5i2.8634533.

Full text
Abstract:
A arquitetura brasileira tem apresentado constantes mudanças nas técnicas e nos materiais de construção com reflexos na qualidade das construções. No caso do isolamento sonoro de habitações, o resultado, em geral, tem sido negativo. Com o advento da norma de desempenho de edificações habitacionais, a NBR 15575, publicada no ano de 2013 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e que estabelece os requisitos mínimos para os diversos elementos de construção em favor do desempenho dos edifícios, as empresas de construção civil terão que adequar a nova construção aos limites e aos requisitos estabelecidos pela norma. O objetivo geral deste trabalho é avaliar, por meio de medições de campo, o nível de isolamento sonoro (ruído aéreo) de duas partições verticais da sala de estar de um apartamento em Maceió-AL-Brasil através de dois parâmetros estabelecidos na NBR 15575: a Diferença Padronizada de Nível Ponderada (D’nTw) e a Diferença Padronizada de Nível Ponderada a 2 m de distância da fachada (D’2m,nT,w). Verificou-se que os níveis de isolamento sonoro aéreo encontrados são inferiores aos recomendados pela norma, demonstrando a insuficiência, do ponto de vista acústico, dos materiais utilizados na composição das paredes. É clara a necessidade, não apenas, de avaliar e monitorar o desempenho acústico, mas também de maior preocupação com estratégias de projeto e de intervenções construtivas que proporcionem aos usuários condições adequadas de conforto e de privacidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Vizzotto, Liane, Berenice Corsetti, and Aurélio Pegoraro Júnior. "A EVOLUÇÃO DAS NORMAS LEGAIS NA RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA PARA A EDUCAÇÃO." Práxis Educacional 15, no. 31 (January 17, 2019): 58. http://dx.doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4659.

Full text
Abstract:
Este trabalho versa sobre a evolução das normas legais que servem de base à relação público-privada na educação brasileira. A partir de análise de documentos, da literatura e pesquisas da área, aponta-se o surgimento das parcerias (1990) entre a Administração Pública e o setor privado (com e sem fins lucrativos), e as principais razões que sustentam o setor privado como o parceiro ideal do Estado. Dialoga-se sobre as proposições dos organismos internacionais, no que se refere à participação da sociedade civil (neoliberal) no desenvolvimento das políticas públicas educacionais. A fim de compreender o conjunto de leis que possibilita a construção da relação público-privada também no campo da educação, são apontadas aquelas de âmbito nacional e, por meio da análise de lei em um município, destacamos a institucionalização do conteúdo ofertada pelo parceiro, por meio da construção normativa em âmbito local. Os principais achados indicam o crescimento do sistema normativo em relação às parcerias. Conclui-se, ainda, que o arcabouço jurídico atual legitima e institucionaliza o conteúdo das parcerias, servindo como mecanismo para a evolução da relação público-privada. Dessa forma, evidencia-se que a relação público-privada obscurece o antagonismo entre capital e trabalho, e as desigualdades tornam-se apenas diferenças que podem ser suprimidas com o esforço (subjetivo) de cada indivíduo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Bridi, Marcelle Engler, Carlos Torres Formoso, Eugenio Pellicer, Fabiana Fabro, Maria Encarnacion Viguer Castello, and Marcia Elisa Soares Echeveste. "Identificação de práticas de gestão da segurança e saúde no trabalho em obras de construção civil." Ambiente Construído 13, no. 3 (September 2013): 43–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212013000300004.

Full text
Abstract:
O setor da construção civil apresenta índices de acidentes de trabalho mais elevados em relação à maioria dos demais setores industriais. Melhorias nas práticas atuais de gestão da segurança e saúde no trabalho (SST) podem trazer benefícios como a preservação da vida humana e o aumento da competitividade das empresas no mercado com a redução dos custos decorrentes de acidentes, multas e embargos. Este artigo apresenta um levantamento e uma avaliação do grau de implementação das práticas de gestão em SST e a identificação das dificuldades na implementação destas práticas e no cumprimento das normas, na perspectiva dos responsáveis pela gestão da segurança em empresas construtoras. Os dados foram coletados através da realização de uma survey, com questionários aplicados nos canteiros de obra de 40 empresas do segmento de edificações residenciais de Porto Alegre (RS). Estes dados foram comparados com os resultados de uma survey similar realizada na Espanha com 20 empresas construtoras. Para analisar e classificar as práticas utilizaram-se técnicas estatísticas de análise de componentes principais e múltiplas respostas. Foram criadas cinco categorias de práticas de gestão da SST, sendo analisadas as práticas individuais mais utilizadas na amostra de empresas. Faz-se também uma comparação entre as categorias de práticas mais utilizadas e a percepção de importância por parte dos gerentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Dos Santos, Robson Arruda, Belarmino Barbosa Lira, and Ana Carolina Marinho Ribeiro. "ARGAMASSA COM SUBSTITUIÇÃO DE AGREGADO NATURAL POR RESÍDUO DE BRITAGEM DE GRANITO." HOLOS 5 (October 23, 2012): 125. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2012.1119.

Full text
Abstract:
A indústria da construção civil consome muitos recursos naturais e é grande geradora de resíduos. Há uma grande problemática relacionada com o tratamento destes, sendo uma alternativa a sua reutilização como substituto de materiais naturais, por exemplo, na produção de argamassas e de concreto. Este trabalho tem como escopo estudar o reaproveitamento dos resíduos da britagem de granito como agregado em argamassa. Os resíduos foram ensaiados de acordo com as normas da ABNT para agregado miúdo utilizados na construção civil. Foram determinados dois traços com a substituição total da areia natural pelo resíduo em estudo e realizados ensaios de resistência nos corpos de prova, segundo a NBR 13279, bem como o estudo da influência do resíduo na aparência e no consumo de água. Constatou-se que a substituição refletiu positivamente na resistência à compressão e flexão da argamassa. Contudo, ressalta-se que para obter-se um agregado com bom desempenho é preciso classificar o material, sendo necessária a utilização de classificadores para se eliminar as frações mais finas e mais grossas possibilitando às suas aplicações um desempenho aceitável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Abreu Barroso, Lucas, Pablo Malheiros da Cunha Frota, Brígida Roldi Passamani, and Lúcio Moreira Andrade. "BRASIL: A DIFÍCIL CAMINHADA DA DEMOCRATIZAÇÃO DO DIREITO CIVIL." Revista Direitos Humanos e Democracia 6, no. 12 (November 14, 2018): 196–211. http://dx.doi.org/10.21527/2317-5389.2018.12.196-211.

Full text
Abstract:
A Constituição Federal de 1988 reinaugurou o Estado Democrático de Direito no Brasil. Com alicerce nos direitos fundamentais, a “Constituição Cidadã” formatou um modelo de Estado Social cujos objetivos consistem na construção de uma sociedade livre, justa e solidária, na erradicação da pobreza e da marginalização e na promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Deste contexto emerge o ideário constitucional de democracia familiar, especificamente no presente artigo, voltado ao reconhecimento da união civil entre pessoas do mesmo sexo como família. A democratização do direito civil em matéria de direito de família, para além da interpretação das normas legais vigentes conforme a Constituição está a exigir a compreensão daquilo que constitui cada indivíduo (ou grupo) destinatário dos princípios da afetividade e da solidariedade. Em histórico julgamento de 2011, o Supremo Tribunal Federal, embora tenha equiparado em direitos e deveres a união civil homoafetiva e a união civil heteroafetiva, não logrou avançar no impreterível debate sobre as questões de gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Savaris, José Antonio. "JUDICIALIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E O AJUSTAMENTO DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS ÀS DEMANDAS INDIVIDUAIS DE SEGURIDADE SOCIAL." REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS 5, no. 3 (December 18, 2019): 1168–84. http://dx.doi.org/10.21783/rei.v5i3.382.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetiva reafirmar as bases de proposta dogmática para o ajustamento de institutos e categorias do processo comum para as ações individuais em que se busca a proteção de direitos de seguridade social. Aponta o caráter multifacetário do tema da judicialização de políticas públicas, destacando a falta de atenção acadêmica às exigências do direito fundamental à tutela jurisdicional adequada em tema de direitos sociais. Valendo-se do método indutivo, articula dois níveis de judicialização, tendo como critério o objeto do provimento jurisdicional. Identifica que a judicialização de políticas públicas, em qualquer de seus níveis, pode ocorrer também mediante ações individuais, disciplinadas pelo processo civil comum. Demonstra a inadequação de algumas normas do processo civil para a proteção dos direitos de seguridade social, o que ilude o direito fundamental à adequada prestação jurisdicional. A partir dessas bases, o artigo expressa a necessidade de um teste de idoneidade das normas processuais para sua aplicação nas demandas de seguridade social, concluindo que a construção de uma nova conformação dos institutos e categorias processuais corresponde a um trabalho da dogmática e igualmente do juiz em uma situação concreta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Chávez Porras, Álvaro, Ricardo De Lima Isaac, and Dione Morita. "Incorporação do lodo das estações de tratamento de água e agregado reciclado de resíduo da construção civil em elementos de alvenaria - tijolos estabilizados com cimento." Ciencia e Ingeniería Neogranadina 18, no. 2 (December 1, 2008): 5–28. http://dx.doi.org/10.18359/rcin.1486.

Full text
Abstract:
Resíduos, lodos, de estações de tratamento de água brasileiras são, freqüentemente, lançados diretamente nos corpos d'água, causando impacto ambiental negativo neles. Também, resíduos da construção civil são gerados em grande quantidade e comumente são dispostos em locais inadequados. No entanto, estes podem ser reaproveitados como matérias-primas na própria indústria da construção civil. O presente trabalho está sendo desenvolvido com o objetivo de avaliar a viabilidade da utilização dos lodos dos decantadores das estações de tratamento de água 3 e 4 da Cidade de Campinas, SP, Brasil, juntamente com o agregado reciclado miúdo de resíduo da construção civil deste município, na fabricação de tijolos estabilizados com cimento. Procurou-se incorporar a máxima quantidade de lodo e minimizar a de cimento. Desta forma, foram investigadas as proporções mássicas cimento:agregado reciclado miúdo:lodo de 5:85:10, 5:80:15, 5:75:20, 5:50:25, 10:80:10, 10:75:15, 10:70:20 e 10:65:25. Para cada uma destas proporções, variou-se, como componente principal de avaliação, o teor de umidade do lodo: 0, 50, 70 a 74% e 75 a 80%. Os tijolos foram confeccionados com prensa manual, tipo solo-cimento, e na umidade ótima pré-determinada através de ensaio de PROCTOR. Os resultados mostraram que a umidade do lodo influenciou significativamente na qualidade dos tijolos, sendo possível sua confecção somente com teor de umidade abaixo de 50%. Nenhum tijolo produzido nas condições estudadas no presente trabalho atendeu simultaneamente aos requisitos das normas brasileiras de qualidade - dimensões, absorção de água e resistência à compressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Gonçalves, Camila de Jesus Mello. "“Breves notas sobre a responsabilidade civil nas cirurgias plásticas reparadora, estética e de transgenitalização e nos tratamentos dermatológicos. Análise da jurisprudência”." Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo 109 (December 6, 2014): 187. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v109i0p187-213.

Full text
Abstract:
A responsabilidade civil é um dos institutos do direito privado que mais permite a criatividade do jurista. Na regulamentação da matéria, a lei estabelece o dever de indenizar, mas deixa a cargo do profissional do direito a verificação da existência do ilícito no caso concreto. Essa abertura torna fértil o campo da doutrina e da jurisprudência, na construção dogmática do conteúdo e dos limites da responsabilidade civil.<br /> No caso do cirurgião plástico, a responsabilidade civil envolve importantes questões. As mais relevantes são a origem da responsabilidade, se contratual ou extracontratual; a natureza da responsabilidade, se subjetiva ou objetiva; a natureza da obrigação, se de meio ou de resultado; e a classificação da atividade médica como de risco ou-não. Por se tratar de relação de consumo, as particularidades da relação médico-paciente sob o enfoque do dever de informação igualmente são relevantes.<br /> Neste artigo, pretendeu-se tratar cada um desses temas, a partir das especificidades das diversas cirurgias plásticas, inclusive da operação de mudança de sexo do transexual, denominada cirurgia de transgenitalização e dos tratamentos dermatológicos. Além da doutrina nacional e estrangeira, foram trazidas decisões judiciais em diferentes sentidos, com vistas a ilustrar a complexidade do tema e a necessidade de aprofundamento da reflexão.<br /> Pela análise do Código Civil, do Código de Defesa do Consumidor e de normas do Conselho Federal de Medicina procurou-se estabelecer pontos de contato e enfrentar as aparentes contradições, na tentativa de contribuir para a construção dogmática da responsabilidade civil do médico na cirurgia plástica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Guerra, Alejandro Salazar, Caio Eduardo Savino, and Elorah Regina Diniz Rocha. "ESTUDO E ANÁLISE DA RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO DE CORPOS CILÍNDRICOS DE CONCRETO COM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO AGREGADO MIÚDO POR LASCAS DE BORRACHA." MIX Sustentável 5, no. 1 (March 31, 2019): 67–73. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2019.v5.n1.67-73.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento do concreto com substituição parcial do agregado miúdo por lascas de borracha em corpos cilíndricos de concreto, provenientes da recapagem de pneus, e a sua viabilidade técnica dentro de uma construção civil. A partir da revisão bibliográfica e das experiências em laboratório, seguindo as normas técnicas brasileiras, houve a determinação granulométrica da areia fina e média e das lascas de borracha afim de verificar as características semelhantes do material reutilizável com um dos respectivos agregados, para posterior substituição deste. Em seguida, ainda em laboratório, foi feita a moldagem, cura, retífica e rompimento dos corpos de prova, para análise da resistência a compressão axial do concreto, como também ensaios de resistência a tração na flexão do mesmo. Analisando os resultados encontrados, observa-se que as propriedades mecânicas do concreto são alteradas, sendo que em pequenas porcentagens possui uma variação pequena. Além das mudanças ligadas as propriedades mecânicas, tal método poderá levar à redução dos impactos ambientais gerados pelo setor da construção civil, como por exemplo a diminuição do consumo de agregados miúdos e destinar uma considerável quantidade de borracha de pneus que se descartados incorretamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

SILVA, Jhonathann Wilker, Mateus Vicente Vieira ARANHA, and Caio Augusto Souza LARA. "A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE HERÓI DO TRANSGRESSOR DA NORMA JURÍDICA." Percurso 3, no. 30 (December 16, 2019): 119. http://dx.doi.org/10.21902/revpercurso.2316-7521.v3i30.3624.

Full text
Abstract:
RESUMO O problema objeto da investigação científica proposta é: por que traficantes, notórios violadores das normas jurídico-penais, são vistos como heróis nas favelas brasileiras e mantêm sua popularidade entre os moradores? É possível afirmar inicialmente que esses traficantes garantem o império da lei e o direito no local onde detêm o monopólio da violência, e mantêm sua popularidade entre os moradores por meio da assistência social. Vale ressaltar também que devido à falta de um estado mínimo, de uma instituição que garanta o cumprimento de contratos e os direitos de propriedade, esses “heróis” são vistos como supostos salvadores do povo. O temaproblema da pesquisa que se pretende desenvolver é a construção da imagem dos heróis nas favelas brasileiras. Tudo começa com um problema fundamental: a falta de representatividade do cidadão da favela fora dela. Acontece que nem sempre o governo civil desempenha ou aceita desempenhar o papel de garantidor de visibilidade para os moradores das favelas. Diante disso os moradores dessas periferias podem vir a se questionarem se eles não querem que detenham liberdade para planejar e tentar implementar suas ideias, sem a interferência de ninguém. Viver a sensação de não pertencimento com o território e com outros indivíduos faz com que os sujeitos vivam, queiram ou não, à margem da sociedade, como turistas. Quando não vivem dessa forma, estão condicionados a algo ainda pior: a condição de “vagabundos”. Em outras palavras, imputa-se que o “favelado” é um mero marginal e não tem as habilidades que lhe permita participar ativamente da sociedade, sendo condicionado à preconceitos e estereótipos negativos. É culturalmente pobre e marginalizado, o que não permite que seja tratado de forma normal. É a partir desse momento que entram os heróis, que garantem o império da lei, segurança e o direito no local onde detém o monopólio da violência, e mantém sua popularidade entre os moradores por meio da assistência social. O objetivo geral do trabalho é analisar o fenômeno de “heroísmo” que é causado nas favelas brasileiras, geralmente defendido pela maioria de seus moradores. É necessário também examinar a influência totalitária que impacta na formação da mentalidade política e comunitária e compreensão da dinâmica das relações de poder na sociedade. Em suma, todas as normas do morro estão sujeitas a ditadura do herói, onde para a comunidade o inimigo comum é a polícia. Sem embargo, geralmente a polícia ou um grupo competitivo está situado em uma parte da sociedade em que se vê em constante conflito de imposição da lei e da justiça criminal, na qual as relações humanas são transformadas em mercadorias. A pesquisa que se propõe pertence à vertente metodológica jurídico-sociológica. No tocante ao tipo de investigação, foi escolhido, na classificação de Witker (1985) e Gustin (2010), o tipo jurídico-projetivo. O raciocínio desenvolvido na pesquisa será predominantemente dialético. De acordo com a técnica de análise de conteúdo, afirma-se que se trata de uma pesquisa teórica, o que será possível a partir da análise de conteúdo dos textos doutrinários, normas e demais dados colhidos na pesquisa. A partir do exposto conclui-se preliminarmente que nas favelas brasileiras faz-se valer da representatividade do “dono do morro”, o que abre margem para a população da comunidade o ter como seu herói. Com isso a popularidade se faz como presente na maioria desses criminosos, que são vistos como salvadores. A partir desse momento o Estado acaba por enfrentar dificuldades para combater esses chefes, já que uma grande parte da população os defende e vêm o governo como inimigo. Então é construída uma desconfiança exacerbada em que o traficante ocupa o espaço que o Estado deixou vazio.PALAVRA-CHAVE: Favelas Brasileiras; Herói da Favela; Donos do Morro; Norma Penal; Violação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Da Silva, Cinthya Santos, Amanda Jessica Rodrigues da Silva, Thacyla Milena Placido Nogueira, Gastão Coelho De Aquino Filho, Austriclinio Da Costa Wandeley Neto, and Cicero De Souza Nogueira Neto. "Incentivo a práticas de saúde e segurança do trabalho: contribuição para a qualidade de vida de operários da construção civil." Revista Práxis: saberes da extensão 7, no. 14 (April 17, 2019): 68. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n14p68-73.

Full text
Abstract:
<p>Este trabalho de extensão se propôs a evidenciar os riscos em canteiros de obras na cidade de Cajazeiras na Paraíba e promover noções sobre saúde e segurança do trabalho para operários da construção civil, contribuindo assim para a qualidade de vida neste ambiente de trabalho. No decorrer das atividades foram realizadas visitas em canteiros de obras, realização de palestras acerca dos problemas específicos deste tipo de ambiente de trabalho e distribuição de uma cartilha elaborada durante a execução do projeto, na qual contém noções de saúde e segurança no trabalho com base nas Normas Regulamentadoras (NR’s). Foram detectados alguns problemas nos locais visitados, tais como: periferias abertas, risco de queda em poço de elevador, e de queda de materiais, escada sem apoio adequado, andaime sem travamento adequado e fechamento de suas extremidades; além de evidenciar o descaso na utilização de EPI’s. Entendendo que a conscientização dos trabalhadores é fundamental para redução do índice de acidentes na construção civil, consideramos que o desenvolvimento do projeto trouxe grandes benefícios, tendo em vista, que a disseminação de informações dadas nos canteiros de obras, contribuíram para que os trabalhadores reconhecessem as suas responsabilidades no que concerne à adoção de boas práticas de segurança no trabalho.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Mélo Filho, Esdras Campos de, Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani, and Béda Barkokébas Júnior. "Avaliação da segurança do trabalho em obras de manutenção de edificações verticais." Production 22, no. 4 (May 10, 2012): 817–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132012005000024.

Full text
Abstract:
A manutenção de edificações é um tema cuja importância tem crescido no setor da construção civil, superando gradualmente a cultura de que o processo de construção encerra-se na entrega do produto. Esta pesquisa visa avaliar a situação de algumas obras de manutenção de edificações verticais na cidade de Recife, no que diz respeito ao cumprimento das normas de segurança e saúde do trabalho - SST, como também identificar as principais falhas de projeto dessas edificações que geram potencialmente riscos à manutenção. O estudo consistiu na vsita e análise de oito edificações em serviços de manutenção, entre outubro de 2008 e fevereiro de 2009, aplicando-se uma lista de verificação, com base nas normas e leis de SST vigentes. Observaram-se, na pesquisa, falhas nos projetos arquitetônicos das edificações, irregularidades nos procedimentos de segurança e falta de conhecimento dos síndicos quanto à contratação e à fiscalização da empresa de manutenção. Constatou-se que as fases de planejamento e projeto de uma edificação são vtais para garantia da segurança do trabalhador na fase de manutenção. Visualizou-se a necessidade de desenvolver futuros estudos a fim de estabelecer diretrizes de segurança para o desenvolvimento de projetos das edificações que antecipem as necessidades de manutenção e a segurança daqueles que realizam esses trabalhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Nascimento, Leide Herllane Ferreira do, Vinicius de Oliveira Kuhn, Simone Moraes, and Natalia Correia. "ANÁLISE DE QUEBRA DE GRÃOS DE MISTURAS DE SOLO COM RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PARA CAMADAS DE PAVIMENTO." Revista Tecnológica 29, no. 2 (April 17, 2020): 526–40. http://dx.doi.org/10.4025/revtecnol.v29i2.52110.

Full text
Abstract:
Os agregagos de resíduos da construção civil e demolição (RCD) possuem grande potencial de aplicação em obras de drenagem e pavimentação, quando atendidos os requisitos previstos pelas normas técnicas vigentes. Pesquisas apontam para a possível quebra de grãos mediante esforços de compactação no campo. Assim, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a viabilidade de uso de RCD e mistura solo-RCD em camadas de pavimentos, bem como uma avaliação da potencial quebra dos agregados durante o processo de compactação e após análises de Índice de Suporte Califórnia (CBR) e compressão edométrica. Os limites de consistência indicaram o RCD como redutor de plasticidade. Através dos resultados obtidos constatou-se que o RCD e a mistura solo-RCD atendem aos requisitos de CBR e expansão para reuso como material de reforço do subleito, sub-base e até base de pavimentos para determinados teores de umidade. Na análise de quebra, identificou-se menor resistência do RCD em relação a mistura solo-RCD. Os índices de quebra determinados mostraram mudanças na distribuição granulométrica do RCD e da mistura solo-RCD como dependentes do teor de umidade do material. Os resultados indicaram que a quebra dos grãos ocorre com maior intensidade para os agregados do RCD em altas tensões, sugerindo o uso da mistura solo-RCD.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Oliveira, Luan Carvalho Santana de, João Vitor Fragoso de Medeiros, Gastão Coelho de Aquino Filho, Dario Oliveira Neto, Alison Silva de Oliveira, and Ricardo Araújo Cavalcanti de Lira. "Programa de ações direcionadas para saúde de trabalhadores a partir de ambientes saudáveis em canteiros de obras." Revista Práxis: saberes da extensão 7, no. 14 (April 17, 2019): 44. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n14p44-51.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo relata a experiência vivida em um projeto de extensão que teve como objetivo identificar o uso das normas reguladora de segurança do trabalho nos canteiros de obras, no município de Cajazeiras-PB, e também, como se dá a gestão dos resíduos sólidos gerados nessas obras. Foram realizados levantamentos de dados através questionários, os quais foram aplicados com trabalhadores da construção civil. Após a coleta dos dados de campo, foi possível fazer a tabulação dos resultados e a devida inferência, da relação entre as recomendações previstas nas normas brasileiras e como as mesmas são aplicadas nos canteiros de obras, no município de Cajazeiras-PB; paralelamente, e no mesmo período, foram confeccionados os mapas de risco dessas obras, com o auxílio das observações empíricas dos operários. Os resultados obtidos serão disponibilizados aos órgãos públicos, parceiros e construtoras com intuito de impactar e melhorar a execução das obras nesse município, que as mesmas passem a cumprir as normas legais e o gerenciamento dos resíduos gerados nas mesmas.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Santos, Antonio Carlos dos, Angela Maria de Arruda, Turibio José da Silva, and Paula de Carvalho Palma Vitor. "Estudo comparativo entre valores teóricos e resultados experimentais de módulo de elasticidade de concretos produzidos com diferentes tipos de agregado graúdo." Ambiente Construído 17, no. 3 (July 2017): 281–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212017000300176.

Full text
Abstract:
Resumo O módulo de elasticidade do concreto é uma propriedade importante para os profissionais envolvidos na indústria da construção civil, uma vez que seu valor é determinante para o controle das deformações. Este trabalho avaliou o módulo de elasticidade de três classes distintas de concreto (C20, C30 e C40) produzidas com dois tipos litológicos de rochas, basalto e dolomito, de diferentes jazidas da região do Triângulo Mineiro. Como parte do estudo experimental, foram moldadas 324 amostras cilíndricas de 10 cm × 20 cm. Os valores de módulo de elasticidade obtidos foram comparados com seis formulações propostas em quatro normas, institutos e códigos do concreto: ABNT NBR 6118 versão 2007 e 2014, ACI 318, EUROCODE 2 and FIB Model Code, Ibracon 2003. Dentre as formulações propostas pelas normas, as indicadas pela FIB Model Code (2010) e ABNT NBR 6118 (2014) apresentaram valores mais próximos aos resultados experimentais deste estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Laval, Luiz Gustavo, Débora Thais Mesavilla, Louise Chiarello Amaro, and Elvira Maria Vieira Lantelme. "Análise da atualização dos códigos de obras de municípios do Rio Grande do Sul em atendimento à NBR 15.575:2013." Revista de Engenharia Civil IMED 6, no. 2 (December 1, 2019): 151. http://dx.doi.org/10.18256/2358-6508.2019.v6i2.2876.

Full text
Abstract:
O setor da construção civil vem adaptando-se lentamente aos novos critérios de desempenho impostos pela publicação da norma de desempenho NBR 15.575. Embora o cumprimento de normas técnicas tenha um caráter obrigatório protegido pelo Código de Defesa do Consumidor, não existe no Brasil um agente responsável pela fiscalização do cumprimento das normas técnicas de uma maneira geral. Reconhece-se neste trabalho o papel do poder público, na adequação das legislações municipais ao conceito de desempenho, a fim de garantir a qualidade mínima das edificações. A fim de contribuir para esta discussão, este artigo avalia o quanto e como os códigos de obra revisados após a vigência da NBR 15.575, no estado do Rio Grande do Sul, incorporaram os requisitos propostos na Norma de Desempenho. Para isto foram analisados os textos dos códigos de obras de sete cidades, verificando-se a citação e a descrição de requisitos de desempenho comparado às citações da NBR 15.575. O trabalho conclui que a incorporação dos requisitos de desempenho nos Códigos de Obras das cidades estudadas, embora presente, é ainda incipiente e vago, sugerindo que não existe ainda um reconhecimento pelo poder público quanto ao seu papel indutor para a inclusão do conceito de desempenho nos projetos de edificações, visando a promoção da qualidade e bem-estar público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Garrido, Rodrigo Grazinoli, and Armenia Cristina Dias Leonardi. "Pistola Finca Pinos: ferramenta ou arma de fogo?" Revista Brasileira de Criminalística 6, no. 2 (July 8, 2017): 25–30. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v6i2.153.

Full text
Abstract:
O artigo pretende analisar a possibilidade de uso da ferramenta denominada “pistola finca pinos”, utilizada na construção civil, como arma de fogo na execução de crimes contra a vida. Serão examinados os tipos, as características e o mecanismo de funcionamento da pistola finca pinos e munição associada, em comparação às características da arma de fogo, com o objetivo de avaliar sua possível aplicação na prática de crime. Serão verificadas as normas regulamentadoras da venda e manuseio dessa ferramenta, assim como a análise de alguns casos de mortes decorrentes do uso da pistola finca pinos e a diagnose diferencial conferida a cada caso: homicídio, suicídio ou acidente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography