Academic literature on the topic 'Consumidor consciente'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Consumidor consciente.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Consumidor consciente"

1

Borelli, Fernanda Chagas, Marcus Wilcox Hemais, and Pedro Ivo Rogedo Costa Dias. "Ecológicos ou Controlados? Construindo Discursivamente o Consumidor Consciente." Revista Brasileira de Marketing 11, no. 2 (September 5, 2012): 18–42. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v11i2.2294.

Full text
Abstract:
Num contexto em que o consumo vem sendo apontado como um dos grandes responsveis pela destruio de recursos e pelo desequilbrio do clima terrestre, o consumidor vem sendo chamado para fazer a sua parte. Surge, ento, um grupo de consumidores preocupados com o efeito de suas compras no mundo exterior o que chamamos aqui de consumidores conscientes. Este trabalho procura auxiliar no entendimento dos discursos dominantes sobre o consumo consciente, investigando como o consumidor consciente, suas motivaes, suas prticas e suas dificuldades so discursivamente construdos pelos demais consumidores. A pesquisa baseou-se em um exerccio projetivo inspirado no estudo de Belk, Deninney e Eckhardt (2005) respondido por 37 alunos de uma universidade privada localizada no subrbio da cidade do Rio de Janeiro. Os respondentes delinearam duas construes discursivas do consumidor consciente, construdas a partir de uma forte dualidade com o que chamam de consumidor inconsciente. Motivaes, mudanas de comportamento e dificuldades enfrentadas por estes consumidores so discutidas e, com base nelas, so sugeridas aplicaes gerenciais e caminhos de pesquisa futura. DOI: 10.5585/remark.v11i2.2294
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bacha, Maria de Lourdes, Vivian Iara Strehlau, and Angela Schaun. "Consumidor Consciente da Renda Baixa: Uma Proposta de Segmentação." Revista Brasileira de Marketing 10, no. 3 (February 14, 2012): 67–83. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v10i3.2275.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo propor uma segmentao dos consumidores de renda baixa relativamente ao consumo consciente em So Paulo, Capital. Tem por justificativas o tamanho do segmento baixa renda, a importncia do tema e a falta de trabalhos acadmicos que tratem especificamente da renda baixa e consumo consciente. O artigo se inicia com referencial terico seguido pela apresentao de resultados de pesquisa emprica quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado questionrio estruturado, incluindo dados demogrficos e consumo consciente. Os dados foram analisados com o uso de estatstica descritiva e multivariada. A anlise de agrupamentos indicou a existncia de quatro segmentos: responsveis saudveis, ambientalmente educados, desinformados e conscientes de fachada, cada qual com caractersticas diferenciadas. DOI: 10.5585/remark.v10i3.2275
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dantas, Bruna Lourena De Lima, Lívia Nogueira Pellizzoni, Thaisa Hasse Bogoni Bachmann, and Nelsio Rodrigues De Abreu. "Moda Livre! O comportamento de consumo diante de condições de trabalho alusivo ao escravo." CBR - Consumer Behavior Review 4, no. 3 (September 10, 2020): 272. http://dx.doi.org/10.51359/2526-7884.2020.244713.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo compreender o comportamento de consumo diante de condições de trabalho alusivo ao escravo. Para tanto, foram realizados três grupos focais com mulheres, partindo de um roteiro semiestruturado, considerando as categorias: significados de consumo de moda, percepção do consumidor a respeito das condições de trabalho nas indústrias têxteis e percepção do consumidor a respeito dos movimentos de moda consciente. A partir das análises, observou-se que as condições de trabalho nas indústrias têxteis não são consideradas critérios na decisão de compra por parte das consumidoras, uma vez que as participantes consideram que consumo consciente está relacionado à sustentabilidade dos materiais, diminuição do excedente de produção ou causas ambientais. Adicionalmente, observou-se que os consumidores não costumam buscar informações relativas às condições de trabalho do processo produtivo. Sugere-se, portanto, ações de comunicação para promover maior sensibilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

López Agudelo, Gilberto, Geraldine Sarai López Gómez, and Edwin Leonardo Ortegón Cortázar. "Consumidor responsable." Lúmina 23, no. 2 (April 6, 2022): E0020. http://dx.doi.org/10.30554/lumina.v23.n2.4413.2022.

Full text
Abstract:
El consumismo desmedido ha generado que las sociedades se preocupen más por su forma de adquirir bienes y servicios, por lo que han nacido varias posturas como el consumidor responsable, el cual es una persona consciente de sus hábitos de compra al conocer todo el proceso que hay detrás de la creación de un producto. A raíz de ese conocimiento el consumidor responsable busca y reclama opciones en el mercado con un mejor impacto social, ambiental y económico. Por lo anterior, el objetivo de esta investigación es conocer el nivel de conocimiento que tienen los participantes en el consumo de productos de bebidas lácteas por medio de una investigación descriptiva con análisis de información factorial en la cual se utilizó un cuestionario estructurado aplicado a una muestra de 520 personas en donde se analizaron dimensiones como: Medidas de compra, notoriedad de producto, calidad percibida, lealtad de marca y conciencia de lactosuero, en la cual el análisis de las variables demostró que la mayoría de los participantes no son conscientes del tipo de producto que están consumiendo, siendo esto un gran impedimento para la generación de un cambio positivo en su forma de consumir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vieira Pereira, Juliana Dachi, João Garibaldi Almeida Viana, and Ricardo Ribeiro Alves. "Green Consumer Behavior: Evidence From the Brazil – Uruguay Border Region." Revista Brasileira de Marketing 18, no. 1 (May 28, 2019): 41–57. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v18i1.3755.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este artigo teve por objetivo analisar o comportamento de compra do consumidor ecologicamente consciente na fronteira Brasil-Uruguai, dando especial atenção a influência das características sociodemográficas e psicográficas no comportamento do consumidor.Método: A pesquisa teve um caráter descritivo, de abordagem quantitativa, por meio da utilização de um survey em uma amostra de 134 consumidores nos municípios de Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai). As técnicas de análise dos dados utilizadas foram estatística descritiva, teste de hipóteses e regressão linear.Originalidade/Relevância: A preocupação ambiental e o impacto do consumo desordenado nas sociedades são temas de destaque na literatura atual. Neste contexto emerge uma tendência de um comportamento mais consciente pelo consumidor, direcionando as empresas para um mercado sustentável. O desafio dessa nova dinâmica de consumo é descobrir quais fatores levam o consumidor a optar por um produto específico.Resultados: Os resultados demonstraram que os respondentes apresentam um comportamento ecologicamente consciente médio-elevado. Para explicar o comportamento do consumidor verde, os parâmetros dos modelos de regressão indicaram uma maior relevância das características psicográficas em relação às sociodemográficas, com especial importância para a variável de eficácia percebida. Ainda, as estimações apontaram que quanto mais elevada a consciência ecológica do consumidor, maior será sua intenção de compra por produtos sustentáveis.Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados do estudo podem subsidiar profissionais de marketing no planejamento de campanhas a fim de alcançar o consumidor verde de forma mais efetiva, além de ampliar os esforços de investigação na área do Marketing Ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Panucci-Filho, Laurindo, Ivete De Fátima Rossato, and Jairo Afonso Henkes. "O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ECOLOGICAMENTE CONSCIENTE AINDA PERSISTE? PROPOSIÇÃO A PARTIR DE UMA ESCALA VALIDADA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 2 (April 27, 2018): 586. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e22018586-612.

Full text
Abstract:
Este artigo teve como proposta investigar se o comportamento do consumidor ecologicamente consciente ainda persiste, em comparação com estudos anteriores. A proposição desta pesquisa foi intencional, obtendo 60 observações, mediante um questionário validado por Straughan e Roberts (1999). Analisou-se os dados com medidas de tendência central, Kruskal Wallis e Análise Fatorial de Componentes Principal. Dadas as limitações da pesquisa, os achados revelam que os respondentes não se diferenciam entre si, o gênero, a idade e a renda, não foram bons preditores para o comportamento do consumidor ecologicamente consciente e ainda persiste um conservadorismo pertinente aos aspectos econômicos. Em função das técnicas multivariadas de análise, não é possível responder com certeza a indagação motivadora da pesquisa, que perguntou se a consciência ecológica do consumidor mudou, mas as medidas de tendência central revelam que os consumidores têm clara noção sobre o que lhes foi perguntado e as médias das respostas concentraram-se em uma das extremidades da escala, fato que revela um posicionamento consciente dos respondentes em favor das causas ecológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Draucio Carvalho dos. "Prossumidores e influenciadores no ambiente digital." Revista Eletrônica Gestão e Serviços 11, no. 1 (December 17, 2020): 3040–53. http://dx.doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v11n1p3040-3053.

Full text
Abstract:
Este estudo discute a racionalidade do consumidor questionando até que ponto o consumo trata-se de um fenômeno consciente ou o resultado de uma série de fatores. Além de tratar sobre os líderes de opinião e os prossumidores. Ponderando sobre o novo perfil do consumidor. Perfil esse, onde consumidores deixaram a passividade para tornarem-se figuras ativas na influência de outros consumidores tacitamente através de comentários, avaliações de usuários, propaganda boca a boca no ambiente virtual, etc.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bizarrias, Flavio Santino, and Marcelo Moll Brandão. "Proposta de Modelo Conceitual de Atitudes Implícitas e Explícitas no Varejo." Revista Brasileira de Marketing 16, no. 4 (September 13, 2017): 454–68. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v16i4.3664.

Full text
Abstract:
Atitudes duplas, uma mais refletida (consciente) e outra mais impulsiva (inconsciente, ou automtica) podem ser desenvolvidas em relao a um mesmo objeto de atitude. Ao mesmo tempo, a maior parte das pesquisas em comportamento do consumidor no varejo estuda as influncias de marketing e do ambiente sobre o consumidor, e poucos estudos observam as influncias que os prprios consumidores exercem entre si. O varejo um espao compartilhado em que as atitudes duplas podem ser observadas, sob as influncias sociais. Este trabalho prope um modelo conceitual para estudo de fenmenos de consumo no varejo que estejam sujeitos a divergncia de avaliaes conscientes e inconscientes dos consumidores. Estabelecemos ainda proposies tericas fundamentadas no modelo conceitual em um campo de pesquisa que ainda pouco desenvolvido no mbito de marketing. Soma a isso o potencial dos fenmenos estudados por meio de processos duplos de formao e mudana de atitudes produzirem concluses complementares ou at diferentes para pesquisadores e gestores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Efing, Antônio Carlos, and Alexandre Araujo Cavalcante Soares. "ÉTICA DO CONSUMO, CONSUMO CONSCIENTE E FELICIDADE." Revista do Direito 1, no. 48 (January 10, 2016): 52. http://dx.doi.org/10.17058/rdunisc.v1i48.6657.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca discutir a necessidade de uma ética para o consumo. A revisão das correntes epistemológicas do tema, utilizado do método bibliográfico, aponta duas perspectivas para a explicação do ato de consumir em nossa sociedade, a saber: a perspectiva crítica e a perspectiva liberal. A ideia que permeia o presente estudo seria a possibilidade de construção de uma ética do consumo que permitisse a conciliação destas duas correntes em uma perspectiva única que atendesse aos anseios de uma sociedade justa e harmônica. Dessa forma, argumenta-se que o conceito de consumidor consciente, entendido como a soma dos conceitos de consumidor e cidadão é capaz de permitir uma nova forma de consumo em sociedade, que respeite as decisões individuais e permita a proteção em face dos efeitos danosos do consumo para o meio ambiente e ao próprio indivíduo. Adicionalmente, é defendida a ideia de que o consumo consciente pode resgatar a felicidade almejada no ato de consumir, ao privilegiar o usufruto ao possuir, ao valorizar os bens públicos e aos bens que não estão disponíveis no mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Crispim, Sérgio Feliciano, João Batista Pamplona, Emília Paranhos Santos Marcelino, and Cecília Paranhos Santos Marcelino. "Mensurando a consciência ambiental do consumidor de moda Second Hand à luz da Escala NEP." Research, Society and Development 11, no. 3 (February 17, 2022): e17211326350. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26350.

Full text
Abstract:
Trata-se de um trabalho sobre o comportamento do consumidor, em especial, daqueles que consomem produtos second hand, no segmento de moda, visto que as lojas de brechós, nos últimos anos tem aumentado significativamente seu papel no mercado de moda, com uma proposta, entre outros fatores, voltada à consciência ambiental. No Brasil, seguindo uma tendência mundial, o SERASA (2019) aponta que 3 pessoas, a cada dez entrevistados do seu banco de dados, afirmam ter consumido um produto usado no ano de 2019, via varejo, reforçando a importância de se conhecer melhor este consumidor e relacionar seu comportamento a uma atitude ambientalmente consciente. O objetivo da pesquisa é mensurar a consciência ambiental dos consumidores de uma determinada loja second hand, ou brechó, através da escala NEP, um instrumento validado no campo da pesquisa acadêmica sobre a consciência ambiental, que se apresenta em formato de formulário. Com a presente discussão busca-se responder ao seguinte questionamento: É possível afirmar que há consciência ambiental, por parte de consumidores de brechós? Almeja-se, através desta pesquisa obter indícios de consciência ambiental dos frequentadores deste tipo de loja second hand, visto que uma das vertentes que movem o consumo de produtos usados, apontada na literatura cientifica, é a abordagem crítica e ambientalmente consciente, ou socioambiental. A metodologia utilizou-se do questionário NEP, com pequenas adequações ao estudo, usando uma escala tipo likert (1-5), através de abordagens de coleta de dados pelo Google forms, com análise de dados através do software SPSS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Consumidor consciente"

1

Hasner, Monica Sabino. "Consumo consciente: compreensão e práticas do consumidor." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-04052015-153748/.

Full text
Abstract:
Há um chamado hoje para a conversão do consumo a um ato que é \"consciente\", com reflexão sobre os impactos trazidos à sociedade e à natureza. O presente estudo tem como objetivo contribuir para o entendimento de como o consumo consciente é compreendido e praticado pelos consumidores. O método de investigação utilizado foi a pesquisa exploratória, composta por revisão teórica e pesquisa empírica. Foram revisados a gestão de marca, sustentabilidade e consumo e apresentado o consumo consciente. Moradores da cidade de São Paulo foram entrevistados sobre seu conhecimento, suas práticas e preocupações na área. Os resultados mostram que há uma compreensão do consumo consciente e algumas práticas, principalmente as que trazem beneficios financeiros para os consumidores. Há preocupações que demonstram que há espaço para que nos próximos anos o consumidor reflita e aja na direção do desenvolvimento necessário do consumo consciente. Apresentou-se um modelo sobre como sensibilizar o consumidor para o tema.
There is a call today for the conversion of consumption to an act that is \"conscious\", with reflection on the impacts brought to society and nature. The present study aims to contribute to understanding how conscious consumption is understood and practiced by consumers. The research method used was exploratory research, composed by a theoretical review and an empirical research. The literature review began by brand management, sustainability and consumption presenting conscious consumption. The research was done with residents of the city of São Paulo on their knowledge, practices and concerns in the area. The results show that there is an understanding of conscious consumption and some practices, especially those that bring financial benefits to consumers. There are concerns from the consumers that demonstrate that there is room for them to reflect more and develop new atitudes and habits. A model on how to make consumers aware and sensitive about the theme was developed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Luz, Carlos Costa Rodrigues. "Sendo um consumidor consciente: discursos, projetos e subjetividades." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8981.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Esta tese analisa construções discursivas sobre o consumidor consciente, o qual visa se diferenciar de um suposto consumo regular e/ou consumista. Toma por base inicial as atribuições propostas em guias e manuais pró consumo consciente, em específico aqueles produzidos pela Akatu e pelo Idec, os quais buscam conceitualizar, debater e promover este tipo de consumidor. Compreende este grupo inicial enquanto uma dimensão prescritiva do discurso os quais elaboram indicações de ação e embasamentos do conceito. O desdobramento do trabalho realiza uma análise qualitativa do discurso dos indivíduos de camadas médias cariocas que se identificam enquanto este tipo de consumidor. Observa-se as semelhanças, diferenças e o desenrolar destes conceitos nas falas de indivíduos em relação àquelas prescritas nos manuais. Assim, pautado em entendimentos sobre consumo enquanto construtor simbólico, noções de projetos de vida e construção de si, produções de sentido e significado, relações de sociabilidade e novas modalidades de participação política, a tese se desenvolve nos seguintes aspectos: análise das bases de origem as quais formulam possibilidades de inserção na temática se ser e fundamentos possíveis; elementos constituintes fundamentais na formação do perfil dos entrevistados e seus conceitos de consciência, os aspectos emotivos sentimentais responsáveis pela valorização ou desvalorização da experiência, e expectativas e perspectivas a respeito dos relacionamentos com terceiros, abordando o tema principalmente através das categorias: chatos e radicais. Com isso, aprofundando-se nas bases definidoras dos sujeitos, suas concepções de consciência, seus medos, anseios, prazer e felicidades; procurando compreender como a subjetividade destes sujeitos está sendo produzida e como dialogam seus projetos com o espaço urbano de uma grande cidade.
This thesis examines discourses on the conscious consumer, who seeks to differentiate itself from a supposed consumerist or regular consumption. Takes as initial base assignments proposed in guides and manuals pro conscious consumption, specifically those produced by Akatu and Idec, which seek to conceptualize, discuss and promote this type of consumer. Understanding this initial group as a prescriptive dimension of discourse, which elaborated indications of action and emplacements of the concept. The unfolding of the work conducts a qualitative analysis of the speeches of individuals from middle class of Rio de Janeiro who identify themselves as this type of consumer. We observe the similarities, differences and developments of these concepts in the speech of individuals in relation to those prescribed in the manuals. So, based on understandings about consumption as a symbolic builder, notions of life projects and self-construction, productions of meaning and significance, personal relations and new forms of political participation, the thesis unfolds in the following aspects: analysis of the bases of origin which formulate possibilities for the insertion in the subject of to be and possible grounds, core constituent elements of in format on of the profile of interviewees and their concepts of consciousness, the emotional and sentimental aspects responsible for the appreciation or depreciation of experience, and expectations and perspectives on the relationships with others, approaching the issue mainly through boring and extreme categories. With this, deepening the bases defining the subjects, their conceptions of consciousness, their fears, anxieties, pleasure and happiness; seeking to understand how subjectivity of these subjects is being produced and how their projects dialogue with the urban space in a big city.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rios, Daniela Gil. "Publicidade: dever de informação ao consumidor e consumo consciente." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1008.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:33:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniela Gil Rios.pdf: 615198 bytes, checksum: 8c834d6f0ed8a2158d417d20f47910a0 (MD5) Previous issue date: 2011-03-22
Fundo Mackenzie de Pesquisa
Advertising, being the Company's form of communication directed to potential consumers, has constitutional protection. However, in the same hierarchical level there are consumer s protective rules. Advertisers, as competitors among themselves, often gather in order to address initiatives that anticipate possible restrictions on the liberty of media transmission and dissemination, as well as to unify postures, as occurred with the Advertising Self- Regulation. Although there is agreement among those disputing a slice of the market, naturally there are ordinary legislation that reinforces the need for veracity of information content and fulfillment of what was promised. The creation process is not done individually by the advertiser, but for those with technical skills to do so and, therefore, have responsibilities for implementation of their work and their performance. If from one standpoint rights and guarantees are granted to potential consumers, on the other it will also be the consumer's duty to act with responsability, including with regard to the observation of informations and mode of utilization of what intend to acquire. The harmonization of all these rights but not the overlapping of one over the other is the objective of various entities that deal with consumer relations and it is indeed the more accurate guideline in a democratic state.
A publicidade, por ser forma de comunicação da empresa direcionada a potenciais consumidores, possui proteção constitucional. Porém, em mesmo nível hierárquico encontram-se as normas protetivas ao consumidor. Os anunciantes, concorrentes entre si, muitas vezes se unem a fim de tratarem iniciativas que antecipem eventuais restrições à liberdade de veiculação e divulgação em mídia, bem como para a uniformização de posturas, como ocorrido com a Autorregulamentação Publicitária. Embora exista acordo entre aqueles que disputam uma fatia do mercado, naturalmente há legislação ordinária que reforça a necessidade da veracidade do conteúdo informativo e cumprimento daquilo que foi prometido. O processo de criação não é realizado individualmente pelo anunciante e sim por aqueles que possuem conhecimento técnico para tanto e que, por conseguinte, possuem responsabilidades pela execução de suas obras e atuação. Se de um lado são atribuídos direitos e garantias ao potencial consumidor, por outro, caberá a este também cabe agir de forma responsável, inclusive observando informações e modo de utilização daquilo que pretende adquirir. A harmonização de todos esses direitos e não a sobreposição de um em detrimento ao outro é o que se objetiva pelas mais diversas entidades que tratam das relações de consumo e se faz diretriz mais acertada em um Estado Democrático de Direito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fernandes, Vivian Duarte Couto. "Consumo consciente: em busca de um instrumento que determine o perfil deste consumidor." Universidade Federal de Uberlândia, 2012. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11972.

Full text
Abstract:
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais
An investigation into who is the conscious consumer, demographic and psychographic characteristics, a measure of environmental awareness, attitude and behavior of people, has been the subject of many works in marketing study. They do research on effective ways to reach these consumers. In Brazil, the increase of studies in this area took place mainly in the last decade. But, as well as the international work, the results were not conclusive. In this sense, the purpose of this work, contribute to the study of behavior, conscious consumption, in order to create an instrument that can identify it. For this, the first part of this dissertation seeks to integrate and rescue the consumer behavior studies from environmental issues, identify and analyze the research tools suggested by other authors to understanding conscious consumption. A second part suggests a proposition of a scale encompasses how variables of knowledge, attitude and behavior with the goal of consumer\'s profile. Using descriptive research, this quantitative study was conducted based on a sample comprised of 621 students from graduating from Universidade Federal de Uberlândia. The proposed instrument can be operated by a scale of 25 items, composed in 7 dimensions: attitude of purchase, environmental awareness, knowledge, recycling, replacement, waste and responsibility. Despite the limitations of this research, it is believed that it contributes to the debate on sustainability, from the actions of the individual. Suggest reapplying the scale to improve and refine their psychometric properties.
A investigação sobre quem é o consumidor consciente, suas características demográficas e psicográficas, a medida de consciência ambiental, atitude e comportamento das pessoas, tem sido objeto de estudo de muitos trabalhos na área de marketing, que buscam ainda, a investigação sobre formas efetivas para atingir esses consumidores. No Brasil, o aumento dos estudos nesta área se deu, principalmente, na última década. Mas, assim como os trabalhos internacionais, os resultados não foram conclusivos. Neste sentido, pretende-se com este trabalho, contribuir para o estudo do comportamento do consumo consciente, no sentido de criar um instrumento que possa identificá-lo. Para isto, a primeira parte desta dissertação busca integrar e resgatar os estudos de comportamento do consumidor a partir das questões ambientais, identificar e analisar os instrumentos de pesquisa sugeridos por outros autores para compreensão do consumo consciente. A segunda parte sugere a proposição de uma escala que engloba as variáveis de conhecimento, atitude e comportamento com o objetivo de traçar o perfil deste consumidor. Utilizando de pesquisa descritiva, este estudo quantitativo foi realizado a partir de uma amostra composta por 621 estudantes de graduação da Universidade Federal de Uberlândia. O instrumento proposto pode ser operacionalizado por uma escala de 25 itens, compostos em 7 dimensões: atitude de compra, consciência ambiental, conhecimento, reciclagem, substituição, desperdício e responsabilidade. Apesar das limitações desta pesquisa, acredita-se que ela contribui para a discussão sobre a sustentabilidade, a partir das ações do indivíduo. Sugere-se a reaplicação da escala com o objetivo de aprimorar e aperfeiçoar as suas propriedades psicométricas.
Mestre em Administração
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bierwagen, Mônica Yoshizato. "A ideologização do consumo consciente: uma análise sobre soberania do consumidor e liberdade de escolha." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/90/90131/tde-23112011-093814/.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, o chamado consumo consciente - um modo de consumir que leva em consideração as repercussões ambientais e sociais associadas à sua prática tem se difundido na sociedade como uma importante via de participação dos consumidores no enfrentamento da crise ambiental. Substituir produtos convencionais por orgânicos ou certificados, separar o lixo, reduzir o desperdício de água, alimentos e energia elétrica, entre outras, são atitudes que começam a fazer parte do dia-a-dia dos consumidores, não apenas por comunicar às empresas preferências de consumo, mas, sobretudo, por exigir delas adequação a esses novos valores. Nesse cenário, produção mais limpa associada à oferta de produtos e serviços ecologicamente corretos, seria não apenas um diferencial competitivo, mas uma condição necessária para a sobrevivência das empresas no mercado. Apesar da necessidade de se estabelecer uma nova mentalidade de consumo que incorpore os problemas ambientais e sociais, o consumo consciente tem sido reconhecido como uma estratégia limitada, entre outros motivos, porque seria responsável pelo enfrentamento apenas dos efeitos, mas não das causas dos padrões insustentáveis de consumo: ao assumir implicitamente o consumo como troca econômica dentro de um cenário de mercado, não seria capaz de questionar o aspecto crucial da mudança nos padrões de consumo, ou seja, uma ordem sócio-político-econômica que tem no consumismo o elemento básico que define os hábitos e estilos de vida contemporâneos. Em vista disso, o propósito do presente trabalho é estabelecer uma melhor compreensão desse fenômeno, mais precisamente do ponto de vista da sua constituição ideológica. Na medida em que o consumo consciente tem sido a plataforma de ação das políticas ambientais internacionais e se inserido na sociedade por diversos canais, parece oportuno um esforço para entender melhor como este se constrói, aonde leva, a que interesses atende e, principalmente, se, de fato, está a contribuir para a constituição de um novo padrão civilizatório ou, contrariamente, para reafirmar a mesma lógica que, ironicamente, leva a humanidade à atual crise ambiental e social.
In recent years, the so-called conscious consumption a way of consuming that takes into account its environmental and social consequences has been arising as a major path for consumers to take part in overcoming environmental crisis. Replacing conventional products by organics or certified ones, separating garbage, reducing water, food and energy wastefulness and so on, are attitudes are becoming part of consumers everyday life, not only because it communicates to companies their consumption preferences, but mainly because demand them to fit in those new set of values. Under these conditions, cleaning production and supplying ecological products and services would not be any longer a mere differential advantage, but a sine qua non condition for companies to survive in the market. Although its essential to settle a new mentality for consumption that embraces social and environmental problems, conscious consumption has been acknowledged as a limited strategy, for other reasons, because it would be facing only the effects, but not the causes of unsustainable consumption patterns, and for implying consumption as an economical exchange in a market scenario, it would not be capable of questioning the crucial issue of changing consumption patterns, which means, a social, political and economic order that has in consumption the basic element that defines habits and contemporary lifestyles. In regard of all these aspects, this work aims to reach a better comprehension of this phenomenon, more precisely in its ideological basis. Insofar the set of international environmental policy measures has met in conscious consumption its platform of action and has been spread out into society by several ways, it seems to be convenient to make an effort to understand how it shapes, to what it leads, whose interests it serves, and mainly if its, in fact, engaged in constructing a new civilizing pattern or, in an opposite way, reaffirms the same logic that, ironically, leads mankind to the current environmental and social crisis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bruno, Ana Carolina de Pierro. "Luxo e consumo consciente: eles são realmente paradoxais? Um estudo sobre o comportamento de consumo de consumidoras de luxo brasileiras e portuguesas." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2013. http://hdl.handle.net/10438/10556.

Full text
Abstract:
Submitted by Ana Carolina De Pierro Bruno (anacpbruno@gmail.com) on 2013-02-26T21:17:53Z No. of bitstreams: 1 DissertaçãoMPGI_AnaCarolinaDePierroBruno.pdf: 1016069 bytes, checksum: ac67a8059b359dae79be5c10d2140066 (MD5)
Approved for entry into archive by Eliene Soares da Silva (eliene.silva@fgv.br) on 2013-02-26T21:19:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DissertaçãoMPGI_AnaCarolinaDePierroBruno.pdf: 1016069 bytes, checksum: ac67a8059b359dae79be5c10d2140066 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-02-26T21:21:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissertaçãoMPGI_AnaCarolinaDePierroBruno.pdf: 1016069 bytes, checksum: ac67a8059b359dae79be5c10d2140066 (MD5) Previous issue date: 2013-01-29
Consuming luxury is usually a self-centered activity, based on hedonistic and differentiation purposes. Conscious consumption, on the other hand, is driven by social and environmental concerns about the well-being of the current society as well as of the generations to come. Considering only these two statements, one could be led to conclude that luxury and conscious consumption are thus paradoxical. However, luxury consumers’ motivations show a different portrait of this reality in which is possible to integrate luxury and conscious consumption. This exploratory research describes the purchasing behavior of Brazilian and Portuguese luxury consumers and their attitudes towards conscious consumption. A total of 11 interviews were conducted with young women from Brazil and 8 with young women from Portugal to understand their social and environmental consciousness when consuming luxury and the similarities and differences among consumers from both countries. This cross cultural analysis showed that Brazilian consumers care more about the status of consuming luxury goods, while Portuguese tend to be more discreet. Yet, although both buy luxury products in small quantities and use them for many years, which can be said to be a conscious action, when it comes to translating social and environmental beliefs into consumer choices, the Portuguese seems to do it more frequently, mainly through boycotting a product on ethical grounds. The study provides important empirical advance over previous work on conscious and luxury consumption behavior, accomplishing to connect both concepts in order to understand consumption in a period of growing awareness about sustainability issues.
Consumir luxo é geralmente uma atividade individualista, baseada em propósitos hedonistas e de diferenciação. O consumo consciente, por outro lado, é estimulado por preocupações sociais e ambientais a respeito tanto do bem estar da sociedade atual como também das gerações futuras. Considerando apenas essas duas declarações, seria possível concluir que luxo e consumo conscientes são, então, paradoxais. No entanto, as motivações dos consumidores de luxo mostram um retrato diferente dessa realidade na qual é possível integrar luxo e consumo consciente. Esta pesquisa exploratória descreve o comportamento de consumo de consumidoras de luxo brasileiras e portuguesas e suas atitudes em relação ao consumo consciente. Foram realizadas 11 entrevistas com jovens brasileiras e 8 com jovens portuguesas para entender a sua preocupação social e ambiental ao consumir produtos de luxo e as semelhanças e diferenças entre consumidoras de ambos os países. Essa análise intercultural mostrou que as consumidoras brasileiras se preocupam mais com o status ao consumir produtos de luxo, enquanto as portuguesas tendem a ser mais discretas. Além disso, embora ambas comprem produtos de luxo em quantidades pequenas e os usem por vários anos, o que pode ser considerada como uma ação consciente, quando se trata de traduzir crenças sociais e ambientais nas escolhas de consumo, as portuguesas aparentam fazê-lo mais frequentemente, principalmente boicotando produtos por razões éticas. Este estudo fornece um importante avanço empírico em relação a trabalhos anteriores sobre consumo consciente e comportamento de consumo de luxo, conectando ambos os conceitos a fim de entender o consumo em um período de crescente conscientização a respeito da sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MACÊDO, Silvio José Maciel. "A atuação da legislação brasileira frente ao greenwashing: placebos de empresas que lesionam o consumidor ecologicamente consciente." Universidade Federal de Campina Grande, 2018. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2163.

Full text
Abstract:
Submitted by Auxiliadora Costa (aucydj@gmail.com) on 2018-11-09T19:52:32Z No. of bitstreams: 1 SÍLVIO JOSÉ MACIEL MACÊDO – DISSERTAÇÃO PPGSA PROFISSIONAL 2018.pdf: 768975 bytes, checksum: c1c9a2d4b5e89f46160d4c34b73de5f3 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-11-09T19:52:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SÍLVIO JOSÉ MACIEL MACÊDO – DISSERTAÇÃO PPGSA PROFISSIONAL 2018.pdf: 768975 bytes, checksum: c1c9a2d4b5e89f46160d4c34b73de5f3 (MD5) Previous issue date: 2018-08-14
Capes
O trabalho parte da premissa de que um meio ambiente equilibrado é direito intergeracional. Para tanto, é dever da sociedade, sobretudo, das empresas, cuidar deste valoroso bem. O consumidor tem se mostrado consciente ao optar por produtos ecologicamente corretos, todavia, parcela das empresas têm usado a consciência ecológica do consumidor para se beneficiar através da falsa consciência ecológica, o denominado Greenwashing ou “lavagem verde”. Justifica-se a pesquisa pela necessidade de fazer uma abordagem sobre este fenômeno verificando as consequências advindas desta prática fraudulenta para o consumidor e as possíveis punições às empresas que fazem uso do marketing verde para se autopromover. O objetivo principal é analisar a viabilidade de criação de legislação especifica sobre a matéria. No que tange a metodologia foi utilizada na fase de abordagem a pesquisa teórica de caráter exploratório e no procedimento fez uso do método bibliográfico. Empregou-se a técnica de pesquisa bibliográfica através de coleta do referencial teórico em artigos, revistas científicas, doutrinas, relatórios, leis, pareceres e decisões judiciárias. Assim, constata-se que no ordenamento jurídico não há um mecanismo plenamente eficaz para coibir tal conduta devido as dificuldades em detectar e fiscalizar este fenômeno.
The work part of the premise that a balanced environment is intergenerational law .To this end, it is the duty of the society, especially, businesses care this valuable right.The consumer has shown to be aware by choosing eco-friendly products, however, share of companies have used the ecological consciousness of the consumer to benefit through the false consciousness, called Greenwashing or"lavagem verde". The research is justified by the need to make an approach to this phenomenon by checking the consequences arising from this fraudulent practice for the consumer and the possible punishments on companies that make use of green marketing to promote themselves. The main objective is to analyze the specifies creating legislation feasibility . When it comes the methodology was used in theoretical research approach phase of exploratory character and made use of the bibliographical method procedure. It was the technique of bibliographical research through collection of theoretical papers, journals, reports, laws, doctrines, opinions and court decisions . Thus, it appears that the legal system there is no fully effective mechanism to restrain such conduct because of the difficulties in detecting and monitor this phenomenon.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Beck, Ceres Grehs. "Consumo Ambientalmente Consciente: os meus, os seus e os nossos interesses." Universidade Federal da Paraí­ba, 2010. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/3876.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-16T14:49:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1374760 bytes, checksum: 668ddae8afa6991f24f94e768321a334 (MD5) Previous issue date: 2010-08-09
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Understanding the relationship between the human being and the environment is a need present in the agenda of companies, governments, academy and consumers. Towards the sustainable development, everyone is looking for the causes and possible solutions to mitigate the environmental problems, since these might affect all of us. So, this study aimed to identify if the awareness of adverse consequences and the consumers' environmental concern contribute to the environmental conscious behaviors. These objectives were reached through the application of in-depth interviews allied with the projective technique with 33 consumers aged between 18 to 66 years old that were residents in João Pessoa city. The interpretation of the speeches through the content analysis with qualitative approach oriented by Bardin (1977) generated thematic categories and variables. These, when confronted in the light of the theoretical references, allowed the analysis of the environmental conscious behaviors and if these are oriented by selfish values (anthropocentric) or are guided by altruistic and biospheric values (ecocentric). The results showed a paradoxical consumers relationship that ranges among consuming less to preserve the environment and the planet (values oriented to our interests ) or consuming more to reach personal satisfaction in a way to maintain the own life quality, the health and the personal well-being ( my interests ). The study reveals a high concern and understanding referred to the negative consequences of the environmental degradation. However, despite of the declared intention of acting on behalf of the environment, the consumers demonstrate passivity and selfish behaviors. In this context, the consumers impute to the companies and the governments the environmental care and do not exercise their power to maintain the society s balance. From these verifications, it is necessary to make the consumers aware and to motivate them to change values and behaviors, towards this new thought related to an ecological rationality. The sustainable development can be reached by addressing the government actions together with the marketing strategies, but also counting with the consumer's active participation in this sense.
Entender as relações entre o homem e o meio ambiente é uma necessidade presente na agenda de empresas, governos, academia e consumidores. Na onda do desenvolvimento sustentável, todos buscam as causas e possíveis soluções para mitigar os problemas ambientais, já que estes acabam afetando a todos. Neste sentido, esta dissertação busca identificar se a conscientização acerca das consequências adversas e a preocupação ambiental dos consumidores contribuem para seus comportamentos ambientalmente conscientes. Estes objetivos foram alcançados por meio de entrevistas em profundidade aliadas à técnica projetiva conduzidas com 33 consumidores de idades entre 18 a 66 anos e moradores da cidade de João Pessoa. A análise qualitativa de conteúdo orientada por Bardin (1977) possibilitou interpretar as falas e gerou categorias temáticas e variáveis. Estas, confrontadas à luz das referências teóricas, permitiram analisar o comportamento ambientalmente consciente dos consumidores e verificar se são consoantes com valores egoístas (antropocêntricos) ou são orientados por valores altruístas e biosféricos (ecocêntricos). Os resultados apontam para uma relação paradoxal dos consumidores que se baseia entre consumir menos para preservar o meio ambiente e o planeta (valores voltados aos nossos interesses ) ou consumir mais para atingir satisfação pessoal e manter a própria qualidade de vida, a saúde e o bem-estar pessoal ( meus interesses ). O estudo revela alta preocupação e conscientização acerca das consequências negativas da degradação ambiental. Porém, apesar de os entrevistados declararem a intenção de agir em prol do meio ambiente, demonstram passividade e egoísmo nos comportamentos. Neste contexto, os consumidores imputam às empresas e aos governos os cuidados com o ambiente e não exercem seu poder para manter a sociedade em equilíbrio. A partir destas constatações, infere-se a necessidade de conscientizar os consumidores e incentivar a mudança de valores e comportamentos, face ao novo pensamento voltado à racionalidade ecológica. O desenvolvimento sustentável poderá ser alcançado a partir do direcionamento das ações governamentais aliadas às estratégias de marketing, mas também com a participação do consumidor mais atuante neste sentido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Todero, Mirele. "Consumo consciente e percepção do consumidor sobre ações corporativas vinculadas ao conceito de responsabilidade social: um estudo no setor da saúde." reponame:Repositório Institucional da UCS, 2009. https://repositorio.ucs.br/handle/11338/419.

Full text
Abstract:
O consumo sustentável é uma das principais manifestações de responsabilidade social do cidadão, visto ser este uma das dimensões necessárias para o desenvolvimento local sustentável. O presente estudo, de natureza descritiva, propõe-se a mensurar os comportamentos relativos ao consumo consciente e a percepção de responsabilidade social empresarial, tendo como objeto para estudo a cooperativa de serviços de saúde Unimed Nordeste RS. A pesquisa quantitativa foi realizada na cidade de Caxias do Sul, Brasil, tendo como amostra os clientes locais da Unimed. Foram utilizadas estatísticas descritivas, análise fatorial e análise de variância. Os resultados apontam que os respondentes ainda não praticam o consumo consciente. Contudo, atribuem significativo grau de importância às práticas relacionadas a este e à responsabilidade social. Foram identificados os fatores de Comportamento Socialmente Responsável do Consumidor (CSRC) da cooperativa e a variância destes com o perfil e características dos respondentes. A análise das descobertas da pesquisa leva em conta os aspectos socioculturais da região em estudo e procura, assim, construir relações entre os conceitos.
Submitted by Marcelo Teixeira (mvteixeira@ucs.br) on 2014-05-28T19:58:01Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Mirele Todero.pdf: 2028872 bytes, checksum: a0eb9f6bfe20bf9498d42dbb73973fa3 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-05-28T19:58:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Mirele Todero.pdf: 2028872 bytes, checksum: a0eb9f6bfe20bf9498d42dbb73973fa3 (MD5)
The sustentable consumption is one of the main displays of a citizen social responsibility, being this one of the necessary dimensions for the sustentable local development. The ongoing study, from descriptive nature, aims to measure the reaction relative to the consciousness consumption and the perception of the company social responsibility, having as study subject the cooperative of the Health Service Unimed Nordeste RS. The quantitative research was carried out in the city of Caxias do Sul, Brazil, having as sample the local clients from Unimed. Descriptive statistics were used, Fatorial Analysis and Varience Analysis. The results point out that the respondents don´t practice the consciouness consumption yet. However, they attribute significative importance level to the practices related to it and also to the social responsibility. The factors of the Responsible Social Behavior of the Consumer, from the cooperative, the variance of these with the profile and the respondents characteristics were identified. The analysis of the researches discoveries takes into consideration the sociocultural aspects of the studied area and this way, looks for building relations among the concepts.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vinyals, i. Ros Albert. "El consumidor consciente. Análisis de los factores psicosociales implicados en el consumo sostenible, a partir del estudio de miembros de cooperativas de consumo agro-ecológico." Doctoral thesis, Universitat Autònoma de Barcelona, 2016. http://hdl.handle.net/10803/393998.

Full text
Abstract:
Este estudio tiene como objetivo principal analizar los factores psicosociales que inciden en el comportamiento proambiental, profundizando en el estudio del perfil de consumidor que lo practica y analizando las variables que favorecen o inhiben el consumo sostenible. Se realizó un primer estudio cualitativo mediante entrevistas semi-estructuradas a doce personas expertas en el consumo sostenible, provenientes de distintas disciplinas. Se llevó a cabo un análisis temático de contenido, que sirvió para corroborar o rechazar los postulados descritos en el marco teórico y ampliar la investigación. A partir de las ideas extraídas se formularon objetivos específicos, que fueron corroborados en un segundo estudio basado en el análisis temático de contenido de una muestra de seis grupos focales. Tres de ellos fueron consumidores de cooperativas de consumo agroecológico de la provincia de Barcelona, elegidos por ser un colectivo que realiza comportamientos proambientales, que fueron emparejados a partir de variables sociodemográficas, con otros tres grupos de personas que compran habitualmente en supermercados. Los grupos focales se completaron analizando los valores de sus participantes. Los resultados de la investigación sirvieron para consensuar y justificar qué términos deben usarse para hablar de consumo sostenible y de quién lo practica: el consumidor consciente. También se destacaron los principales factores psicosociales influyentes en el comportamiento proambiental y se delimitaron sus principales frenos y potenciadores, haciendo hincapié en los efectos de la crisis económica sobre el consumo sostenibilista. Los datos obtenidos permitieron generar un modelo propio para explicar los factores influyentes en el comportamiento proambiental y se adaptó otro modelo ya existente, para comprender como se inician y se mantienen las conductas sostenibilistas en el tiempo. Se trata de un estudio novedoso ya que, hasta la fecha, no se han realizado investigaciones que cuenten con una muestra seleccionada de cooperativas de consumo, junto a entrevistas a expertos. En el modelo propio destacan variables habituales como la actitud, o los valores post-materialistas, pero también aporta variables poco estudiadas, que deberán profundizarse en futuras investigaciones, como son las emociones positivas que ayudan a mantener el consumo sostenibilista en el tiempo.
The main objective of this study is to analyse the psychosocial factors affecting the pro-environmental behaviour, deepening into the study of the profile of the practicing consumer and analysing the variables that favour or inhibit a sustainable way of consumption. The first qualitative study consisted in a semi-structured interview to twelve experts on sustainable consumption from different disciplines. A thematic content analysis was conducted, which served to corroborate or reject the principles described in the theoretical framework and further expand existing research. From the ideas extracted, specific objectives were extracted, which were corroborated in a second study based on the thematic content analysis from a sample of six focus groups. Three of the groups consisted in consumers from agro-ecological consumption cooperatives from the province of Barcelona since they are supposed to perform pro-environmental behaviours. Three other focus groups were carried out with people who normally consume in supermarkets and had the same sociodemographic profile. Another thematic content analysis was conducted with the focus groups. The research results were used to reach a consensus and justify what terms should be used to discuss sustainable consumption and the typical profile of person practices it: the conscious consumer. The main influential psychosocial factors were also highlighted in the pro-environmental behaviour together with its main brakes and power, emphasizing the effects of the economic crisis on the sustainable consumption. The data obtained allowed to generate a specific model to explain the factors influencing the pro-environmental behaviour and an existing model was adapted, to understand how behaviours initiate and are maintained over time. This is a novel study as yet no investigations have been conducted with a selected sample of individuals from consumer cooperatives, along with interviews with experts. This model includes common variables such as attitude or post-materialist values, but also provides newly analysed variables that must be further explored in future research, such as positive emotions that help to keep sustainable consumption over time.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Consumidor consciente"

1

Barbera Alvarado, Nataliya, and Dorkys Coromoto Rojas Nieves. Tendencias en la Investigación Universitaria. Una Visión desde Latinoamérica. Volumen V. Edited by Yamarú del Valle Chirinos Araque and Adán Guillermo Ramírez García. Fondo Editorial Universitario Servando Garcés de la Universidad Politécnica Territorial de Falcón Alonso Gamero / Alianza de Investigadores Internacionales S.A.S., 2019. http://dx.doi.org/10.47212/tendencias_v_2019_1.

Full text
Abstract:
“Tendencias en la Investigación Universitaria. Una visión desde Latinoamérica”, de la Colección Unión Global adscrita al Fondo Editorial Universitario Servando Garcés de la Universidad Politécnica Territorial de Falcón Alonso Gamero (UPTAG), es una publicación internacional, seriada, continua, arbitrada con apertura a todas las áreas del conocimiento. En esta oportunidad, ofrece un volumen de alta producción intelectual y científica de investigadores de Colombia, México y Venezuela, con el fin de mostrar los resultados del quehacer científico, tecnológico y humanístico desarrollado en los diversos escenarios de la sociedad. En esta quinta edición se muestran XII Capítulos, cuya temática de producción científica gira en torno a tendencias de la ciencia en la actualidad. Iniciando con el Capítulo I, donde se analiza la responsabilidad social de las cooperativas en su comunidad, consciente de que hoy en día los mercados confieren mayor relevancia a la responsabilidad social a la hora de hacer negocios y alcanza la fidelidad de los consumidores; en este sentido las cooperativas tienen una ventaja competitiva al contemplar desde su creación ese carácter socialmente responsable.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Consumidor consciente"

1

Alves, Rafael Crisóstomo, and Jéssyca Borges de Aquino. "Comportamento do Consumidor versus Consumo Consciente." In Interfaces culturais: patrimônio, sociedade e sustentabilidade, 21–32. Pantanal Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.46420/9786599120800cap2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva Vieira, José Danisio, Thaiana Pereira Costa, Marília Moreno da Silva, Erivalda Roque da Silva, and Rafaela Maria Temóteo Lima Feuga. "Perfil e padrão de consumo dos consumidores de produtos agroecológicos na feira solidária do Cetra." In Segurança Alimentar, Inovação e Sustentabilidade, 197–230. Editora SertãoCult, 2021. http://dx.doi.org/10.35260/67960654p.197-230.2021.

Full text
Abstract:
A sociedade se constrói em processos de mudanças, adaptação, evolução e encontra na ciência o suporte para investigar e descobrir os caminhos e soluções para melhorar a vida as pessoas. Desse modo, a pesquisa científica poderá ampliar os seus saberes, uma vez que ela é importante para qualquer área do conhecimento e possui como característica um conjunto de atividades planejadas para responder e resolver algumas inquietações e curiosidades dos seres humanos. Diante dessa realidade, surgem desafios para a pesquisa do campus de Batiruté do Instituto Federal do Ceará para contribuir e incentivar a interação dos pesquisadores com a região a partir de investigações que possam aproveitar as oportunidades encontradas na natureza, na biodiversidade e na riqueza cultural do Maciço de Baturité, procurando expandir o olhar sobre as coisas e pessoas, buscando soluções que atendam às demandas econômicas e sociais por meio da ciência. Nesse contexto, a Ciência de Alimentos encontrou na região um ambiente propício para estudos que possam fortalecer a soberania alimentar e promover a democratização de oportunidades que favoreçam desenvolvimento regional, crescimento econômico, geração de emprego e renda, uma vez que as pesquisas podem atuar com uma abordagem estratégica e sistêmica como um catalizador de mudanças que promovam bem-estar social. Portanto, o tema “Ciência de Alimentos” é relevante no contexto nacional, em especial, no que concerne ao Território em que se insere o Maciço de Baturité e demais regiões do Ceará. Uma região em desenvolvimento que precisa da capacitação de profissionais não somente tecnicamente bem habilitados, mas também conscientes de seus papéis diante da coletividade. Que sejam capazes de assumir, com responsabilidade, a missão de colaborar para que o processo de mudanças seja de fato de caráter prático, oferecendo melhorias para todos, sem devastar riquezas naturais, sociais e culturais. A Ciência de Alimentos é um campo multidisciplinar de conhecimento que tem como foco o estudo do alimento na sua totalidade desde a matéria-prima até o produto final. Envolve vários aspectos como físico-químicos, sensoriais, microbiológicos, bioquímicos, nutricionais, legislativos e tecnológicos, além do marketing, logística e gestão da qualidade. Assim, os profissionais, que atuam em alguma das etapas citadas, possuem um papel importante na qualidade da alimentação da população. Compete ao especialista em Ciência de Alimentos desempenhar as seguintes atividades profissionais: atuar como docente em instituições de ensino, respeitando a legislação específica; promover a disseminação e apropriação de tecnologias estudadas no curso que possam promover o desenvolvimento científico e tecnológico; exercer atividades no processamento e conservação de alimentos; criar/aplicar inovações e processos de alimentos com matérias-primas regionais; pesquisar e desenvolver produtos alimentícios; implementar e supervisionar programas de garantia da qualidade de alimentos; assessorar ou prestar consultoria em desenvolvimento de produtos alimentícios, capacitação de pessoal, qualificação de fornecedores, auditorias, gestão de programas de garantia da qualidade e adequação à legislação; atuar no sistema de vigilância sanitária, no setor varejista e de serviços de alimentação, e na área comercial e centrais de abastecimento e distribuição; elaboração de rotulagem para produtos alimentícios; adequação das empresas do setor alimentício quanto à legislação vigente; monitorar processos que visem à segurança alimentar e nutricional. Diante deste cenário, a proposta do curso de especialização em Ciência de Alimentos contribui para a capacitação da população do Maciço de Baturité e demais regiões do Ceará de forma a buscar a melhoria da renda e da qualidade de vida, tendo em vista que a agricultura de pequena escala – a horticultura e a fruticultura – e a exploração de grãos, caju e cana-de-açúcar estão entre as principais atividades. No entanto, o baixo nível tecnológico e a organização comercial dos produtores reduzem a competitividade da região. A proposta da especialização atende também a capital (Fortaleza) e região metropolitana, bem como parte do Sertão Central e de Canindé. Nesse sentido, a interdicisplinaridade na pesquisa em alimentos contribui de forma significativa mostrando as evidências científicas sob diferentes perspectivas, mas complementares para nortear ideias inovadoras. E foi nesta perspectiva que o presente livro foi idealizado, ainda em 2018, durante a disciplina de Projetos. O trabalho foi concretizado em 2020 após finalizar a 1ª turma, contactar os alunos para participar do livro e montar a equipe de organização. Em períodos distintos, mas igualmente importantes para a formação da 1ª Turma de Especialização em Ciências de Alimentos, as professoras Dra. Ana Cristina da Silva Morais e Dra. Mirele da Silveira Vasconcelos do campus de Baturité do IFCE foram coordenadoras do referido curso. Atualmente, no momento da escrita deste livro, o curso segue se preparando para ofertar uma nova turma com a coordenação da Prof.ª Dra. Josefranci Moraes de Farias Fonteles. Assim, este livro foi organizado pelas professoras Mirele da Silveira Vasconcelos; Ana Cristina da Silva Morais; Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida; Maria do Socorro de Assis Braun e Josefranci Moraes de Farias Fonteles, todas docentes da 1ª turma de especialização. Esta obra apresenta capítulos na forma de artigos científicos oriundos de pesquisas, a maioria originária do desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC), durante a disciplina de TCC ministrada pela prof.ª Dr.ª Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida na I Turma de Especialização em Ciências de Alimentos do campus de Baturité do IFCE. O presente projeto contou com o apoio do professor José Wally Mendonça Menezes, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, do prof. Lourival Soares de Aquino (Diretor Geral do campus de Baturité), da prof.ª Maria do Socorro de Assis Braun, coordenadora de Pesquisa do campus de Baturité do IFCE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Consumidor consciente"

1

Perez Romero, Ana, and María José Márquez Márquez. "“Tengo algo que puede ayudarte a ti si consumes drogas, tengo la cura de la drogadicción”. A PROPÓSITO DE UN CASO." In 22° Congreso de la Sociedad Española de Patología Dual (SEPD) 2020. SEPD, 2020. http://dx.doi.org/10.17579/sepd2020p072.

Full text
Abstract:
Objetivo: La relación entre el consumo de cannabis, y la aparición de clínica psiquiátrica es un tema en constante revisión. Para reflexionar sobre este tema, exponemos el caso clínico de un episodio maníaco en un paciente consumidor de cannabis desde la adolescencia. Material y métodos: Presentamos el caso de un hombre de 18 años, con consumo diario de 8-12 unidades de THC desde los 12 años de edad, aumentando el consumo en momentos de mayor estrés o ante acontecimientos vitales estresantes. El paciente decide abandonar el consumo activo de cannabis, así como comienza seguimiento en Salud Mental, y empieza a presentar clínica maniforme. En cuanto a la exploración, consciente, orientado, parcialmente colaborador y abordable, aspecto cuidado, si bien porta elementos bizarros; discurso acelerado, presivo, con aceleración del pensamiento y fuga de ideas, traduciendo ideación delirante de corte megalomaníaco, sin otros fenómenos alucinatorios; ánimo expansivo, hipertímico. Sueño disminuido en las semanas previas, con elevada actividad creativa nocturna, orexia conservada. No conciencia de enfermedad. Resultados y conclusiones: Se inicia tratamiento con asenapina (una semana, por nula conciencia de enfermedad), así como abandono del consumo, y posteriormente comienza a disminuir la clínica maniforme progresivamente. Nos planteamos, por tanto, en cuanto al origen de la clínica, si el consumo activo es el que ha provocado la clínica maníaca, o es un facilitador de que aparezca sintomatología afectiva grave como parte de un trastorno bipolar (como apoya la evidencia científica actual). En este paciente, habrá que valorar la evolución clínica, la psicopatología que presente, así como evaluar los antecedentes familiares, lo que apoyaría la idea de que el paciente podría presentar una enfermedad dentro del espectro bipolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Muñoz Cauqui, Celia, María Riesgo Arias, and Ana Piña Baena. "A propósito de un caso: Primer episodio psicótico con síntomas de esquizofrenia." In 22° Congreso de la Sociedad Española de Patología Dual (SEPD) 2020. SEPD, 2020. http://dx.doi.org/10.17579/sepd2020p127.

Full text
Abstract:
DESCRIPCIÓN DEL CASO: Varón de 30 años sin antecedentes personales en salud mental. Consumidor de múltiples tóxicos (cannabis, heroína, cocaína, alcohol). Varios ingresos en Psiquiatría. Niega clínica psicótica anterior por consumo de tóxicos. Inicio de clínica hace varios meses sin consumo. EXPLORACIÓN PSICOPATOLÓGICA: Consciente, orientado, colaborador y abordable. Discurso coherente y fluido sin alteraciones en curso o forma. No alteraciones mayores del estado de ánimo. Autorreferencialidad. Ideación delirante de perjuicio con importante repercusión afectiva/ conductual. Alucinaciones auditivas (voces comentadoras). Nula conciencia de enfermedad. JUICIO CLÍNICO: Primer episodio psicótico con síntomas de esquizofrenia F23.2 según CIE-10 EVOLUCIÓN CLÍNICA: La evolución del paciente en un primer momento ha sido desfavorable debido a la escasa conciencia de enfermedad, falta de adherencia terapéutica y consumos puntuales de tóxicos con descompensaciones psicopatológicas posteriores. Se han realizado varios ajustes de tratamiento psicofarmacológicos declarando secundarismos (risperidona, olanzapina, paliperidona). En el último ingreso se inicia tratamiento con formulación inyectable de liberación prolongada mensual (Abilify Maintena 400 mg). Tras esto permanece estable psicopatológicamente, sin evidenciarse clínica psicótica productiva. Persiste el consumo puntual de cannabis con finalidad evasiva. CONCLUSIONES: La psicosis exotóxica se produce directamente por el consumo de un tóxico, aunque los síntomas psicóticos podrían persistir una vez eliminada el tóxico. Se asocian también a cambios bruscos en la conducta con irritabilidad, agresividad, alteraciones anímicas, fallos cognitivos, alteraciones del patrón del sueño, trastornos perceptivos (visuales, somáticos) y trastornos de la conciencia. Si bien en este caso habría que valorar evolución para realizar diagnosticar de Esquizofrenia. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFRICAS: -APA Clinical Guidelines. American Psychiatric Association. Practice guidelines for the treatment of patients with schizophrenia. 2004Angermeyer et al. Schizophr Bull 1990; 16: 293–300. -NICE. Psychosis and schizophrenia in adults. Treatment and management. National Clinical Practice Guideline Number 178
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Conti, Flávia Pereira. "Design de sistemas para análise do ciclo de vida de um produto: slow fashion." In Systems & Design 2017. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/sd2017.2017.6649.

Full text
Abstract:
O artigo descreve o processo de reavaliação e esmeração de um sistema de produção da microempresa de semijoias Cantrelle Design, com o objetivo de otimizar a estrutura organizacional e de produção por meio do design de sistemas e o slow fashion. O design de sistemas por considerar o produto como um conjunto inteiro, e o slow fashion, porque visa a democratização do processo de criação de peças de forma mais lenta, preocupando-se com o desenvolvimento dos processos. Para alcançar um resultado satisfatório, utilizou-se a metodologia desenvolvida por Ezio Manzini e Carlo Vezzoli, o Life Cycle Design (LCD), procurando reduzir os inputs e outputs o máximo possível, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Ponderando assim, a nocividade de seus efeitos, por meio da avaliação de todas as fases do produto, que são subdivididas em pré-produção, produção, distribuição, uso e descarte. Por se tratar de semijoias, sendo, então, um bem durável, requere-se poucos recursos durante o uso e manutenção, concentra-se em reduzir o impacto nas fases antecedentes e posteriores ao uso. Como resultado, obteve-se uma potencialização na gestão da empresa, reduzindo os gastos energéticos e materiais. Atingiu-se tal solução por meio de uma melhor organização de etapas operacionais nas fases antecedentes ao uso do produto, buscando adequar-se ao sistema slow fashion, com a otimização do volume de compras e logística de vendas, reavaliação da embalagem e material aplicados. Percebeu-se que a matéria prima já em uso é a menos impactante para o ambiente por ser de alta durabilidade e passível de reaproveiramnento. Por fim, redesenhou-se a embalagem com tecido reciclado, de uma forma que possa ser reutilizada pelo consumidor final após ser adquirida. Conclui-se que é possível readequar um sistema já em andamento, adaptando-o de forma a reduzir seu impacto na natureza por meio do slow fashion e design de sistemas, valorizando o processo de produção, não só o lucro financeiro que a venda do produto proporciona, além de aperfeiçoar o sistema como uma unidade e repensar o conjunto para valorizar a qualidade e o modo de produção, expondo a possibilidade de renovar o sistema industrial vigente de modo sustentável e consciente, por meio de uma ação local, visando atingir um macrossistema de forma harmônica. Palavras-chave: slow fashion, design de sistemas, semijoias, sustentabilidade, metodologia.ReferênciasBASTAGNINO, Luigi. Design di Sistemi i Sistemi Industriali Aperti: un nuovo approccio al progretto, un nuovo modello di bussiness. Sem ano. 26 slides. Apresentação em Power-point. BUENO, Bárbara. Movimento slow life: desacelerando a vida. 2016. Disponível em < https://pt.linkedin.com/pulse/movimento-slow-life-desacelerando-vida-b%C3%A1rbara-mantovani-bueno>. Acesso em: 24 de maio de 2017.DELLA MEA, Luciana. A moda em [re]evolução: slow fashion. 2014. Disponível em <http://www.autossustentavel.com/2014/05/a-moda-em-revolucao-slow-fashion.html>. Acesso em 24 de maio de 2017.DELLA MEA, Luciana. Design de sistemas para a sustentabilidade. 2012. Disponível em <http://www.autossustentavel.com/2012/06/design-de-sistemas-para.html>. Acesso em 24 de maio de 2017. MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2002. PAPANEK, Victor. Design do the Real World: human ecology and social change. Londres. Thames & Hudson Ltd, 1985.REVIDE. O conceito de fast fashion. 2010. Disponível em <https://www.revide.com.br/editorias/moda/o-conceito-de-fast-fashion/>. Acesso em 24 de maio de 2017. SARATE, Fernanda. O movimento slow life e a desaceleração da sociedade de consumo contemporânea. 2009. Disponível em < http://www.comunicacaoetendencias.com.br/wp-content/uploads/2011/04/TCC-Fernanda-Sarate.pdf>. Acesso em: 24 de maio de 2017. SILVA, Samantha; BUSARELLO, Raul. Fast fashion e slow fashion: o processo criativo na contemporaneidade. 2016.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vargas, Camila Beatriz de. "Sustentabilidade e Consumo Consciente: a percepção da evolução do modo de consumir e como isso pode afetar a gestão nos próximos anos." In Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Educs, 2015. http://dx.doi.org/10.18226/610001/mostraxv.2015.128.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Coutinho, João Victor de Sousa. "ANÁLISE DE LIPÍDEOS TOTAIS NUMA AMOSTRA DE DORITOS, E ABORDAGEM SOBRE AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES FISIOPATOLÓGICAS DERIVADAS DO CONSUMO IRRACIONAL DE ULTRA PROCESSADOS SIMILARES." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1441.

Full text
Abstract:
Introdução: A prevalência da obesidade e de doenças crônicas não transmissíveis, torna-se o principal problema mundial de nutrição em saúde pública. Os lipídios, quando consumidos de maneira consciente, possuem importância para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da bem-estar humano. Contudo, os ácidos graxos, que são componentes principais desses, podem favorecer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares quando ingeridos inadequadamente. Para a determinação de lipídios em alimentos, há vários métodos que podem ser utilizados . A escolha depende diretamente do analíto utilizado. Para a extração de lipídios numa amostra seca de Doritos® de queijo nacho, o método de Goldfish é satisfatório. Objetivo: O propósito foi quantificar lipídios totais em amostra seca de Doritos® de queijo nacho, pelo método de Goldfish. Além de debater os resultados obtidos, e a sua importância para a análise de alimentos e a implicação do consumo excessivo desse tipo de alimento com a geração de certas doenças. Materiais e Métodos: Papel de filtro e Cartucho de extração; Multiprocessador de alimentos; Aparelho extrator de goldfish; Uma embalagem de 167g de Doritos® de queijo nacho; Balança analítica; Éter de petróleo; Béquer de 500 mL; Proveta de 100 mL; Dessecador; Espátula; Estufa; Utilizou-se o método clássico de Golfish. para a preparação utilizou-se um multiprocessador para homogeneizar a amostra e posteriormente ela foi submetida ao método de extração e depois de 3 horas levada para a estufa até obter peso constante e posteriormente a um dessecador Resultados: Após as análises determinou-se que o lote utilizado de Doritos possuía aproximadamente 6,1428g/25g de lipídeos totais. Segundo a rotulagem do produto, ele possui um total de 6,4g/25g, representando 11,6% da quantidade máxima de gorduras totais recomendada para uma dieta de 2000 Kcal . Os níveis de lipídeos corresponde as legislações vigentes. Todavia vale salientar a importância do consumo consciente desses tipos de alimentos, pois, em excesso estão diretamente relacionados a doenças crônicas. Conclusão: Conclui-se assim, que os resultados obtido permitem afirmar, que há uma variação inferior a 20% do que consta no rótulo nutricional do produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bastos, Rosângela Alves Almeida, Rosimery Alves De Almeida Lima, Francisca Das Chagas Alves De Almeida, Georgiana De Sousa Garrido, and Rosilene Alves De Almeida. "COMPORTAMENTO DE CONSUMO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM FRENTE À VARIÁVEL AMBIENTAL." In II Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbraed/111.

Full text
Abstract:
Introdução: O consumo sustentável é um fenômeno mundial. É consensual na literatura o entendimento sobre a necessidade de minimização dos efeitos negativos no meio ambiente, como consumo de água e energia elétrica, geração de resíduos sólidos, assim como é compreendido o papel central das instituições, inclusive as Instituições de Ensino Superior (IES), como promotoras da sustentabilidade. Objetivo: Assim sendo, buscou-se investigar, à luz do Modelo de Brandalise e Bertolini, o comportamento de consumo dos estudantes do curso de enfermagem, a partir da sua percepção em relação à variável ambiental baseando-se no ciclo de vida dos produtos. Material e métodos: Metodologicamente, classifica-se como uma pesquisa aplicada, bem como de campo. Resultados: Em síntese, os resultados do estudo podem demonstrar à percepção ambiental dos estudantes com potenciais traços dessa percepção, podendo também perceber os elementos sensoriais externos e elementos expressivos internos da variável ambiental. Em relação ao comportamento de consumo de produtos sustentáveis foram compreendidos com potenciais possibilidades de se tornarem consumidores “sustentáveis”, que de algum modo são conscientes com a questão da sustentabilidade. Em relação aos estágios do ciclo de vida de um produto, os estudantes apresentaram mediana preocupação, o que se remete o entendimento de que a sustentabilidade do planeta implica em responsabilidades tanto por parte das instituições, de um modo geral, que devem considerar o impacto de suas ações no meio ambiente prezando pelo desenvolvimento sustentável, quanto aos indivíduos para que sejam racionais no seu agir em relação a saúde ambiental do planeta e das futuras gerações. Conclusão: Torna-se importante o aprofundamento de novos estudos envolvendo essa temática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gajardo Valdés, Rodrigo Francisco, Carmen Gerea Petculescu, and Katherine Mollenhauer Gajardo. "Estrategias colaborativas y open-source para la generación de sistemas productivos entre diseñadores y productores." In Systems & Design: Beyond Processes and Thinking. Valencia: Universitat Politècnica València, 2016. http://dx.doi.org/10.4995/ifdp.2016.3332.

Full text
Abstract:
Según el arquitecto y escritor Witold Rybczynski “el deseo de hacer algo bien, ya sea navegar en un velero o construirlo, refleja una necesidad que antes estaba relacionada con el lugar de trabajo” (1992, p. 202-203) pero en una época cada vez más automatizada y simplificada por la tecnología, el desafío del trabajo análogo de tiempos anteriores encuentra otros nichos donde emerger. Las tendencias relativas al retorno de los oficios en la actualidad pueden ser explicadas a través un análisis social, laboral y económico, donde la sobre-oferta profesional y la rutina del trabajo automatizado ha propiciado una revalorización del trabajo manual y el retorno de oficios que permite a algunos profesionales guardar sus títulos en el cajón para dedicarse a ser zapateros, panaderos o carpinteros. Por otro lado, las tendencias relacionadas a los emprendimientos de la nueva generación diseñadores de productos, que configuran su propuesta de valor desde una mirada mucho más consciente de los procesos productivos locales que pueden gatillar, son también un antecedente de esta necesidad de replantear la forma como consumimos y producimos bienes. El auge de estos nuevos emprendimientos de marcas de diseño local, derivados de distintas disciplinas, que han comenzado a desarrollar una conexión productiva más integrada con fabricantes y artesanos locales avanza, pero a tropiezos. La desindustrialización de los países occidentales y la interrupción del proceso de industrialización en muchos países de Latinoamérica impactó en la creciente escasez de productores locales así como también de estructuras organizativas y educativas en torno a la manufactura y los oficios, situación que evidencia los problemas en las cadenas de valor de diseñadores que producen localmente y la falta de capital productivo y asociativo de productores locales. El requerimiento de diseñar nuevos sistemas productivos que permitan articular a los distintos actores involucrados en estos nuevos escenarios locales incluye repensar modelos de negocios, estrategias de capacitación y generación de capital productivo en economías colaborativas. La estrategia del uso de talleres colaborativos en la generación de soluciones compartidas entre diseñadores y productores, así como también la incorporación de estrategias open source en el uso libre de este capital por cualquier actor del sistema, podría ayudar en la efectiva generación de nuevos sistemas productivos que atiendan nuevos mercados sustentables.DOI: http://dx.doi.org/10.4995/IFDP.2016.33322016.啮楶敲獩瑡琠偯汩瓨据楣愠摥⁖慬捩愬⁓灡楮ⰠIFDP`16 -Systems & Design:BeyondProcesses and Thinking
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

García Sánchez, Cándido Manuel. "Descompensación psicótica versus cuadro obsesivo de inicio durante el periodo de confinamiento por la pandemia del COVID-19." In 6º Congreso SEDUP. FASE 20, 2021. http://dx.doi.org/10.54917/9.

Full text
Abstract:
Resumen: Descripción del caso Paciente mujer, de 30 años, sin antecedentes personales de salud mental, que acude a urgencias hospitalarias refiriendo la creencia de que ella y su hija han sido violadas, solicitando test de embarazo y serología tras haber acudido previamente a centro de salud. No alergias ni antecedentes somáticos de interés, excepto consumo de paracetamol con codeína por talalgia. Consumidora de 20 cigarrillos diarios, negando consumo de otros tóxicos. Refiere que su tío padece trastorno bipolar y su madre y hermana, esquizofrenia. Comienza a presentar estas ideas tras el inicio de las medidas de confinamiento por pandemia COVID-19. Reconoce que el abuso no ha sido posible, ya que no ha mantenido relaciones sexuales, no ha infringido el confinamiento y no ha observado indicios de que nadie haya entrado en su domicilio. Sin embargo, persiste duda sobre si ha ocurrido realmente e interpreta sensaciones somáticas, como anergia, como la prueba de ello. Exploración y pruebas complementarias Consciente y orientada globalmente. Pensamientos e imágenes intrusivos de carácter egodistónico, consistentes en personas conocidas que abusan de ella y su hija. Tienen predominio nocturno, generándole insomnio, y aparecieron aproximadamente unos días después del inicio del confinamiento por pandemia COVID-19. Distimia de angustia de un mes de duración. No ideación autolítica. No otras alteraciones del contenido, curso o propiedad del pensamiento. Conductas de reaseguramiento, solicitando pruebas médicas. No alteraciones sensoperceptivas. Se llevan a cabo pruebas complementarias: analítica completa, presentando leucocitosis con neutrofilia, sedimento de orina con presencia de leucocitos, test de tóxicos positivo a benzodiacepinas y opioides, test de embarazo negativo y TAC de cráneo normal. Juicio clínico Cuadro de pensamientos e imágenes intrusivos de carácter egodistónico. Posible inicio de descompensación psicótica. Diagnóstico diferencial Habría que realizar el diagnostico diferencial entre un cuadro de ideas delirantes, ideas sobrevaloradas y obsesiones. Compartiría con el delirio las características de imposibilidad del contenido, la incomprensibilidad y que es irreductible al razonamiento o las pruebas. Se asemeja a una idea sobrevalorada en que ha surgido en un contexto de intensa sobrecarga emocional y el contenido es defendido con una convicción más allá de lo razonable. Con la obsesión comparte la aparición reiterativa e intrusiva de imágenes que le generan angustia, que trata de neutralizar solicitando pruebas diagnósticas. No obstante, el que no experimente estos pensamientos como algo absurdo, no haya resistencia contra ellos, ni alivio tras comunicársele el resultado de las pruebas, apuntaría a su naturaleza delirante. Comentario final La paciente fue dada de alta, con derivación preferente a unidad de salud mental comunitaria y tratamiento farmacológico consistente en levomepromacina solución, 10 gotas en desayuno, almuerzo y noche, para control de angustia y trastornos del pensamiento. Como conclusión, cabría destacar la necesidad de detectar en urgencias la aparición de trastornos mentales en personas sin antecedentes personales de salud mental, en relación temporal con un estresor como el periodo de confinamiento, así como la importancia y dificultad del diagnóstico diferencial entre delirios, ideas sobrevaloradas y obsesiones. Bibliografía Sánchez Gómez P. M. y Eguíluz Uruchurtu I. (2018). En. Introducción a la psicopatología. Una visión actualizada. 3º Edición (pp. 81-97). Editorial médica panamericana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Consumidor consciente"

1

Salas, Humberto. Trabajo y consumo post COVID-19. Universidad Autónoma de Chile, April 2020. http://dx.doi.org/10.32457/2050012728/9774202053.

Full text
Abstract:
Humberto Salas Jara Académico de la Facultad de Administración y Negocios, Universidad Autónoma de Chile. Nuestra sociedad no será la misma después de esta crisis sanitaria que estremece al mundo y que se transformará en una crisis económica de similares características, de la cual debemos emerger fortalecidos. Así como lo expresó hace más de 60 años JF. Kennedy “en la crisis, se consciente del peligro, pero reconoce la oportunidad”, es también momento de vislumbrar el largo plazo y pensar en cómo cambiará la forma de generar ingresos y se modificarán los patrones de consumo, pues desde aquí germinarán muchos desafíos. Lo primero está relacionado con la evolución acelerada que tendrá el mercado del trabajo, donde empresas iniciarán un inevitable proceso de reestructuración en sus políticas y dotación de recursos humanos, enfocadas en nuevas y modernas formas de trabajo, incorporando tecnologías para responder a un consumidor con otras necesidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography