To see the other types of publications on this topic, follow the link: Consumidor consciente.

Journal articles on the topic 'Consumidor consciente'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Consumidor consciente.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Borelli, Fernanda Chagas, Marcus Wilcox Hemais, and Pedro Ivo Rogedo Costa Dias. "Ecológicos ou Controlados? Construindo Discursivamente o Consumidor Consciente." Revista Brasileira de Marketing 11, no. 2 (September 5, 2012): 18–42. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v11i2.2294.

Full text
Abstract:
Num contexto em que o consumo vem sendo apontado como um dos grandes responsveis pela destruio de recursos e pelo desequilbrio do clima terrestre, o consumidor vem sendo chamado para fazer a sua parte. Surge, ento, um grupo de consumidores preocupados com o efeito de suas compras no mundo exterior o que chamamos aqui de consumidores conscientes. Este trabalho procura auxiliar no entendimento dos discursos dominantes sobre o consumo consciente, investigando como o consumidor consciente, suas motivaes, suas prticas e suas dificuldades so discursivamente construdos pelos demais consumidores. A pesquisa baseou-se em um exerccio projetivo inspirado no estudo de Belk, Deninney e Eckhardt (2005) respondido por 37 alunos de uma universidade privada localizada no subrbio da cidade do Rio de Janeiro. Os respondentes delinearam duas construes discursivas do consumidor consciente, construdas a partir de uma forte dualidade com o que chamam de consumidor inconsciente. Motivaes, mudanas de comportamento e dificuldades enfrentadas por estes consumidores so discutidas e, com base nelas, so sugeridas aplicaes gerenciais e caminhos de pesquisa futura. DOI: 10.5585/remark.v11i2.2294
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bacha, Maria de Lourdes, Vivian Iara Strehlau, and Angela Schaun. "Consumidor Consciente da Renda Baixa: Uma Proposta de Segmentação." Revista Brasileira de Marketing 10, no. 3 (February 14, 2012): 67–83. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v10i3.2275.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo propor uma segmentao dos consumidores de renda baixa relativamente ao consumo consciente em So Paulo, Capital. Tem por justificativas o tamanho do segmento baixa renda, a importncia do tema e a falta de trabalhos acadmicos que tratem especificamente da renda baixa e consumo consciente. O artigo se inicia com referencial terico seguido pela apresentao de resultados de pesquisa emprica quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado questionrio estruturado, incluindo dados demogrficos e consumo consciente. Os dados foram analisados com o uso de estatstica descritiva e multivariada. A anlise de agrupamentos indicou a existncia de quatro segmentos: responsveis saudveis, ambientalmente educados, desinformados e conscientes de fachada, cada qual com caractersticas diferenciadas. DOI: 10.5585/remark.v10i3.2275
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dantas, Bruna Lourena De Lima, Lívia Nogueira Pellizzoni, Thaisa Hasse Bogoni Bachmann, and Nelsio Rodrigues De Abreu. "Moda Livre! O comportamento de consumo diante de condições de trabalho alusivo ao escravo." CBR - Consumer Behavior Review 4, no. 3 (September 10, 2020): 272. http://dx.doi.org/10.51359/2526-7884.2020.244713.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo compreender o comportamento de consumo diante de condições de trabalho alusivo ao escravo. Para tanto, foram realizados três grupos focais com mulheres, partindo de um roteiro semiestruturado, considerando as categorias: significados de consumo de moda, percepção do consumidor a respeito das condições de trabalho nas indústrias têxteis e percepção do consumidor a respeito dos movimentos de moda consciente. A partir das análises, observou-se que as condições de trabalho nas indústrias têxteis não são consideradas critérios na decisão de compra por parte das consumidoras, uma vez que as participantes consideram que consumo consciente está relacionado à sustentabilidade dos materiais, diminuição do excedente de produção ou causas ambientais. Adicionalmente, observou-se que os consumidores não costumam buscar informações relativas às condições de trabalho do processo produtivo. Sugere-se, portanto, ações de comunicação para promover maior sensibilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

López Agudelo, Gilberto, Geraldine Sarai López Gómez, and Edwin Leonardo Ortegón Cortázar. "Consumidor responsable." Lúmina 23, no. 2 (April 6, 2022): E0020. http://dx.doi.org/10.30554/lumina.v23.n2.4413.2022.

Full text
Abstract:
El consumismo desmedido ha generado que las sociedades se preocupen más por su forma de adquirir bienes y servicios, por lo que han nacido varias posturas como el consumidor responsable, el cual es una persona consciente de sus hábitos de compra al conocer todo el proceso que hay detrás de la creación de un producto. A raíz de ese conocimiento el consumidor responsable busca y reclama opciones en el mercado con un mejor impacto social, ambiental y económico. Por lo anterior, el objetivo de esta investigación es conocer el nivel de conocimiento que tienen los participantes en el consumo de productos de bebidas lácteas por medio de una investigación descriptiva con análisis de información factorial en la cual se utilizó un cuestionario estructurado aplicado a una muestra de 520 personas en donde se analizaron dimensiones como: Medidas de compra, notoriedad de producto, calidad percibida, lealtad de marca y conciencia de lactosuero, en la cual el análisis de las variables demostró que la mayoría de los participantes no son conscientes del tipo de producto que están consumiendo, siendo esto un gran impedimento para la generación de un cambio positivo en su forma de consumir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vieira Pereira, Juliana Dachi, João Garibaldi Almeida Viana, and Ricardo Ribeiro Alves. "Green Consumer Behavior: Evidence From the Brazil – Uruguay Border Region." Revista Brasileira de Marketing 18, no. 1 (May 28, 2019): 41–57. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v18i1.3755.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este artigo teve por objetivo analisar o comportamento de compra do consumidor ecologicamente consciente na fronteira Brasil-Uruguai, dando especial atenção a influência das características sociodemográficas e psicográficas no comportamento do consumidor.Método: A pesquisa teve um caráter descritivo, de abordagem quantitativa, por meio da utilização de um survey em uma amostra de 134 consumidores nos municípios de Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai). As técnicas de análise dos dados utilizadas foram estatística descritiva, teste de hipóteses e regressão linear.Originalidade/Relevância: A preocupação ambiental e o impacto do consumo desordenado nas sociedades são temas de destaque na literatura atual. Neste contexto emerge uma tendência de um comportamento mais consciente pelo consumidor, direcionando as empresas para um mercado sustentável. O desafio dessa nova dinâmica de consumo é descobrir quais fatores levam o consumidor a optar por um produto específico.Resultados: Os resultados demonstraram que os respondentes apresentam um comportamento ecologicamente consciente médio-elevado. Para explicar o comportamento do consumidor verde, os parâmetros dos modelos de regressão indicaram uma maior relevância das características psicográficas em relação às sociodemográficas, com especial importância para a variável de eficácia percebida. Ainda, as estimações apontaram que quanto mais elevada a consciência ecológica do consumidor, maior será sua intenção de compra por produtos sustentáveis.Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados do estudo podem subsidiar profissionais de marketing no planejamento de campanhas a fim de alcançar o consumidor verde de forma mais efetiva, além de ampliar os esforços de investigação na área do Marketing Ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Panucci-Filho, Laurindo, Ivete De Fátima Rossato, and Jairo Afonso Henkes. "O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ECOLOGICAMENTE CONSCIENTE AINDA PERSISTE? PROPOSIÇÃO A PARTIR DE UMA ESCALA VALIDADA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 2 (April 27, 2018): 586. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e22018586-612.

Full text
Abstract:
Este artigo teve como proposta investigar se o comportamento do consumidor ecologicamente consciente ainda persiste, em comparação com estudos anteriores. A proposição desta pesquisa foi intencional, obtendo 60 observações, mediante um questionário validado por Straughan e Roberts (1999). Analisou-se os dados com medidas de tendência central, Kruskal Wallis e Análise Fatorial de Componentes Principal. Dadas as limitações da pesquisa, os achados revelam que os respondentes não se diferenciam entre si, o gênero, a idade e a renda, não foram bons preditores para o comportamento do consumidor ecologicamente consciente e ainda persiste um conservadorismo pertinente aos aspectos econômicos. Em função das técnicas multivariadas de análise, não é possível responder com certeza a indagação motivadora da pesquisa, que perguntou se a consciência ecológica do consumidor mudou, mas as medidas de tendência central revelam que os consumidores têm clara noção sobre o que lhes foi perguntado e as médias das respostas concentraram-se em uma das extremidades da escala, fato que revela um posicionamento consciente dos respondentes em favor das causas ecológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Draucio Carvalho dos. "Prossumidores e influenciadores no ambiente digital." Revista Eletrônica Gestão e Serviços 11, no. 1 (December 17, 2020): 3040–53. http://dx.doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v11n1p3040-3053.

Full text
Abstract:
Este estudo discute a racionalidade do consumidor questionando até que ponto o consumo trata-se de um fenômeno consciente ou o resultado de uma série de fatores. Além de tratar sobre os líderes de opinião e os prossumidores. Ponderando sobre o novo perfil do consumidor. Perfil esse, onde consumidores deixaram a passividade para tornarem-se figuras ativas na influência de outros consumidores tacitamente através de comentários, avaliações de usuários, propaganda boca a boca no ambiente virtual, etc.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bizarrias, Flavio Santino, and Marcelo Moll Brandão. "Proposta de Modelo Conceitual de Atitudes Implícitas e Explícitas no Varejo." Revista Brasileira de Marketing 16, no. 4 (September 13, 2017): 454–68. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v16i4.3664.

Full text
Abstract:
Atitudes duplas, uma mais refletida (consciente) e outra mais impulsiva (inconsciente, ou automtica) podem ser desenvolvidas em relao a um mesmo objeto de atitude. Ao mesmo tempo, a maior parte das pesquisas em comportamento do consumidor no varejo estuda as influncias de marketing e do ambiente sobre o consumidor, e poucos estudos observam as influncias que os prprios consumidores exercem entre si. O varejo um espao compartilhado em que as atitudes duplas podem ser observadas, sob as influncias sociais. Este trabalho prope um modelo conceitual para estudo de fenmenos de consumo no varejo que estejam sujeitos a divergncia de avaliaes conscientes e inconscientes dos consumidores. Estabelecemos ainda proposies tericas fundamentadas no modelo conceitual em um campo de pesquisa que ainda pouco desenvolvido no mbito de marketing. Soma a isso o potencial dos fenmenos estudados por meio de processos duplos de formao e mudana de atitudes produzirem concluses complementares ou at diferentes para pesquisadores e gestores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Efing, Antônio Carlos, and Alexandre Araujo Cavalcante Soares. "ÉTICA DO CONSUMO, CONSUMO CONSCIENTE E FELICIDADE." Revista do Direito 1, no. 48 (January 10, 2016): 52. http://dx.doi.org/10.17058/rdunisc.v1i48.6657.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca discutir a necessidade de uma ética para o consumo. A revisão das correntes epistemológicas do tema, utilizado do método bibliográfico, aponta duas perspectivas para a explicação do ato de consumir em nossa sociedade, a saber: a perspectiva crítica e a perspectiva liberal. A ideia que permeia o presente estudo seria a possibilidade de construção de uma ética do consumo que permitisse a conciliação destas duas correntes em uma perspectiva única que atendesse aos anseios de uma sociedade justa e harmônica. Dessa forma, argumenta-se que o conceito de consumidor consciente, entendido como a soma dos conceitos de consumidor e cidadão é capaz de permitir uma nova forma de consumo em sociedade, que respeite as decisões individuais e permita a proteção em face dos efeitos danosos do consumo para o meio ambiente e ao próprio indivíduo. Adicionalmente, é defendida a ideia de que o consumo consciente pode resgatar a felicidade almejada no ato de consumir, ao privilegiar o usufruto ao possuir, ao valorizar os bens públicos e aos bens que não estão disponíveis no mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Crispim, Sérgio Feliciano, João Batista Pamplona, Emília Paranhos Santos Marcelino, and Cecília Paranhos Santos Marcelino. "Mensurando a consciência ambiental do consumidor de moda Second Hand à luz da Escala NEP." Research, Society and Development 11, no. 3 (February 17, 2022): e17211326350. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26350.

Full text
Abstract:
Trata-se de um trabalho sobre o comportamento do consumidor, em especial, daqueles que consomem produtos second hand, no segmento de moda, visto que as lojas de brechós, nos últimos anos tem aumentado significativamente seu papel no mercado de moda, com uma proposta, entre outros fatores, voltada à consciência ambiental. No Brasil, seguindo uma tendência mundial, o SERASA (2019) aponta que 3 pessoas, a cada dez entrevistados do seu banco de dados, afirmam ter consumido um produto usado no ano de 2019, via varejo, reforçando a importância de se conhecer melhor este consumidor e relacionar seu comportamento a uma atitude ambientalmente consciente. O objetivo da pesquisa é mensurar a consciência ambiental dos consumidores de uma determinada loja second hand, ou brechó, através da escala NEP, um instrumento validado no campo da pesquisa acadêmica sobre a consciência ambiental, que se apresenta em formato de formulário. Com a presente discussão busca-se responder ao seguinte questionamento: É possível afirmar que há consciência ambiental, por parte de consumidores de brechós? Almeja-se, através desta pesquisa obter indícios de consciência ambiental dos frequentadores deste tipo de loja second hand, visto que uma das vertentes que movem o consumo de produtos usados, apontada na literatura cientifica, é a abordagem crítica e ambientalmente consciente, ou socioambiental. A metodologia utilizou-se do questionário NEP, com pequenas adequações ao estudo, usando uma escala tipo likert (1-5), através de abordagens de coleta de dados pelo Google forms, com análise de dados através do software SPSS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Freire da Silva, Raiziane Cássia, Rosane Maria Seibert, Ana Rita Catelan Callegaro, and Emitério Rosa Neto. "A RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUA INFLUÊNCIA NO CONSUMO CONSCIENTE." Revista de Administração de Roraima - RARR 8, no. 1 (June 29, 2018): 104. http://dx.doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v8i1.4586.

Full text
Abstract:
A associação da responsabilidade social com o comportamento do consumidor tem incentivado as organizações a praticarem ações socialmente responsáveis. Porém, alguns estudos têm discordado dessa relação. Assim, essa pesquisa tem o objetivo de verificar qual é a influência das práticas de responsabilidade social das organizações no processo de decisão de compra dos consumidores para um consumo consciente. Esse trabalho é uma pesquisa quantitativa e descritiva, cuja coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa de campo numa universidade do Estado do Rio Grande do Sul, através da aplicação de questionários para alunos de cursos de graduação com disciplinas relacionadas com o tema responsabilidade social, bem como para alunos que não possuem tais disciplinas. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva. Os resultados demonstram que preço, qualidade, marca e práticas de responsabilidade social são os principais aspectos considerados no momento da compra entre os consumidores com conhecimento de responsabilidade social. As mulheres demonstram ser mais propensas a consumir produtos advindos de organizações que atuam com responsabilidade social e a maioria dos consumidores demonstram apoiar as práticas de responsabilidade social feita pelas organizações. Por outro lado, pelos resultados verificou-se que ter conhecimento sobre responsabilidade social não é garantia para um consumo consciente. Sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas abordando aspectos não considerados neste estudo como, por exemplo, a influência de segmentos econômicos, renda, escolaridade e outros estados civis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Chiaretti, Paula, and Milena Maria Sarti. "O “destino do homem” no discurso sobre a ecologia e o consumo consciente." Fórum Linguístico 14, no. 2 (June 23, 2017): 2128. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n2p2128.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n2p2128Apoiadas na Psicanálise e na Análise de Discurso, buscamos observar como o discurso sobre a ecologia (discurso ecológico) antecipa as coordenadas de uma subjetividade atual, colocando em funcionamento sentidos de um “consumidor consciente”, que, por sua vez, ao se filiar à lógica de “gestão do eu” (autônomo e não-dividido), coaduna-se com uma subjetividade consumidora e autorreferente. Podemos afirmar que esse discurso ligado à ecologia promove, por um lado, a incitação ao consumo e, por outro, a culpabilização do sujeito consumidor que deve impor limites a si e, por decalque, impô-los também ao "sem limites" que se extrai da mestria do discurso capitalista e sua forma de interpelação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

De Souza, Juliana Santos, Cristiane Ronchi De Oliveira, and Raquel Carnivalle Silva Melillo. "Consumo e marketing verde: a influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor brasileiro." South American Sciences ISSN 2675-7222 2, no. 1 (August 13, 2021): e21108. http://dx.doi.org/10.52755/sas.v2i1.108.

Full text
Abstract:
O presente trabalho possui como objetivo principal verificar a influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor brasileiro. Para isso, é indispensável o conhecimento acerca do consumo e do consumismo, bem como sobre o consumo sustentável, marketing verde e o comportamento do consumidor brasileiro, pois permite entender várias discrepâncias socioeconômicas e ambientais ocorridas nesse país. Desde os anos 1970, através de várias reuniões no mundo todo, o meio ambiente tem sido pauta de discussões e tem se tornado uma preocupação global, visto que a ausência de planejamento nas atividades humanas provoca desequilíbrio ambiental, social e econômico. A respeito da metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica e de objetivo exploratório. Foi utilizada uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) sobre o consumo consciente, sendo primordial para discutir o tema do trabalho. Os resultados obtidos desta pesquisa mostram que os consumidores brasileiros estão em transição para o consumo sustentável, embora, ao longo do trabalho, sejam mostradas várias controvérsias. A partir desta afirmação, inúmeros assuntos são discutidos, como a história do consumo brasileiro, a adaptação das empresas para a sustentabilidade, as principais vantagens e dificuldades para o consumo consciente, as questões sociais e entre outros. Por fim, para que o consumo consciente avance de fato, a mudança dos paradigmas e a consolidação do consumo sustentável devem ser efetuadas por todos os responsáveis envolvidos nesse contexto, incluindo o consumidor, a sociedade civil, o governo e as empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Martins, Kallyd Da Silva. "Consumidor consciente: o impacto na cultura de judicialização." Revista Videre 11, no. 22 (December 3, 2019): 207–22. http://dx.doi.org/10.30612/videre.v11i22.10529.

Full text
Abstract:
Este estudo de caso tem o intuito de clarificar sobre como os investimentos na informação para empoderar o consumidor podem ser um meio de redução da cultura de judicialização que permeia a seara do direito energético no Estado do Pará, a fim de concretizar a ideia de que com uma maior conscientização e devida instrução, há o impacto direto nas lides envolvendo o setor, visando uma resolução pacífica e sem movimentar a máquina pública. Inicialmente, será abordado o sentimento do brasileiro em relação ao judiciário, de forma a entender o perfil da população que ingressa na justiça, bem como será elucidada a sua motivação para tanto, entendendo o cerne do problema. Em segundo plano, o contexto terá como foco a concessão de energia elétrica no Estado do Pará, utilizando os resultados referentes aos esforços empregados pela empresa Centrais Elétricas do Pará S.A - CELPA na informatização de seus clientes para a resolução dos conflitos. Por fim, cabe aqui tratar sobre como instituição de conselhos de representantes devidamente instruídos pelas concessionárias por intermédio da aplicação subsidiária da Lei 13.460/17 e o Artigo 6º, III do Código de Defesa do Consumidor podem ser uma alternativa para desmistificar e aproximar a população dos complexos conhecimentos envolvendo o setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

SERRANO, Pablo Jiménez, and Regina Célia MARTINEZ. "A EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO CONSCIENTE: UM COMPONENTE BÁSICO PARA A CONCRETIZAÇÃO DA EFICACIA DO DIREITO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO." Revista Juridica 2, no. 59 (April 12, 2020): 311. http://dx.doi.org/10.21902/revistajur.2316-753x.v2i59.4093.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: O objetivo deste artigo é investigar o papel da educação como um elemento chave para o consumo no processo de edificação de uma consciência consumerista, tendo como pilar a edificação da eficácia social das normas do Código de Defesa do Consumidor brasileiro, abordando conceitos de consumidor, fornecedor e práticas abusivas adotadas pelos fornecedores contra consumidores. Metodologia: A metodologia eleita foi o método dedutivo, por meio de pesquisa bibliográfica, doutrinária e normativa brasileiras acerca das relações de consumo, tendo como marcos teóricos a obra de Cavalieri Filho e de Cláudia Lima Marques. Resultados: Concluiu-se que as práticas comerciais abusivas são imorais e opressoras, indo contra os padrões de ética da sociedade, ressaltando-se que as mesmas não necessariamente têm de produzir um dano para serem consideradas abusivas. Importa, assim, a educação dos fornecedores, que possibilite a edificação moral e a consequente informação dos consumidores sobre as empresas majoritariamente reclamadas, possibilitando, com isso, a tomada de consciência consumerista em face da não contratação de serviços e produtos dos fornecedores infratores. Contribuições: Demonstrar a importância da educação para o consumo através da consciência sobre deveres e direitos do consumidor frente aos produtos e serviços diuturnamente ofertados pelos fornecedores, além de definir as causas dos abusos cometidos pelos fornecedores contra os consumidores, bem como destacar os aspectos que definem a correlação existente entre a negação dos direitos básicos à educação, informação e tutela jurídica em vista da eficácia do Código de Defesa do Consumidor, mesmo passados trinta anos de sua edição. Palavras-chave: direito do consumidor; educação; informação; eficácia do direito. RESUMEN Objetivo: El objetivo de este artículo es investigar el papel de la educación como elemento clave para el consumo en el proceso de sensibilización del consumidor, teniendo como pilar la construcción de la efectividad social de las normas del Código de Protección al Consumidor de Brasil, abordando los conceptos del consumidor, proveedor y prácticas abusivas adoptadas por proveedores contra consumidores. Metodología: La metodología elegida fue el método deductivo, por medio de la investigación bibliográfica, doctrinal y normativa sobre las relaciones con los consumidores brasileños, teniendo como marco teórico el trabajo de Cavalieri Filho y Cláudia Lima Marques. Resultados: Se concluyó que las prácticas comerciales abusivas son inmorales y opresivas, van en contra de los estándares éticos de la sociedad y enfatizan que no necesariamente tienen que producir daño para ser consideradas abusivas. Por lo tanto, la educación de los proveedores es importante, lo que permite la edificación moral y la consecuente información de los consumidores sobre las empresas en su mayoría reclamadas, lo que permite sensibilizar a los consumidores frente a no contratar los servicios y productos de los proveedores infractores. Contribuciones: Demostrar la importancia de la educación para el consumo a través de la conciencia de los deberes y derechos de los consumidores en relación con los productos y servicios ofrecidos diariamente por los proveedores, además de definir las causas de abuso por parte de los proveedores contra los consumidores, así como destacar los aspectos que definen la correlación entre la negación de los derechos básicos a la educación, la información y la protección legal en vista de la efectividad del Código de Protección al Consumidor, incluso después de treinta años de su edición. Palabras-clave: derecho del consumidor; educación; información; eficacia del derecho. ABSTRACT Objective: To investigate the role of education as a key element for consumption in the process of building a consumer awareness, having as a pillar the building of the social effectiveness of the rules of the Brazilian Consumer Protection Code, addressing consumer concepts , supplier and abusive practices adopted by suppliers against consumers. Methodology:The deductive method, through bibliographic, doctrinal and normativeresearch on Brazilian consumer relations, having as theoretical framework the work of Cavalieri Filho and Cláudia Lima Marques. Results: It was concluded that the abusive commercial practices are immoral and oppressive, going against society's ethical standards, emphasizing that they do not necessarily have to produce harm to be considered abusive. The education of suppliers is important, which enables moral edification and the consequent information of consumers about the companies mostly claimed, making it possible to raise consumer awareness for not contracting the services and products of the offending suppliers. Contributions: Demonstration of the importance of education for consumption through awareness of the duties and rights of consumers in relation to products and services offered daily by suppliers, in addition to defining the causes of abuse by suppliers against consumers, as well as highlighting the aspects that define the existing correlation between the denial of basic rights to education, information and legal protection in view of the effectiveness of the Consumer Protection Code, even after thirty years of its edition. Keywords: consumer law; education; information; effectiveness of law.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Mutz, Andresa Silva da Costa. "O discurso do consumo consciente e a produção dos sujeitos contemporâneos do consumo." Educação em Revista 30, no. 2 (April 8, 2014): 117–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982014005000001.

Full text
Abstract:
Discute-se, neste artigo, a constituição dos consumidores conscientes a partir do exame de enunciados que põem em circulação verdades relativas a um modo supostamente mais adequado de ser sujeito consumidor. Foram selecionadas as edições de um "Manual de Etiqueta" da revista Planeta sustentável, publicado entre 2007 e 2012, pela Editora Abril e distribuído na forma de encarte promocional. Realizou-se uma análise inspirada na teorização foucaultiana, com base na noção de discurso articulada aos conceitos de governo e poder. Os resultados indicaram que o discurso do consumo consciente se ocupa apenas com o controle de atos de compra segundo padrões desejáveis de consumo por indivíduo. O que faz dele muito mais um recurso de controle das condutas dos sujeitos de modo a manter em funcionamento o sistema econômico em vigor do que uma tomada de posição crítica ao modelo de consumo que tem causado prejuízos ao meio ambiente e à sociedade em geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Burgardt, Bruna Camile. "DIREITO FUNDAMENTAL DA DEFESA DO CONSUMIDOR E A FALTA DE INFORMAÇÕES ADEQUADAS NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS SOB A PERSPECTIVA DA PROTEÇÃO À SAÚDE." Revista da ESMESC 27, no. 33 (November 11, 2020): 195–229. http://dx.doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v27i33.p195.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda a importância do direito do consumidor como parte dos direitos e das garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988. Elenca-se o reconhecimento necessário desse direito na sociedade de consumo por intermédio do ordenamento consumerista e suas disposições de norma pública e interesse social, que priorizam a preservação da saúde dos consumidores e a aplicabilidade de seus direitos básicos. Nessa concepção, diante do tema selecionado, analisa-se a efetivação de fato dos direitos básicos e dos princípios constituídos no Código de Defesa do Consumidor, Lei n. 8.078/1990, perante as relações de consumo. Sob o aspecto da preservação da saúde do consumidor, visa-se à necessidade do fornecimento de alimentos que possuam informações adequadas em sua rotulagem, pois o não fornecimento de informações adequadas nas rotulagens dos alimentos pode ocasionar riscos, danos e perigo aos consumidores. Por meio dos rótulos alimentares, pode-se respeitar e aplicar os direitos básicos dos consumidores, como o da informação adequada e da preservação da saúde, garantindo, assim, proteção e um consumo consciente. A informação adequada e os rótulos alimentares se relacionam entre si, pois os consumidores compreendendo e recebendo informações adequadas sobre os alimentos podem optar com discernimento pelo consumo e, dessa forma, proporcionar-se-ia mais efetividade para as disposições jurídicas acerca dos direitos e dos princípios básicos presentes no Código de Defesa do Consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Eberle, Luciene, Fernando Lorandi Erlo, Gabriel Sperandio Milan, and Fernanda Lazzari. "UM ESTUDO SOBRE DETERMINANTES DA INTENÇÃO DE COMPRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS." Revista de Gestão Social e Ambiental 13, no. 1 (May 15, 2019): 94–111. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v13i1.1759.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo desenvolver e testar um modelo teórico contemplando os construtos consumo consciente, qualidade percebida, preço, credibilidade da marca e o impacto na intenção de compra. Diante disso, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva, por meio de uma survey, a qual obteve 332 respondentes que possuem o hábito de compra de alimentos orgânicos, averiguando também, o nível de conhecimento acerca das marcas internacionais de alimentos orgânicos. A metodologia foi aplicada por meio da modelagem de equações estruturais e do teste de moderação da quantia média gasta pelos consumidores. Os resultados confirmaram o impacto do consumo consciente na qualidade percebida, da qualidade percebida no preço e na credibilidade da marca e da credibilidade da marca e do consumo consciente na intenção de compra de alimentos orgânicos, demonstrando uma mudança do comportamento do consumidor, evidenciando sua preocupação com uma vida mais saudável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva, Luciano Ferreira da, Leonardo Nelmi Trevisan, and Arnoldo José de Hoyos Guevara. "A cultura do consumismo: consciência e sustentabilidade como valores abstratos." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 6, no. 1 (April 9, 2015): 14–22. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2015.001.0002.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi refletir sobre o comportamento orientado para um consumo consciente e sustentável. Para tanto, utilizou-se uma abordagem interpretativista, interdisciplinar e sistêmica de forma que abrangesse questões relacionadas à economia, cultura, produção, entre outras. A discussão das ideias apresentadas neste trabalho partiu do pressuposto de que só se pode construir um consumo consciente se for entendido os fatores culturais relacionados ao comportamento do consumidor. No Brasil, a influência do consumo destaca um comportamento orientado pelo valor de bens e serviços, com parte das escolhas suprindo necessidades e desejos orientados por uma visão hedonista e inconsciente. Embora esta seja uma realidade compartilhada entre a maioria dos consumidores brasileiros, vale lembrar que a produção e o consumo geram externalidades negativas que, em algum momento, serão internalizadas. Assim, o consumo sustentável pode ser adotado de forma consciente ou por imposição das situações ambientais como no caso da água na região sudeste do Brasil em 2014.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Torquato, Silvana Câmara, Gesinaldo Ataíde Cândido, and Ângela Maria Cavalcanti Ramalho. "VALORES E ATITUDES NAS PRÁTICAS DE CONSUMO DE PRODUTOS E ALIMENTOS NATURAIS: um estudo exploratório junto a consumidores no município de Campina Grande - PB." Qualitas Revista Eletrônica 16, no. 3 (December 20, 2015): 179. http://dx.doi.org/10.18391/req.v16i3.2891.

Full text
Abstract:
Valores e atitudes são aspectos presentes em uma escolha alimentar e podem auxiliar na compreensão das decisões tomadas pelos consumidores com relação aos seus alimentos, entre essas decisões está à opção pelo consumo de alimentos e produtos saudáveis. Desta forma, o estudo dos valores e das atitudes pode oferecer intervenções que possibilitem modificações comportamentais, delineando a importância dos valores e das atitudes para a promoção do consumo ambientalmente consciente. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a relação entre valores e atitudes ambientais quanto à decisão do consumidor de produtos e alimentos naturais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com a participação de professores universitários de instituições públicas e privadas, sendo os mesmos consumidores de produtos e alimentos naturais, tendo como instrumento de pesquisa entrevistas semiestruturadas. Posterior à coleta de dados, as entrevistas foram transcritas e analisadas, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos com a realização da pesquisa apontam que os aspectos mais individualistas de preocupação com necessidades mais emergenciais de cuidado com a saúde e com o corpo apresentou forte relação com os valores e o consumo, levando em consideração as diferenças individuais de estilos de vida. Ademais, os consumidores apresentaram uma estrutura de valores que orientaram as condutas pessoais de maneira geral, estando as relações entre atitudes e os valores conectados de forma sistêmica, tais relações constituem-se na base para a tomada de decisão do consumidor na busca e prática de um consumo mais consciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Araújo, Jailson Souza, and Karlo Messa Vettorazzi. "A sustentabilidade de produtos e serviços enquanto pré-requisito ao consumo consciente." Revista de Direito Econômico e Socioambiental 1, no. 1 (January 1, 2010): 109. http://dx.doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.01.001.ao05.

Full text
Abstract:
A relação entre consumo e meio ambiente é intrínseca, pois tudo o que consumimos, de umaforma ou outra, provêm de recursos naturais ou a partir da utilização destes. O ato de consumiré inerente à natureza humana; consumir é fazer parte da cadeia trófica e consequentementesignifica depender da natureza. Neste sentido, a proliferação de novas tecnologias gera novas formas de trabalho e, em consequência, novas formas de consumo. Esta cadeia,por sua vez, produz mudanças na sociedade, no consumo e na natureza, transformando, porfim, os objetos em bens de consumo e, paralelamente, cria novos problemas ambientais.Assim, os problemas ambientais causados pelo homem decorreram, sobretudo, do modocomo as sociedades se apropriaram, usaram, destinaram e transformaram os recursos naturais.A natureza não deve ser intocável, pois ela nos ajuda a enfrentar os desafios da mudançasocial, para dar às pessoas que vivem em estado de miséria uma condição mais digna. Todavia,isso não pode ser feito sobre bases de “crescimento a qualquer preço”, pois o meio ambienteprecisa ser considerado. Talvez a mais eficiente solução para reversão deste cenário seja aeducação ambiental do consumidor para o exercício do consumo consciente, enquanto agentesocialmente responsável em defesa do desenvolvimento e do crescimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Pérez-Tornero, José-Manuel. "¿Qué es consumir medios de comunicación? Claves para su comprensión." Comunicar 4, no. 7 (October 1, 1996): 15–18. http://dx.doi.org/10.3916/c07-1996-04.

Full text
Abstract:
La educación del consumidor de medios de comunicación se está convirtiendo en estos finales del milenio en una cuestión clave en el desarrollo social. Frente a la ingenuidad tradicional con que la enseñanza ha tratado el mundo de la comunicación en las aulas, que ha supuesto una ignorancia o minimización de sus efectos, el autor de este artículo nos propone la necesidad de avanzar hacia un modelo para consumir racionalmente los medios, que nos permita la construcción consciente de nuestra propia identidad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

De Toni, Deonit, Fabiano Larentis, and Adilene Mattia. "UM ESTUDO SOBRE A CONFIGURAÇÃO DA IMAGEM DO CONCEITO DE CONSUMO CONSCIENTE." Revista de Gestão Social e Ambiental 6, no. 3 (September 6, 2013): 113. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v6i3.471.

Full text
Abstract:
O consumo consciente está relacionado a um modo de vida que valoriza a responsabilidade ambiental, a qual observa os impactos que um produto pode exercer sobre o meio ambiente, onde o foco está em preservar e manter um meio social com maior qualidade de vida. Este artigo objetiva entender o processo de configuração de imagem do consumo consciente. Por meio do Método de Configuração de Imagem (MCI) foram entrevistados 743 estudantes. Os resultados apontam que a imagem central do conceito de consumo consciente é formada por treze atributos que dão significado a este conceito. Os resultados indicam que o conceito de consumo consciente é uma ação de consumo sem desperdício através do uso racional de recursos, de preservação do meio ambiente, de consumir produtos ecologicamente corretos e de responsabilidade com o planeta, capaz de gerar sentimentos de bem-estar. Ou seja, o ato de consumir de forma consciente é um ato de sentir-se responsável pelo bem-estar (preservação), tanto individual quanto coletivamente, no momento em que se pensa no futuro do planeta. No que tange à multidimensionalidade, os resultados indicam que as principais dimensões que formam o conceito, para a amostra estudada, são a axiomáticas (40%), a física e material (22%), a emocional (13%) e a e visionária (10%). A partir do método proposto e dos resultados alcançados, é possível melhor entender como um conceito de um objeto pesquisado se configura e, com base nisso, direcionar estratégias e ações que visem atender melhor o consumidor, tanto de âmbito público quanto privado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Costa, Ana Cássia, and Monique de Almeida Silva. "O comportamento do consumidor de infoproduto." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 2, 2021): e0310312874. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12874.

Full text
Abstract:
O comportamento do consumidor moderno se modifica de forma acelerada desde o boom da internet nos anos 2000. Se naquela época já se anunciava a mudança de toda uma cultura da humanidade com o advento da web, com as redes sociais esse consumidor ficou cada vez mais ativo no processo e consciente de seu poder. O objetivo desse trabalho é analisar o comportamento desse consumidor de produtos digitais e para isso, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental sobre o assunto. Esse é um tema em constante transformação e consequentemente, ainda há muito que se observar, pois a tecnologia também está em constante evolução. O que se pode observar a partir da literatura sobre o assunto, bem como a pesquisa documental, é que o consumidor tradicional mudou seu comportamento e tenta se adaptar ao consumo digital dada a gama de ofertas que esse novo formato oferece. Do outro lado, o mercado evolui para atender as necessidades cada vez mais exigentes do consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Freitas, Cinthia Obladen de Almendra. "A Vulnerabilidade do Consumidor e a Exposição Pública na Internet." Conpedi Law Review 1, no. 9 (June 6, 2016): 76. http://dx.doi.org/10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2015.v1i9.3368.

Full text
Abstract:
O artigo trata o usuário da Internet e das redes sociais que diante do Código de Defesa do Consumidor equipara-se ao consumidor e, portanto, questiona a exposição pública deste usuário que faz crescer a vulnerabilidade do consumidor. O indivíduo é o mesmo, mas a atuação é distinta e complexa, visto que quanto maior a exposição maior é a vulnerabilidade e, portanto, como esperar que este usuário-consumidor se porte de maneira consciente diante do que revela de si próprio? O artigo apresenta ainda uma visão da realidade brasileira e espanhola no que concerne à sociedade de exposição. Finalmente, são analisados os mecanismos de recomendação utilizados, pelos sites e redes sociais, para influenciar o poder de decisão do consumidor. Conclui-se que o excesso de informação mostra-se atrelado ao excesso de exposição e este elo torna-se forte à medida que a vulnerabilidade do consumidor é aumentada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Abrigo-Córdova, Irma Eufemia. "La decisión de compra en el sector universitario: un análisis desde la conducta económica." Espí­ritu Emprendedor TES 2, no. 3 (July 27, 2018): 1–17. http://dx.doi.org/10.33970/eetes.v2.n3.2018.91.

Full text
Abstract:
El estudio fue presentado en el I Congreso Internacional de Investigación en Ciencias Administrativas y Económicas, en la ciudad de Loja-Ecuador, siendo actualizado. Se trata de un trabajo descriptivo basado en el comportamiento de los individuos universitarios, quienes, al ser sometidos a diferentes variables que incentivan a cambiar sus hábitos de consumo, mediante estímulos emocionales, influyeron en las decisiones de los consumidores, esta estrategia ha sido aprovechada por las empresas. Las técnicas de neurocomercialización están diseñadas para forzar la percepción del consumidor modificando su comportamiento económico mediante un incentivo por el cual no es consciente. Se puede determinar, mediante los datos obtenidos que los individuos tanto hombres como mujeres tienden a consumir en base a la situación emocional del momento, planificando nuestro capital en medida de la intensidad de la emoción, haciendo que el capital modifique nuestra personalidad y no viéndolo como herramienta económica sino como complemento de nuestra necesidad de dependencia social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

CASTANHO, SIMONE CONCEIÇÃO RAMOS, EDUARDO EUGÊNIO SPERS, and OSVALDO ELIAS FARAH. "CUSTOS E BENEFICIOS PARA O CONSUMIDOR NA AÇÃO DA RECICLAGEM." RAM. Revista de Administração Mackenzie 7, no. 4 (December 2006): 78–98. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712006/administracao.v7n4p78-98.

Full text
Abstract:
RESUMO A industrialização e a mídia induziram um comportamento mais consumista das pessoas, em que produtos são utilizados e descartados com maior freqüência e sem muito critério, o que resulta num maior volume de resíduos depositados no meio ambiente. O consumidor pode interferir nesse processo escolhendo produtos e serviços que prejudiquem menos o meio ambiente, ou que possam ser reaproveitados de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida de sua comunidade e do planeta. Esse não-comprometimento com as conseqüências, aliado ao poder de modificar esse cenário pelo processo de reciclagem, por exemplo, tornam os consumidores importantes. Embora exista uma busca pelos benefícios da reciclagem, o custo dessa atividade pode ainda ser considerado alto por um segmento de consumidores. Este trabalho verifica a propensão do consumidor em reciclar com base no conceito de valor ou relação custo-benefício. Foram entrevistados consumidores de um município do interior do Estado de São Paulo em duas etapas. Na primeira, utilizou-se uma pesquisa em profundidade para levantar as variáveis percebidas como de custo-benefício na ação de reciclar. Na segunda etapa foi realizada uma pesquisa com 124 consumidores. Em relação aos benefícios, os resultados demonstram que existe uma preocupação com a questão ambiental no sentido mais amplo. Em relação aos custos, observa-se uma predisposição no processo final da reciclagem, mas não existe uma preocupação no momento de aquisição do produto. Sugestões em relação a decisões estratégias privadas e políticas públicas de comunicação e educação voltadas ao consumidor foram descritas no sentido de aumentar o seu consumo consciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Alves, Sinara Heck, and Damaris Kirsch Pinheiro. "Avaliação do grau de consciência ambiental, do consumo ecológico e dos critérios de compra utilizados por consumidores da região central de São Leopoldo-RS." Revista Monografias Ambientais 3, no. 3 (July 11, 2011): 373–88. http://dx.doi.org/10.5902/223613083285.

Full text
Abstract:
Cada consumidor elege um critério na hora da compra de um produto. Pode ser influenciado pelo marketing verde, pela marca, pela qualidade, etc. Porém, uma questão levantada é se, na hora de comprar, ele é um consumidor consciente e ecologicamente correto. A proposta deste trabalho é avaliar o grau de consciência ambiental, do consumo ecológico e dos critérios de compra utilizados por consumidores da região Central de São Leopoldo- RS. Para mensurar este grau, foi realizada uma pesquisa exploratória através de questionário. A sua aplicação ocorreu em dois diferentes grupos de cidadãos da região central. Um grupo foi formado por moradores de um condomínio (Grupo 1) e o outro grupo eram clientes de um Hipermercado (Grupo 2) da cidade. Obteve-se um resultado semelhante nos dois grupos. Foi verificado que o principal critério utilizado pelos consumidores avaliados na hora da compra de uma mercadoria é o preço. Estes consumidores percebem e possuem potenciais traços de consciência ambiental, mas são fracos consumidores ecológicos. Nota-se claramente que é necessário trabalhar a educação ambiental com estes grupos. Rever valores que estão no historia de cada individuo e oferecer um espaço para que ele possa refletir e transformar sua cultura em uma cultura que objetive o bem comum de todos existentes neste planeta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Alves, Marcos Alexandre, and Liziane Terezinha Machado Pereira. "A rastreabilidade dos alimentos como política pública: exercício do direito à informação e o compromisso ético com o cumprimento das normas ambientais." Revista Monografias Ambientais 14, no. 2 (August 18, 2015): 170–82. http://dx.doi.org/10.5902/2236130818955.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta uma reflexão acerca da rastreabilidade dos alimentos como política pública e destaca, a partir do direito à informação, o compromisso ético-moral do consumidor-cidadão pelo cumprimento das normas ambientais. Utiliza-se de uma abordagem hermenêutica, no intuito de se interpretar a dinâmica que envolve os direitos/deveres do consumidor e o compromisso ético-ambiental de todos os cidadãos. O acesso facilitado ao consumo, na sociedade contemporânea, acarretou danos ambientais, por isso se faz necessário a utilização de novas tecnologias para uma atuação pró-ativa do consumidor, a fim de se estabelecer um compromisso com o consumo consciente. Por fim, enfatiza-se que o princípio ético da responsabilidade do consumidor-cidadão, em suas escolhas, contribuirá para a manutenção e preservação de um meio ambiente sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Gomes, Nivaldo Simões, and Eloy Fassi Casagrande Junior. "O conhecimento e o ponto de vista de consumidores a respeito da rotulagem ambiental de produtos." Sustentabilidade em Debate 7, no. 3 (December 30, 2016): 79–90. http://dx.doi.org/10.18472/sustdeb.v7n3.2016.19273.

Full text
Abstract:
Uma das formas das empresas comunicarem as mudanças nos seus processos e produtos aos seus consumidores é por meio da adoção de selos verdes. Entretanto, diante de um grande número de selos e programas, é necessário observar melhor o consumidor neste contexto. Desta forma, o artigo objetiva apontar e discutir o conhecimento e o ponto de vista dos consumidores no que diz respeito à rotulagem ambiental de produtos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um questionário de base online, entre os meses de fevereiro a agosto de 2015, e participaram 417 respondentes, todos residentes no Brasil. Percebe-se que ainda há pouco conhecimento dos consumidores no que diz respeito aos selos, assim como intenção de consumo dos produtos certificados. Porém, pode-se apontar para o surgimento dessa nova demanda e que, havendo um aumento da conscientização, aliado à educação para um consumo consciente, o engajamento pode ser maior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Vieira, Gabriella De Castro, and Carlos Frederico Saraiva de Vasconcelos. "O Estímulo ao Consumo como Forma de Poder: os Impactos no Meio Ambiente." Revista de Direito e Sustentabilidade 2, no. 1 (June 1, 2016): 172. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9687/2016.v2i1.1037.

Full text
Abstract:
O presente trabalho aborda o poder do consumidor, o incentivo ao consumismo e os impactos no meio ambiente. O objetivo geral do artigo é analisar como o poder tem sido praticado na sociedade pós-moderna, tendo por eixo central o consumo desenfreado e os reflexos ambientais. Para tanto, é realizada uma abordagem geral acerca da importância do consumidor para o mercado, os dispositivos legais que lhe tutelam, o poder do setor publicitário, destacando-se o consumismo compulsivo. Posteriormente, analisam-se os impactos ambientais e discute-se a responsabilidade de todos os agentes a respeito do consumo consciente e a sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Santin, Bárbara Helenni Gebara. "Perfil do Turista com Base nos Elementos Astrológicos." Revista Turismo em Análise 26, no. 4 (December 30, 2015): 880–902. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i4p880-902.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda o tema perfil do turista com o olhar da astrologia e, mais especificamente, dos elementos astrológicos. Encontram-se discussões sobre segmentação psicográfica, motivações e o comportamento do consumidor turista e sua personalidade de acordo com a parte da astrologia que influencia padrões básicos de percepção dos indivíduos: os elementos astrológicos Fogo, Terra, Ar e Água. O objetivo é analisar a possibilidade de a astrologia influenciar desejos, escolhas e/ou decisões relativos ao consumo consciente de atividades e serviços turísticos. Além disto, são apresentadas atividades turísticas que tem correspondência com as características de cada elemento astrológico. A pesquisa possui caráter exploratório e, a partir de aplicação de questionários e elaboração de mapas astrais, procura mostrar se as pessoas estão conscientes ou não de suas percepções de acordo com os elementos astrológicos que as influenciam de maneira dominante. Cada elemento astrológico possui um conjunto de características específico àquele elemento, dos quais dois dos quatro elementos exercem uma maior influência sobre o indivíduo (dominantes), enquanto os outros dois costumam agir inconscientemente. Os resultados da pesquisa apresentam relação com esta definição, onde a maioria dos entrevistados está consciente de dois ou um de seus elementos astrológicos dominantes. Esta consciência por parte dos próprios turistas pode possibilitar uma nova forma de olhar para o turismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Cordeiro, Adriana Tenório, Marcela De Moraes Batista, Mayara Andresa Pires da Silva, and Girlaynne Danusia Farias Pereira. "Consumidora Consciente?! Paradoxos do Discurso do Consumo Sustentável de Moda." Revista Brasileira de Marketing 12, no. 3 (December 6, 2013): 01–22. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v12i3.2413.

Full text
Abstract:
medida que a questo ambiental se destaca nas agendas de discusso, bem como no repertrio mercadolgico, amplia-se a abrangncia de questes relacionadas necessidade no apenas de processos produtivos sustentveis, mas tambm de um consumo consciente, responsvel ou sustentvel no segmento de moda. A responsabilizao individual do consumidor de moda, quanto a problemas socioambientais objeto de reflexo neste artigo. A partir de uma pesquisa exploratria qualitativa, no Plo de Confeces do Agreste pernambucano, analisamos como problemticas socioculturais e ambientais so (re)descritas segundo uma (suposta) prtica consciente no consumo de moda. Para construo do corpus, consideramos a perspectiva de indivduos em relao significativa com a prtica sob investigao (o consumo de moda), tendo sido realizadas dez entrevistas em profundidade com jovens consumidoras locais de moda. Dados suplementares foram coletados, e incluram fontes diversas, agrupadas e categorizadas aps o trabalho de campo: artigos e conferncias que versam sobre o consumo de moda (foco em vesturio); e matrias e notcias de jornais, revistas e internet que versavam sobre o consumo de moda no Agreste pernambucano, totalizando 70 artigos/matrias. Neste segmento, foi possvel problematizar a relao entre inveja e felicidade como marcador importante, e a moda que funciona como parte dos recursos empregados pelo sujeito para construo identitria e reproduo cultural. Observam-se paradoxos de um consumo ecologicamente correto de moda, desmitificando-se a idia de que o consumo consciente de moda simplesmente uma questo de escolha.DOI: 10.5585/remark.v12i3.2413
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Efing, Antônio Carlos, and Cristina Alves Rabelo. "CONSUMO CONSCIENTE E A INSTALAÇÃO DE REDES ELÉTRICAS INTELIGENTES PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL." Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE) 8, no. 1 (May 5, 2020): 27. http://dx.doi.org/10.25245/rdspp.v8i1.503.

Full text
Abstract:
O consumo sustentável é o consumo de bens e serviços, aliado ao crescimento econômico com atenção à sustentabilidade ambiental, propiciando um desenvolvimento preocupado com as presentes e futuras gerações. O consumidor tem papel fundamental para o consumo consciente, quando utiliza recursos naturais, e até mesmo na escolha de produtos e serviços. Nesse contexto, as redes elétricas inteligentes garantem distribuição de energia mais segura, conectando todos os usuários da cadeia e proporcionando soluções mais eficientes, como geração sustentável e consumo consciente. Por meio de medidores inteligentes, o consumidor terá mais controle sobre seu consumo, de seus aparelhos eletrônicos, que compõem a residência ou empresa, antes de completar o mês, viabilizando a redução do uso e consequente economia. As cidades inteligentes são aquelas que buscam gerenciar de forma adequada o consumo de energia e de água, concomitantemente, devem diminuir a emissão de gases poluentes e o aumento do uso de energia renovável, como dizem a Política Nacional Energética e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. O presente trabalho tem caráter qualitativo, e a construção dos dados será realizada sobre a base da pesquisa bibliográfica, que nos oferecerá o necessário para entender o objeto de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Hamza, Kavita Miadaira, and Denise De Abreu Sofiatti Dalmarco. "AS CERTIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS E SUA RELEVÂNCIA PARA O CONSUMO CONSCIENTE E OS NEGÓCIOS." REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade 2, no. 2 (August 7, 2012): 1. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v2i2.67.

Full text
Abstract:
<p>O presente estudo aborda os temas do consumo consciente e das certificações sustentáveis, e o impacto que estes eles podem ter para as organizações, principalmente no que se refere à produção de bens de consumo e à comercialização dos mesmos. Parte-se de uma revisão da literatura com foco no movimento do consumo consciente e na evolução do tema das certificações sustentáveis, finalizando com uma avaliação do Brasil neste contexto, onde se constatou que poucos estudos acadêmicos sobre o assunto foram realizados de uma maneira geral. Em seguida, relata-se os resultados de uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada por meio de entrevistas em profundidade. A análise dos resultados da pesquisa aponta um baixo nível de conhecimento e utilização dos selos de certificação. Faltam ao consumidor informações mais simples e objetivas, que facilitem a escolha de produtos mais sustentáveis. Nota-se que as pessoas ainda não perceberam a influência que têm com o seu poder de escolha, mostrando que o consumo pode ser um espaço de disputa política, tanto pelos problemas a ele associados, quanto pela compreensão do consumidor com relação à sua força de mercado.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Amaral, Letícia de Souza, Carine de Jesus Santos, Fernando Bastos Costa, Joana Tereza Vaz de Moura, and Fátima de Lima Torres. "REDES AGROALIMENTARES ALTERNATIVAS: UM OLHAR SOBRE A CENTRAL DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA NO RIO GRANDE DO NORTE (CECAFES)." Revista Inter-Legere 4, no. 30 (April 20, 2021): c17235. http://dx.doi.org/10.21680/1982-1662.2021v4n30id17235.

Full text
Abstract:
Diante da transição do regime alimentar em direção a um modelo mais sustentável, que busca harmonizar a produção e distribuição, tem-se observado o surgimento de experiências locais que propõem formas alternativas de distribuir os alimentos. Sendo assim, este estudo tem por objetivo compreender a formação das Redes Alimentares Alternativas, analisando o caso da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária no Rio Grande do Norte. As fontes utilizadas foram: documentos e entrevistas semiestruturadas com agricultores, consumidores e a gestora da organização. A partir dessas informações, foi possível descrever a atuação da CECAFES no ano de 2017. A experiência, apesar de recente, apresenta impactos positivos para os produtores. Foi possível constatar que esses conseguiram romper com a dependência em relação ao atravessador; os produtores são conduzidos a fornecer produtos mais confiáveis, com o objetivo de atender a demanda do seu consumidor; esses agricultores gozam de maior independência financeira, dado que eles recebem maior parte do dinheiro no curto prazo. No entanto, apesar do êxito da Central, ainda são muitos os desafios, tais como a falta de políticas públicas que potencializem a experiência; problemas relacionados a sazonalidade dos produtos; o consumidor ainda não é devidamente consciente; bem como há a ausência de campanhas com o objetivo de incentivar o consumo de produtos oriundos da agricultura familiar. Palavras-chaves: Redes alimentares alternativas. CECAFES. Agricultores. Consumidores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Sales, Maria Eduarda Pedrosa, Angela Cristina Rocha de Souza, Maria Iraê de Souza Corrêa, and Ionete Cavalcanti de Moraes. "Fatores que influenciam a prática do consumo colaborativo: uma revisão sistemática." Gestão org 18, no. 2 (March 9, 2021): 227. http://dx.doi.org/10.51359/1679-1827.2020.249438.

Full text
Abstract:
O objetivo da pesquisa foi realizar uma revisão sistemática da literatura acadêmica brasileira sobre fatores que influenciam o consumidor a praticar o consumo colaborativo. Os resultados mostram que a principal motivação para a prática do consumo colaborativo é o fator ambiental, que contribui para o consumo consciente e evita o desperdício de recursos. Já em relação aos riscos, podemos evidenciar que a falta de confiança em relação ao compartilhamento com desconhecidos e o risco de perda de recursos monetários foram os mais mencionados pelos autores. Por fim, identificamos que o principal benefício associado pelos consumidores ao consumo colaborativo é o econômico, que engloba: ajuda financeira, economia de dinheiro e diminuição de custos. Concluímos que os motivos, benefícios e riscos identificados nesta revisão sistemática da literatura acadêmica brasileira correspondem àqueles apontados na literatura sobre consumo colaborativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Efing, Antonio Carlos, and Carolina Luckmeyer Gregorio. "ROTULAGEM DE ORGÂNICOS, DIREITO À INFORMAÇÃO E SEGURANÇA ALIMENTAR." Revista da Faculdade Mineira de Direito 20, no. 40 (July 3, 2018): 45–69. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-7999.2017v20n40p45-69.

Full text
Abstract:
Através da definição de conceitos acerca de termos como rotulagem de orgânicos, rotulagem ambiental, segurança alimentar e segurança de alimentos, busca-se apresentar as definições que conferem credibilidade ao alimento orgânico, em especial aquela oferecida pelos rótulos, e qual a influência destes no consumidor interessado no produto orgânico. Com base na dogmática atualizada do Direito Ambiental e do Direito do Consumidor, mediante a metodologia de revisão bibliográfica e análise de documentos, o presente trabalho traz, em um primeiro momento, questões referentes à segurança alimentar e de alimentos, apontando agrotóxicos e transgênicos como elementos que geram efeitos antagônicos ao defendido por esses conceitos. Após, pretende-se conhecer como a rotulagem correta e verdadeira, conforme objetivam as legislações e regulamentações, interfere na construção da confiança e da credibilidade do consumidor com relação a esses produtos. Conclui-se que a confiabilidade nas informações é elemento essencial na promoção do consumo consciente, e, consequentemente, da saúde e da proteção ao meio-ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Fontes Muñoz, Oscar Obiel, Alma Teresita del Niño Jesús Velarde Mendívil, and Dena María Camarena Gómez. "Imagen Corporativa: Un elemento clave de diferenciación." TRASCENDER, CONTABILIDAD Y GESTIÓN, no. 3 (December 31, 2016): 53–59. http://dx.doi.org/10.36791/tcg.v0i3.45.

Full text
Abstract:
Para una empresa no es suficiente ofertar productos o servicios de calidad, desde la perspectiva empresarial de cubrir altos estándares de calidad, aunando a este compromiso debe ser consciente de la relevancia que su mercado de consumo lo perciba como una oferta de valor diferenciada. Es decir el consumidor se crea su propia imagen de la empresa de acuerdo a la estrategia de comunicación que la empresa elige para transmitir una imagen corporativa. Ante consumidores más informados, en búsqueda de experiencias de compra y de sentirse conectados emocionalmente con las empresas, la percepción de los mercados de consumo de la imagen de las empresas toma relevancia. En este sentido el propósito de este trabajo es analizar la literatura referente la relevancia de la imagen e identidad corporativa como herramienta de diferenciación en el mercado de consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Xavier, Patrícia Santos, Larissa Rodrigues Gomes, Tatiana Amaral, and Joyce Maria Gomes da Costa. "A influência da música no consumo dos alimentos." Research, Society and Development 11, no. 2 (January 25, 2022): e27311225495. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25495.

Full text
Abstract:
O presente estudo visa apresentar como a temática música influencia a escolha dos alimentos pelos consumidores, seja de forma consciente, ou inconsciente, além de revelar como a música excede os limites de partituras, instrumentos e ruídos ao alcance de uma força vibracional que se espalha por todo lugar, exercendo ações sobre o homem as quais podem ser empregadas nas diversas ocasiões, principalmente nas áreas de percepção alimentar. A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica com artigos de estudos sobre o tema proposto no intuito de contribuir às referências aos efeitos musicais e mentais. Várias linhas de pesquisa baseiam-se em experimentos conduzidos com grupos de pessoas a demonstrar como a influência sonora reflete no consumo dos alimentos. Tais resultados revelam que a música ocasiona alterações em nossos sentidos e humor, interferindo diretamente no sabor e na escolha dos alimentos pelo consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ferraz, Sofia Batista, Cláudia Buhamra Abreu Romero, Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças, and Josimar Souza Costa. "Produtos verdes: um estudo sobre atitude, intenção e comportamento de compra de universitários brasileiros." Revista de Administração da UFSM 9, no. 4 (February 3, 2017): 605. http://dx.doi.org/10.5902/1983465912400.

Full text
Abstract:
Para conhecer melhor o consumidor e o processo de compra de produtos verdes, torna-se necessário não apenas identificar o perfil do consumidor ambientalmente responsável, mas também desenvolver e aplicar mensurações relevantes acerca do seu comportamento ecologicamente consciente. O objetivo desta pesquisa é analisar as relações e o possível gap entre atitude, intenção e comportamento de compra de produtos verdes entre universitários brasileiros da área de gestão. O estudo é de natureza quantitativa e é descritiva quanto aos seus objetivos. Trata-se de uma pesquisa de campo com a utilização da técnica de Modelagem em Equações Estruturais. Os resultados confirmaram que existe uma relação positiva entre atitude e intenção de compra de produtos verdes, assim como a há uma relação positiva entre intenção e comportamento, apesar de menos expressiva. A influência da disponibilidade, preço e qualidade percebidos entre intenção e comportamento de compra também foi comprovada. Apesar das diferenças de influência dos construtos, notou-se que o preço percebido é uma variável preponderante durante a transição entre intenção e comportamento de compra de produtos verdes. Espera-se contribuir para a geração de debates acerca da aquisição de produtos verdes, estimular o desenvolvimento de novas pesquisas, além de auxiliar na elaboração de estratégias de Marketing baseadas no comportamento de seus consumidores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Bueno, Meire De Sousa, and Jairo Afonso Henkes. "ECO-CONSUMO NO ATO DA COMPRA: UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM FLORIANÓPOLIS-SC E SÃO PAULO-SP." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 2, no. 2 (October 14, 2013): 237. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v2e22013237-262.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento sustentável vem sendo discutido mundialmente há décadas, e muitas ações tem sido propostas a fim de controlar os impactos que a atividade humana vem causando no meio ambiente. Uma das ações que visam minimizar esses impactos é o desenvolvimento de produtos que agridam menos o meio ambiente, como os produtos biodegradáveis, reciclados ou recicláveis, que economizam energia, que não fazem uso de agrotóxicos, entre outros. O tema dessa pesquisa incide sobre os “eco produtos” que podem ser adquiridos em supermercados. O objetivo deste estudo é investigar como está a percepção do consumidor em relação a esses produtos, a relação entre a consciência ecológica e a prática do consumo consciente, quais os “eco produtos” mais conhecidos e quais os fatores que dificultam a compra desses produtos. Foram considerados fatores como disponibilidade, informação, qualidade e preço. A recolha dos dados foi feita em duas regiões distintas, através da aplicação de um questionário. A análise dos dados foi realizada de forma quantitativa e conta com a comparação do perfil do consumidor entre as duas capitais, sendo elas: Florianópolis e São Paulo. Os resultados demonstram que a maioria das consumidoras entrevistadas acredita ser importante a disponibilidade de “eco produtos” no mercado, mesmo assim a maioria não optou pela compra de um eco produto na data da entrevista. Esse fato demonstra que mesmo tendo consciência ambiental, as consumidoras entrevistadas encontram dificuldades em aplicar um comportamento lógico e fazer a escolha de um produto ecológico, em substituição a outro produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Hemerly, Leandro de Athayde, and Marcia Juliana D’Angelo. "Reflexões sobre o comportamento ecologicamente correto do consumidor capixaba." RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia 16, no. 2 (August 30, 2017): 655–80. http://dx.doi.org/10.18593/race.v16i2.13083.

Full text
Abstract:
Os problemas ambientais têm gerado novas oportunidade de negócios para as organizações, como a preocupação com a consciência ecológica e com o comportamento dos consumidores, que estão mais atentos às questões ambientais e sociais e às suas consequências. Assim, neste estudo quantitativo, a partir de um questionário adaptado da escala de Comportamento do Consumidor Ecologicamente Consciente (Ecologically Conscious Consumer Behavior) (ECCB)), de Straughan e Roberts (1999) e Lages e Vargas Neto (2002), teve-se como objetivo discutir os fatores que podem influenciar a consciência ecológica dos consumidores capixabas no momento em que estão realizando suas compras. Os principais resultados mostram que o novo modelo mental dos consumidores capixabas tem implicado a adoção de um comportamento verde somente para alguns hábitos. E quanto maior a escolaridade e a idade, maior a consciência ecológica dos consumidores. Já a renda não impacta tal comportamento, o que é bom para o Estado do Espírito Santo, que tem disparidades sociais e econômicas.Palavras-chave: Consumo ecologicamente correto. Marketing verde. Legislação. Abstract Environmental problems have generated new business opportunities for organizations, such as concern for ecological awareness and consumer behaviour, which are more conscious to environmental and social issues, and its consequences. Thus, this quantitative study, from the questionnaire of Ecologically Conscious Consumer Behavior of Straughan and Roberts (1999) and Lages and Vargas Neto (2002), aims to discuss the factors that may influence the ecological consciousness of consumers in the State of Espírito Santo when they are shopping. Findings show that consumers’ new mental model of this region has implied in adopting a green behavior only for some habits. In addition, the greater the education degree and age, the greater the ecological awareness of consumers. Income does not affect such behavior, which is good for the State of Espírito Santo, which has social and economic disparities.Keywords: Ecologically conscious consumer. Green marketing. Legislation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Narciso Gomes Jr, Newton, and ANTONIO HÉLIO JUNQUEIRA. "Consumo pós-pandêmico: entre as demandas da consciência e a urgência das necessidades." SER Social 23, no. 48 (January 22, 2021): 146–55. http://dx.doi.org/10.26512/sersocial.v23i48.34864.

Full text
Abstract:
Em tempos de pandemia emerge a ideia imprecisa do novo normal. Na entrevista concedida à Revista Ser Social o professor Helio Junqueira aborda os desafios e contraditórios da sociedade pela vertente do consumo e do consumidor. O consumo consciente e as urgências que se abatem sobre a vida, especialmente dos mais vulneráveis, e tratado com argúcia oferecendo ao leitor a possibilidade de ele próprio confrontar suas ideias e percepções com a realidade em que estamos todos mergulhados. Junqueira convida a isso na entrevista.Â
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Silva, Minelle Enéas da, Renata Czykiel, Paola Schmitt Figueiró, Wagner Soares Fernandes dos Santos, and Ulysses Paiola Galvão. "Um espelho, um reflexo! A Educação para a Sustentabilidade como subsídio para uma tomada de decisão consciente do administrador." RAM. Revista de Administração Mackenzie 14, no. 3 (June 2013): 154–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712013000300007.

Full text
Abstract:
Mudar comportamentos com base na conscientização é um fator essencial para mudar os padrões de produção e consumo vigentes. Para que uma nova visão possa emergir é necessário que haja um processo de mudança na responsabilidade tanto de produtores quanto de consumidores. Nessa perspectiva, a educação surge como agente de transformação, ao sensibilizar e estimular o indivíduo a exercer seu papel de consumidor-cidadão. Considerando que as mudanças também estão presentes no ambiente empresarial, parte-se do pressuposto que a Educação para a Sustentabilidade (EpS) nos cursos de graduação em administração atua como subsídio para uma tomada de decisão consciente por parte do futuro gestor. Tomar decisões, ou seja, fazer escolhas levando em conta os preceitos da sustentabilidade requer a formação de profissionais críticos e reflexivos. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo compreender como a EpS pode contribuir para um processo de tomada de decisão consciente com alunos de administração na cidade de Recife-PE. A abordagem metodológica adotada foi quantitativa, e inicialmente identificou-se o comportamento de consumo consciente dos alunos. Assim, apesar da identificação de uma tendência positiva para uma consciência, entende-se que um trabalho de sensibilização e incentivo em relação a um comportamento mais ético e responsável deve ser realizado por meio da intensificação da EpS no curso de administração. Além disso, identificou-se que se deve buscar a construção de um círculo virtuoso recursivo, o qual deve orientar a tomada de decisão do nível individual ao coletivo. As discussões sugerem a possibilidade de atuação da EpS como espelho para que novos comportamentos e ações sejam incorporadas na formação desse futuro gestor e que os reflexos dessa nova visão possam ser disseminados como compromisso por uma sociedade mais sustentável. Com isso, a contribuição do estudo está em alinhar a ideia de consciência à tomada de decisão, com base na Educação para a Sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Gertner, David, and Andrea Narholz Diaz. "Marketing na Internet e comportamento do consumidor: investigando a dicotomia hedonismo vs. utilitarismo na WWW." Revista de Administração Contemporânea 3, no. 3 (December 1999): 131–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65551999000300007.

Full text
Abstract:
O surpreendente crescimento do número de usuários da World Wide Web e do comércio eletrônico vem despertando o interesse pela Internet por parte de pesquisadores de marketing. O presente trabalho objetiva estudar o comportamento do consumidor em atividades de navegação na Web, baseando-se no modelo Processo de Procura de Varejo pelo Consumidor (CRSP), desenvolvido por Titus e Everett (1995). Mais especificamente, a presente investigação busca verificar se os benefícios derivados da navegação na Web apresentam uma dicotomia observada em ambientes tradicionais de marketing como varejo e televisão e representada por: hedonismo (uma dimensão relacionada a divertimento, espontaneidade, e busca de experiências multissensoriais) vs. utilitarismo (uma dimensão relacionada a algum tipo de busca consciente com conseqüência intencionada). A validação das escalas de benefícios hedônicos e utilitários, desenvolvidas por Babin, Darden e Griffin (1994), permitiu concluir que benefícios hedônicos e utilitários também podem ser derivados do uso da Web.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Paiva, Danúbia Patrícia. "AS DIFICULDADES DE SE GARANTIR UMA ESCOLHA RACIONAL E CONSCIENTE DO CONSUMIDOR NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO." Revista de Direito, Globalização e Responsabilidade nas Relações de Consumo 7, no. 1 (August 20, 2021): 134. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0030/2021.v7i1.7947.

Full text
Abstract:
O artigo visa analisar se as novas práticas comerciais desenvolvidas na sociedade da informação observam a legislação de consumo vigente, principalmente diante do comércio eletrônico e das novas relações jurídicas obrigacionais. O trabalho considerou o método hipotético dedutivo para realização da pesquisa, com foco nas novas perspectivas do Direito Privado. A partir do presente estudo, extraíram-se algumas considerações com o objetivo de trazer maior segurança jurídica às relações consumeristas, atualmente baseadas na personalização de produtos ao consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Gil-Lafuente, Anna M., Luis Amiguet Molina, and Agustin Torres Martínez. "Modelo de efectos olvidados en el análisis estratégico de medios de comunicación." Inquietud Empresarial 20, no. 1 (June 30, 2020): 73–85. http://dx.doi.org/10.19053/01211048.9133.

Full text
Abstract:
La apreciación que el consumidor tiene de un medio de comunicación es la resultante de la agregación y composición de determinadas estimaciones subjetivas, que además son distintas en cada individuo, sobre algunas cualidades o características que se cree que aquél posee. Uno de los principales objetivos consiste en hallar, de forma directa o indirecta, aquellos elementos que los consumidores, sea de forma consciente o inconsciente, buscan y desean de un medio de comunicación con el fin de que las empresas focalicen sus inversiones y recursos en potenciar aquellas cualidades esperadas por los ciudadanos. Esto se puede conseguir emprendiendo ciertas acciones encaminadas a influir sobre el público en su apreciación de las cualidades del medio de comunicación en diferentes grados o niveles. Se trata, en definitiva, de establecer unos mecanismos de causalidad, a través del planteamiento de toda una combinatoria de relaciones causa-efecto entre las diferentes acciones o medidas para llegar a la audiencia, y las características de los elementos más valorados por los consumidores. Palabras clave: efectos olvidados, medios de comunicación, análisis estratégico. Códigos JEL: C02, C65, D81. Recibidio: 04/04/2019. Aceptado: 25/06/2020. Publicado: 30/06/2020.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

M. M. LOPES, RANÚSIA, João Vitor Fonseca Feitoza, Aliou Toro Lafia, Erivane Oliveira da Silva, and David Santos Rodrigues. "Avaliação da conformidade dos rótulos de mortadela comercializados no município de Cerro Corá - RN." Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, no. 2 (May 21, 2021): 227–32. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8842.

Full text
Abstract:
Os rótulos dos alimentos consistem em informações importantes e indispensáveis que orientam e garantem ao consumidor a segurança no consumo. A falta de fiscalização para os fabricantes possibilita a comercialização de produtos com graves erros que comprometem a saúde. Nessa perspectiva, objetivou-se no presente trabalho, verificar se a rotulagem praticada na embalagem de diferentes marcas de mortadela comercializadas no município de Cerro Corá - RN se adequa aos critérios exigidos pelas legislações vigentes. Foram analisados os rótulos de sete diferentes marcas de mortadela com base na aplicação de um Checklist composto por trinta itens avaliativos. Verificou-se que a maioria dos rótulos atendia a legislação em vigor. As inconformidades encontradas estavam relacionadas a ausência da identificação do lote e a denominação de venda do produto. Diante dos resultados, cabe ressaltar que o consumidor deve estar consciente dos seus direitos e que as irregularidades encontradas evidenciam a falta de atuação dos órgãos fiscalizadores competentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Grohmann, Márcia Zampieri, Luciana Flores Battistella, Aline Nadalin Velter, and Fernanda Casasola. "COMPORTAMENTO ECOLOGICAMENTE CONSCIENTE DO CONSUMIDOR: ADAPTAÇÃO DA ESCALA ECCB PARA O CONTEXTO BRASILEIRO DOI: 10.5773/rgsa.v6i1.321." Revista de Gestão Social e Ambiental 6, no. 1 (August 13, 2012): 102. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v6i1.321.

Full text
Abstract:
O propósito deste estudo foi o de atestar a aplicabilidade da Escala de Comportamento Ecologicamente Consciente do Consumidor (ECCB), desenvolvida por Roberts (1996), na realidade local. Para tanto, o objetivo principal do artigo foi o de validar a escala ECCB para o contexto nacional e propor os ajustes necessários. O estudo foi realizado com 176 alunos do curso de graduação em Administração de uma universidade do RS, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva e quantitativa do tipo survey. A adequação da Análise Fatorial Exploratória foi comprovada com o valor do KMO 0,915 e Barlett significativo e seu resultado, após a exclusão de três variáveis com comunalidades inferiores a 0,50, gerou uma estrutura de três fatores (reciclagem, mudança de comportamento e saúde) que explicam 56,9% da variância total. Através da Análise Fatorial Confirmatória, identificou-se a necessidade de dois procedimentos de melhoria do modelo: a inclusão de uma correlação entre os itens r3 (produtos que possuem grande quantidade de embalagens) e p5 (produtos feitos de recursos naturais escassos); e exclusão do item s3 (pagar mais por produtos sem elementos químicos). Com estas alterações, obteve-se um modelo com índices que comprovam um bom ajuste (χ² = 192,610; χ²/gl = 1,65; RMR = 0,082; CFI = 0,933; NFI = 0,873; NNFI = 0,922; RMSEA = 0,064) e, desta forma, o estudo comprova que após algumas adaptações, a escala apresenta consistência para ser aplicada no contexto nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography