To see the other types of publications on this topic, follow the link: Continuidade e descontinuidade.

Journal articles on the topic 'Continuidade e descontinuidade'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Continuidade e descontinuidade.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Carvalho, Leonardo Dallacqua de, and Vanderlei Sebastião de Souza. "Continuidades e rupturas na história da eugenia: uma análise a partir das publicações de Renato Kehl no Pós-Segunda Guerra Mundial." Perspectiva 35, no. 3 (December 31, 2017): 887–910. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2017v35n3p887.

Full text
Abstract:
De maneira geral, o período posterior à Segunda Guerra Mundial é caracterizado como um momento de inflexão ou descontinuidade das teorias raciais e do debate sobre identidade racial, sobretudo quando nos referimos à história da eugenia. A partir da análise da obra do médico e eugenista Renato Kehl (1889-1974), o objetivo deste artigo é investigar as continuidades e descontinuidades do pensamento eugênico desse personagem, procurando compreender os sentidos que as ideias eugênicas ganharam no Pós-Segunda Guerra. A continuidade das publicações de Kehl sobre eugenia nas décadas de 1940 a 1960 permite observar o desenvolvimento desse debate em um contexto de contestação às teorias eugênicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Coelho dos Santos, Tania. "Natureza e cultura Existe continuidade ou descontinuidade entre elas?" Revista aSEPHallus de Orientação Lacaniana 14, no. 26 (November 30, 2018): 166–70. http://dx.doi.org/10.17852/1809-709x.2019v13n26p166-170.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vasconcelos, Heloar, and Maria Salete De Souza Nery. "Influenciadoras de moda em Vitória da Conquista, Bahia, Brasil: continuidades e descontinuidades." Revista Binacional Brasil-Argentina Diálogo entre as ciências 10, no. 01 (June 7, 2021): 473–88. http://dx.doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8823.

Full text
Abstract:
Foi objetivo dessa pesquisa analisar continuidades e descontinuidades no processo de influência e produção/reprodução de gostos a partir de influenciadoras digitais de moda de Vitória da Conquista (Brasil) e sua relação com outras conhecidas nacionalmente, na atualidade, e com o comportamento de mulheres conquistenses na década de 1960. O estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica, realização de entrevistas junto às influenciadoras da cidade, matérias sobre a história da cidade nos anos 1960, além de entrevistas com mulheres pertencentes a famílias mais abastadas que viveram nesse período ou têm lembranças sobre ele. Concluímos que é possível tratar a influência digital não apenas como um novo momento de relações pautado no incremento tecnológico (descontinuidade), mas também como prolongamento de mecanismos sociais de distinção nos gostos e relações de influência a partir das hierarquizações instituídas prévios às redes sociais digitais (continuidade).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Collares, Cecília Azevedo Lima, Maria Aparecida Affonso Moysés, and João Wanderley Geraldi. "Educação continuada: a política da descontinuidade." Educação & Sociedade 20, no. 68 (December 1999): 202–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73301999000300011.

Full text
Abstract:
Os autores discutem, em um texto ensaístico, as concepções de sujeito e conhecimento subjacentes às propostas de educação continuada. Utilizando prática tradicional na filosofia, o texto é construído pela interrogação dos termos que compõem o título. Analisando as limitações do pensamento científico moderno, conformado pela eliminação da seta do tempo e pela redução da natureza a leis deterministas, avança-se para o entendimento de que enquanto as rupturas, propiciadas pelo acontecimento e pela imprevisibilidade, permitem o fluir da vida, dando-lhe o sentido da continuidade, a descontinuidade característica das políticas brasileiras, pelo seu constante recomeçar, em um "tempo zero", é fundante do continuismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Da Rocha, Gabriel Kafure. "Bachelard e Deleuze: (des)continuidades geofilosóficas." Cadernos Cajuína 2, no. 2 (April 23, 2017): 85. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v2i2.152.

Full text
Abstract:
<p>O presente artigo procura investigar a noção de espaço em Bachelard e Deleuze, primeiramente trabalhando ontologicamente a noção de continuidade e descontinuidade de ambos filósofos, para então chegar a novos horizontes sobre o que é uma filosofia em que a terra, a casa e a arte se tornem paisagens para novas perspectivas do pensamento.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Major, René. "Do paradigma freudiano ao paradigma lacaniano." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 6, no. 1 (June 2003): 9–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982003000100001.

Full text
Abstract:
A intenção desse trabalho e anunciar a transformação do paradigma presente no pensamento psicanalítico, ao nos deslocarmos no discurso freudiano para o lacaniano. Isso se realiza pela indagação da economia da metáfora nesse discurso, que não funciona exatamente da mesma maneira, indicando então a existência de uma descontinuidade na linguagem psicanalítica na passagem de Freud para Lacan. Essa descontinuidade, no entanto, se escreve num fundo de continuidade, em decorrência da exigência teórica inaugurada pela psicanálise em que o sentido é dissolvido para lhe reconduzir à demanda que lhe é inerente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Milano, Luiza, and Valdir Do Nascimento Flores. "Do balbucio às primeiras palavras: continuidade e descontinuidade no devir de um falante." Letras de Hoje 50, no. 1 (May 8, 2015): 64. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2015.1.18393.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Wardenski, Rosilaine de Fátima, Miriam Struchiner, and Tais Rabetti Giannella. "Continuidade e descontinuidade de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação por professores universitários das Ciências e da Saúde." Ciência & Educação (Bauru) 24, no. 3 (September 2018): 621–38. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180030006.

Full text
Abstract:
Resumo: Com base na literatura sobre fatores envolvidos na integração das tecnnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino, este estudo teve como objetivo analisar os aspectos que influenciam a continuidade e a descontinuidade no uso de uma ferramenta de autoria de cursos na Internet, a partir das percepções de professores de Ciências da Saúde. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com oito professores universitários que adotaram a ferramenta Constructore. Os resultados obtidos com a análise temática de conteúdo indicam que a continuidade/descontinuidade do uso desta ferramenta é influenciada por aspectos de diferentes naturezas: pedagógica (adesão dos alunos e reconhecimento do potencial pedagógico de TICs), pessoal (dedicação à prática docente), institucional (valorização da prática pedagógica, oferta de infraestrutura e formação) e tecnológica (simplicidade, compatibilidade entre potencialidades da ferramenta e objetivos de ensino, e estabilidade da ferramenta). Esses resultados contribuem para o conhecimento sobre a dinâmica de integração de inovações baseadas em TICs nas práticas educativas nas Ciências da Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Couto, Cláudio Gonçalves, and Giovanna de Moura Rocha Lima. "Continuidade de Políticas Públicas: A Constitucionalização Importa?" Dados 59, no. 4 (October 2016): 1055–89. http://dx.doi.org/10.1590/001152582016107.

Full text
Abstract:
RESUMO De que forma a constitucionalização de políticas públicas, ou seja, a transformação de normas que especificam ou estruturam políticas públicas em letra constitucional, afeta sua continuidade? Dialogando com as literaturas sobre constitucionalismo e políticas públicas, propomos um modelo de análise em que a explicação da continuidade das políticas resulta de seu status constitucional e suas fontes de resiliência. Políticas públicas com alto grau de resiliência terão continuidade, independentemente de seu status constitucional; já quando a política apresenta baixo grau de resiliência, o status constitucional ganha importância como definidor de sua trajetória, pois um elevado status constitucional garante, em princípio, sua continuidade. Por fim, um baixo status constitucional de uma política pública favorece sua descontinuidade quando o grau de resiliência é baixo demais para que, por si só, seja contribua para mantê-la. Além de propor um modelo analítico, o artigo analisa, como exemplos, quatro casos em que o modelo se aplica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lopes, José Rogério. "Colecionismo e ciclos de vida: uma análise sobre percepção, duração e transitoriedade dos ciclos vitais." Horizontes Antropológicos 16, no. 34 (December 2010): 377–404. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832010000200016.

Full text
Abstract:
O artigo propõe uma análise fenomenológica do ato de colecionar e dos propósitos dos colecionadores, de forma a apreender seus sentidos em relação com os ciclos de vida das pessoas. Inicia por discutir alguns quadros teóricos explicativos do hábito de colecionar, que convergem para a busca do sentido de permanência dos objetos e do ambiente, em relação ao desenvolvimento e compreensão humanos dos ciclos vitais, totais ou processuais. Após, segue-se um registro empírico de análise desses sentidos, segundo dados coletados em sítios na web e em entrevistas com colecionadores, onde se destacam lógicas de continuidade e descontinuidade com os quadros explicativos esboçados. As lógicas de descontinuidade permitem esboçar outro quadro explicativo da relação entre coleções e ciclos de vida, baseado no desenvolvimento de uma percepção sensível do mundo decorrente de rupturas havidas nas trajetórias pessoais dos colecionadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silva, Ana Paula Soares da, and Maria Clotilde Rossetti-Ferreira. "Continuidade/descontinuidade no envolvimento com o crime: uma discussão crítica da literatura na psicologia do desenvolvimento." Psicologia: Reflexão e Crítica 15, no. 3 (2002): 573–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-79722002000300012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Baloi, Jochua Abrão, and Elisa David Chacha. "Políticas e Estratégias de Combate à Pobreza e de Promoção do Desenvolvimento em Moçambique: Elementos de Continuidade e Descontinuidade." Revista Estudios de Políticas Públicas 8, iembre (November 30, 2018): 203. http://dx.doi.org/10.5354/0719-6296.2018.48605.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa de forma comparativa os elementos de continuidade e de descontinuidade entre as políticas e estratégias de combate à pobreza e de promoção de desenvolvimento relativos à política externa que Moçambique adotou após a independência. A ideia central é de que estas políticas (PPI, PRE(S), PARPA´s) não lograram os seus intentos, tanto que foram sucessivamente atualizadas, ajustando-as de acordo com a situação político-econômica em que Moçambique vivia. Moçambique enveredou por esta senda posto que, pretendia manter a defesa da independência e da soberania do país, erradicando a pobreza, consolidando desta maneira a unidade nacional e o reforço da democracia e da liberdade. Portanto, conclui-se que nestas políticas e estratégias existe por um lado uma continuidade dos objetivos previamente traçados, mas também como o intuito de melhor extirpar a pobreza e alcançar o desenvolvimento, há elementos de ruptura entre eles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Queiroz, Paulo Roberto Cimó. "A Companhia Mate Laranjeira,1891-1902: contribuição à história da empresa concessionária dos ervais do antigo sul de Mato Grosso." Revista Territórios e Fronteiras 8, no. 1 (August 15, 2015): 204. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v8i1.336.

Full text
Abstract:
Entre a década de 1880 e meados do século XX destacou-se, no importante ramo da exploração dos ervais nativos do extremo sul do então Mato Grosso, uma única grande empresa capitalista. O presente trabalho, embora reconheça, de modo geral, a continuidade desse empreendimento, sob diferentes razões sociais, ao longo do período mencionado (tal como afirma a historiografia), considera necessário questionar os limites e os efetivos contornos de tal continuidade. Como contribuição a esse esforço, o texto analisa o interregno 1891-1902, marcado pela presença da sociedade anônima denominada Companhia Mate Laranjeira (CML). Com base em documentos dessa empresa e de outras a ela relacionadas, o trabalho busca apontar, na atuação da CML nesse período, importantes elementos de descontinuidade, entre os quais se destaca a busca da integração vertical de suas operações.Palavras-chave: Erva-mate; história de empresas; extrativismo vegetal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Horta, Rui Américo Mathiasi, Francisco José dos Santos Alves, Carlos Cristiano Hasenclever Borges, and Adriano Rodrigues. "DESCONTINUIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE MATERIAL BÁSICO: NO PERÍODO COMPREENDIDO PRÉ E PÓS A CRISE DO SUBPRIME / Discontinuance of brazilian companies of basic materials sector: the period pre and post the subprime crisis." RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia 14, no. 1 (November 27, 2014): 171. http://dx.doi.org/10.18593/race.v14i1.4760.

Full text
Abstract:
<p>Descontinuidade de empresas é um tema cada vez mais estudado no campo da contabilidade, das finanças, dos negócios e da computação em decorrência do considerável impacto social causado pelo fracasso corporativo de uma entidade. Bancos, investidores, auditores, gerentes, fornecedores, empregados e muitos outros têm grandes interesses na acurácia da previsão de continuidade de uma companhia. Ainda há questões pouco estudadas na modelagem de previsão de insolvência. O desequilíbrio ou desbalanceamento dos dados sobre insolvência é uma dessas questões; em ambientes econômicos típicos o número de empresas classificadas como solventes é bem maior do que o daquelas classificadas como insolventes. O objetivo deste estudo foi comparar as variáveis contábeis selecionadas nas amostras das empresas do setor de material básico antes e após a crise do <em>subprime</em>, aplicando tecnologias de aprendizagem de máquinas em problemas de previsão de insolvência, utilizando técnicas de balanceamento da base de dados com (etapa de) seleção de atributos e, a partir disso, obter informações contábeis que levem a explicações das diferenças ocorridas na descontinuidade das empresas estudadas. Esta pesquisa é de natureza aplicada com abordagem quantitativa; quanto ao objetivo, é descritiva. A base de dados foi originada de demonstrativos contábeis de empresas brasileiras do setor econômico de material básico, listadas na Bovespa e na Serasa entre os anos 1994 e 2006 e 2007 e 2012. Os resultados obtidos evidenciaram a alteração de algumas variáveis selecionadas para a caracterização daquelas empresas que se tornaram descontínuas. Empresas do setor de material básico, no período estudado, 2007 a 2012, que se adequaram às exigências do mercado, privilegiando a liquidez em detrimento ao operacional, lograram sucesso em sua continuidade.</p><p>Palavras-chave: Descontinuidade de empresas. Seleção de variáveis contábeis. Balanceamento de base de dados. Tecnologias de aprendizagem de máquina. Setor de material básico. Crise s<em>ubprime</em> Brasil.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Souza, Rafael Bellan Rodrigues de. "Karl Marx - 200 anos." RuMoRes 13, no. 26 (December 12, 2019): 414–34. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-677x.rum.2019.150309.

Full text
Abstract:
Com a efeméride das comemorações de duzentos anos do nascimento de Karl Marx, o texto apresenta as quatro fases de sua trajetória enquanto jornalista e debate quais características desta práxis noticiosa podem ser relevantes para uma teoria da prática jornalística contemporânea. Na dialética da continuidade/descontinuidade, este percurso históricobiográfico desenha o perfil do jornalista Marx e revela fatores desta produção que podem ser “repetidos” pelos jornalistas atuais, entre eles, o jornalismo como um mapeamento do território em que as ações humanas podem se objetificar e a fidelidade à exatidão dos acontecimentos, vistos em sua concretude.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Marçal, Mônica Dos Santos, and Raphael Nunes de Souza Lima. "Abordagens Conceituais Contemporâneas na Geomorfologia Fluvial." Espaço Aberto 6, no. 1 (June 2, 2016): 17–34. http://dx.doi.org/10.36403/espacoaberto.2016.5236.

Full text
Abstract:
A geomorfologia fluvial contemporânea se depara com questões desafiadoras, sobretudo, porque passa pela compreensão do período Holoceno Tardio/Antropoceno, que tem reflexos hoje e são intrinsecamente importantes para apreensão do impacto humano nos rios. Em razão das escalas em que operam as variáveis físicas em sistemas fluviais complexos, dois caminhos conceituais desenvolveram-se para analisar sua organização espacial e temporal. A visão de rede enfatizando controles na escala do sistema e a visão de trechos focando na descontinuidade e nos controles locais. A geomorfologia fluvial tem buscado compreender a organização dos sistemas fluviais complexos a partir da leitura integrada do paradigma da continuidade e descontinuidade. A visão integrada tem estimulado, no âmbito da geomorfologia, o surgimento de novos instrumentos teórico-metodológicos. Destaca-se a importância da integração das visões de rede e trechos na análise da organização de sistemas fluviais. O manejo dos rios e a gestão de bacias são processos contínuos que se referem tanto a um movimento sociocultural e modo de vida como um exercício técnico e científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Silva, Thacya Clédina da, and Francisco Roberto Caporal. "Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural em Alagoas-Brasil: contribuições ou descontinuidade?" Extensão Rural 23, no. 2 (September 4, 2016): 7. http://dx.doi.org/10.5902/2318179621288.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo foi analisar as contribuições da Lei nº 12.188/2010 para a agricultura familiar em Alagoas, tomando como base as Chamadas Públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), lançadas pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER), da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para o Estado, entre os anos de 2010 a 2014. Tendo a política recente de extensão rural brasileira como pano de fundo, procurou-se entender, através do estudo exploratório, se a operacionalização da Lei poderia melhorar a oferta de serviços e ampliar a abrangência em número de beneficiários. Em Alagoas, em 2006, segundo o IBGE, 92% dos agricultores não receberam assistência técnica, ou seja, o Estado encontrava-se em condições críticas no atendimento dessa política. Entretanto, ao término desta pesquisa, ficou evidenciado que, através das Chamadas Públicas, foi atendido apenas 4% do universo da agricultura familiar, e que as promessas dos gestores públicos, que seriam de desburocratização e de continuidade do serviço com a implementação da Lei, não se efetivaram nesse Estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Barbosa, Aline Leal Fernandes. "Como morrer em vida: performances literárias da morte." Scripta 23, no. 47 (May 24, 2019): 189–202. http://dx.doi.org/10.5752/p.2358-3428.2019v23n47p189-202.

Full text
Abstract:
O erotismo, o sagrado e a morte são temáticas centrais nas obras de Hilda Hilst e Georges Bataille. Além disso, são modos performáticos da linguagem, sua tendência incontinente, seu excesso. Está aí o ponto crucial em que se encontram: a extremidade que perseguiram como via inevitável de criação. Este artigo debruça-se sobre algumas cenas da morte – como experiência radical da continuidade evocada pelo erotismo e o sagrado – como princípio de dissolução dos limites fundadores do mundo, de destruição da descontinuidade constitutiva. Trata-se, assim, de refletir sobre os movimentos de perturbação, desorganização e despossessão nas obras desses autores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silveira, Zuleide Simas da. "Os rumos da educação em questão: da “hegemonia às avessas” à crise de hegemonia." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 12, no. 1 (August 16, 2020): 325. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v12i1.34757.

Full text
Abstract:
<p>Este texto busca evidenciar os traços de continuidade e descontinuidade entre os sucessivos mandatos de governos neoliberais, no Brasil, dos anos 1990 até os dias que correm, e suas implicações no campo educacional. Para cumprir com desafio, emprega categorias analíticas como capitalismo dependente, fascismo dependente, hegemonia às avessas e crise de hegemonia, tendo como mediações as ações governamentais em torno das políticas macro e microeconômicas, apontando para a contínua perda de direitos sociais e subjetivos da classe trabalhadora e para os processos de privatização e mercadorização da educação.</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Nakaema, Olivia Yumi. "Descrição da (im)polidez no uso dos pronomes pessoais nas gramáticas da língua japonesa escritas por estrangeiros no século XIX: uma abordagem historiográfica." Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 47, no. 1 (October 17, 2018): 70–86. http://dx.doi.org/10.21165/el.v47i1.2024.

Full text
Abstract:
Com base na metodologia de análise da Historiografia Linguística proposta por Koerner (1989) e Swiggers (2005[2004]), o objetivo deste trabalho é analisar o tratamento dos pronomes pessoais de 1a pessoa nas principais gramáticas da língua japonesa escritas por estrangeiros no século XIX e investigar como o tema da (im)polidez foi abordado. Juntamente com a análise do contexto social, apresentam-se as mudanças linguísticas correspondentes aos pronomes pessoais e observam-se movimentos de continuidade e descontinuidade em relação às “técnicas de análise e aos métodos de apresentação de dados” (SWIGGERS, 2005[2004]) utilizados nas fontes primárias em estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

França, Angela. "Problemas na variante tensa da fala carioca." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 20, spe (2004): 33–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-44502004000300005.

Full text
Abstract:
Este trabalho retoma o papel de ruptura desempenhado pela obra Para o Estudo da Fonêmica Portuguesa (1953), no contexto acadêmico brasileiro dos anos 50, fundamentado no contraste com as "Normas para a boa pronúncia da língua nacional no canto erudito", estabelecidas em 1937 pelo Congresso da Língua Nacional Cantada. Parto da suposição de que há continuidade entre o ponto de vista fonético e o ponto de vista fonêmico no que diz respeito a problemas empíricos tratados pelas duas linhas de pesquisa, mas defendo que há descontinuidade no que diz respeito ao modo de tratar os dados fônicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Marini, Clarissa, and Alice Maria Ferreira. "Traduzir não o que as palavras dizem, mas o que elas fazem." Tradterm 29 (July 13, 2017): 206–15. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v29i0p206-215.

Full text
Abstract:
Continuando sua reflexão e trabalho sobre ritmo, o autor mostra como a poética da tradução pode ultrapassar os limites de uma teoria do signo baseada na dicotomia sentido/forma. Como uma alternativa para essa abordagem, que situa o poema e a tradução numa lógica da descontinuidade, o autor propõe que língua(gem) e tradução possam ser reconsideradas do ponto de vista da continuidade do discurso e da unidade do ritmo. Consequentemente, tradução consiste na tradução não do que as palavras dizem, mas do que elas fazem. Como exemplo, o autor aplica essa abordagem na tradução dos famosos dois primeiros versículos do Salmo 22.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Bittencourt, Rosely Aparecida. "INTELECTUAIS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES: PRINCÍPIOS E TENSÕES NA POLÍTICA EDUCACIONAL - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.309329." Olhar de Professor 12, no. 2 (August 2, 2010): 309–29. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.12.1513.

Full text
Abstract:
Este estudo propõe um olhar específico sobre os intelectuais do Partido dos Trabalhadores, Cristovam Buarque, Tarso Genro e Fernando Haddad, objetivando compreender suas tensões e posições, tanto na academia quanto na gestão pública. Compreender as tensões vivenciadas pelos intelectuais do PT, dilemas e conflitos na relação entre a sua visão principista e a realidade da política pública orientada e conduzida por esse mesmo partido, que possui suas próprias contradições, não nos permite explicações rápidas ou a universalização respostas Circular no universo dos intelectuais supõe estar aberto à multiplicidade de dilemas, distinção de tensões e particularização da continuidade e descontinuidade dos discursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Rodrigues Afonso, Lucélia, Cláudia Patrícia Da Silva Ribeiro Menezes, Tamara Braga Sales, Maíra Maria Leite de Freitas, Jaqueline Gomes de Souza Santos, and Marina Da Silva Nobre. "Implicações na continuidade do tratamento de doenças hematológicas durante a pandemia de COVID-19." Saúde Coletiva (Barueri), no. 56 (September 29, 2020): 3292–301. http://dx.doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3292-3301.

Full text
Abstract:
Objetivo: descrever uma experiência vivenciada sobre a descontinuidade do tratamento de doenças hematológicas durante a pandemia de COVID-19, em um hemocentro do estado do Ceará. Método: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado no período de março de 2020. Resultados: relatamos a experiência dos atendimentos em consultas hematológicas, para que possamos dar continuidade ao serviço prestado aos pacientes que se tratam de distúrbios hematológicos. Deste modo, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará buscou promover medidas preventivas para conter a transmissão da COVID-19 durante o atendimento dos pacientes. Deste modo, a pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), ocasionou estado de alerta para os profissionais da saúde. Conclusão: As atividades práticas desenvolvidas pretenderam estabelecer uma maior proximidade entre o conhecimento teórico e o prático, oportunizando a construção científica. A pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) traz grande preocupação para os profissionais da saúde, bem como para a população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Gregorio de Araujo, Pedro Antônio. "Em busca da continuidade perdida: erotismo e morte em Georges Bataille." Intuitio 13, no. 1 (June 10, 2020): e34275. http://dx.doi.org/10.15448/1983-4012.2020.1.34275.

Full text
Abstract:
O presente trabalho consiste em investigar a concepção e a relação entre os conceitos de erotismo e morte propostos pelo filósofo Georges Bataille (1897-1962), que afirma que o homem é um ser dilacerado entre continuidade e descontinuidade – somos seres que possuímos individualidade e que logo morreremos, porém nós possuímos uma nostalgia pela continuidade perdida com o advento da subjetividade, que somente foi possível com o mundo do trabalho. O animal-homem tornou-se homem por meio dos interditos: proibições de atos relacionados à morte e ao sexo. No entanto, foram os interditos que tornaram possível a transgressão, que faz o homem retornar ao seu estado original de animalidade. Não se pode apagar nenhum desses polos totalmente: ambos são necessários para o ser humano. Aparecem agora duas formas de retornar à continuidade perdida: erotismo ou morte, e ambos, em sua forma mais excessiva, confundem-se entre si, a visão aterrorizante é a mais atrativa e desejada. Pretendemos analisar primeiramente o erotismo em geral, de modo a vermos em que sentido ele é uma experiência interior. Segundo, analisaremos se podemos equipará-lo à morte e, mais precisamente, ao sacrifício, demonstrando como a violência está presente no ato de amor. Temos, como conclusão, que tanto a morte quanto o erotismo desafiam a individualidade, mas a morte o faz de modo permanente e o erotismo de modo temporário
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Ortigara, Vidalcir, Matheus Bernardo Silva, and Vânia Vitório. "Proposta curricular de Santa Catarina e a formação continuada na GERED de Criciúma/SC: a continuidade da descontinuidade." Motrivivência 26, no. 42 (June 16, 2014): 175. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p175.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Silva, Heloisa Helena Corrêa da, and Heloisa Helena Corrêa da Silva. "CONTINUIDADE E DESCONTINUIDADE NAS NARRATIVAS SOBRE A PANDEMIA: O NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) EM RORAIMA E NO AMAZONAS." Somanlu - Revista de Estudos Amazônicos 21, no. 1 (2021): 6–19. http://dx.doi.org/10.29327/233099.21.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Azevedo, Thiago Augusto Galeão. "PRÁTICAS SEXUAIS E MORAL NA ANTIGUIDADE E MODERNIDADE, À LUZ DA TEORIA DE MICHEL FOUCAULT." Sapere Aude 11, no. 21 (July 2, 2020): 239–58. http://dx.doi.org/10.5752/p.2177-6342.2020v11n21p239-258.

Full text
Abstract:
Este estudo surge do questionamento sobre a origem das relações de poder exercidas sobre o corpo na modernidade, responsáveis pela própria criação do corpo sexuado e seu controle. A partir de tais noções, nasce o questionamento sobre a ligação do referido controle moderno para com possíveis origens na antiguidade, no que concerne a moral construída sobre o corpo e às práticas sexuais. Para tanto, realizou-se o presente estudo, à luz da teoria do filósofo Michel Foucault, analisando-se em que medida há uma continuidade entre antiguidade e modernidade no que se refere à moral relativa às práticas sexuais. Tem-se como objetivo geral analisar a continuidade da construção moral entre a antiguidade e a modernidade relativo ao corpo e as práticas sexuais desenvolvidas a partir dele. Como hipótese, sustenta-se uma descontinuidade moral entre tais períodos, considerando-se a pastoral cristã como um evento que revolucionou a configuração das relações de poder sobre o corpo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Arco Júnior, Mauro Dela Bandera. "La Mettrie e o cartesianismo." Griot : Revista de Filosofia 18, no. 2 (December 16, 2018): 348–61. http://dx.doi.org/10.31977/grirfi.v18i2.912.

Full text
Abstract:
O homem-máquina de La Mettrie aparece constantemente ligado ao animal-máquina cartesiano. A partir desta relação, é possível indagar se existe verdadeiramente alguma continuidade entre a proposta cartesiana e a defendida por La Mettrie ou, ao contrário, se esta última representa de modo efetivo uma crítica e uma ruptura em relação à primeira. Nossa interpretação defende que o germe do materialismo – e La Mettrie não escapa disso – só pode desenvolver-se na condição de romper totalmente com a doutrina cartesiana. Assim, longe de haver apenas um passo entre uma e outra teoria filosófica, o que existe é uma diferença radical e gigante. Não há uma continuidade teórica entre o animal-máquina cartesiano e o homem-máquina lamettriano. Diferentemente do que se passa na teoria de Descartes, particularmente, em sua concepção dualista que implica em uma descontinuidade, o Homem-máquina estabelece uma tese continuísta entre homens e animais. Para La Mettrie, a passagem da animalidade à humanidade não é uma passagem violenta, mas sim gradual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Gutiérrez-Pozo, Antonio. "EL ARTE COMO REALIDAD TRASFORMADA EN SU VERDAD. LA REHABILITACIÓN HERMENÉUTICA DE LA ESTÉTICA EN HANS-GEORG GADAMER." Kriterion: Revista de Filosofia 59, no. 139 (January 2018): 35–54. http://dx.doi.org/10.1590/0100-512x2017n13902agp.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo pretende mostrar que a arte só tem relevância estética para Gadamer quando é libertada da estética. Os conceitos que definem a compreensão estética da arte, subjetivismo, experiência, objetivismo, baseiam-se na noção central que caracteriza a estética: a diferenciação estética. A diferenciação estética implica uma diferença ontológica que isola o artístico e estabelece uma descontinuidade entre arte e realidade. A não diferenciação estética que Gadamer explica não só recupera a continuidade, mas afirma que a arte pertence à realidade na medida em que ela a transforma. Na arte cresce o ser do real no sentido de que a arte é a realidade mesma transformada em sua verdade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Ferreira, G. F. Leal, and Rogerio C. T. da Costa. "Perturbação paramétrica em mecânica quântica." Revista Brasileira de Ensino de Física 28, no. 4 (2006): 417–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-47442006000400002.

Full text
Abstract:
Estuda-se a perturbação causada pela variação dos próprios parâmetros definindo o sistema quântico, como no caso de ocorrer variação no tempo da carga nuclear num átomo hidrogenóide. Mostra-se que quando a variação é lenta comparada com o período das excitações quânticas, o sistema se mantém no estado original. Isto já não ocorre quando a variação é rápida - como seria no caso de uma emissão nuclear b -, quando as excitações são finitas não permitindo que a aproximação de dois níveis seja satisfatória. Neste caso, deve-se invocar a continuidade da função de onda no momento da descontinuidade do parâmetro para se obter as amplitudes excitadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Carvalho, Maria do Socorro Fernandes de. "Historicidade sem crenças." Revista USP, no. 121 (May 6, 2019): 31–44. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i121p31-44.

Full text
Abstract:
Este texto propõe uma reflexão sobre alguns aspectos das edições contemporâneas de textos seiscentistas. A partir da publicação dos livros elaborados pelos professores João Adolfo Hansen e Marcello Moreira, aborda-se a demanda por acuidade filológica e o exercício da historicidade no trato de textos escritos no século XVII, especialmente aqueles que circularam na manuscritura. Este texto, portanto, incide sobre questões concernentes à edição de poesia, referindo aspectos do domínio da história do livro e da cultura escrita, da historiografia da literatura nacional, de retórica e poética, enfrentando o recortado sincrônico que os processos de continuidade e descontinuidade imprimem aos modelos e imitações poéticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Salvino, Francisca Pereira. "A CONTINUIDADE/DESCONTINUIDADE NOS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR EM CAMPINA GRANDE/PB." Revista Contrapontos 18, no. 3 (September 26, 2018): 177. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p177-196.

Full text
Abstract:
As múltiplas “vozes” que dialogam neste texto objetivam analisar continuidades e descontinuidades na proposta de currículo para educação integral, evidenciadas com a reestruturação do Programa Ensino Médio Inovador (Pro-EMI), a partir de 2016. Decorre de pesquisa qualitativa nos moldes da análise documental, tomando como referência empírica escolas de Ensino Médio do município de Campina Grande/PB. Argumenta-se que o neoliberalismo, mais do que uma doutrina político-econômica, é um discurso com forte penetração na vida cotidiana, contudo as escolas não são meros espaços de reprodução de políticas neoliberais, mas microespaços de política cultural, nos quais textos/documentos são ressignificados e recontextualizados. Conclui que as continuidades e as descontinuidades evidenciadas no Programa situam-se no complexo processo de reordenação do capitalismo que, favorecido pelo avanço das tecnologias de informação e comunicação, intensifica as parcerias público-privadas, constituindo redes de políticas que dão novos sentidos à gestão da educação e do currículo, bem como às relações (globais/locais), às disputas e aos mecanismos de regulação em torno do currículo de educação integral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Roquet, Pascal, and Tradução de Antônio De Pádua Nunes Tomasi. "Temporalidade, profissionalização e construções identitárias / Temporality, adult learning and professional identities." Educação em Foco 20, no. 31 (September 5, 2017): 11–25. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v20i31.2471.

Full text
Abstract:
A profissionalização dos adultos se inscreve nas dinâmicas temporais, engajando o indivíduo nos processos de construção identitária. A localização de posições temporais (macro, meso, micro) no quadro da profissionalização e a consideração do tempo vivido permitirão ligar as construções identitárias formativas e profissionais dos adultos nas posições temporais, e se traduzem por formas variadas de profissionalização. Apresentamos sobre isso três exemplos saídos de nossos trabalhos de pesquisa: os engenheiros, os empregados – jovens da mediação social – e os massagistas – fisioterapeutas – para ilustrar nossa proposição e para mostrar que a continuidade e a descontinuidade temporal produzem formas diferenciadas de construção identitária. A oposição tempo longo/tempo curto oferece um quadro de compreensão da variedade dos processos de construção identitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Aquino, Marcelo F. de. "A IDEIA DE SISTEMA NO PENSAMENTO CLÁSSICO GREGO (II)." Síntese: Revista de Filosofia 39, no. 124 (September 17, 2012): 195. http://dx.doi.org/10.20911/21769389v39n124p195-204/2012.

Full text
Abstract:
Esta é a segunda parte de um estudo sobre a gênese da idéia de sistema em Lima Vaz. Considera a relação de continuidade e descontinuidade entre Aristóteles e Platão. Ilumina algumas tangências estruturais do programa aristotélico com o programa platônico e a recuperação do primado da theoría nas linhas sistemáticas da Ética a Nicômaco.Abstract: This is the second part of a study about the genesis of the idea of system in Lima Vaz. It considers the relationship of continuity and discontinuance between Aristotle and Plato. It enlightens some points of structural coincidence of the Aristotelian program with the Platonic, and the recovery of the theory primacy in the systematic lines of the Ethics to Nicomachus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Rocha, Ana Luiza Carvalho da, and Cornelia Eckert. "Memória e ritmos temporais: o pluralismo coerente da duração no interior das dinâmicas da cultura urbano-contemporânea." Estudos Históricos (Rio de Janeiro) 22, no. 43 (June 2009): 105–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21862009000100006.

Full text
Abstract:
Nosso objetivo neste artigo é investir no estudo da memória coletiva no mundo urbano como resultado da ação recíproca de indivíduos e de grupos. Destacamos a importância das formas específicas dos arranjos da vida social segundo a complexidade e dinâmica da vida moderna de seus habitantes. Propomos uma etnografia da duração, para tratar do tempo e da memória no âmbito do campo antropológico. Trata-se de aprofundar a compreensão do processo de territorialização/desterritorialização de identidades sociais no mundo contemporâneo. Sugere-se a noção de ritmo como démarche para o conhecimento do movimento da descontinuidade/continuidade como sistema de valores acionados por tais grupos e de suas formas de sociabilidade no contexto citadino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Carreira, Lígia, and Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues. "Dificuldades dos familiares de idosos portadores de doenças crônicas no acesso à Unidade Básica de Saúde." Revista Brasileira de Enfermagem 63, no. 6 (December 2010): 933–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672010000600010.

Full text
Abstract:
O envelhecimento populacional vem sendo alvo de atenção no Brasil, o que demanda aos serviços públicos de saúde preparo específico para atender esta realidade. O estudo objetivou identificar as dificuldades vivenciadas pelas famílias de idosos em condição crônica e que buscam assistência na Unidade Básica de Saúde (UBS). Utilizou-se como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados e o referencial teórico Interacionismo Simbólico. Participaram da pesquisa oito famílias de idosos com doença crônica. As famílias relatam problemas da não continuidade dos programas realizados pelas UBS quando mudam a gestão política, bem como a frequente alteração dos membros da equipe de saúde, podendo levar à descontinuidade do tratamento e o rompimento de vínculos entre população e profissionais de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Araujo, Anderson Wagner Santos de, and Keyla Mirelly Nunes de Souza. "A Continuidade e a descontinuidade de Políticas Públicas na Gestão Municipal de Petrolina-PE / The Continuity and Discontinuation of Public Policies in the Municipal Management of Petrolina-PE." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 45 (May 31, 2019): 282–301. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1843.

Full text
Abstract:
Este trabalho vislumbra identificar a perpetuação e rupturas da implementação e execução de políticas públicas mediante a alternância do poder executivo municipal de Petrolina-PE, situado no Vale do São Francisco. Objetivar-se-á perceber como a continuidade ou a descontinuidade das políticas públicas, decorrentes da mudança de gestão, podem afetar a população da localidade. Neste artigo, buscou-se a legislação municipal, emanada do legislativo e decretos do executivo local, sob a luz da Carta Magna de 1988, pois, dado o critério da hierarquia, não podem contrariar a lei superior. O mesmo utiliza como metodologia o caráter exploratório e pesquisa bibliográfica, levando sempre em consideração a finalidade social desta pesquisa, que é fomentar o bem-estar social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Manzi, Ronaldo Filho. "The cogito and the madness: revisiting the discussion between Foucault and Derrida around the continuity and descontinuity of knowledge." Synesis 5, no. 2 (2013): 148–66. http://dx.doi.org/10.14195/1984-6754_5-2_10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

BARBOSA, ALEXANDRE DE FREITAS. "O Mercado De Trabalho: Uma Perspectiva De Longa Duração." Estudos Avançados 30, no. 87 (August 2016): 7–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142016.30870002.

Full text
Abstract:
resumo O presente artigo tem por objetivo traçar as características gerais do processo de formação do mercado de trabalho no Brasil. Três períodos são priorizados: colônia; a transição de 1850 a 1930; e a nacionalização do mercado de trabalho (1930 a 1980). Os elementos estruturais de cada período são esmiuçados. Dessa forma, procura-se apontar para os elementos de continuidade e descontinuidade que darão sentido ao mercado de trabalho no Brasil durante a consolidação do capitalismo. O resultado é um mercado de trabalho heterogêneo, com altas taxas de assalariamento, mas também caracterizado pela precarização sob várias formas, gerando uma sociedade desigual, mas num sentido completamente diferente do verificado nos períodos anteriores. Ainda assim, o peso da história é uma presença ativa nessa sociedade capitalista, moderna e excludente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Menezes Neto, Nelson De Aguiar. "Do 'agón' poético ao 'agón' platônico." O que nos faz pensar 27, no. 43 (December 24, 2018): 303. http://dx.doi.org/10.32334/oqnfp.2018n43a609.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem o objetivo de mostrar em que sentido o texto platônico está vinculado a uma espécie de evolução das formas agonísticas do drama grego, assumindo a forma particular de um agón dramático. Conhecendo as técnicas do agón no gênero dramático, Platão teria reformulado suas convenções, de acordo com as finalidades a que se propunha. Trata-se, portanto, de uma investigação sobre a apropriação platônica de uma estrutura estilística pertencente a uma tradição de discursos em que o universo agonal é expresso na forma dialogada. Para desenvolver as possíveis relações de continuidade e descontinuidade entre o agòn lógon da tragédia e a estrutura dialogada dos diálogos platônicos, propomos uma análise comparativa com base em uma cena escolhida de As Fenícias de Eurípides (v. 446-635).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Bazon, Marina Rezende, Jorge Luiz da Silva, and Renata Martins Ferrari. "Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei." Educação em Revista 29, no. 2 (June 2013): 175–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982013000200008.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi descrever o percurso e caracterizar as trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei no tocante às suas experiências educacionais. Participaram seis adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa e seus respectivos responsáveis. Coletaram-se informações em 22 estabelecimentos educacionais frequentados pelos mesmos, desde o início de suas vidas escolares, em complementação às entrevistas semiestruturadas realizadas. A análise qualitativa indicou a existência de dois padrões de trajetórias de escolarização, sendo um marcado pela descontinuidade na qualidade das vivências escolares, com um período inicial positivo, que torna-se negativo em seguida; e outro, cuja marca é a continuidade preponderantemente negativa da experiência, desde o início. Implicações dessas trajetórias ao surgimento e manutenção de conduta infracional são discutidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Montoro, Juan Manuel, and Sebastián Moreno Barreneche. "Por uma semiótica social das identidades geoculturais: fundamentos teóricos e um primeiro quadrado semiótico." Estudos Semióticos 17, no. 2 (August 13, 2021): 121–42. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.175957.

Full text
Abstract:
Como parte dos nossos esforços por desenvolver uma semiótica social para o estudo das identidades geoculturais – as identidades coletivas ancoradas em uma materialidade geográfica específica, ou fato –, este artigo apresenta as bases teóricas para essa perspectiva e, mediante o uso do quadrado semiótico, propõe uma tipologia inicial em relação aos objetos de estudo dos quais um enfoque assim poderia se ocupar. Após a argumentação sobre aquilo no que um enfoque semiótico das identidades coletivas poderia consistir, o artigo se dirige ao caso específico das identidades geoculturais como um subtipo distinto dessas, e propõe uma tipologia baseada no quadrado semiótico. Essa tipologia, construída sobre a base das categorias de continuidade e descontinuidade, é composta de quatro posições: identidades nacionais, transnacionais, subnacionais e supranacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Monteiro de Carvalho, Gloria Maria, and Maria de Fátima Vilar de Melo. "Ecolalia e música: a linguagem no autismo." Revista do GEL 15, no. 1 (April 26, 2018): 63–84. http://dx.doi.org/10.21165/gel.v15i1.1813.

Full text
Abstract:
Pretendemos abordar a ecolalia no autismo como uma manifestação da resistência oferecida pelo corpo da criança à perda do som, isto é, à implantação do significante, partindo da posição psicanalítica segundo a qual, para se tornar falante, a criança precisa perder/esquecer/recalcar a dimensão sonora da voz e conservar o sentido, o que, entretanto, somente ocorre se essa dimensão se mantém no sujeito como inscrição significante. Nesse sentido, adotamos a proposta de que a dimensão sonora da voz do outro poderia aprisionar a criança, constituindo um obstáculo a sua trajetória linguística, mas, ao mesmo tempo, seria por meio dessa dimensão sonora que se poderia indicar uma saída para esse aprisionamento. A título de ilustração, foram discutidos alguns episódios que contêm manifestações verbais de um menino com hipótese de autismo. Propomos, então, que manifestações musicais como, por exemplo, as canções, poderiam favorecer, na criança com autismo, um retorno da musicalidade da voz materna, com suas dimensões de continuidade e descontinuidade. Por sua vez, tal retorno talvez pudesse propiciar alguma ruptura na continuidade sonora incorporada por essa criança, fazendo face à resistência que seu corpo opõe à implantação do significante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Matte, Alessandra, Rosani Marisa Spanevello, and Tanice Andreatta. "PERSPECTIVAS DE SUCESSÃO EM PROPRIEDADES DE PECUÁRIA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO – RS." HOLOS 1 (February 22, 2015): 144. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.1964.

Full text
Abstract:
Os pecuaristas familiares são um tipo de produtor com importância social e econômica significativa na Campanha do Rio Grande do Sul. Este estudo tem como objetivo analisar as perspectivas de continuidade das propriedades através da sucessão na concepção dos filhos de pecuaristas familiares, residentes no município de Dom Pedrito (RS). Para alcançar o objetivo proposto, foram entrevistados nove filhos de pecuaristas familiares que residem com os pais. As entrevistas continham questões de natureza qualitativa, relativas ao interesse dos filhos em dar continuidade à propriedade. Considerando os filhos de pecuaristas familiares entrevistados, os resultados apontam para o desinteresse dos mesmos em continuar investindo na propriedade, o que tende a ocasionar uma descontinuidade na sucessão da pecuária familiar em Dom Pedrito. Neste sentido, além da perda da reprodução social das famílias, também tende a ocorrer à perda de saberes locais de produção pecuária, bem como de um estilo de vida próprio deste tipo de produtores. Evidenciam-se incertezas quanto às próximas gerações de pecuaristas, àqueles que permanecerem se sobreviverão e de que forma. Esta problemática afeta não somente de forma individual cada família, mas também a comunidade e o setor público do município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

De Barra e Lopes, Edmar Aparecido. "Sistema de proteção social no governo Lula (2003-2010): mudança ou continuidade no padrão de intervenção do Estado na sociedade?" Mediações - Revista de Ciências Sociais 24, no. 1 (May 10, 2019): 154. http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2019v24n1p154.

Full text
Abstract:
Esse artigo se insere no âmbito do debate sobre Estado e politica social e analisa o legado do governo Lula (2003-2010) enquanto continuísmo ou mudança relativa ao modelo neoliberal implementado pelo governo de Fernando Henrique Cardoso (modelo regressivo), no que concerne ao sistema de proteção social compreendido como forma intervenção do Estado na sociedade. Com base em bibliografia especializada, dialogomos com representantes da teses da “continuidade” e da “descontinuidade” da poltíca social e do modelo de Estado no governo em questão. Sustentamos que, no mesmo, no que concerne ao embate entre forças progressistas (defensoras de principios associados a um regime específico de um Estado de bem-estar social) e forças conservadoras (defensoras de principios associados Estado minímo), foram vitoriosas as últimas na determinação da politica social dos governos Lula, consolidando, através dessas, um modelo de intervenção neoliberal do Estado nas suas relações com a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Antunes da Costa, Pedro Henrique, and Kíssila Teixeira Mendes. "Contribuição à Crítica da Economia Política da Contrarreforma Psiquiátrica Brasileira." Argumentum 12, no. 2 (August 29, 2020): 44–59. http://dx.doi.org/10.18315/argumentum.v12i2.28943.

Full text
Abstract:
O artigo esboça uma crítica da economia política da atual Contrarreforma Psiquiátrica (CP) brasileira. Recorremos a trabalhos sobre a economia política da Reforma Psiquiátrica (RP), dados orçamentários e de implantação das políticas em saúde mental (SM) de 2001 a 2019. A CP é um processo de enxugamento orçamentário, remanicomialização e mercantilização, com: retorno do Hospital Psiquiátrico às políticas, centralidade das Comunidades Terapêuticas na área de álcool e outras drogas, aumento no repasse a tais instituições e reversão da tendência de fechamento de leitos psiquiátricos e investimento em ações extra-hospitalares. Trata-se de uma descontinuidade na continuidade do desenvolvimento da RP; uma expressão na SM da dinâmica neoliberal, que se intensifica em nossa realidade a partir de 2015, recrudescendo a expropriação e espoliação da classe trabalhadora e do Estado pelo capital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Borges, Luciana. "SIGNOS DA MORTE COMO EXPRESSÃO DO EROTISMO EM CONTOS DE AUTORIA FEMININA." Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura 32 (January 5, 2020): 195–211. http://dx.doi.org/10.47250/intrell.v32i1.12876.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisa a antologia de contos Intimidades: dez contos eróticos de escritoras brasileiras e portuguesas, organizada por Luisa Coelho (2005). Composta de contos exclusivamente de lavra feminina, apresenta narrativas de temática sexual em cruzamento com questões de investiduras de gênero (gender) de modo a constituir o erotismo como uma experiência interior, subjetiva, e não apenas física, para as personagens retratadas. Transgressões, recuos estratégicos, conflitos, são mostrados de mistura com a díade continuidade e descontinuidade, reenviando, assim a um motto central da vida erótica em perspectiva batailliana: a proximidade intrínseca com a morte. Nos contos, portanto, a convivência de Eros e Thanatos será tomada como norteadora das estratégias de representação do sexo e do desejo nas fissuras da existência. Palavras-chave: Morte. Erotismo. Autoria feminina. Antologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Teixeira, Rafael Henrique. "Entre uma consciência que recorta e um intelecto que totaliza." Revista de Antropologia da UFSCar 1, no. 1 (June 1, 2009): 71–93. http://dx.doi.org/10.52426/rau.v1i1.4.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta uma reflexão comparativa entre as obras de Claude Lévi-Strauss e Henri Bergson. Tomo como ponto de partida os modos com os quais trabalham as noções de continuidade e descontinuidade, visando mostrar como essas noções se localizam no interior de uma problemática mais ampla, a qual julgo ser compartilhada por ambos: a questão da consciência e seu comércio com o real. Para tal, algo imprescindível é a operacionalidade que cada um confere ao elemento simbólico da experiência humana. É exatamente esse trato diferencial com o qual os signos são figurados em cada uma das obras, ora como impedimento, ora como condição de possibilidade de integração da experiência sensível, que nos permite vislumbrar os diferentes modos como esses autores prosseguem cada qual sua análise do comércio acima referido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Ramos, Maurício de Carvalho. "O conceito epistemológico histórico de nostoc a partir de uma leitura indiciária de A teoria celular de George Canguilhem." Intelligere 2, no. 1 (May 27, 2016): 112. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2016.114342.

Full text
Abstract:
Através de uma leitura indiciária de A teoria celular de Canguilhem, proponho, orientado metodicamente pelo estilo epistemológico histórico de investigação, a construção do conceito de nostoc como um conceito metamórfico que, integrado aos conceitos de blastema primordial e de lodo bíblico do botânico francês Charles Naudin, ajustam-se a uma cultura científica de amplo alcance empenhada em resolver o enigma da unidade morfológica dos seres orgânicos e vitais. O conceito de nostoc refere-se alquimicamente a uma substância gelatinosa proveniente das estrelas e dotada de virtudes médicas balsâmicas e, botanicamente, a uma alga cianofícea do gênero Nostoc. Examinado as ideias de Canguilhem, Naudin, Jung e Paracelso, esse conceito é proposto como uma oscilação nucleoplasmática, entendida como uma forma específica de expressão do tema mítico-científico da tensão entre continuidade e descontinuidade, tal como apresentado por Canguilhem em sua história do conceito de célula
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography