Academic literature on the topic 'Contratualização no Setor da Saúde'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Contratualização no Setor da Saúde.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Contratualização no Setor da Saúde"

1

Silva, Amilton Paulino, Andrea De Oliveira Goncalves, and Elioenai Dornelles Alves. "Caminhos da contratualização no setor de saúde pública no Distrito Federal de 2010 a 2012." Revista Eletronica Gestão & Saúde 6, no. 3 (September 25, 2015): 2987. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v6i3.22427.

Full text
Abstract:
Esse trabalho promove uma discussão acerca da contratualização no setor de saúde, em especial no âmbito do Distrito Federal, no período de 2010 a 2012, abordando o reflexo da política neoliberal na Reforma do Aparelho do Estado no Brasil e algumas de suas implicações no setor de saúde, com foco na utilização da contratualização como uma ferramenta disponível ao Estado para a promoção da equidade na prestação de serviços de saúde e no paradigma do modelo gerencial que se hibridiza com ferramentas do mercado. No caso da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (doravante SES/DF), os contratos relacionados ao atendimento de saúde básica e os contratos de média e alta complexidade representam pouco mais de 17% do total dispendido com contratos. Desses, apenas 4,68% e 4,41% estão destinados aos contratos de gestão, respectivamente nos anos de 2010 e de 2012, o que sugere a necessidade de estudo analítico detalhado como forma de identificação dos fatores que determinam o baixo índice de contratualização na SES/DF, bem como de análise da viabilidade (ou não) dessa modalidade no campo da gestão pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carnut, Leonardo, and Paulo Capel Narvai. "Avaliação de desempenho de sistemas de saúde e gerencialismo na gestão pública brasileira." Saúde e Sociedade 25, no. 2 (June 2016): 290–305. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902016144614.

Full text
Abstract:
Resumo Em saúde, a lógica da nova gestão pública considera os serviços sanitários como atividades públicas não-estatais, portanto executáveis por entes privados. Nesse cenário, a função de controle alcança o proscênio na discussão sobre a consolidação do Estado Regulador. Assim, este estudo se utilizou da técnica da revisão narrativa descrita por Rothers para tecer uma crítica inicial ao conteúdo em que o controle administrativo do Estado vem delineando no setor saúde. O foco recaiu sobre a forma direta como a contratualização de resultados vem sendo expressa em avaliações de desempenho dos sistemas de saúde. Como contra-argumento, reforça-se a atenção à complexidade do campo tanto do ponto de vista do intenso dissenso sobre termos fundamentais como dos problemas metodológicos no estudo dos sistemas de saúde. Além disso, foram emitidos comentários sobre as perspectivas de atuação para além da função controle e a necessidade de a comunidade científica reorientar o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Goya, Neusa, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, Ricardo José Soares Pontes, and Fábio Solon Tajra. "Regionalização da saúde: (in)visibilidade e (i)materialidade da universalidade e integralidade em saúde no trânsito de institucionalidades." Saúde e Sociedade 25, no. 4 (December 2016): 902–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902016161198.

Full text
Abstract:
Resumo A regionalização é uma estratégia de organização e integração de serviços em sistemas nacionais de saúde, colocando-se como um caminho a ser trilhado para a integralidade e universalidade. No entanto, constitui-se como princípio ainda invisível na sociedade brasileira, problematizando seus modos de gestão nas regiões de saúde, assim como seus efeitos reais na construção do devir da saúde em direito. Este artigo dedica-se a essa problematização e inscreve-se como uma produção a desnaturalizar processos e a possibilitar o aparecimento de acontecimentos postos em invisibilidade e dizibilidade pela “formação discursiva” da regionalização da saúde. Toma como habitação a regionalização da saúde do Ceará em curso desde meados de 1990. A partir de uma abordagem qualitativa, adota em conexão e análise os discursos em entrevistas com 23 gestores estaduais de saúde e narrativas documentais afins ao tema. Busca a constituição do “feixe de relações”, articulando sujeitos e instituições em produção de “saber-poder e verdade-poder”, segundo referência foucaultiana, e em diálogo com autores da saúde coletiva. A regionalização do Ceará aponta para uma reforma do setor saúde, delegando a gestão e prestação de serviços à Organização Social e aos consórcios, em contratualização procedimental e produtiva, fortalecendo o “empresariamento” da saúde e afetando a produção da integralidade e universalidade. Conclui-se que o estrato constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS) encontra-se em processo de rompimento, forjando um outro “regime de integralidade e de universalidade”, que se pode visualizar no fato do SUS estar em trânsito de institucionalidades e na transformação da saúde de direito, em um deslocamento reducionista, para o campo do direito do consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Baião, Juliana Jesus, and João Fernando Marcolan. "Política de saúde mental, ensino em enfermagem e dificuldades na prática assistencial." Research, Society and Development 9, no. 7 (April 28, 2020): e85973815. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3815.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem o objetivo de analisar a formação dos enfermeiros oriundos de instituições de ensino públicas e privadas, da cidade de São Paulo considerando as transformações propostas pela Política Nacional de Saúde Mental e pela Reforma Psiquiátrica brasileira. Pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva-exploratória, com uso do referencial metodológico da análise documental e da análise de conteúdo. Realizou-se entrevistas com os docentes responsáveis pelas disciplinas de Saúde Mental e foi elaborada a análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos que norteiam os cursos de enfermagem pesquisados. Foram identificados problemas que interferem na qualidade do ensino ofertado principalmente no que se refere as práticas de estágios nos serviços substitutivos, dos quais destacam-se a desarticulação e a inadequação do funcionamento da rede de atenção em saúde mental; a deficiência no número de serviços para atender a demanda da população e das escolas. Além disso, há dificuldades na contratualização com a gestão da saúde para estabelecer os campos de prática devido a terceirização do setor e na associação da teoria dada, em sala de aula, com as práticas desenvolvidas nas unidades de assistência. Percebeu-se que as instituições de ensino não ofertavam formação na graduação em enfermagem alinhadas às transformações propostas pela Política Nacional de Saúde Mental e pelos pressupostos da Reforma Psiquiátrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Siqueira, Márcia Portugal, and Elda Coelho de Azevedo Bussinguer. "A saúde no Brasil enquanto direito de cidadania: uma dimensão da integralidade regulada." Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, no. 8 (June 23, 2010): 253. http://dx.doi.org/10.18759/rdgf.v0i8.37.

Full text
Abstract:
Apresenta os conceitos e concepções de regulação do sistema público de saúde, com ênfase na regulação do acesso da população às tecnologias biomédicas, dirigida para a relação da gestão e dos gestores do SUS com a rede de prestadores de serviços de saúde complementar especializada de média e alta complexidade. Abordada as dimensões macro e micro da regulação constantes no Pacto pela Saúde e na Política Nacional de Regulação brasileira. Trata da regulação no âmbito legal do SUS e também no cotidiano dos serviços com o setor privado contratualizado, além da rede própria estatal, na oferta e garantia do acesso da população aos recursos assistenciais demandados. Também são abordadas as possíveis contribuições da regulação do acesso na atenção integral – integralidade regulada, para a efetiva assistência individual e êxito terapêutico, nos níveis secundário e terciário do SUS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Polati, Amanda Morais, David Geraldo Santos Oliveira, Vanessa Souza Amaral, Adélia Contiliano Expedito, Matheus Augusto Soares De Resende, and Deíse Moura De Oliveira. "Os desafios da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a ótica de gestores municipais de saúde." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 7, no. 1 (January 5, 2017): 2. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.348.

Full text
Abstract:
A descentralização é um dos princípios que remete a avanços significativos na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), pois rompe com o modelo centralizado na assistência e redistribui recursos e responsabilidades entre os entes federativos, passando a gestão do Sistema de Saúde ser uma responsabilidade compartilhada pela União, Estados e Municípios. Tal avanço descortina por outro lado inúmeros desafios, muitos deles inscritos no âmbito municipal, em que os gestores assumem papel fundamental para que as ações e serviços ofertados estejam em consonância com as necessidades particulares de cada região. Compreender os desafios inscritos na gestão do SUS sob a perspectiva dos gestores municipais de saúde de uma microrregião de saúde de Minas Gerais. Pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, que tem como participantes os gestores municipais de saúde de uma microrregião de saúde da Zona da Mata de Minas Gerais, composta por nove municípios. A coleta de dados iniciou-se no mês de junho de 2016, por meio de um roteiro de entrevista com questões abertas. Os dados estão sendo analisados à luz de Bardin e serão interpretados e discutidos em consonância com a literatura pertinente à temática. Cabe ressaltar que a coleta de dados encontra-se ainda em andamento, sendo realizada uma análise parcial dos dados coletados até o momento. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa, inscrito sob o Parecer nº1.147.443. A pesquisa permite preliminarmente evidenciar que os desafios inscritos na gestão do SUS estão relacionados ao subfinanciamento –repasse defasado e aquém do contratualizado, implicando em sobrecarga do ente municipal – ; à morosidade do sistema – em especial no tocante à marcação de cirurgias eletivas –; à gestão dos recursos humanos – relacionada à desqualificação de profissionais com perfil para atuar no SUS e, por outro lado, à precarização do trabalho em saúde– ; à ausência de autonomia do gestor – com ênfase para a impossibilidade de manejar os recursos do fundo municipal de saúde –; ao incipiente controle social – marcado pela ausência de participação da população na saúde – e a deficiente formação do próprio gestor para gerir um sistema complexo como o SUS – evidenciado no fato de a maioria dos gestores não terem experiência prévia no setor saúde. Conclusão: ao conhecer os desafios enfrentados pelos gestores municipais de saúde espera-se que este estudo produza evidências que auxiliem pesquisadores, profissionais de saúde e os próprios gestores do SUS a reconhecer os nós críticos que permeiam a municipalização e a (re)pensar possíveis caminhos para superá-los.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Garcia, Teise De Oliveira Guaranha. "Contratualização de resultados na gestão educacional escolar em redes estaduais de ensino." Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE 35, no. 1 (May 22, 2019): 077–98. http://dx.doi.org/10.21573/vol1n12019.89873.

Full text
Abstract:
O artigo, a partir de levantamento de dados em fontes primárias realizado em pesquisa interinstitucional que estuda estratégias de privatização nas redes estaduais de ensino brasileiras, apresenta e analisa a contratualização da gestão educacional e escolar em estados da federação. Verifica-se que após as experiências pioneiras de Minas Gerais outros estados introduziram formas de contratualização da gestão. À contratualização associa-se a transferência de responsabilidades para representantes do setor privado, com e sem fins lucrativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Broeiro, Paula. "Base social da saúde e ponderação de contexto na contratualização." Revista Portuguesa de Clínica Geral 37, no. 3 (June 1, 2021): 201–3. http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v37i3.13261.

Full text
Abstract:
Quanto à contratualização, por um lado, os reguladores deverão diminuir a sobrestimação do desempenho, dos serviços de saúde e dos seus profissionais nos resultados em saúde. Por outro lado, os próprios profissionais deverão aceitar o limite da sua intervenção e recentrar o modelo de contratualização em indicadores centrados na pessoa, com impacto na saúde, como o acesso e a qualidade de cuidados. A contratualização deverá, ainda, refletir o modelo biopsicossocial próprio dos CSP e espelhar a complexidade da realidade, sendo necessário que o IDG seja adequadamente ponderado/corrigido de acordo com o contexto. O grande salto qualitativo do IDG está, portanto, na capacidade de aumentar a sua «tolerabilidade» aos momentos do ciclo de vida da organização (e.g., ausência de profissionais) e adequar à especificidade da população, incluindo dimensões socioeconómicas (e.g., multiculturalidade, insuficiência económica).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Monteiro, Baltazar Ricardo, Fátima Candoso, Magda Reis, and Sónia Bastos. "Análise de desempenho de indicadores de contratualização em cuidados de saúde primários no período de 2009-2015 em Lisboa e Vale do Tejo, Portugal." Ciência & Saúde Coletiva 22, no. 3 (March 2017): 807–18. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017223.33242016.

Full text
Abstract:
Resumo As reformas iniciadas em 1996 pretendiam que as Administrações Regionais de Saúde (ARS) viessem a ter um papel relevante no processo de transformação de um sistema de saúde de modelo integrado num outro de modelo contratual. O instrumento essencial desta transformação viria a ser a Agência de Contratualização, instituída em cada uma das ARS. O seu papel na nova cultura de contratualização era de proceder a negociação de orçamentos prospectivos com as instituições prestadoras de cuidados de saúde, onde se incluíam os Cuidados de Saúde Primários. Este artigo realiza uma análise longitudinal da evolução de um conjunto de 9 indicadores de contratualização de cuidados de saúde primários, em três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Verificamos que a fixação de metas, em sede de contratualização externa e a sua monitorização e acompanhamento são decisivos para que os profissionais de saúde definam trajetórias e objetivos de desempenho. Reconhecemos ainda, a necessidade de se reverem os indicadores de base, fazendo-os evoluir para indicadores de resultado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa e Silva, Vanessa, Ana Escoval, and Virginia Alonso Hortale. "Contratualização na Atenção Primária à Saúde: a experiência de Portugal e Brasil." Ciência & Saúde Coletiva 19, no. 8 (August 2014): 3593–604. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014198.11822013.

Full text
Abstract:
A contratualização desenvolvida na Estratégia Saúde da Família é um tema ainda pouco estudado. É introduzida no Brasil em diferentes modelos, de acordo com o ente federativo contratante e o estatuto jurídico do prestador de serviços contratado; e em Portugal, a partir de modelo único de contratualização público-público com as Unidades de Saúde Familiar. Apresenta-se neste artigo o panorama atual da contratualização nos dois países, por meio de estudo de casos, e discutem-se seus atributos de planejamento conjunto, responsabilização com autonomia e sistema de incentivos ao desempenho. As principais contribuições da contratualização são: melhor coordenação das organizações de saúde; substituição da lógica hierárquica de comando-controle pela de maior participação; e responsabilização dos profissionais com melhor desempenho das suas atividades. Conclui-se que um dos elementos facilitadores é sua construção gradual, em um ambiente de aprendizagem permanente, com o protagonismo dos profissionais de saúde; e que seus maiores desafios são a transparência na condução dos processos, o fortalecimento dos mecanismos de auditoria e dos sistemas de informação, bem como a revisão permanente dos indicadores de monitoramento e sua adequação às necessidades de saúde da população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Contratualização no Setor da Saúde"

1

Gonçalves, Leonel José Batista. "Contratualização e nova gestão pública no setor da saúde : uma experiência em dois centros de responsabilidade hospitalares." Master's thesis, FEUC, 2013. http://hdl.handle.net/10316/24758.

Full text
Abstract:
Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Teresa Carla Oliveira e Marta Bronze.
Este relatório versa sobre um estágio curricular realizado num grande hospital universitário sob o paradigma da nova gestão pública, no contexto da implementação de um modelo de contratualização que visa alcançar eficiência económica. O estágio foi enquadrado num projeto de investigação-ação denominado de "Higher Performance and Psychological Well-Being", coordenado pela professora Teresa Carla Oliveira. O relatório avalia a literatura sobre o absentismo e o contrato psicológico e se o processo de contratualização, enfatizando a eficiência económica, favorece ou desfavorece a eficiência social, em termos de satisfação e motivação dos profissionais em termos de envolvimento com propósito e bem-estar psicológico. O relatório inclui também uma codificação de discurso relativo a estes temas como resultado de entrevistas realizadas pelo pesquisador com um administrador de dois Centros de Responsabilidade Integrada, dois médicos seniores e dois médicos intermédios, que são diretores, respectivamente, de cardiologia, oftalmologia, neurologia e cirurgia plástica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

El-Warrak, Leonardo de Oliveira. "A contratualização no âmbito da gestão pública em saúde: a experiência da área de planejamento 4 do município do Rio de Janeiro." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2008. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4932.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2012-09-06T01:11:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) 1022.pdf: 1294243 bytes, checksum: b8d1ab217a02961c2124bb215d06fbe2 (MD5) Previous issue date: 2008
O objetivo deste trabalho foi o de discutir o processo de contratualização na Área de Planejamento 4 do município do Rio de Janeiro a partir da Teoria dasMacroorganizações de Carlos Matus e de algumas correntes teóricas da Economia a fim de analisar a sua viabilidade de aplicação no campo da gestão pública em saúde. Para isto, foi realizada revisão bibliográfica dos principais eixos relacionados ao tema como a mudança de paradigma da Administração Pública, a Reforma do Estado e a Contratualização propriamente dita abordando alguns de seus aspectos e identificando os principais fatores críticos que condicionaram esse processo pelos relatos de atoresenvolvidos e pela análise documental.Os resultados encontrados demonstram que essa inovadora mudança na forma de governança dos serviços de saúde (introduzindo questões como responsabilização, eficiência e negociação) não foi suficiente para mudar a gestão conservadora da Saúdepública municipal baseada nas relações verticais. O trabalho aborda, ainda, asperspectivas desse novo modelo alertando para o fato de que a capacidade de governo é condição essencial para o sucesso da contratualização, sendo os atores peçasfundamentais na discussão de novas propostas no setor saúde e que a responsabilização constitui um componente relevante nas formulações de reforma administrativa, dotadode forte potencial transformador, desde que não se restrinja a meros rituais, ou seja, esvaziado como simples instrumento definidor de contrapartidas de recursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Araújo, Marcos Octávio Doria de. "Contrato de gestão hospitalar implantado no Estado de São Paulo, sob a égide da lei complementar n. 846, de 04.06.98." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2008. http://hdl.handle.net/10438/7990.

Full text
Abstract:
Submitted by Paulo Junior (paulo.jr@fgv.br) on 2011-04-28T18:51:22Z No. of bitstreams: 1 MARCOS OCTÁVIO.pdf: 1051497 bytes, checksum: b0ecb52ad4e3ff4db68eca908ab6c74b (MD5)
Approved for entry into archive by Paulo Junior(paulo.jr@fgv.br) on 2011-04-28T18:51:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARCOS OCTÁVIO.pdf: 1051497 bytes, checksum: b0ecb52ad4e3ff4db68eca908ab6c74b (MD5)
Made available in DSpace on 2011-05-03T12:57:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCOS OCTÁVIO.pdf: 1051497 bytes, checksum: b0ecb52ad4e3ff4db68eca908ab6c74b (MD5) Previous issue date: 2008-05-15
O presente trabalho tem por objetivo o estudo da aplicação do contrato de gestão hospitalar, implantado no Estado de São Paulo, sob a égide da Lei Complementar n. 846, de 04.06.98, tomando-se por base os seguintes aspectos: a) planejamento; b) convocação e processamento dos planos operacionais dos interessados; c) dispensa de licitação para contratação direta com organização social de saúde; d) contrato de gestão em si, suas cláusulas; e) controle público, interno e externo, f) características gerais dessa contratação; g) publicações dos atos; h) assessoria jurídica. Ao final, apresentamos as nossas sugestões para aprimoramento do modelo legal estudado, como, por exemplo, a adoção de medidas visando a ampliação de possíveis interessados na celebração do contrato, a concentração de prazos, sua padronização, e dilatação, além do estabelecimento de exigências relativas às condições econômicas e, especialmente, técnicas, de forma a se assegurar a boa execução contratual, tudo, no fundo, com o desiderato acadêmico de alguma forma contribuir com a Administração Pública brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ney, Márcia Silveira. "Sistemas de Avaliação Profissional no âmbito da Contratualização da Gestão na Atenção Primária à Saúde." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7066.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O objeto desse estudo foi a análise dos processos de avaliação de desempenho e contratualização da gestão para profissionais de saúde na Atenção Primária à Saúde. Para tanto, após revisão de literatura nacional e internacional optou-se por um estudo de caso em Portugal, com a finalidade de conhecer a trajetória da reforma da atenção primária no país, sua estrutura organizacional e as ferramentas de gestão utilizadas para avaliação de desempenho nas Unidades de Saúde Familiar (USF). Esse estudo possibilitou o aprofundamento das discussões sobre os processos que vem sendo instituídos para atenção primária no Brasil, como o programa nacional de melhoria do acesso e qualidade na atenção básica (PMAQ- AB). Desta forma, os objetivos do estudo foram: analisar o contexto geral e as condicionalidades de implantação do sistema de avaliação profissional na APS, identificar os fatores facilitadores e limitantes da gestão, identificar as ferramentas de monitoramento e a percepção dos dirigentes sobre o processo. Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, de natureza descritiva, com investigação narrativa, bibliográfica e documental. A pesquisa de campo em Portugal foi realizada através de entrevistas com aplicação de questionário semi-estruturado aos diretores executivos, coordenadores de USF, representantes do conselho clínico e unidade de apoio à gestão nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) selecionados. Como resultados, o trabalho aponta que uma nova estrutura de coordenação das unidades de saúde com a descentralização dos serviços, requerendo maior autonomia por parte dos gestores e profissionais de saúde, com enfoque no planejamento estratégico, aliados ao fortalecimento da capacidade de gestão dos dirigentes e regulamentação de um sistema de avaliação, tem contribuído para fortalecer o gerenciamento na APS. Aponta-se como fatores positivos do sistema de avaliação profissional, a redução na despesa pública com a utilização da gestão por objetivos, introdução da governança clínica, o trabalho em equipe, e uma maior responsabilização e motivação dos profissionais. Conclui-se que as experiências com sistemas de avaliação profissional e contratualização na APS apresentam um conjunto de recomendações que poderão beneficiar a evolução da reforma e melhoria do PMAQ no Brasil, considerando-se ainda sua fase inicial.
This thesis research aims at studying the process of performance evaluation and contracting management for health professionals within the context of primary care reform. It was performed a case study in Portugal to know the trajectory of primary care reform, studying its organizational model and management as well as the methodologies for performance evaluation and professional contracting. This study allowed the analysis of the processes that have been established for primary care in Brazil as the national program to improve access and quality in primary care (PMAQ-AB). The objectives of the study were to analyze the general context and constraints of the conditionalities system deployment job evaluation in APS, identify facilitating factors and limiting management process, identify the monitoring tools and the perception of managers on the process. This is an exploratory, descriptive narrative research, literature and documents, with a qualitative approach. Data collection consisted of a literature review, analysis of official documents and interviews with managers, coordinators of Family Health Units, council representatives and clinical unit management support in Clusters of Health Centers (ACES). As a result, the work points to a new coordination structure of health facilities with the decentralization of services, requiring greater autonomy on the part of managers and professionals, with a focus on strategic planning, combined with the strengthening of the management capacity of leaders and regulation of an evaluation system, has contributed to strengthening the management in Primary Health Care. Points as triggering factors of success when analyzing a system of professional evaluation, as the case of Portugal, the reduction in public spending, management by objectives, the introduction of clinical governance, teamwork, greater accountability of professionals and professional advancement, as a set of recommendations that would benefit the progress of reform and improvement PMAQ in Brazil, also considering its initial phase.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Albuquerque, Maria do Socorro Veloso de. "A promoção da equidade na política de saúde da cidade do Recife (2001-2008): uma análise a partir da inclusão de grupos sociais, da regulação assistencial e da contratualização em saúde." Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, 2011. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10594.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-06-01T19:28:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 519.pdf: 2192486 bytes, checksum: d7d8f0b78e374b27db9377359672f715 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2011
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil
A pesquisa analisou a promoção da equidade na Política de Saúde do Recife (2001-2008) na perspectiva da inclusão de grupos sociais, da regulação assistencial e do processo de contratualização dos serviços. Estudo de caso, com triangulação de técnicas (entrevistas semiestruturadas e análise documental). Sujeitos: gestores do nível central e distrital, coordenadores e técnicos da SMS do Recife, presentes nas duas gestões petistas (2001-2004; 2005-2008). Utilizou-se a análise temática de conteúdo com a mediação de categorias como: participação social, racionalidade técnica e política, integralidade, acesso, triângulo de governo, rede, redes de atenção, fundo público e controle público. Os achados indicam que a política de saúde da SMS incluiu diversos grupos sociais. No entanto, o PSF apresentou problemas na incorporação das necessidades dos usuários; a política de saúde do trabalhador não consolidou ações de vigilância em saúde; foi incipiente o processo de desospitalização/desinstitucionalização dos portadores de sofrimento psíquico; formulou política de atenção integral à saúde da população negra, mas, ainda observam-se barreiras de acesso por questões raciais e étnicas; na saúde da mulher foi além das ações relativas à gravidez/parto. Implantou arranjos organizacionais de regulação assistencial, mas, não investiu na regulação dos serviços especializados próprios. A SMS contratualizou apenas com o setor privado filantrópico, tampouco privilegiou o fortalecimento dos mecanismos de controle público. Conclui-se que a SMS do Recife adotou a concepção de equidade vertical ao incluir diversos grupos sociais com necessidades distintas, porém apresenta dificuldades em atendê-las na perspectiva de integralidade da atenção. O processo de regulação assistencial e contratualização pouco avançaram na promoção do acesso equânime e integral, na formação de rede e na subordinação dos interesses privados às necessidades assistenciais da população recifense
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ramos, Reneide Rodrigues. "A recepção da demanda espontânea no setor saúde da criança numa unidade básica de saúde." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7137/tde-22062009-105710/.

Full text
Abstract:
O Sistema Único de Saúde estabelece a Unidade Básica de Saúde como porta de entrada para o atendimento aos problemas/demandas de saúde. É nesse espaço, tradicionalmente conhecido como recepção e, mais recentemente como acolhimento, que as demandas dos usuários devem ser apresentadas e confrontadas com as possibilidades do serviço em responder a elas. O estudo teve como objetivo geral, caracterizar a atividade de recepção dos usuários do setor Saúde da Criança de uma Unidade Básica de Saúde, e como específicos, identificar e analisar as demandas por assistência à saúde que emergem na atividade de recepção e caracterizar e analisar as respostas oferecidas pelo serviço. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa que integrou um projeto mais amplo aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa, desenvolvido em um Centro de Saúde Escola. A observação livre foi utilizada para a coleta dos dados, realizada durante duas semanas típicas de agosto de 2007, por observadores treinados que conheciam o serviço. A amostra foi constituída por 42 observações, conduzidas na recepção do setor saúde da criança. Os sujeitos da pesquisa foram os trabalhadores de enfermagem que desempenhavam a atividade de recepção e os respectivos usuários que demandavam o atendimento. Para a análise, os dados registrados nas observações foram digitados e inseridos no software para pesquisa qualitativa N-Vivo 8, que ajudou a sistematizar a análise. Os textos foram submetidos à análise de conteúdo que resultou nas seguintes categorias: cumprimentos, demandas apresentadas pelos usuários, investigação por parte do trabalhador, respostas oferecidas pelos trabalhadores, supervisão e queixa do serviço. Os resultados evidenciaram que os usuários demandavam o serviço com diferentes necessidades, porém destacaram-se as demandas de ordem biológica, seguida de acesso a cuidado programado, que em sua maioria relacionava-se à solicitação de consulta médica. A investigação do trabalhador de enfermagem limitou-se à própria queixa, restringindo-se ao âmbito biológico. Entretanto, houve investigações ampliadas para além do biológico. Em relação à resposta do trabalhador, as mais expressivas referiram-se a 23 encaminhamentos para atendimento fora do dia (atendimento médico equivalente ao pronto atendimento), nove agendamentos para consulta de enfermagem e quatro para consulta médica. Apenas um caso foi encaminhado para atendimento de enfermagem e um caso para grupo de aleitamento materno. A supervisão ocorreu somente em quatro casos. Constatou-se um esforço do trabalhador em oferecer a consulta de enfermagem como alternativa para a resolução da demanda apresentada, além da tentativa de garantir a entrada da criança ao serviço por meio da queixa clínica. Entretanto, várias queixas relacionadas à dificuldade de acesso foram evidenciadas. A investigação evidenciou que a equipe de enfermagem basicamente desenvolveu como atividade de recepção encaminhamentos que prioriza o atendimento individual. Permanece, portanto, como desafio, a reorganização do serviço, com vistas à real implantação do acolhimento como diretriz para a atuação da equipe, no sentido de cumprir os princípios do Sistema Único de Saúde
The Brazilian National Health System sets the Primary Care Services as a gateway for attending the problems/needs of health. Its in this place, traditionally known as reception and, more recently as welcoming, that users needs must be presented and confronted to the possibilities of the service to answer for them. This study had as the overall objective to characterize the activity of reception for the users of Child Health Sector of the one Primary Care Service. The specifics objectives were to identify and analyze the needs for healthcare presented in the reception and to characterize and analyze the answers offered by the service. Its a study of case, with qualitative approach, which was part of a broader Project approved by the Ethical Committee in Research, developed in a Health-School Center. Data were collected through free observation during two typical weeks of August 2007, by trained observers who knew the service. The sample consisted of 42 observations, conducted at the reception area of Child Health Sector. The subjects were nursing workers who performed the reception activity and the respective users who needed the attendance. For the analysis, registered data of the observations were typed and inserted in the N-Vivo 8 software program for the qualitative research, which helped to systematize the analysis. The texts were submitted to content analysis, which resulted in the following categories: greetings of the worker, problems presented by users, inquiry and answer provided by the workers, supervision and complaint of service. The results showed that users demanded services with different needs. The biological problems were predominant, followed by access to care programs, which mostly related to the request for medical appointment. The inquiry of nursing worker was limited to the complaint itself, getting restricted to the biological scope. However, there were some inquiries beyond the biological. Regarding to the workers answer, the most expressive ones were related to 23 referrals for unscheduled attendance (medical attendance equivalent to the emergency attendance), nine appointments for nursing consultation and four for the medical one. Only one case was referred to nursing attendance as an alternative for solving the problem. The supervision occurred only in four cases. There was an effort of the workers to provide consultation to nursing as an alternative to resolving the demands presented in addition to trying to ensure the child\'s access to the service through clinical complaint. However, several complaints related to the difficulty of access were evidenced. This research showed that the nursing staff basically carried on activity of reception, referrals that prioritizes individual care. Therefore, it remains as challenge, the reorganization of service, for the implementation of welcoming as a guideline for the performance of team of nurse, to meet the principles of the Brazilian National Health System
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Perdicaris, Priscilla Reinisch. "Contratualização de resultados e desempenho no setor público: a experiência do contrato programa nos hospitais da administração direta no Estado de São Paulo." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2012. http://hdl.handle.net/10438/9390.

Full text
Abstract:
Submitted by Priscilla Perdicaris (priperdicaris@uol.com.br) on 2012-03-13T10:02:25Z No. of bitstreams: 1 Tese_Priscilla Perdicaris_Final.pdf: 5762834 bytes, checksum: 8e52d625323a674cf7fd316fe1b660c4 (MD5)
Approved for entry into archive by Gisele Isaura Hannickel (gisele.hannickel@fgv.br) on 2012-03-13T11:55:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Priscilla Perdicaris_Final.pdf: 5762834 bytes, checksum: 8e52d625323a674cf7fd316fe1b660c4 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-03-13T12:10:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_Priscilla Perdicaris_Final.pdf: 5762834 bytes, checksum: 8e52d625323a674cf7fd316fe1b660c4 (MD5) Previous issue date: 2012-02-29
The aim of this research is to evaluate the impact of results-based contracting on the performance of public managed and owned hospitals within the state of São Paulo. It intends to fulfill a gap in studies on New Public Management, showing correlations between the implementation of management polices and the results (outputs and outcomes) of an organization. The hypotheses to be tested is that management contracts increases performance by improving coordination within the government’s strategic centre, and stimulating organizational learning, while it promotes the adequate incentives to continuous improvement. A secondary objective of the research will be to understand how contracts are designed and managed, in order to minimize the problems of principal-agent relationship arising from this type of practice. The literature indicates that one way to minimize such problems has been the use of contracts based on trust, reciprocity and mutual learning, the socalled relational contracts, which will be explored in the case study analysis. The case selected to test the hypothesis is that of performance contracts of state managed hospital units from with the Health Department of São Paulo State (Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo – SES/SP), through the “Program Contract”, which started at the end of 2008. This experience will be used to test the contribution of results-based contracting to the quality of hospital services. Results show that there is a correlation between the introduction of contracts and hospital performance, with better outcomes in almost all of the aspects analyzed.
O escopo desta pesquisa é analisar o impacto da contratualização de resultados sobre o desempenho de hospitais públicos estaduais da Administração Direta no Estado de São Paulo. Este trabalho visa cobrir uma lacuna existente nos estudos de Nova Gestão Pública, buscando entender a correlação entre a implementação de políticas de gestão, no caso a contratualização, e os resultados de processo (outputs) e de impacto (outcomes) da organização. A hipótese a ser testada é a de que a contratualização melhora o desempenho das unidades hospitalares, pois aumenta a coordenação do núcleo estratégico de governo, estimula a aprendizagem organizacional, além de promover incentivos para a melhoria contínua. Um objetivo secundário da pesquisa será o de entender como os contratos são acompanhados, de forma a minimizar os problemas da relação agente-principal originados neste tipo de prática. A literatura indica que uma maneira de minimizar tais problemas tem sido a utilização de contratos baseados em confiança, reciprocidade e aprendizado mútuo, os chamados contratos relacionais, que serão explorados na análise do caso. O caso escolhido para testar a hipótese é o de contratualização das unidades hospitalares da Administração Direta (AD) com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES), através do “Contrato Programa” iniciado ao final de 2008. Os resultados indicam que há relação entre a introdução dos contratos e os resultados do hospital, com melhoria na maior parte dos indicadores analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Severiano, Fabiana Raquel Pires. "Análise exploratória da utilização da contabilidade de gestão no setor da saúde humana." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/20219.

Full text
Abstract:
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
Este estudo pretende identificar os instrumentos de contabilidade de gestão adotados nas empresas de saúde humana em Portugal, bem como o grau de sofisticação, fatores e finalidade da sua adoção. Para esse efeito, recorreu-se às 271 respostas obtidas através do questionário dirigido às empresas da base de dados, cuja análise foi efetuada através do STATA e Qualitative Comparative Analysis. As evidências revelaram que existe uma consciencialização generalizada quanto à importância dos instrumentos de contabilidade de gestão. Ainda assim, quando uma empresa revela que os adota, esta opta por instrumentos menos sofisticados, com o objetivo da gestão de custos. Os resultados sugerem que as empresas públicas de saúde adotam mais instrumentos do que as restantes por serem alvo de regulações ao nível da sua contabilidade de gestão e por sofrerem pressões no sentido da contenção de custos. A adoção de instrumentos por parte das empresas privadas parece ser influenciada pela formação da administração em gestão, sendo que à medida que a sofisticação dos instrumentos aumenta, as empresas adotantes revelam ser também parte integrante de algum grupo empresarial. Desta forma, a adoção de instrumentos mais sofisticados por parte de empresas privadas parece estar associada a empresas com escala, de maneira a poderem diluir custos relacionados com a sua implementação. As empresas não adotantes revelam ser mais antigas, fortemente influenciadas pela tradição e por culturas organizacionais mais rígidas, ou empresas sem escala, por não integrarem grupos económicos ou por insuficiência de dimensão, o que não as permite diluir custos de implementação dos instrumentos.
This study aims to identify the instruments of management accounting adopted by the health care companies in Portugal, as well as the degree of sophistication, factors and purpose of their adoption. Therefore, the 271 obtained answers through an inquiry addressed to the managers of companies from the database were used. Those answers were analyzed through STATA and Qualitative Comparative Analysis. The evidences showed that there is a generalized awareness about the importance of management accounting instruments. Nevertheless, when a company adopts them, it opts for less sophisticated instruments with the objective of cost management. The results suggest that public health care companies use more instruments than private ones, because they are targeted by regulations in what concerns their management accounting and suffer from pressure, cost containment-wise. The adoption of instruments by private companies appears to be influenced by the management training of the administration. As the sophistication of the instruments increases, the adopting companies also reveal to be part of some business group, which allows them to dilute implementation related costs. The non-adopting companies reveal to be older, strongly influenced by tradition and stricter organizational cultures, or companies which are not part of business groups and whose dimensions are not enough to allow them to dilute instruments implementation costs.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ditterich, Rafael Gomes. "A contratualização como ferramenta de gestão e organização da atenção primária da saúde : avanços, dificuldades e desafios / Rafael Gomes Ditterich ; orientador, Samuel Jorge Moysés." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2011. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2166.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011
Bibliografia: f. 99-101
O presente trabalho tem como objetivo descrever e discutir a percepção dos trabalhadores da saúde no município de Curitiba-PR, Brasil, sobre o uso do Contrato Interno de Gestão/Termo de Compromissos (TERCOM) e o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento da.
This study aims to describe and discuss the perception of health workers in the county of Curitiba-PR, Brazil, about the use of Internal Management Contract/ Statement of Commitment (TERCOM) and the Program of Quality Development Incentive (IDQ) as a tool
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Beatriz Rosa Pinheiro dos. "Gestão da informação no setor público de saúde : um estudo em Unidades de Saúde da Família /." Marília, 2019. http://hdl.handle.net/11449/180948.

Full text
Abstract:
Orientadora: Ieda Pelógia Martins Damian
Banca: Marta Lígia Pomim Valentim
Banca: Dunia Llanes Padrón
Banca:
Resumo: Atualmente a informação vem ganhando posição de destaque nas organizações, sejam elas públicas ou privadas. Nesse sentido, as organizações públicas de saúde têm se desenvolvido, buscando maneiras de inovar e melhorar seus serviços diante da sociedade contemporânea. As Tecnologias de Informação e Comunicação, os Sistemas de Informação em Saúde, incluindo o prontuário físico e eletrônico do paciente, presentes nas Unidades de Saúde da Família, auxiliam os profissionais a produzirem diariamente um alto volume de informação. Diante disso, torna-se imprescindível que essa quantidade de informação produzida seja gerenciada de maneira efetiva e inteligente, com a consciência dos funcionários sobre a importância da gestão da informação nos ambientes organizacionais e com o intuito de facilitar e otimizar o uso da informação nas ações diárias e nas tomadas de decisões dessas unidades. Nessa conjuntura, o problema que conduziu o desenvolvimento desta pesquisa foi: Como as Unidades de Saúde da Família utilizam e lidam com a gestão da informação nas suas práticas de trabalho e tomadas de decisão? À vista disso, o objetivo central foi analisar os processos da gestão da informação e sua presença nas práticas de trabalho das Unidades de Saúde da Família. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o roteiro de entrevista e o roteiro de observação, aplicados nas Unidades de Saúde da Família de Gália, Cândido Mota, Ga... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Currently, information has been gaining prominence in organizations, be they public or private. In this sense, public health organizations have developed, seeking ways to innovate and improve their services in the face of contemporary society. Information and Communication Technologies, Health Information Systems, including the patient's physical and electronic records, present in the Family Health Units, help professionals to produce a high volume of information daily. Given this, it is imperative that this amount of information produced be managed in an effective and intelligent manner, with the employees' awareness of the importance of information management in organizational environments and with the purpose of facilitating and optimizing the use of information in actions decisions of these units. At this juncture, the problem that led to the development of this research was: How do Family Health Units use and deal with information management in their work practices and decision making? In view of this, the central objective was to analyze the information management processes and their presence in the work practices of the Family Health Units. The research is qualitative, descriptive and exploratory in nature. The interview script and the observation script were used as instruments of research, applied in the Family Health Units of Gaul, Cândido Mota, Garça and Vera Cruz, municipalities of the state of São Paulo. In order to analyze the data, the Content Analysis method w... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Contratualização no Setor da Saúde"

1

Maria Cristina Costa Pinto Galvão. Gestão pública contemporânea: Contratualização de resultados na área da saúde. [São Paulo, Brazil]: Edições FUNDAP, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Maria Cristina Costa Pinto Galvão. Gestão pública contemporânea: Contratualização de resultados na área da saúde. [São Paulo, Brazil]: Edições FUNDAP, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Maria Cristina Costa Pinto Galvão. Gestão pública contemporânea: Contratualização de resultados na área da saúde. [São Paulo, Brazil]: Edições FUNDAP, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

(Brazil), União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde. Autogestão em saúde no Brasil, 1980-2005: História da organização e consolidação do setor. São Paulo, Brasil: UNIDAS, União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Brazil) Seminário Nacional de Informação e Saúde (1st 2000 Rio de Janeiro. I Seminário Nacional de Informação e Saúde: O setor saúde no contexto da sociedade da informação : 20 a 23 de novembro de 2000, Escola Nacional de Saúde Pública, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Iseu Affonso da, and Eduardo Corrêa Lima. O ensino da medicina na Universidade Federal do Paraná. 2nd ed. Curitiba, Paraná, Brasil: Editora UFPR, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Galvão, Maria Cristina Costa Pinto., ed. Gestão pública contemporânea: Contratualização de resultados na área da saúde. [São Paulo, Brazil]: Edições FUNDAP, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

O impacto da regulamentação no setor de saúde suplementar. Rio de Janeiro, RJ: Ministério da Saúde, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Notas de orientação técnica da OMS sobre os relatórios do Marco de Sendai para ministérios da saúde. Pan American Health Organization, 2021. http://dx.doi.org/10.37774/9789275723623.

Full text
Abstract:
As Notas de orientação técnica sobre os relatórios do Marco de Sendai da OMS têm como objetivo orientar o setor de saúde, em particular os ministérios da saúde em seu papel na coleta e comunicação de dados que sejam relevantes para as metas do Marco de Sendai e outros esquemas semelhantes, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As Notas de Orientação procuram ajudar a operacionalizar, simplificar e padronizar a coleta e a comunicação de dados por meio da aplicação de linguagem e métodos comuns. Elas fornecem informações sobre as questões-chave a serem levadas em consideração na coleta de dados de saúde e os tipos de dados que devem ser coletados e as possíveis partes interessadas com as quais se envolver.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Iseu Affonso da, 1926- and Lima Eduardo Corrêa, eds. O Ensino da medicina na Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná, Brasil: Editora UFPR, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Contratualização no Setor da Saúde"

1

Costa, Larissa Kelly Cunha, Maise Bessa Marques Santos, Ingrid Raiza Rodrigues Soares, and Conceição do Socorro Damasceno Barros. "PRODUÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO SETOR DE TOCOGINECOLOGIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA." In AMPLAMENTE: ESPECIALIDADES E DEMANDAS EM SAÚDE, 393–403. Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2020. http://dx.doi.org/10.47538/ac-2020.13-30.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Viana, Michell Vetoraci, Almir de França Ferraz, Danyela Gomes Cabaline Viana, Talita Xavier Claudino, Adalberto Corrêa Júnior, Luis Alves da Silva, Alice Silva Ferreira de Araújo, Rosilene Andrade Silva Rodrigues, Benedito Robson Monteiro de Andrade, and Aylton Figueira Júnior. "INFLUÊNCIA DA PREVALÊNCIA DA SÍNDROME METABÓLICA E ABSENTEÍSMO EM TRABALHADORES DO SETOR SIDERÚRGICO." In Política, Planejamento e Gestão em Saúde 4, 51–64. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9132027087.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dias, Josicleide de Oliveira, Marizania Sena Pereira, and Raviele Marques Araújo de Almeida. "ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DE ALIMENTOS NO SETOR DE FRIGORÍFICOS NA PANDEMIA DA COVID-19." In Temas em Saúde Coletiva: Covid-19, 1–12. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4312129031.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Nathália Leal Nunes da, and Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima. "SETOR PESQUEIRO NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA." In Ciências da Saúde: Influências sociais, políticas, institucionais e ideológicas 3, 224–35. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.54521080724.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Juliana Rodrigues de, and Raquel Luciana Ângela Marques Tauro Domingos. "A CONTRATUALIZAÇÃO E A REGULAÇÃO DO ACESSO AO SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO." In Ciências da Saúde no Brasil: Impasses e Desafios 8, 1–5. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2212025091.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Erica Laiza Alves de, Hellen Karoline Martins de Lima, Lizandra Mayrane Leite Melo, Pammala Mirelly Soares Vasconcelos, and Thassiany Sarmento Oliveira de Almeida. "Aplicação de protocolo cinesioterapêutico com uso lúdico de materiais recicláveis no setor de Hemodiálise." In Tópicos em Ciências da Saúde-Volume 7. 2019, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-147-0.cap.07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vilela, Jenifer Gomes Araújo, and Michelle Patrícia de Oliveira Santos. "EXPOSIÇÃO DOS RISCOS OCUPACIONAIS DA ENFERMAGEM NO SETOR DE HEMODINÂMICA: REVISÃO INTEGRATIVA." In Gerenciamento de Serviços de Saúde e Enfermagem, 123–29. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.67325210114.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Machado, Flavio Vaz, Annibal José Roris Rodriguez Scavarda do Carmo, Fernanda Rodrigues da Silva, Lucrécia Helena Loureiro, Ilda Cecília Moreira da Silva, Christina Silva Costa Klippel, Lucia Helena Antunes Pezzi, and Alexandre Fernando Coutinho da Silva. "Análise dos desafios na implementação do Lean no setor da saúde." In Tópicos em Administração – Volume 28. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-209-5.cap.17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Araújo, Elana Fabricia Ferreira, and Nilzabeth Leite Coêlho. "INTERSETORIALIDADE E SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL: A COMUNICAÇÃO ENTRE CAPSi, SETOR EDUCACIONAL E FAMÍLIA." In Consciência e atividade: Categorias fundamentais da psicologia, 151–64. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.41521300615.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Beserra, Ingrid Karla da Nóbrega. "A APREENSÃO DA CATEGORIA INSTRUMENTALIDADE E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NO SETOR SAÚDE." In Ciências da Saúde: Avanços Recentes e Necessidades Sociais, 1–12. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6432025051.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Contratualização no Setor da Saúde"

1

Agrizzi, Luciano Moresco, and Tassia M. M. Agrizzi. "O impacto da reforma trabalhista na saúde dos trabalhadores do setor de saúde." In 17º Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. 17 - Supl.1, 2019. http://dx.doi.org/10.5327/z16794435201917s1tl002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vieira, Rebeca Yasmin Ribeiro, Lunagyla Nunes da Silva, Ana Carla Andrade Ribeiro, and Ana Cristina Freire Abud. "Papel do Setor da Recepção dos Serviços de Saúde Dentro da Política de Humanização do Sus." In Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde. Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10621.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

HIRATUKA, Celio, Marco Antonio ROCHA, and Fernando SARTI. "FINANCEIRIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO NO SETOR DE SERVIÇOS DE SAÚDE: IMPACTOS SOBRE O BRASIL." In 1º Encontro da Nacional de Economia Industrial e Inovação. São Paulo: Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/engpro-1enei-033.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Faria, Mário Parreiras de. "Mariana e Brumadinho: a repercussão dos desastres do setor de mineração na saúde ambiental." In 17º Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. 17 - Supl.1, 2019. http://dx.doi.org/10.5327/z16794435201917s1006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Brito, Fábio Sergio Lima, Juliana Maia Duarte, Ana Paula Gomes Mendonça, Clara Cardoso Ferreira, Rebeca Pina Nunes, and Eduarda Izabelly Soares Ribeiro. "ANÁLISE DO ATENDIMENTO A LEGISLAÇÃO DE QUALIDADE DA ÁGUA NO SETOR SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ." In IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/xveneeamb-060.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Letícia Suyane Bento De, Elias Fernandes Da Silva Neto, Marcela Vitória Dantas Sampaio, Maria Vitoria Dantas Sampaio, and Lorran Madson Dantas De Medeiros. "IMPORTÂNCIA DA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO NA PEDIATRIA: REVISÃO DE LITERATURA." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1396.

Full text
Abstract:
Introdução: Em decorrência de prováveis limitações, especialmente, éticas, legais e econômicas referentes aos estudos de ensaios clínicos envolvendo crianças e recém-nascidos, bem como a alta variação das características fisiológicas do público em destaque, o setor de medicamentos pediátricos tornou-se um campo limitado e pouco lucrativo para as indústrias farmacêuticas, implicando no usos de terapias alternativas sem comprovação de eficácia e segurança como o off label. Contudo, a utilização do medicamento manipulado surge como uma escolha na resolução dessa problemática, uma vez que ela permite a obtenção de um medicamento com características e vantagens, que não são encontradas no medicamento industrializado. Objetivo: Avaliar a relevância dos medicamentos manipulados na pediatria. Material e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada através de levantamento bibliográfico, baseado em 10 artigos gratuitos encontrados nas bases de dados SciElo e Google scholar, no período de 2015 a 2020, utilizando tais descritores: farmácia magistral e farmacoterapia pediátrica. Resultados: Os medicamentos manipulados demonstraram eficácia e segurança terapêutica para pacientes pediátricos, destacando-se em relação aos industrializados pela exclusividade em atender a particularidade do indivíduo, na forma farmacêutica adequada, e a melhor via de administração para o paciente, assim como, na possibilidade de ajustes de dose para o tempo estabelecido do tratamento. Esta última evita a ocorrência de erros quanto a subdosagem ou sobredosagem ao tentar adaptar medicamentos de uso adulto para uso pediátrico, influenciando diretamente na terapia medicamentosa, podendo levar a ineficácia do medicamento ou a um quadro de intoxicações. Somando-se a isso, a adequação das formas farmacêuticas para o setor pediatra, é extremamente necessária, pois a utilização de formulações líquidas orais, especialmente suspensões e soluções, contribui para a adesão ao tratamento farmacológico. Conclusão: Com o desinteresse econômico da indústria no desenvolvimento de medicamentos específicos para a população pediátrica, ressalta-se a importância da atuação da farmácia magistral na assistência à saúde dessa classe, fornecendo preparações orais liquidas individualizadas capaz de tratar e curar as enfermidades de cada criança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ohtani, Renê Felippe, Jaqueline Oliveira Valdeviño Nascimento, Nancy Val Y Val Peres da Mota, and Ticiane Nishimoto. "Proposta de otimização da produtividade do setor de coleta externa de um hemocentro do Estado de São Paulo." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM SERVIçOS E SISTEMAS DE SAúDE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/qualihosp-2019-112165.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mundim, Guilhermo Justino, and Hugo Francisco Zambrana. "Oxigenoterapia hiperbárica no gerenciamento de queimaduras acidentárias: 4 anos de experiência da saúde ocupacional de empresa do setor sucroenergético." In 17º Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. 17 - Supl.1, 2019. http://dx.doi.org/10.5327/z16794435201917s1tl095.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barbosa, Ana Paula De Magalhães, Fátima Helena Do Espírito Santo, and Michelle Freitas De Souza. "CUIDADOS PALIATIVOS EM TERAPIA INTENSIVA: VISÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1436.

Full text
Abstract:
Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o serviço hospitalar destinado a usuários em situação grave ou de risco que necessitam de cuidados intensivos, assistência ininterrupta e monitorização contínua. É nessa unidade que encaramos com frequência as realidades humanas mais temidas, como dor, sofrimento e morte. Nesse contexto, os cuidados paliativos trazem uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e seus familiares quando enfrentam problemas inerentes a uma doença com risco de vida. Objetivo: analisar a visão dos profissionais de saúde frente ao paciente fora de possibilidade terapêutica na UTI. Material e Métodos: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 15 profissionais de saúde da UTI de um Hospital Universitário. Foram incluídos profissionais com tempo mínimo de seis meses de experiência no setor, presentes no plantão diurno, no momento da coleta, que ocorreu entre outubro e dezembro de 2018, através de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas e submetidas à análise temática de conteúdos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense sob o parecer de n°1.693.754. Resultados: os participantes relataram que veem os pacientes em cuidados paliativos como pessoas que necessitam de medidas que tornem o processo de morte menos sofrido e mais digno, também demonstram insatisfação com a realidade do cenário atual dos cuidados paliativos na terapia intensiva e muitas vezes se sentem despreparados para prestar a assistência adequada, sendo a dificuldade de comunicação entre a equipe um problema recorrente nas falas dos entrevistados. Os participantes sugeriram a elaboração de treinamentos para a equipe, implementação de uma comissão multidisciplinar de cuidados paliativos, maior interação entre profissionais e família e necessidade de humanização do cuidado prestado. Conclusão: A implementação dos cuidados paliativos na UTI é um desafio para toda a equipe, visando o equilíbrio entre medidas paliativas e curativas. Muitos avanços precisam acontecer, principalmente em pesquisas na área bem como no campo da legislação. Os resultados obtidos possibilitaram traçar metas para avanços no campo prático em direção a uma assistência mais centrada no indivíduo e na sua autonomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, Vinicius Zanchet de, Alex de Quadro, Daniela Baggio, and Deise Taiana de Ávila Dias. "Satisfação, Propaganda Boca a Boca Positiva e Intenção de Recompra do Consumidor: uma Análise no Setor da Saúde." In Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Educs, 2018. http://dx.doi.org/10.18226/610001/mostraxviii.2018.30.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography