To see the other types of publications on this topic, follow the link: Controle e automação.

Journal articles on the topic 'Controle e automação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Controle e automação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

De Souza, Pedro Henrique Arantes, Marlon Hugo Rodrigues Da Silva, Ricardo Bernardes De Mello, Fabricio Pelloso Piurcosky, and Wariston Fernando Pereira. "AUTOMAÇÃO E MONITORAMENTO EM AQUÁRIOS UTILIZANDO ARDUÍNO." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 19, no. 2 (March 8, 2019): 162–81. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v19i2.144.

Full text
Abstract:
O tema abordado neste projeto, consiste na construção de um protótipo que realiza a automação e controle em aquários utilizando a plataforma de prototipagem arduíno e a web. Tal abordagem se faz necessário devido que aquariofilia é um hobby bastante difundido em todo mundo e no mercado não se encontra esse tipo de solução. Por ser um hobby de um custo na maioria das vezes elevado e também para pessoas que não dispõem de muito tempo livre, requer um cuidado maior na questão de controle e monitoramento do ambiente aquático. O controle é feito utilizando sensores (temperatura, ph, nível de água) e acionadores que ativam e desativam (iluminação, filtro de água, injetor de gás carbônico, aquecedor e alimentador) e o monitoramento é exibido no display de LCD, que mostra os valores de retorno dos sensores (valor da temperatura, valor do PH, nível de água) e estados dos acionadores (ligado ou desligado) e para manutenção terá o controle manual dos acionadores utilizando chave de liga e desliga. Este projeto será conseguido através de ação-pesquisa. Durante o seu desenvolvimento foram encontradAs dificuldades com o módulo ethernet, mas o objetivo foi obtido sem o uso de interface web.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Teixeira, Cenidalva Miranda de Sousa, and Raimunda Ramos Marinho. "PLANEJAMENTO E GESTÃO DO PROCESSO DE AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS: experiências de aprendizado no curso de Biblioteconomia." Convergências em Ciência da Informação 1, no. 2 (November 9, 2018): 57–65. http://dx.doi.org/10.33467/conci.v1i2.10212.

Full text
Abstract:
Apresenta-se o planejamento como ferramenta do processo de automação de bibliotecas com vista à gestão de serviços da biblioteca escolar. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, tendo como base o estudo de caso para relatar a experiência desenvolvida na disciplina de Automação em Unidades de Informação pelo curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Aventa-se o Biblivre como software para gerenciamento de acervo e a integração entre bibliotecas. Conclui-se que a automação potencializa as ações da biblioteca e garante controle, rapidez e precisão na recuperação da informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Da Silva Pinheiro, André Luís, Antônio José Dias da Silva, Geraldo Motta Azevedo Júnior, and Tiago Coelho Premerl Leite. "Automação Residencial de Baixo Custo com Controle por Rádio Frequência." Projectus 5, no. 1 (August 24, 2021): 54–74. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2020v5n1p54.

Full text
Abstract:
Sistemas de automação residencial que se utilizam de tecnologias modernas, normalmente possuem um valor de mercado elevado. Tais sistemas, agregam também uma alta complexidade de implementação, sem levar em conta que muitas das vezes, necessita de alguma arquitetura previamente existente (por exemplo uma rede Wi-Fi). Sendo assim, praticamente tais sistemas ficam restritos ao público consumidor de maior poder aquisitivo. O principal objetivo deste projeto, consiste em reduzir os encargos de produção e como consequência o custo dos sistemas de automação residencial, para que pessoas de baixa renda, possam usufruir de tal tecnologia. A utilização de transmissores e receptores de rádio frequência para o acionamento de comandos ao invés de tecnologias modernas de transmissão, como redes Wi-Fi, traz a redução dos encargos de produção e maior facilidade de implantação pois, não existe a necessidade de associar sistemas de tecnologia mais complexas ao sistema de automação. Para realizar a comunicação entre os dispositivos a serem automatizados serão utilizados componentes como o HT12E e HT12D (Encoder e Decoder para RF) juntamente com as chaves de acionamento e luzes sinalizadoras no controle remoto para execução de comandos em qualquer lugar da casa. Os resultados obtidos atenderam a proposta do projeto. O custo final ficou em R$ 102,10. Neste valor, está incluso a construção do controle e do atuador, o que possibilitou maior acessibilidade ao sistema pelas classes menos favorecidas. Sendo assim, pode-se dizer que o objetivo do projeto foi alcançado validando o trabalho realizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Adrison. "O PROJETO DE UMA ESTEIRA SEPARADORA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE AUTOMAÇÃO A EVENTOS DISCRETOS." Revista Tecnológica 29, no. 1 (January 4, 2020): 130–41. http://dx.doi.org/10.4025/revtecnol.v29i1.50942.

Full text
Abstract:
O projeto de uma esteira separadora didática para o ensino de automação a eventos discretos é um projeto desenvolvido para adquirir conhecimentos nos métodos de projeto de engenharia e tecnologias utilizadas por um engenheiro de controle e automação. Criando uma bancada didática que emula uma esteira seletora industrial, através do levantamento de requisitos, projeto de hardware, software e sugestão de roteiros que serão utilizados no plano de ensino das disciplinas de automação, utilizou-se a estrutura de projeto de engenharia como: entrevistas, projeto conceitual, projeto preliminar e projeto detalhado. Os resultados serão utilizados para implementar projetos que darão suporte ao ensino de automação como: acionamento de motor CC por PWM, detecção de objetos metálicos por sensor indutivo e acionamento de servo motor para seleção, além de ser uma ferramenta que pode ser utilizada em feiras de exposição e para o ensino de técnicas de programação a secundaristas. Durante o desenvolvimento do projeto foram realizadas formas de controle automáticos a partir do arduino. No teste da esteira a mesma obteve êxito em seu funcionamento realizando a lógica de programação elaborada no trabalho com sucesso. Assim, a utilização do arduino é uma aplicação atual na simulação de Sed como os encontrados nas indústrias, sendo capaz de realizar o controle de diversos tipos de processos por meio de programação mais fácil e habitual para quem familiaridade com linguagem C++.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Antonello, Ricardo, Ciro Nagel De Marco, Thiago Dalmedico Flores, and Haroldo Gegório de Oliveira. "Microfarms: análise da complexidade tecnológica e custos para a criação de microfazendas para produção de alimentos." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 13, no. 24 (December 23, 2016): 184. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p184.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p184Este trabalho apresenta um relato de experiência de um estudo envolvendo a análise da complexidade tecnológica e custos para a criação de microfazendas para produção de alimentos. A tecnologia estudada envolveu a técnica de hidroponia para o cultivo de hortaliças. Para a automação da microfazenda foi estudada a tecnologia Open-Hardware Arduíno. Foram estudados aspectos relacionados a automação do controle dos nutrientes, da iluminação e do controle de variáveis do ambiente como a temperatura. Como resultado concluímos que a um baixo custo é possível criar uma microfazenda para produção de alimentos utilizando técnicas hidropônicas. A criação do protótipo e testes são sugeridos para trabalhos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Teixeira, Cenidalva Miranda de Sousa, and Cecilna Miranda de Sousa Teixeira. "A utilização do plano diretor de informática como prática de ensino do processo de automação em Biblioteca escolar." Convergências em Ciência da Informação 2, no. 3 (May 21, 2020): 214–31. http://dx.doi.org/10.33467/conci.v2i3.13692.

Full text
Abstract:
Estudo sobre a prática de ensino do processo de automação em biblioteca escolar, com utilização do plano diretor de informática - PDI para automação dos serviços, que visa estruturar todo o processo em relação ao acervo e usuário existente no âmbito da biblioteca escolar da UEB Rosália Freire. Tem como objetivo geral destacar o PDI como prática de ensino para elaboração de uma proposta de automação para a biblioteca da referida unidade escolar, tornando-o um parâmetro à facilidade de uso na rotina de trabalho. Tem como objetivos específicos identificar as necessidades da biblioteca escolar da UEB Rosália Freire; elaborar um levantamento dos serviços e rotinas da referida biblioteca; estruturar um diagnóstico destinado à automação; utilizar o PDI como ferramenta no processo de automação. A metodologia deste estudo corresponde a uma pesquisa exploratória e descritiva, pautada na pesquisa bibliográfica, considerando vários autores e estudos explanados em sala de aula na disciplina de Automação de Unidades de Informação. Para elucidar os questionamentos e compreensão acerca da automação na biblioteca da UEB Rosália Freire, fez-se uso da observação do ambiente para análise inicial da ergonomia no espaço da biblioteca. Conclui-se que, como toda unidade de informação requer uma organização para que seus produtos e serviços sejam oferecidos com qualidade, a implantação dos serviços automatizados torna-se necessário para que haja controle e oferta desses serviços aos usuários noambiente da escola. A utilização do PDI como ferramenta de estudo para automação de bibliotecas consistiu num aprendizado prático para os alunos, permitindo maior clareza nos processos de automação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Ananza Di Renzo dos, Ivana Bevilacqua de Menezes, and Tadeu Miranda de Queiroz. "Proposta de automação da produção de massa de queijo com controle de nível e de temperatura." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 3 (December 22, 2020): 458–68. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.003.0037.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma proposta de automação e controle do processo fabricação de massa de queijos tipo minas frescal, utilizando um sistema de controle de nível e de temperatura para o leite. O protótipo é composto por três reservatórios, sendo um utilizado para o leite crú, outro para o coagulante e o último para realizar a mistura (leite + coagulante). Utilizaram-se também de duas bombas centrífugas, sensores de nível e temperatura, aquecedor de resistência elétrica, agitador mecânico e placa de controle microcontrolada. A ação de controle on-off foi utilizada para o monitoramento do de nível de líquido nos tanques, aquecedor de resistência elétrica, agitador e a temperatura (LM35) do leite. Através do algoritmo desenvolvido no software do compilador TBASIC, o tempo de coagulação do leite foi pré-definido e controlado. O protótipo demonstrou bons resultados, funcionando com eficácia e respondendo de forma positiva os resultados esperados, tornando-se uma alternativa viável para automação do processo de fabricação de massa de queijo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Washington Lopes da, and Jorge Rady de Almeida Jr. "AUDITORIA CONTÍNUA DE DADOS COMO INSTRUMENTO DE AUTOMAÇÃO DO CONTROLE EMPRESARIAL." Journal of Information Systems and Technology Management 11, no. 2 (August 21, 2014): 437–60. http://dx.doi.org/10.4301/s1807-17752014000200012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, José Amaro de. "Modernização e organização do trabalho: o caso de uma empresa petroquímica." Production 2, no. 1 (June 1992): 39–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131992000100003.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta um estudo de caso de implantação do Plano Integrado entre Automação e Informatização (PIAI) numa Empresa Petroquímica, analisando suas implicações na Organização do Trabalho (OT) de engenharia de processo e de programação e controle da produção. Os resultados apontaram a existência de ilhas de automação/informatização em vários setores da empresa, reforçando a tese da necessidade da implantação de um processo de racionalização antes de se avançar na integração. Conclui-se também, que o PIAI potencializa economia no quantitativo de pessoal e mudanças no conteúdo do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Leite, José Yvan Pereira, Bruno Gonçalves Silva, Daniel Nunes da Silva, and José Rodolpho Marinho Texeira. "CONTROLE DE PROCESSO EM LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO MINERAL." HOLOS 6 (December 5, 2017): 241. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.6522.

Full text
Abstract:
O controle de processo tem grande importância nas plantas de tratamento de minérios. A instrumentação utilizada é incipiente na maior parte das usinas. Isto se deve provavelmente à ausência deste conteúdo no currículo dos cursos técnicos e de graduação na área mineral. Este trabalho tem como objetivo apresentar a inclusão do controle de processo utilizando inversores de frequência e a plataforma Arduino, tendo em vista a automação de processo em equipamentos de laboratório de processamento mineral. O uso do inversor de frequência permitiu efetuar controle de processos, tais como: taxa de alimentação, vazão, pressão, força G, frequências, entre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Gomes, Fabio Fonseca Barbosa, Igor González Pimenta, and Leandro Fernandes De Oliveira. "AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL COM UM SISTEMA CONTEXTUAL PARA CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DOMÉSTICOS (SCED)." Revista Engenharia e Tecnologia Aplicada - UNG-Ser 4, no. 1 (January 25, 2021): 5. http://dx.doi.org/10.33947/2595-6264-v4n1-3897.

Full text
Abstract:
Muitos dispositivos eletrônicos em uso, atualmente, trazem dificuldades para os usuários. Os controles remotos tradicionais possuem uma série de problemas como o diferente conjunto de botões, falta de bateria ou pilha além da grande quantidade de controles necessários para operar diversos dispositivos diferentes. Quanto mais pessoas tiverem Smartphones, a possibilidade de usá-los como: controles remotos universais para facilitar o uso de dispositivos eletrônicos domésticos tornasse mais evidente. Para isso é necessário o desenvolvimento de um aplicativo que precisa ser sensível ao contexto, porque ele se adaptará a condições variáveis, como proximidade do dispositivo, conjunto de dispositivos e status dos dispositivos. Este artigo relata a implementação e testes funcionais e de usabilidade do SCED, um aplicativo que visa controlar um conjunto de dispositivos eletrônicos em casa. Foi construído com base em resultados de pesquisas anteriores sobre a integração de dispositivos eletrônicos usando componentes baratos como Raspberry Pi e microcontrolador Arduino. Para uma validação preliminar foram realizados alguns testes com voluntários e estão presentes os resultados de usabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Zullo, Marco Antonio Teixeira. "Uso de aproximações no controle de qualidade de laboratórios analíticos de rotina." Bragantia 44, no. 1 (1985): 217–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87051985000100019.

Full text
Abstract:
Apresenta-se um método para o controle de qualidade de laboratórios analíticos de rotina que consiste em testar os resultados de uma amostra-controle quanto às suas probabilidades de ocorrência e quanto a serem ou não aproximações dos resultados previamente obtidos para a amostra. O método é não-tendencioso, passível de automação, e pode ser aplicado a todas as análises realizadas sobre uma mesma amostra-controle, mesmo àquelas onde a média e o desvio-padrão sejam incorretamente estimados pelo uso de um número insuficiente de algarismos significativos para expressar os resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Oliveira, Andre Luiz Silva, João Paulo Teixeira, Juliano Sansão, Rafael Hashinaga, Rafael Cardoso, Jonatas Alves, and Helosman Valente. "MINI ROBÔ AUTÔNOMO PARA COMPETIÇÃO DE SUMÔ." Revista Univap 22, no. 40 (February 14, 2017): 536. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1151.

Full text
Abstract:
Este trabalho descreve o projeto de construção do sumô de robô, que tem como principal objetivo produzir conhecimento da prática acerca de robótica, automação, programação, comandos elétricos, desenvolvimento de peças. O sumô de robô consiste em uma modalidade de competição de lutas contra robôs, que assemelha ao sumô humano. A elaboração e construção deste robô foram necessários à utilização de microcontroladores, sensores, protocolos de comunicação, sistema de tração e integração de sistemas de diferentes disciplinas, como mecânica, elétrica e controle. O robô de sumô é um passo importante no processo do desenvolvimento de conhecimento na área de automação, pois qualquer robô autônomo necessita da integração entre mecânica, eletrônica e software.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Vasconcelos, Felipe Bandeira, Matheus Xavier Rocha, and Auzuir Ripardo De Alexandria. "Automação em um Sistema de Tratamento e Distribuição de Água: Um Estudo de Caso." Conexões - Ciência e Tecnologia 12, no. 3 (December 21, 2018): 25. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v12i3.1323.

Full text
Abstract:
A automação é essencial para o êxito de grande parte das organizações atuais, principalmente quando se trata de algo essencial à sobrevivência humana: a água. A supervisão e controle da água são importantes na sua distribuição para população e redução de eventuais desperdícios. Assim, objetivou-se estudar o sistema de abastecimento de água da região metropolitana de Fortaleza, verificando a eficiência em todo o processo de tratamento e distribuição de água, com desperdícios minimizados. A metodologia utilizada foi o estudo de caso na empresa responsável pelo tratamento e distribuição de água na região citada. Com o uso de transmissores de pressão, vazão, nível e analisador de cloro, a automação desse sistema coleta dados, processa-os e atua em cima destes para atender a demanda da população. Conclui-se que a automação do sistema de abastecimento estudado é eficiente na distribuição de água de qualidade e na redução de possíveis desperdícios, sendo considerada ambientalmente sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

SOUSA, RENATA, G. R. TAIRA, and S. W. PARK. "INTEGRAÇÃO DO SISTEMA CIBER-FÍSICO PARA SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO, INTERTRAVAMENTO E CONTROLE DE UM REATOR BATELADA." Journal of Engineering and Exact Sciences 5, no. 5 (December 20, 2019): 0424–32. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl5iss5pp0424-0432.

Full text
Abstract:
O presente trabalho destina-se a esclarecer o conceito de Indústria 4.0 para sistemas de controle industrial de Engenharia Química, não abandonando as técnicas consagradas e colocando-as no contexto ciber-físico através da integração entre sistema de informação, modelo virtual e o processo físico. Após a elaboração da arquitetura e programação dentro de cada módulo de sistema de controle, incluindo um observador virtual, é realizada a aplicação de intertravamento no controle de um reator de batelada, mostrando as funcionalidades de automação ciberfísica quando comparada à complexidade de hardwares em sistemas tradicionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Fernandes, Fernando, Silvia Galvão de Souza, Cláudio Waldir Nunes, Reinaldo Gonçalves Nogueira, and Fabiana Izume. "Automação para o controle da aeração em reator piloto para compostagem do lodo." Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas 21, no. 4 (December 15, 2000): 89. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0375.2000v21n4p89.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Queiroz, Ricardo Alexandro de A., and José Reinaldo Silva. "Eliciação e comunicação de requisitos em domínios disjuntos: estudo de caso para automação na área médica." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 20, no. 4 (December 2009): 637–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592009000400014.

Full text
Abstract:
O final do século passado foi marcado por um crescente intresse nas fases preliminares do processo de design, especificamente na fase de requisitos e definição do problema. Na área de automação, o gerenciamento de requisitos é determinante para o sucesso dos projetos, embora grande parte do esforço no desenvolvimento de técnicas e métodos ter sido direcionado para as fases posteriores: o design e a implementação. Por não serem formais, os processos de eliciação e análise de requisitos são subestimados por profissionais da área de automação, onde o formalismo é fundamental para a validação dos processos de controle, automação e supervisão. Em especial, quando os ambientes de desenvolvimeno e de aplicação são disjuntos, isto é, usuários e stakeholders pertencem a um domínio com pouca ou nenhuma interseção com a área da engenharia, informática e automação, os processos de eliciação e análise se tornam bastante complicados. Neste trabalho é apresentada uma proposta de sistematização do gerenciamento de requisitos para domínios disjuntos, adaptando técnicas já conhecidas ao processo de prototipagem virtual, consolidado após o início deste século. Um estudo de caso é apresentado onde o desenvolvimento se dá na área de Engenharia de Automação para aplicações em processos pertinentes à cirurgia de catarata. Para aproximar os domínios busca-se uma abordagem mais simplificada das técnicas de prototipagem virtual tornando o processo mais prático, sem no entanto abdicar do formalismo dos modelos. Os dados levantados foram obtidos com a colaboração do Hospital Santa Luzia, Salvador, Bahia, e do Instituto da Visão, UNIFESP, em São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Campos, Antonio Luiz P. S., and Michel Madson ALves Cabral. "SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL DE BAIXO CUSTO: UMA REALIDADE POSSÍVEL." HOLOS 3 (March 2, 2009): 26. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2008.173.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente trabalho apresenta uma introdução à automação residencial e apresenta dois sistemas de baixo custo para serem usados com esse propósito. O primeiro sistema foi implementado para controle liga/desliga de uma bomba d’água para reservatórios. O segundo foi projetado para auxiliar pessoas com necessidades especiais ou para ser usado em auditórios, auxiliando no início e fim das apresentações, ligando e desligando as lâmpadas. Ambos os sistemas são de baixo custo e têm boa funcionalidade. Foi analisado o funcionamento dos dois sistemas, vendo suas principais características. PALAVRAS-CHAVE: Automação residencial, Controle liga/desliga, Baixo custo. LOW COST HOME AUTOMATION SYSTEMS: A POSSIBLE REALITY ABSTRACT This paper presents an introduction to home automation and two low cost automation systems to be used for that purpose. The first system was implemented to on/off control to switch a water pump to a tank. The second was designed to help people with special needs or to be used in auditoriums, helping at the beginning and the end of the presentations and turn on or turn off the lights. Both systems are low cost and have good functionality. It examined the operation of the two systems, seeing their main features. KEY-WORDS: Home automation, ON/OFF Control, Low Cost.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Caiafa, Janice. "Automação, comunicação e vigilância no metrô de São Paulo." Galáxia (São Paulo), no. 36 (December 2017): 159–71. http://dx.doi.org/10.1590/1982-2554232306.

Full text
Abstract:
Resumo Com a implementação da Linha 4-Amarela, várias inovações técnicas e organizacionais foram introduzidas no metrô de São Paulo. Entre elas, destaca-se a automação integral da condução, em que os trens são conduzidos pelo equipamento embarcado sob supervisão de uma sala de controle central. Mostro, no texto, como o ambiente sociotécnico da Linha 4 é afetado por essa inovação e exploro uma de suas consequências mais notáveis: o investimento na vigilância. Por meio de trabalho etnográfico, argumento que os aspectos de monitoramento e pilotagem a distância são enfatizados na operação da linha e exploro as repercussões nos circuitos comunicativos que se constroem no cotidiano das viagens, envolvendo agentes, usuários e máquinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Almeida, Carlos Caetano de, Fernando Ortolano, Luiz Paulo de Oliveira, Felipe Figueiredo Lara, and Almiro Franco da Silveira Junior. "Automação do sistema de transferência de peças da plataforma industrial para pesquisa, ensino e formação em automação (PIPEFA) utilizando metodologia GRAFCET e programação em LADDER." Sínteses: Revista Eletrônica do SIMTEC, no. 6 (October 27, 2016): 131. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8343.

Full text
Abstract:
Atualmente, com o aumento da competitividade mundial, a Indústria vem enfrentando uma nova realidade onde é essencial aplicar a modernização e automatização dos processos de manufatura, buscando qualidade e menor custo, com esta necessidade as instituições de ensino buscam criar sistemas simplificados que possam desenvolver tecnologias e metodologias para gerenciamento e otimização dos processos Industriais. A Plataforma Industrial para Pesquisa, Ensino e Formação em Automação (PIPEFA), tem a finalidade de representar condições e características reais de sistemas automatizados de manufatura, apresentando-se em um ambiente objetivado pelo ensino e entendimento da Automação e Controle de Sistemas Industriais. Este trabalho tem como objetivo a automação do sistema de transferência de peças da PIPEFA, utilizando para isso a programação Ladder, sistema supervisório e metodologia grafo de comando etapa e transição (GRAFCET), ou seja, realizar a integração entre o posto de montagem central, o posto de desmontagem lateral e o sistema de transferência e implementar o supervisório que corresponda à PIPEFA, apresentando as variáveis de memória a serem integradas ao sistema completo, realizando a interface entre os controladores lógico programáveis (CLP’s).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Correia, Gustavo Rissari, Helder Roberto de Oliveira Rocha, and Silvia Das Dores Rissino. "AUTOMAÇÃO DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO COM MONITORAMENTO VIA APLICATIVO WEB." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 24, no. 4 (October 11, 2016): 314–25. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v24i4.675.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento de um protótipo de baixo custo de aquisição (plataforma Arduino) para monitoramento e controle automático da irrigação, com acionamento remoto via aplicativo WEB. O trabalho consistiu na construção de dispositivo físico (hardware), software (acesso via WEB e para sistema operacional Android) e testes em campo. Utilizou-se de código aberto (open source), de equipamentos de automação e de instrumentos de comunicação remota. O sistema também conta com um conjunto de algoritmos que permitirá o melhor uso dos recursos hídricos a partir de informações coletadas de sensores inseridos no ambiente que estará sujeito à irrigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ramirez, Alejandro R. G., Milton José Cinelli, and Adriano Mansur Irigoite. "Automação para obtenção de dados de uma experiência de Física: 2ª lei de Newton." Revista Brasileira de Ensino de Física 27, no. 4 (December 2005): 609–12. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172005000400016.

Full text
Abstract:
Neste trabalho é apresentada uma solução automatizada da experiência sobre a 2a lei de Newton do módulo da Phywe. No procedimento proposto no manual, a quantidade de dados a ser obtida é relativamente grande e os alunos perdem muito tempo na coleta e ajuste dos dados. Com o novo sistema projetado, o aprendiz focaliza sua atenção nos conceitos físicos envolvidos na experiência fazendo apenas poucos ajustes no controle das variáveis. A solução adotada é baseada em trabalhos que mostram o uso da porta joystick como meio de aquisição digital de dados sem necessidade de construir um hardware específico. O controle da experiência, via porta joystick, foi desenvolvido usando dois sensores ópticos e um disco perfurado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Teruel, Bárbara J. "Controle automatizado de casas de vegetação: variáveis climáticas e fertigação." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, no. 3 (March 2010): 237–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010000300001.

Full text
Abstract:
A aplicação de técnicas de automação e controle em casas de vegetação teve início nos anos 50, com o controle da temperatura através de termostatos; desde então, as mudanças tecnológicas têm abarcado todos os aspectos que compõem o sistema, do projeto estrutural até aspectos relacionados à sustentabilidade. Dentre os parâmetros que devem ser controlados, a temperatura e umidade relativa do ar, a radiação solar, a concentração de CO2, a ventilação e a fertigação têm tido uma evolução significativa, dos quais se apresenta uma panorâmica através da revisão do estado da arte de trabalhos publicados nessas temáticas, nos últimos anos. Na atualidade, temas relacionados com a redução do impacto ao meio ambiente e a produção eficiente e com qualidade, estão levando as casas de vegetação ao caminho da Agricultura de Precisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Ribeiro Barbosa de Aquino, Ronaldo, Zanoni Dueire Lins, Pedro André Carvalho Rosas, Luiz Filipe Alves Cordeiro, Jorge Rafael Cavalcanti Ribeiro, Priscila Silva de Amorim, and Isabela Albuquerque Tavares. "Energy Efficiency In The Control And Automation Of Industrial Process Based On Neural Network." Eletrônica de Potência 14, no. 2 (May 1, 2009): 117–24. http://dx.doi.org/10.18618/rep.2009.2.117124.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

IGOR GONÇALVES CHINELATO, CAIO. "EXPERIÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE ROBÓTICA PARA ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DO IFSP." Revista de Ensino de Engenharia 39, no. 1 (2020): 123–36. http://dx.doi.org/10.37702/ree2236-0158.v39p123-136.2020.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Moraes, Maria J., Delly Oliveira Filho, Everardo C. Mantovani, Paulo M. B. Monteiro, André L. C. Mendes, and Jorge H. A. C. Damião. "Automação em sistema de irrigação tipo pivô central para economia de energia elétrica." Engenharia Agrícola 34, no. 6 (December 2014): 1075–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162014000600005.

Full text
Abstract:
A irrigação é de grande importância para a produção de alimentos, e acredita-se que ela seja responsável por boa parte da produção agrícola mundial, mas é grande consumidora de água doce, principalmente na irrigação por aspersão. O objetivo desta pesquisa é avaliar a redução do custo da energia elétrica para irrigação, por meio de sistema automatizado de controle de velocidade em pivô central instalado em encosta. Para tal, foi dimensionado um pivô central com raio de 56,4 metros com 10 emissores com pressão de serviço de 137,8 kPa, representando uma área irrigada de 1,3 ha, e a lâmina bruta de irrigação adotada foi de 10 mm dia-1. Posteriormente, realizaram-se cálculos para determinar as pressões em cada emissor, para as condições de 0; 10; 20 e 30% de declividade média do terreno. Posteriormente, foi montado um protótipo do pivô central em tamanho reduzido, com 6,3 metros de comprimento, com 10 emissores. Foi utilizado um conjunto motobomba de 2,21 kW (3cv), onde as perdas de cargas em cada emissor eram realizadas por meio de registros inseridos na linha lateral. A automação e o controle de velocidade implementada no protótipo possibilitaram a redução dos gastos em energia elétrica entre 18% e 52%. A automação desenvolvida mostrou-se viável e capaz de responder com agilidade a qualquer mudança de pressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Franco, Ivan Carlos, and Antonio Marcos de Oliveira Siqueira. "EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI – INOVAFEI 2016." Journal of Engineering and Exact Sciences 3, no. 2 (March 26, 2017): 058–61. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl3iss2pp058-061.

Full text
Abstract:
A Exposição dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Centro Universitário da FEI - INOVAFEI é um evento organizado, semestralmente, pelo Centro Universitário da FEI onde trabalhos de Engenharia de Automação e Controle, Engenharia Civil, Engenharia, Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Engenharia Têxtil são apresentados à comunidade acadêmica e externa. Nesta edição, a JCEC apresenta uma seleção de 17 artigos apresentados no INOVAFEI-2016 por alunos do Curso de Engenharia Química e um artigo descrevendo a história do evento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Nadal, Marco Aurélio Debus, Luis Augusto Koenig Veiga, Pedro Luis Faggion, Carlos Aurélio Nadal, and Marcos Alberto Soares. "Emprego de estações totais robotizadas na automação, controle e aquisição de dados, voltado ao monitoramento de barragens." Revista Brasileira de Geomática 5, no. 1 (February 20, 2017): 18. http://dx.doi.org/10.3895/rbgeo.v5n1.5509.

Full text
Abstract:
Atualmente com a evolução do instrumental utilizado em levantamentos geodésicos, especialmente no que diz respeito a robotização de estações totais, é possível a utilização destes em monitoramento geodésico contínuo, principalmente em estruturas de grande porte. No presente trabalho foi abordada a maneira de se estabelecer comunicação e controle destes instrumentos de medição através do desenvolvimento de programas que permitiram o envio e o recebimento de dados, em uma comunicação entre a estação total robotizada e o computador. Foram testadas as interfaces de comunicação que o instrumento utilizado neste trabalho, dentre elas: conexão via cabo serial, Bluetooth®, e link de rádio. Também foi estudado o protocolo de comunicação específico para este instrumento, disponibilizado pelo fabricante. O objetivo foi o desenvolvimento de um programa de computador que permitisse o controle de uma estação total robotizada Leica TCRA1205, voltado a aplicações de monitoramento geodésico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Ide, Mayara Sayuri, José Ivo Ribeiro Junior, and Livia Mara Souza. "Gráficos de Controle com uma Abordagem de Séries temporais." REVISTA PRODUÇÃO E ENGENHARIA 2, no. 1 (July 25, 2018): 069. http://dx.doi.org/10.18407/issn.1983-9952.2009.v2.n1.p069-084.

Full text
Abstract:
Os gráficos de controle X,CUSUM e EWAdA destacam-se como algumas das principais ferramentas do CEP A confiabilidade de sua utilização está ligada ao atendimento das pressuposições de independência e normalidade dos dados. Se a primeira for violada, esses gráficos de controle podem gerar muitos alarmes falsos. Como os processos se tornam cada vez mais contínuos e com alto grau de automação, o estudo sobre métodos para o seu monitoramento torna-se essencial. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da autocorrelação sobre a eficiência dos gráficos, bem como encontrar maneiras de minimizar ou eliminar tais efeitos. Os resultados indicaram que, quanto maior a autocorrelação presente nos dados, maior a quantidade de alarmes falsos, independentemente do comprimento da amplitude móvel utilizada para a estimativa do desvio-padrão. Outro prejuízo da aplicação dos gráficos de controle e EWAdA sem nenhum tratamento para autocorrelação dos dados foi a diminuição do poder para os deltas iguais a 2 e 3. A utilização de modelos de série temporais em processos autocorrelacionados mostrou-se capaz de proporcionar alarmes falsos e verdadeiros dos gráficos de controle, CUSUM e EWMA, similares àqueles quando a pressuposição de independência dos dados é satisfeita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Felizardo, Jean Mari. "CAPITALISMO, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO E SEUS IMPACTOS NA QUALIFICAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO." Revista Labor 1, no. 3 (March 25, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i3.9286.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda um estudo teórico sobre capitalismo, organização do trabalho e tecnologia da produção e seus impactos na qualificação da força de trabalho. Para tanto, a metodologia utilizada foi de caráter exploratório, efetuando uma revisão de literatura sobre os temas e um confronto teórico entre as possibilidades compreensivas dos processos históricos. Constatou-se como considerações que há uma relação entre avanço tecnológico industrial (automação e robótica) e qualificação (conhecimentos técnicos específicos) para o posto de trabalho e que estão estritamente ligadas à dinâmica do gerenciamento e controle pelo capital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Sochuczetvski, Suzanna. "Novas tecnologias para que?" TRAVESSIA - revista do migrante, no. 18 (April 1, 1994): 8–9. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i18.394.

Full text
Abstract:
Just in Time/Kanban, robôs máquinas de controle numérico, células e ilhas de produção, polivalência, terceirização, automação, defeito zero, CCQ. CEP, TPM, TQC... Cada vez mais essas palavras e siglas estranhas fazem parte do cotidiano do trabalhador. São os nomes dados às novas tecnologias e às novas formas de organização e gestão da produção e do trabalho. Até algum tempo atrás essas novidades estavam restritas a alguns setores em países desenvolvidos. Hoje, estão em toda a parte, modificando a maneira de produzir bens e serviços, mexendo com o trabalho e a vida das pessoas. [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Romanini, Carlos E. B., Angel P. Garcia, Leonardo M. Alvarado, Nelson L. Cappelli, and Claudio K. Umezu. "Desenvolvimento e simulação de um sistema avançado de controle ambiental em cultivo protegido." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, no. 11 (November 2010): 1194–201. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010001100009.

Full text
Abstract:
A produção em ambientes protegidos é uma técnica por meio da qual se objetiva proteger flores e hortaliças contra a ação dos elementos meteorológicos que a afetam, além de permitir ambientes favoráveis de produção durante todo o ano, com vantagens produtivas e comerciais. Um fator importante da produção em estufas é o controle da temperaturae da umidade relativa do ar. A automação do controle do ambiente possibilita o aumento da qualidade dos produtos, maior eficiência e uso racional dos recursos. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver um sistema de controle de temperatura e umidade relativa do ar para o protótipo de uma ambiente protegido em escala reduzida, utilizando-se dos conceitos da lógica Fuzzy. As variáveis de entrada foram a temperatura e a umidade do ar e as variáveis de saída foram as atuações nos sistemas de aquecimento e de umidificação do ambiente. O processo de controle do ambiente foi simulado e os parâmetros do projeto foram ajustados. Os resultados obtidos na simulação demonstraram que os ajustes das variáveis Tar e UR, baseados no sistema de inferência Fuzzy desenvolvido, foram satisfatórios para o desempenho do sistema de controle do ambiente protegido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

C. S. Almeida, Gabriel, and Gilberto Capistrano Cunha de Andrade. "Aplicações de uma Plataforma Didática de Controle de Nível para o Ensino na EPT." RENOTE 19, no. 1 (July 28, 2021): 11–20. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.118381.

Full text
Abstract:
Plataformas didáticas constituem alternativas práticas na aprendizagem de disciplinas teóricas. A utilização e divulgação destas plataformas contribuem também para o estímulo do desenvolvimento de habilidades fundamentais nos estudantes, uma vez que elas conseguem integralizar diversas disciplinas e campos do conhecimento. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma plataforma virtual de controle de nível por meio de uma modelagem no software MATLAB para o ensino no Curso Técnico Integrado ao Médio em Automação Industrial do Instituto Federal Fluminense (IFF). Além dos conceitos relacionados à disciplina de Controle de Processos Industriais, a plataforma também engloba conhecimentos relacionados às disciplinas de Instrumentação e de Sistemas Supervisórios, servindo como uma possibilidade de Projeto Integrador Final. Os resultados demonstram que a ferramenta conseguiu simular com sucesso uma situação real existente na indústria, fazendo com que o aluno possa estar mais preparado ao encontrar possíveis situações semelhantes em seu futuro profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Kindermann, Renan Medeiros, Régis Henrique Gonçalves e. Silva, and Jair Carlos Dutra. "Desenvolvimento e Validação de Algoritmos para Emprego de Sensores na Soldagem Robótica Orbital do Passe de Raiz de Tubulações." Soldagem & Inspeção 20, no. 4 (December 2015): 391–402. http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si2003.08.

Full text
Abstract:
Resumo Os sistemas comerciais destinados à automação da soldagem orbital enfrentam desafios perante o controle da trajetória e a parametrização do processo. Os tubos e dutos do setor de Petróleo e Gás apresentam descontinuidades, advindas de sua fabricação, críticas para o processo de soldagem. Para superar isto, o presente trabalho investiga a utilização de sensores para correção em tempo real da soldagem orbital. Um robô antropomórfico atua na condução da tocha. Um sensor a arco para seguimento de junta e um sensor baseado no contato elétrico para procura da junta foram empregados. Um programa em forma de algoritmos para geração de uma trajetória orbital automática e alocação dos parâmetros de soldagem foi desenvolvido. A validação da estratégia proposta e do controle da tocha pelo sensor a arco foi realizada com depósitos em corpos de prova de tubos. A soldagem do passe de raiz com um processo MIG/MAG com controle de corrente no curto-circuito também foi executada em conjunto com o sensor a arco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Birchal, Marco Aurélio S., and Viviane Santos Birchal. "AUTOMAÇÃO DE UMA PLANTA DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL." e-xacta 6, no. 2 (November 30, 2013): 139. http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v6i2.1091.

Full text
Abstract:
<p align="justify">O Brasil é um grande produtor de álcool largamente utilizado como combustível automotivo. Seu uso na produção de biodiesel cria uma sinergia entre os dois produtos, trazendo oportunidades de novos investimentos e pesquisas em ambas áreas. Apesar do grande potencial que representa, é também verdade que muitas vezes a qualidade do biodiesel é comprometida por métodos de produção rudimentares. O processo de automação emerge como uma poderosa ferramenta na busca de uma maneira de produção melhor e mais confiável. Este trabalho apresenta a automação de uma planta de produção de biodiesel como resultado de uma cooperação entre a PUC – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - e a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais -, de modo a aplicar as melhores práticas do estado da automação na produção de biodiesel. Este estudo objetiva manter a auto sustentabilidade e a eficiência do processo de biorefinaria na busca de energia limpa como uma contribuição à matriz energética brasileira. A automação se deu em uma planta em escala piloto, que possibilita a variação de muitos parâmetros, como o tempo e a temperatura de reação e de destilação que, no seu projeto original, necessita de muita interação humana para manter o processo funcionando. Este trabalho emprega tecnologias de automação e controle de última geração, o que resulta em uma maneira robusta, segura e econômica de operar um processo de biorefinaria.</p><p align="justify">Abstract</p><p align="justify">Brazil raises as one of the most promising countries in use of the biomass energy technology due to plenty of its characteristics, such as the large agriculture production and the diversified oleaginous complex, allowing access of many biomass raw materials. Brazil is also a great producer of alcohol widely used as automotive fuel. The biodiesel necessity of alcohol stimulates its productivity and creates a synergy between them, bringing opportunities of new investments and researches. Although the great potential it represents, it is also true that many times the quality of the production is compromised by the archaic and rudimental methods applied. The automation process emerges as a powerful tool in the search of a better and more reliable way of production. This work presents the automation of a pilot biodiesel production plant as a result of cooperation between PUC Minas – Pontifical Catholic University of Minas Gerais and UFMG – Federal University of Minas Gerais, Brazil, in a way of applying the best practices of the state of the art of automation in biodiesel production. This work aims on keeping the auto sustainability and efficiency of the biorefinery process in the search of clean energy as a contribution to the Brazilian energetic matrix. The plant is a self contained pilot scale of an industrial plant that gives the possibility of many parameters variation, like time and temperature reaction and distillation that, in its original design, needs much human interaction to keep the process running. By the use of modern automation devices, this work redesigned the controller process in a high and confident level of automation. As the result, the totally redesigned control process gives a reliable, secure and economic way of operating a biorefinery process.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Queiróz, Maria de Fátima F., and Regina Heloísa Maciel. "Condições de trabalho e automação: o caso do soprador da indústria vidreira." Revista de Saúde Pública 35, no. 1 (February 2001): 1–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102001000100001.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Investigar como o controle de tarefas e o uso de diferentes tecnologias e de estrutura organizacional determinam o processo de saúde-doença. MÉTODOS: O estudo foi desenvolvido em duas indústrias vidreiras -- automática e manual --, no Município de São Paulo, Brasil, entre 1996 e 1997. A metodologia utilizada teve como base a análise ergonômica do trabalho. A pesquisa foi realizada utilizando-se estudo de caso e comparações entre dois grupos de trabalhadores, incluindo observação direta dos postos de trabalho, entrevistas e um questionário respondido por 41 trabalhadores: 14 da sopragem manual de vidro e 27 da operação da máquina automática. O questionário estruturado versava sobre queixas de saúde e características do trabalho e do posto. RESULTADOS: A comparação entre os dois grupos de trabalhadores apontou diferenças estatisticamente significativas em relação às respostas sobre o nível de ruído, as ferramentas de trabalho, a variação de postura no posto de trabalho e as queixas de dores nos braços. Foram detectados fatores de risco, tais como repetição dos movimentos para os trabalhadores da indústria manual e fatores da organização do trabalho nas duas indústrias, tais como ritmo, participação em decisões importantes e treinamento. CONCLUSÕES: O uso da metodologia ergonômica mostrou-se adequada. O estudo confirmou a exposição dos trabalhadores a intensidades elevadas de ruído e a altas temperaturas. Na indústria manual, o trabalhador parece desempenhar um papel que o faz se sentir mais importante, pois ele realiza uma parte significativa do trabalho total, diferentemente do trabalhador da indústria automática que está "vigiando" um processo em que a máquina é a produtora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Sendão, Henrique, and Alexandre Mello. "Control and automation of an Opposing Magnetron RF Sputtering system to produce nanometric thin films." Notas técnicas 4, no. 1 (April 2014): 1–11. http://dx.doi.org/10.7437/nt2236-7640/2014.04.001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Garcia, Ariovaldo V., Eduardo N. Asada, André Morelato França, and Fujio Sato. "Um ano sem Alcir Monticelli (1946-2001)." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 13, no. 2 (August 2002): 87–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592002000200001.

Full text
Abstract:
No dia cinco de agosto passado fez um ano que Alcir Monticelli nos deixou. Seu legado está certamente presente nas aplicações de sistemas de potência, em que era especialista. Nas últimas décadas, têm-se observado avanços significativos na área de sistemas de potência e Alcir Monticelli tomou parte importante nesse processo de transformação, com sua impressionante capacidade de interagir com a área acadêmica como professor e também como pesquisador que busca soluções práticas para os problemas mais desafiadores na área de sistemas de potência. Neste texto, feito a convite da Revista Controle & Automação (SBA), que manifestou o desejo de homenageá-lo, procuraremos relembrar algumas de suas maiores contribuições para a área de sistemas de potência, bem como registrar o reconhecimento mundial de seu trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Cruz, Daniel Miranda, and Ana Cláudia Franca Gomes. "Metodologia Ativa Baseada em Projeto (ABPj) no ensino de engenharia: relato de experiência na disciplina de Sistemas de Controle I no Instituto de Engenharia da UFMT." Research, Society and Development 8, no. 2 (January 1, 2019): e3882732. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i2.732.

Full text
Abstract:
O presente trabalho relata uma proposta de reestruturação da disciplina de Sistemas de controle I para graduandos de Engenharia de controle e automação e computação da UFMT. A matéria seguia o modelo tradicional bancário de aprendizagem e a nova proposta contempla a metodologia ativa baseada em projeto ABPj. A tentativa objetiva uma maior motivação dos alunos, colocando-os como elementos centrais para a solução de problemas reais de engenharia, como solucionar o problema de falta de laboratórios com equipamentos adequados compatíveis com a ementa, e com o desenvolvimento de protótipos funcionais ao longo do curso. Conclui-se que a proposta aplicada tem grande potencial como método de aprendizagem e pode também ser aplicada em demais disciplinas de engenharia que envolvam teoria e prática, por aumentar o envolvimento do graduando com o projeto desde a sua escolha. A ideia teve grande aceite por parte do alunado e os autores sugerem questionários que avaliem a aprendizagem dos mesmos para diminuir as aulas tradicionais onde o professor era a única fonte do saber e aumentar o comportamento ativo dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Freitas, Carlos Alberto de, Adriano Real Silva, Diogo Silva de Aguiar, Marcio Manoel da Silva, Aline Da Silva Cardoso, Deocleciano Reis Martins, and Antonio Carlos Santos de Arruda. "A evolução da segurança no trabalho aplicada na manutenção industrial 4.0." REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco 6, no. 2 (July 1, 2020): 229–51. http://dx.doi.org/10.21574/remipe.v6i2.289.

Full text
Abstract:
Esse estudo tem o objetivo de relacionar o surgimento da indústria 4.0 e o impacto desta revolução no contexto da segurança do trabalho dentro da manutenção industrial, por meio de pesquisas foi possível observar que os dois temas constituem uma conexão. A ideia principal da Indústria 4.0 é de facilitar e ampliar a comunicação entre máquinas, sistemas e ativos, possibilitando até um monitoramento remoto de equipamento, isso foi considerado um marco na indústria pelas inovações tecnológicas nos campos de automação, controle e tecnologia da informação. Com a chegada da Indústria 4.0, a manutenção de ativos passou ter a possibilidade de antecipar a detecção de problemas, podendo ser chamada de manutenção prescritiva, isso é possível devido às tecnologias aplicadas no processo e alinhadas com um bom Planejamento e Controle de Manutenção (PCM).Em relação à segurança do trabalho, os equipamentos só podem ser instalados ou modificados se atenderem os requisitos mínimos, conforme normas vigentes, com itens obrigatórios de segurança, interfaces de segurança de acordo com a NR 12 e NR10 no quesito de um dispositivo elétrico eletrônico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Carvalho, Ailton Alves, Victor Wanderley Costa de Medeiros, and Glauco Estácio Gonçalves. "Aplicação de sensores de baixo custo na estimativa da evapotranspiração potencial." Journal of Environmental Analysis and Progress 6, no. 2 (April 14, 2021): 119–27. http://dx.doi.org/10.24221/jeap.6.2.2021.2843.119-127.

Full text
Abstract:
A agricultura irrigada vem enfrentando grandes desafios relacionados à escassez de água em qualidade e quantidade, principalmente no Nordeste brasileiro. O manejo adequado da irrigação durante o desenvolvimento da cultura é essencial para melhorar a produção agrícola, porém, poucos produtores rurais realizam o manejo de irrigação de forma adequada devido, principalmente, aos custos elevados da instrumentação e automação da irrigação. Neste contexto, este estudo apresenta um sistema de irrigação automatizado que utiliza uma microestação meteorológica de baixo custo para determinação da demanda de água e controle do tempo de acionamento do sistema. A microestação é composta por um sensor de umidade e temperatura do ar, acoplado a um abrigo meteorológico, um microcontrolador para coleta e processamento dos dados e posterior acionamento do sistema de irrigação. A evapotranspiração de referência para o cálculo do tempo de irrigação é baseada no método de Romanenko que utiliza apenas informações de temperatura e umidade do ar. Para validação das capturas de temperatura e umidade relativa do ar, realizou-se comparação das leituras fornecidas pelo sensor da estação meteorológica automática padrão localizada no Município de Pesqueira, PE. Constatou-se um ótimo coeficiente de determinação para a temperatura e umidade do ar, com R² de 0,98 e 0,86, respectivamente. A microestação meteorológica apresentou ótimo desempenho na estimativa da evapotranspiração de referência pelo método de Romanenko calibrado, sendo recomendada com alto grau de confiança no processo de automação de irrigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Guimarães, Claudinei de Souza, and David Rodrigues Silva Maia. "Desenvolvimento de biodigestores anaeróbios com sistema de controle e automação para a produção de biogás utilizando resíduo alimentar e esgoto." Brazilian Journal of Development 6, no. 3 (2020): 12254–69. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n3-185.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Gonçalves Rodrigues, Marcelo. "Algoritmos de Mal-Estar." Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea 8, no. 3 (January 31, 2021): 105–36. http://dx.doi.org/10.26512/rfmc.v8i3.34499.

Full text
Abstract:
O presente artigo se propõe a uma análise da conjuntura de mal-estar global resultante do período de pandemia, do COVID-19, no qual houve a intensificação nos usos das novas tecnologias. O cenário aponta para uma realidade cuja objetividade material efetiva, cada vez mais, um sistema de tecnocracia, sendo a inteligência artificial dos algoritmos as balizas para sua implementação definitiva com destaque para monitoramentos, vigilâncias, automação, previsão e controle de corpos e mentes. A crise do coronavírus acelerou com demasiada radicalidade mudanças em inúmeros setores da sociedade e da subjetividade humana. Portanto, esse período crítico de mal-estar tem como produto direto a apresentação da Quarta Revolução Industrial ou indústria 4.0 munida de sistemas ubíquos e de computação quântica interconectados para a captura de dados e direcionamento das ações humanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Rocha, Felipe Barbalho, Raul Silveira Silva, Álvaro Medeiros Avelino, and Clayton Maciel Costa. "PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO SEM FIO APLICADA A SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO." HOLOS 5 (October 6, 2014): 269. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.1945.

Full text
Abstract:
A utilização de novas tecnologias para projetos de automação é hoje uma tendência nos grandes centros urbanos. Porém, no campo, a agricultura carece do uso dessas tecnologias, inclusive, em sistemas e métodos de irrigação e de monitoramento de lavouras, dos quais são em sua grande maioria ultrapassados e inadequados. Consequentemente, isso afeta diretamente todo o setor econômico de uma sociedade. Com isso, faz-se necessário o desenvolvimento de um mecanismo automatizado de controle de irrigação, possibilitando uma maior eficiência e eficácia no processo de irrigação. Para tanto, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um sistema de hardware e software capaz de tornar o processo de irrigação mais simples para o agricultor. Esse sistema consiste no controle e monitoramento da irrigação por meio de uma aplicação desenvolvida para computadores pessoais e através da internet, tendo em vista a mobilidade proporcionada para acesso do sistema em qualquer lugar do mundo. Além das vantagens práticas e econômicas, o sistema automatizado de irrigação possui um simples desenvolvimento, e utiliza materiais de baixo custo, o que torna viável sua implantação em grandes, médias e, inclusive, em pequenas lavouras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Murofuse, Neide Tiemi, and Maria Helena Palucci Marziale. "Mudanças no trabalho e na vida de bancários portadores de Lesões por Esforços Repetitivos: LER." Revista Latino-Americana de Enfermagem 9, no. 4 (2001): 19–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692001000400004.

Full text
Abstract:
A LER constitui-se num dos graves problemas de saúde dos trabalhadores na atualidade. Com o objetivo de analisar as principais mudanças no trabalho e na vida dos portadores de LER de membros de uma Associação de Portadores de LER de Cascavel-PR, foi desenvolvido o estudo, de natureza qualitativa. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com nove bancários. Os primeiros sintomas surgiram no período coincidente com a automação e a introdução de novas tecnologias no sistema financeiro brasileiro e as mudanças na organização do trabalho. Aumento do volume de trabalho e da digitação, horas-extra, ausências de pausas, monotonia, repetitividade, ritmo intenso e controle da produtividade e tensão constituíram os principais elementos. O agravamento das lesões afetou a capacidade produtiva e implicou na dependência para execução de atividades no trabalho e fora dele. O desafio está em garantir os direitos desses trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Aguiar, Alexandre De Oliveira e. "Sitema de Acesso Autônomo." Revista Gestão & Sustentabilidade 1, no. 1 (August 14, 2019): 223–32. http://dx.doi.org/10.36661/2596-142x.2019v1i1.8418.

Full text
Abstract:
Este relato técnico tem como objetivo apresentar um estudo de caso de implementação do sistema de acesso autônomo em um condomínio residencial na cidade de São Paulo. A implementação foi motivada pelo alto custo com funcionários de portaria, que causava dificuldades orçamentárias e de comercialização das unidades. As inovações implantadas incluíram acesso de pedestres com cartão com chip; automação da iluminação, controle remoto e intertravado de portões de veículos, telefone sem fio interligado ao portão para uso pelo zelador; além de mudanças nos horários de trabalho dos funcionários remanescentes. As mudanças resultaram em uma redução de R$618,35, equivalente a 41,9% da taxa anterior, devido à eliminação da portaria 24 horas. Dada a motivação econômica, não houve barreiras significativas a implantação, embora tenha havido estranhamento de alguns moradores quanto aos novos procedimentos e ao abandono de hábitos antigos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Belo Torres, Jose. "Um modelo de controle para o processo de montagem de bens de produção utilizando a modelagem de processos." Sistemas & Gestão 13, no. 2 (June 3, 2018): 149–61. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2018.v13n2.1233.

Full text
Abstract:
As organizações cada vez mais necessitam de novas formas de agir, que permitam a elas se tornarem diferentes e, portanto, conseguirem uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Os modelos de processos são muito utilizados em sistemas automatizados em que dados de determinados equipamentos, como vazão e temperatura, por exemplo, são recuperados e tratados de forma automática. Assim, um modelo que possibilite o desenvolvimento de um ambiente de modelagem de processos para simular e controlar o processo operacional de uma organização é proposto. O modelo foi dividido em três camadas. Na primeira camada, encontram-se os modelos de processos e na terceira camada, os processos operacionais de uma organização. Já a segunda camada é responsável pela integração das camadas primeira e terceira por meio das tecnologias de comunicação e da informação. Para validação do modelo, foram desenvolvidos: um ambiente computacional para modelagem de processos para camada um; um modelo de processo de montagem com componentes de automação como Controlador Lógico Programável – CLP e sensores para terceira camada; e um programa de recuperação de dados de ocorrência de eventos, como entrada e saída de um item de produção em um recurso, utilizando o software SCADA Elipse desenvolvedor para segunda camada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Jugend, Daniel, and Sérgio Luis da Silva. "Práticas de gestão que influenciam o sucesso de novos produtos em empresas de base tecnológica." Production 20, no. 3 (June 11, 2010): 335–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132010005000041.

Full text
Abstract:
A excelência na gestão do processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é fonte de vantagem competitiva para as empresas, especialmente para as de base tecnológica, que têm no lançamento de produtos com conteúdo tecnológico diferenciado importante fator de competitividade. O objetivo deste artigo é analisar práticas e fatores de sucesso relativos à gestão do PDP em empresas de base tecnológica de pequeno e médio porte do setor de automação de controle de processos. Para tanto, foram analisados fatores de gestão que influenciam o desempenho desse processo. O método de pesquisa adotado foi o survey, e os resultados enfatizam que o gerenciamento do PDP nas EBTs pesquisadas deve contemplar ações que valorizem as atividades de pré-desenvolvimento, tais como: a integração dos projetos de novos produtos com a estratégia da empresa, as características técnicas e econômicas que os produtos terão e o desenvolvimento das habilidades do gerente de projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Souza, Ana Paula Grimes, José Francisco Custódio, and Mikael Frank Rezende Jr. "A Física Moderna e Contemporânea na formação de engenheiros: a análise das estruturas curriculares de duas instituições." Revista ENCITEC 8, no. 3 (December 22, 2018): 97. http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v8i3.2507.

Full text
Abstract:
Recentemente, ainda de forma incipiente, pesquisas têm apontado a necessidade de enfatizar conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) em Cursos de Engenharia, a fim de formar profissionais engenheiros com perfis capazes de acompanhar inovações tecnológicas. Nesta pesquisa, temos o objetivo de aprofundar a compreensão da relação entre conteúdos de FMC e a formação de engenheiros apresentando a análise de vinte e três estruturas curriculares de Engenharia em duas universidades públicas brasileiras. Foram coletados dados institucionais sobre a natureza do curso, a carga horária total de cada curso, a carga horária de disciplinas de Física e a quantidade aproximada de horas-aula destinadas à FMC. Concluímos que há boa ênfase nos Cursos de Engenharia Eletrônica, de Materiais, Elétrica e Produção Elétrica da primeira universidade; e Engenharia Eletrônica, Elétrica, Computação e Controle e Automação da segunda universidade. Nos demais cursos a presença da FMC é apenas introdutória e/ou informativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Cardoso Dos Santos Silva, Tainá, and Gustavo Henrique Del Vechio. "USO DO SISTEMA OTRS PARA GERENCIAR INCIDENTES E ELEVAR O NÍVEL DOS SERVIÇOS OFERECIDOS PELAS EMPRESAS." Revista Interface Tecnológica 17, no. 2 (December 18, 2020): 44–54. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i2.860.

Full text
Abstract:
Quanto mais as empresas investirem na interação e automação de processos, mais podem elevar a qualidade de seus serviços e o atendimento ao público. Posto dessa forma, este estudo procura analisar o sistema open source chamado OTRS (Open-source Ticket Request System) e seus recursos para a gestão de incidentes e resolução de problemas no âmbito dos negócios. Após descrever as ferramentas essenciais disponíveis, o estudo realiza uma comparação entre um fluxo de atendimento tradicional e quais as vantagens obtidas ao adotar o OTRS para este processo. O que se nota, a partir deste estudo, é que o OTRS oferece muitas vantagens à tratativa de incidentes, desde um melhor controle e comunicação com clientes até um fluxo mais dinâmico entre diferentes departamentos, a fim de resolver problemas com mais velocidade e eficiência. É, assim, uma escolha muito interessante para empresas que desejam elevar o nível de seus serviços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography