Academic literature on the topic 'Controlo de segurança'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Controlo de segurança.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Controlo de segurança"

1

Muniz Braga, Luciene. "Infecções relacionadas com a assistência à saúde e a segurança do paciente: percepção da enfermagem." RevSALUS - Revista Científica da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia 1, no. 2 (November 27, 2019): 31–35. http://dx.doi.org/10.51126/revsalus.v1i2.117.

Full text
Abstract:
Introdução: A adoção de estratégias para melhorar a segurança e qualidade dos cuidados aos pacientes internados tem sido foco de atenção das instituições de saúde, articularmente na prevenção das infecções relacionadas à saúde (IRAS). A equipa de enfermagem tem papel relevante na promoção da segurança do paciente nos serviços de saúde, pela possibilidade de implementar medidas de interrupção na cadeia de transmissão dos microrganismos, de forma direta e indireta, através da implementação de cuidados preventivos. Objetivo: analisar a percepção da equipa de enfermagem acerca das IRAS e sua relação com a segurança do paciente. Material e Métodos: trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, realizada em um hospital escola, Minas Gerais, Brasil. Foram entrevistados 12 profissionais de enfermagem de junho a julho de 2015. Foi utilizada a análise temática e elaboradas três categorias: A importância de uma Comissão de Controle de Infecções ativa; O controlo de infecções e sua interface com a Segurança do Paciente; Higienização das Mãos: uma assistência limpa e segura. Resultados: a equipa de enfermagem teve dificuldade de refletir sobre o controle de infecção e sua associação com segurança do paciente; o que permite afirmar a necessidade de mudanças na prática, ensino e pesquisa em Enfermagem. Conclusões: Evidenciou-se ausência de uma cultura de segurança do paciente, no entanto, a equipa reconhece a higienização das mãos como forma de prevenção de IRAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Potes, R., M. A. Laranjo, and L. Elias. "Saúde Animal, Biossegurança e Segurança dos alimentos." Archivos de Zootecnia 67, Supplement (January 15, 2018): 131–35. http://dx.doi.org/10.21071/az.v67isupplement.3589.

Full text
Abstract:
Alguns perigos que podem ameaçar a saúde dos consumidores de carne de porco e de produtos processados estão relacionados com a saúde animal ou com a manipulação da matéria-prima desde o abate dos animais, a transformação e até ao consumo. Entre os perigos químicos consideram-se as substâncias com efeitos anabólicos, os resíduos de substâncias medicamentosas e os contaminantes químicos, alguns com origem na produção animal ou produzidos durante o processamento. No que se refere aos perigos biológicos, podem encontrar-se alguns parasitas como Toxoplasma gondii, Trichinella spiralis e Taenia solium e também bactérias como Salmonella spp, Campylobacter spp., Yersinia enterocolitica, Listeria monocytogenes. As características físico-químicas da carne fresca facilitam o crescimento de diversos microrganismos, para além dos mencionados anteriormente, o que a torna altamente perecível. Os diferentes processos de transformação desta matéria-prima, não só permitem obter diferentes alimentos para o consumidor como constituem formas de aumentar a sua vida útil. Entre os processos de transformação incluem-se a secagem, a fermentação e a cura. Em Portugal há uma grande variedade de produtos cárneos tais como Chouriço, Paio, Presunto, Salsichão e Catalão, muitos dos quais são fabricados segundo as técnicas tradicionais das diferentes regiões de onde são originários. Alguns destes produtos têm sido estudados na Universidade de Évora. Apresentaremos alguns resultados que mostram o efeito favorável de vários processos de transformação no controlo de alguns dos perigos biológicos mencionados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cosme, Joana, Amélia Santos, Anabela Resende, Susana Marques, and Elisa Pedro. "Imunoterapia com aeroalergénios em tempos de COVID-19." Revista Portuguesa de Imunoalergologia 29, no. 3 (September 20, 2021): 179–96. http://dx.doi.org/10.32932/rpia.2021.09.064.

Full text
Abstract:
Fundamentos: A imunoterapia subcutânea a aeroalergénios (ITASC) foi suspensa em alguns serviços durante o confinamento em contexto da pandemia por COVID -19. Objetivos: Avaliar o impacto da suspensão da ITASC nos sintomas, necessidade de medicação de controlo e qualidade de vida e, ainda, conhecer as expectativas e grau de segurança/receio dos doentes em voltar ao hospital. Métodos: Inquérito anónimo para autopreenchimento pelos doentes com mais de 12 anos nas primeiras 5 semanas após reinício da ITASC. Utilizou -se o CARAT como instrumento de avaliação do controlo dos sintomas de rinite e asma. Resultados: Incluíram -se 77 doentes (90% adultos, 68% mulheres), todos com rinite e 40% com asma. O intervalo de tempo médio entre a última administração e o reinício da ITASC foi de 13±2,48 semanas. Foram observados em consulta urgente/não programada por agudização da patologia respiratória 7% dos doentes e apenas 1 teve COVID -19. As pontuações CARAT -Total revelaram controlo dos sintomas de rinite e de asma em 35% e 66% dos doentes, respetivamente. A proporção de doentes não controlados aumentou com o alargamento do período de suspensão (PS) da ITASC. A maioria (>90%) dos doentes referiu não haver impacto significativo na sua qualidade de vida e manteve a medicação de controlo habitual (48%), referiu preocupar -se em perder os benefícios da ITASC com a sua suspensão (62%) e referiu sentir -se mais seguro nos gabinetes de vacinas do que no edifício do hospital ou sala de espera. Conclusões: Registou -se um aumento da frequência de doentes não controlados com o aumento do PS. Para a maioria, o PS não teve impacto significativo na qualidade de vida. A frequência de doentes que necessitaram de ser observados em consulta urgente/não programada foi baixa e apenas 1 referiu ter tido COVID -19. A perceção de segurança na sala de vacinas é maior do que nos espaços comuns do hospital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferreira, Catarina Isabel Gomes Mendes, Ana Cristina de Almeida Marinho Diniz, Idalina Maria Santos Vieira Lisboa Bordalo, Maria João Lage de Sousa Leitão, and Susana Maria Sardinha Vieira Ramos. "Podemos falar de segurança do paciente durante uma pandemia? Uma experiência portuguesa." Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário 10, no. 1 (March 18, 2021): 129–48. http://dx.doi.org/10.17566/ciads.v9i4.682.

Full text
Abstract:
Objetivo: enumerar medidas governativas e de saúde pública implementadas em Portugal decorrentes da pandemia pelo vírus SARS-CoV-2 e descrever a atuação do Gabinete de Segurança do Paciente do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), referência nacional na resposta à situação de emergência de saúde pública. Métodos: utilizou-se como método a análise normativa, documental, além de relato de caso por pesquisa-ação. Resultados: em Portugal, documentaram-se os primeiros casos de infeção por SARS-CoV-2 a 2 de março de 2020. Os processos assistenciais são geridos pelo Ministério da Saúde e Direção Geral da Saúde, abrangendo o Sistema Nacional de Saúde (universal) e o sector privado. O Gabinete de Segurança do Doente do CHULC, participou na redefinição dos processos, criação de vias alternativas de informação entre as várias estruturas, implementação de inovações no uso de tecnologias e vigilância clínica, gestão dos equipamentos de proteção, motivação e suporte emocional dos profissionais e na consolidação das principais metas de segurança do doente (ex. identificação do doente, medicação e cirurgia segura). A aprendizagem feita com os erros contribui para a melhoria contínua dos processos. Conclusão: em Portugal e no mundo a pandemia por COVID-19 não terminou. Compreendemos que é tempo de refletir e voltar aos princípios básicos da segurança, como a higiene das mãos, a etiqueta respiratória e o controlo ambiental. Na gestão do risco e segurança do paciente em situação de crise, é necessário, mais do que nunca, inovar e aprender com os erros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Catarina Isabel Gomes Mendes, Ana Cristina de Almeida Marinho Diniz, Idalina Maria Santos Vieira Lisboa Bordalo, Maria João Lage de Sousa Leitão, and Susana Maria Sardinha Vieira Ramos. "Podemos falar de segurança do paciente durante uma pandemia? Uma experiência portuguesa." Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário 10, no. 1 (March 18, 2021): 129–48. http://dx.doi.org/10.17566/ciads.v10i1.682.

Full text
Abstract:
Objetivo: enumerar medidas governativas e de saúde pública implementadas em Portugal decorrentes da pandemia pelo vírus SARS-CoV-2 e descrever a atuação do Gabinete de Segurança do Paciente do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), referência nacional na resposta à situação de emergência de saúde pública. Métodos: utilizou-se como método a análise normativa, documental, além de relato de caso por pesquisa-ação. Resultados: em Portugal, documentaram-se os primeiros casos de infeção por SARS-CoV-2 a 2 de março de 2020. Os processos assistenciais são geridos pelo Ministério da Saúde e Direção Geral da Saúde, abrangendo o Sistema Nacional de Saúde (universal) e o sector privado. O Gabinete de Segurança do Doente do CHULC, participou na redefinição dos processos, criação de vias alternativas de informação entre as várias estruturas, implementação de inovações no uso de tecnologias e vigilância clínica, gestão dos equipamentos de proteção, motivação e suporte emocional dos profissionais e na consolidação das principais metas de segurança do doente (ex. identificação do doente, medicação e cirurgia segura). A aprendizagem feita com os erros contribui para a melhoria contínua dos processos. Conclusão: em Portugal e no mundo a pandemia por COVID-19 não terminou. Compreendemos que é tempo de refletir e voltar aos princípios básicos da segurança, como a higiene das mãos, a etiqueta respiratória e o controlo ambiental. Na gestão do risco e segurança do paciente em situação de crise, é necessário, mais do que nunca, inovar e aprender com os erros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Betâmio de Almeida, António. "Há algo de novo nos incêndios florestais? Ou as perplexidades de um leitor atento." Territorium, no. 26(II) (November 14, 2018): 89–106. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_26-2_6.

Full text
Abstract:
Os (grandes) incêndios que ocorreram em Portugal, em 2017, refletem uma alteração no risco e na percepção do risco de incêndios florestais? Houve sempre incêndios nas florestas no sentido de fogos fora de controlo. Mas será que os incêndios que ocorreram em Portugal entre 17 e 24 de Junho e entre 14 e 16 de Outubro assinalam um padrão diferente nas respectivas causas e propagação, intensidades, consequências e enquadramento social e político? Quais serão os impactos na percepção pública da segurança ou do risco? O autor procura nos media nacionais e internacionais e em relatórios técnicos respostas a estas perguntas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Matos Fernandes, Manuel, António Cardoso, and Nuno Guerra. "Grandes escavações em meio urbano. Uma perspectiva sobre as soluções construtivas e os sistemas estruturais para o seu suporte." Geotecnia, no. 152 (August 12, 2021): 531–54. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_152_17.

Full text
Abstract:
Analisa-se as principais soluções construtivas usadas no suporte de grandes escavações em meio urbano e situa-se no tempo o seu desenvolvimento. Mostra-se como às técnicas construtivas estão associados sistemas estruturais que, ao longo do tempo, foram sendo sucessivamente mais complexos, permitindo a execução de escavações em situações geotécnicas difíceis e com segurança adequada. Analisa-se as soluções construtivas disponíveis em relação à sua adequabilidade face a cinco cenários geotécnicos simplificados e, para os casos considerados adequados, classifica-se essas soluções em relação ao seu grau de viabilidade, ao potencial para controlo de deslocamentos e ao custo esperado. Classifica-se ainda as soluções construtivas do ponto de vista estrutural, associando-se a cada tipo de estrutura os principais esforços estruturais envolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dargent, Charles. "O modelo francês de ‘rádio auto-estrada’: da isofrequência FM à Internet a bordo." Comunicação e Sociedade 20 (December 9, 2011): 141–56. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.20(2011).888.

Full text
Abstract:
O modelo francês de ‘rádio auto-estrada’ é único no mundo. Preparados e apresentados por jornalistas cujos estúdios estão localizados nos centros de controlo das auto-estradas, os programas são transmitidos em FM isofrequencial com segmentação local de informação, numa frequência nacional única reservada pela autoridade de regulação. Integram o desenvolvimento da primeira geração digital (RDS-TA: informações de tráfego automáticas) e de segunda geração (orientação de rota dinâmica associada ao GPS). A tese do artigo é a de que estes programas de “informação dos condutores” não se tornarão obsoletos pela explosão de bancos de dados de “informação de tráfego”, difundidos pelos smartphones, mas poderiam ao invés desenvolver-se na Europa, por causa do papel insubstituível que desempenham na segurança física e psicológica dos utilizadores de auto-estradas. Ao ponto de talvez fazer deste modelo um padrão da rádio de informação-serviço do futuro, independentemente da evolução dos modos de difusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cerqueira, Luísa, Rui J. Cerqueira, and Paulo Dinis. "Tratamento da Litíase Renal com Ureterorrenoscopia: Experiência de um centro." Acta Urológica Portuguesa 34, no. 3-4 (December 17, 2017): 29–36. http://dx.doi.org/10.24915/aup.34.3-4.43.

Full text
Abstract:
Introdução: No presente estudo, analisámos os resultados iniciais desta técnica no nosso centro, com o objetivo de avaliar a eficácia e segurança da cirurgia intra-renal retrógrada no tratamento de cálculos renais e fatores preditores do seu sucesso. Material e Métodos: Após a recolha dos dados dos processos clínicos e exames de imagem dos doentes submetidos a cirurgia intra-renal retrógrada para tratamento de cálculos renais em 2014 e 2015 no Centro Hospitalar de São João, e aplicação dos critérios de exclusão, analisámos os dados relativos a 138 doentes (total de 179 cirurgia intra-renal retrógrada). Os nossos desfechos primários foram a taxa de sucesso imediata, avaliada pela perceção do cirurgião, e a taxa de sucesso pós-operatória, avaliada pela imagiologia de controlo, considerando como litíase residual significativa cálculos > 3 mm. Resultados: A taxa de sucesso global foi de 67,0% tendo em conta a perceção do cirurgião. Considerando o controlo imagiológico, a taxa de sucesso foi de 66,7% nos cálculos < 150 mm2 fora do grupo calicial inferior, mas menor nas restantes localizações ou carga litiásica maior. Na análise univariada, a carga litiásica, o número de cálculos e a localização foram estatisticamente significativos como preditores do sucesso da cirurgia intra- renal retrógrada. Não foram registadas complicações major. Conclusão: A localização no grupo calicial inferior foi considerada um preditor do insucesso da cirurgia intra-renal retrógrada, sendo que neste grupo calicial a eficácia foi maior nos cálculos com <150 mm2; esta diferença não se verificou nos cálculos fora desta localização. É uma intervenção segura, permitindo a sua utilização seriada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cruz, Maria João, Sofia Magina, Teresa Baudrier, and Filomena Azevedo. "TRATAMENTO DA PSORÍASE EM IDADE PEDIÁTRICA – PARTE I: TRATAMENTO TÓPICO." Journal of the Portuguese Society of Dermatology and Venereology 69, no. 1 (November 23, 2016): 25–31. http://dx.doi.org/10.29021/spdv.69.1.632.

Full text
Abstract:
A psoríase é uma doença inflamatória crónica, multissistémica e imunologicamente mediada. Cerca de um terço dos adultos acometidos refere início da doença antes dos 16 anos de idade, representando aproximadamente 4% de todas as dermatoses observadas em idade pediátrica. O diagnóstico precoce e a instituição de terapêutica adequada desempenham um papel fundamental na diminuição do impacto físico, emocional e social, bem como das co-morbilidades associadas. Na maioria dos casos a doença é limitada, sendo a terapêutica tópica suficiente para o seu controlo. Contudo, uma minoria das crianças apresenta um quadro grave e rapidamente progressivo que obriga à instituição de medicação sistémica. O recurso a estas terapêuticas, tanto tópicas como sistémicas, é limitado pelos riscos de toxicidade, pela baixa aceitação e ausência de estudos que validem e orientem a utilização da maioria destes fármacos em crianças. Este é o primeiro de 2 artigos onde se pretendem rever as opções terapêuticas tópicas (Parte I) e sistémicas (Parte II) disponíveis, assim como a sua eficácia e segurança em idade pediátrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Controlo de segurança"

1

Panichi, Juliana Louck. "Perceção dos agentes de segurança pública sobre o controlo social formal." Master's thesis, [s.n.], 2015. http://hdl.handle.net/10284/4938.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de mestre em Psicologia Jurídica
O estudo procurou captar a perceção de agentes de polícia a respeito da criminalidade, das práticas antissociais, a forma de atuação e a eficácia dos mecanismos de controlo social na área de trabalho. Especificamente os objetivos propostos basearam-se no conhecimento dos agentes sobre o que ocorre na sua zona de intervenção, a perceção da própria atuação e a forma como estes percebem a eficácia da atuação. Adotou-se como método as de natureza quantitativa e qualitativa, correspondendo a um desenho exploratório, descritivo, transversal, retrospetivo, pautado por limitações de uma análise baseada na observação e no autorrelato. O instrumento utilizado foi um inquérito baseado na técnica do questionário, específico para agentes de segurança, desenvolvido por Sani e Nunes (2013b). A amostra foi constituída por 37 indivíduos da Polícia de Segurança Pública (PSP), do sexo masculino com idades compreendidas entre 30 e 49 anos de uma esquadra do Norte do país. Os resultados obtidos mostraram que a grande maioria dos agentes acredita que sua zona de trabalho é segura (94.6%), porém mais da metade (70.3%) sente que houve um aumento da criminalidade. Todos os inquiridos responderam de forma positiva o facto de fazeremde tudo para garantir a segurança das pessoas, mostrando-se a maioria dispostos a acolher e beneficiar da colaboração da população para melhor segurança de todos. Apesar do tema ser escasso em Portugal, relativamente a perceção sob o ponto de vista das polícias, haveria uma necessidade de desenvolver mais estudos na área.
The study sought to capture the perception of crime about police officers, the antisocial practices, the way it operates and the effectiveness of social control mechanisms on the desktop. Specifically the proposed objectives were based on the knowledge of the agents about what happens in their area of competence, the perception of the own performance and how they perceive the effectiveness of action. It was adopted as the quantitative and qualitative method, corresponding to an exploratory design, descriptive, cross-sectional, retrospective, marked by limitations of an analysis based on observation and self-report. The instrument used was a survey based on questionnaire technique, specific to security agents, developed by Sani and Nunes (2013b). The sample consisted of 37 individuals from the Public Security Police (PSP), male aged between 30 and 49 years of Northern fleet of the country. The results showed that the vast majority of agents believe that your work area is safe (94.6%), but more than half (70.3%) feel that there has been an increase in crime. All respondents answered positively the fact to do everything to ensure the safety of people, being the majority willing to accommodate and benefit from the collaboration of the population for better security of all. Despite the theme be scarce in Portugal, for perception from the point of view of the police, there would be a need for further studies in the area.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araújo, Hélio Edgar Nascimento. "Controlo de mobilidade com segurança em redes estruturadas 802.11." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/2164.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações
Esta dissertação aborda o problema da gestão da mobilidade com segurança em redes 802.11. Assim, começa por apresentar um estudo detalhado do protocolo 802.11, do handoff de dispositivos móveis entre pontos de acesso e de soluções apresentadas por diversos autores com o objectivo de reduzir o tempo dispendido neste processo, com e sem segurança associada. Seguidamente, são apresentadas métricas e atributos de rede que podem ser considerados no estabelecimento de políticas de mobilidade que gerem as transições de AP que cada dispositivo móvel efectua. Uma vez feito este estudo inicial, é apresentada uma solução que potencía handoffs rápidos e seguros em redes estruturadas 802.11 e que minimiza o tempo da sua preparação. Este novo protocolo representa uma evolução do trabalho desenvolvido por Rodolphe Marques no trabalho intitulado “Segurança e Mobilidade em Redes Estruturadas 802.11” referenciado em [1]; a sua novidade consiste em usar tramas 802.11 de reconhecimento da rede (Probe Request/Response) para difundir associações de segurança com os pontos de acesso ao alcance de cada dispositivo móvel. A nova abordagem implica mudanças reduzidas na arquitectura de rede considerada em [1] e permite que, no âmbito das operações de reconhecimento de pontos de acesso, que são comuns e necessárias, um equipamento móvel instale paralelamente associações de segurança nos APs que poderá vir a usar num futuro próximo, ou seja, todos os que estão ao seu alcance. ABSTRACT: This thesis handles the problem of mobility management with security in 802.11 networks. Therefore it begins by presenting a detailed study of the 802.11 protocol, the handoff process of roaming mobile nodes between access points and solutions presented by many authors with the common goal of reducing the time spent in this process, with and without associated security. After this we present metrics and attributes of the network that may be considered on the establishment of mobility policies that handle the AP transitions made by every mobile node. Once finished this initial study we present a solution that enhances fast and secure handoffs in structured 802.11 networks and minimizes the time spent in its setting. This new protocol represents an evolution on the work developed by the author Rodolphe Marques in his work named “Security and Mobility in 802.11 Structured Networks” referred in [1]; its new feature consists in using 802.11 network scanning frames (Probe Request/Response) to distribute security associations to all access points in range of each mobile node. This new approach implies some changes on the architecture proposed in [1] and allows a mobile node to install security associations simultaneously while browsing the neighborhood for access points that may be used in a near future.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sousa, Célia Maria Pereira de. "O controlo interno no contexto das novas tecnologias de informação." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/4390.

Full text
Abstract:
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
O objectivo do presente trabalho é fazer um ponto da situação actual dos Sistemas de Controlo Interno no contexto da utilização continuamente crescente dos sistemas de informação. Para tal, optou-se por analisar esta realidade em dois horizontes distintos, ao nível do Ensino Universitário e ao nível empresarial. A metodologia seguida foi, na primeira situação, a recolha da informação disponível online, relativa aos cursos, disciplinas e respectivos planos curriculares. Nos casos em que esta última informação não estava disponível online foi elaborado inquérito directo. Relativamente ao trabalho realizado ao nível empresarial, foi feito inquérito directo às entidades envolvidas. Em termos de resultados, foi possível perceber que globalmente ao nível do ensino superior ainda não são muitos os cursos, nos diversos graus de ensino objecto de análise, que no seu plano curricular abrangem a totalidade dos temas considerados chave no estudo. Ao nível empresarial, e para as entidades estudadas, verifica-se a existência de consciência e trabalho das entidades a este nível.
The aim of this project work is to analyse the current situation of the Internal Control Systems in the context of the steadily increasing use of the information systems. This way it was decided to examine this reality into two distinct areas, at Higher Education level and business level. The methodology followed in the first area was to gather the data available online on the courses, academic disciplines and their curriculum. When this information was not available online, a direct survey was carried out. In what concerns the work achieved at business level, a direct survey was carried out at the entities directly involved. The results obtained show that at Higher Education level, there are not yet many courses, in the different levels of education subjected to analysis, which cover in their curriculum all the key issues considered in the study. At Business level, and for the entities studied it is verified the existence of awareness and work being done in this area by those entities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Grego, Bruno Alexandre da Silva. "Segurança automóvel : sistemas de apoio à condução." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/21668.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações
Esta dissertação tem como principal objetivo estudar a possibilidade de implementação dos vários sistemas de segurança automóvel atuais num tipo de veículo específico, o automóvel elétrico com quatro motores controlados de forma independente. Os sistemas de segurança ativa estudados são o diferencial eletrónico, o de controlo de tração e o de controlo de estabilidade eletrónico. O funcionamento destes sistemas foi simulado através do desenvolvimento do modelo matemático de um veículo elétrico com as características já mencionadas e de algoritmos de controlo, em ambiente Matlab/Simulink®.
This dissertation main goal is to study the possibility of implementing the various current safety systems in a specific type of vehicle, the electric car with four independently controlled motors. The studied safety systems are the electronic differential system, the traction control system and the electronic stability control system. The operation of these systems was simulated through the development of the mathematical model of an electric vehicle with the aforementioned characteristics and of control algorithms in Matlab/Simulink®.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sousa, Sara Brandão Fernandes de. "O controlo de qualidade das plantas medicinais e a segurança dos doentes na fitoterapia." Master's thesis, [s.n.], 2014. http://hdl.handle.net/10284/4875.

Full text
Abstract:
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas
Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento significativo do interesse pelas plantas medicinais, habitualmente associadas ao seu efeito terapêutico, muitas das vezes visto como um recurso natural e seguro. Contudo, têm sido reportados efeitos adversos e interacções associados a esta toma. Estudos demonstram uma variedade de razões para tais problemas, sendo que uma das principais causas dos efeitos adversos relatados está directamente relacionada com a má qualidade dos produtos, nomeadamente das matérias-primas usadas. No que concerne às interacções associadas à administração concomitante de preparações à base de plantas com medicamentos, são cada vez mais frequentes, podendo desencadear complicações graves. Estas poderiam, por vezes, ser prevenidas pela sua descrição nas rotulagens ou pela partilha desta informação com os profissionais de saúde e consumidores. In recent years there has been a significant increase on the interest for herbal products, which are generally associated with a safe and harmless therapeutic. However, some adverse effects and drug interactions have been reported. Some studies demonstrate a variety of reasons for such problems, but the major cause of the reported adverse effects is directly related to the poor quality of products, including raw materials used. Regarding to the interactions when herbal medicines and drugs are administrated concomitantly, the studies show that these interactions are common and can trigger serious complications, which could sometimes be prevented by its description on labels or by sharing this information with health professionals and consumers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira, Rita Ramos. "Precauções baseadas na transmissão: para uma enfermagem promotora da segurança do doente crítico." Master's thesis, Universidade de Évora, 2018. http://hdl.handle.net/10174/23270.

Full text
Abstract:
O presente relatório visa dar a conhecer as estratégias de intervenção profissional desenvolvidas, entre as quais se destaca o projeto de intervenção profissional que pretendeu incrementar o cumprimento das precauções baseadas na transmissão, num grupo de enfermeiros de um serviço de urgência, tendo por base as necessidades reais identificadas e assentes numa cultura de segurança do doente. A Organização Mundial de Saúde considera as infeções associadas aos cuidados de saúde um verdadeiro problema de saúde pública, com impacto crescente à escala mundial. No que concerne à prevenção e controlo de infeção, na área do doente crítico, a enfermagem assume especial relevância. O Enfermeiro Especialista deve liderar o desenvolvimento de projetos no âmbito da melhoria continua da qualidade, capacitando as equipas de profissionais. Este documento designa-se também a analisar, de forma fundamentada, o processo de aquisição de competências comuns do enfermeiro especialista, específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na vertente da pessoa em situação crítica, e de mestre em enfermagem; Abstract: Transmission-based precautions - for a nursing safety promoter in the critically ill patient This report aims to present the professional intervention strategies developed, among which the project of professional intervention that aims to increase the compliance with the precautions based on the transmission, in a group of nurses of an emergency service, based on the needs identified and based on a patient safety culture. The World Health Organization considers the infections associated with health care to be a real public health problem, with a growing impact worldwide. Regarding the prevention and control of infection, in critical patient, nursing takes on special relevance. The Nurse Specialist must lead the development of projects in the field of continuous quality improvement, empowering teams of professionals. This document is also intended to analyze, in a well-founded way, the process of acquisition of common skills of the specialist nurse, specific to nurse specialist in medical and surgical nursing, in the critical situation, and master's degree in nursing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, João Cândido Baptista. "Controlo de Acesso com Cartões Inteligentes." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2003. http://hdl.handle.net/10773/21748.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações
Os serviços acedidos remotamente são um recurso valioso. À medida que um número crescente de fornecedores de serviços disponibilizam um, ainda maior número de serviços remotos, a segurança torna-se num assunto que deve ser abordado de modo a conseguir uma troca justa de serviços em ambientes intrinsecamente inseguros. Uma troca de serviços, de modo a poder ser considerada justa e segura, normalmente envolve a entidade que o requisita, o fornecedor do serviço e uma terceira entidade de confiança em cuja imparcialidade ambos confiam. De modo a poderem existir serviços remotos seguros, a confiança de todas as entidades envolvidas pode ser estabelecida por meio de identificação e autenticação dos participantes. O uso de credenciais electrónicas é um dos modos de identificação e autenticação formais. A adopção de uma credencial digital aceite globalmente e armazenada num cartão inteligente virá fornecer ao sistema um maior grau de segurança enquanto, ao mesmo tempo, permite uma mobilidade completa por parte dos utentes. Enquanto essa credencial não é implementada, cada serviço fornece ao subscritor uma credencial específica o que inevitavelmente conduz à multiplicação de cartões na posse do utente Apresentamos uma aproximação nova a toda esta problemática de credenciais digitais armazenadas em cartões inteligentes que torna o seu uso fácil, intuitivo e perfeitamente transparente para o utente e que conduzirá ao uso de apenas um cartão por utente, contribuindo assim para uma utilização mais alargada da tecnologia.
Remote services are a valuable asset. As an increasing number of service providers offer an even greater number of remote services, security becomes an important issue that has to be taken under serious consideration in order to achieve a fair exchange of services in insecure environments. A fair and safe exchange of services usually involves the requesting party, the service provider, and a trusted third party in which both trust. In order to have secure remote services, trust between all parties can be established by means of identification and authentication of all parties. The use of digital credentials is one of the means of formal identification and authentication. A digital credential globally accepted and stored in a smart card will provide the system with a greater degree of security while allowing complete mobility of the users. While such credential is not deployed, each service supplies the subscriber with one specific credential that inevitably leads to the multiplication of smart cards in the possession of the user. We propose a new approach to the problem of storing multiple digital credentials in a smart card that is easy to use, intuitive and transparent to the user and that will lead to the existence of just one smart card per user, thus contributing for the widespread use of the technology.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fontinha, Ana Carina Gomes. "Avaliação de entrepostos logísticos: requisitos e controlo na óptica da qualidade e segurança alimentar." Master's thesis, ISA, 2010. http://hdl.handle.net/10400.5/3069.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Alimentar - Instituto Superior de Agronomia
This work had as principal objective to compare the efficiency of functioning of two distribution centres, where one is actually developing BRC Storage and Distribution and ISO 9001 certification and other was not certified. In order to compare both, various logistic operations were followed, as reception, storage and dispatch. Installations were evaluated in accordance with the guides of the certificates. Finally, there was a comparison and evaluation of their principal differences, trying to understand the reason and principal consequences to the non-conformities found. In a society where the consumer is more and more demanding, it is necessary that products flow through the food chain and get to final consumer with maximum food security and food safety. In order for that, every responsible entity and company where products flow, must interact and be concentrated achieving this objective, including distribution centres. In these centres, products are store during a pre-determinated period, and then palletized and segregated according to the client, being later dispatched. Operations in a distribution centre must be done according with the objective of guaranteeing products conformity, being necessary to have a rigorous quality control in the whole process. However, through this work was verified that in all process steps there are non-conformities, which may not allow achieving this goal. The principal non-conformities found were essentially related with product bad manipulation from operators and lack of registry of numerous steps through the process, as well as weak control of products quality, as much in reception as in storage or dispatch. Principal reasons that have been found were the lack of formation in collaborators, no divulgation of good practices in manipulation and hygiene, but essentially the fact that all the company sectors are not involved uniformly to achieve the same objectives. Logistics area worries relies fundamentally on process’s efficiency and minimizing costs, which restrains the quality area of being able to ensure quality requisites needed. Through the development of this work were frequently noticed oppositions between these two areas. It is necessary that all persons are involved and good practices defined by quality managers are communicated to all collaborators, alerting e letting know the importance of its performance in obtaining secure products, through periodic formation. It’s still to point certification. The company visited aims to implement BRC so can serve clients like Ibersol, who demands certification to all companies which want to serve its institutions. By analyzing both distribution centres, It is possible to verify that for a distribution centre who is under such a rigorous process of certification and auditing, shows some nonconformities like those shown at the uncertified centre. Non-identified and damaged products v were found. There were also seen mosquitoes in storage area due to bad manipulation from collaborators. For this work diverse entities related with the food industry were contacted, especially withlogistics and distribution, trying to understand if these were able to give valid answers to questions and doubts which distributors ask. Was also verified, however, there is a great difficulty in obtaining valid answers from most of these entities, because just because they are not answered or answers given are not satisfactory. It is fundamental the consciousness from these entities in the responsibility to consequences that their involvement may have in distribution business and in food security. Food security and food safety are responsibilities that must be shared by all operators who compose distribution chain, and each one must contribute to guarantee its efficiency.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Vítor Hugo Martins. "Desenvolvimento de componentes para sistemas de segurança crítica." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/2013.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações
Hoje em dia é muito frequente a utilização de sistemas de controlo em aplicações de segurança crítica, por exemplo nos aviões, automóveis, etc. Um sistema de segurança crítica é assim designado porque em caso de falha pode resultar em grandes prejuízos monetários ou, no pior cenário, em perdas de vidas humanas. Este tipo de sistemas têm que ser robustos e tolerantes a falhas para falhar o mínimo possível e de uma forma segura. É também necessário que estes sistemas atendam a requisitos temporais para garantir o seu correcto funcionamento, sendo por isso designados de sistemas temporeal. Quando tais sistemas são distribuídos, como em redes de sensores, actuadores e controladores interligados por barramentos de campo, a comunicação desempenha um papel importante no comportamento temporal. Tem-se assistido nos últimos anos a um incremento da investigação e desenvolvimento da área de sistemas de segurança crítica. Têm vindo a ser criados alguns standards nesta área, sendo actualmente muito utilizado o CAN – Controller Area Network. No DETI tem-se realizado muita investigação em torno do CAN, tendo-se recentemente trabalhado em sistemas que permitem introduzir redundância e maior largura de banda no barramento sem modificação dos módulos a ele ligados. Os sistemas x-by-wire são um exemplo de sistemas de segurança crítica utilizados nos automóveis onde a questão da largura de banda é muito importante. Esta dissertação é uma continuação desse trabalho, onde se pretende implementar na prática um sistema que introduza estas características a um barramento CAN. As principais contribuições originais desta dissertação são o desenvolvimento de alguns dos componentes projectados no trabalho de investigação em curso, nomeadamente um gestor de topologia e um comutador. Estes componentes permitem adicionar barramentos redundantes e gerir de uma forma dinâmica a topologia numa rede CAN. Para tal foram utilizadas FPGAs – Field Programmable Gate Arrays, um processador da Xilinx e algum hardware desenvolvido no DETI, o CLAN e o respectivo controlador que permite a sua interface com microprocessadores. A prototipagem em FPGAs facilitou e simplificou a tarefa de simulação da lógica necessária à implementação, tanto do gestor de topologia como do comutador. ABSTRACT: Nowadays, the use of control systems in critical security applications is very common, for instance in airplanes, automobiles, etc. It is called critical security application because in case any fault occurs, it can cause huge monetary damages or, in the worst scenario, it can cause the death of human lives. This type of system must be strong and fault tolerant in order to fail the least as possible and in a secure and safe way. It is also necessary that these systems answer to time requirements so that they can guarantee their proper performance, being therefore known as real-time systems. Whenever these systems are distributed, as in sensor networks, activators and controllers interconnected by fieldbuses, communication assumes an important role in time behavior. In the past few years we have been watching to an increase in the critical security systems research and development area. Some standards have been created in this field, being CAN - Controller Area Network one of the most used in the present. In DETI, plenty of research has been made about CAN, and recently important work has been done in systems that allow the introduction of redundancy and greater bandwidth in the bus without modifying the modules which are attached to it. The systems x-by-wire are just an example of critical security systems which are used in cars, and where the matter of bandwidth is actually very important. This dissertation is therefore a continuation of that work that has been developed so far, which aims to implement, in practice, a system that is able to introduce these features in a CAN bus. The most original and more important contributions of this dissertation are the development of some of the components projected in this work of ongoing research, namely a topology manager and a commuter. These components allow to attach redundant buses and to manage, in a dynamic kind of way, a topology in a CAN network. In order to achieve it, there have been used FPGAs – Field Programmable Gate Arrays, a processor from Xilinx and some hardware which had been developed in DETI, CLAN and the corresponding controller that allows its interface with microprocessors. The prototyping in FPGAs has facilitated and simplified the task of simulating the logic that was necessary to the implementation, whether from the topology manager whether from the commuter.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Viana, José Luís de Jesus Bettencourt. "E-Stop e consola de controlo e monitorização para a AtlasCar." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12340.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Mecânica
O veículo AtlasCar é um robô desenvolvido no Laboratório de Automação e Robótica do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, para o estudo de sistemas de segurança ativos e passivos para auxílio à condução e soluções de condução autónoma. Este trabalho tem como objetivo a criação de um sistema de emergência remota E-Stop, e uma consola de controlo e a criação de um sistema de monitorização para o veículo, complementando-se mutuamente com dois temas em torno da segurança. O E-Stop e a consola de controlo consistem na criação de um sistema de atuação remota capaz de gerir 3 sistemas diferentes de atuação por ordem do utilizador: RUN, PAUSE e DISABLE, sendo um elemento necessário à participação no concurso internacional ELROB. Para isso, algum hardware e software foram desenvolvidos para o cumprimento de todas as diretivas impostas pelo mesmo. O sistema de monitorização funciona sobre uma base de dados SQL, de onde são extraídos os dados para introdução numa página web. A atualização da base de dados é efetuada através do sistema ROS implementado no AtlasCar, tendo este de ter uma ligação à Internet, podendo ser através de rede wifi ou por 3G. Todo o sistema foi testado e validado em operação real.
The AtlasCar vehicle is a robot developed at the Automation and Robotics laboratoru in the Department of Mechanical Engeneering at the University of Aveiro. The main objective of this project is to develop both active and passive advanced security systems, for implementation in driver assistance system and autonomous vehicles. The main goal of this work is the development of a remote emergency E-stop, with a control console, and also the creation of a vehicle monitoring system. These twosystem complient each other in the question of safety. The E-Stop and the control console are part of a remote atuation system that manages three diferent states of atuation by user order: The three states are RUN, PAUSE and DISABLE. This system is mandatory to be eligle to participate in the international ELROB competion. Both software and hardware were developed with this goal in mind, acording to the competition directives. The monitoring system consists of a SQL database whose fields are published in a webpage. The refresh of the database is in charge of a ROS software module running on the atlascar using either a wifi or a 3g internet connection. Both systems were tested and validated in real operation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Controlo de segurança"

1

Oliveira, Francisco Antonio de. Mandado de segurança e controle jurisdicional. 4th ed. São Paulo, SP, Brasil: LTr, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guedes, Armando M. Marques. Controlos remotos: Dimensões externas da segurança interna em Portugal. Coimbra: Almedina, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Coqueijo. Mandado de segurança e controle constitucional. 3rd ed. São Paulo, Brasil: LTr, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Simpósio EPUSP sobre Controle Ambiental e Segurança em Mineração (1989 São Paulo, Brazil?). Controle ambiental e segurança em mineração. São Paulo, SP, Brasil: Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Paulo Fernando Lavalle Heilbron Filho. Segurança nuclear e proteção do meio ambiente. Rio de Janeiro: E-papers, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alsina Júnior, João Paulo Soares, ed. Seguranc̜a internacional: Perspectivas brasileiras. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Polícia e sociedade: Gestão de segurança pública, violência e controle social. Salvador: EDUFBA, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Francisco Antonio de. Mandado de segurança e controle jurisdicional: Mandado de segurança coletivo, enfoques trabalhistas e jurisprudência. São Paulo, SP, Brasil: Editora Revista dos Tribunais, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Francisco Antonio de. Mandado de segurança e controle jurisdicional: Mandado de segurança coletivo : enfoques trabalhistas e jurisprudência. 3rd ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Conferência Forte Copacabana (2nd 2005 Rio de Janeiro, Brazil). Segurança internacional: Um diálogo Europa - América do Sul : II Conferência Forte Copacabana. Edited by Hofmeister Wilhelm and Konrad-Adenauer-Stiftung. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Konrad Adenauer Stiftung, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Controlo de segurança"

1

Silva, Merillayne Martini Ladeira da, Sônia Rolim Reis, Carmen Silvia da Silva Martini, and Claudio Henrique Ladeira da Silva Junior. "APPCC: ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE NO RESTAURANTE COMER BEM." In Gestão, Qualidade e Segurança em Alimentação, 12–27. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8641925112.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

FREIRE, R. R., B. V. de LACERDA, and G. P. da H. VIANA. "A soberania estatal e o controle do coronavírus." In O mundo sob a ótica da segurança e da defesa: percepções da geopolítica e da segurança mundiais. Dialética, 2021. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-252-0451-2-c1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Rebeca Ludmilla Vasconcelos de, and José Orlando Costa Nunes. "Intraempreendedorismo como agente de mudanças no sistema penitenciário do Rio Grande do Norte: Um estudo de caso no Centro de Detenção Provisória de Macaíba/RN." In Gestão de Pessoas na Segurança Pública, 127–43. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20217-8-p127-143.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta uma breve discussão acerca das ações intraempreendedoras, enfocando suas formas de manifestação nos profissionais do sistema prisional estadual do Rio Grande do Norte (RN). O caso analisado contempla a Unidade Prisional Centro de Detenção Provisória de Macaíba, sendo sua escolha devido à relevância do estabelecimento prisional na região em que se encontra, o Rio Grande do Norte, como modelo de gestão, de perfil humanista e assistencialista, sem abrir mão de normas rígidas de controle, sendo considerada e premiada como Modelo de Gestão no ano de 2015. A metodologia trabalhada é do tipo qualitativa, exploratória e descritiva e teve como método a observação participante e pesquisa documental. Os resultados evidenciaram que é possível, trabalhar com a visão intraempreendedora no setor prisional de ordem pública, e que sua implantação, nos níveis gerenciais, pode resultar em níveis de eficácia organizacional satisfatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Junior, Paulo Cezar Neves. "Controle da Atividade Financeira no Judiciário 5.0." In Judiciário 5.0 : Inovação, Governança, Usucentrismo, Sustentabilidade e Segurança Jurídica, 353–94. Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/9786555500479-06.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Michael José Batista dos, Suzi Cardoso de Carvalho, and Irineu Antônio Schadach de Brum. "AVALIAÇÃO DE RISCOS E CONTROLE DE SEGURANÇA EM PEDREIRA." In A visão sistêmica e integrada das engenharias e sua integração com a sociedade, 155–73. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.04421250814.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gomes Junior, Mario Jorge Conte, and José Orlando Costa Nunes. "Jornada de trabalho: um estudo sobre a escala de serviço operacional da Polícia Militar do Rio Grande do Norte." In Gestão de Pessoas na Segurança Pública, 50–64. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20217-8-p50-63.

Full text
Abstract:
Este artigo versa sobre a problemática da jornada de trabalho do serviço operacional dos policiais militares (PM’s) do Estado do Rio Grande do Norte. Tal jornada de trabalho não é devidamente regulamentada em lei, ficando a critério dos oficiais, gestores da polícia militar (PM), sem o devido planejamento, a tornando volátil e até injusta. Constata-se que este cenário é prejudicial aos PM’s, por serem submetidos a uma jornada que pode ultrapassar 40 horas semanais (teto do funcionalismo público estadual) e 44 horas semanais estabelecidas como limite pela Constituição Federal de 1988 (CF/88), sem que haja remuneração extra ou outra forma de compensação. Fato esse, que gera desmotivação da tropa, queda na qualidade de vida no trabalho (QVT) e a busca por fontes de renda complementares através de trabalhos informais, conhecidos como “bico”. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte também fica prejudicado, uma vez que a não regulamentação da jornada de trabalho dificulta o planejamento nas ações de segurança pública, gera baixa produtividade do efetivo policial. O artigo utilizou metodologia empírica quali-quantitativa, através de aplicação de questionário com o efetivo PM, entrevista com uma psicóloga sobre o tema e levantamento bibliográfico com enfoque interdisciplinar. Os resultados demonstram que não há uma legislação vigente versando diretamente sobre a jornada de trabalho do PM; que mais da metade dos PM’s possuem renda complementar, chegando a trabalhar mais de 60 horas semanais. O presente estudo propõe escalas de serviço adequadas à atividade policial militar, além da criação de um “banco de horas” para melhor controle e gestão da jornada de trabalho desses profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Miranda, Ana Paula Mendes de. "Resguardar ou punir: produção e usos de registros em guardas municipais do Rio de Janeiro." In Desafios à Segurança Pública: controle social, democracia e gênero, 43–66. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2012. http://dx.doi.org/10.36311/2012.978-85-7983-280-2.p43-66.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira Muniz, Jacqueline de. "O fim da inocência: um ensaio sobre os atributos do saber policial de rua." In Desafios à Segurança Pública: controle social, democracia e gênero, 13–41. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2012. http://dx.doi.org/10.36311/2012.978-85-7983-280-2.p13-41.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Magalhães, Bóris Ribeiro de, and Thiago Teixeira Sabatine. "Segurança pública e saúde: a prevenção como desafio para a atuação sobre as violências e acidentes." In Desafios à Segurança Pública: controle social, democracia e gênero, 127–40. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2012. http://dx.doi.org/10.36311/2012.978-85-7983-280-2.p127-140.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

de Souza, Luís Antônio Francisco, Bóris Ribeiro de Magalhães, and Thiago Teixeira Sabatine. "Apresentação." In Desafios à Segurança Pública: controle social, democracia e gênero, 7–12. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2012. http://dx.doi.org/10.36311/2012.978-85-7983-280-2.p7-12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Controlo de segurança"

1

Batista, Agnaldo, Michele Nogueira, and Aldri Santos. "Disseminação Robusta de Dados Pessoais Sensíveis Baseada em Comunidade de Interesse e Confiança Social para Suportar Situações Emergenciais de Saúde." In Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbseg.2019.13972.

Full text
Abstract:
Os serviços de saúde em redes (e-health) lidam com dados pessoais sensíveis, que devem ser preservados na entrega e do acesso não autorizado. Os mecanismos de controle de disseminação atualmente se voltam principalmente aos ambientes de saúde estruturados, como hospitais, mas ainda não atendem adequadamente nos momentos entre o surgimento de uma emergência e o seu atendimento em ambientes urbanos dinâmicos, como ruas e avenidas. Aspectos sociais das pessoas e de suas relações contribuem para a entrega confiável desses dados. Este trabalho apresenta STEALTH, um sistema que emprega confiança social e comunidades de interesse (CoI) para controlar a disseminação dos dados sensíveis das pessoas em situações emergenciais em ambientes dinâmicos. Simulações no NS-3 demonstram sua capacidade de assegurar a disseminação de dados sensíveis às pessoas que possam contribuir para um atendimento eficiente. STEALTH obteve uma confiabilidade de até 80% no acesso aos dados disseminados, uma latência máxima de 95ms e uma disponibilidade de até 98,8% para atender situações emergenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Alves Barea, Emerson Rogério, Jaime Freire de Souza, Cesar A. Marcondes, and Douglas Baptista de Godoy. "HonIoT: Arquitetura de Honeynet com Controle de Propagação de Malwares para Dispositivos de IoT." In II Workshop de Segurança Cibernética em Dispositivos Conectados. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wscdc.2019.7703.

Full text
Abstract:
É indicada a utilização de honeypots e honeynets para o estudo aprofundado do comportamento dos malwares para dispositivos de IoT, porém, alguns cuidados devem ser tomados garantindo que esses ambientes sejam capazes de detalhar corretamente todo ciclo de infecção dos malwares e não se tornem um ponto de origem de ataques às outras redes. Nessa linha, este trabalho apresenta o HonIoT, uma honeynet que suporta a inclusão de honeypots reais, emuladas ou virtualizadas, criando uma internet emulada que corresponde à parte atacada da rede, possibilitando o monitoramento completo de todo ciclo de infecção e propagação do malware. Testes preliminares apontaram boa capacidade deescalabilidade do ambiente e correta execução do fluxo de ações da honeynet.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Resende, Júlio César Mendes, Andre Felipe Santos, Thiago S. Gomides, Massilon Lourenço, Flávio Luiz Schiavoni, and Marcos A. M. Laia. "Estudo de caso: Impacto das fragilidades da comunicação 802.11 em competições de robótica." In II Workshop de Segurança Cibernética em Dispositivos Conectados. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wscdc.2019.7705.

Full text
Abstract:
As competições de robôs têm servido de cenário para o estudo de diversas áreas da ciência da computação. Nestas competições, a busca por um controle em tempo real pode trazer um efeito colateral que é a pouca preocupação com a segurança e o desempenho da comunicação em redes. Neste artigo, apresentamos uma falha de comunicação identificada em um torneio apontando as possíveis causas do problema. Este cenário de vulnerabilidade pode ser ampliado para permitir uma discussão mais ampla envolvendo comunicação de sistemas embarcados pelo protocolo 802.11.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mayer, Janice, and Leonardo Lemes Fagundes. "Modelo para Avaliar o Nível de Maturidade do Processo de Gestão de Riscos em Segurança da Informação." In VI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2010. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2010.14696.

Full text
Abstract:
O processo de Gestão de Riscos (GR) compreende atividades coordenadas para direcionar e controlar uma organização no que se refere a riscos, isso inclui a definição de contexto, análise, avaliação, tratamento, aceitação, comunicação e monitoramento dos riscos de segurança da informação. As organizações precisam implementar GR de forma consistente e sistemática, para buscar conformidades com leis, normas e regulamentações vigentes, bem como atender a requisitos obrigatórios para certificação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação. No entanto, não se identificou na literatura um modelo para avaliação do nível de maturidade desse processo no contexto de segurança da informação. Para contornar este problema neste trabalho descreve-se a estrutura de um modelo para avaliar o nível de maturidade do processo de GR em Segurança da Informação. O modelo desenvolvido consiste basicamente de um conjunto de boas práticas, totalmente alinhado a norma ISO/IEC 27005 e constituído por: (1) três estágios; (2) cinco níveis de maturidade; (3) quarenta e três objetivos de controles; (4) mapa de controles; (5) perspectiva de avaliação; (6) RACI Chart; (7) risk scorecard e, ainda, (8) instrumento de avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lemos, Marcilio, Esau Silva, Felipe Sampaio Dantas Silva, and Augusto José Venâncio Neto. "Uma Taxonomia para Descrever e Caracterizar Estratégias de Mitigação de Ataques DDoS em Ambientes IoT Usando Tecnologias SDN." In II Workshop de Segurança Cibernética em Dispositivos Conectados. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wscdc.2019.7709.

Full text
Abstract:
A Internet das Coisas têm atraído significativa atenção da comunidade de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) pela perspectiva de objetos do cotidiano coletando dados do ambiente e transmitindo-os através da Internet para processamento a posteriori, sem que haja necessidade de interação humano-computador. Embora a IoT represente uma poderosa plataforma para criação de novos produtos e serviços que irão beneficiar uma ampla variedade de verticais (\textit{e-health}, V2X, \textit{smart homes}, etc), existem diversas preocupações de segurança que precisam ser remediadas para sua implementação adequada, como as vulnerabilidades explorados por agentes maliciosos para assumir o controle de dispositivos e desferir ataques DDoS em larga escala. Por conseguinte, pesquisas foram iniciadas para desenvolver soluções visando a detecção e contenção de ataques DDoS baseados em IoT, fazendo uso de tecnologias emergentes como o paradigma de Redes Definidas por Software (SDN). Neste sentido, o presente trabalho apresenta uma taxonomia para descrever e caracterizar o corpo de soluções SDN contra ataques DDoS em cenários da IoT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Kátia C. A., Antonio A. A. Rocha, and Flávio Q. Guimarães. "Confiança na Nuvem a partir da construção de Sec-SLA nos diversos modelos quanto à implantação e serviço." In XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2016.5979.

Full text
Abstract:
Um dos requisitos fundamentais para a consolidação da computação em nuvem, como solução robusta e confiável, é a segurança. As organizações que buscam adotar a nuvem como solução devem estar cientes que esta tecnologia herda todas as vulnerabilidades de segurança existentes em soluções tradicionais, aliadas à complexidade e heterogeneidade de suas configurações quanto à arquitetura, à privacidade e à conformidade deste novo modelo computacional. Ao impor práticas de gestão uniformes aos provedores quanto ao controle de segurança, com políticas de privacidade acordadas com seus clientes definidos em Acordo de Nível de Serviço de Segurança (Security Service Level Agreements), ou simplesmente Sec-SLA, espera-se que a nuvem seja capaz de melhorar seu controle e segurança, bem como obter respostas eficientes a incidentes. Propõe-se neste trabalho, um modelo para calcular a confiança de provedores a partir de medidas de solução e mitigação a incidentes de segurança oferecidas em seus catálogos de serviço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

De Oliveira, Gustavo, Michele Nogueira, and Aldri Santos. "Controle de Acesso à IoT Baseado na Percepção de Comunidade e Confiança Social Contra Ataques Sybil." In Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbseg.2019.13963.

Full text
Abstract:
A evolução da IoT tem permitido que mais dispositivos de uso pessoal estejam conectados, e sejam influenciados pelos hábitos e comportamento dos proprietários. Logo, esses ambientes demandam por segurança no controle do acesso quanto à presença de intrusos, que venham a comprometer a privacidade ou perturbar o funcionamento da rede, como ataques Sybil. O advento do paradigma Social IoT possibilita que sistemas para o controle de acesso possam agregar contexto de comunidade e informações de sociabilidade dos dispositivos. Este trabalho propõe o mecanismo ELECTRON para o controle de acesso em redes IoT baseado na confiança social entre os dispositivos para proteger a rede de ataques Sybil. A similaridade social entre os dispositivos ajuda a definir comunidades na rede e compõem o calculo da confiança social, fortalecendo a confiabilidade entre dispositivos legítimos e sua resiliência contra a interação de atacantes Sybil. Resultados obtidos no simulador NS-3 mostram a eficácia do ELECTRON em identificar ataques Sybil na IoT que buscam acesso à rede. Ele alcançou taxas de detecção por volta de 90%, tendo variações de acordo com a comunidade na qual a confiança social é construída.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rigon, Evandro Alencar, and Carla Merkle Westphall. "Modelo de Avaliação da Maturidade da Segurança da Informação." In VII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2011. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2011.14568.

Full text
Abstract:
Os processos de negócio das organizações são suportados por tecnologias da informação, apesar de muitos processos e sistemas não terem sido projetados para serem seguros. A falta de um método para avaliar a segurança poderá expor a organização ao risco em diversas situações. Este artigo apresenta um processo para a gestão da maturidade da segurança da informação através de um método de medição e um conjunto de controles que tratam a segurança da informação de forma abrangente. Os resultados indicam que o método é eficiente para avaliar o estado atual da segurança, auxiliar no processo de gestão da segurança da informação e identificação de riscos, e apoiar a melhoria dos processos e controles internos da organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Martins, Diego, and Marco Aurélio Henriques. "Uma análise preliminar do controle de forks no mecanismo de consenso Proof-of-Stake com Tempo Discreto." In Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbseg.2019.13994.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma análise preliminar do mecanismo de consenso para blockchains baseado em Proof-of-Stake com Tempo Discreto (PoSTD). O texto explica os mecanismos que controlam a criação de novos blocos e a eliminação de forks na cadeia. Em seguida, o mecanismo de consenso é analisado de forma genérica, através de diferentes cenários na visão de um determinado nó. É mostrado como o algoritmo atinge o consenso mesmo com atrasos na rede, desde que o tempo de duração de uma rodada de trabalho seja superior ao maior dos atrasos de comunicação entre dois nós quaisquer conectados no sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Kramer, Dyonatha Batista, and Charles Neu. "Estudos para o desenvolvimento de um método de Classificação de Tráfego Cifrado em Redes Utilizando Machine Learning." In I Escola Regional de Computação do Rio Grande do Sul. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ercomprs.2020.14299.

Full text
Abstract:
O aumento do tráfego criptografado é reflexo de fortes investimentos em segurança da informação. Todavia, ao se oferecer mais segurança na Internet, cria-se, para os administradores de rede, obstáculos na gerência, controle de monitoramento e segurança da mesma. Por isso, a caracterização de tráfego cifrado se torna um tema cada vez mais pertinente de pesquisa, buscando soluções que evitem expor dados pessoais do usuário, mas que, ao mesmo tempo, possam oferecer um controle de monitoramento de rede. A fim de ajudar a lidar com essas questões, este artigo propõe um sistema baseado em machine learning utilizando informações estatísticas para classificar tráfego cifrado em rede.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Controlo de segurança"

1

Dorfman, Adriana, and Rafael da Rocha Ribeiro. CRITÉRIOS GEOGRÁFICOS PARA LOCALIZAÇÃO DOS “POSTOS” DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL NO RS. UFRGS, 2019. http://dx.doi.org/10.21826/relatorio23078.517306/2019-11.

Full text
Abstract:
Falta de efetivo, postos fechados e sensação de insegurança fazem parte da realidade do controle do território por parte dos órgãos de segurança pública no Brasil e, de maneira mais concreta, no Rio Grande do Sul. Este quadro nos leva a buscar maior qualificação das decisões tomadas pelas instâncias gestoras da segurança pública. Um dos papéis da Universidade é colaborar para essa qualificação, sendo este o propósito deste projeto, em colaboração com a Polícia Rodoviária Federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography