To see the other types of publications on this topic, follow the link: Controlo de segurança.

Journal articles on the topic 'Controlo de segurança'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Controlo de segurança.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Muniz Braga, Luciene. "Infecções relacionadas com a assistência à saúde e a segurança do paciente: percepção da enfermagem." RevSALUS - Revista Científica da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia 1, no. 2 (November 27, 2019): 31–35. http://dx.doi.org/10.51126/revsalus.v1i2.117.

Full text
Abstract:
Introdução: A adoção de estratégias para melhorar a segurança e qualidade dos cuidados aos pacientes internados tem sido foco de atenção das instituições de saúde, articularmente na prevenção das infecções relacionadas à saúde (IRAS). A equipa de enfermagem tem papel relevante na promoção da segurança do paciente nos serviços de saúde, pela possibilidade de implementar medidas de interrupção na cadeia de transmissão dos microrganismos, de forma direta e indireta, através da implementação de cuidados preventivos. Objetivo: analisar a percepção da equipa de enfermagem acerca das IRAS e sua relação com a segurança do paciente. Material e Métodos: trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, realizada em um hospital escola, Minas Gerais, Brasil. Foram entrevistados 12 profissionais de enfermagem de junho a julho de 2015. Foi utilizada a análise temática e elaboradas três categorias: A importância de uma Comissão de Controle de Infecções ativa; O controlo de infecções e sua interface com a Segurança do Paciente; Higienização das Mãos: uma assistência limpa e segura. Resultados: a equipa de enfermagem teve dificuldade de refletir sobre o controle de infecção e sua associação com segurança do paciente; o que permite afirmar a necessidade de mudanças na prática, ensino e pesquisa em Enfermagem. Conclusões: Evidenciou-se ausência de uma cultura de segurança do paciente, no entanto, a equipa reconhece a higienização das mãos como forma de prevenção de IRAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Potes, R., M. A. Laranjo, and L. Elias. "Saúde Animal, Biossegurança e Segurança dos alimentos." Archivos de Zootecnia 67, Supplement (January 15, 2018): 131–35. http://dx.doi.org/10.21071/az.v67isupplement.3589.

Full text
Abstract:
Alguns perigos que podem ameaçar a saúde dos consumidores de carne de porco e de produtos processados estão relacionados com a saúde animal ou com a manipulação da matéria-prima desde o abate dos animais, a transformação e até ao consumo. Entre os perigos químicos consideram-se as substâncias com efeitos anabólicos, os resíduos de substâncias medicamentosas e os contaminantes químicos, alguns com origem na produção animal ou produzidos durante o processamento. No que se refere aos perigos biológicos, podem encontrar-se alguns parasitas como Toxoplasma gondii, Trichinella spiralis e Taenia solium e também bactérias como Salmonella spp, Campylobacter spp., Yersinia enterocolitica, Listeria monocytogenes. As características físico-químicas da carne fresca facilitam o crescimento de diversos microrganismos, para além dos mencionados anteriormente, o que a torna altamente perecível. Os diferentes processos de transformação desta matéria-prima, não só permitem obter diferentes alimentos para o consumidor como constituem formas de aumentar a sua vida útil. Entre os processos de transformação incluem-se a secagem, a fermentação e a cura. Em Portugal há uma grande variedade de produtos cárneos tais como Chouriço, Paio, Presunto, Salsichão e Catalão, muitos dos quais são fabricados segundo as técnicas tradicionais das diferentes regiões de onde são originários. Alguns destes produtos têm sido estudados na Universidade de Évora. Apresentaremos alguns resultados que mostram o efeito favorável de vários processos de transformação no controlo de alguns dos perigos biológicos mencionados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cosme, Joana, Amélia Santos, Anabela Resende, Susana Marques, and Elisa Pedro. "Imunoterapia com aeroalergénios em tempos de COVID-19." Revista Portuguesa de Imunoalergologia 29, no. 3 (September 20, 2021): 179–96. http://dx.doi.org/10.32932/rpia.2021.09.064.

Full text
Abstract:
Fundamentos: A imunoterapia subcutânea a aeroalergénios (ITASC) foi suspensa em alguns serviços durante o confinamento em contexto da pandemia por COVID -19. Objetivos: Avaliar o impacto da suspensão da ITASC nos sintomas, necessidade de medicação de controlo e qualidade de vida e, ainda, conhecer as expectativas e grau de segurança/receio dos doentes em voltar ao hospital. Métodos: Inquérito anónimo para autopreenchimento pelos doentes com mais de 12 anos nas primeiras 5 semanas após reinício da ITASC. Utilizou -se o CARAT como instrumento de avaliação do controlo dos sintomas de rinite e asma. Resultados: Incluíram -se 77 doentes (90% adultos, 68% mulheres), todos com rinite e 40% com asma. O intervalo de tempo médio entre a última administração e o reinício da ITASC foi de 13±2,48 semanas. Foram observados em consulta urgente/não programada por agudização da patologia respiratória 7% dos doentes e apenas 1 teve COVID -19. As pontuações CARAT -Total revelaram controlo dos sintomas de rinite e de asma em 35% e 66% dos doentes, respetivamente. A proporção de doentes não controlados aumentou com o alargamento do período de suspensão (PS) da ITASC. A maioria (>90%) dos doentes referiu não haver impacto significativo na sua qualidade de vida e manteve a medicação de controlo habitual (48%), referiu preocupar -se em perder os benefícios da ITASC com a sua suspensão (62%) e referiu sentir -se mais seguro nos gabinetes de vacinas do que no edifício do hospital ou sala de espera. Conclusões: Registou -se um aumento da frequência de doentes não controlados com o aumento do PS. Para a maioria, o PS não teve impacto significativo na qualidade de vida. A frequência de doentes que necessitaram de ser observados em consulta urgente/não programada foi baixa e apenas 1 referiu ter tido COVID -19. A perceção de segurança na sala de vacinas é maior do que nos espaços comuns do hospital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferreira, Catarina Isabel Gomes Mendes, Ana Cristina de Almeida Marinho Diniz, Idalina Maria Santos Vieira Lisboa Bordalo, Maria João Lage de Sousa Leitão, and Susana Maria Sardinha Vieira Ramos. "Podemos falar de segurança do paciente durante uma pandemia? Uma experiência portuguesa." Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário 10, no. 1 (March 18, 2021): 129–48. http://dx.doi.org/10.17566/ciads.v9i4.682.

Full text
Abstract:
Objetivo: enumerar medidas governativas e de saúde pública implementadas em Portugal decorrentes da pandemia pelo vírus SARS-CoV-2 e descrever a atuação do Gabinete de Segurança do Paciente do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), referência nacional na resposta à situação de emergência de saúde pública. Métodos: utilizou-se como método a análise normativa, documental, além de relato de caso por pesquisa-ação. Resultados: em Portugal, documentaram-se os primeiros casos de infeção por SARS-CoV-2 a 2 de março de 2020. Os processos assistenciais são geridos pelo Ministério da Saúde e Direção Geral da Saúde, abrangendo o Sistema Nacional de Saúde (universal) e o sector privado. O Gabinete de Segurança do Doente do CHULC, participou na redefinição dos processos, criação de vias alternativas de informação entre as várias estruturas, implementação de inovações no uso de tecnologias e vigilância clínica, gestão dos equipamentos de proteção, motivação e suporte emocional dos profissionais e na consolidação das principais metas de segurança do doente (ex. identificação do doente, medicação e cirurgia segura). A aprendizagem feita com os erros contribui para a melhoria contínua dos processos. Conclusão: em Portugal e no mundo a pandemia por COVID-19 não terminou. Compreendemos que é tempo de refletir e voltar aos princípios básicos da segurança, como a higiene das mãos, a etiqueta respiratória e o controlo ambiental. Na gestão do risco e segurança do paciente em situação de crise, é necessário, mais do que nunca, inovar e aprender com os erros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Catarina Isabel Gomes Mendes, Ana Cristina de Almeida Marinho Diniz, Idalina Maria Santos Vieira Lisboa Bordalo, Maria João Lage de Sousa Leitão, and Susana Maria Sardinha Vieira Ramos. "Podemos falar de segurança do paciente durante uma pandemia? Uma experiência portuguesa." Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário 10, no. 1 (March 18, 2021): 129–48. http://dx.doi.org/10.17566/ciads.v10i1.682.

Full text
Abstract:
Objetivo: enumerar medidas governativas e de saúde pública implementadas em Portugal decorrentes da pandemia pelo vírus SARS-CoV-2 e descrever a atuação do Gabinete de Segurança do Paciente do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), referência nacional na resposta à situação de emergência de saúde pública. Métodos: utilizou-se como método a análise normativa, documental, além de relato de caso por pesquisa-ação. Resultados: em Portugal, documentaram-se os primeiros casos de infeção por SARS-CoV-2 a 2 de março de 2020. Os processos assistenciais são geridos pelo Ministério da Saúde e Direção Geral da Saúde, abrangendo o Sistema Nacional de Saúde (universal) e o sector privado. O Gabinete de Segurança do Doente do CHULC, participou na redefinição dos processos, criação de vias alternativas de informação entre as várias estruturas, implementação de inovações no uso de tecnologias e vigilância clínica, gestão dos equipamentos de proteção, motivação e suporte emocional dos profissionais e na consolidação das principais metas de segurança do doente (ex. identificação do doente, medicação e cirurgia segura). A aprendizagem feita com os erros contribui para a melhoria contínua dos processos. Conclusão: em Portugal e no mundo a pandemia por COVID-19 não terminou. Compreendemos que é tempo de refletir e voltar aos princípios básicos da segurança, como a higiene das mãos, a etiqueta respiratória e o controlo ambiental. Na gestão do risco e segurança do paciente em situação de crise, é necessário, mais do que nunca, inovar e aprender com os erros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Betâmio de Almeida, António. "Há algo de novo nos incêndios florestais? Ou as perplexidades de um leitor atento." Territorium, no. 26(II) (November 14, 2018): 89–106. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_26-2_6.

Full text
Abstract:
Os (grandes) incêndios que ocorreram em Portugal, em 2017, refletem uma alteração no risco e na percepção do risco de incêndios florestais? Houve sempre incêndios nas florestas no sentido de fogos fora de controlo. Mas será que os incêndios que ocorreram em Portugal entre 17 e 24 de Junho e entre 14 e 16 de Outubro assinalam um padrão diferente nas respectivas causas e propagação, intensidades, consequências e enquadramento social e político? Quais serão os impactos na percepção pública da segurança ou do risco? O autor procura nos media nacionais e internacionais e em relatórios técnicos respostas a estas perguntas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Matos Fernandes, Manuel, António Cardoso, and Nuno Guerra. "Grandes escavações em meio urbano. Uma perspectiva sobre as soluções construtivas e os sistemas estruturais para o seu suporte." Geotecnia, no. 152 (August 12, 2021): 531–54. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_152_17.

Full text
Abstract:
Analisa-se as principais soluções construtivas usadas no suporte de grandes escavações em meio urbano e situa-se no tempo o seu desenvolvimento. Mostra-se como às técnicas construtivas estão associados sistemas estruturais que, ao longo do tempo, foram sendo sucessivamente mais complexos, permitindo a execução de escavações em situações geotécnicas difíceis e com segurança adequada. Analisa-se as soluções construtivas disponíveis em relação à sua adequabilidade face a cinco cenários geotécnicos simplificados e, para os casos considerados adequados, classifica-se essas soluções em relação ao seu grau de viabilidade, ao potencial para controlo de deslocamentos e ao custo esperado. Classifica-se ainda as soluções construtivas do ponto de vista estrutural, associando-se a cada tipo de estrutura os principais esforços estruturais envolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dargent, Charles. "O modelo francês de ‘rádio auto-estrada’: da isofrequência FM à Internet a bordo." Comunicação e Sociedade 20 (December 9, 2011): 141–56. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.20(2011).888.

Full text
Abstract:
O modelo francês de ‘rádio auto-estrada’ é único no mundo. Preparados e apresentados por jornalistas cujos estúdios estão localizados nos centros de controlo das auto-estradas, os programas são transmitidos em FM isofrequencial com segmentação local de informação, numa frequência nacional única reservada pela autoridade de regulação. Integram o desenvolvimento da primeira geração digital (RDS-TA: informações de tráfego automáticas) e de segunda geração (orientação de rota dinâmica associada ao GPS). A tese do artigo é a de que estes programas de “informação dos condutores” não se tornarão obsoletos pela explosão de bancos de dados de “informação de tráfego”, difundidos pelos smartphones, mas poderiam ao invés desenvolver-se na Europa, por causa do papel insubstituível que desempenham na segurança física e psicológica dos utilizadores de auto-estradas. Ao ponto de talvez fazer deste modelo um padrão da rádio de informação-serviço do futuro, independentemente da evolução dos modos de difusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cerqueira, Luísa, Rui J. Cerqueira, and Paulo Dinis. "Tratamento da Litíase Renal com Ureterorrenoscopia: Experiência de um centro." Acta Urológica Portuguesa 34, no. 3-4 (December 17, 2017): 29–36. http://dx.doi.org/10.24915/aup.34.3-4.43.

Full text
Abstract:
Introdução: No presente estudo, analisámos os resultados iniciais desta técnica no nosso centro, com o objetivo de avaliar a eficácia e segurança da cirurgia intra-renal retrógrada no tratamento de cálculos renais e fatores preditores do seu sucesso. Material e Métodos: Após a recolha dos dados dos processos clínicos e exames de imagem dos doentes submetidos a cirurgia intra-renal retrógrada para tratamento de cálculos renais em 2014 e 2015 no Centro Hospitalar de São João, e aplicação dos critérios de exclusão, analisámos os dados relativos a 138 doentes (total de 179 cirurgia intra-renal retrógrada). Os nossos desfechos primários foram a taxa de sucesso imediata, avaliada pela perceção do cirurgião, e a taxa de sucesso pós-operatória, avaliada pela imagiologia de controlo, considerando como litíase residual significativa cálculos > 3 mm. Resultados: A taxa de sucesso global foi de 67,0% tendo em conta a perceção do cirurgião. Considerando o controlo imagiológico, a taxa de sucesso foi de 66,7% nos cálculos < 150 mm2 fora do grupo calicial inferior, mas menor nas restantes localizações ou carga litiásica maior. Na análise univariada, a carga litiásica, o número de cálculos e a localização foram estatisticamente significativos como preditores do sucesso da cirurgia intra- renal retrógrada. Não foram registadas complicações major. Conclusão: A localização no grupo calicial inferior foi considerada um preditor do insucesso da cirurgia intra-renal retrógrada, sendo que neste grupo calicial a eficácia foi maior nos cálculos com <150 mm2; esta diferença não se verificou nos cálculos fora desta localização. É uma intervenção segura, permitindo a sua utilização seriada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cruz, Maria João, Sofia Magina, Teresa Baudrier, and Filomena Azevedo. "TRATAMENTO DA PSORÍASE EM IDADE PEDIÁTRICA – PARTE I: TRATAMENTO TÓPICO." Journal of the Portuguese Society of Dermatology and Venereology 69, no. 1 (November 23, 2016): 25–31. http://dx.doi.org/10.29021/spdv.69.1.632.

Full text
Abstract:
A psoríase é uma doença inflamatória crónica, multissistémica e imunologicamente mediada. Cerca de um terço dos adultos acometidos refere início da doença antes dos 16 anos de idade, representando aproximadamente 4% de todas as dermatoses observadas em idade pediátrica. O diagnóstico precoce e a instituição de terapêutica adequada desempenham um papel fundamental na diminuição do impacto físico, emocional e social, bem como das co-morbilidades associadas. Na maioria dos casos a doença é limitada, sendo a terapêutica tópica suficiente para o seu controlo. Contudo, uma minoria das crianças apresenta um quadro grave e rapidamente progressivo que obriga à instituição de medicação sistémica. O recurso a estas terapêuticas, tanto tópicas como sistémicas, é limitado pelos riscos de toxicidade, pela baixa aceitação e ausência de estudos que validem e orientem a utilização da maioria destes fármacos em crianças. Este é o primeiro de 2 artigos onde se pretendem rever as opções terapêuticas tópicas (Parte I) e sistémicas (Parte II) disponíveis, assim como a sua eficácia e segurança em idade pediátrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Cruz, Maria João, Sofia Magina, Teresa Boudrier, and Filomena Azevedo. "TRATAMENTO DA PSORÍASE EM IDADE PEDIÁTRICA – PARTE II: FOTOTERAPIA E TRATAMENTO SISTÉMICO." Journal of the Portuguese Society of Dermatology and Venereology 69, no. 2 (June 23, 2011): 203–9. http://dx.doi.org/10.29021/spdv.69.2.606.

Full text
Abstract:
A psoríase é uma doença inflamatória crónica, multissistémica e imunologicamente mediada. Cerca de um terço dos adultos acometidos refere início da doença antes dos 16 anos de idade, representando aproximadamente 4% de todas as dermatoses observadas em idade pediátrica. O diagnóstico precoce e a instituição de terapêutica adequada desempenham um papel fundamental na diminuição do impacto físico, emocional e social, bem como das co-morbilidades associadas. Na maioria dos casos a doença é limitada, sendo a terapêutica tópica suficiente para o seu controlo. Contudo, uma minoria das crianças apresenta um quadro grave e rapidamente progressivo que obriga à instituição de medicação sistémica. O recurso a estas terapêuticas, tanto tópicas como sistémicas, é limitado pelos riscos de toxicidade, pela baixa aceitação e ausência de estudos que validem e orientem a utilização da maioria destes fármacos em crianças. Este é o segundo de 2 artigos onde se pretendem rever as opções terapêuticas tópicas (Parte I) e sistémicas (Parte II) disponíveis, assim como a sua eficácia e segurança em idade pediátrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Valente, Manuel Monteiro Guedes. "Editorial dossiê "Investigação preliminar, meios ocultos e novas tecnologias"." Revista Brasileira de Direito Processual Penal 3, no. 2 (June 8, 2017): 473. http://dx.doi.org/10.22197/rbdpp.v3i2.82.

Full text
Abstract:
A sociedade internético-personocêntrica impõe novos desafios ao Direito, mas em especial ao Direito constitucional penal material e processual. A justiça é um bem precioso, a segurança é outro bem valioso, mas a liberdade é o maior valor da justiça. Esta trilogia exige ao legislador contenção para não ceder em agradar de todo os apelos dos cidadãos – justiça célere para o outro – e exige aos hermeneutas e exegetas um olhar atento nas opções político-criminais de persecução criminal face aos designados novos meios de obtenção/investigação de prova próprios da era digital que se revestem de uma natureza, materialidade e processualidade oculta. Impõe-se ao cientista do Direito que faça um exame crítico quanto aos fundamentos (pressupostos), fins e limites supraconstitucionais, constitucionais e infraconstitucionais do recurso às escutas telefónicas, aos agentes infiltrados físicos e digitais, ao rastreamento informático, às buscas digitais e apreensões digitais, ao registo de voz off e imagem, à videovigilância, aos campos avançados de investigação, ao controlo do GPS, do IP e do IMEI, e, até mesmo, à admissibilidade de utilização da itelligence para obtenção de prova criminal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Gaspar, Luís, Dulce Ferreira, Francisco Vieira, Paulo Machado, and Miguel Padilha. "O treino de exercício em pessoas com doença respiratória crónica estabilizada : uma Scoping Review." Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação 2, no. 1 (June 28, 2019): 59–65. http://dx.doi.org/10.33194/rper.2019.v2.n1.08.4567.

Full text
Abstract:
Introdução: A Reabilitação Respiratória (RR) integra a componente não farmacológica das principais guidelines clínicas para o controlo e tratamento das doenças respiratórias crónicas. O Enfermeiro de Reabilitação (ER), integrado numa equipa multidisciplinar, concebe, implementa e monitoriza programas de RR onde se inclui o treino do exercício. Sendo o conhecimento disciplinar de enfermagem um dos pilares da decisão clínica e a garantia da qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem torna-se relevante conhecer o impacte destes programas, conduzidos por ER, de forma a melhorar a prática clinica. Objetivo: Conhecer o impacte dos programas de RR, conduzidos por enfermeiros, nas pessoas com doença respiratória crónica. Metodologia: Scoping review com metodologia do Joanna Briggs Institute® com recurso a dois revisores independentes. Resultados: incluímos 10 estudos que revelaram que programas de RR conduzidos por enfermeiros de reabilitação aumentam a tolerância ao exercício, a qualidade de vida, a independência funcional e reduzem a dispneia e a ansiedade. Conclusão: A RR realizada por ER em pessoas com doença respiratória crónica é sobreponível à mais recente evidência. Palavras-chave: Treino de exercício, Enfermagem de Reabilitação, Reabilitação Respiratória, Doença respiratória crónica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Varea Oro, Aitor, Paulo Alexandre Monteiro Vieira, Nuno Miguel Martins Travasso, and Mariana Ribeiro de Almeida. "Nem perpetuar nem erradicar." Revista de Morfologia Urbana 7, no. 1 (August 10, 2019): e00065. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v7i1.65.

Full text
Abstract:
As ilhas do Porto são estruturas habitacionais originárias do processo de industrialização da cidade, que ainda subsistem em grande número e onde residem cerca de 10.000 pessoas com poucos recursos, que não encontrariam habitação nos mercados privado ou de arrendamento social. Este artigo visa desmontar a ideia habitual que defende que, na intervenção sobre as estruturas urbanas, é mais democrático e culturalmente mais interessante eludir os parâmetros e procedimentos de controlo urbanístico que sáo incontornáveis noutras morfo-tipologias. Defendemos o contrário: é exatamente o cumprimento de tais parâmetros e procedimentos que permite uma maior equidade no acesso pleno aos direitos sociais. O artigo apresenta as análises e conclusões preliminares, a partir de casos reais em curso, que sustentam a criação de um quadro de princípios orientadores para avaliação urbanística em ilhas, que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal do Porto em parceria com uma entidade académica e outra do terceiro sector. Estas linhas orientadoras visam apoiar os técnicos envolvidos nos processos de projecto e licenciamento associados à reabilitação destas estruturas, procurando aproveitar as suas mais-valias urbanísticas e garantir aos seus residentes condições mínimas de salubridade, segurança e acessibilidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Perugini, Marcia Regina Eches, Vitor Hugo Perugini, Fernanda Dias Figueira, Louise Marina Silva Fontana, Juliana Jose Diniz, Daniela Lucio dos Santos, Renata Aparecida Belei, et al. "Impacto de um bundle nas taxas de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) em uma unidade de terapia intensiva pediátrica em Londrina-PR." Semina: Ciências Biológicas e da Saúde 36, no. 1Supl (May 4, 2015): 259. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1suplp259.

Full text
Abstract:
Infecções associadas aos cuidados de saúde (IRAS) constituem importante preocupação à segurança do paciente ao redor do mundo. Pneumonia associada à ventilação mecânica (VAP) é a principal causa de morte entre IRAS, com mortalidade de 15 a 70%, dependendo da população de pacientes. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendou que todas as UTIs implementassem um bundle de para reduzir a taxa de PAV. Os objetivos do presente estudo foram analisar o efeito do pacote de intervenções de controle da infecção, a educação, as taxas de PAV na Unidade Pediátrica de Terapia Intensiva (UTIP) do Hospital Universitário de Londrina-PR. Este estudo foi realizado entre janeiro e dezembro de 2013 e consistiu em três períodos: pré-intervenção, intervenção e pós-intervenção. A intervenção educativa foi dada a 86 trabalhadores da saúde (PS), e um questionário também foi realizado no pré e pós-intervenção. No geral, foram avaliadas 135 oportunidades de atendimento ao paciente. A higiene das mãos diminuiu do período pré para o pós-intervenção, entretanto a intubação gástrica por via oral, a manutenção da cabeceira da cama entre 30-45º, a pressão do cuff endotraqueal e remoção de condensação do circuito respirador aumentaram significativamente do período pré para o pós-intervenção. A taxa de PAV foi 49,6% durante o período de pré-intervenção e 17,5% durante o período pós-intervenção demonstrando uma redução de 64,8%. Nossos resultados mostram que a implementação do pacote de intervenções de controlo da infecção foi associada com uma redução significativa na taxa de VAP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Varela, Raquel, and Luisa Barbosa Pereira. "O ‘DIREITO AO TRABALHO’, SAÚDE, EDUCAÇÃO E O NASCIMENTO DO ESTADO SOCIAL." Trabalho, Educação e Saúde 14, no. 1 (March 2016): 11–32. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00088.

Full text
Abstract:
Resumo O golpe militar de 25 de Abril de 1974 em Portugal determina a entrada em cena dos trabalhadores e sectores intermédios da sociedade. Há uma ligação histórica entre as conquistas dos direitos sociais e o desenvolvimento do controlo operário no processo revolucionário a partir de fevereiro de 1975. O Governo vai neste momento pôr em prática uma série de medidas sociais que visavam impedir a insurreição e que, grosso modo, vão constituir aquilo que se determinou chamar Estado social, isto é, a alocação de recursos para o trabalho através das funções sociais do Estado (educação, saúde, segurança social, lazer, desporto, transportes públicos subsidiados, rendas subsidiadas etc.)., contra, aliás, as ordens da própria direcção militar que tinha posto fim à ditadura, o Movimento das Forças Armadas. A partir de março de 1975, com a generalização da constituição de comissões de trabalhadores e de moradores, o início da reforma agrária, e o questionamento da propriedade privada (processo que se dá por acção dos trabalhadores, muitas vezes em luta contra os despedimentos ou a descapitalização e abandono de empresas e não por estratégia da sua direcção política principal, o Partido Comunista Português), a revolução portuguesa sofre um salto qualitativo, transformando-se numa situação revolucionária de tipo ‘soviético’.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Moreira, Maria Paula, and Maria Benedicta Monteiro. "Televisão e crenças sobre a realidade social." PSICOLOGIA 23, no. 1 (January 6, 2014): 27. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v23i1.316.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objectivo principal verificar a existência e a natureza da relação prevista entre a exposição à televisão e a percepção sobre determinados aspectos da realidade social, tais como medo de vitimação, desconfiança em relação aos outros e o locus de controlo, tal como foi teorizado por Gerbner e colaboradores na teoria de Cultivação de Crenças, enquanto efeito indirecto da exposição elevada à televisão. Foram inquiridos 226 jovens residentes na cidade de Lisboa, entre os 15 e 18 anos, tendo sido efectuadas ANOVAS sobre os valores obtidos nos três factores de percepção da realidade social encontrados, de modo a averiguar da existência de diferenças nas crenças dos jovens espectadores portugueses quanto ao modo como vêem o mundo à sua volta no que respeita a sentimentos de medo, insegurança e desconfiança em relação aos outros, em função da exposição à televisão (tempo e conteúdos violentos) e das características sócio-demográficas dos participantes. Os resultados indicaram que, nesta amostra portuguesa, existe uma relação entre a exposição à televisão e algumas crenças sobre a realidade social, se bem que não tão linearmente como propuseram Gerbner e colaboradores ao lançarem as bases da Teoria de Cultivação de Crenças. Verificou-se que, no que respeita ao factor Medo Pessoal-Controlo Externo, a alta exposição à televisão tem efeitos contrários consoante o género dos telespectadores: Com o aumento do consumo televisivo para além de 3 horas diárias, só as raparigas acentuam a crença na possibilidade de serem vítimas, apelando mais à segurança através da intervenção das autoridades, enquanto que os rapazes muito assíduos não se percepcionam como prováveis vítimas de violência, aumentando mesmo a percepção de que podem eles próprios controlar essas situações. Não só o tempo de exposição total à televisão, mas também o tipo de programação preferido e visionado, estão igualmente associados às crenças que os jovens partilham: Os que assistem a mais programas violentos manifestam maior medo social, associado à percepção da capacidade individual para assegurar a autodefesa. Uma análise de regressão múltipla mostrou ainda que os três factores de crenças dos adolescentes sobre a realidade social que os rodeia tiveram como principal preditor o tempo de exposição à televisão. DOI: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v23i1.316
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Figueiredo Alves, Ana Sofia, Maria João Cruz, and Alberto Mota. "Opções Terapêuticas Emergentes no Tratamento da Psoríase em Placas na Forma Moderada a Grave." Journal of the Portuguese Society of Dermatology and Venereology 74, no. 3 (October 15, 2016): 241–53. http://dx.doi.org/10.29021/spdv.74.3.593.

Full text
Abstract:
A psoríase é uma doença inflamatória sistémica, crónica e recorrente, muito comum, que afeta a pele e/ou articulações. Tem diversas variantes clínicas, sendo a psoríase em placas ou vulgar, a mais comum. Cerca de 20% dos doentes apresenta a forma moderada a grave desta variante. Com o tratamento convencional, nalguns doentes existe ausência ou perda de eficácia, efeitos colaterais ou resposta insuficiente, pelo que nas últimas décadas, com o avanço dos conhecimentos da fisiopatologia da psoríase, foram desenvolvidos fármacos com alvos cada vez mais específicos. O objetivo deste trabalho é apresentar os novos tratamentos para a psoríase em placas moderada a grave, em adultos. Para a elaboração deste artigo foi realizada uma revisão de literatura na base de dados PubMed e ClinicalTrials.gov para informação acerca dos fármacos já aprovados, assim como resultados de ensaios clínicos das terapias sistémicas emergentes atualmente em fase III. Os inibidores do TNF-α, uma classe pioneira entre os biológicos aprovados para esta doença, têm sido utilizados desde há vários anos com sucesso. No entanto, também apresentam limitações, pelo que tem sido realizada uma investigação clínica focada na procura de novos alvos terapêuticos. A descoberta da participação da via IL-23/Th17 na psoríase abriu caminho para o desenvolvimento de novos fármacos imunomoduladores, com resultados encorajadores que validam o papel pro-inflamatório desta via na doença. Também novos fármacos disponíveis por via oral, as “pequenas moléculas”, estão em desenvolvimento para o tratamento de psoríase. Na prática, não há um tratamento que seja o mais correto para todos os doentes com psoríase em placas moderada a grave, em termos de eficácia, segurança, regime de dosagem e via de administração. Apesar dos novos fármacos terem um longo caminho a percorrer até serem aprovados, eles representam uma promessa de tratamento mais direcionado, eficaz e seguro, com menor interferência com outras funções biológicas e melhor controlo da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Martins, Carley. "Controle e segurança dos reatores nucleares." Estudos Avançados 21, no. 59 (April 2007): 221–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142007000100017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Ricco, Maria Filomena Fontes, and Madison Coelho De Almeida. "SEGURANÇA DE VOO:." Revista da Escola Superior de Guerra 30, no. 60 (August 14, 2017): 122–35. http://dx.doi.org/10.47240/revistadaesg.v30i60.171.

Full text
Abstract:
Segurança de Voo engloba vasta rede de procedimentos e processos, cuja coordenação internacional envolve os Estados-Membros signatários da Convenção de Chicago, a qual instituiu as bases da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI ou ICAO), com base em parâmetros de segurança e eficiência entre países. Neste trabalho, é apresentada a situação do amplo contexto de Segurança de Voo e seu relacionamento com a acepção de Defesa. Se a aviação das Forças Armadas dos países signatários da OACI encontra-se sob normas próprias, no que tange à investigação e à prevenção de acidentes aeronáuticos. À aviação civil de tais nações cumpre, por meio dos entes reguladores próprios, extensa normalização demandada do organismo supranacional. No Brasil, são três os atores que interagem neste espectro, produzindo e regulando tal normalização: Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA); respectivamente responsáveis pela regulação da aviação civil, pelo controle do espaço aéreo e pela investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. O Gerenciamento do Risco é uma ferramenta aqui considerada, uma vez que se presta a levantar riscos e mitigá-los. A investigação e a prevenção de acidentes aeronáuticos não se encontram em detalhes nos documentos de defesa, os resultados do estudo indicam que a Segurança de Voo permeia o contexto de Defesa Nacional. As ações consideradas, notadamente as do CENIPA, consubstanciam-se como parte dos assuntos de defesa, até pelo fato de a aviação civil, que compartilha estruturas com a aviação militar, ser postulada como uma das expressões do Poder Aeroespacial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Matos, Matheus Costa Brandão, João Gabriel Noleto Ferreira de Matos, Laelson Rochele Milanês Sousa, Álvaro Francisco Lopes de Sousa, Artur Acelino Francisco Luz Nunes Queiroz, and Maria Eliete Batista Moura. "Infection Control is a Safety Indication: Discussions Based on the Student’s Perspective / Controle de Infecção é Sinal de Segurança: Discussões a partir da Perspectiva Discente." Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online 10, no. 3 (July 1, 2018): 640. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.640-646.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar, na formação da Enfermagem, como se expressa a segurança do paciente relacionada à infecção hospitalar na percepção de alunos graduandos. Método: Pesquisa descritiva, exploratória de abordagem qualitativa, com 42 discentes de enfermagem. Os dados foram coletados por meio de entrevista, posteriormente processados e analisados pela Classificação Hierárquica Descendente e fundamentada no Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Obteve-se quatro classes: Desafios no controle da infecção visando à segurança do paciente; Adesão às normas e procedimentos; A internação hospitalar como fator de risco à segurança do paciente; A formação profissional para o controle de infecção visando à segurança do paciente. Conclusão: A segurança do paciente está intimamente associada ao desenvolvimento de boas práticas de prevenção e controle da infecção. Uma assistência pautada na segurança do paciente necessita da articulação de fatores biopsicossociais e de gestão, que devem ser trabalhados desde a graduação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Rondon Filho, Edson Benedito. "Segurança, território, população." Sociologias 13, no. 28 (December 2011): 370–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-45222011000300013.

Full text
Abstract:
A obra retrata o curso de mesmo nome ministrado por Michel Foucault no Collège de France (1977-1978), onde o autor desenvolveu a genealogia de uma forma de saber político centrado nos mecanismos que possibilitam a regulação da população. A arte de governar e o 'governo de si' são questionados em um transcurso histórico que desaguou em uma "razão de Estado", cuja racionalidade implicou na construção de conjuntos de saberes e de tecnologias de poder, necessários para o crescimento das forças do Estado. Ao demonstrar os problemas que a Polizeiwissenschaft devia controlar, delimitou o papel da polícia como garantidora da ordem interna e técnica de controle populacional, dotada de saberes específicos, constituindo-se, junto com segurança e a Economia Política, naquilo que Foucault denominou de biopolítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Campos, Gustavo de Aguiar, and Flávia Maria Soares Pereira da Silva. "Polícia e Segurança: o Controle Social Brasileiro." Psicologia: Ciência e Profissão 38, spe2 (2018): 208–22. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000213541.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo discute os principais elementos referentes à relação entre polícia e sociedade, especialmente sobre o trato policial com grupos socialmente marginalizados, no período Colonial e Imperial (1500–1889), República Velha (1889–1930), Era Vargas (1930–1945) e Período Democrático (1946–1964). Buscamos com esse estudo, no campo da história social, compreender o processo de criminalização da pobreza para contribuir com a discussão das relações entre Estado e sociedade no Brasil. O procedimento de investigação consistiu em uma revisão de obras que versam sobre a história da polícia no Brasil, especialmente artigos científicos, dissertações, teses e livros. Constata-se com esse estudo a imbricação da polícia na relação entre Estado e os grupos marginalizados e reprimidos no país. Tal relação implica na manutenção da ordem pública necessária para a autorreprodução do modo de produção capitalista. Com o resultado alcançado conclui-se a necessidade de aprofundar os estudos sobre a função da polícia na sociedade, bem como a importância de estudos sobre segurança pública no âmbito da Psicologia, apontando para a interdisciplinaridade necessária para a compreensão dos modos de subjetivação no capitalismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Rosenberg, Felix J. "Mecanismos legais de controle da segurança do medicamento." Revista de Direito Sanitário 2, no. 1 (March 1, 2001): 102. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v2i1p102-112.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Correia, Raphael Henrique Roma. "Segurança Nacional e Biopolítica." Sæculum – Revista de História 25, no. 43 (November 18, 2020): 111–27. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2020v25n43.53820.

Full text
Abstract:
Este artigo, produzido a partir de pesquisa desenvolvida em dissertação fomentada pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal da Paraíba – PPGH/UFPB, apresenta uma análise sobre a construção das estruturas de Segurança Nacional e Informação no Brasil, e especialmente em Pernambuco, ao longo do século XX, como sinal de um projeto biopolítico de poder. O texto articula conceitos da teoria biopolítica explorando a organização da Escola Superior de Guerra, permeada pela ideia de guerra permanente e interna, passando pelo processo de criação das polícias políticas estaduais até o detalhamento da emergência de mecanismos, técnicas, recursos procedimentos e a prática de uma mecânica de controle e monitoramento do cotidiano de pernambucanos nessas circunstâncias. Além disso, sua leitura é fundamental para os que se interessam pelo processo de desenvolvimento das redes de segurança e informação anterior ao golpe civil-militar de 1964, as quais serão indispensáveis para a execução e manutenção da Ditadura Militar de 21 anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silva, Nathalia Kelly da, Maria Karoline Santos Lima, Hevillyn Cecília Ventura Barbosa, Kleyton Wesllen Lima Ferreira, and Pollyanna Jorge Canuto. "Segurança do paciente: mensurando o controle de infecções na UTI." Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 11, no. 33 (March 29, 2021): 260–69. http://dx.doi.org/10.24276/rrecien2021.11.33.260-269.

Full text
Abstract:
A segurança do paciente (SP) abrange, entre outros aspectos, a prevenção e o controle de infecções. As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um problema universal. Avaliar a segurança do paciente, com ênfase no controle de infecções, realizadas por enfermeiros das UTIs, em um hospital de uma cidade do nordeste brasileiro. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado no Hospital de trauma Campina Grande-PB. Os dados provenientes dos instrumentos foram tabulados no Microsoft Office Excel®e exportados para o programa SPSS, versão 20.0. Esse estudo foi submetido e aprovado em 2018 pelo Comitê de Ética em Pesquisa, respeitando a resolução 466/2012. Analisados 23 enfermeiros que trabalhavam na UTI do referido hospital, sobre o nível de conhecimento sobre a SP e na prevenção de infecções em relação ao uso do Cateter Venoso Central (CVC), Ventilação Mecânica (VM) e Cateterismo Vesical de Demora (CVD), sendo que 78% afirmaram em ter um bom entendimento sobre tais instrumentos, porém sobre os bundles, 83% afirmaram não ter nenhum conhecimento sobre esse tipo de medida preventiva de infecções. A prevenção de infecções nos enfermos configura-se como uma relevante ação assistencial para a SP, e seu conhecimento é indubitavelmente eficaz para prevenção destas.Descritores: Infecção Hospitalar. Segurança do paciente. Programa de Controle de Infecção Hospitalar. Patient safety: measuring control of infection in ICUAbstract: Patient safety (SP) covers, among other aspects, the prevention and control of infections. Infections related to health care (HAI) represent a universal problem. To evaluate patient safety, with emphasis on infection control, performed by nurses in the ICUs, in a hospital in a city in northeastern Brazil. This is an exploratory, descriptive study with a quantitative approach. The study was carried out at the Campina Grande-PB trauma hospital. The data from the instruments were tabulated in Microsoft Office Excel® and exported to the SPSS program, version 20.0. This study was submitted and approved in 2018 by the Research Ethics Committee, respecting resolution 466/2012. Analyzed 23 nurses who worked in the ICU of that hospital, on the level of knowledge about SP and the prevention of infections about the use of the Central Venous Catheter (CVC), Mechanical Ventilation (VM) and Bladder Catheterization of Delay (CVD)), with 78% saying they have a good understanding of such instruments, but about bundles, 83% said they do not know this type of infection prevention measure. The prevention of infections in patients is configured as a relevant care action for SP, and its knowledge is undoubtedly effective for preventing them.Descriptors: Hospital Infection, Patient Safety, Hospital Infection Control Program. Seguridad del paciente: medición del control de infecciones en la UCIResumen: La seguridad del paciente (SP) abarca, entre otros aspectos, la prevención y el control de infecciones. Las infecciones relacionadas con la atención de la salud (HAI) representan un problema universal. Evaluar la seguridad del paciente, con énfasis en el control de infecciones, realizado por enfermeras en las UCI, en un hospital de una ciudad del noreste de Brasil. Metodología: Este es un estudio exploratorio, descriptivo con un enfoque cuantitativo. El estudio se realizó en el hospital de trauma Campina Grande-PB. Los datos de los instrumentos se tabularon en Microsoft Office Excel® y se exportaron al programa SPSS, versión 20.0. Este estudio fue presentado y aprobado en 2018 por el Comité de Ética en Investigación, respetando la resolución 466/2012. Se analizaron 23 enfermeras que trabajaban en la UCI de ese hospital, en el nivel de conocimiento sobre SP y en la prevención de infecciones en relación con el uso del catéter venoso central (CVC), ventilación mecánica (VM) y cateterización vesical del retraso (CVD), con el 78% diciendo que tienen un buen conocimiento de tales instrumentos, pero sobre los paquetes, el 83% dijo que no tienen conocimiento sobre este tipo de medida de prevención de infecciones. La prevención de infecciones en los enfermos se configura como una acción asistencial relevante para el SP, y su conocimiento es indudablemente efectivo para su prevención.Descriptores: Infección Hospitalaria, Seguridad del Paciente, Programa de Control de Infecciones Hospitalarias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Monteiro, Licio Caetano Do Rego. "Rio de Janeiro “tipo Colômbia”: jogo de escalas, controle territorial e segurança urbana." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 16, no. 2 (November 30, 2014): 117. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2014v16n2p117.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo analisar a política de implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio de Janeiro a partir de uma comparação com a experiência das políticas de segurança desenvolvidas na Colômbia nos marcos da Política de Consolidação da Segurança Democrática (2007). Numa análise comparativa, identificamos a transição de uma imagem negativa da violência colombiana, usada de diferentes maneiras para se referir à situação de violência urbana do Rio de Janeiro, para uma imagem positiva do modelo colombiano de segurança, assimilado no contexto das políticas de segurança pública na metrópole carioca. O uso do modelo colombiano como referência para analisar a política de segurança pública no Rio de Janeiro não se prende somente à transferência de experiências de políticas públicas (policy transfer), mediada pelos atores institucionais, mas inclui processos mais ou menos espontâneos, como a produção da imagem urbana (ou nacional, no caso da Colômbia), as estratégias de controle territorial, a relação entre segurança e ganhos econômicos, a combinação entre modalidades de segurança pública e segurança privada criminal e os efeitos de “integração excludente” no tecido socioespacial urbano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Passetti, Edson. "Segurança, confiança e tolerância: comandos na sociedade de controle." São Paulo em Perspectiva 18, no. 1 (March 2004): 151–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-88392004000100018.

Full text
Abstract:
A passagem da sociedade disciplinar para a sociedade de controle redimensiona os itinerários de segurança, confiança e tolerância. Convoca à participação democrática, consagra uma pletora de diretos, exige adesão aos fluxos produtivos. É a era da disseminação do trabalho intelectual, em que as resistências não se fazem notar por algaravias, mas pelo silêncio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Icasuriaga, Gabriela Lema. "TERRITÓRIOS SILENCIADOS: SEGURANÇA E CONTROLE NUMA CIDADE “PÓS OLÍMPICA”." Revista da ESDM 3, no. 6 (December 18, 2017): 11. http://dx.doi.org/10.29282/esdm.v3i6.70.

Full text
Abstract:
A estratégia de segurança pública que teve inicio logo após a indicação da cidade do Rio de Janeiro para sede da Copa Mundial de Futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 entrou em colapso, deixando em evidência que conduzir a cidade ao pódio olímpico exige mais do que obras esportivas e melhorias em infraestruturas viárias, comunicacionais, serviços turísticos e aumento da hotelaria. Se a segurança pública é uma precondição para atrair investimentos e pessoas, a possibilidade de recuperar definitivamente espaços da cidade abandonados durante décadas pelo poder público e convertidos em locus da criminalidade e da desordem, exige superar a histórica forma de intervenções paliativas e temporárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lopes, Cleber da Silva. "Como se vigia os vigilantes: o controle da Polícia Federal sobre a segurança privada." Revista de Sociologia e Política 19, no. 40 (October 2011): 99–121. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782011000300008.

Full text
Abstract:
O aparecimento da segurança privada e de organizações e policiamento privado que provêem policiamento de maneira informal colocam novos problemas para a efetivação dos direitos civis na sociedade brasileira. Frente a isso, o trabalho analisa o controle estatal sobre a segurança privada exercido pela Polícia Federal no período 1996-2006. Tendo como referência o modo como esse controle é realizado em outros países e a partir do estudo dos documentos legais e entrevistas com os atores diretamente envolvidos no controle da segurança privada, são analisados: os instrumentos legais disponíveis à Polícia Federal para o controle da segurança privada; os mecanismos que incentivam o controle interno e o controle externo da segurança privada; e a fiscalização exercida sobre a segurança privada e demais organizações e agentes particulares que provêem policiamento de maneira informal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

RSP, Editor. "A prática do mandado de segurança." Revista do Serviço Público 77, no. 01 (January 21, 2020): 3–5. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v77i01.4234.

Full text
Abstract:
O mandado de segurança é uma das peças mais importantes daengrenagem de controle jurisdicional dos atos administrativos. A lei,ao institui-lo, procurou cercá-lo de meios que assegurem o prontorestabelecimento do direito líquido e certo, nos casos de violaçãopor ato ilegal da autoridade. Sem isso talvez ê/e se tornasse inoperanteou, pelo menos, seu rendimento deixasse de corresponderaos objetivos sociais em vista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Costa, Frederico Carlos de Sá. "ESTUDOS ESTRATÉGICOS, CONTROLE CIVIL E IDENTIFICAÇÃO DO INIMIGO." Revista da Escola Superior de Guerra 30, no. 61 (August 14, 2017): 112–27. http://dx.doi.org/10.47240/revistadaesg.v30i61.154.

Full text
Abstract:
Este trabalho expande e aprofunda a discussão iniciada em artigo anterior, A relação civil-militar e os Estudos Estratégicos, que afirma ser a relação civil-militar o objeto por excelência dos Estudos Estratégicos, por constituir o núcleo capaz de fornecer diretrizes de trabalho, bem como determinar critérios e métodos para pesquisa na área dos Estudos Estratégicos com poder explicativo, causal e generalizante. Assumindo-se que a operação do controle civil é o núcleo da relação civil-militar, e que as populações têm precedência sobre os Estados, discute-se a identificação civil do inimigo contra quem se quer desfrutar da sensação de segurança e como, na ausência de tal identificação, as necessidades de segurança do Estado acabam por sobrepujar as necessidades de segurança da população. O método perseguido é de natureza qualitativa e privilegia o cotejo de teorias relativas às relações políticas entre civis e militares. A conclusão indica que a ausência de controle civil coloca as populações numa posição subalterna em relação ao Estado na consecução de segurança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

De Souza, Maykon Chagas, Jucélio Jair Silva, and Michelle Silva Wangham. "Mecanismo de controle e gerência de segurança para ambientes colaborativos." Revista Brasileira de Computação Aplicada 9, no. 3 (October 31, 2017): 71. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v9i3.6773.

Full text
Abstract:
As organizações virtuais (OVs) permitem a formação de ambientes colaborativos com regras e políticas específicas para permitir o acesso dos pesquisadores aos recursos disponibilizados pelas OVs. Nestes ambientes, o modelo de identidades federadas oferece ao usuário autenticação única (SSO) e federada. As OVs podem ser formadas por domínios heterogêneos (instituições) que ultrapassam o escopo de uma única Federação; para isto, é necessário o estabelecimento das relações de confiança entre os domínios das diferentes Federações. O objetivo deste trabalho é descrever um mecanismo de controle e gerência de segurança para ambientes colaborativos (GSOV) responsável por prover o estabelecimento das relações de confiança entre os domínios administrativos que estão em diferentes federações e que contribui com a autenticação e autorização dos usuários da OV.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Waldman, Eliseu Alves. "O controle das doenças infecciosas emergentes e a segurança sanitária." Revista de Direito Sanitário 1, no. 1 (November 1, 2000): 89. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v1i1p89-106.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Da Silva, Antonia Keely Araujo, Emilly Silva Castelo Branco, Kellen Fernanda Da Silva Rego, and Flávio Henrique De Jesus Pestana Sousa. "INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL: USO DO SEIF COMO MONITORAMENTO E GESTÃO DE SEGURANÇA NO TRABALHO." Revista Ceuma Perspectivas 34, no. 2 (November 5, 2019): 6. http://dx.doi.org/10.24863/rccp.v34i2.450.

Full text
Abstract:
Devido ao atual cenário da indústria da construção civil nasce a necessidade de programas que aperfeiçoem os métodos de planejamento e controle de segurança, o SEIF surgiu como proposta para promover um comportamento seguro no ambiente de produção ocasionando uma diminuição de acidentes e de custos com ações trabalhistas. Essa proposta visa o cumprimento das Normas Regulamentadoras vigentes de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), possibilitando que os gestores, as equipes e responsáveis pela preservação da saúde acompanhem em tempo real a condição de segurança dos trabalhadores no canteiro de obra. PALAVRAS-CHAVE: Segurança do trabalho. SEIF. Controle de segurança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Figueiredo, Washington Luís Melo, and Túlio César Azevedo Alves. "Uso dos anti-inflamatórios não esteroides no controle da dor aguda." Revista Neurociências 23, no. 3 (January 23, 2019): 463–67. http://dx.doi.org/10.4181/rnc.2015.23.03.1070.05p.

Full text
Abstract:
Objetivo. Revisar na literatura a eficácia e a segurança dos AINEs no controle da dor aguda, quando usados isoladamente ou através da analgesia multimodal. Método. Revisão sistemática sobre o uso dos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) no controle da dor aguda, usando as seguintes bases de dados e ferramentas de pesquisa: Medline, Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Lilacs e Pubmed. A pes­quisa foi realizada de outubro de 2014 a março de 2015 nos idiomas português e/ou inglês, publicados há no máximo 5 anos. Resultados. Foram analisados 16 artigos, entre os quais 12 (68,75%), abordaram AINEs classificados como “eficaz” no controle da dor aguda, quando usados de forma isolada ou de forma combinada a outros fármacos, 0 (0%) como “ineficaz”, 1 (6,25%) como eficácia “moderada” e 4 (25%) trabalhos classificados como eficácia “não avaliada”, quanto a segurança, 9 (56,25%) artigos foram classificados como “seguro”, 3 (18,75%) como “inseguro”, 1 (6,25%) como “não estabelecida” a segurança e 3 (18,75%) como segurança “não avaliada”. Conclusão. Notou-se uma maior prevalência quanto à eficácia e a segurança dos anti-inflamatórios não esteroides no controle da dor aguda de leve a moderada intensidade, tanto através do seu uso isolado, quanto atra­vés da sua combinação multimodal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Campello, Ricardo Urquizas. "Procedências e implicações de um dispositivo de segurança." Revista Polis e Psique 3, no. 3 (March 6, 2014): 189. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.42773.

Full text
Abstract:
O artigo propõe uma investigação acerca das proveniências dos mecanismos de monitoramento eletrônico de presos nos Estados Unidos e a sua posterior implementação no Brasil. O enfoque volta-se para uso de tornozeleiras eletrônicas para controle dos chamados delinquentes no Brasil, por meio do Sistema de Acompanhamento de Custódia 24 horas (SAC24). Pretende-se apontar os atuais deslocamentos nas técnicas punitivas, que estendem o controle penal para fora dos edifícios carcerários. Para isso, busca-se acompanhar algumas considerações analíticas de Michel Foucault a respeito dos dispositivos de segurança e as recentes transformações no exercício do poder de punir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Saurin, Tarcisio A., Carlos T. Formoso, and Lia B. M. Guimarães. "Segurança e produção: um modelo para o planejamento e controle integrado." Production 12, no. 1 (2002): 60–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132002000100006.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um modelo de planejamento e controle da segurança no trabalho (PCS) integrado ao processo de planejamento e controle da produção (PCP). O modelo foi desenvolvido por meio de dois estudos empíricos em obras industriais, adotando-se a pesquisa ação como estratégia de pesquisa. Os requisitos de segurança são integrados ao PCP em três níveis hierárquicos deste processo. No nível de longo prazo, o planejamento da segurança é configurado pelo desenvolvimento de análises preliminares de risco dos processos construtivos. A atualização e detalhamento da implantação destes planos é então feita por meio de sua integração aos níveis de médio e curto prazo do PCP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Gonçalves, Ana Paula De Araujo, Fabrícia Do Carmo Lima, and Odisséia Carla Pires Gaspareto. "SEGURANÇA ALIMENTAR: CONSCIÊNCIA COMEÇA NA INFÂNCIA." HOLOS 5 (December 23, 2011): 136. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2011.717.

Full text
Abstract:
Atualmente, a segurança alimentar assume uma preocupação cada vez maior para todos aqueles envolvidos no setor alimentar, pois são diversos os perigos que podem estar contidos na origem de doenças transmitidas por alimentos. E é com essa preocupação que inúmeras entidades, tanto nacionais como internacionais, desenvolvem documentos regularizadores e ações que mobilizem mecanismos de controle. O bem-estar e a saúde associados à alimentação dependem da escolha de alimentos saudáveis e da prática e procedimentos de higiene que minimizem os riscos de contaminação. Tendo como base esses conceitos, este trabalho teve como objetivo levar aos alunos do 6º ano da Escola Estadual Capitão Mor Galvão no município de Currais Novos, noções de higiene e segurança alimentar com o intuito de desenvolver um trabalho de conscientização das crianças quanto à segurança alimentar, já que estas não têm ainda uma opinião formada, fazendo com que sejam disseminados esses novos conhecimentos. A educação de crianças quanto ao tema abordado desenvolverá uma nova percepção em relação ao alimento e a maneira de consumi-lo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Nascimento, Nélio Reis Biá, and Anderson Morais de Oliveira. "ESTATÍSTICA E EMPREGO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM SEGURANÇA PÚBLICA: MÉTODO E CONTROLE CIENTÍFICO SOBRE A POLÍCIA." Revista Eletrônica Casa de Makunaima 2, no. 3 (July 28, 2019): 114–33. http://dx.doi.org/10.24979/makunaima.v2i3.463.

Full text
Abstract:
Objetiva-se com este artigo, demonstrar a importância da análise estatística, das novas tecnologias e dos indicadores de desempenho para os órgãos de segurança pública, inclusive, como facilitador das execuções das atividades desempenhadas pelos referidos órgãos governamentais, bem como para a devida prestação de contas do serviço realizado em prol da sociedade, que, como corresponsável pela segurança pública tem o direito de saber de que forma os recursos investidos em segurança pública estão sendo aplicados pela Administração Pública. Da mesma forma, o artigo denota a importância do uso das ferramentas de geoprocessamento para mapeamento da criminalidade, bem como para o adequado emprego das forças de segurança pública no combate à criminalidade, assim, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, através do método indutivo. Assim, observou-se que a utilização da estatística e das novas tecnologias é de extremamente relevante para a obtenção de melhores resultados relativamente aos órgãos do sistema de segurança pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silva, Rafael Henrique, Márcia Aparecida Nuevo Gatti, Jaqueline de Souza Lopes, Rafael Gustavo Corbacho Marafon, Eliane Bergo de Oliveira De Andrade, and Salazar Carmona De Andrade. "Aplicativo para conferência e controle de cirurgia segura – princípios para segurança do paciente em centro cirúrgico." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 53 (August 6, 2020): e3549. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e3549.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Testar um aplicativo para conferência e controle de todas as etapas do checklist de cirurgia segura sugerido pela Organização Mundial da Saúde para a segurança do paciente submetido à cirurgia. Métodos: O trabalho utilizou de um aplicativo desenvolvido a segurança do paciente. Os resultados foram armazenados em banco de dados digital e analisados o tempo para aplicação do checklist, o nível de adesão, a porcentagem de etapas que foram realizadas e preenchidas corretamente e quais das etapas foram mais deficientes fazendo posteriormente uma comparação a literatura. Resultados: O aplicativo é uma ferramenta passível de ser utilizada, a adesão ao checklist de segurança do paciente precisa ser estimulada e a apresentação imediata do risco do paciente pode potencializar da cultura de cirurgia segura. Conclusão: O aplicativo de cirurgia segura otimiza a utilização do checklist de cirurgia segura, alerta os profissionais sobre os riscos para a segurança do paciente, quantifica e apresenta em tempo real o risco para a segurança do paciente durante o procedimento cirúrgico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Lopes, Cleber da Silva. "Os poderes dos seguranças particulares no policiamento das propriedades privadas de massa." Sociedade e Estado 35, no. 2 (August 2020): 381–410. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-6992-202035020002.

Full text
Abstract:
Resumo A segunda metade do século XX testemunhou uma mudança importante na organização do espaço urbano e do controle social formal. Parte das interações sociais que antes ocorriam em espaços públicos policiados pela polícia deslocaram-se para propriedades privadas de massa policiadas por forças de segurança privada. Diante dessa realidade, o artigo analisa os fundamentos e os limites de alguns dos poderes legais mais usados no policiamento dos usuários dessas propriedades: as obstruções de entrada, as expulsões e as revistas. A pesquisa está baseada no estudo empírico de normas estatais e na análise quantitativa e qualitativa de 216 processos julgados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e pelo Tribunal de Justiça do Paraná relacionados ao uso desses poderes. Os resultados mostram que os seguranças que policiam os indivíduos nas propriedades de massa detêm poderes legais mais amplos do que os policiais que policiam os cidadãos nos espaços públicos convencionais. As consequências desse achado são discutidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Bertini, Lucia Maria, and Francisco Horácio Da Silva Frota. "Estado, Políticas Públicas e Segurança no Pronasci:." Conhecer: debate entre o público e o privado 8, no. 20 (January 8, 2018): 67–87. http://dx.doi.org/10.32335/2238-0426.2018.8.20.1050.

Full text
Abstract:
Análise do Programa Nacional de Segurança com Cidadania – PRONASCI – como política de segurança pública no Brasil, a partir de revisão da literatura e apontamentos sobre a vivência da execução municipal do Programa em Fortaleza/CE. Recupera o caminho das políticas públicas de segurança no Brasil, situando-as no contexto político pós-Ditadura. Avalia a proposta de segurança pública com cidadania do Programa estudado, para superar um modo de controle social mantido através de práticas repressivas, tradicionais e pouco efetivas, herdadas de um regime autoritário, examinando sua execução em Fortaleza, onde não conseguiu ter fôlego para se constituir como política alternativa, tampouco para reduzir a violência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Flores, Higor Serra, Diego Canabarro Pires, Mateus Crauss, Vinicius Machado Gomes, Alexandre Souza Oliveira, and Filipe dos Santos Moro. "ATUAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA SEGURANÇA PÚBLICA." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 2 (April 28, 2021): 993–1006. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i2.958.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva estudar os Direitos Humanos e Segurança Pública, sua história,atuação e outros aspectos relevantes. Para isto, realizar-se-á uma pesquisa bibliográfica sobre pesquisa bibliográfica e análise documental, com o intuito de elencar e discutir as principais ações do governo brasileiro em torno do tema segurança pública e direitos humanos, bem como a estrutura organizacional, e os sistemas de controle de prevenção da criminalidade pautados nos direitos humanos, Desta maneira, nossa reflexão terá como parâmetro de análise os Programas Nacionais de Direitos Humanos – PNDH, PNDH II, PNDH III - bem como o contexto político em que se inicia a formulação das políticas de segurança pública
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

ROCHA, Eduardo Goncalves, and Alexandre Bernardino Costa. "Ciência e Direito: Entre a Igualdade, a Segurança e o Controle." Conpedi Law Review 3, no. 1 (June 1, 2017): 279. http://dx.doi.org/10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2017.v3i1.3690.

Full text
Abstract:
Este artigo utilizará o enfoque micropolítico para estudar a relação entre o Direito e a Ciência. A micropolítica empenha-se em entender como se dá o processo de institucionalização das verdades. Parte-se do seguinte problema: qual a relação micropolítica existente entre o Direito e a Ciência? Inicialmente, demonstrará como o Direito Soberano e a Ciência moderna somente puderam desenvolver-se com a transformação da concepção de realidade, agora objetiva. Em seguida, demonstrará que tanto o Direito como a Ciência compartilham uma mesma racionalidade, reafirmando segurança e controle. Busca-se, assim, visibilizar interdependências existentes entre as verdades instituintes do Direito e da Ciência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

ROCHA, Eduardo Goncalves, and Alexandre Bernardino Costa. "Ciência e Direito: Entre a Igualdade, a Segurança e o Controle." Conpedi Law Review 3, no. 1 (August 29, 2017): 279. http://dx.doi.org/10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2017.v3i1.424.

Full text
Abstract:
Este artigo utilizará o enfoque micropolítico para estudar a relação entre o Direito e a Ciência. A micropolítica empenha-se em entender como se dá o processo de institucionalização das verdades. Parte-se do seguinte problema: qual a relação micropolítica existente entre o Direito e a Ciência? Inicialmente, demonstrará como o Direito Soberano e a Ciência moderna somente puderam desenvolver-se com a transformação da concepção de realidade, agora objetiva. Em seguida, demonstrará que tanto o Direito como a Ciência compartilham uma mesma racionalidade, reafirmando segurança e controle. Busca-se, assim, visibilizar interdependências existentes entre as verdades instituintes do Direito e da Ciência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ribeiro, Maria de Fátima, and Tiago Nunes da Silva. "IMUNIDADE TRIBUTÁRIA E O PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA." Revista Thesis Juris 5, no. 2 (August 26, 2016): 531–47. http://dx.doi.org/10.5585/rtj.v5i2.452.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como escopo discutir questões concernentes à aplicabilidade da imunidade tributária, destacando a relevância do princípio da segurança jurídica que surge como instrumento de controle não só nas relações jurídicas no âmbito tributário, podendo por assim dizer, que o referido princípio constitui-se como elemento primordial para toda relação na ordem jurídica prevista hodiernamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Rodrigues, Max André Antonio, and Daniela de Castro Melo. "A (IN)SEGURANÇA SILENCIOSA NOS CÂMPUS UNIVERSITÁRIOS: estudo na Universidade Federal do Triângulo Mineiro." Revista de Políticas Públicas 23, no. 2 (December 23, 2019): 465. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p465-480.

Full text
Abstract:
A segurança pública é um dos principais problemas sociais do Brasil e incide em todas as esferas da sociedade, inclusive nas Universidades. O objetivo desta pesquisa foi realizar um diagnóstico da segurança institucional na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM com o intuito de desenvolver e implantar uma política de segurança na universidade. Trata-se de estudo de caso, com pesquisa bibliográfica, documental, entrevista e grupos focais. O diagnóstico evidenciou a insegurança silenciosa que a comunidade acadêmica da UFTM vive, com problemas estruturais e organizacionais.Os resultados mostraram a necessidade de desenvolver ações de intervenção relacionadas à segurança no entorno da universidade, implementação de câmeras de vigilância e de departamento de segurança institucional, termais vigilantes e melhorar o controle na entrada das unidades da universidade. Palavras-chave: Administração pública. Segurança universitária. Gestão de riscos. Segurança institucional.THE SILENT(IN) SECURITY IN UNIVERSITY CAMPS: study at Federal University of Triângulo MineiroAbstractPublic security is one of the main social problems in Brazil and affects all spheres of society, including universities. The objective of this research was to make a diagnosis of institutional security at the Federal University of Triângulo Mineiro -UFTM in order to develop and implement a security policy at the university. This is a case study, with bibliographic, documentary research, interview and focus groups. The diagnosis showed the silent insecurity that the UFTM academiccommunity lives with structural and organizational problems. The results showed the need to develop intervention actions related to security around the university, implementation of surveillance cameras and institutional security department, have more vigilantand improve control at the entrance of the university units.Keywords: Public administration. University security. Risk management. Institutional security.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Gimenes, Lucio Flávio de Santana, and Danichi Hausen Mizoguchi. "Neoliberalismo e segurança: investigações a partir da obra de Michel Foucault." Revista de Ciências Humanas 53 (July 8, 2020): 1–10. http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2019.e74163.

Full text
Abstract:
Para quem busca pensar a segurança, Michel Foucault figura dentre os principais autores de referência. A partir do conceito de segurança presente em sua obra, este artigo pretende investigar como se configura a segurança no contextoneoliberal contemporâneo. A pesquisa nos levou a pensar a ascensão do liberalismo como ponto de mudança na qual as práticas de governo tomaram a segurança como eixo da governamentalidade. Entendemos que o liberalismo emergiu coma promessa republicana de liberdade para todos, mas se efetivou como sociedade de segurança cujas relações de poder se fundamentam no controle das populações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Marziale, Maria Helena Palucci, Tanyse Galon, Flávio Lopes Cassiolato, and Fernanda Berchelli Girão. "Implantação da Norma Regulamentadora 32 e o controle dos acidentes de trabalho." Acta Paulista de Enfermagem 25, no. 6 (2012): 859–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002012000600006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Identificar os acidentes de trabalho com exposição à material biológico ocorridos em um hospital universitário, discutindo os resultados com o processo de implementação das medidas de segurança e saúde dos trabalhadores, exigidas pela Norma Regulamentadora NR-32. MÉTODOS: Estudo exploratório de abordagem quantitativa dos dados. Foram realizados levantamento dos acidentes de trabalho, as entrevistas com o coordenador do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho e a análise de dados documentais do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. RESULTADOS: O percentual de acidentes de trabalho reduziu ao longo do período, no qual várias exigências dessa norma foram sendo adotadas. Acidentes com material perfurocortante foram os mais frequentes, não havendo em todos os setores do hospital o oferecimento dos dispositivos de segurança exigidos pela NR-32. CONCLUSÃO: Houve redução de acidentes de trabalho com material biológico no hospital estudado entre 2007 e 2009. Contudo, não é quantitativamente significativa, apesar da implantação de várias diretrizes da NR-32 ao longo dos anos. É necessária a colaboração entre gestores, serviços de segurança e trabalhadores na promoção da saúde no trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography