Academic literature on the topic 'Controlo estatístico do processo e especificação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Controlo estatístico do processo e especificação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Controlo estatístico do processo e especificação"

1

Sobral, Marcos Felipe Falcao, André Marques Cavalcanti, Romilson Marques Cabral, Lucia Maria Góes Moutinho, and Rodolfo Araújo de Moraes Filho. "Estudo de caso sobre o uso do controle da qualidade em uma indústria do setor de petróleo e gás." Exacta 13, no. 1 (August 25, 2015): 13–26. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v13n1.5270.

Full text
Abstract:
Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa sobre a aplicação do controle estatístico do processo e um estudo da capacidade em uma planta de envase de gás liquefeito de petróleo. A empresa realizou uma substituição em seu sistema de enchimento de cilindros, gerando a necessidade de verificar se o processo estaria sob controle e dentro dos limites de especificação do mercado. Para tanto, foi realizada a amostragem sobre a produção e, em seguida, a análise com base no controle estatístico do processo, por meio dos gráficos X e R. Também foram calculados os índices de capacidade Cp, Cpk, Pp e Ppk. Ao final, foi possível direcionar ações para melhoria do processo dia após dia, além de verificar se o processo estaria sob controle e atendendo aos seus limites de especificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Smaniotto, Gabriela Yohana, Ariane Ferreira Porto Rosa, and Renata Heidtmann Bemvenuti. "ESTUDO DA ESTABILIDADE E DA CAPACIDADE DO PROCESSO DE ENVASE DE IOGURTE EM UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS." SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis 24, no. 2 (June 12, 2020): 37–46. http://dx.doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n2-9778.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi apresentar uma proposta de melhoria para reduzir a variabiliadade do processo de envase de iogurte da empresa de laticínios. Foi realizado um estudo da estabilidadade do processo, utilizando o Controle Estatístico de Processo (CEP), em que foram calculados os limites de controle e geradas as cartas de controle para média (X̅) e amplitude (R) para cada um dos dois lados do envase. Utilzaram-se 118 amostras, com um subgrupo de tamanho dois, referentes a três dias de produção. A capacidade do processo foi verificada com os índices Cp, Cpk e Cpm. Por fim, foi proposto um plano de ação para a empresa, utilizando-se o método 5W1H. As cartas de controle encontram-se sob controle estatístico, concluindo que não há presença de causas especiais de variação sobre este processo. Os índices mostraram que a capacidade não está adequada à especificação. O plano de ação propõe à empresa um projeto de experimentos para regular a dosagem durante o envase. Após realizar este projeto e otimizar o envase, é preciso propor novos limites de especificações, pois a média dos pesos das bandejas está mais alta do que os limites de especificações atuais, tornando o processo com capacidade inadequada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Christino, Edith Mara, Ghislaine Miranda Bonduelle, and Setsuo Iwakiri. "Aplicação de cartas de controle no processo de fabricação de pisos sólidos de tauari (Couratari oblongifolia)." CERNE 16, no. 3 (September 2010): 299–304. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-77602010000300006.

Full text
Abstract:
As atividades básicas de controle da qualidade na fábrica estão nas repetições de análise e melhorias, para reduzir as variações de qualidade. Faz-se necessário então determinar a magnitude das variações atuais e prosseguir com os fatores que as causam. No controle de qualidade, faz-se a análise, pesquisa e prevenção da ocorrência de defeitos, minimizando o prejuízo ou, melhor ainda, evitando que isto aconteça. Este trabalho analisou, por meio de cartas de controle de variáveis, a qualidade de produção do setor de moldureiras, no processo de fabricação de pisos de tauari (Couratari oblongifolia Ducke & R. Knuth). Foram coletadas vinte e sete amostras de tamanho um. As variáveis avaliadas foram: largura, espessura e comprimento do macho, espessura e profundidade da fêmea, além da largura e espessura do piso. Os resultados demonstraram que todas as variáveis apresentaram-se fora de controle estatístico de qualidade. Entre as variáveis avaliadas, a espessura da fêmea apresentou a maior variabilidade do processo, em razão da alta contração da madeira dessa espécie, tendo como consequência a necessidade de produção da fêmea com maior espessura que a especificação, em razão da adsorção de umidade durante o processo e assegurar que ocorra encaixe perfeito do macho e fêmea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nomelini, Quintiliano Siqueira Schroden, Eric Batista Ferreira, and Marcelo Silva de Oliveira. "Estudos dos padrões de não aleatoriedade dos gráficos de controle de Shewhart: um enfoque probabilístico." Gestão & Produção 16, no. 3 (September 2009): 414–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2009000300008.

Full text
Abstract:
Além de investimento em novas tecnologias e modernização do parque industrial, a competitividade dos produtos brasileiros está ligada ao aumento de produtividade. O Controle Estatístico de Processo (CEP), junto com os gráficos de controle, inseriu-se neste contexto no que diz respeito ao controle das características significativas do produto e do processo, em tempo real, garantindo níveis de qualidade, a um custo exigido pelo mercado. Um procedimento importante é a interpretação dos gráficos de controle. Um estudo foi feito para ilustrar e discutir padrões de não aleatoriedade, que auxiliam na interpretação de tais gráficos. Alguns padrões de não aleatoriedade foram ilustrados e, por meio de cálculo de probabilidade, mostrou-se quais deles rejeitaram a hipótese de controle estatístico, a um nível de significância pré-especificado. Concluiu-se que os padrões mencionados na literatura não eram tão informativos. No que diz respeito ao nível de significância, observou-se então que em alguns padrões a um certo nível de significância retornaram resultados diferentes dos mencionados na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo, and José Luis Duarte Ribeiro. "Uma nova abordagem para a modelagem das relações entre os determinantes da satisfação dos clientes de serviços." Production 17, no. 3 (December 2007): 454–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132007000300005.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma nova abordagem para a modelagem das relações entre os determinantes da satisfação dos clientes de serviços. As principais vantagens da abordagem proposta em relação aos métodos tradicionais de modelagem, como, por exemplo, as equações estruturais, são: (i) possibilidade de identificar as relações entre múltiplos determinantes utilizando um tamanho de amostra relativamente pequeno, (ii) utilização de um procedimento estatístico mais simples, (iii) possibilidade de minimizar o erro de especificação no processo de modelagem, visto que podem ser consideradas todas as variáveis relevantes sem tornar o modelo muito complexo. A abordagem proposta é ilustrada através de um estudo aplicado a clientes de restaurantes à la carte. Esse estudo possibilitou construir diagramas de enlaces causais, validar a modelagem proposta e identificar aspectos que convergem e divergem com resultados previamente apresentados na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Oliveira, Giovana Defendi, Jordana Dorca Santos, Vander Luiz Silva, and Celise Röder. "Aplicação do controle estatístico do processo em uma indústria de autoadesivos." Exacta 16, no. 2 (June 26, 2018). http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v16n2.7340.

Full text
Abstract:
O presente estudo realizou uma análise sobre o processo de laminação do autoadesivo com relação às variáveis de gramatura de adesivo e força release, aplicando CEP. Os dados utilizados para este fim foram coletados durante o mês de setembro de 2016, em uma indústria de autoadesivos. Foram coletadas um total de 480 amostras divididas entre as duas variáveis e em três subgrupos que correspondem aos turnos de trabalho. Para a análise das amostras utilizaram-se as cartas de controle por variáveis (média e desvio padrão). Os limites de especificação foram àqueles utilizados pela indústria, enquanto que para atribuição dos limites de controle, optou-se por um desvio total de 6 sigma. Os estudos da estabilidade e capacidade demonstraram que o processo admitiu-se instável para ambas as variáveis. A partir disso, foram exploradas e propostas sugestões com o intuito de aperfeiçoar a qualidade do processo e do produto e reduzir retrabalhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Amancio, Igor Roberto, João José Medeiros Alfineto, and Luiza Maria Pierini Machado. "Controle estatístico no processo de envase de doce em massa: estudo de caso." Revista Gestão Industrial 14, no. 1 (April 17, 2018). http://dx.doi.org/10.3895/gi.v14n1.6694.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata de um estudo de caso realizado em uma indústria alimentícia localizada no interior do Estado de São Paulo fabricante de doces de frutas em barras. Foi conduzido um estudo para a análise do desempenho do processo de envase de um dos tipos de doce fabricados pela empresa. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica abordando os principais conceitos técnicos e ferramentas da gestão da qualidade. A partir da coleta de amostras em quantidade necessária foram construídos os gráficos de controle. Com a aplicação do método pode-se identificar que mesmo sob controle estatístico há a necessidade de ajustar o processo através do deslocamento da média do atual processo, para a média da especificação, deste modo, reduzindo os desperdícios. Através deste estudo, foi possível destacar a importância da aplicação dos gráficos de controle, pois estes permitem monitorar o processo e identificar as causas comuns e especiais, além de permitir a identificação de configurações típicas, como tendências, saltos e ciclos, indicando quando agir no processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nunes, José Renato Soares, Ronaldo Viana Soares, and Antonio Carlos Batista. "ESPECIFICAÇÃO DE UM SISTEMA COMPUTACIONAL INTEGRADO DE CONTROLE DE INCÊNDIOS FLORESTAIS." FLORESTA 36, no. 2 (October 18, 2006). http://dx.doi.org/10.5380/rf.v36i2.6458.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é especificar um sistema computacional, utilizando a modelagem funcional, que permita calcular o índice de perigo de incêndios florestais pela Fórmula de Monte Alegre (FMA) e Fórmula de Monte Alegre Alterada (FMA+) e armazenar informações referentes aos incêndios florestais, permitindo também a geração de estatísticas sobre índices de perigo e ocorrência de incêndios florestais. Após a análise do problema, foram criados o Diagrama de Contexto, os Diagramas de Fluxo de Dados de Nível 1 e de Nível 2 e o Diagrama de Entidade-Relacionamento, de acordo com as técnicas de modelagem funcional e modelagem de dados. Foram definidas as funcionalidades de todos os processos que irão compor o futuro Sistema Integrado de Controle de Incêndios Florestais. Na especificação do Modelo Conceitual, foi feita a descrição do banco de dados de maneira independente do Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), permitindo que ele seja implementado em qualquer tipo de SGBD. Na especificação do Modelo Lógico, foi feita a descrição do banco de dados considerando a adoção de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Relacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lira, Miguel. "A motivação para melhorar o desempenho a partir de um sistema de avaliação: a ascendência da motivação intrínseca e extrínseca." Investigação e Intervenção em Recursos Humanos, no. 5 (April 4, 2014). http://dx.doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2171.

Full text
Abstract:
A decomposição dos termos do contrato psicológico dos trabalhadores do sector público e a observação do constructo ‘motivação do serviço público’, dada a sua predominância neste setor, indiciam uma maior orientação para a motivação intrínseca e para recompensas de cariz intrínseco por parte destes funcionários, em detrimento de uma orientação mais extrínseca.O problema é que a generalidade dos sistemas de avaliação do desempenho implementados através de reformas administrativas, realizadas sob o signo da New Public Management (NPM), parte do pressuposto que a ação e o comportamento dos funcionários públicos são auto-interessados e que serão melhor controlados através de mecanismos extrínsecos. Tal pode ser constatado no caso português, se tomarmos como exemplo os efeitos das avaliações do desempenho realizadas no âmbito do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública, vulgo SIADAP: atribuição de prémios de desempenho ou alteração de posicionamento remuneratório na carreira do trabalhador, por exemplo.Daqui podemos depreender que as doutrinas da NPM preferem enfatizar a motivação extrínseca, potencialmente às custas da motivação intrínseca dos empregados do setor público. Porém, esta perspetiva poderá ter efeitos perniciosos ao nível da motivação e do desempenho, se atendermos que as recompensas extrínsecas podem conduzir a perceções individuais de que o seu comportamento está sob o controlo das recompensas e que isto, por sua vez, irá reduzir a motivação intrínseca (cf. Cho e Perry, 2012). Em suma, a ligação explícita entre recompensas extrínsecas e desempenho dos sistemas de avaliação poderá conduzir à desmotivação de um grande número de funcionários públicos ao invés de os motivar.Considerando que um dos propósitos principais do processo de avaliação do desempenho deve ser proporcionar a motivação para melhorar o desempenho e encorajar os indivíduos a mudarem positivamente o seu comportamento, é de todo o interesse averiguar se o SIADAP é o sistema de avaliação mais apropriado para motivar os funcionários públicos portugueses, atendendo à problemática apresentada nos parágrafos anteriores. Daí a nossa primeira hipótese de trabalho: “os indivíduos motivados intrinsecamente terão crenças mais negativas sobre o poder motivacional do SIADAP”.Todavia, há que realizar uma ressalva: ser intrinsecamente motivado não significa necessariamente que as motivações extrínsecas não sejam importantes, dada a sua capacidade para satisfazerem múltiplos níveis de necessidades. Ademais, poderão mesmo existir funcionários públicos que privilegiem as recompensas de cariz extrínseco, daí a nossa segunda hipótese de trabalho: “os indivíduos motivados extrinsecamente terão crenças mais positivas sobre o poder motivacional do SIADAP”.Para a verificação destas hipóteses foi realizada uma pesquisa de natureza transversal, que operou a partir das respostas de 334 trabalhadores (n = 334) de três instituições públicas. O tratamento estatístico teve uma componente descritiva e outra inferencial, a partir dos dados recolhidos através de um inquérito por questionário. Este foi construído a partir de escalas previamente testadas e validadas.Os valores das medidas de tendência central (média e mediana) evidenciam que os inquiridos tendem a revelar que o SIADAP os motiva pouco para a melhoraria do seu desempenho (28.94 ; 25.00). Além disso, são muito motivados intrinsecamente (74.11 ; 73.33), embora a sua motivação extrínseca não seja de desprezar (53.45 ; 53.33). Daqui podemos depreender sobre a necessidade de um balanceamento entre as recompensas de cariz extrínseco e as recompensas intrínsecas, por forma a conseguir motivar os funcionários públicos portugueses. Não será uma tarefa fácil: é necessário conceber que as recompensas de cariz extrínseco, embora necessárias, não devem destruir ou ignorar as necessidades intrínsecas dos funcionários públicos.No que concerne às hipóteses de trabalho, se apenas considerássemos a correlação entre as variáveis, podíamos atender à sua concordância quanto à sua direccionalidade: o valor de rs é negativo (rs = -0.07) para a primeira hipótese; enquanto para a segunda hipótese o valor de rs é positivo (rs = +0.15). Contudo, no caso da primeira hipótese a correlação não é significativa já que p = 0.108, logo esta não é corroborada. No entanto, não podemos deixar de assinalar um problema quanto à segunda hipótese: como visto, o valor de rs situa-se muito perto de zero (rs = 0.15), o que leva a que verificação desta hipótese tenha de ser alvo de um intenso cuidado, já que indicia uma fraca correlação entre as duas variáveis. Em suma, não conseguimos depreender dos resultados, com um certo grau de confiança, se a motivação intrínseca ou a motivação extrínseca influenciam, de alguma maneira, a aceitação do SIADAP por parte dos funcionários públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Controlo estatístico do processo e especificação"

1

Costa, Carolina Simões da. "Especificação de um sistema de informação de apoio ao controlo estatístico de processos." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1670.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão da Informação
Actualmente, perante os grandes desafios da globalização e para fazer face à forte competitividade, as indústrias necessitam, cada vez mais, de monitorizar a sua produção. Assim, o Controlo Estatístico de Processos permite estudar e reduzir a variabilidade que ocorre nos processos possibilitando uma análise dos seus parâmetros em tempo real. A sua incorporação num Sistema de Informação permite a integração com as várias actividades da organização e, simultaneamente, facilita a introdução e análise dos dados. A presente dissertação consiste na Especificação de um Sistema de Informação para apoiar o Controlo Estatístico de Processos em ambientes industriais. A Especificação do sistema baseou-se nos requisitos que foram definidos utilizando duas metodologias: o estudo de aplicações existentes no mercado e a caracterização dos requisitos requeridos pelos utilizadores da indústria. Os resultados evidenciam as dificuldades que as empresas têm na implementação de um sistema eficiente de controlo estatístico dos processos, em parte devido à falta de software adequado. Pretende-se, assim, colmatar esta lacuna, através da especificação do sistema apresentada neste trabalho. ABSTRACT: Today, before the great challenges of globalization and to face the hard competitiveness, industries increasingly need, to monitor their production. Thus, the Statistical Process Control allows us to study and reduce the variability that occurs in the processes enabling an analysis of their parameters in real time. Its incorporation in an Information System allows the integration with the various activities of the organization, and at the same times, facilitates the introduction and analysis of data. This dissertation is the Specification of an Information System to support the Statistical Process Control in industrial environments. The Specification of the system is based on the requirements that were defined using two methods: the study of applications in the market and the characterization of the requirements requested by the users of the industry. The results show the difficulties that companies have to implement an efficient system of statistical process control, partly due to scarceness of appropriate software. Therefore, it is this dissertation’s objective to fill in this gap through the specification of the system presented in this work.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues, Miguel. "Aplicabilidade das cartas de controlo ao processo produtivo dos farolins." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/3855.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia de Produção
O presente trabalho descreve o estudo da aplicabilidade do controlo estatístico com base nas cartas de controlo em peças compradas, focada em resultados numa empresa do segmento automóvel, a Autoeuropa. Neste trabalho realizou-se a aplicação do controlo estatístico através das cartas de controlo no processo produtivo dos farolins do modelo Eos na empresa Hella na Eslováquia, determinando o estado do processo e a capacidade de produção de acordo com as especificações. Pretendeu-se assim mostrar que com a aplicação do controlo estatístico é possível reduzir o número de peças não conformes produzidas, reduzindo com isso, o número de rejeições e todos os custos para o fornecedor e para o cliente que esse factor acarreta, garantindo o cumprimento dos níveis da qualidade exigidos pela VW assegurando a sustentabilidade e permanência no grupo de fornecedores da VW por parte do fornecedor Hella. A metodologia aplicada foram as cartas de controlo para valores individuais e amplitude móvel, baseada em duas amostragens em dois períodos de produção diferenciados, tendo sido feita a identificação e estudo de pontos de variação anormal, estudo da normalidade, cálculo dos índices de capacidade do processo e cálculo da percentagem de peças fora dos limites de especificação. Foram analisados os resultados e de uma forma clara concluiu-se que o processo de produção dos farolins era um processo instável e que não se apresentava num estado de controlo estatístico, tendo sido feita nova amostragem em produção optimizada na base dos resultados das cartas, de forma a obter-se a melhor resposta possível do processo e analisar as melhorias obtidas. Como resultado conseguiu mostrar-se as vantagens da aplicação do controlo estatístico ao processo produtivo dos farolins, com a obtenção de melhorias nos diferentes pontos de medição avaliados, bem como na melhoria da capacidade de produzir dentro das especificações, dando assim ao fornecedor um melhor controlo da sua produção, aumentando a sua sensibilidade e previsibilidade a variações no processo e capacidade de intervenção no mesmo, de forma a rectificar e corrigir desvios e tendências. O cliente por seu lado obteve nos seus indicadores internos melhorias e ganhos significativos com a melhoria da qualidade das peças compradas que asseguram melhorias também em indicadores externos como o exemplo das reclamações de campo, assegurando a sustentabilidade do seu cliente Hella e a sua permanência deste na cadeia de fornecedores VW.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fernandes, João Miguel da Piedade. "Controlo estatístico do processo." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010. http://hdl.handle.net/10362/5299.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Salgado, João Pedro Mira. "Aplicação do controlo estatístico do processo numa indústria panificadora." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012. http://hdl.handle.net/10362/8464.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial
Atualmente o tema Qualidade é uma realidade em todas as empresas, permitindolhes não só produzir melhores produtos, como também a um custo menor. Mas nem todas as empresas têm capacidade de investir no melhoramento de todas as vertentes da Qualidade. É de interesse para as organizações a implementação de ferramentas da qualidade que permitam avaliar a qualidade dentro duma empresa com poucos meios para desenvolver medidas que visem a melhoria da qualidade dos seus processos e produtos. Surgiu então a oportunidade de desenvolver o trabalho na Panificadora Modelo de Carnide, enquadrando-se no tipo de empresa pretendido. As cartas de controlo, ferramenta poderosa no que ao controlo estatístico de processos diz respeito, permitem analisar e melhorar um importante aspeto da Qualidade nos processos de produção, a sua variabilidade. As cartas de controlo têm sido alvo de estudo por diversos autores, levando ao aparecimento de novas cartas de controlo ao longo dos anos, cartas estas que cada vez mais se adaptam às situações concretas inerentes à indústria nos dias de hoje. A presente dissertação consiste na aplicação de cartas de controlo nos processos de fabrico da Panificadora Modelo de Carnide, mais concretamente das cartas X e S na Fase 1 do controlo estatístico, e das cartas Z e W na Fase 2. Para um produto com produção irregular optou-se por aplicar as cartas Q(X) e Q(S2). Verificou-se também o interesse de se proceder à monitorização do processo recorrendo adicionalmente a cartas de controlo especiais, como sejam as cartas CUSUM e EWMA. A aplicação das cartas de controlo revelou que todos os processos apresentam capacidade para produzir dentro das especificações técnicas. No entanto, para que tal aconteça, a empresa opera com valores médios bastante superiores ao limite inferior de especificação, pelo que se propõe medidas que visam a redução da variabilidade nos processos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Agostinho, Inês Alexandra Lopes. "Aplicação do controlo estatístico do processo numa indústria de derivados de tomate." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011. http://hdl.handle.net/10362/6136.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial
A evolução da qualidade e a sua importância está presente no quotidiano de todos, actualmente a maioria da população tem acesso a produtos e serviços de qualidade a um custo razoavelmente baixo. Como suporte para o alcance desta qualidade, as organizações muniram-se de técnicas e ferramentas, permitindo a optimização dos processos e produzindo a baixos custos. As cartas de controlo verificaram ser uma ferramenta poderosa no controlo de processos, através destes gráficos, é permitido prever falhas e reduzir a variabilidade dos processos. As cartas de controlo tradicionais, desenvolvidas por Shewhart, baseiam-se em pressupostos como a independência e a Normalidade dos dados. No entanto, em processos reais, nem sempre é possível validar estes requisitos. O facto de existir uma série de dados que verifique auto-correlação, ou que siga uma distribuição Não normal, pode induzir falsos alarmes e conduzir a conclusões erróneas. A presente dissertação aborda estas questões, seguindo uma metodologia com a utilização de várias técnicas tendo em conta as características que os dados em análise apresentam. É realizada uma abordagem ao controlo estatístico univariado e multivariado, assim como ao controlo de “Pequenas Produções”. Quando os dados apresentam uma distribuição não Normal é necessário proceder à sua transformação recorrendo ao Sistema de Distribuições de Johnson. Se verificarem a existência de auto-correlação, implica um controlo estatístico diferente, onde os processos são ajustados de acordo com o modelo ARIMA que melhor se adeqúe. A metodologia apresentada foi desenvolvida na empresa SUGALIDAL, com o objectivo de proporcionar à fábrica um controlo estatístico dos seus processos produtivos, conduzindo à melhoria dos mesmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Machado, Joana Dias Pereira. "Implementação do controlo estatístico do processo na sociedade Central de Cervejas S. A." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010. http://hdl.handle.net/10362/5028.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia de Gestão Industrial
Considerando o papel cada vez mais importante da Qualidade na indústria, o presente trabalho teve como principal objectivo a implementação do Controlo Estatístico do Processo (SPC)a um processo de produção de cerveja. Os dados utilizados neste estudo foram fornecidos pela Sociedade Central de Cervejas S. A. e referem-se às características da qualidade da cerveja Sagres, Cor e Extracto Primitivo - nas fases produtivas de Brassagem, Guarda e Filtração. Antes de iniciar o SPC foi necessário ajustar o melhor modelo ARIMA e aplicar o Método Iterativo de Detecção de Outliers a cada uma das séries de dados, de forma a eliminar os efeitos por eles introduzidos que poderiam deturpar as conclusões do estudo. Na Fase I da aplicação do SPC foram determinados os valores dos resíduos, considerando os modelos ARIMA ajustados anteriormente, e os limites de controlo a aplicar às cartas de controlo SCC. Após estas determinações, foram construídas as cartas SCC para cada uma das séries. Seguidamente, deu-se início à Fase II onde foram determinados os valores das constantes para cada uma das cartas de controlo a aplicar – SCC, EWMAres, EWMAST e MCEWMA-, foi efectuada uma análise comparativa do desempenho de cada uma das cartas e foi efectuada uma monitorização do processo. Devido à escassez de tempo, esta monitorização foi efectuada recorrendo a “dados frescos” mas históricos, o que impossibilitou a correcção imediata das causas especiais de variação detectadas. Por último, foi efectuado um estudo da capacidade do processo para dados não normais, uma vez que as séries utilizadas não seguiam uma distribuição Normal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Godina, Radu. "Controlo estatístico do processo: um estudo de caso numa empresa na área da indústria automóvel." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2013. http://hdl.handle.net/10400.6/1897.

Full text
Abstract:
No quadro de crescente globalização, a economia confronta as empresas com inúmeros desafios, já não chega produzir, as premissas actuais assentam na qualidade como condição para se atingir a produtividade e a competitividade. E, dado que a qualidade não é estática, está constantemente a ser alterada, porque os clientes são cada vez mais exigentes, qualquer organização empresarial, que queira ser competitiva, tem que inovar. No ambiente competitivo em que vivemos as organizações procuram cada vez mais produzir com qualidade com o menor custo possível, ao garantir assim a sua própria sobrevivência. Uma das respostas a essa procura é o Controlo Estatístico do Processo (CEP) – um poderoso método de gestão que permite a melhoria da qualidade e a eliminação de desperdícios. Este trabalho propõe-se a melhorar a qualidade de um processo através do uso do CEP numa empresa da indústria automóvel, bem como efectuar um estudo dos conceitos associados à metodologia e pretende demonstrar todas as vantagens associadas à sua utilização, como forma de melhoria de qualidade e redução de desperdícios. Para o efeito, foi estudada a metodologia existente da implantação do CEP nesse mesmo processo, e procurou-se uma maneira de a adaptar à realidade da empresa após ter sido efectuada a recolha de amostras e as interpretações das cartas de controlo, ou seja, as análises.
In this context of an increasing globalization, the economy defies firms with numerous challenges, it is no longer enough to produce, the current principles are based on quality as a condition for achieving productivity and competitiveness. And given that the quality is not static, it is constantly being changed, and since customers are increasingly demanding, any business organization that aims to be competitive it has to innovate. In the competitive environment in which we live organizations increasingly seek to produce quality at the lowest possible cost, to ensure their own survival. One response to this claim is the Statistical Process Control (SPC) - a powerful management method which enables quality improvement and waste elimination. This paper suggests the improvement of the quality of a process through the use of SPC in an enterprise of the automotive industry, makes a study of concepts related with the methodology and aims to demonstrate all the advantages associated with its use as a method for improving quality and reducing waste. To accomplish this, after being completed the sample collection, the interpretations of control charts and its analysis, it has been made a study of the existing methodology of implementation of SPC in the same process, and it was sought a way to adapt it to the reality of the company.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vieira, Nídia Araújo. "Implementação do controlo estatístico do processo no fabrico de mixes de cremes de pasteleiro." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009. http://hdl.handle.net/10362/5057.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Tecnologia e Segurança Alimentar – Qualidade Alimentar pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia
A produção de artigos de alta qualidade e produzir bem à primeira são consequência de um planeamento eficaz da qualidade, considerando a adequada concepção e desenvolvimento do produto/processo, a adequação dos meios de produção e o controlo das características relevantes do processo. Quando a produção é por lotes e quando existe uma grande diversidade de produtos fabricados no mesmo sistema produtivo, são colocados novos desafios e problemas no controlo e melhoria da qualidade dos produtos e processos. O presente trabalho implementa o Controlo Estatístico do Processo (SPC) na linha de produção de mixes de cremes de pasteleiro (produtos semi-acabados), usando as técnicas estatísticas univariadas e multivariadas mais adequadas a estes processos de fabrico. O projecto baseou-se em dados de análises laboratoriais fornecidos pela empresa Mundipam – Produtos Alimentares S.A., no sentido da melhoria dos produtos e dos processos de fabrico por lotes para as características da qualidade relevantes. A qualidade e a segurança alimentar são dois conceitos a ter em conta em qualquer indústria alimentar. Assim, caracterizam-se os produtos sobre os quais incide o estudo, considerando aspectos possíveis de afectar a qualidade ou a segurança dos mesmos, reflectindo-se nas características avaliadas em laboratório. O estudo univariado desenvolvido contempla a implementação do SPC na linha de produção referida, para os diversos produtos. Assim, implementou-se o SPC para cada produto (Fase 1), o que permitiu estimar os parâmetros do processo referentes a cinco características da qualidade (textura, pH e parâmetros colorimétricos L*, a* e b*), bem como verificar a estabilidade e analisar a capacidade dos processos. Com base nos resultados obtidos na Fase 1, procedeu-se à implementação do SPC que consiste em monitorizar os diversos processos relativamente às características relevantes (Fase 2). As técnicas estatísticas implementadas são as cartas adimensionais Z e W, que têm a vantagem de contemplar todos os produtos num mesmo documento. O controlo estatístico multivariado desenvolvido para o processo utiliza os mesmos dados do estudo univariado, possibilitando a comparação das duas abordagens. No SPC multivariado utilizam-se as cartas de controlo T2. Neste estudo multivariado controlam-se igualmente os processos tanto na Fase 1 como na Fase 2, à semelhança do estudo univariado. Analisou-se também o desempenho dos processos através de índices de capacidade multivariados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cordeiro, Joana de Carvalho. "Implementação do controlo estatístico do processo no sector de pintura de um fabricante automóvel." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010. http://hdl.handle.net/10362/4255.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial
A aplicação de métodos estatísticos possui muita relevância na avaliação da Qualidade, auxiliando na compreensão e modelação da variabilidade, instituindo um suporte eficaz e fiel nas tomadas de decisão das organizações. Quando são utilizadas cartas de controlo tradicionais, pressupõe-se que as observações provêm de processos que são independentes. Porém, esse requisito nem sempre é verificado. Em muitos processos industriais os dados exibem auto-correlação, repercutindose este facto num enorme impacto na utilização de cartas de controlo desenvolvidas sob a suposição de independência, provocando em particular um aumento drástico do número de falsos alarmes. Nestas circunstâncias, as cartas de controlo tradicionais revelam-se uma ferramenta inadequada para o controlo do processo, uma vez que muitos dos sinais de causas especiais observadas não passam de sinais naturais do processo, transmitindo uma ideia errada do seu comportamento. O presente trabalho desenvolve uma metodologia apoiada em diversificadas técnicas estatísticas tais como: testes de hipóteses, análise de variância, controlo estatístico univariado e multivariado, controlo estatístico de processos com dados autocorrelacionados. A modelação de processos com dados auto-correlacionados é baseada na metodologia de Box e Jenkins, que consiste no ajuste das observações a um determinado modelo ARIMA mais adequado. A metodologia desenvolvida foi implementada e validada na Fábrica Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), proporcionando à organização uma metodologia de controlo estatístico dos seus processos produtivos, que a auxilia na identificação das causas especiais responsáveis pelo aumento da variabilidade nos seus processos e respectivas acções correctivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fradinho, Sandra Tamar Morgado. "Métodos estatísticos na melhoria da qualidade : caso de estudo." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1620.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
É cada vez mais importante o desenvolvimento de métodos e ferramentas que fomentem a qualidade nas organizações, pois é a qualidade de bens e serviços que permite às organizações serem competitivas. Para prosperar no clima económico actual, as organizações têm de se dedicar à melhoria contínua da qualidade. O objectivo principal das organizações deve ser a satisfação de seus clientes, tanto internos como externos. Nesta dissertação, são descritos alguns métodos estatísticos, que podem ser úteis no controlo e na melhoria da qualidade. ABSTRACT: It’s becoming more important the development of methods and tolls that encourage quality in the organizations, since it’s the continuous improvement in quality that increases business competitiveness. To prosper in today’s economic climate, organizations must be dedicated to continual quality improvement. The organizations must focus upon internal and external customers and make customer satisfaction a primary business goal. This thesis describes some statistical methods that can be useful in quality control and improvement.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography