To see the other types of publications on this topic, follow the link: Controlo estatístico do processo e especificação.

Dissertations / Theses on the topic 'Controlo estatístico do processo e especificação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 dissertations / theses for your research on the topic 'Controlo estatístico do processo e especificação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse dissertations / theses on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Costa, Carolina Simões da. "Especificação de um sistema de informação de apoio ao controlo estatístico de processos." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1670.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão da Informação
Actualmente, perante os grandes desafios da globalização e para fazer face à forte competitividade, as indústrias necessitam, cada vez mais, de monitorizar a sua produção. Assim, o Controlo Estatístico de Processos permite estudar e reduzir a variabilidade que ocorre nos processos possibilitando uma análise dos seus parâmetros em tempo real. A sua incorporação num Sistema de Informação permite a integração com as várias actividades da organização e, simultaneamente, facilita a introdução e análise dos dados. A presente dissertação consiste na Especificação de um Sistema de Informação para apoiar o Controlo Estatístico de Processos em ambientes industriais. A Especificação do sistema baseou-se nos requisitos que foram definidos utilizando duas metodologias: o estudo de aplicações existentes no mercado e a caracterização dos requisitos requeridos pelos utilizadores da indústria. Os resultados evidenciam as dificuldades que as empresas têm na implementação de um sistema eficiente de controlo estatístico dos processos, em parte devido à falta de software adequado. Pretende-se, assim, colmatar esta lacuna, através da especificação do sistema apresentada neste trabalho. ABSTRACT: Today, before the great challenges of globalization and to face the hard competitiveness, industries increasingly need, to monitor their production. Thus, the Statistical Process Control allows us to study and reduce the variability that occurs in the processes enabling an analysis of their parameters in real time. Its incorporation in an Information System allows the integration with the various activities of the organization, and at the same times, facilitates the introduction and analysis of data. This dissertation is the Specification of an Information System to support the Statistical Process Control in industrial environments. The Specification of the system is based on the requirements that were defined using two methods: the study of applications in the market and the characterization of the requirements requested by the users of the industry. The results show the difficulties that companies have to implement an efficient system of statistical process control, partly due to scarceness of appropriate software. Therefore, it is this dissertation’s objective to fill in this gap through the specification of the system presented in this work.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues, Miguel. "Aplicabilidade das cartas de controlo ao processo produtivo dos farolins." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/3855.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia de Produção
O presente trabalho descreve o estudo da aplicabilidade do controlo estatístico com base nas cartas de controlo em peças compradas, focada em resultados numa empresa do segmento automóvel, a Autoeuropa. Neste trabalho realizou-se a aplicação do controlo estatístico através das cartas de controlo no processo produtivo dos farolins do modelo Eos na empresa Hella na Eslováquia, determinando o estado do processo e a capacidade de produção de acordo com as especificações. Pretendeu-se assim mostrar que com a aplicação do controlo estatístico é possível reduzir o número de peças não conformes produzidas, reduzindo com isso, o número de rejeições e todos os custos para o fornecedor e para o cliente que esse factor acarreta, garantindo o cumprimento dos níveis da qualidade exigidos pela VW assegurando a sustentabilidade e permanência no grupo de fornecedores da VW por parte do fornecedor Hella. A metodologia aplicada foram as cartas de controlo para valores individuais e amplitude móvel, baseada em duas amostragens em dois períodos de produção diferenciados, tendo sido feita a identificação e estudo de pontos de variação anormal, estudo da normalidade, cálculo dos índices de capacidade do processo e cálculo da percentagem de peças fora dos limites de especificação. Foram analisados os resultados e de uma forma clara concluiu-se que o processo de produção dos farolins era um processo instável e que não se apresentava num estado de controlo estatístico, tendo sido feita nova amostragem em produção optimizada na base dos resultados das cartas, de forma a obter-se a melhor resposta possível do processo e analisar as melhorias obtidas. Como resultado conseguiu mostrar-se as vantagens da aplicação do controlo estatístico ao processo produtivo dos farolins, com a obtenção de melhorias nos diferentes pontos de medição avaliados, bem como na melhoria da capacidade de produzir dentro das especificações, dando assim ao fornecedor um melhor controlo da sua produção, aumentando a sua sensibilidade e previsibilidade a variações no processo e capacidade de intervenção no mesmo, de forma a rectificar e corrigir desvios e tendências. O cliente por seu lado obteve nos seus indicadores internos melhorias e ganhos significativos com a melhoria da qualidade das peças compradas que asseguram melhorias também em indicadores externos como o exemplo das reclamações de campo, assegurando a sustentabilidade do seu cliente Hella e a sua permanência deste na cadeia de fornecedores VW.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fernandes, João Miguel da Piedade. "Controlo estatístico do processo." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010. http://hdl.handle.net/10362/5299.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Salgado, João Pedro Mira. "Aplicação do controlo estatístico do processo numa indústria panificadora." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012. http://hdl.handle.net/10362/8464.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial
Atualmente o tema Qualidade é uma realidade em todas as empresas, permitindolhes não só produzir melhores produtos, como também a um custo menor. Mas nem todas as empresas têm capacidade de investir no melhoramento de todas as vertentes da Qualidade. É de interesse para as organizações a implementação de ferramentas da qualidade que permitam avaliar a qualidade dentro duma empresa com poucos meios para desenvolver medidas que visem a melhoria da qualidade dos seus processos e produtos. Surgiu então a oportunidade de desenvolver o trabalho na Panificadora Modelo de Carnide, enquadrando-se no tipo de empresa pretendido. As cartas de controlo, ferramenta poderosa no que ao controlo estatístico de processos diz respeito, permitem analisar e melhorar um importante aspeto da Qualidade nos processos de produção, a sua variabilidade. As cartas de controlo têm sido alvo de estudo por diversos autores, levando ao aparecimento de novas cartas de controlo ao longo dos anos, cartas estas que cada vez mais se adaptam às situações concretas inerentes à indústria nos dias de hoje. A presente dissertação consiste na aplicação de cartas de controlo nos processos de fabrico da Panificadora Modelo de Carnide, mais concretamente das cartas X e S na Fase 1 do controlo estatístico, e das cartas Z e W na Fase 2. Para um produto com produção irregular optou-se por aplicar as cartas Q(X) e Q(S2). Verificou-se também o interesse de se proceder à monitorização do processo recorrendo adicionalmente a cartas de controlo especiais, como sejam as cartas CUSUM e EWMA. A aplicação das cartas de controlo revelou que todos os processos apresentam capacidade para produzir dentro das especificações técnicas. No entanto, para que tal aconteça, a empresa opera com valores médios bastante superiores ao limite inferior de especificação, pelo que se propõe medidas que visam a redução da variabilidade nos processos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Agostinho, Inês Alexandra Lopes. "Aplicação do controlo estatístico do processo numa indústria de derivados de tomate." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011. http://hdl.handle.net/10362/6136.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial
A evolução da qualidade e a sua importância está presente no quotidiano de todos, actualmente a maioria da população tem acesso a produtos e serviços de qualidade a um custo razoavelmente baixo. Como suporte para o alcance desta qualidade, as organizações muniram-se de técnicas e ferramentas, permitindo a optimização dos processos e produzindo a baixos custos. As cartas de controlo verificaram ser uma ferramenta poderosa no controlo de processos, através destes gráficos, é permitido prever falhas e reduzir a variabilidade dos processos. As cartas de controlo tradicionais, desenvolvidas por Shewhart, baseiam-se em pressupostos como a independência e a Normalidade dos dados. No entanto, em processos reais, nem sempre é possível validar estes requisitos. O facto de existir uma série de dados que verifique auto-correlação, ou que siga uma distribuição Não normal, pode induzir falsos alarmes e conduzir a conclusões erróneas. A presente dissertação aborda estas questões, seguindo uma metodologia com a utilização de várias técnicas tendo em conta as características que os dados em análise apresentam. É realizada uma abordagem ao controlo estatístico univariado e multivariado, assim como ao controlo de “Pequenas Produções”. Quando os dados apresentam uma distribuição não Normal é necessário proceder à sua transformação recorrendo ao Sistema de Distribuições de Johnson. Se verificarem a existência de auto-correlação, implica um controlo estatístico diferente, onde os processos são ajustados de acordo com o modelo ARIMA que melhor se adeqúe. A metodologia apresentada foi desenvolvida na empresa SUGALIDAL, com o objectivo de proporcionar à fábrica um controlo estatístico dos seus processos produtivos, conduzindo à melhoria dos mesmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Machado, Joana Dias Pereira. "Implementação do controlo estatístico do processo na sociedade Central de Cervejas S. A." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010. http://hdl.handle.net/10362/5028.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia de Gestão Industrial
Considerando o papel cada vez mais importante da Qualidade na indústria, o presente trabalho teve como principal objectivo a implementação do Controlo Estatístico do Processo (SPC)a um processo de produção de cerveja. Os dados utilizados neste estudo foram fornecidos pela Sociedade Central de Cervejas S. A. e referem-se às características da qualidade da cerveja Sagres, Cor e Extracto Primitivo - nas fases produtivas de Brassagem, Guarda e Filtração. Antes de iniciar o SPC foi necessário ajustar o melhor modelo ARIMA e aplicar o Método Iterativo de Detecção de Outliers a cada uma das séries de dados, de forma a eliminar os efeitos por eles introduzidos que poderiam deturpar as conclusões do estudo. Na Fase I da aplicação do SPC foram determinados os valores dos resíduos, considerando os modelos ARIMA ajustados anteriormente, e os limites de controlo a aplicar às cartas de controlo SCC. Após estas determinações, foram construídas as cartas SCC para cada uma das séries. Seguidamente, deu-se início à Fase II onde foram determinados os valores das constantes para cada uma das cartas de controlo a aplicar – SCC, EWMAres, EWMAST e MCEWMA-, foi efectuada uma análise comparativa do desempenho de cada uma das cartas e foi efectuada uma monitorização do processo. Devido à escassez de tempo, esta monitorização foi efectuada recorrendo a “dados frescos” mas históricos, o que impossibilitou a correcção imediata das causas especiais de variação detectadas. Por último, foi efectuado um estudo da capacidade do processo para dados não normais, uma vez que as séries utilizadas não seguiam uma distribuição Normal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Godina, Radu. "Controlo estatístico do processo: um estudo de caso numa empresa na área da indústria automóvel." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2013. http://hdl.handle.net/10400.6/1897.

Full text
Abstract:
No quadro de crescente globalização, a economia confronta as empresas com inúmeros desafios, já não chega produzir, as premissas actuais assentam na qualidade como condição para se atingir a produtividade e a competitividade. E, dado que a qualidade não é estática, está constantemente a ser alterada, porque os clientes são cada vez mais exigentes, qualquer organização empresarial, que queira ser competitiva, tem que inovar. No ambiente competitivo em que vivemos as organizações procuram cada vez mais produzir com qualidade com o menor custo possível, ao garantir assim a sua própria sobrevivência. Uma das respostas a essa procura é o Controlo Estatístico do Processo (CEP) – um poderoso método de gestão que permite a melhoria da qualidade e a eliminação de desperdícios. Este trabalho propõe-se a melhorar a qualidade de um processo através do uso do CEP numa empresa da indústria automóvel, bem como efectuar um estudo dos conceitos associados à metodologia e pretende demonstrar todas as vantagens associadas à sua utilização, como forma de melhoria de qualidade e redução de desperdícios. Para o efeito, foi estudada a metodologia existente da implantação do CEP nesse mesmo processo, e procurou-se uma maneira de a adaptar à realidade da empresa após ter sido efectuada a recolha de amostras e as interpretações das cartas de controlo, ou seja, as análises.
In this context of an increasing globalization, the economy defies firms with numerous challenges, it is no longer enough to produce, the current principles are based on quality as a condition for achieving productivity and competitiveness. And given that the quality is not static, it is constantly being changed, and since customers are increasingly demanding, any business organization that aims to be competitive it has to innovate. In the competitive environment in which we live organizations increasingly seek to produce quality at the lowest possible cost, to ensure their own survival. One response to this claim is the Statistical Process Control (SPC) - a powerful management method which enables quality improvement and waste elimination. This paper suggests the improvement of the quality of a process through the use of SPC in an enterprise of the automotive industry, makes a study of concepts related with the methodology and aims to demonstrate all the advantages associated with its use as a method for improving quality and reducing waste. To accomplish this, after being completed the sample collection, the interpretations of control charts and its analysis, it has been made a study of the existing methodology of implementation of SPC in the same process, and it was sought a way to adapt it to the reality of the company.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vieira, Nídia Araújo. "Implementação do controlo estatístico do processo no fabrico de mixes de cremes de pasteleiro." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009. http://hdl.handle.net/10362/5057.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Tecnologia e Segurança Alimentar – Qualidade Alimentar pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia
A produção de artigos de alta qualidade e produzir bem à primeira são consequência de um planeamento eficaz da qualidade, considerando a adequada concepção e desenvolvimento do produto/processo, a adequação dos meios de produção e o controlo das características relevantes do processo. Quando a produção é por lotes e quando existe uma grande diversidade de produtos fabricados no mesmo sistema produtivo, são colocados novos desafios e problemas no controlo e melhoria da qualidade dos produtos e processos. O presente trabalho implementa o Controlo Estatístico do Processo (SPC) na linha de produção de mixes de cremes de pasteleiro (produtos semi-acabados), usando as técnicas estatísticas univariadas e multivariadas mais adequadas a estes processos de fabrico. O projecto baseou-se em dados de análises laboratoriais fornecidos pela empresa Mundipam – Produtos Alimentares S.A., no sentido da melhoria dos produtos e dos processos de fabrico por lotes para as características da qualidade relevantes. A qualidade e a segurança alimentar são dois conceitos a ter em conta em qualquer indústria alimentar. Assim, caracterizam-se os produtos sobre os quais incide o estudo, considerando aspectos possíveis de afectar a qualidade ou a segurança dos mesmos, reflectindo-se nas características avaliadas em laboratório. O estudo univariado desenvolvido contempla a implementação do SPC na linha de produção referida, para os diversos produtos. Assim, implementou-se o SPC para cada produto (Fase 1), o que permitiu estimar os parâmetros do processo referentes a cinco características da qualidade (textura, pH e parâmetros colorimétricos L*, a* e b*), bem como verificar a estabilidade e analisar a capacidade dos processos. Com base nos resultados obtidos na Fase 1, procedeu-se à implementação do SPC que consiste em monitorizar os diversos processos relativamente às características relevantes (Fase 2). As técnicas estatísticas implementadas são as cartas adimensionais Z e W, que têm a vantagem de contemplar todos os produtos num mesmo documento. O controlo estatístico multivariado desenvolvido para o processo utiliza os mesmos dados do estudo univariado, possibilitando a comparação das duas abordagens. No SPC multivariado utilizam-se as cartas de controlo T2. Neste estudo multivariado controlam-se igualmente os processos tanto na Fase 1 como na Fase 2, à semelhança do estudo univariado. Analisou-se também o desempenho dos processos através de índices de capacidade multivariados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cordeiro, Joana de Carvalho. "Implementação do controlo estatístico do processo no sector de pintura de um fabricante automóvel." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010. http://hdl.handle.net/10362/4255.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial
A aplicação de métodos estatísticos possui muita relevância na avaliação da Qualidade, auxiliando na compreensão e modelação da variabilidade, instituindo um suporte eficaz e fiel nas tomadas de decisão das organizações. Quando são utilizadas cartas de controlo tradicionais, pressupõe-se que as observações provêm de processos que são independentes. Porém, esse requisito nem sempre é verificado. Em muitos processos industriais os dados exibem auto-correlação, repercutindose este facto num enorme impacto na utilização de cartas de controlo desenvolvidas sob a suposição de independência, provocando em particular um aumento drástico do número de falsos alarmes. Nestas circunstâncias, as cartas de controlo tradicionais revelam-se uma ferramenta inadequada para o controlo do processo, uma vez que muitos dos sinais de causas especiais observadas não passam de sinais naturais do processo, transmitindo uma ideia errada do seu comportamento. O presente trabalho desenvolve uma metodologia apoiada em diversificadas técnicas estatísticas tais como: testes de hipóteses, análise de variância, controlo estatístico univariado e multivariado, controlo estatístico de processos com dados autocorrelacionados. A modelação de processos com dados auto-correlacionados é baseada na metodologia de Box e Jenkins, que consiste no ajuste das observações a um determinado modelo ARIMA mais adequado. A metodologia desenvolvida foi implementada e validada na Fábrica Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), proporcionando à organização uma metodologia de controlo estatístico dos seus processos produtivos, que a auxilia na identificação das causas especiais responsáveis pelo aumento da variabilidade nos seus processos e respectivas acções correctivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fradinho, Sandra Tamar Morgado. "Métodos estatísticos na melhoria da qualidade : caso de estudo." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1620.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
É cada vez mais importante o desenvolvimento de métodos e ferramentas que fomentem a qualidade nas organizações, pois é a qualidade de bens e serviços que permite às organizações serem competitivas. Para prosperar no clima económico actual, as organizações têm de se dedicar à melhoria contínua da qualidade. O objectivo principal das organizações deve ser a satisfação de seus clientes, tanto internos como externos. Nesta dissertação, são descritos alguns métodos estatísticos, que podem ser úteis no controlo e na melhoria da qualidade. ABSTRACT: It’s becoming more important the development of methods and tolls that encourage quality in the organizations, since it’s the continuous improvement in quality that increases business competitiveness. To prosper in today’s economic climate, organizations must be dedicated to continual quality improvement. The organizations must focus upon internal and external customers and make customer satisfaction a primary business goal. This thesis describes some statistical methods that can be useful in quality control and improvement.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Barbosa, Patrícia Isabel Soares. "Monitorização do estado de condição de equipamentos com recurso a cartas de controlo estatístico." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012. http://hdl.handle.net/10362/8055.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial
No âmbito da monitorização da condição de equipamentos, o presente trabalho procura aliar técnicas associadas à Qualidade, como é o caso das cartas de controlo, a práticas geralmente associadas à área da Manutenção, como é o caso da análise de vibrações. A aplicação de métodos estatísticos possui enorme relevância na avaliação da qualidade, revelando-se por isso interessante estudar o seu potencial na análise da condição de um equipamento. No presente trabalho, a avaliação da condição do equipamento bem como o estudo da tendência da sua degradação, é conseguida aplicando cartas de Somas Acumuladas (CUSUM) e cartas da Média Exponencialmente Amortecida (EWMA) Modificadas, através das quais se detectam variações no valor médio da vibração resultante do seu funcionamento. Em função dessa análise são estabelecidas regras para as intervenções de manutenção, tendo sempre em atenção o objectivo de maximizar a detecção das potenciais avarias (evitando paragens não programadas) e a minimização de intervenções desnecessárias. A utilização de cartas de controlo tradicionais implica a verificação de alguns pressupostos como a aleatoriedade, Normalidade e independência dos dados, porém estes nem sempre são verificados. Nestas circunstâncias, as cartas de controlo tradicionais revelam-se uma ferramenta inadequada,uma vez que muitos dos sinais de causas especiais observadas não passam de sinais naturais do processo, transmitindo uma ideia errada do seu comportamento. No presente estudo são abordadas metodologias que permitem ultrapassar essas situações, nomeadamente a modelação dos dados através dos modelos ARIMA mais adequados. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Naval, expectando o desenvolvimento de metodologias com aplicação nos programas de manutenção dos navios da Marinha Portuguesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, Andreia Marques. "Desenvolvimento de um modelo estatístico para o controlo da condutividade da água dos SMAS de Almada." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012. http://hdl.handle.net/10362/8522.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Química e Bioquímica
A água é um tema cada vez mais importante nos dias que correm. A qualidade da água para consumo humano é fundamental para a avaliação do desenvolvimento e bem-estar de uma nação. A presente dissertação foi desenvolvida nos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada (SMAS de Almada) e teve como objectivo principal o desenvolvimento de um modelo estatístico, denominado algoritmo, que irá permitir controlar um parâmetro bastante importante para a qualidade da água, a condutividade. Este modelo possibilitará obter estimativas da condutividade da água à saída de 6 reservatórios, a partir de dados recolhidos em 32 captações. A metodologia adoptada na presente dissertação compreendeu quatro fases distintas: tratamento e caracterização dos dados históricos; aplicação de cartas de controlo; construção de um modelo estatístico (algoritmo) e sua validação. A fase de tratamento e caracterização dos dados históricos consistiu numa primeira análise gráfica das 32 séries de dados, estudo de outliers e caracterização das séries em termos de parâmetros de tendência central e de dispersão. A segunda fase teve como principal objectivo aplicar uma ferramenta estatística que permitisse a monitorização, controlo e estimação dos parâmetros através da entrada de dados “frescos”. Como não existiam dados suficientes para estimar os parâmetros do processo (média e desvio padrão) optou-se por aplicar cartas de controlo de “pequenas produções” (short run), mais precisamente as cartas . Estas permitem actualizações em tempo real das estimativas dos valores da condutividade média da água à saída de cada captação. Tendo por base os valores médios da condutividade da água de cada captação e as relações de abertura das válvulas / caudal, foi então desenvolvido um modelo estatístico que irá permitir estimar a condutividade da água à saída de cada reservatório. Por último, procedeu-se à validação do algoritmo, recorrendo a análises laboratoriais das captações e das misturas das águas. Considera-se que os SMAS de Almada irão beneficiar deste estudo na medida em que o modelo proposto irá permitir obter valores da condutividade esperada à saída dos reservatórios (onde se encontram as misturas das águas provenientes das diversas captações).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Sobrinho, Ana Teresa Codeço. "Métodos de validação e controlo do processo de tratamento de superfície de rolhas de cortiça." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2017. http://hdl.handle.net/10773/22673.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Química
A presente dissertação foi realizada em ambiente empresarial na Amorim & Irmãos S.A e teve como principal objetivo o controlo do processo de tratamento de superfície. Este desdobra-se em três partes, a análise crítica à etapa em questão, a validação do controlo em processo da mesma e também alguns estudos complementares que consistem na avaliação do tempo de stock do produto final e avaliação da estabilização do produto de tratamento. O tratamento de superfície é uma das etapas pertencentes ao acabamento de rolhas, onde são aplicados produto de tratamento à base de parafina e/ou silicone para lubrificar a rolha, facilitando a inserção e extração da rolha da garrafa e melhorando a capacidade de vedação da garrafa. De maneira a garantir um bom desempenho das rolhas tratadas e a valorizar o produto final, determinados parâmetros necessitam de ser controlados. Assim, na primeira parte do trabalho, fez-se uma análise crítica onde, utilizando diversas ferramentas da qualidade, se identificaram os parâmetros mais críticos nas rolhas tratadas. Desta, resultou um conjunto de alterações imediatas do controlo do processo e um plano experimental que avalia o impacto da área de marcação e o sistema de aspiração das máquinas de tratamento. Este estudo permitiu verificar que a área de marcação apenas tem impacto no desempenho fisico-mecânico nas rolhas Acquamark® marcadas a fogo. De facto, há um aumento das forças de extração com a diminuição da área de marcação, responsável pelas diferenças significativas nas marcas de menor área. Pelo contrário, no caso da marcação a tinta, não houve alterações no desempenho da rolha com a variação da área de marcação. Através da microscopia eletrónica de varrimento (SEM) da superfície das mesmas rolhas, visualizou-se diferenças nos tipos de marcação. As rolhas Acquamark® e TwinTop® apresentaram diferenças notórias entre a superfície marcada a fogo e sem marcação sendo, porém, necessários estudos mais aprofundados. Outro parâmetro crítico avaliado foi a velocidade de aspiração das máquinas de tratamento, tendo-se verificado que a velocidade de ar do sistema de aspiração nas máquinas 1 e 2 apresenta um valor inferior à velocidade mínima do sistema de aspiração central, sendo aliás crítica no caso da máquina 2. Como estudo complementar, foi avaliado o tempo de stock, tendo-se concluído que nas rolhas analisadas, os parâmetros (forças de extração e humidade relativa) se mantêm inalterados pelo menos 32 dias após a expedição. Relativamente à avaliação da estabilização do produto de tratamento conclui-se que as rolhas podem ser diretamente embaladas após tratamento, sem nenhum período de estabilização prévia, validando o procedimento interno e contrariando as recomendações do fornecedor deste produto. Por fim, o controlo do processo de tratamento de superfície foi validado para as rolhas naturais, colmatadas, Neutrocork® e TwinTop® de calibre standard. Através da comparação dos valores de força de extração obtidos no controlo de laboratório, não se verificaram diferenças significativas na análise geral realizada aos dados. É de notar que desde 2011, esta diferença diminuiu de 5 a 7 decaNewton (daN) para 3daN. Discriminando o tipo de rolhas e a lavação e/ou revestimento, também não se verificam diferenças significativas entre os valores de força de extração dos dois controlos.
The present dissertation was held in a business environment in Amorim&Irmãos, S.A and it had as a main objective the control of surface treatment. It is divided in three parts, a critic analysis to this stage, process control validation and also some additional studies about final product stock’s evaluation and also evaluation of treatment product stabilization. Surface treatment is one of final steps of cork stoppers production which involves the application of products based on paraffin or silicone or a mix of both, to lubricate the stoppers, facilitating their insertion and extraction in the bottle and also improving the bottle’s sealing capacity. Certain parameters need to be control to insure a good performance of the coated stoppers and to value the final product. In the first part of this work, a critic analysis was made, with the aid of multi quality tools, where was identified the most critical parameters of the coated stoppers. From this, resulted a set of immediate changes in the control of the process and also an experimental plan which evaluates the impact of the branding area and the aspiration system of the coating machines. It was check that the branding area just have influence in the Acquamark® stoppers branded with fire. In fact, there is a raise of the extraction forces with the decrease of the branding are, taking to significant differences in the minor area brands. Oppositely, in the paint branding there wasn’t alterations with the branding area variation In the SEM analysis of the same stopper’s surface of the stopper and oppositely with the previous results, the stopper’s surface is different in the two types of branding analyzed, it was observed differences in the branding types. Acquamark® stoppers and TwinTop® presented notable differences on the surface branded with fire and without. The results of this trials accuse to a relation but more studies need to be done. Another critic parameter evaluated was suction velocity of the coating branding, verifying the existence of a machine with a suction velocity very low comparing with the minimum established. As added studies, it was evaluated the stock time. In the stoppers analyzed, the parameters (extraction forces and relative humidity) kept unchanged at least 32 days since expedition. In the product treatment stabilization, the stoppers can be packed directly after treatment without any previous stabilization. The intern procedure is validated contrarily the recommendation of the product’s provided. This stage’s process control was validated for the natural, colmated, neutrocork® and TwinTop® with a standard caliber. Through the comparison of the extraction forces of the laboratory control, there aren’t significant differences of the general analysis’ data. Since 2011, this difference decreased from 5 till 7 decaNewton (daN) to 3 daN. Specifying the stoppers type and wash/coating wasn’t verified significant differences between extraction forces of the two controls.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Rodrigues, Luis Maria Mota. "Aplicação dos métodos de Taguchi e estudo da capacidade do processo: caso de estudo na indústria automóvel." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013. http://hdl.handle.net/10362/12087.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica
A complexidade do processo de encapsulamento de resinas epoxy em ignições, e o apertado controlo da qualidade, exige o desenvolvimento e o melhoramento contínuo dos processos de fabrico de forma a satisfazer as exigências dos clientes e a perpetuar a confiança que depositam na Delphi do Seixal. A insdústria automóvel, a par da indústria aeronáutica, adoptaram a filosofia 6 sigma para o controlo dos processos de fabrico de modo a maximizar a segurança dos consumidores e a qualidade do produto final ao mesmo tempo que se minimiza o número de produtos não conformes, por milhão de unidades produzidas, o que obriga a utilização de ferramentas de controlo estatístico e de melhoramento contínuo. O recurso a ferramentas estatísticas e metodologias desenvolvidas por especialistas na matéria, permite uma análise metódica, científica e eficiente, do processo, poupando tempo e dinheiro aos engenheiros que as aplicarem com sabedoria e humildade. O Controlo Estatístico do Processo, SPC, está presente na politica de qualidade da Delphi, no entanto, o método de experimentação contínua a ser feito numa base intuitiva, seguindo uma filosofia de “Tentativa-Erro”, cujo resultado nem sempre é rápido e satisfatório. Fatores-chave, como a estequiometria das reações químicas da resina com o endurecedor e o perfil de cura em função do tempo e temperatura, tornam o processo altamente sensível a variações provocadas por agentes externos, que podem comprometer a qualidade final do produto, o que motiva a introdução de ferramentas robustas em todas as etapas de desenvolvimento e controlo do processo. A carteira de clientes da Delphi Seixal, no campo das ignições, conta com marcas de renome, como é o exemplo da General-Motors, Mercedes-Benz, BMW, grupo PSA, entre outros. O aumento dos volumes de fabrico, torna por vezes necessária, a instalação de novas linhas de produção, que necessitam de ser certificadas para produzir de acordo com os padrões de qualidade da Delphi e critérios do cliente, exigindo a realização de um estudo rigoroso onde são definidos os parâmetros de processo e avaliada a sua capacidade. Este trabalho procura definir a melhor combinação de fatores controláveis que aumentam a robustez do processo, através do desenho de experiências de Genichi Taguchi, e verificar se os equipamentos se encontram aptos para produzir segundo os critérios de qualidade da Delphi (Cartas de controlo de Walter A. Shewhart).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silva, Eliana Clara Oliveira da. "Controlo de qualidade da matéria-prima ao produto final numa unidade fabril cerâmica." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14451.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Geológica
O estágio curricular realizado na empresa Margres teve como objetivo a aprendizagem e aplicação dos procedimentos de controlo de qualidade das matérias-primas, das pastas cerâmicas e do produto final. A indústria cerâmica utiliza uma grande quantidade de matérias-primas na formulação das suas pastas. Estas podem ser plásticas, como as argilas e os caulinos, e não plásticas, como os feldspatos a dolomite e a areia. A preparação das pastas cerâmicas consiste fundamentalmente na combinação equilibrada destas matérias-primas, onde se pretende que o produto final tenha as características tecnológicas exigidas. Por conseguinte, o presente trabalho surge ainda com o objetivo de estudar as características das matérias-primas usadas pela Margres no fabrico das suas pastas cerâmicas aquando da realização do estágio curricular: quatro argilas (A1, A2T, A3T e A4), dois caulinos (C1 e C2), três feldspatos (F1T, F2T e F3), uma dolomite (D1) e uma areia. Deste modo, nos laboratórios do departamento de Geociências da Universidade de Aveiro, foram analisados e estudados parâmetros como: a cor, o teor de humidade, o rendimento, e a caracterização química e mineralógica (espectrometria de fluorescência de raios X e difração de raios X, respetivamente). Por fim, realizou-se o controlo estatístico do processo (matérias-primas, pastas cerâmicas e produto final) para 2012 e 2013, a partir de dados cedidos pela Margres. Os estudos realizados às matérias-primas permitem concluir que os teores dos principais óxidos estão de acordo com a mineralogia identificada, sendo as matérias-primas de maior interesse para a aplicação cerâmica a A1, A2T, A4, C1 e F1. Do tratamento estatístico dos dados resultantes dos ensaios de controlo de qualidade conclui-se que grande parte dos valores está de acordo com as especificações da empresa.
The curricular internship at the company Margres aimed to learning and to apply the procedures for quality control of raw materials of the ceramic pastes and final product. The ceramic industry uses a large amount of raw materials in the formulation of their pastes. These can be plastic, such as clays and kaolin, and non-plastic, as the feldspars dolomite and sand. The preparation of the ceramic pastes consists fundamentally in the balanced combination of these raw materials, where it is intended that the final product has the required technological characteristics. Therefore, this work has also the goal of studying the characteristics of the raw materials used at Margres for the manufacture of ceramic paste during the completion of the curricular internship: four clays (A1, A2T, A3T and A4), two kaolin (C1 and C2), three feldspars (F1T, F2T and F3), one dolomite (D1) and one sand. Thus, in the laboratories of the Department of Geosciences at the University of Aveiro, were analysed and studied parameters such as: colour, moisture content, yield, and the chemical and mineralogical characterisation (X-ray fluorescence spectrometry and X ray diffraction, respectively). Finally, the statistical process control (raw materials, ceramic paste and final product) for 2012 and 2013, according to the data provided by Margres. The studies carried out on raw materials allow to conclude that the levels of the major oxides are according to the mineralogy identified, being the raw materials of greatest interest to the ceramic clays application the material A1 (in fraction <63μm), A2T, A4, kaolin C1 and feldspar F1T . Statistical treatment of the data resulting from the quality control testes performed by Margres concluded that a large part of the values obtained are in accordance with the specifications of the company.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Paradinha, Luís Miguel Martins. "Definição de metodologia de previsão de funcionamento de produto em serviço de auxílio à conceção e fabrico." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23529.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Mecânica
A competitividade do mercado atual obriga a que, cada vez mais, as organizações trabalhem numa direção de aumento dos padrões de qualidade, redução de custos e melhoria contínua dos seus processos. A OLI - Sistemas Sanitários SA, implementou no passado ferramentas de apoio à produção baseadas na ideologia de Lean Manufacturing, havendo ainda assim, espaço para melhorar ao nível do desenvolvimento do produto. Nesse sentido, o principal objetivo do presente trabalho foi estudar o fluxo de trabalho da empresa e o seu processo produtivo, de forma a poder avaliar a implementação de uma metodologia preditiva de apoio ao projeto, que por sua vez pudesse permitir a implementação de ações corretivas direcionadas para aumentar a qualidade dos componentes e da assemblagem final do produto. Estudou-se assim um produto final, atualmente em produção, que apresenta ainda algumas falhas que padecem de ser corrigidas, e de que forma as ações corretivas levadas a cabo para corrigir o problema, poderiam ser implementadas numa fase inicial do projeto, nomeadamente numa análise FMEA. Por fim, realizaram-se ensaios de caracterização metrológica, numa tentativa de quantificar a variabilidade do processo produtivo para este produto, e com essa informação tentou-se estabelecer uma metodologia de apoio ao projeto numa fase de desenho, nomeadamente uma análise de tolerâncias.
Today’s market competitiveness demands that organizations work increasingly, in the direction of an increase of their quality standards, cost reduction and continuous improvement of their processes. OLI – Sistemas Sanitários SA, has implemented quality tools to improve its production processes, based on the well-known Lean Manufacturing ideology. Despite of this, there’s a lot of room for improvement at a level product development. This being said, the main goal of the present work was to study the company’s workflow and production process, to better be able to evaluate the implementation of a methodology of failure prediction in support of the project, which would itself allow to undertake corrective actions oriented to the increase of quality of components and final assembly. A final product with several failures, currently in production, has been studied, in order to analyze and correct those failures, and conclude in which way corrective actions could be carried out in an initial phase of the project, namely in a FMEA analysis. Lastly, measurements were done in the attempt to study the process’ variability for this product, information needed to try to implement a methodology of support of the project in a design stage, namely a tolerance stack analysis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Eloy, Gonçalo Nuno da Costa Macedo e. Brito. "Construção de um manual de receção de matéria-prima para um processo de embalagem e comercialização de carcaças e miudezas de aves de capoeira." Master's thesis, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021. http://hdl.handle.net/10400.5/21685.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária
A exigência do consumidor por produtos de qualidade e seguros tem crescido cada vez mais, tornando essencial um rigoroso controlo da qualidade e da segurança dos géneros alimentícios, efetuado por cada operador da cadeia alimentar no momento em que recebe a matéria-prima. O presente trabalho focou-se nos procedimentos de avaliação de fornecedores e de receção de matéria-prima para um processo de embalagem e comercialização de carcaças e miudezas de aves numa unidade industrial de produtos à base de carne de aves, com base no respetivo sistema de qualidade e segurança dos géneros alimentícios. A avaliação da matéria-prima realizou-se segundo critérios macroscópicos, qualitativos e objetivos, estabelecidos com base nas especificações da empresa X, complementados com sistemas de avaliação de carcaças e com os níveis de qualidade aceitável definidos na ISO 2859-1:2017. A avaliação da matéria-prima incluiu verificação de carcaças e miudezas de aves de capoeira, o respetivo vasilhame e condições do transporte, determinando-se a taxa de rejeição. O processo de medição de temperatura à receção também foi alvo de avaliação. Complementarmente, a avaliação dos fornecedores quanto ao critério qualidade, incluiu os subcritérios taxa de rejeição e peso médio de devoluções, e foi executado através da Técnica para Ordem de Preferência por Similaridade com a Solução Ideal (TOPSIS). Com base na literatura elaborou-se uma lista de verificação de modo a verificar vulnerabilidades e medidas de defesa alimentar nesta unidade. Os resultados obtidos demonstraram que a carcaça de frango de produção intensiva (Gallus domesticus) e de pato (Anas platyrhynchos domesticus) apresentam a menor (3,85%) e a maior taxa de rejeição (26,19%), respetivamente. Foi demonstrado que a deficiente depena de carcaças constituiu a principal não conformidade (26,11% das rejeições), seguida de presença de hematomas (21,27%). Os resultados permitiram ainda validar o procedimento de medição de temperatura de matéria-prima perecível, aquando da sua receção. Já a avaliação segundo o modelo TOPSIS permitiu identificar uma disparidade no desempenho dos fornecedores, apresentado o fornecedor “F” o melhor resultado e o “E”, o pior. As respetivas taxas de rejeição demonstraram a potencial relação entre fornecedores e anomalias. Por fim a avaliação de requisitos de defesa alimentar da unidade determinou a existência de um ineficiente controlo de acesso a certas zonas como a receção de matéria-prima, bem como ao armazenamento da mesma, como potenciais vulnerabilidades. Por outro lado, a unidade apresentou boas medidas de defesa alimentar, resultante da existência de um plano de defesa alimentar.
ABSTRACT - RAW MATERIAL RECEPTION MANUAL DEVELOPMENT FOR A PROCESS OF POULTRY CARCASSES AND GIBLETS PACKAGING AND COMMERCIALIZATION - Consumer demand for quality and safe products has grown increasingly, making strict foodstuffs' quality and safety control essential, carried out by each operator in the food chain when receiving the raw materials. The present work focuses on the supplier evaluation and raw material reception procedures for the packaging and commercialization of poultry carcass and giblet processes in a poultry meat-based products industrial unit, based on the respective food quality and safety system. The evaluation of the raw material was executed according to macroscopic, qualitative, and objective criteria established by the company X specifications, supplemented with carcass evaluation systems, and according to acceptable quality levels defined in ISO 2859-1:2017. Poultry carcasses and giblets, as well as canisters and transport vehicles, were evaluated, determining the rejection rate. The temperature measurement process was also evaluated. The supplier's assessment of quality standards included rejection rate and average return weight as the sub criteria and was developed through a Technique for Order of Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS) model. Based on the literature, a checklist was developed to verify vulnerabilities and food defense measures in the unit. The results showed that the broilers' carcass (Gallus gallus domesticus) and ducks carcass (Anas platyrhynchos domesticus) had the lowest (3.98%) and largest rejection rate (26.19%) respectively. It was demonstrated that the deficient carcass plucking (26.11% of rejections) was the main non-conformity, followed by the presence of bruises (21.27%). Furthermore, the results allowed us to validate the temperature measurement procedure in perishable raw materials receipt. On the other hand, the evaluation according to the TOPSIS model allowed to identify a disparity in the performance of suppliers in which the supplier “F” presented the best results and “E” the worst. Their rejection rate suggests a potential link between the supplier and defects, and its absenteeism. Finally, the assessment of food defense requirements determined in this unit, the lack of access control to areas such as the receipt of raw materials and raw material storage chambers, as potential vulnerabilities. However, the unit presented good food defense measures, a result of the existence of a food defense plan.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Freitas, João Carlos da Costa. "Controlo Estatístico de Processo e Análise de Defeitos." Dissertação, 2016. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/85559.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Freitas, João Carlos da Costa. "Controlo Estatístico de Processo e Análise de Defeitos." Master's thesis, 2016. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/85559.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Alves, Sónia. "Controlo Estatístico de Processo na Indústria do Cartão Canelado." Dissertação, 2013. http://hdl.handle.net/10216/73578.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Alves, Sónia Alexandra Rocha. "Controlo Estatístico de Processo na Indústria do Cartão Canelado." Dissertação, 2013. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/69747.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Oliveira, Roberto António Gomes. "Melhoria do Controlo Estatístico do Processo na Indústria Vidreira." Dissertação, 2017. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/105592.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Abreu, Rúben Daniel Martins de. "Implementação do Controlo Estatístico do Processo numa indústria vinícola." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10362/28730.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo a melhoria no processo do engarrafamento na empresa José Maria da Fonseca vinhos S.A, mais concretamente nas etapas do enchimento e fecho de garrafa roscada. De modo a analisar o estado atual de uma das linhas de engarrafamento que possui o equipamento mais antigo foram utilizados métodos estatístico como a Análise de Variância e as Cartas de Controlo. Foram utilizadas técnicas no âmbito da análise de variância para averiguar se existiam diferenças significativas na média das massas das garrafas, entre os lotes de matéria prima de um mesmo fornecedor e também entre os lotes de matéria prima de diferentes fornecedores. Verificou-se que não só existiam diferenças significativas entre as médias das massas de garrafas de vidro de diferentes lotes de um mesmo fornecedor, como também se verificou que existiam diferenças significativas entre os próprios fornecedores. Uma vez que a máquina de enchimento apresentava trinta e duas válvulas de enchimento, foi necessária averiguar se existiam diferenças significativas entre a média do volume de enchimento dessas mesmas válvulas, constatando-se que existiam diferenças significativas. Através da utilização da estatística LSD e da Análise ABC foi possível classificar as válvulas de enchimento de acordo com a prioridade na implementação de ações corretivas. Mediante a construção de um diagrama Causa e Efeito foi possível identificar potenciais causas para esta situação, procedendo-se à implementação de ações de melhoria onde, após nova análise de variância, se verificou que já não existiam diferenças significativas entre as médias do volume de enchimento das trinta e duas válvulas. A etapa que se segue ao enchimento é o fecho da garrafa, que neste caso era por meio de aplicação de uma cápsula roscada. Através da análise de variância foi possível verificar que não existiam diferenças significativas entre o valor médio do torque, aplicado na cápsula, de cada uma das cinco cabeças da máquina. Após terem sido analisadas as fontes de variação, procedeu-se à recolha de dados para o Controlo Estatístico de Processo, onde foram analisadas duas características da qualidade, o volume de enchimento e o torque aplicado na cápsula roscada. Foram utilizadas cartas Q para 3 produtos onde os dados existentes eram insuficientes para se proceder à estimação dos parâmetros e utilizou-se a carta MQ para fazer a análise multivariada. Já na situação em que existiam dados suficientes para se proceder à estimação de parâmetros, foram utilizadas as cartas X̅ e S para a Fase I e as cartas Z e W para a Fase II do Controlo Estatístico Univariado, para estudar 3 produtos. Para a análise multivariada utilizaram-se as cartas T2 tanto para a Fase I como para a Fase II. Através deste estudo foi possível concluir que existiam oportunidade de melhoria ao nível da capacidade do processo e nos mecanismos de ajuste do nível de enchimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Carmona, Ana Rita Ribeiro. "Aplicação do Controlo Estatístico do Processo numa Indústria Automóvel." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10362/107387.

Full text
Abstract:
A Qualidade auxilia na compreensão da variabilidade dos processos, permitindo a tomada de decisão ponderada com base em dados factuais. Em diversos processos industriais, os dados não seguem os pressupostos de aplicabilidade das cartas de controlo, nomeadamente a independência e a Normalidade, e caso sejam aplicadas as cartas de controlo tradicionais, o número de falsos alarmes irá sofrer um aumento drástico conduzindo a conclusões erróneas sobre o processo. A presente dissertação tem como principal objetivo a melhoria do desempenho do processo da produção, fazendo uso do Controlo Estatístico do Processo. Para alcançar o objetivo proposto foi necessário, em primeiro lugar, verificar os pressupostos de aplicabilidade das cartas de controlo. Caso o pressuposto de independência não se verifique, isto é, os dados apresentem auto-correlação significativa, a metodologia proposta sugere ajustar os processos através do modelo ARIMA mais adequado e extrair os resíduos independentes para aplicação das cartas de controlo baseadas nos resíduos e erros de previsão. Caso o pressuposto da Normalidade não se verifique, isto é, os dados não sigam uma distribuição Normal, a metodologia proposta sugere a sua transformação através da Transformação Box-Cox e aplicação das cartas de controlo baseadas nos dados transformados. Posteriormente, caso se verifique a necessidade de estudar simultaneamente diversas características da qualidade de um determinado produto, sugere-se a aplicação do estudo multivariado. A metodologia proposta foi validada através de um caso de estudo desenvolvido na Volkswagen Autoeuropa. Os resultados da aplicação da metodologia proposta sugerem que de facto, a modelação dos dados auto-correlacionados através do modelo ARIMA e a transformação dos dados não-normais através da Transformação Box-Cox funcionam efetivamente para garantir os pressupostos da independência e Normalidade respetivamente, e permitem a correta aplicação das cartas de controlo e consequente identificação das causas especiais responsáveis pelo aumento da variabilidade do processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Alves, Sónia Alexandra Rocha. "Controlo Estatístico de Processo na Indústria do Cartão Canelado." Master's thesis, 2013. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/69747.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Oliveira, Roberto António Gomes. "Melhoria do Controlo Estatístico do Processo na Indústria Vidreira." Master's thesis, 2017. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/105592.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Soveral, Afonso dos Santos Vargas. "Implementação do Controlo Estatístico do Processo numa Indústria de Argamassas." Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10362/59592.

Full text
Abstract:
O conceito de qualidade tem vindo a ser desenvolvido ao longo das últimas décadas constituindo-se hoje como um instrumento fundamental para os novos paradigmas de gestão pelo seu contributo na compreensão e modelação da variabilidade dos processos e consequentemente na tomada de decisão. Assim, a qualidade é hoje o foco da maioria das organizações, que se esforçam por transmitir as valências deste conceito a todos os envolvidos nos processos produtivos, tornando possível o crescimento sustentável das empresas. A monitorização da qualidade dos produtos e processos é essencial num ambiente produtivo, contudo a realidade difere muitas vezes da teoria e os processos são geralmente mais complexos do que a sua idealização. Assim sendo, nos processos industriais os pressupostos para a aplicabilidade de técnicas estatísticas como as cartas de controlo tradicionais nem sempre são respeitados, tornando inviável a sua implementação. Deste modo, a existência de dados autocorrelacionados é cada vez mais um fator a ter em consideração por ser uma das principais causas para o aumento do número de falsos alarmes, conduzindo consequentemente a conclusões erróneas relativamente ao processo. Nestas situações, surge a necessidade da aplicação de diversas técnicas e ferramentas estatísticas que permitam o tratamento devido dos dados com o intuito de extrair as informações fundamentais relativamente aos processos. No caso da não independência dos dados, uma metodologia a utilizar consiste na utilização de modelos ARIMA para a extração dos resíduos independentes e consequente construção das cartas de controlo baseadas nos resíduos e nos erros de previsão. Pelo acima exposto, a metodologia definida foi implementada numa média empresa do mercado das argamassas, IRP – Indústria de Rebocos de Portugal, com o intuito de compreender e validar a sua aplicabilidade. Esta metodologia consiste na implementação de cartas de controlo univariado e multivariado, tanto para a Fase I como para a Fase II do Controlo Estatístico do Processo (SPC). Com os resultados obtidos pretende-se concluir quanto à sensibilidade das duas abordagens, univariada e multivariada, do controlo estatístico do processo. Todo este estudo permite ainda uma avaliação da estabilidade e da capacidade dos processos produtivos da referida empresa, contribuindo deste modo para o crescimento e desenvolvimento sustentável da mesma através da identificação das causas responsáveis pela variabilidade existente nos seus processos e consequentemente das respetivas ações corretivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Monteiro, João Tiago da Silva Moreira. "Desenho e Implementação de um método de controlo estatístico de processo." Dissertação, 2016. https://hdl.handle.net/10216/93522.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Teófilo, Rui Miguel Simões. "Implementação de controlo estatístico a um processo de injeção de plásticos." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10362/14251.

Full text
Abstract:
Este trabalho consistiu na implementação de controlo estatístico a um processo de injeção de plásticos, da indústria de componentes automóveis. A indústria de componentes automóveis destaca-se como sendo bastante competitiva, devido às dimensões das peças produzidas, sendo crucial garantir a filosofia “fazer bem à primeira”. Da vasta gama de setores de componentes, destacam-se componentes eletrónicos, interiores, exteriores e motores. O processo de injeção de plásticos pode ser diferenciado em três fases: a primeira fase consiste na liquefação do material através do seu aquecimento, a segunda fase ocorre quando o material é injetado para as cavidades do molde onde vai obter a forma desejada e a última fase consiste na ejeção da peça do molde. Na Fase I do SPC foram implementadas cartas 𝑋̅−𝑆 para estimação dos parâmetros do processo a serem utilizados na Fase II e cálculo da capacidade do processo. Na Fase II foi aplicada a carta EWMA, carta mais sensível à deteção de pequenas alterações na média do processo. Após aplicação das cartas de controlo houve a necessidade de aplicar um teste estatístico t-Student para testar as médias das duas fases uma vez que o comportamento exibido pelas cartas na Fase II demonstrou não estar de acordo com a Fase I. Aquando da recolha diária de dados, foram identificadas algumas diferenças entre os valores das cavidades de um dos componentes. De modo a perceber qual a origem dessas diferenças foi aplicado um desenho de experiências com o objetivo de estudar dois fatores a três níveis: percentagem de matéria-prima reciclada e segunda pressão. Foram realizadas nove experiências com seis replicações cada. A determinação dos fatores significativos e melhor combinação de níveis foi feita através da aplicação de análise de variância. A realização deste trabalho permitiu concluir que, o sistema de medição utilizado não é o mais adequando ao caso. A aplicação das cartas de controlo demonstrou que o processo não se encontra estável para a aplicação da Fase II ao processo. Por sua vez o desenho de experiências revelou que a percentagem de matéria-prima reciclada não é um fator significativo. Porém a segunda pressão apresenta-se como fator significativo quando se considera como resposta a dimensão do componente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Caramujo, Pedro de Brito Quental. "Controlo Estatístico do Processo de Injeção de um Fabricante de Intercoolers." Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10362/65916.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo a melhoria das operações de injeção da unidade fabril da empresa João de Deus & Filhos, S.A.. Para tal, propõe-se controlar estatisticamente o processo de Moldação por Injeção, através de uma metodologia apoiada em diversas ferramentas estatísticas, tais como: Testes de Kolmogorov-Smirnov (K-S e K-S 2), Análise da Variância, Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Pareto, Histogramas e Cartas de Controlo para aplicação no Controlo Estatístico Univariado e Multivariado. O estudo iniciou-se com o estabelecimento de uma fase preparatória, na qual se estudou o teor de humidade presente na matéria-prima, que constitui a principal fonte de possíveis variações dimensionais nas “caixas” resultantes do processo de Moldação por Injeção. No decorrer desta fase, efetuaram-se dois tipos de análise ao teor de humidade presente na matéria-prima — Análises Pré-Secagem e Pós-Secagem. Na Análise Pré-Secagem, recorreu-se à Análise da Variância para averiguar possíveis diferenças significativas entre o teor de humidade presente em cinco big bags que se preparavam para ser utilizados para a produção. Esta análise permitiu concluir que existem diferenças significativas entre as médias de teor de humidade na matéria-prima contida em cada um dos cinco big bags. Na Análise Pós-Secagem, efetuou-se um controlo estatístico do processo de secagem da matéria-prima, monitorizando o teor de humidade presente no material à saída da estufa, onde foi possível concluir que o processo de secagem da matéria-prima não se encontra sob controlo estatístico, constatando-se a ocorrência de causas invulgares. O Controlo Estatístico do Processo de Moldação por Injeção foi realizado segundo duas abordagens distintas — Estudo Univariado (controlo isolado de cada característica em estudo) e Estudo Multivariado (controlo simultâneo das cinco características em estudo). Com o auxílio de cartas de controlo estatístico, assim como outras ferramentas estatísticas, foi possível formular conclusões acerca da estabilidade dos processos das “caixas” analisadas e sobre a aptidão dos mesmos em produzirem de acordo com as especificações exigidas (i.e., estudo da capacidade do processo). Por fim, os resultados obtidos no Estudo Univariado e Multivariado foram comparados, tendo sido identificadas oportunidades de melhoria no setor de injeção, propostas ações corretivas e sugeridos trabalhos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Monteiro, João Tiago da Silva Moreira. "Desenho e Implementação de um método de controlo estatístico de processo." Master's thesis, 2016. https://hdl.handle.net/10216/93522.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Ribeiro, Maria Beatriz de Passos. "Implementação de ferramentas para controlo estatístico do processo em ambientes fabris distribuídos." Dissertação, 1994. http://hdl.handle.net/10216/12794.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação do Prof. Doutor José Manuel de Araújo Baptista Mendonça
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Ramos, Ricardo Guerreiro. "Aplicação do Controlo Estatístico do Processo numa Indústria de Masterbatches de Aditivos." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10362/34218.

Full text
Abstract:
Atualmente a aplicação de métodos estatísticos apresenta-se como uma mais valia para a qualidade de qualquer produto ou serviço, auxiliando na identificação e redução da variabilidade dos mesmos, tronando-se deste modo numa ferramenta de suporte eficaz e relevante nas tomadas de decisão das organizações. Assim, de modo a adotar uma estratégia competitiva e diferencial, muitas são as empresas que recorrem ao Controlo Estatístico do Processo (SPC) para controlar e monitorizar as suas produções. No presente trabalho desenvolve-se uma metodologia apoiada no estudo de diversas cartas de controlo estatístico tendo em conta as características dos dados disponíveis. Assim será feita uma primeira abordagem às cartas de controlo tradicionais, desenvolvidas por Shewhart, que necessitam de um vasto número de observações para que a sua aplicação seja válida. Em muitas indústrias não é possível ter acesso a um número tão extenso de observações, sendo necessário, para estes casos, a utilização de cartas de controlo estatístico para pequenas produções (Short Run). Dentro das cartas de controlo para pequenas produções será dada especial atenção às cartas baseadas na estatística Q de Quesenberry, tanto univariadas como multivariadas. A metodologia descrita é aplicada numa indústria de produção de masterbaches de aditivos plásticos, tendo como objetivo o controlo estatístico do processo de três produtos, com intuito de melhorar a qualidade dos mesmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Melo, Tiago Miguel Tavares de. "Implementação de Uma Nova Metodologia de Controlo Estatístico do Processo de Produção." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10362/68852.

Full text
Abstract:
A presente dissertação para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Química e Bioquímica, foi realizada no âmbito de um estágio na Unidade Fabril I, da empresa Tintas Robbialac S.A., no período entre 1 de Setembro de 2015 e 28 de Fevereiro de 2016. Devido à elevada competição no mercado mundial e às exigências por parte dos accionistas, uma instalação fabril deve ser eficaz, produzindo produtos de alta qualidade a baixo custos. Muitas empresas focam-se, actualmente, nos indicadores de produtividade como ferramenta para optimização da sua produção. O cálculo destes indicadores deve ser baseado numa recolha detalhada e correcta dos parâmetros do sistema produtivos. A optimização da produção passa pela utilização mais eficiente dos equipamentos, com especial atenção ao departamento de manutenção e os seus funcionários. De forma a optimizar a sua linha de produção a empresa Tintas Robbialac S.A. instalou um novo software ACCEPT responsável pela aquisição automática dos vários parâmetros de produção, Disponibilidade, Desempenho, Qualidade e OEE como ferramenta de optimização da produtividade e diminuição dos desperdícios. O trabalho realizado apresenta todos os procedimentos envolvidos na implementação do software de acordo com as necessidades da empresa. Os dados obtidos foram, posteriormente, validados por valores adquiridos experimentalmente em trabalhos anteriores. São descritos os erros associados à sua implementação, bem como a sua influência nos dados adquiridos pelo programa. Elaborou-se um manual do utilizador, com todas alterações efectuadas durante a implementação, e, que permitindo utilização intuitiva do software.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Claro, Rafael Bernardo Balugas. "Implementação do Controlo Estatístico do Processo numa Indústria de Tintas e Revestimentos." Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10362/65915.

Full text
Abstract:
A evolução da qualidade tem vindo a assumir uma elevada importância no quotidiano das organizações, permitindo a compreensão e modelação estatística dos seus processos auxiliando a tomada de decisões da gestão de topo de forma a otimizar e minimizar os custos do sistema de produção. No presente trabalho é realizada uma revisão bibliográfica relativa ao conceito de Controlo Estatístico do Processo Univariado e Multivariado, referindo as abordagens tradicionais, condições de aplicabilidade e estudo da capacidade. É também mencionado os desenvolvimentos sobre as “Pequenas Produções” (Short Runs), que foi particularmente útil devido à indústria e respetivo sistema produtivo, que favorece a utilização destas metodologias. A aplicação do Controlo Estatístico do Processo (SPC) apresentado é realizada com recurso a diversas técnicas estatísticas como testes de hipóteses, cartas de controlo univariadas e multivariadas em situações em que o número de dados é uma limitação e outras onde o mesmo não se verifica, estudo da capacidade do processo nos dois cenários onde é sugerido um método de estudo da capacidade multivariada em que o número de dados é reduzido (indicação gráfica nas Cartas MQ(X) dos índices de capacidade multivariados) e diagramas de causa e efeito com o intuito de identificar as causas de destabilização dos processos em estudo. A implementação do Controlo Estatístico do Processo apresentado na presente dissertação desenvolveu-se na empresa Hempel (Portugal), Lda. com o objetivo de melhorar o seu sistema produtivo, nomeadamente nas etapas de produção de tinta e enchimento das embalagens. Assim, é possível auxiliar na identificação de causas especiais e nas respetivas ações corretivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Ribeiro, Maria Beatriz de Passos. "Implementação de ferramentas para controlo estatístico do processo em ambientes fabris distribuídos." Master's thesis, 1994. http://hdl.handle.net/10216/12794.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação do Prof. Doutor José Manuel de Araújo Baptista Mendonça
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Santos, João Gonçalo Cunha. "Melhoria do programa de controlo estatístico de um processo de injeção de plásticos." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/1822/33172.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Qualidade, Segurança e Manutenção)
A implementação de programas que permitem a melhoria da qualidade para os processos industriais deve ser uma constante presente nas indústrias para reduzir a variabilidade dos seus processos e assim caminhar na obtenção de zero defeitos. Através da implementação deste tipo de programas é possível analisar e melhorar a estabilidade dos processos e, consequentemente, reduzir os custos com retrabalho de peças defeituosas. A indústria de moldagem de plásticos, como qualquer outro tipo de indústria existente, tem de produzir produtos que satisfaçam os requisitos dos seus clientes. É função da qualidade não só garantir a existência de conformidade de produtos com as suas especificações, mas também trabalhar na melhoria contínua de todos os processos de uma organização. Esta dissertação foi desenvolvida na empresa Delphi Automative Systems. O objetivo estabelecido para esta dissertação consistia na melhoria do programa de Controlo Estatístico do Processo de Injeção, através da análise dos defeitos que ocorrem com mais frequências, das suas possíveis causas, da melhoria do Controlo Estatístico por atributos e da análise ao sistema de medição. De acordo com o objetivo estabelecido para a presente dissertação recorreu-se às ferramentas da qualidade, nomeadamente o diagrama de Pareto, diagrama de Ishikama, gráficos de controlo e uma análise ao sistema de medição. Assim, este projeto iniciou-se com uma análise de Pareto para os produtos selecionados com o objetivo de priorizar os defeitos que ocorrem com mais frequência. Seguidamente foram realizadas sessões de brainstorming, para estudar as causas dos defeitos que ocorrem com maior frequência, e consecutivamente medidas para eliminar/controlar as causas. Os resultados obtidos indicaram que para o primeiro produto, o defeito que ocorria com maior frequência eram as limalhas, sendo este um defeito específico deste produto, e como tal envolve o estudo de algumas medidas específicas. Para o segundo produto o defeito que ocorreu com maior frequência foram as manchas brancas. Da análise de causa-efeito para o primeiro produto conclui-se que a causa mais crítica era o método, enquanto para o segundo produto era a máquina/molde. Com o recurso aos gráficos de controlo por amostras de tamanho variável e amostragem por tamanho fixo observou-se que os defeitos mais críticos eram os que contribuíam para introduzir instabilidade aos processos. O projeto terminou com a Análise ao Sistema de Medição, quer por variáveis quer por atributos, que de acordo com os resultados obtidos considerou-se o sistema de medição aceitável, mas com possibilidade de melhorias.
The implementation of programs for the improvement of quality for industrial processes should be a constant in this industry to reduce the variability of their processes and thus achieve zero defects. Through the implementing this type of program you can analyze and improve process stability and hence reduce the cost of reworking defective parts. The plastic molding industry, like any other type of existing industry, has to produce products that meet the requirements of its customers. It is a function of quality not only ensure the existence of product the product in accordance with its specifications, but also work on the continuous improvement of all processes of an organization. This thesis was developed in Delphi Automative Systems. The stated goal for this thesis was to improve the injection of Statistical Process Control program, by analyzing the defects that occur more frequency, their possible causes, the improvement of Statistical Control by attributes and analysis to the measurement system. According to the goal set for this thesis we used the tools of quality, namely the Pareto diagram, diagram Ishikama, control charts and the Measurement System Analysis. This project began with a Pareto analysis for the selected products in order to prioritize the defects that occur more often. Then the brainstorming sessions were conducted to study the causes of defects that occur more frequently, and consecutively measures to eliminate / control the causes. The results indicated that for the first product, the defect occurred most frequently were the “limalhas”, which is a specific defect of this product, and as such involves the study of particular measures. For the second defect product that occurs most frequently were the “manchas brancas”. The analysis of cause-effect for the first product it can be concluded that the most critical because the method was as for the second product to the machine/tool. With the use of graphics for control samples of variable length and fixed length sampling was observed that the most critical defects that were contributing to the processes introduce instability. The project ended with the analysis of the measurement system, either by varying either by attributes, which according to the results considered acceptable if the measurement system, but with possible improvements.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva, Margarida Monteiro Ferro Costa da. "Controlo Estatístico do Processo Aplicado a uma Indústria de Produção de Porta-Elétrodos." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10362/115901.

Full text
Abstract:
No contexto atual, as organizações procuram cada vez mais adotar a lógica do just in time (JIT), isto é, produzir o que o cliente pretende, no momento certo, reduzindo o armazenamento de matérias-primas, componentes, produtos em vias de fabrico e produtos finais, de modo a evitar desperdícios e esforços financeiros desnecessários. Esta ótica JIT revolucionou o modo como é planeada a produção, dado que para responder às novas exigências, as organizações passaram a produzir um menor número de unidades de cada vez, surgindo neste contexto o termo denominado de Pequena Produção ou Short Run. Integrada nesta nova realidade surge a empresa SOPONTOS, uma empresa do ramo da manufatura, que se dedica ao fabrico de porta-elétrodos para a soldadura por resistência. Esta empresa tem como missão fornecer soluções que gerem benefícios aos seus clientes, e para tal, procura constantemente melhorar a qualidade e eficiência da sua produção O presente estudo visa implementar o Controlo Estatístico do Processo, na sua vertente univariada e multivariada, na empresa SOPONTOS. Nesta empresa é possível distinguir dois tipos de produção integradas do contexto de Short Run. Este contexto impossibilita a aplicação do controlo estatístico de processos tradicional, pelo que é necessário recorrer a outras metodologias. Uma parte da produção corresponde a um número reduzido de unidades, ocorrendo uma nova produção ao fim de um tempo relativamente distante, onde são aplicadas, no estudo univariado, cartas de controlo 𝑋 𝑒 𝑆 (Fase 1) e cartas 𝑍𝑋 𝑒 𝑊𝑆 (Fase 2), no estudo multivariado, é implementada a carta T2 . Numa outra parte da produção é produzido um elevado número de peças, embora a sua produção ocorra rapidamente em termos temporais, neste caso, no estudo univariado são utilizadas cartas Q(X) e Q(MR) e na vertente multivariada cartas MQ(X). Todo este estudo permite não só um maior controlo sobre o processo produtivo, analisando a capacidade do mesmo, mas também averiguar as causas de uma eventual variabilidade a nível dos processos e a implementação das respetivas ações corretivas. Pretende-se deste modo contribuir para que a empresa melhore a qualidade dos seus produtos e para que reduza os custos de produção associados essencialmente a não conformidades, de modo a que reafirme a sua posição num mercado fortemente competitivo.
In the current context, the organizations are looking forward more and more to adopt the logic “just in time” (JIT), that is, produce what the client wants, when he wants, reducing the raw material storage, components, products in the making, along with final products, to avoid waste and unnecessary financial efforts. The JIT logic changed the way production is planned, since in order to answer the new requirements, the organizations had to start producing a smaller number of units at a time, making place to the term denominated as Short Run. Alongside this new reality, surfaces the company SOPONTOS, a company in the field of manufacturing, that dedicates itself to the fabrication of electrode holder for resistance welding. This company´s mission, consists in providing solutions that benefit their customers, and as such, is constantly seeking to improve its quality and efficiency. The present study aims to implement the Statistical Process Control, in its univariate and multivariate aspect, in the company SOPONTOS. In this company it is possible to distinguish two types of integrated production of Short Run context. This context makes impossible the application of statistical control of traditional processes, wich makes it necessary to resort to other methodologies. Part of the production corresponds to a small number of units, taking place a new production after a relatively distant time, where will be applied, in the univariate study, control charts X e S (Phase 1) and charts 𝑍𝑋 𝑒 𝑊𝑆 (Phase 2), in the multivariate study, will be implemented the T2 chart. In other part of the process, it is produced a high number of parts, although its production occurs rapidly in temporal terms, in this case, on the univariate study where implemented Q(x) and Q(MR) charts, and in the multivariate strand MQ(x) charts. This entire study allows not only a bigger control over a productive process, as it analyses its own capacity, but also verifies the causes of an eventual variability at the process level and the implementation of the respective corrective measures. This is intended to help the company improve the quality of its products and to reduce the production costs associated essentially with nonconformities, in order to reaffirm its position in a highly competitive market.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Reis, Mariana de Oliveira. "Aplicação do Controlo Estatístico de Processos na Indústria Vidreira." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10362/21793.

Full text
Abstract:
Atualmente são visíveis os avanços realizados na indústria, relativamente à Qualidade dos produtos fornecidos ao cliente, devido ao aumento da exigência dos consumidores. Sendo necessário adotar uma estratégia de diferenciação, muitas são as empresas que implementam o Controlo Estatístico de Processos (SPC), sendo esta uma ferramenta que possibilita a otimização da produção, através do controlo e da monitorização do processo de fabricação. Assim, no presente trabalho é realizada uma revisão bibliográfica relativa ao conceito de SPC univariado e multivariado, no que concerne à sua abordagem tradicional, às suas condições de aplicação e ao estudo da capacidade, bem como os desenvolvimentos mais recentes relativos a “pequenas produções”. Este conceito permite o desenvolvimento da presente ferramenta a fabricos que têm uma duração curta e que entram novamente em produção num reduzido espaço de tempo. Adicionalmente, também se realiza uma transformação de dados, devido ao facto de estes não seguirem uma distribuição Normal, sendo esta uma condição necessária ao estudo da capacidade. A implementação da metodologia apresentada é realizada aos dados estatísticos de uma empresa produtora de embalagens de vidro, a fim de entender qual a abordagem mais sensível ao processo, SPC ou MSCP (Multivariate Statistical Process Control). Para tal, são elaboradas Cartas de Controlo para a representação das estatísticas em estudo, assegurando que os dados seguem uma distribuição Normal através da realização da Transformação Box e Cox. Para o estudo da capacidade no estudo multivariado, são determinados os índices desenvolvidos em 2015 por Gu et al. Adicionalmente, é realizada uma análise à estabilidade do mesmo, a fim de se propor determinadas sugestões de melhoria, através da análise das cartas de controlo construídas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Marques, Ana Filipa Oliveira. "Elaboração de um plano de controlo do processo produtivo." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/8307.

Full text
Abstract:
O presente relatório de estágio tem como objectivo reportar o trabalho desenvolvido no estágio curricular em Tecnologia Química entre Fevereiro e Julho do presente ano. O estágio decorreu no Laboratório de Quality Support da empresa Victor Guedes e teve como principal objectivo a elaboração de um plano de controlo do processo produtivo da unidade fabril, bem como aquisição de conhecimentos no âmbito do controlo de qualidade. Foi realizado um estudo de mercado no que respeita à evolução do sector do azeite em Portugal e a nível Mundial com referência aos principais produtores de azeite e principais regiões produtoras. A elaboração do plano de controlo consistiu no acompanhamento da unidade fabril, passagem por cada uma das linhas de enchimento, onde foram realizados os fluxogramas das mesmas com a descrição das diversas etapas. Associado ao plano de controlo foram efectuadas outras tarefas: análise dimensional de materiais de embalagem, nomeadamente de garrafas de vidro, onde é feito um acompanhamento através de cartas de controlo estatístico e testes de débito às enchedoras das diversas linhas com respectiva análise gráfica. Foram ainda realizados os Visual Quality Índex que consistem na verificação de produto embalado em linha e registo de possíveis não conformidades que possam ser verificadas. É realizada posteriormente uma análise gráfica onde podemos observar a evolução de cada uma das linhas ao longo de cada dia e mês no que respeita a não conformidades verificadas no produto.
Instituto Politécnico de Tomar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Araújo, Tiago. "Controlo estatístico do processo de anodização, na empresa STA - Sociedade Transformadora de Alumínios, SA." Dissertação, 2012. http://hdl.handle.net/10216/75438.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Araújo, Tiago Alexandre Pinto. "Controlo estatístico do processo de anodização, na Empresa STA - Sociedade Transformadora de Alumínos, SA." Dissertação, 2012. http://hdl.handle.net/10216/69327.

Full text
Abstract:
Trabalho realizado na Empresa STA - Sociedade Transformadora de Alumínios, SA., orientado pela Engenheira Cristina Dantas
Tese de Mestrado Integrado. Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2012
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Araújo, Tiago Alexandre Pinto. "Controlo estatístico do processo de anodização, na empresa STA - Sociedade Transformadora de Alumínios, SA." Dissertação, 2012. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/65225.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Monteiro, Pedro Moura. "Desenho de um Sistema de Controlo Estatístico num Processo de Cravação de Componentes Eletrónicos." Dissertação, 2002. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/113984.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Monteiro, Pedro Moura. "Desenho de um Sistema de Controlo Estatístico num Processo de Cravação de Componentes Eletrónicos." Dissertação, 2018. https://hdl.handle.net/10216/113984.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Araújo, Tiago Alexandre Pinto. "Controlo estatístico do processo de anodização, na Empresa STA - Sociedade Transformadora de Alumínos, SA." Master's thesis, 2012. http://hdl.handle.net/10216/69327.

Full text
Abstract:
Trabalho realizado na Empresa STA - Sociedade Transformadora de Alumínios, SA., orientado pela Engenheira Cristina Dantas
Tese de Mestrado Integrado. Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2012
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Araújo, Tiago Alexandre Pinto. "Controlo estatístico do processo de anodização, na empresa STA - Sociedade Transformadora de Alumínios, SA." Master's thesis, 2012. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/65225.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Monteiro, Pedro Moura. "Desenho de um Sistema de Controlo Estatístico num Processo de Cravação de Componentes Eletrónicos." Master's thesis, 2018. https://hdl.handle.net/10216/113984.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Faria, Luís Folhadela Salgado de. "Definição e implementação de um processo de gestão de cartas de controlo estatístico de processo na Qimonda Portugal." Dissertação, 2008. http://hdl.handle.net/10216/60220.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Faria, Luís Folhadela Salgado de. "Definição e implementação de um processo de gestão de cartas de controlo estatístico de processo na Qimonda Portugal." Master's thesis, 2008. http://hdl.handle.net/10216/60220.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography