Academic literature on the topic 'Controlo por modo de deslizamento'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Controlo por modo de deslizamento.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Controlo por modo de deslizamento"

1

Peixoto, Alessandro Jacoud, Liu Hsuz, and Tiago Roux Oliveira. "Rastreamento global via controle por modos deslizantes e observador com ganho dinâmico." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 22, no. 3 (June 2011): 308–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592011000300008.

Full text
Abstract:
Uma nova estratégia de controle por modos deslizantes via realimentação de saída é proposta para uma classe de sistemas não-lineares incertos, monovariáveis e variantes no tempo, para a qual um observador da norma do estado possa ser implementado. Esta classe inclui sistemas de fase-mínima com não-linearidades limitadas de modo afim nos estados não-medidos e com taxa de crescimento dependendo não-linearmente da saída medida e de estados internos relacionados com a dinâmica dos zeros. A superfície de deslizamento é gerada utilizando-se os estados de um observador de alto ganho (HGO), enquanto que a amplitude de controle livre de peaking é obtida a partir de um observador da norma do estado. Diferentemente das outras soluções semi-globais encontradas na literatura de controle por modos deslizantes disponíveis para a classe de plantas considerada aqui, o esquema proposto é livre de peaking e alcança o rastreamento global com respeito a um pequeno conjunto residual. A idéia chave é projetar um HGO com ganho variável, implementado a partir de sinais medidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Caldeira, Laura, and Andrea Brito. "Controlo da compactação de misturas de solo-enrocamento da barragem de Odelouca através de ensaios de vibração." Geotecnia, no. 109 (March 21, 2007): 43–75. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_109_3.

Full text
Abstract:
A barragem de aterro de Odelouca, em construção no Algarve e com uma altura de 76 m, é constituída por um núcleo central argiloso e por maciços estabilizadores compostos por misturas de solo enrocamento, provenientes da alteração de xistos e de grauvaques. Para o controlo da execução dos maciços estabilizadores, sobre amostras de granulometria grosseira foi realizado um conjunto de ensaios laboratoriais de compactação por vibração, de modo a permitir estimar os valores de referência do teor em água óptimo e do peso volúmico seco máximo dos materiais aplicados. No presente artigo apresentam-se os resultados obti - dos nestes ensaios e efectua-se a aplicação prática de uma metodologia desenvolvida, em 1994, por Torrey e Donaghe, para a extrapolação das propriedades de controlo de granulometrias integrais, com fracção grosseira presente, com base em resultados de ensaios de Proctor comuns, realizados sobre a fracção passada no peneiro p”. As análises efectuadas permitiram adicionalmente a proposta de uma nova metodologia, baseada em parâ me - tros diferentes dos propostos pelos referidos autores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fonseca, António M. M. "A influência do sexo no modo como os atletas percepcionam os seus resultados desportivos." PSICOLOGIA 10, no. 1/2 (August 12, 2014): 31. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v10i1/2.647.

Full text
Abstract:
O autor analisou o modo como 187 praticantes masculinos (98) e femininos (89) de diversos desportos (natação, voleibol, ginástica artística e ginástica rítmica desportiva) percepcionaram os seus resultados mais significativos de sempre (positivo ou negativo). Os dados evidenciaram que os atletas, de uma forma geral, apesar de considerarem que os seus resultados são originados por causas internas, instáveis e incontroláveis – por eles, mas não pelas outras pessoas -, parecem considerar que os seus bons resultados são consequência de causas mais internas, estáveis e passíveis do seu controlo do que os seus maus resultados. Por outro lado, não obstante os atletas de ambos os sexos parecerem percepcionar as causas dos seus resultados do mesmo modo, os rapazes parecem desvincular-se mais pronunciadamente dos seus resultados negativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Antunes, Augusto Eduardo Baptista, and Lidia Mikiko Doi Antunes. "Comportamento plástico do aço inoxidável austenítico em baixa temperatura." Rem: Revista Escola de Minas 60, no. 1 (March 2007): 141–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672007000100022.

Full text
Abstract:
Ensaios de tração uniaxiais foram empregados para deformar aços inoxidáveis austeníticos do tipo 304, em diferentes temperaturas abaixo da ambiente (de 77 K a 300 K). A relação entre a estabilidade da austenita e o encruamento, em função da temperatura de teste, é discutida quanto à transformação martensítica induzida por deformação e ao deslizamento de discordâncias na austenita. Em curvas tensão-deformação que assumem a equação de Ludwik sigma = sigmao + képsilonn, na qual sigma é a tensão verdadeira e e a elongação plástica verdadeira, um modo conveniente para analisar o encruamento é por meio do diagrama log dsigma / dépsilon versus log épsilon. O aspecto significativo é a variação da taxa de encruamento dsigma / dépsilon com a elongação plástica verdadeira nas diferentes temperaturas. As mudanças no comportamento do encruamento motivando até três estágios de deformação são associadas a diferentes processos microestruturais. A transformação martensítica pode ser considerada como um processo de deformação que compete com o processo usual de deslizamento. A investigação desses estágios, na região plástica, produz uma referência qualitativa de como diferentes fatores, tais como o grau de deformação, temperatura e composição química da austenita, afetam a transformação austenita-martensita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Castro, Mariana. "Controlo, Vigilância e Repressão: A evolução e ação da Guarda Fiscal em Portugal (1885-1945)." Revista de História da Sociedade e da Cultura 18 (December 22, 2018): 185–205. http://dx.doi.org/10.14195/1645-2259_18_9.

Full text
Abstract:
O estudo da história da Guarda Fiscal tem ficado à margem da historiografia portuguesa, havendo uma atenção acrescida apenas por temas relacionados com outras instituições como a PSP e a PVDE/PIDE. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivos principais compreender a dimensão e a representação do termo “ordem pública” e o conceito de polícia; apresentar a orgânica do corpo da Guarda Fiscal, desde a sua criação, organização e distribuição à sua evolução; e, por último, perceber a sua extensão/ação no território português.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Afonso, Fernanda, and M. Graça Pereira. "Preditores da dependência nicotínica e do comportamento planeado para deixar de fumar." Análise Psicológica 31, no. 1 (March 30, 2013): 17–29. http://dx.doi.org/10.14417/ap.657.

Full text
Abstract:
Este estudo avaliou os preditores da dependência tabágica e o modo como as representações do tabaco contribuem para as variáveis socio-cognitivas na cessação tabágica. Participaram no estudo 224 fumadores. Os resultados revelaram que ter menos idade, ser do sexo masculino, ter doença respiratória, fumar mais cigarros por dia, ter um parceiro que fuma, menor qualidade de vida mental e mais morbilidade psicológica foram preditores de maior dependência tabágica. Por sua vez, mais idade, menor compreensão, representações emocionais mais ameaçadoras e parceiro não fumar revelaram-se preditores da intenção; menor compreensão, representações cognitivas mais ameaçadora e parceiro não fumar previram as atitudes face ao comportamento deixar de fumar; mais idade, representações emocionais e cognitivas mais ameaçadoras e parceiro não fumar previram as crenças de comportamento em relação a deixar de fumar; representações emocionais mais ameaçadoras e parceiro não fumar previram as normas subjetivas; representações cognitivas menos ameaçadoras e parceiro não fumar previram o controlo comportamental percebido; mais idade, parceiro não fumar e representações emocionais mais ameaçadoras previram as crenças normativas/controlo. As representações emocionais e cognitivas mais ameaçadoras e ser do sexo masculino, foram os preditores do planeamento do coping/ação. Este estudo enfatiza a importância das representações do tabaco nos programas de cessação tabágica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dos Santos, Adelino Pereira. "O ofidiário e as jararacas: acontecimento midiático, discurso político e deslizamento de sentido." A Cor das Letras 16, no. 1 (February 13, 2017): 103. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v16i1.1406.

Full text
Abstract:
Neste texto, analisamos o termo jararaca e as imagens presentes na capa e na reportagem principal da revista Veja, de 16 de março de 2016, a partir da reflexão sobre acontecimento midiático, discurso político e deslizamento de sentido, tendo como suporte teórico e metodológico a Análise de Discurso de linha francesa. Iniciamos o ensaio com a descrição de um enunciado que foi pronunciado pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, no contexto da Operação Lava Jato, para discutir sobre o embate político, jurídico e midiático que tencionou o Brasil no mês de março de 2016. O que estamos chamando, neste ensaio, de deslizamento de sentido refere-se ao fato de o termo jararaca ser reenunciado e provocar efeitos de sentido contrários ao pretendido pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, retomado em palavras equivalentes ou por outras semioses, sob a égide de outra formação discursiva. Esse processo discursivo demarca bem a luta política que se estabeleceu no país no primeiro semestre de 2016, retomado neste texto pela metáfora do jogo de futebol, conforme pensada por Pêcheux (2002). Courtine (2006, p. 82) destaca o papel da memória no jogo de operações que torna possível a constituição e a dispersão do discurso político: “se o interdiscurso, portanto, organiza a recorrência e o reagrupamento de formulações, igualmente intervém como uma cavidade, ruptura ou deslocamento”. Ainda, continua ele (idem), a memória se faz também de esquecimentos porque o interdiscurso “é o produtor do esquecimento dos enunciados. Memória e esquecimento não podem ser dissociados no modo de enunciação do discurso político”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferrari, Ana Josefina, and Elaine Trindade de Oliveira Ribeiro. "O SILÊNCIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE DO EFEITO DE DESLIZAMENTO SOFRI- DO PELO TERMO NA BNCC." Divers@! 14, no. 2 (December 30, 2021): 69. http://dx.doi.org/10.5380/diver.v14i2.83372.

Full text
Abstract:
A temática desenvolvida neste artigo, o silenciamento da Educação Ambiental (EA) na Base Nacional Comum Curricular, é resultado parcial de uma investigação desenvolvida durante o mestrado. A metodologia que orientou aquela pesquisa foi de caráter documental e bibliográfica, com abordagemqualitativa. A mesma partiu da necessidade em saber, onde, no texto da BNCC, documento base para a reformulação dos currículos escolares, estaria contemplada a EA. A pesquisa esteve fundamentada em autores que se ocuparam em explicitar a importância da EA e autores da Análise de Discurso francesa, alguns dos quais traremos no presente artigo. Verificamos que o tema da EA, no documento normativo da BNCC, não é mencionado, ficando o mesmo restrito ao quarenta por cento de conteúdo diversificado a ser tratado nos currículos escolares de acordo promulgado na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Por fim, se percebeu um deslizamento de sentido, como denomina a Análise do Discurso francesa, sofrido pelo termo EA nos conteúdos comuns da BNCC, produzindo um efeito de silenciamento do termo EA e sua problemática. Desse modo, o objetivo do presente artigo é apresentar tanto a análise feita do termo Educação Ambiental no texto da BNCC quanto as análises que mostram o deslizamento de sentido que o termo EA sofre nas diferentes sequencias da normativa. A questão que se coloca é saber a que sujeitos interessa o silenciamento de debates e reflexões críticas nos currículos escolares, de temáticas tão importantes e urgentes?Palavra-chave: Base Nacional Comum Curricular; Bem Viver e Educação; Educação Ambiental Crítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Direito, Bárbara. "Pecuária e saúde veterinária no sul de Moçambique no começo do século XX: um olhar a partir do combate à East Coast fever." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 28, no. 4 (December 2021): 939–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702021000400003.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo propõe um contributo para a historiografia sobre as dimensões sociais da saúde veterinária em contexto colonial e seus efeitos na pecuária a partir do caso do sul de Moçambique, região onde o gado bovino ocupou historicamente um papel importante. Mais especificamente, analisa-se a forma como a East Coast fever, uma protozoonose dos bovinos, foi combatida nesta região nas primeiras décadas do século XX. Enquadrando esse caso na historiografia do sudeste africano, destaca-se o caráter repressivo das medidas de polícia sanitária preconizadas pelas autoridades portuguesas, a forma como foram contestadas por diferentes agentes e o modo como permitiram a introdução de novas formas de controlo populacional e espacial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gomes da Costa, Mariana De Soveral. "NOTAS SOBRE O HOSPITAL COMO DISPOSITIVO BIOPOLÍTICO EM FOUCAULT." ARTis ON, no. 10 (December 29, 2020): 161–67. http://dx.doi.org/10.37935/aion.v0i10.274.

Full text
Abstract:
Na obra de Michel Foucault, a instituição hospital constitui-se como um dispositivo biopolítico exemplar do nexo entre saber e poder. Esta comunicação abordará o laço entre medicalização do hospital e a hospitalização da medicina. No fi nal do séc. XVIII, ao mesmo tempo que o hospital passa de morredouro a máquina de curar, a medicina deixa de ser uma técnica geral de saúde para se assumir como prática clínica. O devir-ciência da medicina tem como correlato uma organização do espaço hospitalar caracterizada por uma distribuição espacial dos elementos, desde a arquitectura ao interior hospitalar, cujo critério é a optimização dos processos e dos resultados – o controlo da doença e a maximização da vida. Por outro lado, a tomada de poder pelo médico que Foucault aí denota pode também dar a ver o modo como o médico, no topo da hierarquia hospitalar, é afi nal assujeitado pelo poder que representa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Controlo por modo de deslizamento"

1

Sousa, Sérgio. "Amplificador Classe D de estrutura LC de dupla entrada com controlo por modo de deslizamento." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2009. http://hdl.handle.net/10400.26/4252.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Nesta tese é apresentada a implementação de uma nova estrutura de um amplificador de potência de classe D. O estágio de potência utilizado é baseado numa topologia de potência em ponte com filtro passa-baixo LC de dupla entrada. O controlo aplicado ao amplificador de potência é efectuado através do Modo de Deslizamento, o que proporciona a vantagem de poder convergir para uma condição estável apesar da existência de componentes com características desconhecidas ou não lineares. Após uma breve introdução aos aspectos mais importantes dos amplificadores de classe D, é efectuada a apresentação e descrição pormenorizada dos métodos e sistemas propostos. Diversos resultados relevantes da simulação do modelo idealizado são apresentados. Os resultados experimentais foram levados a cabo com um dispositivo de lógica programável (FPGA) e um estágio de potência associado, os quais permitem confirmar o potencial do amplificador proposto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rafael, Silviano Francisco Santos. "Controlo de posição angular de uma máquina eléctrica de relutância comutada 8/6." Doctoral thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010. http://hdl.handle.net/10362/5185.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Giacomini, Priscila dos Santos Garcia. "Projeto de um inversor elevador trifásico com controle por regime de deslizamento implementado em DSP." Universidade do Estado de Santa Catarina, 2007. http://tede.udesc.br/handle/handle/1887.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-12-12T17:38:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Priscila dos Santos Garcia Giacomini.pdf: 3264015 bytes, checksum: deffbeeba421aeca3d20fe4d44e6e02f (MD5) Previous issue date: 2007-08-03
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This dissertation presents the design of a Sliding Mode Controlled Three-Phase Boost Inverter using the DSP TMS320F2812. This power inverter has as the main characteristic its capability of step-up and creates a sinusoidal waveform using a single stage. The control implemented in this converter is the sliding mode control and its main characteristics are robustness and simple implementation. A theoretical study about boost inverters and variable structure control, and the design of the power structure and the controller is presented in this dissertation. The final prototype and all practical considerations as well as experimental results are presented in this study.
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um Inversor Boost Trifásico controlado por Regime de Deslizamento Utilizando o DSP TMS320F2812. O circuito de potência projetado caracteriza-se pela elevação e inversão de energia em uma única etapa, além de possibilitar a regeneração de energia. O controle utilizado nessa estrutura utiliza a técnica de modos deslizantes, que tem como uma das principais características a sua robustez e implementação relativamente simples. Em ambas as etapas, projeto de controle e projeto do circuito de potência, um estudo teórico é apresentado, bem como análise qualitativa e quantitativa. O protótipo desenvolvido e todas as considerações práticas necessárias para o funcionamento da estrutura completa e em especial o controle digital, são apresentados juntamente com os resultados obtidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Taveira, Francisco. "Controlo de servomecanismos por modos de deslizamento com redução de trepidação." Dissertação, 2013. http://hdl.handle.net/10216/75487.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Taveira, Francisco Gil de Vasconcelos Pereira Borges. "Controlo de servomecanismos por modos de deslizamento com redução de trepidação." Dissertação, 2013. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/69751.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Taveira, Francisco Gil de Vasconcelos Pereira Borges. "Controlo de servomecanismos por modos de deslizamento com redução de trepidação." Master's thesis, 2013. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/69751.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Camacho, Pedro Miguel Pestana. "Projeto de um sistema de alimentação ininterruptível para alimentar um sistema de telecomunicações ou de informática." Master's thesis, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/491.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Filipe, Luís Paulo da Silva. "Simulação de um conversor AC/AC multinível." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2353.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento do mercado energético até os dias de hoje implica a utilização de conversores eletrónicos de potência capazes de lidar com valores elevados de tensão e potência, criando a necessidade de ser desenvolvido um novo conceito: a conversão multinível. Neste trabalho realiza-se a simulação de um conversor AC/AC multinível Neutral Point Clamp (NPC) trifásico bidirecional, capaz de controlar tensões com amplitudes e frequências variáveis, sendo viável para diversas aplicações. São estudadas individualmente as componentes retificadora (AC/DC) e inversora (DC/AC) do conversor, assim como a conversão AC/AC costas com costas, sendo realizados diversos testes relevantes a uma ligação entre duas redes distintas que, tendo um valor de tensão fixo, são controladas as amplitudes e a forma de onda das correntes AC. É também estudado um caso de aplicação a uma ligação High Voltage Direct Current (HVDC), onde é introduzido um cabo entre as componentes retificadora e inversora. Considerando todos os testes realizados ao conversor nas diferentes topologias, é possível afirmar que o conversor multinível apresenta um desempenho relevante, sendo capaz de controlar a amplitude e frequência das correntes trifásicas e a amplitude da tensão DC, sempre com erros inferiores a 10% e mantendo o Fator de Potência (FP) quase unitário. Este conversor é suficientemente robusto para suportar variações bruscas nos valores de referência, assim como a aplicação a um sistema bidirecional, onde as grandezas já descritas convergem num tempo máximo de 0,6 s (três ciclos da Rede Elétrica de Energia - REE).
The development of the energetic market until today requires the utilization of electronic power converters able to deal with high values of voltage and power, creating the need of developing a new concept: multilevel conversion. In this project it is simulated an AC/AC multilevel NPC three-phase converter capable of transferring energy in both ways, controlling voltages with variable amplitude and frequency, being reliable to multiple applications. The rectifier (AC/DC) and inverter (DC/AC) components are studied individually, just like back-to-back AC/AC conversion, being tested multiple interesting case scenarios for a connection between two distinctive energy grids where, having a fixed voltage level, the amplitude and waveform of AC currents are controlled instead. It is also studied a specific application case scenario of a HVDC link, where a cable is introduced between the rectifier and inverter. Considering the results of the tests realized to all topologies analyzed, it is possible to say the multilevel converter has a positive performance, being able to control the waverforms of the three-phase currents and DC voltage with errors below 10% of the reference, keeping the power factor always near 1. This converter can handle sudden variations of the different reference values, including a change in the power flow direction, where all the variables controlled converge to the new references in a maximal time of 0,6s.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pita, Duarte da Silva. "Interligação de microrredes híbridas com um conversor multinível." Master's thesis, 2021. http://hdl.handle.net/10400.13/3979.

Full text
Abstract:
Nos tempos atuais a eficiência energética e a coordenação inteligente dos recursos da rede são tópicos de maior importância. As microrredes híbridas apresentam-se como uma solução interessante para a integração coordenada de fontes de geração e cargas DC ou AC nos barramentos DC ou AC respetivamente. Isto permite eliminar algumas etapas de conversão que tradicionalmente existem nas redes AC, aumentando assim a eficiência energética. Neste trabalho utilizou-se um conversor multinível para interligar uma microrrede AC a uma microrrede DC. O conversor de interligação é capaz de realizar o controlo das correntes AC, da tensão DC ou da tensão AC, dependendo dos cenários de funcionamento da microrrede híbrida. As correntes AC do conversor foram controladas através das técnicas de controlo por modo de deslizamento (MD) e modulação por largura de impulsos (PWM), partindo dos modelos das variáveis de estado do conversor. As tensões das microrredes AC e DC foram controladas utilizando malhas externas com controladores PI (Proporcional-Integral). O conversor de interligação foi simulado na plataforma MATLAB/Simulink nos três cenários de funcionamento. Os resultados de simulação foram posteriormente confirmados em laboratório através de um protótipo de baixa potência. Os resultados obtidos demonstraram uma resposta dinâmica rápida das correntes AC em ambos os métodos de controlo, com a técnica PWM a apresentar harmónicas mais reduzidas. O controlo de tensão da microrrede DC foi bem efetuado e permitiu reagir adequadamente a mudanças de referência e ao aumento do consumo da microrrede DC. No caso em que existe geração local o conversor foi capaz de realizar o equilíbrio entre a potência produzida e a potência consumida, transferindo o excesso de potência para a microrrede AC. O controlo de tensão da microrrede AC, permitiu regular de forma adequada as tensões trifásicas e reagir a mudanças de referência e variações do consumo.
Energy efficiency and smart coordination of grid resources are issues of utmost importance nowadays. Hybrid microgrids are an interesting solution for the integration of AC and DC loads and generation sources in their respective AC or DC buses. This allows for a reduction of voltage conversion stages that are prevalent in the more traditional AC grid, leading to a higher efficiency. In the scope of this work a multilevel converter was used to interconnect an AC microgrid to a DC microgrid. The interlinking converter can control either the AC currents, the DC bus voltage, or the AC bus voltage, depending on the hybrid microgrid operation mode. The converter AC currents were controlled using sliding mode and pulse width modulation (PWM) techniques starting from the converter state variable representation. The AC and DC microgrid voltages were controlled by outer loop PI (Proportional Integral) controllers. The three operation modes of the interlinking converter were simulated using MATLAB/Simulink. A low power laboratory prototype was later used to further confirm the simulations results. The results showed a fast dynamic response of the AC currents, using both control techniques. PWM however resulted in reduced harmonics. The DC microgrid voltage control was successfully implemented and resulted in a good response following changes in voltage reference and DC microgrid consumption. When local power production was available, the converter was able to transfer the excess power to the AC microgrid, thus balancing the produced and consumed local power. The AC microgrid voltage control was capable of adequately regulate the three phase AC voltages and react to changes in voltage reference and local power consumption.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pita, Miguel André Roque. "Controlo Difuso com Modo Deslizante." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10362/91655.

Full text
Abstract:
Nesta dissertação propõe-se o desenvolvimento de metodologias de controlo difuso que exploram o conceito de modo deslizante, com o objetivo de construir uma arquitetura, que permita proporcionar um sistema de controlo adequado em termos de desempenho e robustez. As principais contribuições incluem a implementação de um controlador com inferência de Mamdani com modo deslizante, com superfície deslizante do tipo Proporcional-Derivitativo (PD) e, subsequentemente, do tipo Proporcional-Integral-Derivitativo (PID). O desempenho de cada um destes controladores foi avaliado e comparado com o controlador PID clássico, o controlador PID difuso com inferência de Mamdani e com o controlador convencional por modo deslizante. Foram realizados testes de simulação e, posteriormente, testes experimentais no processo didático AMIRA DTS 200, constituído por três vasos comunicantes. Os resultados obtidos comprovaram o bom desempenho dos controladores de Mamdani com modo deslizante, apresentando uma superfície deslizante do tipo PD e PID, validados através de testes no processo real.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Controlo por modo de deslizamento"

1

Soyinka, Wole. Gigantes em cena. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1998-9.

Full text
Abstract:
Gigantes em Cena mostra um quadro estático no qual os “gigantes” do título, Kamini, Gunema, Kasko e Tuboum – representações levemente disfarçadas de Idi Amin Macias Nguema, Jean-Bedel Bokassa e Mobutu Sese Seko, respetivamente – se apresentam como constituintes dos produtos pós-coloniais das superpotências do ocidente. Kamini, por exemplo, é colocado no poder pelos britânicos, financiado pelos americanos, militarmente armado pelos soviéticos e, no final, abandonado por todos, quando os serviços de um ditador insano já não lhes é conveniente. Gigantes em Cena constitui, deste modo, uma fantasia surreal de justiça poética internacional em que os sistemas de apoio económico e político dos governos ocidentais respondem, a seu tempo e bel-prazer, de forma catastrófica, aos monstros que eles próprios criaram e sobre os quais, consequentemente, perderam o controlo.<br>Nesta peça, Soyinka consegue reunir num só local todos os infames ditadores de África. O Secretário-Geral das Nações Unidas e dois delegados, da Rússia e dos Estados Unidos da América, constituem as outras personalidades que dão o caráter internacional a Gigantes em Cena. O pretexto para tal encontro é uma reunião das Nações Unidas. À medida que a peça se desenrola, assistimos ao papel que as superpotências desempenham na sustentação dos ditadores no poder e, simultaneamente, à verdadeira natureza destes ditadores africanos – as suas confusões, perversões sexuais, os conceitos errados que têm do poder e respetivas complexidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Controlo por modo de deslizamento"

1

Filipe, Manuel. "O papel do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM na mitigação dos riscos naturais." In Estudos Cindínicos, 223–42. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança e Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, 2020. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-54942-9-3_9_9.

Full text
Abstract:
A proteção da floresta contra fenómenos meteorológicos extremos reveste-se de primordial importância, pelas implicações económicas, sociais, ecológicas e paisagísticas, com maior impacto numa Região Insular, isolada, com território exíguo e dependência do exterior, e que apresenta condicionantes na sua capacidade adaptativa, sendo particularmente vulnerável aos impactes das alterações climáticas. A erosão hídrica e as cheias constituem um grave problema na RAM, cuja frequência e magnitude urge mitigar. Estes fenómenos resultam de uma combinação de fatores como sejam a orografia da Região, o tipo de solos, a tipologia de coberto vegetal e as características da malha urbana e da rede de infraestruturas. Neste sentido, importa definir medidas de gestão que promovam as taxas de infiltração de água no solo e o controlo do escoamento superficial, de modo a reduzir os riscos de erosão e de cheias na Região. A observação destas medidas favorecerá, portanto, a sustentabilidade das atividades económicas e a conservação do ambiente, permitindo ainda a redução de danos de natureza material e humana. Deste modo, a ação do IFCN, IP-RAM visa promover a mitigação destes impactos tendo para tal efeito executado, ao longo dos últimos anos, projetos que visam a rearborização e beneficiação dos espaços florestais, localizados a montante da malha urbana. As intervenções realizadas privilegiaram os locais de elevado risco de erosão ou de cheias, tendo-se optado por composições florestais que promovam a infiltração da água, reduzam o escoamento superficial e possuam uma elevada capacidade de proteção do solo, reduzindo assim o risco de cheias e de erosão dos solos. Para além do referido, o fenómeno que tem, igualmente, vindo a gerar, ao longo das últimas décadas, elevados prejuízos materiais e ambientais na RAM são os incêndios florestais. Assim a ação do IFCN, IP-RAM promove a adoção de medidas de silvicultura preventiva, gestão ativa de combustíveis, alteração da paisagem através da constituição de núcleos de vegetação com espécies de caráter higrófilo, promoção de uma gestão florestal ativa, aumento da vigilância, a sensibilização e a formação da População são abordagens que poderão contribuir para uma gestão eficaz do território. A globalidade destas ações objetiva no aumento da resiliência a perturbações devastadoras, como são os grandes incêndios e as aluviões com maior adaptabilidade às alterações climáticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography