To see the other types of publications on this topic, follow the link: Controlo por modo de deslizamento.

Journal articles on the topic 'Controlo por modo de deslizamento'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 42 journal articles for your research on the topic 'Controlo por modo de deslizamento.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Peixoto, Alessandro Jacoud, Liu Hsuz, and Tiago Roux Oliveira. "Rastreamento global via controle por modos deslizantes e observador com ganho dinâmico." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 22, no. 3 (June 2011): 308–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592011000300008.

Full text
Abstract:
Uma nova estratégia de controle por modos deslizantes via realimentação de saída é proposta para uma classe de sistemas não-lineares incertos, monovariáveis e variantes no tempo, para a qual um observador da norma do estado possa ser implementado. Esta classe inclui sistemas de fase-mínima com não-linearidades limitadas de modo afim nos estados não-medidos e com taxa de crescimento dependendo não-linearmente da saída medida e de estados internos relacionados com a dinâmica dos zeros. A superfície de deslizamento é gerada utilizando-se os estados de um observador de alto ganho (HGO), enquanto que a amplitude de controle livre de peaking é obtida a partir de um observador da norma do estado. Diferentemente das outras soluções semi-globais encontradas na literatura de controle por modos deslizantes disponíveis para a classe de plantas considerada aqui, o esquema proposto é livre de peaking e alcança o rastreamento global com respeito a um pequeno conjunto residual. A idéia chave é projetar um HGO com ganho variável, implementado a partir de sinais medidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Caldeira, Laura, and Andrea Brito. "Controlo da compactação de misturas de solo-enrocamento da barragem de Odelouca através de ensaios de vibração." Geotecnia, no. 109 (March 21, 2007): 43–75. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_109_3.

Full text
Abstract:
A barragem de aterro de Odelouca, em construção no Algarve e com uma altura de 76 m, é constituída por um núcleo central argiloso e por maciços estabilizadores compostos por misturas de solo enrocamento, provenientes da alteração de xistos e de grauvaques. Para o controlo da execução dos maciços estabilizadores, sobre amostras de granulometria grosseira foi realizado um conjunto de ensaios laboratoriais de compactação por vibração, de modo a permitir estimar os valores de referência do teor em água óptimo e do peso volúmico seco máximo dos materiais aplicados. No presente artigo apresentam-se os resultados obti - dos nestes ensaios e efectua-se a aplicação prática de uma metodologia desenvolvida, em 1994, por Torrey e Donaghe, para a extrapolação das propriedades de controlo de granulometrias integrais, com fracção grosseira presente, com base em resultados de ensaios de Proctor comuns, realizados sobre a fracção passada no peneiro p”. As análises efectuadas permitiram adicionalmente a proposta de uma nova metodologia, baseada em parâ me - tros diferentes dos propostos pelos referidos autores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fonseca, António M. M. "A influência do sexo no modo como os atletas percepcionam os seus resultados desportivos." PSICOLOGIA 10, no. 1/2 (August 12, 2014): 31. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v10i1/2.647.

Full text
Abstract:
O autor analisou o modo como 187 praticantes masculinos (98) e femininos (89) de diversos desportos (natação, voleibol, ginástica artística e ginástica rítmica desportiva) percepcionaram os seus resultados mais significativos de sempre (positivo ou negativo). Os dados evidenciaram que os atletas, de uma forma geral, apesar de considerarem que os seus resultados são originados por causas internas, instáveis e incontroláveis – por eles, mas não pelas outras pessoas -, parecem considerar que os seus bons resultados são consequência de causas mais internas, estáveis e passíveis do seu controlo do que os seus maus resultados. Por outro lado, não obstante os atletas de ambos os sexos parecerem percepcionar as causas dos seus resultados do mesmo modo, os rapazes parecem desvincular-se mais pronunciadamente dos seus resultados negativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Antunes, Augusto Eduardo Baptista, and Lidia Mikiko Doi Antunes. "Comportamento plástico do aço inoxidável austenítico em baixa temperatura." Rem: Revista Escola de Minas 60, no. 1 (March 2007): 141–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672007000100022.

Full text
Abstract:
Ensaios de tração uniaxiais foram empregados para deformar aços inoxidáveis austeníticos do tipo 304, em diferentes temperaturas abaixo da ambiente (de 77 K a 300 K). A relação entre a estabilidade da austenita e o encruamento, em função da temperatura de teste, é discutida quanto à transformação martensítica induzida por deformação e ao deslizamento de discordâncias na austenita. Em curvas tensão-deformação que assumem a equação de Ludwik sigma = sigmao + képsilonn, na qual sigma é a tensão verdadeira e e a elongação plástica verdadeira, um modo conveniente para analisar o encruamento é por meio do diagrama log dsigma / dépsilon versus log épsilon. O aspecto significativo é a variação da taxa de encruamento dsigma / dépsilon com a elongação plástica verdadeira nas diferentes temperaturas. As mudanças no comportamento do encruamento motivando até três estágios de deformação são associadas a diferentes processos microestruturais. A transformação martensítica pode ser considerada como um processo de deformação que compete com o processo usual de deslizamento. A investigação desses estágios, na região plástica, produz uma referência qualitativa de como diferentes fatores, tais como o grau de deformação, temperatura e composição química da austenita, afetam a transformação austenita-martensita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Castro, Mariana. "Controlo, Vigilância e Repressão: A evolução e ação da Guarda Fiscal em Portugal (1885-1945)." Revista de História da Sociedade e da Cultura 18 (December 22, 2018): 185–205. http://dx.doi.org/10.14195/1645-2259_18_9.

Full text
Abstract:
O estudo da história da Guarda Fiscal tem ficado à margem da historiografia portuguesa, havendo uma atenção acrescida apenas por temas relacionados com outras instituições como a PSP e a PVDE/PIDE. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivos principais compreender a dimensão e a representação do termo “ordem pública” e o conceito de polícia; apresentar a orgânica do corpo da Guarda Fiscal, desde a sua criação, organização e distribuição à sua evolução; e, por último, perceber a sua extensão/ação no território português.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Afonso, Fernanda, and M. Graça Pereira. "Preditores da dependência nicotínica e do comportamento planeado para deixar de fumar." Análise Psicológica 31, no. 1 (March 30, 2013): 17–29. http://dx.doi.org/10.14417/ap.657.

Full text
Abstract:
Este estudo avaliou os preditores da dependência tabágica e o modo como as representações do tabaco contribuem para as variáveis socio-cognitivas na cessação tabágica. Participaram no estudo 224 fumadores. Os resultados revelaram que ter menos idade, ser do sexo masculino, ter doença respiratória, fumar mais cigarros por dia, ter um parceiro que fuma, menor qualidade de vida mental e mais morbilidade psicológica foram preditores de maior dependência tabágica. Por sua vez, mais idade, menor compreensão, representações emocionais mais ameaçadoras e parceiro não fumar revelaram-se preditores da intenção; menor compreensão, representações cognitivas mais ameaçadora e parceiro não fumar previram as atitudes face ao comportamento deixar de fumar; mais idade, representações emocionais e cognitivas mais ameaçadoras e parceiro não fumar previram as crenças de comportamento em relação a deixar de fumar; representações emocionais mais ameaçadoras e parceiro não fumar previram as normas subjetivas; representações cognitivas menos ameaçadoras e parceiro não fumar previram o controlo comportamental percebido; mais idade, parceiro não fumar e representações emocionais mais ameaçadoras previram as crenças normativas/controlo. As representações emocionais e cognitivas mais ameaçadoras e ser do sexo masculino, foram os preditores do planeamento do coping/ação. Este estudo enfatiza a importância das representações do tabaco nos programas de cessação tabágica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dos Santos, Adelino Pereira. "O ofidiário e as jararacas: acontecimento midiático, discurso político e deslizamento de sentido." A Cor das Letras 16, no. 1 (February 13, 2017): 103. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v16i1.1406.

Full text
Abstract:
Neste texto, analisamos o termo jararaca e as imagens presentes na capa e na reportagem principal da revista Veja, de 16 de março de 2016, a partir da reflexão sobre acontecimento midiático, discurso político e deslizamento de sentido, tendo como suporte teórico e metodológico a Análise de Discurso de linha francesa. Iniciamos o ensaio com a descrição de um enunciado que foi pronunciado pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, no contexto da Operação Lava Jato, para discutir sobre o embate político, jurídico e midiático que tencionou o Brasil no mês de março de 2016. O que estamos chamando, neste ensaio, de deslizamento de sentido refere-se ao fato de o termo jararaca ser reenunciado e provocar efeitos de sentido contrários ao pretendido pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, retomado em palavras equivalentes ou por outras semioses, sob a égide de outra formação discursiva. Esse processo discursivo demarca bem a luta política que se estabeleceu no país no primeiro semestre de 2016, retomado neste texto pela metáfora do jogo de futebol, conforme pensada por Pêcheux (2002). Courtine (2006, p. 82) destaca o papel da memória no jogo de operações que torna possível a constituição e a dispersão do discurso político: “se o interdiscurso, portanto, organiza a recorrência e o reagrupamento de formulações, igualmente intervém como uma cavidade, ruptura ou deslocamento”. Ainda, continua ele (idem), a memória se faz também de esquecimentos porque o interdiscurso “é o produtor do esquecimento dos enunciados. Memória e esquecimento não podem ser dissociados no modo de enunciação do discurso político”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferrari, Ana Josefina, and Elaine Trindade de Oliveira Ribeiro. "O SILÊNCIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE DO EFEITO DE DESLIZAMENTO SOFRI- DO PELO TERMO NA BNCC." Divers@! 14, no. 2 (December 30, 2021): 69. http://dx.doi.org/10.5380/diver.v14i2.83372.

Full text
Abstract:
A temática desenvolvida neste artigo, o silenciamento da Educação Ambiental (EA) na Base Nacional Comum Curricular, é resultado parcial de uma investigação desenvolvida durante o mestrado. A metodologia que orientou aquela pesquisa foi de caráter documental e bibliográfica, com abordagemqualitativa. A mesma partiu da necessidade em saber, onde, no texto da BNCC, documento base para a reformulação dos currículos escolares, estaria contemplada a EA. A pesquisa esteve fundamentada em autores que se ocuparam em explicitar a importância da EA e autores da Análise de Discurso francesa, alguns dos quais traremos no presente artigo. Verificamos que o tema da EA, no documento normativo da BNCC, não é mencionado, ficando o mesmo restrito ao quarenta por cento de conteúdo diversificado a ser tratado nos currículos escolares de acordo promulgado na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Por fim, se percebeu um deslizamento de sentido, como denomina a Análise do Discurso francesa, sofrido pelo termo EA nos conteúdos comuns da BNCC, produzindo um efeito de silenciamento do termo EA e sua problemática. Desse modo, o objetivo do presente artigo é apresentar tanto a análise feita do termo Educação Ambiental no texto da BNCC quanto as análises que mostram o deslizamento de sentido que o termo EA sofre nas diferentes sequencias da normativa. A questão que se coloca é saber a que sujeitos interessa o silenciamento de debates e reflexões críticas nos currículos escolares, de temáticas tão importantes e urgentes?Palavra-chave: Base Nacional Comum Curricular; Bem Viver e Educação; Educação Ambiental Crítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Direito, Bárbara. "Pecuária e saúde veterinária no sul de Moçambique no começo do século XX: um olhar a partir do combate à East Coast fever." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 28, no. 4 (December 2021): 939–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702021000400003.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo propõe um contributo para a historiografia sobre as dimensões sociais da saúde veterinária em contexto colonial e seus efeitos na pecuária a partir do caso do sul de Moçambique, região onde o gado bovino ocupou historicamente um papel importante. Mais especificamente, analisa-se a forma como a East Coast fever, uma protozoonose dos bovinos, foi combatida nesta região nas primeiras décadas do século XX. Enquadrando esse caso na historiografia do sudeste africano, destaca-se o caráter repressivo das medidas de polícia sanitária preconizadas pelas autoridades portuguesas, a forma como foram contestadas por diferentes agentes e o modo como permitiram a introdução de novas formas de controlo populacional e espacial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gomes da Costa, Mariana De Soveral. "NOTAS SOBRE O HOSPITAL COMO DISPOSITIVO BIOPOLÍTICO EM FOUCAULT." ARTis ON, no. 10 (December 29, 2020): 161–67. http://dx.doi.org/10.37935/aion.v0i10.274.

Full text
Abstract:
Na obra de Michel Foucault, a instituição hospital constitui-se como um dispositivo biopolítico exemplar do nexo entre saber e poder. Esta comunicação abordará o laço entre medicalização do hospital e a hospitalização da medicina. No fi nal do séc. XVIII, ao mesmo tempo que o hospital passa de morredouro a máquina de curar, a medicina deixa de ser uma técnica geral de saúde para se assumir como prática clínica. O devir-ciência da medicina tem como correlato uma organização do espaço hospitalar caracterizada por uma distribuição espacial dos elementos, desde a arquitectura ao interior hospitalar, cujo critério é a optimização dos processos e dos resultados – o controlo da doença e a maximização da vida. Por outro lado, a tomada de poder pelo médico que Foucault aí denota pode também dar a ver o modo como o médico, no topo da hierarquia hospitalar, é afi nal assujeitado pelo poder que representa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Batista e Silva, Martinho Braga. "Reflexões sobre a questão da proteção social: uma leitura da obra de Robert Castel." Áskesis - Revista des discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar 1, no. 1 (May 3, 2020): 64–81. http://dx.doi.org/10.46269/1112.435.

Full text
Abstract:
Uma parcela da obra do sociólogo Robert Castel é objeto de descrição e análise neste artigo, visando demonstrar a oscilação entre dois pólos ao longo de seus estudos: de uma crítica contundente a uma defesa aguerrida do papel do Estado. Nota-se uma desnaturalização do estatuto de tutela dos ditos “alienados mentais” no início de suas pesquisas, sobre o dispositivo psiquiátrico, desdobrando-se na formulação de uma ordem pós-disciplinar e um questionamento à “capilaridade” da ação governamental. Em trabalhos mais recentes, percebe-se a defesa de algum grau de proteção a agrupamentos antes nomeados “populações desviantes”, de modo que um “Estado Social” possa se fazer presente e inibir a formação de “zonas de desfiliação social”. Esse deslizamento entre a crítica e a defesa do papel do Estado sob a forma da garantia de proteção social a certas parcelas da população é permeado por divergências com outros autores da sociologia francesa, como François Ewald.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ribeiro, Isabel M. "Paleoambientes Quaternários de sectores da Zona Costeira do NO de Portugal:Estudo Geofísico." Estudos do Quaternário / Quaternary Studies, no. 4 (December 26, 2001): 43–47. http://dx.doi.org/10.30893/eq.v0i4.37.

Full text
Abstract:
Frequentemente, as expressões superficiais da zona costeira encontram-se apagadas por processos erosivos, eólicos e de praia, e pela actividade antrópica. Contudo, as características do subsolo encontram-se parcialmente preservadas; a sua análise pode, portanto, esclarecer sobre o modo como se processou a evolução da zona costeira. A investigação desenvolvida, apoia-se em prospecção geofísica (realização de sondagens eléctricas e aplicação do radar de penetração), sondagens mecânicas (para controlo dos resultados da geofísica) e na análise sedimentológica e cronológica das unidades sedimentares que cobrem o substrato rochoso. Como objectivo procurou-se estabelecer a profundidade e continuidade lateraldo substrato rochoso (bedrock), a extensão da cobertura sedimentar, caracterizar a sucessão sedimentar (definição da textura e/ou estratificação dos sedimentos, processos e determinação de ambientes) e identificar acidentes neotectónicos (estruturais e morfológicos) no subsolo os quais, se reactivados, poderão manifestar-se na sucessão sedimentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Bruna, Natacha. "ECONOMIA POLÍTICA DA GOVERNAÇÃO: POLÍTICA ECONÓMICA DE CONTROLE, MANUTENÇÃO E REPRODUÇÃO DE PODER/ Political economy of governance: Economic policy of control, maintenance and reproduction of power/ La economía política de la governación: Control de la política económica, el mantenimiento y la reproducción del poder." REVISTA NERA, no. 38 (September 1, 2017): 13–40. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i38.5294.

Full text
Abstract:
A economia moçambicana nas últimas décadas caracteriza-se por um elevado nível de crescimento económico, dinamizado pela introdução de recursos externos em forma de investimento directo estrangeiro e Grandes Projectos. Este facto é acompanhado pela manutenção e reprodução do poder de um aparelho do Estado com altos níveis de corrupção e fraca capacidade institucional. Deste modo, a evolução das diferentes variáveis macroeconómicas nos últimos anos, continuou a aprofundar a estrutura característica de economias subdesenvolvidas com o surgimento de elites políticas, assemelhando-se a abordagem dos marxistas quando se referem ao aparelho repressivo do Estado. Na última década, a política económica foi gerida com objectivo de manter e reproduzir o controlo do poder pela classe dominante e de o instrumentalizar para a constituição de grupos económicos, reforçando o poder repressivo do Estado seja coercivamente ou recorrendo aos seus aparelhos ideológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Alves, Roberta Borghetti, Ariane Kuhnen, and Roberto Moraes Cruz. "Escala de apego à moradia em área de risco: construção e evidências baseadas no conteúdo." Saúde em Debate 43, spe3 (December 2019): 137–51. http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042019s310.

Full text
Abstract:
RESUMO A pesquisa visou construir uma escala de apego à moradia em área de risco e buscou evidências de validade baseada no conteúdo dos itens. Para a sua construção, utilizou-se o modelo tripartite de Scannell e Gifford, o qual entendem que o apego ao lugar é formado pelos fatores pessoa, lugar e processo psicológico. Foram elaboradas 68 afirmativas de autorrelato em uma escala tipo Likert de 5 pontos, na qual se realizou a análise de juízes por 7 pós-graduandos da área e a análise semântica por 30 pessoas que residiam em área suscetível à ocorrência de enchente e/ou deslizamento. Para a análise de juízes, utilizou-se a Razão de Validade de Conteúdo em que 36 itens foram considerados como relevantes (RVC=1,0); e 32, como irrelevantes (RVC= -0,42 a -0,14), sendo estes excluídos. Já na análise semântica, 35 itens foram avaliados como claros, e em 1 foi alterada a escrita. Três foram excluídos por não representar características da população ou tender o resultado. A escala preliminar obteve 33 itens com evidências de validade baseada no conteúdo itens. Identificaram-se fragilidades no modelo teórico tripartite utilizado para entendimento do construto de modo a necessitar sua testagem empírica. Sugerem-se estudos que busquem outras evidências de validade e indícios de precisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Coelho, Sandra, Cristina Petrucci Albuquerque, and Mário Rodrigues Simões. "Distúrbio Específico de Linguagem: Caracterização Neuropsicológica." Paidéia (Ribeirão Preto) 23, no. 54 (April 2013): 31–41. http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272354201305.

Full text
Abstract:
O presente estudo pretende caracterizar o funcionamento neuropsicológico de crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) nas áreas da memória visual e verbal, atenção/funções executivas e funções visuopercetivas. A amostra é constituída por 28 crianças com DEL e 28 crianças sem DEL, sendo ambos os grupos equiparáveis em termos de idade, género, ano de escolaridade e nível socioeconómico. Para o efeito, recorreu-se a testes da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra e os dados foram analisados através de testes estatísticos paramétricos e não paramétricos. De um modo geral, os resultados obtidos diferenciam os desempenhos das crianças com DEL dos observados em crianças sem DEL. Em concreto, e comparativamente ao grupo de controlo, o grupo de crianças com DEL apresentou resultados significativamente inferiores na memória visual e memória verbal, na atenção seletiva e sustentada, nas funções executivas, na fluência verbal semântica, nas funções visuopercetivas e na velocidade de processamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Araújo, D. L., L. C. Carmo, F. G. T. Nunes, and R. D. Toledo Filho. "Modelagem computacional de vigas de concreto armado reforçado com fibras de aço submetidas a cisalhamento." Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 3, no. 1 (March 2010): 68–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952010000100005.

Full text
Abstract:
A modelagem computacional cada vez mais se torna parte integrante das atividades dos pesquisadores e profissionais da área de engenharia civil. Para isso, o conhecimento do comportamento mecânico dos materiais é de fundamental importância. No caso das estruturas de concreto submetidas a esforços de cisalhamento, para a correta representação do seu comportamento é necessária a determinação do fator de retenção do cisalhamento. Neste trabalho, procura-se determinar esse fator para concretos reforçados com fibras de aço por meio de ensaios de cisalhamento direto em corpos-de-prova prismáticos associados à modelagem computacional. Foi estudada, em laboratório, uma matriz de concreto com resistência à compressão de 50 MPa, à qual foram adicionadas 1,0% e 2,0% de fibras de aço. A relação tensão versus deslizamento foi determinada experimentalmente, sendo em seguida realizada uma análise inversa dos corpos-de-prova de modo a se determinar o fator de retenção do cisalhamento do concreto reforçado com fibras de aço. Para tanto, foi utilizado o programa comercial de elementos finitos DIANA© 8.1.2. Ao final, o fator de retenção do cisalhamento, bem como a influência das fibras na fissuração, foi validado por meio da modelagem de vigas de concreto armado reforçado com fibras de aço submetidas a esforços de cisalhamento disponíveis na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Giordani, Rosselane Liz. "Representações marginais na escrita de João Antônio: do malandro ao marginal." Travessias 14, no. 2 (August 31, 2020): 125–42. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v14i2.25236.

Full text
Abstract:
O termo marginal comporta nuances de significações que reverberaram nas teorias sociais para explicar os processos de marginalização e exclusão forjados pelo capitalismo na América Latina, bem como a noção também ecoa na crítica literária. Desse modo, a noção de marginalidade reveste-se de enredamentos que movem a acepção por dimensões estéticas, políticas e sociais. Numa abordagem estritamente artística, marginais são as produções que rompem com normas e paradigmas estéticos, afrontando o cânone literário. Mas é possível situá-la no deslizamento de sentido que irá se referir àqueles classificados de bandidos e delinquentes, que vivem à margem da lei, excluídos e marginalizados social, econômica e culturalmente. O presente estudo faz um recorte dentro da obra do escritor paulista João Antônio, observando a temática da marginalidade que se mostra por meio dos seus personagens marginais à sociedade e à literatura, pois João Antônio vai narrar a história do submundo, daquele que é invisibilizado. O recorte deste estudo privilegia narrativas do contista que, entre as décadas de 1960 e 1980, produziu obras em que os marginalizados entram definitivamente nas páginas de nossa literatura como verdadeiros protagonistas. Para problematizar a questão da marginalidade na obra de João Antônio iremos analisar dois contos: “Malagueta, Perus e Bacanaço”, que integra a coletânea de mesmo nome, primeiro livro publicado por João Antônio, em 1963, ganhador de vários prêmios, inclusive o Jabuti; e o conto “Paulinho Perna Torta”, do livro Leão de Chácara (1975).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Moreira, Maria Paula, and Maria Benedicta Monteiro. "Televisão e crenças sobre a realidade social." PSICOLOGIA 23, no. 1 (January 6, 2014): 27. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v23i1.316.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objectivo principal verificar a existência e a natureza da relação prevista entre a exposição à televisão e a percepção sobre determinados aspectos da realidade social, tais como medo de vitimação, desconfiança em relação aos outros e o locus de controlo, tal como foi teorizado por Gerbner e colaboradores na teoria de Cultivação de Crenças, enquanto efeito indirecto da exposição elevada à televisão. Foram inquiridos 226 jovens residentes na cidade de Lisboa, entre os 15 e 18 anos, tendo sido efectuadas ANOVAS sobre os valores obtidos nos três factores de percepção da realidade social encontrados, de modo a averiguar da existência de diferenças nas crenças dos jovens espectadores portugueses quanto ao modo como vêem o mundo à sua volta no que respeita a sentimentos de medo, insegurança e desconfiança em relação aos outros, em função da exposição à televisão (tempo e conteúdos violentos) e das características sócio-demográficas dos participantes. Os resultados indicaram que, nesta amostra portuguesa, existe uma relação entre a exposição à televisão e algumas crenças sobre a realidade social, se bem que não tão linearmente como propuseram Gerbner e colaboradores ao lançarem as bases da Teoria de Cultivação de Crenças. Verificou-se que, no que respeita ao factor Medo Pessoal-Controlo Externo, a alta exposição à televisão tem efeitos contrários consoante o género dos telespectadores: Com o aumento do consumo televisivo para além de 3 horas diárias, só as raparigas acentuam a crença na possibilidade de serem vítimas, apelando mais à segurança através da intervenção das autoridades, enquanto que os rapazes muito assíduos não se percepcionam como prováveis vítimas de violência, aumentando mesmo a percepção de que podem eles próprios controlar essas situações. Não só o tempo de exposição total à televisão, mas também o tipo de programação preferido e visionado, estão igualmente associados às crenças que os jovens partilham: Os que assistem a mais programas violentos manifestam maior medo social, associado à percepção da capacidade individual para assegurar a autodefesa. Uma análise de regressão múltipla mostrou ainda que os três factores de crenças dos adolescentes sobre a realidade social que os rodeia tiveram como principal preditor o tempo de exposição à televisão. DOI: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v23i1.316
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Maia, Marta, and Camila Rodrigues. "As organizações da sociedade civil na prevenção das infeções sexualmente transmissíveis em trabalhadoras do sexo, em Portugal." Saúde e Sociedade 23, no. 1 (March 2014): 77–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902014000100006.

Full text
Abstract:
Segundo o relatório do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, 2013), que compara dados relativos à prevalência do VIH em trabalhadores do sexo em 27 países da Europa e da Ásia Central, Portugal é o terceiro país com a maior prevalência da infeção entre essa população. A elevada prevalência comparativa da infeção entre os trabalhadores do sexo em Portugal contrasta com o uso reportado de meios de prevenção e diagnóstico. O artigo debruça-se sobre um dos aspetos desse fenómeno: a atividade das organizações da sociedade civil na área da prevenção das infeções sexualmente transmissíveis (IST) em Portugal, de modo a analisar como se relacionam com as trabalhadoras do sexo e concebem as ações de prevenção e o apoio social que lhes dirigem. Essa questão surge como pertinente à medida que a discrepância verificada poderá indicar uma adesão formal (mas não necessariamente real), por parte das trabalhadoras do sexo, a uma retórica socialmente valorizada de prevenção, a qual é canalizada pelas organizações. Esse discurso pode ser por si mais ou menos apreendido, condicionando a implementação prática dos meios de prevenção propostos. Estamos assim perante um potencial fator explicativo a considerar na análise crítica do nível de efetividade dessas ações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Varela, Raquel, and Luisa Barbosa Pereira. "O ‘DIREITO AO TRABALHO’, SAÚDE, EDUCAÇÃO E O NASCIMENTO DO ESTADO SOCIAL." Trabalho, Educação e Saúde 14, no. 1 (March 2016): 11–32. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00088.

Full text
Abstract:
Resumo O golpe militar de 25 de Abril de 1974 em Portugal determina a entrada em cena dos trabalhadores e sectores intermédios da sociedade. Há uma ligação histórica entre as conquistas dos direitos sociais e o desenvolvimento do controlo operário no processo revolucionário a partir de fevereiro de 1975. O Governo vai neste momento pôr em prática uma série de medidas sociais que visavam impedir a insurreição e que, grosso modo, vão constituir aquilo que se determinou chamar Estado social, isto é, a alocação de recursos para o trabalho através das funções sociais do Estado (educação, saúde, segurança social, lazer, desporto, transportes públicos subsidiados, rendas subsidiadas etc.)., contra, aliás, as ordens da própria direcção militar que tinha posto fim à ditadura, o Movimento das Forças Armadas. A partir de março de 1975, com a generalização da constituição de comissões de trabalhadores e de moradores, o início da reforma agrária, e o questionamento da propriedade privada (processo que se dá por acção dos trabalhadores, muitas vezes em luta contra os despedimentos ou a descapitalização e abandono de empresas e não por estratégia da sua direcção política principal, o Partido Comunista Português), a revolução portuguesa sofre um salto qualitativo, transformando-se numa situação revolucionária de tipo ‘soviético’.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Pereira, Natália Fernanda Santos, Anderson Júnior dos Santos, Bárbara Cristina Mendanha Reis, Poliana Santos Souza, Denilson José do Carmo, Marcelo Araújo Câmara, and Juan Carlos Campos Rubio. "Análise do comportamento do par tribológico aço alto carbono e alto silício (HC-HSi) contra pinos com substrato de metal duro e cermet em ensaios de pino sobre disco." Journal of Engineering and Exact Sciences 8, no. 2 (March 4, 2022): 13954–01. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl8iss2pp13954-01e.

Full text
Abstract:
Durante as últimas décadas, estudos envolvendo a estrutura bainítica tem atraído pesquisadores por combinar elevada resistência e alta ductilidade. Aços bainiticos são potencialmente úteis em estruturas que sofrem fadiga de rolamento e/ou deslizamento, por exemplo trilhos ferroviários, componentes de mineração, rolamentos e eixos. Essas propriedades mecânicas têm sido obtidas, elaborando cuidadosamente o projeto da liga e adequado tratamento térmico de austêmpera. No entanto, o material com essas propriedades tende a prejudicar a usinabilidade nos processos de manufatura, fazendo-se necessário usinar o material no estado recozido. Este trabalho tem por objetivo contribuir com a análise tribológica do contato entre aço fundido no estado recozido contra metal duro e cermet (revestidos com Nitreto de Titânio (TiN)), que são materiais amplamente encontrados em ferramentas de corte. Para isso, foram realizados ensaios de pino sobre disco (PSD), de modo a analisar as evoluções do coeficiente de atrito (µ), coeficiente de desgaste específico (k) e o comportamento de induzidas deformações. Os resultados indicaram que os menores valores de µ foram observados utilizando pinos com substrato de cermet, o que sugere ter sido influenciado pela composição química desse substrato. Em relação ao k e a espessura da camada deformada para ambos os substratos não houveram variação significativa nos valores encontrados. Superfícies lisas foram observadas para as trilhas desgastadas em todas as condições avaliadas e sinais de deformação plástica (ploughing) no qual sugere atuação de suaves mecanismos de abrasão. No entanto, foi observado que tanto o mecanismo de adesão quanto o mecanismo de abrasão influenciaram o µ para o substrato de cermet na condição réplica. O trabalho contribui para avaliar a influência de diferentes substratos e identificação dos mecanismos de desgaste presente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Heitor, Teresa V. "Insegurança em meio urbano: o espaço na mediação de oportunidades delituosas." PSICOLOGIA 21, no. 2 (January 7, 2014): 31. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v21i2.365.

Full text
Abstract:
O risco de insegurança em meio urbano, entendido quer como o medo do crime, quer como a falta de adesão ao sistema normativo da sociedade, constitui um factor inibidor de qualidade de vida. Daí decorrem fortes penalizações para a população, condicionando o modo como usufrui o espaço urbano e exerce a sua quotidianidade. Parte-se do princípio que a ocorrência de delitos em meio urbano está relacionada com a “oportunidade” da acção ser cometida. A oportunidade ocorre do confronto entre o delinquente e o alvo ou vítima, numa situação vulnerável. Neste processo, o espaço urbano constitui-se como um mediador de oportunidades, emitindo informações sobre a situação. A ausência de sinais de vigilância (activa ou passiva) facilita a ocorrência de delitos. No artigo, analisam-se as condições espaciais responsáveis por fomentar o controlo informal do espaço urbano, i.e., os mecanismos de “vigilância natural”, e exploram-se as formas de maximizar os seus efeitos. O artigo está organizado em duas partes. Na primeira caracteriza-se o conceito de vigilância natural e as formas de a exercer. Na segunda faz-se uma revisão crítica das diferentes abordagens ao conceito de vigilância natural, focalizada nos trabalhos pioneiros de Jacobs (1962) e Newman (1972). Discute-se as medidas de intervenção e de prevenção por eles sugeridas e introduzem-se as metodologias posteriormente desenvolvidas por Jefferey (1978) e Hillier (1984). Conclui-se que essa vigilância esta relacionada com as condições de interacção física e social presentes no espaço urbano e depende da acção conjunta de vigilantes activos e/ou passivos.DOI: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v21i2.365
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Trüninger, Mónica. "Consumidores e agricultura orgânica em Portugal: significados e (des)confiança." Política & Sociedade 19, no. 44 (April 30, 2020): 66–86. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2020v19n44p66.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos do corrente século, o sector da agricultura orgânica tem visto as suas áreas de produção, cotas de mercado e número de consumidores a crescer. Na União Europeia, o enquadramento legal deste modo de produção data do início dos anos 90 do século XX, mas ao longo dos anos esta legislação tem sido alvo de várias alterações. Apesar de um enquadramento legal apertado surgem, por vezes, situações de fraude ou controvérsia em torno da fiscalização e certificação dos produtos orgânicos. As falhas dos sistemas periciais, técnicos, científicos no controlo e monitorização da produção alimentar orgânica, mesmo que ocorram excecionalmente, quando são divulgadas pelos media acabam por aumentar junto dos consumidores a desconfiança e a falta de credibilidade na origem de produção destes alimentos. Neste texto, com base em dados qualitativos e quantitativos, analisam-se os significados que os consumidores têm sobre os produtos orgânicos, muitas vezes confundindo-os com os produtos que cultivam em casa ou que lhes são oferecidos pelas suas redes familiares, de amigos e vizinhos. Também se analisam os mecanismos de construção de uma relação de confiança com os alimentos orgânicos, que passam tanto pelo conhecimento pericial inscrito num certificado e num logotipo, como também pelo conhecimento tácito, leigo, experiencial e sensorial que têm com estes alimentos no seu quotidiano. Conclui-se que os consumidores usam diferentes e múltiplas estratégias, conjugando o conhecimento pericial com o conhecimento mais leigo, para se assegurarem que o que ingerem nos seus corpos são mesmo produtos orgânicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Silva, Paulo, R. M. Miranda, and L. Quintino. "Proposta de uma metodologia para avaliação de defeitos de soldadura na manutenção de equipamentos sob pressão." Soldagem & Inspeção 16, no. 2 (June 2011): 177–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-92242011000200010.

Full text
Abstract:
A utilização de técnicas avançadas de controlo não destrutivo como o Time of Flight Detection (ToFD) e o Phased Array para inspeção em manutenção de reservatórios de pressão permite a caracterização de numerosos defeitos não detectados durante a construção, como defeitos planares, cuja detecção por radiografia depende da sua orientação. Estas técnicas têm conduzido a um aumento substancial da fiabilidade dos equipamentos, uma vez que a detecção de defeitos num estágio inicial de desenvolvimento permite planear as intervenções, reduzir paragens e tempos não produtivos. Os defeitos de fabrico são identificados nas inspeções de manutenção pelo fato das técnicas usadas serem mais precisas e as áreas inspecionadas maiores do que as requeridas após construção. Alguns defeitos são facilmente classificados como tendo origem no fabrico e construção, mas outros não conseguem distinguir-se dos provocados pelas condições de serviço. Neste sentido, a decisão importante a tomar é a de avaliar se a evolução do defeito é possível de ocorrer, baseada no conhecimento das condições de serviço, do material, da dimensão e localização do defeito. Este artigo pretende fazer uma proposta de metodologia de avaliação de defeitos baseada num conjunto substancial de casos industriais de modo a apoiar o pessoal técnico nas fases de decisão em manutenção, inspeção e reparação de defeitos em juntas soldadas em reservatórios de pressão de processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Simões, Mário, Liliana Sousa, Paula Duarte, Horácio Firmino, Maria Salomé Pinho, Nuno Gaspar, Luís Pires, et al. "Avaliação da simulação ou esforço insuficiente com o Rey 15-Item Memory Test (15-IMT): Estudos de validação em grupos de adultos idosos." Análise Psicológica 28, no. 1 (December 6, 2012): 209–26. http://dx.doi.org/10.14417/ap.269.

Full text
Abstract:
A crescente evidência da possibilidade de desempenhos enganosos ou fraudulentos em contexto de exame neuropsicológico forense, incluindo casos envolvendo adultos idosos (por exemplo, determinação de incapacidade ou pedidos de reforma antecipada), torna imperativa a inclusão de medidas específicas de simulação e esforço insuficiente nos protocolos de avaliação. O Rey 15-Item Memory Test (15-IMT) é um dos testes mais utilizados neste âmbito. Contudo, apesar de se reconhecer que o efeito de tecto subjacente ao desenvolvimento dos testes de esforço insuficiente pode não resultar do mesmo modo em pessoas com doença mental ou demência, grupos de adultos idosos com determinadas condições clínicas, como as perturbações neurodegenerativas, são habitualmente excluídos dos estudos de validação. Pretendemos analisar o desempenho de diferentes grupos de adultos idosos (Saudáveis, com Problemas Cognitivos e com Depressão), contrapondo a um grupo de jovens adultos (Controlo), com o objectivo de examinar a validade dos resultados e necessidade de distintos pontos de corte nesta prova. Os resultados obtidos apontam para uma excelente especificidade do ponto de corte de <9 no Ensaio de Evocação Imediata e <20 no Resultado Combinado do Reconhecimento no grupo de jovens adultos. Contudo, estes mesmos pontos de corte não são aplicáveis em amostras de adultos idosos, sugerindo a sua inadequação para analisar os desempenhos de pessoas com défices verdadeiros ou mesmo de idosos sem problemas cognitivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Cachapa, Agostinho Francisco, Irineu da conceição António Jacinto, and Bernardo Manuel Camunda. "Coliformes totais e fecais em águas da rede pública da comuna do Forte Santa Rita." Janeiro-Junio 3, no. 1 (June 4, 2021): 170–88. http://dx.doi.org/10.54580/r0301.10.

Full text
Abstract:
O presente estudo faz uma abordagem sobre a presença de coliformes totais e fecais na água consumida pela população da Comuna do Forte Santa Rita, Município de Moçâmedes em Angola, para permitir comparar o seu estado actual com os valores padrão estabelecidos pela OMS, e permitir que se tomem as medidas adequadas para que ela se apresente com a qualidade requerida. O objectivo do estudo foi de avaliar a qualidade microbiológica da água consumida pela população da Comuna do Forte Santa Rita, de modo a facilitar futuras actuações correctivas e preventivas. Avaliou-se a qualidade microbiológica da água consumida em 5 pontos da Comuna do Forte Santa Rita, as quais foram analisadas no laboratório provincial de controlo de qualidade de água da Huíla. O estudo teve um enfoque quantitativo e qualitativo, no qual utilizou-se a técnica da membrana filtrante. Como resultado, ao analisar as 5 amostras de água no mês de Outubro de 2019, constactou-se a presença de colónias de coliformes totais e fecais em 2 amostras, correspondente a 40% das amostras de água analisadas, enquanto que, em Dezembro, as amostras recolhidas reportaram ausência de colónias de coliformes totais e fecais em 100% das amostras analisadas, o que demonstra uma melhoria na qualidade da água para o consumo humano. Concluiu-se que, mesmo que as amostras de água de Dezembro reportaram ausência de coliformes totais e fecais, não se pode descartar a necessidade de uma vigilância continua por meio de testes, comprovando a sua qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Trein, Sergio Roberto. "Da ‘zueira’ ao discurso político: o caráter propagandístico dos stickers no Whatsapp." Revista Internacional de Folkcomunicação 19, no. 42 (July 2, 2021): 154. http://dx.doi.org/10.5212/rif.v.19.i42.0008.

Full text
Abstract:
Os stickers podem ser definidos como adesivo, etiqueta e figurinha. Muito semelhantes aos tradicionais gifs e emoticons, nas conversas digitais, os stickers têm suprimido o uso de palavras e imagens. Por serem polissêmicos, podem ser empregados em diferentes situações de interação, o que dá um tom mais divertido ao assunto a que se referem. Esta situação linguageira é o que a Análise de Discurso define como um deslizamento discursivo. Ou seja, por meio de incisas e elipses discursivas há uma ruptura na linearidade do discurso original. No caso da política, entretanto, mesmo que um novo sentido seja construído, o caráter propagandístico dos stickers permanece. Através da pesquisa exploratória e empírica, o objetivo deste estudo é o de compreender os deslizamentos de sentido dos discursos políticos para os stickers. Para isso, como principal suporte teórico-metodológico, utilizou-se a proposta de Análise de Discurso desenvolvida por Patrick Charaudeau. Em especial, por meio de duas modalidades de construção e organização do discurso: o modo de organização descritivo e o modo de organização argumentativo. Em seus componentes linguísticos, o modo descritivo e o modo argumentativo possuem os procedimentos de nomear, qualificar, situar-localizar e as asserções de partida, de passagem e de chegada, importantes na nossa investigação e para a compreensão dos deslizamentos discursivos e os novos sentidos produzidos. Como corpus de pesquisa, foram escolhidos quatro stickers veiculados no Whatsapp, em 2020. O critério de seleção foi o da conveniência, pois não há critérios específicos que devam ser considerados para a escolha da amostra. Discurso; persuasão; stickers; Whatsapp. Stickers can be defined as sticker, label and sticker. Very similar to traditional gifs and emoticons, in digital conversations, stickers have suppressed the use of words and images. Because they are polysemic, they can be used in different situations of interaction, which gives a more fun tone to the subject to which they refer. This linguistic situation is what Discourse Analysis defines as a discursive slide. That is, through incursive and discursive ellipses there is a rupture in the linearity of the original discourse. In the case of politics, however, even if a new meaning is constructed, the propagandistic character of the stickers remains. Through exploratory and empirical research, the aim of this study is to understand the slippage of meaning in political discourses for stickers. For that, as the main theoretical-methodological support, the Discourse Analysis proposal developed by Patrick Charaudeau was used. In particular, through two modalities of construction and organization of discourse: the descriptive organization mode and the argumentative organization mode. In its linguistic components, the descriptive and the argumentative modes have the procedures of naming, qualifying, situating and locating the starting, passing and arriving assertions, which are important in our investigation and for the understanding of discursive slips and new meanings. produced. As a research corpus, four stickers published on Whatsapp in 2020 were chosen. The selection criterion was that of convenience, as there are no specific criteria that should be considered when choosing the sample. Discourse; persuasion; stickers; Whatsapp. Stickers pueden definirse como adhesivos. Muy similar a los gifs, stickers han suprimido el uso de palabras e imágenes. Por ser polisémicos, se pueden utilizar en diferentes situaciones de interacción, lo que le da un tono más divertido al tema al que se refieren. Esta situación lingüística es lo que el análisis del discurso define como un deslizamiento discursivo. Es decir, a través de incursiones y elipses discursivas, se produce una ruptura en la linealidad del discurso original. En el caso de la política, sin embargo, incluso si se construye un nuevo significado, el carácter propagandístico de los stickers permanece. A través de una investigación exploratoria y empírica, el objetivo de este estudio es comprender el deslizamiento de significado en los discursos políticos de los stickers. Para ello, como principal soporte teórico y metodológico, se utilizó la propuesta de Análisis del Discurso desarrollada por Patrick Charaudeau. En particular, a través de dos tipos de construcción y organización del discurso: el modo de organización descriptiva y el modo de organización argumentativa. En sus componentes lingüísticos, los modos descriptivo y argumentativo tienen los procedimientos de nombrar, calificar, situar y ubicar las aserciones de inicio, paso y llegada, que son importantes en nuestra investigación y para la comprensión de deslices discursivos y nuevos significados producidos. Como corpus de investigación se eligieron cuatro stickers publicados en Whatsapp en 2020. El criterio de selección fue el de conveniencia, ya que no existen criterios específicos que deban ser considerados a la hora de elegir la muestra. Discurso; persuasión; stickers; Whatsapp.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Mulhaisse, Raimundo Alberto. "A sacralidade e a conservação da Serra de Gorongosa: uma alternativa para a prática de Educação Ambiental." AmbientalMENTEsustentable 01, no. 021 (June 15, 2016): 7–28. http://dx.doi.org/10.17979/ams.2016.01.021.1838.

Full text
Abstract:
A pesquisa a ser apresentada no III Congresso Internacional da Educação Ambiental enquadra-se no eixo temático: Educação Ambiental, Interpretação e Conservação e, descreve as potencialidades da Serra de Gorongosa para a prática de Educação resultantes da adopção, pelas comunidades locais, de mecanismos tradicionais de controlo de conduta dos seus membros que os leva a desenvolverem acções historicamente conducentes à conservação de alguns ecossistemas na Serra de Gorongosa. A pesquisa pretende apresentar alguns procedimentos de realização de aula de campo para a prática de Educação Ambiental, tendo como recurso didáctico a Serra de Gorongosa. Uma das grandes dificuldades da escola moçambicana consiste em dar uma formação integral ao cidadão para que este adquira e desenvolva conhecimentos e capacidades intelectuais, físicas e uma educação politécnica, estética e ética, sem precisar negar as especificidades culturais e a identidade dos grupos que compõe a sociedade moçambicana. Para a realização desta pesquisa foi administrado entrevista a quatro chefes de família, um em cada comunidade. Também fez-se a observação do quotidiano de vinte famílias, num período de duas semanas. A pesquisa permitiu compreender que os tabús e as práticas mágico-religiosas possuem uma estreita ligação com os lugares sagrados e a função cultural, tal relação manifesta-se pela simbologia, pela linguagem, pelos conceitos e termos típicos da comunidade, manipulados pelo régulo e seus seguidores. Deste modo, os diferentes ecossistemas adquirem um valor sagrado e um significado simbólico próprio. Assim, a serra pode se constituir em sistema que permita aos alunos, de diferentes níveis escolares, estabelecerem a ligação entre a teoria e a prática, desenvolverem o valor afectivo e, por esta razão, assumir um papel relevante na Educação Ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Proença Cunha, P., and A. A. Martins. "Património geológico e geomorfológico da área de Vila Velha de Ródão." Estudos do Quaternário / Quaternary Studies, no. 3 (December 21, 2000): 91–104. http://dx.doi.org/10.30893/eq.v0i3.36.

Full text
Abstract:
Apresentam-se as principais características geológicas e geomorfológicas da área de Vila Velha de Ródão (Portugal centro-oriental). Consideramos que nesta área relativamente pequena existe um património natural muito diversificado e rico, nomeadamente em valores geológicos, geomorfológicos e ecológicos. Alguns salientam-se pela sua importância científica, outros principalmente pelo potencial didáctico, e ainda outros por determinarem aspectos estéticos da paisagem e de fruição do ambiente natural envolvente. O registo geológico permite reconstituir a evolução geológica desde, pelo menos, há cerca de 650 milhões de anos. O registo sedimentar e geomorfológico desta área documenta bem a transição da etapa de enchimento sedimentar durante o Terciário para o progressivo encaixe fluvial no Quaternário que, localmente (Portas de Ródão), atingiu 260 m de incisão. Podem-se identificar vários episódios morfodinâmicos e interpretar o respectivo controlo tectónico, eustático e climático. Na área existem jazidas arqueológicas localizadas em vários depósitos sedimentares do Plistocénico (coluviões e terraços), duas delas com datações radiométricas; as estações forneceram significativas evidências e interpretações acerca do Paleolítico inferior, médio e superior no vale do Tejo. Os aspectos geomorfológicos são os de mais generalizada ocorrência e de aspecto imponente, constituindo em conjunto com as características de fauna e flora um elemento principal da paisagem natural; o relevo mostra extensas superfícies de aplanação, imponentes escarpas de falha e vales fluviais encaixados. Este estudo visa contribuir para uma adequada identificação e conveniente estudo de sítios com interesse geológico/geomorfológico, mas também pretende promover a divulgação deste património de modo a que possa ser usufruído por um público cada vez mais amplo, através de actividades de Educação Ambiental (ex. visitas guiadas para alunos) e Turismo de Natureza (com a marcação e manutenção de percursos, organização de excursões, elaboração de roteiros, etc.). É necessário promover a reabilitação e valorização de alguns locais, assim como assegurar a sua protecção, evitando a destruição patrimonial e a ocupação urbana/industrial de áreas relevantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Loureiro, Luís Manuel, Amorim Rosa, Marina Frajuca, Sandrina Cunha, Susana Correia, Tânia Morgado, and Lúcia Costa. "Primeira Ajuda em Saúde Mental: Contributo do programa para o incremento da literacia em saúde mental dos estudantes do ensino superior." Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social 6, no. 2 (November 29, 2020): 24–38. http://dx.doi.org/10.31211/rpics.2020.6.2.184.

Full text
Abstract:
Objetivo: O presente estudo tem como objetivo avaliar o contributo em termos da efetividade do programa de Primeira Ajuda em Saúde Mental na literacia em saúde mental acerca da depressão, a partir de uma amostra de estudantes de Enfermagem aquando do ingresso e integração ao curso. Métodos: Utilizou-se um desenho pré-experimental com grupo único, avaliação pré e pós intervenção. O Programa teve a duração de um dia (9 horas). A amostra do estudo foi constituída por 100 estudantes do 1.º ano do curso de Enfermagem (na integração ao curso), tendo sido selecionados de modo aleatório simples com recurso ao softwarerandom.org. A média das idades foi de 18,54 anos (DP = 2,00 anos). Como instrumentos de colheita de dados foram utilizados o Questionário de Avaliação da Literacia em Saúde Mental, aplicado à depressão, a versão breve do Inventário de Crenças acerca das Doenças Mentais e a Escala de Avaliação do Estigma Pessoal. Recorreu-se às estatísticas resumo, aos testes de McNemar e t de Student para grupos emparelhados e, como medidas de tamanho de efeito, o g e o d respetivamente. Resultados: Observou-se com a intervenção um incremento da literacia em saúde mental ao nível do reconhecimento da depressão e estratégias comunicacionais de prestação de primeira ajuda (p < 0,05), especificamente na adequação e utilidade de valorizar sintomas e não expressar julgamentos, assim como uma redução das atitudes estigmatizantes acerca das doenças e doentes (p < 0,05). Conclusões: Apesar das limitações relacionadas com o desenho utilizado, nomeadamente a não existência de grupo de controlo, os resultados indicam que a frequência do programa contribui para aumentar a literacia em saúde mental e reduzir o estigma associado aos problemas de saúde mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Bonito, Jorge. "Defesa internacional contra as doenças epidémicas: Da visão de Jules Héricourt." revistamultidisciplinar.com 4, no. 2 (2022): 75–94. http://dx.doi.org/10.23882/rmd.22086.

Full text
Abstract:
As doenças epidémicas que assolaram as populações europeias vieram juntar-se às misérias já existentes até meados do século XIX, provocando consideráveis perdas de vidas humanas. O continente europeu tem uma longa história com a peste, doença causada pela bactéria Y. pestis. Ao contrário do que se possa pensar, a peste bubónica não é uma doença do passado. Continua presente em mais de uma dezena de países do mundo. Este artigo analisa as ideias de Jules Héricourt relativamente à transmissibilidade internacional das doenças epidémicas e o modo de mitigar as suas cadeias. Apoia-se, na essência, na sua obra Les Frontières de la Maladie, nomeadamente na Défense internationale contre las maladies épidémiques, et systémes quarantenaires. Em 1901, um surto de peste assolou os passageiros e a tripulação do navio Senegal, num cruzeiro no Mediterrâneo. Foi imposta uma quarentena a toda a tripulação e aos 174 passageiros no lazareto do arquipélago francês de Frioul. Registou-se uma morte. A falta de serviços mínimos e de medidas de desinfeção imediata dos passageiros e dos respetivos pertences poderia ter agudizado o problema. Héricourt, médico coautor da seroterapia, discorda dos métodos adotados pelas autoridades sanitárias, que seriam ilusórios na defesa internacional contra as doenças epidémicas. O autor propõe uma dupla solução prática e eficaz para o problema da transmissão das doenças exóticas nas viagens marítimas: a valorização do passe sanitário e a modificação do papel do médico de bordo. Todos os passageiros provenientes de territórios contaminados deveriam ser portadores do passe sanitário, sob rigoroso controlo das autoridades. Ao médico de bordo caber-lhe-ia constituir-se como verdadeiro agente da administração sanitária, como higienista, desmascarando potenciais doentes a partir de exames médicos durante a viagem e evitando que passageiros dados como sãos contaminassem a comunidade, por estarem efetivamente doentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Calleja-Reina, Marina, José Manuel Rueda Gómez, and Antonio Barbosa Gonzalez. "Relación entre la práctica deportiva en Clubes Deportivos y la mejora del control de la impulsividad en escolares." Cuadernos de Psicología del Deporte 21, no. 1 (January 1, 2021): 179–91. http://dx.doi.org/10.6018/cpd.437791.

Full text
Abstract:
La práctica regular de Actividad Física Deportiva (en adelante AFD) tiene efectos beneficiosos a nivel físico y cognitivo. En este segundo nivel, los trabajos recientes, han encontrado mejora en memoria, en rendimiento académico, en autoestima, en atención y en Funciones Ejecutivas. En el presente trabajo de corte descriptivo-inferencial han participado 110 estudiantes de Educación Primaria y de Educación Secundaria Obligatoria de las localidades de Ourense y Málaga, con edades comprendidas entre 8 y 14 años (M=9,89; DT=1,534). Los estudiantes se asignaron a diferentes grupos: estudiantes que practican AFD federados en clubes deportivos a nivel competitivo o AFD-F (n= 37), estudiantes que practican AFD en horario extraescolar en los centros educativos o AFD-C (n=37) y un grupo de estudiantes que no practicaban ningún tipo de AFD No AFD (n=36). Los resultados muestran la modulación de la AFD en diferentes modalidades de inhibición, comparando estudiantes que practican o no AFD (en línea con trabajos previos). En un segundo momento, se ha analizado si la modalidad de AFD contribuye al desarrollo diferencial de la inhibición. Los resultados muestran que AFD, independientemente del tipo de actividad realiaza (AFD-F vs. AFD-C), mejora la habilidad para cumplir las reglas, perfecciona la precisión en los procesos de búsqueda visual y optimiza la habilidad de flexibilidad cognitiva, todos ellos componentes esenciales de las FE. Sin embargo, la práctica de AFD-F mejora el control de la impulsividad y el control atencional en comparación con la práctica de AFD-C. The regular practice of Sports Physical Activity (hereinafter SPA) has beneficial effects at a physical and cognitive level. In this second level, recent works have found improvement in memory, in academic performance, in self-esteem, in attention and in Executive Functions. In this descriptive-inferential study, a sample of 110 students of Primary and Secondary Education from Ourense and Málaga (Spain) between the ages of 8 and 14 years was used (M=9.89; SD=1.534). The participants were assigned to three groups: students who practice federated physical-sports activity in sports clubs at a competitive level or SPA-F (n=37), students who practice physical-sports activity in out-of-school hours in schools or SPA-C (n=37) and a group of students who did not practice any type of physical-sports activity Not-SPA (n=36) The results show the modulation of SPA in different inhibition modes, comparing students who do not practice SPA and those who practice SPA, in line with previous work. In a second step, we analyzed whether the SPA modality, that is, whether it is developed in a sports club and therefore the students are federated (SPA -F) or whether it is developed in the school's extracurricular activities (SPA-C), contributes to the differential development of inhibition. The results show that SPA, regardless of where they carry out the activity, improves the ability to follow the rules, perfects the precision of visual search processes and, optimizes the ability of cognitive flexibility, all of which are essential components of FE. The practice of SPA-F improves impulsivity control and attentional control compared to the practice of SPA-C. La pratica regolare dell'Attività Fisica Sportiva (di seguito AFD) ha effetti benefici fisici e cognitivi. Nell'ultimo decennio c'è stato un crescente interesse nel determinare in che modo le abilità cognitive traggono beneficio dall'esercizio fisico, e in questo senso sono stati riscontrati miglioramenti nella memoria, nel rendimento accademico, nell'autostima, nell'attenzione e nelle funzioni esecutive derivanti dalla normale pratica dell'AFD. In questo studio descrittivo-inferenziale è stato utilizzato un campione di 110 studenti delle scuole elementari e medie di Ourense e Malaga (Spagna) di età compresa tra gli 8 e i 14 anni (M=9,89; SD=1,534). I partecipanti sono stati distribuiti in tre gruppi: studenti che praticano attività sportive fisiche in club sportivi competitivi o AFD-F (n=37), studenti che praticano attività sportive fisiche al di fuori dell'orario scolastico nelle scuole o AFD-C (n=37) e un gruppo di studenti che non praticano alcun tipo di attività sportiva fisica Non AFD (n=36) I risultati mostrano la modulazione dell'AFD in diverse modalità di inibizione, confrontando gli studenti che non praticano l'AFD con quelli che lo praticano, secondo il lavoro precedente. In una seconda fase, abbiamo analizzato se la modalità AFD, cioè se si sviluppa in un club sportivo e quindi gli studenti sono federati (AFD-F) o se si sviluppa nelle attività extrascolastiche della scuola (AFD-C), contribuisce allo sviluppo differenziale dell'inibizione. I risultati mostrano che l'AFD, indipendentemente dal luogo in cui svolge l'attività, migliora la capacità di seguire le regole, migliora l'accuratezza dei processi di ricerca visiva e ottimizza la capacità di flessibilità cognitiva, tutti componenti essenziali di FE. La pratica AFD-F migliora il controllo dell'impulsività e il controllo attento rispetto alla pratica AFD-C. Tradotto con www.DeepL.com/Translator (versione gratuita) A prática regular da Actividade Física Desportiva (adiante designada por AFD) tem efeitos benéficos a nível físico e cognitivo. Na última década tem havido um interesse crescente em determinar como as capacidades cognitivas são beneficiadas pelo exercício físico, e neste sentido foram encontradas melhorias na memória, desempenho académico, auto-estima, atenção e funções executivas a partir da prática regular da AFD. Neste estudo descritivo-inferencial, foi utilizada uma amostra de 110 estudantes do Ensino Primário e Secundário de Ourense e Málaga (Espanha) entre os 8 e 14 anos de idade (M=9,89; SD=1,534). Os participantes foram distribuídos por três grupos: estudantes que praticam actividade físico-desportiva federada em clubes desportivos a nível competitivo ou AFD-F (n=37), estudantes que praticam actividade físico-desportiva em horário extra-escolar nas escolas ou AFD-C (n=37) e um grupo de estudantes que não praticam qualquer tipo de actividade físico-desportiva Não AFD (n=36) Os resultados mostram a modulação da AFD em diferentes modos de inibição, comparando os estudantes que não praticam AFD e os que praticam AFD, de acordo com o trabalho anterior. Numa segunda fase, analisámos se a modalidade AFD, ou seja, se é desenvolvida num clube desportivo e portanto os alunos são federados (AFD-F) ou se é desenvolvida nas actividades extracurriculares da escola (AFD-C), contribui para o desenvolvimento diferencial da inibição. Os resultados mostram que a AFD, independentemente do local onde realizam a actividade, melhora a capacidade de seguir as regras, aperfeiçoa a precisão dos processos de busca visual e optimiza a capacidade de flexibilidade cognitiva, todos eles componentes essenciais da FE. A prática da AFD-F melhora o controlo de impulsividade e o controlo atento em comparação com a prática da AFD-C.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Ferraz Junior, Tercio Sampaio. "O papel do Judiciário na democracia atual." REVISTA QUAESTIO IURIS 14, no. 04 (November 10, 2021). http://dx.doi.org/10.12957/rqi.2021.62780.

Full text
Abstract:
O ensaio retoma e discute as diversas acepções do termo democracia, analisa o conceito de "interpretância" e reflete sobre a neutralidade política do poder judiciário. A introdução de exigências externas transforma o modo de encarar a Constituição, implicando num deslizamento do Poder Constituinte para o Poder Constituído. A conclusão é que a democracia parece buscar sua legitimação não mais por meio da constituição política e seus guardiões, mas através dos potenciais meios comunicativos que se agrupam em torno dos novos e diferentes meios de comunicação da sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Da Costa, André Silva. "O governo do sul do Brasil, a nomeação de ofícios e os seus efeitos sobre a Corte do rei de Portugal (1680-1777)." História, histórias 1, no. 1 (August 7, 2013). http://dx.doi.org/10.26512/hh.v1i1.10712.

Full text
Abstract:
As descrições historiográficas sobre o governo do Brasil na época moderna oscilam entre a centralização (a partir do modelo de Antigo Sistema Colonial) potenciada pela extração de uma renda fiscal, e a naturalização das relações jurisdicionais (onde se pretende ultrapassar a simplificação do «reino» e «colónia» como entidades explicativas, e chamar a atenção para a importância das negociações entre poderes locais e Corte, destacando-se ainda as trajetórias pluricontinentais das elites imperiais). Este estudo procura outra perspetiva, tentando uma primeira síntese dos diferentes impulsos administrativos da Coroa de Portugal para controlar o sul do Brasil. Por um lado, assume-se o controlo político e económico como uma variável do sistema colonial entre 1680 e 1777, mas, por outro lado, procura demonstrar-se como este controlo deve ser descrito a partir de material empírico sobre a administração régia no Brasil meridional. O maior conhecimento sobre os oficiais nomeados no sul do Brasil e a organização do governo régio na Corte, permitirá compreender os próprios limites económicos e políticos colocados à Coroa de Portugal em Lisboa. Assim, procura demonstrar-se como um sistema colonial pode viver, e se alimentar, precisamente da negociação e da integração dos interesses locais no centro do império. Do mesmo modo, mostra-se como a profunda transformação político-jurídica da Corte foi determinada pelo esforço de controlo administrativo sobre o sul do Brasil e as suas riquezas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Cechinel, André. "Literatura e atenção: notas sobre um novo regime de percepção no ensino de literatura." Revista Brasileira de Educação 24 (2019). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782019240035.

Full text
Abstract:
RESUMO Com a publicação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 e da profusão de mídias e dispositivos ali associados ao ensino de literatura, o presente artigo propõe-se a discutir a chamada crise da atenção na modernidade e de que modo ela afeta o gesto específico solicitado pelo contato com os artefatos literários. Em poucas palavras, se a leitura literária, por um lado, se vincula tradicionalmente ao autocentramento, à concentração, ao silêncio e a outras formas de introspecção, a nova BNCC, por outro, posiciona a literatura num território de constantes deslocamentos e adaptações intermidiáticas, num deslizamento contínuo que inevitavelmente produz consequências para o domínio da atenção e da percepção e compreensão leitora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Freitas, Ana, Ana Plácido, Ana Vinagre, Carla Ferrer, Joana Cardoso, Joana Guerra, Joana Marques, et al. "Exposição dos Doentes Internados nas Unidades José de Mello Saúde a Antibacterianos." Gazeta Médica, September 22, 2017. http://dx.doi.org/10.29315/gm.v4i2.23.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: O uso racional dos antibacterianos é um fator crítico no que concerne ao controlo da emergência da resistência a antimicrobianos, constituindo uma problemática global de saúde pública. Assim, a José de Mello Saúde considerou relevante efetuar um estudo retrospetivo do uso de medicamentos nos anos 2014 e 2015 com o objetivo de efetuar uma análise comparativa do consumo de antimicrobianos intra e inter unidades, de modo a contribuir para o uso racional dos antimicrobianos e a otimizar a política de prevenção e controlo de infeções nas diferentes unidades hospitalares da José de Mello Saúde. MATERIAL E MÉTODOS: Foi analisado o consumo de antimicrobianos por código ATC (anatomical therapeutic chemical), expresso em dose diária definida (DDD) por 100 camas ocupadas/dia, em seis Unidades Hospitalares: CUF Infante Santo, CUF Descobertas, CUF Cascais, CUF Porto, Hospital de Vila Franca de Xira e Hospital de Braga. DISCUSSÃO: Os resultados obtidos mostram que no período estudado houve um aumento do consumo de antibióticos e que se registou um consumo preponderante de antibióticos por via parentérica, o que demonstra a necessidade de implementação de políticas de utilização racional desta classe de medicamentos, bem como a uniformização de boas práticas e a utilização de protocolos de uso/prescrição de antimicrobianos transversal a todas as unidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Rodrigues, Mara Lucia Martins, and Neuza Benedita da Silva Zattar. "A reivindicação do cumprimento da lei do piso salarial dos professores: outro modo de não dizer eu." TRAÇOS DE LINGUAGEM - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS 2, no. 2 (October 10, 2018). http://dx.doi.org/10.30681/2594.9063.2018v2n2id2916.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, propomos analisar o funcionamento enunciativo de quem diz (locutor-x), para quem se diz (alocutário-x) num tipo específico de texto, que estamos chamando de texto-reivindicatório. São textos que significam e se significam sócio-historicamente, considerando a vigência da Lei nº. 11.738/08, que trata da implantação do piso salarial dos profissionais do magistério público da Educação Básica no Brasil. Os textos-reivindicatórios têm por objetivo exigir ou cobrar publicamente algo de interesse coletivo e, geralmente, são grafados em faixas afixadas nos espaços públicos da cidade, tal como a rua ou conduzidas em passeatas, por exemplo. Partimos da hipótese de que nesses textos ocorre um deslizamento na relação Eu – tu para a relação Ele – ele, caracterizando-se um outro modo de não dizer eu, estabelecendo-se na cena enunciativa o conflito entre quem diz e para quem é dito. Para a realização deste trabalho nos aportamos teoricamente pelo viés da Semântica do Acontecimento, de Eduardo Guimarães (2002, 2005).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Macierinha (UCP), Tiago. "AVALIAR A AVALIAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO: UM OLHAR SOBRE A CONCEPÇÃO FRANCESA DO PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE." Duc In Altum - Cadernos de Direito 5, no. 7 (September 16, 2016). http://dx.doi.org/10.22293/2179-507x.v5i7.78.

Full text
Abstract:
A compreensão do princípio da proporcionalidade europeu não se pode bastar com o estudo da doutrina e da jurisprudência alemãs, exigindo-se igualmente o conhecimento da experiência de outros ordenamentos jurídicos. Ora, o propósito deste trabalho é o de, justamente, dar a conhecer o contributo da doutrina e jurisprudência francesas – cujos quadros dogmáticos permaneceram relativamente imunes às influências provenientes do lado de lá do Reno – acerca do princípio da proporcionalidade. Embora não seja a única manifestação da presença do princípio da proporcionalidade no ordenamento jurídico francês, optou-se, neste artigo, por destacar aquela cuja singularidade pode revelar um modo diferente de perspectivar o controlo da proporcionalidade da actividade administrativa . Neste sentido, não surpreende que, após analisar em geral a doutrina francesa do princípio da proporcionalidade, o artigo se ocupe exclusivamente da chamada avaliação custo-benefício (bilan coût-avantages).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Almeida, Bruno José Machado. "Justificar e legitimar a auditoria nas sociedades: discussão teórica e análise empírica." Revista Contabilidade e Controladoria 10, no. 1 (September 10, 2018). http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v10i1.54232.

Full text
Abstract:
As teorias justificativas da auditoria, na sociedade atual, têm de ser enquadradas no contexto social e cultural, no qual este ramo do saber ocupa a função fundamental de credibilizar a informação financeira divulgada. A auditoria é, hoje, um importante mecanismo de controlo de qualquer sistema económico. Deste modo, encontrar uma teoria explicativa para a sua existência, num contexto de permanente evolução das diferentes abordagens, até agora apresentadas por autores anglo-saxónicos, é uma exigência e um desafio intelectual e contribui para dotar a auditoria de uma estrutura concetual mais apropriada e universalmente aceite. Para o efeito, efetuamos um estudo teórico das abordagens explicativas da auditoria e uma investigação empírica dirigida aos profissionais de auditoria portugueses, com o intuito de saber como é que os mesmos interpretam e explicam a existência da auditoria na sociedade. Os resultados obtidos apontam para a teoria da informação como a tese preferida pelos profissionais portugueses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Ernesto, Nelson. "ABORDAGEM COMUNICATIVA NA APRENDIZAGEM DA GRAMÁTICA NA AULA DE PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA." Revista X 1, no. 0.2016 (May 2, 2016). http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2016.45785.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve um estudo de caso de tratamento, em aula de Português como Língua Estrangeira (PLE), de certos aspetos gramaticais de concordância nominal desviantes em relação ao Português Europeu, nomeadamente a relação de género e número entre o determinante e o nome; o nome e o adjetivo e a flexão do pronome possessivo que deve concordar com o nome. Os “erros” foram recolhidos em textos escritos de provas de exames produzidos por estudantes universitários zimbabueanos aprendentes de Português como Língua Estrangeira, inscritos no curso de Bachelor of Applied Arts com a Língua Portuguesa na Universidade do Zimbabué, mediante uma grelha tipológica de “erros” gramaticais. Na análise dos casos de “erro”, feita em conjunto entre o professor de PLE e uma média de cerca de 15-20 estudantes, que serviram de grupo de controlo, foi aplicada a Abordagem Comunicativa de Ensino de Língua e, mediante exercícios gramaticais criados para o efeito, avalia-se estatisticamente o grau de aprendizagem das regras de concordância nominal. Em função dos resultados estatísticos positivos apurados, argumenta-se que os estudantes universitários zimbabueanos mostraram, de um modo geral, ter aprendido as estruturas gramaticais problemáticas sobre a concordância nominal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ernesto, Nelson. "ABORDAGEM COMUNICATIVA NA APRENDIZAGEM DA GRAMÁTICA NA AULA DE PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA." Revista X 1 (May 2, 2016). http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v1i0.45785.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve um estudo de caso de tratamento, em aula de Português como Língua Estrangeira (PLE), de certos aspetos gramaticais de concordância nominal desviantes em relação ao Português Europeu, nomeadamente a relação de género e número entre o determinante e o nome; o nome e o adjetivo e a flexão do pronome possessivo que deve concordar com o nome. Os “erros” foram recolhidos em textos escritos de provas de exames produzidos por estudantes universitários zimbabueanos aprendentes de Português como Língua Estrangeira, inscritos no curso de Bachelor of Applied Arts com a Língua Portuguesa na Universidade do Zimbabué, mediante uma grelha tipológica de “erros” gramaticais. Na análise dos casos de “erro”, feita em conjunto entre o professor de PLE e uma média de cerca de 15-20 estudantes, que serviram de grupo de controlo, foi aplicada a Abordagem Comunicativa de Ensino de Língua e, mediante exercícios gramaticais criados para o efeito, avalia-se estatisticamente o grau de aprendizagem das regras de concordância nominal. Em função dos resultados estatísticos positivos apurados, argumenta-se que os estudantes universitários zimbabueanos mostraram, de um modo geral, ter aprendido as estruturas gramaticais problemáticas sobre a concordância nominal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Guerra, Paula, Ana Oliveira, and Sofia Sousa. "requiem pelas músicas que perdemos." O Público e o Privado 19, no. 38 jan/abr (April 30, 2021). http://dx.doi.org/10.52521/19.4220.

Full text
Abstract:
Em Portugal o trabalho criativo em torno da popular music não tem sido objeto de um investimento científico atualizado. E essa situação é premente no que tange aos constrangimentos que o trespassam e se acentuaram na pandemia. Partindo de entrevistas semiestruturadas, este artigo propõe-se mapear as desigualdades e os impactos da COVID-19 no trabalho criativo de 40 músicos portugueses – fruto de uma investigação transnacional em curso, que envolve Portugal, o Reino Unido e a Austrália. Na generalidade, as pesquisas têm revelado um paradoxo inelutável face ao trabalho criativo musical: se, por um lado, esse mercado de trabalho apresenta abertura cultural, dinamismo e cosmopolitismo, por outro, revela padrões de desigualdade em termos de género, precariedade de vínculos, informalidade contratual, atipicidade de tarefas, flexibilidade de papéis (SIMON & THWAITES, 2018; THREADGOLD, 2018). Estes padrões de desigualdade foram severamente acentuados pela pandemia. Importa, por isso, compreender os impactos da COVID-19 nos processos de produção musical dos jovens músicos portugueses situados no espectro diverso e pluriforme da popular music. Por todo o mundo, os governos impuseram restrições à vida social, de modo a controlar a propagação da COVID-19, de acordo com retóricas de ‘aplanar a curva’. Diferentes tipos de restrições foram adotados, passando por vários graus de distanciamento e isolamento social, proibição ou restrição de ajuntamentos sociais, viagens, atividades de lazer e desportivas, e mesmo da ida à escola ou ao trabalho. O impacto destes tipos de controlo e medidas de emergência na liberdade individual e na democracia, ainda por apurar, deverá continuar. Muitas medidas terão de se manter a longo prazo, algumas mesmo tornando-se parte do ‘novo normal’ para estes músicos, levando a reequacionar conceitos chave, como, risco, medo, pânico, crise e confiança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography