Academic literature on the topic 'Coordenação e planeamento de projetos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Coordenação e planeamento de projetos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Coordenação e planeamento de projetos"

1

AZEVEDO, Ana Carina. "O Secretariado da Reforma Administrativa: Os anos iniciais de um projeto de reforma nos meandros da “Primavera Marcelista” (1967-1970)." Varia Historia 37, no. 74 (August 2021): 591–621. http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752021000200010.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo analisa a ação do Secretariado da Reforma Administrativa, o primeiro órgão central de coordenação da reforma administrativa criado pelo Estado Novo português. Além de ter como objetivo a apresentação da atuação de um organismo ainda bastante desconhecido da historiografia, devido ao desaparecimento do seu espólio arquivístico, este artigo pretende desvendar a relação entre a decisão política de dar início à reforma administrativa e as idiossincrasias e prioridades do regime no final da década de 1960. Para atingir esses objetivos e contornar a falta do referido espólio, recorreu-se à análise de debates parlamentares, legislação e publicações da época, bem como a variada documentação ministerial. Argumenta-se que a criação do Secretariado foi devedora do impacto das lógicas de planeamento económico que marcaram a segunda metade dos anos de 1960 e que os objetivos apresentados pelo organismo procuraram ser resposta às prioridades políticas que acabariam por marcar a primeira fase do governo de Marcello Caetano. No final, conclui-se existir uma profunda relação entre a preparação e execução do III Plano de Fomento e a criação do Secretariado, sendo que as idiossincrasias do regime que conduziram à sua criação acabariam, também, por marcar o seu fim.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Joaquim, Bárbara Andreia, Maria José Carvalho, and Paula Maria Batista. "REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O PERFIL DE COMPETÊNCIAS DO GESTOR DESPORTIVO." Movimento (ESEFID/UFRGS) 17, no. 1 (January 12, 2011): 255–79. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.15104.

Full text
Abstract:
Este é um estudo de revisão sistemática da literatura relativa às competências e funções do gestor desportivo. Efetuou-se a pesquisa em bases de dados electrónicas no período de 1980-2009, e em dissertações de mestrado e doutoramento de Universidades Públicas Portuguesas. As palavras-chave utilizadas foram: “sport manager”, “sport directors”, “sport manager and organization”, “competency and sport manager”, “sport director and organizational”, “responsibilities and sport managers”. Resultaram 30 estudos, 15 artigos peer review e 15 dissertações. As competências e as funções mais valorizadas foram: planeamento, gestão de recursos, liderança, marketing, controlo e coordenação de equipas, sendo o planeamento transversal aos diversos estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bellan, Melissa, and Márcio Minto Fabricio. "Práticas e ferramentas gerenciais de apoio a integração e coordenação de projetos." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 1, no. 5 (November 1, 2010): 32. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v1i5.8634494.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento do projeto de edifícios é caracterizado pela fragmentação em diferentes etapas e em diferentes empresas envolvidas na formulação do programa, projetos de arquitetura, projetos de engenharia, etc. Neste contexto a coordenação de esforços é fundamental para o sucesso do projeto. O objetivo deste trabalho é descrever as principais práticas e ferramentas gerenciais de apoio à atividade de coordenação de projetos de edifícios e o método de pesquisa consistiu de estudos de caso junto ao processo de integração e coordenação de projetos desenvolvidos em duas construtoras e incorporadoras de edifícios que atuam no estado de São Paulo. Como principal resultado o trabalho apresenta uma síntese de práticas gerencias e quadros analíticos, caracterizando procedimentos e ferramentas de coordenação que podem ser utilizados para formação e aprimoramento de coordenadores de projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Okamoto, Patricia Seiko, Mario Sergio Salerno, and Silvio Burrattino Melhado. "A COORDENAÇÃO DE PROJETOS SUBCONTRATADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL." Gestão & Tecnologia de Projetos 9, no. 1 (August 31, 2014): 123. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v9i1.68149.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Noia Souza, Beatriz, and Heike Schmitz. "GESTÃO ESCOLAR COMPARTILHADA E ESTRATÉGICA: UMA PESQUISA EMPÍRICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA." Teoria e Prática da Educação 23, no. 2 (December 1, 2020): 61–80. http://dx.doi.org/10.4025/tpe.v23i2.54536.

Full text
Abstract:
Analisamos se o planejamento da gestão escolar é coletivo e estratégico. Durante sete meses, realizamos uma pesquisa empírica em uma escola municipal em Aracaju-Sergipe. O estudo é predominantemente qualitativo, recorrendo à critérios da gestão de qualidade (modelo PDCA). Realizamos análises documentais (Projeto Político Pedagógico, projetos didáticos e comunicações internas), a aplicação de questionários semiabertos (professores, coordenação pedagógica e colaboradores) e de entrevista semiestruturada (coordenação pedagógica), observações não-participativas em reuniões e visitas na escola. Há uma participação dos professores, mas não dos colaboradores, no planejamento dos projetos didáticos. Apenas de modo incipiente o planejamento é estratégico. Não constatamos um desenvolvimento organizacional estratégico e participativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mouraz Lopes, Ana Maria, and Adriana Aparecida De Lima Terçariol. "A Coordenação Pedagógica na Escola." Dialogia, no. 33 (December 21, 2019): 2–4. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n33.16113.

Full text
Abstract:
Entrevistado: Ana Maria Mouraz LopesVínculo Institucional: Universidade Aberta (Portugal) – Professora AuxiliarMinicurrículo: Doutorei-me em Ciências da Educação em 2004, na Universidade de Coimbra, depois de um mestrado em Ciências da educação e de Uma Licenciatura em Filosofia. Fui professora do Ensino Secundário, do Ensino Superior Politécnico, do Ensino Superior Universitário. Como Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativa da Universidade do Porto, tenho coordenado e participado em vários projetos nacionais e internacionais.Os meus interesses de investigação são os Estudos Curriculares, a Formação de Professores, a Pedagogia no Ensino Superior e a Avaliação. As mesmas temáticas são o objeto dos textos, artigos, livros e capítulos que tenho publicado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pessoa Santos, Diego, Kamila Pagel de Oliveira, and Mauro César Silveira. "Coordenação e Alinhamento entre Escritórios de Projetos: Um Estudo de Caso Na Administração Pública Mineira." Revista de Gestão e Projetos 4, no. 2 (August 1, 2013): 128–52. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v4i2.134.

Full text
Abstract:
O artigo analisa a atuação do escritório central de projetos do estado de Minas Gerais e dos escritórios setoriais de projetos das secretarias de estado de transportes, saúde e meio ambiente, até o ano de 2010, verificando o nível de alinhamento e coordenação entre eles. A pesquisa realizada se caracteriza como uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Os resultados demonstraram uma despadronização na atuação dos escritórios setoriais e consequente diferenciação na relação com o escritório central. Há algumas sobreposições de atividades e outras complementaridades quanto às funções exercidas pelo escritório central em relação àquelas desempenhadas pelos escritórios setoriais. Conclui-se que o grau de coordenação entre os atores é baixo.DOI:10.5585/gep.v4i2.134
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Addor, Miriam Roux Azevedo, and Eduardo Toledo Santos. "Salas de coordenação de projetos em BIM: proposta de um método de avaliação." Ambiente Construído 17, no. 4 (December 2017): 403–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212017000400204.

Full text
Abstract:
Resumo A Modelagem da Informação da Construção (BIM) foca em um modelo tridimensional que contém todas as informações da documentação tradicional 2D, e outras mais, num formato passível de processamento computacional mais útil. A coordenação de projetos desenvolvidos em BIM apresenta inúmeras vantagens quando comparada àquela baseada em CAD 2D. Porém, dada a drástica mudança na representação do projeto, existe a necessidade de modificações na infraestrutura física das salas de reuniões de coordenação para a obtenção do máximo benefício que o BIM pode proporcionar. Este trabalho visa ao desenvolvimento de um método de avaliação de salas de coordenação de projetos em BIM. Para a avaliação da qualidade de leiautes das salas foram propostos dez critérios e métricas. Com a finalidade de estabelecer uma relação de importância entre todos os critérios propostos foi aplicado o método AHP de decisão multicritério, baseado na análise de comparações em pares. Para a validação dos resultados foram analisados e avaliados 14 leiautes diferentes para uma mesma sala. O método proposto mostrou-se coerente como estratégia de avaliação e produziu resultados lógicos, sendo possível identificar as melhores alternativas. Os critérios e métricas apresentados são úteis para o projeto ou adaptação de ambientes para atender os usuários de salas de reuniões de projetos baseados em BIM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Vinícius Carrião dos, Tatiana Gondim Amaral, and José de Paula Barros Neto. "Comprometimento e interação na coordenação de projetos de edifícios: um estudo de caso." Ambiente Construído 18, no. 2 (April 2018): 251–72. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000200253.

Full text
Abstract:
Resumo A ineficácia e a ineficiência dos comprometimentos estabelecidos dentro da equipe de projeto de edifícios acarretam perdas como retrabalhos, atrasos e custos adicionais de serviços para as fases seguintes do empreendimento e fragilizam os relacionamentos interpessoais entre os envolvidos. Esta pesquisa investiga a contribuição da interação no estabelecimento dos compromissos entre os participantes de equipes de projetos de edifícios no âmbito da coordenação de projetos. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, foi estruturada por meio de um estudo de caso relacionado à coordenação de projetos de edifícios. Como resultados percebe-se a dinâmica das ações envolvidas no comprometimento e apontam-se medidas práticas que podem auxiliar na melhoria do comprometimento dos agentes envolvidos, na avaliação e ajuste do processo enquanto o desenvolvem, assim como no aprimoramento das habilidades comunicativas de cada participante. O estudo evidenciou a influência determinante da interação, como instrumento de comprometimento, que relativiza a contribuição de protocolos e de ferramentas de controle adotadas para o processo, assim como a confiabilidade das informações documentadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Isadora Souza, and Cristiano Sant'Anna De Medeiros. "A coordenação pedagógica como elemento de interseção das diferenças culturais." Dialogia, no. 33 (December 21, 2019): 131–42. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n33.13969.

Full text
Abstract:
O ensaio aborda como o trabalho de coordenadores pedagógicos pode ser considerado como elo constitutivo no processo de respeito às diferenças dentro do ambiente escolar. A investigação aponta a existência de marcos interculturais em espaços escolares, onde a figura do Coordenador Pedagógico é fator de suma importância para integração e efetivação da e na dinâmica educacional. Serão analisados, a partir de referenciais teóricos do multiculturalismo e da interculturalidade crítica, a implementação de projetos artísticos culturais numa unidade educacional pública do Rio de Janeiro. Tal projeto é fruto da parceria entre a unidade educacional e uma instituição sem fins lucrativos. Para além das questões políticas que tal parceria possa vir suscitar, o foco da investigação aqui presente se limita a analisar como os projetos se constituíram, qual a sua relevância para o cotidiano escolar e relações tecidas nele e da importância do papel da Coordenação Pedagógica em todo processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Coordenação e planeamento de projetos"

1

Alberto, Paula. "Relatório de atividade profissional no Mestrado em Tecnologia Ambiental : sensibilização ambiental e sensibilização para o consumo de energia." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/4504.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Tecnologia Ambiental
A apresentação do presente relatório visa a obtenção do grau de Mestre em Tecnologia Ambiental, de acordo com o estabelecido no regulamento para obtenção do Grau de Mestre por Licenciados "Pré-Bolonha", que abrange as licenciaturas de cinco anos com, pelo menos, cinco anos de experiência profissional. O presente documento é composto por dois capítulos. No primeiro capítulo encontra-se a descrição sucinta do Curriculum Vitae, nomeadamente a experiência de formação, aptidões e competências. O segundo capítulo é composto pela apresentação detalhada da experiência e atividades desenvolvidas, organizada por temas ambientais tratados ao longo do percurso profissional. Será ainda apresentado neste documento uma breve reflexão para cada atividade desempenhada, permitindo demonstrar mais facilmente a evolução das competências adquiridas. O percurso académico e profissional realizado permitiram a aquisição de conhecimentos, na área da Engenharia do Ambiente, e um vasto conjunto de aptidões como a capacidade de trabalhar em equipa, capacidade organizacional, competências sociais e gestão de projetos. A constante vontade em atualizar conhecimentos e adquirir novas competências técnicas tem sido um incentivo para continuar a frequentar cursos de formação, seminários, workshps e conferências dedicadas à área do ambiente e a outras temáticas específicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodríguez, Marco Antonio Arancibia. "Coordenação técnica de projetos." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102898.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2013-07-16T02:15:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 221661.pdf: 1298161 bytes, checksum: 77a614850c2c86267941f7e09fdc5e56 (MD5)
Nos últimos anos, a gestão do processo de projeto de edificações vem sendo formalizada principalmente pela aplicação de conceitos relativos à gestão da qualidade, gestão de projetos, compatibilização de projetos e engenharia simultânea. Entretanto, para uma melhora efetiva do processo, há necessidade de desenvolver ferramentas gerenciais que relacionem esses conceitos e diretrizes como o dia-a-dia do desenvolvimento dos projetos de construção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Simões, Isabel Cristina Neves. "Impacte do código dos contratos públicos: trabalhos a mais, erros e omissões." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14491.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Civil
A construção em Portugal tem sido afetada por uma grave crise económica e financeira, pelo que, faz sentido nos dias de hoje controlar os custos das obras através de um planeamento rigoroso, quer em fase de projeto (planeamento, elaboração dos projetos, descrição dos cadernos de encargos, medições, etc.) quer na sua fase de execução (gestão de obra, coordenação dos projetos, fiscalização, etc.), sendo transversal a todo este processo as normas legais e regulamentares aplicáveis em cada momento. O Código dos Contratos Públicos veio regulamentar os procedimentos de contratação de empreitadas de obras públicas, sendo que, decorridos mais de 6 anos após a sua entrada em vigor, considerou-se pertinente a realização de um estudo ao nível do impacte e contribuição daquele regime, sobretudo ao nível de trabalhos a mais (TM) e suprimento de erros e omissões (E&O). Assim, é intenção da presente dissertação criar uma plataforma de conhecimento sobre as causas e consequências de ocorrência de derrapagens financeiras e desvios temporais decorrentes dos E&O e TM, quer na fase de projeto quer na fase de execução, resultantes da investigação efetuada em termos bibliográficos e da análise prática de casos de estudos em Portugal. O objetivo final consiste em determinar as eventuais soluções possíveis para minimizar a problemática dos E&O e TM em empreitadas de obras públicas. É concluído, tendo subjacente os 7 casos de estudo, que as especialidades com maiores imprevistos (TM, E&O) ocorrem na construção civil, estruturas e sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado, fruto de uma análise prévia insuficiente às condições técnicas, geotécnicas e/ou geológicas existentes no terreno. Sobre este assunto importa salientar Sarmento et al e FLyvbjerg que concluem nos seus artigos a importância da qualidade do projetos elaborados (arquitetura e especialidades) e a sua coordenação. Referem também que as obras são comumente suborçamentadas, o que que implica que o preço base não corresponda à realidade do mercado. Por fim são apresentadas algumas ferramentas que permitem a articulação dos diferentes projetos e consequentemente a minimização de erros, omissões e/ou descoordenações entre os mesmos, promovendo, deste modo, a qualidade dos projetos e a eficiência e eficácia de execução das obras.
During the last years the construction sector in Portugal has been affected by a severe economic and financial crisis. These circumstances, increase the importance of costs control through reliable planning during the design phase (planning, preparation of designs, description of specifications, measurements, etc.) and in the execution phase (project management, coordination, inspection, etc.), crossing the whole process the legal and technical rules in each moment. The Public Contracts Code came into force to regulate public works procedures and contracts. More than six years from its inception it was considered an important conduct to study about its impact and contribution, particularly in terms of the control of over works (TM) and of errors and omissions (E&O). Thus, this dissertation aim to create a knowledge platform on the causes and occurrence of consequences of financial overruns and temporal deviations arising from E&O and TM either in the design phase either in the execution phase. To achieve this goal bibliographic research and the analysis of Portuguese case studies was performed. Finally it is pointed out possible solutions to minimize the problem of E&O and TM in public works contracts. It is concluded, which derives from the 7 case studies, the specialties with higher contingencies (TM, E&O) occur in construction, structures and heating systems, ventilation and air conditioning, resulting of insufficient preliminary analysis of the technical conditions, geotechnical and / or geological existing on the site. On this subject it should be noted that Sarmento et al and Flyvbjerg conclude in its articles the importance of quality projects (architecture and specialties) and their coordination. Refer also that the works are commonly subestimated, which implies that the base price does not correspond to market reality. Some tools are identify that allow the articulation of different projects and consequently the minimization of errors, omissions and / or lack of coordination between them, promoting thereby the quality of projects and the efficiency and effectiveness of the works are finally presented.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bellan, Melissa. "Práticas e ferramentas para coordenação de projetos de edifícios." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18141/tde-25042013-174028/.

Full text
Abstract:
O mercado da construção civil vem tendo crescimento significativo e as construtoras e incorporadoras, visando sua manutenção no mercado, vêm buscando procedimentos para produzir edifícios rapidamente, com qualidade e a um preço acessível, para suprir a demanda mercadológica. Neste contexto, nos deparamos com a coordenação de projetos de edifícios, que visa garantir ao empreendimento a sua construção no prazo, com qualidade e sem desperdícios e retrabalho, fazendo uso de um processo seriado com procedimentos padrões. Por essa razão, o presente trabalho aborda a coordenação de projetos de edifícios, seus conceitos, suas atividades, como estas são realizadas e quais ferramentais de apoio são indispensáveis à garantia dessa qualidade esperada. Objetiva-se discutir a coordenação de projeto de edifícios, mostrando sua importância e necessidade, bem como mostrar as suas melhores práticas e as suas ferramentas de apoio indispensáveis. Para a realização da pesquisa foi feita revisão bibliográfica sobre o tema e um estudo de caso realizado em duas empresas que são construtoras e incorporadoras e que possuem um departamento interno responsável pela coordenação de projetos de edifícios. Como ferramenta do estudo de caso foram utilizadas entrevistas com profissionais das empresas e com profissionais externos à empresa, que atuam na área em estudo. Nos departamentos de coordenação de projetos de edifícios das empresas estudadas, foram coletados documentos que formalizam a coordenação. Os dados coletados da empresa na prática foram confrontados com a literatura pesquisada para o embasamento da pesquisa. Com isso, foi possível mostrar, neste trabalho, as melhores práticas e suas ferramentas de apoio para coordenação de projetos de edifícios, por meio desse confronto teoria-prática.
The construction market has had significant growth and builders and developers in order to maintain the market are seeking procedures to produce buildings faster and with a high quality and affordable to meet the market demand. In this context, we are faced with the coordination of building projects aimed at ensuring the development of their construction on time quality and without waste and rework through the process in series. For this reason, this paper addresses the coordination of building projects its concepts their activities as they are carried out and what kind of support tools are needed to ensure the expected quality. It aims to promote the coordination of building design, showing their importance and need, demonstrating their best practices and the tools that are essential. The study was conducted through a literature review on the subject and a case study carried out in two businesses company that are builders and developers and have an internal department responsible for the coordination of building projects. To support the case study were used interviews with business people and professionals outside the company working in the study area. In the departments of project coordination buildings of the companies studied were collected documents formalizing the coordination. The data collected from the company\'s practice were confronted with the literature in order to support the fundamentals of the research. Thus it was possible to demonstrate in this work, best practices and tools to support coordination of building projects, through the comparison between theory and practice.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bragaglia, Umberto João. "Formalização de um sistema de procedimentos para gerenciamento e coordenação de projetos em escritórios de arquitetura." Florianópolis, SC, 2006. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88322.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
Made available in DSpace on 2012-10-22T07:42:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 230680.pdf: 2423724 bytes, checksum: 5e23fa810c863509cbfcbe3ffa1cc0fb (MD5)
O desenvolvimento do projeto de uma edificação se inicia na organização dos programas e do planejamento, não se resume somente na entrega de um jogo de desenhos e documentos. Inclui todo um conjunto de projetos de arquitetura e engenharia que são elaborados em diversas etapas, seguindo uma seqüência de atividades a serem desenvolvidas simultaneamente, que nem sempre utilizam algum sistema de gerenciamento. A eficiência deste processo de produção de serviços demonstra sua necessidade de integração e permite garantir o controle e a organização das atividades, bem como a interoperabilidade entre todos os profissionais envolvidos. Como resultado final a equipe de trabalho busca a qualidade, de forma a garantir a satisfação do cliente e o crescimento da empresa. Assim, esta pesquisa objetiva elaborar e formalizar um sistema de procedimentos enfocando a organização das atividades projectuais, seu gerenciamento e o intercambio de informações. Este trabalho pretende contribuir, entivando mudanças nos escritórios de arquitetura ao apresentar um sistema adequado às suas necessidades, caracterizado por sua implicidade, agilidade e capacidade de gestão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alencastro, João Paulo Ulrich de. "Diagnóstico das práticas de coordenação e compatibilização de projetos no mercado de construção civil de Florianópolis-SC." Florianópolis, SC, 2006. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103126.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura
Made available in DSpace on 2013-07-16T03:05:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 238066.pdf: 902240 bytes, checksum: 6c9e71813018e2915ed934a58198e968 (MD5)
Muitos dos problemas relacionados à inadequações técnicas, mercadológicas e financeiras de empreendimentos, têm como causa principal a ineficiência do processo de projeto. Este importante processo, como pode ser observado por diversos pesquisadores, ocorre de maneira informal, normalmente desenvolvido de forma não planejada, fragmentada, sem uma visão global e integrada entre projeto e produção. É evidente a falta de integração e comunicação entre os diversos agentes envolvidos. Por outro lado, construtores e incorporadores brasileiros, seguindo a tendência mundial, começam a buscar metodologias e modelos de gestão do processo de desenvolvimento de projetos. Esta tendência visa agregar qualidade a produtos e processos, e por conseqüência garantir melhor satisfação de clientes internos e externos. A presente pesquisa, tem como principal objetivo diagnosticar as práticas de gestão do processo de projetos no mercado da construção civil da cidade de Florianópolis - SC. Para levantamento de dados, o autor lança mão do uso de pesquisa de campo, realizando entrevistas estruturadas com gestores técnicos de 20 empresas da região citada. Os resultados obtidos, a partir das entrevistas, são cruzados com o referencial teórico, propondo assim um diagnóstico das práticas de gestão do projeto, bem como levantando oportunidades de melhorias para este importante processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Addor, Míriam Roux Azevedo. "Proposta de metodologia de avaliação para salas de coordenação de projetos em BIM." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-27072016-100052/.

Full text
Abstract:
A Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM) é um novo processo para produzir uma edificação e que pode englobar todo o seu ciclo de vida. Pressupõe a construção de um modelo tridimensional contemplando-se as informações dos objetos a serem construídos. Pela grande amplitude em que este processo pode atuar, ele pode causar muitos impactos em toda a cadeia produtiva e, consequentemente, muitas formas atuais de trabalho deverão ser revistas ou alteradas. Entre estas, a atividade de coordenação de projetos. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação de salas de coordenação de projetos em BIM e está contextualizado nos usuários do setor imobiliário que utilizam este processo em seus projetos. Ao se coordenar projetos em BIM, são requeridas mídias diferentes daquelas utilizadas quando a análise é baseada em papel. Surgem novas necessidades aos participantes da reunião de coordenação como visualizar, navegar ou verificar um modelo 3D, fazer croquis digitais, e outras atividades que devem tornar a reunião presencial produtiva, com o objetivo de resolver os problemas dos projetos. Neste trabalho são propostos critérios e métricas para avaliação da qualidade de leiautes de salas de coordenação a serem utilizadas no processo BIM (BIM Rooms). Para validação dos resultados, foram analisados e avaliados 14 leiautes diferentes para uma mesma sala em relação às métricas e critérios propostos. Com a finalidade de estabelecer qual a relação de importância entre todos os 10 critérios propostos para atendimento às necessidades dos participantes de reuniões BIM, foi aplicado o método AHP de decisão multicritério baseado na análise de comparações em pares. Os resultados permitiram determinar os melhores leiautes para uma sala equipada com 2 projetores de curta distância. Os critérios e métricas apresentados, bem como a metodologia para medi-los, são úteis para a avaliação de outras salas e leiautes para atender aos usuários de salas de reuniões de projetos baseados em BIM.
Building Information Modeling (BIM) is a new process to produce a building that may include its entire lifecycle. It requires the construction of a three-dimensional model contemplating the information of the objects to be built. Due to the great extent to which this process can serve, it can cause many impacts throughout the production chain and, therefore, many current forms of work should be reviewed or changed. Among these, is the design coordination task. This work aims to develop a methodology for evaluating BIM coordination rooms contextualized in real state users using this process in their projects. When coordinating projects using BIM, different media are required from those used when the analysis is paper-based. New meeting participants\' needs surface like visualizing, browsing or checking a 3D model, making digital sketches, and other activities that make face-to-face meetings productive, in order to solve project problems. In this work, criteria and metrics for evaluating the quality of layouts of BIM coordination rooms are proposed. To validate the results, fourteen different layouts for the same room were analyzed and evaluated regarding proposed metrics and criteria. In order to establish the relative importance among all the ten proposed criteria, the AHP method of multi-criteria decision based on pair comparisons analysis was applied. The results determined the best layouts for a room equipped with two interactive projectors. The criteria and metrics presented, as well as the methodology to measure them, are useful for the evaluation of other rooms and layouts to serve meeting room users based on BIM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Maria Vitória Marim Ferraz Pinto da. "As atividades de coordenação e a gestão do conhecimento nos projetos de edificações." Universidade Federal de São Carlos, 2004. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4675.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:09:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissMVMFPS.pdf: 1684766 bytes, checksum: 9cc15b8359f2044024c5e80b37c36fff (MD5) Previous issue date: 2004-11-26
Financiadora de Estudos e Projetos
This work presents a study about the coordination of building designs and knowledge management. In the coordination activities, the focus is on the coordination management, related to the planning and to the administration of design process, and on the technical coordination, regarding the integration and the design development, all of them being promoted through the coordination meetings, the compatibilization and the critical analysis. The building design coordination has as its attribution to reconcile and to integrate the knowledge of several specialties. The work introduces the application of the knowledge management into the building design and discusses the knowledge and competences needed for the coordination activities and development of the building design. The knowledge management is fundamental to reorganize the processes of generating, registering, diffusing and usage of the organizational knowledge. Moreover, the information systems and the computing resources have also been studied in this work as instruments of this management. To base adequately the theme of the dissertation, case studies were accomplished in two big construction and real estate development companies and in three building design offices. The case studies in the five companies made it possible to characterize the practices adopted for the design coordination, according to the alternatives used for its accomplishment (internal or external work or outsorced, besides the consultancy in coordination). A case study on knowledge management was also conducted in one of the major companies researched, aiming at studying its applicability in the building construction. The introduction of the concepts of knowledge management in the culture and in the organizational strategy of the company, as well as its reflex in the building design are presented. In agreement to this approach, by introducing the discussion about knowledge management, this work contributes to the process of development of designs and to its coordination, enabling the accomplishment of designs with better level of quality and constructability, to agree with the demands of the modern projects.
Esta dissertação apresenta um estudo sobre coordenação de projetos e gestão do conhecimento. Nas atividades de coordenação são enfocadas a gestão da coordenação, relativa ao planejamento e ao gerenciamento do processo de projeto; e a coordenação técnica, referente à integração e ao desenvolvimento dos projetos, promovidas através das reuniões de coordenação, da compatibilização e da análise crítica. A coordenação de projetos tem por atribuição conciliar e integrar o conhecimento de diversas especialidades. O trabalho introduz a aplicação da gestão do conhecimento nos projetos de edificações e discute os conhecimentos e as competências necessários nas atividades de coordenação e desenvolvimento dos projetos. A gestão do conhecimento é fundamental para reorganizar os processos de geração, registro, difusão e utilização do conhecimento organizacional. Assim, são abordados, também, os sistemas de informação e os recursos de informática, como instrumentos dessa gestão. Para embasar, adequadamente, o tema da dissertação, foram realizados estudos de caso em duas incorporadoras-construtoras de grande porte e em três escritórios de projeto. Os estudos de caso nas cinco empresas permitem caracterizar as práticas adotadas para a coordenação de projetos, conforme as alternativas empregadas para a sua realização (interna, externa ou terceirizada, além da consultoria em coordenação). Foi também realizado estudo de caso sobre gestão do conhecimento, em uma das empresas de grande porte pesquisadas, tendo por objetivo estudar a sua aplicabilidade no setor. É apresentado um histórico da introdução dos conceitos de gestão do conhecimento na cultura e na estratégia organizacional da empresa e seu reflexo nos projetos de edificações. Sob estes enfoques, ao introduzir a discussão sobre gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento dos projetos e na sua coordenação, a dissertação contribui para a realização de projetos com melhores níveis de qualidade e de construtibilidade, em atendimento às exigências dos empreendimentos atuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bretas, Eneida Silveira. "O processo de projetos de edificações em instituições públicas: proposta de um modelo simplificado de coordenação." Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. http://hdl.handle.net/1843/ISMS-8D2P9P.

Full text
Abstract:
The present work aims discussing the process of building design in public institutions, which has some specific aspects when compared with Real Estate Projects, as well as the constraints imposed by Brazilian law 8666, other legal requirements, annual budgets, short term, and focus on reforms, proposing a simplified model for design coordination.A conceptual framework based on a concurrent design and other research projects about design process coordination and modeling, supplemented by studies of specific subject that the public sector issubmitted, were the basis for research that took place in a public financial institution that invest significantly in reform of buildings and has a self design engineering team and also engages design in the market. The design process employed was mapped and analyzed, and was proposed and applied a simplified model of design coordination.The results showed that the design coordination, based on concepts of concurrent design, is an integration factor between the stages of design process of reforms in public institutions, fragmented by legal and organizational constraints, improving interfaces, between clients and customers, disciplines and agents involved and between design and construction.
Este trabalho aborda o processo de projeto de edificações em instituições públicas, que possui especificidades que o tornam diferenciado dos processos do setor privado, como as imposições da Lei 8666 e outras exigências legais, orçamentos anuais, curtos prazos, e foco em reformas, propondo um modelo simplificado para coordenação de projetos. Uma fundamentação teórica baseada em projeto simultâneo e outras pesquisas sobre coordenação e modelagem do processo de projeto, complementada por estudos sobre as especificidades a que estão sujeitas o setor público, foi a base para a pesquisa-ação que aconteceu em uma instituição financeira pública que investe de maneira significativa em reforma de edificações, possui equipe interna de engenharia e também contrata projetos e obras no mercado. O processo de projeto adotado pela instituição foi mapeado e analisado, e numa segunda etapa, foi proposto e aplicado um modelosimplificado de coordenação. O Modelo abrange as etapas de pré-projetação, projetação e pós-projetação e foi sintetizado em planilhas indicando etapas, atividades, pré-requisitos, responsáveis,produtos, além de ferramentas para a realização de algumas das atividades, como fichas para diagnóstico, controle de interfaces entre disciplinas, alterações de projeto na obra. Os resultados mostraram que a coordenação de projetos, baseada em premissas de projetosimultâneo, é um fator de integração entre as etapas do processo de projeto de edificações nas instituições públicas, fragmentado por limitações legais e organizacionais, melhorando as interfaces com o cliente, entre as disciplinas e agentes envolvidos e entre projeto e obra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cruz, Gabriela Pontes Silva. "Coordenação e compatibilização de projetos para construção de edifícios: estudos de casos em instituições públicas e privadas." Universidade Federal de Viçosa, 2011. http://locus.ufv.br/handle/123456789/3750.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-26T13:28:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 4444175 bytes, checksum: 4c54c7974911a1f247d991755f5572b3 (MD5) Previous issue date: 2011-05-13
Problems related to the design, as detailing insufficient information and of compatibility or coordination failures, are causes of large portion of losses of efficiency in building construction. As a result, in this essay was performed the study of two public buildings and exploration of design process in three building in Viçosa-MG. Public works, are presented two studies: one of the Engineering Laboratory Building and another building of the Center for Humanities II. At first, the analysis was made of the executive design, with evaluation of projects, incompatibilities between the various disciplines of design, and the presentation of the masonry design. The second, we present and discuss the incompatibility errors design discovered during construction. A team of technical reports guides both studies from Universidade Federal de Viçosa (UFV). In the three companies in the city of Viçosa-MG, was performed a survey of the design process, whereby could be studied several points related to the design and its consequences for the production of a building. This survey included: discussion of the design and its implementation; projects performed by companies, executive design developed by the company, understanding and use of constructive rationalization, design coordination and compatibility by companies, and the construction from the design developed by companies. The observed in the cases studied in the public and private companies confirms the need and importance of coordination in the design process and the essential compatibility of executive design for the production of a building, essential aspects for efficiency and achievement of quality in execution and use of buildings.
Problemas relacionados com projeto, como detalhamento insuficiente das informações e falhas de compatibilização ou coordenação, são causas de grande parcela das perdas de eficiência na construção de edifícios. Em função disso, neste trabalho, foram realizados o estudo de projetos de dois edifícios públicos e a prospecção de processo de projetos em três construtoras de Viçosa-MG. Das obras públicas, são apresentados dois estudos: um do Edifício de Laboratórios de Engenharia e outro do Edifício do Centro de Ciências Humanas II. No primeiro, foi feita a análise do projeto executivo, com avaliação dos projetos, das incompatibilidades entre os projetos das várias disciplinas, e a apresentação do projeto de alvenaria. Quanto ao segundo, apresentam-se e discutem-se os erros de incompatibilidades de projeto percebidos durante a execução da obra. Ambos os estudos são pautados por relatórios técnicos de uma equipe da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Nas três empresas da cidade de Viçosa-MG, foi realizada uma prospecção do processo de projetos, por meio da qual puderam ser estudados vários pontos relacionados ao projeto e suas consequências para a produção de um edifício. Dessa prospecção consta: discussão relativa a projeto e sua execução; projetos executados pelas empresas; projetos executivos elaborados pelas empresas; entendimento e uso da racionalização construtiva, da coordenação e da compatibilização de projetos pelas empresas; e a construção dos projetos elaborados pelas empresas. O constatado nos casos estudados nos setores público e privado confirma a necessidade e a importância de uma coordenação no processo de projetos e a indispensável compatibilização dos projetos executivos para a produção de um edifício, aspectos indispensáveis para a eficiência e obtenção da qualidade na execução e uso de edificações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Coordenação e planeamento de projetos"

1

Oliveira, Mário Cézar Amorim de, Nilson de Souza Cardoso, and Jaqueline Rabelo de Lima. Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.000.

Full text
Abstract:
Você tem em mãos o e-book com os Anais do ENEBIOnLine, a edição totalmente à distância (ou remota, ou virtual, ou on-line, como queira! rs) do VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VIII ENEBIO), do VIII Encontro de Ensino de Biologia da Regional Nordeste (VIII EREBIO-NE) e do II Simpósio Cearense de Ensino de Biologia (II SCEB). Uma edição histórica, em vários sentidos: 1. A primeira edição completamente não presencial dos nossos encontros de Ensino de Biologia; 2. A primeira edição organizada e realizada durante uma pandemia de grandes proporções que causa (ainda, infelizmente) uma crise sanitária sem precedentes na história mundial; e 3. Uma edição que tem “história pra contar”, exatamente em virtude desses contextos. Em 2018, no VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VII ENEBIO) e I Encontro Regional de Ensino de Biologia (I EREBIO-NORTE), estávamos muito animados em trazer de volta para o Nordeste esse evento que bianualmente congrega nossa comunidade sbenbiana e tem o papel fundamental de dar continuidade e ampliar as ações da SBEnBio, promovendo interações de profissionais que atuam em diversos níveis e ambientes educativos no ensino de Ciências e de Biologia. Além disso, pensávamos em consolidar o EREBIO-NE como um importante espaço acadêmico-científico de troca e aprendizados entre professores e pesquisadores da região. Esses encontros congregam pesquisadores dos campos do Ensino de Ciências e Biologia, professores do ensino superior e da educação básica, além de estudantes das Licenciaturas em Ciências Biológicas e afins, alcançando quatro importantes segmentos de investimento na educação científica de qualidade. Empolgados com a expressiva participação numérica alcançada nos encontros nacionais anteriores e com a possibilidade de mitigar a carência de eventos dessa natureza e magnitude na região nordeste, em 2019 submetemos três propostas de tema gerador a uma enquete pública nas redes sociais. O tema gerador escolhido para o VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE e II SCEB, foi Itinerários de Resistência: Pluralidade e Laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Um tema que nos possibilitaria propor debates sobre questões pertinentes ao contexto social, político e educacional que o país atravessava e que acreditávamos que impactariam a formação inicial e continuada tanto quanto o trabalho de professores de Ciências e Biologia, tais como: as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores, as recém aprovadas Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, além de questões sócio ambientais e culturais, educação para as relações étnico-raciais, educação no campo, educação indígena, relação entre conhecimento científico e conhecimentos de outras naturezas (religiosos, senso comum etc.), dentre tantas outras importantes questões. Nem imaginávamos que um vírus, que ironia, nos imporia mudanças... ainda no final de 2019 vimos nos noticiários o surto do SARS-CoV-2 na China... graças à nossa formação específica (em Ciências Biológicas) e à lembrança de situações anteriores, como a do surto da Síndrome Aguda Respiratória Grave (SARS) em 2002-2003, sabíamos que poderíamos estar diante não apenas de uma mera “gripezinha”, mas mantivemos os planos do evento que estava agendado para acontecer no período de 29 de Abril a 02 de Maio de 2020. Tínhamos um enorme interesse em promover o debate acerca das experiências dos professores e pesquisadores que atuam em diferentes espaços e níveis de escolaridade e refletir sobre como as características da pluralidade e laicidade necessárias a uma educação básica democrática e inclusiva, especialmente a educação científica, estavam, e ainda estão hoje, vulneráveis no contexto dos atuais projetos e políticas educacionais. Nesse contexto, debater conflitos, propor ações e compartilhar experiências eram os desafios que nos moviam a pensar itinerários de resistência que caminhassem na direção do fortalecimento da profissão docente e do ensino de Ciências e de Biologia. Com o aumento do número de casos de infecções na China e com sua disseminação pela Europa, nos acendeu o alerta para um eventual adiamento. Em março, o primeiro caso no Brasil é noticiado, mais tensão e mais apreensão. Tivemos uma primeira onda, da qual, para alguns especialistas, nunca saímos, decidimos, portanto, após as primeiras medidas de isolamento social, adiar a realização do Encontro para acontecer, ainda presencialmente, de 02 a 04 de setembro de 2020. Em 31 de maio, já somávamos mais de 29 mil vidas ceifadas no país pela COVID-19, em meio a negacionismos de todas as ordens que indicavam que o quadro provavelmente pioraria. Em junho de 2020, a Coordenação Organizadora Local, em concordância com a Diretoria Executiva Nacional (DEN) da SBEnBio e seu Conselho Deliberativo Nacional (CDN), comunicava o adiamento do evento por tempo indeterminado. Nesse momento, tínhamos indicativos de que poderíamos contar em breve com uma vacina, mas não havia prazo para que isso acontecesse. O Ceará e outros estados nordestinos estavam em lockdown, o país estava atônito frente à disseminação do vírus e ao negacionismo dos que deveriam estar lutando para combatê-lo. Final do ano de 2020, apesar de uma pequena queda do número de mortes no país e do anúncio de vacinas por laboratórios e institutos como o Butantan e a Fiocruz, as exitosas experiências de nossa parceira, Realize Eventos Científicos, na organização de eventos nacionais on-line, nos estimulou a retomar a organização do evento e considerar a possibilidade de sua realização nesse modelo. Seria uma aventura! Mas será que a vacinação não possibilitaria nos encontrarmos presencialmente, já em 2021? As estimativas não eram nada animadoras. Tudo indicava que o foco do governo federal seria o “tratamento precoce”, sabidamente ineficiente. Enfim, nos apegamos a experiência de nossa parceira e, em novembro de 2020, anunciamos o novo formato do evento, nascia o ENEBIOnLine! E foi contando com expressiva compreensão e apoio da comunidade sbenbiana que, mesmo que registrado descontentamentos, prevaleceu a decisão consciente ante a crise sanitária que ainda enfrentávamos no final de 2020 e início de 2021; e de 25 a 29 de janeiro aconteceu o VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE e o II SCEB, no formato totalmente on-line. Mantivemos praticamente a mesma programação, apesar do contexto da pandemia de COVID-19 e de suas implicações para a nossa área, como o impacto do ensino remoto na educação científica e formação docente, terem permeado inevitavelmente os debates nas palestras, mesas redondas e sessões de apresentação de trabalho. Podemos dizer que foi um “sucesso de público e de crítica”, com 909 credenciados participando das seis mesas redondas, palestras de abertura e encerramento, reunião ampliada da SBEnBio, painel temático reunindo as ex-presidentas e os ex-presidentes da associação... e tudo no conforto e na segurança de nossos lares. Uma decisão que já durante o evento se mostrava acertada, tendo em vista o recrudescimento da crise sanitária, com aumento alarmante do número de mortos (hoje, já somamos mais de 265.500 vidas perdidas para a COVID-19, segundo o último balanço do consórcio de veículos de imprensa), colapso da rede de atendimento hospitalar e que, possivelmente, será agravada em função da morosidade da vacinação no país associada ao “jeitinho brasileiro” de desobedecer as normas básicas de (auto)proteção contra a infecção. Apesar dos tempos terríveis que aparentemente ainda haveremos de enfrentar, esperamos que o reconhecimento pelo STF da perseguição jurídica sofrida pelo nosso ex-presidente da República... ops (desculpem-nos o ato falho! rs)... esperamos que a publicação desse e-book com os Anais do ENEBIOnLine, contendo a íntegra dos 632 trabalhos apresentados durante o evento, chegue como um sopro de esperança de que dias melhores virão! De que depois da peste e da tempestade, virá a bonança... de que, no segundo semestre de 2022, todes vocês poderão estar conosco em Fortaleza, Ceará, para o IX ENEBIO, IX EREBIO-NE e III SCEB... para sentir o calor da ‘Terra da Luz’ e do abraço que não pôde ser dado, para debater sobre o Ensino de Biologia, cada dia mais necessário no enfrentamento do negacionismo científico e das fake news que adoecem de morte o Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Coordenação e planeamento de projetos"

1

DALMAZ, D. S. S., and Lucas MACEDO. "ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL – AMI DA UNESCO: A PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI." In EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: TECNOLOGIA E ENSINO, 183–99. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-14-oncet-9.

Full text
Abstract:
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), responsável pela coordenação de projetos de cooperação técnica internacional em educação, ciência, cultura e comunicação. A agência foi criada em 1945, e dentre os 20 países que assinaram sua Constituição, o Brasil foi um deles, promovendo ações conjuntas que resultaram na materialização de inúmeras políticas públicas educacionais no Estado brasileiro, desde a sua criação até os dias atuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lopes, Sérgio. "Uma visão global sobre a gestão do risco de cheias torrenciais na Madeira. Perspetivas e desafios." In Estudos Cindínicos, 99–133. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança e Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, 2020. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-54942-9-3_9_4.

Full text
Abstract:
O presente capítulo consiste numa tentativa de apresentar uma revisão do processo de gestão do risco de aluviões na Ilha da Madeira, onde as bacias hidrográficas são muito suscetíveis a uma mistura de processos hidrogeomorfológicos complexos, marcados pela formação de escoamento turbulento, com origem nos ribeiros de montanha. O Plano de Gestão de Riscos de Inundações, que está em vigor desde 2017, preconiza um conjunto vasto de medidas de redução do risco, algumas das quais implementadas nos anos subsequentes à aluvião de fevereiro de 2010, e sustentadas no Estudo de Avaliação do Risco de Aluvião (Almeida et al., 2010). Destaca-se a importância de adotar uma estratégia de gestão integrada do risco, que requer coordenação e vigilância constante, num processo de incorporação de medidas não estruturais e estruturais. As primeiras englobam medidas de conservação e uso do solo, o ordenamento do território e a implementação de sistemas tanto de prevenção, como de alerta e de seguros (Ramos, 2009), ao passo que as medidas estruturais correspondem a intervenções de engenharia de controlo dos processos de produção, transporte e deposição da carga sólida transportada pelos cursos de água, mencionando-se a regularização fluvial nas áreas urbanas e a construção de barreiras descontínuas de retenção do caudal sólido grosseiro nos cursos de água principais. Os programas de povoamento e repovoamento florestal nas cabeceiras das bacias, não só favorecem a conservação do solo, mas também, representam uma medida estruturante para a sustentabilidade da bacia hidrográfica. Nesta perspetiva de gestão integrada deve ser dada igual importância a outros aspetos, designadamente: a) sensibilização e educação da população para a redução do risco de catástrofe; b) manutenção dos programas de monitorização das condições de funcionamento das bacias hidrográficas de maior vulnerabilidade; c) a investigação e o aprofundamento dos conhecimentos sobre as aluviões. Neste contexto, considera-se importante desenvolver uma metodologia de coordenação regional da estratégia de gestão do risco, a aplicar nos projetos e organizações, não apenas para responder às catástrofes de cheia, mas sobretudo para as antecipar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Coordenação e planeamento de projetos"

1

Andery, Paulo, and Erica Castro. "Coordenação de projetos no setor público: um estudo de caso." In 2º Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011. http://dx.doi.org/10.4237/sbqp.11.250.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Melhado, Silvio, Eliane Adesse, Ricardo Bunemer, Maria Cecília Levy, Márcio Luongo, and Marco Antonio Manso. "A GESTÃO DE PROJETOS DE EDIFICAÇÕES E O ESCOPO DE SERVIÇOS PARA COORDENAÇÃO DE PROJETOS." In VI Seminário Internacional da LARES. Latin American Real Estate Society, 2006. http://dx.doi.org/10.15396/lares_2006_artigo-silvio-melhado-a-gestao-de-projetos-vfinal.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lordsleem Jr., Alberto C., and Michelli T. V. Fialho. "Avaliação de Boas Práticas do Processo de Coordenação de Projetos em Construtoras." In 2º Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011. http://dx.doi.org/10.4237/sbqp.11.263.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Farina, Humberto, and Karina Matias Coelho. "IMPACTOS NA COORDENAÇÃO DE PROJETOS ASSISTIDA PELA MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO." In VII Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção - Edificações, Infra-estrutura e Cidade: Do BIM ao CIM. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/engpro-tic2015-006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

BARBOSA, Patrícia Elizabeth Ferreira Gomes, and Paulo Roberto Pereira ANDERY. "O PROCESSO DE PROJETO E A NBR 15.575:2013: O PAPEL DA COORDENAÇÃO DE PROJETOS." In VI SIMPOSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUIDO. PPGAU/FAUeD/UFU, 2019. http://dx.doi.org/10.14393/sbqp19015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Batista, Marcos Vinícius, Yuri Dos Reis, Tharles de S. Andrade, Elymar Pereira Cabral, and Renata Luiza Da Costa. "Sistema de Informação dos Atendimentos da Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente." In V Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/encompif.2018.3563.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve o planejamento e a implementação de um sistema web que tem como objetivo automatizar o registro de ocorrências ligadas ao departamento de atendimento ao discente. Atualmente, esse trabalho é feito manualmente. Por essa razão, o fluxo de dados carece de melhores formas de gestão da informação. Esse sistema é um dos projetos da Fábrica de Software acadêmica do IFG, câmpus Inhumas. Para o projeto e desenvolvimento do sistema, estão sendo utilizadas, principalmente, as ferramentas Astah Community, linguagem PHP e banco de dados MySQL, além do uso de padrões de desenvolvimento que a Fábrica adota. O sistema encontra-se em fase final de implementação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Addor, Miriam, and Eduardo Toledo Santos. "Infraestrutura para uma sala de coordenação de projetos em BIM: avaliação dos padrões de comunicação e requisitos." In Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Marketing Aumentado, 2014. http://dx.doi.org/10.17012/entac2014.615.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Philippsen Jr, Luiz A., and Márcio M. Fabricio. "Avaliação da gestão e coordenação de projetos – aspecto qualidade – de obras públicas vinculadas à Lei n.º 8.666/93." In 2º Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011. http://dx.doi.org/10.4237/sbqp.11.344.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Adailton Magalhães, and Rodrigo Quites Reis. "Uma Proposta de Ferramenta para Execução Descentralizada de Processos de Software." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2007. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2007.15586.

Full text
Abstract:
Em projetos de desenvolvimento descentralizado de software existem problemas de comunicação e coordenação do processo de desenvolvimento, que frequentemente estão relacionadas com questões organizacionais dos envolvidos (clientes e fornecedores). Este trabalho descreve uma proposta para permitir a execução descentralizada de processos de software em um Sistema de Gestão baseado em Software Livre, relacionando as funcionalidades da proposta com os requisitos exigidos por modelos de maturidades de processos e por problemas citados pela literatura. Por fim, o texto aponta direções para pesquisa futura no tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SILVA, Francisco Thiago, and Sheley Cristina Corrêa da SILVA. "O lugar do currículo nos Projetos Político-Pedagógicos dos Anos Iniciais da Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia - DF." In XI Encontro Internacional de Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado. Recife, Brasil: Even3, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/112662.11-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography