Academic literature on the topic 'Correspondentes bancários'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Correspondentes bancários.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Correspondentes bancários"

1

Dias, Leila Christina Duarte. "O correspondente bancário como estratégia de reorganização de redes bancárias e financeiras no Brasil." GEOUSP: Espaço e Tempo (Online) 21, no. 2 (October 19, 2017): 384. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2017.137839.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva trazer elementos para discutir a crescente complexidade das redes bancárias e financeiras no Brasil analisando seu processo de reorganização nas últimas décadas e a invenção do correspondente bancário, objeto híbrido que combina serviço, tecnologia de comunicação e produto. Adquirindo outros bancos e sociedades de crédito para cumprir seus objetivos, os grupos financeiros têm presença no território garantida pelos correspondentes bancários – agentes comerciais e milhares de pequenos escritórios de contabilidade conectados às sedes dos bancos por plataformas tecnológicas que permitem prestar serviços. As operações de crédito e de arrendamento mercantil foram os serviços mais usados nos correspondentes bancários em 2016, chamando atenção para o processo de endividamento crescente dos mais pobres e idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, Eduardo Carlos. "Correspondentes bancários." GV-executivo 7, no. 4 (October 3, 2008): 50. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v7n4.2008.34171.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal"><span style="font-family: Verdana, sans-serif; font-size: 8pt; line-height: 115%;">Os correspondentes banc&aacute;rios capilarizam o cr&eacute;dito ao pequeno empreendedor e reduzem os custos operacionais, al&eacute;m de serem mais familiares &agrave; popula&ccedil;&atilde;o do que as ag&ecirc;ncias banc&aacute;rias convencionais</span></p><p class="MsoNormal">&nbsp;</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guimarães, Rosana Córdova, Eduardo Diniz, and Lauro Gonzalez. "Inclusão financeira e correspondentes bancários." GV-executivo 13, no. 1 (April 30, 2014): 58. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v13n1.2014.21427.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Contel, Fabio Betioli. "Espaço geográfico, sistema bancário e a hipercapilaridade do crédito no Brasil." Caderno CRH 22, no. 55 (April 2009): 119–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792009000100007.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo a análise do funcionamento atual do sistema bancário brasileiro, sob uma perspectiva geográfica. Fixando a periodização do estudo a partir da instalação do Plano Real (1994), foi possível identificar quais as principais alterações nos conteúdos técnicos e normativos do território brasileiro que têm relação direta com o desenvolvimento recente do sistema bancário nacional. Dentre as principais novidades desse sistema, foi dado destaque a três questões: o maciço processo de privatização dos bancos públicos estaduais; a implementação do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB); e a difusão das novas formas de prestação de serviços bancários (Correspondentes Bancários, cartões de crédito/débito e internet banking principalmente), possibilitada pelos objetos informacionais que vêm sendo instalados no território desde as últimas décadas do século XX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

DROPPA, Alisson, Magda Barros BIAVASCHI, and Bárbara VAZQUEZ. "CONTRADIÇÕES DO TRABALHO NO BRASIL ATUAL: Terceirização, correspondentes bancários e a Justiça do Trabalho." Revista Brasileira de Ciências Sociais 32, no. 94 (2017): 01. http://dx.doi.org/10.17666/329410/2017.

Full text
Abstract:
Este artigo discute os correspondentes bancários como forma burlada de terceirização, em um cenário de transformações do mundo do trabalho contemporâneo. Essa forma de contratar a mão de obra de terceiros para realização de serviços próprios de bancários apresentou aumento significativo no Brasil nos últimos anos. O artigo analisa as principais tendências das decisões da Justiça do Trabalho em demandas envolvendo esses trabalhadores, aprofundando estudos anteriores sobre o papel das instituições públicas diante da terceirização, tendo como fonte prevalente Acórdãos do Tribunal Superior do Trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Jayo, Martin. "Um Olhar Retrospectivo sobre os Correspondentes Bancários: sete notas para uma história do branchless banking brasileiro." Revista Gestão & Políticas Públicas 4, no. 2 (December 15, 2014): 379–416. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4i2p379-416.

Full text
Abstract:
O artigo reúne sete notas, escritas entre 2007 e 2010, sobre o surgimento e desenvolvimento dos correspondentes bancários (CBs) como importante canal de distribuição de serviços financeiros no Brasil. Ao fazer isso, mostra como ele cresceu na esteira de políticas públicas de inclusão social e financeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Jayo, Martin, and Eduardo H. Diniz. "Um mapeamento descrito dos modelos de gestão de redes de correspondentes bancários no Brasil." Revista de Administração 48, no. 3 (2013): 621–34. http://dx.doi.org/10.5700/rausp1110.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dos Santos, Fábio Brito, and Dhiego Antonio De Medeiros. "TERRITÓRIO USADO E FINANÇAS EM ALAGOAS: A ATUAÇÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ATRAVÉS DOS CORRESPONDENTES." Revista Contexto Geográfico 2, no. 3 (September 25, 2018): 22. http://dx.doi.org/10.28998/contegeo.v2i3.6131.

Full text
Abstract:
No presente artigo propõe-se uma discussão acerca do processo de diversificação e ampliação dos fixos bancários no atual período histórico, a partir de uma análise da ampliação da capilaridade da Caixa Econômica Federal por meio dos correspondentes no país. A problemática em pauta está fundamentada em análises a partir da noção de território usado (SANTOS, [1996] 2006; 1999b), das técnicas de automação (CONTEL, 2006) e da normatização instituída pelo Banco Central do Brasil (BACEN) e Caixa Econômica Federal (CEF). Tomando como escala geográfica do processo investigado o Brasil e, a título de verificação da realização do processo numa situação geográfica, o estado de Alagoas, constatou-se que a CEF está entre as instituições que, de forma expressiva, vem se utilizando desse fixo geográfico, o Correspondente, para a prestação de serviços financeiros “básicos” em todas as unidades federadas do território brasileiro, especialmente em unidades pertencentes a regiões do Brasil economicamente dependentes, a exemplo de Alagoas, com o processo de bancarização da população de baixa renda e na irrigação de recursos financeiros por meio de programas de assistência social do Governo Federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Helal, Sandro Georges, and Marina Silva da Cunha. "Microcrédito: origens, pobreza e exclusão bancária no Brasil." Acta Scientiarum. Human and Social Sciences 39, no. 3 (December 27, 2017): 293. http://dx.doi.org/10.4025/actascihumansoc.v39i3.33435.

Full text
Abstract:
Esse trabalho apresenta aspectos conceituais e históricos acerca do microcrédito. Uma vez que os mercados de crédito são imperfeitos, com falhas de mercado e racionamento do crédito, limita-se o acesso dos mais pobres ao serviço bancário e à possibilidade desses de financiar uma atividade produtiva que os auxiliaria na superação da pobreza. Apesar do crescimento do microcrédito, críticos o acusam de não ser eficaz na obtenção desse propósito. No Brasil, os programas de microcrédito surgiram de iniciativas populares e de ações de política pública, especialmente com a introdução do Programa de Microcrédito Produtivo Orientado, em 2005. Esse trabalho constatou a dificuldade de acessar os serviços bancários em geral, problema conhecido como exclusão bancária. As pessoas mais pobres e isoladas são as que mais sofrem com esse problema, dada uma forte correlação entre a ausência de serviços bancários e a pobreza no Brasil. Destaca-se que o correspondente bancário não amenizou esse problema, pois, apesar de oferecer os serviços bancários essenciais, não está apto a fornecer o microcrédito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Droppa, Alisson, Magda Barros Biacaschi, and Bárbara Vallejos Vazquez. "O Tribunal Superior do Trabalho e o fenômeno da terceirização no Brasil: notas de uma investigação." Equidad y Desarrollo 1, no. 33 (January 30, 2019): 105–20. http://dx.doi.org/10.19052/eq.vol1.iss33.6.

Full text
Abstract:
O artigo teve como objetivo analisar as decisões do Poder Judiciário Trabalhista brasileiro envolvendo o fenômeno da terceirização, com foco nos acórdãos do Tribunal Superior do Trabalho (TST) entre 2000 e 2016 e em um diálogo com recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o tema. Até 2017 não havia no Brasil legislação específica sobre a terceirização. Nesse vácuo, o TST, por meio de suas decisões, estabeleceu parâmetros jurisprudenciais que acabaram sendo sumulados no decorrer do tempo, como é o caso da Súmula 331, de 1993, alterada posteriormente. Este texto analisa essa dinâmica e, a partir dela, o papel da Justiça do Trabalho e, mais recentemente, do STF diante do aprofundamento da terceirização para trabalhadores do setor papel e celulose, eletricitários, petroleiros, correspondentes bancários, trabalhadores em Call Center e Tecnologia da Informação (TI) em bancos públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Correspondentes bancários"

1

Loureiro, Eleonora Rodrigues. "Expansão dos correspondentes bancários no Brasil: uma análise empírica." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-16032012-191316/.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos houve uma importante expansão na presença de correspondentes bancários em diversas regiões do Brasil. Correspondentes bancários são estabelecimentos comerciais, como lotéricas, correios ou farmácias que, além de sua atividade principal, oferecem serviços de alguma instituição financeira. Eles consistem em uma inovação que reduz os custos e diminui a necessidade de escala na oferta de serviços financeiros, aumentando assim a capacidade de alcance das instituições financeiras. Como é um tema recente para a literatura de desenvolvimento financeiro, ele ainda é muito pouco estudado. O objetivo desse trabalho é compreender o processo de propagação dos correspondentes bancários no país. Os resultados mostram uma relação de substituição entre agências bancárias e correspondentes. Além disso, há evidências de que o público atendido pelos correspondentes não é completamente igual ao atendido pelas agências, uma vez que os resultados indicam que os correspondentes se direcionam para regiões de menor renda. Também se verificou que o total per capita de indivíduos recebendo benefícios governamentais (Bolsa Família e INSS) é um fator influenciando a expansão dos correspondentes e que sua a oferta para beneficiários do INSS pode estar relacionada ao advento do crédito consignado. Não foram encontradas evidências de que os correspondentes se direcionam para regiões isoladas.
In the past few years, there has been an important growth in the presence of banking correspondents in many regions of Brazil. Banking Correspondents are retail agents, like post offices, lottery kiosks and drugstores that, in addition to its main activity, offer services of some financial institution. They consist of an innovation that reduces costs and the scale needed to offer financial services, therefore improving financial institutions\' reach. As it is a recent subject to the literature of financial development, it has not yet been properly studied. The main goal of this work is to understand the expansion process of banking correspondents in Brazil. The results show the existence of a substitution relationship between bank branches and correspondents. In addition, there are evidences that the correspondents\' public is not completely equal to the bank branches\' because the results indicate that correspondents direct themselves to regions with lower income. Moreover, it was verified that government benefits are a factor influencing correspondents\' expansion and that its offer to beneficiaries of INSS might be related to the advent of payroll loans. No evidences were found that the correspondents direct themselves to isolated regions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Duarte, Gustavo França de Seixas. "Banking regulation, innovation and real estate credit : the impact of brazilian banking correspondents." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/31869.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, Brasília, 2018.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2018-05-10T17:42:59Z No. of bitstreams: 1 2017_GustavoFrançadeSeixasDuarte.pdf: 13071065 bytes, checksum: a0a5199419e130f0622a623f75c26cb2 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-05-15T16:37:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_GustavoFrançadeSeixasDuarte.pdf: 13071065 bytes, checksum: a0a5199419e130f0622a623f75c26cb2 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-15T16:37:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_GustavoFrançadeSeixasDuarte.pdf: 13071065 bytes, checksum: a0a5199419e130f0622a623f75c26cb2 (MD5) Previous issue date: 2018-05-15
Correspondentes bancários que ofertam operações de crédito impactam positivamente o volume de crédito imobiliário residencial mesmo diante de potencial influência política que favoreça estados aliados do governo federal e do uso de diversos testes de robustez. Em relação à influência política sobre crédito imobiliário residencial, os resultados variam de acordo com a técnica de estimação utilizada. Por fim, os impactos de correspondentes bancáriossobrecréditoimobiliárioestãopresentesemdiversosquantisecrescemnamedida em que os quantis se elevam, o que indica que os mesmos não estão restritos apenas a localidades com baixo ou restrito acesso ao mercado de crédito, bem como evidencia a presença de efeitos heterogêneos associados ao volume de crédito imobiliário residencial. Enquanto diversos estudos exploram a relação entre correspondentes e agências bancárias (complementariedade ou substitutabilidade) ou o impacto de agências e correspondentes no crédito geral, este trabalho (i) separa correspondentes bancários que ofertam crédito e os que não ofertam; (ii) utiliza crédito imobiliário e não o crédito geral; e (iii) adota efeitos mistos, regressões quantílicas e interquantílicas como principais técnicas de estimação.
Banking correspondents with loan services positively impact the volume of residential real estate loans. The positive impact is persistent even under potential political influence between federal government and allied state governments and a series of robustness checks. With respect to political influence on residential real estate loans, results vary according to the estimation technique used. Finally, banking correspondents impact on residential real estate loans are noticed at various quantiles and grows at higher quantiles, which indicates that they are not concentrated only in areas with low or restricted access to credit services and also that there is evidence of heterogeneity of effects related to the volume of residential real estate loans. While many studies in this field explore the relation between banking correspondents and bank branches (complementary or substitutes) or the impact of branches and correspondents over general credit, this work (i) separates banking correspondents with and without loan services; (ii) uses real estate loans e not general loans; (iii) and adopts mixed effects, quantile and interquantile regressions as main estimation techniques.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moreira, Alexandro Alves. "Arranjos tecnológicos da operação por meio de correspondentes bancários no Brasil, foco nos gestores de rede." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2011. http://hdl.handle.net/10438/8540.

Full text
Abstract:
Submitted by Alexandro Moreira (alexandro.moreira@gvmail.br) on 2011-07-29T22:17:23Z No. of bitstreams: 1 Moreira, Alexandro.pdf: 2044119 bytes, checksum: ea8835311f96dff6ab95623b343eb59f (MD5)
Rejected by Gisele Isaura Hannickel (gisele.hannickel@fgv.br), reason: Você deve protocolar carta do orientador em 01/08 na Secretaria de Registro para uma nova avaliação. on 2011-08-01T12:24:24Z (GMT)
Submitted by Alexandro Moreira (alexandro.moreira@gvmail.br) on 2011-08-21T15:18:09Z No. of bitstreams: 1 Moreira, Alexandro A.pdf: 2066166 bytes, checksum: 59f6f81a56737cb643765f4723edcdc2 (MD5)
Approved for entry into archive by Gisele Isaura Hannickel (gisele.hannickel@fgv.br) on 2011-08-22T12:36:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Moreira, Alexandro A.pdf: 2066166 bytes, checksum: 59f6f81a56737cb643765f4723edcdc2 (MD5)
Approved for entry into archive by Gisele Isaura Hannickel (gisele.hannickel@fgv.br) on 2011-08-22T12:38:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Moreira, Alexandro A.pdf: 2066166 bytes, checksum: 59f6f81a56737cb643765f4723edcdc2 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-08-22T13:00:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Moreira, Alexandro A.pdf: 2066166 bytes, checksum: 59f6f81a56737cb643765f4723edcdc2 (MD5) Previous issue date: 2011-06-07
Na última década tem-se observado grande interesse no estudo do canal chamado “Correspondente Bancário” como parte do processo de inclusão bancária, ampliação do acesso a crédito e entrega de serviços bancários em comunidades isoladas e/ou carentes do país. Dentre esses estudos podemos depreender a importância do canal para a universalização do acesso a serviços bancários no contexto brasileiro e uma taxonomia dos modelos de operação via “gestores de redes”, empresas voltadas a operacionalização da cadeia de valor que se forma para viabilizar o negócio do correspondente bancário em escala comercial. Considerando os correspondentes bancários como canal de entrega de diversos serviços financeiros ou não, fortemente apoiados no uso de tecnologia da informação, o trabalho teve como principal interesse de pesquisa, expandir o conhecimento a respeito dos arranjos tecnológicos que suportam a operação do canal e dos tipos de serviços ofertados pelas instituições financeiras e gestores de rede, lacuna ainda existente nos estudos sobre o tema. Estes objetivos foram atingidos através da apresentação da tipologia dos arranjos tecnológicos e tipos de serviços atualmente disponíveis no canal de correspondente bancário no contexto brasileiro. Adicionalmente novas classes e tipos de serviços foram definidas e podem ser adicionados ao canal de correspondente bancário. O trabalho utilizou os pressupostos do modelo conceitual multinível estruturacionista que combina moldagem social da tecnologia e contextualismo, incorpora indissociáveis níveis de análise: individual, do grupo e da comunidade local, combinando quatro conceitos fundamentais: a tecnologia-na-prática, a negociação, os grupos sociais relevantes e frames tecnológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Jayo, Martin. "Correspondentes bancários como canal de distribuição de serviços financeiros: taxonomia, histórico, limites e pontencialidades dos modelos de gestão de redes." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2010. http://hdl.handle.net/10438/8108.

Full text
Abstract:
Administração, análise e tecnologia da informação
Submitted by Cristiane Shirayama (cristiane.shirayama@fgv.br) on 2011-05-18T16:05:22Z No. of bitstreams: 1 71060100670.pdf: 1680842 bytes, checksum: de5306003ccd2b33b8a23f5cc8f02435 (MD5)
Approved for entry into archive by Vera Lúcia Mourão(vera.mourao@fgv.br) on 2011-05-18T16:22:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 71060100670.pdf: 1680842 bytes, checksum: de5306003ccd2b33b8a23f5cc8f02435 (MD5)
Approved for entry into archive by Vera Lúcia Mourão(vera.mourao@fgv.br) on 2011-05-18T16:23:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 71060100670.pdf: 1680842 bytes, checksum: de5306003ccd2b33b8a23f5cc8f02435 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-05-18T17:13:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 71060100670.pdf: 1680842 bytes, checksum: de5306003ccd2b33b8a23f5cc8f02435 (MD5) Previous issue date: 2010-03-15
Several studies emerged in recent years, focused on the growth of banking correspondents as a branchless banking channel in Brazil, and stressing their role for the development of an inclusive financial system. There is, however, an important gap in this debate, related to the understanding of the different network management models through which the channel is structured. The aim of this study was to expand the knowledge about such models, and explain how each of them can influence the offering of financial services to the low-income population. To do so, the research: (i) developed a taxonomy of the different network management models practiced in Brazil, (ii) explained how these different models emerged in the historical process of implantation and growth of the channel, and (iii) identified potentialities and limits of each different model to deliver different groups of financial services to the low-income population. The analysis was based on a qualitative methodology and on a conceptual framework given by an 'expanded multilevel model' incorporating concepts from the social shaping of technology, the structurationist view of technology, and contextualism.
Nos últimos anos, desenvolveram-se diversos estudos enfocando o surgimento e crescimento do canal de correspondentes bancários (CBs) no Brasil, e destacando seu papel para a construção de um sistema financeiro inclusivo. Por outro lado, existe uma importante lacuna no debate em torno a esse tema, relacionada à compreensão dos diferentes modelos de gestão de redes de CBs. Nesse sentido, o trabalho teve por objetivo expandir o conhecimento disponível sobre os modelos de gestão de redes de CBs no Brasil, explicando a forma como esses diferentes modelos podem influenciar a distribuição de serviços financeiros à população de baixa renda. Para isto, a pesquisa: (i) desenvolveu uma taxonomia dos modelos de gestão de redes de CBs praticados no Brasil; (ii) explicou de que forma esses diferentes modelos surgiram no processo histórico de implantação e crescimento do canal; e (iii) identificou limites e potencialidades dos diferentes modelos na distribuição de diferentes grupos de serviços financeiros para a população de baixa renda. A análise se baseou em metodologia qualitativa e em quadro teórico de referência fornecido por um 'modelo multinível expandido', incorporando conceitos do social shaping of technology, da visão estruturacionista da tecnologia e do contextualismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Kalliala, Oskari. "Credit union correspondents and financial inclusion in Brazil: an exploratory study." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2016. http://hdl.handle.net/10438/16392.

Full text
Abstract:
Submitted by Oskari Kalliala (oskari.kalliala@sciencespo.fr) on 2016-04-18T07:44:03Z No. of bitstreams: 1 Credit Union Correspondents and Financial Inclusion in Brazil - An Exploratory Study.pdf: 5545792 bytes, checksum: 6d34d7539e504a0435f497516a543549 (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Luiza Holme (ana.holme@fgv.br) on 2016-04-18T12:31:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Credit Union Correspondents and Financial Inclusion in Brazil - An Exploratory Study.pdf: 5545792 bytes, checksum: 6d34d7539e504a0435f497516a543549 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-04-18T12:34:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Credit Union Correspondents and Financial Inclusion in Brazil - An Exploratory Study.pdf: 5545792 bytes, checksum: 6d34d7539e504a0435f497516a543549 (MD5) Previous issue date: 2016-03-11
The Brazilian banking correspondent network has been a topic of study for already a decade, due to its well-documented success in improving access to financial services in remote areas. The marginal but growing role of credit unions in the usage of correspondents has not received much attention from academics, despite the appraised importance of credit unions in finance of proximity. This thesis takes a multi-method approach to perform an exploratory research of credit union correspondents in Brazil. The research objective is two-fold, aiming, from one side, at understanding the incentives of credit unions for contracting correspondents and, from the other, at evaluating whether credit union correspondents improve financial inclusion. The research consists of a case study and quantitative analysis of correspondent registration data and credit union financials. The results indicate that generally the largest and most profitable credit unions use banking correspondents in order to improve efficiency and decrease waiting lines, while promoting financial inclusion only in one restricted dimension – bill payment. Nevertheless, in 2014, credit union correspondents had an important role in providing access to payments in 690 municipalities, of which 200 had low financial depth. Despite the scope limitation of credit union correspondents, the results give reasons to believe that these actors could increase their importance in the promotion of financial inclusion in the future.
A rede de correspondentes bancários do Brasil tem sido estudada há mais de uma década, em particular por causa da sua importância no aumento do alcance de serviços financeiros para regiões distantes dos maiores centros urbanos. O uso de correspondentes por cooperativas de crédito não tem recebido destaque, apesar do papel importante das cooperativas na inclusão financeira. Esta dissertação adota uma abordagem 'multimétodo' para efetuar uma pesquisa exploratória dos correspondentes de cooperativas de crédito no Brasil. A pesquisa visa, por um lado, alargar a compreensão dos incentivos que levam cooperativas a usarem correspondentes, e por outro, avaliar se esses correspondentes merlhoram a inclusão financeira. A pesquisa é formada por um estudo de caso assim como por análise de dados relativos ao registro de correspondentes bancários e de dados financeiros das cooperativas. Os resultados apontam que o uso de correspondentes bancários por cooperativas está relacionado à busca de maior eficiência e redução de filas nas agências. A melhoria da inclusão financeira por esses correspondentes limita-se a um serviço único – o recebimento de pagamentos. Não obstante, em 2014, cooperativas de correspondentes de crédito tinham um papel importante no fornecimento de serviços de recebimento de contas em 690 municípios brasileiros, dos quais 200 tinham baixos níveis de inclusão financeira. Apesar da escassa disponibilidade de serviços dos correspondentes das cooperativas, os resultados sugerem que esses atores poderiam adquirir uma importância maior na promoção de inclusão financeira no futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Yokomizo, Cesar Akira. "O papel das tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: o caso dos correspondentes bancários do Banco Lemon." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2009. http://hdl.handle.net/10438/4675.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:14:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61070100599.pdf: 913078 bytes, checksum: 2e1dc4c65b55c3145bbab188f3146ef0 (MD5) Previous issue date: 2009-03-20T00:00:00Z
Algumas abordagens recentes chamaram a atenção para a importância das empresas mobilizarem sua capacidade produtiva para solucionar problemas das classes menos favorecidas da sociedade. Especificamente para o caso de serviços financeiros, defende-se que a atuação na baixa renda tem implicações positivas na sociedade como um todo, ao promover sua re-inclusão no sistema tradicional. Dentro desse cenário, as iniciativas de microfinanças parecem jogar luz a esse problema ao tentar levar acesso a serviços financeiros para a população de baixa renda. Porém, tais iniciativas ainda parecem não ter demonstrado o seu real potencial, e prova disso é a persistência dos crônicos indicadores de pobreza e de desigualdade social. Isso acontece porque as abordagens atuais de microfinanças apresentam limitações, dentre as quais as tecnológicas são uma das mais importantes. Por outro lado, existe um fenômeno que se manifesta especificamente no Brasil e que se refere ao grande crescimento dos chamados correspondentes bancários (CBs), em que o correspondente, que, na maior parte das vezes, é um varejo, oferta serviços em nome do banco. Alguns estudos relacionam esses dois conceitos, microfinanças e CBs, e propõem o CB como um canal tecnológico para a promoção das microfinanças. Dentro desse cenário, uma pergunta pertinente e ainda pouco explorada na literatura é: como ocorrem a adoção, implementação e uso das tecnologias de correspondentes bancários na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda no Brasil? De posse dessa pergunta de pesquisa, procedeu-se a um estudo de caso em profundidade e o objeto de estudo foi a forma de atuação do Banco Lemon, em especial, por possuir uma extensa rede de CBs, ser baseado exclusivamente em CBs (não tem agências físicas) e estar focado na baixa renda. A partir de uma abordagem que inclui contribuições das escolas do estruturacionismo, do construtuvismo e do contextualismo, foi possível entender como ocorreu o processo de negociação entre dois grupos relevantes, o Banco Lemon e o gestor de redes, que é um intermediário entre o banco e o varejo, na formação da tecnologia que foi adotada, implementada e usada. Os principais achados da pesquisa referem-se ao entendimento de como a tecnologia é usada para prover os serviços que o Banco Lemon quer ofertar e como dois grupos relevantes interagem, negociam e produzem a tecnologia na prática.
Recent approaches highlighted the importance of companies to redirect their productive capacity in order to meet the needs of lower-income people. When it touches financial services, some advocate participating in the lower-income segment has positive impacts on the whole society, since it brings them back to the formal market. In this context, since microfinance initiatives try to deliver financial services to the poor, they seem to throw light on this issue. On the other hand, these initiatives have not yet shown their full potential– persistent chronic poverty and inequity indicators are still at high rates. This may happen because the current microfinance initiatives have limitations, and the technological aspects are among the most important ones. At the same time, another phenomenon that takes place in Brazil is the great growth of the so-called correspondent banking (CB), where the correspondent, most of it retail shops, offer services on behalf of the bank. Some recent studies relate these two concepts–microfinance and CB–, and propose the CB as a technological channel to foster microfinance. In this regard, there is a pertinent but still scarcely developed question in the literature: how do adoption, implementation and use of the correspondent banking technology take place in the supply of financial services to the lowerincome population in Brazil? Taking this research question into account, a deep case study was conducted and its object was Banco Lemon’s way of running businesses, mainly, because it possesses a large CB network, it is based exclusively on CBs–no branches–and it is focused on the lower-income population. Using an approach that included contributions from the body of knowledge of structuralism, constructivism and contextualism, it was possible to understand how was the negotiation held between two relevant groups–Banco Lemon itself and the network integrators, which are intermediaries between Banco Lemon and the retail–in the formation of the adopted, implemented and used technology. Main findings of this research refer to the understanding of how technology is used to provide the services Banco Lemon wants to deliver and how two different relevant groups interact, negotiate and produce the technology in the practice.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dias, Eduardo David Duarte. "Uma análise empírica sobre a relevância da oferta do serviço de correspondente bancário." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2016. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19532.

Full text
Abstract:
DIAS, Eduardo David Duarte. Uma análise empírica sobre a relevância da oferta do serviço de correspondente bancário / Eduardo David Duarte Dias. - 2016. 34f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza, 2016.
Submitted by Mônica Correia Aquino (monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2016-09-12T19:08:45Z No. of bitstreams: 1 2016_dis_edddias.pdf: 141108 bytes, checksum: 45a2e8b820bc2856be777adcf3a291dc (MD5)
Approved for entry into archive by Mônica Correia Aquino (monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2016-09-12T19:09:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_dis_edddias.pdf: 141108 bytes, checksum: 45a2e8b820bc2856be777adcf3a291dc (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-12T19:09:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_dis_edddias.pdf: 141108 bytes, checksum: 45a2e8b820bc2856be777adcf3a291dc (MD5) Previous issue date: 2016
This article discusses the possible effects of correspondent banking services, whose definition, according to LOUREIRO (2011), is any institution that offers, in addition to their normal activities, services of financial institutions, on revenues of merchandise from a retailer drugs and non-drugs. In other words, assess whether the variable "Having Banking Correspondent", alone or in conjunction with other qualitative variables, is significant and impacts the sales of goods of this company, so that justifies the expenditure fixed with staff, equipment maintenance and safety arising from this service.
Este trabalho discorre sobre o possível efeito do serviço de correspondente bancário, cuja definição, segundo Loureiro (2011), é todo e qualquer estabelecimento que oferece, além de suas atividades normais, serviços de instituições financeiras, sobre as receitas de mercadoria de um varejista de medicamentos e não medicamentos, ou seja, avaliar se a variável “Ter Correspondente Bancário”, isoladamente ou em conjunto com outras variáveis qualitativas, é significativa e gera impactos na venda de mercadorias da empresa como um todo, de tal forma que justifique as despesas fixas com funcionários, manutenção de equipamentos e segurança advindas deste serviço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Olegário, Polianna Teixeira. "Território, comunicação e finanças : a inclusão financeira e digital através dos desdobramentos do Banco Postal /." Rio Claro, 2018. http://hdl.handle.net/11449/180391.

Full text
Abstract:
Orientador: Fabrício Gallo
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é analisar o uso do território pelo Estado através do Banco Postal. As transformações sociais, políticas e econômicas ao longo do século XX, aliadas ao aumento de seus fluxos materiais e informacionais permitiram às modificações técnicas dos Correios e dos Bancos, possibilitando a franca expansão dos serviços bancários e financeiros no território brasileiro. Dada sua natureza empresarial, esses agentes implementam um uso corporativo do território buscando vantagens lucrativas, ação essa efetivada por meio de uma solidariedade organizacional entre o Estado e empresas, uma vez que o Estado detém o monopólio das normas territoriais. Daí os serviços financeiros constituírem a variável particular dos Correios e do setor bancário nos anos 2000, pois aliam interesses públicos e privados na ampliação da mais-valia. O uso, e a crescente expansão, das tecnologias de informação e comunicação está modificando a estrutura técnica e jurídica dessas empresas ao mesmo tempo que modificam o território.
Abstract: This research aims to analyze the use of the Brazilian territory by the State through the Banco Postal. The social, political and economical changes throughout the twentieth century, along with the increase of the material and informational flows, have allowed technical modifications in the Correios and in the banks enabling the great expansion of the financial and bank services in Brazilian territory. Given their entrepreneurial nature, these agents implement a business use of territory searching for lucrative advantages. This action is effectuated through an organizational solidarity between the State and companies, as the State holds the monopoly over the territorial norms. That’s why financial services constitute the particular variable of the Correios and the banking sector in the 2000s, as they join the public and private interests aiming the amplification of the added value. The use and the continuous expansion of the communication and information technologies have modified both the technical and juridical structures from these companies, at the same as time as provoking changes in the territory.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rodrigues, Maximiliano Camargo. "Desenvolvimento de um modelo de implantação de serviço de correspondente bancário." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2015. http://hdl.handle.net/10183/118866.

Full text
Abstract:
O objetivo geral deste trabalho é apresentar um modelo de implantação de serviços de correspondentes bancários em instituições financeiras, com foco na inclusão social e na rentabilidade. Partindo do levantamento de requisitos, baseado em levantamento bibliográfico e pesquisa junto a especialistas do sistema bancário, foi estabelecida uma sistemática para implantação desse serviço em uma instituição financeira. O trabalho é desmembrado em três artigos: O primeiro artigo apresenta um levantamento de experiências de serviços bancários para inclusão social por meio de uma revisão das publicações com o objetivo de entender as melhores estratégias e práticas utilizadas em experiências similares passiveis de aplicação no serviço de correspondentes bancários. Para essa pesquisa foi utilizado o método de revisão sistemática nas bases de Periódicos Capes, Plataforma Scielo e Google Acadêmico, com artigos publicados entre os anos de 1999 e 2013. O segundo artigo apresenta o levantamento e análise dos requisitos para o processo de implantação do serviço sob o ponto de vista dos correspondentes. Utiliza-se para a análise dos requisitos o método de QFD (Desdobramento da Função Qualidade). O terceiro artigo propõe a criação de um modelo para implantação de um novo serviço bancário. Nessa parte do trabalho foi utilizado como referência modelos para desenvolvimento de novos serviços. Como principais resultados destacam-se a identificação das estratégias utilizadas para correspondentes bancários, a economia financeira gerada na utilização deste canal de distribuição, a análise dos requisitos necessários para a implantação do modelo de negócios, os procedimentos necessários para a inclusão de novos serviços com a oportunidade de rentabilidade e atendendo questões de cunho social. Por fim, desenvolve-se um plano de implantação que pode servir de conhecimento para outras instituições bancárias que possuam os mesmos objetivos de lucratividade, bancarização e inclusão social.
The general objective of this paper is to present a model of deploying banking correspondents services in financial institutions, with a focus on social inclusion and profitability. Starting from the requirements survey based on literature and research with banking system experts, it was established a system for implementation of the service in a financial institution. The work is divided into three articles: the first article presents a gathering of experiences of banking services for social inclusion through a review of publications in order to understand the best strategies and practices used on similar experiences able to be used on banking correspondents services. For this research the method of systematic review was used in the foundations of Capes Periodicals, SciELO platform and Google Scholar, with articles published between the years of 1999 and 2013. The second article shows the gathering and analysis of the requirements for the service implementation process from the point of view of the correspondents. Is used for the requirements analysis the QFD (Quality Function Deployment) method. The third article proposes the creation of a model for implementation of a new banking service. As main results stands out the identification of the strategies used for banking correspondents, the financial economy in using this distribution channel, the analysis of the requirements needed for the business model, the procedures needed for the inclusion of new services with the opportunity of profitability and serving socially oriented issues. Finally, is developed a implementation plan that can serve as knowledge to other bank institutions that have the same goals of profitability, banking and social inclusion.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Henrique da Costa. "Distribuição de produtos e serviços bancários: desintermediação financeira na ótica de marketing." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-09102015-140720/.

Full text
Abstract:
Este trabalho trata sobre marketing bancário, mais precisamente sobre o processo de distribuição de produtos e serviços bancários. O processo de distribuição dos bancos sempre se caracterizou por uma distribuição direta. Inicialmente, através exclusivamente de uma rede de agências próprias. Posteriormente, ampliando o atendimento para caixas eletrônicos, internet banking, telefone, todas formas de atendimento direto. Recentemente, alguns varejistas passaram a oferecer produtos financeiros diretamente para seus clientes, num processo chamado de desintermediação financeira. O sistema bancário captou esta oportunidade e, ao invés de entrar em competição com os varejistas, adotou a desintermediação financeira como um canal indireto de distribuição, tornando os varejistas correspondentes bancários. O objetivo deste trabalho é compreender a deseintermediação financeira sob a ótica de marketing. No processo de desintermediação financeira analisado, os correspondentes bancários surgem como um canal indireto de distribuição. A introdução deste novo canal altera alguns conceitos do marketing bancário, produz mudanças nos relacionamentos dos clientes com as instituições financeiras, cria novas oportunidades e abre novos mercados ao setor bancário. Dada à concentração do mercado em cinco grandes bancos (Banco Itaú, Banco Bradesco, Banco do Brasil, Banco Santander e Caixa Econômica Federal), responsáveis por mais de 80% do mercado nacional, optou-se pela realização de um estudo de caso múltiplo, entrevistando executivos responsáveis pelos correspondentes bancários, fazendo observação no correspondente por meio do cliente misterioso e por meio de dados secundários. Como resultado, é possível identificar novos mercados que os bancos passaram a atender graças aos correspondentes bancários desses bancos, novas formas de relacionamento entre clientes e bancos, uma alteração no fluxo de distribuição e na estratégia de distribuição dos cinco bancos pesquisados.
This work deals with bank marketing, specifically on the process of distribution of banking products and services. The banks\' distribution process has always been characterized by a direct distribution. Initially, it was done exclusively through a network of own agencies. Later, the banks expanded the service to ATMs, internet banking, telephone, all forms of direct care. Recently, some retailers began to offer financial products directly to their customers, in a process called financial disintermediation. The banking system has captured this opportunity and instead of entering into competition with retailers, adopted the financial disintermediation as an indirect channel distribution, turning retailers in correspondent banking. The objective of this study is to understand the financial disintermediation from the perspective of marketing. In the process of financial disintermediation analyzed, correspondent banking arise as an indirect channel distribution. The introduction of this new channel changes some concepts of the banking marketing, produces changes in customer relationships with financial institutions, creates new opportunities and opens new markets to the banking sector. Because the concentration of the market in five major banks (Banco Itaú, Banco Bradesco, the Banco do Brasil, Banco Santander and Caixa Economica Federal), which account for over 80% of the domestic market, it was decided to carry out a multiple case study, interviewing executives responsible for correspondent banking and observe the banks correspondents by the mysterious client. As a result, you can identify new markets that banks began to meet thanks to bank correspondents, new forms of relationships between clients and banks, a change in the distribution of flow and distribution strategy of the five researched banks.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Correspondentes bancários"

1

Corrêa, Helen Bruna dos Santos, and Taynara Regiane França Martins. "APLICAÇÃO DA METODOLOGIA MASP NA MELHORIA DE PROCESSOS EM UM CORRESPONDENTE BANCÁRIO." In VIII Simpósio de Engenharia de Produção. São Paulo: Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/viisimep-315704.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

MELO, LEONARDO MENEZES, and GRACIETE LANTRÔNICO PRATES. "O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES DE MANEIRA ÁGIL: O CASO DE UM CORRESPONDENTE BANCÁRIO." In ENEGEP 2020 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2020 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2020_tn_sto_347_1783_41288.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography