To see the other types of publications on this topic, follow the link: Cosmovisão.

Journal articles on the topic 'Cosmovisão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Cosmovisão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Vicente, João Ricardo, and Kamylla Da Silva Bezerra. "Uma Cosmovisão do Desenvolvimento Sustentável." Revista de Direito e Sustentabilidade 2, no. 2 (December 1, 2016): 226. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9687/2016.v2i2.1309.

Full text
Abstract:
O direito e as relações globais trazem para a ribalta temas como sistema democrático, liberdades e direitos humanos, como desvelam promessas não cumpridas pela modernidade, tal qual a persistência da pobreza e privações diversas mesmo em países ricos. O enfrentamento de tais problemas constitui parte do desenvolvimento sustentável, sendo curial salientar o papel das liberdades individuais, ainda quando limitadas na seara das oportunidades sociais, econômicas e políticas. Este artigo objetiva realizar uma analise diagnóstica sobre projeções de novas formas de articulação política e jurídica entre os atores sociais na busca da construção do Estado Democrático de Direito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bakker, Nicolau João. "Fé e política na ação pastoral da Igreja hoje." Revista Eclesiástica Brasileira 70, no. 280 (February 21, 2019): 819. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v70i280.1099.

Full text
Abstract:
Uma das características da ação pastoral concreta da Igreja Latino-americana, nas últimas décadas, tem sido o refluxo na relação entre fé e política. Este mesmo refluxo, no entanto, não pode ser observado na reflexão teológica do continente. No intuito de superar um hiato crescente entre o crer e o agir, este artigo analisa as relações entre fé e política na perspectiva das cosmovisões teológica e antropológica do passado para ressaltar sua alta significância para o contexto atual da Igreja. Esta se vê confrontada hoje com uma nova cosmovisão, a “ecológica”. As lições do passado, o agir histórico de Jesus e a nova cosmovisão iluminam os passos a serem dados no presente.Abstract: The concrete pastoral action of the latin-american church, in the last decades, has been characterized by a diminishing of the relationship between faith and politics. The same can not be observed, however, in the theological reflection of the continent. To overcome the growing lap between faith and action, this article analyzes the relations between faith and politics in the theological and anthropological cosmovisions of the past in order to enhance their high significance for the actual context of the church. The church, nowadays, is facing a new “ecological” cosmovision. The lessons of the past, the historical action of Jesus and this new cosmovision illuminate the steps for the present.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Carlos Odilon da, and Vania Konell. "Cosmovisão, educação e diversidade étnica para a emancipação xokleng/la klã nõ." Filosofia e Educação 5, no. 2 (September 15, 2013): 189–207. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635400.

Full text
Abstract:
Este texto relata o debate amparado nas atividades decorrentes do projeto de pesquisa financiado pela CAPES como parte do Programa Observação Educação Escolar Indígena MEC/INEP, desenvolvido junto ao grupo de Pesquisa Filosofia e Educação EDUCOGITANS instalado junto ao Programa de Mestrado em Educação da FURB. Tem como foco instigar o debate no sentido de compreender como a cosmovisão Xokleng/La klã nõ poderá, por meio da educação, contribuir para revitalizar a língua e ressignificar a cultura desse povo. Esse texto incorpora como pontos referenciais a caracterização do que é cosmovisão e como ela pode atuar na educação como agente de autonomia e emancipação humana, no contexto Xokleng/La klã nõ, tendo a pedagogia freiriana com referencial que pode viabilizar o processo educativo com esses propósitos num contexto de diversidade étnica. Esse texto também aborda a ontologia social com base no trabalho como um importante aspecto para caracterizar a cosmovisão de um povo e com esta perspectiva possibilita pensar uma dinâmica escolar que por meio da cosmovisão, no contexto da diversidade étnica desenvolva educação para a emancipação e autonomia Xokleng/La klã nõ.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Romanelli, Rosely A. "A cosmovisão antroposófica: educação e individualismo ético." Educar em Revista, no. 56 (June 2015): 49–66. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.40937.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de um recorte de uma pesquisa maior sobre Antroposofia e Pedagogia Waldorf, que situa esta como uma contribuição para o paradigma educacional atual. O referencial teórico utilizado traz estudos epistemológicos de Rudolf Steiner e Marcelo da Veiga, compreendidos pela antropologia do imaginário de Gilbert Durand e pela antropologia da complexidade do conhecimento de Edgar Morin. O individualismo ético é apresentado como uma decorrência da teoria cognitiva proposta por Steiner e parte fundamental de sua cosmovisão na qual a Pedagogia Waldorf se insere. Traça-se um paralelo entre a revelação, tratada por Durand, na visão de homem tradicional, e o pensamento intuitivo, adquirido pela autorreflexão, proposta por Steiner como caminho de desenvolvimento individual. Ambos os caminhos pretendem conduzir a uma evolução da alma humana, através de um desenvolvimento cognitivo. Steiner descobre, por meio de seus estudos, a maneira de expressar, dentro do paradigma clássico vigente em sua época, como o ser humano pode conduzir seu conhecimento até a revelação espiritual, que ele denomina de pensamento intuitivo. Segundo Veiga (1996), Steiner abre uma possibilidade da ampliação cognitiva humana abordando os aspectos mentais e espirituais, pertencentes à noosfera, que podem vir a se revelar caso o homem desenvolva intencionalmente uma observação ampliada. Esta capacidade de observação amplia-se através de procedimentos e exercícios internos que partem do pensar racional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Meira, José Normando Gonçalves, and Wendell Lessa Vilela Xavier. "Cosmovisão Cristã na Didática Magna de Comenius." Educação, Escola & Sociedade 13, no. 15 (December 1, 2020): 1–20. http://dx.doi.org/10.46551/ees.e202008.

Full text
Abstract:
Este estudo, que se insere no campo da história das ideias pedagógicas, analisa o pensamento do educador João Amós Comenius (1592-1670) na sua obra clássica Didática Magna: a arte de ensinar tudo a todos, publicada em 1657. O objetivo é conhecer as propostas educacionais do autor, considerando o contexto em que foram elaboradas e a visão de mundo que as nortearam. O referencial teórico para a referida análise é a sociologia da religião de Max Weber (2004), que aponta o impacto das convicções religiosas na ação social dos indivíduos. Analisa, neste caso, o impacto do “ascetismo intramundano” da ética protestante nas elaborações de Comenius. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo como fonte principal a obra Didática Magna. O estudo possibilita uma compreensão das propostas educacionais de Comenius, articuladas ao espírito do século XVII e suas contribuições para a consolidação da ciência moderna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rocha, Luiz Roberto Martins. "Quinhentos anos da Reforma Protestante: a cosmovisão cristã calvinista e a bioética." Revista Bioética 26, no. 3 (December 2018): 378–86. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422018263257.

Full text
Abstract:
Resumo Passados quinhentos anos da chamada Reforma Protestante, é possível perceber ideias oriundas desse movimento fundamentando visões de mundo na atualidade. Especificamente, nota-se a aplicabilidade de cosmovisão derivada da Bíblia, centrada em sistema cristão de crença, em especial a vivenciada pelo reformador João Calvino. O objetivo deste trabalho é apontar o reflexo de seu pensamento, a partir de elementos históricos e teológicos, na ampliação da capacidade de interpretar o atual contexto da bioética. Por se caracterizar como construção intelectual ainda pouco conhecida, a cosmovisão cristã calviniana, aqui estudada, necessita ser mais bem compreendida e trabalhada. Mesmo com as evidentes diferenças culturais, históricas, econômicas, políticas e sociais entre o contexto do século XVI e o atual, essa cosmovisão pode contribuir para o avanço de estudos e debates da atualidade no campo da bioética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bakker, Nicolau João. "O desafio do socialismo religioso na pastoral (II)." Revista Eclesiástica Brasileira 72, no. 286 (February 15, 2019): 396. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v72i286.889.

Full text
Abstract:
Num artigo anterior, tratamos do socialismo religioso tal como se apresenta na Revelação bíblica e na Tradição da Igreja. Por falta de espaço, não analisamos como este mesmo socialismo se configurou nos tempos da Modernidade. O objetivo deste artigo é demonstrar que, na Modernidade, século após século, o socialismo religioso continua fortemente presente, tanto na Igreja quanto fora dela, ainda que dentro de uma nova cosmovisão, no caso, a antropológica. Ressaltamos também que esta busca por uma “nova” sociedade não é algo específico do cristianismo, pois se trata de um sonho inerente ao próprio ser humano. Através de uma ação pastoral adequada, com base no Reino de Deus pregado por Jesus Cristo, a Igreja não pode deixar de oferecer ao mundo sua contribuição específica. A nova cosmovisão ecológica que vem se impondo ajuda a superar uma série de dificuldades. Encerramos o artigo com algumas considerações pastorais complementares ao artigo anterior.Abstract: In a former article we dealt about religious socialism as presented in biblical Revelation and in Tradition of the Church. Due to lack of space we did not analyze how this socialism has been re-arranged in the context of Modernity. This article aims to demonstrate that, in Modernity, century by century, religious socialism was always vigorously present, in the Church as well as outside the Church, although within a new cosmovision, in this case anthropological. We emphasize too that this search for a “new” society is not something specific to Christianity, because it is a dream inherent to all people. By means of adequate pastoral action, based on the Kingdom of God preached by Jesus Christ, the Church must offer to the world her specific contribution. The new ecological cosmovision, present today with increasing emphasis, helps to overcome several difficulties. We conclude this article with some complementary pastoral considerations to the former article.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fares, Rafael Otávio. "Crônica de um homem de futebol (Crônica)." Em Tese 20, no. 1 (April 30, 2014): 232. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.20.1.232-235.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ariel, Marcelo. "COMO SER UM NEGRO." Revista Desassossego 7, no. 13 (August 26, 2015): 148. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v7i13p148-155.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Figueiredo, Eurídice. "Eliane Potiguara e Daniel Munduruku: por uma cosmovisão ameríndia." Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, no. 53 (April 2018): 291–304. http://dx.doi.org/10.1590/2316-40185312.

Full text
Abstract:
resumo O objetivo deste artigo é analisar como a questão identitária se exprime na literatura indígena contemporânea, em especial em Metade cara metade máscara, de Eliane Potiguara, e Todas as coisas são pequenas, de Daniel Munduruku. Se o livro de Potiguara é um híbrido que mistura discurso mítico, poesia e testemunho pessoal, o de Munduruku se aproxima do modelo do romance barroco tal como analisado por Bakhtin. Através da abordagem desses dois livros, o artigo pretende demonstrar que os autores indígenas estão começando uma nova tradição literária no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Souza, Marcos André Torres de. "O século 18 em Goiás e a cosmovisão barroca." História Revista 20, no. 2 (October 24, 2015): 140. http://dx.doi.org/10.5216/hr.v20i2.33053.

Full text
Abstract:
Este texto procura demonstrar que a experiência humana em Goiás do século 18 estava impregnada da visão de mundo barroca. Nessa discussão, são examinados dois personagens que viveram na região entre os séculos 18 e 19, e suas propriedades: Francisco Xavier Leite de Velasco e o Engenho de Santo Izidro, e Joaquim Alves de Oliveira e o Engenho de São Joaquim. Na minha análise, faço o uso combinado de fontes documentais e materiais, essas últimas provenientes de pesquisas arqueológicas realizadas nos dois engenhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Leitão, Rachel Ferreira Moreira. "REFLEXOS DO CONSUMISMO NO CUSTEIO DO REINO DE DEUS: UMA DISCUSSÃO SOB A ÓTICA DA COSMOVISÃO CRISTÃ." Revista Summae Sapientiae 1, no. 1 (October 31, 2018): 28–59. http://dx.doi.org/10.53021/summaesapientiae.v1i1.7.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar a influência do consumismo, enquanto narrativa pós-moderna, no modo de vida do cristão na atualidade e os reflexos desta influência no cumprimento do chamado missional da Igreja e no custeio da implantação do Reino de Deus. Neste contexto, objetiva-se analisar as raízes históricas do distanciamento do cristão do plano financeiro divino, bem como problematizar a visão dualista de mundo, advinda da modernidade, em contraponto a cosmovisão cristã integradora e todo abrangente, aplicadas ao aspecto financeiro do cristão pós-moderno. Serão analisados alguns princípios extraídos da narrativa bíblica, bem como a experiência da igreja primitiva e dos reformadores na Suíça, com o intuito de discernir a cosmovisão cristã na vida financeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Burmann da Costa, João Gabriel, Igor Estima Sardo, and Isadora Bortowski Florisbal. "Influência de John Boyd na Política Externa e de Segurança dos EUA: cosmovisão, teoria e grande estratégia." Conjuntura Austral 10, no. 51 (September 30, 2019): 28–45. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.93027.

Full text
Abstract:
O trabalho objetiva discutir possíveis influências do pensamento de John Boyd na Política Externa e de Segurança (PES) dos Estados Unidos (EUA). O problema de pesquisa é investigar a relação da cosmovisão de Boyd com aspectos presentes na PES dos EUA pós-1991. Analisa-se brevemente a cosmovisão, a epistemologia e o método no pensamento de Boyd. Em seguida, buscam-se os pontos de contato com as tradições idealistas e realistas de Relações Internacionais, especificamente com as obras de Martin van Creveld e John Mearsheimer. Por fim, discute-se o possível impacto da epistemologia boydiana e do Ciclo OODA na ausência de uma grande estratégia dos EUA no pós-Guerra Fria. Defende-se que o pensamento de Boyd dialoga com o idealismo por meio de um mundo onde predomina o caos, no caso de Boyd, e sem o Estado-nação, como propõe Creveld. Quanto aos realistas, o paralelo reside no papel da projeção de força e do medo como elemento da PES. Por fim, quanto à grande estratégia, a inversão da hierarquia da realidade (da tática para a estratégia, do combate para a política) realizada por Boyd, além de sua cosmovisão e epistemologia, teria contribuído para o predomínio de soluções simplificadoras na PES dos EUA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Pagnossi, Nádia Carrasco. "Arqueologia da prataria Mapuche: gênero, cosmovisão e resistência." Habitus 16, no. 1 (June 29, 2018): 186. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v16i1.6439.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Felinto, Erick. "Prazerosa Confusão de Fronteiras: Sobre o Imaginário do Excesso e da Transgressão na Cibercultura." Revista FAMECOS 11, no. 24 (April 12, 2008): 140. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2004.24.3273.

Full text
Abstract:
Este artigo examina as noções de excesso e transgressão nos discursos da cibercultura. Defende-se a hipótese de que a retórica libertária e revolucionária dos ciberutopismos oculta, na realidade, uma cosmovisão essencialmente conservadora e marcada pelos mitos da modernização progressiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Favero, Gustavo Henrichs. "O código Beviláqua como instrumento do paradigma individualista." Revista da ESMESC 24, no. 30 (December 14, 2017): 285. http://dx.doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v24i30.p285.

Full text
Abstract:
O presente ensaio visa proporcionar um panorama histórico-teórico acerca dos matizes filosóficos e metodológicos que inspiraram a elaboração do Código Civil de 1916, sua centralidade patrimonialista-individualista e como tal cosmovisão influenciou a edificação dos princípios contratuais então vigorantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Furtado, Pedro Barbosa Rudge. "Ideologia, documento, permanência e anti-modismo." Revista Odisseia 4, no. 1 (April 17, 2019): 55–74. http://dx.doi.org/10.21680/1983-2435.2019v4n1id16827.

Full text
Abstract:
Tencionamos, neste artigo, identificar a alteração dos sistemas valorativos pelos quais as narrativas de 30 passaram ao longo dos estudos a elas dedicados. Ampliando a ideia de Antonio Candido (2000), contida em Formação da literatura brasileira, partimos do pressuposto de que não apenas a nossa literatura, mas, também, a nossa crítica é eminentemente interessada no processo de construção do sentido de cultura e pátria, gerando formas simbólicas amiúde ligadas às tensões sociais. Por meio dessa noção, constatamos quatro miradas valorativas sobre o romance de 30: a política de primeira hora, normalmente tentando aliar cosmovisão do escritor com a cosmovisão animada pela narrativa; a documentária, em que a postura valorativa estava contígua ao aspecto mimético do social; a de permanência, em que a qualidade da obra recai sobre o prolongamento de suas tensões; e a noção qualitativa relacionada com a construção de obras que vão de encontro ao reaparecimento da estética neonaturalista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Miglievich-Ribeiro, Adelia. "Por uma razão decolonial: Desafios ético-político-epistemológicos à cosmovisão moderna." Civitas - Revista de Ciências Sociais 14, no. 1 (April 11, 2014): 66. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2014.1.16181.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Mendes, Myriam Regina Zapaterra, Nildo Alves Batista, and Eliane Leal Vasquez. "Cosmovisão indígena sobre a temática saúde: uma experiência de ensino intercultural." Science and Knowledge in Focus 1, no. 2 (January 12, 2019): 61. http://dx.doi.org/10.18468/sc.knowl.focus.2018v1n2.p61-80.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

PANELLA, Maurício de Camargo Teixeira. "Tuku wan mi naku? Proyecto de Difusión del Patrimonio en Video y T.V. Universidad Veracruzana Intercultural." INTERRITÓRIOS 4, no. 7 (September 22, 2018): 142. http://dx.doi.org/10.33052/inter.v4i7.238247.

Full text
Abstract:
DOI 1033052/2525-7668.v4i7p142-163Este trabalho, em forma de diário de campo, objetiva apresentar reflexões sobre alguns dos fundamentos epistemológicos que estruturam a cosmovisão indígena mesoamericana. O processo de criação audiovisual, realizado pelo Proyecto de Difusión del Patrimonio em Video y T.V, junto aos jovens universitários indígenas vinculados à Universidad Veracruzana Intercultural no México, é a experiência que dá suporte para ampliar as discussões pertinentes sobre arte, cartografia social e educação intercultural.Interculturalidade. Epistemologia Indígena Mesoamericana. Produção Audiovisual. Tuku wan mi naku? Project for the Dissemination of Heritage in Video and T.V. Veracruzana Intercultural University ABSTRACT This work is intentionally presented as a fieldwork notebook and aims to reflect about some epistemological fundaments that frame the meso-american indigenous cosmovision. The ethnographic experience that supports our discussion on Art, Social Cartography and Intercultural Education is based on a specific process of audio-visual creation led by the Proyecto de Difusión del Patrimonio em Video y T.V with youth indigenous students related to the Universidad Veracruzana Intercultural in México.Interculturality. Meso-american indigenous epistemology. Audio-visual production.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

De Andrade, Aline Memória, and Glauco Barreira Magalhães Filho. "CONFLITO DE COSMOVISÕES DE DIREITOS HUMANOS: UNIVERSALISMO VS. RELATIVISMO, E AS PROPOSTAS CONCILIÁTORIAS MULTICULTURALISTAS DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS E JOAQUÍN HERRERA FLORES." Revista Direitos Humanos e Democracia 8, no. 16 (December 15, 2020): 56–74. http://dx.doi.org/10.21527/2317-5389.2020.16.56-74.

Full text
Abstract:
Trata-se de artigo científico que objetiva discutir soluções propostas por Boaventura de Sousa Santos e Joaquín Herrera Flores quanto ao confronto entre o universalismo e o relativismo como cosmovisões de direitos humanos. Para tanto, recorre-se à análise bibliográfica qualitativa. Inicialmente, perquiriu-se a definição de cosmovisões, a fim de inserir o universalismo e o relativismo como cosmovisões opostas, delineadas suas características fundamentais. Após, analisa-se a insuficiência das cosmovisões clássicas, a partir de críticas propostas pela doutrina, inclusive as formuladas pelos dois autores especificamente estudados. Em seguida, discute-se o multiculturalismo como uma nova cosmovisão, buscando traçar seus significados possíveis e, adotando-se a perspectiva do multiculturalismo progressista ou emancipatório, investiga-se mais a fundo as teorias de Boaventura e Herrera Flores, visando estabelecer diferenças e semelhanças entre elas. Por fim, as considerações finais concluem que o multiculturalismo progressista ou interculturalismo é, de fato, uma cosmovisão apta a solucionar o embate entre as cosmovisões clássicas do universalismo e do relativismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ucelli-Ramos, Luciana Fernandes, and Maria Amélia Dalvi. "A mão que balança o vero: uma proposta de leitura sobre recepção de arte a partir das canções de Chico Buarque de Hollanda." Revista Texto Poético 17, no. 32 (February 17, 2021): 319–41. http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2021n32a763.

Full text
Abstract:
Partindo de uma visada particular sobre a arte e a contemporaneidade em que vivemos, propomos uma análise relacionada ao papel desempenhado pela arte na cosmovisão dos sujeitos deste tempo. Para tanto, destacamos como corpus uma poesia musical, que designamos pelo nome “oraliteratura”: a canção de Chico Buarque de Hollanda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Messenberg, Débora. "A direita que saiu do armário: a cosmovisão dos formadores de opinião dos manifestantes de direita brasileiros." Sociedade e Estado 32, no. 3 (December 2017): 621–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922017.3203004.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo procura desvelar a cosmovisão (weltanschauung) dos principais formadores de opinião dos manifestantes de direita brasileiros, que foram às ruas ao longo do ano de 2015. O trabalho pautou-se em pesquisa multimétodos, construída a partir do levantamento das postagens emitidas por esses atores sociais em suas páginas no Facebook, durante o ano em foco, além de matérias de suas autorias publicadas em blogs, jornais e revistas, como também vídeos de suas entrevistas e hangouts. Organizaram-se, ainda, dois grupos focais compostos por francos apoiadores e participantes dos referidos protestos, no intuito de compreender de que maneira a cosmovisão desses formadores de opinião foi efetivamente compartilhada pelos manifestantes de direita em 2015. Na análise dos dados coletados, optou-se pela sistematização de determinados campos semânticos, constituídos por certas ideias-força que se apresentam de forma regular e repetitiva no discurso desses agentes sociais. Funcionam, assim, como “chaves de leitura” para as interpretações da conjuntura política nacional e orientadores de suas ações. São eles: o antipetismo, o conservadorismo moral e os princípios neoliberais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Santos, Rodrigo dos. "Trágico nos trópicos. Trabalhando Nietzsche no Brasil." Griot : Revista de Filosofia 8, no. 2 (December 15, 2013): 72–84. http://dx.doi.org/10.31977/grirfi.v8i2.569.

Full text
Abstract:
Este trabalho é uma exposição dos primeiros resultados de uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo principal é estabelecer uma reflexão sobre a constituição de uma filosofia do trágico no Brasil. A filosofia do trágico nasce na modernidade sob a influência do idealismo alemão e se intensifica, com Nietzsche, como alternativa à racionalidade conceitual da ciência moderna e à hierarquia dos valores proposta pela moral judaico-cristã. Assim como o jovem Nietzsche encontra na Grécia Antiga o fundamento para a elaboração de sua filosofia do trágico – o dionisíaco – é possível que possamos extrair da cosmovisão da cultura yorùbá, que até hoje sobrevive em território africano e em território brasileiro no processo litúrgico do culto aos orìsà, elementos que permitam a formulação do nosso próprio pensamento trágico. Tanto em Nietzsche como na cultura yorùbá, o corpo é valorizado como instância primordial na produção do saber. Assim, deveremos observar como a produção de conceitos a partir da cosmovisão yorùbá pode contribuir como alternativa aos saberes que privilegiam em sua base o que Derrida apontou como “etnocentrismo” e “logocentrismo”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Santos, Joel Silva dos. "COSMOVISÃO CRISTÃ E ECOLOGIA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA A COMPREENSÃO DA CRISE AMBIENTAL." Revista Summae Sapientiae 1, no. 1 (October 31, 2018): 8–27. http://dx.doi.org/10.53021/summaesapientiae.v1i1.10.

Full text
Abstract:
A crise ambiental ultrapassa os limites da ciência ecológica, pois ela pode ser entendida como uma crise de civilização com aspectos políticos, sociais e econômicos. A sua compreensão requer um olhar contextualizado, holístico e integral sobre a sociedade humana e a Criação. Dessa forma, uma visão distorcida e dualista do entendimento da estrutura criacional e de sua extensão pode comprometer a visão interdisciplinar e profunda (aspectos éticos e morais) dos problemas ambientais que afetam a sociedade pós-moderna. Sendo assim, é diante deste contexto que este artigo se insere, tendo como objetivo principal, verificar a contribuição de uma cosmovisão bíblica reformada e da ciência ecológica profunda na compreensão dos problemas ambientais e na promoção da sustentabilidade ambiental. Para a realização da pesquisa, inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico a respeito da temática em questão: ecologia e cosmovisão cristã. Posteriormente, foram desvelados alguns pressupostos do humanismo confessional que possibilitaram a revolução técno-científica e o surgimento de uma ciência experimental e cartesiana. Em seguida, foram verificadas as categorias teológicas: Criação, Queda e Redenção, basilares no pensamento cristão reformado neocalvinista e os pressupostos da Ecologia Profunda para se chegar a uma compreensão integral e holística da crise ambiental e de seus desdobramentos na sociedade pós-moderna. A pesquisa revela que uma visão distorcida\dualista do pensamento cristão ao longo da Idade Média fundamentada em Platão e Aristóteles comprometeu o envolvimento dos cristãos pela causa ambiental e o seu real entendimento. A ciência moderna experimental com seus pressupostos racionais e desenvolvimentista contribui diretamente para degradação ambiental e a separação (dicotomia) homem e natureza. O resgaste de uma cosmovisão bíblica reformada, com base na escola de pensamento neocalvinista e o surgimento da ecologia profunda, contribuem para o debate ecológico contextualizado e holístico, além do engajamento da comunidade cristã e sociedade em geral no enfrentamento da crise ambiental e promoção da sustentabilidade ambiental. O diálogo salutar entre fé (teologia pública) e ciência (ecologia profunda) estabelece bases espistemológicas para a busca de uma sociedade economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Bars, Cássia R. "A Coleção Mochica do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP: testemunhos materiais da cosmovisão andina." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 20 (December 9, 2010): 345. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2010.89940.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é discutir preceitos atribuídos à cosmovisão andina por meio de análises iconográficas baseadas baseadas em artefatos pertencentes à coleção mochica do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. É também demonstrado como a semiótica, aplicada à arqueologia, torna-se uma excelente ferramenta metodológica para análises envolvendo artefatos que servem como suporte para iconografias complexas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

De Sousa, Maria Sueli Rodrigues, and Lorena Lima Moura Varão. "MINERAÇÃO EM TERRAS INDÍGENAS: A RACIONALIDADE ECONÔMICA COMO RAZÃO DO ESTADO BRASILEIRO." Revista Direito em Debate 29, no. 54 (November 13, 2020): 66–76. http://dx.doi.org/10.21527/2176-6622.2020.54.66-76.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa discutir os impactos das atividades minerárias em terras indígenas e as garantias constitucionais dos povos indígenas que estão sendo violadas sob um manto discursivo institucional de legalidade. A discussão do artigo tem como objetivo denunciar a violação da Constituição Federal de 1988 (CF/88) e discutir sobre qual modelo de desenvolvimento ou quais modelos a CF/88 institui. O itinerário discursivo do texto se fez com diagnóstico dos impactos da mineração nas terras indígenas, discussão de cosmovisão que orienta a relação da vida humana com outras vidas e a natureza jurídica da cultura e territorialidade indígenas tratados como unicidade pelo Estado brasileiro, com destaque para as instituições que realizam o licenciamento e o poder judiciário. O texto foi produzido com pesquisa bibliográfica e documental, apresentando como resultados: impactos da mineração nas terras indígenas que aferem a incompatibilidade entre a realização da prática nos moldes ocorridos com violação de direitos fundamentais; o avanço em texto de leis que não se tornam realidade em razão de não ser considerada a cosmovisão indígena e a não inclusão ou má inclusão de povos indígenas em atos que lhes afetam diretamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Keim, Ernesto Jacob. "Interações de Rudolf Steiner com uma Educação Anticolonial." Educar em Revista, no. 56 (June 2015): 85–100. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.41453.

Full text
Abstract:
Neste artigo apresentamos argumentos que podem viabilizar o debate para a organização de uma Educação Anticolonial como processo que tem como referenciais conhecimentos e posturas próprias de cosmovisões originárias. Esse referencial se soma a princípios do legado de Rudolf Steiner, na perspectiva de processo educativo pautado na liberdade. A linguagem e a cosmovisão assumem papel relevante nesse processo como identidade e representação. Dentro dos limites permitidos por este texto, pretende-se analisar, principalmente na perspectiva da filosofia, da ontologia e da antropologia, como é possível desencadear um processo de educação que tenha por base a cosmovisão de povos originários, submetidos a processo colonial impositivo e invasivo. Um ponto relevante do texto é a abordagem fenomenológica e hermenêutica como referencial para a pesquisa científica na postura metodológica, que perpassa todo o processo tratado, gerando certo confronto com a tradicional abordagem empírico-analítica. O fechamento do texto aponta para breves pressupostos que sustentam uma Educação Anticolonial como processo, que tenha possibilidade de se caracterizar como processo viável de ruptura de fronteiras no contexto planetário, ou seja, a favor da Pachamama, que é a expressão referente à Mãe Terra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Moura, Francisco Ercílio, and Antônio Torquilho Praxedes. "Estado Constitucional Ecológico: Educação, Proteção e o Reconhecimento dos Direitos dos Povos Indígenas." Revista de Direito e Sustentabilidade 2, no. 2 (December 1, 2016): 76. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9687/2016.v2i2.1253.

Full text
Abstract:
Trata-se do tema do Estado Constitucional Ecológico e dos atores sociais capazes de construí-lo, diante de uma perspectiva intercultural que concretize a proteção do meio ambiente natural e social. Na construção deste trabalho, aborda-se o papel da conscientização social que esteja fundamentada no diálogo entre as diferentes perspectivas socioculturais, com ênfase à inserção da cosmovisão dos povos autóctones nas políticas públicas de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

De Assis, Simone. "Diáspora africana e a memória congadeira em São João del-Rei: “a Congada vem mesmo da raça negra”." Sacrilegens 16, no. 1 (October 22, 2019): 275–300. http://dx.doi.org/10.34019/2237-6151.2019.v16.28839.

Full text
Abstract:
A pesquisa procurou mapear e compreender memórias do cativeiro e da liberdade em diferentes gerações dos Congados do bairro São Dimas, São João del-Rei-MG. Buscamos entender rituais da cosmovisão banto, memórias do cativeiro, oriundas da África Centro-Ocidental que atravessaram o Atlântico e reverberam nos tempos de hoje, dentro do âmbito cultural de pessoas que mantém e recriam as tradições do Congado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Lima, Daniel Barros, and Laude Erandi Brandenburg. "A educação integral correlacionada aos princípios educacionais na cosmovisão cristã: tensões e rupturas." Protestantismo em Revista 43, no. 01 (July 2, 2017): 137. http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v43i01.2992.

Full text
Abstract:
Este estudo trata de modo introdutório da educação integral, da perspectiva da educação sob a cosmovisão cristã. Os pressupostos teóricos acerca de uma educação que comtemple o ser humano como um todo podem ser correlacionados aos princípios norteadores da educação cristã quando esta se propõe em fornecedor subsídios de uma visão de mundo que contemple todas as dimensões do ser humano como possíveis de serem observadas pelas Escrituras Sagradas. Sabe-se que nem sempre a igreja considerou essa assertiva, em especial o movimento pentecostal em sua gênese preocupou-se com o ensino de suas doutrinas como suficientes para seus membros. Dessa forma, busca-se compreender uma educação integral como possível de ser aplicada pela igreja do século XXI em um discurso de fé que seja simultaneamente transcendente e imanente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Camilo Junior, Ruy Pereira. "“A recepção dos ‘Principios de direito mercantil e leis de marinha’, do Visconde de Cairu, pelos comercialistas brasileiros dos séculos XIX e XX”." Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo 112 (August 28, 2018): 111–32. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v112i0p111-132.

Full text
Abstract:
O artigo constata que, após o longo período de esquecimento que se seguiu à promulgação do Código Comercial de 1850, a obra fundadora da literatura jurídica nacional – os “Principios” de Cairu – foi resgatada pelos comercialistas brasileiros, em um momento histórico de revalorização do papel da doutrina. A releitura deste autor representativo da crise do Antigo Regime não pode, no entanto, ser feito de modo anacrônico, sendo imprescindível compreender sua cosmovisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Agra, Saleta de Salvador, and Yolanda Martínez Suárez. "Tecnologias caracol e culturas na era da mobilidade: comunicação móvel e identidades no tempo/espaço Shuar." Comunicação e Sociedade 28 (December 28, 2015): 309–21. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2283.

Full text
Abstract:
Na antologia móvel e na cosmovisão Shuar dinâmica, cíclica e unidimensional, o tempo transcorre e, com ele, simultaneamente, o espaço. Autores como Ling e Haddon enfatizaram a influência dos telemóveis nos modelos de deslocação e destacaram a “liberdade de contato” que nos oferecem, dada a sua natureza nómada, permitindo libertar-nos do contexto espacial e transladar-nos para o espaço de fluxos comunicativos, onde apenas se mantém o tempo, ou onde, como diria um Shuar, o espaço transcorre em simultâneo com o tempo. Se os aparelhos móveis nos instigam a uma vida nómada, convertendo-nos em caracóis (Fortunati, 2005) que carregam na carapaça toda uma rede de relações, uma análise aos usos dos telefones móveis – desse ponto de vista – e em relação a um povo de tradição nómada como os Shuar, revela-se extremamente pertinente. A metáfora do caracol, que gira em constante espiral e que os Shuar empregam para descrever a sua cosmovisão e o modo como concebem a natureza, recorda a atual tecnologia móvel que todos “carregamos em cima”. O objetivo deste texto consiste, assim, em relacionar as cosmovisões da era móvel com a indígena Shuar, de forma a analisar as similitudes e diferenças na conceção espaciotemporal, assim como as suas repercussões identitárias
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Gomes, Marcelo. "ENCANTARIA MODERNA: Comunicação, xamanismo e feitiçaria." Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação 4, no. 2 (May 1, 2020): 121–49. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n2p121.

Full text
Abstract:
Muito tem sido escrito sobre a necessidade de assimilar os saberes ancestrais ao conhecimento científico. Esse texto tem o objetivo pensar a comunicação na cosmovisão ameríndia. Para tanto, distingue-se o neoxamanismo urbano dos xamanismos arcaicos. Elencadas as diferenças positivas e negativas, há dois pontos em comum (a transcendência em relação aos sistemas de crenças e a cura transferencial como prática) e quatro princípios mágicos utilizados para hipnose e venda de produtos-conceitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Hickel, Denis Kern. "O Design como a expressão de fazer as coisas juntos: um entendimento ecológico." Projetica 6, no. 1 (October 15, 2015): 77. http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n1p77.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo propõe uma exposição conceitual do design a partir de uma cosmovisão essencialmente ecológica e que tem como ponto de partida o entendimento do viver e do fazer humano proposto por Humberto Maturana. Assim, pretende-se uma situação do design, em toda a sua diversidade, no fluxo dos acontecimentos globais para possibilitar o engendramento de novos significados em contrapartida ao paradigma antropocêntrico que legitima a degradação social e ecológica em curso. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Virgillo, Carmelo. "Sharing the unsharable: anclose reading of Henriqueta Lisboa's "do supérfluo"." Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura 9, no. 18-20 (December 31, 2016): 237. http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.9.18-20.237-259.

Full text
Abstract:
Resumo: Partindo de pronunciamentos críticos sobre a temática poética de Henriqueta Lisboa, o ensaio passa a uma análise estilística do poema "Do Supérfluo", de Pousada do Ser, com uma cristalização da cosmovisão e do credo artístico do poeta.Abstract: Starting from a survey of critical assesments of Henriqueta Lisboa's poetic themes, the paper moves on to a stylistic analysis of the poem "Do Supérfluo", from Pousada do Ser, as embodying both the poet's worldview and her artistic credo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Paula, Naiara, and Claudia Wer. "Filosofia Africana: um estudo sobre a conexão entre ética e estética." Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (October 9, 2019): 128. http://dx.doi.org/10.5902/2179378639890.

Full text
Abstract:
O artigo articula a relação da Ética com a Estética Africana através de dois conceitos de base ancestral defendidos por expoentes do pensamento africano nos textos: “Complementaridade Binária” de Sophie Bosede Oluwole e “Kugusa Mtima” de Dona Marimba Richards. O texto analisa aspectos vitais da cosmovisão Africana que reverberam na produção ético-estética dos povos Africanos e destaca o papel primordial da vida espiritual para a experiência Africana, sobretudo, nos desafios contemporâneos, como forma de afirmação e construção de uma consciência nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Suriani Lamas, Rita. "A formação das religiões afro-brasileiras: A interferência do sincretismo religioso." Sacrilegens 16, no. 1 (October 22, 2019): 222–32. http://dx.doi.org/10.34019/2237-6151.2019.v16.28835.

Full text
Abstract:
Este artigo discorre sobre o processo de sincretismo religioso que culminou na formação das religiões afro-brasileiras. Apresentando a definição de sincretismo adotada no trabalho, o texto aborda a influência do catolicismo ibérico, na condição de religião oficial do Brasil colônia, na cosmovisão dos negros escravizados trazidos ao país. A partir de autores como Roger Bastide e Volney Berkenbrock o presente trabalho se mostra como uma pesquisa introdutória ao modo como se deu a adaptação dos praticantes das religiões africanas em terras brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Soares, Débora Leonel. "Xamanismo e Cosmovisão Andina: um estudo sobre práticas de curanderismo mochica expressas na cerâmica ritual." Habitus 14, no. 1 (October 12, 2016): 163. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v14.1.2016.163-164.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Albuquerque, Renan. "Indígenas Sateré-mawé/AM e Hixkaryana/AM em sofrimento mental e ético-político." Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis 17 (April 8, 2020): 01–17. http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2020.e70094.

Full text
Abstract:
Partimos de visão spinozana que não dicotomiza corpo e mente e salientamos inferências a respeito de duas etnias indígenas da Amazônia ante os processos psicossociais. Metodologicamente, consideramos historicidade e territorialidade na análise. Ambas podem se vincular a sofrimentos no campo da saúde ou não. As reflexões tiveram o objetivo de considerar cosmovisão e imemorialidades. Concluímos que encontros vividos por povos originários na cidade tendem a lançá-los a condições de sofrimento ético-político, em uma dialética inclusão/exclusão social, diminuindo a conatus dos indígenas, afetando sua saúde e concorrendo para um status de reatividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Watanabe Barbosa, Mariana. "Um culto aos “bravos pioneiros”: A ancestralidade na coleção Comunidade Yuba, da designer de moda Fernanda Yamamoto." DAT Journal 5, no. 4 (December 8, 2020): 258–75. http://dx.doi.org/10.29147/dat.v5i4.293.

Full text
Abstract:
Este trabalho é a derivação de uma pesquisa de mestrado sobre a coleção Comunidade Yuba, desenvolvida pela designer de moda Fernanda Yamamoto. Realizamos uma cartografia que incluiu pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas e trabalho de campo. O enfoque deste artigo é o conceito de ancestralidade e a sua presença na coleção estudada. Para tanto, abordamos brevemente o histórico da comunidade, o processo de criação da coleção, a ideia de ancestralidade para a psicanálise e para a cosmovisão africana. Por fim, conectamos os conceitos e o histórico apresentado às peças da coleção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Oliveira da Silva, Ricardo. "Charles Darwin: ateísmo e evolucionismo no século XIX." Revista História: Debates e Tendências 20, no. 1 (December 14, 2019): 53–69. http://dx.doi.org/10.5335/hdtv.1n.20.10411.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda a concepção evolucionista desenvolvida pelo naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) sobre o mundo natural em A origem das espécies (1859) e sobre o ser humano em A origem do homem e a seleção sexual (1871). Antes disso, faz-se uma discussão em torno da relação de Darwin com o ateísmo, uma vez que suas ideias representaram uma fratura na cosmovisão judaico-cristã cultivada na história do Ocidente, e sua figura se tornou um referencial no trabalho de muitos ateístas no início do século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Villalva, Daniela La Chioma Silvestre. "Music and cosmovision in the Andean Early Intermediate Period: representations of the panpipe player social role on moche ceramic iconography." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. Suplemento, supl.11 (September 10, 2011): 139. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.2011.113548.

Full text
Abstract:
Visa-se elucidar o papel social do músico no período Intermediário Inicial Andino (100 a.C - 600 d.C ) com base em estudos iconográficos da cerâmica ritual mochica. São essenciais as relações dos dados com os estudos das cosmovisões ameríndias e as estruturas de poder político-religioso. As padronizações conceituais e estilísticas da cerâmica ritual nos permitem identificar unidades de significação que, possivelmente, normatizavam a semântica visual fundamentada na cosmovisão. Apresentaremos breve análise de um par de vasos em que aparecem personagens tocando antaras, classificados com o oficiantes (Makowski 1994) nos estudos iconográficos recentes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Freire Sousa, Adam Henrique, and Andrea Vettorassi. "ENTRE O PÚLPITO, O PALANQUE E A REDE: UM ESTUDO SOBRE OS WEBSITES GOSPEL PRIME E GOSPEL MAIS." Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião 18, no. 2 (August 19, 2020): 559. http://dx.doi.org/10.18224/cam.v18i2.7877.

Full text
Abstract:
A proposta do presente artigo consiste em uma análise sobre a cobertura das eleições brasileiras de 2018 dos websites jornalísticos Gospel Mais e Gospel Prime, que se autodenominam portais de “jornalismo gospel evangélico”. Esse estudo é feito com o método de Análise de Conteúdo de Bardin (2010) e com embasamento teórico pautado no conceito de campo, de Pierre Bourdieu (1989), para o entendimento de como esses portais jornalísticos perpassam os campos da religião, mídia e política no cenário estudado, bem como em que consiste a cosmovisão evangélica de política defendida em seus editoriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Tescarolo, Ricardo, and Lauro Darós. "APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO:CONEXÕES PLANETÁRIAS." Revista Diálogo Educacional 7, no. 20 (July 17, 2007): 133. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v7i20.4237.

Full text
Abstract:
A crise pela qual passa o planeta Terra resulta de uma cosmovisão baseada no princípio antrópico que concedeu ao ser humano o domínio sobre a natureza e o poder de explorar o planeta. Nasceu então uma nova episteme, centrada no equilíbrio entre razão e emoção, fundada em dois eixos: uma ética planetária e uma espiritualidade ecológica. Cabe à escola, mediante uma aprendizagem transformadora e em colaboração estreita com as demais instâncias da sociedade, criar e alimentar essa nova consciência planetária, que deve resultar na promoção de um desenvolvimento sustentável e integrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Calvani, Carlos Eduardo B. "A EDUCAÇÃO NO PROJETO MISSIONÁRIO DO PROTESTANTISMO NO BRASIL." Revista Pistis Praxis 1, no. 1 (September 14, 2009): 53. http://dx.doi.org/10.7213/pp.v1i1.10730.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta um panorama histórico das iniciativas educacionais ligadas às igrejas protestantes tradicionais. A partir da cosmovisão dos primeiros missionários protestantes norte-americanos, analisa o projeto educacional-evangelístico que norteava as primeiras escolas e colégios norte-americanos no Brasil. Por fim, pergunta sobre os motivos que levaram à estagnação desse projeto no Brasil identificando a origem dessas causas na progressiva influência do fundamentalismo evangélico norteamericano com sua visão estreita de evangelização como combate ao catolicismo, conversão de almas e um acentuado pré-milenismo, inibidor de qualquer iniciativa de projetos permanentes para a história.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Castro, Douglas Do Amaral. "A IMPORTÂNCIA DO SERMÃO EXPOSITIVO NAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL." Pax Domini 2, no. 2 (July 26, 2018): 16–30. http://dx.doi.org/10.32808/paxdomini.v2i2.13.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa busca estudar a importância da pregação expositiva nas Assembleias de Deus no Brasil. Primeiramente, será abordado sobre a pregação expositiva e a sua relevância na arte da pregação, levando em consideração o seu conceito. Em seguida, verifica-se se houve um caminho ou descaminho da pregação expositiva na História das Assembleias de Deus do Brasil. Discorrendo um sucinto histórico oriundo de seus fundadores suecos, mostrando de que maneira a cosmovisão dos fundadores influenciou na pregação pentecostal. Finalmente, são apresentadas possíveis contribuições da pregação expositiva nas Assembleias de Deus no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Lana, Rita de Cássia, and José Roberto Américo Collaço. "Terra de despacho." Caderno de Geografia 31, no. 66 (May 16, 2021): 632. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2021v31n66p632.

Full text
Abstract:
O texto busca refletir acerca da relação entre a Umbanda, religião afro-brasileira e suas perspectivas na utilização do espaço público face aos agentes do Estado e outras instituições que compõem a sociedade civil. Em vista disso, se faz necessário entender o trajeto histórico percorrido por essa religião e suas características rituais que implicam a utilização do espaço público como parte da sua cosmovisão, de tal modo que tensões e conflitos originam-se nos embates com outros segmentos religiosos, na busca por reconhecimento e legitimidade da prática da Umbanda dentro de espaços públicos urbanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Sanden, Cecilia von. "Uma perspectiva da educação em ecologia social." Revista Eclesiástica Brasileira 52, no. 205 (March 31, 1992): 75–83. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v52i205.2907.

Full text
Abstract:
Integrar num artigo a cosmovisão franciscana, a educação e a ecologia parece uma tarefa bem fácil à primeira vista. Sabe-se muito bem que o franciscanismo privilegia a relação do ser humano com a natureza, como um modo de ser e tratar o mundo (Merino, 1989). Inevitavelmente isto vem ligado a uma forma de entender e comunicar aos outros essa realidade vivida, integrando não só a perspectiva social, mas também a ecologia, possibilitando de certa forma “descobrir uma nova racionalidade humana a serviço da arte da vida” (Merino, 1989)...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Eccard, Ana Flávia Costa, and Leonardo Rabelo de Matos Silva. "Do Cosmos ao Caos: Uma Forma de Pensar o Ensino Jurídico a Partir da Leitura de Warat." Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2, no. 1 (June 1, 2016): 01. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-012x/2016.v2i1.1709.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa compreender as contribuições de Warat para uma visão nãoengessada do ensino jurídico. Trata-se de analisar a dogmática jurídica a partir de uma desconstrução que se dá no entrelaçamento entre Direito e Arte, perpassando pelo amor. Há ainda uma necessidade de ter uma cosmovisão para transformar a dogmática jurídica em um ensino jurídico plural, para isso é necessário sair da ordem (cosmos) e encontrar a desordem (caos) e o professor tem papel fundamental nessa transformação, pois este seduz e liberta. Essa didática libertadora é conduzida por uma concepção diferenciada entre razão e emoção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography