To see the other types of publications on this topic, follow the link: Cuidados de higiene oral.

Journal articles on the topic 'Cuidados de higiene oral'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Cuidados de higiene oral.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Sá, Ingrid Petra Chaves, Selma Petra Chaves Sá, and Vilmar da Conceição Oliveira Filho. "Avaliação comparativa das condições bucais do idoso: ações para o cuidado e autocuidado." Revista Kairós : Gerontologia 22, no. 3 (September 30, 2019): 85–98. http://dx.doi.org/10.23925/2176-901x.2019v22i3p85-98.

Full text
Abstract:
Objetiva-se avaliar o cuidado bucal de um idoso, especialmente quanto ao prestado por um cuidador a esse idoso, fazendo-se uso da aplicação de questionário fechado, Índice CPO-D, Índice de Higiene Oral Simplificado e Índice de Placa Bacteriana em Próteses Dentárias. Como método: trata-se de pesquisa quanti-qualitativa descritiva, com 50 idosos e seus dois respectivos cuidadores (100), em uma Instituição de Longa Permanência no Estado do Rio de Janeiro. Como resultado, após a intervenção, verificou-se que o índice CPO-D continuou elevado em razão do número de obturações e dentes extraídos dos idosos; porém, o cuidado necessário vem se mostrando efetivo por serem realizados os procedimentos adequados com os idosos e uma orientação bem precisa em termos de cuidados diários. Conclusão: Esta intervenção, constituída de instruções de higiene bucal e implantação do protocolo de autocuidado, e cuidado bucal para idosos, e para os cuidadores, da instituição em foco, acarretou efeitos significativos e benéficos devidos à melhoria após a adequada orientação para a higienização bucal dos idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Elóide André, Telma Ribeiro Garcia, and Lenilde Duarte de Sá. "Aspectos valorizados por porfissionais de enfermagem na higiene pessoal e na higiene corporal do paciente." Revista Brasileira de Enfermagem 56, no. 5 (October 2003): 479–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672003000500002.

Full text
Abstract:
Survey descritivo, com o qual se objetivou identificar que aspectos da higiene corporal são valorizados pelos componentes da equipe de enfermagem, na higiene corporal pessoal e na higiene corporal do paciente. A pesquisa foi desenvolvida em oito instituições públicas de saúde e a amostra foi composta por 126 profissionais de enfermagem, correspondendo a 12,8% do total de 986 componentes das equipes de enfermagem destas instituições. Na higiene corporal pessoal, chamou a atenção o fato de que os cuidados com as unhas e com os cabelos tenham suplantado, no número de citações dos profissionais de enfermagem, aspectos básicos como o cuidado com as mãos. Na higiene corporal do paciente, o banho foi o aspecto considerado mais importante pelas três categorias profissionais; a higiene oral, pelas(os) enfermeiras(os) e auxiliares de enfermagem; e as unhas, pelas(os) enfermeiras(os) e técnicas(os) de enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Quadros, Cristina Tereza Pires de, Maria Claudinete Vieira da Silva, Marglory Fraga de Carvalho, Monyque Évelyn dos Santos Silva, Isabella Barbosa Meireles, Carlos Roberto Lyra da Silva, and Cristiano Bertolossi Marta. "Importância dos cuidados de higiene oral realizados em pacientes intubados no centro de terapia intensiva." Saúde Coletiva (Barueri), no. 51 (December 1, 2019): 1933–38. http://dx.doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1933-1938.

Full text
Abstract:
A infecção é uma frequente complicação nas internações, com elevada mortalidade em UTI e aumento do tempo de internação. A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM), é a infecção mais comum entre pacientes com tubo intratraqueal. A higiene oral é um fator importante de ser controlado de modo a prevenir a PAVM. O objetivo é investigar a relevância da higiene oral na UTI, em clientela com tubo intratraqueal. MÉTODO: Revisão integrativa da literatura sobre o tema nos últimos 10 anos. RESULTADO: Na maioria dos casos a higiene oral cabe à enfermagem, onde mesmo tendo sua importância considerada unânime, muitos profissionais não seguem protocolos padronizados para este cuidado e falta investimento na capacitação. CONCLUSÃO: É fundamental estabelecimento de rotina de cuidado de higiene oral ao paciente intubado e o treinamento da equipe de enfermagem para realizar esse cuidado. Sendo benéfico para saúde dos pacientes e para os gestores, à medida que reduz custos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bisaio Quillici, Maria Clara, and Juliana Pena Porto. "Importância dos cuidados de enfermagem para a prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica: uma revisão integrativa." Enfermagem Brasil 17, no. 2 (May 21, 2018): 123. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v17i2.1133.

Full text
Abstract:
Introdução: A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é uma infecção pulmonar que se desenvolve em uma pessoa que está sob uso do ventilador. A incidência em hospitais brasileiros pode variar de 23,2% a 50% nas Unidades de Terapia Intensiva. Objetivo: Reunir, sintetizar e integrar resultados de estudos primários que investigaram a importância da adoção de cuidados de enfermagem. Material e métodos: Utilizou-se a revisão integrativa e a pesquisa foi realizada em bases de dados eletrônicas na área da saúde. Os descritores utilizados foram: “Pneumonia associada à ventilação mecânica”, “Higiene oral” e “Enfermagem”. Foram incluídos 8 estudos na amostra. Resultados: Os profissionais de enfermagem reconhecem a importância das medidas de prevenção contra a PAV, apesar de não ter muita adesão. Esses cuidados apresentam impacto positivo quando são realizados. Dentre as principais está a higiene oral. Conclusão: A PAV tem uma elevada frequência nas Unidades de Terapia Intensiva em diversos hospitais do país. Para que essa ocorrência diminua é necessária à adoção de medidas preventivas que estejam incluídas na rotina dos cuidados de enfermagem, dentre os procedimentos, a higiene oral é a que mais se destaca.Palavras-chave: pneumonia associada à ventilação mecânica, higiene bucal, Enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Orlandini, Gabrielli Mottes, and Carmen Maria Lazzari. "Conhecimento da equipe de enfermagem sobre higiene oral em pacientes criticamente enfermos." Revista Gaúcha de Enfermagem 33, no. 3 (September 2012): 34–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-14472012000300005.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar o conhecimento dos profissionais de enfermagem, que realizam ou supervisionam os cuidados de higiene oral em pacientes críticos e, secundariamente, verificar como julgam o cuidado prestado. Estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa, por meio de instrumento elaborado pelos autores, aplicado a enfermeiros e técnicos que atuam em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de médio porte de Porto Alegre. Os resultados mostram que 50% dos enfermeiros e 72,8% dos técnicos concordam que a higiene oral no paciente crítico é importante, mas não há relação com a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM). Da amostra, 16,6% dos enfermeiros e 66,6% dos técnicos de enfermagem concordam que a rotina da instituição é adequada, sendo que 66,6% dos enfermeiros e 30,7% dos técnicos indicam novas práticas. Isso nos sugere que a higiene oral em pacientes internados não tem constituído uma preocupação evidente, tanto na assistência quanto nas práticas de educação em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Anny Vanessa Cavalcante Costa, Bráulio Sía de Queiroz Junior, and Ana Maria Guerra Costa. "Saúde bucal na escola: revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 14, 2021): e393101018972. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18972.

Full text
Abstract:
O estudo demonstra atualmente os esforços da odontologia sendo analisada através da prevenção das doenças bucais, e demais patologias, destacando as necessidades de ensinar e a motivação dos melhores hábitos de higiene bucal da criança, adotando a educação em saúde voltada na aprendizagem da melhoria da qualidade de higiene bucal no dia a dia. O objetivo da pesquisa foi relatar programas de educação de saúde bucal na escola e a motivação para criança em relação à saúde bucal em escolas. Esta revisão sistemática relata os cuidados com a higiene oral e são o foco da atuação da odontologia atualmente. Além de trabalhar com a prevenção em todos os pacientes, os pequenos devem compreender desde cedo a importância de seguir os cuidados com a saúde bucal e como isto afeta seu desenvolvimento até a vida adulta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Kill Aguiar, Brunno Henrique, and Alessandra Da Rocha Arrais. "Práticas e cuidados maternos com a saúde bucal do filho hospitalizado em um hospital público." Comunicação em Ciências da Saúde 31, no. 01 (September 12, 2020): 97–104. http://dx.doi.org/10.51723/ccs.v31i01.578.

Full text
Abstract:
Objetivo: compreender as práticas e cuidados maternos com a saúde bucal dos seus filhos no momento da internação. Método: pesquisa mista que analisou os dados relacionados às práticas e cuidados maternos com 60 mães de crianças hospitalizadas. Resultados: 61% (n=37) das crianças hospitalizadas tinham de 0 a 3 anos e 51% (n=31) das mães classificaram a saúde bucal de seu filho hospitalizado como boa. Grande parte das mães 70% (n=42) relataram que durante a hospitalização não tiveram contato com profissionais de saúde bucal e nem receberam orientações sobre higiene oral. Conclusão: a higiene bucal das crianças hospitalizadas não ocorre de forma sistemática e orientada durante a internação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alvear, María Cristina. "RECOMENDACIONES EN NUTRICIÓN, DIETA Y SALUD BUCAL PARA LOS NIÑOS." Odontología Activa Revista Científica 1, no. 1 (March 22, 2018): 76–79. http://dx.doi.org/10.31984/oactiva.v1i1.189.

Full text
Abstract:
El objetivo del presente artículo de opinión es presentar las recomendaciones de los expertos respecto a la nutrición y dieta adecuada para la salud bucal de los niños. Se tocan temas como la dieta sana para los dientes, la pirámide alimenticia, las recomendaciones de la Académica Americana de Odontopediatria respecto al asesoramiento y orientación a los padres respecto a cuidados dietéticos y de higiene oral para los lactantes y niños. Finalmente se sistematiza una serie de recomendaciones para los padres respecto al cuidado dental de los niños, basado en evidencia científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Alvear, María Cristina. "RECOMENDACIONES EN NUTRICIÓN, DIETA Y SALUD BUCAL PARA LOS NIÑOS." Odontología Activa Revista Científica 1, no. 1 (March 22, 2018): 76. http://dx.doi.org/10.26871/oactiva.v1i1.189.

Full text
Abstract:
El objetivo del presente artículo de opinión es presentar las recomendaciones de los expertos respecto a la nutrición y dieta adecuada para la salud bucal de los niños. Se tocan temas como la dieta sana para los dientes, la pirámide alimenticia, las recomendaciones de la Académica Americana de Odontopediatria respecto al asesoramiento y orientación a los padres respecto a cuidados dietéticos y de higiene oral para los lactantes y niños. Finalmente se sistematiza una serie de recomendaciones para los padres respecto al cuidado dental de los niños, basado en evidencia científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barbosa, Aline May, Dayane Machado Ribeiro, and Angela Scarparo Caldo-Teixeira. "Conhecimentos e práticas em saúde bucal com crianças hospitalizadas com câncer." Ciência & Saúde Coletiva 15, suppl 1 (June 2010): 1113–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000700019.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi avaliar os conhecimentos e práticas em saúde bucal (SB) com crianças hospitalizadas com câncer. A amostra foi composta pela equipe de enfermagem, cuidadores e crianças. Foi aplicado um questionário relacionado ao conhecimento geral sobre SB, métodos e instrumentos utilizados para a higiene oral (HO) e dados socioeconômicos. Baseado nos resultados, quem realiza a HO das crianças são os cuidadores (90,7%), que receberam orientações da equipe de enfermagem em 21,4% dos casos. Com relação ao desconforto na cavidade bucal, a equipe de enfermagem reportou que todos apresentaram manifestações clínicas, enquanto apenas 62,8% dos cuidadores reportaram casos. Todos os participantes consideram importante haver um CD no setor de oncologia. Pôde-se concluir que não existe um protocolo de cuidados com a higiene bucal de crianças hospitalizadas com câncer e que as manifestações bucais mais frequentes entre os pacientes em tratamento antineoplásico foram: mucosite, enjoos, vômitos, xerostomia e ausência de paladar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Cruz, Ronny Anderson de Oliveira, Patrícia Simplício de Oliveira, Glenda Agra, Antonio Carlos Narciso, Carla Lidiane Jácome de Lima, and Marta Miriam Lopes Costa. "Evaluation and measures for prevention and treatment of skin xerosis in elderly: na integrating review / Avaliação e medidas de prevenção e tratamento da xerose cutânea em idosos: uma revisão integrativa." Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online 13 (March 9, 2021): 241–48. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.8261.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar a produção científica em enfermagem acerca dos cuidados para a avaliação, prevenção e tratamento da xerose cutânea em idosos.Método: revisão integrativa realizada nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Biblioteca Virtual Scientific Eletronic Library Online, PubMed Central e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, no período de agosto a dezembro de 2017. Resultados: foram analisados 14 artigos dos quais emergiram três categorias: A hidratação oral e tópica para o cuidado do idoso com xerose cutânea; A utilização de instrumentos e o cuidado a xerose relacionada aos pés; e por fim Medidas de higiene e processos de escolha/indicação de produtos. Conclusão: os cuidados de enfermagem devem estar voltados à educação para o autocuidado com ênfase na hidratação dos pés bem como na indicação e orientação acerca do uso de produtos com a finalidade de minimizar as complicações oriundas da xerose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Batres Sicilia, Juan Pedro, Raquel Luengo González, and Blanca Egea Zerolo. "Los cuidados de la higiene oral de los ancianos con demencia en las residencias." Enfermería Clínica 15, no. 5 (October 2005): 303–4. http://dx.doi.org/10.1016/s1130-8621(05)71134-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Usui, Asuka, Dayane de Moura Campos, Caleb Shitsuka, Irineu Gregnanin Pedron, and Ricardo Shitsuka. "Características bucais e manejo com comportamental de pacientes com Síndrome de Down." E-Acadêmica 1, no. 3 (December 8, 2020): e15. http://dx.doi.org/10.52076/eacad-v1i3.15.

Full text
Abstract:
A Síndrome de Down é uma das alterações cromossômicas e a anomalia genética mais frequente.Os indivíduos portadores desta síndrome possuem inúmeras alterações bucais e funcionais que poderão ter consequências nos cuidados de saúde e higiene oral. Existem várias doenças sistêmicas associadas à essa síndrome, tornando-se importante perceber quais as repercussões destas na cavidade oral e no tratamento odontológico. Pela precária higiene oral, por uma restrição motora, falta de motivação e até mesmo falta de orientação profissional, ocorre uma alta incidência de cárie e doença periodontal. Realizou-se uma revisão de literatura, com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos cirurgiões dentistas (CD) com relação as características sistêmicas, físicas e em particular das alterações bucais destes pacientes, e com isso facilitar o tratamento desses pacientes no consultório odontológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

S. MATOS, MARIA IZILDA. "MULHERES E SORRISOS: em busca da beleza e sedução." Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 17, no. 29 (February 12, 2020): 115–37. http://dx.doi.org/10.18817/ot.v17i29.774.

Full text
Abstract:
Apesar de percebidas como naturais, as experiências corpóreas foram transmitidas, aprendidas e subjetivadas social, cultural e historicamente. As representações femininas foram majoritárias na publicidade de produtos de beleza/higiene corporal e bucal, o que permite examinar as permanências e transformações de hábitos, comportamentos, padrões de beleza, higiene e cuidados. Neste sentido, este artigo se propõe a recuperar e questionar o papel dos ”dispositivos biopolá­ticos” na construção da feminilidade, através de ações na busca pela beleza e sedução dos sorrisos.Palavras-chave: Mulher. Sorriso. Higiene. Saúde Bucal. Beleza. Dispositivos Biopolá­ticos.WOMEN AND SMILES: in search of beauty and seduction Abstract: Although perceived as natural, the bodily experiences were transmitted, learned and subjectivated socially, culturally and historically. The female representations were the majority in the advertising of beauty / body and oral hygiene products, which allows us to examine the permanences and transformations of habits, behaviors, beauty standards, hygiene and care. In this sense, this article aims to recover and question the role of "biopolitical devices" in the construction of femininity, through actions in search of beauty and seduction of smiles.Keywords: Woman. Smile. Hygiene. Oral Health. Beauty. "Biopolitical Devices".MUJERES Y SONRISA: en busca de belleza y seducción Resumen: Aunque percibidas como naturales, las experiencias corporales son transmitidas, aprendidas y subjetivadas social, cultural e históricamente. Las representaciones femeninas fueron la mayorá­a en la publicidad de productos de belleza/higiene del cuerpo y bucal, lo que nos permite examinar las permanencias y transformaciones de hábitos, comportamientos, estándares de belleza, higiene y cuidado. En este sentido, este artá­culo propone recuperar y cuestionar el papel de los "dispositivos biopolá­ticos" en la construcción de la feminidad, a través de acciones en búsqueda de la belleza y la seducción de las sonrisas.Palabras claves: Mujer. Sonrisa. Higiene. Salud Bucal. Belleza. Dispositivos Biopolá­ticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pérez Quintana, Noelia Evelyn, María Lidia Elizondo, and Gabriela Victoria Quintero de Lucas. "La higiene oral en la dentición primaria." Revista de la Facultad de Odontología 6, no. 1 (February 18, 2013): 33. http://dx.doi.org/10.30972/rfo.611687.

Full text
Abstract:
<p>El biofilm dental es el principal factor etiológico de caries dental y enfermedades gingivoperiodontales, siendo el cepillado dental el método más confiable para su control. La higiene oral debe ser implementada desde edades tempranas para introducir al niño en el cuidado de su salud oral, disponiéndose para tal fin de variados diseños de cepillos manuales y eléctricos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silva, Cosmo Helder Ferreira da, Edgleyson Arruda da Silva, Guilherme Fernandes Gondim, Karlos Eduardo Rodrigues Lima, Iago Alves Costa, and Ana Caroline Rocha de Melo Leite. "Hábitos de cuidados em saúde bucal de policiais: revisão integrativa." Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Científicos em Saúde 6, no. 10 (June 23, 2021): 50–58. http://dx.doi.org/10.24281/rremecs2021.6.10.50-58.

Full text
Abstract:
O serviço policial é essencial para a sociedade, por ser um trabalho que leva segurança para a população. Assim, esse estudo objetivou descrever através da literatura acerca dos hábitos de saúde bucal de policiais. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Utilizaram-se as bases de dados Scielo e Pubmed com estudos de 2008 e 2018. Os estudos avaliaram a presença de cárie dentária, prevalência de doença periodontal e investigou a promoção á saúde para a população de policiais. A maioria dos artigos relataram alto índice de cárie dentária e doença periodontal, e que estes resultados estão ligados a fatores socioeconômicos e hábitos de saúde bucal. Em suma, a população policial necessita de mais programas voltados para promoção de educação em saúde bucal a fim de prevenir e reduzir os índices de doenças orais.Descritores: Operador de Emergência Policial, Higiene Bucal, Saúde Bucal. Oral health care habits of police: integrative reviewAbstract: Police service is essential for society, as it is a job that brings security to the population. Thus, this study aimed to describe through the literature about the oral health habits of police officers. It is an integrative literature review. The Scielo and Pubmed databases were used with studies from 2008 and 2018. The studies evaluated the presence of dental caries, prevalence of periodontal disease and investigated health promotion for the police population. Most articles reported a high rate of dental caries and periodontal disease, and that these results are linked to socioeconomic factors and oral health habits. In short, the police population needs more programs aimed at promoting oral health education in order to prevent and reduce the rates of oral diseases.Descriptors: Police Emergency Operator, Oral Hygiene, Oral Health. Hábitos de cuidado de salud oral de la policía: revisión integrativaResumen: El servicio de policía es esencial para la sociedad, ya que es un trabajo que brinda seguridad a la población. Por lo tanto, este estudio tuvo como objetivo describir a través de la literatura sobre los hábitos de salud oral de los agentes de policía. Es una revisión bibliográfica integradora. Las bases de datos Scielo y Pubmed se utilizaron con estudios de 2008 y 2018. Los estudios evaluaron la presencia de caries dental, prevalencia de enfermedad periodontal e investigaron la promoción de la salud de la población policial. La mayoría de los artículos informaron una alta tasa de caries dental y enfermedad periodontal, y que estos resultados están relacionados con factores socioeconómicos y hábitos de salud bucal. En resumen, la población policial necesita más programas destinados a promover la educación en salud bucal para prevenir y reducir las tasas de enfermedades bucales.Descriptores: Operador de Emergencia Policial, Higiene Bucal, Salud Bucal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Petry, Paulo C., César G. Victora, and Iná S. Santos. "Adultos livres de cárie: estudo de casos e controles sobre conhecimentos, atitudes e práticas preventivas." Cadernos de Saúde Pública 16, no. 1 (January 2000): 145–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2000000100015.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de investigar o efeito do conhecimento e atitudes pessoais, hábitos de higiene oral e uso de fluoretos sobre a total ausência de cáries, realizou-se um estudo do tipo caso-controle entre estudantes universitários da região sul do Brasil. A análise bruta por regressão logística condicional não demonstrou efeito para as variáveis relacionadas ao uso de fluoretos e hábitos de higiene oral (p > 0,20). Já o uso de fio dental apareceu como um fator de risco: os que afirmaram não usá-lo apresentaram "odds ratio" (OR) bruto de 0,70, e de 0,73 quando ajustado para visitas regulares ao dentista. O efeito para as visitas regulares ao dentista foi de risco. Pessoas com história de cárie visitavam mais os profissionais. Aqueles com história de cárie apresentaram um "odds ratio" bruto de 1,55; após o ajuste para uso de fio dental o risco foi levemente superior (OR = 1,67). Hábitos de higiene oral não demonstraram efeito protetor esperado. O uso de fluoretos não esteve significativamente associado à ausência de cáries. Permanece intrigando o fato de que algumas pessoas não desenvolvam cáries, mesmo não relatando cuidados considerados ideais à saúde bucal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Ximenes, Rosana Christine Cavalcanti, Débora Santos Franco Aragão, and Viviane Colares. "Avaliação dos cuidados com a saúde oral de crianças hospitalizadas." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 49, no. 1 (May 31, 2008): 21–25. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.2992.

Full text
Abstract:
O objetivo desse estudo foi conhecer os cuidados administrados com relação à saúde bucal de crianças hospitalizadas, verificando a dieta alimentar e a utilização de medicamentos com potencial cariogênico, assim como a higienização oral ou métodos alternativos empregados durante o tempo de hospitalização. Foi feito um estudo descritivo com a aplicação de um formulário aos acompanhantes de 100 crianças internas nas enfermarias de Pediatria de um hospital público de referência no atendimento infantil em Recife, Brasil, num período de 3 meses. Foram utilizadas técnicas de estatística descritiva através da elaboração de tabelas, incluindo distribuições absolutas e percentuais e da apresentação de medidas estatísticas para a variável numérica tempo de hospitalização. As crianças apresentaram uma dieta cariogênica, com o consumo de alimentos açucarados entre as refeições; medicamentos com potencial cariogênico eram administrados em horários de risco para o desenvolvimento de lesões de cárie; a higiene bucal das crianças hospitalizadas não ocorria de forma sistemática e orientada durante a internação. Verificou-se que se faz necessária a participação efetiva de um cirurgião-dentista integrado à equipe de saúde nos hospitais infantis, visando a promoção da saúde bucal. A hospitalização deve surgir como uma possibilidade de conhecer e tratar doenças, e não, propiciá-las.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Araújo, Telma Martins de, Mauro Henrique Andrade Nascimento, Fábio Bezerra, and Márcio Costa Sobral. "Ancoragem esquelética em Ortodontia com miniimplantes." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 11, no. 4 (August 2006): 126–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192006000400014.

Full text
Abstract:
A utilização de dispositivos transitórios de ancoragem, como coadjuvante no tratamento ortodôntico, tem demonstrado, nos últimos anos, alta versatilidade de aplicação clínica, principalmente no que tange o uso dos miniimplantes. Estes aparatos surgem como alternativa para os casos em que a ancoragem se torna fator crítico para o sucesso do tratamento ortodôntico. Neste artigo, buscamos uma abordagem ampla do tema, incluindo: locais de instalação, procedimentos cirúrgicos, indicações, cuidados com a higiene e complicações mais freqüentes na utilização dos miniimplantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Leon, Roberto. "EVALUACIÓN DEL PROYECTO SOCIAL “CUIDANDO SONRISAS ALDEA INFANTIL SOS PACHACÁMAC”, LIMA-PERÚ,2011-2015." Odontología Activa Revista Científica 1, no. 2 (March 7, 2018): 7–14. http://dx.doi.org/10.31984/oactiva.v1i2.118.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Evaluar el resultado del programa “Cuidando Sonrisas Aldea Infantil SOS Pachacámac”, Lima-Perú, en el período 2011-2015. MATERIALES y MÉTODOS: La presente investigación fue de tipo longitudinal y retrospectiva. Se contó con 54 sujetos de estudio entre los años 2011 y 2015 de un base de datos existente, las variables estudiadas fueron experiencia de caries dental (Índice CPOD, CPOS, ceod, ceos), higiene oral (Índice de higiene oral simplificado), medidas de salud oral (prevalencia de caries dental y condición de higiene oral). El análisis estadístico fue descriptivo y bivariado (Chi-cuadrado, U de Mann Whitney, Kruskall Wallis). RESULTADOS: Existió diferencia estadísticamente significativa en el Índice CPOD, IHO-S, prevalencia de caries dental y condición de higiene oral (p<0.01) entre los años 2011 y 2015. CONCLUSIÒN: Se lograron resultados positivos en elproyecto“CuidandoSonrisaAldeaInfantilSOSPachacámac”,LimaPerú, en el periodo 2011-2015.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Leon, Roberto. "EVALUACIÓN DEL PROYECTO SOCIAL “CUIDANDO SONRISAS ALDEA INFANTIL SOS PACHACÁMAC”, LIMA-PERÚ,2011-2015." Odontología Activa Revista Científica 1, no. 2 (March 7, 2018): 7. http://dx.doi.org/10.26871/oactiva.v1i2.118.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Evaluar el resultado del programa “Cuidando Sonrisas Aldea Infantil SOS Pachacámac”, Lima-Perú, en el período 2011-2015. MATERIALES y MÉTODOS: La presente investigación fue de tipo longitudinal y retrospectiva. Se contó con 54 sujetos de estudio entre los años 2011 y 2015 de un base de datos existente, las variables estudiadas fueron experiencia de caries dental (Índice CPOD, CPOS, ceod, ceos), higiene oral (Índice de higiene oral simplificado), medidas de salud oral (prevalencia de caries dental y condición de higiene oral). El análisis estadístico fue descriptivo y bivariado (Chi-cuadrado, U de Mann Whitney, Kruskall Wallis). RESULTADOS: Existió diferencia estadísticamente significativa en el Índice CPOD, IHO-S, prevalencia de caries dental y condición de higiene oral (p<0.01) entre los años 2011 y 2015. CONCLUSIÒN: Se lograron resultados positivos en elproyecto“CuidandoSonrisaAldeaInfantilSOSPachacámac”,LimaPerú, en el periodo 2011-2015.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Bardal, Priscila Ariede Petinuci, Kelly Polido Kaneshiro Olympio, José Roberto de Magalhães Bastos, José Fernando Castanha Henriques, and Marília Afonso Rabelo Buzalaf. "Educação e motivação em saúde bucal: prevenindo doenças e promovendo saúde em pacientes sob tratamento ortodôntico." Dental Press Journal of Orthodontics 16, no. 3 (June 2011): 95–102. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-94512011000300012.

Full text
Abstract:
INTRODUÇãO: os cirurgiões-dentistas têm a responsabilidade de prevenir doenças, minimizar riscos e promover saúde. Os pacientes também precisam ser despertados sobre o seu papel nos cuidados com a saúde bucal. No caso de pacientes em tratamento ortodôntico, é particularmente difícil manter uma higiene bucal satisfatória devido à presença de bandas, fios e ligaduras. Torna-se, então, indispensável a instituição de métodos preventivos de motivação e orientação para o controle mecânico da placa dentária. OBJETIVO: verificar os efeitos de ações educativas, preventivas e motivacionais sobre a saúde bucal de pacientes em tratamento ortodôntico fixo. MéTODOS: os participantes receberam gratuitamente dentifrício e escova dental durante todo o estudo e instruções sobre higiene bucal foram fornecidas e reforçadas no decorrer dos 6 meses da pesquisa. Foram realizados exames clínicos baseline e após 6, 12 e 24 semanas, para verificação dos índices de Placa, Gengival e Sangramento. RESULTADOS: as condições de saúde bucal dos participantes, que inicialmente eram insatisfatórias, melhoraram significativamente no decorrer do estudo, considerando-se todos os índices. As ações preventivas, educativas e motivacionais realizadas foram estatisticamente eficazes na melhora da saúde bucal dos pacientes ortodônticos. CONCLUSõES: a promoção de saúde e a prevenção de doenças devem fazer parte do atendimento que os ortodontistas direcionam aos seus pacientes, sendo que a orientação e motivação quanto aos cuidados com a saúde bucal devem estar presentes antes e durante o tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Lazzarin, Helen Cristina. "CONHECIMENTO DAS GESTANTES SOBRE A HIGIENE BUCAL DOS BEBÊS EM CIDADES DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ, BRASIL, 2013." Arquivos do Museu Dinâmico Interdisciplinar 19, no. 2-3 (June 13, 2016): 6. http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v19i2-3.31224.

Full text
Abstract:
O período da gravidez é o momento ideal para que as atividades preventivas sejam realizadas, pois nesse momento os pais estão mais motivados para obter informações e realizar cuidados com a saúde. O estudo foi realizado com 250 gestantes com condições socioeconômicas diferentes de algumas cidades da região oeste do Paraná. Participaram desta pesquisa apenas as mães que aceitaram responder às perguntas por livre e espontânea vontade, consentindo em sua participação verbalmente e por meio da assinatura do termo de consentimento. Para tanto, foi elaborado um questionário contendo 8 questões objetivas relacionadas a conhecimentos e práticas em saúde bucal. Ao analisar os dados obtidos, percebeu-se que muitas das gestantes e puérperas questionadas ainda desconhecem os cuidados odontológicos que devem ser dispensados aos bebês e algumas mães associam a necessidade de higiene bucal à presença de dentes. Concluiu-se que existe a necessidade de se implantar práticas voltadas em educação à higiene oral do bebê, necessitando então de profissionais da odontologia juntamente aos profissionais que participam do período do pré-natal das gestantes nesta região. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção das mães, durante e após a gestação, sobre os cuidados com a saúde bucal de seus filhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Almeida, Miriam de Abreu, Deborah Hein Seganfredo, Débora Francisco do Canto, and Luciana Nabinger Menna Barreto. "Aplicabilidade da classificação dos resultados de enfermagem em pacientes com déficit no autocuidado: banho/higiene." Revista Gaúcha de Enfermagem 31, no. 1 (March 2010): 33–40. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-14472010000100005.

Full text
Abstract:
O objetivo da pesquisa é verificar a aplicabilidade da Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC) em pacientes ortopédicos hospitalizados com o diagnóstico de enfermagem Déficit no Autocuidado: banho/higiene. Estudo quantitativo, descritivo, desenvolvido em hospital universitário com pacientes submetidos à artroplastia total de quadril em 2008. O instrumento de coleta de dados continha 24 indicadores dos resultados da NOC Autocuidado: Atividades de Vida Diária, Autocuidado: Banho, Autocuidado: Higiene, Autocuidado: Higiene Oral e uma escala Likert onde 1=dependente; 2=não participa; 3=necessita de pessoa auxiliar; 4=independente com mecanismo auxiliar; 5=completamente independente. Foi observado o banho de 25 pacientes no primeiro e terceiro dia de pós-operatório. Os aspectos éticos foram respeitados. Em 21 indicadores houve variação estatisticamente significativa entre as médias de pontuação do primeiro para o segundo banho. As escalas da Classificação NOC apresentaram consistência interna, mostrando-se confiáveis para mensurar a evolução dos pacientes durante a implementação dos cuidados de enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Antunes Freitas, Daniel, Camila Teixeira Andrade, Alejandra Del Carmen Herrera Herrera, Luis Carlos Fang Mercado, Jennifer Orozco Paez, and Antonio Jose Diaz Caballero. "Hábitos de higiene oral, alimenticios y perjudiciales para la salud en mujeres embarazadas." Ciencia y Salud Virtual 5, no. 1 (December 30, 2013): 5. http://dx.doi.org/10.22519/21455333.327.

Full text
Abstract:
Introducción: El embarazo es un período especial donde el cuidado de la salud debe ser mucho mayor, la futura madre desarrollará cambios fisiológicos que podrán tener repercusiones que favorecerán la aparición de enfermedades bucodentales. En Brasil es escasa la participación del odontólogo en los programas prenatales.Objetivo: evaluar hábitos de higiene oral, alimenticios y hábitos perjudiciales para la salud, en mujeres en estado de gestación.Método: Se realizó un estudio de corte transversal desde febrero de 2010 hasta febrero de 2011. El universo estuvo constituido por 168 mujeres embarazadas inscritas en el programa de Salud de la Familia del Maracaná y Santos Reis Claros-MG/Brasil. La muestra fue de 56 embarazadas que acudieron a control prenatal, se implementó una encuesta para la recolección de información sobre: hábitos alimenticios, hábitos de higiene oral y hábitos perjudiciales.Resultados: 92,7% de las embarazadas refirieron el hábito de ingerir alimentos ricos en carbohidratos, en cuanto a los hábitos perjudiciales un 38,2% ingiere bebidas alcohólicas de 1 a 3 veces por semana. En relación a los hábitos de higiene oral, las gestantes que recibieron instrucciones de higiene oral presentan mejores hábitos de higiene bucal que aquellas que no recibieron instrucción.Conclusiones: Las embarazadas no tienen los hábitos de higiene bucal necesarios durante su estado de gestación, de allí la importancia de la participación del equipo de salud oral que brinde información pertinente sobre la salud bucal e incluso identifique otros hábitos no favorables durante el embarazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Napoleão, Ana Marina Meneses, Andressa Aires Alencar, Cosmo Helder Ferreira da Silva, Luiz Filipe Barbosa Martins, and Sofia Vasconcelos Carneiro. "CONHECIMENTO DAS GESTANTES SOBRE A SAÚDE BUCAL DO BEBÊ." Revista Expressão Católica Saúde 3, no. 2 (December 17, 2018): 38. http://dx.doi.org/10.25191/recs.v3i2.2433.

Full text
Abstract:
No período gestacional, a mulher deve ser incentivada a ter mais conhecimento sobre a saúde do bebê, pois os hábitos de higiene adquiridos na infância podem permanecer durante toda a vida. O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento das gestantes acompanhadas em Unidades Básicas de Saúde no município de Quixadá-CE sobre a saúde bucal do bebê. Esta pesquisa respeita as normas da resolução 466/12 do CNS e foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Unicatólica. O estudo foi realizado no período de agosto a setembro de 2017, em três unidades Básicas de Saúde pertencentes à zona urbana do município de Quixadá-CE. A coleta de dados se deu através de um questionário estruturado elaborado, composto de perguntas objetivas relacionadas com a transmissibilidade da cárie dentária, os cuidados básicos com a saúde bucal e a Odontologia na 1° Infância que foi preenchido por cada gestante. A amostra englobou 43 gestantes do 1° ao 3° trimestre de gestação. Entre as participantes, 74,4% (n=32) nunca receberam orientações sobre cuidados com a higiene oral do bebê. No entanto, 52% (n=26) souberam responder corretamente sobre a época em que deve se iniciar os cuidados com a higiene oral do bebê (quando o bebê nasce). Quanto aos métodos que podem ser utilizados para a realização dessa higiene, 58,1% (n= 25) responderam com gaze ou fralda embebida com água, e quanto à frequência que se deve ser realizada, 58,1% (n=25) disseram após toda mamada, como também, em relação à quantidade ideal de pasta para a escovação da boca do bebê com dentes, 46,5% (n=2) responderam que deve ser do tamanho de um grão de arroz seco. Pôde-se observar que apesar da maioria delas ter apresentado um razoável conhecimento sobre a importância da higiene bucal e os efeitos nocivos do uso de chupetas, poucas delas receberam algum tipo de assistência e orientação sobre saúde bucal do bebê durante o período pré-natal. Ressalta-se a importância da inclusão do profissional de odontologia nesse período de modo a repassar informações e esclarecer eventuais dúvidas que surgirem sobre a saúde bucal do bebê. KNOWLEDGE OF PREGNANT WOMEN ON ORAL HEALTH. ABSTRACT In the gestational period, the woman should be encouraged to seek more knowledge about the health of the baby, as the hygiene habits acquired in childhood can remain throughout life. The objective of this study was to evaluate the knowledge of the pregnant women monitored at the Basic Health Units in the city of Quixadá-CE on the oral health of the baby. This research complies with the norms of CNS resolution 466/12 and was submitted and approved by the Unicatólica Ethics and Research Committee. The study was conducted in the period from August to September 2017, in three Basic Health Units belonging to the urban area of the municipality of Quixadá-CE. Data were collected through an elaborate structured questionnaire, composed of objective questions related to the transmissibility of dental caries, the basic care with oral health and Dentistry in the 1st Childhood that was filled by each pregnant woman. The sample included 43 pregnant women from the 1st to the 3rd trimester of gestation. Among the participants, 74.4% (n = 32) never received guidance on caring for the baby's oral hygiene. However, 52% (n = 26) were able to answer correctly about the time when the baby's oral hygiene care should begin (when the baby is born). Regarding the methods that can be used to perform this hygiene, 58.1% (n = 25) responded with gauze or diaper soaked with water, and as to the frequency to be performed, 58.1% (n = 25) ) reported that after feeding, as well as the ideal amount of toothpaste for toothbrushing, 46.5% (n = 2) answered that it should be the size of a dry rice grain. It was observed that although most of them had a reasonable knowledge about the importance of oral hygiene and the harmful effects of pacifiers, few of them received any kind of assistance and guidance on the baby's oral health during the prenatal period. It is important to include the dental professional in this period in order to pass on information and clarify any doubts that may arise regarding the oral health of the baby.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Silva, Francisco Mateus Lima da, Francisca Juscileide do Nascimento Azevedo Pimenta, Gabriel Bezerra do Nascimento Saraiva, and Marcela Milrea Araújo Barros. "Atualização profissional frente às práticas de enfermagem: um relato de experiência." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 32 (September 4, 2019): e1186. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1186.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na realização de uma atualização profissional frente às técnicas de enfermagem em um hospital público de Porto Velho/RO. Relato da experiência: Trata-se de um relato de experiência, na visão de dois acadêmicos de enfermagem da disciplina supervisionado I, do segundo semestre de 2018, sobre a realização e aplicação de um Projeto Aplicativo (PA) que aconteceu em um Hospital público de Porto Velho/RO que atende todos os tipos de urgências e emergências da capital. O projeto aplicativo é uma atividade coletiva, desenvolvida em pequeno grupo com foco na construção de uma intervenção na realidade. Foi realizada a abordagem das práticas de enfermagem com sondas (com ênfase em cuidados com sondas enterais e vesicais); higiene corporal (com ênfase em higiene oral, limpeza concorrente e, principalmente, a mobilização do paciente durante o banho no leito); administração de medicamentos (com ênfase em vias parenterais); oxigenoterapia (com ênfase em máscara de Venturi e seu fluxo correto); aspiração das vias aéreas e cuidados de enfermagem com traqueostomia. Considerações finais: Faz-se necessário que os profissionais de enfermagem se mantenham atualizados acerca de suas práticas, pois, assim, evitarão ações iatrogênicas e poderão prestar uma assistência mais segura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Guerrero-Del Ángel, Fermín, Lilia Alejandra Dávila-Salazar, Hilda Issasi-Hernández, Enrique E. Huitzil -Muñoz, Ariel Cabrera-Salazar, Rogelio Oliver-Parra, Marcela Fragoso- Benítez, and José Martín Torres-Benítez. "Enfermedad periodontal en pacientes con discapacidad en custodia versus pacientes con discapacidad independientes." Revista de Odontopediatría Latinoamericana 2, no. 1 (February 4, 2021): 15. http://dx.doi.org/10.47990/alop.v2i1.71.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar el estado de salud periodontal en pacientes con discapacidad en custodia versus pacientes independientes en su higiene oral. Material y métodos: Se examinaron pacientes con discapacidad, ambos sexos, 3 a 19 años que acuden al Servicio de Odontopediatría del Centro de Rehabilitación Infantil Teletón (CRIT) Tamaulipas mediante revisión de cavidad oral y aplicación del Índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS), Índice Periodontal Comunitario de la Necesidad de Tratamiento (IPCNT) y entrevista con su cuidador primario. Se agruparon en dos categorías: Independientes y de Custodia. Resultados: En el total de la muestra la Media y Desviación estándar (D.E.) de IPCNT fue de 0.89±0.54, así como el IHOS de 1.88±0.77. El IPCNT en pacientes con discapacidad de Custodia fue 0.91±0.57 e Independientes de 0.86±0.49 (p=0.70), IHOS en pacientes de Custodia 1.89±0.78 e Independientes 1.87±.0.74 (p=.93). IPCNT en géneros masculino 1.03±0.54 y femenino 0.75±0.51 (p=.009). IHOS en pacientes que habitan área rural 2.41±1.25 y área urbana 1.83±0.68 (p=.02). Relación entre la edad y la necesidad de tratamiento periodontal (p=0.001). Frecuencia del cepillado del grupo Independientes 2.03±0.56 y de Custodia 2.00±0.75 (p=.84). Conclusiones: No existe diferencia en el estado de salud periodontal y el grado de higiene oral entre pacientes con discapacidad Independientes y de Custodia. La mayoría de los pacientes Independientes y de Custodia tienen una necesidad de tratamiento de Instrucción de Higiene Oral (TN1) y tienen Higiene Oral Regular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Duarte, Fernanda, Mariele Maria Custodio, Andrezza Astafieff Ozelin, Paulo Henrique Rossato, Tânia Christina Simões, Marcelo Poleti, and João Paulo Menck Sangiorgio. "A importância do técnico em saúde bucal na odontologia hospitalar: relato de experiência." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 17 (November 21, 2018): e57. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e57.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar a importância da participação do TSB em ambiente hospitalar por meio de um curso de capacitação em odontologia hospitalar. Detalhamento do caso: Apresentar um modelo de inserção do técnico em saúde bucal no cuidado integral do paciente hospitalar, através de um curso de formação continuada. Discussão: Os hospitais contam hoje com profissionais da odontologia, para o desenvolvimento de cuidados integrais em problemas bucais, e começa a despertar para a importância do técnico em saúde bucal dentro do hospital, seja em unidades de terapia intensiva, semi-intensiva e leitos de internação. Este profissional pode contribuir para melhora da qualidade de vida desses pacientes, ficando responsável pela realização de uma boa higiene oral, a fim de diminuir o acúmulo do biofilme bucal, e consequentemente, a possibilidade de diversas doenças infecciosas, que poderiam comprometer a saúde integral do indivíduo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Hernández-Santos, Dinorah Munira, and Irma Fabiola Díaz-García. "Intervención educativa en cuidadores y su impacto en la higiene bucal de los adultos mayores." Revista Estomatología 28, no. 1 (December 1, 2020): 3–10. http://dx.doi.org/10.25100/re.v28i1.10463.

Full text
Abstract:
Objetivo: Desarrollar una intervención educativa en cuidadores y conocer su impacto en la higiene bucal de los adultos mayores. Materiales y métodos: Se realizó un estudio de intervención con diseño de pre y postprueba en un grupo de adultos mayores de una casa de descanso en Guadalajara, Jalisco, México, 2018. La higiene bucal de los adultos mayores se evaluó por medio del Índice de Higiene Oral Simplificado. Una vez a la semana se realizaba una intervención educativa sobre temas de salud bucal en los cuidadores. Resultados: Participaron 6 adultos mayores de los cuales todos eran mujeres (100%). La edad media fue de 82.50 años (± 9.7). El impacto de la intervención mejoró el nivel de higiene bucal de los adultos mayores en un 33.72%. Conclusiones: La intervención educativa en los cuidadores de adultos mayores logró cambios significativos en la higiene bucal. Dentro de los futuros programas de intervención debería incluirse el hacer evaluaciones en los siguientes meses para valorar los efectos a largo plazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Maran, Edilaine, William Augusto De Melo, Dandara Novakovski Spigolon, Elen Ferraz Teston, Maria Fernanda Do Prado Tostes, and Mayckel Da Silva Barreto. "Prevention of pneumonia associated with mechanical ventilation under the optics of nursing academics / Prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica sob a ótica de acadêmicos de enfermagem." Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online 11, no. 1 (January 1, 2019): 118. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.132-137.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever o conhecimento dos acadêmicos concluintes do curso de Enfermagem sobre a prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica e comparar esse conhecimento entre esses acadêmicos nos anos de 2013 e 2016. Metodo: Pesquisa de natureza quantitativa, realizada com 59 acadêmicos concluintes de uma instituição pública de ensino superior, que responderam um questionário estruturado. Resultados: Observou-se que as principais respostas assertivas foram intervenções referentes à higienização das mãos (94,9%), sedação do paciente (89,8%), higiene oral (86,4%) e posição da sonda nasoentérica (83%). A Turma 2013 apresentou melhor conhecimento em relação à Turma 2016 (p<0,05). Conclusões: Concluiu-se que os alunos podem estar completando o curso com noção básica dos cuidados para a prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, e alguns cuidados inobservados constituem um resultado necessário de ser reavaliado, precisando de um planejamento curricular das instituições de ensino que facilite o processo de ensino-aprendizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Maran, Edilaine, William Augusto De Melo, Dandara Novakovski Spigolon, Elen Ferraz Teston, Maria Fernanda Do Prado Tostes, and Mayckel da Silva Barreto. "Prevention of pneumonia associated with mechanical ventilation under the optics of nursing academics / Prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica sob a ótica de acadêmicos de enfermagem." Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online 11, no. 1 (January 1, 2019): 118–23. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.118-123.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever o conhecimento dos acadêmicos concluintes do curso de Enfermagem sobre a prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica e comparar esse conhecimento entre esses acadêmicos nos anos de 2013 e 2016. Metodo: Pesquisa de natureza quantitativa, realizada com 59 acadêmicos concluintes de uma instituição pública de ensino superior, que responderam um questionário estruturado. Resultados: Observou-se que as principais respostas assertivas foram intervenções referentes à higienização das mãos (94,9%), sedação do paciente (89,8%), higiene oral (86,4%) e posição da sonda nasoentérica (83%). A Turma 2013 apresentou melhor conhecimento em relação à Turma 2016 (p<0,05). Conclusões: Concluiu-se que os alunos podem estar completando o curso com noção básica dos cuidados para a prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, e alguns cuidados inobservados constituem um resultado necessário de ser reavaliado, precisando de um planejamento curricular das instituições de ensino que facilite o processo de ensino-aprendizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Kato, Sabrina Ellen Costa, Williany Alvares da Silva Barros, Rebeca Antunes de Medeiros, Nicole Pantoja Santos, and Aluisio Ferreira Celestino Junior. "Projeto Oásis Infantil: educação em saúde bucal e medidas preventivas com pré-escolares." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 17, no. 36 (August 21, 2020): 105–15. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n36p105.

Full text
Abstract:
No contexto das doenças da cavidade oral, a construção de hábitos de higiene bucal, desde a pré-escola, torna-se fundamental para a educação em saúde bucal, visto que é nessa faixa etária que as crianças começam a adquirir relativa autonomia, sendo de suma importância a abordagem sobre o tema com pais ou responsáveis e professores. Desse modo, oficinas educativas foram realizadas em uma escola periférica de Belém, que conta com alunos de três a seis anos. Nessa instituição, foram realizadas atividades de orientação dos responsáveis e discentes, escovação supervisionada nas crianças e atividades de socialização e interação sobre os cuidados da cavidade bucal por meio de tecnologias educativas lúdicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Queiroz, Faldryene de Sousa, Marcella Monnara Lucas de Farias Rodrigues, Gilson Araújo Cordeiro Junior, Anderson de Barros Oliveira, Juliane Dias de Oliveira, and Eliete Rodrigues de Almeida. "Avaliação das condições de saúde bucal de Portadores de Necessidades Especiais." Revista de Odontologia da UNESP 43, no. 6 (December 2014): 396–401. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.1013.

Full text
Abstract:
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar as condições de saúde bucal de Portadores de Necessidades Especiais (PNE) de uma Escola Especial da cidade de Patos-PB, bem como identificar as dificuldades apontadas por seus responsáveis para a manutenção da saúde bucal dos mesmos. Metodologia: A população-alvo deste estudo foi composta por 74 alunos, de ambos os sexos, regularmente matriculados, que preencheram os critérios de inclusão previamente estabelecidos e por seus responsáveis. O estudo foi conduzido em duas etapas: a primeira consistiu na aplicação de um formulário aos responsáveis pelos PNE, e a segunda, na realização de um exame clínico intrabucal, realizado por um examinador e anotador previamente calibrados, em que se avaliaram as condições de saúde bucal dos alunos por meio do Índice de Cárie Dentária (CPO-D), do Índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS) e da presença de Trauma Dentário. Resultado: Observou-se que 75,4% dos alunos já haviam recebido algum tipo de tratamento odontológico; destes, 50,9% afirmaram ter sido na Unidade Básica de Saúde. O CPO-D médio foi de 12,6 (±8,4), 52% apresentaram higiene oral deficiente e o trauma dental foi observado em 19,3% dos alunos analisados. Com relação ao parto, 51% das mães relataram ter tido uma gestação normal e 54,4% nunca haviam sido orientadas com relação aos cuidados com a saúde bucal do filho. Entre as dificuldades relatadas pelos responsáveis para manter a saúde bucal do PNE, 33,3% afirmaram ser encontrar um Dentista que o atenda e 33,3% apontaram o custo do tratamento. Conclusão: Os altos índices revelados pelo CPO-D, bem como a higiene oral deficiente, somados às dificuldades relatadas em se realizar o acompanhamento odontológico desses indivíduos, mostram a necessidade da implementação de políticas públicas mais voltadas à atenção a esses pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Sabrina Guterres da, Eliane Regina Pereira do Nascimento, and Raquel Kuerten de Salles. "Bundle de prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica: uma construção coletiva." Texto & Contexto - Enfermagem 21, no. 4 (December 2012): 837–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072012000400014.

Full text
Abstract:
Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo convergente-assistencial, que objetivou a construção coletiva de um bundle de prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica, por profissionais de enfermagem e fisioterapia da Unidade de Terapia Intensiva de um hospital público de Santa Catarina. A coleta dos dados ocorreu de maio a dezembro de 2011, por meio de entrevistas individuais e grupos de discussão, e contou com a participação de 25 e 14 profissionais, respectivamente. Para análise dos dados adotou-se o referencial de Morse e Field. A construção do bundle foi norteada pelos critérios da prática baseada em evidências e composto por quatro cuidados de prevenção: higiene oral com clorexidina 0,12%; cabeceira elevada (30-45°); pressão do cuff entre 20-30 cmH2O; e cuidados com aspiração das secreções. Acredita-se que a implementação dessas recomendações possa auxiliar a prática assistencial, contribuindo para redução das taxas de pneumonia associada à ventilação mecânica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Araujo, Ana dos Santos, Marilda Andrade, and Fabiana de Melo Amaral Gonçalves Pinto. "Higiene e saúde bucal em idosos na atenção primária: uma revisão sistemática." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 44 (March 19, 2020): e2673. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e2673.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar a relação entre higiene e saúde bucal em idosos saudáveis e com síndromes demenciais na atenção primária, destacando o efeito de ações educativas sobre o comportamento de idosos, cuidadores e profissionais. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, utilizando-se as bases de dados BBO, Medline e Lilacs, com corte temporal de cinco anos (2015-2019). A estruturação da pesquisa deu-se através do acrônimo PICO, utilizando-se os descritores (P) Aged and Primary Health Care and (I) Oral Hygiene and (C) não se aplica (O) Oral Health. Utilizaram-se estudos referentes à população idosa, com foco em higiene bucal, e excluíram-se os que abordavam percepções profissionais sem foco na higiene bucal. Resultados: Incluíram-se seis artigos, sendo quatro em inglês e dois em português. Os artigos abordaram a relação entre higiene e saúde bucal em idosos saudáveis e naqueles com alguma debilidade, como Doença de Parkinson e Doença de Alzheimer, discutindo, também, a importância de ações educativas para profissionais e cuidadores, assim como a falta de orientações em alguns casos. Conclusão: Vislumbram-se novas amostras para que sejam elaboradas políticas e programas eficientes e direcionados à promoção da saúde bucal em idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Albuquerque, Iêda Lessa de Souza, and Teresa Caldas Camargo. "Prevenção e tratamento da mucosite oral induzida por radioterapia: revisão de literatura." Revista Brasileira de Cancerologia 53, no. 2 (June 29, 2007): 195–209. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2007v53n2.1815.

Full text
Abstract:
A prevenção e o tratamento da mucosite oral conseqüente à radioterapia ainda não estão bem estabelecidos. Neste sentido, este estudo tem como objetivos: identificar na literatura científica as medidas para prevenção e tratamento da mucosite oral em pacientes com câncer submetidos a tratamento radioterápico; analisar o nível de evidência dos estudos levantados; identificar, dentre as medidas de prevenção e de tratamentos propostos na literatura, aqueles que estão relacionados ao escopo das intervenções de enfermagem; analisar criticamente os resultados desses estudos e suas implicações para a prática de enfermagem.Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, sem meta-análise, que utilizou as seguintes bases de dados: Bireme, Medline, Cancerlit, Scirus, Periódicos Capes, Free Medical Journal, Highwire Press, SciELO, Medscape, no recorte temporal de 2000 a 2005. Constatou-se que o enfermeiro tem a possibilidade de melhorar a qualidade de vida do paciente promovendo sua educação, implementando e supervisionando programas de cuidados orais e orientando para a higiene, a prevenção e o tratamento da mucosite oral, inclusive o manejo da dor. Não foram encontradas publicações nacionais de enfermagem sobre o tema. Considerou-se então que as pesquisas e as publicações com a experiência do enfermeiro na prevenção e no tratamento da mucosite oral, em radioterapia, e suas implicações para o paciente e o cuidado de enfermagem são de extrema necessidade e relevância para uma atuação profissional baseada em evidências e, portanto, necessitam ser realizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Neto, Vinícius Lino de Souza, Richardson Augusto Rosendo da Silva, Ivana de Araújo Fonseca, Sergilene Fonseca Teixeira Santos, Anzielyson Felix Silva dos Santos, and Ana Gláucia Lopes do Nascimento. "Diagnósticos de enfermagem para pacientes com tuberculose na unidade de infectologia." Cultura de los Cuidados Revista de Enfermería y Humanidades 23, no. 54 (September 21, 2019): 333. http://dx.doi.org/10.14198/cuid.2018.54.29.

Full text
Abstract:
Objetivo: Elencar os diagnósticos de enfermagem em indivíduos com tuberculose em uma unidade de internação em infectologia. Método: Trata-se de um estudo de caso desenvolvido com 02 pacientes em uma unidade de internação de infectologia em um Hospital de Ensino, referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas, no Nordeste do Brasil. Para a coleta de dados utilizou-se um formulário estruturado, elaborado pelos pesquisadores seguindo a teoria das necessidades humanas básicas de Wanda Horta. Em seguida, formularam-se as inferências diagnósticas, e assim esquematizados em mapas conceituais. A CIPE® versão 2015 foi a terminologia utilizada, seguindo assim, os preceitos estabelecidos pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN). Resultados: Os achados possibilitaram a identificação dos seguintes diagnósticos prevalentes em pacientes com tuberculose: edema periférico, nutrição dietética prejudicada, higiene da cavidade oral prejudicada, padrão de higiene do couro cabeludo comprometida, insônia, abuso de tabaco, baixa autoestima e isolamento social. Conclusões: Os pacientes avaliados apresentaram diagnósticos de enfermagem relacionados às alterações das necessidades psicobiológicas e psicossociais, o que requer o planejamento de ações e cuidados específicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Godoy, Jorge, and Pablo Rey. "Conocimiento en higiene oral de cuidadores establecimientos geriátricos de larga estadía, Valparaíso." Revista clínica de periodoncia, implantología y rehabilitación oral 12, no. 1 (March 2019): 12–14. http://dx.doi.org/10.4067/s0719-01072019000100012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

García-Padilla, Mónica Vianey, and Ingrid Patricia Sanín-Rivera. "Relación de caries dental y el índice de masa corporal en niños de edad preescolar." Revista de Odontopediatría Latinoamericana 3, no. 1 (February 10, 2021): 10. http://dx.doi.org/10.47990/alop.v3i1.53.

Full text
Abstract:
La caries dental sigue siendo un problema con alta prevalencia así como el sobrepeso y la obesidad en los preescolares de México. Objetivo: determinar la relación de Caries Dental y el Índice de Masa Corporal en los preescolares. Material y métodos: se realizó un estudio transversal con una muestra de 348 preescolares del municipio de Tepatitlán Jalisco, midiéndose el Índice de masa corporal, Índice de caries dental, el índice de higiene oral simplificado y los momentos de azúcar/día. Resultados: se observó que en los 348 niños se encontró una prevalencia de caries del 75.3% con solo un 0.4 ±0.05 de dientes obturados; el 56.3 % estuvieron dentro del peso normal y 43.7% se encontraron con problemas de nutrición. Los niños que presentaron índice de caries más alto fueron los eutróficos y los de obesidad grave presentaron más lesiones cariosas. Sin embargo, los niños en sobrepeso y obesidad son los que tuvieron menores porcentajes de lesiones cariosas. Conclusiones: no existe una relación significativa entre la caries dental y el índice de masa corporal en el grupo estudiado, sin embargo, la prevalencia de caries y problemas nutricionales en los niños de edad preescolar son altos. Observándose que con un aumento del índice de higiene oral existe un aumento en el índice de caries siendo así de gran importancia fomentar cuidados orales preventivos y una atención dental temprana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Dias, Ernandes Gonçalves, Ilza Reis dos Santos, Cândida Carolina Mendes Novaes, Silvaneide Xavier da Silva, and Janine Cinara Silveira Alves. "Conhecimento de gestantes de uma Unidade de Saúde sobre os cuidados com o recém-nascido." Inova Saúde 9, no. 1 (July 3, 2019): 176. http://dx.doi.org/10.18616/inova.v9i1.3709.

Full text
Abstract:
Objetivo: verificar o conhecimento das gestantes usuárias da Unidade de Saúde Santo Antônio, sobre os cuidados com o recém-nascido. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza quanti-qualitativa, realizada com 17 gestantes. Os dados foram coletados entre março e abril de 2015, através de uma entrevista e foram tratados usando as técnicas de percentagem, desvio padrão (quantitativos) e saturação do discurso (qualitativos). Resultados: Identificou-se prevalência de gestantes na faixa etária entre 23 e 27 anos, casadas, primigestas no 3º trimestre e baixa escolaridade. Sobre os cuidados com o recém-nascido, 88,2%±8,1 relataram ser necessário amamentar em livre demanda, 82,4%±7,8 não considera necessário complementar a amamentação, 52,9%±3,2 acredita que o banho do bebê deve ser iniciado pela cabeça seguida pelo rosto e corpo, para 58,8%±3,8 a limpeza do coto umbilical deve ser feita somente após o banho e 52,9%±3,2 acreditam que o bebê deve ser colocado para dormir em decúbito dorsal. A maioria não sabe como e quando deve realizar a higiene oral do bebê e acreditam que a posição correta para o bebê arrotar é a vertical, apoiado sobre o ombro. Conclusão: As gestantes têm conhecimento limitado acerca dos cuidados com o recém-nascido, o que pode comprometer o desenvolvimento saudável da criança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Ribeiro, Marco Túlio de Freitas, Carla Aparecida Sanglard-Oliveira, Marcelo Drummond Naves, Efigênia Ferreira e. Ferreira, Andréa Maria Duarte Vargas, and Mauro Henrique Nogueira Guimarães Abreu. "Miíase bucal e doença de Alzheimer: relato de caso clínico." Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 15, no. 4 (December 2012): 805–11. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-98232012000400019.

Full text
Abstract:
Miíase é uma afecção causada pela presença de larvas de moscas em órgãos e/ou tecidos do homem ou de outros animais vertebrados, sendo mais frequentemente observada em países tropicais. A ocorrência de miíase na cavidade bucal é rara. Dentre os fatores predisponentes, destacam-se a senilidade, o comprometimento neurológico e a halitose. Assim, pacientes com doenças neuro-degenerativas, como a doença de Alzheimer (DA), são mais propensos a adquirirem essa alteração. Este trabalho relata um caso de miíase bucal, acometendo um paciente de 67 anos de idade, com DA em fase avançada, totalmente dependente para as atividades de vida diária (AVD), residente em uma instituição de longa permanência (ILP). O paciente apresentava falta de selamento labial e resistência aos cuidados de higiene bucal. O diagnóstico foi estabelecido clinicamente com base na observação de sangramento na região anterior do palato, descolamento da mucosa bucal e presença de larvas. Foi prescrito o uso de ivermectina e o paciente foi hospitalizado para debridamento do tecido necrótico e remoção das larvas. Após a alta, os cuidadores foram orientados quanto ao uso de máscara pelo paciente, que não se mostrou efetiva, pois o paciente passou a mordê-la, levando a seu deslocamento e reinfestação por larvas. Após o tratamento da reinfestação, adotou-se o uso de cortinado como rotina. Pacientes com DA constituem um grupo de risco para miíase bucal, sendo necessário orientar cuidadores e familiares em relação aos cuidados odontológicos para a prevenção desta patologia. O principal tratamento para a alteração baseia-se na remoção mecânica das larvas e instituição do uso oral da ivermectina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

da Cunha Ribeiro, Cristiana Raquel, Joana Leonor Pereira, Daniela Santos Soares, Maria Teresa Xavier, Francisco Caramelo, and Sara Rosa. "# 54. Higiene oral em crianças com paralisia cerebral: conhecimentos e atitudes dos cuidadores." Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial 56 (December 2015): 24–25. http://dx.doi.org/10.1016/j.rpemd.2015.10.055.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Santos, Amanda Chagas da Silva, Elaine Marcílio Santos, Sandra Kalil Bussadori, José Carlos P. Imparato, and Karla Mayra Rezende. "Alimentação na pandemia- como esta questão afetou a saúde bucal infantil - revisão narrativa da literatura." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 26, 2021): e461101220679. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20679.

Full text
Abstract:
A pandemia do novo coronavírus resultou, esde março de 2020, um grande impacto na vida social, psíquica e emocional. A quarentena, caracterizada pelo isolamento social, despertou ansiedade, pânico e solidão em diversas pessoas. A brusca mudança de hábitos diários como atividades físicas, trabalho e estudo desencadearam sentimentos negativos e mudança na rotina da população em geral. Tratando-se dos hábitos alimentares das crianças, estes também sofreram mudanças, uma vez que os alimentos estão disponíveis em casa durante todo o tempo, sem horários regulares e muitas vezes sendo os do tipo ultraprocessados que apresentam aceitação e consumo exagerado além de baixa demanda mastigatória e embalagens práticas e sedutoras, favorecendo o consumo a qualquer hora e local. Desta forma, o objetivo desse estudo foi realizar uma revisão narrativa para verificar se nesses 18 meses de pandemia, houve estudos que possam associar a alteração da alimentação em crianças durante a pandemia e sua relação com saúde bucal. Com recorte temporal, uma busca eletrônica foi realizada nas bases de dados PubMed/MedLine, no período de 01 de janeiro de 2020 até 31 de agosto de 2021. Foram encontrados 23 artigos, no qual apenas 5 estavam incluídos nos critérios preconizado pelos autores. Concluiu-se que, embora nesta revisão não tenha encontrado associação entre a prevalência de lesões de cárie ou outras doenças bucais, a ingestão alimentar e higiene oral foi alterada. Assim, os efeitos dos hábitos alimentares e diminuição dos cuidados com a higiene oral podem ficar mais evidentes nos próximos meses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Carvalho, Manoel Renan De Sousa, Nádia Maria Santos Spíndola Miranda, Verbena Rodrigues Lustosa, Bárbara Gomes Santos Silva, Vitória Eduarda Silva Rodrigues, Francisco Gerlai Lima Oliveira, José De Siqueira Amorim Júnior, Rosana Serejo dos Santos, and Júnior Ribeiro de Sousa. "Cuidados de Enfermagem ao Paciente acometido por Acidente Vascular Cerebral: Revisão Integrativa / Nursing Care for Patients caused by Cerebral Vascular Accidents: Integration Review." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 44 (February 27, 2019): 198–207. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1600.

Full text
Abstract:
O acidente Vascular Cerebral é apontado como uma das doenças mais incapacitante, pois cerca de 70% das pessoas que são acometidas pela patologia não conseguem retomar as suas atividades diárias e aproximadamente 50% dos indivíduos ficam dependentes de outras pessoas. O estudo objetivou-se em analisar e descrever quais as principais intervenções de enfermagem ao paciente acometido por AVC. O estudo trata-se de uma revisão integrativa onde a busca dos artigos ocorreu no mês de agosto de 2018, foram utilizados os descritores acidente vascular cerebral, assistência ao paciente e enfermagem, cruzados com o operador booleano AND, nas bibliotecas virtuais BVS e SciELO, na PUBMED foram utilizados os descritores cadastrados no Medical Subject Headings (MesH): “Stroke” AND “Patient Care” AND “Nursing”. As buscas resultaram num total de 3723 em todas as bases de dados, onde após os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 09 artigos para compor o estudo. As intervenções da equipe de Enfermagem devem ser direcionadas aos cuidados assistenciais ao paciente envolvendo ações que variam desde uma avaliação do indivíduo, como a realização de atividades direcionadas ao treinamento da fala, marcha, avaliação do hábito miccional, avaliação da higiene oral e assistência direcionada ao posicionamento correto do paciente, além da avaliação dos riscos de quedas e prevenção de um novo AVC. Diante disso, é necessário que o enfermeiro esteja apto a desenvolver um plano de cuidados voltado para a reabilitação do paciente, sendo necessária a integração de uma equipe multidisciplinar, promovendo assim, um cuidado humanizado e integral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Silva Cordeiro, Ana Carolina, Isabel Cristina Olegário da Costa, Carmela Rampazzo Bresolin, and José Carlos Pettorossi Imparato. "Calidad de vida relacionada con la salud oral, características socioeconómicas y de comportamiento de los pacientes fisurados menores de 7 años." Revista de Odontopediatría Latinoamericana 8, no. 1 (January 19, 2021): 8. http://dx.doi.org/10.47990/alop.v8i1.143.

Full text
Abstract:
Introducción: Labio y paladar fisurado es una malformación congénita en la región del labio y/o paladar, pudiendo ser uni o bilateral, causada por la falta de cierre de dichas estructuras, su gravedad puede variar y afectar los hábitos y la calidad de vida en relación con la salud oral. Objetivo: El objetivo de este estudio es evaluar la calidad de vida relacionada con la salud oral y las características socio-conductuales de pacientes fisurados menores de 7 años. Materiales y Métodos: Después de la aprobación del comité de ética, el estudio se llevó a cabo en un centro de atención clínica de los pacientes con dicha alteracion, y la muestra de conveniencia consistió en 19 pacientes cuyos cuidadores aceptaron participar y responder a los cuestionarios solicitados. Un cuestionario para medir la calidad de vida en relación con la salud oral se aplicó a los responsables. Las variables socioeconómicas se recolectaron a través de un cuestionario específico utilizado previamente, así como las preguntas sobre el miedo y el cuidado de la higiene bucal de los niños. Los datos se analizaron de manera descriptiva. Resultados: La mayoría de los pacientes pertenecían al sexo masculino y la edad media fue de 3,9 años. Gran parte de los cuidadores reportó dificultades y el miedo para la realización de la higiene bucal y alimentación de los niños. En cuanto a la calidad de vida se percibió un mayor impacto en la sesión del niño que en de la familia. Conclusión: Se puede concluir que los pacientes menores de 7 años con labio y paladar fisurados pueden tener dificultades en la limpieza y la alimentación, así como los cambios en la calidad de vida relacionada con la salud oral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Machado, Bianca Brito, and Cyrene Piazera. "DOENÇA DE PARKINSON E ODONTOLOGIA: uma revisão de literatura narrativa." Revista Ceuma Perspectivas 30, no. 2 (December 12, 2017): 193. http://dx.doi.org/10.24863/rccp.v30i2.113.

Full text
Abstract:
Doença de Parkinson (DP) é uma doença degenerativa, progressiva e incurável, de etiologia desconhecida, que atinge principalmente indivíduos entre 40 e 65 anos. Manifesta-se através de sintomas motores, tais como, tremor em repouso, rigidez muscular, bradicinesia, acinesia, instabilidade postural, andar lento, braços caídos, fala indistinta, expressão “mascarada”, entre outros, que vão repercutir numa grande incapacidade de realizar atividades da vida diária, como a higiene oral. O tratamento dessa patologia se baseia no controle dos sinais e sintomas, porém não previne a progressão. Pacientes com Parkinson apresentam manifestações orais, dentais e maxilo-faciais, como disfagia, sialorreia, xerostomia, sensação de ardor oral, dificuldade de adaptação ou uso de próteses dentárias e alterações cognitivas, tornando o atendimento odontológico desses pacientes trabalhoso. O cirurgião dentista deve estar devidamente habilitado para cuidar desses pacientes sempre que for solicitado, atento a todos os sinais e sintomas que esses pacientes apresentarem na cavidade oral ou fora dela. Com isso, este trabalho tem o objetivo de abordar, através de uma revisão de literatura narrativa, as manifestações gerais e bucais da Doença de Parkinson, assim como apresentar os cuidados durante o atendimento odontológico desses pacientes.PALAVRAS-CHAVE: Doença de Parkinson; atendimento odontológico; saúde bucal; implicações orais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Backes, Dirce Stein, Alexandre Antonio Naujorks, Leris Salete Haeffner, Cristina dos Santos de Freitas Rodrigues, Tanise Pereira Santini, and Juliana Silveira Colome. "Educação permanente mediada pela incubadora de aprendizagem: (re)significação do cuidado em saúde." Research, Society and Development 9, no. 5 (March 29, 2020): e61952425. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i5.2425.

Full text
Abstract:
Objetivo: (Re)significar o cuidado de enfermagem, por meio da educação permanente mediada pela Incubadora de Aprendizagem. Método: Pesquisa-ação conduzida a partir de processo de educação permanente em saúde, mediado pela Incubadora de Aprendizagem, entre julho e dezembro de 2018, com a participação de Técnicos de Enfermagem. Dentre as demandas sugeridas por gestores de um hospital de ensino, considerou-se para a (re)significação do cuidado de enfermagem as temáticas: Sinais vitais, Higiene corporal, Higiene oral e Precauções de isolamento. Resultados: Dos dados analisados resultaram três unidades temáticas: Distinguindo a dimensão técnica, rotineira e mecanizada do cuidado; Atribuindo significados ao cuidado de enfermagem; (Re)pensando atitudes e posturas profissionais. Considerações finais: (Re)significar o cuidado em saúde implica na indução de estratégias crítico-reflexivas. A educação permanente em saúde, mediada pela Incubadora de Aprendizagem, se constitui em artifício prospectivo para o (re)pensar de atitudes e posturas profissionais, cristalizadas pelo saber tradicional reprodutor e fragmentado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Ruiz, María Carolina, María Camila Amador, and Piedad Carrillo. "Perfil bucodental y factores asociados a caries en niños de la ciudad de Bogotá." Revista de Odontopediatría Latinoamericana 2, no. 1 (February 4, 2021): 8. http://dx.doi.org/10.47990/alop.v2i1.78.

Full text
Abstract:
Objetivo: Determinar el perfil epidemiológico bucodental y los factores relacionados con hábitos de alimentación y de higiene oral, asociados a caries, en niños de 2 a 4 años afiliados a la EPS Sanitas, en la ciudad de Bogotá. Material y Métodos: Se realizó un estudio descriptivo de corte transversal con aplicación de un instrumento para evaluar el perfil bucodental y los hábitos de higiene y de alimentación de cada paciente. Los evaluadores fueron especialistas en Odontopediatría, y para cada caso se firmó consentimiento informado. Resultados: se evaluó un total de 352 niños. El 58,2% no presenta caries, el 73% no presentaba obturaciones, y el 94% no tenía dientes extraídos. Se documentó que el 29,5% de los niños presentaban lesiones de mancha blanca. La prevalencia de caries en los niños de 2 años fue del 37,36% y para los niños de 3 y 4 años fue del 40,87% y del 55,55% respectivamente. El índice ceo total fue de 2,51. El 73% de los niños se cepilla menos de 3 veces al día, el 38,2% manifiesta que nadie suministra educación en salud oral y el 47% consume alimentos en la noche después del último cepillado. No se documentó asociación estadística entre la presencia de caries y las variables incluidas en los hábitos de higiene y de alimentación que se estudiaron. Conclusiones: Se recomienda fortalecer la educación a niños y cuidadores relacionada con los hábitos de higiene oral y de alimentación y realizar nuevos estudios para evaluar el impacto de las medidas implementadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Cavazos-Arroyo, Judith, and Martha L. Gaeta-González. "Intervención educativa para la higiene dental en preescolares de contextos vulnerables: autoeficacia, intención y control percibido por padres e hijos." Revista Peruana de Investigación en Salud 5, no. 3 (August 3, 2021): 201–5. http://dx.doi.org/10.35839/repis.5.3.895.

Full text
Abstract:
La caries dental es una de las enfermedades crónicas más prevalentes en la infancia temprana con repercusiones en la calidad de vida de los menores. Esta etapa constituye una oportunidad para que los niños adquieran hábitos y control de su higiene oral, sobre todo en contextos de vulnerabilidad social. Objetivo: Analizar las creencias de los padres sobre su capacidad para apoyar a sus hijos en el desarrollo de hábitos de higiene dental y las creencias de los menores sobre la adquisición de estos hábitos antes y al término de un programa de desarrollo de hábitos de higiene dental. Métodos: Se estableció un diseño cuasi-experimental con pre-test y pos-test a dos grupos: padres de familia y sus hijos en edad pre-escolar participantes de un programa educativo enfocado al desarrollo de hábitos de higiene dental en México. Se compararon hábitos, autoeficacia, intención y control sobre higiene bucal, mediante la prueba t pareada. Resultados: Se encontró que la intención de los padres de tomar acciones sobre la higiene bucal de su hijo/a fue mayor que los comportamientos llevados a cabo durante la intervención. Después del programa, los padres redujeron la supervisión del cepillado de su hijo/hija y los niños presentaron mejor comportamiento del cuidado dental. Conclusión: Se evidenció la relevancia de realizar un trabajo de intervención continuado a largo plazo, a fin de potenciar que los infantes mantengan control de su higiene bucal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography