To see the other types of publications on this topic, follow the link: Cuidados paliativos; Anestesia; Dor.

Journal articles on the topic 'Cuidados paliativos; Anestesia; Dor'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Cuidados paliativos; Anestesia; Dor.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Jonathan, Almeida Moura, and Nayanne Fernandes de Araujo Karlla. "CUIDADOS PALIATIVOS: ASPECTOS GERAIS, CONTROLE DA DOR E O PAPEL DO ANESTESIOLOGISTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA." REVISTA FT 28, no. 128 (2023): 24. https://doi.org/10.5281/zenodo.10157624.

Full text
Abstract:
Os Cuidados Paliativos surgem como uma filosofia humanitária de cuidar de pacientes em estado terminal, aliviando a sua dor e o sofrimento. Estes cuidados preveem a açãode uma equipe interdisciplinar, onde cada profissional reconhecendo o limite da sua atuação contribuirá para que o paciente, em estado terminal, tenha dignidade na sua morte. Especificamente no campo da anestesia, a expansão dos cuidados paliativos é ainda mais recente, verificando-se que os desafios para o anestesista que assiste o paciente que requer cuidados paliativos vêm aumentando devido ao crescente progresso obtido com
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Figueiredo, Bárbara Queiroz de, Djulie Helen Moraes de Andrade, Venicius Leonidas de Noronha Biesdorf, et al. "Aspectos gerais sobre os cuidados paliativos pediátricos: Uma revisão integrativa de literatura." Research, Society and Development 12, no. 8 (2023): e19812842991. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i8.42991.

Full text
Abstract:
Os Cuidados Paliativos surgem como uma filosofia humanitária de cuidar de pacientes em estado terminal, aliviando a sua dor e o sofrimento. Estes cuidados preveem a ação de uma equipe interdisciplinar, onde cada profissional reconhecendo o limite da sua atuação contribuirá para que o paciente, em estado terminal, tenha dignidade na sua morte. Especificamente no campo da anestesia, a expansão dos cuidados paliativos é ainda mais recente, verificando-se que os desafios para o anestesista que assiste o paciente que requer cuidados paliativos vêm aumentando devido ao crescente progresso obtido com
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rezende, Letícia Morais, Anderson Henrique do Couto Filho, Pedro Henrique Teixeira Pimenta, et al. "Cuidados paliativos: aspectos gerais, controle da dor e papel do anestesiologista." Research, Society and Development 12, no. 8 (2023): e6212842825. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i8.42825.

Full text
Abstract:
Os Cuidados Paliativos surgem como uma filosofia humanitária de cuidar de doentes terminais, aliviando a sua dor e sofrimento. Esses cuidados preveem a atuação de uma equipe interdisciplinar, onde cada profissional, reconhecendo os limites de sua atuação contribuirá para que o paciente, em estado terminal, tenha dignidade em sua morte. Especificamente no campo da anestesia, a expansão dos cuidados paliativos é ainda mais recente, verificando-se que os desafios para o anestesista que assiste o paciente que requer cuidados paliativos vem aumentando devido ao crescente progresso obtido com as nov
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dias, Renan Italo Rodrigues, Camerino Ferreira de Oliveira Neto, Jéssica Nobre Andrade, et al. "O PAPEL DO ANESTESISTA EM CUIDADOS PALIATIVOS." Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences 5, no. 5 (2023): 3920–32. http://dx.doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p3920-3932.

Full text
Abstract:
O anestesista desempenha um papel crucial nos cuidados paliativos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças graves e terminais. Embora tenham tradição associada à administração de anestesia em procedimentos cirúrgicos, esses profissionais têm uma especialização em gerenciamento de dor e sintomas, tornando-os fundamentais nesse contexto. O principal foco do anestesista em cuidados paliativos é o controle eficaz da dor. Utilizando uma variedade de abordagens, como medicamentos analgésicos e bloqueios nervosos, eles buscam aliviar o sofrimento dos pacientes, promove
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Schramm, Fermin Roland. "Cuidados paliativos:." Revista Brasileira de Cancerologia 45, no. 4 (2022): 57–63. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.1999v45n4.2793.

Full text
Abstract:
Palestra proferida por ocasião da 1° jornada de cuidados paliativos e dor do Instituto Nacional de Câncer - Rio de Janeiro de 25 a 27 de novembro de 1999. Pretende esclarecer, do ponto de vista da bioética, os argumentos em jogo nesta complexa problemática, na esperança de que ela sirva para ulteriores aprofundamentos do debate, que considero indispensáveis para tomadas de decisão esclarecidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Cristiane Pereira de, Ana Leticia Carnevalli Motta, Milleny Vitória Andrade Borges, et al. "CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ACERCA DOS CUIDADOS PALIATIVOS." Revista Contemporânea 4, no. 11 (2024): e6497. http://dx.doi.org/10.56083/rcv4n11-049.

Full text
Abstract:
Os Cuidados Paliativos geralmente são realizados por uma equipe multiprofissional para prevenir e aliviar o sofrimento de pacientes, além de tratar as dores, problemas físicos, psicossociais ou espirituais. Assim, esta pesquisa teve como objetivo obter informações sobre os conhecimentos dos profissionais da enfermagem sobre os cuidados paliativos. Foi realizada, no primeiro semestre de 2024, uma coleta de dados de 90 participantes, por meio da aplicação de entrevistas, utilizando-se um formulário estruturado, com questionamentos sobre aspectos como filosofia, princípios, controle de dor e aspe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Maldonado, João Victor de Oliveira, Hugo José Oliveira Carlucci, Jennifer Freitas Galvão Gonçalves, et al. "Gestão da dor em cuidados paliativos." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 8 (2024): e9744. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.8-396.

Full text
Abstract:
A dor é uma condição prevalente e angustiante em pacientes de cuidados paliativos, associada a comorbidades como ansiedade, depressão e deterioração da qualidade de vida. O manejo eficaz da dor em cuidados paliativos permanece um desafio significativo, exigindo novas abordagens terapêuticas. Este estudo revisa evidências científicas sobre a gestão da dor em cuidados paliativos, com ênfase em abordagens farmacológicas e não farmacológicas. Utilizou-se uma revisão narrativa da literatura, abrangendo estudos clínicos, meta-análises e revisões sistemáticas publicadas em bases de dados científicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Aldilene, Pinheiro da Silva Fróis Santana, and Prof. Enf. Cleunice S. Da Silva Orientador:. "ENFERMAGEM FRENTE AOS CUIDADOS PALIATIVOS." RevistaFT 28, no. 128 (2023): 74. https://doi.org/10.5281/zenodo.10150574.

Full text
Abstract:
O estudo dos cuidados paliativos tem como abordagem a promoção da qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que infelizmente enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, através de ações de prevenção e alívio do sofrimento. Requer identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual de forma que a abordagem moderna de Cuidados Paliativos não enxerga o ser humano apenas como um ser biológico, e sim como um ser multifacetado que exige distintas análises sob distintos enfoques. Por ser multifacetado o mesmo deve ser
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Rosemary Francisca Neves, and Roberto Ribeiro de Moura. "ESPIRITUALIDADE E SENTIDO DE VIDA EM PACIENTES COM DOR CRÔNICA NO CONTEXTO DE CUIDADOS PALIATIVOS." Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas 33 (August 28, 2023): 108–18. http://dx.doi.org/10.18224/frag.v33iesp.13494.

Full text
Abstract:
Cicely Saunders propôs o conceito de Dor Total, trazendo uma visão holística para o fenômeno da dor vivenciada pelo paciente em cuidados paliativos. Neste conceito, a dimensão espiritual da dor contempla propósitos, valores e sentidos de vida quando há um conflito existencial causando dor e sofrimento. O objetivo deste trabalho científico é correlacionar a espiritualidade/religiosidade e sentido de vida em pacientes acometidos por dores crônicas no contexto de cuidados paliativos. Utilizaremos a seguinte metodologia: apresentar estudos que mostrem a espiritualidade e sentido de vida sendo inse
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Soares, Clarissa Vasconcellos, and Patricia Martins Pinto. "O manejo da dor em pacientes neonatais nos Cuidados Paliativos." Revista Eletrônica Acervo Médico 23, no. 5 (2023): e11817. http://dx.doi.org/10.25248/reamed.e11817.2023.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar, identificar e refletir sobre o controle da dor através dos cuidados paliativos, principais dificuldades enfrentadas e importância no período neonatal. Revisão bibliográfica: Cuidados paliativos têm como princípio proporcionar acolhimento aos pacientes e familiares e assegurar a melhora da qualidade de vida, na intervenção da dor, especialmente no período neonatal, ciclo que detém alta fragilidade infantil. Na neonatologia, episódios de dor ainda possuem repletos tabus e mitos, porém, provou-se que o paciente pediátrico apresenta memória para dor, e uma vez que a dor não tra
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

da Silva Rego Cardoso, Jonathas, Rogleson Albuquerque Brito, Germana Nogueira de Souza Silva, Clóvis Daniel Souza Silva, Maíra Dos Santos Albuquerque, and Luís Fernando Coutinho de Brito. "FISIOTERAPEUTA ONCOLÓGICO NOS CUIDADOS PALIATIVOS." Cadernos ESP 17, no. 1 (2023): e1113. http://dx.doi.org/10.54620/cadesp.v17i1.1113.

Full text
Abstract:
O objetivo desse estudo foi identificar e descrever a atuação do fisioterapeuta oncológico no contexto dos cuidados paliativos. Foi realizada uma revisão de literatura integrativa, dos estudos publicados nas bases de dados PubMed/Medline, PEDro, SciELO e LILACS. A busca ocorreu no mês de março/2022, com período de corte dos últimos 10 anos. Foram encontrados 6.896 artigos, 09 selecionados. Os pacientes com câncer avançado são acometidos por sintomas físicos e biopsicossociais como: fadiga e dor, que devido ao câncer e seu tratamento impactam negativamente na qualidade de vida. A fisioterapia o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Cavalcante, Josinelia Soares dos Santos, Sonia de Souza, Thauan Narciso de Lima Ferro, and Ahyas Sydcley Santos Alves. "Liberação miofascial na dor miofascial em idosos com câncer de pulmão sob cuidados paliativos: Revisão integrativa." Research, Society and Development 12, no. 12 (2023): e116121243777. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i12.43777.

Full text
Abstract:
A liberação miofascial é considerada uma terapia promissora para alívio da dor em várias populações clínicas. No entanto, sua aplicação e eficácia em idosos com câncer de pulmão sob cuidados paliativos são temas pouco explorados na literatura científica. O objetivo deste estudo foi investigar o papel da liberação miofascial na dor miofascial em idosos com câncer de pulmão sob cuidados paliativos. Este estudo trata-se de uma revisão integrativa que incluiu estudos dos anos de 2017 a 2022, com busca dos descritores em estratégias de busca combinados: Terapia de liberação miofascial; Síndrome da
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Góes, Isabela Matilde Costa. "A percepção da equipe de enfermagem sobre cuidados paliativos e o manejo da dor na unidade de terapia intensiva do Hospital Municipal de Santarém." Enfermagem Brasil 15, no. 6 (2016): 295. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v15i6.717.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever a percepção da equipe de enfermagem sobre os cuidados paliativos e o manejo da dor. Material e métodos: Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram 13 profissionais da equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva, do Hospital Municipal, situado no município de Santarém/PA. Os dados foram coletados a partir de questionários utilizando a entrevista semiestruturada com questões abertas e analisados mediante a técnica de conteúdo. Resultados: Os profissionais, dentre as 4 categorias dos cuidados paliativos, destacaram a promoção do confor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Abobreira, Iasmin Santos, and Dênis Albuquerque Silva Dias. "O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE ONCOLÓGICO EM CUIDADOS PALIATIVOS: ABORDAGENS, DESAFIOS E IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 11, no. 5 (2025): 2105–19. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19123.

Full text
Abstract:
O câncer é uma das principais causas de mortalidade no mundo e impõe desafios significativos aos sistemas de saúde. Quando a cura não é mais possível, os cuidados paliativos emergem como abordagem fundamental para garantir qualidade de vida aos pacientes. Este trabalho teve como objetivo identificar as estratégias adotadas por enfermeiros no manejo da dor e no suporte emocional de pacientes oncológicos em cuidados paliativos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada por meio da busca de artigos nas bases de dados SciELO, LILACS e BDENF, utilizando os descritores "cuidados p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Cleiciana, Batalha Rubio, dos Santos Fabíola, Clesiane Rodrigues da Silva Maria, Luís dos Anjos Thiago, da Silva Marinho Mônica, and Bezerra Duarte Thaiana. "CUIDADOS PALIATIVOS NA GERIATRIA E O PAPEL DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA DOR: REVISÃO DE LITERATURA." Revistaft 28, no. 128 (2023): 80. https://doi.org/10.5281/zenodo.10123580.

Full text
Abstract:
<strong>Introdução</strong>: Duas definições são amplamente divulgadas sobre Cuidados paliativos,&nbsp; a primeira da Organização Mundial da Saúde atualizada recentemente em 2022 se refere a: Cuidados paliativos como uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares que enfrentam problemas associados à doenças que ameacem a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Requer a identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual. <strong>Objetivo:</strong> Descrever a importância d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. "VI Jornada de Cuidados Paliativos do INCA." Revista Brasileira de Cancerologia 62, no. 3 (2016): 271–78. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2016v62n3.344.

Full text
Abstract:
Resumos escolhidos para publicação. Nessa edição, os títulos foram: Fatores Associados à Sobrevida de Pacientes com Câncer Avançado em Cuidados Paliativos; Relação do Estado Nutricional e da Resposta Inflamatória Sistêmica com a Sobrevida de Pacientes com Câncer Avançado em Cuidados Paliativos; Cuidados Paliativos em Fim de Vida: Reflexões sobre a Prática do Assistente Social; Espiritualidade e Cuidados Paliativos: uma Proposta de Humanização do Cuidado; O Exame Físico na Síndrome de Werdnig-Hoffman: Eficiência nos Cuidados Paliativos; Impacto Econômico dos Opioides no Tratamento da Dor Oncoló
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Wassmansdorf Mattos, Caroline, and Rodrigo D'Agostini Derech. "Cuidados paliativos providos por médicos de família e comunidade na atenção primária à saúde brasileira." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 15, no. 42 (2020): 2094. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc15(42)2094.

Full text
Abstract:
Introdução: A necessidade de cuidados paliativos aumentou no âmbito da atenção primária à saúde (APS) do Brasil. Objetivos: Caracterizar a prática de cuidados paliativos providos por médicos de família e comunidade na atenção primária brasileira. Métodos: Estudo transversal e descritivo. Médicos de família e comunidade da APS do Brasil responderam a um questionário autoaplicável, com perguntas envolvendo os oito domínios das diretrizes do National Consensus Project for Quality Palliative Care. Resultados: Foram analisadas 87 respostas de médicos de família de 34 cidades brasileiras. A maioria
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Porto, Gláucia, and Maria Alice Lustosa. "Psicologia Hospitalar e Cuidados Paliativos." Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar 13, no. 1 (2010): 76–93. http://dx.doi.org/10.57167/rev-sbph.13.454.

Full text
Abstract:
Os cuidados paliativos têm como estrutura uma nova forma de gestão da morte, assegurando, através de uma prática multiprofissional sobre as necessidades do doente, principalmente quanto ao controle da dor. Assim, conceitos pertinentes, como o da bioética, englobam sempre o bem estar daqueles que sofrem tanto, como nas doenças crônicas. Neste quadro, o presente trabalho vem tratar a psicologia hospitalar como modalidade pedagógica frente os personagens deste cenário de dor e sofrimento quanto às atitudes diante da morte, proporcionando uma melhor maneira do paciente e cuidadores de resolverem p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Viana, Victoria Vecchi Pacheco, Maria Eduarda Galhardo Cabral, Helena Diniz Oliveira, et al. "Importância do manejo adequado da dor para pacientes em cuidados paliativos." Brazilian Journal of Health Review 6, no. 3 (2023): 10813–24. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n3-190.

Full text
Abstract:
O artigo em questão é uma revisão sistemática que aborda a importância do manejo adequado da dor em pacientes em cuidados paliativos. A pesquisa foi conduzida em bases de dados como Pubmed, Scielo e BVS, considerando artigos publicados entre 2018 e 2021. O estudo identificou que os principais tipos de dor enfrentados pelos pacientes em cuidados paliativos são dor visceral, dor neuropática e dor musculoesquelética. Além disso, foram encontrados diversos medicamentos utilizados no manejo da dor, como opióides, antidepressivos, anticonvulsivantes, anestésicos locais e anti-inflamatórios não ester
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Evangelista, Carla Braz, Maria Emilia Limeira Lopes, Solange Fatima Geraldo da Costa, Patricia Serpa de Souza Batista, Jaqueline Brito Vidal Batista, and Amanda Maritsa de Magalhães Oliveira. "Cuidados paliativos e espiritualidade: revisao integrativa da literatura." Revista Brasileira de Enfermagem 69, no. 3 (2016): 591–601. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690324i.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: analisar artigos científicos disseminados em periódicos online no cenário internacional acerca da temática cuidados paliativos e espiritualidade. Métodos: revisão integrativa da literatura, com coleta de dados no mês de setembro de 2014, nas bases de dados LILACS, SCIELO, MEDLINE/PubMed, IBECS. Resultados: foram identificadas 39 publicações, cujas analises textuais permitiram a construção de quatro abordagens temáticas: significado da espiritualidade no contexto dos cuidados paliativos; cuidados paliativos e assistência espiritual; espiritualidade e alivio da dor e de outros s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Malcher, Allya Ariadne Alves, Airle Miranda de Souza, Marcelo Marques Cardoso, and Victor Augusto Cavaleiro Corrêa. "Cuidados Paliativos Oncológicos na Atenção à Pessoa Idosa no Contexto Hospitalar: Revisão de Escopo." ID on line. Revista de psicologia 18, no. 73 (2024): 159–77. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4034.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou identificar a abordagem dos cuidados paliativos oncológicos no cuidado da pessoa idosa em processo de hospitalização, a partir de bancos de teses e dissertações. Trata-se de uma revisão de escopo de teses e dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Utilizou-se como descritores de busca: cuidados paliativos, oncologia, hospital e pessoa idosa. A seleção utilizou alguns critérios de inclusão e de exclusão. Na literatura analisada, observou-se que o princip
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Maria Vitória Lacerda Rodrigues de Aquino, Luísa Falcão Sousa Targino de Almeida, Jamaildo Padre de Araujo, et al. "Estratégias para o manejo da dor em pacientes com câncer sob cuidados paliativos." Revista Coopex. 14, no. 4 (2023): 3498–511. http://dx.doi.org/10.61223/coopex.v14i4.458.

Full text
Abstract:
A dor é uma manifestação frequentemente debilitante e avassaladora que acomete pacientes com câncer em diferentes estágios de sua jornada. No contexto do câncer, onde a dor é uma preocupação primordial, os cuidados paliativos têm um papel crucial no controle efetivo da dor, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar estratégias para o manejo da dor em pacientes com câncer sob cuidados paliativos. Será abordada a eficácia de diferentes abordagens terapêuticas, incluindo o uso de opioides, terapias adjuvantes, e outras estratégias inovadoras. Tra
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Marçola, Ligia, Silvia Maria Macedo de Barbosa, Ivete Zoboli, Rita Tiziana Verardo Polastrini, and Maria Esther Jurfest Ceccon. "ANÁLISE DOS ÓBITOS E CUIDADOS PALIATIVOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL." Revista Paulista de Pediatria 35, no. 2 (2017): 125–29. http://dx.doi.org/10.1590/1984-0462/;2017;35;2;00012.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: Caracterizar as crianças admitidas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um hospital universitário terciário que foram a óbito no período de 1.º/01/2012 a 31/07/2014 e que necessitavam de cuidados paliativos e/ou para as quais foram indicados tal tipo de cuidado. Métodos: Realizou-se estudo descritivo retrospectivo. Foi feita revisão dos prontuários desses pacientes para coleta de dados e análise estatística descritiva. Resultados: No período estudado 49 crianças morreram após, no mínimo, 48 horas de internação. Destas, 18% eram prematuros extremos e 77% apresentavam mal
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Peres, Rosane Rosário, Thatyana Borges Machado, and Adriano Augusto Pereira Machado. "ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO MANEJO DA DOR DO PACIENTE ONCOLÓGICO: CUIDADOS PALIATIVOS." REVISTA FOCO 18, no. 6 (2025): e8823. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v18n6-069.

Full text
Abstract:
O câncer é uma doença degenerativa, que tem como um dos sintomas mais temidos pelos pacientes a dor, e os cuidados paliativos podem ajudar a melhorar a qualidade de vida em casos avançados da doença, uma vez que a enfermagem é essencial no controle da dor oncológica, avaliando intensidade, localização e duração. Objetivo: O estudo tem como objetivo analisar através de revisão da literatura, a relevância e os desafios da assistência de enfermagem no manejo da dor de pacientes oncológicos em cuidados paliativos. Metodologia: Trata - se de uma revisão integrativa da literatura cuja base de dados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Baptista, Simone Conceição Oliveira, and Carina Marinho Picanço. "Cuidados paliativos em unidade de atendimento crítico: saberes de uma equipe multiprofissional." Enfermagem Brasil 18, no. 5 (2019): 612. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v18i5.2478.

Full text
Abstract:
Introdução: Os cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. Objetivo: Conhecer os saberes da equipe multiprofissional sobre cuidados paliativos em unidade de atendimento crítico. Metodologia: Pesquisa exploratória descritiva, de natureza qualitativa. Os dados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

De Sales, Alexandre César Vieira, Luiz Antônio Rodrigues Dos Santos, Joice de Oliveira Quintana Andrade, Mairam Kabakian Ourdakian De Lira, and Thaís Rockenbach Gaona Lenzi. "Inserção dos cuidados paliativos no currículo de graduação em medicina: uma revisão integrativa." Brazilian Journal of Health Review 6, no. 4 (2023): 16439–53. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n4-190.

Full text
Abstract:
Dame Cicely Mary Saunders é considerada uma das pioneiras no ensino, na pesquisa e na assistência de Cuidados Paliativos. Desde o desenvolvimento dos seus trabalhos, em 1967, os Cuidados Paliativos vêm sendo cada vez mais reconhecidos como área essencial na formação dos profissionais da saúde. Essa revisão teve como objetivo identificar a forma com que temas dos cuidados paliativos vêm sendo inseridos nos cursos de graduação em medicina. Foi realizada uma busca em bases de dados científicas utilizando-se os descritores palliative care (palliative medicine), undergraduate education, medical sch
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Nascimento da Silveira Gomes, Rebecca, Juliana De Fatima da Conceição Veríssimo Lopes, Lígia Pinheiro Cordeiro, et al. "Uso de Canabinoides no Manejo da Dor em Cuidados Paliativos." Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences 6, no. 8 (2024): 1329–47. http://dx.doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n8p1329-1347.

Full text
Abstract:
Os cuidados paliativos (CP) podem ser definidos como “cuidados holísticos ativos a indivíduos de todas as idades com sérios sofrimentos relacionados à saúde em razão de doenças graves e especialmente àqueles próximos ao fim de vida” (Brasil, 2022), tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida de pacientes, familiares e cuidadores. Nesse contexto, a cannabis medicinal tem despertado interesse devido ao seu potencial para aliviar sintomas em pacientes com doenças graves e/ou diagnósticos terminais. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar a eficácia de canabinóides no tratamento da dor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Ferreira, Amauri Carlos, and Maria Emídia de Melo Coelho. "A MORADA DA ESPIRITUALIDADE EM CUIDADOS PALIATIVOS: a escuta do sofrimento." Matemática e Ciência: construção, conhecimento e criatividade 2, no. 1 (2019): 87–109. http://dx.doi.org/10.5752/p.2674-9416.2019v2n1p87-109.

Full text
Abstract:
Esse artigo discute o cuidado do outro em situações de sofrimento psíquico frente a a-meaças intermitentes da doença e da morte. A categoria da esperança faz sua morada na espiritualidade, que é ética, ao refletir sobre o outro em uma escuta cuidadosa do sofri-mento alheio. O cuidar do outro em cuidados paliativos implica compreender a categoria da transcendência como necessidade da espécie humana, independentemente de religi-ão. É neste sentido que as situações de fragilidade e limite se apresentam à equipe de cuidados paliativos, ao trazer em cena a dor corporal e o sofrimento do espírito. E
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Silva, Andréia Pereira da, Eduardo J. P. Possas, Fúlvia Mello Dias, et al. "Dor, depressão, ansiedade e qualidade de vida de pacientes oncológicos em cuidados paliativos." Revista de Ciências da Saúde Básica e Aplicada 7, no. 1 (2024): 19–34. http://dx.doi.org/10.29327/2343584.7.1-3.

Full text
Abstract:
Introdução: O câncer é uma doença em que as células com alterações genéticas multiplicam-se de forma desordenada, adquirindo habilidades e motilidade anormais, invadindo outros tecidos e perdendo suas funções originais. Este processo culmina com a formação de agrupamentos de clones de células neoplásicas, isto é, tumores. Quando não há possibilidade de cura de pacientes com tumores em estágio IV esses são submetidos aos cuidados paliativos. Para isto, impõe-se uma crescente demanda sobre estudos clínicos capazes de distinguir as mudanças na qualidade de vida dos pacientes submetidos aos tratam
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Pereira, Denise Bermudez, Andrieli Pires Soares, Raquel Matos Montezano, et al. "A TERAPIA SUBCUTÂNEA NO CONTEXTO DOS CUIDADOS PALIATIVOS." REVISTA FOCO 17, no. 8 (2024): e6035. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v17n8-151.

Full text
Abstract:
Pessoas que enfrentam doenças que ameaçam ou limitam a continuidade da vida se beneficiam se assistidas precocemente por equipes com expertise em cuidados paliativos. O alívio da dor e de outros sintomas trazem conforto e abrandam o sofrimento. A dor, quando não controlada, causa impactos negativos na vida da pessoa, diminuindo a qualidade de vida. Dentre as opções de via para analgesia e controle de sintomas, principalmente para pacientes idosos e oncológicos, a subcutânea se mostra propícia para o alivio da dor. Objetivo: descrever as particularidades da hipodermóclise no contexto dos cuidad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Capelario, Elenice, and Vivian de Brito Formiga Ramos. "O Impacto da Enfermagem em Cuidados Paliativos." Asclepius International Journal of Scientific Health Science 1, no. 1 (2022): 1–7. https://doi.org/10.70779/aijshs.v1i1.3.

Full text
Abstract:
RESUMO Introdução: Os cuidados paliativos emergiram na década de 1960 com a fundação do primeiro hospício por Cicely Saunders na Inglaterra. Originalmente, esses cuidados eram definidos como um tratamento abrangente e intensivo para pacientes sem perspectivas de cura. Nos anos 90, a abordagem evoluiu para um cuidado ativo e integral voltado para a qualidade de vida dos pacientes em estado terminal. A definição foi ampliada nos anos 2000 para incluir suporte emocional, espiritual e psicológico aos pacientes e suas famílias, além do alívio da dor. Objetivo: Explorar o papel fundamental do enferm
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Alves, Gabriel Caetano dos Santos. "Dor social e cuidados paliativos: considerações a respeito do trabalho do assistente social junto a pacientes em cuidados paliativos oncológicos." Perspectivas Sociais 10, no. 02 (2024): 294–312. https://doi.org/10.15210/rps.v10i02.26900.

Full text
Abstract:
Discutir a respeito do processo saúde/doença, é pensar diversos fatores que impactam a vida do paciente, desde o diagnóstico ao meio a qual o mesmo está inserido. Quando falamos em pacientes oncológicos, sobretudo em Cuidados Paliativos, nos remetemos a pessoas com história de vida e com queixas que vão para além de um protocolo clínico, e que, por razão de um processo de adoecimento, vem perdendo a sua identidade, proporcionando ao paciente uma experiência de dor social, que não pode ser tratada com uma prescrição ou aplicação de medicação. Logo, este estudo se trata de uma revisão integrativ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Mendes, Carina Maria Carmona, Dante Morelli Machado, and Vagner Fagnani Linartevichi. "ÍNDICE DE DOR NEUROPÁTICA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS E CONDUTA FARMACOLÓGICA." FAG JOURNAL OF HEALTH (FJH) 2, no. 4 (2020): 424–28. http://dx.doi.org/10.35984/fjh.v2i4.264.

Full text
Abstract:
Introdução: A dor crônica de origem oncológica é um sintoma de grande prevalência e causa vasto dano ao paciente, o qual já passa por um grande sofrimento relacionado a doença. Para o tratamento dessa condição é de enorme valia o controle e alivio da dor, baseando sempre nos mecanismos da dor e no diagnóstico dessa síndrome dolorosa, em busca do sucesso terapêutico. Desse modo, esse trabalho buscou analisar a prevalência de dor neuropática (DN) nos pacientes oncológicos em cuidados paliativos, além de avaliar as condutas terapêuticas com intuito de minimizar a problemática gerada pela neoplasi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Ramos Pereira Wiese, Januaria, and Suzana Araújo Gonçalves. "A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO NO ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 4, no. 11 (2023): e4114378. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4378.

Full text
Abstract:
Os cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares. Na oncologia esses cuidados são importantes. Nesse contexto, o objetivo do artigo é evidenciar a importância do farmacêutico oncológico na área de cuidados paliativos. Para tal, foi realizada uma revisão integrativa de artigos publicados nos anos de 2011 a 2021, nas bases de dados MEDLINE e BVS. Os resultados demonstram que o papel dos farmacêuticos na equipe de cuidados paliativos vem aumentando ao longo dos anos. Observa-se que
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Ferreira, José Carlos Malafaia, and Rosamaria Rodrigues Garcia. "Narrativas de vida de pacientes oncológicos sob cuidados paliativos: o olhar das peças poéticas." Research, Society and Development 10, no. 11 (2021): e583101119919. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19919.

Full text
Abstract:
Introdução: dor total em cuidados paliativos implica atenção às dimensões biopsicossocial e espiritual de cada um. A dor de alguém com câncer transcende sua dor física. Conhecer alguém além da sua moléstia, iluminando suas subjetividades, pode tonificar condutas mais humanizadas e favorecer uma relação médico-paciente que se beneficiará com o aguçamento da empatia pelo médico. Objetivo: apresentar peças poéticas sobre os aspectos mais valiosos da vida de pacientes oncológicos sob cuidados paliativos, baseadas em narrativas de vida. Método: estudo qualitativo, prospectivo, exploratório, pautado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Rodrigues de Freitas, Nívia Larice, Alana Carvalho Evaristo, Martha Evangelista Guedes, et al. "A relevância do tratamento paliativo e o manejo da dor em pacientes críticos na UTI." Journal of Medical and Biosciences Research 1, no. 5 (2024): 175–88. http://dx.doi.org/10.70164/jmbr.v1i5.379.

Full text
Abstract:
As dificuldades de acesso aos cuidados paliativos e ao manejo da dor para pacientes críticos em UTIs trazem sérias consequências para o bem-estar e a qualidade de vida desses indivíduos, além de impactarem emocionalmente suas famílias. A escassez de serviços especializados, somada às barreiras institucionais e à falta de treinamento específico, muitas vezes impede que pacientes em estado grave recebam o alívio necessário para suas condições. Este estudo analisa a importância de implementar estratégias colaborativas e interdisciplinares na área de cuidados paliativos nas UTIs, visando superar e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Caveião, Cristiano, Angelita Visentin, Ana Paula Hey, Maria De Fátima Mantovani, Barbara Reis Braga De Souza, and Vitor Mocelin Zacarkim. "Publicações internacionais em enfermagem sobre cuidados paliativos." Enfermagem Brasil 17, no. 1 (2018): 55. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v17i1.1080.

Full text
Abstract:
Cuidados paliativos são os cuidados prestados aos pacientes que não respondem aos tratamentos curativos. A abordagem paliativa visa à qualidade de vida do paciente e de seus familiares, proporcionando alívio da dor e dos sintomas, além de conforto psicossocial e espiritual. Objetivo: Identificar os saberes das publicações internacionais em enfermagem sobre cuidados paliativos. Métodos: Revisão integrativa da literatura realizada na base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram incluídos 42 artigos publicados entre janeiro de 2013 e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Bonatto, Bruno Kobayashi, Jefferson Neves Medina, Lucas Pilatti Kolossovski, Luis Alberto Budziak, and Patrícia Andrea Simplicio Bonatto. "Cuidados paliativos na atenção primária em pacientes com doenças crônicas em estágio avançado: revisão de literatura." Brazilian Journal of Health Review 6, no. 6 (2023): 30233–51. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n6-280.

Full text
Abstract:
Cuidados paliativos baseiam-se numa modalidade de assistência ao paciente sem possibilidades de cura de uma doença ou em estado de terminalidade. Tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida do doente e dos familiares envolvidos no cuidado mediante prevenção e alívio do sofrimento, o que envolve identificação precoce, avaliação rigorosa e tratamento da dor e de outros problemas psicossocial e espiritual. Essa revisão tem como objetivo reunir o conhecimento científico a respeito dos pacientes com doenças crônicas em estágio avançado em cuidados paliativos no âmbito da atenção primár
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Sant`´Ana, Francinara Ester de Oliveira, Luciana Soares Rodrigues, Polliana Lucio Lacerda Pinheiro Pinheiro, Talita Ingrid Magalhães Silva, Ivani Pose Martins, and André Carvalho Costa. "REVISÃO NARRATIVA SOBRE O MANEJO DA DOR ONCOLÓGICA EM CUIDADOS PALIATIVOS: CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM." Revista ft 29, no. 147 (2025): 13–14. https://doi.org/10.69849/revistaft/ra10202506031713.

Full text
Abstract:
A dor oncológica é um dos principais desafios enfrentados no contexto dos cuidados paliativos, exigindo intervenções qualificadas que promovam conforto e qualidade de vida aos pacientes. Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições da enfermagem no manejo da dor de pacientes oncológicos em cuidados paliativos, destacando as principais estratégias utilizadas. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, com abordagem qualitativa, realizada nas bases Google Scholar, SciELO e PubMed, no período de 2010 a 2025. A busca foi conduzida utilizando os descritores “terminal cancer”, “pai
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Maranhão, Francisca Yone Farias, Tatiana Nogueira Doroteu, and Ítalo Rigoberto Cavalcante Andrade. "PERCEPÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISÃO." Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR 27, no. 9 (2023): 5301–9. http://dx.doi.org/10.25110/arqsaude.v27i9.2023-025.

Full text
Abstract:
Os cuidados paliativos multidisciplinares objetivam a melhoria da qualidade de vida do paciente por meio da prevenção e alívio do sofrimento, identificação precoce, avaliação impecável e tratamento da dor e de outros sintomas. O objetivo do estudo foi compreender a percepção da equipe multiprofissional sobre cuidados paliativos na Unidade de Terapia Intensiva. Realizou-se uma revisão de literatura no período de agosto a outubro de 2022, nas bases de dados BVS, SciELO, LILACS, BDENF e Medline. A amostra final foi constituída por cinco artigos científicos selecionados mediante critérios pré-esta
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Braide, Clarisse Sereno Loiola, Plinio Da Cunha Leal, and Mércia Helena Salgado Leite de Souza. "Avaliação do grau de conhecimento sobre cuidados paliativos e dor dos estudantes de medicina em uma faculdade particular de São Luís/MA." Revista de Investigação Biomédica 10, no. 3 (2019): 207. http://dx.doi.org/10.24863/rib.v10i3.314.

Full text
Abstract:
Observa-se atualmente um cenário onde há um progressivo envelhecimento populacional, associado a um predomínio de doenças crônico-degenerativas de evolução lenta. Dentro deste contexto, os Cuidados Paliativos se inserem como uma medida extremamente necessária, de promover qualidade de vida, prevenir e aliviar o sofrimento de indivíduos e de seus familiares. Com base nesta problemática, surge o interesse em avaliar a partir de um questionário, como os estudantes que irão se formar em medicina se sentem a respeito do conhecimento e tratamento da dor, e como se comunicam com seus pacientes. Regis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Santos, Leifa Naiane, Rosângela Silva Rigo, and Julia Sezara Almeida. "Manejo em Cuidados Paliativos." Research, Society and Development 12, no. 2 (2023): e11712240028. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i2.40028.

Full text
Abstract:
O manejo em cuidados paliativos contempla vários aspectos importantes, desde a sua identificação, implantação e acolhimento do paciente com a família, buscando esclarecer dúvidas, ampliando a atenção em cuidados, dentro dos princípios de atuação em cuidados paliativos com reforço da vida, sua qualidade, até o transcorrer da morte. O estudo objetiva auxiliar na aplicabilidade dos planos de cuidados paliativos em diversos níveis de atendimento médico, propiciando uma redução de danos e internações/intervenções, amenizando a dor, sofrimentos ao paciente e sua rede de apoio. Os planos em cuidados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Andriele, Alba, and Paloschi Leyza. "CUIDADOS PALIATIVOS: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA." Revistaft 27, no. 123 (2023): 04. https://doi.org/10.5281/zenodo.8065504.

Full text
Abstract:
A incorpora&ccedil;&atilde;o de pr&aacute;ticas integrativas nos cuidados paliativos melhora a qualidade de vida dos pacientes e familiares, oferecendo uma abordagem hol&iacute;stica. O uso de pr&aacute;ticas complementares, como acupuntura, massagem e hipnose, em conjunto com a medicina convencional, reduz os sintomas f&iacute;sicos, promove o controle emocional e al&iacute;vio da dor. Pesquisas cont&iacute;nuas s&atilde;o essenciais para aprimorar a compreens&atilde;o e expandir o uso das pr&aacute;ticas integrativas em cuidados paliativos, garantindo cuidados de sa&uacute;de integrais e de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Waterkemper, Roberta, and Kenya Schmidt Reibnitz. "Cuidados paliativos: a avaliação da dor na percepção de enfermeiras." Revista Gaúcha de Enfermagem 31, no. 1 (2010): 84–91. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-14472010000100012.

Full text
Abstract:
Objetivou-se revelar as concepções e contribuições de enfermeiras sobre a avaliação da dor em pacientes com câncer em cuidados paliativos, através de uma proposta de educação no trabalho fundamentada nos pressupostos da educação problematizadora de Paulo Freire. Utilizou-se como estratégia para a coleta de dados o "arco da problematização" de Juan Charles Maguerez. Participaram deste estudo seis enfermeiras. Os resultados apontaram para três categorias: o significado da dor, a forma de avaliação da dor praticada pelas enfermeiras e as contribuições para o cuidado. A dor no câncer é uma dor tot
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Palma, Adriana Benquerer Oliveira, Ana Maria Nogueira Mendes, Ana Tereza Silva e. Diogo, et al. "Cuidados paliativos em odontologia: revisão de literatura." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 5 (2024): e6764. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.5-106.

Full text
Abstract:
Os cuidados paliativos buscam propiciar qualidade de vida através de uma equipe interdisciplinar apta para dar assistência efetiva e integral para o paciente em seus momentos finais, e sua família. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo abordar sobre os cuidados paliativos na Odontologia. Diversas condições atuam como coadjuvante ou fator principal no desenvolvimento das problemáticas bucais em pacientes paliativos. Dentre as principais causas, relacionam-se a deficiência nutricional, dificuldade na higienização bucal, terapias farmacológicas e colaterais e desidratação, sendo a xerost
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Araújo, Amanda da Silva Lôbo de, Martha Viviane da Cruz Perim, Rafaela Balbino Sá, Daniel de Lima Reges, and Mariana Cristina dos Santos Souza. "Manejo não farmacológico da dor em Cuidados Paliativos: uma revisão integrativa." Revista JRG de Estudos Acadêmicos 8, no. 18 (2025): e082069. https://doi.org/10.55892/jrg.v8i18.2069.

Full text
Abstract:
Introdução: A dor é um sinal que afeta grande parte dos pacientes em cuidados paliativos, sendo necessário fornecer o alívio, conforto e bem-estar para estes pacientes. Com isso os métodos não farmacológicos são uma alternativa no manejo da dor por serem menos invasivos e de mais fácil acesso à população, causando assim menos sofrimento ao paciente. Objetivo: Identificar a literatura científica que versa sobre a utilização dos métodos não farmacológicos no manejo da dor em pacientes em cuidados paliativos. Método: Revisão Integrativa norteada pela pergunta “’de que forma os métodos não farmaco
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Oliveira, Juliana Carvalho de, Melissa Santos Nassif, Munyra Rocha Silva Assunção, Paula Damaris Chagas Barrioso, Andréia Cristina Barbosa Costa, and Isabelle Cristinne Pinto Costa. "Intervenções de enfermagem em cuidados paliativos na atenção primária à saúde: Scoping review." Research, Society and Development 10, no. 8 (2021): e24710817365. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17365.

Full text
Abstract:
Objetivo: mapear as intervenções de enfermagem em cuidados paliativos na Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de uma revisão de escopo. O instrumento PRISMA Extension for Scoping Review foi empregado para a redação do estudo. As buscas foram realizadas em seis bases de dados, a partir dos descritores cuidados paliativos, Atenção Primária à Saúde e cuidados de enfermagem. Resultados: Foram selecionados 23 estudos e, a partir deles, identificadas 63 intervenções de enfermagem, voltadas para: operacionalização dos cuidados paliativos na Atenção Primária à Saúde; promoção de uma assistência
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Sousa, Silvana Maria de Oliveira, Elis Regina Bastos Alves, Laura Emanuela Pinheiro Machado, et al. "O conhecimento dos profissionais de saúde sobre o conceito e os princípios dos cuidados paliativos: revisão integrativa." Brazilian Journal of Health Review 7, no. 4 (2024): e71065. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv7n4-036.

Full text
Abstract:
Cuidados Paliativos promovem qualidade de vida aos pacientes/familiares com doenças ameaçadoras à vida, através da prevenção, alívio do sofrimento e dor, identificação precoce, avaliação e tratamento dos problemas físico-psico-social-espirituais. Esse conceito vem sendo amplamente discutido nas últimas décadas o que nos faz questionar: Os profissionais de saúde conhecem o conceito e princípios dos cuidados paliativos conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde? Objetivou-se avaliar conhecimentos/conceito em cuidados paliativos pelos profissionais de saúde descritos na literatura nac
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Rocha, Sarah Lais da Silva, Ana Cláudia Evangelista de Lima, Débora Xavier, Lívia Cristina Fidelix da Silva, Camila Nara do Nascimento Santos, and Ana Paula Agostinho Alencar. "Tecnologias no alívio da dor em paliativos: revisão de escopo." Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 13, no. 41 (2023): 470–79. http://dx.doi.org/10.24276/rrecien2023.13.41.470-479.

Full text
Abstract:
Identificar na literatura quais as tecnologias existentes utilizadas na assistência de enfermagem para o alívio da dor em pacientes em cuidados paliativos. Método: Trata-se de uma revisão de escopo, estruturada conforme o protocolo PRISMA e de acordo com as recomendações do JBI. Realizou-se uma pesquisa na Biblioteca Virtual de Saúde com os termos Decs através dos seguintes cruzamentos: ‘’Dor’’ AND ‘’Cuidados Paliativos’’ AND ‘’Tecnologia’’, sem delimitação temporal nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: Foram encontrados 125 artigos que após utilizar os critérios de inclusão e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Silveira, Patrícia Jasmine da, Arlete Eli Kunz da Costa, Paula Michele Lohmann, and Eliane Lavall. "Revisão integrativa: cuidados paliativos em pacientes oncológicos." Research, Society and Development 9, no. 2 (2020): e144922136. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2136.

Full text
Abstract:
Os cuidados paliativos são oferecidos para pacientes sem chance de cura terem maior qualidade de vida até a chegada de sua morte. A enfermagem é um campo da saúde que está crescendo gradativamente nos últimos anos e se aperfeiçoando no que se trata de cuidados paliativos oncológicos, gerando novas técnicas de conforto para o doente. Por isso, objetivou-se conhecer os cuidados paliativos utilizados em pacientes oncológicos prestados pela equipe de enfermagem através de uma revisão integrativa, cujos dados foram coletados pela base de dados Scielo dos anos de 2009 a 2019, com os seguintes descri
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!