To see the other types of publications on this topic, follow the link: Cultivo orgânico.

Journal articles on the topic 'Cultivo orgânico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Cultivo orgânico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Estrada, Milene Andrade, Ângela Alves De Almeida, André Barbosa Vargas, and Fábio Souto Almeida. "Diversidade, riqueza e abundância da mirmecofauna em áreas sob cultivo orgânico e convencional." Acta Biológica Catarinense 6, no. 2 (July 16, 2019): 87. http://dx.doi.org/10.21726/abc.v6i2.544.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo avaliar a riqueza, a diversidade, a abundância e a composição da fauna de formigas em oito propriedades rurais com cultivo orgânico e oito com cultivo convencional, no município de Paraíba do Sul (RJ). Instalaramse em cada área cultivada 15 armadilhas tipo pitfall para a coleta das formigas. Amostraram-se 48 espécies de formigas no total, pertencentes a sete subfamílias e 23 gêneros. A riqueza nos cultivos convencionais foi de 29, e nos cultivos orgânicos, 38. Os valores médios de riqueza e diversidade de espécies e a abundância média foram maiores nas áreas com cultivo orgânico do que nos cultivos convencionais. O número de espécies cultivadas, a profundidade de cobertura vegetal morta e a temperatura estiveram entre as variáveis que mais afetaram a mirmecofauna. A composição de espécies de formigas variou significativamente entre áreas com cultivo convencional e orgânico (ANOSIM, R = 0,6099, p < 0,01). Os resultados corroboram a realidade de que a prática da agricultura orgânica constitui uma alternativa relevante aos cultivos convencionais, por promover a manutenção da biodiversidade local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sediyama, Maria Aparecida Nogueira, Izabel Cristina dos Santos, and Paulo César de Lima. "Cultivo de hortaliças no sistema orgânico." Revista Ceres 61, suppl (December 2014): 829–37. http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201461000008.

Full text
Abstract:
As hortaliças são os alimentos que mais se destacam, em artigos científicos e em jornais, quando se trata de contaminação com agrotóxicos. Isso tem levado ao aumento na demanda por produtos orgânicos por parte dos consumidores. Há, então, a necessidade de se desenvolverem tecnologias que viabilizem esses sistemas, atendendo ao consumidor e melhorando a renda dos agricultores, geralmente de base familiar. A produção de hortaliças em sistema orgânico requer tecnologias que respeitem os processos ecológicos, que promovam o aumento da matéria orgânica do solo e que sejam poupadoras de energia. Neste artigo, são discutidas algumas dessas tecnologias e resultados de pesquisas, com foco em produção de mudas, manejo e adubação do solo, adubação verde, rotação de culturas, consórcio de hortaliças, manejo de plantas espontâneas e manejo de pragas e doenças, que são práticas aprovadas pelas normas para produção orgânica e seguem os princípios agroecológicos, que contribuem para a maior eficiência energética dos sistemas produtivos e, em conjunto, para o necessário desenvolvimento do setor de produção de hortaliças orgânicas com base científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SILVA, GERÔNIMO FERREIRA DA, DJAIL SANTOS, ALEXANDRE PAIVA DA SILVA, and JEORGE MEDEIROS DE SOUZA. "INDICADORES DE QUALIDADE DO SOLO SOB DIFERENTES SISTEMAS DE USO NA MESORREGIÃO DO AGRESTE PARAIBANO." Revista Caatinga 28, no. 3 (September 2015): 25–35. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252015v28n303rc.

Full text
Abstract:
RESUMO: Os sistemas de cultivo modificam os atributos do solo, podendo alterar sua qualidade. O trabalho teve como objetivo avaliar as alterações nos atributos físicos, químicos e biológicos de solos sob sistemas de cultivo orgânico (solos cultivados organicamente há mais de sete anos), em conversão para orgânico e convencional, tendo como referência o solo sob mata, assim como identificar os atributos a serem utilizados como indicadores de qualidade do solo. Foram selecionadas três áreas de propriedades agrícolas, localizadas nos municípios de Areia, Remígio e Lagoa Seca, Paraíba, para a coleta de amostras de solo deformadas, nas camadas de 0-10 e 10-20 cm. Os dados foram submetidos à ANOVA, Teste de Tukey e Análise de Componentes Principais. Houve redução da densidade do solo (Ds) e aumento da porosidade total (PT) no sistema de cultivo orgânico comparado aos sistemas de cultivo em conversão para orgânico e convencional. Os teores de fósforo e de carbono orgânico (CO), a soma de bases (SB), a capacidade de troca catiônica (CTC), a matéria orgânica particulada leve (MOPL), o carbono da matéria orgânica particulada leve (CMOPL), a respiração edáfica (RE) e o pH dos solos sob cultivo orgânico foram superiores aos obtidos nos solos sob cultivo convencional. O cultivo em bases orgânicas proporcionou a manutenção da qualidade do solo em condições semelhantes e/ou melhores que a condição de mata e para as condições deste trabalho os indicadores mais adequados para analisar o cultivo em bases orgânicas foram Ds, PT, CO, MOPL, CMOPL, pH, SB, CTC e RE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Xavier, Francisco Alisson da Silva, Stoécio Malta Ferreira Maia, Teógenes Senna de Oliveira, and Eduardo de Sá Mendonça. "Biomassa microbiana e matéria orgânica leve em solos sob sistemas agrícolas orgânico e convencional na Chapada da Ibiapaba - CE." Revista Brasileira de Ciência do Solo 30, no. 2 (April 2006): 247–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000200006.

Full text
Abstract:
Em muitos casos, a substituição da vegetação nativa por sistemas agrícolas resulta em decréscimo nos conteúdos de C e N nos diferentes compartimentos da matéria orgânica do solo. Para testar se as práticas de manejo que priorizam o aporte de resíduos orgânicos promovem aumento dos compartimentos da matéria orgânica mais sensíveis ao manejo, este estudo se propôs estudar áreas de uma propriedade que utiliza um sistema de produção de acerola em larga escala, sob manejo orgânico, e uma área sob cultivo convencional de cenoura e beterraba em rotação com milho, pertencentes à Fazenda Amway Nutrilite do Brasil e à Associação de Horticultores do Pivot Central, respectivamente, ambas localizadas na região da Chapada da Ibiapaba, Ceará. Selecionou-se, também, uma área de pastagem localizada no interior da primeira propriedade amostrada, bem como áreas sob mata nativa, próximas às áreas de cultivo. Amostras de um Neossolo Quartzarênico foram coletadas nas profundidades de 0-5 e 5-15 cm e foram determinados os teores de C orgânico total, de C e N microbiano (Cmic e Nmic) e da matéria orgânica leve (Cmol e Nmol), além do C mineralizável obtido por respirometria. O acúmulo médio nos estoques de Nmic nas áreas sob manejo orgânico em relação à mata nativa foi de 11,7 kg ha-1, o que representou um incremento de 585 % de Nmic nas áreas de cultivo. Já na pastagem, ocorreu acúmulo de 211 kg ha-1 no estoque de Cmic em relação à mata nativa em subsuperfície, representando um incremento de 514,6 %. Por outro lado, os estoques de Cmic no cultivo convencional sofreram reduções de 59 e 53 %, nas camadas de 0-5 e de 5-15 cm, respectivamente, em relação à mata nativa. Os estoques de Cmol obtidos nas linhas de cultivo nos sistemas orgânicos apresentaram incremento de 106 %, na camada de 0-5 cm, em relação à mata; no sistema convencional, porém, constatou-se uma redução em 31 % no estoque de Cmol na camada superficial. Os resultados indicaram que o manejo realizado nas áreas sob cultivo orgânico com acerola e pastagem contribuiu para a manutenção e recuperação dos conteúdos de C e N da biomassa microbiana (BMS) e da matéria orgânica leve (MOL) do solo. Os incrementos e, ou, reduções de C e N nos compartimentos BMS e MOL, comparativamente à área nativa de referência, foram proporcionalmente maiores que os valores obtidos, quando considerados somente os estoques de C orgânico e N totais, principalmente na área sob sistema de cultivo convencional. Isto indica serem tais compartimentos sensíveis às mudanças no estado da matéria orgânica de acordo com o manejo. Os sistemas de manejo orgânico e pastagem constituem estratégias de manejo importantes que devem ser consideradas para a conservação e, ou, aumento da matéria orgânica e, conseqüentemente, para a melhoria da qualidade do solo e implementação do seqüestro de C na região da Chapada da Ibiapaba, Ceará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Menezes Júnior, Francisco OG, Paulo AS Gonçalves, and João Vieira Neto. "Produtividade da cebola em cultivo mínimo no sistema convencional e orgânico com biofertilizantes." Horticultura Brasileira 32, no. 4 (December 2014): 475–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620140000400017.

Full text
Abstract:
As respostas em produtividade dos cultivos estão relacionadas, entre outros fatores, ao manejo de adubação e fitossanitário. O objetivo do experimento foi comparar a produtividade da cebola em sistema convencional e orgânico, em cultivo mínimo, relacionando-a a aspectos nutricionais e fitossanitários. Foram conduzidos dois experimentos, safras 2011 e 2012, em Cambissolo Háplico, em Ituporanga. Em 2011 foram aplicados os tratamentos: CONV (adubação mineral e pesticidas indicados para cultura da cebola); AM/CB &amp;#91;adubação mineral e calda bordalesa (CB 0,3%)&amp;#92;; AO (adubação orgânica sem pesticidas); AO/CB (adubação orgânica e CB 0,3%); AO/CB/BF-3% &amp;#91;adubação orgânica, CB 0,3% e pulverização de biofertilizante líquido à base de esterco bovino (PBEB a 3%)&amp;#92;; AO/CB/BF-5% (adubação orgânica, CB 0,3% e PBEB a 5%); AO/CB/BF-10% (adubação orgânica, CB 0,3% e PBEB a 10%). Em 2012, adicionou-se o tratamento AM (adubação mineral sem pesticidas). Utilizou-se a cultivar Empasc 352 Bola Precoce. Os transplantes foram realizados em 12/07/11 e 10/07/12, e as colheitas em 21/11/2011 e 09/11/2012. CONV foi 39% mais produtivo que a média dos tratamentos orgânicos com calda bordalesa e biofertilizantes. Medições indiretas de clorofila foram influenciadas pela fase do ciclo e estresse hídrico. Déficits hídricos reduziram a produtividade comercial total em 34% em CONV e 43% em cultivos orgânicos. Biofertilizantes pulverizados não forneceram nutrientes, em especial N, nas quantidades requeridas; não alteraram a qualidade nutricional, teor e extração de nutrientes pelos bulbos; e não reduziram a incidência de tripes e míldio na cebola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Ágatha Transfeld da, and Samantha Transfeld da Silva. "Panorama da agricultura orgânica no Brasil." Segurança Alimentar e Nutricional 23 (December 21, 2016): 1031. http://dx.doi.org/10.20396/san.v23i0.8635629.

Full text
Abstract:
O artigo possui o propósito de reunir informações a respeito do panorama da agricultura orgânica no Brasil, enfocando questões relacionadas ao uso de agrotóxicos, situação econômica atual e dificuldades do mercado orgânico; segurança alimentar e nutricional dos alimentos produzidos de forma orgânica e convencional e sustentabilidade no que se refere ao cultivo convencional e orgânico de alimentos. Foram analisados os dados presentes nas bases de dados Pro Quest Research Library, Scielo, Science Direct, One File(Gale), Directory of Open Access Journals e Medline. Constata-se que o Brasil faz uso exacerbado de agrotóxicos quando comparado com outros países. A produção de alimentos é focada em mono cultivos dependentes de áreas extensas de plantio, assim como insumos químicos. A produção orgânica tem o potencial de proporcionar benefícios relacionados à ingestão alimentar, geração de trabalho e renda e conservação dos recursos naturais e da biodiversidade. Verifica-se a necessidade de estudos exploratórios investigando os efeitos dos agrotóxicos sobre a saúde e o meio-ambiente a longo prazo, assim como ao que se refere à composição nutricional dos alimentos orgânicos. Ações direcionadas ao fomento da atividade orgânica nas etapas envolvendo o cultivo, distribuição, comercialização e consumo ainda se fazem necessárias a fim de expandir e aprimorar este tipo de agricultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Possebon, Ivan Freitras, and Henrique Quero Polli. "CULTIVO ORGÂNICO DA CANA DE AÇÚCAR." Revista Interface Tecnológica 17, no. 1 (July 30, 2020): 517–29. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i1.832.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa avaliar os diferenciais da produção de cana-de-açúcar de maneira orgânica, discorrendo sobre os motivadores, os impactos ambientais, econômicos e sociais e as vantagens e desvantagens da produção de cana seguindo o protocolo orgânico e comparando com dados da produção de modo convencional a fim de identificar as viabilidades técnicas e econômicas em se adotar este procedimento. Desta forma, realizou-se uma revisão literária, por meio de leitura de livros; artigos; jornais, os quais tratam a produção de cana orgânica como a opção mercadológica sustentável para uma sociedade moderna. Tecnicamente sistema de produção orgânico demonstra ser viável ambientalmente e economicamente, principalmente para pequenos produtores, porém, há a necessidade de se realizar mais estudos considerando diferentes regiões e tamanhos de propriedades, bem como o consorciamento com outras culturas agrícolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bettoni, Marcelle Michelotti, Eliseu Geraldo dos Santos Fabbrin, Jean Ricardo Olinik, and Átila Francisco Mógor. "Efeito da aplicação foliar de hidrolisado protéico sob a produtividade de cultivares de brócolis." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 7, no. 2 (September 4, 2013): 179. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v7i2.943.

Full text
Abstract:
O brócolis (Brassica oleracea var. italica) é uma hortaliça da família das Brássicas cultivado em diversas regiões do mundo, característico de pequenas propriedades, com potencial para cultivos orgânicos, porém é necessário que sejam realizadas pesquisas que disponibilizem produtos que atendam a legislação orgânica, como biofertilizantes a base de hidrolisados protéicos. Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito da aplicação de hidrolisado protéico contendo aminoácidos na produção de duas cultivares de brócolis, em sistema de cultivo orgânico. Os tratamentos foram dispostos em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 4, com quatro repetições, sendo duas cultivares (Belstar e Fiesta) e quatro tratamentos: testemunha e aplicação via foliar de soluções com as seguintes concentrações de hidrolisado protéico: 2 mL L-1, 4 mL L-1 e 8 mL L-1. As aplicações foram realizadas semanalmente com início aos sete e término aos 63 dias após o transplantio das mudas (DAT), sendo avaliadas as seguintes características no momento da colheita (75 DAT): massa fresca média por cabeça (MFC), massa seca média por cabeça (MSC), diâmetro médio da cabeça (DMC) e produção média estimada (PME). A utilização do hidrolisado na dose 8 mL L-1 resultou em maiores massas seca e fresca, diâmetro de cabeça e produção de brócolis em sistema de cultivo orgânico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Rodrigo Fernandes, Maurício Oliveira Barros, Jean César De Oliveira, Diogo Jânio De Carvalho Matos, Wagner Gonçalves Vieira Júnior, Leidiane Dos Santos Lucas, and Jadson Belém de Moura. "Frações oxidáveis do carbono orgânico e biomassa microbiana de solos em sistemas de cultivo de cana-de-açúcar." Científic@ - Multidisciplinary Journal 7, no. 2 (November 30, 2020): 1–10. http://dx.doi.org/10.37951/2358-260x.2020v7i2.4975.

Full text
Abstract:
A Cana-de-açúcar (Saccharum spp.) é uma cultura de grande importância no cenário brasileiro, o seu manejo influencia diretamente nos atributos do solo, independente do sistema de cultivo, seja ele convencional ou orgânico. O sistema, bem como o cultivo podem alterar as frações de carbono no solo, que pode ser avaliada e monitorada através do acumulo de carbono ou de suas frações contidas na matéria orgânica, uma vez que diversas funções e processos físicos, químicos e biológicos que acontecem no solo têm relação direta com a matéria orgânica. Objetivou-se com este trabalho verificar os teores do carbono orgânico total (COT), das frações oxidáveis e do carbono da biomassa microbiana presentes nos solos manejados com diferentes sistemas de cultivo em Goianésia. Avaliou-se os sistemas convencional e orgânico, com e sem aplicação de vinhaça em três idades de corte (2º, 4º e 6º cortes). O manejo do cultivo de cana-de-açúcar em sistema orgânico contribui para o incremento dos teores de carbono orgânico total do solo e o carbono da biomassa microbiana. O uso de vinhaça é uma prática que incrementa carbono orgânico nos solos sob cultivo de cana-de-açúcar. A idade de corte não apresenta relação linear nos teores de carbono total e das frações analisadas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moraes, Sylvia R. G., Vicente P. Campos, Edson A. Pozza, Anastácia Fontanetti, Gabriel J. Carvalho, and Cleber Maximiniano. "Influência de leguminosas no controle de fitonematóides no cultivo orgânico de alface americana e de repolho." Fitopatologia Brasileira 31, no. 2 (April 2006): 188–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-41582006000200011.

Full text
Abstract:
A demanda por produtos orgânicos é crescente devido às restrições ao uso dos agroquímicos sintéticos. Para verificar o efeito das plantas antagonistas no controle de fitonematóides na cultura da alface americana (Lactuca sativa) e do repolho (Brassica oleracea var. capitata), em cultivo orgânico, instalou-se um experimento na Universidade Federal de Lavras, no período de dezembro de 2001 a agosto de 2002. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados em esquema fatorial 4 x 2, com três repetições. O primeiro fator foi constituído pelas leguminosas mucuna-preta (Stizolobium aterrimum), feijão-de-porco (Canavalia ensiformis), crotalária (Crotalaria juncea) em cultivo orgânico e por uma testemunha (vegetação espontânea) em cultivo convencional. O segundo, pelas culturas de alface americana cultivar Raider e repolho, cultivar Kenzan. Os tratamentos foram constituídos por todos em cultivo orgânico e testemunha (vegetação espontânea) em cultivo convencional. As populações de Meloidogyne spp. e de Helicothylenchus dihystera foram avaliadas empregando-se a técnica de Jenkins. As amostras de solo utilizadas para quantificar os nematóides foram retiradas aos 45 dias após o plantio das leguminosas; aos 30 e 60 dias após o plantio da alface americana e aos 30, 60 e 90 dias após o plantio do repolho. A incorporação das leguminosas mucuna-preta e crotalária, em cultivo orgânico, reduziu a população de Meloidogyne spp. em 42 e 51%, respectivamente, nessas hortaliças. A leguminosa feijão-de-porco causou redução da população de nematóide apenas nas parcelas com repolho apos 90 dias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Guimarães, Danielle V., Maria I. S. Gonzaga, and José de O. Melo Neto. "Manejo da matéria orgânica do solo e estoques de carbono em cultivos de frutas tropicais." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 18, no. 3 (March 2014): 301–6. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662014000300009.

Full text
Abstract:
Com este trabalho objetivou investigar as mudanças na dinâmica e no estoque de carbono em solos agrícolas. Amostras de solo foram coletadas de 0-10 cm e 10-30 cm, em duas áreas agrícolas (cultivo de banana (Musa spp) e cultivo de citros (Citrus sinensis). Um solo em floresta nativa foi utilizado como referência e para determinação do Índice de Manejo de Carbono (IMC). A matéria orgânica do solo (MOS) foi fracionada fisicamente em particulada (MOP, > 53 µm) e complexada (MOC, < 53 µm). O carbono orgânico total (COT) foi analisado para caracterizar a MOS. Comparando com o solo em mata nativa o cultivo da banana aumentou o teor de carbono orgânico do solo (TOC) em aproximadamente 14% enquanto o cultivo de citros reduziu o teor de TOC em cerca de 38%. O cultivo de fruteiras reduziu a fração particulada em mais de 50% mostrando uma velocidade de decomposição maior dos resíduos orgânicos. Os valores do Índice de Manejo de Carbono foram menores que 1 em todos os tratamentos; entretanto, foram observados os melhores resultados para o pomar de citros (116,5). No geral, a mudança no uso da terra de mata nativa para culturas de frutas reduziu o teor de matéria orgânica do solo, especialmente sua fração lábil, e a qualidade do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Souza, Jacimar L., Gabriel P. Guimarães, and Luiz F. Favarato. "Desenvolvimento de hortaliças e atributos do solo com adubação verde e compostos orgânicos sob níveis de N." Horticultura Brasileira 33, no. 1 (March 2015): 19–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620150000100004.

Full text
Abstract:
Em sistemas de cultivo orgânico, o manejo adequado da adubação orgânica e a ciclagem de nitrogênio são estratégias muito importantes, visando melhorar a fertilidade do solo e aumentar a produtividade. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de adubos verdes em pré-cultivo, associados a diferentes níveis de nitrogênio em compostos orgânicos, sobre o rendimento de repolho e milho-verde, em sucessão de cultivos no período de 2009 a 2012 e sobre os atributos químicos do solo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, no esquema de parcelas subdivididas, em três repetições. As parcelas foram constituídas por dois tratamentos (presença e ausência de leguminosa) e nas subparcelas foram instalados cinco tratamentos com sistemas de adubação à base de compostos de distintos níveis de nitrogênio: 1) Ausência de adubação (testemunha); 2) Composto com 1,5% de N; 3) Composto com 2% de N; 4) Composto com 2,5% de N e 5) Composto com 3% de N. As adubações verdes, com uso de leguminosas em pré-cultivos, melhoraram o desenvolvimento das culturas do repolho e milho-verde, aumentaram os teores de P e H+Al e reduziram os teores de K, Mg e pH do solo. Os teores de cálcio, soma de bases, capacidade de troca de cátions e matéria orgânica do solo não foram alterados pelas adubações verdes. A adubação com composto orgânico com maiores níveis de N proporcionaram elevações nos teores de P, K, Mg e T de forma linear e da matéria orgânica do solo de forma quadrática. As adubações com compostos orgânicos de maiores níveis de N aumentaram as produtividades comerciais do repolho em até 92,4% e do milho-verde em até 23,1%. A adubação verde, quando associada a compostos com 3% de N, aumentou a produtividade comercial do repolho em 19,2% e a do milho-verde em 4,5%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Gomes, Andréa Maria André, Sami Jorge Michereff, Rosa de Lima Ramos Mariano, and Viviane Jurema Lopes Borges Rodrigues. "Intensidade da cercosporiose da alface em cultivos convencionais e orgânicos em Pernambuco." Summa Phytopathologica 32, no. 4 (September 2006): 384–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-54052006000400013.

Full text
Abstract:
Foram realizados levantamentos da intensidade da cercosporiose da alface, causada por Cercospora longissima, em 25 plantios manejados no sistema convencional e 25 no sistema orgânico, em dois períodos de plantio, janeiro-abril (I) e junho-setembro (II) de 2002, no estado de Pernambuco. A prevalência da doença foi elevada (> 88%) em todas as situações avaliadas. Nas áreas de cultivo convencional a severidade da cercosporiose variou de 0,0 a 16,9%, enquanto em cultivos orgânicos de 0,0 a 22,5%. Nos dois sistemas de cultivo a severidade da doença foi significativamente mais elevada no período I, quando a precipitação pluviométrica foi quase três vezes superior ao período II. No entanto, somente no período II foram constatadas diferenças significativas na severidade da doença entre os sistemas de cultivo, sendo superior no sistema orgânico. Não foram constatadas correlações significativas entre os níveis de severidade da cercosporiose nas áreas de plantio nos dois períodos avaliados, dentro de cada sistema de cultivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Sena, Larissa Morais, Julyanne Fonteles De Arruda, Paulo Ovídio Batista De Brito, Francisca Raíssa da Silva Costa, Roberto Albuquerque Pontes Filho, and Franklin Aragão Gondim. "CULTIVO DE PLANTAS DE Erythrina velutina EM SUBSTRATO CONTENDO VERMICOMPOSTO." Nativa 9, no. 3 (July 15, 2021): 247–52. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v9i3.10141.

Full text
Abstract:
Uma técnica muito utilizada para recuperação de áreas degradadas é o plantio de mudas, uma espécie que apresenta um grande potencial é o Mulungu. Além disso, na recuperação de áreas degradadas se faz necessário o uso de fertilizantes para o solo, assim a produção de fertilizantes por meio de compostagem, mostra-se uma técnica sustentável e de baixo custo. O objetivo deste trabalho foi analisar a eficiência da fertilização pelo material proveniente de compostagem seguido por vermicompostagem no cultivo de plantas de Mulungu. Realizou-se um experimento, na casa de vegetação do IFCE campus Maracanaú, utilizando diferentes substratos: 100% areia (em volume), 50% húmus comercial, 100% húmus comercial, 50% composto orgânico, 75% composto orgânico e 100% composto orgânico. As plantas foram coletadas e foram analisadas: as produções de matéria fresca e seca e a quantificação dos teores de solutos orgânicos. Verificou-se que o crescimento das plantas e a produção de solutos orgânicos estão ligados diretamente ao teor de nitrogênio no solo, de forma que a escassez de nitrogênio é um fator limitante para o adequado crescimento do Mulungu. Nas condições experimentais empregadas, verificou-se que o tratamento contendo 75% composto orgânico ocasionou o maior crescimento das plantas de Mulungu.Palavras-chave: nutrientes, nitrogênio, solutos orgânicos, matéria fresca, matéria seca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Martelleto, Luiz Aurélio Peres, Raul de Lucena Duarte Ribeiro, Mariluci Sudo-Martelleto, Marco Antônio da Silva Vasconcellos, Sérgio Lúcio David Marin, and Maurício Ballesteiro Pereira. "Cultivo orgânico do mamoeiro 'Baixinho de Santa Amália' em diferentes ambientes de proteção." Revista Brasileira de Fruticultura 30, no. 3 (September 2008): 662–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452008000300017.

Full text
Abstract:
Mudas de mamoeiro da cv. Baixinho de Santa Amália (grupo 'Solo') foram transplantadas para três estruturas contíguas: (a) estufa com cobertura de plástico, (b) estufa sombreada com cobertura adicional de sombrite (30%, sobre o plástico) e (c) telado com cobertura exclusiva de sombrite (30%), estabelecendo-se, ao lado, uma área de cultivo em ambiente natural. Nas estufas, as partes laterais e frontais foram revestidas com tela antiafídica. No momento do transplantio e a intervalos mensais subseqüentes, durante o primeiro ano de cultivo, as plantas foram avaliadas em relação a: altura, diâmetro basal do tronco, número de folhas ativas e área foliar. O manejo e tratos culturais empregados obedeceram às normas técnicas constantes da legislação nacional relativa à agricultura orgânica. Desde a primeira colheita, foram contados e pesados todos os frutos produzidos. Em comparação ao ambiente natural, os cultivos protegidos proporcionaram aumentos na altura da planta além de 20%; nas estufas, particularmente naquela sem cobertura adicional de sombrite, ocorreram efeitos de aumento do diâmetro basal do tronco (30%), índice de enfolhamento (20%) e área foliar (36%); o cultivo orgânico do mamoeiro no interior das estufas possibilitou acréscimos altamente significativos no desenvolvimento e na produção de frutos orgânicos de padrão comercial (67% em peso e 49% em número). Deve-se ressaltar, ainda, que a cultivar Baixinho de Santa Amália não alcançou, após a última colheita quantificada, o limite máximo do teto das estufas (4,5m), o que lhe permitiu um ciclo produtivo superior a 24 meses nessas estruturas de proteção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Santos, Neli Cristina Belmiro dos, Silvia Antoniali, Juliana Sanches3, Fabiano Tomehei Amikura, and Silmara Cristina da Silva Doreto. "QUALIDADE DE MILHO VERDE ORGÂNICO E CONVENCIONAL EM ATMOSFERA MODIFICADA." Cultura Agronômica: Revista de Ciências Agronômicas 24, no. 1 (January 2, 2015): 71–82. http://dx.doi.org/10.32929/2446-8355.2015v24n1p71-82.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve por objetivo verificar a qualidade pós-colheita de cultivares de milho para colheita de espigas verdes provenientes de cultivo orgânico e convencional embaladas em bandejas de poliestireno expandido recoberto com filme de policloreto de vinila (PVC) em condições ambientais. Foram utilizadas espigas de milho provenientes de cultivos orgânico e convencional conduzidos na área experimental sediada no município de Andradina-SP. Seis bandejas por cultivar foram acondicionadas a 25,5 ± 2 °C e 60 ± 8 % UR por até 7 dias. As avaliações foram realizadas no início do experimento, 3 e 7 dias de armazenamento. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com três repetições, sendo os tratamentos dispostos em esquema fatorial 7 x 2 (cultivares: AG 1051, AG 4051, XB 7116, Cativerde, 20A55, BM 3061 e 2B587 e cultivo: orgânico e convencional). As unidades experimentais foram constituídas por cinco espigas em cada bandeja. Pelos resultados apresentados é possível concluir que a qualidade pós-colheita de espigas de milho verde das cultivares testadas não é influenciada pelo sistema de cultivo (convencional e orgânico).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Oliveira, Eliane Q. de, Rovilson J. de Souza, Maria do Céu M. da Cruz, Virna B. Marques, and André C. França. "Produtividade de alface e rúcula, em sistema consorciado, sob adubação orgânica e mineral." Horticultura Brasileira 28, no. 1 (March 2010): 36–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362010000100007.

Full text
Abstract:
Foram realizados dois experimentos em Lavras-MG, nos meses de abril a setembro de 2006. Para cada experimento, utilizou-se o delineamento de blocos completos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram de quatro arranjos espaciais entre as culturas da alface (A) e rúcula (R), plantadas em fileiras alternadas 1A:1R; fileiras duplas alternadas 2A:2R; fileiras triplas alternadas 3A:3R e quatro fileiras alternadas 4A:4R e, alface e rúcula em cultivo solteiro. Avaliou-se o diâmetro (alface), altura, número de folhas por planta, rendimento de folhas e massa seca da parte aérea da alface e rúcula. Os maiores rendimentos de folhas da alface foram registrados no cultivo orgânico. O rendimento de massa verde da rúcula, no sistema solteiro sobressaiu-se dos demais, embora estatisticamente semelhante aos arranjos espaciais 3A:3R e 4A:4R no número de folhas. No cultivo orgânico, diferenças significativas entre o primeiro e o segundo ciclo da rúcula expressaram-se na altura de plantas e na massa seca da parte aérea, com a maior altura média no primeiro cultivo e a maior quantidade de massa seca da parte aérea na rebrota. Os consórcios da alface e rúcula nos arranjos espaciais 1A:1R e 3A:3R tiveram a maior eficiência do uso da área (EUA), de 55 e 63%, respectivamente, no sistema de cultivo orgânico. A eficiência biológica aumentou para 62 e 70% nestes mesmos arranjos, com o cultivo da rebrota da rúcula no sistema orgânico. Todas as associações da alface e rúcula, assim como os seus cultivos solteiros tiveram melhor desempenho produtivo sob a adubação orgânica. A rebrota da rúcula aumentou a eficiência agronômica do sistema consorciado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Schmidt, Rogério Otávio, Ronei Sandri Sana, Felipe Krüger Leal, Robson Andreazza, Flávio Anastácio de Oliveira Camargo, and Egon José Meurer. "Biomassa e atividade microbiana do solo em sistemas de produção olerícola orgânica e convencional." Ciência Rural 43, no. 2 (February 2013): 270–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782013000200013.

Full text
Abstract:
O cultivo de olerícolas pode ser produzido no sistema convencional utilizando defensivos agrícolas e fertilizantes sintéticos, ou no sistema orgânico, quando não há a utilização de defensivos sintéticos e tem como principal fonte de adubação, resíduos orgânicos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a biomassa e a atividade microbiana do solo em sistemas de cultivo orgânico e convencional com suas respectivas áreas de referência. Para isso, foram coletadas amostras de solo em três propriedades agrícolas com sistema de cultivo convencional e outras três com sistema de cultivo orgânico, além de suas respectivas áreas de referência. Foram determinados o carbono e nitrogênio microbiano e total, e a respiração basal após 57 dias de incubação. A maior variação na taxa de respiração basal entre a área de produção e a área de referência foi observada no sistema orgânico. Os teores de nutrientes no solo, carbono e nitrogênio microbianos foram maiores nas áreas de produção do que os encontrados nas áreas de referência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Partelli, Fabio Luiz, Henrique Duarte Vieira, Pedro Henrique Monnerat, and Alexandre Pio Viana. "Estabelecimento de normas DRIS em cafeeiro conilon orgânico ou convencional no estado do Espírito Santo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 30, no. 3 (June 2006): 443–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000300006.

Full text
Abstract:
O café conilon (Coffea canephora) ocupa grande importância no cenário sócio-econômico no Espírito Santo, e o seu cultivo, principalmente, de forma orgânica é crescente e representativo; no entanto, faltam informações sobre valores de referência de teores da folha, bem como um diagnóstico nutricional. O objetivo deste trabalho foi estabelecer e comparar padrões de referência e propor valores de teores foliares considerados adequados, a partir de lavouras de alta produtividade de cafeeiros conilon cultivados de forma orgânica ou convencional na região norte do estado do Espírito Santo. Determinaram-se os teores foliares de N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cu, Fe, Mn e Zn em 40 lavouras sob cultivo convencional e 56 lavouras sob cultivo orgânico. Foram selecionadas para estabelecer as normas DRIS 23 lavouras sob cultivo convencional e 22 lavouras orgânicas. Para comparar as normas estabelecidas, utilizou-se o teste "t" de Student, a 1 %, e realizaram-se diagnósticos nas lavouras orgânicas e convencionais, por meio das normas DRIS, com a incorporação da matéria seca, verificando a freqüência do nutriente cujo índice foi mais negativo e mais positivo. Os nutrientes que mais vezes apresentaram índices DRIS mais negativos nas lavouras orgânicas foram Mn, Cu, N e P e, nas lavouras convencionais, foram Mn, Cu e P. Os resultados evidenciam que as normas DRIS são específicas a cada forma de cultivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Gemma, Sandra Francisca Bezerra, Roberto Funes Abrahão, and Laerte Idal Sznelwar. "O trabalho no cultivo orgânico de frutas: uma abordagem ergonômica." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 29, no. 109 (June 2004): 37–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572004000100006.

Full text
Abstract:
A agricultura orgânica tem sido apontada como uma forma de cultivo sustentável do ponto de vista ecológico, econômico e social. No entanto, não se encontram pesquisas sobre a relação saúde-trabalho na agricultura orgânica, não sendo possível afirmar que a eliminação dos riscos toxicológicos do sistema convencional seja suficiente para garantir a saúde dos agricultores. Esta pesquisa tem como objetivo principal a compreensão das dificuldades encontradas na execução do trabalho na produção orgânica de frutas. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em um sítio de cultivo orgânico de frutas, aplicando o método da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Tarefas manuais freqüentes no cultivo orgânico, como o ensacamento de frutas, executadas sob pressão temporal, podem colocar em risco a saúde dos agricultores por demandarem esforço físico considerável, posturas desconfortáveis e movimentos repetitivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Lemos, G. C. S., A. D. Santos, S. P. Freitas, and G. A. Gravina. "Controle de plantas invasoras em cultivo orgânico e convencional de capim-limão (Cymbopogon citratus (DC) Stapf.)." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 15, no. 3 (2013): 405–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722013000300014.

Full text
Abstract:
O cultivo orgânico é preconizado para o capim-limão (Cymbopogon citratus (DC) Stapf.) como planta medicinal promissora ao desenvolvimento de fármacos no Brasil. Objetivou-se avaliar técnicas de controle de plantas invasoras sobre componentes de produção de capim limão em cultivos orgânico e convencional. Dois experimentos foram instalados sob delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições, em esquema fatorial 2x2x3, considerando-se duas áreas (orgânico e convencional) e os tratamentos combinando cobertura morta (presente e ausente) e técnicas de controle de plantas invasoras (capina manual, roçada e nenhuma). Altura, perfilhamento, teor e rendimento total de óleo essencial de capim-limão no cultivo orgânico foram superiores ao convencional, mas a produtividade de biomassa aérea seca não diferiu entre ambos. A capina, com ou sem cobertura morta, favoreceu o rendimento de óleo no cultivo orgânico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Lima, Carlos Eduardo Pacheco, Mariana Rodrigues Fontenelle, Nuno Rodrigo Madeira, Juscimar da Silva, Ítalo Moraes Rocha Guedes, Luciana Rodrigues Borba Silva, and Daiane Costa Soares. "Compartimentos de carbono orgânico em Latossolo cultivado com hortaliças sob diferentes manejos." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 4 (April 2016): 378–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000400011.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar os teores de carbono orgânico total (COT) e das frações granulométricas da matéria orgânica de um Latossolo Vermelho cultivado com hortaliças, sob diferentes sistemas de manejo e de cultivo de plantas de cobertura. O experimento foi realizado por seis anos, em delineamento de blocos ao caso, em arranjo fatorial 3x2, com três sistemas de manejo do solo - plantio direto (SPD), preparo reduzido (PPR) e preparo convencional (SPC) - e dois cultivos de cobertura, um de milho solteiro e outro de milho consorciado com mucuna-cinza (Stizolobium niveum) (MM), com quatro repetições. Os teores de COT, estimados para a camada 0,00-0,30 m, foram maiores em SPD e PPR. Independentemente da profundidade avaliada, o consórcio MM promoveu os maiores teores de carbono orgânico particulado (COP), que foram fortemente influenciados pela incorporação da palhada. Em todas as camadas, observaram-se correlações negativas entre os teores de COP e os de carbono orgânico associado a minerais (COAM), indício de ocorrência do efeito "priming". Os teores de COT correlacionaram-se positivamente aos de COAM, o que destaca a importância de mecanismos de estabilização da matéria orgânica no incremento dos teores de COT no solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Lima, Herdjania Veras de, Teógenes Senna de Oliveira, Maria Matutina de Oliveira, Eduardo de Sá Mendonça, and Pedro Jorge Bezerra Ferreira Lima. "Indicadores de qualidade do solo em sistemas de cultivo orgânico e convencional no semi-árido cearense." Revista Brasileira de Ciência do Solo 31, no. 5 (October 2007): 1085–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832007000500024.

Full text
Abstract:
A qualidade do solo pode mudar com o passar do tempo, em decorrência de eventos naturais ou ações antrópicas. A adoção de práticas de cultivo orgânico reduz o revolvimento do solo, favorecendo a recuperação de suas propriedades físicas e químicas. Este trabalho teve como objetivo comparar propriedades físicas, químicas e biológicas de solos cultivados com algodão em bases orgânicas e no sistema convencional, assim como identificar as que possam ser utilizadas como indicadores de qualidade do solo. Selecionaram-se seis áreas submetidas ao cultivo orgânico e três ao cultivo convencional para coleta de amostras de solo deformadas e indeformadas, nas camadas de 0-10, 10-20 e 20-30 cm. Técnicas de estatística univariada e multivariada foram utilizadas para análise dos dados. Os resultados mostraram que os indicadores físicos e químicos testados individualmente não foram sensíveis para diferenciar as áreas sob sistema de cultivo orgânico daquelas sob cultivo convencional. No entanto, a aplicação de técnicas de análise multivariada - no caso, componentes principais e a discriminante de Anderson - permitiu a distinção entre algumas áreas cultivadas sob cultivo orgânico comparativamente às convencionais, até mesmo as que estavam em transição. Dos indicadores biológicos, a fauna edáfica mostrou-se mais precisa na avaliação da qualidade do solo, distinguindo de forma satisfatória as áreas sob sistema de cultivo orgânico das que estavam sob sistema convencional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Xavier Junior, Orlando Salvador, Alexandre Maniçoba da Rosa Ferraz Jardim, Luciana Sandra Bastos de Souza, Carlos André Alves de Souza, José Francisco da Cruz Neto, George do Nascimento Araújo Júnior, Renan Matheus Cordeiro Leite, and Thieres George Freire da Silva. "Utilização de biofertilizantes alternativos no cultivo de palma forrageira: Uma revisão." Research, Society and Development 10, no. 6 (June 6, 2021): e46110616024. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.16024.

Full text
Abstract:
A palma (Opuntia e Nopalea) é uma das forrageiras mais importantes do mundo, nativa do México, pertencendo à família Cactaceae, e possui uma alta eficiência no uso da água. No Brasil é cultivada principalmente no Nordeste, onde é considerada estratégica devido as condições climáticas da região. Pesquisas indicam que a adubação orgânica induz um melhor desempenho produtivo da palma forrageira. Neste sentido, o uso de biofertilizante para suprir as necessidades nutricionais das culturas agrícolas, tem sido uma importante ferramenta para os produtores rurais, por se tratar de um insumo orgânico de baixo custo, resultante da fermentação aeróbica de matéria orgânica e água, e que pode influenciar positivamente as propriedades químicas e físicas do solo. Esta revisão de literatura tem por objetivo apresentar alternativas de práticas agrícolas com adubação orgânica como o uso de biofertilizantes em sistemas de cultivo com palma forrageira visando alternativas promissoras com eficiência de cultivo. Conclui-se que o cultivo de palma forrageira com utilização de biofertilizantes alternativos orgânicos, incrementam a produção das plantas, e viabilizar técnicas de baixo custo aos produtores rurais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Partelli, Fábio Luiz, Jader Galba Busato, Henrique Duarte Vieira, Alexandre Pio Viana, and Luciano Pasqualoto Canellas. "Qualidade da matéria orgânica e distribuição do fósforo no solo de lavouras orgânicas de café Conilon." Ciência Rural 39, no. 7 (October 2009): 2065–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009000700017.

Full text
Abstract:
O cultivo de café orgânico utiliza fontes não solúveis de fósforo e grande quantidade e variedade de material orgânico em seu manejo. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar as frações que compõem a matéria orgânica e distribuição do fósforo no solo de cafeeiros Coffea canephora da cultivar 'Conilon' cultivados sob diferentes sistemas de manejos de produção orgânica. O solo foi coletado na projeção da copa do cafeeiro, na camada de 0 a 20cm. Determinaram-se as características químicas e granulométricas do solo em procedimentos de rotina e as frações de fósforo e da material orgânica. Na maioria das lavouras, o fósforo orgânico constituiu a maior parte do fósforo lábil, e a fração humina constituiu a maior parte da matéria orgânica. Houve maior presença de fósforo inorgânico nos solos das lavouras com maiores concentrações de fósforo total e lábil. O conteúdo total de Pi + Po nos solos avaliados apresentou valores elevados, variando de 426,9 até 910,4mg dm-3 de solo. A fração humina constituiu a maior parte da matéria orgânica. As frações que compõem a distribuição do fósforo no solo apresentaram discrepâncias entre os sistemas de manejos de produção orgânica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Melo, Gabriel Bressiani, Marcos Gervasio Pereira, Adriano Perin, Roni Fernandes Guareschi, and Paula Fernanda Chaves Soares. "Estoques e frações da matéria orgânica do solo sob os sistemas plantio direto e convencional de repolho." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 9 (September 2016): 1511–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900050.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho foi avaliar as frações húmicas, granulométricas e oxidáveis da matéria orgânica do solo, o conteúdo de matéria orgânica leve no solo, e os teores e estoques de C e N em Latossolo Vermelho, manejado pelos sistemas plantio direto e convencional, para o cultivo de repolho. Áreas de pastagem e de cerrado nativo foram utilizadas como controle. As amostras foram coletadas em 2014, às profundidades 0,0-0,05 e 0,05-0,10 m, após um ciclo de cultivo do repolho sob plantio direto e convencional, em área com longo histórico de cultivo convencional de hortaliças. O sistema plantio direto aumenta os teores de matéria orgânica leve, C e N, assim como os estoques de C e os valores de C orgânico particulado, de C orgânico associado a minerais, e de frações húmicas e oxidáveis da matéria orgânica. O sistema plantio direto melhora a qualidade do solo, em comparação ao plantio convencional, além de proporcionar, para a maioria das variáveis analisadas, maiores valores do que os observados em área de pastagem e valores semelhantes aos da área sob cerrado nativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Luiz, Leandro da Conceição, Caroline da Rocha C. de Souza, Kamila de Carvalho Gonçalves, Deborah Demarque Martins da Silva, Rafaela Tavares Batista, Renata Macedo dos Reis Januário da Silva, and Renato Pereira de Freitas. "Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS) associada à Análise de Componentes Principais (PCA) para análise de composição elementar e comparação de alfaces do tipo crespa (Lactuca Sativa L.) de cultivo orgânico e convencional." Segurança Alimentar e Nutricional 27 (July 9, 2020): e020017. http://dx.doi.org/10.20396/san.v27i0.8656042.

Full text
Abstract:
A alface crespa (Lactuca sativa L.) é uma das hortaliças folhosas mais cultivadas e consumidas em diversos países. A Organização Mundial de Saúde (OMS) incentiva o consumo de hortaliças e frutas, uma vez que estas são importantes para compor uma dieta saudável. Nos últimos anos a procura por produtos orgânicos aumentou significativamente, pois dispõe de alimentos mais valorizados e de maior qualidade em relação ao sabor e procedência. Técnicas espectroscópicas associadas a ferramentas estatísticas tem sido frequentemente usadas na indústria alimentícia, com elas pode-se obter de maneira rápida e precisa informações estruturais e elementares das amostras, a fim de compará-las. O presente trabalho utiliza a Espectroscopia por Dispersão em Energia (EDS) associada à análise de componentes principais (PCA) para obter a composição elementar, e comparar/discriminar grupos de amostras de alfaces crespa de cultivo orgânico e convencional. Foram encontrados os elementos Na, Mg, P, K, Ca, Cl, S, Al e Si, nas amostras, e ao realizar a PCA observou-se que as amostras de cultivo orgânicas e convencional adquiridas no hipermercado estão bem próximas da amostra de referência, orgânica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Ribeiro, Lindinéia Rios, Lenaldo Muniz de Oliveira, Sebastião de Oliveira e. Silva, and Ana Lúcia Borges. "Caracterização física e química de bananas produzidas em sistemas de cultivo convencional e orgânico." Revista Brasileira de Fruticultura 34, no. 3 (September 2012): 774–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452012000300017.

Full text
Abstract:
A demanda por frutos orgânicos cresce a cada ano em todo o mundo, e a bananicultura pode apresentar crescimento nesse setor, tanto no mercado interno quanto no externo. No entanto, há falta de informações que justifiquem a produção de frutos orgânicos e que atestem as vantagens e desvantagens dos dois sistemas de cultivo. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar bananas provenientes de sistema de cultivo convencional e orgânico quanto aos seus aspectos físicos e químicos. Utilizaram-se as cultivares Caipira (AAA), Maravilha (AAAB), Pacovan Ken (AAAB), Prata-Anã (AAB), Thap Maeo (AAB) e Tropical (AAAB). No cultivo orgânico, foi utilizada cobertura verde (Canavalia ensiformis e Arachis pintoi) e fertilização com composto orgânico, fosfato natural, torta de mamona e cinzas de madeira. No cultivo convencional, não se utilizou cobertura verde, procedendo-se apenas a fertilização química com ureia (100 kg ha-1), superfosfato simples (280 kg ha-1) e cloreto de potássio (540 kg ha-1). Foram avaliados os atributos físicos: peso de frutos com e sem casca, diâmetro e comprimento do fruto, peso da penca, número de frutos por penca e espessura da casca; e os atributos químicos: sólidos solúveis, acidez titulável, ratio, pH, umidade e os teores de açúcares solúveis (redutores, não redutores e totais). O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, com 3 repetições, e os dados submetidos à análise de variância e teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Pode-se afirmar que o manejo convencional ou orgânico não alterou as características físico-químicas das bananas, com exceção para os teores de umidade e de açúcares não redutores, sólidos solúveis, comprimento e diâmetro do fruto para algumas cultivares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Resende, Geraldo M., Jony E. Yuri, Nivaldo D. Costa, and José H. Mota. "Desempenho de cultivares de cenoura em sistema orgânico de cultivo em condições de temperaturas elevadas." Horticultura Brasileira 34, no. 1 (March 2016): 121–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620160000100018.

Full text
Abstract:
RESUMO: A cenoura é a quarta hortaliça mais consumida no país e uma das mais consumidas no mundo. Considerando a necessidade de adaptação de materiais em sistemas orgânicos de cultivo, este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de cultivares de cenoura no cultivo orgânico, em Petrolina-PE, sob condições de temperaturas elevadas no verão. O experimento foi conduzido no período de dezembro de 2009 a março de 2010, com 12 cultivares (Alvorada, Brasília, Brazlândia, Carandaí, Danvers, Karine, Kuronan, Marly, Nantes, Shin Kuroda, Suprema e Tropical). A altura das plantas de cenoura oscilou de 49 a 63 cm, despontando a cultivar Brasília com a maior altura (63 cm). A produtividade total de raízes variou de 26,9 a 58,6 t/ha, sendo os maiores rendimentos apresentados pelas cultivares Brasília (58,6 t/ha) e Brazlândia (56,0 t/ha), sem diferirem entre si. No que se refere à produtividade comercial de raízes, esta oscilou de 22,3 a 53,5 t/ha, sendo o maior rendimento apresentado pela cultivar Brasília (53,5 t/ha). A massa fresca da raiz das cultivares mais produtivas variou de 66 a 77,6 g. As cultivares Brasília, Brazlândia e Kuronan, pelas melhores características agronômicas apresentadas, são as mais indicadas para cultivo em sistema orgânico de produção e temperaturas elevadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Alvares Spagnuolo, Felipe, Fábio Yoshio Kagi, Rogerio Barbosa Macedo, Eliezer Ferreira Camargo, Renan Ribeiro Barzan, Ernestina Izumi Muraoka, and Leandro Aparecido de Moura. "Análise comparativa entre o custo do manejo fitossanitário e da rentabilidade da produção de tomate orgânico e convencional em ambiente protegido." Revista de la Facultad de Agronomía 120, no. 1 (June 20, 2021): 064. http://dx.doi.org/10.24215/16699513e064.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo caracterizar e analisar comparativamente o custo entre o manejo fitossanitário orgânico e o convencional da cultura do tomateiro em estufa no norte do Paraná, bem como seus impactos na rentabilidade da atividade. Foram analisados cinco cultivos orgânicos de tomate e um convencional em áreas de quatro municípios distintos, avaliando-se: Renda Bruta Total (RT); Custo Operacional Total (COT); Produtividade (quilograma por planta e Caixas/1000m²); Relação Benefício Custo (B/C); Custo de Controle Fitossanitário Total (CFT); Custo do Controle de Pragas (CCP); Custo do Controle de Doenças (CCD); Impacto do Custo do Controle Fitossanitário na Rentabilidade da Atividade (ICRA) e Impacto do Custo de Controle Fitossanitário no Custo Total da Atividade (ICTA). Verificou-se que dois cultivos orgânicos tiveram o menor custo de manejo de pragas e de manejo fitossanitário total por caixa produzida entre todas as áreas analisadas. Na área orgânica P1 os impactos do custo do manejo fitossanitário total na rentabilidade do cultivo e no custo total da atividade foram os menores entre todas as áreas estudadas. No entanto, a área convencional teve a maior rentabilidade entre os cultivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Marrenjo, Gonçalves Jotamo, Eduane José de Pádua, Carlos Alberto Silva, Plínio César Soares, and Yuri Lopes Zinn. "Impactos do cultivo por longo tempo de arroz inundado em Gleissolos." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 8 (August 2016): 967–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000800009.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar atributos do solo em resposta à diferentes usos da terra no Sul de Minas Gerais. Foram amostrados Gleissolos sob floresta nativa e cultivos de arroz (Oryza sativa) irrigado por inundação e de feijoeiro (Phaseolus vulgaris), bem como um Argissolo não inundável sob floresta nativa. O cultivo promoveu o aumento da densidade nos Gleissolos, até a profundidade de 0,4 m, o que resultou em menores diâmetros médios geométrico e ponderado de agregados, especialmente para o arrozal sob inundação, cultivado anualmente com enxada rotativa. A análise micromorfológica do solo evidenciou que a compactação ocorreu em razão do menor espaço macroporoso entre agregados, bem como da menor porosidade derivada da atividade biológica. Os teores de C orgânico do solo (COS) e N total (N) nos Gleissolos cultivados foram cerca de 55 e 40% menores do que no Gleissolo sob mata, em consequência da decomposição orgânica acelerada pelo cultivo. Contudo, o Gleissolo sob mata nativa apresentou teores e estoques de COS e N similares aos de um Argissolo sob mata, o que indica que o efeito da anaerobiose sobre a matéria orgânica do solo foi menor do que o esperado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Boscolo, Wilson Rogério, Aldi Feiden, Dacley Hertes Neu, and Fabiana Dieterich. "Sistema orgânico de produção de pescado de água doce." Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 13, no. 2 (June 2012): 578–90. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402012000200025.

Full text
Abstract:
No presente trabalho objetivou-se levantar dados sobre a produção orgânica de pescado de água doce. Atualmente, a produção de alimentos orgânicos de origem vegetal é a predominante no mercado, no entanto, a criação de animais com certificação de origem orgânica tem grande potencial e é uma importante ferramenta para agregação de valor aos grãos e subprodutos agroindustriais orgânicos. Quanto à normatização da aquicultura orgânica, os produtores têm se baseado em normas internacionais. No Brasil, a normatização para criação de animais é bastante recente e sua regulamentação foi consolidada por meio da Instrução Normativa Interministerial No28, publicada no dia 8 de junho de 2011 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) juntamente com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Na literatura, são escassos os trabalhos com piscicultura orgânica, mas de acordo com os dados disponíveis, a criação de espécies como a tilápia (Oreochromis niloticus) o pacu (Piaractus mesopotamicus) e o jundiá (Rhamdia sp.) alimentados com rações orgânicas, em diferentes sistemas de cultivo, demonstram resultados bastante otimistas quanto ao sistema de produção, foco deste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Fuzinatto, Naiane Modri, Jaciney Aparecida Danielli, Daniela Preschlak, and Augusto Fischer. "Análise de viabilidade financeira da produção orgânica de morangos para comercialização local." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 14, no. 1 (January 31, 2021): e006916. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2021v14n1e006916.

Full text
Abstract:
Devido a crescente preocupação relacionada à sustentabilidade e à segurança alimentar como aliados ao bem-estar, os produtos orgânicos ganham cada vez mais mercado, suscitando um alto valor percebido pelo consumidor. A união da produção orgânica de alimentos e da agricultura urbana (AU) proporciona benefícios ambientais e sociais devido à complementaridade de seus conceitos e práticas. Este trabalho apresenta uma proposta de cultivo orgânico de morangos em espaços urbanos para um pequeno produtor e avalia a viabilidade financeira para a atividade de comercialização local da produção. A pesquisa consiste em um estudo de caso, lotado no Estado de Santa Catarina, com abordagens qualitativa e quantitativa. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação de campo, e os secundários, por meio de pesquisa documental. As informações obtidas foram classificadas de acordo com sua natureza e processadas com auxílio da ferramenta Excel para apuração dos indicadores financeiros. Os resultados indicam benefícios sociais e ambientais a partir da adoção do cultivo urbano de morangos conduzidos sob sistema orgânico de produção. Além disso, todo o investimento realizado pode ser recuperado em pouco mais de dois anos, configurando assim um retorno de investimento de médio prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Guimarães, Nathalia de França, Anderson de Souza Gallo, Victor Roberto da Silva, Anastácia Fontanetti, Ricardo Toshio Fujihara, and Emerson Machado de Carvalho. "Fauna do solo associada a diferentes sistemas de cultivo." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 28, 2021): e54610212787. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12787.

Full text
Abstract:
A fauna edáfica tem sido amplamente utilizada como bioindicadora da qualidade do solo em agroecossistemas por responder rapidamente às alterações decorrentes do uso e manejo em sistemas agrícolas. Objetivou-se neste estudo avaliar a fauna do solo associado a sistemas de cultivo convencionais e sustentáveis. Os sistemas estudados foram cana convencional, cana orgânica, milho orgânico consorciado com guandu-anão, milho orgânico em monocultivo, sistema agroflorestal, solo em pousio e vegetação nativa. Foram instaladas, em cada área, quatro armadilhas de queda (“pitfall”) para captura dos organismos da fauna do solo, ao longo de um transecto, equidistantes de 5 m, totalizando 28 armadilhas. Coletou-se um total de 1330 indivíduos, distribuídos em 50 táxons, sendo Formicidae, Collembola e Diptera: Phoridae os predominantes. Os indivíduos pertencentes ao grupo trófico funcional predadores foram os mais representativos na maioria das áreas estudadas. Os sistemas pousio, agrofloresta, cana convencional e vegetação nativa mostraram maior abundância de indivíduos da fauna do solo. A riqueza de grupos foi maior nos sistemas com milho orgânico em monocultivo, consorciado com guandu-anão e pousio, com as duas áreas de milho apresentando maior uniformidade na distribuição dos grupos da fauna do solo. Estes resultados podem auxiliar na classificação de alguns grupos de invertebrados como bioindicadores de qualidade do solo em agroecossistemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Sousa, Mateus Alves de, Iolanda Maria Soares Reis, Adão Pires de Almada, Celeste Queiroz Rossi, Marcos Gervasio Pereira, Luiz Alberto Rodrigues da Silva Pinto, Cristiane Figueira da Silva, and Otavio Augusto Queiroz dos Santos. "Frações da matéria orgânica em agregados em áreas de terra preta arqueológica, Pará, Brasil." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 7 (August 10, 2020): 16–23. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.007.0002.

Full text
Abstract:
A maior parte dos solos amazônicos apresentam baixa fertilidade, porém são observadas manchas descontínuas onde ser verificam maiores quantidades de nutrientes e teores de carbono orgânico total (COT) elevados, sendo essas áreas denominadas de terra preta arqueológicas (TPA’s). A matéria orgânica do solo (MOS) é um dos índices mais utilizados para avaliar a qualidade do solo, a qual pode ser quantificada pelo COT presente nas substâncias húmicas (SH) e no carbono determinado através do fracionamento granulométrico, sendo uma maior proteção do COT bem como das frações da MOS observada nos agregados. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi avaliar o conteúdo de COT das SHs e determinado através do fracionamento granulométrico da MOS em áreas de de TPA’s com diferentes usos do solo. As amostras de foram coletadas no município de Santarém, Pará, em áreas com diferentes formas de manejo e condições edáficas, a saber: (P1) cultivo de milho e mandioca com intensa utilização agrícola e sem aplicação de fertilizantes; (P2) cultivo de mandioca, apresentando histórico de cultivos agrícolas em sucessão por mais de dez anos; (P3) área de floresta secundaria, localizada próxima ao rio tapajós; (P4 e P5) áreas em pousio por mais de seis anos com presenças de forrageiras e (P6) com cultivo de feijão-caupi. As amostras foram coletadas nas profundidades de 0,00-0,05; 0,05-0,10 e 0,10-0,20 m. Nos agregados foram determinados os teores de (COT), carbono orgânico das SHs (ácidos fúlvicos - C-FAF, ácidos húmicos - C-FH e humina – C-FHUM) e realizado o fracionamento físico granulométrico da MOS (fração particulada - COp e fração associada aos minerais - COam). Os diferentes usos do solo não comprometeram os teores de carbono orgânico associado as frações da matéria orgânica dos agregados de TPA, sendo observado nas áreas alto grau de similaridade, e a área P1 apresentando valores de MOS superiores às demais áreas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Melchior N. B. da, Napoleão E. de M. Beltrão, and Gleibson D. Cardoso. "Adubação do algodão colorido BRS 200 em sistema orgânico no Seridó Paraibano." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 9, no. 2 (June 2005): 222–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662005000200012.

Full text
Abstract:
É grande a potencialidade do algodão colorido para ser cultivado organicamente na região semi-árida, onde as condições edafoclimáticas possibilitam o cultivo sem defensivos agrícolas. Os adubos orgânicos têm sido utilizados para melhorar as propriedades físico-químicas do solo, o estabelecimento de microrganismos benéficos e o aumento da matéria orgânica, além de ser fonte de nutrientes. O objetivo deste trabalho foi determinar níveis e forma de aplicação do esterco bovino em algodoeiro colorido BRS 200-marrom, cultivado sob manejo orgânico nas condições edafoclimáticas do Seridó Paraibano. O experimento foi conduzido em blocos ao acaso, com nove tratamentos e quatro repetições, nos anos 2000, 2001 e 2002. Os tratamentos se originaram de um fatorial (4 x 2+1), cujos fatores foram quatro níveis de esterco bovino curtido (10, 20, 30 e 40 t ha-1) em dois locais de aplicação (abaixo e ao lado das sementes), adicionado de uma testemunha absoluta sem adubação orgânica. A presença do esterco bovino incrementou a produtividade do algodão. Quando ocorreu regularidade climática, a aplicação ao lado das sementes foi mais eficiente, alcançando-se o máximo rendimento com 30 t ha-1. A uniformidade do comprimento da fibra decresceu e o índice de fibras curtas aumentou com o incremento dos níveis de adubo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Carvalho, Ricardo, Marx Leandro Naves Silva, Junior Cesar Avanzi, Nilton Curi, and Fabiana Silva de Souza. "Erosão hídrica em latossolo vermelho sob diversos sistemas de manejo do cafeeiro no Sul de Minas Gerais." Ciência e Agrotecnologia 31, no. 6 (December 2007): 1679–87. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542007000600012.

Full text
Abstract:
A erosão hídrica contribui para a redução da sustentabilidade dos sistemas agrícolas. O presente estudo avaliou, sob condições de chuva natural, as perdas de solo, água, nutrientes e matéria orgânica em um Latossolo Vermelho distroférrico típico, com 12 % de declividade, localizado na região de Lavras (MG). O trabalho foi conduzido em parcelas experimentais de perdas de solo. Os sistemas de manejo estudados foram: café sob cultivo convencional, com capina manual (CCC); cultivo convencional, com roçado (CCR); cultivo convencional, com utilização de herbicida (CCH); cultivo orgânico, com capina manual (COC); cultivo orgânico, com roçado (COR); e como referência parcela com solo descoberto (SD). Nos sistemas de manejo em que foi mantida a cobertura da vegetação espontânea (roçado), obteve-se maior eficiência de proteção do solo quando comparado aos sistemas onde houve exposição do solo (capina). No sistema com utilização de herbicida, observou-se um comportamento intermediário. Todos os sistemas de manejo estudados se mostraram conservacionistas quanto à proteção do solo em relação à erosão hídrica, onde o espaçamento adensado merece ser enfatizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva Junior, Paulo Bispo da, Paula de Souza, Rosimeri Maria de Souza, and Rogério João Lunkes. "Estudo comparativo entre agricultura orgânica e convencional no cultivo de morango em Rancho Queimado (SC)." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 5, no. 1 (January 31, 2014): 115–28. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2014.001.0008.

Full text
Abstract:
Os primeiros sistemas de cultivo existentes no mundo eram orgânicos, praticados nos arredores das moradias dos produtores em terras fertilizadas naturalmente, sem exigir um adicional de qualidade. Mas, após a Revolução Industrial houve um grande aumento do uso da adubação química na atividade agrícola, deixando de considerar os custos econômico, social e ambiental para se obter um maior rendimento da cultura. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo realizar uma análise comparativa do cultivo de morango na agricultura orgânica e convencional em Rancho Queimado/SC. Para atingir tal finalidade, foram aplicados questionários in loco com produtores de ambos os sistemas de cultivo, composto por indicadores sociais, ambientais e econômicos, que compreendem desde o histórico do agricultor e da propriedade; posse da terra; tamanho da propriedade; até as formas de venda do produto. Os resultados apontam que os métodos orgânicos de produção são técnica e economicamente viáveis quando comparados aos métodos convencionais de agricultura, apresentando produtividade proporcionalmente maior com uso de técnicas alternativas e sustentáveis. Em contrapartida, é perceptível que os sistemas orgânicos em sua operação são mais dispendiosos que os sistemas convencionais de cultivo, exigindo mais tempo para manutenção e investimentos constantes. Adicionalmente, notou-se que na presente pesquisa e em alguns estudos anteriores, a receita auferida com a venda do produto orgânico pode ser mais alta se comparada ao convencional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ambrosano, Edmilson José, Fabrício Rossi, Luciano Grassi Tamiso, Paulo César Tavares de Mello, Eliana Aparecida Schammass, Nivaldo Guirado, and João Tessarioli Neto. "ADUBAÇÃO VERDE EM CULTIVO ORGÂNICO DE HORTALIÇAS." BRAZILIAN JOURNAL OF AGRICULTURE - Revista de Agricultura 83, no. 1 (August 26, 2015): 1. http://dx.doi.org/10.37856/bja.v83i1.252.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Passos, Renato Ribeiro, Hugo Alberto Ruiz, Reinaldo Bertola Cantarutti, and Eduardo de Sá Mendonça. "Carbono orgânico e Nitrogênio em agregados de um Latossolo Vermelho distrófico sob duas coberturas vegetais." Revista Brasileira de Ciência do Solo 31, no. 5 (October 2007): 1109–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832007000500026.

Full text
Abstract:
A matéria orgânica do solo apresenta constituição variada, incluindo desde frações ativas a mais estáveis, com diferentes taxas de ciclagem. Práticas de manejo alteram os teores de carbono orgânico e N, a qualidade da matéria orgânica e a agregação dos solos. Este trabalho foi realizado com o objetivo de caracterizar o carbono orgânico e o N em agregados de um Latossolo Vermelho distrófico de Minas Gerais sob vegetação natural de Cerradão e sob cultivo com milho durante 30 anos. Para isso, retiraram-se amostras do solo em quatro pontos diferentes nas profundidades de 5-10 e 15-20 cm, que foram fracionadas, por via seca, nas classes de agregados de: 4,75-2,0; 2,0-1,0; 1,0-0,5; 0,5-0,25; 0,25-0,105; e < 0,105 mm de diâmetro. Nesses materiais, determinaram-se: o carbono orgânico total (COT) e o solúvel em água (COS), o N total (NT) e o mineralizado em condição anaeróbia (NMA). Em média, os agregados do solo sob cultivo convencional apresentaram teores de COT superiores, mas os agregados da camada superficial do solo do Cerradão apresentaram maiores teores de NT. Os teores de COS e de NMA, que caracterizam a fração mais ativa da matéria orgânica, foram significativamente maiores nos agregados do solo do Cerradão. Os agregados de menor tamanho tenderam a apresentar maiores teores de COT, NT e NMA. As relações C/N, COT/COS e NT/NMA nos agregados do solo cultivado com milho foram, em média, maiores. Na profundidade de 15-20 cm, os agregados apresentaram relação NT/NMA consistentemente maior. No entanto, independentemente da camada do solo, a menor relação NT/NMA ocorreu na menor classe de agregados, indicando presença de formas mais lábeis de N. Os resultados mostraram que o tipo de cobertura vegetal e o manejo do solo influenciaram tanto os teores de carbono orgânico e de N como a qualidade da matéria orgânica. Os agregados de menor tamanho, além de serem responsáveis pelo maior estoque de matéria orgânica do solo, representam importantes sítios de N mineralizável. O COS, o NMA e as relações COT/COS e NT/NMA constituem medidas promissoras para detectar mudanças na labilidade da matéria orgânica do solo, em função do manejo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pinheiro, E. F. M., M. G. Pereira, L. H. C. Anjos, and P. L. O. A. Machado. "Fracionamento densimétrico da matéria orgânica do solo sob diferentes sistemas de manejo e cobertura vegetal em Paty do Alferes (RJ)." Revista Brasileira de Ciência do Solo 28, no. 4 (August 2004): 731–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832004000400013.

Full text
Abstract:
Sistemas de manejo conservacionistas aumentam o conteúdo de carbono (C) e nitrogênio (N) orgânico do solo. Todavia, os efeitos sobre as frações leves da matéria orgânica do solo (MOS) ainda são pouco conhecidos, especialmente em ambiente tropical. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito dos sistemas de preparo do solo, cultivado com oleráceas, na distribuição das frações leves (livre e intra-agregado) da matéria orgânica em Latossolo Vermelho em Paty do Alferes (RJ). Os tratamentos estudados foram: preparo convencional (PC), preparo em nível (PN) e cultivo mínimo (CM). Como referência, foram utilizadas uma área com cobertura vegetal de gramíneas (GR) e uma parcela sem cobertura vegetal (SC). As amostras de terra foram coletadas no verão 1998/99, nas profundidades de 0-5 e 5-10 cm. A distribuição do peso das frações leves diferiu significativamente entre os tratamentos. Em relação ao tratamento PC, houve aumento de 70 e 58 % na quantidade das frações leves livre e intra-agregado, respectivamente, no sistema CM. O conteúdo de C orgânico e N total das frações leves foi maior na parcela GR. Considerando os atributos avaliados, os tratamentos PN e cm são recomendados para as condições de solo e ambiente para o cultivo de oleráceas em Paty do Alferes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Matos, Eduardo da Silva, Eduardo de Sá Mendonça, Ecila Mercês de Albuquerque Villani, Luiz Fernando Carvalho Leite, and João Carlos Cardoso Galvão. "Formas de fósforo no solo em sistemas de milho exclusivo e consorciado com feijão sob adubação orgânica e mineral." Revista Brasileira de Ciência do Solo 30, no. 4 (August 2006): 625–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000400003.

Full text
Abstract:
Os sistemas de manejo do solo modificam a dinâmica do fósforo alterando o conteúdo das diferentes formas de P. Objetivou-se avaliar o efeito de sistemas de cultivo em longo prazo (16 anos de plantio) sobre as diferentes formas de P no solo. Os tratamentos constaram de combinações entre dois sistemas de cultivo: milho exclusivo (M) e milho consorciado com feijão (MF), com duas doses (0 e 40 m³ ha-1 ano-1) de adubo orgânico (AO), e três doses (0, 250 e 500 kg ha-1) de N-P-K, 4-14-8 (AM). Solo sob um fragmento de Floresta Atlântica foi utilizado como referência de um estado em equilíbrio. Os valores de P orgânico total (Pot) variaram de 184,2 a 280,2 e de 147,9 a 282,9 mg kg-1, em amostras de solo das camadas de 0-10 e 10-20 cm, respectivamente, sendo os maiores valores observados para combinação 500 kg ha-1 + adubação orgânica, correspondendo, em média, a 26,4 % do P total no solo. Houve tendência da relação C/Pot manter-se constante, entre os tratamentos, constatando-se aumento dos valores de Pot com o aumento do teor de carbono orgânico total no solo. O adubo mineral promoveu incremento do P na biomassa microbiana (Pbm) apenas no sistema de milho exclusivo. Em média, o aumento do Pbm foi de 262 e 164 % para o sistema que recebeu o composto orgânico no sistema de milho exclusivo e consorciado com feijão, respectivamente. Em média, a fração de P orgânico solúvel em meio ácido correspondeu a 90 % do Pot predominando sobre a fração solúvel em base. Nos tratamentos com 500 kg ha-1 de 4-14-8 e 500 kg ha-1 + composto orgânico, no sistema de consórcio, foram obtidos aumentos nos valores de P total lábil de 53 e 157 %, respectivamente, comparados aos da testemunha. O P orgânico lábil (Pol) correspondeu, em média, a 3,7 % do Pot para os sistemas de cultivo, já para a Floresta Atlântica, esta relação foi de 10,7 %, nas duas profundidades. Os aumentos nos teores das formas mais lábeis de P, proporcionados pela adubação orgânica, evidenciam a importância deste sistema de manejo no favorecimento da ciclagem de P.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Resende, Juliano Tadeu Vilela de, Aline Marchese, Letícia K. Pinheiro Camargo, Josué Clock Marodin, Cristhiano Kopanski Camargo, and Rafael Gustavo Ferreira Morales. "Produtividade e qualidade pós-colheita de cultivares de cebola em sistemas de cultivo orgânico e convencional." Bragantia 69, no. 2 (2010): 305–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052010000200007.

Full text
Abstract:
O trabalho teve como objetivo avaliar a produtividade, características físico-químicas e perdas pós-colheita de cultivares de cebola produzidas em sistemas de cultivo convencional e orgânico. Foram avaliadas a produção total e a massa média dos bulbos, o teor de sólidos solúveis, a acidez titulável, a massa seca e o pH. Além destas características, foram avaliadas perdas pós-colheita, com observação da perda de massa. Os bulbos foram armazenados em câmara fria à temperatura de 3ºC ± 1ºC e umidade relativa de 75% ± 5% durante 90 dias. O sistema orgânico foi superior ao convencional em produtividade, não diferindo significativamente nas demais características. A produtividade do híbrido Baia F1 foi mais expressiva, nos dois sistemas de cultivo, assim como as maiores massas médias de bulbos. Dentre as cultivares, a Red Creole proporcionou elevados valores de sólidos solúveis e massa seca de bulbos, nos dois sistemas de cultivo. Essas características indicam que a cultivar Red Creole possui bom desempenho para industrialização. Nas avaliações pós-colheita, na cultivar Red Creole observou-se a maior redução na massa de bulbos, tanto no sistema orgânico quanto no convencional. Estes dados revelam que não existe influência do sistema de cultivo na conservação pós-colheita dos bulbos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Partelli, Fábio Luiz, Henrique Duarte Vieira, and Aureliano Nogueira da Costa. "Diagnóstico nutricional em cafeeiro conilon orgânico e convencional no Espírito Santo, utilizando o DRIS." Ciência Rural 35, no. 6 (December 2005): 1456–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782005000600038.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi realizar o diagnóstico nutricional em cafeeiros conilon cultivados de forma orgânica e convencional na região Norte do Espírito Santo e comparar diferentes índices limiares de diagnóstico para considerar o nutriente como sendo limitante ou excessivo, empregando os teores foliares e produtividade de 40 lavouras sob o cultivo convencional e 56 lavouras sob o cultivo orgânico. Para os cálculos dos índices, utilizou o método DRIS com incorporação da matéria seca. Quatro índices limiares de diagnóstico foram utilizados para considerar o nutriente como sendo limitante. Os nutrientes que ocorreram mais vezes, nas lavouras orgânicas, como sendo deficientes foram Mn, P, Fe e Cu. Nas lavouras convencionais o Mn, N e P foram os nutrientes considerados mais limitantes. Índice de menor valor absoluto afere mais nutrientes como sendo limitante. O primeiro nutriente mais limitante não tem sua posição alterada ao utilizar diferentes índices limiares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Capellesso, Adinor José, and Ademir Antonio Cazella. "Indicador de sustentabilidade dos agroecossistemas: estudo de caso em áreas de cultivo de milho." Ciência Rural 43, no. 12 (October 1, 2013): 2297–303. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782013005000130.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é avaliar a eficiência energética de sistemas de produção de milho convencional e orgânico em unidades produtivas do Extremo Oeste Catarinense. Os resultados do estudo de caso apontam que a produção dos híbridos transgênicos e convencionais tem uso intensivo de insumos, alcançando maior produtividade que o sistema orgânico. A conversão dos insumos em energia demonstra a baixa de eficiência energética. Com diferentes níveis de mecanização e adoção de tecnologia, o principal fator responsável pelas entradas energéticas é o uso de adubos nitrogenados de síntese química. As áreas com sistemas de produção orgânica apresentam maior eficiência energética, sendo conduzidas em pequena escala e obtendo menor produtividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Faria, Vanêssa Lopes de, Rogério Melloni, and Eliane Guimarães Pereira Melloni. "Qualidade do Solo sob Cultivo de Banana em Sistemas de Produção Orgânico e Convencional em Gonçalves (MG)." Revista Brasileira de Geografia Física 14, no. 3 (July 20, 2021): 1206. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v14.3.p1206-1219.

Full text
Abstract:
O objetivo foi avaliar a qualidade do solo em função dos diferentes sistemas de produção orgânico e convencional de banana mediante análise integrada dos atributos físicos, químicos e microbiológicos, tendo como referência uma área de mata nativa. As amostras deformadas e indeformadas foram coletadas na profundidade de 0 a 20 cm, no município de Gonçalves (MG) e submetidas às análises físicas (textura, densidade do solo, densidade de partículas, porosidade total, diâmetro médio geométrico e ponderado), químicas (fertilidade básica e matéria orgânica), microbiológicas (carbono da biomassa microbiana, atividade microbiana e qCO2). Os resultados indicam que as práticas culturais e o manejo do solo adotado no sistema de produção orgânico e convencional contribuíram para um aporte expressivo de matéria orgânica atribuído à constante deposição da biomassa da bananeira, sem diferença com a área de referência de mata nativa, havendo, dessa forma, manutenção da qualidade física e microbiológica do solo. Os indicadores químicos apresentaram condições químicas favoráveis ao desenvolvimento do plantel nos sistemas orgânicos, e em especial nos sistemas convencionais, onde, além do material orgânico depositado, houve adição de insumos químicos. Ressalta-se as limitações da seleção dos indicadores químicos, os quais não avaliaram os efeitos dos insumos químicos utilizados nos sistemas convencionais, sendo este, o principal fator que diferencia o manejo realizado nos sistemas orgânicos e convencionais. Soil Quality under Banana Cultivation in Organic and Conventional Production Systems in Gonçalves (MG) ABSTRACTThe aim of this work was to evaluate the soil quality depending on different banana cultivation conventional and organic systems, through integrated analysis of physical, chemical and microbiological attributes, using an area of a native forest as reference. The deformed and not deformed samples were collected at a depth of 0 to 20 cm in the city of Gonçalves (Minas Gerais’ state), then undergo to physic analysis (texture, soil density, particle density, total porosity, weighted geometric mean diameter); chemical (soil fertility and organic matter); and microbiological (microbial biomass carbon, microbial activity and qCO2). The results indicated that the cultural practices and the soil management adopted in the organic and conventional productions system contributed to an expressive input of organic matter, improving soil quality in terms of physical, chemical and microbiological aspects. Thus, due to the similarity of soil quality, it is recommended that the practices of adding agricultural inputs to conventional production systems be reviewed.Keywords: use of the soil, banana cultivation, indicators of the soil quality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Melo, Paulo César T. de, Luciano G. Tamiso, Edmilson J. Ambrosano, Eliana A. Schammass, Mário M. Inomoto, Marcos EM Sasaki, and Fabricio Rossi. "Desempenho de cultivares de tomateiro em sistema orgânico sob cultivo protegido." Horticultura Brasileira 27, no. 4 (December 2009): 553–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362009000400025.

Full text
Abstract:
A agricultura orgânica no Brasil cresce a taxas superiores a 30% ao ano, devido principalmente à maior conscientização dos consumidores que buscam alimentos saudáveis, livres de resíduos químicos e biológicos. Dentre as hortaliças cultivadas em sistema orgânico, o tomate constitui grande desafio para os produtores devido à inexistência de recomendações de manejo cultural e de cultivares desenvolvidas específicas para esse sistema de cultivo. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de cultivares de tomate sob sistema orgânico, em ambiente protegido. O experimento foi conduzido de maio a outubro de 2004 em campo, no município de Araraquara-SP. O delineamento experimental adotado foi blocos ao acaso, com quatro repetições e oito tratamentos (cultivares Avalon, Colibri, HTX-5415, HTX-8027, Sahel, San Marzano, San Vito e Jane). As plantas foram conduzidas em fileiras duplas, com duas hastes por planta no espaçamento de 0,8 m entre linhas e 0,6 m entre plantas (cerca de 20.000 plantas ha-1), sem poda apical. O híbrido Sahel destacou-se com o melhor desempenho para rendimento comercial. A traça-do-tomateiro se revelou como fator limitante à produção de tomate em sistema orgânico, sendo responsável, em média, por 17% de danos nos frutos colhidos das oito cultivares que foram avaliadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, C. A., S. J. Anderson, and F. R. Vale. "Carbono, nitrogênio e enxofre em frações granulométricas de dois latossolos submetidos à calagem e adubação fosfatada." Revista Brasileira de Ciência do Solo 23, no. 3 (September 1999): 593–602. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06831999000300012.

Full text
Abstract:
Os teores e a distribuição de carbono, nitrogênio e enxofre em frações granulométricas do solo foram analisados em dois Latossolos Vermelho-Escuros, um derivado de floresta (LE1) e outro de cerrado (LE2). O LE1, de Cordeirópolis, SP, corresponde a um solo cultivado com laranja desde 1982, sem e com calagem. O cultivo do LE2 (Planaltina, DF) foi iniciado em 1976, com o plantio de trigo, soja, arroz e sorgo, sendo esse solo cultivado nos últimos 14 anos com pastagem (Andropogon gayanus L.), sem e com uma única aplicação de 1.660 kg ha-1 de P2O5, na forma de superfosfato triplo. Para fins de referência, foram coletadas amostras adicionais do LE1 e LE2 em áreas sob vegetação natural. Foram determinados os teores de carbono, nitrogênio e enxofre em solo não fracionado e em suas frações granulométricas. A drástica redução nos teores de carbono, nitrogênio e enxofre do LE1 com o cultivo resultou em diminuição da CTC na área sob calagem e na testemunha, indicando a importância do manejo e conservação da matéria orgânica nesse solo. No LE2, a redução nos teores de carbono e nitrogênio com o cultivo foi menos intensa e associou-se à decomposição de compostos orgânicos ligados à fração intermediária (2-53 mm). A calagem resultou em maior preservação de matéria orgânica no LE1; não houve, porém, efeito do fósforo sobre os teores de C e N das áreas cultivadas do LE2. A fração fina (< 2 μm) exerceu papel crucial na estabilização da matéria orgânica nos solos estudados, já que os maiores reservatórios de carbono, nitrogênio e enxofre nas áreas cultivadas e sob vegetação natural encontravam-se associados a essa unidade granulométrica. Os principais efeitos do cultivo sobre os reservatórios de carbono, nitrogênio e enxofre do LE1 estiveram associados ao enriquecimento relativo desses elementos na fração fina, às custas da decomposição de material orgânico associado às frações fina: (< 2 μm), intermediária (2-53 μm) e grossa (53-2.000 μm).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Oliveira, L. C. de, J. R. Stangarlin, M. do C. Lana, D. N. Simon, and A. Zimmermann. "Influência de adubações e manejo de adubo verde nos atributos biológicos de solo cultivado com alface (Lactuca sativa L.) em sistema de cultivo orgânico." Arquivos do Instituto Biológico 79, no. 4 (December 2012): 557–65. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-16572012000400013.

Full text
Abstract:
Devido à carência de informações sobre adubação orgânica para alface e uma avaliação quanto à sua influência nos atributos biológicos do ambiente, este trabalho objetivou estudar o efeito de diferentes sistemas de manejo da mucuna preta e o uso de adubação orgânica sólida sobre a diversidade e biomassa microbiana do solo. Os tratamentos consistiram do manejo da mucuna preta, incorporada ou não ao solo, e aplicação de esterco bovino, composto, adubo orgânico comercial e testemunha sem adubação. Os atributos foram avaliados nas seguintes épocas: momento do manejo da mucuna e aos 15, 55 e 105 dias após esse manejo. O manejo e os tratamentos com adubo orgânico sólido não influenciaram de forma significativa na biomassa microbiana e na população bacteriana do solo. Houve aumento na população de fungo coma incorporação da mucuna preta. A incorporação da mucuna preta e o tratamento com composto foram favoráveis para o incremento de fungos micorrízicos. O tratamento com composto, seguido da incorporação da mucuna preta, e o tratamento testemunha proporcionaram população superior de nematoides saprófitas, enquanto a incorporação da mucuna ao solo aumentou as populações de fitonematoides.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Simões, Antônio C., Gisley KEB Alves, Regina LF Ferreira, and Sebastião E. Araújo Neto. "Qualidade da muda e produtividade de alface orgânica com condicionadores de substrato." Horticultura Brasileira 33, no. 4 (December 2015): 521–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620150000400019.

Full text
Abstract:
RESUMO: O uso dos resíduos orgânicos como componentes de substrato para produção de mudas de hortaliças propicia a obtenção de materiais alternativos, de fácil disponibilidade e baixo custo. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de condicionadores de substratos na qualidade da muda orgânica e o efeito dessas mudas sobre a produtividade da alface em sistema orgânico. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos constaram dos substratos orgânicos compostos de casca de arroz carbonizada (T1), fibra casca de coco (T2), composto orgânico (T3), substrato comercial Golden(r) utilizado como tratamento controle (T4), estipe de palmeira picado (T5) e caule decomposto de sumaúma (T6). A cultivar utilizada (Vera) possui folhas crespas e soltas, com coloração verde-claras adaptada a clima quente. Foi instalado um experimento em viveiro e outro em campo, ambos em delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições, sendo a unidade experimental de 10 mudas no viveiro e seis planta em campo, realizados no período de março a abril de 2013 em cultivo protegido em Rio Branco-AC. Avaliou-se aos 24 dias após a semeadura o índice de qualidade das mudas (IQD), a massa seca das partes aérea e raiz. No experimento a campo, aos 45 dias após o transplantio, avaliou-se a massa seca da parte aérea, massa fresca comercial e produtividade da alface. O substrato contendo estipe de palmeira como condicionador produziu mudas com maior índice de qualidade, seguido dos condicionadores casca de arroz carbonizada, fibra de casca de coco, composto orgânico e caule decomposto de sumaúma que não diferiram entre si. Os substratos contendo casca de arroz carbonizada, fibra de casca de coco, sumaúma e palmeira, proporcionam maior massa fresca comercial (220; 230; 207 e 208 g/planta, respectivamente), massa seca da parte aérea e produtividade (2,44; 2,56; 2,30 e 2,31 kg/m2, respectivamente) da alface em sistema orgânico de produção, podendo ser substituídos entre si sem perda de produtividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography