To see the other types of publications on this topic, follow the link: Cultura - acessibilidade.

Journal articles on the topic 'Cultura - acessibilidade'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Cultura - acessibilidade.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Graeff, Lucas, Rosa Maria Castilhos Fernandes, and Anajara Carbonell Closs. "Acessibilidade em ambientes culturais:." SER Social 15, no. 32 (September 30, 2013): 117–40. http://dx.doi.org/10.26512/ser_social.v15i32.13037.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de questões de acessibilidade relacionadas às políticas públicas no Brasil, em particular do Plano Nacional de Cultura (PNC). Discute-se o contexto sócio-histórico das políticas públicas voltadas à cidadania e à cultura a fim de compreender os limites e possibilidades do cumprimento da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000 e do Plano Nacional da Pessoa com Deficiência, ambos previstos na meta 29 do PNC. Além de apresentar essa discussão, o artigo propõe ir além da legislação existente, apresentando as tecnologias assistivas e o design universal em ambientes culturais como um meio de estabelecer a acessibilidade universal no horizonte ético de usuários, gestores públicos e produtores culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Luciene, and Maria L. G. Emmel. "MAPEAMENTO DA ACESSIBILIDADE EM EDIFÍCIOS PÚBLICOS DE CULTURA." Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar 24, no. 3 (2016): 519–30. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoao0741.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dorneles, Patrícia Silva, Claudia Reinoso Araújo de Carvalho, Ana Cecília Chaves Silva, and Vânia Mefano. "DO DIREITO CULTURAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA." Revista de Políticas Públicas 22, no. 1 (June 28, 2018): 138. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v22n1p138-154.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar a instituição da pauta da cidadania cultural das pessoas com defi ciência junto à política nacional de cultura. Embora a pauta ainda seja frágil, observa que as poucas iniciativas até então implementadas através de ações, projetos, programas e políticas culturais acessíveis tem retirado da invisibilidade o direito cultural das pessoas com defi ciência.Propõe um breve esclarecimento sobre acessibilidade cultural e pessoas com deficiência e apresenta um histórico da inserção do direito cultural da pessoa com deficiência nas políticas culturais, a contribuição de diferentes atores docampo das políticas culturais e direitos culturais das pessoas com deficiência na inserção qualifi cada da temática da cultura na atual Lei Brasileira de Inclusão, bem como os desafi os atuais da qualifi cação e fortalecimento da pauta junto as políticas culturais.Palavras-chaves: Acessibilidade, pessoas com defi ciência, cidadania cultural, política cultural, inclusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Michelon, Francisca Ferreira. "Culturas Acessíveis, cultura para todos." Expressa Extensão 23, no. 3 (August 31, 2018): 02. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v23i3.14239.

Full text
Abstract:
Este número da Expressa Extensão reúne seis artigos, oito relatórios, três ensaios visuais e inicia pela entrevista feita à Professora Patrícia Dorneles, expoente da acessibilidade cultural no Brasil. O que se pretendeu reunir são relatos de experiências diversas advindas de projetos, programas e ações de extensão que ensinam, na forma e na essência, possibilidades de contribuição para a construção de uma sociedade mais inclusiva, a Sociedade do Futuro, que gostaríamos de já estar vivendo no presente. Há, entre esses, relatos que apontam modelos educativos mais generosos, com notória vontade de impactar positivamente no social. São experiências que indicam que as universidades possuem todas as condições conceituais para se atribuir a missão de superar os seus limites e as suas limitações com o intuito de agir sobre o social. Que são instituições que podem, se assim o quiserem, buscar o compromisso partilhado com os seus públicos de modo a contribuir com a melhoria das condições de vida das pessoas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Deodato Guerreiro, Augusto. "Para uma comunicação mais inclusiva." Análise Psicológica 20, no. 3 (December 6, 2012): 367–71. http://dx.doi.org/10.14417/ap.323.

Full text
Abstract:
O autor salienta a importância da cultura como móbil essencial da inclusão, reflectindo, para o efeito, a intercompreensão, a tolerância e a solidariedade nos domínios cultural e comunicacional. Preconiza o valor universal da inclusão numa sociedade em que prevaleça uma equidade no acesso aos espaços culturais, à informação e à cultura. Salienta a acessibilidade à informação e à cultura por parte das pessoas em situação de fragilidade social e carências culturais, como imperativo ético de progresso aos mais diversos níveis para promover a sua independência e autonomia, interactividade social e cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tavares, D., M. R. Penha, J. A. S. Borges, A. F. S. Dias, M. F. Carvalho, and S. Oliveira. "Inclusão cultural de ceficientes visuais: Uma análise da acessibilidade de materiais audiovisuais." Teknos revista científica 16, no. 1 (July 30, 2016): 105. http://dx.doi.org/10.25044/25392190.811.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta análise que visou identificar a acessibilidade em materiais audiovisuais utilizados no curso online TecnoAssist, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro/RJ- Brasil. De cunho qualitativo e exploratório a pesquisa avaliou a importância dos recursos educativos abertos (REAs) na acessibilidade comunicacional e inclusão cultural de pessoas com deficiência visual. A partir dos conceitos de audiodescrição e desenho universal o texto transita pela discussão sobre a importância da adoção de recursos educativos abertos como auxiliares do compartilhamento de vídeos, minimizando a perda de informações pelas pessoas com deficiência visual. Os resultados demonstraram que a utilização de REAs pode propiciar acesso à cultura e informação de forma igualitária a todas as pessoas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carvalho Silva, Daniel, and Núbia Guimarães Faria. "LEGENDAS E JANELAS: QUESTÃO DE ACESSIBILIDADE." Revista Sinalizar 1, no. 1 (February 1, 2016): 65. http://dx.doi.org/10.5216/rs.v1i1.36156.

Full text
Abstract:
Em consonância às leis que contribuem com o direito dos surdos ao acesso às mídias televisionadas, este trabalho se propõe a refletir sobre o processo de recepção e compreensão dos surdos em relação aos programas televisivos e identificar suas preferências entre programas que apresentam legendas e os que têm janelas com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esse problema se coloca a partir do anseio da comunidade surda por ter respeitados seus direitos de acesso à cultura, ao lazer e a arte midiatizados por canais audiovisuais, que, em sua maioria, não disponibilizam legendas nem janelas. Ademais, busca-se evidenciar aspectos que contribuiriam não somente para o acesso, mas também para a aquisição da língua portuguesa e mesmo da Libras pelos surdos. Com o intuito de levantar uma amostra sobre o que surdos e intérpretes pensam sobre essas questões, foram aplicados dois questionários, o primeiro aos surdos e o segundo aos intérpretes de Libras. Este trabalho apresenta o resultado dessa pesquisa, feita a partir das informações coletadas nos questionários. Palavras-chave: legendagem, janelas para intérpretes de Libras na TV, acessibilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Duarte, Donária Coelho, and Thaiza Silveira Honorato. "Turismo cultural acessível: a percepção dos gestores dos principais teatros de Brasília." Turismo - Visão e Ação 22, no. 3 (November 9, 2020): 575–96. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v22n3.p575-596.

Full text
Abstract:
O Turismo Cultural é um segmento que se manifesta de diversas formas, uma delas é a visitação a monumentos que produzem cultura, como é o caso dos teatros. Estes devem ser acessíveis para diversos públicos, inclusive para os usuários de cadeira de rodas. Neste sentido, o artigo analisa a acessibilidade para usuários de cadeira de rodas nos principais teatros da cidade de Brasília/DF a partir da percepção de seus gestores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória, com aplicação de um roteiro de entrevista, analisado à luz das pesquisas bibliográfica e documental. Ao total, oito teatros foram pesquisados. Apesar de todos os estabelecimentos considerarem importante a acessibilidade para a hospitalidade deste público, seis gestores alegaram que seus espaços não são adaptados para receber usuários de cadeira de rodas. Estes colocam como principal fator impeditivo a dificuldade financeira para que sejam feitas as devidas adaptações. Para que esse cenário mude, aconselha-se que os gestores conheçam a legislação e as normas que tratam sobre acessibilidade para adequar os espaços e busquem recursos para superar as dificuldades que atrapalham a sua implementação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dorneles, Patricia Silva, Claudia Reinoso Araujo de Carvalho, Eduardo Cardoso, Jefferson Fernandes Alves, and Miryam Bonadiu Pelosi. "Cidadania Cultural, tecnologia assistiva e pessoa com deficiência." PragMATIZES - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura 10, no. 19 (September 1, 2020): 91. http://dx.doi.org/10.22409/pragmatizes.v10i19.42436.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, a inclusão dos recursos de acessibilidade em produtos, projetos e programas artísticos culturais tem se ampliado como exigência em políticas de fomento a fim de garantir o direito cultural das pessoas com deficiência. Tais exigências são resultado da luta política no âmbito cultural de diferentes atores, pessoas com deficiência ou não, que atuam nas áreas da produção artística e nos campos da cultura e dos direitos humanos. O cenário destas conquistas compõe os processos políticos de democratização da cultura, a inserção do direito cultural e da diversidade como eixo estruturante das políticas culturais contemporâneas, e ainda em desafio, o fortalecimento da perspectiva da inclusão a partir do modelo social da deficiência. Neste contexto, a efetivação da legislação no campo cultural na perspectiva da acessibilidade para o público de pessoas com deficiência provocou deslocamentos de áreas e aproximação de saberes a fim de inter e transdisciplinar buscar soluções tecnológicas que qualifiquem a mediação e a fruição estética deste público. Este artigo tem como objetivo apresentar um breve contexto da pauta da cidadania cultural das pessoas com deficiência no âmbito das políticas culturais, o papel da universidade pública na qualificação do campo, a inserção dos recursos e serviços de tecnologia assistiva nos ambientes culturais e os desafios da qualificação das políticas culturais para pessoas com deficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinheiro, Marília Navegante. "ACESSIBILIZAR É SE AFETAR PARA ACOLHER E SENSIBILIZAR: Relato de Experiência no Grupo de Estudo em Acessibilidade Cultural." IAÇÁ: Artes da Cena 2, no. 2 (August 14, 2019): 110. http://dx.doi.org/10.18468/iaca.2019v2n2.p110-119.

Full text
Abstract:
<p><strong>Resumo: </strong></p><p>Neste artigo trazemos um relato de nossas vivências no Grupo de Estudos em Acessibilidade Cultural (GEAC), que é um projeto vinculado ao Programa de Cultura (PROCULT) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), o qual é orientado pelo professor mestre Emerson de Paula do curso de Teatro e que teve seu início em agosto de 2017. Nosso primeiro contato com o grupo de estudos se deu a partir dos trabalhos realizados como bolsista e voluntária e assim iniciamos o processo de desenvolvimento de trabalhos correspondentes às necessidades do grupo. Neste sentido discorreremos sobre o que fora desenvolvido no grupo entre os meses novembro de 2017 até o início de março de 2018.</p><p><strong> </strong></p><strong>Palavras-chave:</strong> Relato, acessibilidade cultural, Grupo de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Reily, Lucia, Jéssica Kelly Yacabo de Carvalho, and Agda Brigatto. "“The Museum is Yours”: Access to Virtual Visitation of Art Museums for All." Revista de Cultura e Extensão USP 16 (November 11, 2016): 53. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v16i0p53-68.

Full text
Abstract:
Museus de arte são espaços culturais que recebem um público bastante diverso. Entre os visitantes, há pessoas com deficiências de várias naturezas que exigem alguns cuidados especiais para circular nos espaços museológicos e para acessar informações sobre o acervo. No atual contexto de inclusão, percebe-se uma crescente preocupação quanto ao acesso cultural das pessoas com necessidades especiais e muitas institui- ções culturais têm realizado ações voltadas especificamente para as pessoas com deficiência. Este texto apresenta uma síntese sobre políticas públicas que buscam assegurar o acesso à cultura para todas as pessoas. Com base num estudo de sites da internet de museus de arte, este artigo aborda as “Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web” do World Wide Web Consortium (W3C) e discute a experiência de simular visitas com o monitor do computador desligado para sites de nove museus que indicam na página de abertura que atendem aos requisitos de acessibilidade digital
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Souza, Joana Belarmino de. "Cegueira, Acessibilidade e Inclusão: Apontamentos de uma Trajetória." Psicologia: Ciência e Profissão 38, no. 3 (September 2018): 564–71. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000092018.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo explora o tema da acessibilidade e da inclusão na era tecnológica, a partir de um inventário das minhas próprias vivências, tendo nascido cega, e, por obra da necessidade da educação especial, tendo sido alfabetizada através do método braile, depois enveredar na era tecnológica, onde se revelou, ora como campo de pesquisa, ora como seara para a militância, o tema da acessibilidade e da inclusão. Parto de uma premissa subjetiva já explorada anteriormente, a de pensar a cegueira como um lugar de onde posso olhar o mundo, avanço, porém, para a outra face da mesma: como o mundo tem olhado para a cegueira? Conclui-se apresentando um cenário ao mesmo tempo promissor e paradoxal para a acessibilidade e a inclusão. Pessoas cegas conquistaram a ciberesfera, desempenham-se bem na web, entretanto, barreiras de acessibilidade são forjadas todos os dias nos ambientes virtuais, o que impacta diretamente nas vidas laborais e socioculturais desses indivíduos. Persiste, na contemporaneidade, espécies de conjuntos de comportamentos cristalizados na cultura, os quais atravessaram toda a história da cegueira, e que podem ser configurados como o fenômeno da invisibilidade em múltiplos processos socioeconômicos e culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Rodrigues, Paloma Rodrigues. "ACESSIBILIDADE CULTURAL: ARTICULAÇÕES E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA AÇÃO DE EXTENSÃO." REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 9, no. 1 (April 6, 2018): 39. http://dx.doi.org/10.24317/2358-0399.2018v9i1.6802.

Full text
Abstract:
A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) afirma que as pessoas com deficiência possuem direito aos meios culturais acessíveis e que é preciso assegurar a participação delas nas atividades culturais. A acessibilidade cultural pressupõe que os documentários, as peças de teatro, as exposições nos museus, entre outros, estejam ao alcance de qualquer pessoa. No entanto, observa-se que há uma precarização no que concerne aos elementos de acessibilidade em espaços culturais. Diante disso, o grupo de pesquisa Nefti da Unifei, refletindo sobre a importância da acessibilidade em atividades científicas de cunho cultural realizadas nas instituições escolares e em espaços de Educação não formal, desenvolveu um projeto de extensão que visou ofertar, aos professores da cidade de Itajubá-MG e região, o curso “Acessibilidade Cultural: Articulações e Reflexões na Formação de Professores”, na modalidade semipresencial. Portanto, o objetivo deste trabalho consiste em apresentar o delineamento metodológico do curso, assim como os resultados relativos à contribuição dessa formação de extensão para a atuação inclusiva desses professores no contexto escolar. A análise dos dados apontou que a realização do curso de extensão possibilitou a construção de conhecimentos, pelos professores, sobre a importância da cultura para a formação dos alunos com ou sem deficiência, assim como instigou a reflexão no tocante à necessidade de as ações culturais contemplarem a acessibilidade. Palavras-chave: Diversidade, Acesso, Conhecimento, Igualdade Cultural accessibility: links and reflections about teacher training in an extension action Abstract: The Brazilian Inclusion Law states that people with disabilities have the right to access cultural means and guaranteed participation in cultural activities. Cultural accessibility presupposes that documentaries, plays, exhibitions in museums, among others, are within the reach of anyone. However, there is a precariousness regarding accessibility in cultural spaces. This way, the research group Nefti of Unifei has developed an extension project to offer to the teachers of Itajubá-MG and surroundings, the semi-distance course “Cultural Accessibility: Links and Reflections about Teacher Training”. It showed the importance of accessibility in cultural scientific activities in school institutions and in non-formal education spaces. Therefore, this work aims to present the methodological outline of the course, as well as the results related to the contribution of this extension activity to the inclusion of these teachers in the school context. The data analysis reveals that the completion of the extension course made it possible for teachers to construct knowledge about the importance of culture for the training of students with or without disabilities, as well as instigating reflection on the need for cultural actions to contemplate accessibility. Keywords: Diversity, Access, Knowledge, Equality Accesibilidad cultural: articulaciones y reflexiones en la formación de profesores en una acción de extensión Resumen: La Ley Brasileña de Inclusión (LBI) afirma que las personas con discapacidad tienen derecho a los medios culturales accesibles y que es necesario asegurar la participación de ellas en las actividades culturales. La accesibilidad cultural presupone que los documentales, las obras de teatro, las exposiciones en los museos, entre otros, estén al alcance de cualquier persona. Sin embargo, se observa que hay una precarización en lo que concierne a los elementos de accesibilidad en espacios culturales. Frente a ello, el grupo de investigación Nefti de la Unifei, reflejando sobre la importancia de la accesibilidad en actividades científicas de carácter cultural realizadas en las instituciones escolares y en espacios de Educación no formal, desarrolló un proyecto de extensión que pretendía ofrecer, a los profesores de la ciudad de Itajubá-MG y región, el curso "Accesibilidad Cultural: Articulaciones y Reflexiones en la Formación de Profesores", en la modalidad semipresencial. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo consiste en presentar el delineamiento metodológico del curso, así como los resultados relativos a la contribución de esa formación de extensión para la actuación inclusiva de esos profesores en el contexto escolar. El análisis de los datos apuntó que la realización del curso de extensión posibilitó la construcción de conocimientos por los profesores, sobre la importancia de la cultura para la formación de los alumnos con o sin discapacidad, así como instigó la reflexión en cuanto a la necesidad de las acciones culturales contemplaren la accesibilidad. Palabras-clave: Diversidad, Acceso, Conocimiento, Igualdad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gonzáles Mantilla, Pedro G., and Miguel Bahl. "A Importância do Posicionamento Internacional do Bosque de Pedras Marcahuasi como Destino Turístico no Peru." Revista Turismo em Análise 28, no. 2 (August 30, 2017): 345–57. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p345-357.

Full text
Abstract:
O bosque de pedras Marcahuasi, localizado nos Andes centrais do Peru, é um imponente planalto que apresenta vestígios de uma cultura pré-incaica, onde o intemperismo modelou rochas gigantes com figuras antropomórficas e zoomórficas, criando uma paisagem singular. Seu valor cientifico, cênico e cultural, assim como sua acessibilidade desde a capital peruana, Lima, colocam-o como um lugar de grande potencial turístico. Este ensaio é um trabalho reflexivo que justifica a importância do posicionamento internacional deste patrimônio geológico como destino turístico no país andino por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental e observação dire
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pletsch, Marcia Denise, Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, and Rachel Capucho Colacique. "APRESENTAÇÃO - INCLUSÃO DIGITAL E ACESSIBILIDADE: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA." Revista Docência e Cibercultura 4, no. 1 (April 30, 2020): 13–23. http://dx.doi.org/10.12957/redoc.2020.50573.

Full text
Abstract:
Este dossiê discute a inclusão digital e a acessibilidade educacional focando na diversidade de estudantes presentes em nossas salas de aula, a partir das propostas de educação inclusiva. Os textos que compõem este dossiê trazem dados sobre as inúmeras possibilidades presentes em artefatos tecnológicos, tecnológicas assistivas e na cultura digital em rede, assim como apresentam resultados de pesquisas sobre o uso das redes sociais (como Facebook) e aplicativos (como WhatsApp) usados por docentes para planejar e discutir seu fazer pedagógico. O dossiê aborda temas contemporâneos urgentes, sobretudo se considerarmos a pandemia da corona vírus que vem deixando milhões de crianças, jovens e adultos sem acesso a escolas e universidades. Levar em conta as desigualdades sociais é fundamental para problematizar e propor caminhos e possibilidades que envolvem a educação remota, educação à distância, educação online e outras estratégias, sempre tendo em vista o direito de acesso à educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Andrade, Jemina De Araújo Moraes, and Eloyze De Oliveira Monte. "Políticas de inclusão e acessibilidade no Instituto Federal da Amazônia Amapaense." Revista Vértices 22, no. 2 (August 4, 2020): 368–91. http://dx.doi.org/10.19180/1809-2667.v22n22020p368-391.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo verificar de que forma as políticas sobre acessibilidade adotadas alcançam os alunos, especialmente sobre as questões arquitetônicas e informativas. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O problema consiste em examinar como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) vem trabalhando para atender as políticas de inclusão escolar para os alunos com deficiência, especialmente nas questões de acessibilidade arquitetônica nos mobiliários e na informação. Os resultados apontam que o campus vem trabalhando para atender as políticas de inclusão escolar. Apesar dos esforços, há pontos que merecem atenção, especialmente quanto à manutenção e ao reparo de mobiliários, parte arquitetônica e de informação. Os desafios são muitos, contudo um sistema inclusivo exige mudanças em vários aspectos, especialmente pela implementação da cultura dos direitos humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Arrais, Gardner De Andrade, José Albio Moreira de Sales, and Marina Vieira de Oliveira. "Formação de educadores no Museu da Cultura Cearense." CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL 15, no. 41 (December 3, 2020): 156–76. http://dx.doi.org/10.35168/2175-2613.utp.pens_ed.2020.vol15.n41.pp156-176.

Full text
Abstract:
Tem por matéria a formação de educadores do Museu da Cultura Cearense (MCC), do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza-CE, e sua relação com a Política Nacional de Educação Museal. Objetiva compreender o trabalho de formação de educadores museais realizado pelo MCC, tendo por base documentos, depoimentos e práticas de educadores e ex-educadores do MCC. A amostra foi composta por quatro educadores que atuavam no momento da realização do estudo e quatro ex-educadores. Conclui-se que há adoção de uma educação crítica, reflexiva e dialógica, fruto de aprendizagens em Educação Museal, e que o MCC propõe atividades como: seleção de educadores, encontros formativos e avaliativos, preparação das mediações para exposições, encontros com curadores e artistas expositores, cursos de acessibilidade e outros, além de experiências que o Dragão do Mar e o entorno oferecem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Santos, Sylvana Karla Da Silva de Lemos. "Usuários surdos e acessibilidade em bibliotecas: uma revisão da literatura científica brasileira." Informação & Informação 25, no. 2 (July 2, 2020): 258. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p258.

Full text
Abstract:
Introdução: as novas tecnologias e a internet promovem mudanças no acesso à informação e na comunicação entre os sujeitos. Os usuários surdos são considerados parte de um público que carece de atenção para atender as suas necessidades informacionais. Objetivo: apresentar uma revisão de literatura de publicações brasileiras que abordam a relação entre usuário Surdo e a biblioteca caracterizada pela acessibilidade à informação e à comunicação. Metodologia: pesquisa exploratória e bibliográfica. Resultados: quantidade escassa de publicações com abordagem no tema tratado. Conclusões: necessidade de maior difusão da cultura e da língua de sinais em espaços formais e não formais para promover o atendimento ao usuário Surdo em sua primeira língua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Flor, Carla da Silva, Tarcisio Vanzin, and Vânia Ulbricht. "Recomendações da WCAG 2.0 (2008) e a acessibilidade de surdos em conteúdos da Web." Revista Brasileira de Educação Especial 19, no. 2 (June 2013): 161–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382013000200002.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma discussão a respeito da comunicação de surdos no contexto dos padrões de acessibilidade na web. Primeiramente traz um estudo bibliográfico sobre a comunicação de surdos, o método linguístico adotado nas escolas e o reflexo na história da sua educação. Em seguida, discorre sobre o bilinguismo, as identidades surdas e as diretrizes de acessibilidade propostas pela WCAG 2.0 (2008). A partir de pesquisa bibliográfica, realizada em fontes primárias, selecionaram-se os critérios de sucesso relacionados à surdez a fim de verificar se a língua de sinais, tida como primeira língua dos surdos (L1) na filosofia do bilinguismo, é considerada na concepção dos princípios da WCAG 2.0 (2008). Por fim, o artigo enfatiza a comunicação bilíngue como necessária para que os conteúdos da web possam estabelecer uma uniformidade com a linguagem habitual da cultura surda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Corrêa Menezes, Elisabeth Aparecida, Jorge D'Ambros, Laurie Teixeira Barbosa, and Nathanni Marrelli Matos Mauricio. "A CULTURA ORGANIZACIONAL PREDOMINANTE EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA DO SISTEMA JUDICIÁRIO EM PALMAS - TO." Qualitas Revista Eletrônica 18, no. 2 (October 17, 2017): 01. http://dx.doi.org/10.18391/req.v18i2.3320.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo identificar a cultura organizacional predominante em uma organização pública do sistema judiciário em Palmas-TO. A cultura organizacional é um elemento chave na compreensão das ações humanas, pois constitui um padrão de modos de perceber, sentir, pensar e agir de um determinado grupo em uma organização. Assim, mais do que um conjunto de artefatos, regras e hábitos, a cultura organizacional representa a construção de significados partilhados por um conjunto de pessoas pertencentes a um mesmo grupo. Para efetivação deste estudo, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva, quantitativa, e a seleção da amostra do tipo Não-Probabilístico por Acessibilidade ou Conveniência. A pesquisa foi conduzida por 47 servidores que responderam ao questionário chamado na literatura por Modelo de Valores Competitivos. Os resultados apontaram para a predominância da cultura hierárquica na situação atual da organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Behring, Elaine Rossetti. "A ação dos trabalhadores na consolidação da Assistência Social como Direito." SER Social, no. 12 (August 14, 2009): 37–58. http://dx.doi.org/10.26512/ser_social.v0i12.12929.

Full text
Abstract:
O presente artigo debate os desafios da construção da política de assistência social, considerando a cultura política brasileira secular e a contra-reforma do Estado nos anos 90. Estes são elementos que vêm obstando a seguridade social no país. Na sequência o artigo analisa o papel dos trabalhadores no campo da assistência, tendo em vista a perspectiva da acessibilidade aos direitos e a necessidade de uma nova cultura institucional, ética e política, voltada para o público. Nesse sentido, coloca-se um novo perfil de trabalhadores da área. São articuladores que fortalecem a construção de uma reforma democrática do Estado, na qual se insere a assistência como política de seguridade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Gomes, Carlos Magno. "A recepção multimodal do texto literário." Revista do GEL 16, no. 2 (December 30, 2019): 80–94. http://dx.doi.org/10.21165/gel.v16i2.1845.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe algumas reflexões sobre a importância dos multiletramentos e da recepção do texto literário por meio do livroclip, uma produção digital, que apresenta uma obra literária. Partimos do conceito de multiletramentos para a ampliação das abordagens sobre o horizonte de expectativa da leitura subjetiva, incluindo a acessibilidade em Libras. No campo teórico, abordamos questões sobre formação do leitor, intertextualidade e cultura digital de acordo com Umberto Eco, Anne Rouxel, Roxane Rojo e Roger Chartier.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ritter, Eduardo, and Thâmara Roque. "Acessibilidade e informação: a disparidade entre desenvolvimento tecnológico, leis e adaptações dos grandes portais brasileiros." Revista Observatório 2, no. 2 (May 30, 2016): 360. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p360.

Full text
Abstract:
No dia 6 de julho de 2015 a presidente Dilma Rousseff sancinou a lei que cria o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Com o objetivo de assegurar os direitos das pessoas com deficiência e dar autonomia para todos, inclusive no que diz respeito ao acesso à informação, comunicação e cultura, a lei busca corrigir o descumprimento de outras leis de acessibilidade, como o decreto de 2 de dezembro de 2004, que já previa que sites de grandes grupos de comunicação deveriam ser acessíveis a todos. Assim, baseados nos estudos de Corradi (2011) e Belarmino (2014) sobre comunicação e acessibilidade, e no conceito de cibercultura de Lévy (1999), é feita a análise de como alguns dos principais portais de notícias do Brasil não conseguem suprir o abismo informacional, atitudinal e tecnológico existente entre as condições de acessibilidade necessárias e o que é disponibilizado no contexto online pelos portais. Palavras-chave: Acessibilidade; Internet; Cibercultura; Direito; Inclusão. AbstractOn July 6, 2015 the President Dilma Rousseff sanctioned the law establishing the status of Person with Disabilities. In order to ensure the rights of persons with disabilities and empowering for everyone, including with regard to access to information, communication and culture, the law seeks to correct the non-compliance with other accessibility laws, such as the decree of December 2 2004 which stated that it was necessary that large groups of communication sites should be accessible to everyone. Thus, based on studies of Corradi (2011) and Belarmino (2014) about communication and accessibility and on Lévy's concept of cyberculture, is made analysis of how some of Brazil's main news portals can not meet the informational gap, attitudinal and technological existing between the conditions of accessibility needed and what is available in the online context through the portals. Keywords: Accessibility; Internet; Cyberculture; Law; Inclusion. SumarioEl 06 de julio 2015 la presidenta Dilma Rousseff sancinou la ley que establece la condición de persona con discapacidad. Con el fin de garantizar los derechos de las personas con discapacidad y el empoderamiento para todo el mundo, incluso en relación con el acceso a la información, la comunicación y la cultura, la ley busca corregir el incumplimiento de otras leyes de accesibilidad, como el decreto de 2 de diciembre 2004 ya condición de que grandes grupos de sitios de comunicación deben ser accesibles a todos. El análisis lo tanto, en base a estudios de Corradi (2011) y Belarmino (2014) sobre la comunicación y la accesibilidad, y el concepto de la cibercultura Lévy (1999), que está hecho de cómo algunos de los principales portales de noticias de Brasil no puede cumplir con el abismo informativo, actitudinal y tecnológica existente entre las condiciones de accesibilidad necesarias y lo que está disponible en el contexto en línea a través de los portales. Palabras clave: la accesibilidad; El Internet; Cibercultura; Ley; Inclusión.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Oliveira, Eliza. "A deficiência e o acesso à informação: Uma reflexão à luz dos paradigmas da informação e comunicação / Deficiency and the access to information: a reflection through communication and information paradigms." Revista Internacional de Tecnología, Ciencia y Sociedad 8, no. 1 (April 9, 2019): 33–42. http://dx.doi.org/10.37467/gka-revtechno.v8.2051.

Full text
Abstract:
ABSTRACTNew paradigms and new realities emerge in the human society in current days, characterizing a society that questions its segregation culture, glimpsing new paths towards social inclusion of people with cerebral palsy. This scenario encourages scientific research, contributing to the evolution of available technological resources for accessibility. The significance of Communication and Information Technologies can be observed in a context in which, not just information shows a prominent role, but the ways to access it. The main goal of this article is to discuss, in the light of Technological and Complexity Paradigms, about the access to information by people with cerebral palsy, through Information and Communication Technologies. These technological resources are considered as Assistive Technology, once they promote accessibility for people with cerebral palsy by using user interfaces, which are especially relevant for the proposal reflection in this document.RESUMONovos paradigmas e novas realidades insurgem na sociedade humana nos dias atuais, caracterizando uma sociedade que questiona sua cultura de segregação, vislumbrando novos caminhos na inclusão social de pessoas com paralisia cerebral. Este cenário incentiva a realização de pesquisas científicas, contribuindo para a evolução de soluções tecnológicas para acessibilidade disponíveis. A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação pode ser percebida em um contexto no qual, não só a informação apresenta papel de destaque, como também as formas de acesso à mesma. O objetivo deste artigo é refletir, à luz dos Paradigmas Tecnológico e da Complexidade, sobre a acessibilidade das pessoas com paralisia cerebral à informação, através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Tais recursos tecnológicos podem ser considerados Tecnologias Assistivas, uma vez que promovem a acessibilidade de pessoas com paralisias cerebral através das interfaces de utilizador, as quais apresentam-se relevantes para a analise proposta no presente documento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Torres, Rodrigo. "Arqueologia Histórica na Era Digital." Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica 11, no. 1 (June 30, 2017): 6–19. http://dx.doi.org/10.31239/vtg.v11i1.10547.

Full text
Abstract:
Possibilidades de trabalho em ambientes colaborativos e interativos, portabilidade, acessibilidade, participação, nuvens de dados, redes sociais e inteligência coletiva, que surgem no ambiente digital do século XXI, constituem formas de circulação do conhecimento que sinalizam um novo panorama sociocultural para as Humanidades. Essa integração das tecnologias digitais na prática arqueológica, entretanto, não tem ocorrido de forma homogênea, pelo contrário, suscita novos e antigos debates. Este artigo apresenta um panorama das discussões relativas ao impacto das novas tecnologias na cultura acadêmica e argumenta sobre a necessidade do engajamento ativo das universidades neste novo paradigma digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Leyton, Daina. "O MUSEU E O EXERCÍCIO DE LIBERDADE: O trabalho de acessibilidade cultural do Museu de Arte Moderna de São Paulo." IAÇÁ: Artes da Cena 2, no. 2 (August 14, 2019): 39. http://dx.doi.org/10.18468/iaca.2019v2n2.p39-50.

Full text
Abstract:
<p class="Normal3"><span>O presente artigo apresenta o trabalho de educação de e acessibilidade cultural do Museu de Arte Moderna de São Paulo. No processo de idealização e construção de um <em>Museu de Outra Percepção</em>, nos deparamos com nossas limitações e aprisionamentos, que se iniciam no corpo de cada sujeito e se ampliam no corpo social. Os aprendizados que tivemos com públicos diversos que frequentam o museu, entre pessoas com deficiência, o público da saúde mental, e pessoas em situação de vulnerabilidade social, nos trouxeram reflexões sobre nossa liberdade e as várias maneiras que ela é cerceada. Essa foi a contribuição reflexiva trazida para os temas dos seminários: <em>3o Políticas Públicas para a Educação Penitenciária: Arte, Cultura e Educação Penitenciária</em>e o <em>IV Seminário de Artes Cênicas</em>.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Barroso, Cristina de Almeida Valença Cunha, Priscila Maria de Jesus, and Sura Souza Carmo. "DESENHO UNIVERSAL PARA MUSEUS: NOTAS SOBRE A ACESSIBILIDADE NOS ESPAÇOS CULTURAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE." Interfaces Científicas - Humanas e Sociais 9, no. 1 (March 26, 2021): 24–37. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n1p24-37.

Full text
Abstract:
A pesquisa traz reflexões iniciais sobre o papel e a presença do desenho universal em instituições museais no âmbito da Universidade Federal de Sergipe. Concebe e questiona a acessibilidade para além das barreiras locomotivas, ao levantar recursos poucos explorados e viáveis para implementação nas três instituições analisadas: O Museu Arqueológico de Xingó, o Centro de Cultura e Artes e o Museu do Homem Sergipano. Como metodologia optou-se pela pesquisa qualitativa, a qual foi apoiada no levantamento bibliográfico e visitas in loco. A pesquisa busca oferecer subsídios teóricos que possibilitem a reflexão e a ampla implementação de políticas assistivas dentro dos espaços museais sergipanos, para que se tornem espaços cada vez mais acessíveis para todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Bronstein, Michelle, and Sady Bianchin. "RADIOGRAFIA CARIOCA:." Revista Dissertar 1, no. 10 e 11 (June 1, 2007): 81–83. http://dx.doi.org/10.24119/16760867ed15132.

Full text
Abstract:
A intenção deste trabalho é lançando um olhar panorâmico acerca dos Centros Culturais de propriedade de empresas privadas ou mistas na Cidade do Rio de Janeiro, a partir de uma breve pesquisa realizada por alunos do curso de Pós-Graduação em Produção Cultural da Universidade Estácio de Sá. Nesse sentido, nos propomos à reflexão, ainda que nos limites desta abordagem, acerca do papel dos chamados “Centros Culturais” no cenário contemporâneo. Nossa pesquisa foi executado em 12 centro de cultura dos quais 10 se localizam na cidade e dois no interior do Estado do Rio. Desta forma, a partir do mapeamento realizado pelos alunos, o qual contemplou análise de aspectos como localização, capacidade física, equipamentos internos, fluxo de público, custo dos serviços, atendimento, limpeza Segurança, acessibilidade, programação, finalidade e divulgação, encontramos uma certa recorrência que permeia tanto as formas como estes espaços são percebidos pelos públicos que os frequentam, quanto a presença de um certo formato físico e ideológico que cada vez mais os aproxima da ideia de consumo e cada vez menos de ideais relacionados às políticas de democratização do acesso à cultura. Participaram desta pesquisa os alunos da disciplina de Administração Cultural do referido curso: André Luiz Garcez, António Filipak, Andréia Dutra, Cleyde Rosário, Ilma de Paula, Liliane de Brito, Luciane Rezende Paes, Renata Pertot, Robson Dias Martins, Sabrina Panzera, Tatiana Cirelli e Thiago Aguiar aos quais muito agradecemos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Silva, Herbert Gomes. "CURRICULOS ESTADUAIS DO NORDESTE E SUAS PERSPECTIVAS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS." Revista Docência e Cibercultura 4, no. 3 (December 24, 2020): 341–66. http://dx.doi.org/10.12957/redoc.2020.53165.

Full text
Abstract:
Este artigo trata da concepção e da relação entre os referenciais curriculares do Ensino Fundamental dos Estados do Nordeste e sua abordagem a respeito da formação na cultura digital, tendo como contexto a suspensão das aulas presenciais, transferindo as relações de ensino e aprendizagem para o uso e mediação das tecnologias digitais. Utiliza como caminho investigativo a triangulação metodológica de Minayo, Assis e Souza, analisando dialogicamente dados quantitativos e qualitativos. Obteve como resultado que, além da falta de acessibilidade aos meios digitais promovidos nos ambientes educacionais, apontados pelas pesquisas quantitativas, os referenciais curriculares, apresentam concepções voltadas para a cultura de usuários acríticos e não contemplam uma formação propícia ao desenvolvimento do pensamento computacional. Condição está que exige políticas públicas de ampliação de condições de acesso e desenvolvimento de currículos e da formação de professores como processos inseparáveis de formação frente aos desafios contemporâneos e para exercício participativo dos estudantes na sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Herbert Gomes. "CURRICULOS ESTADUAIS DO NORDESTE E SUAS PERSPECTIVAS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS." Revista Docência e Cibercultura 4, no. 3 (December 24, 2020): 341–66. http://dx.doi.org/10.12957/redoc.2020.53165.

Full text
Abstract:
Este artigo trata da concepção e da relação entre os referenciais curriculares do Ensino Fundamental dos Estados do Nordeste e sua abordagem a respeito da formação na cultura digital, tendo como contexto a suspensão das aulas presenciais, transferindo as relações de ensino e aprendizagem para o uso e mediação das tecnologias digitais. Utiliza como caminho investigativo a triangulação metodológica de Minayo, Assis e Souza, analisando dialogicamente dados quantitativos e qualitativos. Obteve como resultado que, além da falta de acessibilidade aos meios digitais promovidos nos ambientes educacionais, apontados pelas pesquisas quantitativas, os referenciais curriculares, apresentam concepções voltadas para a cultura de usuários acríticos e não contemplam uma formação propícia ao desenvolvimento do pensamento computacional. Condição está que exige políticas públicas de ampliação de condições de acesso e desenvolvimento de currículos e da formação de professores como processos inseparáveis de formação frente aos desafios contemporâneos e para exercício participativo dos estudantes na sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Sala, Arnaldo, Carla Gianna Luppi, Oziris Simões, and Regina Giffoni Marsiglia. "Integralidade e Atenção Primária à Saúde: avaliação na perspectiva dos usuários de unidades de saúde do município de São Paulo." Saúde e Sociedade 20, no. 4 (December 2011): 948–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902011000400012.

Full text
Abstract:
Na cidade de São Paulo, os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) atuam nos modelos do Programa de Saúde da Família (PSF) e da Programação em Saúde. Ambos envolvem a questão da integralidade. O objetivo deste trabalho é avaliar processos de integralidade em unidades de APS localizadas no Município de São Paulo, sob o ponto de vista dos usuários dos serviços. As categorias de avaliação consideradas foram acessibilidade, porta de entrada, vínculo, elenco de serviços, coordenação, enfoque familiar, e orientação comunitária. Foram comparados os dois modelos de organização dos serviços na APS presentes no Município. O Questionário adaptado do Primary Care Assessment Tool (PCATool) foi aplicado a uma amostra de usuários dos dois modelos de APS. Os resultados principais apontaram para o bom desempenho nas categorias de porta de entrada, elenco de serviços e coordenação. Enfoque familiar, orientação comunitária e acessibilidade receberam as piores avaliações. Diferenças significantes entre os dois modelos envolvem melhor registro em prontuário, melhores atividades orientadas à comunidade, menor referenciamento ao especialista e horário de atendimento mais adequado no modelo do PSF. Questões mais imediatamente relacionadas à prestação direta de serviços foram mais bem avaliadas, enquanto as relacionadas com a organização e a cultura dos serviços receberam piores pontuações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Lopez, Monica Holdorf, Wilson Robson Griebeler, and Lizanda Garcia Lupi Vergara. "Barreiras de Acessibilidade Enfrentadas por Pessoas Surdas no Setor de Serviços: Uma Revisão Integrativa da Literatura." Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti 10, no. 17 (December 22, 2020): 165–91. http://dx.doi.org/10.18815/sh.2020v10n17.456.

Full text
Abstract:
A acessibilidade é um direito de todo o cidadão. Para muitas pessoas surdas, o acesso às atividades existentes na sociedade é garantido quando há a possibilidade de comunicação em LS. O objetivo deste estudo foi identificar os problemas de acessibilidade enfrentados pelas pessoas surdas no setor de serviços. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, a partir dos termos: deaf;"hard of hearing”; “hearing impaired”; access; inclusion; communication. Os serviços encontrados foram organizados em quatro categorias: saúde; emergência; sistema de justiça; e cultura. Constatou-se que, independentemente da situação econômica do país, todos os estudos apontaram a existência de barreiras atitudinais ou comunicacionais, tais como: a falta de conscientização das organizações a respeito das necessidades e singularidades do público surdo, a rara presença de intérpretes de LS, ou profissionais capacitados, bem como a ausência de informações sobre os serviços em LS. Com a ausência de recursos de comunicação, os surdos se deparam com três situações: (1) precisam do auxílio de um familiar ou conhecido e assim perdem sua autonomia; (2) utilizam a escrita, ou a leitura orofacial (linguagens estas que nem todos os surdos tem domínio, ou facilidade) e correm o risco de não compreenderem as informações corretamente; e (3) evitam ou desistem de acessar o serviço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Carvalho, Julio Cesar Queiroz de, Sheila Gonçalves do Couto, and Eder Pires de Camargo. "A LINGUAGEM LATEX E O ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL." Investigações em Ensino de Ciências 23, no. 2 (August 30, 2018): 424. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p424.

Full text
Abstract:
Ao pensarmos o Ensino de Física para alunos com deficiência visual, a linguagem matemática mostra-se desafiadora, pois sua sintaxe bidimensional restringe-a a uma “cultura de videntes”. Com o desenvolvimento dos ledores de tela, tornou-se possível o acesso ao computador por pessoas com deficiência visual. No entanto a linguagem matemática convencional oferece certas barreiras à acessibilidade. Nosso objetivo foi investigar as possibilidades e limitações ao se introduzir a linguagem LaTeX no contexto ativo de leitura e resolução de exercícios de Física por parte de alunos com deficiência visual, por meio de um computador associado a um ledor de tela. À luz do referencial de Vigotski, em que a linguagem tem um papel central tanto do ponto de vista do processo de mediação simbólica quanto no mecanismo de compensação sócio-psicológica de pessoas com deficiência visual, o trabalho foi estruturado sob as bases da pesquisa qualitativa, sendo a interpretação dos dados baseada na Análise do Discurso em Bakhtin. Ao introduzirmos a Linguagem LaTeX no contexto da leitura e resolução de exercícios de Física por um aluno do ensino médio de uma escola pública, a associação entre LaTeX e ledor de tela não somente mostrou-se acessível como compreensível, revelando um potencial na diminuição das barreiras da acessibilidade à textos de Física por meio do computador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Araújo, Bruno Roberto Nantes, and Rogério Vicente Ferreira. "A LIBRAS DIANTE DA PANDEMIA: A IMPORTÂNCIA DO INTÉRPRETE NO CONTATO LINGUÍSTICO." Web Revista SOCIODIALETO 11, no. 33 (May 20, 2021): 1. http://dx.doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i33.335.

Full text
Abstract:
Nosso trabalho aborda o fazer do Intérprete/Tradutor de Língua de Sinais (TILS) frente a pandemia causada pela Covid-19. Este profissional sempre tem se deparado com desafios da língua(gem), isso devido ao imenso contato linguístico que essa comunidade de fala possui. Assim, com o aumento de Lives musicais durante a pandemia, o trabalho de interpretação/tradução para as pessoas surdas, para que eles também tivessem acessibilidade cultural foi impulsionado. Com isso, os TILS do Brasil foram solicitados pelos cantores e produtores para que que dessem sentido às letras das músicas apresentadas nestas Lives. É de conhecimento entre estes profissionais que “o intérprete precisa ter uma variedade de estratégias de interpretação flexíveis para responder às exigências únicas em um ambiente multilíngue e multicultural” (SHENEMAN; COLLINS, 2016, p. 171). Assim, esse processo de mediação entre língua e cultura se faz presente no fazer destes profissionais, de forma que é através da língua que nos tornamos membros de uma comunidade de ideias e práticas. A pesquisa tem por embasamento teórico os pressupostos de Quadros (2004, 2011), Gesser (2009), Lacerda (2011), Cavalcanti; Bortoni-Ricardo (2007).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Oliveira, Marinalva Silva, Sandra Cordeiro De Melo, and Maria do Carmo Lobato Da Silva. "ACESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E SUA RELAÇÃO COM O PROJETO DE SOCIEDADE EXISTENTE." Práxis Educacional 16, no. 41 (September 7, 2020): 167–83. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7258.

Full text
Abstract:
Este artigo, de caráter ensaístico, tem por objetivo discutir sobre o acesso ao ensino superior às pessoas com deficiências no Brasil. Discute sobre as barreiras existentes no acesso, permanência e conclusão do curso pleiteado, a proporção de menos de 0,5% de estudantes com deficiência no Ensino Superior, e sobre a cultura do capacitismo que submete as pessoas com deficiência à falsa a concepção de igualdade de oportunidades. Este artigo discute ainda a implantação do Decreto n° 9.034/17, em que o Governo Federal altera as regras do programa de cotas dos Institutos e Universidades Federais e inclui pessoas com deficiência na lista de estudantes com direito à reserva de vagas nessas instituições. Considera que, com relação à abertura das IFES é fundamental que estas organizem esforços para a garantia da acessibilidade e da permanência das pessoas com deficiência, com direito à apropriação do conhecimento universal e científico ao longo do processo de estudos. Seguindo esta compreensão, este artigo propõe que os espaços que se baseiam numa materialidade inclusiva constituem mais um instrumento contra hegemônico de luta, para a construção de ambientes favoráveis à consecução de igualdade de condições e oportunidades para acessibilidade do conhecimento historicamente produzido às pessoas com deficiência. Alerta para o fato de que será preciso compreender que, as dificuldades em relação à contradição inclusão e exclusão extrapola a questão da deficiência, pois entende que a relação direta é com o projeto societário existente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Vieira, Daniella Borges, Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira, and Vanessa Helena Santana Dalla Déa. "A formação continuada cultura digidown e a construção dos saberes sobre a sexualidade das pessoas com síndrome de down." Cadernos de Pós-graduação 16, no. 2 (September 19, 2017): 99–120. http://dx.doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7702.

Full text
Abstract:
A pesquisa teve por objetivo analisar os impactos da formao continuada Cultura Digi-down sobre a construo de saberes a respeito da sexualidade dos sujeitos com Sndrome de Down. O curso foi promovido pelo Laboratrio de Educao, Tecnologia e Incluso (UFG), em parceria com o Ncleo de Acessibilidade (UFG), buscando promover a forma-o continuada de professores e fornecer condies para que esses profissionais reflitam sobre a incluso e a sexualidade dos alunos com Sndrome de Down. Para avaliar a per-cepo dos professores, utilizamos como tcnica de coleta de dados o questionrio, e os dados foram analisados atravs da tcnica de anlise de contedo de Bardin (1977). Con-clui-se que o curso contribuiu para desconstruir muitos esteretipos, para desestabilizar as certezas a respeito da sexualidade das pessoas com deficincia e para problematizar a im-portncia do envolvimento dos professores no sentido de promover a educao sexual dos estudantes com Sndrome de Down.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Oliveira, Débora da Silva, and Luciana Assis Costa. "Avanços na Regulamentação da Política de Esporte e Lazer para as Pessoas com Deficiência." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 24, no. 1 (March 17, 2021): 22–50. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2021.29493.

Full text
Abstract:
O estudo realizou a análise da regulamentação federal e municipal que tem orientado as políticas de esporte e lazer para as pessoas com deficiência. Os dados foram coletados por meio de documentos federais e municipais disponíveis eletronicamente. Analisou-se cinquenta e quatro legislações municipais e outras cinquenta e duas legislações federais e partes da Constituição Federal. Como critério de inclusão adotou-se a presença dos termos: acessibilidade, cultura, turismo, lazer, ócio, recreação, brinquedos, parques, desporto, esporte, pessoa com deficiência, inclusão e inclusão social. Os dados foram analisados seguindo os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados demonstram avanços nas legislações que dispõem sobre as politicas públicas de esportes e lazer para as pessoas com deficiência e sinalizam para a necessidade de detalhamento das atribuições e responsabilidades dos entes federados para a implementação da política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Ferreira da Silva, Gilberto, and Marta Nörnberg. "Sentidos e significados da educação inclusiva: o que revelam os profissionais do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA/Canoas)." Revista Diálogo Educacional 13, no. 39 (July 11, 2013): 651. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.10227.

Full text
Abstract:
Este artigo examina uma parte dos resultados de uma pesquisa-ação colaborativa em andamento que focaliza o campo da educação intercultural, potencializando a diversidade cultural no contexto do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) da rede pública de ensino do município de Canoas. Neste texto, as definições de educação inclusiva reveladas pelos educadores do CEIA são apresentadas e discutidas. Trata-se de uma pesquisa que, metodologicamente, se ancora na abordagem da pesquisa-ação colaborativa, pois tem como eixo articulador a formação e a transformação das práticas cotidianas a partir de um processo de inserção em médio prazo no espaço escolar. As análises apontam para a construção de outra cultura da pesquisa em educação, onde os profissionais da educação que vivem o dia a dia possam viver o deslocamento do lugar clássico de informantes para o lugar de colaboradores do processo investigativo. Observa-se que está em curso a construção do sentido da educação inclusiva como resultado de um processo global, onde os professores, no e com o seu trabalho pedagógico, propõem espaços de vivência e de situações de aprendizagem capazes de garantir as necessidades especiais de seus alunos em turmas regulares. Finalmente, a educação inclusiva acontece quando se inventa, na escola, práticas pedagógicas que apostam na experiência como um princípio organizador do trabalho pedagógico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Scheyerl, Denise. "A PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS: ONTEM E HOJE." Estudos Linguísticos e Literários, no. 68 (May 28, 2021): 24. http://dx.doi.org/10.9771/ell.v0i68.44324.

Full text
Abstract:
<p>Trata-se de relato histórico da Pós-graduação no Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, com foco no atual Programa de Pós-graduação de Língua e Cultura (PPGLinC). Um dos objetivos do trabalho é dar visibilidade à pesquisa desenvolvida no ILUFBA de modo ininterrupto desde 1976. No âmbito das comemorações dos 10 anos de desmembramento do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPGLL) em dois novos Programas de Pós-graduação, descreve-se a estrutura curricular do PPGLinC, de 2010 a 2020. Ao final do artigo, vislumbra-se a atual estrutura do PPGLinC. O Programa constitui-se de duas áreas de pesquisa e três linhas em cada uma. A Área 1, <em>História e Funcionamento das Línguas Naturais</em>, tem as linhas: (i) Linguística Histórica, Filologia e História da Cultura Escrita, (ii) Dialetologia e Sociolinguística e (iii) Teoria da Gramática. A Área 2, <em>Linguagem e Interação</em>, engloba as linhas: (i) Aquisição de Línguas, Tradução e Acessibilidade, (ii) Linguística Aplicada e (iii) Linguagem, Cognição e Discurso.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Vicentine, Claudia Mara. "A construção de uma política de comunicação passando pela reformulação estratégica do processo de gestão e da cultura das organizações educacionais." REBRAE 1, no. 3 (July 18, 2008): 277. http://dx.doi.org/10.7213/rebrae.v1i3.13382.

Full text
Abstract:
A alta competitividade do mercado faz com que toda organização promova um programa eficiente de comunicação e promoção. Partindo deste pressuposto, é necessário que sejam feitos estudos e análises dos instrumentos da comunicação em marketing, bem como das ferramentas promocionais que serão importantes para o processo no qual a organização, educacional ou não, está inserida. A comunicação é a base de sustentação da humanidade. As organizações vivem num cenário de oportunidades de mercado e num ambiente empresarial muito competitivo. Os elementos que caracterizam o fenômeno da globalização redefinem as formas e os métodos de competição e estratégia no mercado mundial, condicionam as decisões sobre alocações e uso de recursos e integram novas e ousadas estratégias empresariais. Atualmente não basta às empresas oferecer um excelente produto a um preço convidativo em locais de grande acessibilidade. Em função disso, é de vital importância analisar os aspectos dos atuais processos estratégicos de comunicação nas organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Mesquita, Bárbara Andressa Mendonça de Rocha, and Tadeu João Ribeiro Baptista. "A concepção de docentes do curso de educação física: sobre o acesso e permanência da pessoa com deficiência no ensino superior." Revista Educação Especial 32 (September 12, 2019): 84. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x35737.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo geral analisar a concepção dos professores do Ensino Superior com relação ao acesso e à permanência das pessoas com deficiência no curso de licenciatura de uma faculdade de Educação Física do município de Goiânia. A abordagem escolhida para análise dos dados pesquisados é qualitativa, trata-se de um estudo descritivo de caráter transversal. Para a técnica de coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada aplicada a dois professores do curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública da cidade de Goiânia, que já lecionaram ou estejam lecionando alguma das disciplinas obrigatórias do curso para algum acadêmico com deficiência. O estudo demonstra que esses professores possuem consciência sobre a formação de estereótipos pela cultura e as situações de preconceito que as pessoas com deficiência sofreram e ainda sofrem na sociedade, inclusive no contexto educacional. Defendem que existem poucas ações, tanto por parte da universidade quanto dos professores, que correspondam a uma perspectiva inclusiva, excetuando-se a criação do núcleo de acessibilidade e algumas ações pedagógicas isoladas por parte dos professores. Portanto, apontam que são necessárias mudanças na cultura educacional da universidade capazes de promover o acesso e a permanência das pessoas com deficiência nessa instituição de Ensino Superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Ochiuto, Eliane Francisca Alves da Silva, Ana Paula Oliveira e Fernandes, Rosana de Fátima Janes Constâncio, and Gabriele Cristine Rech. "Glossário de libras: caminhos para construção de instrumento de coleta de dados." EaD & Tecnologias Digitais na Educação 5, no. 6 (July 8, 2017): 7. http://dx.doi.org/10.30612/eadtde.v5i6.6337.

Full text
Abstract:
O projeto aqui apresentado tem como premissa investigar, coletar, divulgar e propagar os sinais dos principais lugares públicos e pontos turísticos para viabilizar e socializar não somente a comunidade surda usuária da Libras, mas possibilitar a propagação a toda população da Grande Dourados os sinais específicos destes locais garantindo ao surdo o acesso e acessibilidade. Para a elaboração do glossário a proposta inicial foi de realizar uma pesquisa envolvendo a participação em formato de questionário aos tradutores intérpretes de língua de sinais, surdos usuários da Libras a fim de identificar os possíveis sinais já existentes, bem como o estudo e a criação de sinais que identifiquem tais pontos. A produção deste glossário corrobora para a criação e difusão de toda a história dos principais lugares públicos e pontos turísticos disseminando a cultura local e possibilitando o uso e a difusão da Libras conforme previsto na Lei de Libras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Vera Lucia Ruiz Rodrigues, and Aloísio Ruscheinsky. "Democratização do Ensino Superior às Pessoas com Deficiência/Necessidades Especiais: A Unioeste como Campo de Reconhecimento Social." Mediações - Revista de Ciências Sociais 26, no. 1 (April 25, 2021): 201. http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2021v26n1p201.

Full text
Abstract:
Ao abordar a democratização do ensino superior, com foco nas pessoas com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais (PCD/PNEE), este artigo expressa conhecimentos oriundos dos estudos e pesquisas realizadas em doutoramento. Para tanto, concebe que o ambiente do ensino superior possui em seu cerne um campo de disputa entre setores da sociedade que possuem distintos projetos de universidade. A narrativa destaca a apropriação de conhecimentos, de ação coletiva para uma cultura política, com o intuito de acesso, permanência e conclusão nesse nível de ensino. Os dados apresentados foram coletados na realização de estudo de caso, a partir da compilação de entrevistas com docentes, técnicos, acadêmicos que utilizam os serviços de AEE, para uma análise qualitativa articulada a uma perspectiva teórica no campo das ciências sociais. Conclui-se que a observância de mecanismos específicos assegura os condicionantes para o atendimento educacional especializado, com as adaptações curriculares e com acessibilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Nazari Moayed, Negin, and Özlem Olgaç Türker. "COMPARATIVE COMPATIBILITY ASSESSMENT ON REUSED IRANIAN HOUSES FROM QAJAR ERA." Arquitetura Revista 17, no. 1 (January 20, 2021): 30–53. http://dx.doi.org/10.4013/arq.2021.171.03.

Full text
Abstract:
A reutilização de edifícios patrimoniais com uma função compatível oferece oportunidade de sustentar seu significado patrimonial. Nesse sentido, as casas tradicionais listadas em Tabriz, como uma das cidades históricas do Irã, desempenham um papel importante na apresentação dos valores do patrimônio cultural. A privacidade como um aspecto intangível da cultura, além de fatores físicos e socioculturais, desempenhou um papel importante na organização espacial das casas tradicionais iranianas e formou a hierarquia de acesso nos espaços interiores. O objetivo deste estudo é avaliar a continuidade ou descontinuidade de espaços interiores em estados originais e reutilizados de casas tradicionais listadas em Tabriz da Era Qajar, para contribuir para um melhor entendimento da compatibilidade de novas funções com o edifício existente. A metodologia da pesquisa baseia-se em levantamento bibliográfico para definição das funções originais e observação de espaços interiores para definição das funções atuais de cada espaço. Além disso, as abordagens analíticas da 'metodologia de sintaxe espacial' são usadas para alcançar a hierarquia de acesso na organização espacial das casas. As conclusões são derivadas da comparação do "valor relativo da profundidade" como um reflexo da privacidade; e "valor de integração" como reflexo da acessibilidade nos dois estados.Palavras-chave: Espaço interior residencial, conservação arquitetônica, método de sintaxe espacial, organização espacial, hierarquia espacial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Andrade, Aurélio Matos, and Ronald Lamas Côrrea. "A Caracterização da cultura do crack, acessibilidade e formas de uso nos Centros de Atenção Psicossocial de álcool e drogas do Distrito Federal." Tempus Actas de Saúde Coletiva 11, no. 3 (April 13, 2018): 36. http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v11i3.2409.

Full text
Abstract:
Este trabalho caracteriza a situação do uso do crack no Centro de Atenção Psicossocial de álcool e drogas (CAPSad) do Distrito Federal, assim como acesso, formas de uso, perfil sociodemográfico, socioeconômico e sociocultural sob perspectiva do próprio usuário. Foram entrevistados 100 indivíduos, cada participante submeteu-se a responder um questionário durante os meses de fevereiro a maio de 2011. O perfil predominante do usuário de crack foi homem, jovem, solteiro, médio nível de escolaridade e média classe socioeconômica dentre os que apresentam vínculo empregatício. O acesso a crack é simples e fácil, condicionado a estratégias de mercado (crack delivery). A forma de uso mais utilizada é lata de alumínio. Foram identificadas técnicas de consumo shotgun, mesclado (crack e maconha) entre os indivíduos estudados. No entanto, é necessária maior conscientização das autoridades públicas competentes na atualização de programas de intervenção e controle do crack no Distrito Federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Sasso, Rita de Cassia, and Ricardo Alberti. "Trabalho e lazer: percepções do cotidiano de pessoas com deficiência física." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 11, 2020): e1849116949. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.6949.

Full text
Abstract:
A pesquisa se propõe verificar a percepção de trabalhadores com deficiência física em seu dia-a-dia de trabalho e em seus dias de folga e lazer, procura compreender como pessoas em diferentes faixas etárias e diferentes atividades laborais e em cidades de médio e grande porte, encaram a deficiência e os desafios diários para trabalhar e se divertir. Busca compreender conceitos de inclusão e acessibilidade. Fez-se um paralelo com a legislação existente, tratados internacionais que protegem as pessoas portadoras de deficiência, criados para promover os direitos das pessoas com deficiência, estudos existentes sobre o tema e as vivencias descritas pelas pessoas entrevistadas. Diante de tantos desafios enfrentados por portadores de deficiência física o principal apontamento dos entrevistados foi às barreiras arquitetônicas, bem como falta de respeito às vagas especiais reservadas em estacionamentos e o desejo que a cultura do respeito ao outro e as individualidades sejam um dia realidade para a pessoa com deficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Grando, Regina Célia, and Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos. "PROBLEMATIZAÇÕES EM PRÁTICAS ESCOLARES ENVOLVENDO O PENSAMENTO PROBABILÍSTICO: FAZENDO MATEMÁTICA COM SENTIDO." Revista de Educação Matemática 17 (July 24, 2020): e020038. http://dx.doi.org/10.37001/remat25269062v17id385.

Full text
Abstract:
O texto apresenta uma discussão sobre os processos de ensino e de aprendizagem em matemática escolar, buscando estabelecer um fazer matemático “com sentido”. Nessa perspectiva, tece considerações sobre a sala de aula como um ambiente social de interações, buscando atribuir sentido à Matemática, em tarefas na perspectiva da problematização. Discute-se o movimento de ideias relacionadas à metodologia de resolução de problemas, em um ensino de Matemática para resolver problemas, pela resolução de problemas e pela Matemática. Busca-se dar sentido a essa resolução em um ambiente de problematização e consideram-se os seguintes aspectos: a natureza da tarefa, o papel do professor, os recursos didáticos, uma cultura social de sala de aula de Matemática e a acessibilidade da Matemática para todos os estudantes (Hiebert et al, 1997). Apresentam-se situações da sala de aula que contemplam tais aspectos, com problematizações envolvidas no movimento de pensamento probabilístico de estudantes. A mediação da professora pesquisadora colabora para o movimento de aprendizagem matemática com sentido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Dorneles, Patrícia Silva, and Desirée Nobre Salasar. "ACESSIBILIDADE CULTURAL." Expressa Extensão 23, no. 3 (August 31, 2018): 05. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v23i3.14235.

Full text
Abstract:
Nesta entrevista, realizada com Patricia Dorneles, coordenadora do curso de especialização em Acessibilidade Cultural e responsável pela sua criação e implementação, são respondidas algumas perguntas sobre o curso, o estado da arte da acessibilidade cultural no Brasil, as políticas públicas culturais e a Rede Interinstitucional, atualmente composta pela Universidade do Rio de Janeiro, Universidade do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Pelotas. Objetiva-se apresentar o campo da acessibilidade cultural e discutir o processo histórico desta pauta dentro do curso de especialização e suas conquistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Junior, Elias Ventura de Almeida, Paulo Roberto Corrêa Leão, Adriana Souza Papaleo, and Edson Kenji Kondo. "ANALISE DE FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO EM PROJETOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA." Revista Eletronica Gestão & Saúde 4, no. 3 (November 17, 2014): 3290. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v4i3.13703.

Full text
Abstract:
Este estudo empírico, por meio de uma pesquisa qualitativa e explicativa, restringiu-se à esfera federal, abrangendo a Administração Direta e Indireta da União e seu propósito principal foi analisar dos fatores críticos de sucesso nos projetos desenvolvidos pela Administração Pública, ponderando como a não observância desses fatores impactam negativamente o sucesso dos projetos e a sustentabilidade da Instituição. Optou-se por realizar uma amostragem não probabilística por acessibilidade, coletando dados a partir do envio de um questionário a aproximadamente 800 servidores do Poder Executivo lotados na cidade de Brasília-DF, dos quais apenas 129 retornaram com suas respostas. Foram identificados os fatores críticos de sucesso em projetos na Administração Pública e, complementarmente, também foram identificados os fatores críticos para o fracasso de projetos na Administração Pública. Concluiu-se que a observância de fatores como recursos humanos, orçamento, cultura organizacional, estilo de liderança e apoio da alta administração constituem questões de grande relevância para o sucesso dos projetos governamentais e, por consequência, para a melhoria dos resultados apresentados à sociedade pelo Estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Carlos Freire Sampaio, Antônio, and Palmira Aparecida de Andrade Souza. "ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR NO SÉCULO XXI: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?" Revista Ciranda 5, no. 3 (September 1, 2021): 34–42. http://dx.doi.org/10.46551/259498102021024.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tem por objetivo fomentar uma discussão sobre o processo de inclusão de alunos deficientes no sistema de ensino regular. Para tanto, foi utilizada pesquisa bibliográfica com base em autores que tratam da temática e pesquisa documental a partir de legislação que regem a inclusão escolar no Brasil. Neste viés, o estudo aponta que um processo de integração de cidadãos numa estrutura física, pedagógica que quase sempre não oferece condições necessárias para acolher os discentes e promover uma igualdade de oportunidade para aprendizagem efetiva. A acessibilidade no Brasil é uma questão que envolve cultura de aceitação e respeito ao direito do deficiente que precisa de recursos físicos apropriados, profissionais capacitados para lidar com cada especificidade. O que acontece é a falta compromisso e atitude do poder público para efetivar o direito de equidade de oportunidades que está na Lei conquistada - LBI - Lei Brasileira de Inclusão. Assim sendo cabe uma consciência coletiva para fazer avançar e valer o direito de igualdade, bem como muitas discussões para ajudar no assunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography