To see the other types of publications on this topic, follow the link: Cultura afro-baiana.

Journal articles on the topic 'Cultura afro-baiana'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 26 journal articles for your research on the topic 'Cultura afro-baiana.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Davel, Eduardo, and Renata Saback Rosa. "Gestão, Cultura e Consumo Simbólico no Cortejo Afro." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 11, no. 3 (2017): 13. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v11i3.961.

Full text
Abstract:
Este caso para ensino suscita conhecimento e aprendizagem sobre noções de valor simbólico e consumo simbólico de bens culturais. Seus objetivos de aprendizagem são: (a) entender os significados culturais que sustentam a atividade de uma organização; (b) identificar os desafios de mudança de contexto cultural para os processos de produção do valor simbólico; e (c) refletir sobre estratégias de gestão de valor simbólico necessárias para enfrentar os desafios de mudança de contexto cultural. A história narrada no caso trata de experiências simbólicas no bloco baiano Cortejo Afro, organização baia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dias Ferreira, Luciana. "Imagem e afro-baianidade: indicadores de pertencimento entre estudantes do Curso de Áudio e Vídeo do ICEIA." ODEERE 9, no. 2 (2024): 273–87. http://dx.doi.org/10.22481/odeere.v9i2.15085.

Full text
Abstract:
Imagem e afro-baianidade percorre a construção de conhecimento a partir de elementos indicativos de pertencimento entre estudantes do Curso de Áudio e Vídeo do ICEIA ao investigar visualmente vestígios do modo de se perceber afro-baiano no espaço definido pelo ambiente escolar. A ideia de refletir acerca do outro e, desse modo, poder permitir identificá-lo, se vê amparada nas discussões de Sodré (1998) no que tange à cultura a partir da relação do homem com o seu real e nesse contexto analisa aspectos da formação da sociedade brasileira e suas culturas, em particular a afro-brasileira, na qual
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Assunção, Matthias Röhrig. "Ringue ou academia? A emergência dos estilos modernos da capoeira e seu contexto global." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 21, no. 1 (2014): 135–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702014005000002.

Full text
Abstract:
A emergência dos estilos modernos de capoeira deve ser considerada no contexto global da modernização de artes marciais em curso na Europa e na Ásia, por um lado, e, por outro, da nova fase da modernidade negra. O confronto, no ringue, da capoeira com o jiu-jítsu e outras lutas levou mestre Bimba a desenvolver sua luta regional baiana. A revitalização da capoeira tradicional como capoeira de Angola, liderada por mestre Pastinha, insere-se no movimento mais amplo de afirmação da cultura afro-baiana em Salvador e da crescente visibilidade do corpo negro no mundo atlântico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rezende Alcanfor, Lucilene, and Jorge Garcia Basso. "MESTRE DIDI E A CARTILHA NAGÔ DE UM ARTISTA NEGRO BAIANO." Educação em Foco 29, Dossiê Temático (2024): e29058. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44613.

Full text
Abstract:
O artigo analisa o contexto de produção de uma cartilha destinada ao ensino da língua iorubá para crianças e adultos, criada e escrita na década de 1960 por Deoscóredes Maxiliano dos Santos (1917-2013), mais conhecido como Mestre Didi, personagem marcante da cultura baiana da segunda metade do século XX. Trata-se de um estudo fundamentado na história cultural das edições escolares para abordar a cartilha em sua materialidade como um artefato pedagógico da cultura afro-brasileira e fonte documental, que nos aponta a família de santo nagô baiana como uma comunidade-escola. Na perspectiva da hist
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sansone, Livio. "Os objetos da identidade negra: consumo, mercantilização, globalização e a criação de culturas negras no Brasil." Mana 6, no. 1 (2000): 87–119. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-93132000000100004.

Full text
Abstract:
O artigo descreve os itens usados no processo de mercantilização da cultura afro-baiana tradicional e daquela mais moderna. Trata-se de um processo de intercâmbio simbólico e material entre uma versão local da cultura negra, as culturas negras em outras regiões do Atlântico negro e, em época mais recente, a cultura negro-juvenil globalizada. Uma vez mercantilizados, os objetos negros viajam e, com freqüência, viajam muito e para longe. O artigo analisa também as características, as direções e as hierarquias envolvidas nesses intercâmbios entre centros e periferias do Atlântico negro. Baseado e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Edmundo Santos, and Raphael Rodrigues. "Projeto ubuntu: desafios para desenvolver o fomento à consciência negra no ensino médio de uma escola da indústria." Revista AlembrA 6, no. 12 (2024): 52–73. https://doi.org/10.47270/ra.v6i12.901.

Full text
Abstract:
Este artigo é uma análise crítica da aplicação do Projeto Ubuntu, que foi realizado na instituição privada da indústria baiana - Escola Reitor Miguel Calmon, Salvador, Bahia, com o objetivo de refletir sobre as relações raciais enraizadas na sociedade soteropolitana. Procurou-se averiguar a eficácia de um projeto baseado na Lei 10.639/03 para fomentar a consciência negra entre estudantes do Ensino Médio da instituição através de palestras com temas relacionados ao racismo na sociedade brasileira, oficinas relacionadas a traços da cultura negra e rodas de conversa com temas visando contribuir p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Josivaldo Pires de. "Cosme de Farias e os Capoeiras na Bahia: Um Capítulo de História e Cultura afro-brasileira." Sankofa (São Paulo) 2, no. 4 (2009): 51. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2009.88745.

Full text
Abstract:
Na primeira metade do século XX, os capoeiras (agentes culturais de uma das mais representativas manifestações afro-brasileiras) se envolviam com a justiça baiana e contavam com o rábula Cosme de Farias para os defender. O presente artigo aborda, a partir de processos criminais e notícias de jornais, a atuação do referido rábula na defesa dos capoeiras que se envolviam com a justiça em Salvador neste período. Entre estes se encontram nomes importantes da história da capoeira na Bahia, a exemplo de “Pedro Porreta” e “Chico Três Pedaços”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Nitchele Costa dos, and Douglas Santana Ariston Sacramento. "A manifestação do dengo através das águas da memória reivindicando o amar e ser amado em Rachel Reis." Grau Zero – Revista de Crítica Cultural 13, no. 1 (2025): 107–31. https://doi.org/10.30620/gz.v13n1.p107.

Full text
Abstract:
O rio afluente da memória abriga a correnteza do dengo, que ecoa em suas águas as vozes emergentes, antes submergidas, que secam marés de dominação, Inundam terras de opressão e enchem de afeto mares que antes desaguavam desamor e dor. Os efeitos da colonização no corpo da mulher negra impactaram como esse corpo define e vivencia o amor, tornando a prática da arte de amar um mistério confuso mesmo após o período colonial. Assim, mergulhando nas letras da cantora baiana Rachel Reis, observamos o dengo entrelaçado à cultura afro-baiana quanto às expressões linguísticas, políticas, afetivas e anc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Bruno Moitinho Andrade de. "Os Templos de Matriz Africana em Salvador e o Meio Ambiente Urbano." Revista de Direito Urbanístico, Cidade e Alteridade 2, no. 1 (2016): 1. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-989x/2016.v2i1.495.

Full text
Abstract:
O presente trabalho se destina a analisar a relação entre os Templos de Matriz Africana e o Meio Ambiente nos seus aspectos artificiais. Aprofundará a análise de perspectivas históricas dos terreiros e a formação desses locais sagrados com o desenvolvimento da cidade, especificamente em Salvador. Examinará o atual panorama do Povo de Santo na capital baiana. Os terreiros são pontos de resistência da herança africana, fazem parte da história e cultura da sociedade brasileira. Os templos afro-brasileiros estão inseridos no contexto das cidades e o ordenamento urbano deve observar a existência do
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Armstrong, Piers. "O porta-voz da polifonia: considerações sobre análise sócio-estética da arte étnica moderna, com vistas ao campobaiano." Revista Crítica Cultural 1, no. 2 (2016): 12. http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v1e2200612-17.

Full text
Abstract:
Examinamos o uso pragmático do conceito de etnicidade, conforme conotações contextuais e inserções sócio-políticas específicas. Contrastam-se os usos mais correntes nos EUA e no Brasil. Enfocamos estes usos em relação à política cultural do governo Lula e ao desenvolvimento dos estudos afro. Argüi-se que, como ministro da cultura, Gilberto Gil exerce um papel simbólico central na relação entre estes dois campos. A filosofia socio-estética do tropicalismo perdura no cenário nacional e a herança cultural baiana passa a ser uma referência nacional. Se a política das cotas universitárias e outras
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Lacerda, Marcos Branda. ""Capoeira, Samba, Candomblé" de Tiago de Oliveira Pinto." Revista Música 3, no. 2 (1992): 207. http://dx.doi.org/10.11606/rm.v3i2.55049.

Full text
Abstract:
Tiago de Oliveira Pinto, musicólogo brasileiro residente emBerlirn, tomou para si a difícil tarefa de em uma única publicação abordar três gêneros musicais que, somados, compõem parte expressiva da ascendência africana na cultura brasileira. O trabalho resulta da apreciação de duas fontes complementares de conhecimento etnográfico: uma impecável leitura principalmente das inúmeras publicações referentes à cultura baiana e afro-brasileira e a avaliação de uma minuciosa visita ao recôncavo baiano, realizada certamente em sucessivas viagens. Intenção expressa do autor não foi a de estabelecer um
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Onofre, Joelson Alves. "A Oficina como espaço educativo e possibilitador de uma educação para as relações étnico-raciais na formação docente: um relato de experiência." Revista de Iniciação à Docência 9, no. 1 (2024): e14699. http://dx.doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14699.

Full text
Abstract:
O texto em tela discute acerca da Oficina como ferramenta didática e possibilitadora de uma educação para as relações étnico-raciais no campo da formação docente. Nosso estudo se caracteriza como um relato de experiência, cuja intenção é discorrer sobre o desenvolvimento da Oficina ministrada no âmbito da lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana nos estabelecimentos de ensino públicos e privados. Decorridos 21 anos desse importante marco legal, nossas reflexões pretendem evidenciar as potencialidades desta atividade como espaço educativo e f
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Ricardo, Laiana De Jesus São. "Vinho de dendê." Revista Ingesta 1, no. 2 (2019): 215. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p215.

Full text
Abstract:

 
 
 O vinho de dendê ou vinho de palma é uma bebida alcoólica fermentada, obtida através da seiva da palmeira do dendezeiro, a Elaeis guineensis L., planta nativa da costa ocidental da África, uma das palmeiras mais importantes do continente africano, por possuir diversas formas de utilização, como a produção de gordura, palmito e azeite de dendê. O vinho é conhecido e produzido em alguns países do mundo, como na Índia, Malásia, Indonésia, e em diversos países da África, como Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Benin e Angola. A bebida é conhecida por dife
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Souza, Rafael Morais. "teatro griô: encontros entre o teatro e a tradição oral." Letramento SocioAmbiental 2, no. 5 (2024): 163–70. https://doi.org/10.5281/zenodo.14218660.

Full text
Abstract:
Um conto que articula memória coletiva, ancestralidade africana na diáspora, atividade didática baseada em tradição oral e práticas de afetividade que constroem e alimentam uma comunidade de terreiro de matriz cultural iorubá em Salvador, Bahia. Um exemplo de atividade didático-pedagógica alinhada com a pedagogia nagô construída pela educadora Vanda Machado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Crusoé Júnior, Nilson Carvalho, Nilma Margarida de Castro Crusoé, and Cecília Conceição Moreira Soares. "Mitologia afro-baiana: possibilidade de uma prática pedagógica." Revista HISTEDBR On-line 16, no. 67 (2016): 291. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646123.

Full text
Abstract:
Trata-se de um trabalho no qual elenca-se elementos contextuais que podem servir de ferramentas para que professores possam trabalhar com novas abordagens pedagógicas e perspectivas ideológicas distintas das tradicionais. Aponta a valorização do papel simbólico e estético da mitologia em geral, como sendo de importância cabal para a formação de educandos críticos e sensíveis às transformações sociais, no que tange à formação das culturas brasileira e baiana, em especial. Nesses contornos, perceber que o entendimento da mitologia afro-brasileira é essencial, pois formula e instiga vivências his
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Almeida, Miguel Vale de. "Poderes, produtos, paixões: o movimento afro-cultural numa Cidade Baiana." Etnografica, no. 3 (1) (May 1, 1999): 131–56. http://dx.doi.org/10.4000/etnografica.2695.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Malpasso, Alessandro, Cecília Conceição Moreira Soares, and Maria de Fatima Hanaque Campos. "Corpo cultural - arquétipos performáticos a partir do transe em comunidade afro-baiana." Tabuleiro de Letras 13, no. 2 (2019): 90. http://dx.doi.org/10.35499/tl.v13i2.7424.

Full text
Abstract:
Objetivo deste artigo foi interpretar o corpo cultural a partir dos arquétipos performáticos durante o transe em comunidade afro-baiana. Enfatizam-se os valores da gestualidade do corpo segundo uma visão simbólica, durante a manifestação do transe religioso em uma cerimônia do Xirê no Candomblé em Salvador-Bahia-Brasil. Este artigo deriva de pesquisa realizada entre 2014-2017 e que vem evoluindo em estudos sobre a simbolização do corpo em manifestações/práxis holísticas. Foram consultadas fontes bibliográficas para conceituação de expressões próprias do Candomblé e que refletissem sobre o corp
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Cruz, Robson. "NARRATIVES, CHARACTERS, PERFORMANCES: THE BAIANA AS THE FACE OF CANDOMBLÉ." Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology 13, no. 2 (2016): 15–26. http://dx.doi.org/10.1590/1809-43412016v13n2p015.

Full text
Abstract:
Abstract This article describes how the Baiana, a regional folk-type in Brazilian culture could be shaped with the contribution of the literature, music, religion and scholarly works, its role in the shaping of Brazilian-ness and Afro-Brazilian identity, with some possible effects in the lives of the real people refered under this label.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Da Silva, Joselina. "NEGRITUDE E UNIVERSIDADE: EVIDENCIANDO QUESTÕES RELACIONADAS AO INGRESSO E AOS PROJETOS CURRICULARES. IOLANDA OLIVEIRA (ORGANIZADORA), 2015." Revista Contemporânea de Educação 12, no. 23 (2017): 193. http://dx.doi.org/10.20500/rce.v12i23.9952.

Full text
Abstract:
A década de setenta marca um dos momentos inauguradores, no Brasil, da constituição do corpo como bandeira e afirmação identitária por parte dos movimentos sociais negros. A negritude, em performance inspirada nos movimentos brasileiros dos anos trinta, em São Paulo, tomou a rua nas diversas capitais do país. Eram os movimentos Black Soul e os blocos afros. Os primeiros, aludiam diretamente aos afro estadunidenses; os segundos, por sua vez, cunhados por uma juventude cultural afro-baiana, instituíam uma moda capilar advinda dos trançados de diferentes países do continente africano, somados aos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Lopes, Viviane Carvalho, and Sandra Sacramento. "A liderança da mulher negra no romance Mandingas da mulata velha na cidade nova: a constução sociocultural brasileira." Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões 8, no. 1 (2018): 154–69. http://dx.doi.org/10.36113/litterata.v8i1.1887.

Full text
Abstract:
O romance Mandingas da mulata velha na cidade nova (2009), de Nei Lopes, é uma narrativa que traça, através do percurso histórico e cultural brasileiro, a vida de uma tia baiana, cujo nome ficcional é Tia Amina, mas que está, de certo modo, conectado à figura verídica de Tia Ciata, uma das mais famosas baianas e carnavalescas do Rio de Janeiro. Nesse contexto, procura-se evidenciar o protagonismo da mulher negra na construção sociocultural brasileira relacionado aos pressupostos teóricos da crítica feminista. Ademais, objetiva-se situar a obra como representação literária afro-brasileira que s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Gonçalves Maciel, Neila Dourado. "A Presença das Culturas Negras na Arte Moderna em Salvador e o Discurso da Baianidade." Mosaico 9, no. 2 (2017): 209. http://dx.doi.org/10.18224/mos.v9i2.5205.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo esboçar uma análise sobre a arte moderna produzida em Salvador, na primeira e segunda fase de seu modernismo, ou seja, entre 1950 e 1970, e a presença (apropriação) massiva de manifestações culturais da população negra em suas narrativas e discursos. O artista Carybé é tomado aqui como um dos agentes construtores da “baianidade”, juntamente com a literatura, música e outras linguagens discursivas, as quais deram corpo a este conceito. A partir dos estudos empreendidos no corpo deste trabalho, podemos concluir que este discurso revela muito sobre o caráter co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Pacheco, Ana Cláudia Lemos, and Martha Maria Brito Nogueira. "MULHER NEGRA: INTERSECCIONANDO GÊNERO, RAÇA, CLASSE, CULTURA E EDUCAÇÃO." Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade 25, no. 45 (2016). http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v25.n45.2287.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a trajetória de uma mulher negra de classe popular, baiana de acarajé, que se torna um dos maiores ícones da cultura popular afro-brasileira, na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia, nos séculos XX e XXI. A reconstrução da memória de Dona Dió do Acarajé nos levou a compreender a rede de relações sociais e culturais que se constituiu na criação do “Grupo Recreativo Escola de Samba União de São Vicente” e o processo de preservação e recriação das tradiçõesculturais na valorização de símbolos da cultura popular local. A nossa abordagem é perscrutar, através da perspectiva
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Lima Braga, Karine Alves, Andrè Luís De Freitas, Antonio Cavalcante Almeida, and Susana Dantas Coelho. "Os impactos socioeconômicos aos vendedores de Acarajé Em Fortaleza-CE No cenário de COVID-19 entre os anos de 2020 E 2021." CULTUR - Revista de Cultura e Turismo 18, no. 02 (2025). https://doi.org/10.36113/cultur.v18i02.3695.

Full text
Abstract:
Considerando as várias transformações causadas pela Pandemia de Covid-19 em todo mundo e pelos impactos socioeconômicos observados às diversas economias mundiais, em especial às pessoas em condições financeiras menos favorecidas, o objetivo deste estudo foi realizar uma investigação situacional das condições socioeconômicas dos vendedores de Acarajé em Fortaleza/CE no período de lockdown, dentre os anos de 2020 e 202. Para isso, determinou-se como objetivos específicos, realizar uma relação entre gastronomia, religiosidade e cultura afro-brasileira; caracterizar o contexto da comercialização d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Osei, Adjoa. "Performing an Afro-Brazilian archetype: Transnational stage and celluloid representations of the black baiana." Atlantic Studies, October 7, 2020, 1–27. http://dx.doi.org/10.1080/14788810.2020.1827690.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

VIEIRA, Eliana Sales. "REMEMORAR É PRECISO: ECOS DA ESCRAVIDÃO NOS POEMAS DE FÁTIMA TRINCHÃO." Trama 15, no. 36 (2019). http://dx.doi.org/10.48075/rt.v15i36.22335.

Full text
Abstract:
O presente texto propõe-se a analisar a produção literária da escritora negra baiana Fátima Trinchão, como uma prática de (r)existência, com base nos estudos sobre feminismo negro a partir de uma leitura decolonial. Para compor tal reflexão, foram selecionados poemas da escritora que rememoram a escravidão, período no qual o corpo das mulheres negras foi destituído de mente (HOOKS, 1995), sendo sistematicamente violentado pelos senhores brancos. A partir dessa análise, pretende-se pensar como essa escrita (re)significa as memórias da escravidão, entendendo que esse ato de rememoração reveste-s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Castro, Janio Roque Barros de. "As questões identitárias e as especificidades culturais da Bahia expressas na literatura e na musicalidade: um olhar geográfico." GeoTextos 10, no. 1 (2014). http://dx.doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i1.9332.

Full text
Abstract:
No presente trabalho, pretende-se analisar de que forma algumas obras literárias do escritor Jorge Amado e algumas músicas do cantor e compositor Dorival Caymmi expressam, de distintas formas, os diferentes lugares da Bahia, com especial ênfase em Salvador, sua capital. As peculiaridades culturais, aspectos da cotidianidade, visões de mundo e jeito de ser de baianos e baianas inspiraram obras literárias e músicas que difundem, para além do âmbito do território baiano, os elementos dessa “baianidade” que pode ser lida, percebida e analisada sob olhares diversos em outros estados ou países. Obje
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!