To see the other types of publications on this topic, follow the link: Cultura pop japonesa.

Journal articles on the topic 'Cultura pop japonesa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 23 journal articles for your research on the topic 'Cultura pop japonesa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Fernandes, Cíntia Sanmartin, and Paula Travancas. "CULTURA POP e PERFORMANCE: JOGOS IDENTITÁRIOS NOS EVENTOS DE ANIMÊ." Comunicação Mídia e Consumo 15, no. 42 (April 26, 2018): 54. http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1560.

Full text
Abstract:
A grande popularidade da cultura pop japonesa no Brasil, impulsionada pelo chamado boom dos animês nos anos 1990, levou à criação dos eventos de animê. Essas convenções, inicialmente voltadas para fãs de animações e seriados japoneses, hoje atraem neotribos, ou tribos urbanas, que se fundam no gosto por diversos segmentos da cultura pop mundial. Filiado à sociologia do cotidiano e do imaginário e apoiado em pesquisa de campo de inspiração etnográfica, este artigo parte da compreensão da estética como ética para vislumbrar o elã que permite a comunhão entre neotribos. Para tanto, são analisadas quatro atividades comuns aos eventos e que dependem da participação dos visitantes para ganharem vida: o cosplay, o animekê, os covers de k-pop e os videogames de dança. Tais atividades evidenciam modos de socialidade que produzem sentidos por meio da performance, em suas dimensões de encenação, brincadeira e jogo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gushiken, Yuji, and Tatiane Hirata. "Processos de consumo cultural e midiático: imagem dos 'Otakus', do Japão ao mundo." Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação 37, no. 2 (December 2014): 133–52. http://dx.doi.org/10.1590/1809-584420146.

Full text
Abstract:
Na perspectiva teórica da Comunicação como cultura, este artigo tem como tema central a dimensão comunicacional dos processos culturais na contemporaneidade. O objetivo é narrar e discutir a imagem difundida do grupo social denominado de Otaku, carregada de ambivalência a partir de sua origem no Japão e sua inserção no imaginário midiatizado em escala mundial. No Japão, o imaginário Otaku carrega a conotação negativa de indivíduos fanáticos pelo consumo de produtos da cultura pop, de pouca tendência para a vida social e associados a comportamentos psicopatológicos e criminosos. Em países da Ásia e no Brasil, o termo Otaku passou a designar os fãs de cultura pop japonesa, mas com características de uma juventude em busca de troca de informações e de novos modos de sociabilidade na vida urbana. Na cultura mundializada, conclui-se que o imaginário Otaku se transforma na medida em que segmentos da juventude em diferentes países, a partir de suas matrizes culturais, reinventam processos de consumo de produtos da cultura pop japonesa e lhes atribuem distintos sentidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Brazo, Dionísio De Almeida, and Ari Da Silva Fonseca Filho. "Turismo Otaku." Revista Turismo em Análise 29, no. 2 (June 14, 2019): 273–91. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i2p273-291.

Full text
Abstract:
A proposta do presente artigo foi demonstrar os resultados dos estudos acerca da tipologia Turismo Otaku, sendo esta compreendida como segmentação do turismo cultural. Os objetivos específicos foram: levantar as produções bibliográficas acerca do Turismo Otaku e mundialização; investigar as motivações destes turistas no que tange seus comportamentos, interesses e consumo; por fim, analisar essa tipologia do turismo, destacando seu potencial e principais destinos visitados. A pesquisa foi de cunho exploratório, pautada em pesquisa bibliográfica com autores que abordam o Turismo, tais como Molina (2003), Rodrigues (2001), Urry (2007); o turismo cultural foi embasado especialmente em Pereiro Pérez (2009); a Cultura Pop Japonesa em Sato (2007), Nagado (2007), Oka (2005); o processo de Territorialização, Desterritorialização e Reterritorialização (TDR) em Ortiz (2000/2006) e Turismo Otaku em Simon (2015) e Fernandes (2013). Realizamos também uma pesquisa virtual, por meio de questionário, com perguntas abertas e fechadas, para traçar o perfil, interesses e motivações do público em questão. Contudo, destacamos a dificuldade que é aproximar o turismo das pesquisas sobre a cultura pop japonesa, visto as restritas produções bibliográficas acerca do tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Coelho Junior, Leconte de Lisle, and Gabriela Maria Ramos Gonçalves. "Cultura pop japonesa e identidade social: os cosplayers de Vitória (ES)." Psicologia & Sociedade 23, no. 3 (December 2011): 583–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822011000300016.

Full text
Abstract:
Este estudo enfoca a identidade social formada a partir de um grupo de cosplayers do Estado do Espírito Santo. Os cosplayers são pessoas que se travestem com roupas de personagens de mangás (revistas em quadrinhos de origem japonesa), animes (desenhos animados de origem nipônica) e games diversos. Essa prática está suportada pela cultura popular japonesa inserida no meio social capixaba. A amostra contou com 12 informantes, com média de idade de 18,66 anos (DP = 1,44). Os principais resultados provenientes da mídia nipônica em detrimento de outras são basicamente que os atributos psicológicos das personagens escolhidas aparentemente mantêm uma pequena superioridade sobre outros aspectos ao se decidir por uma personagem. E finalmente essas pessoas sentem-se como sendo formadoras de um grupo social que se baseia em duas categorias estruturais interativas: "Performance" e "Diversão" que podem ser consideradas típicas da sociedade de entretenimento da cultura de massas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sousa, Karen Dias de. "O gênero fanfiction: análise intergenérica da escrita de fãs." Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 49, no. 2 (June 26, 2020): 1104–23. http://dx.doi.org/10.21165/el.v49i2.2517.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende demonstrar os resultados de uma pesquisa que analisou textos publicados em uma plataforma on-line de fanfics, narrativas criadas por fã da cultura pop japonesa. A análise utilizou-se principalmente do conceito de “relações intergenéricas” e da noção de “ruína” (CORRÊA, 2006) para investigar com quais gêneros, esferas e semioses as fanfics dialogam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Isshiki, Jaqueline Naomy, and Silvio Yoshiro Mizuguchi Miyazaki. "Soft power como estratégia de marketing: a manifestação da cultura pop japonesa no Brasil." Estudos Japoneses, no. 36 (March 7, 2016): 59–70. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i36p59-70.

Full text
Abstract:
This paper verifies the use of soft power as a marketing strategy, and the manifestation of the Japanese pop culture in Brazil. Therefore, this paper conceptualizes Soft Power and its relation with the country marketing strategy, known as Nation Branding. Subsequently, the paper analyzes the cultural dimension of Japan’s Nation Branding, and the development of the project called Cool Japan.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Araya Leiva, Karina. "Nihon no jisatsu: representaciones del suicidio en la cultura pop japonesa post 80’s." RUMBOS TS Un Espacio Crítico para la Reflexión en Ciencias Sociales, no. 24 (February 5, 2021): 11–41. http://dx.doi.org/10.51188/rrts.num24.445.

Full text
Abstract:
En la siguiente investigación, realizaremos un análisis del suicidio en Japón a partir de diversas representaciones de esta temática presentes en la cultura pop nipona, tales como el cine, la animación (anime) y la literatura –comenzando desde fines de los años ochenta y extendiéndonos hasta la actualidad–. Nuestra propuesta aboga por la comprensión de este fenómeno desde una perspectiva sociocultural, ya que la forma en que la sociedad japonesa lo concibe parece estar ligada con ideas y creencias de gran profundidad que conforman su visión de mundo. Así, la cotidianidad con que los autores trabajados retratan el suicidio al igual que la consciencia que poseen sobre su existencia, nos parecen el reflejo de lo que llamaremos una “cultura del suicidio”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Garcia, Júlia, and Gabriela Borges. "CONEXÕES ENTRE CULTURA POP JAPONESA, COMPLEXIDADE NARRATIVA E COMPETÊNCIA MIDIÁTICA: O CASO DE SERIAL EXPERIMENTS LAIN." Revista GEMInIS 12, no. 1 (July 3, 2021): 275–96. http://dx.doi.org/10.53450/2179-1465.rg.2021v12i1p275-296.

Full text
Abstract:
Em um contexto de mudanças nas configurações midiáticas, a capacidade de leitura, análise e ressignificação de mensagens é essencial para a utilização consciente da mídia, que está relacionada à competência midiática. Tendo em vista a importância do fomento à competência midiática e a visível presença da cultura pop japonesa no Brasil, o presente artigo tem como objetivo analisar o animê Serial Experiments Lain (1998) sob o prisma da complexidade narrativa abordada por Mittell (2012) e Johnson (2012), relacionando-a ao desenvolvimento das dimensões da linguagem e estética propostas por Ferrés e Piscitelli (2015) em estudos sobre competência midiática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cotrim, Michelle, Anderson Horta, and Rita Aparecida Da Conceição Ribeiro. "Kidults, Mario Bros e Pikachu: uma breve análise sobre a influência da cultura pop japonesa no design." Projetica 9, no. 2Supl (November 12, 2018): 197. http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2suplp197.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute as influências da cultura pop japonesa sobre a produção e consumo de design no Brasil, mais especificamente dentre os jovens adultos. São levantados dados sobre a história das relações culturais entre os dois países, bem como sobre as produções midiáticas de origem nipônica veiculadas em redes nacionais desde a década de 60 até os dias atuais, perpassando universos digitais, principalmente o dos videogames. São postas em pauta as consequências das influências dessas produções no consumo dos jovens adultos na contemporaneidade, interpretando suas ações de consumo pelo viés da teoria dos Kidults (FUREDI, 2004). Esta teoria é correlacionada à abordagem do design como proposta de Verganti (2012) no intento de compreender o contexto de produção de design influenciado pelo fenômeno da Japanificação (WEST, 2009). As linhas de produtos Vans e Havaianas estampadas pelo universo de Mario Bros são exemplos analisados sob a ótica das questões abordadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Ilíada Damasceno. "Cosplayers e animencontros: Os caminhos metodológicos de uma pesquisa de campo." Revista Digital do LAV, no. 11 (September 23, 2013): 162. http://dx.doi.org/10.5902/1983734810734.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5902/1983734810734O presente artigo procura discutir os caminhos metodológicos de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em dois animencontros realizados anualmente na cidade de Fortaleza, o SANA 2011 e o SANA Fest 2012. Tal pesquisa objetiva identificar e analisar as identidades e subjetividades construídas e desenvolvidas por meio da relação entre as visualidades da cultura pop japonesa presentes nos eventos e seus participantes. Para tanto, foram realizados, no primeiro evento, observação participante, anotações em diário de campo, registro de imagens e um grupo focal; no segundo animencontro, porém, a pesquisa ficou focada no acompanhamento de um grupo de cosplayers chamado Gold Project. Recebido em: 23/09/2013 Aprovado em: 15/10/2013
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Sasaki, Elisa Massae. "Língua e cultura pop japonesa no Brasil: resultados de uma pesquisa de campo em São Luís (MA) e Fortaleza (CE)." Estudos Japoneses, no. 35 (March 7, 2015): 10–26. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i35p10-26.

Full text
Abstract:
This article will present fieldwork on Japanese language and culture in Brazil, achieved in São Luís (MA) and Fortaleza (CE). It was part of a research study called “Japanese language as the networking ties” which aimed to elucidate the role of Japanese language as “ties”, emphasizing how the Japanese language can contribute to forming communities outside of Japan. The research focused on the people of the group called “nihongo-jin” who reported, in the interview, their contact with Japanese pop culture and how it led them to study Japanese language.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Rochedo, Aline Lopes. "Individualidade e produção do feminino através da moda urbana Lolita." Revista de Antropologia 64, no. 1 (April 28, 2021): e184475. http://dx.doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2021.184475.

Full text
Abstract:
Este texto resulta de um exercício etnográfico realizado junto a seguidores brasileiros da moda urbana Lolita, estilo japonês criado na década de 1970 e inspirado no vestuário de bonecas vitorianas combinado com elementos da cultura pop nipônica. A estética se difundiu a partir dos anos 1990. Exploro a experiência de vestir Lolita e, através desta, a percepção de si e a produção de individualidades associadas à performance de gênero. Procuro demonstrar como esta indumentária específica reitera o excesso como signo do feminino, mesmo quando usada sobre corpos de homens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Parke, J. L., R. G. Linderman, N. K. Osterbauer, and J. A. Griesbach. "Detection of Phytophthora ramorum Blight in Oregon Nurseries and Completion of Koch's Postulates on Pieris, Rhododendron, Viburnum, and Camellia." Plant Disease 88, no. 1 (January 2004): 87. http://dx.doi.org/10.1094/pdis.2004.88.1.87a.

Full text
Abstract:
Phytophthora ramorum, the cause of sudden oak death in California and Oregon coastal forests and ramorum blight in European nurseries and landscapes (1), was detected in six Oregon nurseries in Jackson, Clackamas, and Washington counties from May to June 2003. The pathogen was isolated from: Viburnum bodnantense ‘Dawn’, V. plicatum var. tomentosum ‘Mariesii’, Pieris japonica × formosa ‘Forest Flame’, P. japonica ‘Variegata’ and ‘Flaming Silver’, P. floribunda × japonica ‘Brouwer's Beauty’, Camellia sasanqua ‘Bonanza’ and other cultivars, C. japonica, and Rhododendron × ‘Unique’. Samples of symptomatic tissues were plated on a Phytophthora-selective medium (PARP) and tested by polymerase chain reaction (PCR) (3). All samples positive for P. ramorum with PCR yielded P. ramorum isolates in culture. The isolates have the European genotype, mating type A1, except for the Camellia spp. isolates, which have the North American genotype, mating type A2 (2). Isolates are deposited in the American Type Culture Collection. Koch's postulates for this pathogen have been completed on V. bodnantense and C. japonica (1). To confirm pathogenicity on the new hosts, isolates from V. plicatum var. tomentosum ‘Mariesii’, Pieris × ‘Forest Flame’, Pieris × ‘Brouwer's Beauty’, and P. japonica ‘Variegata’ and ‘Flaming Silver’ were used to inoculate healthy plants of the same cultivars. For isolates from Rhododendron × ‘Unique’ and C. sasanqua ‘Bonanza’, pathogenicity was tested on Rhododendron × ‘Nova Zembla’ and C. sasanqua ‘Sutsugekka’ and ‘Kanjiro’. Three to five plants of each cultivar were inoculated and three to five were noninoculated. Zoospore inoculum was prepared on dilute V8 agar for one isolate from each host. Foliage of plants growing in 10-cm pots was dipped for 5 sec in a zoospore suspension (3 × 104 zoospores per ml) or sprayed to runoff with a hand mister (6 × 104 zoospores per ml). Control plants were dipped in or sprayed with sterile water. C. sasanqua plants were also inoculated by placing 6-mm mycelial plugs on individual leaves that had been wounded by piercing with a pin. Control leaves were wounded but not inoculated. Foliage was enclosed in plastic bags to retain humidity and the pathogen, and plants were incubated in a locked growth chamber (21 to 23°C). After 21 days, plants were examined for symptoms, and isolations onto PARP were made. All inoculated plants showed foliar symptoms, and P. ramorum was consistently isolated from inoculated plants, but not from asymptomatic control plants. On Rhododendron × ‘Nova Zembla’, nearly all leaves were wilted and dead, as were terminal buds and stems. Pieris spp. cultivars exhibited leaf and stem necrosis and defoliation. On V. plicatum var. tomentosum ‘Mariesii’, necrotic leaf lesions and defoliation of the lower leaves were observed. On C. sasanqua, necrotic lesions developed only on wounded leaves inoculated with mycelial plugs; these leaves abscised. Our results confirm the pathogenicity of Oregon nursery isolates of P. ramorum on V. plicatum var. tomentosum ‘Mariesii’, P. japonica × formosa ‘Forest Flame’, P. japonica ‘Variegata’ and ‘Flaming Silver’, P. floribunda × japonica ‘Brouwer's Beauty’, C. sasanqua and Rhododendron and complete Koch's postulates for several new hosts. References: (1) J. M. Davidson et al. Online publication. doi:10.1094/PHP-2003-0707-01-DG. Plant Health Progress, 2003. (2) E. M. Hansen et al. Plant Dis. 87:1267, 2003. (3) L. M. Winton and E. M. Hansen. For. Pathol. 31:275, 2001.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Bulluck, Russ, Pat Shiel, Phil Berger, David Kaplan, Greg Parra, Wenbin Li, Laurene Levy, et al. "A Comparative Analysis of Detection Techniques Used in US Regulatory Programs to Determine Presence of Phytophthora ramorum in Camellia japonica ‘Nucio's Gem’ in an Infested Nursery in Southern California." Plant Health Progress 7, no. 1 (January 2006): 9. http://dx.doi.org/10.1094/php-2006-1016-01-rs.

Full text
Abstract:
Phytophthora ramorum (Pram) is a pathogen of regulatory concern in the USA, and accurate diagnostics is a key component in the response to potential pathogen outbreaks. Although the molecular diagnostic protocols used in regulatory programs have been evaluated using regulatory samples, to date, no direct comparison of these methods has been analyzed within a nursery setting. A block of 300 camellia plants within a California nursery known to be infested with Pram was simultaneously assayed for visual symptoms, growth medium pH, and moss presence as well as culture isolation and molecular analysis prior to plant destruction. Disease symptoms such as foliar lesions and leaf drop were recorded for each plant prior to foliar and growth medium sampling. All diagnostic assays were highly correlated with one another and disease symptoms, with nested PCR having the best correlation with symptoms, followed by Real-Time PCR then culture. No correlation with disease or diagnostic assays was observed with moss presence or medium pH. Analysis of results allowed diagnostic sensitivity and specificity of the assays to be determined and the performance of each method for diagnosis of Phytophthora spp. or Phytophthora ramorum in camellia tissues and associated potting medium could be compared. Accepted for publication 12 July 2006. Published 16 October 2006.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Varela, C. Pintos, J. P. Mansilla Vázquez, and O. Aguín Casal. "First Report of Phytophthora ramorum on Camellia japonica in Spain." Plant Disease 87, no. 11 (November 2003): 1396. http://dx.doi.org/10.1094/pdis.2003.87.11.1396a.

Full text
Abstract:
Phytophthora ramorum causes shoot and foliar blight on Rhododendron spp., Viburnum spp. (4), Pieris spp. (2), Kalmia latifolia, and Camellia spp. in several European countries (1–4). In December 2002, we received diseased C. japonica growing in containers from several nurseries in Galicia (northwestern Spain). These young camellia plants had leaves with brown-to-black, water-soaked lesions with diffuse borders that expanded into larger blotches resulting in dead leaves and necrotic lesions on the petioles. Eventually the entire plant wilted and died. Tissue from the leading edge of the lesions was transferred to a selective medium (V8 agar supplemented with pimaricin (10 μg/ml), rifampicin (25 μg/ml), hymexazol (5 μg/ml), and benomyl (5 μg/ml)) and incubated for 3 to 4 days at 20°C in the dark. A Phytophthora sp. was isolated, transferred to carrot piece agar (CPA) (4), and incubated in alternating light. Isolates exhibited coralloid mycelium with concentric rings and a radial growth of 2.5 to 3 mm per day at 20°C. The hyaline-to-yellowish chlamydospores were terminal and intercalary, occasionally lateral, and 24 to 74 μm in diameter. The caducous, sympodial, semipapillate sporangia had a length/breadth ratio of 1.8 to 2.1 and a short pedicel (<5 μm) or no pedicel. Oogonia, antheridia, and oospores were produced by pairing the isolates with P. cryptogea A2 tester BBA 63651 (3,4) provided by S. Werres. Oogonia were subspherical and smooth-walled, antheridia were amphyginous, and oospores were plerotic. The internal transcribed spacer-rDNA polymerase chain reaction (PCR) product obtained by using DNA extracted from mycelium and nested PCR with P. ramorum-specific primers was the size reported for P. ramorum (1). Pathogenicity of the isolates was confirmed by inoculating detached leaves of C. japonica. Five isolates were tested on leaves from 15 young plants growing in containers. Three leaves of each plant were detached and inoculated with each isolate. Leaves were dipped for 5 min into a suspension of sporangia and mycelial fragments and maintained at 20°C and 95% humidity. After 15 days, lesions that developed from the petiole base exceeded 25 mm, and the pathogen was consistently reisolated from the lesions. Leaves inoculated with water from sterile CPA plates did not develop symptoms. A C. japonica isolate has been deposited in the Spanish Type Culture Collection (CECT 20519). To our knowledge, this is the first report of P. ramorum on C. japonica in Spain, though the pathogen has been isolated from Rhododendron spp. and Viburnum tinus growing in several nurseries in Galicia. References: (1) J. M. Davidson et al. On-line publication doi:10.1094. Plant Health Progress, PHP, 2003-0707-01-DG, Plant Management Network. (2) A. J. Inman et al. First Report of Ramorum Dieback (Phytophthora ramorum) on Pieris in England. On-line publication. New Dis. Rep. Vol. 7, British Society for Plant Pathology, 2003. (3) E. Moralejo et al. Plant Dis. 86, 9:1052, 2002. (4) S. Werres et al. Mycol.Res.105:1155, 2001.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Pereira, Ilíada Damasceno. "Cultura pop Japonesa no Brasil." Temática 13, no. 8 (August 20, 2017). http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n8.35730.

Full text
Abstract:
O artigo discute a cultura pop japonesa no Brasil através da inserção de mangás e animes em nosso País. Assim, apresenta uma discussão cronológica a respeito destes dois artefatos visuais, contextualizando a importância da cultura pop japonesa no cotidiano dos fãs brasileiros. Além disso, apresenta uma discussão teórica sobre os conceitos de cultura pop e popular, tecendo relações com a pop arte e as novas tecnologias comunicacionais. Finaliza-se com uma reflexão acerca do acesso aos conteúdos presentes em mangás e animes após os debates sobre classificação indicativa no Brasil.Palavras-chave: Cultura pop japonesa, mangás, animes, tokusatsu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Machado, Carlos Alberto, and Rosália Maria Duarte. "Animencontros: a relação da cultura midiática pop japonesa com grupos de jovens brasileiros." Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura., June 29, 2017, 215. http://dx.doi.org/10.5380/2238-0701.0n0p215-240.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve e analisa a dinâmica de apropriação de elementos da cultura midiática japonesa por um movimento cultural organizado por jovens brasileiros, a partir de dados produzidos em uma pesquisa de campo. O objetivo desta foi analisar as práticas de jovens que se autodenominam “otakus” e que costumam se reunir em “animencontros”, eventos organizados por jovens aficcionados por mangás e animês –, frequentados por milhares de crianças e jovens de todo o Brasil, que praticam atividades específicas e constroem, coletivamente, uma forma própria de aproximação com essa produção cultural. O trabalho de observação e registro desses eventos foi realizado ao longo de 2006 e 2008 em quatro regiões brasileiras, nos moldes definidos para uma pesquisa qualitativa. Além das observações de campo, foram realizadas entrevistas estruturadas com 45 jovens frequentadores desses eventos. Observou-se, entre outras coisas, o processo de socialização que se configura entre jovens e os modos de aquisição compartilhada de conhecimentos específicos relativos à cultura pop japonesa, assim como os modos de organização interna dos eventos e seus rituais. Foram tomados como referência teórico-metodológica trabalhos de autores ligados aos Estudos Culturais Latino-americanos e à cultura japonesa no Brasil, como Nestor García Canclini (2006), Jesús Martin-Barbero (1997) e Sonia Bibe Luyten (2005).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Urbano, Krystal. "Beyond Western Pop Lenses: O Circuito das Japonesidades e Coreanidades Pop e seus Eventos Culturais/Musicais em SP e RJ." Antropolitica - Revista Contemporanea de Antropologia, no. 51 (April 19, 2021). http://dx.doi.org/10.22409/antropolitica2021.i51.a42088.

Full text
Abstract:
Partindo de uma perspectiva desocidentalizante no que tange à investigação dos fluxos da cultura pop que se verificam no Brasil, o artigo discute o papel central dos eventos culturais/musicais relacionados ao pop “asiático” no estabelecimento de um circuito em torno das japonesidades e coreanidades pop nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Através de uma etnografia urbana realizada entre 2014 e 2017 nos locais onde se realizam as convenções e eventos de fãs, os shows e espetáculos “ao vivo” e as festas noturnas e matinês de música pop “oriental”, me interessava perceber o processo de recepção e consumo da experiência com a cultura pop japonesa e sulcoreana entre os seus realizadores e frequentadores. Os resultados obtidos na pesquisa de campo evidenciaram como as relações interculturais acontecem nos espaços urbanos e virtuais, entre os fluxos globais e locais, bem como as diferentes forças e atores que impulsionam e regem a difusão do fenômeno da Japão Mania e da Onda Coreana no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Gushiken, Yuji. "“Mangá caboclo” do Brasil: Transformações da cultura pop japonesa na convergência digital." Revista Extraprensa 2, no. 13 (December 23, 2013). http://dx.doi.org/10.5841/extraprensa.v2i13.710.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Canário, Tiago. "Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study." Liinc em Revista 8, no. 2 (December 18, 2012). http://dx.doi.org/10.18617/liinc.v8i2.481.

Full text
Abstract:
Resumo Desde as proposições de Phillips Davison (1983) e com quase três décadas de estudos do Efeito de Terceira Pessoa, é dada atenção à diferença de percepção dos efeitos dos media sobre sujeitos. O modelo é retomado para análise do consumo de histórias em quadrinhos e animações japonesas e a percepção de sua influência sobre a capacidade de interação social. Partindo de uma perspectiva não-direcional, com o contraste entre o forte apelo das produções e suas críticas, o estudo articula as influências percebidas por jovens sobre si, sobre amigos e sobre terceiros.Palavras-chave Cultura pop japonesa; Socialização; Efeito de Terceira Pessoa; Efeitos dos media; JuventudeAbstract Since Phillips Davison’s propositions (1983) and almost three decades of Third-Person Effect studies, attention is given to the difference in perceptions of media effects on individuals. This model is taken to analyse Japanese comics and animations consumption and perceptions of influence on social interaction ability. From a non-directional perspective with the contrast between the strong appeal of productions and their cristicisms, this study articulates young peoples’ perceived influences on themselves, on friends, and on others. Keywords Japanese pop culture; Socialization; Third-Person Effect; Media Effects; Youth
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Bento, Davi Oliveira, and Marcina Amália Nunes Moreira. "Animeventos: Uma perspectiva de Turismo através da observação do Otaku." RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade 4 (February 28, 2018). http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v4i0.793.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como proposta uma análise do otaku no contexto dos animeventos promovidos no Brasil, compreendendo o fato de que os torna e os qualifica como turistas potenciais para um novo nicho de mercado. Uma tribo urbana formada por pessoas consideradas fãs da cultura pop japonesa que, dentro desses dos seus eventos sociais, incluem os personagens dos universos de mangás e animês, caracterizados por uma onda de pessoas transvestidas que expressam suas preferências por determinados títulos através de suas vestimentas e modo de agir, fazendo jus ao verdadeiro sentido do cosplay. Agregando também os shows dos gêneros musicais K-Pop, K-Rock, J-Pop, J-Rock e Anime Songs, que possuem uma legião de ouvintes espalhadas pela nação brasileira, evidenciadas pela “loucura” e versatilidade do povo pop japonês. Como parte da estrutura desses eventos, encontram-se disseminados em todo seu espaço os estandes com action figures, quadrinhos, acessórios otaku, roupas estilizadas ao gosto do público alvo, as competições de jogos, palestras e outros atrativos dependendo do evento. Considerando então a existência desses eventos de animê, pretende-se a análise das pesquisas exploratórias e descritivas feitas em 2014 nos eventos Anime Bomb em Pelotas (Rio Grande do Sul/RS) e no Anime Friends na cidade de São Paulo (SP), afim de entender esse público por meio suas motivações e padrões de consumo dentro de cada evento. A análise dos dados coletados proporcionou uma interessante provocação sobre a possível existência do turismo otaku em animeventos, instigando aprofundamentos ao estudo do turismo pop cultural nesse segmento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Díaz, María Cecilia. "Historias detrás de objetos: organizadores y vendedores en un circuito de eventos." Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology 16 (2019). http://dx.doi.org/10.1590/1809-43412019v16a206.

Full text
Abstract:
Resumen Este artículo sigue una línea de estudios según la cual la creación de mundos sociales es constitutiva de los modos de consumo desarrollados por las comunidades de fans. Aquí se describe un circuito de eventos que reunía a fans de la cultura pop japonesa entre los años 2009 y 2013 en la ciudad de Córdoba, Argentina, y se propone un desplazamiento hacia el estudio de procesos de construcción de sí de quienes se desempeñaban como vendedores y organizadores en tales instancias de encuentro. El enfoque presentado considera como fundamentales las reflexiones que los interlocutores de la pesquisa realizaban acerca del pasaje entre hobby y trabajo implicado en la profesionalización de sus prácticas. En este sentido, el análisis de las narrativas muestra que la profesionalización constituye un proceso continuo en el cual ciertas actividades consideradas de ocio o de tiempo libre se tornan proyectos laborales, a partir de la transformación de los vínculos de atracción y apego que unen a los fans con los objetos que producen y comercializan.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Oswald, Maria-Luiza. "The role of television in the constitution of contemporary readers." Comunicar 13, no. 25 (October 1, 2005). http://dx.doi.org/10.3916/c25-2005-095.

Full text
Abstract:
This paper intends to show, based on the contributions of Latin American Cultural Studies, that the difficulty children and young people have with the organization of written texts, such as that found in books, is determined by the impact that the technology of images exercises over the ways in which they learn to read the world. An analysis of the first interviews with young people, conducted as part of an institutional project in progress, point to the role played by the language of television cartoons in their development as readers. El presente trabajo trae el análisis de las primeras entrevistas realizadas en el ámbito de una investigación institucional en curso interesada en investigar los sentidos/lecturas que niños y jóvenes realizan acerca de los productos de la cultura pop japonesa –mangás (historias en cuadritos), animes (dibujos animados) e videojuegos– basada en la orientación de los Estudios Culturales latinoamericanos (Jesús Martín-Barbero, Néstor García Canclini, Guillermo Orozco Gomes, entre otros autores). Ellos proponen que la recepción de los productos mediáticos sea analizada a partir de un desplazamiento teórico-metodológico que, reorientando el foco de los medios/mensaje para las mediaciones, permite identificar los receptores no como «dóciles audiencias», sino como productores activos de sentidos. Se pretende, con eso, intentar contribuir para la superación de la tensión entre la escuela y las culturas infantil y juvenil, tensión que tiene como uno de sus pilares el conflicto entre la cultura letrada y la cultura de la imagen. El estudio, que supone la opción por un abordaje cualitativo de carácter etnográfico, viene siendo realizado a través de entrevistas semi-estructuradas individuales con consumidores del trípode de la poderosa industria de entretenimiento nipónica, que se viene constituyendo como fenómeno mundial de comunicación de masa. Los discursos de los primeros entrevistados –cuatro jóvenes fanáticos de animes y mangas, cuya edad oscila entre 17 y 22 años– destacaron la influencia que el lenguaje de la TV ejerce sobre el extrañamiento que mantiene con el texto impreso tal como él se organiza en el libro. No obstante, la presencia en lo cotidiano de esos sujetos de un cúmulo de estímulos sonoros y visuales, no es raro depararnos con la existencia de una crisis de lectura que afecta niños y jóvenes, influenciando su desempeño en la escuela. Delante de los relatos, el grupo de investigación se formula algunas cuestiones: ¿la alusión a la crisis no sería, en el fondo, una incapacidad de las generaciones que fueron educadas y escolarizadas en los moldes de la cultura letrada?; entender que «el pretencioso gesto universal del libro» (W. Benjamin) ya no resuena entre las nuevas generaciones que ya nacieron bajo el impacto que la tecnología del sonido y de la imagen ejercen sobre la escritura? No sería, entonces, posible suponer que, si hay una crisis de la lectura, ¿es por las generaciones pasadas que está sendo vivenciada? Frente a esto, ¿no sería más adecuado, en vez de quedarnos repitiendo que existe una crisis de lectura que afecta la escolarización de niños y jóvenes y de permanecer buscando soluciones milagrosas para ese conflicto, asumir que estamos delante no de una crisis, sino de un contexto histórico del cual precisamos aproximarnos para no perder el tren de la historia? Esas fueron algunas de las preguntas que el examen de las cuatro primeras entrevistas con los jóvenes permitió sacar a luz de los fundamentos de los Estudios Culturales latinoamericanos, y es sobre ellas que ese texto se vuelca, no con la intención de responderlas, sino con el objetivo de constituirlas como un mapa que puede revelarnos caminos «para pasar de las respuestas que fracasaron a las preguntas que renuevan las ciencias sociales y las políticas libertadoras» (Néstor Canclini).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography