Academic literature on the topic 'Currículo odontológico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Currículo odontológico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Currículo odontológico"

1

Gonçalves, Patricia Elaine, and Cléa Adas Saliba Gabin. "A promoção de saúde no ensino odontológico." Revista de Ciências Médicas 24, no. 2 (May 9, 2016): 55. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0897v24n2a2701.

Full text
Abstract:
ObjetivoVerificar a presença de disciplinas com o conteúdo de promoção de saúde no ensino odontológico brasileiro. MétodosA pesquisa é do tipo exploratória sobre o tema em grades curriculares e ementas de disciplinas lecionadas pelas faculdades de odontologia brasileiras (N=182) no ano de 2009. Foi realizada a coleta das seguintes variáveis: a região em que a faculdade estava localizada, o tipo de faculdade (pública ou privada), a verificação se o currículo tratava do tema de promoção de saúde, em quais disciplinas e períodos. Empregou-se o teste estatístico Qui-quadrado (p<0,05) por meio do programa BioEstat 4.0. ResultadosQuanto à nomenclatura das disciplinas relacionadas à promoção de saúde, percebeu-se que 38,8% eram estágio supervisionado ou odontologia preventiva e social. As disciplinas avaliadas são abordadas predominantemente a partir do segundo ano, contudo, no último ano, há uma prevalência da disciplina teórico-prática de estágio supervisionado (c2=93,69, sob p<0,05).ConclusãoPercebe-se que o conteúdo de promoção de saúde está presente nos currículos, contudo está restrito a algumas disciplinas, o que pode promover a formação de um egresso que apresente dificuldade em responder de forma ampliada às necessidades da comunidade em que esteja inserido e dificuldade na integração entre ações e práticas odontológicas de natureza educativa, preventiva e curativa.Palavras-chaves: Educação em saúde. Educação superior. Odontologia preventiva. Promoção da Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pacca, Sandra, Luciana Corrêa, and Márcia Motta. "Auto-imagem do cirurgião-dentista: um estudo baseado em desenhos de alunos de graduação." Revista da ABENO 3, no. 2 (February 2, 2003): 82–85. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v3i2.1457.

Full text
Abstract:
Objetivou-se analisar as representações da auto-imagem profissional de graduandos com o intuito de avaliar o grau de assimilação de certas posturas profissionais transmitidas pelo currículo odontológico da UBC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barbachan e Silva, Berenice. "Hospital de Ensino Odontológico- tradução de 120 anos de excelência." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 59, no. 2 (December 30, 2018): 1–2. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.87400.

Full text
Abstract:
A autora discorre sobre os festejos de aniversário de 120 anos da Faculdade da UFRGS. Relata a respeito de como a reformulação do currículo do curso de Odontologia influenciou na construção do novo Hospital de Ensino Odontológico inaugurado em 2016.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Restrepo Ocampo, Tatiana María, and Carolina Restrepo López. "La formación socio humanística en el currículo de las facultades de odontología en Colombia." Revista Investigaciones Andina 21, no. 38 (March 30, 2019): 39–61. http://dx.doi.org/10.33132/01248146.991.

Full text
Abstract:
Un aporte necesario para comprender la situación actual del ejercicio odontológico es la creación de nuevas leyes, las cuales se han implementado en concordancia con las transformaciones socioeconómicas. Se podría hablar que han entrado al panorama laboral y académico nuevas estrategias de mercado, de control de calidad, de urbanización y de industrialización que han modificado la práctica odontológica y con ello se han derivado cambios racionales dentro de los currículos universitarios en Colombia y los perfiles de los nuevos odontólogos egresados de estas instituciones, a quienes se les convoca de manera tácita a formar un profesional acorde con un escenario laboral que asume nuevos retos con el cambio.Se puede evidenciar que los cambios administrativos ya se implementan en los currículos de las facultades de odontología en Colombia, acorde con las exigencias proyectadas en la normatividad del Ministerio de Educación y el Ministerio de Salud y Protección Social, adoptando un perfil profesional y una práctica orientada no sólo a desarrollar capacidades para diagnosticar y tratar técnicamente enfermedades de manera individual en un consultorio, sino que también integran otros aspectos orientados a resolver problemas de orden no solo individual sino también comunitario.Sin embargo, el esfuerzo de quienes orientan el proceso formativo hacia una formación sociohumanística, no encuentra una conexión coherente con la manera cómo funciona el actual sistema de prestación de servicios en salud, el cual demanda un profesional enfocado en sus habilidades técnicas, dejando en un segundo plano las necesidades que surgen en el contexto social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gomes, Camila De Siqueira, Mariana Rocha Nadaes, Marcos Antônio Albuquerque da Senna, Mônica Villela Gouvêa, Natasha Moreira Dias, and Priscila Nogueira Sirimarco. "Perspectiva do ensino odontológico na ótica do discente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense: novas diretrizes." Revista da ABENO 12, no. 2 (May 10, 2014): 233–39. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v12i2.129.

Full text
Abstract:
Após o movimento da reforma Sanitária no Brasil e a Implantação do Sistema Único de Saúde através da constituição de 1988, diversas mudanças foram observadas no cenário da saúde do país. Contudo, algumasescolas de Odontologia não acompanharam essas transformações, mantendo até então um currículo defasado. O presente estudo buscou analisar a percepçãodos alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (FOUFF) no ano de 2008 com relação à atual grade curricular. De um total de 102 estudantes, 43 (42,2%) acham ruim a atual grade curricular, enquanto 55 (53,9%) consideram boa, e apenas 4 (3,9%) consideram ótima. Já de um total de 111 alunos, 82 (73,9%) acreditam na necessidade de mudança do atual currículo oferecido pela Faculdade, enquanto apenas 2 (1,8%) não acham necessária a mudança e 27 (24,3%) não souberam opinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Alice Pinheiro, and Rachel Lima Ribeiro Tinoco. "Maus-tratos infantis no currículo dos cursos de Odontologia do Rio de Janeiro." Revista da ABENO 19, no. 2 (July 24, 2019): 54–62. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.825.

Full text
Abstract:
Os maus-tratos infantis são vistos como um dos maiores problemas de saúde pública de acordo com a Organização Mundial da Saúde e, no âmbito odontológico, o cirurgião-dentista pode influenciar diretamente no diagnóstico e denúncia desses casos, desde que possua a percepção e as informações necessárias. O presente estudo teve por objetivo avaliar se o currículo dos cursos de Odontologia do Rio de Janeiro fornece conhecimento e preparo suficiente para os acadêmicos acerca dos maus-tratos infantis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com coleta de dados por meio da aplicação de um questionário semiestruturado em oito cursos de Odontologia do Rio de Janeiro abrangendo 200 estudantes do último ano da graduação. Destes, 53 (26,5%) eram de instituições públicas e 147 (73,5%) de instituições particulares. Dentre os participantes, 74,5% disseram que a temática foi abordada no curso, principalmente nas disciplinas de Odontologia Legal e Odontopediatria. Todos afirmaram a importância do tema na graduação e apenas 29 (14,5%) não acreditam ser de responsabilidade do cirurgião-dentista diagnosticar esses casos. Quanto ao conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, 129 (64,5%) estudantes afirmaram conhecer, entretanto 107 (53,5%) desconhecem as implicações legais para os cirurgiões-dentistas. Hematomas, retração da criança e medo foram os sinais e sintomas mais citados pelos estudantes. Quanto à conduta, a maioria afirmou que comunicaria ao Conselho Tutelar. Conclui-se que os acadêmicos de Odontologia da amostra possuem um conhecimento regular sobre o tema maus-tratos infantis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Guerra Seabra, Eduardo José, Isabela Pinheiro Cavalcanti Lima, and Alfredo Júlio Fernandes Neto. "Teaching of integrated clinic: new guidelines and old taboos." Revista da ABENO 8, no. 2 (January 26, 2008): 118–25. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1352.

Full text
Abstract:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação em Odontologia, vigorantes no Brasil desde 2002 preconizam, entre outras coisas, a disposição dos conteúdos teórico/práticos de algumas disciplinas em clínicas integradas com níveis de complexidade crescente ao longo do curso. Por isso, é preciso que se repense com real profundidade no sentido pedagógico sobre os objetivos de integração de conteúdos, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. A partir de comentários sobre sequências clínicas de tratamento odontológico interdisciplinar e sugestão de uma rotina clínica de planejamento e procedimentos clínicos aberta a ser transdisciplinar, discutem-se características inerentes ao ensino e a prática em clínica integrada, bem como algumas características sobre competências docentes para esta “nova disciplina” visando incrementar o processo de transição vivido atualmente pelas escolas de Odontologia de um currículo tradicional para um integralista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Finkler, Mirelle, João Carlos Caetano, and Flávia Regina Souza Ramos. "O cuidado ético-pedagógico no processo de socialização profissional: por uma formação ética." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 16, no. 43 (December 4, 2012): 981–93. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832012005000046.

Full text
Abstract:
Estudo de caso que analisou a dimensão ética da formação de profissionais de Odontologia. Foram realizados: entrevistas com professores, observações de atividades acadêmicas e grupos focais com alunos. A triangulação dos dados possibilitou o conhecimento aprofundado da realidade, revelando elementos do currículo oculto que influenciam a formação ética, como o cuidado, foco de discussão deste artigo. Alguns aspectos relacionados, como o trote universitário e os altos custos para a aquisição de material odontológico, são tomados como analisadores do maior ou menor cuidado ético-pedagógico desenvolvido pelos docentes e pelas instituições. Ao se discutirem as demais formas nas quais o cuidado, e a falta dele, se concretizam, revelam-se, também, problemas que implicam a necessária reflexão sobre o fazer docente, demandando interesse e comprometimento, mas, também, capacitação. Tais reflexões pretendem instigar a criação de estratégias que otimizem as situações vivenciadas, para que sejam condições de ensino-aprendizagem éticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Saliba Moimaz, Suzely Adas, Cezar Augusto Casotti, Nemre Adas Saliba, and Cléa Adas Saliba Garbin. "Social representation of dental students about the field of social dentistry." Revista da ABENO 6, no. 2 (January 29, 2006): 145–49. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1435.

Full text
Abstract:
A concepção tradicional do currículo odontológico, dividido em disciplinas, não foi capaz de aproximar o profissional formado da realidade do sistema nacional de saúde. No início da formação, os acadêmicos dos cursos de Odontologia são capazes de construir uma imagem da área de estudo de algumas disciplinas; porém, quanto à Odontologia Social, há desconhecimento da área de atuação. Foi objetivo do presente trabalho conhecer a percepção previamente formada sobre a Odontologia Social, de alunos do 3º ano do Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista (FOA-UNESP), que ainda não haviam cursado a referida disciplina. A cada ano, no primeiro dia de aula da disciplina, todos os alunos respondiam à pergunta aberta: “Odontologia Social é...”. Ao final de 3 (três) anos, foram apurados 195 questionários. Inicialmente, fez-se uma leitura na íntegra de todas as respostas de uma forma rápida; em seguida, novas leituras foram realizadas de forma criteriosa, considerando-se as partes significativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rösing, Cassiano Kuchenbecker, Débora Trevisan Da Silva, Patrícia Deon, Rui Vicente Oppermann, and Per Gjermo. "Avaliação de 4 currículos de Odontologia baseada em expectativas e satisfação de alunos – relato de experiências norueguesa e brasileira." Revista da ABENO 9, no. 2 (January 26, 2009): 88–94. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v9i2.1314.

Full text
Abstract:
O objetivo desse estudo foi avaliar quarto currículos odontológicos (dois no Brasil e dois na Noruega), baseado em satisfação de estudantes e professores. Questionários estruturados foram confeccionados. Essa pesquisa foi realizada durante uma mudança curricular de uma abordagem tradicional (orientada por disciplina) para uma forma integrada, com aprendizado baseado no problema. Ambos os currículos brasileiros eram tradicionais. Vinte e dois alunos do currículo ântico (UiO-antigo) e 17 estudantes do novo currículo em Oslo (UiOnovo) e 25 alunos de cada universidade brasileira (UFRGS e ULBRA) foram incluídos. Líderes de disciplinas nas Universidades também participaram (UiO, n = 17, UFRGS, n = 10, ULBRA, n = 13). A maioria dos alunos e professores tiveram a opinião de que seu currículo habilita os dentistas para trabalhar combinadamente em práticas públicas e privadas, em todo o mundo. Independentemente do currículo, os alunos apontaram dúvidas sobre sua competência em realizar próteses fixas amplas, orthodontia complexa, colocação e manutenção de implantes, tratamento de desordens crânio-faciais e planejamento de programas de saúde pública. A avaliação da qualidade do ensino teórico e clínico revelou que a maioria dos estudantes está satisfeita. Como avaliação geral, uma EVA (escala visual analógicafoi aplicada para avaliar satisfação de alunos e professores. Os resultados não demonstraram diferenças estatisticamente significativas (ANOVA, α= 0.05) entre estudantes (7.12, 7.36, 6.8 and 6.8) para UiO-antigo, UiO-novo, UFRGS e ULBRA, respectivamente. Pode-se concluir que algumas diferenças culturais puderam ser detectadas entre Noruega e Brasil, e que professorees que estavam vivenciando a alteração curricular apresentaram maior satisfação com a nova abordagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Currículo odontológico"

1

Ferrari, Mario André Maximilian Couto. "História da Odontologia no Brasil: o currículo e a legislação entre 1856 e 1931." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23148/tde-06032012-163230/.

Full text
Abstract:
Este trabalho resume as alterações ocorridas na história da odontologia no Brasil entre os anos de 1856, quando ocorre o primeiro registro por escrito relacionando quais as exigências que se faziam para o exercício da odontologia no país até o ano de 1931 quando um currículo mínimo para todas as instituições que contassem com cursos superiores de odontologia é estabelecido. Esta tese aborda ainda as alterações pelas quais passou o nome da profissão, desde o seu aparecimento como arte ou ofício até o seu definitivo estabelecimento como profissão autônoma. Entre os anos de 1856 e 1931 houveram 10 alterações significativas no currículo exigido, até o estabelecimento do currículo mínimo e o título obtido pelo concluinte do curso passou por seis nomes distintos. A legislação que incide sobre a profissão de cirurgião-dentista neste período passou por seis alterações. A conclusão da tese é a de que os problemas que a odontologia moderna enfrenta são semelhantes àqueles enfrentados desde o começo da profissão, e que estes problemas são reflexos da maneira como a odontologia se desenvolveu no Brasil.
This thesis summarizes the changes that occurred in the history of dentistry in Brazil between 1856, when the first written requirements regarding the practice of dentistry in the country can be found until 1931 when a minimum curriculum is established to any institution that provided a dentistry course. It also approaches the changes that the name of the profession has suffered, since its beginning as an art or trade, until its definite establishment as an autonomous profession. Between the years of 1856 and 1931 there were 10 relevant changes at the curriculum and the title obtained by those who successfully concluded the course has been changed six times. The legislation regarding the dentist profession in Brazil suffered during those years six times. The conclusion is that the problems faced by modern Brazilian dentistry are similar to those which existed at its beginning, and they are a consequence of the way the profession was developed in the country.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gutierrez, Diana Doris Domenech. "Esferas de influência nos currículos das faculdades de odontologia das universidades públicas do estado de São Paulo." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-165233/.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo estudar as esferas de influência na implementação de mudanças curriculares resultantes de fatores que compõem o atual cenário internacional e nacional além de orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia nos currículos das Faculdades de Odontologia no âmbito das Universidades Públicas do Estado. Novos enfoques quanto ao perfil do profissional a ser formado entre outras orientações enfatizam a formação de um profissional generalista, humanista, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. A pesquisa tem como proposta estudar as mudanças já implantadas nessas Unidades em conseqüência de determinações legais, dos avanços da ciência e tecnologia, e seu desdobramento nas esferas de influência externas internacionais e institucionais das práticas docentes. No procedimento metodológico da pesquisa foram utilizados dados qualitativos, análises documentais e depoimentos a partir de revisão da literatura. Aspectos históricos da evolução dos cursos e das faculdades foram abordados, além de analisar a demanda de candidatos ao processo seletivo para Odontologia e Medicina ao logo do período de 1995 a 2008 com a elaboração de gráficos para comparação, e estudados os currículos vigentes das Faculdades de Odontologia das Universidades Públicas Paulistas. Com base no referencial analisado as considerações finais apontam para a necessidade de formação pedagógica do docente sendo imprescindível sua participação na implementação real das mudanças propostas e possibilitar o resultado esperado na formação do profissional. A análise dos currículos possibilitou verificar que nas Faculdades de Odontologia Públicas Paulistas tendências inovadoras já foram implantadas. Entretanto toda mudança requer constante reavaliação para que seja possível corrigir eventuais descompassos que possibilitem a existência de um currículo oculto, discordante do enunciado nos documentos legais.
The objective of this research is to study the spheres of influence in the implementation of curricular alterations resulting from factors that compose the current national and international scenery, besides the orientations of the National Curricular Guidelines for Graduate Courses in Odontology for the curriculums of the Faculties of Odontology of the Public Universities of the State of São Paulo. New approaches regarding the profile of the future professional, among other orientations, emphasize the formation of a generalist and humanist professional who should be able to act in all levels of health care, grounded on technical and scientific excellence. The purpose of this research is to study the already implemented alterations in these units as a consequence of legal determinations and advances in science and technology, and their implications in the international and institutional spheres of influence of the educational practices. The methodology of this research included qualitative data and documental analyses found in the literature review, as well as statements made by professionals. Besides the approach of historical aspects concerning the evolution of the courses and faculties, the number of candidates in the selective process for Odontology and Medicine in the period from 1995 to 2008 was analyzed, with the elaboration of graphs for comparison, and the current curriculums of the Faculties of Odontology of the Public University of the State of São Paulo were studied. Based on the information analyzed, the final considerations point to the need of a pedagogical formation of the professor of odontology, showing that his participation is essential for the effective implementation of the proposed alterations in order to produce the desired result in the professional formation. The analysis of the curriculums showed that in the Public Faculties of Odontology of the State of São Paulo, innovative tendencies have already been implemented. However, continuous revaluation is required so as to correct eventual disarrangements that could enable the existence of a hidden curriculum discordant from that stated in the legal documents.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Neto Odorico Coelho da. "Construção de um modelo curricular para o curso de graduação em Odontologia a partir de paradigmas estruturais e conjunturais contemporâneos." Universidade Federal de Uberlândia, 2006. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16990.

Full text
Abstract:
According to Morin apud Coelho (2002), there is increasingly broad, deep and serious inadequacy between the separated, fragmented, and compartmentalized knowledge among disciplines one the one hand, and the increasingly multidisciplinary, cross-sectional, multidimensional, transnational, global and planetary realities and problems on the other. (...) Hyperspecialization prevents what is global (which it dilutes) from being seen. (...) The breakdown of disciplines (in teaching) makes it impossible to learn what tissue is together , that is, the complex, in accordance with the original sense of the term. As contradictory as it may seem, since as far as is known, all if not almost all the Graduation Courses in Dentistry propose to educate a General Clinic Dental Surgeon. However, the great challenge at present, is to educate this General Dental Surgeon based on a model centered on principles of integrality, inter-disciplinary, transdisciplinary and multi-professionalism, preparing him/her to promote health, prevent and care for people, without disqualifying him/her for being a General Clinician; on the contrary, educating him/her to be capable of acting with quality and resolution in 80 to 85% of the prevalent nosology. Thus, the aim of this work was to analyze structural and contemporary Conjunctural paradigms, and from this, construct a curricular model which, in accordance with the various forms of academic structures, could confer a greater or lesser degree of freedom on the organization of contents, as well as various possibilities of using practical scenarios, and thereby contribute, as a reference, to implanting and implementing the National Curricular Guidelines on Graduation Courses in Dentistry, foreseen in the CNE/CES Resolution 3 of 19/02/02. The work consisted of a study of the retrospective and prospective type, by means of a bibliographic survey and life experiences, with regard to the contemporary paradigms, whether they be Structural or Conjunctural, which at present guide the construction of a curricular model for the Graduation Course in Dentistry. The Structural paradigms (developmental and legal bases) were understood as being those that constitute the foundations of the legal aspects that involve the educational process, and are determined by Decrees, Resolutions and other legal diplomas. The Conjunctural paradigms (circumstantial bases) were the contributory, indicative, signalizing, propositional or inductive factors for improving and suiting the educational process to be in consonance with our reality. In the light of the guidance, difficulties and challenges, the paradigms were analyzed and discussed, and at the end of the work, the essential stages in constructing a curricular model, the form or organization and development of the contents, as well as the other characteristics necessary for educating a dental surgeon, capable of being inserted in a natural and productive manner in the various systems that provide health services, particularly the Single Health System (SÚS) were presented.
Segundo Morin apud Coelho (2002), há uma inadequação cada vez mais ampla, profunda e grave entre os saberes separados, fragmentados, compartimentados entre disciplinas e, por outro lado, realidades e problemas cada vez mais polidisciplinares, transversais, multidimensionais, transnacionais, globais, planetários. (...) A hiperespecialização impede de ver o global ( que ela dilui). (...) O retalhamento das disciplinas (no ensino) torna impossível apreender "o que é tecido junto", isto é, o complexo, segundo o sentido original do termo. Por contraditório que possa parecer, pois, ao que se conhece, todos, ou senão quase todos os Cursos de Graduação em Odontologia propõem a formação de um Cirurgião-Dentista Clínico Geral. No entanto, o grande desafio que se apresenta no momento, é formar este Cirurgião-Dentista Generalista , fundamentado em um modelo centrado em princípios da Integralidade, Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multiprofissionalidade, preparando-o para a promoção de saúde, prevenção e cuidado com as pessoas, sem desqualificá-lo, por ser Clínico Geral , pelo contrário, formando-o capaz de atuar com qualidade e resolubilidade, em 80 a 85% da nosologia prevalente. Assim, o objetivo deste trabalho foi, a partir da análise de paradigmas estruturais e conjunturais contemporâneos, construir um modelo curricular, que de acordo com as várias formas de estruturações acadêmicas, que podem conferir um maior ou menor grau de liberdade na organização dos conteúdos, assim como as diversas possibilidades de utilização dos cenários de práticas, venha contribuir, como um referencial, para a implantação e implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia, previstas na Resolução CNE/CES 3 de 19/02/02. O trabalho consistiu em um estudo do tipo retrospectivo e prospectivo, por meio de levantamento bibliográfico e experiências vivenciadas, em relação aos paradigmas contemporâneos sejam Estruturais ou Conjunturais, que hoje norteiam a construção de um modelo curricular para o curso de Graduação em Odontologia. Os paradigmas Estruturais ( bases evolutivas e legais) foram entendidos como os que se constituem na fundamentação dos aspectos legais que envolvem o processo educacional, sendo determinados por Decretos, Resoluções e outros diplomas legais. Os paradigmas Conjunturais (bases circunstanciais) foram os contribuitórios, indicativos, sinalizadores, propositores ou indutores para o aprimoramento e adequação do processo educacional em consonância com a nossa realidade. À luz das orientações, dificuldades e desafios, os paradigmas foram analisados e discutidos e na conclusão do trabalho foram apresentadas as etapas essenciais na construção de um modelo curricular, a forma de organização e desenvolvimento dos conteúdos, assim como as demais características necessárias à formação de um CD apto a inserir-se de forma natural e produtiva nos diversos sistemas prestadores de serviços à saúde, particularmente no Sistema Único de Saúde (SUS).
Mestre em Odontologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography