To see the other types of publications on this topic, follow the link: Custo financeiro.

Journal articles on the topic 'Custo financeiro'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Custo financeiro.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Raymundo, Pedro José. "Resultados financeiros: uma análise em empresas do segmento de alimentação fora do domicílio." Gestão & Produção 22, no. 2 (2015): 311–25. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x826-13.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é analisar o resultado financeiro das empresas do segmento de alimentação fora do domicílio e divulgar essa análise de forma que possa ser fonte de informação para auxiliar na elaboração do planejamento estratégico-financeiro das empresas do setor. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: elaborar uma demonstração do resultado do exercício (DRE) por empresa pesquisada; calcular os principais indicadores financeiros dessas empresas como lucratividade, custo da mercadoria vendida (CMV), salário médio, custo de mão de obra, ocupação do imóvel e tributação; verificar a média de consumo por cliente (tíquete médio); identificar a correlação entre os diversos tipos de custos com os resultados financeiros e, por fim, analisar os principais motivos financeiros causadores de resultados negativos entre as empresas que responderam à pesquisa. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo caracteriza-se como pesquisa descritiva e quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário eletrônico aplicado em 126 estabelecimentos, situados na cidade de Florianópolis, filiados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), no ano de 2013. Em relação aos resultados, a pesquisa alcançou seus objetivos específicos já descritos, com destaque para o percentual de empresas deficitárias (27%) e correlação negativa entre custos fixos e resultados financeiros. A relevância da pesquisa se dá pelo fato de que ela contribuirá para a divulgação a respeito dos resultados financeiros das empresas do setor e ainda poderá servir para orientar os empreendedores na elaboração do planejamento das empresas do segmento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, José Éliton dos. "A influência do board interlocking no custo de capital de terceiros." Revista de Contabilidade e Organizações 15 (May 31, 2021): e176516. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2021.176516.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é analisar o impacto da formação de board interlocking no custo de capital de terceiros de empresas brasileiras não financeiras de capital aberto listadas na B3 no período entre 2010 e 2019. A motivação para esta pesquisa surge a partir da Teoria da Dependência de Recursos que diz que as empresas necessitam de recursos externos, inclusive capital financeiro e que tal teoria poderia explicar a formação de board interlocking. Os dados para esta pesquisa foram retirados da base de dados Economática © e do site da Comissão de valores mobiliários (CVM). Os resultados demonstraram que empresas que compartilham conselheiros com outras empresas possuem menor custo de capital de terceiros, e quando analisadas apenas as empresas que praticam board interlocking ficou constatado que o fato de compartilhar conselheiros com empresas do setor financeiro reduz o custo de capital de terceiros. Na prática, a pesquisa pode ser relevante para as empresas que possuem dificuldades em suas estruturas de endividamento pois há evidências que compartilhar conselheiros com outras empresas pode minimizar os custos de transações e facilitar o acesso a crédito em melhores condições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Reis, Brício Dos Santos, and Mateus De Cravalho Reis Neves. "Análise da eficiência sócio financeira de cooperativas de crédito no Brasil." Revista de Gestão e Organizações Cooperativas 7, no. 14 (2020): 203–21. http://dx.doi.org/10.5902/2359043241504.

Full text
Abstract:
O objetivo geral do trabalho foi analisar a eficiência sócio financeira do segmento de crédito cooperativo no Brasil. Esse tipo de estudo diz respeito à avaliação tanto de indicadores de desempenho empresarial quanto de variáveis relacionadas à gestão social desse tipo de empreendimento. Para tanto, foram calculados quocientes financeiros originados dos demonstrativos contábeis dos dois maiores sistemas de crédito cooperativo e dos quatro maiores bancos do País no período de 2014 a 2017, além da apuração dos custos dos principais serviços bancários e das taxas de juros das mais relevantes operações de crédito para as mesmas instituições. Os principais resultados apontam para o desempenho financeiro superior das cooperativas de crédito em relação aos maiores bancos do País. Concomitantemente, aquelas instituições apresentaram, também, satisfatória performance social a partir da constatação de que seus serviços bancários e de crédito tiveram custo inferior aos das demais organizações estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lima, Roberto Arruda de Souza, and Ricardo Shirota. "Influência do capital social no mercado de crédito rural." Revista de Economia e Sociologia Rural 43, no. 1 (2005): 63–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032005000100004.

Full text
Abstract:
O trabalho analisa o efeito do capital social sobre o volume de negócios no mercado de crédito rural. No caso do crédito rural, o intermediário financeiro maximizador de lucro depara com uma importante restrição a este objetivo: historicamente, a taxa de juros nesse mercado tem sido fixada, pelo governo, abaixo do equilíbrio de mercado. Assim, o problema relevante para o intermediário financeiro é a minimização do seu custo. A hipótese, que foi verificada econometricamente (utilizando, para isso, um modelo de lógite), é que, ao contribuir para a redução dos custos transacionais, o nível de capital social afeta o volume de crédito rural. Assim, incentivos, em especial com apoio do setor público, para formação e manutenção de capital social permitiriam aumento da eficiência da intermediação financeira e, em conseqüência, maior desenvolvimento do setor rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cordeiro, Sidney Araújo, Márcio Lopes da Silva, Laércio Antônio Gonçalves Jacovine, Sebastião Renato Valverde, and Naisy Silva Soares. "Contribuição do fomento do órgão florestal de Minas Gerais na lucratividade e na redução de riscos para produtores rurais." Revista Árvore 34, no. 2 (2010): 367–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622010000200020.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi realizar a análise financeira e a simulação de risco de investimento em projetos de reflorestamentos com eucalipto visando à produção de carvão e madeira para celulose, com e sem fomento florestal do Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG). A análise financeira foi realizada mediante os métodos de avaliação de projetos florestais, e para a análise de risco utilizou-se a técnica de simulação de Monte Carlo, por meio do programa @RISK. Entre os projetos testados, aquele visando à produção de carvão com fomento do IEF obteve melhor desempenho financeiro. Verificou-se que os custos de colheita, transporte e carvoejamento são, juntos, responsáveis pela maior parcela do custo total dos projetos.A simulação da análise de risco indicou que as variáveis que afetaram o Valor Presente Líquido (VPL), nos projetos cuja produção final era o carvão, na sua ordem de importância (R), foram: preço dos produtos, produtividade da floresta, taxa de juros, custo de colheita e custo de implantação. Já para a produção de madeira a ordem de importância foi alterada quando se analisou o custo de colheita e de implantação, sendo este último mais influente, de forma negativa, sobre o VPL do Projeto sem fomento florestal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Seramim, Ronaldo Jose, and Claudio Antonio Rojo. "Gestão dos custos de produção da atividade leiteira na agricultura familiar." Revista Gestão & Tecnologia 16, no. 3 (2016): 244. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2016.v16i3.941.

Full text
Abstract:
Este relato técnico teve o objetivo de identificar os custos de produção em duas pequenas propriedades rurais, por meio da aplicação de planilha eletrônica de controle da atividade leiteira, para oportunizar melhorias no processo de gestão financeira. A metodologia do trabalho foi baseada na pesquisa ação com participação ativa do pesquisador em Associação de Pequenos Agricultores localizada no município de Porto Barreiro, Paraná. A planilha eletrônica foi aplicada para identificação dos custos de produção de acordo com pressupostos de Silva (2003; 2013). Os resultados indicam as especificidades e diferenças nos custos de ambas as propriedades. É possível concluir que os pequenos produtores rurais analisados possuem dificuldades técnicas em apurar o custo real da atividade, gerir adequadamente as despesas e executar um planejamento financeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Shinoda, Carlos. "A inclusão de juros nas vendas a prazo em operações B2B." Revista IPecege 1, no. 2 (2015): 7–22. http://dx.doi.org/10.22167/r.ipecege.2015.2.7.

Full text
Abstract:
Os tributos indiretos que incidem sobre o faturamento das empresas são recolhidos em datas fixas do mês subsequente ao da ocorrência do seu respectivo fato gerador, independentemente da venda ser realizada. Relativamente aos mencionados tributos as empresas devem colocar atenção em dois pontos principais: a data de ocorrência do fato gerador e o cálculo do custo financeiro ou de oportunidade nas vendas a prazo. Quanto mais no início do mês ocorrer a emissão de nota fiscal maior o benefício para a gestão de capital de giro da empresa fornecedora. Ou seja, se a venda for realizada à vista a empresa usará por maior tempo o valor do tributo para financiar o seu capital de giro. Nos fornecimentos a prazo, a cobrança de custo financeiro ou de custo de oportunidade sobre o valor da nota fiscal a vista não produzirá para a empresa fornecedora o mesmo valor líquido ajustado a valor presente. Isso porque os tributos indiretos incidem sobre o custo financeiro cobrado pelo fornecedor nas vendas a prazo, embora as datas de recolhimento dos tributos indiretos sejam as mesmas. Porém, regras do Pronunciamento Técnico CPC nº 12 os tributos incidentes sobre vendas não devem ser ajustados a valor presente e sim mantidos pelo seu valor nominal. Por sua vez, o comprador paga tributos sobre o custo financeiro, mas se para ele forem recuperáveis, se creditará pelo valor pago. São sugeridos, neste artigo, fórmulas para a correta inclusão de custo financeiro ou custo de oportunidade nos fornecimentos a prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bentes-Gama, Michelliny de Matos, Márcio Lopes da Silva, Luciano Javier Montoya Vilcahuamán, and Marilia Locatelli. "Análise econômica de sistemas agroflorestais na Amazônia ocidental, Machadinho d'Oeste- RO." Revista Árvore 29, no. 3 (2005): 401–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622005000300007.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi realizar a análise financeira e a simulação de risco de investimento em sistemas agroflorestais (SAFs) implantados em 1987, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, localizado no município de Machadinho d'Oeste, RO. A análise financeira foi realizada mediante os métodos de avaliação de projetos florestais, e para a análise de risco utilizou-se a técnica de simulação de Monte Carlo, mediante o programa @RISK. Entre os arranjos testados, o SAF T1 Castanha-do-brasil-banana-pimenta-do-reino-cupuaçu apresentou o melhor desempenho financeiro em relação aos SAFs T2 Freijó-banana-pimenta-do-reino-cupuaçu e T3 Pupunha-banana-pimenta-do-reino-cupuaçu . Os custos com tratos culturais e colheita representaram mais de 70% da composição dos custos totais, e a participação da mão-de-obra foi superior a 50% nas fases de preparo da área e de manutenção (tratos culturais) dos SAFs. A simulação da análise de risco indicou que as variáveis que afetaram o Valor Presente Líquido no Horizonte Infinito (VPL*), de acordo com a ordem de importância (R), foram: taxa de desconto, preço do fruto de cupuaçu (Theobroma grandiflorum), custo de colheita, preço da madeira de castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa) e o custo de tratos culturais. Apesar do alto custo de implantação e manutenção, o SAF T1 apresentou uma probabilidade de 15% de os valores do Valor Presente Líquido (VPL) se concentrarem em torno de R$35.000 ha-1.ano-1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Saddi, Jairo. "Notas sobre juros e o custo financeiro Brasil." Revista de Administração de Empresas 40, no. 4 (2000): 2–3. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902000000400012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fugulin, Fernanda Maria Togeiro, Antonio Fernandes Costa Lima, Valéria Castilho, et al. "Custo da adequação quantitativa de profissionais de enfermagem em Unidade Neonatal." Revista da Escola de Enfermagem da USP 45, spe (2011): 1582–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342011000700007.

Full text
Abstract:
Este estudo descritivo, de natureza quantitativa, visou: identificar o tempo médio de assistência de enfermagem despendido e requerido pelos Recém-Nascidos (RN) internados na Unidade Neonatal do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo; calcular o custo do tempo médio de assistência de enfermagem despendido e requerido por RN; verificar o montante financeiro da adequação do quadro de profissionais de enfermagem requerido para assistir os RN. O tempo médio de assistência despendido pela equipe de enfermagem e requerido pelos RN foi calculado por meio de equações disponíveis na literatura e aplicação do Nursing Activities Score. O custo do tempo médio de assistência e do montante financeiro da adequação do quadro de profissionais foi calculado com base no custo/hora dos enfermeiros e dos técnicos de enfermagem. O impacto financeiro da adequação quantitativa de profissionais de enfermagem correspondeu a um acréscimo de 30% no custo do quadro existente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Wernke, Rodney, Marluce Lembeck, and Ivone Junges. "Viabilidade da Compra com Custo de Aquisição Maior e Prazo Menor de Estocagem: Estudo Intervencionista em Empresa de Pequeno Porte." Exacta 18, no. 1 (2019): 211–25. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v18n1.8743.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi verificar se é viável economicamente pagar mais caro para adquirir lote menor de insumos no âmbito de frigorífico de pequeno porte. Para essa finalidade foi utilizada metodologia classificável como qualitativa de intervenção. Como resultado foi possível confrontar o aumento no custo de compra de uma carcaça de suíno entre as duas opções dadas pelo fornecedor do insumo, com a alteração respectiva gerada no custo financeiro da estocagem das mesmas, o que proporcionaria a economia de R$ 2,84 se adotada a segunda opção de compra (preço unitário de compra maior para lote com quantidade menor de unidades). Este resultado considera que ao manter estoque para 60 dias (mesmo se comprado por preço inferior), a empresa teria custo financeiro da estocagem de R$ 6,54. Porém, se optasse por comprar lote com quantidade menor, o custo financeiro da estocagem seria de R$ 0,42 e viabilizaria esta modalidade de compra, pois supera o valor do aumento no custo de compra unitário entre a situação inicial e a simulada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Vieira, Eloir Trindade Vasques, Luis Carlos Vinhas Itavo, and Jose Carlos Moura Aranha. "Ponto de equilíbrio contábil na pecuária leiteira de bubalinos: um estudo de caso da viabilidade econômico-financeira em uma propriedade do Estado de Mato Grosso do Sul." Revista Científica Hermes - FIPEN 21 (May 31, 2018): 364. http://dx.doi.org/10.21710/rch.v21i0.401.

Full text
Abstract:
Por meio de abordagem qualitativa, com base em pesquisa exploratória e bibliográfica, foi realizada um estudo de campo em uma propriedade rural localizada no município de Bandeirantes, interior do estado de Mato Grosso do Sul – MS que cria búfalas para produção leiteira. As análises realizadas por meio de entrevistas e de dados coletados possibilitaram conferir características da avaliação econômica da propriedade, apresentando as receitas, os custos e as despesas provenientes desse segmento no ano de 2015, o que até então a propriedade não possuía. Identificaram-se os custos de produção, o custo médio do leite e o ponto de equilíbrio de uma propriedade que trabalha especificamente com bubalinos, sendo um total de 98 matrizes das raças Murrah e Mediterrâneo. Os resultados destacaram a produção necessária em litros de leite de búfalas para se chegar ao ponto de equilíbrio. Sendo necessária a produção de 130.682 litros de leite por ano pelo custo histórico e 92.635 litros de leite/ano pelo valor justo. Por mês, 10.890 litros pelo custo histórico e 7.719 litros pelo valor justo. Por animal/vaca de 3,65 litros pelo custo histórico, e 2,59 litros pelo valor justo. Os valores de custos por litro de leite foram de R$ 1,67, considerando mensuração pelo custo histórico e, R$ 1,45 considerando o método de valor justo. Dessa maneira, os resultados por ambos os métodos apresentaram índices de lucratividade atrativos, superiores à rentabilidade e aos ativos financeiros no mercado financeiro, sendo de 15,12% pelo custo histórico e 26,43% pelo valor Justo, considerando que este último apresentou melhor taxa de atratividade. Com a mensuração apresentada o gestor tem real noção do que ocorre na empresa, inclusive sendo fator de auxílio à gestão futura, confirmando a viabilidade da atividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Bigaton, Aline, André Felipe Danelon, Gustavo Bressan, Haroldo José Torres Silva, and João Henrique Mantellatto Rosa. "Previsão de custos do setor sucroenergético na região Centro-Sul do Brasil: safra 2017/18." Revista IPecege 3, no. 3 (2017): 65–70. http://dx.doi.org/10.22167/r.ipecege.2017.3.65.

Full text
Abstract:
Esta publicação apresenta as projeções de custos de produção agroindustriais do setor sucroenergético para a safra 2017/18 na região Centro-Sul do Brasil. Caracterizada pela queda de área colhida e produtividade, esta safra deverá apresentar elevação dos custos de produção totais dos açúcares e queda no custo de produção do etanol. O custo de cana-de-açúcar deve ser 0,2% maior que na safra passada. A safra 2017/18, apesar das margens positivas esperadas para a comercialização do açúcar, por conta da prática de hedge financeiro, traz um sinal de alerta com a queda acelerada dos preços no mercado livre internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Costa, Daniel Fonseca, Caio Peixoto Chain, Francisval De Melo Carvalho, and Bruno César de Melo Moreira. "O custo financeiro dos tributos sobre consumo nas cadeias de suprimento brasileiras: uma proposta metodológica." Revista Contemporânea de Contabilidade 13, no. 29 (2016): 91. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2016v13n29p91.

Full text
Abstract:
Entre as principais discussões fiscais no Brasil está o fato de os tributos indiretos onerarem sobremaneira os preços dos produtos e, consequentemente, influenciarem o padrão de consumo. Este trabalho teve o objetivo de propor um modelo para mensurar o custo financeiro dos tributos sobre consumo ao longo das cadeias de suprimentos e analisar a sensibilidade desse custo em relação ao tempo e ao valor agregado. Foram elaboradas equações com as incidências tributárias baseadas na legislação vigente, que foram aplicadas em uma cadeia de suprimentos simulada. Por fim, realizou-se uma análise de sensibilidade, por meio de regressão linear, em 200 cadeias hipotéticas. Essas análises corroboraram a tese de que quanto mais longa é a cadeia produtiva e quanto maior forem os valores agregados nos elos iniciais, maior será o custo financeiro. Pode-se concluir que o modelo é aplicável e que o custo financeiro dos tributos influencia o preço final de venda dos produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pereira de Carvalho, Francisco José, Levi Gimenez, and Antonio Benedito Silva Oliveira. "Ações do Banco Central Brasileiro frente a lavagem de dinheiro, um Custo Social. Existe o envolvimento das grandes?" Revista Eletrônica do Departamento de Ciências Contábeis & Departamento de Atuária e Métodos Quantitativos (REDECA) 5, no. 2 (2019): 1–17. http://dx.doi.org/10.23925/2446-9513.2018v5i2p1-17.

Full text
Abstract:
O dinheiro de origem ilícita, oriundo dos desvios de recursos públicos, de crimes do colarinho branco, do terrorismo e do narcotráfico, ou toda a sorte de dinheiro sujo, em grande parte, transita por instituições financeiras, mesmo quando circulam em espécie, por malas e sacolas, em algum momento foi movimentado por uma instituição financeira. Sem o auxílio voluntário ou não dessas instituições, se torna difícil circular e lavar o dinheiro sujo. A Lei n.º 9.613 - “Lei e Combate à Lavagem de Dinheiro”, origina o Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, para disciplinar, fiscalizar e punir. Em linha com este dispositivo legal o Banco Central do Brasil publicou e tem publicado diversas cartas e circulares. Destarte, os bancos atuantes no Brasil dispõem de ferramentas para controlar movimentações relevantes de dinheiro. Este trabalho questiona quanto a eficácia da aplicação das normas pelas grandes instituições financeiras brasileiras, tendo como premissa o efeito positivo destas. A pesquisa utilizou documentos de todas as Comissões Parlamentares de Inquérito – CPI´s e Autos de Processos envolvendo crimes com repercussões financeiras. Conclui-se que no que tange os grandes bancos não figuram entre os citados como tendo contribuído com a lavagem de dinheiro, refletindo o crescente fortalecimento do sistema financeiro brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

BARBOSA-FILHO, NELSON HENRIQUE. "Composição dos Juros Líquidos Pagos pelo Setor Público no Brasil: 2002-2017." Brazilian Journal of Political Economy 38, no. 3 (2018): 548–58. http://dx.doi.org/10.1590/0101-35172018-2882.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo apresenta uma metodologia de decomposição dos juros líquidos pagos pelo setor público brasileiro em cinco itens: juros reais, correção monetária, swaps cambiais, custo da carteira financeira do governo e efeitos de segunda ordem. O artigo também apresenta outra metodologia com adição da senhoriagem à lista inicial. Os dados brasileiros indicam mudanças importantes na composição dos juros líquidos nos últimos 15 anos, com redução dos juros reais de 2009 de 2015, e elevação a partir de então. Os dados também mostram que o custo financeiro da carteira do governo subiu significativamente a partir de 2006, devido à acumulação de reservas internacionais pelo Banco Central e empréstimos da União ao BNDES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Wernke, Rodney, Andrey Pereira dos Santos, Lia Schlickmann, and Antonio Zanin. "Custo financeiro da estocagem: estudo de caso em indústria de grande porte." RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia 17, no. 1 (2018): 79–102. http://dx.doi.org/10.18593/race.v17i1.13069.

Full text
Abstract:
Resumo: Neste artigo objetivou-se a mensuração dos custos financeiros relacionados à estocagem de matérias-primas de uma fábrica de grande porte. Para tanto, foi utilizada metodologia do tipo descritiva, com abordagem qualitativa e o formato de estudo de caso. Quanto aos resultados, no conjunto de 261 matérias-primas estocadas (que superava R$ 5,3 milhões) foram aplicados os procedimentos detalhados no texto que proporcionaram informações gerenciais acerca do valor elevado dos estoques excedentes (R$ 1.029.913,26), da existência de insumos com prazos de estocagem extensos e de custos financeiros expressivos (superiores a R$ 170 mil) pela manutenção de estoque com tais características. Além disso, foi possível determinar os produtos mais problemáticos e o desempenho por grupos de matérias-primas, permitindo a comparação entre essas modalidades de segregação. Por último, foram elencadas algumas limitações do estudo e recomendados temas para futuras pesquisas.Palavras-chave: Custo financeiro. Estoque. Estudo de caso. Financial cost of storage: a case study in a large industry Abstract: The article aimed at the measurement of financial costs related to the storage of raw materials of a large factory. For that, a descriptive methodology was used, with a qualitative approach and the case study format. As to the results, the procedures detailed in the text that provided managerial information about the high value of surplus inventories (R$ 1.029.913, 26), the existence of inputs with long storage periods and significant financial costs (over R$ 170 thousand) for the maintenance of inventory with such characteristics. In addition, it was possible to determine the most problematic products and performance by groups of raw materials, allowing a comparison between these segregation modalities. Finally, some limitations of the study and recommended topics for future research were listed.Keywords: Financial cost. Stock. Case study.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Pedra, Anderson Sant'Ana, and Jader Ferreira Guimarães. "Alteração contratual em tempos de crise: standards para a disrupção com o procedimento administrativo da normalidade." Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura - RDAI 4, no. 15 (2020): 195–215. http://dx.doi.org/10.48143/rdai/15.asp.

Full text
Abstract:
O presente estudo analisa a possibilidade de alteração contratual em “tempos de crise” para além dos limites legais, elencando os standards que devem ser verificados: a) demonstração de consecução do interesse público; b) impossibilidade de desnaturação do contrato original; c) verificação do custo do reequilíbrio econômico-financeiro; d) análise quanto à possibilidade de efetivação orçamentária e financeira; e) motivação plena como meio de demonstração da situação real instalada e das consequências do seu comportamento (comissivo ou omissivo); e, f) solução consensual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Antunes Silva, Ricardo, and Caroline Quaresma Piccinato da Cruz. "O IMPACTO DO NOVO ECOSSISTEMA DEMOCRÁTICO DE PAGAMENTO INSTANTÂNEO (PIX) NO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL." Unisul de Fato e de Direito: revista jurídica da Universidade do Sul de Santa Catarina 10, no. 21 (2020): 195. http://dx.doi.org/10.19177/ufd.v10e212020195-208.

Full text
Abstract:
O estudo proposto possui como base central o atual cenário de revolução tecnológica que está em curso na sociedade brasileira, devendo ser levado em consideração que em decorrência dessa mutabilidade social, as relações econômicas estão sendo alteradas de forma gradativa. Nesse sentido, o Banco Central do Brasil, vislumbrando a necessidade de adequação do Sistema Financeiro Nacional para essa nova realidade virtual e diante da percepção de que os pagamentos eletrônicos são dotados de mais eficiência do que as formas de pagamento tradicionais, desenvolveu um ecossistema democrático de pagamento instantâneo, cujo o intuito é estimular o conhecimento e fomentar a educação financeira da população brasileira. Portanto, o presente artigo visa analisar as vantagens, desvantagens e a eficácia da funcionalidade desse novo mecanismo revolucionário e tecnológico de pagamento instantâneo, que será implantado no sistema financeiro nacional, pois a promessa do órgão regulador é de que se trata de um ecossistema extremamente simples, acessível, veloz, com foco na experiência de cada usuário, capaz de atender todo e qualquer tipo de pagamento, trazendo um custo reduzido nas transações efetivadas por este método de pagamento, não se tratando apenas de uma solução atrativa que visa abrir a competitividade de participação de modo isonômico entre os bancos, instituições financeiras e de pagamento, mas que promete ser um mecanismo que irá trazer para a sociedade brasileira inclusão financeira e social, por ser extremamente acessível e que visa atender e beneficiar toda a sociedade brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Oaigen, Ricardo Pedroso, Júlio Otávio Jardim Barcellos, Luciana Fagundes Christofari, José Braccini Neto, Tamara Esteves de Oliveira, and Ênio Rosa Prates. "Análise da sensibilidade da metodologia dos centros de custos mediante a introdução de tecnologias em um sistema de produção de cria." Revista Brasileira de Zootecnia 38, no. 6 (2009): 1155–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982009000600025.

Full text
Abstract:
Um modelo de simulação bioeconômico foi desenvolvido em um sistema de produção tradicional em pecuária de cria (SPT) para a aplicação da metodologia dos centros de custos com o objetivo de avaliar sua sensibilidade mediante a introdução de tecnologias de desmame precoce em vacas primíparas (SDP), campo melhorado para vacas primíparas e metade do lote das vacas secundíparas (SCM) e suplementação protéica para novilhas de reposição (SSP) destinadas a aumentar a taxa de prenhez neste sistema (SPT). As informações do desempenho biológico foram obtidas por meio de revisão bibliográfica sobre os indicadores de produção e os dados econômicos e de custos foram obtidos a partir de valores de mercado. As entradas do modelo foram: estrutura do rebanho; custos de produção; e tecnologias de produção. As saídas do modelo foram: custo operacional (CO); custo de desembolso (CD); custo de produção por centro (CPC); custo unitário por bezerro (CUB); custo por quilo desmamado (C/kg); custo anual por vaca (CAV); ponto de equilíbrio financeiro (PEF), margem operacional (MO), taxa de prenhez (TP), taxa de desmame (TD), produtividade/vaca (Pr), número de bezerros desmamados (NBD), ponto de equilíbrio em bezerros (PEB) e produção total em quilos (PT). A utilização da metodologia dos centros de custos se mostrou sensível ao identificar variações nos indicadores técnicos e econômicos e nos custos de cada centro produtivo. A introdução do SDP, SCM e SSP melhorou os indicadores técnicos e a margem operacional e, ao mesmo tempo, apresentou relação direta com as variações nos centros de custo, comprovando a sensibilidade da metodologia de custeio em relação ao impacto no SPT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Traebert, Jefferson L. "Implicações de custo financeiro e recursos humanos em assistência odontológica no Brasil segundo o modelo escandinavo." Revista de Saúde Pública 30, no. 6 (1996): 519–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101996000600005.

Full text
Abstract:
Objetivou-se detectar e analisar as implicações em custos e recursos humanos em odontologia de uma hipotética aplicação dos conceitos escandinavos de atenção odontológica no Brasil. Duas sociedades foram escolhidas para serem estudadas: Suécia, país da Escandinávia, e Santa Catarina, Estado da região Sul do Brasil. A análise teórica dessas implicações foi realizada a partir da determinação das necessidades de recursos humanos em odontologia, considerando-se os altos índices de doenças bucais no Estado brasileiro. Utilizou-se o programa de software "Health Through Oral Health" da Organização Mundial da Saúde-Federação Dentária Internacional (1989). Os resultados mostraram alto custo financeiro e a necessidade de se aumentar em até 85% o recurso humano disponível para atuar em saúde bucal no Estado de Santa Catarina. Concluiu-se que os princípios de alta provisão de recursos humanos e financeiros, característicos do modelo escandinavo, não serviriam para serem adotados por Santa Catarina e, extensivamente, pelo Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Riveros, Bruno Salgado, Astrid Wiens, and Cassyano Januário Correr. "Análise de Custo-Utilidade do Tratamento Adjuvante de Câncer de Cólon Estádio III (Dukes C)." Revista Brasileira de Cancerologia 58, no. 4 (2012): 629–37. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2012v58n4.565.

Full text
Abstract:
Introdução: O aumento do repasse financeiro ao tratamento adjuvante de câncer de cólon estádio III nos hospitais integrantes do Sistema Único de Saúde permite a utilização de quimioterápicos anteriormente não empregados. Entretanto, não há estudos farmacoeconômicos que norteiem gestores quanto a escolha da terapia. Objetivo: Avaliar a relação custo utilidade das terapias adjuvantes Fluorouracil/Leucovorin (5FU/LV, Mayo Clinic Regimen) versus Capecitabina e 5FU/LV versus Fluorouracil/Leucovorin/Oxaliplatina (FLOX) para câncer de cólon em estádio III na perspectiva de um hospital público no Brasil. Método: Dados de eficácia foram extraídos da literatura e custos a partir do Sistema de Informação Hospitalar da referida instituição. Utilizou-se uma modelagem de Markov com dez ciclos de seis meses com quatro estados de saúde: terapia com antineoplásico, livre de doença, recidiva e morte. A taxa de desconto aplicada foi de 5%. Os custos foram expressos em Real (R$) e o desfecho em meses de vida ajustados pela qualidade (QALM). Realizou-se análise de sensibilidade univariada. Resultados: Capecitabina e FLO X proporcionam 0,33 e 1,75 QALM a mais que 5FU/LV, respectivamente. A comparação Capecitabina e 5FU/LV mostrou relação custo efetividade incremental (RCEI) de R$13.585,64/QALM, enquanto a comparação FLO X e 5FU/LV RCEI de R$1.007,92/QALM. A análise de sensibilidade sugere resultados robustos. Conclusão: O custo de aquisição da Capecitabina inviabiliza o uso em pacientes com câncer de cólon estádio III na perspectiva avaliada. O custo incremental de FLOX está compreendido pelo repasse financeiro do SUS, favorecendo sua incorporacao como terapia adjuvante de câncer de cólon estádio III pelo hospital aos indivíduos elegíveis para esse protocolo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Zanolla, Ercílio, and César Augusto Tibúrcio Silva. "O VALOR DA LIQUIDEZ: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 23, no. 1 (2017): 118–36. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.041.57359.

Full text
Abstract:
RESUMO O estudo revisita a literatura da contabilidade e da economia para analisar a epistemologia da expressão conceito de ‘liquidez’ com o objetivo de explorar o seu valor ou custo para a empresa. A investigação caracteriza-se como um estudo exploratório por buscar fundamentar, entender e utilizar a liquidez como métrica de avaliação econômica, ou seja, criação de valor. Para tanto, o custo e o retorno da liquidez são necessários. Calcula-se o custo da liquidez por meio do modelo dinâmico do capital de giro, conforme Fleuriet et al (1978), e para o retorno da liquidez utiliza-se o retorno sobre o ciclo financeiro, conforme definido por Silva (1998). O ciclo financeiro compõe o cálculo do custo da liquidez por expressar o período de tempo que a empresa necessita, efetivamente, de financiamentos para manter determinado nível de liquidez, necessidade de capital de giro. O estudo empírico é realizado em uma amostra de 24 empresas brasileiras do setor de energia elétrica. Os dados secundários utilizados no cálculo das variáveis são referentes ao ano de 2011 e foram obtidos no banco de dados da economática. A análise foca a relação entre o valor da liquidez e as variáveis: ciclo financeiro, retorno sobre o ciclo financeiro, necessidade de capital de giro e margem de lucro bruta. Os resultados apontam que essas variáveis influenciam na determinação do valor da liquidez. Assim, para criar valor à empresa, o nível de liquidez definido pela gestão do capital de giro e evidenciado pela amplitude do ciclo financeiro, é de importância fundamental. Constata-se que o indicador valor da liquidez é uma ferramenta importante e eficiente tanto para a avaliação econômica como também para monitoramento de desempenho da gestão da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Securato, José Roberto, Liliam Sanchez Carrete, and José Roberto Ferreira Savoia. "Uma estimativa do custo de subordinação da dívida financeira estabelecida pela atual lei de falência." Revista Contabilidade & Finanças 15, no. 36 (2004): 61–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772004000300003.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo verificar o impacto no custo de endividamento das empresas devido à ordem de prioridade de pagamento das dívidas corporativas em caso de falência. A nova Lei de Falência em tramitação no Congresso Nacional, Projeto de Lei 4.376, define a ordem de classificação dos créditos na falência pelo artigo 83. A atual Lei de Falência estabelece que as dívidas trabalhistas, previdenciárias e tributárias possuem prioridade de pagamento às demais dívidas. Entende-se, portanto, que existe uma subordinação das dívidas contratadas junto aos bancos e investidores com relação aos passivos prioritários. Este estudo estima o custo de subordinação do passivo financeiro - empréstimos e financiamentos - aos passivos com preferência de pagamento. Primeiro, obteve-se evidência a favor do modelo de precificação, através da comparação do valor do passivo obtido pela aplicação do modelo com o valor de mercado, e finalmente, calculou-se uma média de 0,30%a.a. de custo de subordinação dos passivos financeiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Dana, Samy. "Parados e estressados: o custo (mental e financeiro) dos engarrafamentos." GV EXECUTIVO 18, no. 6 (2019): 48. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v18n6.2019.80933.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rodrigues, Ronaldo dos Santos Alves, Ademir Clemente, and Alceu Souza. "REGIME CONCORRENCIAL E CONTABILIZAÇÃO DE PERDAS: POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS." ABCustos 16, no. 2 (2021): 50–81. http://dx.doi.org/10.47179/abcustos.v16i2.604.

Full text
Abstract:
Embora haja consenso de que o preço é uma variável mercadológica e de que é condicionado pela concorrência, o resultado operacional sempre depende da eficiência do processo produtivo, dos custos de produção. Incluir indevidamente no custo do produto valores de perdas implica não reconhecer eventuais não conformidades de produção ou de logística. Essa contabilização incorreta decorre de uma concepção errônea da gestão de custos segundo a qual não há nada a fazer uma vez que os gastos já foram realizados e pode estar associada à prática generalizada de precificar via Mark-up. Este artigo é um ensaio teórico objetivando analisar as implicações financeiras e gerenciais da contabilização incorreta das perdas decorrentes de não conformidades do processo produtivo. Do ponto de vista financeiro, a contabilização inadequada das perdas e a tentativa de recuperação repassando-a ao Mark-up compromete a competitividade da empresa e a sua sustentabilidade. Do ponto de vista gerencial, essa prática esconde deficiências de gestão e dificulta ações corretivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Fonseca, Camila Veneo Campos, and Rodrigo Lanna Franco da Silveira. "GOVERNANÇA CORPORATIVA E CUSTO DE CAPITAL DE TERCEIROS: EVIDÊNCIAS ENTRE EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 22, no. 1 (2016): 106–33. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.016162016.62739.

Full text
Abstract:
RESUMO O reduzido acesso ao capital de terceiros, especialmente os de mais longo prazo, é um dos principais problemas do ambiente corporativo brasileiro. Conflitos de agência e existência de informação assimétrica nas transações efetivadas no mercado financeiro resultam no racionamento do crédito e no encarecimento do custo de capital. A adoção de melhores práticas de governança corporativa pelas empresas, ao implicar redução do custo de capital, amplia a captação de recursos para o investimento, mitigando o problema do financiamento empresarial. O objetivo deste estudo é avaliar a relação entre a adoção de melhores práticas de governança corporativa e o custo do capital de terceiros das empresas brasileiras não financeiras de capital aberto no período 2010-2014. De forma a atingir tal objetivo, foi utilizado um modelo de dados de painel com 230 companhias, sendo a estimação realizada pelo Método dos Momentos Generalizado Sistêmico (GMM-Sis). Os resultados apontaram que a adoção de melhores níveis de governança corporativa reduziu o custo do capital de terceiros das companhias presentes na amostra. Além disso, verificou-se que as variáveis custo de capital de terceiros do ano anterior, lucratividade e nível de emissão de ações preferenciais exerceram uma influência estatisticamente significativa sobre o custo contemporâneo da dívida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Bressani, Daniel Mesquita, and Arthur Coelho Porchat De Assis. "INVESTIMENTO EM MAQUINÁRIO X APLICAÇÃO DO RECURSO EM TÍTULOS PÚBLICOS." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 18, no. 3 (2019): 105–23. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v18i3.106.

Full text
Abstract:
Este artigo busca conhecer o mercado dos investimentos e Títulos Públicos Federais. A busca foi norteada pelo resultado que esse caminho pode influenciar no desempenho financeiro de uma Micro e Pequena Empresa que quer se manter forte no cenário econômico atual. Muitas destas MPEs pensam em fazer investimentos em maquinários e aplicações financeiras em títulos, mas têm dúvidas se são ou não viáveis tais operações. Com base nesse cenário, foram levantadas hipóteses de compra à vista; pagamento a prazo e aplicações de recursos em Títulos Públicos Federais, observando custo de financiamento e rentabilidade da aplicação; e as possibilidades de risco e retorno. A metodologia utilizada neste artigo foi à pesquisa bibliográfica em livros, sites e artigos relacionados. O referencial teórico foi baseado no cenário atual das MPEs, investimentos, financiamentos com foco no FINAME e nos riscos e retornos de uma aplicação financeira com foco no Tesouro Selic. O artigo vem mostrar como é importante conhecer as possibilidades do mercado financeiro atual. Os resultados obtidos através das análises dos dados e das simulações feitas trazem a viabilidade das operações e possíveis vantagens adquiridas com essas opções. Sendo assim, conclui-se que o estudo realizado pode auxiliar na gestão de Micro e Pequenas Empresas, pois ao utilizá-lo é possível conhecer informações relevantes sobre investimento e financiamento para uma tomada de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Kimura, Willian Jun, and Elcio Ferreira Santos. "Custo marginal de abatimento de emissões de gases de efeito estufa na recuperação da pastagem." Revista IPecege 2, no. 4 (2016): 9–23. http://dx.doi.org/10.22167/r.ipecege.2016.4.9.

Full text
Abstract:
A demanda crescente por alimentos e as preocupações ambientais fizeram com que líderes governamentais incentivassem a adoção de tecnologias que possam aumentar a oferta de alimentos de forma sustentável. O objetivo com esse trabalho é valorar a mitigação de gases de efeito estufa através da recuperação de pastagem por meio do financiamento com a linha de crédito do Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, utilizando a ferramenta custo marginal de abatimento. Para alcançar os objetivos propostos, foram utilizados dados financeiros do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e de emissões, do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas e do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono para simular os custos anuais líquidos e as emissões líquidas da tecnologia atual e de abatimento, representadas por uma pecuária de baixa tecnologia e em pastagem recuperada, respectivamente. Os valores financeiros e de emissões da pecuária em pasto recuperado se apresentaram mais favoráveis quando comparados à pecuária de baixa tecnologia. Considerando esses dois fatores, chega-se a um custo marginal de abatimento de - R$ 24,72 por tCO2 equivalente. Desta maneira, a cada uma tonelada de gás carbônico equivalente mitigado pela recuperação da pastagem, o pecuarista tem um resultado financeiro de R$ 24,72 a mais do que se continuasse com uma pecuária de baixa tecnologia. Sendo assim, a recuperação de pastagem demostra ser uma prática que permite o aumento na produção de alimento de forma sustentável tanto ambientalmente quanto financeiramente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Simões, Danilo, Paulo Torres Fenner, and Carlos Adolfo Bantel. "Análise operacional e econômica do processamento de madeira de Eucalitpo com "Hypro" em região montanhosa." Revista Árvore 35, no. 3 (2011): 505–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622011000300013.

Full text
Abstract:
O processo constante de avaliação técnica e econômica dos sistemas de colheita de madeira é intrínseco às empresas florestais, devido ao fato de corresponder a uma fase de suma importância que despende elevado investimento financeiro. No experimento deste trabalho, estudaram-se o rendimento operacional e custos operacionais e de produção do processador florestal Hypro. A análise técnica englobou estudos de tempos e movimentos pelo método de tempo contínuo. O rendimento operacional foi determinado através do volume, em metros cúbicos de madeira processada. A análise econômica incorporou os parâmetros do custo operacional, custo de processamento da madeira e rendimento energético. A análise dos dados evidenciou que o rendimento operacional por hora efetiva de trabalho foi de 38 árvores e, em metros cúbicos sem casca por hora efetiva de trabalho, de 11,68 m³ h-1, com custo de processamento de madeira sem casca de US$ 6.85 por metro cúbico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Guth, Sergio Cavagnoli, and Alexandre Benetti Salvador. "Características da formação do preço de venda no segmento comercial de implementos agrícolas." Estudos do CEPE, no. 45 (June 27, 2017): 18. http://dx.doi.org/10.17058/cepe.v0i45.8481.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo identificar as características do processo de formação do preço de venda em empresas do segmento de implementos agrícolas. Busca-se verificar os fatores que envolvem a formação do preço de venda e analisar de que forma as estratégias utilizadas pelas empresas podem contribuir ou não em seu resultado financeiro. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, a partir de levantamento de dados, junto a onze empresas (comerciais e/ou industriais) localizadas na região norte e serra do Estado do Rio Grande do Sul. A coleta de informações foi desenvolvida a partir de um questionário composto de questões fechadas, com a finalidade de identificar o perfil das empresas e a caracterização da formação do preço de venda desenvolvido. Os resultados mostraram que o custo é a principal base de dado para a formação do preço de venda, sendo que há também preocupação com relação ao preço de mercado, visando sempre a maximização dos lucros. Com base nos resultados, verifica-se que as características da formação de preços em empresas deste segmento estão pautadas no custo dos produtos, sofrendo a influência dos fornecedores e da concorrência, além de questões relacionadas à demanda. Contudo, ressalta-se a necessidade de um sistema de controle de custos adequado para que o método baseado em custos seja efetivo no processo de formação de preços, contribuindo para o resultado financeiro das empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Costa-Val, Ricardo, and Maria Cristina Marques. "Altos custos financeiros do trauma vascular." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 37, no. 4 (2010): 279–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912010000400008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Demonstrar o custo e impacto financeiro referente à primeira abordagem cirúrgica das lesões vasculares em pacientes admitidos no Hospital João XXIII/FHEMIG, entre os anos de 2004 a 2006. MéTODOS: Trata-se de um estudo com aprovação ética, retrospectivo, de coorte e descritivo realizado a partir da auditoria de contas hospitalares referentes a 70 prontuários catalogados pelo Serviço de Trauma Cardiovascular. RESULTADOS: Cinco (7,14%) prontuários foram excluídos por má qualidade técnica. O valor monetário repassado pelo Sistema Único de Saúde e pelo setor privado foram de R$ 103.614,96 (US$ 60.949,97) e de R$ 185.888,21 (US$ 109.346,0, respectivamente, implicando em defasagem potencial de 44%. Houve correlação direta entre custos e topografia anatômica das lesões e exponencial em relação às variáveis hemoderivados e próteses vasculares. CONCLUSÃO: Este estudo corrobora os altos custos do trauma vascular e fortalece a importância da auditoria de contas para as tomadas de decisões médicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Rabelo, Livia Karine Lima, Sarah Rabelo Traian Baumann, Mayra Piloni Maestri, Marina Gabriela Cardoso De Aquino, Camila Amorim Santa Brigida, and Lenilson Ferreira Palheta. "ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DE UM PLANTIO DE TECA (Tectona grandis) NA FAZENDA CONFRARIA DO CAMPO, EM SANTARÉM-NOVO, PARÁ." Revista Científica Rural 22, no. 2 (2020): 91–104. http://dx.doi.org/10.30945/rcr-v22i2.3237.

Full text
Abstract:
As boas propriedades da madeira de teca lhe conferem múltiplas aplicações, sendo muito valorizada no mercado internacional como madeira nobre e de alto valor agregado. O presente trabalho teve como objetivo determinar os custos de um povoamento florestal de teca, assim como as receitas geradas, por meio da demonstrar dos custos e receitas de cada etapa do empreendimento em estudo e o retorno financeiro da atividade. A área de estudo está localizada no Município de Santarém-Novo-PA, sendo os dados originários de povoamento homogêneo de Teca (Tectona grandis L. f.), em arranjo de 3 m x 4 m, em área de 300 hectares. Foram avaliados, o investimento na implantação, manutenção, colheita e transporte do plantio, assim como a produtividade do povoamento. Foram utilizados os indicadores econômicos: Valor Presente Líquido (VPL); Valor Anual Equivalente (VAE); Razão Benefício Custo (RBC) e Taxa Interna de Retorno (TIR). Os dados utilizados neste estudo foram tabulados em planilhas do Microsoft Excel. O custo total do empreendimento foi de 15.796,00, onde os custos na fase de implantação iguais a R$2.486,00, custos de colheita R$10.970,00 e de manutenção R$ 2.340,00. Quando se trata das receitas do plantio, está foi de R$68.750,00. Os valores encontrados com os indicadores econômicos apontam que, o plantio em questão possui viabilidade econômica, obtendo-se: VPL=R$9.969,28; VAE=R$1.310,70; TIR=20% e RBC=10,59. A partir da análise de dados desse projeto, pode-se concluir que, o empreendimento é viável economicamente. No entanto, apesar de possuir altos valores de lucratividade, com baixos custos de implantação, o plantio só apresentou retorno financeiro no último ano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Da Silva, Edson Coutinho, and Vinícius Ravecini de Oliveira. "Gestão de Custos em Projetos: Desafios para uma Indústria." Revista de Administração IMED 7, no. 2 (2017): 27. http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956.2017.v7i2.1462.

Full text
Abstract:
A gestão de custos é uma disciplina em gerenciamento de projetos que leva em conta os aspectos financeiros deste. Ferramentas, técnicas e profissionais certificados contribuem para o desenvolvimento e propagação destes conhecimentos tanto na indústria quanto em trabalhos acadêmicos. Este artigo tem como objetivo apresentar contribuições do planejamento, execução e controle de custos para o desenvolvimento de projeto de instalação de equipamento de laminação na indústria metalúrgica. Definiu-se a pesquisa como descritiva (ação) em estudo de caso único, através de três entrevistas cedidas por engenheiros envolvidos no projeto e na organização. Em um cenário econômico incerto, o desenvolvimento do projeto foi repleto de solicitações de mudança, alterações em escopo e prazo, mas seu resultado financeiro apresenta-se de acordo com o que a expectativa. O artigo trata também das características do profissional atuante nesta área. Constatou-se: o cenário econômico deve motivar o início e também mudanças em projetos; O planejamento de custos está vinculado a gerenciamento de riscos e é peça fundamental ao sucesso do negócio; as ferramentas de controle de custo devem ser aplicadas juntamente com boas práticas em comunicação, com qualificação pertinente dos profissionais atuantes na organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Cunha, Alexsandro Bayestorff da, Ghislaine Miranda Bonduelle, and Bruna Laís Longo. "AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO DA MATÉRIA-PRIMA NO PROCESSO PRODUTIVO DE PEÇAS CLEAR BLOCKS." Ciência Florestal 28, no. 1 (2018): 283. http://dx.doi.org/10.5902/1980509831588.

Full text
Abstract:
O setor madeireiro é caracterizado por ser uma grande fonte de geração de desperdícios. Assim, o efetivo controle das atividades produtivas é condição indispensável para que qualquer empresa possa competir no mercado. O objetivo do estudo foi avaliar o rendimento da matéria-prima em termos percentuais e financeiros de uma indústria de Clear Blocks, com intuito de definir as melhores variáveis para fornecedor, bitola e destopadeira. A metodologia envolveu a seleção das variáveis de interesse: fornecedor (interno e externo); bitola (67 e 92 mm) e destopadeira (corte de baixo para cima e de cima para baixo); a determinação do rendimento percentual total e por classe de qualidade através do balanço de material, e o financeiro através do custo da matéria-prima, custo de produção e preço de venda. A análise dos resultados foi realizada através da análise de variância multifatorial e teste de Tukey. O rendimento de matéria-prima em termos percentuais encontrado no estudo demonstrou a superioridade da bitola 92 mm frente a 67 mm, em virtude do maior aproveitamento das peças. Quanto ao fornecedor, observou-se melhor desempenho do externo frente ao interno devido à qualidade da madeira, entretanto, em termos financeiros, esta situação foi inversa em função do menor custo da matéria-prima do fornecedor Interno. Para a forma de processamento da destopadeira, não foi verificado diferença estatística entre os dois sistemas de corte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Morello, Thiago, Claudia Heck, and Leonela Guimarães. "Mecanização sustentável da agricultura familiar: o caso do Noroeste Matogrossense." Revista de Economia e Agronegócio 18, no. 3 (2021): 1–22. http://dx.doi.org/10.25070/rea.v18i3.11152.

Full text
Abstract:
O subsídio à mecanização da agropecuária de pequeno porte visando maior produtividade e menor impacto ambiental tem sido obstado por barreiras infraestruturais, administrativas e financeiras. Procurando contribuir para identificar opções factíveis para a Amazônia brasileira, o presente artigo confronta a experiência da Ásia, África e França com pesquisa de campo realizada no Noroeste Mato-Grossense. Nesta foram identificadas duas modalidades de mecanização subsidiada, a prestação do serviço pelo governo municipal e a cessão, pelo mesmo, de tratores para serem temporariamente administrados por associações de produtores. Não obstante ter sido atestado o potencial de tais alternativas, foram detectados problemas de implementação, compreendendo déficit de tratores, indisponibilidade de fundos para manutenção e maior custo contábil da modalidade associativa. Como medidas corretivas, recomendam-se (i) aumento do orçamento público alocado para assistência técnica e extensão rural voltada ao fortalecimento financeiro e administrativo das associações, (ii) focalização do subsídio na modalidade associativa sempre que possível, mas também em serviços de reparo e manutenção, bem como (iii) uma opção, pelas associações, entre microtratores e tratores, embasada em viabilidade financeira e não em preferências subjetivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Weimann, Caroline, Jorge Antonio de Farias, and Gilmar Deponti. "Viabilidade econômica do componente arbóreo de sistema agrossilvipastoril comparado ao de plantio florestal na pequena propriedade rural." Pesquisa Florestal Brasileira 37, no. 92 (2017): 429–36. http://dx.doi.org/10.4336/2017.pfb.37.92.1147.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetivou comparar a viabilidade econômica do componente florestal na pequena propriedade rural, como sistema agrossilvipastoril ou como plantio convencional, no Município de Esperança do Sul, RS. O sistema agrossilvipastoril foi implantado com eucalipto, e o plantio florestal com eucalipto e acácia-negra. Foram utilizados apenas os dados do componente florestal, sendo obtidos por inventário florestal. Os indicadores selecionados para a análise econômico-financeira foram: valor presente líquido (VPL), valor anual equivalente (VAE), taxa interna de retorno (TIR), razão benefício/custo (B/C) e custo médio de produção (CMPr). A taxa de desconto utilizada foi de 7,5% ano-1. Os dois sistemas de produção foram considerados economicamente viáveis para a rotação de 10 e 15 anos, sendo que a rotação mais longa apresentou maior retorno financeiro. O sistema agrossilvipastoril foi considerado viável, mantendo-se positivo mesmo com taxas de juros mais elevadas. Apesar de o plantio florestal apresentar maior retorno econômico, o sistema agrossilvipastoril apresentou mais vantagens ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Bacchetto, João Galvão. "O Pisa e o custo da repetência no Fundeb." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 24, no. 91 (2016): 424–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362016000200008.

Full text
Abstract:
Resumo O Brasil é um dos países com os mais altos índices de repetência segundo o relatório internacional do Pisa 2012, que mostra o alto custo desse mecanismo. Este artigo desenvolve um ensaio sobre como calcular a repetência e seu custo no Brasil. Foram utilizados os dados do Censo Escolar de 2012 e 2013 para se tentar quantificar a repetência e os valores do custo-aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para verificar seu impacto financeiro direto. O custo total da repetência permaneceu na casa de bilhões de reais, sugerindo a necessidade de se estabelecer políticas que considerem a repetência na distribuição dos recursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Marquezin, Charles Luan, and Leonardo Bornacki de Mattos. "Custo de liquidez do contrato futuro de boi gordo da BM & FBOVESPA." RAM. Revista de Administração Mackenzie 15, no. 4 (2014): 164–92. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712014/administracao.v15n4p164-192.

Full text
Abstract:
O custo de liquidez é uma variável que não é diretamente conhecida pelos investidores, sendo tão importante quanto os demais custos de transação envolvidos em mercados futuros. Sua relevância são os fatos de poder resultar na redução do retorno esperado pelos investidores, ocorrer perda de participantes potenciais no mercado, o preço não servir mais como papel de comunicação de informação, ser essencial para a decisão da utilização de um contrato futuro, além de ser uma variável fundamental para o custo de oportunidades de hedgers e especuladores. O propósito deste trabalho foi analisar o custo de liquidez relativo ao contrato futuro de boi gordo da BM&FBovespa, no período de setembro de 2010 a fevereiro de 2013, utilizando dados intradiários, contendo 355.311 registros de negócios efetuados. Para tanto, foram utilizados os modelos de Roll (1984), Chu, Ding e Pyun (1996), Thompson e Waller (1987) e Wang, Yau e Baptiste (1997), todos bastante discutidos na literatura internacional. Os resultados mostram que, embora as metodologias adotadas sejam diferentes, três dos quatro métodos apresentaram correlações elevadas entre eles. Os contratos analisados apresentaram custo de liquidez médio de R$ 0,13 por arroba, sendo relativamente baixo quando comparado ao volume financeiro destinado para cada contrato. Quanto aos determinantes, o tempo de maturidade teve impactos nos resultados, pois os contratos acima de 80 dias úteis até o vencimento e de até cinco dias úteis até o vencimento tiveram custo de liquidez mais elevado. Os contratos que tiveram menores números de negócios efetuados, contratos negociados e volume, foram os que tiveram maiores custo de liquidez. A contribuição deste estudo está na geração de informações fundamentais para profissionais do mercado, produtores e agentes do mercado, que tomam suas decisões em ambientes de incertezas, buscando mensurar o custo de uma variável que não é diretamente apresentada e é tão importante quanto os demais custos envolvidos no contrato futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Del Fiaco, Reinaldo Moreira, and Paulo Afonso Lopes da Silva. "Fare policies and a markup application based on airport cost." TRANSPORTES 27, no. 1 (2019): 156–71. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v27i1.1640.

Full text
Abstract:
A experiência de países desenvolvidos mostra que os administradores aeroportuários procuram aumentar sua lucratividade, e as Agências Reguladoras objetivam garantir qualidade, investimento e tarifas justas. Os Estados, que se interessam em ter aeroportos autossustentáveis, encontram na regulamentação para a iniciativa privada ou sociedade de capital misto a mudança que desejam. Com o objetivo de desenvolver um modelo de precificação da tarifa aeronáutica baseada no custo do aeroporto, este artigo apresenta uma aplicação do índice de Tornqvist e do método de precificação Markup para encontrar a oportunidade de preço do mercado. Sendo um dos objetivos específicos de comparar os resultados financeiros com base na Resolução No. 350/14 da ANAC com os resultados obtidos no modelo proposto. Para a previsão de demanda com o novo preço da tarifa, utilizou-se o conceito de elasticidade. O cenário utilizado foi o do Aeroporto de Campinas/Viracopos, de janeiro de 2014 até março de 2017. Durante o trimestre em que não há custos com construção de infraestrutura, o preço da tarifa é 0,04% maior do que o teto tarifário previsto pela ANAC. Durante períodos com custo de construção, a média da tarifa foi 2,4 vezes maior em relação ao preço do Agente Regulador. Um método independente e baseado em custo e na oportunidade de mercado, mas no qual o demonstrativo financeiro deva ser seja fiscalizado, mostra-se ser promissor quanto ao aumento da receita do aeroporto. Estabelecer parâmetros qualitativos pode ser a melhor opção para exigir a qualidade do bem-estar social dos passageiros, e caso essas metas não sejam atingidas, então multas podem ser aplicadas a administradora aeroportuária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Stivari, Thayla Sara Soares, Alda Lúcia Gomes Monteiro, Augusto Hauber Gameiro, et al. "Viabilidade econômico-financeira de sistemas de produção de cordeiros não desmamados em pastagem com suplementação em cocho ou pasto privativo." Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 14, no. 3 (2013): 396–405. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402013000300001.

Full text
Abstract:
Objetivou-se analisar os custos e a rentabilidade de sistemas de produção de ovinos em pastagem sob três estratégias de suplementação de cordeiros lactentes: (1) creep grazing de trevo branco; (2) creep feeding; e (3) sem suplementação. Utilizaram-se dois métodos de análise financeira: análise anual (de curto prazo) e de fluxo de caixa (de longo prazo). Os custos foram segmentados em variáveis, fixos, operacionais e totais. O fator de produção que exerceu maior influência no custo variável da produção foi a alimentação, e no custo total foi o custo de oportunidade do capital imobilizado. O sistema com creep grazing não apresentou resultados econômico-financeiros superiores aos com creep feeding.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Gimenes, Régio Marcio Toesca, and Fátima Maria Pegorini Gimenes. "Aplicabilidade da análise dinâmica do capital de giro como instrumento de avaliação da gestão financeira em cooperativas agropecuárias." Revista de Economia Contemporânea 12, no. 1 (2008): 129–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-98482008000100005.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo investigar a origem dos recursos que financiaram as necessidades líquidas de capital de giro de uma amostra de 64 cooperativas agropecuárias localizadas em oito estados brasileiros, no período 1999 a 2004. Os resultados obtidos permitem concluir que a demanda por capital de giro das cooperativas não foi financiada, de uma forma geral, com recursos permanentes (exigíveis a longo prazo e patrimônio líquido), havendo, assim, a necessidade de captação de recursos onerosos de curto prazo para complementar o financiamento do seu ciclo financeiro, geralmente de custo e risco mais elevados do que as demais fontes de financiamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Elaine Cristine da, Magnus Benetti, Joris Pazin, et al. "Instrumentos de avaliação da atividade física em pacientes oncológicos: Uma revisão integrativa." Revista Eletrônica Acervo Saúde 11, no. 12 (2019): e658. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e658.2019.

Full text
Abstract:
RESUMO
 Objetivo: Identificar e analisar os principais instrumentos de avaliação da atividade física relacionados a diferentes condições associadas ao câncer. Métodos: A busca orientou-se pela estratégia SPIDER e utilizou descritores relativos à amostra: Sobreviventes de Câncer; aos fenômenos: Câncer/Saúde/Atividade Física/Exercício; ao delineamento: Teórico/Empírico/Metodológico; à avaliação do fenômeno: Pesquisas e questionários, e ao tipo de pesquisa: Qualitativa/Quantitativa. Foram utilizadas as bases MEDLINE, SciELO, LILACS e PEDro, além do Schoolar Google. A análise dos dados foi realizada através de ferramentas elementares de análise de conteúdo. Resultados: Os instrumentos de avaliação podem fornecer relevantes conhecimentos sobre diversas condições relacionadas à atividade física, principalmente, o nível de atividade física. Os monitores de atividade física apresentam maior validade e confiabilidade, mas maior custo financeiro, o que dificulta seu uso em estudos ou intervenções com grandes amostras. Os questionários apresentam menor precisão, podem ser aplicados em pacientes com diferentes tipos de câncer com adequada validade, e possuem baixo custo financeiro. Considerações finais: Existem diversos instrumentos de avaliação da atividade física, sendo que os questionários são mais utilizados porque, apesar de menor precisão, podem ser considerados uma opção válida e de baixo custo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silva, Lucas Mike Naves, Raquel Freitas Carneiro, Luany Patrícia Liberato De Oliveira, Leonardo Martins Raposo, Thiago Alves De Oliveira, and Denis Masashi Sugita. "Levantamento do Custo da Internação por Septicemia com Base em Protocolo Atual de Manejo da Doença." Revista Educação em Saúde 7, no. 1 (2019): 47–57. http://dx.doi.org/10.29237/2358-9868.2019v7i1.p47-57.

Full text
Abstract:
A sepse constitui a principal causa de mortes nas Unidades de Terapia Intensiva e demanda altos custos. A instituição de protocolos pode interferir nos custos totais, além de modificar a mortalidade e a sobrevida do paciente. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é descrever as variáveis que interferem no custo financeiro de um paciente séptico em território brasileiro, a partir de novo protocolo de diagnóstico e manejo de sepse. Método: Para isso, foi feito um estudo de análise de custos com a utilização do Sistema de Informação Hospitalar (SIH) do Sistema Único de Saúde, disponível no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) em 2015 e 2016, o Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos (SIGTAP) e Banco de Preços em Saúde e adotou-se o fluxograma proposto pelo Centro de Oncologia MD Anderson da Universidade do Texas. Os dados foram registrados e analisados em uma planilha do software Microsoft Excel® 2016. Resultados e Conclusões: A avaliação da distribuição de custos por região geográfica demonstrou que a região Sudeste, apesar de apresentar uma das menores médias de custo diário, possui a média de permanência hospitalar mais alta e o maior número de internações. O cálculo do custo de um paciente séptico depende, entre outras variáveis, de diagnóstico, terapêutica e recursos humanos e físicos. Os dados encontrados nos bancos de dados, baseados no fluxograma utilizado, possibilitaram a elaboração de um instrumento que permite o cálculo, de acordo com o manejo de cada paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Wernke, R., and C. C. Vargas. "Mensuração do Custo Financeiro do Estoque de Matérias-Primas de Pequena Fábrica." Iberoamerican Journal of Industrial Engineering 6, no. 11 (2014): 219–44. http://dx.doi.org/10.13084/2175-8018/ijie.v6n11p219-244.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Oscar Colli, Benedito. "Uma Pequena Convivência com o Cognominado: O Neurocirurgião da Segunda Metade do Século XX." JBNC - JORNAL BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA 31, no. 2 (2020): 96–99. http://dx.doi.org/10.22290/jbnc.v31i2.1765.

Full text
Abstract:
Nas décadas de 1980 e 1990 efetuar viagens para o exterior para aprimoramento profissional era muito mais difícil que nos dias atuais, um alto custo financeiro. Naquela ocasião, os contatos eram efetuados por cartas e mais raramente através de fax, meio mais rápido de comunicação.[...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Asevedo, Francisco Mario Fonseca de, and Hilton Augusto Koch. "Avaliação dos custos para a implantação de um serviço de mamografia." Radiologia Brasileira 37, no. 2 (2004): 101–5. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842004000200007.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo analisar os custos para a implantação de um serviço de mamografia de pequeno porte. Para realizá-lo, além da pesquisa bibliográfica, foi efetuada uma pesquisa, por meio de questionário, junto a diversas empresas, em vários estados do Brasil, que atuam na área da radiologia médica. O questionário utilizado visava levantar o custo de aquisição de bens e serviços - equipamentos, móveis e utensílios, diversos materiais e produtos utilizados, serviços, mão-de-obra, encargos, contribuições sociais e outros - pertinentes a um serviço de mamografia. Visava, também - na medida em que este serviço, além de seu papel social, pode ser caracterizado como sendo uma atividade econômica -, analisar sua viabilização, do ponto de vista econômico-financeiro. Como conseqüência das análises realizadas, foi formulada uma relação entre as variáveis receita, custo e retorno que permitisse aos serviços de mamografia de pequeno porte o equilíbrio das contas, a remuneração dos recursos investidos e o lucro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Melo, Fagner José Coutinho de, Joás Tomaz de Aquino, Camila Campos Gómez Famá, Calline Neves de Queiroz Claudino, Aline Amaral Leal, and Taciana de Barros Jerônimo. "O uso da programação linear para maximização de lucros em uma empresa de serviço de corte e dobra de aço para a construção civil." Research, Society and Development 10, no. 3 (2021): e32110313402. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13402.

Full text
Abstract:
Este artigo tem objetivo de realizar uma previsão da quantidade do serviço de Corte, Dobra e Armadura Pronta de uma empresa de corte, dobra e transporte de aço. O estudo foi realizado através da modelagem do problema na programação linear, de modo a maximizar o lucro obtido pela empresa mediante a demanda da construção civil pelo serviço e também pelas restrições identificadas na sua linha de produção, são elas: mão de obra, turno, energia, aluguel, demanda de mercado, maquinário disponível, dentre outros. Utilizou-se a ferramenta Solver, para resolução do problema. Chegou-se à conclusão que para a obtenção do lucro de 568.320,00 reais é preciso elaborar 1900 unidades corte e dobra do aço com custo de 267,66 reais, e para prestar o serviço de 100 armações o custo máximo deve ser 597,66. Desta forma, observou-se que a modelagem do problema dará maior objetividade ao retorno financeiro em detrimento aos custos operacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Oliveira, Antônio Tavares de, Fábio Sales de Albuquerque Cunha, Jussiede Silva Santos, João Gustavo Souza Sales de Albuquerque, and Maciel Bezerra Santos. "Custo operacional efetivo da produção de ovos em sistema caipira nos municípios de Santana do Ipanema e São José da Tapera, Alagoas⁄BR." Diversitas Journal 5, no. 4 (2020): 3226–37. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1086.

Full text
Abstract:
RESUMO: A avicultura caipira tornou-se uma importante fonte de renda para pequenos agricultores de municípios do sertão de Alagoas. Apesar disso, pouco é sabido sobre o real rendimento financeiro da atividade, bem como, seus custos operacionais. Neste cenário, o objetivo do presente estudo foi verificar o custo operacional efetivo da produção de ovos em sistema caipira nos municípios de Santana do Ipanema e São José da Tapera, Alagoas/BR. Foram realizadas visitas técnicas a produtores de aves, sendo entregues cadernetas de campo simplificadas para realização de anotações, contemplando indicadores de produtividade como consumo de ração, despesas, investimentos, receitas, preço dos insumos, consumo familiar, perdas, número de animais em produção, preço de venda do produto, em que os participantes da pesquisa receberam as orientações necessárias sobre o preenchimento deste material. O estudo mostrou que os produtores envolvidos na pesquisa estão divididos entre aqueles que utilizam a ração comercial e os que fabricam a ração na propriedade para alimentação das galinhas. Os dados alcançados mostraram um custo médio de R$ 3,26/dúzia de ovos produzida, impulsionado pela variação do preço dos insumos, os quais são importados de outras regiões do país. A compra coletiva de insumos pode favorecer para redução do custo de produção.
 PALAVRAS-CHAVE: Custo Operacional Efetivo; Produção de Ovos em Sistema Caipira; Alagoas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Mendonça, Alysson Geraldo, Vinicius Cunha Oliveira, Letícia Soares Fonseca, and Murilo Xavier Oliveira. "Custos diretos da dor lombar em hospitais financiados pelo Sistema Único de Saúde." Revista Pesquisa em Fisioterapia 11, no. 1 (2021): 181–89. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i1.3438.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A dor lombar é um sintoma altamente incapacitante, que leva a um impacto social negativo para as pessoas que experimentam o sintoma, e econômico para os cofres públicos de diversos países, com gastos excessivos e por vezes desnecessários com procedimentos não resolutivos. OBJETIVOS: Relatar o número de procedimentos clínicos e cirúrgicos e os custos diretos da dor lombar em hospitais financiados pelo Sistema Único de Saúde. MÉTODOS: Os dados sobre os procedimentos clínicos e cirúrgicos foram coletados no Sistema de Informações Hospitalares no website do DATASUS, no período entre 2013 e 2018. Realizou-se análise descritiva dos dados. RESULTADOS: nos seis anos analisados os procedimentos para tratamento da dor lombar custaram financeiramente R$ 24.427.238. Estes custos aumentaram de forma expressiva ao longo dos anos observados. Realizou-se 1.689 procedimentos cirúrgicos e cada um custou em média R$ 3.290. A região sudeste do país foi a que teve maior gasto financeiro para o tratamento do sintoma (R$ 12.442.930). CONCLUSÃO: O custo da dor lombar ao longo dos anos para o sistema público está aumentando rapidamente e provavelmente é impulsionado pelo aumento no número de cirurgias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography