Academic literature on the topic 'Dados censurados'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Dados censurados.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Dados censurados"

1

Christofaro, Cristiano, and Mônica M. D. Leão. "Tratamento de dados censurados em estudos ambientais." Química Nova 37, no. 1 (2014): 104–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422014000100019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cardoso, Fernando Flores, Guilherme Jordão de Magalhães Rosa, Robert John Tempelman, and Roberto Augusto de Almeida Torres Junior. "Modelos hierárquicos bayesianos para estimação robusta e análise de dados censurados em melhoramento animal." Revista Brasileira de Zootecnia 38, spe (July 2009): 72–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982009001300009.

Full text
Abstract:
Dados extremos influenciados por fatores não considerados no modelo estatístico, podem enviesar as estimativas dos parâmetros e valores genéticos. Além disso, diversas características de importância econômica não seguem uma distribuição normal ou apresentam dados censurados. O objetivo deste trabalho é descrever e ilustrar a aplicação de modelos hierárquicos bayesianos para a detecção e mitigação de dados extremos e para análise de dados censurados. Primeiro, é apresentada a especificação tradicional do modelo animal em estágios hierárquicos sob o enfoque bayesiano, para dados não censurados com distribuição Normal. A seguir, esse modelo é generalizado pela introdução de uma variável de ponderação independente, que permite a especificação de densidades residuais de caudas longas da família de distribuições Normal/independente. Finalmente, para contemplar a análise de dados censurados, o modelo básico é ampliado pela inclusão de uma variável com distribuição normal truncada no limite inferior do valor observado da característica no momento da avaliação, para aqueles animais que ainda não completaram sua vida reprodutiva no momento da avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Contar, Thaisa de Souza, Cesar Augusto Medeiros Destro, and Gilson Alberto Rosa Lima. "Influência de dados censurados no cálculo da concentração média das variáveis de qualidade da água demanda química de oxigênio e fosfato." Engenharia Sanitaria e Ambiental 20, no. 2 (June 2015): 191–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522015020000121484.

Full text
Abstract:
Um dos problemas comumente encontrado na análise estatística de dados provenientes do monitoramento da qualidade da água envolve os chamados dados censurados. Este estudo mostra como os valores calculados das concentração médias de amostras que contenham dados censurados são influenciadas pelo tamanho da amostra, percentual de dados censurados e método de cálculo. As concentrações médias foram calculadas com os métodos de substituição e maximum likelihood estimator (MLE) para amostras de demanda química de oxigênio e fosfato. O intervalo de confiança da média foi utilizado como métrica de comparação. Os resultados revelam que as concentrações médias calculadas com o método de substituição simples se posiciona fora do intervalo de confiança. Já o método MLE calcula valores aceitáveis, porém, a eficácia do método depende de um limite de elasticidade do nível de censura e do tamanho da amostra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sabino, Claudia Vilhena Schayer, Ludmila Vieira Lage, and Katiane Cristina de Brito Almeida. "Uso de métodos estatísticos robustos na análise ambiental." Engenharia Sanitaria e Ambiental 19, spe (2014): 87–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522014019010000588.

Full text
Abstract:
Dados ambientais frequentemente apresentam valores censurados, perdidos e/ou discrepantes (outliers). Além disto, as amostras devem ser consideradas dependentes por terem componentes espaciais e temporais. Outro fato frequente nestes dados é que dificilmente seguem uma distribuição Normal ou Log-normal. Devido a estas características e outras, técnicas estatísticas convencionais não devem ser utilizadas. O presente trabalho apresenta um estudo de caso do rio das Velhas, Minas Gerais, utilizando métodos estatísticos robustos após o tratamento adequado dos dados. A análise de componentes principais detectou as variáveis que mais contribuem para a degradação da qualidade das águas do rio das Velhas e a visualização espacial dos escores mostrou onde esta contaminação está mais evidente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mingote, Raquel Maia, and Heliana Ferreira da Costa. "Avaliação do método de espectrometria por cintilação em meio líquido para a medida das atividades alfa e beta total em água: aplicação a águas de abastecimento público no estado de Goiás, Brasil." Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, no. 3 (September 2016): 569–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016141973.

Full text
Abstract:
RESUMO Uma revisão da determinação de alfa e beta total em água, usando espectrometria de cintilação em meio líquido, é apresentada. Foram identificados os principais fatores que influenciam a exatidão e a repetibilidade dos resultados analíticos: pré-concentração térmica, tipo de ácido, janela de contagem e padrão de calibração. Um procedimento analítico foi estabelecido e aplicado a amostras de água de abastecimento público do estado de Goiás para avaliação das radioatividades alfa e beta total. O resumo estatístico dos dados foi realizado por meio dos métodos de análise de dados censurados. Os resultados estão consistentes com os valores de referência do Ministério da Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Ana Lúcia Souza da, Mário Javier Ferrua Vivanco, and Fortunato Silva de Menezes. "Resíduos generalizados de Cox-Snell na avaliação do ajuste de modelos." Ciência e Agrotecnologia 28, no. 5 (October 2004): 1196–201. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542004000500030.

Full text
Abstract:
Vários tipos de resíduos têm sido propostos para modelos de sobrevivência, sendo os mais adequados resultado dos resíduos generalizados de Cox e Snell (1968). O objetivo com este trabalho é avaliar a adequacidade de modelos por meio de gráficos de diagnósticos gerados a partir dos resíduos generalizados de Cox-Snell. Para ilustrar a teoria, foram feitas três aplicações. A primeira aplicação visou a ilustrar a lógica existente entre a plotagem dos resíduos ordenados de três distribuições, normal (0,1), logística (0,1) e valor extremo (0,1) versus as estatísticas de ordem esperadas desses resíduos de acordo com as distribuições assumidas. Para a segunda aplicação, foram utilizados dados de tempo de vida de isolantes, obtidos em Nelson (1990). A partir da verificação por meio dos gráficos de diagnósticos utilizando-se os resíduos generalizados de Cox-Snell, encontrou-se que o modelo apropriado para o tempo de vida dos isolantes era o log-normal. Para a terceira aplicação, foram analisados dados censurados referentes ao tempo de vida de pacientes, obtidos em Collett (1994). Avaliou-se a adequacidade de vários modelos por meio dos resíduos de Cox-Snell adaptados para dados de sobrevivência. Pelos resultados constatou-se que o modelo Weibull foi o mais adequado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Zuñiga Maldonado, Cecilia Abigail, Manuel Darío Hernández Ripalda, and José Alfredo Jiménez García. "Comparación de técnicas de imputación para tratar respuestas censuradas en un diseño de experimentos bivariado." Nova Scientia 10, no. 20 (May 25, 2018): 190–212. http://dx.doi.org/10.21640/ns.v10i20.1288.

Full text
Abstract:
Introducción: El análisis de diseños de experimentos con respuestas bivariadas puede ser un reto para el investigador, más aún cuando algunos datos de las respuestas están censurados. Chowdhury y Aggarwala (2007) presentaron un conjunto de técnicas para imputar valores a los datos censurados, en este trabajo se comparan esas técnicas. Se utiliza un método propuesto por Chiao y Hamada (2001) para identificar la configuración óptima de parámetros. El caso con los datos que aquí se trata es el reportado por Harper, Kosbe y Peyton (1987) sobre el desequilibrio de un componente de cubierta de rueda de plástico. Método: Los datos del experimento no se encuentran censurados originalmente, estos se analizan a fin de tener una base de comparación. Después se implementan criterios para censurar el 16 y 21 por ciento de las respuestas con lo que se generan dos nuevos conjuntos de datos, a estos se aplican las técnicas de imputación: 1) esperanza condicional después de hacer regresión con las respuestas, 2) estadísticas de orden y 3) observaciones simuladas. Para cada conjunto de datos generado se determina la configuración óptima de parámetros (Xopt) y se calcula la suma de cuadrados del error (SCE). Resultados: Con los datos censurados al 16%, las técnicas de imputación: esperanza condicional iniciando con Y1, estadísticas de orden para Y1 y observaciones simuladas para Y2, generan valores con los que se obtiene una Xopt que concuerda con los datos originales. Con los datos censurados al 21%, ninguna de las técnicas obtiene una Xopt que concuerde con los datos originales. La suma de cuadrados del error de la respuesta 1 (SCE1) de observaciones simuladas para Y2 es significativamente menor comparada con la de los otros métodos. La diferencia entre la SCE2 resultante en todas las técnicas no es considerable. Conclusión: Después de comparar la Xopt y los SCE resultantes de los conjuntos de datos imputados con las técnicas mencionadas se puede decir que el método observaciones simuladas para Y2 funciona mejor para tratar las respuestas censuradas del diseño de experimentos bivariado que aquí se trabaja.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barbosa, Maria Tereza S., and Claudio José Struchiner. "Estimativas do número de casos de aids no Brasil, corrigidas pelo atraso de notificação." Revista Brasileira de Epidemiologia 1, no. 3 (December 1998): 234–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x1998000300003.

Full text
Abstract:
Dois modelos estatísticos são propostos para estimar os casos de aids no Brasil já diagnosticados e ainda não notificados até o primeiro semestre de 1996, para as diversas categorias de exposição. O primeiro considerou a distribuição do atraso de notificação como uma função de sobrevida, com dados censurados à direita, que foi estimada a partir do método de Kaplan-Meyer. O segundo ajusta uma regressão de Poisson a uma tabela de contingência onde cada célula representa o número de casos diagnosticados no semestre e notificados com um determinado atraso. Precedendo o ajuste desta regressão, utilizou-se um modelo aditivo generalizado para identificar uma função que ajuste melhor que um modelo linear as relações funcionais em questão. As estimativas obtidas foram comparadas com as notificações ocorridas entre o segundo semestre de 1996 e o primeiro semestre de 1997. O confronto entre as estimativas fornecidas pela regressão de Poisson e o número de casos oficialmente notificados sugere uma possível mudança no comportamento do padrão de notificação. O número de casos oficialmente notificados encontra-se bem próximo à epidemia real, provavelmente devido à distribuição gratuita de medicamentos. As estimativas do modelo de sobrevida, que não leva em consideração mudanças no nível da epidemia nos diversos semestres de diagnóstico, tendem a uma subestimação das categorias que estão em crescimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Buongermino de Souza, Sonia, Sophia Cornbluth Szarfarc, and José Maria Pacheco de Souza. "Anemia no primeiro ano de vida em relação ao aleitamento materno." Revista de Saúde Pública 31, no. 1 (February 1997): 15–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101997000100004.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Resultados de vários estudos permitem levantar a hipótese de que a existência de anemia no primeiro ano de vida tenha como causa, entre outras, o desmame precoce. O objetivo do presente estudo foi verificar a prevalência da anemia e sua relação com o tempo de aleitamento materno, em crianças de até um ano de idade. MATERIAL E MÉTODO: Estudou-se uma amostra de 317 crianças a partir da demanda de quatro Centros de Saúde Escola do Município de São Paulo, SP, Brasil. As informações sobre alimentação foram obtidas em entrevista com as mães. A presença de anemia foi verificada pela concentração de hemoglobina, usando-se o método da cianometa-hemoglobina e o critério recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para seu diagnóstico. Para determinar a duração do aleitamento materno exclusivo utilizou-se a técnica da tábua de vida para dados censurados. RESULTADOS: Verificou-se a prevalência de anemia de 14,5% entre toda a população e 22,6% entre as crianças maiores de 180 dias. Não foi encontrada associação entre anemia e duração do aleitamento materno exclusivo, cujo tempo mediano foi o mesmo para anêmicos e não anêmicos. COMENTÁRIOS: O resultado verificado deve-se, provavelmente, às características da população estudada e não invalida a importância do aleitamento materno exclusivo na prevenção da anemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Figueira Sobrinho, Nelson, and Dantielli Assumpção Garcia. "O Plantão do Jornal Nacional como resposta ao silenciamento bolsonarista." Revista Heterotópica 3, no. 1 (June 15, 2021): 90–115. http://dx.doi.org/10.14393/htp-v3n1-2021-59067.

Full text
Abstract:
Inserido nos estudos de análise de discurso franco-brasileira, doravante AD, este artigo tem como objetos os fatos que levaram à exibição do Plantão do Jornal Nacional em 5 de junho de 2020, para noticiar o número de casos de Covid-19 e de mortes em decorrência dessa doença, e o próprio boletim jornalístico, exibido em horário nobre após a interrupção da programação. O plantão foi uma resposta à decisão do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, de retardar a divulgação desses números, e à declaração do presidente Jair Bolsonaro, na mesma data, de que a medida acabaria com as matérias sobre o tema veiculadas no noticiário. A análise parte da hipótese de ter havido censura – do ponto de vista da AD – à imprensa brasileira e, em especial, ao JN. Para isso, o estudo se baseia em Orlandi (2007, 1987), para verificar se teria havido uma política do silêncio; ou seja: um processo de silenciamento que limitaria os sujeitos no percurso de sentidos e atingira justamente os cidadãos mais vulneráveis. São basilares ao estudo, que tem como fim somar às pesquisas que versam sobre a cobertura da pandemia por parte da mídia, conceitos como efeitos de sentido e memória discursiva (PÊCHEUX, 2014). Ao final, conclui-se que Bolsonaro lançou mão de uma memória discursiva própria dos regimes autoritários – nesse caso, à extrema-direita –, mas sua estratégia foi suplantada por meio dos efeitos de sentido advindos do plantão jornalístico, que acabou por dar mais destaque aos dados censurados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Dados censurados"

1

Santos, Daiane de Souza. "Comparações múltiplas para dados censurados." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-11072013-143209/.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é estudar a performance de alguns métodos de comparações múltiplas (MCMs) que ajustam o valor-p quando as estatísticas empregadas nos testes são a log-rank e a Cramér-von Mises, ambas não paramétricas e com estrutura de dependência. A vantagem dos MCMs que ajustam o valor-p é que eles controlam as taxas de erro tipo I e tipo II para cada hipótese, afim de atingir um poder estatístico elevado, mantendo a taxa de erro da família dos testes (FWER) menor ou igual ao nível de significância escolhido. Trabalhamos com o procedimento clássico de Bonferroni e com outros métodos vistos como seu melhoramento, com especial atenção a certos procedimentos derivados do método de Simes que permitem realizar inferências sob as hipóteses individuais. Foi verificado teoricamente que a estatística log-rank pertence à classe multivariada totalmente positiva de ordem 2 (\'MTP IND. 2\'), uma vez que o método de Simes garante o controle da FWER quando as estatísticas dependentes assumem esta condição. O controle da FWER empregando a estatística de Cramér-von Mises foi observado apenas por meio de simulações. Os MCMs foram analisados através de estudos computacionais em modelos discretos e contínuos sob censura com foco no problema de comparar um tratamento versus controle
The aim of this work is to study the performance of some Multiple Comparison Methods (MCMs) that adjust the p-value when the log-rank-type and Cramér-von Mises statistics are used, both nonparametric and with dependency structure. The advantage of these methods is that they control the error rates of type I and type II for each hypothesis in order to achieve high statistical power while keeping the Family Wise Error Rate (FWER) lower or equal than a given significance level. The classical Bonferroni procedure is used as well as others seen as its improvement, with special attention to certain procedures derived from Simes\' method for making inferences on individual hypothesis. It is theoretically proved that the weighted Log-Rank statistics belongs to the multivariate totally positive of order 2 (\'MTP IND. 2\') class, which is needed in order to apply Simes\' method, that guarantees control of the FWER of dependent statistics in this case. The control of the FWER when the Cramér-von Mises statistics is used is only veried by means of computational simulations. The MCMs are also analyzed by means of computational experiments with discrete and continuous data under censoring with focus on the problem of comparisons of treatment versus a control
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rasteiro, Louise Rossi. "Regressão quantílica para dados censurados." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-09072017-141021/.

Full text
Abstract:
A regressão quantílica para dados censurados é uma extensão dos modelos de regressão quantílica que, por levar em consideração a informação das observações censuradas na modelagem, e por apresentar propriedades bastante satisfatórias, pode ser vista como uma abordagem complementar às metodologias tradicionais em Análise de Sobrevivência, com a vantagem de permitir que as conclusões inferenciais sejam tomadas facilmente em relação aos tempos de sobrevivência propriamente ditos, e não em relação à taxa de riscos ou a uma função desse tempo. Além disso, em alguns casos, pode ser vista também como metodologia alternativa aos modelos clássicos quando as suposições destes são violadas ou quando os dados são heterogêneos. Apresentam-se nesta dissertação três técnicas para modelagem com regressão quantílica para dados censurados, que se diferenciam em relação às suas suposições e forma de estimação dos parâmetros. Um estudo de simulação para comparação das três técnicas para dados com distribuição normal, Weibull e log-logística é apresentado, em que são avaliados viés, erro padrão e erro quadrático médio. São discutidas as vantagens e desvantagens de cada uma das técnicas e uma delas é aplicada a um conjunto de dados reais do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Censored quantile regression is an extension of quantile regression, and because it incorporates information from censored data in the modelling, and presents quite satisfactory properties, this class of models can be seen as a complementary approach to the traditional methods in Survival Analysis, with the advantage of allowing inferential conclusions to be made easily in terms of survival times rather than in terms of risk rates or as functions of survival time. Moreover, in some cases, it can also be seen as an alternative methodology to the classical models when their assumptions are violated or when modelling heterogeneity of the data. This dissertation presents three techniques for modelling censored quantile regression, which differ by assumptions and parameter estimation method. A simulation study designed with normal, Weibull and loglogistic distribution is presented to evaluate bias, standard error and mean square error. The advantages and disadvantages of each of the three techniques are then discussed and one of them is applied to a real data set from the Heart Institute of Hospital das Clínicas, University of São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Argenton, Juliana Luz Passos 1984. "Árvore de regressão para dados censurados e correlacionados." [s.n.], 2013. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/307181.

Full text
Abstract:
Orientador: Hildete Prisco Pinheiro
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Made available in DSpace on 2018-08-24T02:10:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Argenton_JulianaLuzPassos_M.pdf: 2087574 bytes, checksum: b6014c3478501f5128fd13ddf952e6dd (MD5) Previous issue date: 2013
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma metodologia de árvore de regressão para dados censurados e correlacionados. O conjunto de dados analisado foi obtido a partir de uma pesquisa realizada entre Dezembro de 2005 e Janeiro de 2006, que entrevistou 119 famílias (1712 indivíduos) que vivem no pequeno vilarejo de Baependi, no Estado de Minas Gerais. São apresentadas duas metodologias com base no modelo de riscos proporcionais, a primeira desconsidera a possível correlação existente entre os indivíduos de uma mesma família e usa a primeira iteração da estimativa da verossimilhança completa nas divisões dos nós. Na segunda metodologia apresentada, a correlação entre os indivíduos de uma mesma família é incorporada no modelo de riscos proporcionais através de uma variável de fragilidade com distribuição Gama, neste caso o valor da estatística Escore é usado para escolher a melhor divisão dos nós. O objetivo da análise é avaliar as variáveis que aumentam o risco de apresentar hipertensão, diabetes tipo II e colesterol alto, que são os três principais fatores que aumentam o risco de doenças no coração. As variáveis respostas são as idades de diagnóstico desses fatores de risco. A censura é definida de acordo com a observação da idade do indivíduo no momento do diagnóstico da doença e a idade do indivíduo no momento da pesquisa. Desta forma, uma idade de diagnóstico maior que a idade no momento da pesquisa caracteriza a censura.
Abstract: The objective of this work is to present methods of regression trees for censored and correlated data. The dataset analyzed was obtained from a survey, in which 119 families (1712 individuals) living in Baependi village, in the Brazilian state of Minas Gerais, were interviewed. Two methodologies based on the proportional hazard model are presented. The first disregards the possible correlation among the individuals of the same family, using the first step of a full likelihood estimation procedure for splitting nodes. In the second methodology, the correlation among the individuals of the same family is incorporated in the proportional hazard model through a frailty variable with Gamma distribution. In this case, the value of the Score statistic is used for choosing the best splitting node. The main purpose of the analysis is to evaluate the variables that increase the risk of hypertension, type II diabetes and high cholesterol, which are the top three main factors that increase the risk of heart conditions. The response variables are the age-of-onset of these risk factors. Censoring is defined by observing the individual's age-of-onset at the moment of diagnosis and also at the moment of the survey. This way, an age-of-onset higher than the age at the moment of the survey indicates censoring.
Mestrado
Estatistica
Mestra em Estatística
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Janeiro, Vanderly. "Modelagem de dados contínuos censurados, inflacionados de zeros." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11134/tde-20092010-090511/.

Full text
Abstract:
Muitos equipamentos utilizados para quantificar substâncias, como toxinas em alimentos, freqüentemente apresentam deficiências para quantificar quantidades baixas. Em tais casos, geralmente indicam a ausência da substância quando esta existe, mas está abaixo de um valor pequeno \'ksi\' predeterminado, produzindo valores iguais a zero não necessariamente verdadeiros. Em outros casos, detectam a presença da substância, mas são incapazes de quantificá-la quando a quantidade da substância está entre \'ksai\' e um valor limiar \'tau\', conhecidos. Por outro lado, quantidades acima desse valor limiar são quantificadas de forma contínua, dando origem a uma variável aleatória contínua X cujo domínio pode ser escrito como a união dos intervalos, [ómicron, \"ksai\'), [\"ksai\', \'tau\' ] e (\'tau\', ?), sendo comum o excesso de valores iguais a zero. Neste trabalho, são propostos modelos que possibilitam discriminar a probabilidade de zeros verdadeiros, como o modelo de mistura com dois componentes, sendo um degenerado em zero e outro com distribuição contínua, sendo aqui consideradas as distribuições: exponencial, de Weibull e gama. Em seguida, para cada modelo, foram observadas suas características, propostos procedimentos para estimação de seus parâmetros e avaliados seus potenciais de ajuste por meio de métodos de simulação. Finalmente, a metodologia desenvolvida foi ilustrada por meio da modelagem de medidas de contaminação com aflatoxina B1, observadas em grãos de milho, de três subamostras de um lote de milho, analisados no Laboratório de Micotoxinas do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da ESALQ/USP. Como conclusões, na maioria dos casos, as simulações indicaram eficiência dos métodos propostos para as estimações dos parâmetros dos modelos, principalmente para a estimativa do parâmetro \'delta\' e do valor esperado, \'Epsilon\' (Y). A modelagem das medidas de aflatoxina, por sua vez, mostrou que os modelos propostos são adequados aos dados reais, sendo que o modelo de mistura com distribuição de Weibull, entretanto, ajustou-se melhor aos dados.
Much equipment used to quantify substances, such as toxins in foods, is unable to measure low amounts. In cases where the substance exists, but in an amount below a small fixed value \'ksi\' , the equipment usually indicates that the substance is not present, producing values equal to zero. In cases where the quantity is between \'\'ksi\' and a known threshold value \'tau\', it detects the presence of the substance but is unable to measure the amount. When the substance exists in amounts above the threshold value ?, it is measure continuously, giving rise to a continuous random variable X whose domain can be written as the union of intervals, [ómicron, \"ksai\'), [\"ksai\', \'tau\' ] and (\'tau\', ?), This random variable commonly has an excess of zero values. In this work we propose models that can detect the probability of true zero, such as the mixture model with two components, one being degenerate at zero and the other with continuous distribution, where we considered the distributions: exponential, Weibull and gamma. Then, for each model, its characteristics were observed, procedures for estimating its parameters were proposed and its potential for adjustment by simulation methods was evaluated. Finally, the methodology was illustrated by modeling measures of contamination with aflatoxin B1, detected in grains of corn from three sub-samples of a batch of corn analyzed at the laboratory of of Mycotoxins, Department of Agribusiness, Food and Nutrition ESALQ/USP. In conclusion, in the majority of cases the simulations indicated that the proposed methods are efficient in estimating the parameters of the models, in particular for estimating the parameter ? and the expected value, E(Y). The modeling of measures of aflatoxin, in turn, showed that the proposed models are appropriate for the actual data, however the mixture model with a Weibull distribution fits the data best.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Garay, Aldo William Medina. "Modelos de regressão para dados censurados sob distribuições simétricas." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-15062014-000915/.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma abordagem clássica e Bayesiana dos modelos lineares com observações censuradas, que é uma nova área de pesquisa com grandes possibilidades de aplicações. Aqui, substituimos o uso convencional da distribuição normal para os erros por uma família de distribuições mais flexíveis, o que nos permite lidar de forma mais adequada com observações censuradas na presença de outliers. Esta família é obtida através de um mecanismo de fácil construção e possui como casos especiais as distribuições t de Student, Pearson tipo VII, slash, normal contaminada e, obviamente, a normal. Para o caso de respostas correlacionadas e censuradas propomos um modelo de regressão linear robusto baseado na distribuição t de Student, desenvolvendo um algoritmo tipo EM que depende dos dois primeiros momentos da distribuição t de Student truncada.
This work aims to present a classical and Bayesian approach to linear models with censored observations, which is a new area of research with great potential for applications. Here, we replace the conventional use of the normal distribution for the errors of a more flexible family of distributions, which deal in more appropriately with censored observations in the presence of outliers. This family is obtained through a mechanism easy to construct and has as special cases the distributions Student t, Pearson type VII, slash, contaminated normal, and obviously normal. For the case of correlated and censored responses we propose a model of robust linear regression based on Student\'s t distribution and we developed an EM type algorithm based on the first two moments of the truncated Student\'s t distribution.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Denise Reis 1985. "Estimação robusta em modelos de variáveis latentes para dados censurados." [s.n.], 2013. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/306683.

Full text
Abstract:
Orientador: Víctor Hugo Lachos Dávila
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Made available in DSpace on 2018-08-24T00:22:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Costa_DeniseReis_D.pdf: 5095534 bytes, checksum: 5bb05e15edf36db32e78eff601b757db (MD5) Previous issue date: 2013
Resumo: Modelos de variáveis latentes são amplamente utilizados por psicometristas, econometristas e pesquisadores da área de ciencias sociais para modelar variáveis que não podem ser medidas diretamente, conhecidas como construtos ou efeitos aleatórios (Skrondal e Rabe-Hesketh, 2004). Na literatura, é muito comum verificar a utilização da distribuição normal para a modelagem dessas variáveis, contudo tal suposição pode ser inadequada, especialmente na presença de valores discrepantes. Preocupados com a sensibilidade das inferências sob a presença de potenciais pontos discrepantes ou com dados provenientes de distribuições com caudas pesadas, nesta tese propomos métodos de inferência robusta, utilizando a distribuição t de Student multivariada, para dois tipos de modelos de variáveis latentes: o modelo linear generalizado misto para respostas binárias (GLMM) e o modelo de análise fatorial Tobit (TCFA) para respostas contínuas e censuradas. Para a estimação dos parâmetros dos modelos estudados, um algoritmo do tipo EM foi proposto e este apresenta expressões fechadas no passo E que utiliza os dois primeiros momentos de uma distribuição multivariada t truncada. Adicionalmente apresentamos uma abordagem via análise Bayesiana e propomos medidas de diagnóstico de influência para dados censurados sob o modelo TCFA quando a suposição de normalidade é assumida. Para avaliação dos métodos propostos, foram realizados alguns estudos simulados, além da aplicação a conjuntos de dados reais.
Abstract: Latent variable models are broadly used by psychometrists, econometrists and social science researchers to model variables that cannnot be directly measured, known as constructs or random effects (Skrondal and Rabe-Hesketh, 2004). In the literature, such variables are commonly modeled with a normal distribution, but such assumption may be inadequate, especially when there are outliers. Concerned with the sensitivity of the inferences under the presence of potential outliers or data derived from heavy-tailed distributions, this thesis proposes robust inference models, using the mutivariate t-Student distribution, for two types of latent variable models: the Generalized Linear Mixed Model for correlated binary data (GLMM) and the Tobit Confirmatory Factor Analysis (TCFA) for continuous and censored data. In order to estimate the parameters of the studied models, an EM-type algorithm was proposed. This algorithm presents closed expressions on the E-step which use the two first moments of a multivariate truncated t-distribution. Moreover, we present a Bayesian approach and propose measures of influence diagnostics for censored data under the TCFA model when normality is assumed. In order to evaluate the proposed methods, simulated studies were carried out, as well as the application on real datasets.
Doutorado
Estatistica
Doutor em Estatística
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Melo, Brian Alvarez Ribeiro de. "Análise Bayesiana de modelos de mistura finita com dados censurados." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-11052017-163847/.

Full text
Abstract:
Misturas finitas são modelos paramétricos altamente flexíveis, capazes de descrever diferentes características dos dados em vários contextos, especialmente na análise de dados heterogêneos (Marin, 2005). Geralmente, nos modelos de mistura finita, todas as componentes pertencem à mesma família paramétrica e são diferenciadas apenas pelo vetor de parâmetros associado a essas componentes. Neste trabalho, propomos um novo modelo de mistura finita, capaz de acomodar observações censuradas, no qual as componentes são as densidades das distribuições Gama, Lognormal e Weibull (mistura GLW). Essas densidades são reparametrizadas, sendo reescritas em função da média e da variância, uma vez que estas quantidades são mais difundidas em diversas áreas de estudo. Assim, construímos o modelo GLW e desenvolvemos a análise de tal modelo sob a perspectiva bayesiana de inferência. Essa análise inclui a estimação, através de métodos de simulação, dos parâmetros de interesse em cenários com censura e com fração de cura, a construção de testes de hipóteses para avaliar efeitos de covariáveis e pesos da mistura, o cálculo de medidas para comparação de diferentes modelos e estimação da distribuição preditiva de novas observações. Através de um estudo de simulação, avaliamos a capacidade da mistura GLW em recuperar a distribuição original dos tempos de falha utilizando testes de hipóteses e estimativas do modelo. Os modelos desenvolvidos também foram aplicados no estudo do tempo de seguimento de pacientes com insuficiência cardíaca do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Nesta aplicação, os resultados mostram uma melhor adequação dos modelos de mistura em relação à utilização de apenas uma distribuição na modelagem dos tempos de seguimentos. Por fim, desenvolvemos um pacote para o ajuste dos modelos apresentados no software R.
Finite mixtures are highly flexible parametric models capable of describing different data features and are widely considered in many contexts, especially in the analysis of heterogeneous data (Marin, 2005). Generally, in finite mixture models, all the components belong to the same parametric family and are only distinguished by the associated parameter vector. In this thesis, we propose a new finite mixture model, capable of handling censored observations, in which the components are the densities from the Gama, Lognormal and Weibull distributions (the GLW finite mixture). These densities are rewritten in such a way that the mean and the variance are the parameters, since the interpretation of such quantities is widespread in various areas of study. In short, we constructed the GLW model and developed its analysis under the bayesian perspective of inference considering scenarios with censorship and cure rate. This analysis includes the parameter estimation, wich is made through simulation methods, construction of hypothesis testing to evaluate covariate effects and to assess the values of the mixture weights, computatution of model adequability measures, which are used to compare different models and estimation of the predictive distribution for new observations. In a simulation study, we evaluated the feasibility of the GLW mixture to recover the original distribution of failure times using hypothesis testing and some model estimated quantities as criteria for selecting the correct distribution. The models developed were applied in the study of the follow-up time of patients with heart failure from the Heart Institute of the University of Sao Paulo Medical School. In this application, results show a better fit of mixture models, in relation to the use of only one distribution in the modeling of the failure times. Finally, we developed a package for the adjustment of the presented models in software R.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Couto, Epaminondas de Vasconcellos. "Modelo de regressão log-gama generalizado exponenciado com dados censurados." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11134/tde-16032010-112500/.

Full text
Abstract:
No presente trabalho, e proposto um modelo de regressão utilizando a distribuição gama generalizada exponenciada (GGE) para dados censurados, esta nova distribuição e uma extensão da distribuição gama generalizada. A distribuição GGE (CORDEIRO et al., 2009) que tem quatro parâmetros pode modelar dados de sobrevivência quando a função de risco tem forma crescente, decrescente, forma de U e unimodal. Neste trabalho apresenta-se uma expansão natural da distribuição GGE para dados censurados, esta distribuição desperta o interesse pelo fato de representar uma família paramétrica que possui como casos particulares outras distribuições amplamente utilizadas na analise de dados de tempo de vida, como as distribuições gama generalizada (STACY, 1962), Weibull, Weibull exponenciada (MUDHOLKAR et al., 1995, 1996), exponencial exponenciada (GUPTA; KUNDU, 1999, 2001), Rayleigh generalizada (KUNDU; RAKAB, 2005), dentre outras, e mostra-se útil na discriminação entre alguns modelos probabilísticos alternativos. Considerando dados censurados, e abordado o método de máxima verossimilhança para estimar os parâmetros do modelo proposto. Outra proposta deste trabalho e introduzir um modelo de regressão log-gama generalizado exponenciado com efeito aleatório. Por fim, são apresentadas três aplicações para ilustrar a distribuição proposta.
In the present study, we propose a regression model using the exponentiated generalized gama (EGG) distribution for censored data, this new distribution is an extension of the generalized gama distribution. The EGG distribution (CORDEIRO et al., 2009) that has four parameters it can model survival data when the risk function is increasing, decreasing, form of U and unimodal-shaped. In this work comes to a natural expansion of the EGG distribution for censored data, is awake distribution the interest for the fact of representing a parametric family that has, as particular cases, other distributions which are broadly used in lifetime data analysis, as the generalized gama (STACY, 1962), Weibull, exponentiated Weibull (MUDHOLKAR et al., 1995, 1996), exponentiated exponential (GUPTA; KUNDU, 1999, 2001), generalized Rayleigh (KUNDU; RAKAB, 2005), among others, and it is shown useful in the discrimination among some models alternative probabilistics. Considering censored data, the maximum likelihood estimator is considered for the proposed model parameters. Another proposal of this work was to introduce a log-exponentiated generalized gamma regression model with random eect. Finally, three applications were presented to illustrate the proposed distribution.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oyata, Victor Manuel Maehara. "Regressão para dados censurados sob mistura da distribuição gaussiana inversa com sua reciproca complementar." [s.n.], 1994. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/307308.

Full text
Abstract:
Orientador: Jonathan Biele
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação
Made available in DSpace on 2018-07-19T11:13:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Oyata_VictorManuelMaehara_M.pdf: 3446432 bytes, checksum: 916d516447f43d45ce2ff93ebe5fddb7 (MD5) Previous issue date: 1994
Resumo: Não informado
Abstract: Not informed
Mestrado
Mestre em Estatística
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Massuia, Monique Bettio 1989. "Modelos para dados censurados sob a classe de distribuições misturas de escala skew-normal." [s.n.], 2015. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/306680.

Full text
Abstract:
Orientador: Víctor Hugo Lachos Dávila
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica
Made available in DSpace on 2018-08-26T19:55:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Massuia_MoniqueBettio_M.pdf: 2926597 bytes, checksum: 2a1154c0a61b13f369e8390159fc4c3e (MD5) Previous issue date: 2015
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os modelos de regressão lineares com respostas censuradas sob a classe de distribuições de mistura de escala skew-normal (SMSN), visando generalizar o clássico modelo Tobit ao oferecer alternativas mais robustas à distribuição Normal. Um estudo de inferência clássico é desenvolvido para os modelos em questão sob dois casos especiais desta família de distribuições, a Normal e a t de Student, utilizando o algoritmo EM para obter as estimativas de máxima verossimilhança dos parâmetros dos modelos e desenvolvendo métodos de diagnóstico de influência global e local com base na metodologia proposta por Cook (1986) e Poom & Poon (1999). Sob o enfoque Bayesiano, o modelo de regressão para respostas censuradas é estudado sob alguns casos especiais da classe SMSN, como a Normal, a t de Student, a skew-Normal, a skew-t e a skew-Slash. Neste caso, o amostrador de Gibbs é a principal ferramenta utilizada para a inferência sobre os parâmetros do modelo. Apresentamos também alguns estudos de simulação para avaliar a metodologia desenvolvida que, por fim, é aplicada em dois conjuntos de dados reais. Os pacotes SMNCensReg, CensRegMod e BayesCR para o software R dão suporte computacional aos desenvolvimentos deste trabalho
Abstract: This work aims to present the linear regression model with censored response variable under the class of scale mixture of skew-normal distributions (SMSN), generalizing the well known Tobit model as providing a more robust alternative to the normal distribution. A study based on classic inference is developed to investigate these censored models under two special cases of this family of distributions, Normal and t-Student, using the EM algorithm for obtaining maximum likelihood estimates and developing methods of diagnostic based on global and local influence as suggested by Cook (1986) and Poom & Poon (1999). Under a Bayesian approach, the censored regression model was studied under some special cases of SMSN class, such as Normal, t-Student, skew-Normal, skew-t and skew-Slash. In these cases, the Gibbs sampler was the main tool used to make inference about the model parameters. We also present some simulation studies for evaluating the developed methodologies that, finally, are applied on two real data sets. The packages SMNCensReg, CensRegMod and BayesCR implemented for the software R give computational support to this work
Mestrado
Estatistica
Mestra em Estatística
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography